RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

14 de novembro de 2008

Você sabe ler 2.0?

A espinha dorsal da filosofia do Updater (você!) é o auto-aprendizado (Informal Learning, Auto-Didatismo, Self-Development, qualquer um desses se aplica). E uma parte importante nesta aquisição de informação é transformá-la de fato em conhecimento e, eventualmente, em sabedoria. Existem várias maneiras de se adquirir informação e conhecimento mas a maioria delas está relacionada à leitura.

Mas a internet tem nos ensinado uma outra maneira de ler, uma leitura com scan, que vasculha a página e decide onde e quando reduzir ou aumentar a velocidade. Textos são absolutamente frágeis no mundo digital (você ainda está aqui?) e se não estiver agradando é sumariamente deixado para trás. Nossas bolinhas oculares estão ficando bombadas, muito mais ativas do que antes. E essa nova habilidade adquirida diante das telas de computador parece começar a provocar mudanças interessantes também na leitura off-line de livros e revistas. É uma forma de interatividade com o papel escrito.

Com essa quantidade insana de livros (lembrando que estamos falando de não-ficção neste post), minha postura diante de um livro é sempre a do desafio: ele precisa me agarrar, e logo, senão a fila anda. Nada de gastar semanas para concluir que o livro era uma bomba. Uma leitura do tipo fio-a-pavio tem que ser conquistada e o livro deve ser scanneado e investigado antes, para não cairmos em ciladas do maravilhoso mundo do jargão. Abaixo, algumas dicas recolhidas por aí, de como “ler” um livro, sem necessariamente ler todas as páginas (serve até para usar na própria livraria, antes de comprar):

* Leia sempre a introdução do livro (eu nunca lia, agora sempre leio). A idéia central está alí.

* Leia o índice (nossa, esse então, eu não lia mesmo). Dá uma noção da abrangência e o nível de detalhamento.

* Leia a primeira sentença de cada parágrafo. Você mata um capítulo em poucos minutos.

* Folheie o livro e páre em tudo que estiver em destaque (bold, gráficos, etc). Descubra o critério do autor e a que ele dá importância.

* Veja se há algum resumo sobre o livro na Internet. O resumo não é para substituir, mas é bacana porque primeiro você pega o “todo” e, depois, se achar interessante, se aprofunda. Parece um detalhe, mas a maioria dos autores enrolam pra caramba até começar a falar o que realmente importa. Livros de negócios tem muito teaser até chegar no filé, contextualizam demais.

* (agora vão me matar): rabisque o livro! Compre caneta marca-texto, mini post-its, faça anotações. É assim que faço. Quando volto no livro, tempos depois, a leitura fica mágica. E o meu filho um dia vai descobrir alguns raciocínios meus, mesmo que eu não esteja mais aqui ou já esteja muito gagá para isso.

* Leia livros complementando com mini-pesquisas a internet. Mas atenção: foco é fundamental. Decida que neste mês você vai estudar, sei lá, finanças, e fique neste assunto. Não misture

Estes são alguns truques que não tem o objetivo de sugerir a substituição de uma leitura completa, mas que pode diminuir muito o risco de se gastar tempo precioso com bobagem.

E você? Como você fareja seus livros?

 

Via Blog da Cultura

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/14/2008 07:19:00 PM | | | Voltar

·······

9 de novembro de 2008

Livros perdidos, nunca mais!

por Ronoc (Cultura Pompéia) em 09 de Novembro de 2008 às 10:57 am

Na casa em que Ernest Hemingway viveu em San Francisco de Paula, Cuba, a quantidade de livros é tão grande, que eles estão presentes até mesmo no banheiro. Certa vez, o escritor australiano Peter Carey revelou que sempre que comprava um livro novo se via obrigado a um torturante exercício: de qual volume teria de se desfazer para abrir espaço em seu apartamento para a nova aquisição? Com Sérgio Buarque de Holanda, a situação não era muito melhor: tinha tantas obras em sua biblioteca pessoal, que sua esposa em determinado momento passou a proibi-lo de comprar qualquer livro. O sociólogo não pestanejou: desenvolveu um astucioso sistema para contrabandear os volumes para dentro de casa. (Fica a dica do documentário Raízes do Brasil, de Nelson Pereira dos Santos, em que, se não estou muito enganado, o próprio Sérgio Buarque conta essa e muitas outras histórias impagáveis.)

É um drama bastante comum para quem sofre do delicioso mal da bibliofilia. Além de ler (muito) e falar (muito) sobre livros, ainda sentimos a necessidade incontrolável de tê-los por perto. Só que um belo dia, eles sorrateiramente já ocuparam todas as estantes e prateleiras disponíveis, deitados, em pé, às vezes socados, coitados. Espalham-se pelo quarto, em pilhas ao lado da cama, em cima da mesa; ocupam os móveis da sala, arriscam-se pela cozinha, ensaiam um avanço por todos os cantos livres da casa. A não ser que você possua uma memória prodigiosa, nesse momento será muito difícil dizer: onde está aquele romance russo que eu nunca consegui terminar? Ou: quantos livros de literatura latino-americana eu tenho mesmo? Para não falar na constrangedora situação de chegar em casa feliz da vida com aquela obra que você sempre quis adquirir e alguns dias depois, no meio de uma faxina, descobrir que você já a havia comprado fazia um bom tempo…

Se você está lendo este post com um sorriso no canto da boca, meneando a cabeça em sinal afirmativo, como quem diz “sei muito bem do que você está falando”, talvez sua coleção também tenha saído do controle. Antes de entrar num embate derradeiro do tipo “ou eles ou eu” e decidir que os livros ficam e você sai, experimente o LibraryThing.

O LT é um programa on-line de catalogação e organização de livros, que permite ainda estabelecer contato com todos os usuários que possuem obras em comum com você. Finquei bandeira por lá faz mais ou menos um mês, e posso garantir: além de bastante útil, o LT pode ser também muito divertido. Quanto aos livros, você pode cadastrar todos os dados (autor, editora, ano, edição, páginas, capa, ISBN etc.), bem como os assuntos de que trata. Depois, você pode organizar sua coleção como quiser e fazer qualquer tipo de busca — tudo depende do volume de dados que você inserir. Quer saber quais os livros da Clarice Lispector você tem? Um clique. O mais interessante vai ser quando você procurar saber quem mais possui A hora da estrela. Você vai encontrar italianos fanáticos por L’ora della stella, franceses encantados com L’heure de l’étoile, e até suecos apaixonados por Stjärnans ögonblick

Além de dar ordem na sua coleção, você ainda pode cadastrar suas livrarias e bibliotecas prediletas (e permitir que qualquer usuário localize-as com o Google Maps), escrever resenhas, montar grupos de discussão, acompanhar o desenvolvimento das bibliotecas de seus amigos. Enfim, o que o LibraryThing acaba oferecendo é um ponto de encontro global para todos aqueles que vêem no livro nada menos que um objeto de devoção.

Excelente informação do Blog da Cultura. Anotado.

http://www.librarything.com/profile/VerdesTrigos (profile)
http://www.librarything.com/catalog/VerdesTrigos (library)

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2008 02:10:00 PM | | | Voltar

·······

8 de novembro de 2008

Biblioteca Comunitária"Angelina Iaredi"

A Biblioteca Comunitária "Angelina Iarede", fica localizada no Complexo Prudenciana, na cidade de ASSIS, SP,  e foi criada pela parceria Rotary Clube Assis Fraternal, Prefeitura Municipal de Assis e FAC-Fundação Assisense de Cultura. Atualmente possuindo um acervo de + 3000 livros, a Biblioteca da prudenciana atende a 7(sete) escolas municipais e estaduais e a população em geral do bairro da Vila Prudenciana, ASSIS, SP.

Fica localizada em um bairro muito carente na Cidade de Assis, e atende atualmente cerca de 500 pessoas, um público formado por jovens, crianças e adultos.

A biblioteca precisa de livros. Doe.

End.: Rua Maria Alice de Carvalho, 130 - ASSIS /SP - CEP: 19800-000
Fone: (18) 3321-2009

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 07:00:00 PM | | | Voltar

·······

31 de outubro de 2008

Escritores de língua portuguesa discutem a violência na literatura

Violência e literaturaAs múltiplas expressões da violência na literatura serão discutidas em um encontro internacional, no CCSP, entre os dias 4 e 6 de novembro

PROGRAMAÇÃO
4/11
10h00: Apresentação - Rubens Ricupero
10h30 às 13h00: Mesa 1 - Violência e Poéticas, com Márcia Denser (BR) e Cristina Norton (PO). Mediação: Fernando Segolin
19h00 às 21h30: Mesa 2 - Escritores em tempos de violência, com Antônio Torres (BR) e Ignácio de Loyola Brandão (BR). Mediação: Susana Ventura
5/11
10h30 às 13h00: Mesa 3 - O primado da violência sobre a linguagem: poder e grotesco na literatura, com Jorge Melícias (PO) e Ana Paula Maia (BR). Mediação: Fernando Segolin
15h00 às 16h30: Mesa 4 - Literatura para crianças e jovens, com Cristina Norton (PO) e Ondjaki (AN). Mediação: Susana Ventura
17h00: Lançamento dos livros: As Processionárias, de Luis Serguilha, publicado pela Demônio Negro, de São Paulo; e Livro de Releituras e Poiética Contemporânea, de E.M. de Melo e Castro, publicado pela editora Veredas & Cenários, de Belo Horizonte.
19h00 às 21h30: Mesa 5 - Moçambique e Angola: violência textual e violência política, com Ondjaki (AN) e Paulina Chiziane (MO). Mediação: Susana Ventura
6/11
16h00 às 19h00: Mesa 6 - Contemporaneidade e violência na obra de três autores de língua portuguesa com Fernando Bonassi (BR), Luis Serguilha (PO) e Nelson Saúte (MO). Mediação: Fernando Segolin
20h00 às 21h30: Mesa 7 - Poesia, ruptura e violência: E. M. de Melo e Castro (PO). Mediação: Fernando Segolin
Para as mesas: retirar ingresso com 1 h de antecedência.
Para as oficinas: inscrição prévia no site do Centro Cultural São Paulo
LOCAL: Centro Cultural São Paulo

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2008 07:31:00 PM | | | Voltar

·······

30 de setembro de 2008

Na Universidade Estadual do Piauí, Biblioteca especializada na área da Saúde necessita de livros.

A biblioteca da FACIME - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual do PIAUI tem necessidade de doações de livros novos ou usados em bom estado de conservação que não se encontrem obsoletos, tendo em vista que a área medica é a que mais se desenvolve em relação aos avanços tecnológicos para o bem estar e prevenção de doenças, Com sua doação estaremos mantendo uma comunidade intelectual ativa e suprida de informações para a sua formação profissional e acadêmica, pois desde já agradecemos a todos à colaboração. (Eurides Tavares - Bibliotecária)

Rua Olavo Bilac , 2335 Centro - Fone: (86)221-6658
CEP 64001-280 Teresina-PI

Site: www.uespi.br/facime

”A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a felicidade. (Carlos D. de Andrade)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2008 08:46:00 PM | | | Voltar

·······

29 de setembro de 2008

Biblioteca: precisa-se de livros

Joimara Lima Santos, bibliotecária da Unidade de Ensino Descentralizada de Teresina (UNED Teresina), anexa ao CEFET-PI, está montando a biblioteca e gostaria de saber se há possiblidade de receber doação de obras para o acervo. Diz que "trabalha com ensino médio e com cursos técnicos nas áreas de gastronomia, moda, edificações, estradas e saneamento ambiental e somos carentes tanto de livros didáticos quanto paradidáticos".

"Qualquer doação ficaremos extremamente agradecidos".

Joimara Lima Santos - Bibliotecária Uned Teresina

Endereço para remessa de livros:

Centro Federal de Educação Tecnológica do Piauí
Unidade de Ensino Descentralizada de Teresina Prof. Marcílio Rangel
Av. Pedro Freitas, 1020. Bairro: vermelha
CEP: 64018-000 -Teresina - PI

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2008 10:42:00 PM | | | Voltar


Lula assina decreto de acordo ortográfico e anuncia meta de criação de bibliotecas

da Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na tarde desta segunda-feira o decreto que estabelece o cronograma de implantação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa no Brasil. O texto prevê a padronização ortográfica entre os países da língua portuguesa. A solenidade de assinatura aconteceu na sede da ABL (Academia Brasileira de Letras), no Rio, onde o escritor Machado de Assis é homenageado hoje pelo centenário de sua morte.

Durante discurso, Lula anunciou uma meta de que todos os municípios brasileiros tenham uma biblioteca pública até 2009.

"Hoje é um dia tão marcante para a nossa linda literatura. Ainda faltam muitos capítulos no acesso à leitura no Brasil. A grande maioria dos livros que se lê hoje são indicados pela escola", disse o presidente durante o discurso da assinatura do decreto do acordo.

A reforma ortográfica vem sendo discutida desde 1990 pelos países que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa): Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e Timor-Leste.

O Brasil será o primeiro país a implementar as regras oficialmente. As mudanças serão feitas de forma paulatina a partir de 1º de janeiro de 2009, com um prazo de conclusão até o início de 2013. O decreto determina que nos quatro anos de transição sejam aceitas as duas formas.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2008 10:15:00 PM | | | Voltar

·······

27 de setembro de 2008

Dr. José Mindlin doa acervo para a USP

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, encontrou-se com o Dr. José Mindlin, na última sexta-feira, para parabenizar o bibliófilo pela doação de grande parte do seu acervo (aproximadamente 45 mil volumes) para o projeto Brasiliana USP. A iniciativa, realizada pela Universidade de São Paulo através de suas unidades – Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) –, prevê a construção de uma biblioteca no coração do campus da USP em edifício de 20.000m2 em abril de 2009. Além do acesso direto ao acervo dividido entre coleções e folhetos que Mindlin guarda desde seus 13 anos, o projeto permitirá o acesso universal e irrestrito, via internet, de todo conteúdo relativo ao Brasil, uma vez que toda a coleção será digitalizada. Com isso, esta será a mais importante biblioteca digital dos países de língua portuguesa. (pletz)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 11:34:00 AM | | | Voltar

·······

26 de setembro de 2008

Biblioteca: precisa-se de livros

Joimara Lima Santos, bibliotecária da Unidade de Ensino Descentralizada de Teresina (UNED Teresina), anexa ao CEFET-PI, está montando a biblioteca e gostaria de saber se há possiblidade de receber doação de obras para o acervo. Diz que "trabalha com ensino médio e com cursos técnicos nas áreas de gastronomia, moda, edificações, estradas e saneamento ambiental e somos carentes tanto de livros didáticos quanto paradidáticos".

"Qualquer doação ficaremos extremamente agradecidos".

Joimara Lima Santos - Bibliotecária Uned Teresina

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/26/2008 11:04:00 PM | | | Voltar

·······

22 de setembro de 2008

PAC do Livro: o que foi anunciado e o que foi feito

Vale a pena anotar as metas anunciadas pelo Ministério da Cultura em 4/10/2007 para a área do livro e leitura. Ei-las:
1. Zerar o número de cidades sem bibliotecas.
O que foi feito: faltavam bibliotecas em 613 municípios; restam, agora, 350 e tudo indica que a meta será cumprida antes do prazo.
2. Criar 4 mil pontos de leitura (de um total de 20 mil pontos de cultura).
O que foi feito: a idéia é entregar 600 kits ainda em 2008. Só que o edital ainda não saiu.
3. Revitalizar 4.500 bibliotecas.
O que foi feito: a idéia é apoiar 400 bibliotecas ainda em 2008 (R$ 55 mil cada). Mas o edital ainda não saiu.
4. Abrir 100 bibliotecas multiuso em áreas pobres e violentas das maiores cidades.
O que foi feito: assinados termos para abrir e/ou ampliar em duas cidades, mas ainda não saiu do papel.
5. Publicar 9 milhões de livros a preços populares.
O que foi feito: nada.
Sem meta numérica, também foi anunciada a criação do vale-cultura (que funcionaria na área como o vale-livro, para ser trocado em livrarias) e a implantação de programas de formação de bibliotecários e agentes de leitura com recursos do Ministério do Trabalho. O primeiro continua em estudos e o segundo aguarda a publicação de edital para dar início  a um projeto ainda modesto.
Embora não divulgado oficialmente, a idéia do MinC é investir R$ 300 milhões (de um total de R$ 4,7 bilhões) até 2010 em políticas do livro e leitura.
Se correr, ainda dá tempo!

http://blogdogaleno.blog.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/22/2008 08:24:00 PM | | | Voltar

·······

27 de agosto de 2008

Programação Cultural da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/SECULT, por meio do Programa "Por um Pacto Social pelo Livro", convida para a abertura oficial de "Biblioteca Cidadã: de livros abertos para você!", programação cultural da Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel - 2008.

A abertura acontecerá no Salão de Eventos da Biblioteca Pública no dia 28 de agosto de 2008, às 14 horas, e, em seguida, terá início o ciclo de palestras do projeto "A Biblioteca no Vestibular" que reunirá autores/pesquisadores que apresentarão todos os livros selecionados para o Vestibular da Universidade Federal do Ceará/UFC.

Na edição de agosto contaremos com a participação de Lourdinha Leite Barbosa que discorrerá sobre "Aves de Arribação" de Antônio Sales e Susana Frutuoso que discutirá a respeito da obra "Três Peças Escolhidas" de Eduardo Campos.

Realização
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/27/2008 09:40:00 AM | | | Voltar

·······

6 de maio de 2008

Volta a funcionar a Biblioteca de la AMIA em Buenos Aires


Boletim PNLL - 05/05/2008
Destruída no atentado que, em julho de 1994, matou 85 pessoas e deixou centenas de feridos, foi reaberta em abril deste ano, em Buenos Aires, a biblioteca da AMIA (Associação Mutual Israelense Argentina). Como lembra o Dossier Cultural, após 14 anos, volta a ficar disponível para consultas o acervo. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/06/2008 08:22:00 PM | | | Voltar


Críticos ingleses elegem melhores livros cult

Boletim PNLL - 06/05/2008
O jornal britânico Daily Telegraph publicou uma lista elaborada por seus críticos literários que traz uma seleção das melhores obras consideradas cult da história. Segundo a publicação, a seleção inclui "alguns livros clássicos e alguns catastróficos, mas todos com o poder de inspirar". Entre os livros escolhidos, obras de Sylvia Plath, J. D. Sallinger, Aldous Huxley, Tom Wolfe e Ítalo Calvino. No começo de abril, o mesmo jornal elaborou uma lista de livros que formariam, segundo seus editores, a biblioteca perfeita. Além dos clássicos, fazem parte da seleção poesia, ficção científica, infantis, biografias e livros de história. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/06/2008 08:20:00 PM | | | Voltar

·······

9 de abril de 2008

USP abriga exposição gratuita com livros raros

Folha de S. Paulo - 09/04/2008 - por Eduardo Simões
O Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP, em parceria com a Biblioteca Mário de Andrade, abre nesta quarta-feira, 9 de abril, uma exposição com obras raras de ambas instituições. Os 17 livros vindos da biblioteca são, em sua maioria, obras recuperadas após o furto ocorrido em seu acervo em 2006. Serão exibidas pela primeira vez desde então. Entre elas, destacam-se "As Primaveras" (Casimiro de Abreu, 1859) e um exemplar de "O Guarany" (José de Alencar, segunda edição, com data imprecisa). Já do acervo do IEB estarão expostos 40 livros. A exposição "Obras raras em acervos públicos" ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e, aos sábados, das 10h às 16h, até o dia 29 de junho, no Instituto de Estudos Brasileiros (Av. Prof. Mello Moraes, tr. 8, nº 140, Cidade Universitária. Tel: 11.3091-2399), com entrada franca. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/09/2008 07:45:00 PM | | | Voltar

·······

24 de março de 2008

Ouro em matemática pede livros

Folha de S. Paulo - 23/03/2008 - por Italo Nogueira
Após ganhar o segundo ouro nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas, o estudante Ricardo Oliveira da Silva, 19, recebeu promessas de auxílio para uma nova casa, ganhou um laptop e uma cadeira de rodas motorizada. "Tudo isso vai me ajudar. Mas o que eu preciso mesmo é de livros", disse o estudante, vítima de amiotrofia espinhal (doença neurológica que causa a atrofia da medula espinhal e fraqueza muscular), o que lhe obriga a usar cadeira de rodas. Sua história chamou a atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que o homenageou há duas semanas no Teatro Municipal do Rio, onde recebeu a segunda medalha de ouro nas olimpíadas - dada aos 300 melhores na disputa entre 17,5 milhões estudantes. O estudante fez um apelo: "Se alguém quiser me ajudar, envie livros. Principalmente de matemática, mas pode ser de outras matérias. Tenho que me dedicar muito aos estudos".

A Prefeitura de Várzea Alegre (CE), cidade a 467 km de Fortaleza, prometeu à família do menino pagar o aluguel de uma casa em frente a uma escola, onde Ricardo deve ser matriculado. Ele mora na zona rural, e o acesso a sua casa só é feito por uma estrada de terra.

O estudante recebeu livros do Colégio Farias Brito, de Fortaleza. A escola ofereceu matrícula e bolsa de estudos, mas a família decidiu permanecer no interior. "Lá teríamos que conseguir emprego para meu pai e é uma cidade grande", afirma. >> Leia mais

[NOTA] Quem sentir no seu coração o desejo de mandar livros para o Ricardo Oliveira da Silva, entre em contato com a Prefeitura de Várzea Alegre/CE.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/24/2008 09:48:00 PM | | | Voltar

·······

16 de março de 2008

Biblioteca Comunitária, no interior de Alagoas, precisa de ajuda

São Sebastião é um município muito carente, com educação de má qualidade. Havendo somente uma pequena biblioteca que é municipal, com um pequeno acervo de livros impossibilitando os estudantes e a população em geral a fazer pesquisas mais amplas e eficientes. Havendo inúmeras dificuldades em toda região, impossibilitando o acesso a informações, esclarecimentos e duvidas constantes a população carente da região.
Por isso a Organização não governamental de Olho em São Sebastião solicita participar de algum projeto ou programa que a Editora possua ou que a mesma possa nos ajudar de alguma forma na aquisição dos livros ou de equipamentos necessários para a aquisição da Biblioteca Comunitária de São Sebastião/AL. Com o objetivo da aquisição dos livros, iremos estabelecer uma estrutura adequada para o atendimento a consulta e estudos com espaço físico, mobiliário e equipamentos necessários. Implantar a Biblioteca Comunitária e promover o acesso democrático a leitura e ao conhecimento. A ONG de Olho em São Sebastião ira divulgar constantemente na Radio Comunitária Salomé FM, 105,9 e na execução do projeto os nomes dos contribuintes que ajudaram para a aquisição da Biblioteca Comunitária.

ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL DE OLHO EM SÃO SEBASTIÃO
Fundada em 19 de maio de 1999 - Estatuto registrado no Livro de Pessoas Jurídicas nº 36-A
Rua São Paulo, 150-b, Centro, CEP 57.275-000, São Sebastião, Alagoas, Brasil
CNPJ nº 03.299.083/0001-50 - Fone (82) 542-1570 - Fax (82) 542-1446 (favor)
E-mail:ongdeolhoss@bol.com.br

VERDES TRIGOS apoia iniciativas para o fomento da leitura, por isso divulga e solicita ajuda aos estudantes de São Sebastião/AL

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2008 04:47:00 PM | | | Voltar

·······

15 de março de 2008

Mara Peixoto Assis-Rister defendeu tese em educação na Unesp de Marília.

Orientada pelo Prof. Dr. Sadao Omote, Mara Peixoto defendeu tese para obtenção do título de doutora em educação, no dia 28 de fevereiro de 2008, no anfiteatro I,da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília

Título da Tese: INCLUSÃO ESCOLAR E GÊNERO: O AMBIENTE ESCOLAR COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO CURRÍCULO SOCIAL E ACADÊMICO DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

RESUMO
Nesta tese, verificamos o desempenho escolar dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as ocorrências de episódios escolares registrados no Livro Negro, a percepção e concepção dos atores da escola sobre o desenvolvimento, comportamento e desempenho escolar dos alunos. Também observamos a atuação do professor em sala de aula e, separadamente, o aluno durante as aulas e no recreio. Iniciamos a elaboração dos protocolos de coleta de dados com uma filmagem do ambiente escolar. Filmamos nos períodos manhã e tarde as diversas situações dos alunos, professores, funcionários e direção de uma escola estadual e outra particular. Dessa filmagem retiramos categorias de eventos significativos. Essas constituíram o instrumento de observação do professor e do aluno. Para conhecer a concepção dos profissionais a respeito dos alunos, buscamos a visão de BOM ALUNO e MAU ALUNO entre profissionais atuantes na região de Marília. O resultado ofereceu os itens do check-list, nas formas masculino e feminino, aplicado aos profissionais participantes da pesquisa. Para verificar o desempenho escolar dos alunos da rede municipal, realizamos uma pesquisa documental. As provas do SARESP/2005 nos forneceram o desempenho dos alunos da rede estadual. Obtivemos os dados do Livro Negro por transcrição integral dos registros das escolas. Analisamos os dados coletados em busca de subsídios para verificarmos a possibilidade da influência de questões de gênero no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Apuramos que o gênero masculino está em defasagem, comparado ao gênero feminino. Embora a distribuição dos alunos sem registro no Livro Negro tenha revelado que tanto meninos quanto meninas possuem valores percentuais semelhantes (49% e 51%, respectivamente), a análise da distribuição segundo o gênero revelou um percentual maior de alunos do gênero masculino com registro no Livro Negro (71%) do que o de meninas (29%). A aplicação do X² indicou-nos que de fato houve diferença quanto ao gênero (p < 0,0001). Durante a observação do professor, o número de meninos e meninas aproximou-se de 50% para cada gênero. Embora as ações do professor devessem ser semelhantes para ambos, isso não ocorreu na realidade investigada. Apuramos uma ligeira tendência do professor de direcionar aos meninos ações mais restritivas do que às meninas. Na observação do aluno, apuramos que as ações apresentadas pelos meninos apontavam que eles são mais ativos, agitados mostram mais iniciativa que as meninas. Constatamos a tendência dos profissionais da escola para avaliar negativamente os meninos e positivamente as meninas. Apuramos uma diferença nos estereótipos apontados pelos profissionais das escolas estaduais e municipais. A tendência para estereotipar ou não os alunos de acordo com o gênero mostrou a influência exercida por esse comportamento no ambiente escolar. Concluímos que para melhorar o desempenho social e acadêmico dos alunos, a escola carece de olhar mais acuradamente as questões de concepção de gênero. Por meio de comportamentos oriundos das idéias preconcebidas sobre os fatores de gênero no ambiente escolar, a escola perde a oportunidade de cumprir com seu papel de incentivar a prática da inclusão de meninos e meninas na escola e entre si mesmos.
PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Escolar - Ensino Fundamental - Gênero - Inclusão Escolar - Políticas Públicas.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/15/2008 09:50:00 AM | | | Voltar

·······

12 de março de 2008

Escritor doa seus livros premiados

Blog do Galeno - 08/03/2008 - por Blog do Galeno
Um anúncio de três colunas publicado neste sábado (08/03) no Correio Braziliense, de Brasília, chamou a atenção dos leitores. Tanto pelo inusitado quanto pela questão de fundo que apresenta: os obstáculos aparentemente intransponíveis para fazer os livros chegarem às mãos de seus possíveis leitores. E mais ainda quando se trata de autores inéditos. Sob o título de "Doação de Livro Premiado", Manuel de Jesus Lima se oferece para levar pessoalmente exemplares do seu livro A guerra de Juquinha e outras guerras (que não é de literatura infantil, ele logo esclarece). "Para não jogar no lixo ou na fogueira, já que não consigo vender e nem tenho local apropriado onde guardar indefinidamente tantos volumes, estou doando para quem interessar possa", escreveu ele. E deu o telefone para possíveis interessados, avisa Galeno Amorim: 61-3435-4120 ou 8404-9375. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/12/2008 02:44:00 PM | | | Voltar

·······

28 de fevereiro de 2008

Biblioteca no bilhete da loteria

Blog do Galeno - 26/02/2008 - por Galeno Amorim
A Caixa Econômica Federal decidiu comemorar, em abril, o Dia da Biblioteca estampando imagens do majestoso prédio da Biblioteca Nacional, no Rio, nos bilhetes da Loteria Federal. Vão aparecer na cartela a fachada, o saguão, o armazém das obras gerais e os salões das divisões de Iconografia e Obras-Raras. Serão impressos 75 mil bilhetes, que começam a ser distribuídos em março. O sorteio será no dia 09/04, avisa Galeno Amorim. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/28/2008 09:49:00 PM | | | Voltar

·······

13 de fevereiro de 2008

Projeto quer livros no IR

Blog do Galeno - 13/02/2008 - por Galeno Amorim
No rastro da proposta do ex-senador Roberto Saturnino (PT-RJ), que quer que doações de livros a bibliotecas públicas sejam abatidas do Imposto de Renda, o deputado Fábio Souto (PFL-BA) está tentando criar uma lei para que o dinheiro gasto com a aquisição de livros didáticos seja deduzido do IR. A proposta está sendo analisada pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, onde será relatada pelo deputado Mussa Dermes (DEM-PI). Segundo Galeno Amorim, também foi parar lá, esta semana, o projeto de Saturnino. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 08:17:00 PM | | | Voltar


Distribuição de livros para penitenciárias completa dois meses

Agência Brasil - 12/02/2008 - por Felipe Linhares
A campanha nacional de doação de livros às bibliotecas dos presídios, que completou dois meses ontem (12/02), já recebeu 35 mil exemplares. O projeto da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Movimento Nacional dos Direitos Humanos e o Centro de Produção da Justiça Federal tem o objetivo de auxiliar o sistema carcerário na reeducação de presos e prevenir o crime. Dezoito estados e o Distrito Federal aderiram à campanha. A campanha vai até março, mas pode ser prorrogada. Para saber mais onde doar os livros acesse o site da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 07:47:00 PM | | | Voltar

·······

21 de janeiro de 2008

Kansas City Downtown Library Book Bindings

This project, located in the heart of Kansas City, represents one of the pioneer projects behind the revitalization of downtown. Favorably promoting the Central Library and representing Kansas City were the main purposes in this project. The people of Kansas City were asked to help pick highly influential books that represent Kansas City. Those titles were included as “bookbindings” in the innovative design of the parking garage exterior, to inspire people to utilize the downtown Central Library.

A população participou sugerindo títulos de obras literárias que representassem verdadeiramente a cidade. Os títulos selecionados tiveram suas encadernações reproduzidas em tamanho gigante e passaram a revestir o exterior do estacionamento, servindo de inspiração para que mais pessoas passem a utilizar a biblioteca, promovendo os livros, a leitura e a cidade de uma maneira bastante criativa.

O escritor Alfredo Aquino disse-me que esta fachada "parece coisa de desenho animado, algo meio kistch, meio dadaísta, meio anedota... Coisa de Walt Disney..." (Dica do Alfredo Aquino)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/21/2008 10:10:00 PM | | | Voltar

·······

21 de dezembro de 2007

Cristóvam propõe a Biblioteca do Professor

Blog do Galeno - 20/12/2007 - por Galeno Amorim
O senador Cristóvam Buarque (PDT-DF) apresentou ao Senado projeto de lei que autoriza o Ministério da Educação a criar a Biblioteca do Professor. A idéia é distribuir dois livros por ano a cada educador das escolas públicas do país. Eles próprios escolheriam os títulos, entre obras de literatura, científica, didáticas ou técnicas. Conforme Galeano Amorim, os recursos sairiam do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A proposta está na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, onde ninguém apresentou emendas. A relatora, deputada Maria do Rosário (PT-RS), deve anunciar seu parecer nos próximos dias. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/21/2007 02:49:00 PM | | | Voltar

·······

14 de dezembro de 2007

Para cada mal, um livro ideal

Blog do Galeno - 13/12/2007 - por Galeno Amorim
Você já pensou, alguma vez, em trocar o divã, a farmácia ou o consultório por uma biblioteca? E, em vez de buscar ajuda num frasco de comprimido ou numa sessão de terapia para resolver os seus problemas, cair de boca num bom livro? Pois não é que isso existe de verdade e dá bons resultados?! Segundo Galeno Amorim, a experiência vem sendo testada numa biblioteca pública de Santiago, no Chile, com resultados interessantes tanto para a saúde dos consulentes como para a própria instituição, que viu multiplicar o número de leitores e de livros emprestados. Os leitores chegam a receber uma receita de verdade, com a indicação do livro mais apropriado para o caso, prescrita por uma doutora, que conversa com o paciente para fazer um diagnóstico sobre o seu mal e recomendar sua leitura ideal. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2007 06:49:00 PM | | | Voltar

·······

22 de outubro de 2007

Biblioteca Nacional retoma 385 livros furtados

Folha de S. Paulo - 20/10/2007
A PF (Polícia Federal) recuperou na sexta-feira (19/10) 385 livros que tinham sido furtados da Biblioteca Nacional. Contendo carimbos da instituição, eles estavam sendo descarregados de um furgão por funcionários do sebo Le Bouquiniste, no centro do Rio. O proprietário da livraria, cujo nome não foi divulgado, foi preso por crime de receptação de mercadoria furtada (três a oito anos de reclusão). Há algumas edições importantes no lote, como exemplares da História da Companhia de Jesus no Brasil, de Serafim Leite (1890-1969). Mas a maior parte do material é de publicações recentes doadas por fundações privadas e instituições à Biblioteca Nacional, que as distribui por bibliotecas no país. "Comprovamos que os livros são da biblioteca, mas não sabemos como nem quando saíram", disse a bibliotecária Célia Domingues, que fez a perícia.  >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/22/2007 01:58:00 PM | | | Voltar

·······

19 de outubro de 2007

Vote no Dia da Leitura


PublishNews - 19/10/2007
O Instituto Ecofuturo convida todos os brasileiros para assinar a favor da criação do Dia da Leitura no dia 12/10, Dia da Criança, chamando a atenção para a importância da leitura de literatura para crianças em fase pré-escolar e a para urgência em criar Bibliotecas Públicas e Comunitárias 'amigáveis'. O Dia da Leitura já é um projeto de lei com tramite na Assembléia Legislativa de São Paulo com iniciativa do deputado José Augusto e no Senado, como iniciativa do senador Cristovam Buarque. >> Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2007 02:57:00 PM | | | Voltar

·······

2 de outubro de 2007

Brasil ajuda a criar 1ª biblioteca digital mundial


O Estado de S. Paulo - 02/10/2007 - por Roberta Pennafort
Na era digital, um projeto da Unesco, a World Digital Library (Biblioteca Digital Mundial), cujo protótipo entra no ar neste mês, tornará tesouros de vários países disponíveis gratuitamente na internet. O portal da WDL terá, na primeira fase, mapas, fotografias e manuscritos digitalizados, tudo com textos explicativos em árabe, chinês, espanhol, inglês, francês, português e russo. Numa segunda fase, será possível consultar livros. Os usuários poderão pesquisar temas como filosofia, história, religião e ciência. Grandes bibliotecas estão sendo convocadas a colaborar - e a Biblioteca Nacional foi uma das primeiras a aceitar. Já enviou reproduções de mapas e registros fotográficos raros do País no século 19.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/02/2007 09:26:00 PM | | | Voltar

·······

1 de outubro de 2007

Ano Nacional Machado de Assis


2008 é o centenário da morte de Machado de Assis, cujas obras podem ser conferidas integralmente on-line. Lançamentos, seminários e espetáculos teatrais, entre outras atividades culturais e acadêmicas, estão sendo preparados. E, no último dia 19 de setembro, foi também decretado que 2008 será oAno Nacional Machado de Assis, fato que incrementará ainda mais a agenda de eventos que tenham como tema o "Bruxo do Cosme Velho", que é como Carlos Drummond de Andrade chamava o escritor. As ações do Ano Nacional Machado de Assis começam já em 2007, mais precisamente em 23 de outubro, com uma exposição sobre as obras do escritor na 27ª Feira do Livro de Santiago, no Chile.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/01/2007 08:38:00 PM | | | Voltar

·······

10 de agosto de 2007

Bibliotecas que não emprestam livros. Dão de graça!


Enviado por Galeno Amorim - 9/8/2007
Duas bibliotecas - uma em Nova York e a outra em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo - estão fazendo uma experiência nova que promete dar o que falar. Em vez de emprestar livros, como é prática comum na história secular dessas casas de cultura, essas duas resolveram fazer diferente: elas dão o livro para os usuários, que não precisam devolver mais. A norte-americana manda o consulente baixar o livro na internet e depois imprime pra ele. Já a brasileira transpôs para o mundo dos livros o popularíssimo Pegue-e-Leve do comércio de rua.
Conheça as duas histórias ouvindo o bate-papo entre os jornalistas Gilberto Dimenstein e Heródoto Barbeiro, na Rádio CBN de São Paulo (http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/comentarios/dimenstein.asp ).


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/10/2007 02:22:00 PM | | | Voltar

·······