RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

8 de novembro de 2008

Carassotaque, na Feira do Livro de Porto Alegre

CARASSOTAQUE, novo romance de Alfredo Aquino

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 07:39:00 PM | | | Voltar


Parábola de Frank Darabont é um filme de terror para ser lembrado, por Chico Lopes.

Entre os filmes que vi neste ano, não me lembro de nenhum que tenha me prendido tanto a atenção e me deixado tão incomodado quanto "O nevoeiro" ("The mist"), produção norte-americana de 2007 dirigida por Frank Darabont.
A história original é de Stephen King, notório em fornecer ao cinema argumentos que degeneraram, no mais das vezes, em filmes meramente horríveis ou por vezes terrivelmente ridículos, tão ruins que é melhor nem citá-los. King é contraditório - produz material literário em abundância e, na sua política de fertilidade produtiva, perpetrou muito lixo e algumas coisas boas. Diretores como De Palma ("Carrie, a estranha"), Rob Reiner ("Louca obsessão"), Stanley Kubrick ("O iluminado") fizeram alguma coisa digna com suas histórias, mas mesmo um filme tão cultuado quanto "O iluminado" parece uma enorme bobagem salva pelo enfoque monumental gelado, a sugestividade e as perícias de direção de Kubrick. Virou um filme de arte fazendo o lixo reluzir, mas, para muita gente, o lixo continuou lá, fazendo a mistura cheirar mal. Frank Darabont foi feliz adaptando "Um sonho de liberdade" e "À espera de um milagre", tornando-se uma espécie de marca de qualidade a partir de King. Por alguma razão, achou a maneira certa de adaptar as histórias abusivamente paranormais e apelativas do escritor, extraindo delas personagens ricos e lições de humanidade. Em "O nevoeiro", nada de braçadas. ==>>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 07:20:00 PM | | | Voltar


Ariano, o sincero

Publishnews - 07/11/2008 - por Ricardo Costa - Direto da Fliporto

No ano em que se comemora o centenário do poeta pernambucano Solano Trindade, Ariano Suassuna, outro grande pernambucano, fez a alegria da abertura da IV Fliporto falando muito sério sobre o que precisa ser dito. “Sou contra falar mal da pessoa na frente dela; constrange quem fala e constrange quem ouve. Espero o cabra sair e depois mete o pau! Mas vou desobedecer essa minha regra”, avisou. “Não sei se vou cometer uma gafe, mas quero fazer um reparo à fala de Zulu Araújo. Eu sei das dificuldades que o Obama vai enfrentar. A questão é se ele quer enfrentá-las. Espero que ele se lembre que a Amazônia é brasileira e que se coloque mais próximo de seus pares; que se poste melhor do que Condoleezza Rice e Colin Powell”, declarou o escritor abrindo com honestidade suas falas. E pra deixar bem claro que a noite seria de muita alegria, avisou: “Sou escritor, não sou sociólogo; então posso mentir.” E foi uma noite de aula de história das origens de nossa cultura, contada por Ariano e Carlos Nilton, tocada, cantada e dançada pelo Circo de Suassuna. Falando das diversidades do povo brasileiro, Ariano comentou que dizem que ele não gosta de andar de avião, mas o que ele não gosta é de viajar e que “avião é só a pior forma”. Mas os aeroportos igualam a diversidade: “Aeroporto é tudo igual. Você sai e chega no mesmo lugar. E todo mundo tem o mesmo sotaque; não é sotaque de lugar nenhum, é sotaque de aeroporto!”. E a partir de hoje estamos conhecendo um pouco mais dessa diversidade na literatura, que reúne brasileiros, latinos e africanos nas diversas mesas destes dias calorentos na Fliporto.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 07:04:00 PM | | | Voltar


Biblioteca Comunitária"Angelina Iaredi"

A Biblioteca Comunitária "Angelina Iarede", fica localizada no Complexo Prudenciana, na cidade de ASSIS, SP,  e foi criada pela parceria Rotary Clube Assis Fraternal, Prefeitura Municipal de Assis e FAC-Fundação Assisense de Cultura. Atualmente possuindo um acervo de + 3000 livros, a Biblioteca da prudenciana atende a 7(sete) escolas municipais e estaduais e a população em geral do bairro da Vila Prudenciana, ASSIS, SP.

Fica localizada em um bairro muito carente na Cidade de Assis, e atende atualmente cerca de 500 pessoas, um público formado por jovens, crianças e adultos.

A biblioteca precisa de livros. Doe.

End.: Rua Maria Alice de Carvalho, 130 - ASSIS /SP - CEP: 19800-000
Fone: (18) 3321-2009

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 07:00:00 PM | | | Voltar


Complexo de vira-lata, por Noga Lubicz Sklar

"Ele escreve seus próprios livros!", afirmo para o meu marido Alan enquanto enumero, entre tantos outros motivos, minha preferência política por Barack Obama. Olho pra ele, ele olha pra mim, e caímos na gargalhada os dois, onde já se ouviu tamanho absurdo, "escreve seus próprios livros"? Uai, gente, não é isso que um escritor faz? Escrever? Mas bem, hum, tudo isso já está no passado, a eleição de Obama, quero dizer, não o mal de um mercado literário onde raros são os escritores que escrevem seus próprios livros, ih, já estou me repetindo, insistindo num estado de coisas que a bem da verdade não deveria espantar ninguém.
Outro dia mesmo a minha nova editora explicava seu trabalho de, hum, editora, me contando que os livros que chegam para publicação vêm completamente crus, com erros terríveis, enfim, impublicáveis. E que depois de editados, imaginem, o autor ainda os altera, isto é, "corrige" a edição, voltando muitas vezes aos erros de antes e por aí vai, euzinha aqui num estado terrível de ansiedade e curiosidade suspensa pra descobrir como é que vai ser comigo (refiro-me à revisão das "Crônicas de Ulysses"), será que o que escrevo é assim também, ruim a um ponto de, além de rejeitado por boa parte das grandes editoras, ainda ter que ser completamente reescrito? A conferir que se for o caso, prometo confessar pra vocês, mas de volta a Obama que essa coisa de se perder do assunto no meio do texto tampouco está com nada. ==>>> LEIA MAIS

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 06:42:00 PM | | | Voltar


Obama é um obcecado pela história

Para o inglês Simon Schama, presidente eleito dos EUA menciona Abraham Lincoln para conectar passado e presente

Historiador vem ao Brasil para fazer palestras em Porto Alegre, na próxima segunda-feira, e em São Paulo, no dia seguinte

"Obama é obcecado por Abraham Lincoln e o evoca sempre para conclamar a necessidade de conciliação. Ele entende o que Lincoln chamou de "mystic chords of memory" [as cordas místicas da memória], e deseja construir essa ponte entre o passado e o presente"

"A política externa norte-americana sempre foi pautada por problemas. Por isso Chávez e os imigrantes mexicanos os preocupam. Se o Brasil fizer de repente uma revolução comunista, aí sim a América Latina iria ao topo da agenda"
SIMON SCHAMA
historiador britânico

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 06:00:00 PM | | | Voltar


Faulkner, turista aprendiz

Romancista carioca parte do fantasma da visita de Faulkner ao Brasil por ocasião de um congresso em 1954

FÁBIO DE SOUZA ANDRADE - COLUNISTA DA FOLHA

EXPERIÊNCIA, OBSERVAÇÃO e imaginação a serviço da tentativa de "criar pessoas verossímeis em situações comoventes e críveis, da maneira mais comovente possível". Assim William Faulkner, o modernista de "O Som e a Fúria" e "Luz em Agosto", entrevistado para a "Paris Review", em 1956, definiu ferramentas e ofício do escritor. Um ou outro destes ingredientes poderia faltar ou comparecer em doses discretas, mas o bourbon ou o uísque, estes o cronista do sul-americano, de sua gente atormentada e assombrada pelas cicatrizes do escravismo, não dispensava.
Antonio Dutra, 34, historiador e romancista carioca, partiu do fantasma da visita de uma semana de Faulkner ao Brasil, por ocasião de um congresso de escritores, em 1954, para compor sua imagem do encontro entre o homem célebre e o burburinho da província. Dela não nos faltam vestígios, da memória infalível do jornalista e crítico Renard Perez, craque do "Correio da Manhã" de então, à lenda de uma entrevista etílica, concedida ou não, pouco importa, a um Paulo Francis já topetudo, mas ainda foca. 
A possibilidade do personagem célebre soar como um livro, estação repetidora de verbetes enciclopédicos, da qual a descrição do retrato de Faulkner por Cartier-Bresson, transportada de seu texto para a capa, por exemplo, escapa, é uma armadilha poderosa (que o diga o Rubem Fonseca, do mesmo mês de "Agosto", cuja trama policial sucumbe ante a necessidade de trocar em miúdos as intrigas palacianas que mataram Getúlio Vargas).
Por timidez respeitosa, Dutra detém-se na superfície opaca do viajante, enxergando, entediado, duplos de Chicago nos prédios de SP: seu Faulkner não vence o mito e o retrato do país sai documental.
DIAS DE FAULKNER
Autor: Antônio Dutra
Editora: Imprensa Oficial
Quanto: R$ 25 (136 págs.)

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 05:57:00 PM | | | Voltar


Ruffato acerta em painel da vida provinciana

MARCELO PEN -ESPECIAL PARA A FOLHA

A primeira viagem de um rapaz para a cidade grande. Um homem faz um balanço de sua vida em carta escrita a uma antiga amada.
Dois sujeitos de classe social distinta nascem no mesmo dia, tornam-se amigos, separam-se, voltam a se ver depois de anos.
Com esse material humano aparentemente simples, Luiz Ruffato construiu novas histórias do amplo painel que pretende compor sobre a vida provinciana, o "Inferno Provisório".
A origem é específica: são personagens oriundos de Cataguases, cidade industrial da Zona da Mata mineira, onde o autor, aliás, nasceu. "O Livro das Impossibilidades" é o quarto desta série projetada para ter cinco volumes e da qual já se lançaram "Mamma, Son Tanto Felice", "O Mundo Inimigo" e "Vista Parcial da Noite" (todos pela Record).
As histórias seguem em ordem mais ou menos cronológica, desde o fim dos anos 1950, quando imigrantes italianos têm de enfrentar a realidade do êxodo rural, até os anos de 1960 a 1980, quando acompanhamos os descendentes destas famílias em cortiços e em bairros da periferia de Cataguases.
Embora por vezes percorra outras décadas, "O Livro das Impossibilidades" centra-se nos anos 1970. Aproxima-se, assim, de "Vista Parcial da Noite", com a diferença de que os personagens agora se vêem em contato direto com a metrópole, seja ela São Paulo, seja o Rio. O projeto de Ruffato não enfeixa apenas uma coesão geográfica e temporal e -há algo no plano dos desejos e das vontades, das frustrações e ilusões, uma espécie de entrecruzar de perspectivas que nos ajudam a configurar uma visão parcial, multifacetada, daquele mundo estilhaçado.
Trata-se de um projeto ambicioso em vários sentidos. A referência bíblica se encontra não só nas epígrafes e na matéria narrativa, mas também no próprio grupamento de livros (cinco), que remete ao Pentateuco. A idéia de traçar um painel social encontra eco na balzaquiana "Comédia Humana", a cujo título a denominação "Inferno Provisório" surge como contraposição irônica.

O LIVRO DAS IMPOSSIBILIDADES
Autor: Luiz Ruffato
Editora: Record
Quanto: R$ 31 (162 págs.)
Avaliação: ótimo

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 05:49:00 PM | | | Voltar


Stephenie Meyer é sucesso com vampiro "doce"

Folha de São Paulo - 08/11/2008 - por Rodolfo Lucena

O mundo dos vampiros atrai multidões desde os tempos em que Bram Stoker (1847-1912) criou o seu "Drácula", supostamente inspirado na maldade de um príncipe que, no século 15, aterrorizou o território em que hoje é a Romênia. Filmes, peças teatrais (até infantis) e, especialmente, livros de todo tipo bebem naquela vertente.
Agora é a vez do vampiro modernoso de Charlaine Harris. Mas há espaço também para romances adocicados, como provam os milhões de exemplares vendidos por outra autora vampírica, a também americana Stephenie Meyer, que aposta numa saga à la Romeu e Julieta para conquistar adolescentes no mundo todo.
As histórias água-com-açúcar envolvendo a jovem Isabella Swan e o vampiro Edward Cullen se transformaram em fenômeno editorial, com mais de 15 milhões de cópias comercializadas em 37 países.
No Brasil, acaba de ser lançado o segundo volume da série, "Lua Nova" (Intrínseca; R$ 39,90, 480 págs.), com tiragem de 100 mil exemplares; o primeiro, "Crepúsculo" (R$ 39,90, 416 págs.), já vendeu mais de 80 mil unidades, segundo a editora.
E provavelmente vai vender mais ainda, na onda do filme de mesmo nome (www.twilightthemovie.com), cuja estréia no Brasil está prevista para dezembro (nos EUA, o lançamento deve ser no próximo dia 21). (DO EDITOR DE INFORMÁTICA - FSP)

StephenieMeyer.com -- The Official Website of Stephenie Meyer
Each attendee is allowed to bring ONE Stephenie Meyer novel from home (Twilight, New Moon, Eclipse, Breaking Dawn or The Host).
www.stepheniemeyer.com/   - 74k

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 05:43:00 PM | | | Voltar


Sérgio Menezes: poesia

O ator Sérgio Menezes, que interpretou o personagem Fulgêncio, em "Sinhá Moça", fará a leitura dramatizada de poesias de Chacal no evento “Sentidos da Literatura”, nesta terça-feira, dia 11, às 16h, no SESC Tijuca.  A entrada é gratuita.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 05:16:00 PM | | | Voltar


SEXO NO CAPITOLIO

Em 2004, a capital americana foi fortemente abalada. A bomba que estremeceu os alicerces do Capitólio foi detonada por uma jovem de 26 anos. Assistente de um senador republicano, Jessica Cutler manteve um blog em que tornava públicas suas aventuras. Sem poupar nomes, a assessora relatou seu envolvimento íntimo com lobistas e políticos, desnudando os bastidores de Washington. Com 'Sexo no Capitólio', a autora recria seus dias na capital.

Publicação prevista para: 30/11/2008
Previsão de envio a partir de: 30/11/2008

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 05:11:00 PM | | | Voltar


Barack Obama perde para Ariano Suassuna em Pernambuco

Juliana Krapp e Monique Cardoso, JB Online

PORTO DE GALINHAS - A IV Feira Literária de Porto de Galinhas (Fliporto), na praia do município de Ipojuca, a 70 quilômetros de Recife, na Região Metropolitana de Pernambuco, começou, na quinta-feira à noite, com um pedido de aplausos para o recém-eleito presidente americano, Barack Obama.

A América e o mundo precisavam dessa esperança – comemorou o curador Antônio Campos, lembrando que a edição deste ano tem como tema exatamente a diáspora negra.

Depois, o presidente interino da Funarte, Zulu Araújo, que dirige a Fundação Palmares, também comentou o assunto:

– A eleição de Obama não pode se resumir ao valor simbólico de sua pele negra. É preciso que o mundo, e, em especial o Brasil, compreenda que ela não é fruto apenas de um fenômeno midiático, mas, sobretudo, de 50 anos de políticas afirmativas.

Aos poucos, no entanto, a verdadeira estrela da feira começou a ocupar seu espaço: na abertura de sua aula-espetáculo, o escritor Ariano Suassuna aproveitou para incluir um de seus famosos cacos:

Sei das dificuldades que Obama terá de enfrentar, e não são poucas. Mas espero que ele se lembre de que a Amazônia é brasileira – frisou, levando o público ao delírio.

A admiração está na platéia, que acompanha, com palmas e risos quase ininterruptos, a apresentação do dramaturgo. As estudantes Itally Natália da Silva e Dayse Lucy Neves, de Camaragibe, também na Região Metropolitana, plantaram-se de máquina fotográfica em punho para acompanhar a chegada do ídolo.

Suassuna retrata o homem do interior, do Nordeste. Ele mostra a realidade da região de uma forma abrangente, sem se ater apenas à seca ou à miséria – justifica Ittaly.

Catarina e Álvaro Cavalcante vieram da Holanda. De férias no Brasil, aproveitaram para assistir ao espetáculo. Como fazem, aliás, quase todas as vezes em que visitam o país. Catarina é holandesa e jura que não tem problema algum em compreender as referências dos textos de Suassuna. Pelo contrário, corre atrás delas. Cavalcante, apesar de pernambucano, mora há 30 anos na Europa.

Temos vários livros dele em casa e sempre assistimos às suas peças – conta.

Professor por quatro décadas, Suassuna voltou a dar, pelo menos neste semestre, um curso regular na Universidade Federal de Pernambuco. A volta não é definitiva. Por isso, a cada semana, sua aulas estão cheias de curiosos. Inicialmente eram 30 vagas, mas o número dobrou. Sintomas da popularidade.

No primeiro dia não dava para contar as pessoas sentadas no chão – lembra a estudante Michelle Leonor, de 21 anos. – Toda semana aparece gente para ouvir, pessoas não-universitárias, a aula precisou passar para uma sala maior.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 05:07:00 PM | | | Voltar

·······

7 de novembro de 2008

Fundação Logosófica divulga vencedores de Concurso Literário

A Fundação Logosófica promoveu um concurso literário com o tema: "A arte de ensinar e a arte de aprender". Os trabalhos foram avaliados em duas categorias: educadores e estudantes universitários.

"Resultado do Concurso Literário "A arte de ensinar e a arte de aprender":

Na categoria Universitários:

O Caminhante Rômulo Monteiro Gimenes "A Tocha e a Luminária" Vila Velha / ES
Zélia Gattai Débora Viana Guimarães "Ensinar e aprender: em busca de uma solução que estimule o progresso da humanidade" Sete Lagoas / MG
Sapientia Allana Mátar de Figueiredo "A pedagogia da superação: a importância da valorização do ensino e aprendizagem efetivos na formação integral do ser humano" Belo Horizonte / MG

Na categoria Educadores:
Patinho Feio Emmanuel Nazareno Costa Lima "A verdadeira essência da vida" Pirapora / MG
Logos Angélica Alves Ruchkys "O saber logosófico: um ensinar-viver-aprender" Belo Horizonte / MG
Sophia Souza Marilsa Aparecida Alberto Assis Souza "Ensinar, aprender e transformar" Uberaba / MG

A relação completa dos vencedores do concurso literário pode ser encontrada neste link

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2008 01:38:00 PM | | | Voltar


Prêmio Cunhambebe de literatura estrangeira 2008

clip_image001[4]Até o momento, não havia no Brasil nenhum prêmio que contemplasse os melhores livros estrangeiros. Eis um grande paradoxo no país da literatura “antropofágica”. Com efeito, da mesma forma que os índios canibais consideravam que devorar alguém – de preferência de outra tribo – lhes permitia incorporar suas qualidades, a cultura brasileira, na definição de Oswald de Andrade, se nutre das influências externas, apropriando-se de seus elementos essenciais. Por esse motivo, resolve-se homenagear Cunhambebe, o poderoso chefe tupinambá, considerado o maior canibal de que se tem notícia no Brasil. Contemporâneo do início da colonização européia, ele deve ter vislumbrado na chegada desses estrangeiros não uma ameaça mas sim uma oportunidade inesperada de experimentar novos “sabores”. Sendo assim, de acordo com a “filosofia” antropofágica, procurou aproveitar o melhor do outro! 
Inscrições até 31 de dezembro de 2008.
Mais informações acesse o site ou escreva para: Stéphane Chao: curadoria@premiocunhambebe.org

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2008 01:25:00 PM | | | Voltar

·······

6 de novembro de 2008

Entrevista em português com Zizek

Slavoj Zizek é um dos maiores pensadores da Europa. O filósofo e sociólogo esloveno escreve sobre temas como Lenine, ciberespaço, pós-modernismo, pós-Marxismo ou Alfred Hitchcock. Foi no Festival de Cinema de Sarajevo que a euronews falou com Zizek, acerca de cinema, dos Balcãs e de multiculturalismo. Na capital da Bósnia-Herzegovina, o Festival de Cinema desempenha um papel relevante para reconstruir a auto-confiança da cidade. Sarajevo esteve cercada quatro anos durante a Guerra da Bósnia.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2008 10:04:00 PM | | | Voltar


Dica do Livreiro: Beowulf

Dica do livreiro: Indico o Beowulf. Marco zero da literatura inglesa, traduzido do inglês antigo ou anglo-saxão, por Erick Ramalho. Poema épico emocionante, em tradução muito linda. É ótimo perceber que uma boa aventura não precisa estar dissociada do quesito estético. O preço é acessível e a edição muito bem feita.

A Tessitura Editora lança, em edição bilíngüe, a tradução de Beowulf, poema inglês medieval. Pela primeira vez traduzido em versos para a língua portuguesa, Beowulf é apresentado lado a lado com o texto original, um épico de 3.182 versos com aliterações produzido, por volta do século X d. C., em inglês antigo. Beowulf - considerada a mais importante obra da Inglaterra antiga - é tema do estudo de medievalistas de diversas áreas e encontra-se traduzido para o inglês moderno e inúmeras outras línguas. A par de sua importância acadêmica, Beowulf apresenta, na complexidade de seus versos, temas recorrentes da Idade Média de interesse popular: guerras, monstros, feitos heróicos.

A tradução, a introdução e as notas são de Erick Ramalho, membro do Centro de Estudos Shakespeareanos (CESh) e mestre em Literaturas de Expressão Inglesa pela UFMG, que também traduziu a obra Sonho de Uma Noite de Verão de William Shakespeare (Tessitura, 2006), além de ter publicado artigos e ensaios no Brasil e na Europa. Na introdução, Erick Ramalho apresenta uma detalhada contextualização do poema na história da literatura inglesa. As características da língua germânica naquela época são exploradas - há detalhes sobre o manuscrito ainda remanescente ao tempo, conservado na Biblioteca Britânica. As notas, ao explicarem os fundamentos da narrativa épica do poema e fornecerem informações lingüísticas, literárias e históricas específicas, servem tanto ao leitor comum quanto ao especialista. Tom Burns, professor da UFMG, escreve nas orelhas do livro que “Esta edição, com a tradução de Erick, para o português, e o texto original em anglo-saxão, colocados lado a lado, é um evento importante para as letras brasileiras”. 
(Edição Bilíngue,Tessitura Editora, Tradução, Erick Ramalho, R$23,00)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2008 07:50:00 PM | | | Voltar


Fliporto será aberta nesta quinta-feira

Publishnews - 06/11/2008 - por Marla Cardoso

A partir desta quinta-feira, 6 de novembro, até o próximo domingo, dia 9, o mercado literário estará com os olhos voltados para Pernambuco. Às 17h desta quinta será aberta a 4º edição da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto). Com o tema “Trilhas da Diáspora. Literatura em África e América Latina”, o evento receberá escritores de 17 países, além de mais de 100 nomes da literatura brasileira e mundial. O escritor Ariano Suassuna promoverá a aula-espetáculo. Na sexta-feira a programação ganhará oficinas, debates, palestras e painéis que promoverão a literatura lusófona, a língua portuguesa na África e na América Latina e a literatura brasileira contemporânea. Uma programação especial será dedicada a Geração de 65, grupo literário pernambucano que reuniu escritores e pensadores. As crianças também poderão curtir a Festa através da Fliportinho, que iniciou suas atividades já na segunda-feira. Quem estiver à distância também poderá acompanhar as discussões através de uma TV e Rádio ao vivo pela Internet. Para conferir a programação completa e mais detalhes sobre a Festa clique aqui.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2008 07:24:00 PM | | | Voltar


Election Night 11-04-08

Democratic Presidential Nominee, Barack Obama and his family on election night in Chicago, IL on Wednesday, November 5, 2008. (David Katz/Obama for America)

20081104_Chicago_IL_ElectionNight0851 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight0890 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight0981 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight0985 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight0987 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight0997 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1005 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1032 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1081 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1095 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1099 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1120 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1137 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1154 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1168 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1178 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1183 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1187 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1191 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1217 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1225 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1247 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1258 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1265 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1269 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1315 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1324 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1328 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1367 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1391 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1412 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1427 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1451 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1454 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1463 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1473 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1476 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1482 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1520 por Barack Obama20081104_Chicago_IL_ElectionNight1530 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1534 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1540 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1543 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1569 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1586 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1598 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1643 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1652 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1657 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1678 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1691 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1700 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1699 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1706 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1712 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1748 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1765 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1763 por Barack Obama20081105_Chicago_IL_ElectionNight1774 por Barack Obama

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2008 06:49:00 PM | | | Voltar

·······

5 de novembro de 2008

Israel e a paz no Oriente Médio - Uma luz no fim do túnel

Israel e a paz no Oriente Médio é uma coletânea de palestras e conferências realizadas pelo autor, Henrique Rattner, docente e pesquisador da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (USP), com o propósito de interpretar e compreender os conflitos no Oriente Médio entre palestinos e israelenses.

A questão da identidade do povo judeu, sua história e origens, tradições, idioma, valores e cultura são retratados nessa abrangente obra. Sob uma visão objetiva e autêntica, o autor enfoca a luta por – e a necessidade de – um Estado de Israel a um povo historicamente perseguido e massacrado. Como, porém, resolver a questão de paz em um Estado judeu em que parte da população é palestina?

Muitas dessas questões ainda permanecem obscuras e inconclusas, mas os textos apresentados pelo autor vêm aclarar esse contexto, propiciando ao leitor uma melhor compreensão de suas complexas variáveis. Henrique Rattner tem uma vivência ampla dos problemas de Israel. Publicou diversos textos sobre as dificuldades que o povo de Israel encontra em ter um Estado para pôr fim à diáspora e ao judeu errante.

Nesse livro, Rattner analisa desde os antecedentes históricos que levaram os judeus a ser um povo disperso pelo mundo à sua ânsia de ver a possibilidade de ter um Estado seu, depois do término da Segunda Guerra. Como interpretar, porém, essa política radical e contraditória dos países árabes e islâmicos em relação ao conflito palestino-israelense? Rattner nos explica, com sabedoria, esta questão.

O autor analisa a situação dos territórios ocupados, as razões dos conflitos entre seus habitantes e discorre sobre algumas maneiras de minorar o desentendimento entre a população residente no território do Estado de Israel. A realidade, porém, não é tão simples, e esse livro é leitura essencial para quem quer entender os conflitos ocorridos em Israel, desde sua fundação, em 1948, até os dias atuais. (Pletz)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2008 10:34:00 PM | | | Voltar


Febre de Novembro

Vem novembro, começa o frio, as chuvas. E vem a febre de novembro: por um lado, atos políticos e da população em memória ao assassinato do ex-premiê Yitzhak Rabin, que aconteceu no começo de novembro de 13 anos atrás. Por outro, discussões sem fim sobre o assassino, Yigal Amir. Reduzir a pena? Tirá-lo da cadeia? Pode se casar? Pode ter filho?

Blá-blá-blá.

No ano passado eu estava na mesma praça de anos antes, cobrindo o ato pela RFI e acompanhando os discursos. O filho de Yigal Amir tinha nascido uma semana antes. O dia do ato, então, caiu com o brit milá (circuncisão ritual) da criança - coincidência que chocou os que estiveram no ato em comemoração à paz que acabou com três tiros no premiê.

O filho do Rabin, no discurso diante de milhares de pessoas, disse então que se sentia chocado ao perceber que já se admite, na sociedade de uma década mais tarde, falar sobre a liberdade do Amir, apesar de ele ter sido condenado a prisão perpétua e de o caso ter, na época, movido e comovido os israelenses - quem não tem alguma lembrança das centenas de pessoas chorando sobre velas?

Mesmo assim, o tema segue vivo no cotidiano daqui, e é relembrado quando chega novembro. Em um exercício de “e se…?”, os israelenses tentam adivinhar o que seria hoje do país e dos vizinhos se o premiê que assinou o primeiro acordo de paz com os palestinos não tivesse sido morto. (Carteiro sem Poeta)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2008 10:19:00 PM | | | Voltar


Presidents who write well, lead well

Obama's facility as a writer indicates talents that will serve him well in the White House

Barack Obama signs a copy of The Audacity of Hope

Given what I do for a living, I suppose it's only natural that I have a high degree of respect for those who write well. Good writing very often signals a strong intellect and in many cases a deep vision. It also shows its author to be a person of some discipline, in that even those who are born with a great deal of talent in this area still usually have to work hard and make sacrifices to develop their abilities. All of which is making me giddy at the prospect of Barack Obama's coming presidency.

Like many politicians Barack Obama is also an author. What makes him different is he's also a good writer. Most books by today's policies are glossy, self-serving, sometimes ghost-written puffery, which are designed to be sold as throwaway literature. Obama has written a couple of these books, and the best that can be said about them is that they're a cut above the usual tripe politicians slap between two covers. Earlier, however, way back in 1995, Barack Obama penned another book, Dreams from My Father: A Story of Race and Inheritance, which is easily the most honest, daring, and ambitious volume put out by a major US politician in the last 50 years.

http://www.guardian.co.uk/books/booksblog

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2008 09:19:00 PM | | | Voltar


Saramago classifica de revolução chegada de Obama à política

Hoje, 5 de novembro de 2008, 7 horas atrás

Em entrevista publicada hoje no "Diário de Notícias" português, o Prêmio Nobel de Literatura José Saramago afirmou que a chegada do democrata Barack Obama à política americana é uma revolução. A entrevista foi publicada antes da divulgação do resultado das eleições presidenciais.

"É uma revolução tal que, mesmo que Obama perca na última hora, nem assim deixaria de sê-lo, porque, no consciente e inconsciente coletivo e imaginário do americano, isso não tem volta, a não ser que ressuscitem rapidamente o Ku Klux Klan e o coloquem para funcionar em todas as cidades", disse o escritor português. Leia mais (05/11/2008 - 11h27)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2008 08:24:00 PM | | | Voltar


Líder do Black Eyed Peas faz música para vitória de Obama

Hoje, 5 de novembro de 2008, 7 horas atrás

Will.i.am, do grupo Black Eyed Peas, está lançando uma nova música e um vídeo para marcar a vitória de Barack Obama nas eleições presidenciais americanas. O músico passou a noite da eleição editando a versão final de "It's A New Day" (é um novo dia), que deve ser disponibilizada na internet nesta quarta-feira. Leia mais (05/11/2008 - 12h45)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2008 08:22:00 PM | | | Voltar


Seminário internacional discute novos desafios do jornalismo na web

Hoje, 5 de novembro de 2008, 2 horas atrás

Ele tem pouco mais de uma década de vida, mas seu futuro começa a ser discutido hoje (5) em Bogotá, Colômbia, no seminário "O Futuro do Jornalismo na Internet e a Profissionalização da Redação On-Line". Debatedores de oito países de língua espanhola e portuguesa passarão dois dias debatendo as novas e inevitáveis mudanças no jornalismo provocadas com a expansão da rede na sociedade. Entre os assuntos, a convergência de redações impressa e on-line, uso de mídias na tela, linkagem bibliográfica em reportagens, novos estilos de linguagem e a crescente oferta e procura por blogs de jornalistas da redação impressa (cada vez mais interessados em expandir seu trabalho e nome) ou profissionais de outras áreas, convidados a escrever sobre os mais diversos assuntos pela chamada grande mídia. Leia mais (05/11/2008 - 13h24)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2008 08:19:00 PM | | | Voltar


O blog de Pedro Almodóvar

blog pedro almodóvar

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2008 01:25:00 PM | | | Voltar


Barack Obama é eleito presidente em votação com maior comparecimento de eleitores em cem anos

U.S. President-elect Senator Barack Obama (D-IL) waves to supporters after being declared the winner of the 2008 U.S. Presidential Campaign in Chicago November 4, 2008.REUTERS/John Gress (UNITED STATES) US PRESIDENTIAL ELECTION CAMPAIGN 2008 (USA)

"Foi uma longa campanha, mas, nesta noite, por causa do que nós fizemos neste dia, neste momento definidor, a mudança chegou à América", disse Obama, 47, a mais de 200 mil apoiadores extasiados pela vitória.

Nascido em Honolulu, no Havaí, em 4 de agosto de 1961, Barack Hussein Obama é senador por Illinois em seu primeiro mandato. Ele passou a juventude na ilha americana, onde se destacou pelo serviço comunitário. Com um bom histórico escolar, Obama formou-se em direito na tradicional pela Universidade Harvard e trabalhou como professor e defensor dos direitos civis em Chicago, antes de ser eleito senador.

 Leia o perfil completo de Barack Obama

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2008 08:51:00 AM | | | Voltar

·······

4 de novembro de 2008

Obama chega como favorito

Após 21 meses de campanha, 33 debates, US$ 660 milhões arrecadados e milhares de milhas voadas e cidades visitadas, o candidato democrata negro Barack Hussein Obama Júnior, de 47 anos, chega ao dia D das eleições presidenciais mais longas e surpreendentes da história recente dos Estados Unidos como o favorito, à frente de seu oponente, o republicano branco John Sidney McCain 3º, de 72 anos.

Barack Obama ganhou pontos também em importantes fatias do eleitorado, como operários brancos e mulheres brancas mais velhas -dois dos universos que mais apresentaram resistência a seu nome durante o processo de primárias de seu partido- e eleitores independentes e indecisos. Nas últimas horas, John McCain apertou a diferença em algumas corridas em Estados-chave, mas o estreitamento da vantagem era previsto.

Ainda assim, é preciso olhar as pesquisas com precaução, não só pelo seu histórico recente -levantamentos erraram em algumas ocasiões importantes durante as primárias-, mas, principalmente, pelos vários componentes inéditos desta corrida. Não há consenso entre analistas e pesquisadores sobre qual peso terá -se é que terá algum- o fator racial.

Do mesmo jeito, espera-se um número recorde de eleitores, que deve ultrapassar os 130 milhões. Esse comparecimento em massa, aliado a um sistema precário de votação que ainda conta com cédulas de papel perfuradas em alguns lugares e critérios de identificação que mudam de cidade a cidade, pode atrasar ou conturbar o processo em Estados importantes, como Ohio e Flórida.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/04/2008 08:50:00 AM | | | Voltar

·······

3 de novembro de 2008

Carlos Felipe Moisés: noturno com jazz, blues, tango e "morte árabe", por Chico Lopes

Os que ainda não descobriram que Carlos Felipe Moisés é um dos maiores poetas brasileiros vivos, dos que estão aí há algumas décadas escrevendo poesia com um sucesso de crítica que sabem que infelizmente jamais terá a propagação merecida, poderão fazê-lo agora, no próximo dia 24, quando ele lançará seu novo livro de poesia, "Noite nula", no Bar Balcão, em São Paulo.
É um livro de poesia incomum, a começar pela capa. Conversando com Moisés, ele me disse que a achara pouco convencional. De fato, lembra a capa de um almanaque, com figuras célebres (as mais reconhecíveis, de imediato, são as de Billie Holiday, Theda Bara e Carlos Gardel) e quebra o padrão dos livros do gênero, que em geral trazem imagens vagas, alusivas ou abstratas, como se a poesia fosse sempre alguma coisa um tanto incorpórea, como se não se relacionasse a carne e sangue e osso e nervos.
Não é o caso do projeto de Moisés, ainda que sua escrita remeta aos terrenos mais para abstratos (palavra, afinal, filistéia) do gênero, e nem poderia deixar de remeter. O livro é cheio de um calor humano incomum. É um projeto de afeto, desespero e ironia. E música. Em alguns momentos, como na saudação a Charlie Parker, é impossível que os admiradores da boa poesia e do grande músico não se sintam comovidos até as lágrimas, se prestarem atenção à forte mescla de ritmo e comoção que move o poema. Começa pela lembrança do "Charles Anjo 45" de Jorge Benjor e vai para o infinito, com todas as asas a que o poema (e o leitor) tem direito.

LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 10:02:00 PM | | | Voltar


Conferência - Umberto Eco

O Consulado Geral da Itália em Porto Alegre convida:

conferência “Umberto Eco e nossa angústia da influência”, com Joana Bosak.

No dia 5 de novembro, às 16h30min, no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo

(Rua dos Andradas, 1223 – Porto Alegre).

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 08:55:00 PM | | | Voltar


RESULTADO DO Prêmio Afrânio Coutinho 2008

A Academia Brasileira de Letras e a PETROBRAS comunicam os ganhadores do concurso de 2008 em comemoração ao centenário de morte de um dos maiores expoentes da literatura brasileira que realizou a segunda edição do Prêmio Afrânio Coutinho com o tema - Machado de Assis: o crítico literário.

1 º : Leodegário Amarante de Azevedo Filho- RJ

2 º : Maria de Fátima Lucena de Oliveira - SP

3º : Jorge Lopes dos Santos - RJ

Os três melhores trabalhos receberão, respectivamente, R$ 10 mil (dez mil Reais), R$ 6 mil (seis mil Reais ) e R$ 3 mil (três mil Reais). A entrega do Prêmio Afrânio Coutinho será no dia 6 de novembro de 2008, às 16 horas, em Sessão Plenária da ABL.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 07:05:00 PM | | | Voltar


O caso Aleijadinho

No livro "Aleijadinho e o aeroplano", a pesquisadora Guiomar de Grammont derruba mitos sobre o artista barroco mineiro e contesta os critérios de atribuição de suas obras. Afinal, quem foi Aleijadinho, e qual a real dimensão de sua produção? Sua arte deve ser entendida como mercadoria ou patrimônio público?

Leia e comente entrevista da autora em

http://colunas.g1.com.br/maquinadeescrever/

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 07:04:00 PM | | | Voltar


Convite de Participação do Projeto Cenários Ambientais 2020

PESQUISA DO PROJETO CENÁRIOS AMBIENTAIS 2020

Acessando o site: www.cenarios2020.sp.gov.br.

Você responde a pesquisa webdelphi de 03 a 23 de novembro de 2008. Sua participação é fundamental para traçar um cenário consistente para o
Estado de São Paulo.

O Projeto Cenários Ambientais 2020 é um dos 21 projetos Estratégicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente de São Paulo – SMA, e tem como objetivo “elaborar propostas de políticas públicas de médio e longo prazos a partir de Cenários Ambientais prospectivos”.

OLHE PARA O FUTURO E DÊ SUA OPINIÃO
O MEIO AMBIENTE AGRADECE

Informações:
Fone: (11) 3133-4052
Site: www.ambiente.sp.gov.br/cenarios2020
E-mail: planejamentoambiental@sp.gov.br

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 04:52:00 PM | | | Voltar


Bíblia Sagrada e POP

Will people start bringing “The Book” to dinner parties instead of flowers?Folha de São Paulo - 02/11/2008 - por Eduardo Simões
País com cerca de 75% da população constituída de membros da Igreja Luterana, a Suécia viu, no ano passado, as vendas da Bíblia aumentarem em 50%. Não houve nenhum surto religioso. O mercado, que consome mais de 60 mil exemplares do livro sagrado anualmente, absorveu mais 30 mil cópias do Velho e do Novo Testamento em forma de duas revistas, que transitam entre a "Vogue", com apelo de celebridades e ícones do naipe de Lady Di e Che Guevara, e a "Colors Magazine", publicação quinzenal da Benetton, conhecida por suas leituras pop de temas áridos. Criador da "Bible Illuminated" (Bíblia ilustrada), o publicitário sueco Dag Söderberg ressalta que, para seu país, que tem cerca de 9 milhões de habitantes, o aumento é "um número imenso". Para ele, o sucesso das publicações foi surpreendente, porque ultrapassou seu leitorado alvo inicial: mulheres entre 25 e 40 anos, grupo que, segundo ele, mais lê revistas. Antes de chegar às livrarias comuns na Suécia, o evangelho pop de Söderberg foi vendido em butiques, lojas de design e até em galerias de arte.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 01:44:00 PM | | | Voltar


Toda nudez será publicada

Jornal do Brasil - 03/11/2008 - por Bolívar Torres

Raramente a apresentação de uma escritora reuniu tantos elementos curiosos. Primeiro, é uma loura estonteante de 1,85m chamada Tara. Segundo, escreveu um livro intitulado Fetiche (Fundamento, 312 pp., R$ 38.50). E, como se não fosse o suficiente, ainda passa o tempo livre brincando com cobras gigantes. Parece piada, mas não é. A top model canadense radicada na Austrália Tara Moss, de 35 anos, é a autora policial número 1 em seu país, com livros traduzidos em nove idiomas e publicados em 14. Além de escrever, apresenta um programa de TV sobre crimes, naturalmente, é uma detetive particular licenciada e embaixadora do Unicef. Nos intervalos, posa seminua para campanhas publicitárias na companhia de grandes répteis… Se você se interessou pelo currículo acima, saiba que Fetiche, o primeiro de seus quatro romances, acaba de ser lançado no Brasil. A obra conta a história de uma jovem modelo que tenta capturar o assassino de sua melhor amiga.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 01:30:00 PM | | | Voltar


Os intestinos da Camorra

Folha de São Paulo - 01/11/2008 - por Manuel da Costa Pinto

Gomorra (Mondadori, 334 pp., 15,50 euros), de Roberto Saviano, que será lançado aqui pela editora Bertrand Brasil - começa com a descrição de uma avalanche de corpos que se precipitam de um contêiner alçado sobre o porto de Nápoles: esses troncos parecendo manequins, com etiquetas de identificação amarradas ao pescoço, são cadáveres de imigrantes chineses que pagaram para, uma vez mortos, serem levados de volta ao país natal. À primeira vista, a cena tem pouca relação com o tema central da obra - o império econômico da Camorra (a máfia napolitana). Mas a redução do corpo à mercadoria clandestina é um intróito perfeito para esse livro-reportagem que foi adaptado pelo diretor Matteo Garrone (o filme homônimo exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo) e obrigou Saviano a sair de Nápoles sob ameaças dos chefões do crime. Os chineses de Nápoles são parte da indústria de contrafação e tráfico de drogas montada pelos camorristas. Captar esse mecanismo, assimilando-o à estrutura romanesca, é uma das virtudes de Gomorra.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 01:25:00 PM | | | Voltar


Livraria Cultura lançou um blog

A Livraria Cultura lançou um blog (www.blogdacultura.com.br) com o objetivo de propor discussões culturais através de textos postados por seus colaboradores. No espaço, os internautas poderão conferir novidades e reflexões sobre literatura, cinema, música, arte, moda, gastronomia, entre outros assuntos.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 01:16:00 PM | | | Voltar


Colaborativo

 

Jornal do Brasil - 01/11/2008 - por Álvaro Costa e Silva

Envolto nas teias de Web 2.0, o Portal Literal está todo reformulado. Sua versão colaborativa, aos moldes de Overmundo, busca difundir conteúdo literário pela internet, de acordo com as licenças do Creative Commons. Trocando em miúdos: o sítio, um dos pioneiros no país, permite agora a publicação de conteúdo por todos os usuários cadastrados, indica a coluna Informe Idéias.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 01:12:00 PM | | | Voltar


Lula caiu em pegadinha na Espanha

 

Durante visita a Toledo, na Espanha, a brasileira Marlenice Patrícia Miranda enganou o presidente Lula e o primeiro ministro Zapatero. Lula falou ao telefone com humorista Jordi Evole da TV espanhola, que se passou por pai de Marlenice. O humorista empolgadíssimo gritava:
Viva o Corinthians! viva o Corinthians!

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 08:00:00 AM | | | Voltar

·······

2 de novembro de 2008

Dia 11/11/2008, Verdes Trigos completará 10 anos on line

No próximo dia 11 de novembro, Verdes Trigos, o portal literário mantido pelo escritor Henrique Chagas completará uma década de existência on line. Desde 1998 Verdes Trigos vem conquistando a fidelidade dos apaixonados por livros e por cultura, e, tem tido uma média de 5.000 visitas/dia. Todos os dias, o sítio oferece informações atualizadas sobre literatura e cultura em geral. “Nos verdejantes campos de trigo, o internauta tem acesso a resenhas de livros, críticas literárias e crônicas escritas por diversos autores, além de uma manancial de informações culturais”, explica Henrique.

“Depois de 10 anos na rede, hoje tenho inúmeros amigos escritores ou jornalistas que resenham livros, encaminham crônicas, contos ou ensaios para publicação, poupando-me de um árduo trabalho. Na verdade, faço um jornalismo cultural e de divulgação literária. Todos os dias chegam livros para divulgar no sítio, encaminhado tanto pelas editoras quanto pelos seus autores. Claro que é excelente receber livros, o maior presente que eu poderia receber. Bons livros devem ser divulgados e a leitura incentivada sempre”, conclui Henrique.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/02/2008 08:59:00 PM | | | Voltar

·······