RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

31 de outubro de 2009

Padre Fábio de Melo lança livro de contos sobre a alma feminina

Esse é um livro sobre mulheres. Mulheres que amam, que amaram e que querem amar. Que projetam anseios, choram reminiscências, buscam a plenitude. Mulheres prenhes de graça, absolutamente reais ainda que fictícias, concebidas pela escrita sensível de um homem. Essa seleção de contos inéditos representa um mergulho no oceano de inquietações e aspirações femininas, do qual o autor emerge trazendo à tona personagens e narrativas que giram em torno da graça de ser mulher. Depois do êxito arrebatador de Cartas entre amigos, escrito em parceria com Gabriel Chalita, Mulheres Cheias de Graça é mais uma obra que vem consagrar Fábio de Melo na posição de um dos escritores mais lidos do país.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2009 05:56:00 PM | | | Voltar

·······

10 de agosto de 2008

TESOUROS DA TERRA SANTA

Calina Projetos, o MASP (Museu de Arte de São Paulo) e o Museu de Israel Jerusalém estão trazendo ao Brasil a Exposição Internacional Tesouros da Terra Santa: Do Rei David ao Cristianismo. O conceito da exposição foi criado originalmente para o Brasil. O conjunto das obras, como apresentado, nunca foi exibido em nenhum outro país. Serão mais de 150 objetos arqueológicos, totalizando uma carga de 15 toneladas. A Exposição mostrará a vida cotidiana da Terra Santa e de Jerusalém, dos dias do Rei David, há três mil anos atrás, até os dias de Jesus Cristo e do Cristianismo nascente, durante o Domínio Romano, há aproximadamente dois mil anos. Foi um momento marcante para a humanidade, quando diversos impérios surgiram, tiveram seu apogeu e viveram seu declínio, e quando houve a criação e consolidação das principais religiões monoteístas: judaísmo, cristianismo e, séculos mais tarde, islamismo.

Esse milênio da História será contado através de achados arqueológicos, alguns de importância ímpar, que refletem a vida na área durante estes períodos. Essa época têm merecido atenção constante da imprensa e a montagem visará a criação uma experiência completa para o visitante.  Entre os principais objetos, podemos citar:  Citação da "Casa de David", Inscrição de Uzias (um dos Reis de Judah), Vasos (relacionados ao Milagre de Cana), Uma mesa da Santa Ceia, Ossuário de Caifás (sumo sacerdote), Inscrição de Pôncius Pilatus. Como capítulo adicional, a exposição vai até o período bizantino, mostrando o desenvolvimento paralelo do judaísmo e do cristianismo na Terra Santa, através da reconstituição de uma sinagoga e uma igreja daquele período. São as duas comunidades vivendo lado a lado. A Exposição será apresentada a partir de 13 de agosto próximo, no MASP, e é esperada uma grande visitação do público.

Serviço:
Tesouros da Terra Santa - Do Rei David ao Cristianismo
MASP - Museu de Arte de São Paulo
Local: Av. Paulista, 1.578 - Cerqueira César
Data: de 13 de agosto a 02 de novembro de 2008
Horário: terça a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta-feira, até 20h (a bilheteria fecha com uma hora de antecedência)
Preço: R$ 15,00 (inteira); R$ 7,00 (meia-entrada para estudantes); gratuito para menores de 10 anos e maiores de 60 anos; entrada gratuita todas as terças-feiras até 18h
tel (11) 3251 5644

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/10/2008 08:33:00 PM | | | Voltar

·······

9 de junho de 2008

LANÇAMENTO: Na espiral do tempo: uma viagem pelo calendário judaico

David Gorodovits vai lançar o livro "Na Espiral do Tempo - Uma Viagem pelo Calendário Judaico" (Editora Sefer) no dia 26 de junho, às 19h, na Livraria Argumento (Copacabana - Rio de Janeiro, RJ).

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/09/2008 08:44:00 PM | | | Voltar

·······

15 de dezembro de 2007

"Auto-ajuda é uma pizza", Nilton Bonder

Depois de confrontar tradição e traição no livro A alma imoral, lançado pela Rocco em 1998 e cujas vendas foram catapultadas pelo sucesso do monólogo homônimo adaptado para os palcos pela atriz Clarice Niskier, em 2006, o rabino Nilton Bonder, 49 anos, escolheu brincar com o título do maior sucesso editorial de auto-ajuda deste ano, O segredo, de Rhonda Byrne. Em O sagrado, seu 17º livro, que será lançado no dia 1º de dezembro, o rabino da Congregação Judaica do Brasil, graduado em engenharia mecânica pela Universidade de Columbia e doutor em literatura hebraica pelo Jewish Theological Seminary, coloca o sagrado como a terceira via milenar entre o racionalismo e o esoterismo, capaz de resgatar a auto-estima do ser humano numa era de competição e incertezas. Bonder critica a auto-ajuda - que, segundo ele, é como uma pizza, gostosa ao paladar, mas vazia de nutrientes - e admite enxergar poesia em horóscopos de jornal. "Leio e acho bonito. Não interpreto aquele parágrafo como oráculo, mas como poesia".

E por que escrever este livro?
- A vontade surgiu depois de perceber que as pessoas não vêem a verdadeira proposta espiritual, a terceira via, que chamo de sagrado. Não é a via do racionalismo nem a desse ocultismo mágico que promete que um dia você pode encontrar a pedra da felicidade, a maneira de transformar metais vis em ouro. O filme gerou para mim, naquela viagem - uma viagem nos dois sentidos da palavra - a sensação de que as pessoas estão num descaminho nesta busca por coisas bonitas. Meu livro não tem intenção de desqualificar esta procura por coisas mais sutis, numa tentativa de sair deste mundo que funciona 24 horas por dia. Mas, sim, mostrar que as pessoas são tentadas por produtos cada vez mais refinados, com linguagem interessante, que as conduzem a desvios e enganos.
Teme que seu livro pegue carona no sucesso de 'O segredo'?
- Fiquei muito em dúvida se o escreveria ou não. Demorei por falta de tempo, e, quando o fiz, O segredo tinha se tornado best-seller. Meu grande temor é que este livro seja um antiproduto de O segredo, também se tornando, portanto, um produto. Isso o esvaziaria em muito sentidos. Quis escrever O sagrado para que as pessoas que tiverem sido tocadas por O segredo façam uma distinção importante.


LEIA A ENTREVISTA COMPLETA: http://www.cjb.org.br/iessod/palavra/07_11_jb_domingo.htm

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 06:01:00 PM | | | Voltar

·······

7 de novembro de 2007

Hans Küng: o teólogo da liberdade conquistada

No dia 26 de outubro de 2007 a Universidade Federal de Juiz de Fora concedeu o titulo de doutor honoris causa ao maior teólogo contemporâneo de tradição católica, o suíço Hans Küng. Foi uma justa homenagem que lotou o Museu Murilo Mendes (UFJF) e possibilitou à audiência uma oportunidade singular para ouvir um dos pensadores mais livres e corajosos em sua luta em favor da presença ativa das religiões na construção de um ethos mundial. Hans Küng nasceu no ano de 1928 na cidade de Sursee (Suíça), tendo realizado sua formação teológica em Roma e Paris. Após seu doutorado em teologia, concluído em 1960, assumiu a função de professor ordinário na reconhecida Universidade de Tübingen (Alemanha), onde atuou como professor durante 36 anos. Ao se aposentar, em 1996, passou à condição de catedrático emérito da mesma Universidade e presidente da Fundação para uma Ética Global.

Em sua brilhante carreira acadêmica destaca-se sua atuação como perito no Concílio Vaticano II (1962-1965), tendo contribuído para a inserção de propostas inovadoras nos documentos conciliares, entre as quais a concepção da igreja como povo de Deus, a colegialidade episcopal e a centralidade do reino de Deus. Em razão de sua produção acadêmica e seu posicionamento teológico livre, encontrou dificuldades com a Congregação para a Doutrina da Fé (ex-Santo Ofício), que em 1979 retirou-lhe a licença eclesiástica para o exercício do ensino teológico (missio canonica). Em razão dessa punição, Küng ficou impedido de continuar suas atividades letivas na faculdade teológica católica de Tübingen. Mas permanece na mesma Universidade, atuando como professor de teologia ecumênica. (Faustino Teixeira PPCIR/UFJF) + + + + + +

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2007 07:36:00 PM | | | Voltar

·······

19 de outubro de 2007

A discórdia no reino de Deus


Valor Econômico - 19/10/2007 - por Marília de Camargo César
Há uma diferença entre os velhos e os novos cientistas e filósofos que defendem uma visão de mundo destituída de Deus: a agressividade. O exemplo máximo desse tom mais virulento, que considera ignorantes e obscuros os que ousam crer no sobrenatural, está em Richard Dawkins, o biólogo autor do best-seller Deus, um delírio (Companhia das Letras). Esta é a opinião de um colega de Dawkins na Universidade de Oxford, o professor de história da teologia Alister McGrath, ex-ateu, doutor em biofísica molecular, pesquisador sênior do Harris Manchester College. Ao lado de Joanna McGrath, professora de psicologia da religião na Universidade de Londres, ele escreveu uma resposta ao livro de Dawkins. Recém-lançado pela Editora Mundo Cristão, O delírio de Dawkins é uma contra-argumentação contundente.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2007 02:51:00 PM | | | Voltar


Sobel promete contar em biografia traições e decepções


Globo Online - 18/10/2007
O rabino Henry Sobel, que nesta quarta-feira (17/10) despediu-se da presidência da Congregação Israelita Paulista (CIP), promete lançar em março do ano que vem uma biografia que vai causar polêmica na comunidade judaica de São Paulo. Sobel diz que vai contar as traições e as decepções que teve após o episódio do furto de gravatas de grife nos Estados Unidos, quando foi preso em março deste ano. O livro deve ficar pronto exatamente um ano após o caso. Ele disse que vai escrever sobre o roubo, assumir os erros que cometeu e tentar explicar melhor o deslize. Durante 37 anos, Sobel foi a face da comunidade judaica em São Paulo.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/19/2007 02:46:00 PM | | | Voltar

·······

17 de outubro de 2007

Hans Küng no Rio de Janeiro: dia 25 DE OUTUBRO – QUINTA-FEIRA


Professor Hans Küng estará no Rio de Janeiro - RJ - às 18:30 - Conferência "RELIGIÃO E CIÊNCIA" - 25 DE OUTUBRO - QUINTA-FEIRA


Hans Küng é um teólogo que tem as marcas de uma cultura teológica invejável, que o identifica com teólogos como Karl Rahner, Yves Congar e o reformado Karl Barth. Ao celebrar seu jubileu de ordenação, fez uma conferência na Alemanha, publicada sob o título Por que ainda ser cristão hoje?. Importante teólogo católico romano, tornou-se conhecido por suas posições diante da infalibilidade papal, do celibato obrigatório, da ordenação de mulheres e do ecumenismo. Tem um número vasto de livros e artigos, publicados em diferentes línguas.
Nasceu em 19 de Março de 1928 em Sursee, cantão de Lucerna, Suíça. Estudou na Universidade Gregoriana em Roma e em Paris, sendo ordenado sacerdote em 1954. Em 1957 concluiu seu doutoramento em teologia.
Tornou-se professor de teologia da Universidade de Tübingen ( 1960- 1996) na Alemanha, onde também dirigiu o Instituto de Pesquisas Ecumênicas, a partir de 1963. Teve papel significativo no Concílio Vaticano II. Pouco antes escrevera um livro com o título Concílio e volta à unidade. Um dossiê contra ele, iniciado em 1957, foi interrompido pela nomeação como peritus (consultor teológico) pelo Papa João XXIII, condição a partir da qual ajudou na redação de conclusões do Concílio que renovaram áreas fundamentais da pastoral e das práticas católicas. Logo após a conclusão do Concílio, a Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé retomou o dossiê e abriu um processo para cassar a cátedra de Küng e tentar impedir a publicação de seus livros. Em 1979, teve cassada sua licença para lecionar teologia católica (missio canônica). Só não foi afastado da docência teológica de Tübingen, por causa da legislação alemã, dedicando-se ao ensino de Teologia Ecumênica. Pôde continuar seus estudos sobre ecumenismo. Aposentou-se como professor em 1996 e a seguir foi eleito presidente da Fundação Ética Global (Weltethos), de Tübigen.
Prosseguiu sua tarefa esclarecedora, empreendendo dois grandes projetos: tratar da situação religiosa atual e de uma ética global. Realizou estudos sobre as tradições cristã, judaica, islâmica, hinduísta e budista e publicou obras sobre a ética mundial. "A globalização requer uma ética mundial que supere as linhas de conflito entre nações, povos e religiões. Se a globalização for apenas um instrumento para a maximização dos lucros, preparem-se para uma séria crise social".


Local: Teatro João Theotonio - Rua da Assembléia 10, subsolo, Centro
Universidade Candido Mendes - Programa de Estudos Avançados em Ciência e Religião / Centro Alceu Amoroso para a Liberdade


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 08:26:00 PM | | | Voltar

·······

5 de outubro de 2007

'Fragmentos de Um Mundo Vindouro', curso com Nilton Bonder


O rabino Nilton Bonder, da CJB, vai ministrar o curso de Cabala "Fragmentos de Um Mundo Vindouro" às segundas-feiras, dias 15 e 22 de outubro, e no dia 05 de novembro, no Centro da Cultura Judaica-SP. As aulas terão como base o livro "A Ética dos Ancestrais" (Pirkei Avot). Informações: (11) 3065-4337.

A Ética dos Ancestrais é um ousado e milenar livro de auto-ajuda. Sua ousadia está em propor um projeto de cidadania transpessoal, antevendo um mundo possível de pessoas que tenham trabalhado profundamente sua identidade e seus desejos. Trataremos esse material em sua dimensão mística para além da ética, buscando a visão de um Mundo Vindouro milenarmente profetizado. Leitura : Capítulo I e II de A Ética dos Ancestrais, de Pirkei Avot.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/05/2007 10:18:00 PM | | | Voltar

·······

10 de setembro de 2007

Está provado que a pós-modernidade também se instalou na mística cristã!


Enquanto a Igreja Católica juntava 5.000 "excluídos" na praça da Sé, em São Paulo, para apoiar a reestatização da Vale, Edir Macedo reunia, no Rio, 650 mil e distribuía carnês para que os fiéis financiem a ampliação do império de mídia da Igreja Universal. Qual dos dois eventos traduz melhor a fé popular e a modernidade da era Lula? (FERNANDO DE BARROS E SILVA - FSP)


Está provado que a pós-modernidade também se instalou na mística cristã!


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/10/2007 03:17:00 PM | | | Voltar

·······

5 de setembro de 2007

L´Shana Tovah Umetuka, 5768.



Quando se inicia um novo Rosh Hashaná, transmitimos à todos nossa certeza que todos manterão inabaláveis as convicções que herdaram de seus ancestrais. Afinal carregamos nossos arquétipos vida afora. Que a Fé em D'eus e sob sua benção possamos ter um Ano Novo tranqüilo, repleto de amor e especialmente de PAZ.

Que 5768 seja um doce ano novo de paz.




Technorati :

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/05/2007 10:20:00 PM | | | Voltar

·······

1 de setembro de 2007

Comentários sobre 'Deus, um Delírio'


A Folha Ilustrada publicou em 25/8/2007 artigos sobre "Deus, um Delírio", de Richard Dawkins, além de um texto do próprio autor. O colunista Marcelo Coelho resenhou o livro, que considerou "corajoso e furibundo". O colunista Marcelo Leite fez objeções ao "ultradarwinismo" e Claudio Angelo, editor de Ciência, escreveu que o biólogo "paga o preço de sua honestidade intelectual". Os textos podem ser lidos em www.folha.com.br/072353


Especial





Technorati : , , , ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/01/2007 12:17:00 PM | | | Voltar

·······

30 de agosto de 2007

São Paulo dispensa judeus e islâmicos durante as datas religiosas


O prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab, decretou na última semana que todas as unidades municipais considerem como motivo justificado de falta, a ausência dos servidores que professem a religião judaica nos dias de comemoração do Ano Novo e Dia do Perdão Judaicos. Este ano, Rosh Hashaná começa no anoitecer do dia 12 de setembro e o Iom Kipur tem início às 17h45, do dia 21 do mesmo mês, e se estende por 25 horas, nas quais, os judeus observam um jejum completo. O decreto do prefeito Gilberto Kassab não fica restrito apenas aos judeus, se estende aos seguidores da religião Islâmica, durante o Eid Al Fitr, que marca o fim do Ramadã - outubro de 2007, no dia fixado de acordo com o calendário islâmico de feriados religiosos. (Fonte:Fisesp)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/30/2007 09:19:00 AM | | | Voltar

·······

23 de julho de 2007

Santo Antônio ganha história erudita e clara


Folha de S. Paulo - 21/7/2007 - por José Geraldo Couto
Antônio, que nasceu em Lisboa por volta de 1189 e morreu em Pádua, na Itália, em 1231, é um dos santos mais populares do catolicismo, em especial nos países latinos. Retratado sempre com o Menino Jesus nos braços, e geralmente também com um livro (conotando sua ligação com os estudos) e um lírio (sua pureza), Antônio - que nasceu Fernando Martins de Bulhões- é invocado para questões de casamento e perda de objetos, entre outras aflições. Mas a fama de casamenteiro surgiu e se espalhou bem depois da morte do santo, como nos mostra o livro Antônio - O Santo do amor (Objetiva, 272 pp., R$ R$ 38,90), de Fernando Nuno.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/23/2007 09:25:00 PM | | | Voltar

·······

26 de junho de 2007

O Essencial no Amor - As diferentes faces da experiência amorosa


Escrito pelo já consagrado autor francês Jean-Yves Leloup e pela psiquiatra e psicanalista Catherine Bensaid, o livro O Essencial no Amor - As diferentes faces da experiência amorosa é a junção do pensamento religioso a mais pura, e às vezes dolorosa, experiência do amar.


Dividido em três partes distintas: "Quando o homem e a mulher se conhecem", "As metamorfoses do desejo" e "Qual é a espécie do nosso amor?", os autores conseguem caminhar cuidadosamente pelas diferentes etapas do amar e também por tantos outros sentimentos diretamente relacionados ao amor. Através de uma linguagem clara e compreensível é possível encontrar algumas respostas para os questionamentos mais peculiares que circundam um dos mais comentados e menos compreensíveis dos sentimentos.


Para os que já desistiram de tentar amar, logo no primeiro capítulo uma pequena e intrigante frase pode modificar toda uma postura petrificada: "De que serve tanta coisa boa, se não tenho outro beneficiário além de mim?". >>>>> Leia mais, por Carla Coelho, que estréia na VerdesTrigos.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/26/2007 01:21:00 AM | | | Voltar

·······

18 de junho de 2007

Fé, poder e política


O historiador Luís Mir, premiado com o Jabuti 2005 por Genômica e autor de A revolução impossível (1994) e Guerra civil (2004) está lançando Partido de Deus: fé, poder e política (Alaúde, 680 pp., R$ 59,90). A obra é um estudo original sobre a atuação política da Igreja Católica no Brasil desde o seu descobrimento até os dias de hoje. Explora os caminhos que levaram o Estado religioso católico na construção de um partido político-religioso. Sua investigação inicia com o primeiro passo do Deus de Roma ao lado de Pedro Álvares Cabral, quando da descoberta de uma grande ilha a caminho das Índias. O lançamento acontece hoje (18/06), às 19h, na Livraria Cultura - Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2073 - São Paulo). Informações pelo telefone 11-3170-4033.


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 08:12:00 PM | | | Voltar

·······

16 de maio de 2007

Os 40 anos da reunificação de Jerusalém - Iom Ierushalaim


Hoje, dia 16 de maio de 2007 (28 Iyar 5767), Dia de Jerusalém, começarão as celebrações oficiais marcando o 40º aniversário da Reunificação de Jerusalém. O Rei Davi transformou Jerusalém na capital de seu reino, e no centro religioso do povo judeu, em 1003 A.C. Desde então, a não ser pelos 19 anos entre 1948 e 1967, sempre houve uma presença judaica na Cidade Velha de Jerusalém. Após o fim do mandato britânico, no dia 14 de maio de 1948, e de acordo com a Resolução das Nações Unidas, do dia 29 de novembro de 1947, Israel proclamou sua independência, tendo Jerusalém como capital. Jerusalém, dividida durante a Guerra de Independência de 1948, foi reunificada na Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967. Esse ano marca o 40º aniversário da libertação da cidade, a volta dos judeus ao Muro das Lamentações, e outros locais sagrados. A reunificação da cidade foi um momento fundamental na história da tolerância religiosa, abrindo a cidade de Jerusalém para praticantes de todas as religiões. As celebrações e eventos marcando o Dia de Jerusalém e os 40 anos de Reunificação, acontecerão durante todo o ano em todo o país e em todo o mundo. Que nós possamos nos unir às celebrações de Jerusalém, a eterna capital do povo judeu. (Tzipora Rimon)


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 09:45:00 AM | | | Voltar

·······

11 de maio de 2007

D. Paulo leva dois livros de presente para Bento


O Estado de S. Paulo - 11/5/2007 - por José Maria Mayrink
Foi um encontro de apenas sete minutos, mas o suficiente para o cardeal d. Paulo Evaristo Arns dar o seu recado e entregar as encomendas. Ele foi recebido às 17h15 pelo papa Bento XVI no primeiro andar do Mosteiro de São Bento, ao lado de um piano, na sala reservada para audiências especiais. D. Paulo levou dois livros de presente para Bento XVI - o seu livro Evangelizar pelo coração (Edições Loyola) e Les nuits d'un prophète (Noites de um profeta, Les Éditions Du Cerf), cartas de d. Hélder Câmara sobre o Vaticano II. Lançada na França por José de Broucker, a obra reúne cartas que d. Hélder escrevia de Roma, madrugadas adentro, para um grupo de amigos no Brasil, sobre os debates do Concílio Ecumênico.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/11/2007 08:12:00 PM | | | Voltar

·······

8 de maio de 2007

'Quinto' evangelho reabilita Judas


Folha de S. Paulo - 8/5/2007 - por Eduardo Simões
Um escritor best seller se une a um acadêmico com boas relações no Vaticano para conceber um quinto evangelho que redime Judas. A ação entre amigos evangelizante resultou no lançamento em março deste ano de The Gospel according to Judas (o evangelho segundo Judas), livro de apenas 100 páginas em que Jeffrey Archer - um dos romancistas mais bem-vendidos da Inglaterra - e Frank J. Moloney - respeitado especialista na Bíblia - defendem que Judas não traiu Jesus por 30 moedas de prata nem se enforcou. Morreu crucificado. A traição, sustentam os autores, aconteceu por diferenças ideológicas entre mestre e apóstolo: Judas teria se decepcionado com Jesus por ele não ter tirado os romanos do poder. Publicado em nove países simultaneamente, o livro deve chegar ao Brasil até julho, pela editora Bertrand, que tem outros quatro títulos de Archer em catálogo. >> Leia mais


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/08/2007 09:14:00 PM | | | Voltar


A história contada por Maria


EM NOME DA MÃE Em nome da mãe (Companhia das Letras, 96 pp., R$ 28,50, trad. Rosa Freire d'Aguiar), de Erri de Luca, conta uma história de amor materno, o de Miriam - versão hebraica do nome Maria - por Ieshu, o Menino Jesus. Desde a concepção, quando a jovem é fecundada por um misterioso vento, até a natividade, ocorrida num estábulo de Belém (veja as fotos da minha estada em Belém de Judá), aonde ela chega depois da longa viagem feita com José pelas terras de Israel, então ocupadas pelo exército romano. Essa história comovente é celebrada milenarmente pelos católicos e está na base de um dos mais difundidos cultos da Igreja, o culto mariano. Mas pouco se escreveu sobre a sua dimensão humana. É essa a proposta do romancista italiano Erri de Luca.


[Nota] Muita coisa já aconteceu em Belém. E continua acontecendo. Estive lá para conferir. Veja as fotos.



Nas fotos, a entrada da cidade de Bethlehem, eu próximo à manjedoura, no interior da Igreja da Natividade e a estrela de prata, onde segundo a tradição nasceu Jesus.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/08/2007 09:03:00 PM | | | Voltar

·······

5 de maio de 2007

Mais de 15 pombos são mortos na praça da Catedral (Gazeta de Limeira Data: 05/05/2007)


Mais de 15 pombos são mortos na praça da Catedral (Gazeta de Limeira Data: 05/05/2007)
A dona de casa Maria de Lourdes Agostinho, considerou um fato lamentável, sobretudo de supor que existem pessoas com a coragem de "judiar" de um ser indefeso.



Preconceitos Difusos Adormecidos
Nada contra os pombinhos que habitam a Praça da Catedral Nossa Senhora das Dores em Limeira, mas a dona de casa em tela ainda cultiva verbo assaz inadequado a fraternal convivência entre as diversas origens formadoras da nação brasileira, preconceito difuso embutido em expressões aparentemente inocentes, carga negativa injusta herdada de tempos imemoriais.
Atitudes equivocadas, resquício de um passado de intolerância que o tempo ainda não apagou, e que paradoxalmente negam o papel importantíssimo desempenhado por tantos na fundação e desenvolvimento da nação brasileira.
Agora que iremos receber a visita do Santo Padre, que estes momentos de religiosidade possam servir a reflexões sobre a fraternal convivência inter religiosa neste pais abençoado pela liberdade, diversidade e tolerância, abstendo-nos da utilização de palavras que possam propagar preconceitos seja religiosos, étnicos ou de qualquer outra natureza.
Esperamos que a Gazeta de Limeira possa implementar em suas paginas o banimento das expressões depreciativas a qualquer etnia ou comunidade, este tradicional diário que chegou aos 75 anos como um dos importantes jornais do interior de São Paulo. Será um grande serviço prestado aos seus 15 mil leitores. (Israel Blajberg - Rio de Janeiro/RJ)



Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/05/2007 05:44:00 PM | | | Voltar

·······

2 de maio de 2007

Entrevista com Henrique Chagas para o portal "Autores e Leitores"



Henrique Chagas, 47, escritor e advogado, radicado em Presidente Prudente/SP, concedeu entrevista ao portal "", onde destacou a relevância do papel "religioso" na sua obra. Henrique não se vê como um ser fortemente influenciado pela religião no seu sentido comum, mas sente-se religado ao Eterno. "Assim, creio que não sou nada religioso no sentido comum, mas sou extremamente religioso no sentido ontológico da palavra. Desde que me entendo, sempre me vejo religado a uma força transcendente. Busco sempre identificar-me com Aquele cujo nome é impronunciável. Esse religare transparece nas minhas idéias e nos meus textos; e, mais, materializa-se na reflexão do sentido da nossa existência e da nossa identidade humana", disse Henrique.



Henrique revelou que está trabalhando um romance: "Escrevo um romance cuja temática é exatamente esta reflexão sobre o sentido da existência humana, muito mais profundo que nosso mero sentido religioso, ao contrário, projeto nas personagens as nossas dificuldades de compreensão do sagrado e do profano. Penso que não existem coisas sagradas e coisas profanas. Tudo é sagrado, já dizia Djavan. Nessa busca de identidade as personagens se esbarram com a sua inexorável pequenez frente ao universo, ao aquecimento global, à escassez de água que já se avizinha, muito embora neste mundo pós-moderno tudo seja facilitado pela tecnologia de ponta". Falou ainda do seu trabalho como advogado e especialmente de Verdes Trigos.



Leia a entrevista.



Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/02/2007 12:54:00 AM | | | Voltar


Dicionário Sefaradi de Sobrenomes


O Dicionário Sefaradi de Sobrenomes é fruto da persistência, do talento e da erudição de Guilherme Faiguenboim, Paulo Valadares e Anna Rosa Campagnano. Nele muitos brasileiros poderão promover um reencontro com o seu próprio passado, religando o que a intolerância religiosa, os efeitos da Inquisição e o isolamento obliterou.

O livro 'Dicionário Sefaradi de Sobrenomes - Inclusive Cristãos-Novos, Conversos, Marranos, Italianos, Berberes e sua História na Espanha, Portugal e Itália' conta com 12.000 sobrenomes e 17.000 verbetes. O livro também descreve a história dos sefaradis em duas partes - da antiguidade até a expulsão dos judeus; e da dispersão (após a expulsão) dos sefaradis até o século 20, que mostram a extraordinária saga de dezenas de milhares de famílias sefaradis ao longo de seis séculos.

[nota] Preciso dar uma estudada neste livro de sobrenomes, porque minha história familiar é totalmente singular. Meus ancestrais paternos vieram de Portugal. Meu avô aqui no Brasil adotou o sobrenome de Terra. Meu avô era conhecido como Antônio Terra, veio da região de Queluz/RJ para Piraju/SP. Meu pai nasceu em Bernardino de Campos/SP. Vieram, por volta de 1924, para o oeste de São Paulo, pleno sertão. Por ocasião da guerra, meu pai quis de toda maneira lutar nas tropas aliadas. Mas para se inscrever nas Forças Expedicionárias era necessário ter documentos. Num único todos foram ao Cartório de Maracai/SP e tiraram seus novos documentos. Meu avô adotou outro sobrenome: Antonio Leite das Chagas. Deixar de ser um Terra para tornar-se um Chagas. Meu avõ faleceu em 1960; não cheguei a conhecê-lo pessoalmente, mas meu pai sempre dele contava histórias. Ele tinha costumes eminentemente judaicos, apesar do catolicismo nada praticante.Afinal, qual será o meu verdadeiro sobrenome? Nem acredito que seja Terra, muito menos Chagas.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/02/2007 12:51:00 AM | | | Voltar

·······