RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

17 de novembro de 2008

Comida israelense é tema de festival gastronômico em SP

A segunda edição do Festival Gastronômico de Israel, entre os dias 25 e 29 deste mês, no restaurante Tarsila, do InterContinental, terá a participação de dois chefs israelenses: Lior Hovav, do Crowne Plaza City Center, em Tel Aviv, e Anat Lev Ari, membro da associação Chefs for Peace (chefs pela paz). Os chefs vão preparar bufês askenazi e sefaradi e estações de falafel e shawarna. O evento vai das 19h às 23h, e o bufê custa R$ 89. Reservas: 0/ xx/11/3179-2555.
Site: www.ichotelsgroup.com.

[EU FUI]

[FOI ÓTIMO - confira]

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2008 09:50:00 PM | | | Voltar

·······

16 de novembro de 2008

Luís Augusto Fischer: Fato Literário 2008

Merecido!

O professor universitário e escritor Luís Augusto Fischer foi o grande vencedor do Prêmio Fato Literário 2008 na categoria Personalidade. Obtendo 44 dos 78 votos válidos do Júri Oficial, Fischer foi econômico nas palavras de agradecimento.

Dizendo-se emocionado pela premiação, o autor da obra Machado e Borges - e Outros Ensaios sobre Machado de Assis agradeceu a alguns de seus mestres ali presentes, como Sérgius Gonzaga e Zilá Benrd, por terem lhe ensinado um pouco do que ele hoje “tenta fazer”. Fischer foi amplamente aplaudido pela platéia que lotou uma das salas do Clube do Comércio, onde o prêmio foi anunciado.

Via Alfredo Aquino. Parabéns Luís A. Fischer!

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 09:29:00 PM | | | Voltar

·······

12 de novembro de 2008

Três Perguntas a Alfredo Aquino

Daniel Feix - Zero Hora

A experiência do artista plástico Alfredo Aquino como autor de livros vem de longe – além de escrever e editar títulos de arte, seus desenhos já ilustraram por exemplo o volume de contos Cartas (2004), de Ignácio Loyola Brandão. Mas sua estréia como ficcionista se deu apenas em 2007, com A Fenda, também este um livro de contos. Carassotaque (2008), que ele autografa hoje, às 18h30min, na Praça de Autógrafos - 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, é seu primeiro romance.

ZH – Você é um artista visual, escreve sistematicamente em blog, já publicou contos... O que o levou ao romance? Foi a complexidade do tema – as identidades culturais?

Alfredo Aquino – O livro fala muito do medo, tema universal que toca a todos, que faz parte do nosso cotidiano. Ele tem a haver com a arte contemporânea em geral. Essa questão da identidade é crucial também: ser percebido, ser reconhecido e harmonizar seus valores democraticamente, saber ouvir e também conseguir ser ouvido. Mas, se isso vale para uma pintura, também vale para a literatura.

Escrever é apenas outro modo de expressão, de inventar um mundo de fantasia em que nos identifiquemos, autor e leitor, numa espécie de vertigem. A interpretação que quem lê o livro faz, as identificações multiplicadas, isso é muito rico. Mas acontece também na pintura, nos desenhos...

ZH – Carassotaque tem como protagonista um fotógrafo, ou seja, um artista visual, que vive longe de suas origens. O quanto ele tem da sua experiência e da sua visão de mundo?

Aquino – Alguma coisa. Na verdade, o protagonista é o outro, o que nos chama atenção, o que nos ensina a ver com seu olhar diferente do nosso – diferente do meu próprio olhar. O estrangeiro faz perguntas porque tenta entender o que para ele não faz sentido – aquilo a que nós já estamos acostumados ou até resignados.

Existem situações imaginárias que são de um coletivo, fazem parte do imaginário de muitos de nós. Ocorreu uma publicação de um pequeno trecho de Carassotaque em Portugal, e lá os portugueses se identificaram, então isso mostra a dimensão dessa fantasia coletiva que não é localizada. Nesse universo sugerido, que é um tanto visual também, fica proposto um olhar de imagens, que é onírico, é o dos nossos sonhos, podemos nós mesmos imaginar os cenários, acompanhar os diálogos, nos posicionarmos. Esse livro se escreveu quase sozinho, em muitos momentos eu escrevia como se estivesse lendo, para saber o que iria acontecer. Eu também queria saber para que lado aquela história se conduzia.

ZH – Em que medida as artes visuais influenciam sua literatura?

Aquino – As linguagens são diferentes, mas acontece a mesma coisa, os procedimentos são semelhantes: tento sempre experimentar, inventar um jeito novo de expressar, busco correr riscos, fugir da fórmula conhecida e confortável. É isso o que vale na Arte verdadeira, seja ela a visual ou a literária. Porque fazer o que outros já fizeram? Não faz sentido ser cubista hoje, não faz sentido fazer pastiches de Marcel Duchamp hoje – um grande artista que teve seu apogeu em 1920, 1930, no século passado, quase cem anos atrás... É importante buscar caminhos, ver o que os outros estão fazendo, não para fazer igual, mas justamente tentar um vôo diferente. Sempre existem jeitos e motivações para isso. A literatura é um desafio assombroso...

Publicado em Zero Hora - RS e no ArdoTempo

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2008 10:53:00 PM | | | Voltar

·······

10 de novembro de 2008

8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará

No dia 12 de novembro o Centro de Convenções do Ceará vai ser cenário da Aventura Cultural da Mestiçagem. É este o tema da VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará, que até o dia 21 vai receber cerca de 70 convidados estrangeiros, de países da África, América, Ásia e Europa, e mais de 100 participantes do campo literário e editorial do Brasil, que estão na programação em debates, palestras, encontros, lançamentos, entre outras atividades.

Nessa aventura cultural, duas comunidades lingüísticas, a portuguesa e a espanhola, estão no foco, abrindo-se para a multiplicidade de culturas e a condição mestiça de suas raízes. Motivada pelo seu tema, a Bienal está comprometida com a integração das diversas culturas envolvidas, reconhecendo seus hábitos, costumes e literatura, com a democratização e a mobilização do acesso universal ao livro, à leitura e à produção literária.

Escritores, livreiros e editores do Brasil e países convidados proferirão palestras que vão de folguedos afro-brasileiros no Ceará ao barroco e surrealismo na América Latina, passando pelos avanços das neurociências para o ensino da leitura, pela integração cultural entre Brasil e América Hispânica e pelas experiências de Timor Leste e Guiné Bissau.

Encontros, lançamentos de livros, congresso de cordelistas, teatro e shows também estão nessa aventura cultural da mestiçagem. Na parte musical, atrações como os mexicanos Cabezas de Cera, os brasileiros Vitor Ramil, Fernanda Takai e Cordel do Fogo Encantado, além de bufões e vaqueiros, subirão ao palco do auditório principal do Centro de Convenções, batizado na Bienal como Teatro José Carlos Matos.
Espaço Infantil e Arena Jovem

SERVIÇO

8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará – de 12 a 21 de novembro, das 9h às 22h no Centro de Convenções do Ceará (Av Washington Soares, 1141). Acesso e Programação: GRÁTIS. Para os shows, que acontecerão diariamente às 19 horas no Auditório Principal do Centro de Convenções (1.000 lugares), o acesso será mediante a troca de um livro. Informações: (85)3267.2283.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/10/2008 08:41:00 AM | | | Voltar

·······

8 de novembro de 2008

Carassotaque, na Feira do Livro de Porto Alegre

CARASSOTAQUE, novo romance de Alfredo Aquino

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/08/2008 07:39:00 PM | | | Voltar

·······

6 de novembro de 2008

Fliporto será aberta nesta quinta-feira

Publishnews - 06/11/2008 - por Marla Cardoso

A partir desta quinta-feira, 6 de novembro, até o próximo domingo, dia 9, o mercado literário estará com os olhos voltados para Pernambuco. Às 17h desta quinta será aberta a 4º edição da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto). Com o tema “Trilhas da Diáspora. Literatura em África e América Latina”, o evento receberá escritores de 17 países, além de mais de 100 nomes da literatura brasileira e mundial. O escritor Ariano Suassuna promoverá a aula-espetáculo. Na sexta-feira a programação ganhará oficinas, debates, palestras e painéis que promoverão a literatura lusófona, a língua portuguesa na África e na América Latina e a literatura brasileira contemporânea. Uma programação especial será dedicada a Geração de 65, grupo literário pernambucano que reuniu escritores e pensadores. As crianças também poderão curtir a Festa através da Fliportinho, que iniciou suas atividades já na segunda-feira. Quem estiver à distância também poderá acompanhar as discussões através de uma TV e Rádio ao vivo pela Internet. Para conferir a programação completa e mais detalhes sobre a Festa clique aqui.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/06/2008 07:24:00 PM | | | Voltar

·······

31 de outubro de 2008

Começa a 54º Feira do Livro de Porto Alegre

A partir desta sexta-feira, 31 de outubro, leitores, editores e livreiros estarão com os olhos voltados para a capital gaúcha, que vai ser palco de um dos grandes eventos brasileiros voltados à literatura. Às 18h será aberta oficialmente a 54º edição da Feira do Livro de Porto Alegre. Neste ano, a programação está recheada de momentos para diversos públicos e gostos. A Praça da Alfândega, local que concentra o evento desde sua primeira edição, em 1955, receberá, até o dia 16 de novembro, mais de 700 sessões de autógrafos e quase 700 autores e especialistas, que participarão de quase 300 eventos entre mesas-redondas, oficinas e programação artística. E não só os adultos têm espaço garantido na Feira - na área infantil e juvenil, mais de 100 escritores e ilustradores farão à festa da garotada. Com tantas atividades, a expectativa da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) é grande – espera-se comercializar cerca de 450 mil exemplares durante a Feira. O patrono desta edição é o poeta e ensaísta Charles Kiefer, conhecido por sua produção ficcional de romances.

Charles Kiefer é o patrono da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre. Tem trinta livros editados e ganhou por três vezes o Prêmio Jabuti de Literatura, entre outros. Mesmo com títulos lançados por editoras regionais, alcançou, no total, mais de 300 mil volumes vendidos. A reconhecida qualidade literária de seu trabalho em romances, contos, ensaios literários e poesia, levou a Editora Record a contratar a reedição de todos os seus livros, a partir de 2006.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2008 07:49:00 PM | | | Voltar

·······

27 de outubro de 2008

Dia do Livro, Affonso, Rubem Alves e muito mais.

Dia 29/10, quarta-feira, é o Dia Nacional do Livro. Vamos comemorar com trabalho: graças à sensibilidade da Usiminas, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, está no ar o projeto "Ler Convivendo", atuando em oito bibliotecas comunitárias de Belo Horizonte, Ipatinga, Itaúna, Esmeraldas e Santa Luzia.

Todas estão de portas abertas para o público, com uma programação especial: a visita do contador de histórias Roberto de Freitas. Até sexta-feira, centenas de crianças e jovens são esperados para ler e ouvir boas histórias. Em novembro, as bibliotecas vão receber a visita de escritores e personalidades, entre elas, Denise Fraga, Laurentino Gomes e Luis Giffoni. A programação está no nosso site www.sempreumpapo.com.br

E, na quinta-feira, dia 30, AFFONSO ROMANO DE SAN'ANNA faz o lançamento nacional de seu novo livro, "Impasses da Arte e da Crítica". Casa Fiat de Cultura, 19h30;

Em breve: Fal Azevedo, Regina Souza, Laurentino Gomes, Rubem Alves, Elisa Lucinda, Guiomar de Grammont, Regina Souza, Washington Olivetto e Monica Meyer.

* RUBEM ALVES e ELISA LUCINDA, no Fórum das Letras (FLOP), em Ouro Preto. Dia 07/11, 18h30. www.forumdasletras.ufop.br/

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2008 11:04:00 PM | | | Voltar


Parcerias literárias

O Globo - 25/10/2008 - por Mànya Millen e Rachel Bertol

Programadas para acontecer praticamente ao mesmo tempo, o Fórum das Letras de Ouro Preto (de 5 a 9 de novembro), a Festa Internacional de Porto de Galinhas – Fliporto (de 6 a 9 de novembro) e a Feira do Livro de Porto Alegre (de 31 de outubro a 16 de novembro) decidiram botar em uso o lema "a união faz a força". Vários convidados internacionais vão comparecer a mais de um evento, otimizando suas visitas ao Brasil. No Fórum, que tem como tema "O mistério na literatura", estarão presentes o americano William Gordon e o inglês Peter Robinson, autores de ficção policial. Gordon e Robinson, além do francês Daniel Bensaid, outro convidado estrangeiro de Ouro Preto, também estarão em Porto Alegre. O francês Roger Chartier também participará dos dois eventos. Já o angolano Pepetela falará em Porto Alegre e na Fliporto, que trará representantes de Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e de países latino-americanos.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2008 07:05:00 PM | | | Voltar

·······

14 de outubro de 2008

Feira de Frankfurt começa nesta quarta

Tem início nesta quarta-feira, 15 de outubro, a Feira do Livro de Frankfurt. Atraindo anualmente mais de 7 mil expositores de 100 países, o evento lançará nesta edição mais de 122 mil novos títulos e outros 280 mil que estão em catálogo. Este ano o país homenageado será a Turquia. O ponto forte da mostra é a comercialização de direitos autorais, segmento de grande importância no evento, como comprova sua última edição. No ano passado a Feira registrou um crescimento de 5% na venda de direitos autorais, enquanto que a mostra como um todo cresceu 1,5%. Até o domingo, dia 19, editoras brasileiras também marcarão presença na mostra através do projeto Brazil Rights. Para comemorar a 60º edição, a Feira de Frankfurt ganhou um novo website, com histórias, fotos, vodcasts e podcasts.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2008 11:10:00 PM | | | Voltar

·······

13 de outubro de 2008

Brasil marca presença na Feira do Livro de Frankfurt

Dezenove empresas brasileiras, através do convênio Brazil Rights, vão participar nesta semana, de 15 a 19 de outubro, daquele que é considerado o maior evento literário do mundo – a Feira do Livro de Frankfurt. A 60ª edição da mostra reunirá mais de 7 mil expositores, oriundos de 100 países. O Brazil Rights foi assinado em julho deste ano, entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e recebeu inscrições de 43 editoras. As editoras brasileiras vão à feira em busca de compra e venda de direitos autorais, principal negócio que o evento origina. O estande do Brasil terá uma área de 108 m², onde estarão expostos mais de 1.800 títulos e 6.400 exemplares. A participação em Frankfurt é a primeira grande ação do convênio para difusão do livro brasileiro no mercado internacional. Outras atividades com este objetivo estão previstas, como a venda de direitos autorais, participação em eventos internacionais e programas de incentivo às exportações. Para a presidente da CBL, Rosely Boschini, a ação representa o primeiro passo para inserção do livro brasileiro no mercado internacional de forma mais profissional. “Historicamente, as editoras brasileiras compram mais direitos autorais do que vendem. Entre outras propostas, o convênio pretende modificar esse cenário”, explica.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2008 02:30:00 PM | | | Voltar

·······

10 de outubro de 2008

Feira de Frankfurt – Vencedor do Prêmio Leya 2008

Consulte aqui o regulamento do Prémio LEYA 2008O vencedor da 1ª edição do Prêmio Leya, no valor de 100 mil euros – melhor romance inédito escrito em língua portuguesa - será apresentado internacionalmente no dia 15 de outubro na Feira do Livro de Frankfurt 2008.

O Júri encontra-se na fase final da sua análise às obras selecionadas dentre as 422 recebidas pela Leya. Estando marcadas, para os dias 13 e 14 de outubro, em Lisboa, as reuniões que culminarão com a decisão final.

Para o final do dia seguinte, 15 de Outubro, está marcada a apresentação internacional do vencedor, numa recepção no stand do grupo Leya, na Feira do Livro de Frankfurt. O júri também poderá atribuir mais dois prêmios, na categoria finalistas, no valor de 25 mil euros cada, caso a qualidade das obras assim o determine.

Membros do Júri:

Presidindo o júri, o escritor e poeta português Manuel Alegre (vencedor do Prêmio Pessoa 1999). O corpo de jurados é diversificado e inclui representantes de vários países da comunidade lusófona. Fazem parte dele: o escritor português Nuno Júdice, o professor de Letras da Universidade de Coimbra José Carlos Seabra Pereira, o escritor angolano Pepetela (Prêmio Camões 1997), o catedrático moçambicano Lourenço Rosário, o romancista brasileiro Carlos Heitor Cony e a crítica literária Rita Chaves, professora da USP, especialista em literaturas em língua portuguesa e pesquisadora da Universidade Cândido Mendes.

Mais informações sobre o Prêmio Leya:

No site www.leya.com está o regulamento do prêmio promovido pela Leya, empresa holding portuguesa que integra editoras como: a Texto Editores, a Caminho, a Nzila (Angola) ou a Ndjira (Moçambique). O Prêmio Leya reflete a aposta da Leya na promoção da literatura escrita em português. Por isso, é aberto a todos os escritores, independentemente da sua nacionalidade, que apresentaram obras inéditas, gênero romance, escritas em língua portuguesa. A Leya determinou que o júri avaliasse as obras por meio de "prova cega" – sem o conhecimento da identidade dos autores. As candidaturas chegaram do Brasil, dos vários países lusófonos e também de outros pontos do mundo. As obras premiadas serão publicadas pela Leya ou por uma ou várias editoras do grupo, e distribuídas em todos os países de língua portuguesa.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 08:03:00 PM | | | Voltar

·······

8 de outubro de 2008

Feira do Livro começa a tomar forma

Zero Hora - 08/10/2008 - por Redação
Feira do Livro de Porto AlegreFaltando 24 dias para o início da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, a estrutura para as bancas dos livreiros começa a tomar forma na Praça da Alfândega. Na manhã desta terça-feira, as lonas que envolvem as estruturas metálicas estavam sendo montadas e uma noção das barracas dos livreiros já podiam ser vistas. A edição deste ano vai de 31 de outubro a 16 de novembro. Como no ano passado, as atividades da programação geral da Feira estarão distribuídas em torno da Praça da Alfândega. O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural estarão entre os locais alternativos da Feira. A Área Infantil e Juvenil continuará funcionando no Cais do Porto. O patrono da Feira já foi anunciado pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL). É o escritor Charles Kiefer, que substitui Antonio Carlos Hohlfeldt.

Charles Kiefer nasceu em Três de Maio (RS), em 1958. Formado em Letras, é mestre e doutor em Literatura pela PUC-RS, tendo trabalhado como editor junto à Editora Mercado Aberto, de Porto Alegre. Estreou na ficção em 1982, com a novela Caminhando na Chuva, de temática adolescente. É poeta e ensaísta, mas é mais conhecido por sua produção ficcional de romances como Valsa para Bruno Stein (1986) e A face do abismo (1988), além de livros de contos como Dedos de pianista (1989). Em 1985, Kiefer ganhou projeção nacional com a novela O pêndulo do relógio, agraciada com o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 09:17:00 PM | | | Voltar

·······

28 de setembro de 2008

Cinema, quadrinhos e web na sala de aula

O 3º Salão do Livro de Ipatinga será palco para o 2º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil do Vale do Aço, que acontecerá no dia 1º de outubro, das 9h às 17h. Nesta edição, a atividade inclui mesas-redondas que debaterão novas práticas de incentivo à leitura, os desafios para o ensino com o advento da internet e a dislexia de leitura.
O seminário será aberto com o “Pequenas Histórias” (Brasil, 2008), do cineasta Helvécio Ratton. A película apresenta quatro histórias com personagens e lendas do imaginário brasileiro, especialmente de Minas Gerais, que têm como elementos centrais o humor e a magia. Uma delas está centrada numa senhora, na varanda de uma fazenda, contando histórias, ao mesmo tempo em que corta e costura retalhos de pano, criando imagens ilustrativas dos contos.
A trama tem duração de 80 minutos e traz um elenco de primeira linha: Marieta Severo, Patrícia Pillar, Maurício Tizumba, Paulo José, Gero Camilo, Constantin de Tugny, Miguel de Oliveira, Edyr Duqui, Maria Gladys, Rodolfo Vaz, Manoelita Lustosa, Mário César Camargo e Candombe de D. Mercês.
Na seqüência, o diretor do filme participará da mesa-redonda sobre “Práticas de Incentivo à Leitura”, onde apontará temas e atividades a serem trabalhadas sala de aula a partir do filme. A também contará com o chargista e professor João Marcos Parreira Mendonça, que abordará a utilização dos quadrinhos na sala de aula. Ele acaba de lançar o livro “Traça Traço Quadro a Quadro – A produção de histórias em quadrinhos no ensino da Arte” (C/Arte Editora). A atividade será mediada pelo jornalista e escritor Adriano Macedo, curador do seminário.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/28/2008 03:26:00 PM | | | Voltar


Os Mistérios da Criação

O que nos ensinam os grandes escritores, como Machado de Assis e Clarice Lispector? Como surge a inspiração para os textos literários? A criatividade está ao alcance de todos ou é reservada a uns poucos eleitos? Estas e outras perguntas serão respondidas pelo escritor Moacyr Scliar, convidado da próxima edição do projeto “Sempre Um Papo”, que ocorrerá no 3º Salão do Livro de Ipatinga.
O escritor participará de um bate-papo com o público sobre “Os Mistérios da Criação Literária”. Com mais de 70 livros publicados, Scliar falará sobre o processo de criação literária e de sua carreira. O encontro será no dia 3 de outubro, sexta-feira, às 20h30, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, no Shopping do Vale do Aço. A entrada é franca e serão aceitas doações de livros para o projeto “Biblioteca Sempre Um Papo”.
Moacyr Scliar nasceu em Porto Alegre (RS), em 1937. Publicou seu primeiro livro “Histórias de um Médico em Formação”, em 1962, quando ainda estudava medicina. As duas profissões sempre foram constantes na vida do escritor. Sua obra é marcada pelo diálogo com o imaginário fantástico e com os elementos da tradição judaico-cristã.  Além de romances, publicou contos, crônicas, ensaios e livros para o público infanto-juvenil. Merecem destaques os livros “O Exército de Um Homem Só”, de 1973, “O Centauro no Jardim”, de 1980, e “A Majestade do Xingu”, de 1997.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/28/2008 03:21:00 PM | | | Voltar

·······

25 de agosto de 2008

Frankfurt 2010: argentinos querem Borges, não Maradona

Em 2010, a Argentina será o país homenageado na Feira do Livro de Frankfurt. Mas setores do mercado editorial do país vizinho estão descontentes. Não pela  homenagem, claro, mas com os quatro personagens escolhidos para representar a “agentinidade”: Eva Perón, Carlos Gardel, Diego Armando Maradona e Ernesto "Che" Guevara. A falta de uma figura literária foi salientada pelos editores do país de Borges, Cortazar e Martín Fierro. Segundo o site Dossier Cultural, discute-se também a idéia de montar em terras alemãs um pavilhão em forma de círculo ou labirinto, alusão a um dos símbolos presentes na obra de Borges.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2008 08:35:00 PM | | | Voltar

·······

31 de julho de 2008

Galeno Amorim é patrono da leitura

Publishnews - 30/07/2008
Matéria publicada pela Revista Revide destaca o trabalho de Galeno Amorim, que, em junho, foi escolhido patrono da próxima edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Desde então o escritor decidiu que começaria a colocar em prática um calendário de atividades para os próximos 12 meses. A programação inclui visitas às 80 bibliotecas que ele próprio abriu na cidade entre 2001 e 2004, quando foi secretário municipal de Cultura. Além disso, ele vai realizar uma peregrinação por escolas, clubes de serviço e bairros para proferir palestras sobre o papel da leitura na vida das pessoas. A revista salienta que, apesar de ser uma bela forma de retribuir à homenagem recebida, o trabalho de semear livros está longe de ser uma novidade na carreira de Galeno, e que há muitos anos sua voz tem se destacado nos debates sobre o tema e se traduzido em ações, no país e no exterior.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/31/2008 11:47:00 PM | | | Voltar

·······

4 de julho de 2008

Literário Ipiranga


PublishNews - 04/07/2008
De 14 a 24 de agosto, quando ocorrerá em São Paulo a 20º Bienal Internacional do Livro, os visitantes poderão conferir uma programação pra lá de cultural no Espaço Literário Ipiranga. Três centenários serão destaque nesta edição, a morte de Machado de Assis, o nascimento de Guimarães Rosa e a imigração japonesa, através da exposição de historiadores, cientistas sociais e antropólogos. Mediadas pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto e pelo jornalista Alexandre Agabiti Fernandez, as duas sessões diárias - com capacidade para 100 pessoas cada - vão discutir questões que passam da literatura a aspectos históricos e comportamentais. Palestrantes como Laurentino Gomes, Mary Del Priore, Lília Schwarcz, Isabel Lustosa, Nádia Batella Gotlib, João Roberto Faria, Rogério Dezem e Cláudio Murilo Leal já garantiram sua presença. Confira a programação completa da Bienal.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2008 10:22:00 PM | | | Voltar

·······

20 de junho de 2008

Um convite muito especial

Só para registro: a Fundação Feira do Livro acaba de convocar Galeno Amorim para ser o patrono da 9ª Feira Nacional do Livro, que acontecerá em Ribeirão Preto (SP) em junho de 2009. Segundo Galeno, é uma honra ocupar o posto, onde já estiveram autores da cidade (e que brilham nacionalmente) como Menalton Braff, Melhem Adas, Luiz Puntel, Isaías Pessotti, Lucília Junqueira de Almeida Prado, Edward Lopes e, mais recentemente, o ex-ministro Saulo Ramos, há meses nas listas dos livros mais vendidos no país. Em retribuição à gentileza, Galeno diz que começa a colocar em prática, nos próximos dias, um calendário de atividades para os próximos 12 meses. Ele inclui visita às 80 bibliotecas abertas a partir de 2001, percorrer escolas, clubes de serviços e os bairros para palestras sobre o papel da leitura e, ainda, falar semanalmente no rádio, jornal, revista e tevê sobre o tema.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2008 07:35:00 PM | | | Voltar

·······

14 de junho de 2008

Livros & Melodias


Blog do Galeno - 13/06/2008 - por Galeno Amorim
O cantor e compositor Luiz Melodia foi quem deu o tom. Ele abriu sua apresentação na programação noturna da Feira Nacional do Livro, no último dia 5 de junho, em Ribeirão Preto (SP), com um apelo dramático para o público, constituído em sua maioria por jovens e adolescentes. "Eu imploro para que vocês leiam", disse, em alto e bom som, para, em seguida, dar seu próprio depoimento. "Eu leio de manhã, à tarde e à noite. Eu leio para transformar palavras em melodias." Os que vieram depois - de Milton Nascimento a Fernanda Takai ou de Arnaldo Antunes a Zeca Baleiro - não destoaram. Galeno Amorim destaca que os formadores de opinião têm um importante papel na tarefa de fortalecer o papel da leitura no imaginário coletivo. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/14/2008 12:38:00 AM | | | Voltar

·······

6 de junho de 2008

Bloomsday

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2008 09:26:00 PM | | | Voltar


Três dias para Bloom

Anualmente a obra do escritor irlandês James Joyce é celebrada em São Paulo no Bloomsday. Neste ano, a 21º edição do evento ocorrerá de 14 a 16 de junho na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (Av. Paulista, 37 - Bela Vista) e no Finnegan´s Pub (Rua Cristiano Viana, 358), com entrada franca. Organizada por Marcelo Tápia e Ivan de Campos, a comemoração oferecerá aos presentes uma edição comemorativa do Bloomsday 2008, publicada pela Editora Olavobrás e doses de degustação de Jameson Irish Whiskey. Além disso, terá a entrega do "Prêmio Jameson Irish Whiskey" a três personalidades que têm colaborado para a difusão da cultura irlandesa no Brasil. Os três dias concentrarão diversas palestras sobre as obras do autor, apresentações musicais, leitura dramática e exibição de filmes. Para conferir a programação completa acesse. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2008 08:58:00 PM | | | Voltar


Espaço de literatura e artes

PublishNews - 06/06/2008 - por Marla Cardoso
Literatura, música, cinema, teatro e outras artes estarão reunidas na 8ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, a partir desta sexta-feira, até 15 de junho, na cidade paulista. Com o tema "Encontre as Palavras", a mostra presta homenagens aos autores Machado de Assis e Cecília Meireles, ao Estado de São Paulo e ao Japão, e tem como patrono o poeta e jurista Saulo Ramos. O Japão terá estande exclusivo, com eventos que resgatam a cultura do país, que comemora cem anos de imigração no Brasil. Salões de idéias, cafés filosóficos, sessões de cinema, saraus, palestras, peças teatrais e exposições serão algumas atrações do evento. A feira está entre as quatro feiras de livros mais importantes do Brasil, além de ser uma das maiores do mundo a céu aberto. A área é de 16 mil m, abrangendo as praças XV de Novembro, Carlos Gomes e a Esplanada do Theatro Pedro II, no centro histórico da cidade. A Fundação Feira do Livro, organizadora do evento, está investindo R$ 1,4 milhão. São 92 estandes, nos quais livreiros ou instituições estarão oferecendo as suas novidades. A atração do primeiro dia, no Salão de Idéias, será a escritora Adélia Prado. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2008 08:55:00 PM | | | Voltar


Ave, Pássaro faz o encerramento da 21ª Feira do Livro de Sta. Cruz do Sul

O livro Ave, Pássaro que retrata em forma de poesia os pássaros do Rio Grande do Sul, segue sua trajetória de sucesso, levando música e poesia a diferentes cidades do Estado. Neste domingo, dia 8, faz o encerramento da 21ª Feira do Livro de Sta. Cruz do Sul com o recital Ave, Pássaro com músicas do compositor Fernando Mattos sobre os poemas de Cleonice Bourscheid. Com a participãção das sopranos Clarice Bourscheid e Deisi Coccaro, pianista Elda Pires e Fernando Mattos ao violão. A obra, que é apoiada pela lei Rouanet,está sendo distribuída a bibliotecas públicas de todo o país, fazendo parte do programa de incentivo à leitura.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2008 08:54:00 PM | | | Voltar

·······

28 de maio de 2008

FEIRA DO LIVRO DE LISBOA

DIA 7 DE JUNHO [sábado] pelas 17 horas, ADELINA VELHO DA PALMA, sessão de autógrafos no pavilhão nº 121 da CONTRA MARGEM.

Obras da autora:
«Areias movediças e outras histórias de inquietação» http://www.pedepagina.pt/areias.htm
«O gato das 8 vidas» http://www.pedepagina.pt/gato8.htm
«A boa, a má e a vilã»  http://www.pedepagina.pt/000pdf/Aboa.pdf

VerdesTrigos recebeu, de Portugal, os três livros da autora Adelina Velho da Palma, e, já os indicou a editores brasileiros para publicação acá além mares.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/28/2008 02:42:00 PM | | | Voltar

·······

12 de maio de 2008

'Leitor atual não está mais isolado'


Folha de S. Paulo - 10/05/2008 - por Sylvia Colombo
Você não consegue se concentrar muito tempo numa leitura? Quando entra na internet, abre várias telas ao mesmo tempo e muda a direção de sua atenção freqüentemente? Não se desespere. O fato de estar divagando entre diferentes universos não é necessariamente algo ruim. Para o escritor argentino Ricardo Piglia, 66, trata-se apenas de um novo momento da "experiência da leitura". Situação cujas conseqüências, porém, ainda desconhecemos. De passagem pela Argentina, onde abriu a 34º Feria Internacional del Libro, o professor de literatura de Princeton disse que o leitor que assume a interrupção como parte da narrativa já foi antecipado por seu conterrâneo Macedonio Fernández (1874-1952), considerado principal inspirador de Jorge Luiz Borges (1899-1986), com o conceito de "lector salteado" - um leitor intermitente, que pula de um assunto para outro ou se dispersa facilmente. Leia a entrevista com o escritor! >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 09:10:00 PM | | | Voltar

·······

26 de abril de 2008

PRÊMIO LITERÁRIO PARA OBRAS INÉDITAS DÁ 100 MIL EUROS AO VENCEDOR

O Grupo editorial português Leya lança prêmio literário que dará €100.000 ao melhor romance inédito escrito em português.
Além do ganhador, o  júri poderá atribuir um ou mais "Prêmios Leya Finalistas"  no valor de €25 mil para cada obra.
Pedimos que o senhor divulgue entre seus pares pois a intenção do Grupo é receber o maior número possível de originais de autores brasileiros, africanos e portugueses.
Os romances agraciados com a premiação serão publicados por uma das editoras do grupo e vão ser distribuídos simultaneamente em todos os países que adotam oficialmente a língua portuguesa. Podem concorrer ao prêmio autores de qualquer nacionalidade. O prazo máximo para o envio dos originais é 15 de junho de 2008.
O vencedor do prêmio será anunciado na Feira do Livro de Frankfurt, em outubro deste ano.
O regulamento do Prêmio Leya pode ser acessado em www.leya.com

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/26/2008 06:15:00 PM | | | Voltar

·······

2 de abril de 2008

Poços de Caldas sedia Feira Nacional do Livro

PublishNews - 02/04/2008
A terceira edição da Feira Nacional do Livro e do segundo Festival Literário Nacional de Poços de Caldas (MG) tem início na cidade mineira nesta quarta-feira, dia 2. A programação, que segue até domingo, contará com a presença de diversos escritores como Gabriel O Pensador, Fabrício Carpinejar, MV Bill e Jonas Ribeiro. Gabriel O Pensador participa do Festival nesta quinta, às 19h50. Ele é o autor de Diário Noturno e do livro que lhe concedeu o prêmio Jabuti de melhor livro infantil, Um Garoto Chamado Roberto. Para participar do bate-papo com o escritor é necessário trocar o ingresso por um livro. Nesta edição, o evento será realizado no Palace Cassino com mais de 60 expositores. Em 2007, mais de 35 mil pessoas circularam pela Feira. Para conferir a programação acesse o site. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/02/2008 08:31:00 PM | | | Voltar

·······

27 de março de 2008

Abre hoje o 2.º Salão da Leitura de Niterói


PublishNews - 27/03/2008
Iniciativa da Secretaria de Educação da cidade e da Fundação Municipal de Educação, o 2º Salão da Leitura de Niterói terá início hoje no Caminho Niemeyer, atrás do Terminal Rodoviário João Goulart. O evento é um dos três maiores da área de literatura no Estado do Rio de Janeiro, junto com a Bienal do Livro do Rio e a Feira Literária de Paraty, com um diferencial importante: é o único gratuito. Mais de 300 atividades foram programadas, como encontros com autores, lançamentos de livros, shows, teatro, cinema, feira literária, contações de histórias, mesas-redondas e palestras, entre outras atrações. Clique aqui para conhecer a agenda completa.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/27/2008 11:45:00 PM | | | Voltar

·······

20 de março de 2008

Sul ganha evento literário em março

PublishNews - 20/03/2008
A capital gaúcha vai respirar literatura a partir da quarta-feira, 26 de março. Isso porque a cidade será invadida pela programação da Festa Literária de Porto Alegre (FestiPoa), um encontro que reunirá em torno dos livros escritores, músicos, atores, cantores, jornalistas, espectadores e leitores. Realizado pelo jornal Vaia o encontro, que acontece até o dia 29, terá a presença de mais de 50 artistas em lançamentos, sessões de autógrafos, bate-papos, exposições, shows e performances. Nomes como de Donaldo Schüler, Luís Augusto Fischer, Luiz Antonio de Assis Brasil, Moacyr Scliar e Fabrício Carpinejar devem participar do evento. Diversas livrarias da cidade e teatros sediarão as atividades gratuitas. Para conferir a programação acesse o site.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/20/2008 11:45:00 PM | | | Voltar

·······

14 de março de 2008

Mundo árabe boicota Salão de Paris

Escolha de Israel como homenageado provoca saída de quatro países e editores de outros; direção do evento lamenta "politização"

Entidades de escritores árabes e palestinos, além de representações de Irã, Iêmen, Arábia Saudita e Líbano, rechaçam salão

ANA CAROLINA DANI -
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE PARIS
O Salão do Livro de Paris, um dos maiores eventos literários da Europa, será inaugurado hoje para o público sem a participação de diversos países e editores árabes, que protestam contra a escolha de Israel como convidado de honra.
A seleção de Israel no mesmo ano em que se comemoram os 60 anos da criação do Estado hebreu é vista, por parte do mundo árabe, como um apoio velado à política do premiê Ehud Olmert, principalmente às incursões israelenses em territórios palestinos.
Nas últimas semanas, as manifestações de protesto não pararam de aumentar, inclusive com vozes dissonantes mesmo entre intelectuais israelenses. A Isesco (Organização Islâmica para Educação, Ciências e Cultura) foi uma das primeiras entidades a se manifestar, pedindo publicamente aos seus 50 países membros que boicotassem o evento.
A União dos Escritores Palestinos e a União dos Escritores Árabes, com sede no Egito, também pediram às editoras que cancelassem os estandes no salão, que segue até a próxima quarta-feira.
Entre os países que se pronunciaram oficialmente, o Líbano, pedra angular da francofonia no mundo árabe, foi o primeiro a afirmar que não participaria do encontro em Paris, iniciativa seguida por Arábia Saudita, Iêmen e Irã. Editores de outros países, como Argélia, Marrocos e Tunísia, também cancelaram a presença.
Para o escritor e conselheiro cultural da Embaixada do Líbano em Paris, Abdallah Naaman, os escritores oficialmente convidados para representar a literatura israelense não representam o conjunto da população.
"Como explicar o fato de que todos os convidados escrevam em hebraico, quando sabemos que o árabe é muito presente no país, sem falar nos escritores que se exprimem em outros idiomas, como francês, russo e o inglês? A escolha do hebraico como única língua prova que uma parte importante da população é rejeitada", afirma ele.
Entre os organizadores, o sentimento é de surpresa. "Não é Israel que é convidado, mas sim a literatura israelense", diz o presidente do salão, Serges Eyrolles, que lamenta o que chama de "politização" do debate e insiste sobre a casualidade entre a participação de Israel e o aniversário de sua criação como Estado. "Tudo isso é uma grande coincidência. Eu mesmo só soube que neste ano se celebrava a criação de Israel em dezembro do ano passado."
Mas o argumento não convence todos. "O chamado campo da paz, formado por escritores como Amos Oz e Yehoshua e Grossman, é uma falácia. Eles não deram uma só palavra sobre os ataques recentes na Faixa de Gaza, que são uma forma de legitimação moral e cultural da política de Israel", diz Eric Hazan, um dos donos da La Fabrique, uma pequena editora francesa que publica obras traduzidas do hebraico e do árabe.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/14/2008 08:33:00 PM | | | Voltar


Homenagem a Israel gera polêmica

BBC Brasil - 13/03/2008 - por Daniela Fernandes
A homenagem feita a Israel no Salão do Livro de Paris que foi inaugurado nesta quinta-feira (12/03) pelo presidente israelense, Shimon Peres, causou grande polêmica e provocou o boicote de inúmeros países árabes e até mesmo de alguns escritores israelenses ao evento, em protesto contra a política de Israel nos territórios palestinos. Israel é o convidado de honra do maior evento literário da França, visitado por cerca de 200 mil pessoas, por ocasião do 60° aniversário da criação do Estado hebreu. Participam das homenagens 39 escritores israelenses. Após o apelo de boicote lançado pela Liga Árabe, inúmeros países, incluindo o Líbano, tido como o bastião da língua francesa no mundo árabe, decidiram não participar do evento. O evento ocorre sob fortíssimo esquema de segurança. Os visitantes terão de passar por detectores de metal e terão seus pertences vasculhados. O Salão do Livro de Paris ocorre até o dia 19/03. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/14/2008 08:23:00 PM | | | Voltar

·······

13 de março de 2008

Festival Woodgothic São Thomé das Letras 2008

Woodgothic - São Thomé das Letras

Dias 2 e 3 de Maio,

São Thomé das Letras (Sul de MG)

com 13 bandas undergrounds nacionais (gothic/ darkwave)...

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/13/2008 11:22:00 PM | | | Voltar

·······

5 de março de 2008

Líbano boicotará Salão do Livro de Paris

O Líbano não participará oficialmente do “Salão do Livro de Paris” por um motivo simples: o gesto será um boicote à escolha de Israel como “convidado de honra”. Apesar desta resolução, acredita-se que proprietários de livrarias marroquinas, argelinas e tunisianas estarão no evento.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/efe/2008/02/28/ult1808u113353.jhtm

http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=329869&visual=26&rss=0

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 01:02:00 AM | | | Voltar


Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas homenageia África e América Latina

Entre os dias 06 e 09 de novembro, o balneário de Porto de Galinhas vira ponto de encontro dos apaixonados pelas letras através da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto 2008). Em sua IV Edição, o evento tem como tema "Trilhas da Diáspora. Literatura em África e América Latina". A programação literária acontecerá nas dependências do Hotel Armação.

O primeiro nome confirmado para o evento deste ano é o angolano José Eduardo Agualusa, autor de vários best sellers que também foram muito vendidos no Brasil. Agualusa inclusive já residiu em Olinda, cidade que – o mesmo confessa – o inspirou a escrever o livro Nação crioula. O objetivo é reunir 40 nomes nacionais e internacionais para os debates. Outro escritor angolano já confirmado é Artur Pestana, mais conhecido pela alcunha de Pepeleta e que foi vencedor do Prêmio Camões pelo conjunto de sua obra. Outra presença confirmada é a do escritor moçambicano Mia Couto.

Porto de Galinhas – o balneário pernambucano é uma das praias mais badaladas do País. Eleita por sete anos consecutivos como a melhor praia do Brasil pelos leitores da Revista Viagem & Turismo, Porto de Galinhas se encontra a apenas 70 km da capital pernambucana e dispõe de uma excelente infra-estrutura hoteleira, com seis resorts, 13 hotéis e quase 200 pousadas. Anualmente, o balneário recebe entre 1,5 e 2 milhões de visitantes.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 12:27:00 AM | | | Voltar

·······

3 de março de 2008

Rodrigo Capella faz dois lançamentos

No mês de abril, o escritor e poeta Rodrigo Capella vai fazer dois lançamentos do livro “Poesia não vende” (R$ 15,00, 88 páginas, Navegar Editora): um na Feira do Livro de Poços de Caldas, dia 05/04, e outro na Feira do Livro de Joinville, dia 12/04. Além das poesias de Capella, o livro "Poesia não vende" traz depoimentos de Ivan Lins, Bárbara Paz, Moacyr Scliar e do pintor catarinense Sérgio Ferro para mostrar o descaso público com a poesia e apontar que atualmente esse gênero tem sido consumido apenas em associação com as outras artes, tais como cinema, teatro, pintura e música.

Capella sugere a utilização do conceito do “letramento poético”como uma das soluções para que a poesia cumpra o seu papel social e ajude a gerar um Brasil mais poético e, consequentemente, mais culto. "Através da aplicação do conceito do letramento poético nas escolas brasileiras, o jovem e a criança estarão em contato direto com a poesia, organziando, por exemplo, uma encenação a partir de um trecho de poema lido. Assim vão compreender melhor a essência da poesia", defende Capella. Contato com Rodrigo Capella: contato@rodrigocapella.com.br / www.rodrigocapella.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2008 11:48:00 PM | | | Voltar

·······

29 de fevereiro de 2008

Gabriel O Pensador na 3ª Feira do Livro de Poços de Caldas

O 2º Festival Literário Nacional de Poços de Caldas – evento que acontece junto à 3ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, entre 1º a 6 de abril, no Palace Casino – tem a presença confirmada do escritor Gabriel O Pensador para o dia 03 de abril, quinta-feira, às 19h50, no Palace Cassino, portanto encaminho o release como sugestão de pauta. Maiores informações acesse o site www.feiradolivropocosdecaldas.com.br

Gabriel O Pensador, é autor dos livros “Diário Noturno” e do livro que lhe concedeu o prêmio Jabuti de melhor livro infantil, "Um Garoto Chamado Rorbeto". Além de escritor, é um dos maiores nomes do rap brasileiro, diferenciou-se de boa parte de seus pares (e chegou a ser por eles criticado) por ser garoto branco de classe média alta. Mas desde o começo fez das letras de crítica social o seu “cavalo de batalha”, como convém ao melhor rap. Filho da jornalista Belisa Ribeiro, ele apareceu no fim de 1992, quando ainda era estudante de comunicação na PUC do Rio, com a música "Tô Feliz, Matei o Presidente". O personagem da letra era Fernando Collor de Mello, que tinha acabado de renunciar ao cargo frente a um processo de impeachment (e de quem Belisa tinha sido assessora). Contratado pela Sony Music por causa do sucesso da música, Gabriel lançou em 1993 seu primeiro e homônimo disco, que ganhou as rádios com as ácidas, mas bem-humoradas "Lôraburra" e "Retrato de um Playboy".

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/29/2008 08:50:00 PM | | | Voltar

·······

13 de fevereiro de 2008

Livros por toda a ilha

PublishNews - 13/02/2008
A festa cubana do livro começa hoje (13/02) e vai até 24/02. Para quem não conhece a dimensão do evento, é bom lembrar que no ano passado a XVII Feira Internacional do Livro de Havana foi visitada por nada menos que 5 milhões de pessoas que adquiriram cerca de 5 milhões de livros em toda a ilha. Organizada na capital de Cuba e em mais 39 cidades, a feira este ano terá como tema: "Ler é crescer". Contará com a presença dos autores homenageados Graziella Pogolotti e Antón Arrufat, vencedores de prêmios cubanos de literatura. Já a nação convidada é a Galícia. Informações pelos e-mails feria e promocion. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 08:19:00 PM | | | Voltar

·······

12 de fevereiro de 2008

Salão de Paris convida editores brasileiros

CBL Informa - 12/02/2008
Numa iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional, com os apoios da Câmara Brasileira do Livro e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o Brasil terá representação na edição deste ano do Salão Internacional do Livro de Paris. Marcado para acontecer entre os dias 14 e 19/03, o evento abre espaço para a divulgação de nossos livros em um encontro entre o público e os principais editores franceses. Sendo assim, as editoras interessadas devem mandar, até o dia 15/02, obras de literatura brasileira, dicionários de língua portuguesa e literatura, catálogos e ensaios para a Fundação Biblioteca Nacional, que irá custear o transporte dos livros do Rio de Janeiro para Paris. Devem ser encaminhados três exemplares de cada título, ou catálogo, e até dez títulos por editora. Mais informações pelo telefone 21-2220-1987 ou pelo e-mail cgll@bn.br. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/12/2008 07:34:00 PM | | | Voltar

·······

31 de janeiro de 2008

Viva Cuba!

PublishNews - 31/01/2008
A XVII Feira Internacional do Livro de Havana no ano passado foi visitada por mais 5 milhões de pessoas que adquiriram cerca de 5 milhões de livros em toda a ilha. Organizada na capital de Cuba e em mais 39 cidades, a feira será realizada este ano entre os dias 13 e 24/02 e terá como tema: "Ler é crescer". A próxima edição do evento também terá como autores homenageados Graziella Pogolotti e Antón Arrufat, vencedores de prêmios cubanos de literatura. Já o país convidado é a Galícia, região histórica situada no leste da atual Ucrânia e sul da Polônia. Segundo a organizadora da Feira de Havana, a Câmara Cubana do Livro, esta é uma ótima oportunidade para que editores de todo o mundo conheçam os autores nacionais. Além de terem uma experiência com a cultura local, já que estão programadas apresentações de dança, teatro e cinema. Informações pelos e-mails feria e promocion. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/31/2008 11:05:00 PM | | | Voltar

·······

24 de janeiro de 2008

Ribeirão Preto lança feira deste ano

PublishNews - 24/01/2008
Será lançado oficialmente neste sábado (26/01) a 8ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, organizada pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP), a Fundação Feira do Livro e a Secretaria da Cultura - Fundação Instituto do Livro. Este ano a feira terá como patrono o jurista, poeta, escritor e jornalista Saulo Ramos. Ele aceitou o convite no ano passado mesmo com a saúde debilitada. "Estou com idade avançada, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e tenho medo de em 2008 estar com insuficiência mental", disse sempre bem-humorado. No encontro deste sábado no Auditório Meira Júnior (Theatro Pedro II) às 10h, também será feita a apresentação do projeto "Encontro com os livros" que levará para a cidade escritores de nome nacional para um bate-papo com o público e intervenções com artistas locais. Para o primeiro encontro, está confirmada a presença do jornalista e escritor Ricardo Kotscho

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2008 10:29:00 PM | | | Voltar

·······

20 de janeiro de 2008

São Paulo recebe a 20ª Bienal do Livro em agosto

Globo Online - 07/01/2008 - por Donizeti Costa/Diário de S. Paulo
De 14 a 24 de agosto ocorrerá, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, a 20ª edição da Bienal do Livro. Uma das novidades deste ano - quando se celebram 200 anos da indústria gráfica no Brasil e da fundação da Biblioteca Nacional - é a Bienal Criança, para a qual foi reservada uma área de 11 mil metros quadrados dos 80 mil metros que terá a feira. Participarão cerca de 900 selos editoriais do mundo nesta Bienal do Livro, a segunda no gênero no mercado livreiro internacional e que teve 80% de seus estandes vendidos com um ano de antecedência. A previsão é de que 800 mil pessoas visitem o espaço.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/20/2008 04:08:00 PM | | | Voltar

·······

18 de janeiro de 2008

A Câmara Brasileira do Livro apóia a 3ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas

A 3ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, que vai acontecer de 01 a 06 de abril de 2008, no Palace Casino, tem apoio institucional da CBL – Câmara Brasileira do Livro. A organização do evento recebeu um e-mail no 16 de janeiro, quarta-feira, expedido pela gerente de marketing e eventos da CBL, Cristina Lima, firmando o apoio e a parceria da entidade ao evento.

Maiores informações acesse o site: www.feiradolivropocosdecaldas.com.br ou pelo fone (35) 3713-9901, A 3ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Secretaria de Educação e Cultura, Turismo, Cia. Bella de Artes, SESC e SENAC.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/18/2008 08:21:00 PM | | | Voltar

·······

14 de novembro de 2007

Muita Balada no feriadão

PublishNews - 14/11/2007 - por Renata Sturm
São Paulo é conhecida pela vida noturna agitada. Mas, como fica difícil para algumas pessoas lerem à meia luz, a Balada Literária começa amanhã (15/11) em horários em que a luz natural é mais abundante. Serão mais de 50 convidados, brasileiros e estrangeiros, que se encontrarão em pontos conhecidos pela boemia paulistana. Entre os participantes está o crítico Antonio Candido e o escritor angolano José Luandino Vieira. Quase tudo no evento tem entrada franca. Somente em uma roda de samba, com a cantora Fabiana Cozza, será cobrada entrada. A dupla de organizadores, os escritores Marcelino Freire e Maria Alzira Brum Lemos, começaram o evento em 2006. O sucesso foi tanto que 2007 ganha agora sua própria festa, que termina no domingo (18/11). A programação pode ser consultada nos sites www.livrariadavila.com.br, www.obarco.com.br e www.baladaliteraria.org. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/14/2007 09:32:00 PM | | | Voltar

·······

12 de novembro de 2007

60 livros para ler antes de morrer

Zero Hora - 10/11/2007
O Caderno da Feira publicou no sábado (10/11) a lista completa de livros imperdíveis que foi apresentada dia a dia no suplemento, com cinco títulos de diferentes gêneros a cada edição. O exercício foi inspirado no guia 1001 Livros para ler antes de morrer, do inglês Peter Boxall. Confira a lista no link a seguir. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 10:10:00 PM | | | Voltar


Anúncio dos vencedores encerra Feira gaúcha

Zero Hora - 12/11/2007
Como já virou tradição em Porto Alegre, a 53ª Feira do Livro de Porto Alegre encerrou-se neste domingo (11/11) com o anúncio dos vencedores de mais uma edição do prêmio Fato Literário, em solenidade no Clube do Comércio. O título de vencedor da categoria voto popular, cujo prêmio era de R$ 10 mil, coube a um projeto de apenas um ano de execução, o Ler em Casa, iniciativa realizada no município de Picada Café, no qual sacolas com livros passam por diferentes ruas da cidade, de casa em casa, levando obras para serem lidas pela população. Já na votação do júri oficial, foi para o Literatura Infantil e Medicina Pediátrica, programa de contação de Histórias desenvolvido pela PUCRS no setor de pediatria do Hospital São Lucas. A personalidade eleita pelo júri oficial foi o escritor Sergio Faraco. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 10:03:00 PM | | | Voltar

·······

9 de novembro de 2007

Comadre Corujinha e Compadre Gavião, de Cleonice Bourscheid

O livro recria a história contada por nossos pais e avós, no tempo “em que os bichos falavam”. Quem não recorda da Comadre Corujinha falando com orgulho de sua prole - “os mais belos filhotes da floresta?” Com belíssimas ilustrações da artista plástica naíf, Joana Puglia, conta em forma de versos a história da Comadre Corujinha e do Compadre Gavião.

Comadre Corujinha & Compadre Gavião -  48 páginas.

Uma publicação infanto-juvenil da Editora Edunisc.

Preço sugerido: R$ 25,00

Lançamento na 53ª Feira do Livro, às 15:30 horas, no dia 9/11.

Local: Pavilhão de Autógrafos.

Informações: 51/99649629 e email: cleonicebourscheid@terra.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2007 07:50:00 PM | | | Voltar


Hoje, em Porto Alegre, 'O Príncipe Negro', de Roberto Rossi Jung.

Convite_Autógrafos2007

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2007 01:43:00 PM | | | Voltar


Escritor leitor censor

Zero Hora - 08/11/2007 - por Carlos André Moreira
Uma das grandes atrações da Feira do Livro de Porto Alegre (RS), o escritor mexicano David Toscana defende a imaginação como o caminho para a literatura e diz que lugar de livro ruim é no lixo. O escritor mexicano David Toscana é o que ele próprio define como um microcensor. Contrário à censura imposta por figuras em posição de poder, o autor, um dos mais talentosos da nova safra de ficcionistas latinos, é um defensor do maior poder do leitor: se o livro é ruim, não ler até o fim, falar mal e até jogar fora, se for o caso. "Um livro que faz seu leitor perder tempo deveria ser jogado fora. E o leitor pode exercer a microcensura: não recomendar aos amigos, dizer "É muito ruim, não o leia". O governo ou as instituições não, mas um leitor independente tem esse direito", comenta Toscana. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2007 01:18:00 PM | | | Voltar

·······

3 de novembro de 2007

Maratona de eventos com David Toscana

PublishNews - 01/11/2007
O escritor mexicano David Toscana volta ao Brasil em novembro para uma série de eventos literários. Em todos eles, Toscana lança O exército iluminado e autografa O último leitor e Santa Maria do Circo. A jornada começa dia 05/11 em Curitiba (PR), às 19h, na Curitiba Literária (Praça Osório). Depois ele viaja para Porto Alegre (RS), e no dia 08/11 às 16h, estará na Feira do Livro de Porto Alegre. Mais para o nordeste do Brasil, Toscana estará no dia 13/11, às 19h, em Salvador (BA), no Instituto Cervantes (Av. Sete de Setembro, 2.792). A agenda do escritor acaba em São Paulo (SP), no dia 15/11, às 17h, na Balada Literária na Livraria da Vila da Vila Madalena (Rua Fradique Coutinho, 915 Vila Madalena). Haja fôlego.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2007 10:12:00 AM | | | Voltar

·······

31 de outubro de 2007

Embaçou o mercado

Zero Hora - 30/10/2007 - por Carlos André Moreira
Criada por livreiros para desovar seus estoques em 1955, a Feira do Livro de Porto Alegre (RS) hoje está no centro de uma discussão que envolve justamente os vendedores de livros. Seria a ausência de bancas de livrarias tradicionais um indício de que livrarias é o que menos se encontra na atual Feira do Livro? No centro do debate está uma competição entre as bancas das livrarias propriamente ditas e as das editoras e distribuidoras. Algumas das livrarias de rua bastante conhecidas da Capital faltaram à Feira este ano, como a Bamboletras, a Ventura ou a Noigandres - embora nem todas pelos mesmos motivos. A proprietária da Bamboletras, Lu Vilella, diz que as razões da ausência da Bamboletras na Praça se deve à dificuldade de negociar com distribuidores um desconto maior para a consignação dos livros. >> Leia mais

Clique na imagem e veja fotos da Feira do Livro de Porto Alegre

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2007 08:11:00 PM | | | Voltar

·······

30 de outubro de 2007

Tinha um livro novo no meio do caminho

Zero Hora - 29/10/2007 - por Carlos André Moreira e Patrícia Rocha
Mesmo com milhares de obras à disposição dos freqüentadores da Feira do Livro de Porto Alegre (RS), um dos livros mais comentados do primeiro fim de semana do evento não estava à venda. Em um protesto bem-humorado, o jornalista e chargista gaúcho Augusto Bier deixou, discretamente, sobre os dedos de bronze da estátua de Carlos Drummond de Andrade na praça, um exemplar de Diário de um ladrão, título mais do que apropriado do francês Jean Genet. "Tive a idéia de colocar o livro na estátua para chamar a atenção para o desamparo da estátua sem o livro, um desamparo que é também nosso", comenta Bier, 48 anos, natural de Santo Ângelo, que já participou dos extintos Coojornal e O Pasquim e hoje publica no jornal do Sindicato dos Bancários.

Bier retirou de sua própria biblioteca o exemplar de O Diário de um Ladrão que restituiu às mãos sólidas de Drummond. É uma edição econômica, em papel jornal, da antiga Rio Gráfica Editora (RGE).Para evitar que tivesse o mesmo destino do livro de bronze esculpido por Xico Stockinger e que foi afanado há duas semanas, Bier colocou na folha de rosto da obra um cartão de visitas com um bilhete manuscrito no verso: "Leia e ponha de volta na mão da estátua. Obrigado. 27-10-2007". >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2007 08:52:00 PM | | | Voltar

·······

29 de outubro de 2007

II Seminário Planos Nacionais de Livro e Leitura no Mercosul

O II Seminário Planos Nacionais de Livro e Leitura no Mercosul debateu a construção de políticas públicas para o fomento da leitura nos últimos dias 26 e 27, durante as feiras do livro de Porto Alegre (RS) e de Santiago (Chile). O evento reuniu especialistas, gestores públicos e profissionais do mundo do livro e da leitura da Bolívia, Paraguai e Uruguai, além de Brasil, Argentina e Chile, que também já haviam participado da primeira edição em 2006. O II Seminário foi acompanhado ao vivo pela Internet com participação via chat, desenvolvendo assim novas formas de intercâmbio e integração que poderão se tornar mais permanentes. Outro destaque foi o reconhecimento dos avanços conceituais e da concretização do PNLL do Brasil. Para ter acesso às apresentações em espanhol, clique aqui, e em português, aqui.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2007 11:22:00 PM | | | Voltar


Com a palavra, Tânia Rösing

PublishNews - 29/10/2007 - por André de Lima, de P. Alegre
O II Seminário de Planos Nacionais do Livro e Leitura no Mercosul, realizado concomitantemente às feiras de Porto Alegre e Santiago do Chile, levou um banho de realidade da professora Tânia Rösing, organizadora da Jornada de Literatura de Passo Fundo. Convidada para comentar as breves apresentações dos participantes da mesa "Os autores, os editores, e os livreiros nos Planos Nacionais do Livro e Leitura", no último sábado, 27/10, Tânia não deixou por menos. Se o escritor Moacyr Scliar lembrou a importância da aproximação do escritor com o público, a professora passofundense foi categórica: "Mas tem de preparar o público, que tem de ter lido o livro; sem isto não vale nada", afirmou. Tania ainda aproveitou seu comentário sobre a fala de Rosely Boschini, presidente da Câmara Brasileira do Livro, para cobrar maior ação das editoras na promoção da leitura. E, ao cobrar o 1% do faturamento que o setor editorial se comprometeu a contribuir, ainda no processo de desoneração de 2004, ela foi categórica: "O fundo está sem fundo". Já quando comentou os dados trazidos por Waldir da Silveira, presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, que afirmam que há 70% de analfabetos funcionais no Rio Grande do Sul, Tânia lembrou o papel dos professores no processo de criação de leitores. "Não adianta evento internacional se não houver apoio aos professores. E hoje o professor tem de escolher entre comer e comprar livros."

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2007 11:06:00 PM | | | Voltar

·······

28 de outubro de 2007

FEIRA DE LIVROS: Oficinas estão entre atrações mais procuradas

Evento segue movimentado em seu segundo dia

A 53ª Feira do Livro de Porto Alegre segue movimentada em seu segundo dia, com grande participação do público nas oficinas. Um dos temas centrais do evento é a preservação ambiental. Foi aberto espaço para tratar do futuro do planeta, com a participação de diversos autores para discutir assuntos ligados a ecologia, relações humanas, bioética e violência, entre outros. As discussões ocorrem na Sala dos Jacarandás, do Memorial do Rio Grande do Sul, sempre às 19h30min.
Hoje, terminou o II Seminário Planos Nacionais do Livro e da Leitura no Mercosul: Construindo políticas públicas para o fomento da leitura. A atividade teve ações simultâneas na 27ª Feira Internacional do Livro de Santiago do Chile, via teleconferência. Participaram representantes de Brasil, Chile, Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Segundo a assessoria da Feira, a conferência contou com público fiel. A média foi de 200 participantes.
Na terça-feira, serão divulgados os primeiros números oficiais do evento, como a média de público que circula pela Praça de Alfândega.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/28/2007 04:07:00 PM | | | Voltar


Uma mulher que conta a guerra

Asne Seierstad Jornalista norueguesa estará em Porto Alegre esta semana para fazer duas palestras

Há cerca de cinco anos, a jornalista norueguesa Asne Seierstad, 36 anos, passou quatro meses hospedada na casa do livreiro Sha Mohammed Rais, um cidadão afegão, em Cabul. A convite dele, a quem conheceu quando cobria a queda do regime talibã, testemunhou o dia-a-dia de sua família em silêncio. O que era para ser uma reportagem virou livro.
A obra revelou que o livreiro afegão, espécie de bastião cultural da resistência humanista em um país primeiramente ocupado pelos soviéticos e mais tarde pelo obscurantismo do Talibã, era, na intimidade do lar, um déspota, fruto de uma sociedade machista, pleno de contradições, como a de um homem ligado aos livros que não permitia o estudo às mulheres de sua família. O livro, best-seller mundial, critica a opressão feminina nas sociedades islâmicas. E despertou a ira de seu anfitrião, que a ameaçou judicialmente e escreveu sua própria versão dos fatos. Para O Livreiro de Cabul (2006), ele respondeu com Eu Sou o Livreiro de Cabul.
Asne tem outros dois livros publicados, 101 Dias em Bagdá (2003), sobre o Iraque, e De Costas Para o Mundo, um relato sobre 13 indivíduos e uma família da Sérvia durante os 10 anos de conflito na antiga Iugoslávia - o qual ela lança agora no Brasil na esteira do seu sucesso editorial por aqui (em inglês, o livro foi lançado em 2001). A experiência no Afeganistão levou a jornalista ao estrelato e ao centro de uma polêmica sobre o procedimento ético da mídia em geral. Teria a repórter traído seus anfitriões que a receberam de braços abertos ao revelar, mesmo que trocando nomes, a intimidade daquela família? Asne, que estará em Porto Alegre nesta terça-feira, dia 30, para participar do Ciclo de Altos Estudos Fronteiras do Pensamento e no dia seguinte terá outra palestra como parte da programação da Feira do Livro, já falou sobre isso em dezenas de entrevistas. E é firme ao repetir, como na conversa que teve com Donna ZH:
- Eu creio que não teria feito diferente. (ZERO HORA)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/28/2007 03:16:00 PM | | | Voltar

·······

27 de outubro de 2007

'Ave, Pássaro', hoje, na Feira do Livro de Porto Alegre.

O "Ave, Pássaro" baixou no StudioClio, semana passada com o maior gás, o livro está legal, a poesia da Cleo é delicada e musical, as imagens ficaram lindas, o trabalho gráfico envolveu esse "poema voador" com a maior competência.

Agradeço a presença de todos que estiveram com a gente e, se quiserem mais, tem. HOJE, 27 de outubro, na feira do livro em PORTO ALEGRE/RS, às 20 :30, barraca de autógrafos. Aguardo vocês. Isolde.

Ave, Pássaro é o dueto das autoras, Cleonice Bourscheid, poeta, e Isolde Bosak, artista plástica, na forma de um livro de poemas sobre os pássaros do sul meridional, estruturado com a ousadia da expressão plástica contemporânea dos mesmos. Constituiu-se, esta obra, num desafio do professor Charles Kiefer com Cleonice e Isolde, nas suas específicas atribuições, palavras e imagens. Charles Kiefer faz a apresentação do livro. O resultado é uma cuidada edição de arte, com capa dura, em quatro cores sobre papel couchê fosco 170g.

[Livro enviado por Isolde Bosak]

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2007 08:41:00 AM | | | Voltar

·······

26 de outubro de 2007

Não fique sem livro

Porto Alegre Zero Hora - 26/10/2007 - por Gabriel Brust
Começa hoje (26/10), na Praça da Alfândega, a 53ª Feira do Livro de Porto Alegre (RS). Durante os últimos seis anos de Feira do Livro de Porto Alegre, o primeiro a aparecer na praça para uma leitura sempre foi Carlos Drummond de Andrade. Na verdade, ele não saía de lá nem quando a feira acabava. No evento deste ano, que começa oficialmente às 18h de hoje, o mineiro terá que se contentar em apenas trocar uma idéia com seu companheiro de bronze, Mario Quintana. O livro que fazia parte da estátua foi roubado no início deste mês. Se Drummond pudesse andar, consideraria um lance de sorte ter sido roubado logo neste mês de outubro, às vésperas da 53ª Feira do Livro. Opções não vão faltar para repor sua leitura: serão 165 estandes de livreiros, 700 sessões de autógrafos, 46 oficinas, 418 participantes em 170 mesas-redondas. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2007 07:27:00 PM | | | Voltar

·······

25 de outubro de 2007

Feira de Porto Alegre começa amanhã

feirapoa O evento oficial de abertura da Feira do Livro de Porto Alegre, maior evento do livro a céu aberto da América Latina será nesta sexta, 26 de outubro, às 18h, no Teatro Sancho Pança, na capital gaúcha. A solenidade contará com as presenças do presidente da Câmara Rio-grandense do Livro, Waldir da Silveira, e do Patrono, Antonio Hohlfeldt. Mas a Feira tem início antes das 18h. A partir da manhã desta sexta-feira a programação cultural já começa com eventos para os públicos infantil e juvenil. Neste ano, o eixo da programação da Feira do Livro se volta para dois temas. O primeiro diz respeito aos debates sobre a relação do homem com o meio ambiente. O outro eixo está relacionado à cultura popular, e ganha atenção especial nas atividades artísticas, como peças, contações de histórias e de outras ações que retratam a cultura popular e o folclore brasileiro e regional.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/25/2007 08:30:00 PM | | | Voltar

·······

23 de outubro de 2007

Feira do Livro de Santiago começa hoje

MinC - 23/10/2007 - por Marcelo Lucena
Durante 14 dias, a cultura do Brasil ganhará destaque e estará em evidência em uma diversificada mostra na 27ª edição da Feira Internacional do Livro de Santiago, da qual farão parte trabalhos de escritores e manifestações artísticas brasileiras. O evento, promovido pela Câmara Chilena do Livro, começa hoje (23/10), e o convidado de honra será o Brasil. Realizada no Centro Cultural Estación Mapocho, a Feira do Livro de Santiago reunirá mais de 700 selos editoriais e cerca de 130 expositores. Como entidade parceira do evento - considerado o mais importante no âmbito Cultural do Chile -, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) enviou as obras de autores nacionais que serão expostas. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/23/2007 08:06:00 PM | | | Voltar

·······

22 de outubro de 2007

53ª Feira do Livro de Porto Alegre

Tornar o hábito da leitura uma ação mais pluralista e transformadora é o objetivo declarado da Câmara Rio-Grandense do Livro para a 53ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontece de 26 de outubro a 11 de novembro. Além, é claro, da venda de publicações e do intercâmbio cultural. Outras questões de destaque desta edição, que contará com a presença de 165 expositores livreiros, são as relacionadas ao meio ambiente, cidadania e educação. As atividades, como as 170 mesas-redondas e mais de 30 oficinas, ocupam espaços tradicionais da capital gaúcha, como Praça da Alfândega, Memorial do Rio Grande do Sul, Casa de Cultura Mario Quintana, Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo e Cais do Porto.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/22/2007 10:49:00 PM | | | Voltar


LANÇAMENTO: 'Ave, Pássaro', de Cleonice Bourscheid e Isolde Bosak

AVE, PÁSSARO
Livro de poemas de Cleonice Bourscheid e e imagens de Isolde Bosak

Ave, Pássaro é o dueto das autoras, Cleonice Bourscheid, poeta, e Isolde Bosak, artista plástica, na forma de um livro de poemas sobre os pássaros do sul meridional, estruturado com a ousadia da expressão plástica contemporânea dos mesmos. Constituiu-se, esta obra, num desafio do professor Charles Kiefer com Cleonice e Isolde, nas suas específicas atribuições, palavras e imagens. Charles Kiefer faz a apresentação do livro. O resultado é uma cuidada edição de arte, com capa dura, em quatro cores sobre papel couchê fosco 170g.
No lançamento da Editora Nova Prova, estão 88 páginas com a delicadeza de uma pequena sinfonia das dezenas de aves que emprestam o seu canto na poesia de Cleonice Bourscheid e suas cores e movimentos nas imagens (aquarelas, desenhos, monotipias e xilogravuras) de Isolde Bosak. No dia 27 de outubro, as autoras participarão de noite de autógrafos na FEIRA DO LIVRO de Porto Alegre RS.

AVE, PASSARO
APRESENTAÇÃO - Charles Kiefer
Orgulha-me ter sido o geratrix deste livro, que nasceu de um desafio que fiz, em aula, à Cleonice e à Isolde, minhas alunas de oficina literária por vários anos. O diálogo das ilustrações de Isolde com os poemas de Cleonice é de rara eficiência. Posso dizer que imaginei este livro antes que ele existisse, mas não que fosse resultar num objeto artístico tão belo.

[Livro enviado por Isolde Bosak]

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/22/2007 10:42:00 PM | | | Voltar

·······

21 de outubro de 2007

LANÇAMENTO: 'A Fenda', de Alfredo Aquino, na Feira do Livro de Porto Alegre

53ª FEIRA DO LIVRO DE PORTO ALEGRE
Dia 31 de outubro - 17h30
Pavilhão de Autógrafos
A FENDA - de Alfredo Aquino

"Acabei lendo no avião de volta. Li o primeiro, passei ao segundo e prossegui, e gostei e pensei: novos autores surgem a todo o momento neste país, principalmente no Rio Grande do Sul. Liguei para Aquino, disse que tinha gostado. Os contos me pareciam pequenas novelas
estimulantes, intrigantes. Uma história de amor enigmática dentro de uma fundação um tanto kafkiana (A Caverna). Em Cidades Trocadas, o autor retoma o tema que deu a Antônio Torres um romance de mestre (O Nobre Seqüestrador): a presença de Duguay-Trouin, o corsário francês que conquistou o Rio de Janeiro. Palavras indígenas são encontradas numa carta geográfica que teria pertencido ao francês e o personagem se envolve em deslindar o mistério. Em outra história a personagem vê sua língua partida em dois, como se fosse língua de cobra, e o fantástico entra em ação no prosaico cotidiano. E há também a de um homem que tem horror a baratas e dedica-se a estudá-las. O crescendo desse conto é alucinante. E assim, história a história, o que eu via naquele original era o prazer de contar, de narrar. O autor não buscava fórmulas inovadoras, de vanguarda, revolucionárias, não queria mudar as regras. O seu prazer era trazer os personagens à cena e colocá-los em contato com o público. Contos para serem lidos, digeridos, degustados. Na simplicidade, a qualidade."
Ignácio de Loyola Brandão

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2007 09:57:00 PM | | | Voltar

·······

19 de outubro de 2007

Xerife porto-alegrense já prepara sua sineta


PublishNews - 19/10/2007 - por André de Lima
Falta uma semana para a sineta tocar mais uma vez na Praça da Alfândega na capital gaúcha. Na próxima sexta-feira, 26/10, começa a 53ª Feira do Livro de Porto Alegre, que tradicionalmente inicia e finaliza suas atividades diárias com um xerife que passeia pelo evento tocando sua sineta. A honraria das badaladas pertence há 32 anos a Julio Laporta, dono da Banca da Alfândega, que, neste momento, já deve estar lustrando seu sino. Para este ano, está confirmada a participação de 165 expositores livreiros, sendo 112 na área Geral, 33 na área Infantil e Juvenil e 20 na Internacional. As atividades prevêem 700 sessões de autógrafos, 170 mesas-redondas e mais de 40 oficinas. Como no último ano, as atividades da maior feira de livros brasileira a céu aberto estarão distribuídas em vários locais do entorno da própria Praça da Alfândega, enquanto a área Infantil e Juvenil da Feira continuará funcionando no Cais do Porto. "A área infantil, que está maior este ano, é a menina dos olhos da Feira, pois as crianças representam os leitores no futuro; nos dois últimos anos, trouxemos mais de 300 mil crianças e jovens", declarou Waldir da Silveira, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, que organiza o evento. Entre os quase 500 autores e especialistas convidados, merecem destaque a norueguesa Åsne Seierstad, autora de O Livreiro de Cabul, os moçambicanos Ondjaki e José Eduardo Agualusa, e o poeta francês Jacques Roubard - além, é claro, do escritor gaúcho Antonio Hohfeld, patrono da Feira.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2007 03:01:00 PM | | | Voltar

·······

9 de outubro de 2007

Aquecendo os motores para a Feira de Frankfurt


Começa amanhã (10/10) na Alemanha a maior concentração de negócios de direitos autorais do mundo. A 59ª Feira do Livro de Frankfurt movimenta mais de um bilhão de euros em negócios. Neste ano reuniu 37 editoras brasileiras que enviaram 1.269 títulos e 2.439 exemplares que serão expostos no estande do Brasil durante os quatro dias do evento. Com 120 metros quadrados, o estande é organizado pela Câmara Brasileira do Livro em parceria com o Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN). No entanto, o evento pretende ser muito mais do que uma feira de negócios. São mais de 2.500 atividades realizadas, incluindo cerimônias de premiações, debates e discussões políticas e sociais. Clique aqui e confira a programação completa.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2007 09:06:00 PM | | | Voltar

·······

8 de outubro de 2007

Palestra Gratuita - Como Ter Seu Livro Publicado - dia 10/10


Alessandra Pires convido para a palestra "Como ter seu livro publicado e as exigências do mercado" que estará ministrando no evento "3º Corredor Literário na Paulista".


Dia: 10 de outubro, quarta-feira.
Horário: 19 horas.
Local: Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal
Endereço: Avenida Paulista, 2.073 (entrada pela galeria da Caixa Econômica).


Aproveitem e consultem toda a programação do " 3º Corredor Literário" pelo site www.corredorliterario.com.br


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 08:06:00 PM | | | Voltar


Brasil, convidado de honra na 27ª Feira Internacional do Livro de Santiago


A 27ª edição da Feira Internacional do Livro de Santiago começa no próximo dia 23 de outubro e reunirá mais de 700 selos editoriais e, aproximadamente, 130 expositores. Nos dias 24 e 25, acontecem as 12ª Jornada Profissional, 10ª Jornada de Educação e o 4º Encontro de Bibliotecários. O Brasil, país convidado de honra, contará com uma diversificada mostra cultural que incluirá trabalhos de autores e manifestações artísticas e musicais brasileiras.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 07:51:00 PM | | | Voltar


Avenida Paulista forrada de livros


Começa hoje (08/10) e vai até domingo (14/10), na Avenida Paulista, a 3º edição da Semana do Corredor Literário. O projeto tem como objetivo incentivar a cultura, bem como promover a leitura. Durante a ação serão realizadas cerca de 150 atividades culturais gratuitas, entre elas: debates, apresentações teatrais, exibição de filmes e rodas de poesia. A expectativa é atrair aproximadamente 100 mil visitantes.A iniciativa é promovida pela Telefônica com realização da Secretária de Estado da Cultura em parceria com a Associação Paulista Viva. A ação conta ainda com o apoio da Prefeitura de São Paulo. A lista com os endereços está disponível em http://www.cultura.sp.gov.br/. Mais informações obre a programação podem ser obtidas no site do Corredor Literário

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 07:43:00 PM | | | Voltar

·······

4 de outubro de 2007

Verdades Terráqueas: Menor livro do mundo


Visando o bem-estar e o aprimoramento intelectual de insetos e demais nano-espécies, criaram um micro-livro, que está sendo exposto junto a uma feira em Porto Alegre.
Apesar de não sabermos a procedência do livro, em função da incompetência dos repórteres do Terra, que fazem uma chamada de primeira capa sobre o livro e não explica nada sobre ele (dando destaque à feira que ninguém quer saber).
O livro, de 5mm, contém a oração do Pai Nosso em diversas língüas, ou seja, além de catequisados os beneficiados terão a oportundade de se tornarem poliglotas.
A obra está exposta na Pontifícia Universidade Católica (PUC-RS). O evento acontece até a próxima quinta, tem entrada franca. Duvida? (fonte: http://errenka.blogspot.com/2007/09/verdade-terrqueas-menor-livro-do-mundo.html)
Clique aqui


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/04/2007 10:18:00 PM | | | Voltar

·······

3 de outubro de 2007

Brasil é homenageado na Feira do Livro de Santiago


CBL Informa - 01/10/2007
A cultura brasileira ganhará destaque na 27ª Feira Internacional do Livro de Santiago, evento promovido pela Câmara Chilena do Livro e que começa dia 23/10. Durante 14 dias, o Brasil, país convidado de honra, contará com uma diversificada mostra cultural que incluirá trabalhos de autores e manifestações artísticas e musicais brasileiras. A Câmara Brasileira do Llivro (CBL), como entidade parceira do evento, enviará os livros que serão expostos na feira. Realizada no Centro Cultural Estación Mapocho, 27ª edição da Feira Internacional do Livro de Santiago reunirá mais de 700 selos editoriais e, aproximadamente, 130 expositores. Para mais informações visite o site oficial do evento. >> Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/03/2007 08:50:00 PM | | | Voltar

·······

28 de setembro de 2007

A Feira Pop da Literatura


A Cidade - 28/09/2007
Com vários eventos extra-literários começa hoje a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto em sua versão mais pop. Estrelas do telejornalismo como Caco Barcellos e Maurício Kubrusly, de talk-shows como Márcia Tiburi, e da literatura porno-chic-juvenil (leia-se Bruna Surfistinha) vão estar ao lado de autores de renome como Moacir Scliar e até de um legítimo membro da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem terra, João Pedro Stédile. Esta proposta "pluralista" dos organizadores da nova feira que vai até dia 0710, já provocou fissuras. O escritor e colaborador de A Cidade Menalton Braff, criticou o caráter altamente "comercial" do evento e, em protesto, decidiu não participar. A programação musical, toda gratuita, que conta ainda com nomes como o do músico Toquinho, Marina Lima, MPB4 e Bibi Ferreira está completa no site. >> Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/28/2007 10:07:00 PM | | | Voltar

·······

27 de setembro de 2007

Madame Feira do Livro


Ela é maranhense de Carolina: aos 43 anos, mais de 20 vividos em Ribeirão Preto, a polêmica jornalista Isabel Farias abraçou o desafio de ocupar a vaga - que ninguém queria - da presidência da Fundação Feira do Livro. Quase uma salvadora da pátria, teve anêmicos seis meses para definir verbas. Procurou desde as socialites que fazem chás beneficentes até políticos de vários partidos. Foi às universidades, convocou comerciantes, costurou alianças e fez parcerias inéditas para manter vivo o maior evento cultural da cidade. E como não poderia deixar de ser, já provoca barulho e dissidências por conta de uma convidada: a ex-garota de programa e best-seller Bruna Surfistinha. Em tempos de Bebel da novela das 8, Surfistinha ainda incomoda. Principalmente numa feira cultural. Mas Isabel Farias diz que o que importa é conferir o resultado do evento, que, a partir da próxima sexta-feira, trará intelectuais de muitas vertentes para dez dias de palestras, shows, cafés, e, tomara, divulgação e venda de bons autores e bons livros.


http://www.jornalacidade.com.br/noticias/?noticiaId=59089


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2007 09:08:00 PM | | | Voltar

·······

26 de setembro de 2007

Galeno Amorim comemora 150 mil livros vendidos


O jornalista e escritor Galeno Amorim vai comemorar em Ribeirão Preto, durante a 7ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, uma marca recentemente atingida: 150 mil livros infantis vendidos pelo selo Palavra Mágica. A marca será celebrada com uma edição especial do livro infantil O menino que sonhava de olho aberto. O lançamento será neste sábado (29/09), às 16h30, na Arena Cultural, na Praça Carlos Gomes.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/26/2007 08:23:00 PM | | | Voltar

·······

25 de setembro de 2007

Rua do Livro estará na Praça da Luz neste sábado 29/09



Praça da Luz, 02 - Entre a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa
29/09 - Sábado
Horário: das 10:00 às 17:00h - Informações: (11) 3331-5549


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/25/2007 03:17:00 PM | | | Voltar

·······

14 de setembro de 2007

Um setembro dos livros


Enviado por Galeno Amorim, do Rio de Janeiro (RJ) - 13/9/2007
Setembro é, mais uma vez, um mês de grandes eventos do livro no Brasil. O mais importante deles é, sem dúvida, a 13ª Bienal Internacional do Rio de Janeiro, aberta nesta quinta-feira (13/9), no Riocentro. Ainda em clima de Jogos Pan-americanos, nossa maior festa do livro homenageia em 2007 os países das Américas e, de quebra, comemora os 80 anos de dois dos maiores escritores da atualidade: o brasileiro Ariano Suassuna e o colombiano Gabriel Garcia Márquez.
Outros dois eventos aconteceram, esta semana, no Rio: a 17ª Convenção Nacional de Livrarias e o 5º Salão de Negócios da Associação Brasileira de Distribuidores de Livros (ABDL), das famosas vendas porta-a-porta. O mês que começou com a Feira do Livro de rua de Sertãozinho (SP), vai terminar com outras duas, que entrarão outubro adentro: a 7ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP) e a 11ª Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém (PA). Em pauta, o livro e a leitura no Brasil!


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/14/2007 12:14:00 PM | | | Voltar

·······

3 de setembro de 2007

Despois da Jornada, vem Feira de Brasilia e Bienal do Rio de Janeiro


Terminou no último sábado a 12ª Jornada Nacional de Literatura. Entre as muitas atividades, destaque para o descontraído debate no qual os escritores questionaram a relação entre arte e entretenimento e analisaram a produção em massa de produtos culturais. Também foi anunciado o vencedor do 5º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura: o moçambicano Mia Couto, com o livro O outro pé da sereia. Aliás, os escritores africanos também marcaram presença com um manifesto, dirigido ao ministro Gilberto Gil, em apoio às Jornadas Literárias. Já na 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, os autores se revezavam para conversar com os mais de três mil pequenos leitores que estiveram no evento. Para saber o que mais aconteceu na semana passada em Passo Fundo, clique aqui.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 10:34:00 PM | | | Voltar

·······

28 de agosto de 2007

Mia Couto vence o Zaffari & Bourbon


PublishNews - 28/8/2007 - por Renata Sturm
O autor do melhor romance escrito em língua portuguesa publicado entre junho de 2005 e 30 de maio de 2007 foi anunciado ontem (27/08) à noite na abertura da 12ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS). Ao receber o prêmio do 5º Zaffari & Bourbon de Literatura, pelo livro O outro pé da sereia, o escritor moçambicano contou que estava em Passo Fundo, em 1997, quando o prêmio foi criado. "Sou tomado por um sentimento de estranheza ao receber o prêmio. O Brasil me deu mais do que merecia", declarou o tímido escritor que recebeu um cheque no valor R$ 100 mil. Concorreram com Couto outros 215 autores. (Foto: Tiago Lermen/divulgação UPF)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/28/2007 11:15:00 PM | | | Voltar

·······

26 de agosto de 2007

Um homem que procura para pagar, por Ignácio de Loyola Brandão.


Há um mistério que não entendo. Bem, mistérios existem para não serem entendidos. Algumas livrarias são bem-sucedidas, crescem, se modernizam. Quando há uma bienal, uma feira de livros, uma festa literária, os auditórios enchem, as pessoas correm para ouvir os escritores. Aí está a Flip com ingressos pagos e esgotados no primeiro dia, aí está a Jornada de Passo Fundo que coloca 5 mil espectadores na platéia, todos de boa formação, aí estão as feiras que se multiplicam pelo País com auditórios lotados. Sexta-feira passada, na acolhedora 3ª Feira de Livros de São Joaquim da Barra havia 600 pessoas no auditório, muitas delas em pé. Editores, mídia e livreiros dizem que o mercado está em crise, livros não vendem. Porém, grupos estrangeiros, como a Planeta, a Alfaguara, a Santillana desembarcam no Brasil e compram editoras inteiras ou participações. Por quê? Gostam de rasgar dinheiro? Não sei responder. A única coisa que imagino é: será que o povo prefere ouvir os escritores, em lugar de ler?
Ana Maria Khalil tinha apenas 14 anos quando estive pela primeira em São Joaquim da Barra falando na Feam. Não me esqueço daquela noite, eram centenas de adolescentes na platéia e ao entrar me senti popstar, eles aplaudiam, gritavam, pensei: devem querer que eu cante, mas vou apenas falar de literatura. Como dominar um grupo dessa idade? Apavorado, comecei e me acalmei, o silêncio foi absoluto, exceção feita a alguns trechos mais bem-humorados, quando eles riam e voltavam a gritar. Porque aprendi uma coisa importante nessas décadas todas, falando ao lado de Lygia Fagundes Telles, João Antônio, Antônio Torres, Affonso Romano de Sant'Anna, Marina Colasanti, Alcione Araújo, Ziraldo, Otto Lara Resende, Rubem Fonseca (ainda peguei a fase em que ele nos acompanhava pelo País), Fernando Sabino e outros. Sim, literatura é assunto sério, mas se você ali na frente for acadêmico, pernóstico, erudito, distante, inacessível, dono da verdade, falando naquele tom enfadado de quem dá uma aula para se livrar da incumbência, o recado não passa, a platéia boceja ou vai embora, passa a achar livros um horror. ++++++

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/26/2007 09:24:00 PM | | | Voltar


Falta pouco para a 12ª Jornada de Passo Fundo


A cidade de Passo Fundo, nos rincões do Rio Grande do Sul, está fazendo contagem regressiva. Nesta segunda-feira (27/08) começam a chegar mais de 100 escritores, intelectuais e pensadores, causando um grande e agradável reboliço na pacata cidade do interior do estado. Já o burburinho da descoberta da leitura ficará por conta das mais de 12 mil crianças e adolescentes que participarão de palestras especiais. Os escritores - tão acostumados com o silêncio da criação literária - estão se preparando para falar muito e ouvir dezenas de perguntas sobre suas obras. Afinal, até o dia 31/08, quando acaba a 12ª Jornada Nacional de Literatura, a ordem é interagir.


http://www.jornadadeliteratura.upf.br/


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/26/2007 08:09:00 PM | | | Voltar

·······

25 de agosto de 2007

Bienal do Rio de Janeiro 2007 conta com o fenômeno literário mundial Markus Zusak


Markus ZusakA Bienal do Rio de Janeiro 2007 conta também com o fenômeno literário mundial Markus Zusak (foto), autor de A menina que roubava livros - há mais de um ano na lista dos mais vendidos; com Rodolfo Enrique Fogwill, que lança a edição brasileira de Los Pichiciegos, ficção passada durante a Guerra das Malvinas que já está na quinta edição na Argentina; com o peruano Santiago Roncagliolo, autor de Abril vermelho; e com o poeta argentino Santiago Vega, que vem divulgar o livro Coisa de negros. Shah Muhammad Rais


Finalmente, completam a lista de autores internacionais da Programação Cultural o livreiro de Cabul em pessoa, Shah Muhammad Rais (foto), que vem ao Brasil divulgar Eu sou o livreiro de Cabul; o ilustrador francês Serge Bloch, que traz para o evento seu trabalho mais recente, o livro infantil Fico à espera; o mexicano Xavier Velasco, ganhador do Prêmio Alfaguara, que lança Diabo guardião; o português Manuel Alegre, autor de Cão como nós; e Claudia Piñeiro, escritora argentina que recebeu o Prêmio Clarín de romance por As viúvas das quintas-feiras.


http://www.bienaldolivro.com.br/home/index.php


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2007 04:05:00 PM | | | Voltar

·······

24 de agosto de 2007

Presenças internacionais na Bienal do Livro 2007


Cecily Von ZiegesarGarantiram presença também na Bienal a americana Cecily Von Ziegesar (foto), autora da série Gossip Girl e da nova coleção It Girl; o jovem escritor americano de origem peruana Daniel Alarcón, que lança seu romance de estréia Lost City Radio; o jornalista americano Gordon Sander, autor de A família Frank que sobreviveu - Uma saga da Segunda Guerra, onde aborda o drama do Holocausto na Holanda; e a cabeleireira americana Deborah Rodriguez que relata no livro O salão de beleza de Cabul histórias sobre o mundo secreto das afegãs.


Ildefonso FalconesConfirmaram participação, ainda, o catalão Ildefonso Falcones (foto), autor de A catedral do mar - sucesso na Espanha com mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos; o jornalista espanhol J.J. Benítez, que lança seu último livro Cavalo de Tróia 8; Joseph Finder, especialista em estudos sobre a Rússia e autor de O executivo; o americano naturalizado português Richard Zimler, que vem divulgar À procura de Sana; e o tenente-coronel Jay Kopelman, que relatou em De Bagdá, com muito amor a saga que viveu para resgatar um filhote de vira-lata chamado Lava.


http://www.bienaldolivro.com.br/home/index.php


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 11:35:00 PM | | | Voltar


Marcelo Paiva, Tiburi e Carpinejar no 'Sempre um Papo' em São Paulo


O "Sempre Um Papo" comemora, com Marcelo Rubens Paiva, os 25 anos de edição do livro Feliz Ano Velho e o lançamento, pela Editora Objetiva, da obra completa, totalmente reescrita e revisada: Blecaute, Bala na Agulha, Não és Tu, Brasil, Malu de Bicicleta e O Homem que Conhecia as Mulheres. Dia 5 de setembro, quarta-feira, às 19h30, No Teatro do Sesc Vila Mariana (Rua Pelotas, 141). A entrada é gratuita.
O "Sempre Um Papo" é uma realização conjunta do SESC São Paulo e AB Comunicação com o patrocínio da COSIPA, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Informações: (11) 5080-3000.
No dia 19/09, o SESC Vila Mariana será o palco do encontro entre a filósofa MÁRCIA TIBURI e o poeta FABRÍCIO CARPINEJAR falando sobre o tema A Infância e a Literatura, na comemoração de um ano de atividades ininterruptas em São Paulo. Ambos vão também autografar os livros que têm a infância como tema: A Mulher de Costas Meu Filho, Minha Filha, respectivamente.
E lembrando: de Belo Horizonte, gravamos um programa de televisão que é exibido para todo o Brasil pela TV Câmara. No sábado, às 19h, e domingo, às 16h. Este final de semana será exibido o programa com RUBEM ALVES, no debate e lançamento do livro Perguntaram-me Se Acredito em Deus (Planeta).
Maiores informações no www.sempreumpapo.com.br

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 08:17:00 PM | | | Voltar


Presenças internacionais na Bienal do Livro 2007


David ToscanaEntre os destaques estão: o mexicano David Toscana (foto), um dos mais importantes escritores latino-americanos, que lança o romance O exército iluminado; Andrés Ordoñez, Cônsul Geral do México no Rio de Janeiro e autor de Fernando Pessoa, um místico sem fé; o colombiano Daniel Samper Pizano, best-seller em seu país e conhecido como um dos maiores humoristas de língua espanhola, que vem divulgar Impávido Colosso; e o americano Andrew Carroll, autor de War Letters, publicado no Brasil como Cartas do Front.


http://www.bienaldolivro.com.br/home/index.php


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 12:37:00 AM | | | Voltar

·······

23 de agosto de 2007

Celebração da Literatura Popular Brasileira


MinC - 22/8/2007 - por Renato Paiva
Entre os dias 31/08 e 09/09, a capital do País tem um motivo a mais para comemorar sua diversidade cultural. Trata-se do período em que será realizada a 26ª Feira do Livro de Brasília, que este ano celebra a literatura popular brasileira, tendo como principal homenageado o escritor paraibano Ariano Suassuna. A meta para este ano é ultrapassar os mais de 350 mil visitantes da 25ª edição. Pela oitava vez consecutiva, o evento será realizado no Pátio Brasil Shopping. As atividades acontecerão em cinco espaços - Palco Central, Auditório, Arena Cultural, Café Literário e Oficina -, cada um deles com uma programação específica, que inclui palestras, lançamento de livros, exibição de filmes, apresentações teatrais e musicais. Confira programação completa da 26ª Feira do Livro de Brasília no site. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2007 10:50:00 PM | | | Voltar


Autores da cidade vão estar no Stand Thesaurus na 26ª Feira do Livro de Brasília


A 26ª Feira de Brasília vai acontecer dos dias 31/08 a 09/09, no Pátio Brasil, localizado no início da W3 Sul. Esse ano o grande homenageado será Ariano Suassuna, por consequência a Feira vai trazer motivos nordestinos e uma decoração toda especial voltado para literatura de cordel. A Thesaurus Editora de Brasília, que todo ano participa disponibilizando no seu stand 9 espaço para os autores da cidade, esse ano vem com uma superprogramção que inclui diversos lançamentos, bate-papo com escritores, além de livros com preços promocionais imbatíveis. Serão mais de 25 apresentações de autores convidados em sessões de autógrafos e lançamentos. Alguns estreantes, outros conhecidos do público, que estarão fazendo o corpo-a-corpo, valendo-se da máxima: todo artista tem que ir aonde o povo está. Esperamos contar com sua presença. Confira no link a relação de obras e autores que constam na programação cultural no stand 9 da Thesaurus durante todo o evento.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2007 10:30:00 PM | | | Voltar

·······

20 de agosto de 2007

12ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo


Começa na próxima segunda, dia 27 de agosto, e segue até o dia 31 a 12ª edição da Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo. Este ano, como tema Leitura da Arte & Arte da Leitura, se buscará "pensar a leitura num paradigma amplo, que incorpore, como objeto, as várias manifestações artísticas e que perceba o sujeito leitor como um atuante artífice de múltiplas interpretações perante os produtos da cultura". A programação da 12ª Jornada de Literatura também abarca a 4ª Jornadinha Nacional de Literatura, o 6ª Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio, o 2º Encontro da Academia Brasileira de Letras - Revisitando os Clássicos II, o Encontro de Autores Gaúchos, além de vários cursos.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2007 09:29:00 PM | | | Voltar


Circuito de Feiras de Livros


Feira do Livro de Brasília
De 31 de agosto a 9 de setembro
Informações: http://www.feiradolivrobrasilia.com.br/

XIII Bienal do Livro do Rio de Janeiro
De 13 a 23 de setembro
Informações: http://www.bienaldolivro.com.br/

Fliporto 2007 - Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (PE)
De 27 a 30 de setembro
Informações:http://www.fliporto.com/

7º Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP)
De 28 de setembro a 7 de outubro
Informações: http://www.feiradolivroribeirao.com.br/

XI Feira Pan-Amazônica do Livro (Belém - PA)
De 28 de setembro a 7 de outubro
Informações: www.rpsfeiras.com.br/Feiras/belem2007

Feira do Livro da Baixada Santista (SP)
De 4 a 7 de outubro
Informações: www.promofair.com.br/fenalba/

Bienal do Livro de Pernambuco
De 5 a 14 de outubro
Informações:>http://www.cia-eventos.com/bienal/2007/visao/principal/


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2007 08:52:00 PM | | | Voltar

·······

11 de agosto de 2007

Os finalistas do prêmio de R$ 100 mil


PublishNews - 10/8/2007
O 5º Prêmio Zaffari & Bourbon de Literatura entra na reta final. Foram anunciados na manhã de ontem (09/08), em Porto Alegre (RS), os onze romances finalistas que concorrem ao prêmio de R$100 mil. O anúncio do vencedor será na abertura da 12ª Jornada Nacional de Literatura, no dia 27/08, em Passo Fundo (RS). O vencedor receberá um prêmio de R$ 100 mil. Dos 215 autores inscritos, continuam na disputa: Adriana Lunardi (Corpo estranho), Ana Maria Gonçalves (Um defeito de cor), Antônio Torres (Pelo fundo da agulha), Daniel Galera (Mãos de cavalo), Flávio Carneiro (A confissão), Helder Macedo (Sem nome), José Saramago (As intermitências da morte), Luiz Ruffato (Vista parcial da noite), Maria Valéria Rezende (O vôo da guará vermelha), Mia Couto (O outro pé da sereia) e Milton Hatoum (Cinzas do norte). >> Leia mais


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/11/2007 09:08:00 PM | | | Voltar

·······

23 de julho de 2007

Literatura em Passo Fundo


12ª Jornada Nacional de Literatura, que será realizada de 27 a 31/08 em Passo Fundo (RS), já tem confirmados entre seus convidados nomes estrangeiros de peso como o historiador e antropólogo italiano Carlo Ginzburg e o poeta e dramaturgo cubano Reinaldo Montero. Segundo a coluna No Prelo, entre os brasileiros, Affonso Romano de Sant', Ferréz, José Roberto Torero, Lya Luft, Luiz Ruffato, Mariana Ianelli, Marina Colasanti, Milton Hatoum, Nelson Motta, Ziraldo. Os cinco dias do evento incluem debates, cursos, exposições, conferências, espetáculos teatrais, shows, concertos e uma mostra de filmes.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/23/2007 09:46:00 PM | | | Voltar

·······

9 de julho de 2007

Santo de casa faz milagre



Noga Lubicz Sklar, crônista bem conhecida nestes VerdesTrigos, lançou na FLIP 2007 o seu romance Hierosgamos e, estando em Parati, entreguei-lhe uma pauta para uma entrevista com Amós Oz, escritor israelense, seu conterrâneo. Familiar com a língua hebraica, eu cria que Noga faria esta entrevista. Conseguiu a foto (do lado) e entregar ao meu ídolo in hands cartões da VerdesTrigos. Entretanto, fui surpreendido com a fantástica crônica sobre o painel que participaram Amós e Nadine Gordimer. Não deixem de ler.


Todos os dias de manhã, às seis da manhã,Amós Oz amansa o ego no Neguev. O escritor mora a cinco minutos de caminhada do deserto, e afirma não haver nada melhor que a vastidão da areia pra lhe ensinar cotidianamente a humildade. De volta em casa ele liga o rádio e ouve, no noticiário, o costumeiro bando de políticos com suas grandes palavras: "nunca"; "sempre"; "até o fim dos tempos"; mas só escuta o riso irônico das pedras do deserto, comentando a pretensão pomposa deles. O que não quero, não vou contar pra vocês de jeito nenhum, é que Amós Oz manca de uma perna (1), e é mancando que um dos grandes escritores do nosso tempo adentra o palco da FLIP para dividi-lo com a sul-africana Nadine Gordimer, minha primeira vez frente a uma Nobel, nossa. Uma emoção como poucas.. >>>> leia mais


(1) - dizem línguas melhores que a minha que Amós Oz machucou o pé dançando com a esposa na FLIP. Duvido. Nenhum dos dois tem cara de festeiro, enfim, mancando ou não, o cara é grande.




Technorati : , , , , , ,

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/09/2007 08:40:00 PM | | | Voltar

·······

4 de julho de 2007

Do "faça amor, não faça guerra". Eu digo paz, não amor"


"Sempre tento imaginar: "E se eu fosse o outro?", e isso inclui o inimigo. Para mim, imaginar o outro é uma forma de vida. [...] Eu penso diferente dos movimentos de paz sentimentalistas. Do "faça amor, não faça guerra". Eu digo paz, não amor" (AMÓS OZ, escritor israelense)




"Eu não sou um chauvinista do país, mas sou um chauvinista da língua. O hebraico é um maravilhoso instrumento musical. É um vulcão em erupção. Eu já criei palavras que estão no dicionário. É o mais próximo da imortalidade a que se pode chegar" (AMÓS OZ, escritor israelense )


Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2007 02:52:00 PM | | | Voltar


Lançamento: HIEROSGAMOS - DIÁRIO DE UMA SEDUÇÃO


HIEROSGAMOS - DIÁRIO DE UMA SEDUÇÃO
Autor: SKLAR, NOGA LUBICZ


"Com despudorada narrativa erótica, da pele à cona, ela brinca com palavras de múltiplos sentidos, e nos desperta para o desejo de também construir uma vida de amor.

De uma personagem de Almodóvar transforma-se na morena do Cântico dos Cânticos, mostra-nos o seu lado brilhante, numa disposição surpreendente para se apaixonar. Como é tímida, faz amor em inglês, e prova da doçura do leite e mel, eretz zavat halav como Semadar, na cama com Salomão. Como não se contentou em viver apenas um amor platônico e virtual, por suas trilhas secas, com a cona pingando de úmida, lançou-se sobre o mar, dividindo-o; e voou milhas para compreender o dinamismo e a essência do amor, que se perpetua de frente para o Cristo Redentor, no Alto Leblon" (Henrique Chagas)


Lançado na FLIP 2007, em Paraty. Já à venda




Technorati : , , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2007 10:20:00 AM | | | Voltar

·······

3 de julho de 2007

Minha feira, meus livros


Valor Econômico - 2/7/2007 - por Tainã Bispo
Com um arrastão de mais de dez escritores convidados na Festa Literária Internacional de Parati (FLIP), a Companhia das Letras refez sua programação de lançamentos para aproveitar a vinda de escritores consagrados ao Brasil. Um dos autores celebridades da festa, o israelense Amós Oz, terá seu livro mais vendido no Brasil, o denso A Caixa Preta, lançado em formato de bolso por R$ 20 - com uma tiragem inicial de 5 mil exemplares. Lançado em 1993, a obra já vendeu mais de 12 mil exemplares, conta a coluna Blue Chip. Segundo Maria Emília Bender, editoria da Companhia das Letras, Coronado, de Dennis Lehane, e De volta à vida, de Nadine Gordimer, também entraram na gráfica antes do tempo.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/03/2007 11:48:00 PM | | | Voltar

·······

2 de julho de 2007

O prazer quase sensual de contar histórias


O Globo - 30/6/2007 - por Cristina Zarur
Poesia, política e sonhos são como uma impressão digital que singulariza a obra de Mia Couto. Sua escrita incide sobre a terra natal e assinala um olhar crítico. Não por acaso, o autor moçambicano estará na Festa Literária Internacional de Paraty, conversando com o baiano Antônio Torres sobre territórios habitados por personagens peregrinos. Couto também está relançando seu romance de estréia na ficção. Escrito em 1993, Terra sonâmbula (Companhia das Letras) foi considerado um dos 12 melhores livros africanos do século XX. Em entrevista por e-mail, Couto afirma que precisa da transgressão poética para ver o mundo, e que escreve deixando-se possuir pela lógica encantatória das palavras.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/02/2007 08:57:00 PM | | | Voltar


Sai o tom político de 2006, entra o bom humor


O Globo - 30/6/2007 - por André Miranda
O fundamental, para Cassiano Elek Machado, diretor de programação da Festa Literária Internacional de Paraty, é que na próxima quarta-feira (04/07), quando a Flip for aberta, o evento será o que seu nome sugere: uma festa. Nada do tom sisudo e das discussões políticas que predominaram no ano passado. O diretor de programação conta que buscou convidados e temas que garantissem, sobretudo, o bom humor. Daí, inclusive, os divertidos nomes das mesas - a de biografias, por exemplo, vai se chamar "A vida como ela foi", num ano em que se homenageia Nelson Rodrigues. "Tentei fugir do lado político dos outros anos. Haverá discussões políticas, como na mesa de Robert Fisk (autor de obras sobre os conflitos no Oriente Médio) e Lawrence Wright (autor de um livro sobre a al-Qaeda), mas não quero que a Flip seja dominada por essas discussões. A Flip é uma festa, não um festival", diferencia.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/02/2007 08:52:00 PM | | | Voltar


Liberdade pela escrita


Semanalmente, o projeto Liberdade pela escrita promove sessões de leitura junto a detentas que vivem com seus filhos de até três anos no Presídio Feminino Madre Pelettier, em Porto Alegre (RS). Nos encontros, acontecem também oficinas de narração de histórias e de confecção de fantoches e bonecos. Entre os objetivos estão: favorecer, por meio da leitura, a mobilização e construção do imaginário; promover um espaço de liberdade de expressão como forma de resgate da identidade e da auto-estima; e desenvolver, através das oficinas, a habilidade de contar e ler histórias para os próprios filhos. A ação, que faz parte do Eixo 2 (Projetos sociais de leitura) do PNLL e beneficia cerca de 30 presidiárias, foi a vencedora da categoria 3 (ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais) do Prêmio VivaLeitura, edição de 2006.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/02/2007 08:45:00 PM | | | Voltar

·······

1 de julho de 2007

Flip consagra o escritor-celebridade


Festa literária de Paraty, que começa na quarta, segue tendência de festivais em que autores "globetrotters" dão "show'. Escritores comentam atual necessidade de freqüentar eventos literários em diversos países para promover seus livros


Não é à toa que o encontro literário de Paraty, que começa na próxima quarta-feira na cidade fluminense, tem nome e status de festa. A Flip chega à sua quinta edição seguindo uma transformação internacional no modo como a literatura é consumida no planeta.
Em sua natureza tido como atividade solitária, o ofício de escritor cada vez menos tem a ver com a idéia de um sujeito entretido em seu mundo particular, sentado numa escrivaninha ou à sombra de uma árvore, estudando ou refletindo em busca de inspiração. Tampouco os leitores têm tido no hábito de ler, como antigamente, uma experiência íntima e reflexiva.
A literatura virou show. Cada vez mais as editoras pedem aos escritores que façam parte de um jogo em que têm de vender seus livros em eventos internacionais, com palestras, entrevistas e atividades interativas com o público. Os leitores, por sua vez, já aceitaram a idéia de serem fãs de escritores-celebridade, reconhecidos não só por sua literatura, mas por sua capacidade de subir num palco e entreter uma platéia. (EDUARDO SIMÕES, MARCOS STRECKER, SYLVIA COLOMBO - DA REPORTAGEM LOCAL)


Noga Lubicz Sklar, que me deu o privilégio de escrever a orelha do seu inédito romance "Hierosgamos", a ser lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, também estará em Paraty fazendo parte do show. Veja o que escreveu em seu Noga Bloga.



O resto é uma grande incógnita, let the sunshine in. Talvez o livro esteja na Livraria da Vila, talvez não. Talvez eu consiga falar com a Liz, talvez não. Talvez possa abordar o Amós Oz com um simpático e solidário shalom chaver talvez não, mas sim, espero que sim, que a FLIP seja um grande, GIGANTESCO SIM, e que de volta de lá eu possa usar um slogan novo para o Hierosgamos: Você será o único que ainda não leu. Brincadeirinha, viu, gente? Coisas de falta de assunto, e por falar nisso ninguém se espante se eu ficar ausente aqui no blog com alguma freqüência nos próximos dez dias, ao cabo dos quais estarei de volta sendo sempre a mesma, ou nunca mais sendo a mesma, personagem-autora ou autora-personagem, quem sabe o que na verdade se passa na mente de um autor de sucesso? Em breve, aqui no Noga Bloga, ou você quer ser o único que ainda não me lê?



"Hierosgamos - Diário de uma Sedução" tem uma capa excelente, linda e viva Rodin. Tem comunidade no orkut, blog Noga Bloga, vídeo no YouTube, orelha na VerdesTrigos e Giz Editorial se encarregou da edição impressa. Sucesso e sorte à Noga, autora e personagem, pois o show ainda nem começou! E tudo já está sendo um astronômico SIM, yes, yes.....




Technorati : , , , , , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 04:23:00 PM | | | Voltar

·······

30 de junho de 2007

FLAP! 2007 agita fim-de-semana em São Paulo


Entre os dias 29 de junho e 1º de julho acontecerá em São Paulo a "FLAP! 2007 - Contaminações".
O evento gratuito acontecerá na Casa das Rosas e Espaço dos Satyros I, e contará com a presença de personalidades importantes do meio literário como Marcelino Freire, Glauco Mattoso, Andrea Del Fuego, Marcelo Mirisola, entre outros.
Ocorrerá também durante o evento o concurso da sigla "FLAP!", onde o público poderá participar deixando as sugestões com os organizadores do evento. A melhor sigla será premiada no domingo.



Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2007 12:28:00 PM | | | Voltar

·······

29 de junho de 2007

Ouro Preto e Mariana em prosa


Em julho, Ouro Preto e Mariana (MG) abrem espaço para a prosa, a poesia e para toda a magia do universo literário. Letras, palavras, interpretações e a disseminação do saber tornam-se parte fundamental do espetáculo que está prestes a começar: o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, que tem início no dia 08 e se estende até 29/07. Depois de dois anos ausente, a curadoria chega como uma proposta que vai além do tema escolhido para o Festival, Chico Rei e a Cultura Afro-brasileira, dando ênfase a autores que podem ser associados à integração entre o Brasil e a África, como Conceição Evaristo, Adão Ventura e pela vencedora do Premio Casa de las Américas, Ana Maria Gonçalves, autora de Um defeito de cor.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/29/2007 02:49:00 PM | | | Voltar


José Eduardo Agualusa reforça time da FLIP


Um dos principais escritores contemporâneos da língua portuguesa, o angolano José Eduardo Agualusa substituirá o britânico William Boyd na V FLIP, que acontece de 04 a 08/07, em Parati. Agora quem estará ao lado de Kiran Desai, hindu radicada nos EUA, em uma mesa sobre a relação entre ficção e vida itinerante, é o angolano José Eduardo Agualusa. A mesa acontece no dia 05/07 às 19h. Agualusa nasceu em Huambo, em 1960. Sua família é portuguesa pelo lado materno e brasileira pelo paterno. Contista, romancista e poeta, publicou seus primeiros livros no início dos anos 1990. William Boyd, que debateria com Kiran Desai, cancelou sua participação por razões pessoais. A FLIP divulgará em breve os procedimentos que devem ser tomados por quem quiser devolver ingressos já adquiridos para tal mesa.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/29/2007 12:35:00 AM | | | Voltar

·······