RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

29 de outubro de 2008

Exposição fotojornalística mostra imagens da Eleição 2008

Foto: Jorge Flash, Legenda: Foram expostas 104 fotos com os bastidores das eleições, seguindo o passo-a-passo dos candidatosEvento faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de quatro alunas do 8º termo da Faculdade de Comunicação Social da Unoeste.

Como resultado da peça prática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), quatro alunas do 8° termo de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” (Facopp) da Unoeste, expõem, no Shopping Americanas, até domingo (2), 104 fotos com os bastidores das Eleições 2008 de Presidente Prudente.

As alunas Ana Flávia Matez, Daiane Pavaneli, Juliana Almeida e Laisa Grasieli, que são orientadas pelo professor da disciplina de Fotografia, Paulo Miguel, acompanharam durante o processo eleitoral, o dia-a-dia dos candidatos Tupã, Ed Thomas, Adriana Rodrigues e Dodô.

A aluna Daiane Pavaneli, explica que a proposta do trabalho é informar para a população, através de um trabalho fotojornalístico, o passo-a-passo dos candidatos à Prefeitura de Presidente Prudente, durante a eleição deste ano. Ana Flávia Matez acrescenta que o trabalho é inédito na região. “Não existe nenhum registro fotográfico que aborde o tema eleições, e nossa pesquisa, posteriormente, será arquivada no museu da cidade, como patrimônio municipal”.

A mostra de fotografias permanece, no Shopping Americanas, no espaço reservado a eventos. Os horários são: de terça a sexta-feira, das 13h às 22h, no sábado das 10h às 22h e no domingo das 14h às 20h.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2008 08:52:00 AM | | | Voltar

·······

7 de outubro de 2008

A ARTE DE RUFFINO NO MATARAZZO

Rubens Shirassu Jr.
No próximo dia 10 até 28 de outubro haverá a exposição de arte de Antônio Roberto Ruffino, que se chama Abstrahere, no Centro Cultural Matarazzo, na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, zona leste de Presidente Prudente. Uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente, sendo aberta a visitação pública de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas.

Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, Ruffino pós-graduou-se em Arte Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de Presidente Prudente. Em seus trabalhos, utiliza como técnicas principais a pintura em acrílica e óleo sobre tela, aquarela e gravura em metal. Sua arte esteve exposta em diversas exposições individuais e coletivas na cidade, região e em Londrina no Paraná. Antônio Roberto Ruffino recebeu os prêmios de "Melhor Gravura" e "Aquisição" e, por duas vezes, os prêmios de "Menção Honrosa" nos salões de arte de Presidente Prudente. Haverá um Coquetel de Abertura da exposição em 9 de outubro próximo, às 20h30 em Presidente Epitácio, São Paulo. Maiores informações: (***18) 3906.3339 e Cel. 9789.6630.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 10:06:00 PM | | | Voltar

·······

4 de setembro de 2008

Galeria Experimenta é um sucesso!

A inauguração da Galeria Experimenta, dia 02 de setembro, foi um sucesso!  O artista plástico e multimidia Rettamozo foi o primeiro a expor na Galeria com o tema "Jardim do Sorrisso Interior" e contou com a presença de Guto Lacaz que admirou as telas de Retta, pintadas com terra paranaense misturada às tintas. A exposição fica em cartaz até dia 13 de setembro

EXPOSIÇÃO: Jardim do Sorriso Interior, projeto de Retta Rettamozo
PERÍODO: de 03 a 13 de setembro
LOCAL: Galeria Experimenta - Rua Gumercindo Saraiva, 54- Jd. Europa-
Fone (11) 3086-0141
HORÁRIO: segunda a sexta das 10h às 19h; sábados das 10h às 13h
ESTACIONAMENTO: para poucos carros, sugestão estacionamentos na região

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2008 09:53:00 PM | | | Voltar

·······

30 de agosto de 2008

Exposição Fotográfica/ Direito à memória e à verdade - A ditadura no Brasil: 1964 a 1985\'/Será realizada de 1º a 28 de Setembro próximo, no Novo Shopping, em Ribeirão Preto, a exposição que lembra 29 anos da Lei da Anistia.

Será realizada de 1º a 28 de Setembro próximo, no Novo Shopping, em Ribeirão Preto, a exposição que lembra 29 anos da Lei da Anistia.

A exposição recupera a memória do golpe que mergulhou o país numa ditadura de 21 anos. Com imagens que vão do culto ecumênico realizado na Catedral da Sé pela morte do jornalista Wladimir Herzog (considerado a primeira mobilização pública contra o AI-5) ao comício da campanha “Diretas Já” na mesma praça.

Quando a Lei da Anistia foi promulgada, em 28 de junho de 1979, cerca de 15 mil brasileiros haviam perdido seus empregos por perseguição política, outros 15 mil tinham sido expulsos ou exilados do país, 774 parlamentares tiveram os mandatos cassados e um número até hoje controverso de pessoas tinha morrido por ação direta ou indireta da ditadura. 

São ao todo cerca de 160 imagens, organizadas cronologicamente em painéis de 2 metros de altura. Aberta pela primeira vez na Câmara dos Deputados, “Direto à Memória e à Verdade...” já passou pelo Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Goiânia, Salvador, Belém, Recife, Porto Alegre, Florianópolis, Santa Maria, Brasília e Argentina.

Maiores Informações: (16) 3607 4024

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/30/2008 01:13:00 PM | | | Voltar

·······

28 de agosto de 2008

São Paulo ganha nova galeria

Sob curadoria de Sheila Farah, será inaugurada na próxima semana a Experimenta, galeria de arte experimental que terá o artista curitibano, e ex-publicitário, Retta Rettamozo assinando a exposição Jardim do Sorriso Interior. Ocupando uma área de cerca de 350 m2, o novo espaço cultural está instalado no Jardim Europa, Rua Gumercindo Saraiva 54. A exposição de Retta ficará em cartaz de 03 a 13 de setembro.

Retta é ex publicitário, profissional de criação de agências bacanas, que largou tudo e agora é só artista. Pinta, borda, compõe, é músico, cenógrafo, escritor, poeta.... .

Obras suas entraram na exposição Arte Com Questão - Anos 70, que aconteceu no ano passado no Instituto Tomie Otahke, já participou da Bienal de São Paulo e outras mais.

Esta exposição é o resultado do projeto Sociedade dos Pintores do Ângulo Insólito criada por ele, que pretende mostrar o mundo por outro ângulo que não o nosso normal, horizontal, explorando as sombras. As cenas são vistas sempre de cima, um sobrevôo sobre o mundo. Usa sobre a tela uma mistura de terra de vários lugares do Paraná, misturada ao óleo de cravo, massa plástica, bicarbonato de sódio, barro e detergente biodegradável, entre outras substâncias.

A Galeria Experimenta é um espaço dedicado à arte experimental e aos trabalhos mais ousados de artistas já consagrados.

A fusão de mídias, técnicas, temas e a liberdade na utilização do espaço, pautarão a agenda que apresentará mostras de fotografia, pintura, desenho, escultura, cinema, vídeo, música, poesia...todas as expressões artísticas reunidas.

EXPOSIÇÃO: Jardim do Sorriso Interior, projeto de Retta Rettamozo
PERÍODO:
de 02 a 13 de setembro                  
Vernissage dia 02 de setembro às 19h

LOCAL: Galeria Experimenta - Rua Gumercindo Saraiva, 54- Jd. Europa - fone 3086-0141
HORÁRIO: segunda a sexta das 10h às 19h; sábados das 10h às 13h
ESTACIONAMENTO: terceirizado

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/28/2008 11:13:00 PM | | | Voltar

·······

10 de agosto de 2008

TESOUROS DA TERRA SANTA

Calina Projetos, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) e o Museu de Israel Jerusalém estão trazendo ao Brasil a Exposição Internacional Tesouros da Terra Santa: Do Rei David ao Cristianismo. O conceito da exposição foi criado originalmente para o Brasil. O conjunto das obras, como apresentado, nunca foi exibido em nenhum outro país. Serão mais de 150 objetos arqueológicos, totalizando uma carga de 15 toneladas. A Exposição mostrará a vida cotidiana da Terra Santa e de Jerusalém, dos dias do Rei David, há três mil anos atrás, até os dias de Jesus Cristo e do Cristianismo nascente, durante o Domínio Romano, há aproximadamente dois mil anos. Foi um momento marcante para a humanidade, quando diversos impérios surgiram, tiveram seu apogeu e viveram seu declínio, e quando houve a criação e consolidação das principais religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e, séculos mais tarde, islamismo.

Esse milênio da História será contado através de achados arqueológicos, alguns de importância ímpar, que refletem a vida na área durante estes períodos. Essa época têm merecido atenção constante da imprensa e a montagem visará a criação uma experiência completa para o visitante.  Entre os principais objetos, podemos citar:  Citação da "Casa de David", Inscrição de Uzias (um dos Reis de Judah), Vasos (relacionados ao Milagre de Cana), Uma mesa da Santa Ceia, Ossuário de Caifás (sumo sacerdote), Inscrição de Pôncius Pilatus. Como capítulo adicional, a exposição vai até o período bizantino, mostrando o desenvolvimento paralelo do judaísmo e do cristianismo na Terra Santa, através da reconstituição de uma sinagoga e uma igreja daquele período. São as duas comunidades vivendo lado a lado. A Exposição será apresentada a partir de 13 de agosto próximo, no MASP, e é esperada uma grande visitação do público.

Serviço:
Tesouros da Terra Santa - Do Rei David ao Cristianismo
MASP - Museu de Arte de São Paulo
Local: Av. Paulista, 1.578 - Cerqueira César
Data: de 13 de agosto a 02 de novembro de 2008
Horário: terça a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta-feira, até 20h (a bilheteria fecha com uma hora de antecedência)
Preço: R$ 15,00 (inteira); R$ 7,00 (meia-entrada para estudantes); gratuito para menores de 10 anos e maiores de 60 anos; entrada gratuita todas as terças-feiras até 18h
tel (11) 3251 5644

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/10/2008 08:33:00 PM | | | Voltar

·······

4 de julho de 2008

Literário Ipiranga


PublishNews - 04/07/2008
De 14 a 24 de agosto, quando ocorrerá em São Paulo a 20º Bienal Internacional do Livro, os visitantes poderão conferir uma programação pra lá de cultural no Espaço Literário Ipiranga. Três centenários serão destaque nesta edição, a morte de Machado de Assis, o nascimento de Guimarães Rosa e a imigração japonesa, através da exposição de historiadores, cientistas sociais e antropólogos. Mediadas pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto e pelo jornalista Alexandre Agabiti Fernandez, as duas sessões diárias - com capacidade para 100 pessoas cada - vão discutir questões que passam da literatura a aspectos históricos e comportamentais. Palestrantes como Laurentino Gomes, Mary Del Priore, Lília Schwarcz, Isabel Lustosa, Nádia Batella Gotlib, João Roberto Faria, Rogério Dezem e Cláudio Murilo Leal já garantiram sua presença. Confira a programação completa da Bienal.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2008 10:22:00 PM | | | Voltar

·······

12 de maio de 2008

'Leitor atual não está mais isolado'


Folha de S. Paulo - 10/05/2008 - por Sylvia Colombo
Você não consegue se concentrar muito tempo numa leitura? Quando entra na internet, abre várias telas ao mesmo tempo e muda a direção de sua atenção freqüentemente? Não se desespere. O fato de estar divagando entre diferentes universos não é necessariamente algo ruim. Para o escritor argentino Ricardo Piglia, 66, trata-se apenas de um novo momento da "experiência da leitura". Situação cujas conseqüências, porém, ainda desconhecemos. De passagem pela Argentina, onde abriu a 34º Feria Internacional del Libro, o professor de literatura de Princeton disse que o leitor que assume a interrupção como parte da narrativa já foi antecipado por seu conterrâneo Macedonio Fernández (1874-1952), considerado principal inspirador de Jorge Luiz Borges (1899-1986), com o conceito de "lector salteado" - um leitor intermitente, que pula de um assunto para outro ou se dispersa facilmente. Leia a entrevista com o escritor! >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 09:10:00 PM | | | Voltar

·······

7 de abril de 2008

Google Books faz vendas crescerem


O Globo - 05/04/2008 - por Mànya Millen e Rachel
Há um ano, a Hedra lançou sua coleção de livros de bolso com uma aposta ousada: todos os volumes podem ser "baixados" gratuitamente pelo Google Books. Com 37 títulos publicados - os sete mais recentes acabam de chegar às livrarias -, a Hedra verificou pelos relatórios do Google que a estratégia tem sido acertada. De acordo com a coluna No Prelo, as vendas da coleção têm aumentado de 12% a 14% ao mês. E o best-seller é Nietzsche, com "Sobre verdade e mentira". >> Leia mais

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/07/2008 06:37:00 PM | | | Voltar

·······

20 de janeiro de 2008

São Paulo recebe a 20ª Bienal do Livro em agosto

Globo Online - 07/01/2008 - por Donizeti Costa/Diário de S. Paulo
De 14 a 24 de agosto ocorrerá, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, a 20ª edição da Bienal do Livro. Uma das novidades deste ano - quando se celebram 200 anos da indústria gráfica no Brasil e da fundação da Biblioteca Nacional - é a Bienal Criança, para a qual foi reservada uma área de 11 mil metros quadrados dos 80 mil metros que terá a feira. Participarão cerca de 900 selos editoriais do mundo nesta Bienal do Livro, a segunda no gênero no mercado livreiro internacional e que teve 80% de seus estandes vendidos com um ano de antecedência. A previsão é de que 800 mil pessoas visitem o espaço.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/20/2008 04:08:00 PM | | | Voltar

·······

21 de outubro de 2007

Exposição prorrogada e palestra com Nuno Ramos

clip_image001A exposição Oswaldo Goeldi na coleção André Buck fica em cartaz até 10 de novembro no escritório de arte EstudioBuck. São cerca de 40 gravuras e 14 publicações com ilustrações de Oswaldo Goeldi, além de um vídeo produzido especialmente para a mostra com imagens das obras e da vida do artista.

Para a próxima palestra, no dia 30 de outubro, terça-feira, o convidado será o artista plástico Nuno Ramos* que em breve lança um livro pela ed.Globo com uma série de textos, sendo um deles sobre Oswaldo Goeldi. "Se a catástrofe em Goeldi é bela é por originar esta desierarquização entre seres e coisas, homens e animais, natureza e social. Como as personagens de Dostoievski, que tão brilhantemente ilustrou, os seres de Goeldi são sobreviventes, parecem ter direito a uma segunda chance e carregam, em sua tristeza e contenção, uma espécie de culpa assimilada.", escreveu Nuno Ramos ( Estado de São Paulo, "Caderno Cultura", 15 de outubro de 1994; "paraGoeldi"). A conversa com artista plástico é mais uma oportunidade de ver a obra de Oswaldo Goeldi com outros olhos e ainda dialogar com público ali presente.

*Nuno Ramos - Nascido em São Paulo, em 1960. Nos anos 80 foi integrante do grupo paulistano de pintores "Casa 7". Em 1992 expôs pela primeira vez, em Porto Alegre, a instalação 111, que tematiza o massacre dos presos da Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru), ocorrido no mesmo ano. Como escritor publicou Balada (1995) e O Pão e o Corvo (2000). Em 2005 participou da Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, e do Panorama da Arte Brasileira do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Ganhou prêmio na categoria artes plástica da 1ª edição do Prêmio Bravo! em 2006 e participou da FLIP 2007.

Serviço
Conversa com Nuno Ramos
Dia 30 de outubro, terça-feira, às 20h00
Rua Lopes Amaral, 123 – Vila Olímpia.
Tels.: 11 3846-4028 / 3044-4575 estudiobuck@estudiobuck.com.br
Entrada franca / estacionamento/ar condicionado

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2007 08:25:00 PM | | | Voltar

·······