RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

7 de novembro de 2009

Sorteio do livro "Uma Gota de Sangue" no dia 11/11

No dia 11/11, vamos sortear entre os leitores do VerdesTrigos o livro "Uma Gota de Sangue", numa gentileza da Editora Contexto.

Há 100 mil anos, poucas dezenas de seres humanos saíram da África. Seus descendentes, adaptando-se aos diferentes climas, desenvolveram inúmeras tonalidades de cor da pele. Um dia, alguns voltaram. Primeiro, como comerciantes, adquiriram cativos escravizados pelos próprios conterrâneos. Depois, como conquistadores, impuseram o poder de suas nações sobre a África, alegando que os primos que ficaram faziam parte de uma raça distinta. A curiosa ideia pegou. Sobreviveu à proclamação dos direitos humanos e à razão científica, difundindo-se no mundo da política. Pessoas de prestígio de todas as cores (até negros!) fingiram acreditar nela - e começaram a passar-se por líderes raciais. Hoje, a pretexto de fazer o bem, traçam-se fronteiras sociais intransponíveis, delineadas com as tintas de uma memória fabricada. Essa obra conta a história de um engano de 200 anos: o tempo da invenção, desinvenção e reinvenção do mito da raça. O nosso tempo.

Inscrições para o sorteio a partir do dia 08/11/2009

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2009 07:54:00 PM | | | Voltar

·······

5 de novembro de 2009

Cuba x Yoani Sánchez: Amanhã tem debate sobre liberdade de expressão em SP

A Editora Contexto dribla as autoridades cubanas e consegue entregar o livro De Cuba, com carinho e gravar um vídeo inédito com a sua autora, a blogueira Yaoni Sánchez, que foi impedida de deixar a ilha de Fidel para o lançamento da obra. A culpa dessa proibição está nas páginas do livro, que autora ainda não havia folheado. Com muita emoção, Yoani autografou dois exemplares que serão sorteados nesta sexta-feira (06/11), na Livraria Cultura do Cj. Nacional, às 19h, aos participantes do debate sobre "A Liberdade de expressão em Cuba", que poderão assistir ao depoimento da escritora. O evento terá a participação do senador Eduardo Suplicy, do jornalista Eugênio Bucci e do historiador Jaime Pinsky. A entrada é franca.

Yoani estará presente por meio de um depoimento gravado em vídeo, exclusivo para esse debate. Até o fim do mês passado a autora ainda não tinha segurado sua obra, até que a Contexto conseguiu entregar alguns exemplares, driblando as autoridades de Cuba. Dois deles foram autografados por ela e um será sorteado entre os presentes e o outro numa outra promoção na próxima semana. Lembrando que os cubanos não têm acesso à internet em suas casas e a qualidade das telecomunicações é precária.

Yoani Sánchez - A autora é formada em Filologia Hispânica. Mora em Havana, onde combina a sua paixão pelos computadores sendo webmaster, redatora e editora do portal Desde Cuba, no qual mantém seu blog Generación Y. Em 2007, foi eleita pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo, na categoria Heróis e Pioneiros.

Debate
Tema: Liberdade de expressão em Cuba
Debatedores: Eduardo Suplicy e Eugênio Bucci
Mediador: Jaime Pinsky
Local: Livraria Cultura do Cj. Nacional (Av. Paulista, 2073 - Jardins - São Paulo -SP)
Data e hora: 06 de novembro de 2009, às 19h
Lugares limitados - Entrada franca

Serviço
Livro: De Cuba, com carinho
Autora: Yoani Sánchez
Formato: 16x23 cm; 208 páginas
Preço: R$ 29,90

UP DATE - A Editora Contexto, gentilmente, encaminhou um exemplar de De Cuba, com carinho para a promoção de aniversário dos 11 anos do VerdesTrigos.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2009 11:35:00 PM | | | Voltar

·······

31 de outubro de 2009

O mundo fantástico de Borges no Prosa de sábado

No início da década de 80 o escritor Jorge Luis Borges recebeu, na biblioteca de sua casa, o jornalista e amigo Osvaldo Ferrari para uma longa série de conversas. Os 90 encontros, produzidos para a Rádio Municipal de Buenos Aires e publicados no jornal "Tiempo Argentino", chegam agora integralmente ao Brasil, em três livros lançados pela editora Hedra: "Sobre os sonhos e outros diálogos", "Sobre a filosofia e outros diálogos", "Sobre a amizade e outros diálogos", organizados e traduzidos por John O´Kuinghttons. Que ninguém espere encontrar neles, porém, algo próximo de confissões, ou retratos íntimos. Embora o escritor tenha abordado temas que normalmente evitava, como mulheres (por pudor) ou a política (por aversão), o que as conversas com Ferrari revelam, como conta o repórter Guilherme Freitas, que entrevistou o jornalista argentino, é um escritor no auge de sua capacidade criativa e filosófica, que escolheu o diálogo como gênero literário mais adequado para se manifestar. Por tabela, as conversas revelam muito do universo fantástico e labiríntico criado por um dos maiores escritores do século XX.

Leia mais no PROSA E VERSO

para adquirir os livros, clique na capa:

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2009 05:57:00 PM | | | Voltar


Editora dinamiza na web

PublishNews - 30/10/2009 - Por Redação
O endereço é o mesmo, mas o conteúdo, quanta diferença! A famosa frase publicitária criada para divulgar um produto para os cabelos também pode ser aplicada ao novo portal da Cosac Naify, inaugurado nesta semana. Isso porque o conteúdo segue sendo disponibilizado no endereço www.cosacnaify.com.br , mas com seu conteúdo totalmente reformulado. Entre as novidades, a editora passou a disponibilizar livros para download. O primeiro livro escolhido é Flores, do mexicano Mario Bellatin, que consentiu que a obra recém-lançada ficasse a disposição de todos. A editora também aposta na maior interatividade oferecendo canais de diálogo com o seu público. Twitter (@cosacnaify), com mais de 2600 seguidores espontâneos, Facebook, com mais de 800 membros e Orkut. No site reformulado, destaca-se ainda a estreia do Blog da Cosac Naify, com um capítulo inédito do livro Guerra e paz, de Tolstói, traduzido por Rubens Figueiredo, disponível para os leitores com um ano de antecedência ao seu lançamento, previsto para novembro de 2010. O blog continuará adiantando trechos de livros selecionados pelos editores, curiosidades sobre a escolha das capas e mais informações quentes sobre os próximos lançamentos da editora. Além disso, a Loja Virtual ganha nova seção voltada para bibliófilos onde são disponibilizados em primeira mão, somente para aquisição online, livros com diferenciais gráficos que se tornaram raridade no mercado.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2009 05:55:00 PM | | | Voltar


Simpatias para crentes e descrentes, 5/11/2009, 19h, Argumento, Leblon

O livro foi escrito a quatro mãos pelas irmãs Monique e Nicole de Larragoiti Sasso. Apesar de possuírem trajetórias diferentes, ambas têm vários interesses em comum, como as simpatias, o que resultou neste livro com mais de 120 para todos os fins. O livro apresenta dicas separadas por temas, como Lua Boa; Ervas e Plantas; Banhos; Amuletos; Velas; Amor; Saúde; Dinheiro e Prosperidade; Beleza; Crianças; Simpatias de Ano Novo e Onze Simpatias para se fazer sempre!

Lançamento previsto: 5/11/2009
Previsão de envio a partir de: 5/11/2009

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2009 05:51:00 PM | | | Voltar

·······

26 de outubro de 2009

Lançamento virtual para contornar a censura

O Globo - 26/10/2009 - Por Redação
A polêmica sobre a vinda da blogueira cubana Yoani Sánchez ao Brasil para o lançamento do livro De Cuba com carinho (Contexto, 208 pp., R$ 29,90) teve o final esperado: mesmo com a interferência do Senado e do Itamaraty, o governo da ilhanão autorizou a viagem de Yoani. Ela apresentará seu livro aos leitores brasileiros através de um vídeo que será exibido durante o evento "Encontros O Globo", que acontecerá no auditório do jornal (Rua Irineu Marinho, 35. Rio de Janeiro/RJ) na próxima quinta-feira, dia 29, às 19h. O debate reunirá o deputado Fernando Gabeira (PV), os jornalistas Carlos Alberto Teixeira (O Globo) e Pedro Dória ("O Estado de S. Paulo"), e Paulo Uebel, diretor executivo do Instituto Millenium. A mediação será do jornalista Renato Galeno, do Globo. É a segunda ocasião neste mês em que Yoani é proibida de deixar o país. A blogueira também foi impedida de ir aos Estados Unidos receber o prêmio de jornalismo Maria Moors Cabot, oferecido pela Universidade de Columbia no dia 14.

SUMÁRIO INTRODUÇÃO

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2009 09:06:00 PM | | | Voltar

·······

31 de outubro de 2008

ÉTICA NO JORNALISMO

O jornalismo é irmão siamês da ética e tem como objetivo servir à sociedade. Mas quem faz do jornalismo sua profissão nem sempre se depara com situações em que mocinhos e bandidos são fáceis de reconhecer. Às vezes as nuances são mais sutis. Deve o fotógrafo capturar a imagem de uma criança morrendo ou ajudá-la? Qual é a relação possível com a fonte? Até onde ir para conseguir uma manchete? O repórter pode omitir sua identidade para conseguir uma boa informação? Em Ética no jornalismo, Rogério Christofoletti convida o leitor jornalista a se questionar o tempo todo, para que sua atividade não perca a razão de ser. De resto, no exercício cotidiano da cobertura dos fatos que interessam à sociedade, a conduta ética se confunde com a própria qualidade técnica do trabalho. O aprendizado de ética não se limita à sala de aula, mas este é um espaço privilegiado para a discussão do tema. Daí porque este livro ser essencial não apenas para jornalistas, como para estudantes e professores de comunicação.

Por que ética é tão importante para o jornalismo? Em Guernica, Pablo Picasso pintou em traços fortes o horror da guerra. A tela é imensa, um painel angustiante e perturbador. Os olhos arregalados do cavalo não saem da nossa cabeça. As mãos pedindo ajuda parecem se mover. A dor, o medo, a guerra estão ali, emoldurados. A arte conta, registra a história.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2008 08:35:00 PM | | | Voltar

·······

28 de outubro de 2008

Por mares nunca dantes navegados - Lançamento

Por mares nunca dantes navegados - LançamentoAs ilhas atlânticas ali ao lado; a África e a Índia bem mais distantes; o Brasil do outro lado do mar Oceano; não importava qual o destino, a jornada por mares nunca dantes navegados ou relativamente desconhecidos iniciava-se quando homens e mulheres encontravam razões suficientes para trocar Portugal por terras distantes e exóticas. O que os motivava? Como era o cotidiano a bordo? O que encontraram no trajeto? Chegariam? Realizariam seus sonhos? Em Por mares nunca dantes navegados, o leitor acompanhará os dramas pessoais e coletivos da gente embarcada nos navios lusitanos, no tempo dos Descobrimentos e das Grandes Navegações. Indicada a todos os interessados em embarcar nessa jornada recheada de aventuras, a obra é uma leitura divertida e muito bem fundamentada historicamente.

SINOPSE:
Uma caravela, uma tormenta, um poeta a caminho das Índias. O século é XVI, mas bastou o vento soprar mais forte para que o mundo virasse de cabeça para baixo e Luís Vaz de Camões viesse parar no Rio de Janeiro, em pleno fim do século XX. Poeta e carioca honorário, Geraldo Carneiro é o autor dessa façanha temporal. POR MARES NUNCA DANTES é um poema épico-burlesco no qual o autor d`Os Lusíadas narra a sua acidentada visita à 'Terra das vergonhas saradinhas'. No Rio, em vez de índios, Camões tropeça a cada esquina com personagens que mais parecem saídos de um sonho - ou de um pesadelo - office-tupinamboys, strip-teasers, travestis, prostitutas, pais-de- santo, executivos e toda uma sorte de gente completamente estranha ao poeta quinhentista. Ao longo de 12 cantos, Geraldo vai destilando humor e crítica sobre/a um Rio de Janeiro que está tão longe do bucolismo dos primeiros séculos quanto Camões de freqüentar o cabaré Kalessa. Mas é justamente no famoso inferninho da Praça Mauá que o poeta, na versão de Geraldo Carneiro, se apaixona pela prostituta Aurora Boreal. O alento chega ao poeta no Real Gabinete Português de Leitura, onde descobre livros de sua autoria, fato que confirma a previsão do Pai Creuzo Caveirinha, segundo o qual ele se tornaria (ou fora) um grande poeta. Mas não há desconcerto em que uma mandinga poderosa não dê jeito, e o babalorixá de Belford Roxo reverte a mágica do tempo e leva Luís Vaz de volta à sua época.

---------------------------------------

Há mais de quinhentos anos, os portugueses iniciaram um processo que mudaria a face do mundo: lançaram-se à empreitada marítima. Em busca do que o solo lusitano não poderia fornecer, encontraram a ilha da Madeira, em 1418, e o arquipélago dos Açores, em 1427. Destes postos avançados, partiram para a exploração da costa ocidental da África e, tentando alcançar por mar a terra das especiarias, acharam o Brasil.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/28/2008 10:03:00 PM | | | Voltar

·······

27 de outubro de 2008

Sem negociações

Publishnews - 27/10/2008 - por Ricardo Costa

Em entrevista exclusiva ao PublishNews nesta manhã, Paulo Rocco, publisher da editora que leva seu sobrenome, informou que não existe qualquer tipo de negociação com o grupo Leya e não há nenhum interesse em conversar sobre a venda. Neste último final de semana (25 e 26/10) a revista Veja, na sessão Radar, reportou que o grupo estaria em negociação com a Rocco, depois de negociações que “não deram em nada” com a Companhia das Letras, Sextante e Record.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2008 06:58:00 PM | | | Voltar

·······

24 de outubro de 2008

Rosa proibido: triste capítulo!

Galeno Amorim - 17/10/2008
A Associação Nacional de Escritores (ANE) publicou uma nota dura condenando a decisão judicial sobre o livro Sinfonia Minas Gerais: a Vida e a Literatura de Guimarães Rosa, de Alaor Barbosa, e a ação movida por herdeiros e editores do romancista contra a editora LGE, que editou a obra. E se diz no mínimo surpresa com a participação da editora Nova Fronteira no episódio por entender que a questão é resultando de “suscetibilidades entre herdeiros” por conta de uma disputa “inescrupulosa e aética”.
Faz-se necessário uma ampla discussão nacional sobre a onda de proibições de biografias pelos mais distintos motivos. Um deles, sem dúvida, está ligado ao surgimento de uma indústria de indenizações, que une, em muitos casos, advogados, familiares e alguns interesses, digamos, não tão nobres. Um passo importante será, sem dúvida, a modificação do Código Civil, em tramitação na Câmara dos Deputados, para derrubar a base legal que dá amparo a essas ações.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/24/2008 08:28:00 AM | | | Voltar

·······

17 de outubro de 2008

Grupo Leya aproxima-se mais do Brasil

O Estado de São Paulo - 17/10/2008 - por Ubiratan Brasil
O anúncio do escritor brasileiro Murilo Antônio de Carvalho como vencedor do 1º Prêmio Leya (o que lhe garantiu o polpudo cheque de 100 mil) com a obra inédita O rastro do Jaguar pareceu satisfazer mais ao diretor-presidente do grupo organizador do prêmio, o português Isaias Gomes Teixeira, que ao próprio laureado. "Essa será nossa postura quando chegarmos ao Brasil", disse Teixeira ao Estado. CEO do Leya, conglomerado de 15 selos editoriais portugueses, angolanos e moçambicanos, ele não esconde que vem com apetite para o País, decidido a dominar o mercado. Nascido com a intenção de propagar a literatura em língua portuguesa pelo mundo, o Leya só não se estabeleceu no Brasil agora por conta da crise do mercado financeiro. Teixeira ri quando questionado sobre o interesse na Companhia das Letras, como divulgado há alguns meses. "O nome da editora surgiu quando me perguntaram sobre exemplos de boas casas editoriais brasileiras e eu citei a Companhia. Com isso, logo associaram a um interesse. Fiel ao lema "Primeiro fazemos, depois anunciamos", Teixeira não dá pistas de quais editoras estão na sua mira, mas avisa que a presença do Leya no Brasil vai aumentar.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2008 08:01:00 PM | | | Voltar


Quem não cola não sai da escola?

Não é permitido o uso de qualquer tipo de consulta durante a realização da prova”, diz a maioria dos professores antes do início de uma avaliação. Mas o alerta ritual, assim como, outras proibições, muitas vezes não é respeitado. Por meio de uma reflexão sobre a “cola”, compras de monografia e demais práticas recorrentes no universo estudantil, o professor José Abrantes traz subsídios para uma consistente discussão sobre os métodos atuais de avaliação e ensino.

“Quem não cola não sai da escola?” não traz moralismos superficiais sobre o tema. Para reforçar isso, o próprio autor faz uma confissão. “Eu e meus colegas colamos, ou tentamos colar, porque não víamos o menor sentido prático em decorar nomes dos afluentes à margem direita do rio amazonas”.

A publicação pioneira é fundamentada por uma pesquisa feita no Rio de Janeiro em três instituições de ensino, envolvendo 726 estudantes e 76 educadores, revelando um grave problema no sistema educacional: a pedagogia da cola”.

O autor destaca a importância de uma compreensão sistêmica do processo de aprendizado, reforçando o conceito das inteligências múltiplas, criado por Howard Gardner. O renomado psicólogo define que essas inteligências contemplam a capacidade de resolver problemas na vida real, gerar novos problemas a serem resolvidos e fazer algo ou oferecer um serviço que seja valorizado em sua própria cultura.

Por fim, a obra sugere uma maior participação da sociedade para melhoria desse cenário. “É claro que, dessa iniciativa, devem participar pais e professores, mas cabe também ao cidadão fazer parte desse contexto”, afirma Abrantes.

Mais sobre o autor

José Abrantes é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, professor titular do Centro Universitário Augusto Motta e professor adjunto do Centro Universitário da Cidade. Possui formação superior em: Engenharia Mecânica pela UERJ, licenciatura em Desenho na Universidade Cândido Mendes, pós-graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, mestrado acadêmico em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Celso Suckow da Fonseca, doutorado em Engenharia de Produção no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação - COPPE/UFRJ e pós-doutorado na área de Educação pela Universidade de Campinas. Desde 1996, é professor e pesquisador, entre os livros publicados se destacam: “Brasil o país dos desperdícios”, “O Programa 8S” e “Fazer monografia é moleza”.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2008 09:22:00 AM | | | Voltar

·······

10 de outubro de 2008

O africano, último livro do NOBEL 2008 publicado no Brasil

O africano, último livro do NOBEL 2008 publicado no BrasilNeste livro, o escritor francês Le Clézio (1940) nos leva para uma longa viagem à África, de 1928 até muito além do final da Segunda Grande Guerra. A história é narrada por um homem que, pelas lembranças, refaz o caminho de seu pai durante as mais de duas décadas em que este trabalhou como médico militar nas colônias inglesas do continente africano. O livro também é uma tentativa do narrador de compreender sua infância dividida entre a Europa e a África e o difícil primeiro encontro com o pai aos oito anos de idade.
A narrativa que, como outras do autor, mescla traços autobiográficos e ficcionais, une as emoções desse pai e desse filho num curto e profundo relato sobre a herança que invariavelmente nos é transmitida, como afirma o próprio autor na primeira frase do livro: "todo ser humano é resultado de pai e mãe".
A edição é ilustrada com fotos do acervo pessoal de Le Clézio. Em 1963, aos 23 anos, o escritor ganhou o prêmio literário Renaudot pelo seu livro Le procès-verbal. No Brasil, foram publicados O deserto (Brasiliense, 1987), A quarentena (Companhia das Letras, 1997) e Peixe dourado (Companhia das Letras, 2001).

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 08:49:00 PM | | | Voltar


Dicionário de semiótica de Greimas e Courtés

Capa do LivroClássico. Obrigatório. Atual. O Dicionário de semiótica de Greimas e Courtés desperta adjetivos como esses por parte dos mais importantes especialistas em semiótica e linguística de todo o mundo. Pois aí está ele, em excelente tradução, edição bem cuidada e prefácio de José Luiz Fiorin. A obra permite três percursos de leitura: 1) a leitura alfabética, que é utilizada para consultar o significado de um termo em semiótica ou a maneira como ela vê uma noção de outra teoria; 2) a leitura do verbete e daqueles que têm como entrada os termos indicados ao final, que formam um conjunto de imbricações conceituais e são, assim, verdadeiros artigos; 3) a leitura do verbete e daqueles que se referem a vocábulos indicados com asterisco, o que permite situar o termo no interior de um componente da teoria, dando a ele um lugar epistemológico. Cabe ao leitor percorrer o dicionário como quiser. É um verdadeiro hipertexto, indispensável para todos os interessados nas ciências da linguagem.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 08:14:00 PM | | | Voltar

·······

8 de outubro de 2008

Uma maçã por dia: Mitos e verdades sobre os alimentos que comemos

Uma maçã por dia:  Mitos e verdades sobre os alimentos que comemos
Verdade ou mito - uma maçã por dia mantém o médico afastado? Chá verde emagrece? Produtos orgânicos são mais saudáveis que os tradicionais? O professor e especialista em nutrição Joe Schwarcz chega para esclarecer e abordar questões que envolvem a alimentação moderna. Examina as substâncias presentes na comida e explica que efeitos podem ter sobre nosso corpo.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 10:34:00 PM | | | Voltar

·······

4 de outubro de 2008

A nova velha jogada das editoras

Estado de São Paulo - 03/10/2008 - por Ubiratan Brasil

No início de setembro, os freqüentadores do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, descobriram uma nova forma de parceria. Uma das três lojas antes ocupadas pela Livraria Cultura foi reaberta, agora com livros de apenas uma editora. "A Companhia das Letras por Livraria Cultura, que é o nome do espaço, será um showroom permanente apenas da editora", comenta Pedro Herz, presidente da Cultura. "Creio que é a primeira experiência do gênero no mundo." A parceria reforça um segmento do mercado que cresce com velocidade: o de editoras mantendo livrarias com seu próprio nome. Algumas tradicionais, como Saraiva, Vozes, Cortez, seguem seu padrão habitual, enquanto outras, como Martins Fontes, Nobel, passam por pequenas mudanças a fim de ganhar uma personalidade própria. E, engrossando a fila, a Brasiliense, que marcou época no século passado, volta a abrir as portas para o público em dezembro, quando inaugura sua livraria no mesmo prédio que vai abrigar sua diretoria, no bairro de Pinheiros.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/04/2008 01:44:00 PM | | | Voltar

·······

8 de setembro de 2008

Quem tem medo do Mapinguari?

Vássia Silveira

Tonho cresceu no meio da floresta, mas é diferente das outras crianças do lugar: não toma banho de rio, não gosta de subir em árvore nem de se aventurar pela mata. Tudo por causa do medo. Um medo que aumenta quando ele ouve falar no Mapinguari, figura lendária da Amazônia... Afinal, como é esse bicho? Por que Tonho sente tanto medo? Essas perguntas são respondidas quando, um dia, tio Rosarindo leva Tonho para uma caçada na floresta...
Voltado para o leitor iniciante, com idade entre 6 e 7 anos, Quem tem medo do Mapinguari? é um livro cativante. A obra é ricamente ilustrada por Ciça Fittipaldi e tem como pano de fundo a Amazônia, uma das regiões mais ricas em diversidade no Brasil. A narrativa reúne elementos da cultura e do modo de vida das populações da floresta, estimulando a imaginação e a reflexão das crianças.

Quem tem medo do Mapinguari? é o segundo livro da escritora paraense Vássia Silveira, jornalista crescida no Acre que trabalhou durante dez anos na Amazônia e, atualmente, mora em Florianópolis (SC). Braboletas e ciuminsetos, com ilustrações de Marcelo Vaz, também foi publicado pela editora Letras Brasileiras, em 2007.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/08/2008 10:42:00 PM | | | Voltar


Discurso e Poder, por Teun A Van Duk, lançamento da Editora Contexto



O discurso controla mentes e mentes controlam ação. Isso significa que, para aqueles que estão no poder, é crucial controlar, em primeiro lugar, o discurso. Este livro analisa as formas de abuso de poder – manipulação, doutrinação e desinformação – que resultam em desigualdade e injustiça sociais. Obra importante para sociólogos, antropólogos, cientistas políticos, críticos culturais, jornalistas, lingüistas e analistas do discurso.

na Editora Contexto

trecho do livro

Abuso de poder. Essa é a denominação dada por Teun van Dijk para a dominação exercida pelas elites simbólicas. Até aí, nada teríamos de muito novo, não fosse a preocupação do importante intelectual holandês da análise de discurso.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/08/2008 08:03:00 PM | | | Voltar

·······

28 de agosto de 2008

Livro sobre bares cariocas foi lançado primeiro em São Paulo

Botequim de bêbado tem dono” reúne 25 crônicas sobre bares cariocas, dos famosos Lamas, Capela e Bar Luiz, aos menos votados, porém mais curiosos cantinhos freqüentados pelo sambista – lugares como o Adonis, em Benfica, onde a fartura é tanta que oferece meia porção de bife a milanesa, ou o Momo, na Tijuca, que serve o melhor jiló no alho da cidade, ou ainda o A Paulistinha (ou será O Paulistinha?, pergunta o sambista), bar na rua Gomes Freire, cujo segredo da cozinha, entrega, é a cinza do cigarro que o cozinheiro fuma enquanto prepara um delicioso bolinho de bacalhau.

Lançamento da Desiderata, a mesma editora que lançou a antologia de textos do “Pasquim” e, no ano passado foi comprada pela Ediouro, o livro de Moacyr Luz é fartamente ilustrado por Chico Caruso e foi fruto de uma árdua pesquisa, in loco, da dupla, ao longo de seis meses. “A cada visita um encantamento rodeava nossas mesas, e a temporada de pinturas e biroscas durou quase um semestre”, escreve o sambista.

por: Mauricio Stycer - Categoria(s): Blog

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/28/2008 10:53:00 PM | | | Voltar

·······

27 de agosto de 2008

ROSÂNGELA VIEIRA ROCHA estréia na literatura infantil com A FESTA DE TATI, por Chico Lopes.

- O lançamento será no dia 4 de setembro, às 17h, na 27ª Feira do Livro de Brasília, no Térreo do Pátio Brasil, Estande da Arco Iris Distribuidora -

A escritora Rosângela Vieira Rocha, nascida em Inhapim, MG, e residente em Brasília, onde é professora da Faculdade de Comunicação da UnB (ela também escreve crônicas no Portal da UnB), está dando um novo passo em sua carreira de escritora, entrando agora na seara dos livros infantis.
Rosângela já recebeu o Prêmio Nacional de Literatura Editora UFMG de 1988 de romance para a novela "Véspera de lua" e teve sua novela "Rio das Pedras" como vencedora da Bolsa Brasília de Produção Literária 2001. Participou também da "Antologia do Conto Brasiliense" (2004), organizada por Ronaldo Cagiano, e "Mais trinta mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira" (2005), organizada por Luiz Ruffato. Também teve lançado um livro de contos, "Pupilas ovais", pela LGE Editora, de Brasília, em 2005.
O seu novo passo registra uma preocupação com o universo infantil, focalizando um personagem marcado pela diferença, e ela fala disso e muito mais em entrevista concedida com exclusividade para o Verdes Trigos.

CLIQUE NA IMAGEM DA CAPA para imprimir o CONVITE DE LANÇAMENTO.

LEIA A ENTREVISTA DE ROSÂNGELA VIEIRA ROCHA

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/27/2008 11:43:00 PM | | | Voltar

·······

25 de agosto de 2008

Sebastião Nunes: a sátira para poucos de um escritor incomum, por Chico Lopes.

Conheci Sebastião Nunes lendo um artigo publicado por ele no site "Cronópios" em que brincava com a traição célebre da Capitu de Machado de Assis, numa gozação saborosa. Acho fundamental que os artistas não sejam criaturas solenes, auto-adoradoras e cheias de si como monumentos prematuros de uma glória que a gente sabe totalmente incerta num país como este, e gosto particularmente dos escritores para quem nada é sagrado e a brincadeira abre um caminho saudável de desmistificação (no caso do Brasil, a gente já está cansado de saber que, diante de tanta perversidade e absurdo, só mesmo rindo, ainda que o punhal continue a doer nas costas e o riso talvez seja um esgar).

Satisfeito com o artigo, li outros, e fui procurar saber sobre o Tião na Internet. Encontrei dados sobre uma vida de iconoclasta que me pareceu incomum e me arrisquei a escrever para o homem. Muito acolhedor e acessível, ele foi respondendo à vontade e iniciamos uma conversa, que deu em troca de livros. Os seus são particularmente divertidos e criativos e acho uma pena que pouca gente os conheça. Sua "História do Brasil", pândega, seu "Decálogo da classe média", sarro enorme nessa coisa que ele considera "inexplicável", seu "Elogio da punheta" e "Somos todos assassinos" me pareceram edições daquelas que a gente curte intensamente, como formas criativas de desabafo e bizarrice denunciadora.

Sebastião é um homem ocupado, tem uma editora pequena e cuida da feitura e da distribuição dos livros sozinho, tendo também muito a dizer sobre o que é ser escritor neste país, sobre editores e tudo mais.

Fiz uma entrevista com ele, exclusiva para o leitor de "Verdes Trigos", que não perderá em conhecer esse mineiro provocador.

LEIA A ENTREVISTA

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2008 09:47:00 PM | | | Voltar

·······

24 de agosto de 2008

CRIADORES DE MANTRAS - ENSAIOS E CONFERENCIAS, de Anderson Braga Horta

Criadores de MantrasA exemplo do belo De Poetas e de Poesia, do grande Manuel Bandeira, é de bons versos e inspirados artistas que se compõe a matéria deste Criadores de Mantras, com que o poeta Anderson Braga Horta continua a dar mostras de sua outra face de comentarista perspicaz no vasto campo de sua predileção. E é com crescente prazer, para ele como para nós, que o autor nos leva a percorrer ao longo de quase 400 páginas, um panorama crítico-amoroso de nossa poesia mais representativa, desde o Romantismo até os nossos dias, no qual estão presentes nomes como os de Álvares de Azevedo, Cruz e Sousa e Alphonsus, Augusto dos Anjos e Schmidt, Bandeira e Drummond, entre outros de mérito comparável. São poetas e poemas não só da afeição de Anderson como da nossa, que honram qualquer literatura e que devem ser sempre lembrados.

Anderson Braga Horta – Carangola, MG, 17.11.1934. Ginásio em Goiânia, GO, e Manhumirim, MG; Clássico em Leopoldina, MG; Faculdade Nacional de Direito, Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, 1959. Em Brasília desde 1960, fez o primeiro vestibular da UnB, onde iniciou o Curso de Letras Brasileiras. Diretor Legislativo da Câmara dos Deputados, aposentado — Professor de Português – Co-fundador da Associação Nacional de Escritores, de que foi secretário-geral, do Clube de Poesia de Brasília e de seu sucessor, o Clube de Poesia e Crítica, de que foi presidente, e da Associação Profissional, depois Sindicato dos Escritores do Distrito Federal — Membro da Academia Brasiliense de Letras, de que foi 1.º-secretário, e da Academia de Letras do Brasil, de que foi 2.º-secretário.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2008 07:53:00 PM | | | Voltar


Espécies de espaço - territorialidades, literatura, mídia

Espécies de espaço - territorialidades, literatura, mídiaA Editora UFMG e a Livraria da Travessa convidam para o lancamento do livro Espécies de Espaco: Territorialidades, Literatura, Mídia; organizado por Izabel Margato e Renato Cordeiro Gomes, no dia 26 de agosto (terca-feira) na Livraria da Travessa de Ipanema, Rua Visconde de Pirajá, 572, Rio de Janeiro, RJ. Informacoes nos fones (31)34094565 ou (21) 32059002. O livro conta com textos de

Katia  Muricy,
José A. Bragança de Miranda,
Denílson Lopes,
Heidrun Krieger Olinto,
Izabel Margato,
Maria Teresa Cruz,
Fernando Resende,
Vera Lúcia Follain de Figueiredo,
Renato Cordeiro Gomes,
Beatriz Resende,
João Camillo Penna,
Eneida Leal Cunha,
César Guimarães,
Cleonice Berardinelli,
Maria Helena Werneck,
Edson Rosa da Silva,
Luiz Ruffato.

Diferentes concepções de espaço circulam neste livro. Os ensaios exploram aspectos como a mudança do sentido de espacialidade com as condições do capitalismo durante o século 20 e neste início do século 21; a reestruturação do espaço e a mudança profunda de seu significado social; os deslocamentos e os trânsitos; a (des)territorialização; o espaço virtual; as requalificações do espaço urbano; margens e territórios de exclusão; representações do espaço na literatura e nas mídias As espécies de espaço(s) ganham formas e sentidos, ainda que provisórios e precários, na medida em que tentam configurar paisagens da mobilidade, inscritas no mundo contemporâneo.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2008 06:05:00 PM | | | Voltar

·······

23 de agosto de 2008

COMPROMISSO

Quadris em vai-e-vem, urros, suor, lençóis amarrotados. Aquela havia sido a melhor transa de ambos. Só não continuaram porque ele precisava rezar a missa das oito.

Edson Rossatto - editor (Andross) - é autor do livro de microcontos Curta-metragem (amostra acima) e Mansão Klaus e outras histórias.

Ao passar pela Bienal de São Paulo, encontrei Edson Rossato, da Andross, no seu estande; movimentadíssimo, diga-se de passagem, não deu tempo para conversar muito, apenas para trocar algumas impressões. Cobrou-me a leitura do seu livro MANSÃO KLAUS, que já recebera pelo correio, e, de quebra me presenteou, com autógrado e tudo, com seu Curta-Metragem. Simples e fantástico, acima de tudo inteligente, além de uma fina ironia, que curto muito.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2008 06:17:00 PM | | | Voltar


Histórias do Rio Negro - Vera do Val

O estilo é uma das grandes armas de Vera do Val neste livro. Aparentemente simples, sem grandes invenções, traz um clima regional forte e uma atmosfera de erotismo mesclado ao cotidiano dos povos ribeirinhos, o que torna sua fala encantada. O uso da linguagem criativa, a descrição psicossocial dos personagens, com toques de humor sutil e irônico mesclado com um lirismo amoroso e poético fazem de Histórias do Rio Negro um livro saborosamente brasileiro e especial.

"Tudo é Rio" - Com estas palavras da introdução é possível resumir as histórias que Vera do Val tece ao longo do seu livro. Tudo é o Negro, macho fertilizador, de onde nasce a floresta, com suas árvores e frutos, os personagens que dele vivem e os encantados que habitam suas funduras. A autora, paulista radicada na Amazônia, mergulha nele para extrair os homens e mulheres, as curuminhas e os velhos, a sensualidade e a pobreza. E como em suas águas escuras e misteriosas "não se sabe onde começa o sonho e acaba o mundo". Tudo é o rio e cada um do seus personagens está entranhado na vida ribeirinha.

Editora: Martins Fontes
ISBN: 9788560156436
Ano: 2007

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2008 05:46:00 PM | | | Voltar

·······

22 de agosto de 2008

0 JOVEM FIDEL CASTRO, novo livro de Roniwalter Jatobá

Desta vez, Roniwalter Jatobá descreve a trajetória de Fidel Castro, homem que personificou, para muitos, a imagem do guerrilheiro heróico e romântico. Quando jovem, ele gostava de ler romances, revistas em quadrinhos, montar em cavalos e assistir filmes de bang-bang; era tímido com as namoradas e se sobressaía em todos os esportes, do basquetebol à natação...

Roniwalter, concentrou-se no período de formação, dando maior destaque aos primeiros trinta anos de Fidel Castro. As primeiras letras na escola rural, o estudo em Santiago de Cuba, longe da família, onde chegou a passar fome, o colégio Belén, em Havana, o início da atividade num meio estudantil violento e perseguido pela ditadura de Fulgêncio Batista, as influências políticas, a dedicação para concluir os estudos e se formar em Direito e a consciência da triste realidade cubana, que precisava ser mudada urgentemente.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/22/2008 02:53:00 PM | | | Voltar

·······

21 de agosto de 2008

Sandra Ronca Cavalcanti, ilustradora no Rio de Janeiro

"Sou carioca, filha de artistas plásticos italianos, formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda. Fiz cursos complementares de Desenho de Propaganda, Design e Produção Gráfica, Aquarela, Quadrinhos e Livro Infantil: Ilustração e Design. Atualmente, curso pós-graduação em Design e Ilustração nas Faculdades Pestalozzi em Niterói. Participei de mostras no Rio de Janeiro, Niterói e São Paulo.

Como escritora, estréio este ano, no 10º Salão FNLIJ do Livro Infanto-Juvenil publicando Coitada da raposa!” pela Cortez Editora.

Como ilustradora, utilizo Aquarela, Acrílica, Colagem e Técnica Mista. Amo ilustrar, inventar e ver o brilho nos olhos das crianças diante dos traços, das cores e texturas nas muitas viagens que proporciona a ilustração. Na escrita, sigo inventando e viajando em meio a meus amigos-mirins. (Sandra Ronca Cavalcanti)"

www.sandraronca.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2008 09:54:00 PM | | | Voltar


Grupo Editorial Scortecci na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2008

Dia 24 de agosto de 2008 das 18h30 às 21h00
Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Estandes: Scortecci / UBE / Canon / Fábrica de Livros
Avenida 1, Ruas C/D

ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO =>>> PROGRAMAÇÃO:

* Lançamento das Antologias: Elo de Palavras e Uma História no seu Tempo (em comemoração aos 25 anos da Scortecci Editora).

* Lançamento da obra Discurso Urbano, Prêmio da Academia Brasileira de Letras - Melhor Livro de Poesias 2008 - com a presença do autor Izacyl Guimarães Ferreira.

* Lançamento da obra O Tempo Físico Prêmio da Fundação da Biblioteca Nacional - Melhor Livro de Romance 2007 - Idalina Azevedo da Silva.

* Divulgação do resultado da Primeira Fase do VII Prêmio Literário Livraria Asabeça 2008, nas categorias Poesia e Conto/Crônica e Lançamento da Antologia dos Vencedores de 2007.

Obs. O resultado da Categoria Infantil do VII Prêmio Literário Livraria Asabeça – 2008 dar-se-á junto com o resultado da Segunda Fase em Dezembro de 2008.

* Divulgação do resultado do I Prêmio Canon de Poesia e Lançamento da Antologia Canon de Poesia com os textos premiados (evento programado para o estande da Fábrica de Livros, ao lado).

* Lançamento dos livros vencedores do VI Prêmio Literário Livraria Asabeça 2007.

- Espólio de Rubervam Du Nascimento.

- Para ler no engarrafamento de Aluizio Alves Filho.

* Lançamento dos livros vencedores do II Prêmio de Literatura UBE / Scortecci - 2007.

- Bichos de Conchas de Gláucia Lemos.

- Figurações da leitura: um estudo sobre o papel do narratário em Grande Sertão: Veredas de Lisa Carvalho Vasconcelos.

- O cativeiro de Ivan Camargo.

www.scortecci.com.br

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2008 02:28:00 PM | | | Voltar

·······

20 de agosto de 2008

HOMENS NA INTIMIDADE - Masculinidades Contemporâneas

A percepção que os homens têm de si mesmos - ou, de outro modo, da masculinidade - certamente influencia a maneira como eles vêem o feminino e como agem em relação ao feminino (e ao masculino). Alguma comparação mostrará que, em diferentes lugares e em diferentes épocas, a visão do masculino sobre si mesmo não é a mesma, indicando que ela é construída conforme a cultura e que se modifica ao longo do tempo.

Este livro de Sandra Garcia, Homens na Intimidade. Masculinidades Contemporâneas, elaborado a partir de entrevistas com homens de diferentes idades em circunstâncias bastante ímpares, desvela a coexistência de modelos de masculino dentro da mesma sociedade, às vezes dentro das mesmas pessoas. Ao menos alguns aspectos são conflitantes nas diferentes perspectivas, de modo que é natural o conflito a respeito da percepção do masculino dentro da sociedade e, às vezes, dentro do indivíduo. A visão ampliada e complexa do conceito de gênero que transparece no livro abre inúmeros caminhos para uma melhor compreensão e uma nova postura em relação ao conceito de masculino. Permite mesmo novas abordagens nos estudos na área, evitando a abordagem simplificada e, às vezes, caricata da questão. Algumas áreas do conhecimento são puramente técnicas e dizem respeito basicamente a quem é da área. Como a questão de gênero diz respeito a todos, o livro resulta em ótima leitura não apenas para profissionais da Demografia, Antropologia, Sociologia, Psicologia e Geografia, mas também para os homens e mulheres de diferentes idades e pontos de vista.

http://www.holoseditora.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2008 11:19:00 PM | | | Voltar


José Mindlin é presença confirmada no lançamento do livro O Ciclista,

Capa do livroUma das atrações da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo é o lançamento do livro O Ciclista, obra ganhadora da primeira edição do Prêmio José Mindlin de Literatura. Patrono do concurso, o bibliófilo José Mindlin é presença confirmada no Salão de Idéias Volkswagen, que será realizado no dia 21 de agosto às 15h, quando haverá a palestra "O Brasil está formando leitores?" e a premiação literária, com o lançamento nacional da publicação.

A primeira edição do Prêmio recebeu cerca de 450 originais de todo o Brasil e premia o pernambucano Walther Moreira dos Santos, autor de O Ciclista, livro que a partir da próxima semana estará distribuído em todo o país. Como disseram os jurados do concurso, Antônio Torres, Maria Esther Maciel e Maria Amélia Mello, "a obra premiada se destacou das demais concorrentes por apresentar uma narrativa original, instigante e literariamente bem construída". O Prêmio José Mindlin de Literatura é fruto da parceria entre a Autêntica Editora e a Câmara Mineira do Livro.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2008 02:33:00 PM | | | Voltar

·······

15 de agosto de 2008

Lançamento do livro "São Jorge e o Dragão", de Galeno Amorim

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/15/2008 11:24:00 PM | | | Voltar

·······

8 de agosto de 2008

Autêntica participa da Bienal do Livro de São Paulo com diversos lançamentos

Capa do livroCapa do livroEntre os dias 14 e 24 de agosto a Autêntica Editora participa da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Na ocasião, vai lançar a obra vencedora da primeira edição do Prêmio José Mindlin de Literatura, o livro O Ciclista, do pernambucano Walther Moreira Santos. Além da premiação simbólica, no valor de R$ 10 mil reais, haverá a presença do patrono do concurso, o bibliófilo José Mindlin. Assim como esse título, outros chegam ao mercado pela Autêntica e ganham destaque no estande da Editora (Avenida 5, esquina com a Rua L).

http://www.autenticaeditora.com.br/

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/08/2008 03:01:00 PM | | | Voltar

·······

1 de agosto de 2008

Dicta&Contradicta: nasceu uma nova revista de ensaios culturais

Publicação busca incentivar a discussão de idéias sobre literatura, artes, filosofia e humanidades em geral.

Dirigida ao público intelectualmente desperto, desejoso de conteúdos mais profundos, com a finalidade de fornecer uma revista semestral de cultura, acadêmica sem academicismo, com excelente apresentação gráfica, a revista discute temas de pensamento, comportamento, filosofia, literatura e arte, além de analisar situações e fatos que mantenham interesse a longo prazo. Mais do que apresentar e comentar a programação cultural em cartaz, fornece leituras interessantes e bases para a formação cultural. O artista plástico Paulo von Poser assina as ilustrações e o acabamento gráfico da edição nº 1 da revista. Além disso, entre os colaboradores estão - Bruno Tolentino, Luiz Felipe Pondé, Mendo Castro Henriques e Roger Kimball.

Criada pelo IFE - Instituto de Formação e Educação, a revista Dicta&Contradicta é a mais recente novidade no panorama cultural brasileiro. Uma de suas inspirações é a revista norte-americana The New Criterion, reconhecida como uma das mais consistentes publicações culturais do mundo.

Como explica o Editorial de seu primeiro número, "Dicta compõe-se de ensaios relativamente longos sobre temas humanos de sempre - pensamento, comportamento, filosofia, literatura e arte, além da análise de situações e fatos que têm interesse a longo prazo. Não oferece soluções pré-fabricadas para problemas concretos, políticos ou (muito menos) partidários, sociais ou econômicos, morais ou de qualquer outra ordem. Não pretende ensinar ao leitor o que deve pensar, mas oferecer-lhe estímulo para pensar".

E o conteúdo do número 1 certamente oferece estímulo para pensar, a começar pelos três ensaios principais. O primeiro deles, "Do enigma ao mistério", é uma edição, inédita, das três últimas aulas dadas pelo poeta e ensaísta Bruno Tolentino, em maio de 2007. O segundo, de autoria do professor Luiz Felipe Pondé, é uma análise renovadora do livro do Eclesiastes. Como uma das metas da revista é trazer em todos os números a contribuição de uma das grandes figuras intelectuais portuguesas da atualidade, o terceiro dos ensaios principais é assinado pelo professor Mendo Castro Henriques, que apresenta o pensamento do filósofo Bernard Lonergan, ainda pouco conhecido do grande público.

Patrocinada pelo Banco Fator e Instituto Bovespa, a revista começa como semestral, com intenção de, com o tempo, tornar-se trimestral. A primeira tiragem é de 2.000 exemplares, a serem vendidos em livrarias ao preço de R$ 22,50.

[Estou lendo e gostando muito. Trata-se de uma revista para ser lida, estudada, relida, lida bem devagar, refletida. É o que estou fazendo. Uma revista simplesmente fantástica]

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/01/2008 12:59:00 AM | | | Voltar

·······

30 de junho de 2008

Ingmar Bergman disseca o amor em Cenas de um casamento sueco

O roteiro do filme estrelado por Liv Ullmann e Erland Josephson em 1974 chega à 27ª edição com novo projeto gráfico da Letras Brasileiras e apresentação do crítico de cinema Luiz Carlos Merten. Originalmente editado no Brasil pela Nórdica, teve a tradução totalmente revisada pelo jornalista Jaime Bernardes. Em Cenas de um casamento sueco, Ingmar Bergman faz uma autópsia da vida a dois e das relações de aparência. Nas livrarias a partir de junho.

Num casamento, até que ponto o marido conhece a esposa, a mulher conhece o homem? O que os une, e o que os separa? Por que alguns dão certo, e outros não? Que medos, tensões, desculpas e justificativas cercam os rompimentos ou fortalecem a união a dois? Não será o casal ideal uma ilusão da instituição casamento? É possível ser feliz convivendo durante anos sob o mesmo teto? A vida estável, amigável, equilibrada, embora morna, às vezes sem sexo, é a receita correta para relacionamentos duradouros? Não somos todos cegos e carentes quando se trata de amor? Afinal, existe amor eterno?

CLARO, já estou lendo.....

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2008 08:43:00 PM | | | Voltar


Cia. das Letras faz recall de livro de Borges


Folha de S. Paulo - 30/06/2008 - por Laura Mattos
A Companhia das Letras anunciou um recall (chamada para realização de trocas) do livro O Fazedor, do argentino Jorge Luis Borges (1899-1986). A decisão foi tomada pela editora em razão de 12 erros de grafia encontrados em poemas publicados em espanhol - a edição traz também tradução dos textos em português. O procedimento de recall, cada vez mais comum em outras áreas, especialmente no mercado automobilístico, ainda é raro no meio literário. O mais comum é que as editoras, após descobrirem os erros, coloquem adesivos com uma "errata" nos exemplares à venda. O livro custa R$ 29. A convocação aos leitores foi divulgada no último sábado, em anúncio publicado na Folha. O comunicado fala na troca da edição "impressa em março de 2008". Na verdade, qualquer exemplar de O Fazedor da Companhia das Letras contém os erros e pode ser trocado. Os livros devem ser trocados nas livrarias nas quais foram adquiridos. O telefone da editora é 11-3707-3500 e o site. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2008 07:43:00 PM | | | Voltar

·······

27 de maio de 2008

Estante

Folha de S. Paulo - 27/05/2008 - por Mônica Bergamo
Os herdeiros de Graciliano Ramos renovaram por mais dez anos o contrato com a Editora Record, que publica a obra do escritor alagoano desde a década de 70. Nas conversas com a família ficou acertado que a editora vai realizar uma grande campanha de marketing para conquistar leitores que nunca tiveram contato com a obra do autor, informa Mônica Bergamo. No segundo semestre deste ano, por exemplo, a campanha será centrada no livro Vidas secas, que completa 70 anos.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/27/2008 11:33:00 PM | | | Voltar

·······

26 de abril de 2008

PRÊMIO LITERÁRIO PARA OBRAS INÉDITAS DÁ 100 MIL EUROS AO VENCEDOR

O Grupo editorial português Leya lança prêmio literário que dará €100.000 ao melhor romance inédito escrito em português.
Além do ganhador, o  júri poderá atribuir um ou mais "Prêmios Leya Finalistas"  no valor de €25 mil para cada obra.
Pedimos que o senhor divulgue entre seus pares pois a intenção do Grupo é receber o maior número possível de originais de autores brasileiros, africanos e portugueses.
Os romances agraciados com a premiação serão publicados por uma das editoras do grupo e vão ser distribuídos simultaneamente em todos os países que adotam oficialmente a língua portuguesa. Podem concorrer ao prêmio autores de qualquer nacionalidade. O prazo máximo para o envio dos originais é 15 de junho de 2008.
O vencedor do prêmio será anunciado na Feira do Livro de Frankfurt, em outubro deste ano.
O regulamento do Prêmio Leya pode ser acessado em www.leya.com

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/26/2008 06:15:00 PM | | | Voltar


SÃO JORGE AGORA EM LIVRO!

IBIS LIBRIS e CENTRO CULTURAL JUSTIÇA FEDERAL

convidam para o lançamento de

SÃO JORGE: ARQUÉTIPO, SANTO E ORIXÁ

de Maria Augusta Machado

Terça-feira, 29/04/2008, das 18h às 21h
Av. Rio Branco, 241 - 2o. andar - Sala de Leitura
Cinelândia - Rio de Janeiro - RJ
tel (21) 3212-2550

A museóloga Maria Augusta Machado (92), após 20 anos de pesquisas e 30 esperando a chance de publicá-la, lança, pela Ibis Libris Editora, esta abordagem sobre São Jorge do ponto de vista de suas representações no campo das artes plásticas – especialmente pintura e escultura – e de sua presença mítica nos diversos panteões que o tiveram como deus, semideus ou herói, além de santo cristão, recentemente devolvido, em 2000, aos altares oficiais pelo Papa João Paulo II, cultuado em altares domésticos e corporativos (como escolas de samba), em medalhas e anéis de uso pessoal.

Maria Augusta inicia sua pesquisa na epopéia mitológica de Gilgamesh e avança pelo Império Romano, no período de Diocleciano, quando o soldado Jorge foi martirizado na Nicomédia e continua pela Idade Média, quando o santo tornou-se patrono da Inglaterra e passou a Portugal como santo protetor, e chegou ao Brasil, sincretizando-se aos orixás iorubanos Ogum e Oxossi na Bahia e no Rio de Janeiro. A presença do culto ao santo está no dia-a-dia das pessoas e esta pesquisadora fervorosa, sem ser devota, dedicou meio século de sua vida ao reconhecimento das origens e raízes do arquétipo presente em todos os tempos.

Pesquisa museológica, ISBN 978-85-7823-013-2, 264 p. ilustradas, 17x24cm, R$ 44,00.

Ibis Libris Editora
tel. (21) 2265-1144

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/26/2008 05:30:00 PM | | | Voltar


Povos e Civilizações, em palestras.

Uma das coleções de maior sucesso da Editora Contexto é a Povos e Civilizações, que traz as curiosidades, tradições e – principalmente – a História de Povos e Civilizações que influenciaram, construíram e desbravaram territórios, ampliando fronteiras e espalhando suas culturas pelos quatro cantos da planeta.
É com grande prazer que, em parceria com a revista Aventuras na História, convidamos você para participar do ciclo de palestras Povos e Civilizações. São quatro encontros com os autores dos livros Os franceses, Os japoneses, Os espanhóis e O mundo muçulmano.
Os encontros serão realizados no auditório da Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos, conforme datas e horários abaixo. Faça já sua inscrição!

Os franceses - Ricardo Corrêa Coelho - Dia 05/05 - 19h
Os japoneses - Célia Sakurai - Dia 12/05 - 19h
Os espanhóis - Josep M. Buades - Dia 19/05 - 19h
O mundo muçulmano - Peter Demant - Dia 26/05 - 19h

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/26/2008 04:07:00 PM | | | Voltar

·······

15 de abril de 2008

Sai resultado do Prêmio José Mindlin de Literatura

Depois de quase cinco meses de espera, chegou a hora de o Brasil conhecer o ganhador da primeira edição do Prêmio José Mindlin de Literatura. Promovido pela Autêntica, em Belo Horizonte, o concurso recebeu cerca de 500 originais, inclusive de brasileiros que moram fora do País. Com adesão dos quatros cantos do Brasil, foi do interior de Pernambuco, de uma cidade chamada Vitória Santo Antão, a obra selecionada. Advogado por formação, Walther Moreira Santos é o ganhador do concurso apadrihado pelo bibliófilo José Mindlin e marco dos 10 anos de existência da Autêntica Editora, que passa agora a investir em obras de ficção. Em grande estilo, O ciclista, como é chamada a obra vencedora, será lançada pela Autêntica Editora na Bienal do Livro de São Paulo, na segunda quinzena de agosto, quando passará a ser distribuída em todo o território nacional.

A comissão julgadora do concurso foi composta pela editora e escritora Maria Amélia Mello, pela professora e escritora Maria Esther Maciel e pelo escritor Antônio Torres. Dedicados à avaliação das centenas de obras que receberam, o júri reuniu-se no dia 4 de abril para, juntos, na presença da diretora executiva da Autêntica Editora, Rejane Dias, da curadora da Biblioteca de Guita e José Mindlin,Cristina Antunes e do patrono da premiação, José Mindlin, escolherem o vencedor. De acordo com eles, a obra premiada se destacou das demais por “apresentar uma narrativa original, instigante e literariamente bem construída”.

Walther Moreira Santos é dramaturgo e ficcionista, vencedor de diversos prêmios literários e autor de 10 obras nos gêneros memória, teatro, romance e infantil. De acordo com ele, O ciclistaé uma história sobre perdão, apego e perda, que mescla sexualidade, budismo e psicanálise”. Ele conta que geralmente leva uns seis meses escrevendo um romance, mas considera O ciclista uma obra demorada, “construída palavra a palavra ao longo de quatro anos’.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 05:28:00 PM | | | Voltar

·······

6 de abril de 2008

Especial sobre Cuba


PublishNews - 03/04/2008
Um bate-papo especial na Livraria da Vila da Vila Madalena (Rua Fradique Coutinho, 915 - SP - Tel: 11-3814-5811) vai colocar em discussão o socialismo em Cuba. No dia 9 de abril, quarta-feira, a partir das 19h30, estarão presentes no encontro o professor de Ciências Políticas da USP, Leonel Almeida e o editor brasileiro do jornal Le Monde, José Tadeu Arantes. O cientista político Emir Sader comandará o bate-papo com tema Fidel e a renúncia, no dia 10 de abril, quinta-feira, a partir das 16h30. A entrada é gratuita.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/06/2008 07:47:00 PM | | | Voltar

·······

17 de março de 2008

O milagre dos peixes, azeitado pelos euros

Jornal do Brasil - 15/03/2008 - por Mariana Filgueiras
Hoje, o português é a quinta língua mais falada no mundo, logo atrás do inglês, e à frente do japonês, alemão e francês. Fruto dessa miscigenação, a literatura lusófona já foi mais longe do que a família real. Traduzida em centenas de países, vende mais do que bacalhau na Semana Santa. No Brasil, o reflexo desta expansão é o próprio milagre da multiplicação: em 2002, foram lançados seis livros de países lusófonos; em 2004, 48 títulos; em 2007, foram 57. Para este ano, as editoras já divulgam novos títulos. A nau à frente desta invasão já aporta por aqui: o grupo editorial Leya, composto por oito editoras portuguesas, uma moçambicana e uma angolana, articula a compra de editoras no Brasil - a primeira seria a gigante paulista Companhia das Letras - e a transferência da sede para cá. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/17/2008 10:48:00 PM | | | Voltar

·······

12 de março de 2008

Escritor doa seus livros premiados

Blog do Galeno - 08/03/2008 - por Blog do Galeno
Um anúncio de três colunas publicado neste sábado (08/03) no Correio Braziliense, de Brasília, chamou a atenção dos leitores. Tanto pelo inusitado quanto pela questão de fundo que apresenta: os obstáculos aparentemente intransponíveis para fazer os livros chegarem às mãos de seus possíveis leitores. E mais ainda quando se trata de autores inéditos. Sob o título de "Doação de Livro Premiado", Manuel de Jesus Lima se oferece para levar pessoalmente exemplares do seu livro A guerra de Juquinha e outras guerras (que não é de literatura infantil, ele logo esclarece). "Para não jogar no lixo ou na fogueira, já que não consigo vender e nem tenho local apropriado onde guardar indefinidamente tantos volumes, estou doando para quem interessar possa", escreveu ele. E deu o telefone para possíveis interessados, avisa Galeno Amorim: 61-3435-4120 ou 8404-9375. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/12/2008 02:44:00 PM | | | Voltar

·······

8 de março de 2008

Premio LEYA

Quem sabe pode interessar a quem tem romances inéditos, escritos em português...

Dica: Alfredo Aquino

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 07:43:00 PM | | | Voltar


Biografia é falsa, diz editora

Reuters - 05/03/2008 - por Emily Chasan
A história de Love and Consequences, uma autobiografia aclamada pela crítica sobre a infância de uma garota em um bairro de Los Angeles dominado por gangues, é inventada, disse a editora do livro, informando que irá retirar as 19 mil cópias do livro já distribuídas. A autora do livro, Margaret B. Jones, é na realidade Margaret Seltzer, que é branca, passou sua infância em Sherman Oaks, no sul da Califórnia, e estudou em um colégio particular anglicano, informou na terça-feira (04/03) o The New York Times. O selo Riverhead Books, do grupo Penguin, que publicou o livro, vai devolver por meio das livrarias o dinheiro das pessoas que compraram o livro e se sentiram lesadas, disse Margaret Ducksworth, porta-voz da editora. O incidente é o mais recente a desacreditar o setor editorial. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 07:36:00 PM | | | Voltar


Livros irregulares

Gazeta de Ribeirão - 06/03/2008 - por Gabriela Yamada
Mil livros proibidos para a venda e destinados ao professor foram apreendidos em quatro sebos da região central de Ribeirão Preto (SP) na manhã de ontem (05/03). Os livros contêm selos na capa, que indicam a proibição da venda. A denúncia foi feita pela Abrelivros (Associação Brasileira de Editores de Livros), que deflagrou uma campanha nacional de combate à venda de livros não autorizados há dois anos. A associação contou com o apoio da DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Ribeirão para a apreensão. Segundo o advogado da associação Dalizio Porto Barros, Ribeirão é a primeira cidade do interior do país onde foi feita a apreensão, que já ocorreu em capitais como Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE) e São Paulo. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 07:24:00 PM | | | Voltar


EDITORA ANDROSS recebe poemas para SENTIDO INVERSO

EDITORA ANDROSS está recebendo poemas para uma antologia a ser lançada em junho de 2008. Seu título: SENTIDO INVERSO. A pretensão é que esse livro seja destaque no estande da Andross na 20º Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá de 14 a 24 de agosto de 2008.

Organizada pelo Professor Carlos Francisco de Morais, Doutor em Literatura Portuguesa pela USP, SENTIDO INVERSO pretende reunir autores de diversas partes do Brasil para escreverem e publicarem poesias. Se você tem obras desse gênero, acesse o website www.andross.com.br e leia o regulamento de envio de textos..

a participar da comunidade do livro no orkut, clique em http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45925821
Para submeter um POEMA para avaliação, clique em www.andross.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 06:22:00 PM | | | Voltar

·······

5 de março de 2008

Prêmio José Mindlin de Literatura

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 01:27:00 AM | | | Voltar


O Briefing da Ética, da Autêntica Editora

Veja o que Christina Carvalho Pinto, presidente do Grupo Full Jazz de Comunicação e sócia da The Key – Organizações e Marcas Cidadãs, diz sobre o livro O Briefing da Ética, da Autêntica Editora: “Eu recomendo o livro O Briefing da Ética – uma introdução à propaganda responsável, não só para pessoas envolvidas com o mundo do marketing, da comunicação, profissionais de veículos, escritores de novela e assim por diante, mas eu recomendo para todos os cidadãos que queiram neste momento fazer parte dessa crescente corrente pela transformação dos conteúdos da mídia”.

Se você é publicitário, profissional ou estudante de Comunicação deve ler esse livro. Mas se você simplesmente é alvo do excesso de estímulos das mensagens publicitárias leia também. Afinal, é para você, cidadão e consumidor, que a propaganda é pensada e feita. Para dizer do que você precisa e lhe trazer soluções. Não é isso? Mas será que ao lidar com desejos e valores de indivíduos, em nome da satisfação e do lucro próprio e de seus clientes, o publicitário reconhece os impactos que pode exercer na sociedade? É possível agir eticamente na prática da publicidade e propaganda? Ou é mesmo verdade que teremos constantemente de olhar para ela com desconfiança uma vez que oferece produtos e serviços que nem sempre são tão ideais quanto parecem? Para tratar dessas questões e mostrar que ética e propaganda podem, sim, se misturar, Gino Murta apresenta este livro, que trata ainda do ensino da ética aplicada nas faculdades, das campanhas publicitárias e seus processos e da legislação que orienta a prática. Afinal, como instrumento que atinge toda a sociedade e lida com bens simbólicos e com o imaginário do ser humano, a publicidade precisa ser compreendida além de seu caráter mercadológico e caminhar lado a lado com a ética.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 01:24:00 AM | | | Voltar


Vila para mulheres

A Livraria da Vila de São Paulo comemora o Dia Internacional da Mulher com uma série de encontros com a participação de escritoras e artistas abordando o universo feminino. A primeira palestra com Joyce Cavalcante, presidente da Rebra (Rede de Escritoras Brasileiras), na unidade da Rua Fradique Coutinho, 915 (Tel. 11-3814 5811), em São Paulo. Terá como tema a "História da literatura feminina no Brasil" e começa às 17h30 do dia 05/03. Já na quinta-feira (06/03), será a vez do tema "Borboletas da alma: uma leitura de Lya Luft", às 19h30, no mesmo local. No sábado acontecerão dois encontros. O primeiro às 12h e terá como tema "Café com leitura: Mulher oriental, sincretismo e espiritualidade" na Livraria da Vila da Casa do Saber (Rua Dr. Mario Ferraz 414 - Tel. 11-3073-0513). Mais tarde, às 19h30, sobre o "Performance: No olhar de Clarice" na Livraria da Vila da Lorena (Alameda Lorena 1731 -Tel. 11-3062-1063).

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 12:35:00 AM | | | Voltar


107 anos da editora mais antiga do Brasil

PublishNews - 04/03/2008
Nesta quarta-feira (05/03), a Vozes completa 107 anos de existência, firmando-se como editora mais antiga do país. Durante este longo período de trabalho, a empresa, que é uma referência nas áreas de teologia e pedagogia, segue com o projeto de ampliação do catálogo, iniciado há três anos com o lançamento de várias obras de filosofia, nutrição, psicologia, comunicação, espiritualidade e história. "As novas condições de vida associadas ao constante progresso biotecnológico, nos levam a pensar que o sonho de chegar aos 100 anos de vida não é mais tão absurdo quanto poderia parecer", comenta Frei Antônio Moser, diretor presidente da Vozes.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 12:33:00 AM | | | Voltar

·······

28 de fevereiro de 2008

Da infância à 'descida'

Além de fechar acordo trabalhista milionário com a Confederação Israelita Paulista, Henry Sobel quer agora transformar o episódio do furto das gravatas no impulso para a venda de sua biografia, "Um Homem Um Rabino". A Ediouro triplicou a tiragem inicial de 10 mil para 30 mil cópias. "Uma das personalidades mais complexas de nosso tempo", segundo o texto na contracapa, o rabino contará "com coragem e dignidade raras" desde a infância até o "episódio estranho" de sua detenção nos EUA -"uma descida aos infernos", segundo o livro. (Mônica Bergamo - FSP)


Ao longo de mais de trinta anos de trabalho na Congregação Israelita Paulista, Henry Sobel tornou-se a face mais conhecida da comunidade judaica brasileira. Sua influência, porém, estendeu-se para muito além dos limites do rabinato; a atuação como defensor dos direitos humanos, o empenho pelo diálogo inter-religioso e as posições políticas liberais o colocaram em constante evidência na história recente do país. Neste livro, Sobel recompõe toda a sua trajetória, da infância em Nova York às tensões pelas quais passou durante a ditadura militar no Brasil; dos dilemas da juventude aos recentes acontecimentos que o levaram aos noticiários e que acabaram por precipitar seu desligamento da CIP - uma descida aos infernos descrita com coragem e dignidade raras. Em suas memórias, Henry Sobel discute diferentes aspectos da doutrina judaica, revela episódios decisivos que testemunhou ou protagonizou, expõe suas contradições, dúvidas e temores. Mostra-se ao leitor como é - um líder religioso de extraordinário carisma, um homem de fé comprometido com os embates de seu tempo, um ser humano com a grandeza de reconhecer seus erros e acertos.

Publicação prevista para: 25/3/2008
Previsão de envio a partir de: 25/3/2008

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/28/2008 10:41:00 PM | | | Voltar


ENTRELINHAS, uma nova antologia da Editora Andross

EDITORA ANDROSS está recebendo contos e microcontos  para uma antologia a ser lançada em 31 de maio de 2008. Seu título: ENTRELINHAS. A pretensão é que esse livro seja um dos destaques no estande da Andross na 20º Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá de 14 a 24 de agosto de 2008.

Para participar da comunidade do livro no orkut, clique em http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=46985046
Para submeter um conto ou um microconto para avaliação (até 15/03/2008), clique em www.andross.com.br

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/28/2008 10:04:00 PM | | | Voltar

·······

25 de fevereiro de 2008

Best-seller

O Globo - 23/02/2008 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
A editora Cosacnaify está exultante com o sucesso de Carta a D. - História de um amor, do austríaco André Gorz, lançado semana passada (em co-edição com a Annablume). A primeira tiragem, de 5 mil exemplares, esgotou-se em apenas três dias e uma reimpressão de dez mil exemplares já está a caminho. O best-seller 1808 (Planeta do Brasil), do jornalista Laurentino Gomes, que já vendeu mais de 200 mil exemplares desde seu lançamento, no segundo semestre de 2007, ganhou o selo da Comissão dos 200 anos Portugal-Brasil, que já foi impresso na capa do livro lançado este mês em Lisboa. No Brasil, será publicada em março uma versão juvenil e ilustrada da obra. Informações da coluna No Prelo.

LINK RELACIONADO
CARTA A D. - HISTORIA DE UM AMOR

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/25/2008 03:00:00 PM | | | Voltar

·······

21 de fevereiro de 2008

A ESCOLA DOS DEUSES narrado por Stefano Elio D’Anna

O mundo é como uma goma de mascar:
assume a forma dos seus dentes.”
Dreamer

O livro A Escola dos Deuses relata o encontro do protagonista com um ser extraordinário, o Dreamer, o qual lhe relata as idéias e os princípios sobre os quais o protagonista constrói a si mesmo e, em seguida, funda uma Escola. É também o manifesto de uma revolução individual, um plano de fuga para escapar da prisão da mediocridade, de uma vida mecânica e repetitiva, sem originalidade e alegria.

O encontro do protagonista com o Dreamer é o ponto de partida para uma “viagem” que leva o “eu narrante” a repercorrer o seu passado para modificá-lo e curar as feridas ainda abertas, os nós ainda não desfeitos. É uma viagem de “retorno à casa”, em busca da própria unicidade e originalidade.

O Dreamer indica o caminho pelo qual podemos ouvir a nós mesmos, chegar às partes mais internas do nosso ser, sair das prisões mentais representadas pelo medo e pela dúvida, libertar-nos das armadilhas representadas pelos papéis e hábitos, pela idéia de tempo que concebemos. Revela-nos A Arte de Sonhar.

“Business será a religião do planeta, a religião das religiões. Estão nos Business, mais do que nos conventos, nas mesquitas ou nos ‘ashrams’, os homens empenhados em um esforço titânico em direção à liberdade. Estão nos arranha-céus das multinacionais, nos templos de finanças, mais do que nas sinagogas e nos monastérios, os homens que estão tentando o impossível: reverter a visão que têm,  mudar seus destinos.” (palavras do Dreamer, em A Escola dos Deuses – Editora ProLíbera)

Ao seguir as pegadas de um ensinamento desconhecido, o manuscrito milenar The School for Gods escrito pelo singular filósofo Lupelius, um legendário monge-guerreiro, o protagonista reencontra a si mesmo e recebe do Dreamer a tarefa de fundar uma nova Escola, uma universidade sem fronteiras (assim foi fundada a escola européia de Economia, a ESE – European School of Economics). 

A obra dirige-se aos venturosos da vida que procuram a essência das coisas, o retorno à completude, ao estado de integridade do qual o ser humano se esqueceu. Dirige-se a empreendedores, a sonhadores pragmáticos, capazes de harmonizar – como propõe o Dreamer – os aparentes antagonismos: Economia e Ética, ação e contemplação, poder financeiro e amor. Folheando suas 400 páginas, percebe-se que não existem personagens, senão o próprio leitor que se identifica como o verdadeiro e único protagonista da obra.

A Escola dos Deuses é sucesso editorial, um best seller com 100 mil exemplares vendidos na Turquia e de lançamento festejado na Itália e na Grécia. A edição em romeno deverá ser lançada em 2008, enquanto traduções em inglês, alemão e hebraico estão sendo finalizadas.  Site do livro: www.theschoolforgods.com.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/21/2008 07:41:00 PM | | | Voltar

·······

20 de fevereiro de 2008

RETRATOS URBANOS: antologia a ser lançada em maio de 2008

Andross Editora está recebendo crônicas para uma antologia a ser lançada em maio de 2008. Seu título: RETRATOS URBANOS. A pretensão é que esse livro seja destaque no estande da Andross na 20º Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá de 14 a 24 de agosto de 2008.

Para visualiza capa do livro inteira (com lombada, contra-capa e orelhas), clique aqui.
Para participar da comunidade do livro no orkut, clique aqui
Para submeter uma crônica para avaliação, entre em contato com Andross Editora

Andross Editora - Edson Rossatto
11 6943-7687 - 11 8217-6191
edson@andross.com.br

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/20/2008 09:22:00 AM | | | Voltar

·······

15 de fevereiro de 2008

Chega ao mercado brasileiro a ProLíbera Editora

Chega ao mercado brasileiro a ProLíbera Editora que apoiada no tripé: pensar, sentir e agir, pretende atuar de maneira diferenciada, levando ao público não apenas novas obras literárias de ficção e não ficção, mas provocar o questionamento e a articulação de novas idéias. Destina-se a criar também um canal de expressão por onde o leitor poderá vivenciar e ampliar as reflexões propostas pelo conteúdo de suas publicações, de forma atuante, através de encontros, debates, seminários e eventos. Para sua estréia foi escolhida uma obra que já vendeu mais de 100 mil cópias e foi publicada em vários países, como Itália, Grécia, Turquia, Inglaterra, Alemanha e Romênia, A Escola dos Deuses, do italiano Stefano Elio D´Anna, economista, sociólogo e empresário.

Com o respaldo de 20 anos de experiência profissional de sua publisher/editora, Júlia Bárány Yaari, ex sócia-fundadora da Editora Mercuryo, a ProLíbera nasce como uma ação do Instituto ProLíbera, organização não-governamental, que tem como proposta reunir pessoas, livre de ideologias, doutrinas, sectarismos ou partidarismos, para debater e incentivar as diversas possibilidades do crescimento humano, no âmbito científico e comportamental.

Mais informações sobre a editora poderão ser encontradas nos sites www.proliberaeditora.com.br.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 07:55:00 PM | | | Voltar


Pouso

Folha de S. Paulo - 15/02/2008 - por Mônica Bergamo
A editora Cosac Naify contratou Cassiano Elek Machado para o cargo de diretor editorial. Segundo Mônica Bergamo, ele deixa a revista "Piauí", no Rio, e volta a morar em São Paulo. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 02:15:00 PM | | | Voltar

·······

13 de fevereiro de 2008

Editora vai disponibilizar livros inteiros na internet

O Globo - 13/02/2008 - por André Miranda
A partir da próxima segunda-feira (18/02), a editora HarperCollins vai disponibilizar gratuitamente, em seu site, livros inteiros para serem lidos pelos internautas, como forma de incentivar as vendas. As edições virtuais dos livros vão ficar disponíveis por apenas um mês para que sejam lidas no site. Não serão permitidos downloads, nem a impressão das páginas. Um dos primeiros títulos disponibilizados será A bruxa de Portobello, do brasileiro Paulo Coelho. A editora anunciou que planeja, ainda, permitir que os internautas tenham acesso on line a um livro diferente de Coelho a cada mês, até o fim do ano. A HarperCollins não acredita que a iniciativa vá atrair usuários dispostos a ler o conteúdo inteiro de um livro na internet. Pelo contrário. A meta é que, ao "dar o gostinho" aos leitores, eles se sintam impelidos a comprar uma obra. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 08:15:00 PM | | | Voltar

·······

1 de fevereiro de 2008

Andross seleciona contos para antologia de temática medieval

Anno Domini - Manuscritos Medievais é mais nova antologia da Andross Editora, organizada pelos escritores Claudio Brites (O Livro Negro dos Vampiros, da Andross) e Helena Gomes (Lobo Alpha, da Rocco, O Arqueiro e a Feiticeira, da Devir, e Aliança dos Povos, da Idea). A obra vai reunir tanto contos ambientados em realidades histórica quanto aqueles passados em universos mágicos inventados pelos próprios autores.

Raphael Draccon, autor de Dragões de Éter, da editora Planeta, participará especialmente desta antologia com um conto de sua autoria. A capa será ilustrada por Octavio Cariello (The Queen of the Damned, de Anne Rice), conceituado desenhista de inúmeras HQs de editoras americanas, como a DC Comics e Marvel.

Autores interessados em participar da obra podem enviar seus textos para seleção até o dia 31 de março. O lançamento de Anno Domini - Manuscritos Medievais acontecerá dia 19 de julho, na Casa das Rosas, em São Paulo. O regulamento está disponível no site www.andross.com.br . Mais informações na comunidade Anno Domini no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=46251734

Mais informações
Andross Editora
Contato pelo telefone: (11) 6943-7687
edson@andross.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/01/2008 08:42:00 PM | | | Voltar

·······

30 de janeiro de 2008

Cadê os nacionais?

O Globo - 30/01/2008 - por André Miranda e Miguel Conde
Duas palavrinhas devem ser acrescentadas à velha máxima de que "brasileiro lê pouco". Levantamento feito pelo jornal Globo junto às principais editoras do país, e ilustrado na pilha de livros ao lado, mostra que apenas um nacional figurou entre os dez livros de ficção adulta mais vendidos no Brasil em 2007: Elite da tropa" (Objetiva), uma obra cujas vendas foram alavancadas pelo filme-sensação "Tropa de elite" e que possui o apelo extra de ser uma história real "disfarçada" de ficção. Portanto, se é verdade que o brasileiro lê pouco, parece mais claro ainda que o brasileiro lê pouco romance brasileiro. O desempenho comercial da ficção brasileira parece ainda mais fraco após uma olhada na lista de não-ficção, na qual a presença nacional é muito maior: em 2007, houve semanas em que até seis livros brasileiros apareciam entre os dez mais. No ranking de ficção, Elite da tropa ficou em oitavo, atrás de obras de autores de Afeganistão, Austrália, Índia, Estados Unidos e Espanha. >> Leia mais

Leia também: Assunto relevante, no Bloga Noga

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/30/2008 01:41:00 PM | | | Voltar


Editora vê 'literatura de grupo' no país

O Globo - 30/01/2008 - por André Miranda e Miguel Conde
Responsável por três dos cinco livros de ficção mais vendidos de 2007, a gerente editorial da Nova Fronteira, Izabel Aleixo, acredita que a dificuldade para o romancista brasileiro entrar na lista dos livros de ficção pode se dever ao próprio romancista brasileiro: "A literatura no Brasil é uma literatura de um grupo. Acho que nossos jovens autores estão procurando agradar apenas a esse seleto grupo de escritores. A diferença para muitos autores iniciantes de outros países é que eles têm uma expectativa de alcançar também quem está fora da livraria, chegar a leitores que se sentem atraídos por livros bem construídos, por uma história", diz. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/30/2008 01:32:00 PM | | | Voltar

·······

18 de janeiro de 2008

O novo sucesso da literatura portuguesa: 'O Guardião da Noite' do escritor Henrique J.R. Padeiro

1ª Edição esgotada em 3 semanas

O Guardião da Noite é um figura mística que nos transporta para os sentidos possíveis da linguagem. O leitor encontrará neste conjunto de contos indícios, pistas enubladas, distorcidas, embaciadas de um discorrer de experiências que para além de serem vividas são alvo de reflexão apaixonada, teórica, melancólica... Nunca o autor tenta descrever um momento de uma forma directa, não tenta chegar à meta por uma direcção a direito, antes procura os caminhos que nos levam ao mesmo tempo pelo campo, pela cidade, pelo amor ou pelo mar, para assim entusiasmar o leitor, para assim desafiar o leitor. O Guardião da Noite é uma figura mística, mas este misticismo está explícito na forma como o autor esconde cada palavra atrás de uma cortina que tenuamente mostra como cada conto nasce de cada vez que é lido.

Á venda na Fnac, Livraria Bulhosa, Livraria Ler Devagar, Livraria Barata e, online em Livraria Apolo 70

Blog do Autor: http://www.henriquepadeiro.blogspot.com/

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/18/2008 08:33:00 PM | | | Voltar

·······

2 de dezembro de 2007

Uma editora que resiste há 20 anos

O Estado de S. Paulo - 01 dezembro 2007

A paulistana Iluminuras, fundada em 1987, lançou nomes como Ricardo Piglia e Alan Pauls sem fazer concessões ao mercado
Uma editora que publica Beatriz Sarlo, Robert Arlt, Friedrich Hõlderlin, Heinrich Heine e chega aos 20 anos sem fazer concessões é uma raridade no mercado brasileiro. Por essa e outras razões a paulistana Iluminuras, que comemora duas décadas de existência, é considerada uma editora de resistência - isso numa época em que grandes editoras fecham negócios às cegas na feira de Frankfurt, sem considerar o conteúdo dos livros que compram, ou perdem totalmente a identidade ao serem incorporadas por outros grupos editoriais. A editora, fundada pelo literato argentino Samuel Leon e pela historiadora brasileira Beatriz Costa, sempre foi cuidadosa ao escolher seus autores e tradutores , publicando menos de 500 títulos nesses 20 anos.
Entre os escritores lançados no Brasil pela Iluminuras hoje estão nomes consagrados como os dos argentinos Ricardo Piglia (A Invasão) e Alan Pauls (O Passado), para citar apenas dois estrangeiros. Um autor brasileiro do mesmo nível e publicado pela editora, o pernambucano Raimundo Carrero (O Amor Não Tem Bons Sentimentos) é outro exemplo dacriteriosa seleção do time. Seu novo livro deve ser publicado em 2008 pela Iluminuras, que promete títulos fundamentais de filosofia e poesia, dois outros segmentos privilegiados no catálogo. O ano começa com um ensaio da maior crítica literária argentina contemporânea, Beatriz Sarlo, sobre o mais conceituado autor de seu país, Borges, um Escritor na Margem. Outros títulos programados para o próximo ano traduzem a seriedade da dupla fundadora. Um deles é a tragédia inacabada do poeta-filósofo alemão Hõlderlin, Der Tod des Empedokles (A Morte de Empedocles). Outro é Die Gõtter im Exil (Os Deuses no Exílio), de Heine, com tradução do filósofo Márcio Suzuki, fiel colaborador da editora. Entre os contemporâneos, o destaque fica com O Homem das Peles, do psicanalista e romancista Luis Gusmán, um dos grandes nomes da literatura argentina, também introduzido no Brasil graças ao editor Samuel Leon.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/02/2007 02:10:00 PM | | | Voltar

·······

19 de novembro de 2007

Leilão de idéias: a última chance!

O Globo - 17/11/2007 - por Miguel Conde
Há algumas semanas, as principais editoras americanas se batem para decidir quem ficará com os direitos de publicação do novo livro de um professor de ciências da computação chamado Randy Pausch. Após vários rounds de pugilato financeiro, continuam na disputa a HarperCollins, do magnata australiano Rupert Murdoch, e a Hyperion, braço editorial da Walt Disney Company. Segundo um editor brasileiro que acompanha a briga, há três dias os lances chegaram à casa dos US$ 5 milhões pelos direitos no mercado americano, e US$ 6,5 milhões para o mercado mundial. O que esse livro tem de tão bom? Difícil saber: ele ainda não foi escrito. Ninguém duvida, porém, que suas vendas vão superar em muito as de Adicionando input e output ao modelo transacional, o primeiro livro do professor. >> Leia mais

Links relacionados:

- Randy Pausch's Web Site
- A Beloved Professor Delivers The Lecture of a Lifetime
- What wisdom would we impart to the world if we knew it was our last chance? For Carnegie Mellon professor Randy Pausch, the question isn't rhetorical -- he's dying of cancer. Jeff Zaslow narrates a video on Prof. Pausch's final lecture.
- To watch the full lecture online *now*, go to Google video here. The first 8 minutes consists of embarassing introductions I don't deserve. The lecture is about an hour, followed by tributes by much more accomplished folks than myself.
- You can get a transcript here. You may use this for non-commercial purposes without asking for permission.

E você, que sabedoria trasmitiria ao mundo se viesse a saber que era a sua última chance?

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/19/2007 09:45:00 PM | | | Voltar

·······

17 de novembro de 2007

Apaixonado pela gastronomia conta sua receita de sucesso para conquistar diversos empreendimentos no ramo

Seja qual for o ramo de atuação profissional escolhido, não basta apenas investir na qualidade do produto final ou na aplicação de estratégias que deram certo para outros empresários: é preciso criar uma cadeia de hospitalidade. Essas e outras particularidades da batalha profissional são abordadas por Danny Meyer no livro Setting the Table, que no Brasil será lançado com o título “Hospitalidade e Negócios – O Rei da Gastronomia de Nova York Conta o Segredo do Sucesso”, pela Editora Novo Conceito.

Meyer insere o leitor no contexto de sua história, revelando sua paixão pela gastronomia desde a infância por meio da descoberta de novos paladares. Quando jovem, lançou-se no mercado de trabalho exercendo diversas funções que viabilizassem sua permanência durante algum tempo nos mais diferentes lugares do mundo. Essas viagens permitiram-lhe um vasto conhecimento sobre a cultura alimentar de cada região, resgatando então os melhores sabores que cada localidade poderia lhe oferecer. “Culturas que se importam profundamente com a comida quase sempre se importam com a vida, a história e a tradição”, afirma.

Em 13 capítulos, o aspirante a chefe de cozinha que agora é administrador de onze restaurantes relacionados nas listas dos melhores de Nova York leva o leitor ao universo de sua atuação profissional, fazendo com que os profissionais não sejam apenas fornecedores de boas mercadorias ou serviços, mas acolhedores de seus clientes e contatos, dando o respaldo e a atenção que essas pessoas não encontrarão em outro lugar.

Hospitalidade e Negócios” não traz apenas uma história bem-sucedida de um empresário no ramo de restaurantes, mas sim uma lição de vida a ser adaptada e aplicada no dia-a-dia do leitor, onde o tempero principal ensinado por Danny Meyer é constituído por uma pitada de inovação combinada com altas doses de hospitalidade, até que o sucesso bata à sua porta.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 04:38:00 PM | | | Voltar


A história e a influência cultural da África no Brasil

O livro História e cultura afro-brasileira, da Editora Contexto, traz os paradoxos históricos e a grande influência da cultura africana no nosso País. A autora Regiane Augusto de Mattos afirma que “ao contrário de outros imigrantes, os africanos não chegaram ao Brasil. Foram trazidos. Isso leva muitos a conceber a idéia de que africano e escravo são sinônimos, o que não é verdade”. Eles foram levados a trabalhar como cativos em várias atividades e sofreram a violência e a opressão inerentes ao sistema escravista. No entanto, apesar dos obstáculos impostos pela escravidão no Brasil, os africanos e seus descendentes, convivendo com brancos, pardos, indígenas, crioulos e africanos de diferentes regiões, encontraram meios para se organizar e manifestar suas culturas e, dessa forma, influenciaram profundamente a sociedade brasileira.

Nesse livro a autora aborda a história da África e dos africanos, o comércio europeu de escravos nesse continente, a luta dos negros no Brasil (revoltas e movimento abolicionista), o negro na formação da sociedade nacional e a cultura negra brasileira daí advinda. Ao mesmo tempo em que os negros uniam-se contra a discriminação e a segregação racial, preservavam manifestações como as congadas, os maracatus e a capoeira, influenciavam a língua e criavam novas expressões culturais, como os afoxés e blocos afros, os gêneros musicais maxixe e samba e o atual movimento hip-hop, formando, assim, o que chamamos hoje de cultura afro-brasileira. Parte integrante da cultura brasileira.

A lei nº 10.639 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Esse fato foi considerado um importante passo pelos movimentos de luta dos negros em todo o país. Esclarecedor e abrangente, pensado e elaborado de forma didática tanto para professores quanto para alunos, este livro vem preencher justamente essa lacuna.

Na próxima terça-feira é o Dia Nacional da Consciência Negra, homenagem a Zumbi, líder do Quilombo de Palmares e o símbolo da resistência negra, que foi assassinado em 20 de novembro de 1695.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 04:02:00 PM | | | Voltar

·······

13 de novembro de 2007

Alemanha quer difundir sua nova literatura no Brasil

O Globo - 12/11/2007 - por Júlia Dias Carneiro
Quando a equipe do Litrix começou a pesquisar o mercado editorial brasileiro, viu que clássicos como Goethe e Kafka estavam bem representados. O mesmo não se podia dizer da literatura contemporânea alemã: a falta de títulos dos últimos dez anos levou o projeto alemão a estabelecer o Brasil como país-alvo para o Biênio 2007/2008. A missão: apresentar a produção literária alemã atual a editoras brasileiras e promover a publicação de lançamentos no Brasil, fomentando - na verdade bancando - a tradução das obras compradas. O Litrix foi fundado em 2003 para divulgar a literatura contemporânea alemã no mundo. Um dos frutos já surgiu: a Record vai traduzir Sobre o que riem as pessoas inteligentes, de Manfred Geier, com lançamento previsto para 2009. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/13/2007 07:11:00 PM | | | Voltar

·······

5 de novembro de 2007

Revista Bravo! elogia 'Ai', romance de Fábio Campana

A revista Bravo!, na edição de novembro de 2007 (já nas bancas), destaca o romance Ai, de Fábio Campana, publicado recentemente pela Travessa dos Editores. Na seção Livros, editada por Helio Ponciano, Ai figura entre "Os melhores lançamentos na seleção de Bravo!". A revista sugere por que ler: "Pela forma como Campana trabalha, no plano da ficção, com a reconstrução e o peso da memória e dos costumes familiares. Seus personagens vivem ancorados no passado". Bravo! ainda recomenda, sobre Ai, "preste atenção": "Em como certas referências alinham o livro com tradições da literatura — como o conflito de dois irmãos (Luis e Carlos) — e a história (Guerra do Paraguai)". A revista, uma das mais importantes publicações sobre arte e literatura no Brasil, apresenta breve perfil de Fábio Campana, discorre sobre o tema tratado e reproduz um fragmento da obra.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2007 09:27:00 PM | | | Voltar

·······

4 de novembro de 2007

'Poética do Caos' é o novo romance de Nilza Amaral, lançado pela Protexto

Jeová habitante de segunda classe da grande cidade interage com as demais personagens procurando a verdade. Durante o desenrolar da trama descobre que a verdade de cada um é a que conta. A partir do seu encontro com a jornalista de primeira viagem, a recém formada Wilma, ambiciosa e sem escrúpulos, vai sendo introduzido em novos mundos e descobrindo o poder e a ambição reinantes no coração dos indivíduos. Povoada de personagens proprietários do poder, a novela aos poucos vai delineando o perfil da sociedade vigente, opressora e dominadora. A época é a atual, o cenário é a cidade grande do capitalismo selvagem e dos formadores das mentes.

Coleção:  Romances      Autor: Nilza Amaral    Titulo: Poética do Caos

ISBN: 9788589026802

Editora: Protexto

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/04/2007 08:54:00 PM | | | Voltar


Lançamento - BORGES, UM GIRÓVAGO

borges Em "Borges, Um Giróvago", homem, poeta e personagem recebem – sob o olhar acurado do autor – tratamento que os distingue de tantos outros ensaios e textos acadêmicos enfileirados nas prateleiras. Os recortes cuidadosamente selecionados e elegantemente costurados pelo autor confirmam sua habilidade em escolher e agrupar temas universais espalhados na obra de Borges, fato que dá aos leitores a certeza de renovado prazer na leitura deste primoroso texto. Arrumem-se na cadeira, no sofá ou na poltrona e desfrutem neste livro da riqueza que o texto de Borges reclamava aos ensaios, crônicas, contos e poemas!
Este livro traduz uma preciosa seleção dos mais inspirados momentos de Jorge Luis Borges entrelaçados com apurado sabor. O autor não escreve para acadêmicos, tampouco é um livro pretensioso, hermético e compromissado com iniciados. Porém, Paulo Leonardo Medeiros Vieira não faz concessão aos lugares-comuns. No mínimo, é diferente de tantos outros ensaios e textos já produzidos sobre Borges. Analisando temas universais espalhados na obra do notável escritor, apresenta as influências, interesses e principais legados à literatura que o laurearam com o reconhecimento internacional, com um texto que nos conduz pelo homem, poeta e personagem Borges, andarilho do espírito que resplandece neste livro.  ++++

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/04/2007 05:34:00 PM | | | Voltar

·······

22 de outubro de 2007

Parte mais fraca: Relação entre editoras e compositores deve ser repensada

Leia o artigo do advogado Daniel Campello Queiroz, especialista em Direitos Autorais, que aborda os desequilíbrios da relação entre compositores e editoras musicais:

"Em época de difusão crescente do conteúdo musical através da grande rede mundial de computadores, muito se tem discutido sobre a flexibilização dos direitos patrimoniais de autor. Ocorre, porém, que o debate relativo ao tema, cada dia mais presente nos veículos midiáticos, pouco abarca a importância da figura do compositor, e a necessidade de garantir-lhe meios de viver de seu ofício.

É fato inconteste que a composição musical é a matéria prima de toda a cadeia produtiva engendrada em torno da música".

+++   http://conjur.estadao.com.br/static/text/60559,1

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/22/2007 07:57:00 PM | | | Voltar

·······

8 de outubro de 2007

Andross Editora está recebendo, até o final do mês, contos de novos autores para três antologias


A Andross Editora está recebendo, até o final do mês, contos de novos autores para três antologias: O Livro Negro dos Vampiros, Entrelinhas (microcontos com até 600 caracteres) e Crônicas. Autores com obras já publicadas também podem participar. O regulamento e instruções para envio das obras estão disponíveis no website da editora: http://www.andross.com.br/


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 07:56:00 PM | | | Voltar

·······

26 de setembro de 2007

Galeno Amorim comemora 150 mil livros vendidos


O jornalista e escritor Galeno Amorim vai comemorar em Ribeirão Preto, durante a 7ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, uma marca recentemente atingida: 150 mil livros infantis vendidos pelo selo Palavra Mágica. A marca será celebrada com uma edição especial do livro infantil O menino que sonhava de olho aberto. O lançamento será neste sábado (29/09), às 16h30, na Arena Cultural, na Praça Carlos Gomes.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/26/2007 08:23:00 PM | | | Voltar

·······

25 de setembro de 2007

LANÇAMENTO: Pai Poeta: um olhar de amor e de paz na toada dos fatos da vida


Pai Poeta é um livro diferente pois nele os médicos Rean Lins e Marisa Carla Queriroz misturam diversos estilos literários para expressar sentimentos e idéias que surgem constantemente no exercício da medicina. Os contos do livro falam da necessidade de superação dos obstáculos do perigo nuclear para o Globo Terrestre e, primordialmente, da poesia como ferrmenta para sublimação do ser humano.
A parte estinada à filosofia contempla temas importantes como ética, o valor do tempo e a alteridade, como necessidades básicas do homem. As poesias abordam temas variados como amor o destino a natureza. Na parte final do livro existem poesias interativas onde o leitor, se assim o desejar, poderá participar tentando escrever as estrofes finais. Neste livro, a medicina e a literatura estão dadas com a filosofia e a ética, sempre no intuito de despertar a consciêcia do homem para a sua função no mundo.


PAI POETA é um livro diferente, pois...
Ser um pai: criar, cuidar, amar e olhar candidamente para o filho pela eternidade. Um tempo sem fim... Um olhar de amor e de paz na toada dos fatos da vida, nas ondas do bem que te quer num périplo de coisas boas e amistosas que vêm para colorir uma vida destinada ao bem do próximo e seu também. Um jogo amistoso com regras do ganha-ganha, da entropia positiva, do abraço fraterno, e do peito que pulsa numa vaga de crescente esperança, para um futuro de glória e bem-aventurança. Leia mais... no site do livro PAI POETA


Livro disponível para venda nas livrarias de Brasília/DF e pela internet na Livraria Cultura.


[Livro encaminhado pelos autores]


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/25/2007 02:42:00 PM | | | Voltar

·······

26 de agosto de 2007

Livro vai contar história do Silvio Santos empresário


Ex-diretor de jornalismo do SBT, TV Gazeta e TV Cultura, o jornalista Albino Castro, 58, foi contratado na semana passada pelo Grupo Silvio Santos para contar em livro a história do Silvio Santos empresário.
A biografia oficial sai em dezembro, em comemoração aos 50 anos do Grupo Silvio Santos. O conglomerado, que fechou 2006 com 10.988 "colaboradores" (95% eram funcionários) e faturamento bruto de R$ 3,2 bilhões, nasceu em 1958 com a Ali Produções Ltda., uma firma de fundo de quintal que prestava serviços de alto-falante.
"A vida artística de Silvio Santos todo mundo conhece. Mas a do empresário é pouco conhecida. Ele se tornou artista para vender os produtos dele. Uma vez, me contou que era um vendedor de carnês do Baú que tinha montado uma televisão para isso. Ele se considera muito mais empresário do que artista", afirma Castro.
Segundo o jornalista, essa "lógica" explica a instabilidade da grade do SBT e o fato de o jornalismo ser tão desprestigiado na rede. "Uma emissora apolítica é importante para um empreendedor", diz Castro. (Daniel Castro, Outro Canal, FSP) +++++


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/26/2007 08:35:00 PM | | | Voltar

·······

19 de agosto de 2007

Noctâmbulos é o mais recente lançamento da Andross Editora


Em Hitchcock por Hitchcock - Coletânea de Textos e Entrevistas, o diretor de cinema estabeleceu assim a diferença entre terror e suspense: o primeiro se obtém com a surpresa; o outro, pelo aviso antecipado. "Suspense é uma experiência contínua e vai crescendo até atingir um clímax; já o terror, para ser realmente efetivo, tem que vir todo de uma vez, como um relâmpago".
É por este terreno nebuloso que passeiam os 29 contos de Noctâmbulos (Andross Editora, 136 páginas, R$ 19), com lançamento previsto para início de setembro. Ao suspense e terror, soma-se o sobrenatural. Medos infantis, jogos de tabuleiro que invocam os espíritos, presentes macabros do Papai Noel e outros fantasmas que povoam o inconsciente coletivo estão presentes na obra, ora para surpreender o leitor ora para o fazer prender a respiração até o desfecho - para ficar na definição de Hitchcock. De um modo ou de outro, o que fica no final de cada conto é aquela sensação conhecida de pêlos eriçados na nuca ou de que há alguém observando por trás do armário.
Noctâmbulos é mais uma antologia com textos inéditos de novos autores, que encontram neste formato uma oportunidade de publicar suas histórias. A organização é de César Mancini, heterônimo do editor Edson Rossatto, que analisou cerca de 130 contos em três meses até chegar aos 29 selecionados. Há autores de vários estados brasileiros e também de Portugal e do Japão.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2007 06:29:00 PM | | | Voltar


LANÇAMENTO: 'A Forma do Livro - Ensaios sobre Tipografia e Estética do Livro', de Jan Tschichold,


"Tipografia perfeita é mais uma ciência que uma arte", pois depende de harmonia e proporções exatas entre todos os elementos. "Devemos aprender, e ensinar, o que isto significa". Assim o renomado tipógrafo e designer alemão Jan Tschichold (1902-1974) introduz o leitor no universo da produção gráfica de livros nesta coletânea de ensaios escritos no período de 1937 a 1974. Com texto introdutório do americano Robert Bringhurst, também designer e tipógrafo, A Forma do Livro aborda, de maneira clara e didática, os vários aspectos envolvidos na composição tipográfica: página e mancha, folha de rosto, parágrafos, grifos, versaletes, entrelinhamento, forcas e viúvas, tipologias, formatos e papéis, entre outros.
Um verdadeiro guia para profissionais do segmento editorial, o volume também é cativante para os leitores atentos aos aspectos táteis e visuais desse objeto de devoção que é o livro. Com estilo que combina precisão técnica e reflexões sobre questões estéticas presentes no ofício de compor e editar, Tschichold aposta no cálculo e no respeito pela literatura. "Um designer de livro deve ser um servidor leal e fiel da palavra impressa", diz Tschichold no ensaio "Artes Gráficas e Design do Livro"; deve "encontrar a representação perfeita para o conteúdo do livro em elaboração".
> Jan Tschichold nasceu em Leipzig, Alemanha, em 1902. Aos 18 anos já estudava e ensinava tipografia e designer gráfico. Após ter sido preso em 1933 devido à sua estética, que não agradava ao Partido Nacional Socialista, fugiu para Suíça. Neste país, trabalhou e viveu a maior parte de sua vida até sua morte em Lucarno, em 1974.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2007 06:15:00 PM | | | Voltar

·······

10 de agosto de 2007

A reedição do famoso ''Guia Prático de Tradução Inglesa'' já está nas livrarias.


Após nove anos fora do mercado, o Guia Prático de Tradução Inglesa - clássico do gênero com mais de 4 mil exemplares vendidos - volta às prateleiras das livrarias nacionais, totalmente reformulado, por iniciativa da Editora Campus-Elsevier.
A obra de Agenor Soares dos Santos, que teve sua primeira edição lançada em 1981, chega em uma versão totalmente revisada e reformulada, com centenas de referências cruzadas, capítulos e comentários que, além de explicar a peculiaridade do dicionário, abordam dificuldades sintáticas e estilísticas relacionadas com os cognatos, , além de apresentar cerca de 1500 entradas novas em relação à edição anterior, abrangendo o maior número de cognatos enganosos até hoje colecionados e definidos.
O "novo" guia está dividido em três partes, sendo a primeira, um exame de numerosos aspectos gramaticais e lexicais e à plena compreensão das distinções dos cognatos entre as duas línguas, além de informações históricas indispensáveis ao conhecimento da vitalidade e do legado do Latim no Inglês. A segunda parte traz o dicionário propriamente dito, cujos verbetes, selecionados com foco na língua contemporânea, têm remissões claras e objetivas aos itens pertinentes da primeira parte. E a terceira relaciona a extensa bibliografia constituída das obras de referência utilizadas e do vasto conjunto de obras literárias e jornalísticas que ilustram os sentidos e definições de cada palavra.
Agenor Soares dos Santos é diplomata aposentado. Formado pela UFMG, foi o primeiro professor de Inglês e Literatura Inglesa e Norte-Americana da PUC de Belo Horizonte. Seu Guia Prático de Tradução Inglesa é um desenvolvimento de estudo pioneiro de falsos cognatos que ele realizara em 1977, como monografia universitária. Lexicógrafo especializado em Inglês e em estudos comparativos. como este e como o Dicionário de anglicismos lançado, em 2005, pela mesma editora, dedica-se a trabalhos de orientação de tradutores - com destaque para a tradução literária - e tem em preparo outras obras dessa natureza.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/10/2007 10:05:00 PM | | | Voltar

·······

3 de agosto de 2007

O tira que invadiu a livraria


O Estado de S. Paulo - 2/8/2007 - por Jotabê Medeiros
Se o leitor passar esta semana pela portentosa Livraria da Vila da Alameda Lorena, nos Jardins em São Paulo (onde, no andar superior, um cafezinho custa R$ 2,50), vai encontrar na estante mais nobre, no térreo, um modesto livrinho policial em formato de bolso encarando tubarões da literatura mundial. Trata-se de Inspetor Tavares - Cada caso é um caso, de Waldemar Neves (pseudônimo do escritor, ator, dramaturgo e cineasta Felipe Sant'Angelo, de 26 anos). Custa R$ 16. Lembra aquele caso do estudante que expôs, durante dois meses, um quadro de sua autoria durante a 25ª Bienal de São Paulo, em 2002, ao lado de Brodsky, Cruz-Diez, Carmela Gross, Carlos Fajardo.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/03/2007 09:24:00 AM | | | Voltar

·······

1 de agosto de 2007

Abertas as inscrições para coletânea de contos


Projeto é oportunidade para novos autores


[São Paulo - 31/07/2007] All Print lança coletânea de contos de crônicas para novos autores. Em homenagem ao Dia do Escritor, comemorado no último dia 25/7, a Editora All Print lançou, em parceria com a Popmídia Talentos, a "I Coletânea de Contos e Crônicas All Print" um projeto em sistema de cooperativa que visa criar oportunidades para os novos autores brasileiros.
Para participar, os interessados só precisam inscrever seus contos ou crônicas, sob qualquer tema no site do projeto. Uma equipe especial irá avaliar os trabalhos e selecionará os melhores para publicação.
Acesse o site do projeto agora mesmo, leia o regulamento e faça a sua inscrição online: www.allprinteditora.com.br/comunidade/projeto


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/01/2007 02:52:00 PM | | | Voltar

·······

30 de julho de 2007

LANÇAMENTO ATELIÊ EDITORIAL: Estudos de Literatura Brasileira e Portuguesa, de Paulo Franchetti


Com ensaios que vão desde o romantismo brasileiro, o indianismo e as obras de Camilo Castelo Branco e Eça de Queirós, até a aclimatação do haicai no Brasil e a poesia produzida sob o impacto de João Cabral de Melo Neto, Estudos de Literatura Brasileira e Portuguesa é sobretudo a afirmação de uma atitude teórica: Paulo Franchetti procura aqui restituir às obras analisadas as questões poéticas e as tensões históricas que estão em sua gênese, para melhor compreender os elementos de permanência que continuam convocando o olhar crítico e o gesto da leitura.
Fazendo um recenseamento dos debates críticos em torno da produção literária e de sua recepção, Franchetti detecta as linhas de força de autores responsáveis pela formação de um cânone nacional - sem prejuízo de uma avaliação rigorosa da realização estética do ponto de vista do presente. No estudo que abre o volume, não hesita, por exemplo, em identificar os lugares-comuns de um Álvares de Azevedo ou as decepções na leitura extensiva de um Sousândrade - ao mesmo tempo em que identifica seus momentos notáveis de invenção lírica e de inovações sintáticas e vocabulares.
O ensaio "Oliveira Martins e o Brasil", enfoca as tensões luso-brasileiras do ponto de vista da historiografia e da etnologia mostrando como a recepção crítica do autor de História de Portugal e História da Civilização Ibérica por Eduardo Prado, Manoel Bomfim e Gilberto Freire utiliza as teses sobre a decadência do Portugal finissecular e fornece as bases para uma afirmação ideológica (e antilusitana) do caráter nacional-brasileiro. Atento à produção contemporânea, Paulo Franchetti procura estabelecer ainda uma genealogia de alguns valores poéticos vigentes em nossa tradição recente - em especial, a concisão formal inspirada pelos haicais (gênero que ele próprio pratica).
Paulo Franchetti é professor titular de Teoria Literária na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É autor, entre outros livros de ensaios, deAlguns Aspectos da Teoria da Poesia Concreta (1989) e Nostalgia, Exílio e Melancolia - Leituras de Camilo Pessanha (2001); das edições comentadas de O Primo Basílio (1998) e Iracema (2007), ambos pela Ateliê Editorial, e da antologia Haikai (1990). Publicou, também pela Ateliê, a ficção O Sangue dos Dias Transparentes.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/30/2007 02:09:00 PM | | | Voltar

·······

28 de julho de 2007

Mercado de livro cresce e pressiona por profissionalização das editoras


Aumento de vendas e faturamento reflete incremento da competição; Ediouro, que pretende abrir capital, lidera aquisições


Depois de uma década de incertezas, o mercado editorial dá sinais de ter voltado a crescer de maneira mais firme. É o que vai revelar a mais recente pesquisa conjunta do Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e da CBL (Câmara Brasileira do Livro), a ser divulgada nos próximos dias. Alguns números do levantamento foram adiantados à Folha por Paulo Rocco, presidente do sindicato que reúne editoras do país.
A pesquisa aponta um aumento do faturamento total das empresas de R$ 2,572 bilhões para um número próximo de R$ 3 bilhões, que reflete também um aumento das aquisições por programas governamentais. Mas o aumento foi de fato "puxado" pelo mercado. Em obras gerais (excluindo didáticos, religiosos e técnicos), houve um acréscimo de 9,51% no faturamento e um aumento no número de exemplares vendidos de 4,68%.
Os números refletem a intensa movimentação da área. Depois da onda "das espanholas" (a entrada dos grupos Planeta e Santillana/Prisa), no começo dos anos 2000, agora o mercado vem sendo sacudido pela compra e fusões de editoras, movimento que é impulsionado pela Ediouro.


http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2807200708.htm (só para assinantes)




Technorati :

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 01:25:00 PM | | | Voltar


Maria Antonieta - O Escândalo do Prazer


MARIA ANTONIETA obedeceu, antes de mais, aos impulsos do seu coração. A necessidade de amar e ser amada levou-a por caminhos perigosos, e esta obstinação em perseguir o amor e o prazer é, simultaneamente, a sua desculpa e o aspecto mais comovente da sua personalidade. A custo de pesquisas pacientes, do estudo de documentos pouco conhecidos, alguns escondidos pela mortalha do tempo, e operando uma síntese entre a interpretação científica dos factos e a análise psicológica dos sentimentos, o autor conseguiu traçar um retrato de Maria Antonieta mais humano, mais sensível e mais vibrante do que aquele que nos foi legado pela história oficial.


CLAUDE DUFRESNE é jornalista, com colaborações periódicas tanto na imprensa escrita (Figaro, Figaro Magazine, Historia), como na rádio e na televisão, com várias séries dramáticas da sua autoria. É, ainda, autor de quase três dezenas de obras líricas e de várias biografias, tendo já sido galardoado pela Academia Francesa.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 01:14:00 PM | | | Voltar

·······

26 de julho de 2007

A Segunda Guerra na ótica da literatura


Em agosto revista EntreLivros traz dossiê sobre o que há de melhor na produção literária sobre a maior guerra do século XX
Na há evento na história do século XX que tenha influenciado mais a cultura e o pensamento contemporâneo do que a Segunda Guerra Mundial. O conflito, que durou oficialmente de 1939 a 1945, é, até hoje, tema recorrente na produção cultural mundial. Nesse contexto, a EntreLivros de agosto apresenta um dossiê sobre a produção literária referente ao maior conflito bélico do último século. Dos relatos testemunhais escritos por quem passou pelo trauma da guerra, aos ficcionais que se preocupam em retratar o conflito, o dossiê apresenta livros que tratam de dor, sofrimento, angústia, solidariedade e esperança.
Abrindo a seqüência de artigos, Rodrigo Campos Castro analisa os lançamentos de Jonathan Littell, Norman Mailer e Günter Grass, ficcionistas de peso no cenário mundial, que chegam às livrarias brasileiras nas próximas semanas e que, em comum, têm a Segunda Guerra como tema. O dossiê traz ainda uma seleção com as 10 principais obras escritas por quem viveu o conflito nas cidades bombardeadas ou nos campos de concentração e extermínio. Nela figuram clássicos como "O Diário de Anne Frank", escrito pela jovem Anne Frank e publicado por seu pai, Otto e "É isto um homem?", do judeu italiano Primo Levi.
Em outro artigo da revista, Márcio Seligman descreve a literatura de testemunho como uma tentativa de superar o trauma da guerra e constata a impossibilidade em representá-lo. Já Marcelo Backes comenta o legado do conflito na literatura alemã e mostra como as lembranças e o desejo em compreendê-la ocuparam por décadas o imaginário dos escritores germânicos.
A edição de agosto de EntreLivros apresenta ainda uma seleção com 13 livros de poetas contemporâneos brasileiros que aliam inteligência técnica e sentimento religioso, revelando o atual panorama da poesia nacional. O cineasta Glauber Rocha é tema de artigo assinado por Antônio Torres, que o entrevistou, pessoalmente, em 1964. Além do relato de Torres sobre o encontro, a matéria traz ainda trechos da própria entrevista (inédita) concedida por Glauber.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/26/2007 09:52:00 AM | | | Voltar

·······

23 de julho de 2007

...e Harry Potter vazou na internet


O Estado de S. Paulo - 22/7/2007 - por Pedro Doria
Na semana passada, alguém com acesso a um exemplar do último volume da série Harry Potter colocou o livro contra um chão acarpetado e fotografou cada uma de suas páginas com uma câmera digital Canon Rebel 350D. As imagens foram divulgadas pela internet na noite de segunda-feira (16/07), cinco dias antes do lançamento mundial. Ao todo as editoras da série gastaram US$ 20 milhões para proteger o segredo até o sábado. Instalaram rastreadores de satélite nos caminhões de distribuição, contrataram advogados para tirar sites com o material pirateado do ar. "Mas, não há o que fazer", escreveu em seu blog Bruce Schneier, um dos maiores especialistas em segurança digital dos EUA. "É impossível evitar que algo assim vaze na internet." O resultado é que Harry Potter, o último, já havia sido resenhado pelo New York Times na edição de quinta-feira.


[NOTA] Aliás, o livro já está traduzido para o português. A tradução foi feita por fanáticos por Harry Potter. Sim, há inúmeros erros nas traduções, mas nada impede o entendimento do livro. Posteriormente os capítulos serão revisados. Créditos a comunidade 'Livro 7 Harry Potter' do Orkut.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/23/2007 09:59:00 PM | | | Voltar

·······

18 de julho de 2007

Colecionador de pedras, nas livrarias


O livro "COLECIONADOR DE PEDRAS", 20 de poesia, que faz parte da coleção Literatura periférica (Global editora), já está à venda nas livrarias de SP e outros estados. Se estiver afim...
Caso na sua cidade não tenha livraria, não esquenta, receba-o pelo correio ou pela internet. É fácil, e o frete é grátis.
Mande seu pedido para: vendas@globaleditora.com.br C/Leandro.
O valor é o mesmo de livraria R$ 29,00.
Agora é com você, literatura das ruas direto na sua casa.


ps: Livro recebido da GLOBAL Editora.




Technorati : , , , , , ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 09:46:00 PM | | | Voltar


Permissão para amar e ser amado, por Carla Coelho


Escrito pelo casal de psicólogos, Catarina Augusta de Lacerda e Milton Paulo de Lacerda o livro Permissão para Amar e ser Amado é um compilação de ensinamentos quotidianos adicionados a um toque da postura da psicologia moderna e de doutrina religiosa.


Dividido em onze partes a obra tenta permear todas as relações afetivas que o humano pode vir a se deparar. Desde o fato de viver, passando pelo sonho do amor, divagando sobre as questões relacionadas à auto-imagem, caindo sobre o campo minado das relações interpessoais, tentando se encontrar através dos encontros e desencontros diários, passando pelo território dos gestos e demonstrações desse sentimento e terminado com a premissa de que o amor não acontece por acaso. >>> leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 09:14:00 PM | | | Voltar

·······

11 de julho de 2007

Fósforo: Literatura para esquentar cabeças


A consciência do artifício, do "faz de conta", não impede o arrebatamento total do jogador. (John Huizinga, "Homo Ludens")


O surgimento da Fósforo é resultado das confluências. Nada de destino ou de sorte, mas o desejo manifestado e construído de pessoas dedicadas. Nada de coincidências, mas de momentos escolhidos, mesmo que tomados em separado. Confluências.
A cidade de Paraty, com seu Festival de Literatura, em 2004, sem dúvida, foi o estopim de tudo. Encontro de escritores, aspirantes a, admiradores de. Os quatro, Alessandro Garcia, de Porto Alegre, Claudinei Vieira, de São Paulo, Mariel Reis , do Rio de Janeiro e Milena de Almeida, de Belo Horizonte, já escreviam em sites e revistas eletrônicas, jornais e revistas literárias diversas, um e outro se conheciam, porém somente pela internet, e-mails e não-lugares quetais.
Viagem reveladora, Paraty serviu para estabelecer conhecimentos e consolidar amizades. Todos sempre tiveram projetos e atividades cotidianas relacionados com suas habilidades, a escrita. Todos tinham um bom número de peças literárias produzidas ou em produção. O site Paralelos ( http://www.paralelos.org ), com certeza, era o ponto em comum de pelo menos três: Alessandro, Claudinei e Mariel, colaboradores constantes neste projeto de primeira grandeza do editor e escritor Augusto Sales. Milena, escritora e jornalista, criadora da elogiada revista MININAS ( http://mininas.com.br ), juntou-se aos três em Paraty.
Esta é a Fósforo : quatro autores/editores buscando um novo ponto de convergência de literatura, uma forma de conhecer aqueles interessados em novas posições, novas propostas além do academicismo e que passem longe de práticas nulas e vazias. A primeira aposta é no Ficção de Polpa, um esforço coletivo cuja intenção não é outra senão promover e estimular a produção de uma literatura especulativa de primeira grandeza.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/11/2007 02:57:00 PM | | | Voltar


LANÇAMENTO: Antologia Fição de Polpa - Volume 1, em Porto Alegre


Monstros, psicopatas, alienígenas e zumbis! Prepare-se pois a invasão de Porto Alegre acontece no mês de julho em sessão de autógrafos no bairro Cidade Baixa. O escritor Samir Machado de Machado fez um convite a outros 15 autores: cada um deveria escrever um conto de ficção científica, fantástico ou de horror, com temática livre. O resultado é Ficção de Polpa - Volume 1, que será lançado pela Editora Fósforo, no dia 12 de julho, a partir das 19h30min , no Insano Bar (Rua Lima e Silva, 601 - Porto Alegre). No evento, também será feito o lançamento oficial da Editora Fósforo.
O livro apresenta assuntos tão variados quanto populares: serial killers, crimes hediondos, delírios domésticos, demônios, monstros, mortos-vivos, ETs e outras insanidades. Participam da antologia os escritores Alessandro Garcia, Annie Piagetti Müller, Antônio Xerxenesky, Fernando Mantelli, Guilherme Smee, Gustavo Faraon, Luciana Thomé, Marcelo Juchem Rafael Bán Jacobsen, Rafael Kasper, Rafael Spinelli, Roberta Larini, Rodrigo Rosp, Samir Machado de Machado, Sergio Napp e Silvio Pilau.
O projeto foi inspirado nas revistas Pulp, ou Pulp Fictions, que foram publicadas entre as décadas de 1920 e 1950 e recebiam esse nome por serem impressas no papel mais barato possível, feito da polpa da madeira. Esses pequenos livros traziam histórias de fantasia e ficção científica e apresentavam quase sempre em suas capas sempre uma bela mulher em perigo à espera do herói que a resgatasse.
A antologia ainda traz dois destaques. O primeiro é uma faixa-bônus, com a publicação de O Cão de Caça , de H. P. Lovecraft, em tradução especialmente feita para o livro. O conto foi originalmente publicado em Weird Tales em fevereiro de 1924. Além disso, o livro contém o making of da capa, com ilustração de Gisele Oliveira.
O livro estará disponível nas livrarias na data mais adequada possível para a proposta: dia 13 de julho - Sexta-feira . Consulte a relação dos locais de venda no site www.editorafosforo.com.


LANÇAMENTO DA ANTOLOGIA FICÇÃO DE POLPA - VOL. 1 E DA EDITORA FÓSFORO
com sessão de autógrafos dos autores
Data e horário: 12 de julho, a partir das 19h30min
Local: Insano Bar (Rua Lima e Silva, 601 - Porto Alegre - RS)
Preço: R$ 15,00 o exemplar


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/11/2007 02:26:00 PM | | | Voltar


''Baile de Máscaras'', Mulheres judias e prostituição. As polacas e suas associações de ajuda mútua


Foi um extraordinário sucesso editorial este primeiro estudo acadêmico, de Beatriz Kushnir, publicado no Brasil sobre a prostituição judaica. Conhecidas como polacas, essas mulheres deixaram uma marca no folclore urbano brasileiro, embora o total de prostitutas e cáftens judeus que aqui chegaram, entre 1867 e o final da década de 30, não passe de 2 mil. Mais importante do que o número é a rejeição que este grupo sofreu por parte da comunidade judaica mais ampla, intransigente em seus valores morais. Num momento histórico em que os imigrantes judeus lutavam contra o preconceito da sociedade como um todo, era fundamental deixar claro que os envolvidos com a prostituição eram marginais da comunidade.
Por isso, não se permitia que participassem de instituições como sinagogas, clubes ou sociedades beneficentes. Nem sequer se permitia que fossem sepultados nos cemitérios dos outros judeus. As polacas e seus cáftens, assim, criaram, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Santos, sociedades de beneficência e ajuda mútua independentes, organizadas exatamente nos mesmos moldes das que sempre foram características das comunidades judaicas em todo o mundo, e cujos documentos foram minuciosamente estudados por Kushnir. Essas associações encarregavam-se tanto da ajuda a seus velhos ou doentes quanto da manutenção de sinagogas e de cemitérios próprios. O apego à origem étnica e religiosa foi essencial para a sobrevivência psíquica dessas mulheres e para a manutenção de uma auto-imagem positiva, diante das circunstâncias adversas em que viveram.
A autora Beatriz Kushnir é graduada e mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e Doutora em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/11/2007 09:52:00 AM | | | Voltar

·······

3 de julho de 2007

Minha feira, meus livros


Valor Econômico - 2/7/2007 - por Tainã Bispo
Com um arrastão de mais de dez escritores convidados na Festa Literária Internacional de Parati (FLIP), a Companhia das Letras refez sua programação de lançamentos para aproveitar a vinda de escritores consagrados ao Brasil. Um dos autores celebridades da festa, o israelense Amós Oz, terá seu livro mais vendido no Brasil, o denso A Caixa Preta, lançado em formato de bolso por R$ 20 - com uma tiragem inicial de 5 mil exemplares. Lançado em 1993, a obra já vendeu mais de 12 mil exemplares, conta a coluna Blue Chip. Segundo Maria Emília Bender, editoria da Companhia das Letras, Coronado, de Dennis Lehane, e De volta à vida, de Nadine Gordimer, também entraram na gráfica antes do tempo.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/03/2007 11:48:00 PM | | | Voltar

·······

2 de julho de 2007

'A trajetória de Octavio Frias de Oliveira'


'A trajetória de Octavio Frias de Oliveira' traz a história do publisher da Folha de S. Paulo, um dos mais importantes personagens da imprensa brasileira da segunda metade do século 20 e do início do 21, desde o nascimento, em 1912, aos dias de hoje. Frias é visto desde a sua conturbada infância e, a partir daí, pelos fracassos e sucessos que marcaram a sua trajetória de vida. Em paralelo, o livro conta a história da Folha de S. Paulo e, como pano de fundo, traça um panorama do Brasil em todo esse período, além de dar uma idéia de acontecimentos mundiais com repercussão no país. Desfilam por suas páginas personalidades, artistas e políticos com os quais Frias conviveu, entre eles - Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Gilberto Freyre, Getúlio Vargas, Jânio Quadros, Carlos Lacerda, Juscelino Kubitschek, João Goulart, Oscar Niemeyer e Luiz Inácio Lula da Silva. A obra é enriquecida com depoimentos de amigos e admiradores, como Alberto Dines, Antonio Delfim Netto, Antonio Ermínio de Moraes, Boris Casoy, Clóvis Rossi, Elio Gaspari, Fernando Henrique Cardoso, Ives Gandra Martins, Janio de Freitas, Jorge Paulo Lemann, José Sarney, José Serra, Lázaro de Mello Brandão, Olavo Egydio Setubal e Ricardo Kotscho, entre outros. A maior preocupação do autor é mostrar como, aos cinqüenta anos de idade, Frias reinventou sua carreira ao ingressar, quase que por acaso, no setor da comunicação, quando adquire, em agosto de 1962, em sociedade com Carlos Caldeira Filho, o jornal Folha de S. Paulo.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/02/2007 08:32:00 PM | | | Voltar

·······

1 de julho de 2007

Frias e a busca modesta da verdade, um pouco da história do Brasil


Jornalista Mario Sergio Conti escreve sobre a obra de Engel Paschoal. Biografia, reeditada agora, apresenta um retrato desmistificador ao combinar realismo e franqueza.



Entre os méritos de "A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira", e eles são vários, o que se impõe logo de início é a combinação de objetividade e modéstia. Objetividade porque o livro pretende ser tão-somente, como diz seu autor, Engel Paschoal, um perfil - o retrato de um empresário que, já cinqüentão, comprou e reformulou a Folha de S.Paulo. E modéstia porque o perfilado nunca foi homem de fazer praça de seus feitos.




Technorati : , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 01:41:00 PM | | | Voltar

·······

30 de junho de 2007

Colecionador de Pedras, lançamento da Global com a coleção Literatura Periférica


Para inaugurar a coleção Literatura Periférica, a Global traz Colecionador de Pedras, quinto livro do poeta Sérgio Vaz, um dos pioneiros nessa literatura que tem como característica o engajamento com o movimento Hip Hop, cada vez mais enraizado na periferia dos grandes centros urbanos. A obra é uma coletânea com poemas - alguns inéditos em livro -, em que o autor, um verdadeiro militante, exibe um panorama de sua poesia nos últimos vinte anos.


Colecionador de Pedras traz a apresentação de Ferréz e a chancela de Nelson Maca, professor de literatura da Universidade Católica de Salvador e ativista do coletivo Blackitude, um dos principais grupos de Hip Hop da Bahia, que eleva a poesia de Vaz dizendo: "Sérgio Vaz é poeta, e, como poeta, sabe ser simples. Como simples, sabe tecer o coletivo. Como coletivo, sabe ser nós. E, como nós, faz-nos grandes ao seu lado. Se você, leitor, quer saber mais do que ora comungo, leia este incansável colecionador de pedras. Conheça esse ladrilhador de imagens. Eu, que não tive a felicidade de escrever ´O milagre da poesia´, ou o Bruno matador (´Pé-de-pato´), sinto-me, poeticamente, vingado por Sérgio Vaz".




Technorati : , , , , , ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2007 12:46:00 PM | | | Voltar

·······

25 de junho de 2007

Literatura alemã no Brasil


O Globo - 23/6/2007 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
Para incentivar a tradução de literatura contemporânea produzida na Alemanha - o nome mais atual a ultrapassar com destaque as fronteiras do país ainda parece ser o de Gunter Grass - o governo alemão criou um projeto, o Litrix.de, que oferece apoio, durante dois anos, para traduções num idioma escolhido pela comissão. Segundo a coluna No Prelo, em 2004/05 o programa promoveu traduções para o árabe e em 2005/06, para o chinês. Para 2007/08, o país escolhido foi o Brasil e as coordenadoras do programa estiveram por aqui essa semana para discutir parcerias com editoras. A acolhida foi boa e alguns títulos já foram pré-selecionados. Mais informações sobre o projeto em www.litrix.de.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/25/2007 08:10:00 PM | | | Voltar


Novos blogs no ar


O Globo - 23/6/2007 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
Os blogs surgiram quase como confessionários virtuais e, aos poucos, tornaram-se uma bem-sucedida ferramenta de informação. Agora, sem deixar de ser informativos, são usados na divulgação de livros e eventos literários. Esta semana, a Sá Editora, de Eliana Sá, anunciou a criação do seu blog, no qual fica-se sabendo sobre lançamentos, novidades dos autores da casa, seus leitores, noites de autógrafos etc. Nos próximos dias, segundo a coluna No Prelo, também entra no ar o blog, ainda experimental, do Laboratório do Escritor, evento dos CCBBs de Brasília e do Rio em que as jornalistas Cristiane Costa e Valéria Lamego entrevistam autores sobre seu processo de criação.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/25/2007 08:01:00 PM | | | Voltar

·······

22 de junho de 2007

Direitos de autores e editores



O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) está preocupado com um projeto de lei que tramita no Congresso e versa sobre a liberação total dos direitos sobre obras que estão fora de catálogo. Pela proposta, nem autor nem editora receberiam pela publicação dessas obras se não houver fins de lucro. O Snel quer que editores e autores recebam pelo menos uma pequena parte sobre o valor a ser aferido. (Blog do Galeno)


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2007 09:43:00 PM | | | Voltar

·······

20 de junho de 2007

Site ajuda a publicar livros de autores inéditos


Leia Livro = Albarus Andreos
É difícil dizer se enfim encontrei a solução que nós, autores iniciantes, esperávamos. Nunca tinha ouvido a respeito, contudo. Uma leitora portuguesa do meu blog (www.albarusandreos.blogspot.com) que deu a dica. Não botei fé de início, mas chequei e vi inúmeras reportagens em revistas e jornais do mundo todo falando a respeito (estão lá no site deles pra vocês lerem). Chequei que há milhares e milhares de pessoas que já publicaram usando dessa modalidade (inclusive alguns brasileiros que não abriram essa saída pra gente!), e finalmente, constatei que muitos publicam lá, por não terem tido a tal oportunidade de uma editora tradicional, mas acabaram sendo reconhecido depois disso e tendo seus livros publicados por elas (tão odiadas e tão desejadas, editoras tradicionais!!!).

Trata-se do site de "auto-publicação" Lulu.com. Já existe também um similar nacional.

Matéria completa no LEIA LIVRO


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 02:12:00 PM | | | Voltar

·······

18 de junho de 2007

Iluminuras faz 20 anos


O Globo - 16/6/2007 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
A editora Iluminuras está em festa: comemora 20 anos em 2007. O aniversário tem sabor especial para o editor Samuel Leon e sua sócia Beatriz Costa. "Sempre apostamos na coerência do trabalho. Demos certo porque tínhamos um projeto que desde o início ficou claro: publicar literatura de qualidade, numa época em que não havia esse desenvolvimento todo no mercado editorial, com a diversidade que existe hoje. Fomos coerentes desde o início, o que nos garantiu leitores. Apostamos num leitor qualificado, que teria empatia com o nosso trabalho. Foram os leitores que nos sustentaram. Não tivemos mecenas, nem fomos patrocinados por ninguém", conta Leon para a coluna No Prelo, que até o fim do ano fará uma grande festa em São Paulo, sede da editora.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 07:58:00 PM | | | Voltar

·······