RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

10 de novembro de 2009

A estrela azul brilha, por Mauro Wainstock

Mauro Wainstock, diretor do Jornal ALEF
Jornal ALEF sempre se caracterizou pela pluralidade de opiniões, respeitando e publicando todos os pontos de vista. Neste editorial, vou ser direto e veemente ao abordar uma questão que vem provocando inflamadas polêmicas: é inadmissível que se use a estrela amarela para protestar contra a visita do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil. Incontestavelmente, ela remete à covardia, ao ódio, ao preconceito, à humilhação. Representa a discriminação desenfreada, a inconcebível matança do inocente pelo irracional, a incontrolável busca pelo poder, custe o que custar, o imperdoável assassinato gratuito do homem pelo homem, enfim, as mais sangrentas e inaceitáveis páginas da história da humanidade.

Devemos reviver este lamentável episódio apenas em datas específicas, como o Kristallnacht (a "Noite de Cristal") - ocorrida no dia 09 de novembro de 1938 - que historicamente desencadeou todo o processo que levaria meses depois à II Guerra Mundial (saiba mais), e não banalizar a estrela em manifestações, protestos e eventos do dia-a-dia, por mais louváveis que sejam. Trata-se de um símbolo até certo ponto sagrado, que não pode ser utilizado em vão. Como em vão também não podemos mencionar o termo "Shoá". Ele é único, indescritível e inexplicável. E deve ser permanentemente recordado pelo mundo civilizado. O fato de termos a obrigação de perpetuar na memória, e na própria pele, esta inigualável lembrança, não pode justificar a qualificação do povo judeu como as "injustiçadas" vítimas, os "coitadinhos", os sempre perseguidos... os rotulados com a estrela.

O que está em questão não é convencer Ahmadinejad a reconhecer a existência do Holocausto, pois sabemos que seu discurso é para auferir ganhos políticos, para aparecer na mídia, para iraniano ouvir. Devemos aproveitar esta oportunidade para transmitir a contagiante vivacidade do Estado Judeu. Hoje, a estrela do povo judeu vive. E brilha. Muito. Devemos mostrar a capacidade de desnutridos e doentes em sair de guetos farpados para construir um inimaginável Estado-exemplo - na democracia, na educação, na medicina, na tecnologia... em todas as áreas do pensamento e da solidariedade. Na superação. Na força do acreditar. A quantidade de "Prêmios Nobel" não é um exemplo; é uma constatação. A quantidade de descobertas científicas e tecnológicas não é uma referência; é uma conseqüência da união e tenacidade deste povo.

Utilizar a estrela amarela durante a visita de Ahmadinejad é relembrar um passado que precisamos eternizar, mas que daríamos tudo para apagar. Oferecer a estrela azul brilhando é brindar o sonho realizado; é celebrar a inovação, o humanismo, a vida, o futuro. Portanto, devemos desfilar sim, sempre, mas com a estrela azul estampada na bandeira de Israel e nos nossos corações. Com muito orgulho.

GRÁTIS
Receba gratuitamente em seu e-mail o PowerPoint
"Contribuições de Israel para o mundo".
Solicite aqui
(tamanho: 3859KB).

Jornal ALEF - www.jornalalef.com.br

Criado há 15 anos, o Jornal ALEF, direcionado aos leitores interessados em notícias sobre o mundo judaico e sobre o Estado de Israel, possui uma versão impressa, que alcança leitores em 14 estados do Brasil e em 16 países, e uma versão virtual, disponível no site www.jornalalef.com.br e enviada, em forma de newsletter eletrônica, 3 vezes por semana para mais de 35.000 assinantes no Brasil e no exterior já tendo, inclusive, superado as 1.300 edições produzidas. O Jornal ALEF vem colecionando prêmios dentro e fora da comunidade judaica e é, de acordo com manifestação expressa da ONU, "fonte de referência séria para veículos nacionais e internacionais". Entre eles está o francês Le Monde, com mais de 2 milhões de leitores/dia, que frequentemente reproduz reportagens publicadas no Jornal ALEF.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/10/2009 09:48:00 PM | | | Voltar

·······

31 de outubro de 2009

O mundo fantástico de Borges no Prosa de sábado

No início da década de 80 o escritor Jorge Luis Borges recebeu, na biblioteca de sua casa, o jornalista e amigo Osvaldo Ferrari para uma longa série de conversas. Os 90 encontros, produzidos para a Rádio Municipal de Buenos Aires e publicados no jornal "Tiempo Argentino", chegam agora integralmente ao Brasil, em três livros lançados pela editora Hedra: "Sobre os sonhos e outros diálogos", "Sobre a filosofia e outros diálogos", "Sobre a amizade e outros diálogos", organizados e traduzidos por John O´Kuinghttons. Que ninguém espere encontrar neles, porém, algo próximo de confissões, ou retratos íntimos. Embora o escritor tenha abordado temas que normalmente evitava, como mulheres (por pudor) ou a política (por aversão), o que as conversas com Ferrari revelam, como conta o repórter Guilherme Freitas, que entrevistou o jornalista argentino, é um escritor no auge de sua capacidade criativa e filosófica, que escolheu o diálogo como gênero literário mais adequado para se manifestar. Por tabela, as conversas revelam muito do universo fantástico e labiríntico criado por um dos maiores escritores do século XX.

Leia mais no PROSA E VERSO

para adquirir os livros, clique na capa:

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2009 05:57:00 PM | | | Voltar

·······

14 de dezembro de 2008

Os irmãos Karamabloch

Leia a entrevista exclusiva com Arnaldo Bloch, autor do livro "Os irmãos Karamabloch" (Companhia das Letras), que chegou a percorrer o interior da Ucrânia em busca dos locais de origem do clã. Na obra, que une realidade e ficção, o escritor utiliza um sabor coloquial (incluindo o sotaque) para “construir” a saga de sua família que chegou ao Brasil praticamente sem nada, depois de enfrentar os horrores das guerras e perseguições, e formou um dos maiores impérios de comunicações do Brasil. Ele diz: “não se enganem: muitas vezes o que mais parece irreal é a realidade mais objetiva, e aquilo mais corriqueiro é que é criado para dar a liga do grande bolo da história”. Acesse aqui.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2008 12:36:00 PM | | | Voltar

·······

8 de dezembro de 2008

Mauro Wainstock é homenageado com a "Moção de Louvor-Embaixador da Paz no Mundo"

O jornalista Mauro Wainstock, diretor do Jornal ALEF (www.jornalalef.com.br), da comunidade judaica, foi homenageado com a "Moção de Louvor-Embaixador da Paz no Mundo" durante sessão solene ocorrida no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Criado há quase de 15 anos, o Jornal ALEF , direcionado aos leitores interessados em notícias sobre o mundo judaico e sobre o Estado de Israel, possui uma versão impressa, que alcança leitores em 13 estados do Brasil e em 14 países, e uma versão virtual, disponível no site www.jornalalef.com.br e enviada, em forma de newsletter eletrônica, 3 vezes por semana para 28.000 assinantes no Brasil e no exterior já tendo, inclusive, superado as 1.200 edições produzidas.

O Jornal ALEF vem colecionando prêmios dentro e fora da comunidade judaica e é, de acordo com manifestação expressa da ONU, “fonte de referência séria para veículos nacionais e internacionais”. Entre eles está o francês Le Monde, com mais de 2 milhões de leitores/dia, que frequentemente reproduz reportagens publicadas no Jornal ALEF.

PARABÉNS ao Jornal ALEF, ao jornalista Mauro Wainstock, que, incansável, diariamente bem informa a comunidade judaica e a sociedade brasileira. Parabéns pelo merecido reconhecimento da Câmara Legislativa do Distrito Federal ao seu trabalho. Nosso respeito e admiração. (Henrique Chagas).

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/08/2008 05:14:00 PM | | | Voltar

·······

15 de outubro de 2008

Vinhos israelenses no mapa dos bons vinhos do mundo

No terroir bíblico, uvas modernas renovam um velhíssimo mundo vinícola

NO BRASIL - Anete Ring e seus 17 vinhosNo final do século XIX o Barão Edmond de Rothschild, dono da renomada vinícola Chateau Lafite em Bordeaux, acreditando nas promissoras características do terroir, investiu em algumas regiões do país, plantando vinhas e incentivando a produção do bom vinho. A verdadeira revolução começou em 1972 quando um importante professor da Universidade Davis da Califórnia, Professor Cornelius Ough, visitou Israel e atestou a qualidade do solo e clima de algumas regiões de Israel para a produção de vinhos de alta qualidade.

Aproveitando sua rica experiência na área de tecnologia agrícola, agregada à vinda de técnicos da Califórnia e da Europa e formação de profissionais israelenses no exterior, Israel se insere no mapa dos melhores produtores de vinho do mundo, somando já vários prêmios em competições internacionais.

Alguns israelenses chegam ao país pela Vinhos de Israel (tel. 3494-3607. www.vinhosdeisrael.com.br), da empresária Anete Ring. Por enquanto, só 17 rótulos de três vinícolas. Vale conhecer um consistente Chardonnay da Amphorae Vineyard, com notável toque mineral dos solos vulcânicos da Alta Galiléia, e um festivo e delicado Sauvignon da Tishbi, sem a exuberância tropical dos similares fora da Europa e tampouco a reticência de um Sancerre - mas sim, um acordo entre os dois estilos e uma boa explicação para um lugar tão simbólico. Nem velho, nem novo: um velhíssimo mundo renovado.

Vejam a reportagem da Globo sobre a vinícolaTihsbi do dia 16/05/2008
Reportagem sobre os Vinhos de Israel no caderno
Paladar do Estado de São Paulo
Leia o artigo que foi publicado dia 23/9/08 no jornal Valor Econômico escrito por
Jorge Lucki, considerado um dos enólogos mais importantes do país.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 10:44:00 PM | | | Voltar

·······

18 de setembro de 2008

Natalie Portman, diretora

Atriz Natalie Portman apresentou seu curta-metragem no Festival de VenezaNatalie Portman se prepara para sua estréia por trás das câmeras. Ela vai dirigir a adaptação "De Amor e Trevas", livro de memórias do israelense Amós Oz ambientado em Jerusalém durante as décadas de 1950 e 1960. O filme deve ser falado em hebraico.

Natalie Portman, nome artístico de Natalie Hershlag, (Jerusalém, 9 de junho de 1981) é uma atriz estadunidense nascida em Israel. Tornou-se famosa pelo filme Star Wars - A Ameaça Fantasma.

Ainda criança, sua família transferiu-se para os Estados Unidos da América. Aos doze anos, iniciou a carreira de atriz no filme O Profissional, de Luc Besson. É judia, vegetariana desde os oito anos e formada em Psicologia na Universidade Harvard.

Natalie Portman raspou a cabeça para filmar o longa V de Vingança, mostrou um lado mais frio e interpretou uma stripper em Closer e ficou nua para Fantasmas de Goya, ações que a deixaram famosa e fizeram muita gente levar a atriz mais a sério.

Seus filmes abordam, no geral, temas interessantes e variados e roteiros inteligentes, indo da ficção científica Star Wars, de George Lucas, ao musical Todos Dizem Eu Te Amo, de Woody Allen, passando pelo excêntrico Marte Ataca!, do ainda mais excêntrico Tim Burton, e por doces comédias românticas, como Em Qualquer Outro Lugar e Onde Mora o Coração, até os mais encantadores, como o consagrado Paris, Te Amo.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/18/2008 12:28:00 AM | | | Voltar

·······

20 de agosto de 2008

Aracy Guimarães Rosa recebeu a 'Medalha de Mérito Pedro Ernesto'

Aracy Guimarães Rosa recebeu a “Medalha de Mérito Pedro Ernesto” da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por ter colocado em risco sua vida e carreira para salvar centenas de judeus durante a II Guerra Mundial, atuando junto ao cônsul adjunto de Hamburgo (Alemanha). Em função da avançada idade, e frágil saúde, a comenda foi entregue a seu filho, Eduardo Tess. (Alef)

Aracy e seu marido, o escritor João Guimarães Rosa

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2008 02:22:00 PM | | | Voltar


Correspondentes da TV Globo são seqüestrados pelo Hezbollah

Os correspondentes da TV Globo, repórter Marcos Losekann e cinegrafista Paulo Pimentel, foram seqüestrados durante cinco horas no Líbano e interrogados por integrantes do grupo terrorista Hezbollah. Eles realizavam reportagem sobre uma lanchonete em Beirute, que vende sanduíches com nomes de armas, pratos inspirados em atos terroristas e refeições embaladas com papel camuflado. Tudo é preparado por um cozinheiro vestido como um soldado. Para completar, o ambiente é decorado com reproduções de armas e munições e redes de camuflagem. Pode parecer coisa de mau gosto, mas a ''Buns and Guns'', que em português significa pães e armas, é a lanchonete mais agitada de Beirute.

A credencial de imprensa, emitida pelo Ministério das Relações Exteriores do Líbano, não vale nada para o Hezbollah. No meio da gravação da lanchonete, militantes do grupo apareceram de repente. Mandaram que eles embarcassem em carros com cortinas que impediam a visão externa. Sob a mira de armas, foram presos e interrogados. O equipamento foi apreendido, assim como os telefones celulares e documentos. Cinco horas depois, foram liberados com a ordem de voltar a Londres no primeiro avião. Os terroristas devolveram os celulares, mas sem os cartões de memória. Da câmera de TV, eles retiraram a fita, só não perceberam que a original, com as imagens, havia sido trocada por outra. O Consulado do Brasil em Beirute apresentou uma queixa formal contra os abusos sofridos pela equipe. O governo libanês admitiu que, contra o Hezbollah, pouco ou nada pode fazer. (Jornal Alef / JN/TvGlobo)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2008 02:18:00 PM | | | Voltar

·······

28 de maio de 2008

Comunidade judaica lota Câmara Municipal durante homenagem ao Jornal ALEF

Emoção foi o ponto alto do evento

Com o salão nobre da Câmara Municipal lotado, o Jornal ALEF recebeu a “Medalha de Mérito Pedro Ernesto”, maior comenda daquela Casa Legislativa. A festiva cerimônia, prestigiada por muitas autoridades e lideranças comunitárias, teve como destaque a forte emoção que caracterizou os discursos, que também enalteceram o caráter "Lovemark" ("marca do coração") do Jornal ALEF. A confraternização se estendeu durante o coquetel que se seguiu à solenidade, quando a “Família ALEF” ofereceu uma lembrança aos convidados como forma de agradecimento pela presença.

A vereadora Patrícia Amorim, autora da iniciativa, entregando o diploma Arnaldo Niskier Família ALEF
a) A vereadora Patrícia Amorim, autora da iniciativa, entregando o diploma e o "Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto" a Mauro Wainstock, diretor do Jornal ALEF.
b) Membros da "Mesa de Hora": Arnaldo Niskier, o primeiro judeu presidente da Academia Brasileira de Letras; Anna Bentes Bloch, viúva do empresário Adolpho Bloch; Osias Wurman, vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib); Mauro Wainstock, diretor do Jornal ALEF; Sergio Niskier, presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ); e Lea Lozinsky, vice-presidente da FIERJ.
c) A "Família ALEF": Betty e Mauro Wainstock, Anita e Sergio Wainstock, Tania e Elias Benchimol.

Fotos: Rotenberg Fotografias

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/28/2008 08:17:00 PM | | | Voltar

·······

26 de abril de 2008

'Clarice Fotobiografia', sobre Clarice Lispector, org. por Nádia Gotlib

O livro “Clarice Fotobiografia”, sobre Clarice Lispector, que a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e a Edusp lançaram terça-feira (dia 15 de abril), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, é organizada por Nádia Battella Gotlib, professora da USP e reconhecida como uma das maiores especialistas na obra da escritora. A publicação traz cerca de 800 imagens e oferece um painel visual da vida e obra da escritora – que nasceu em Tchechelnik, Ucrânia e chegou ao Brasil com dois anos acompanhada dos pais e duas irmãs.

Durante passeata contra a ditadura militar, em 1968.
Da esquerda para a direita: Carlos Scliar, Clarice Lispector,
Oscar Niemeyer, Glauce Rocha, Ziraldo e Milton Nascimento

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/26/2008 06:34:00 PM | | | Voltar

·······

15 de abril de 2008

Jornal ALEF será condecorado com a ´Medalha de Mérito Pedro Ernesto´, no Rio de Janeiro

Com 14 anos de atuação, e mais de 27 mil assinantes nos quatro cantos do mundo, o Jornal ALEF (www.jornalalef.com.br),  destinado à comunidade judaica, vem tendo suas notícias publicadas no Le Monde Diplomatique - jornal francês de maior prestígio internacional, com mais de 2 milhões de leitores/dia. No dia 26 de maio, às 10h, o Jornal ALEF será condecorado com a ´Medalha de Mérito Pedro Ernesto´, principal homenagem do município do Rio de Janeiro, concedida por unanimidade pela Câmara Municipal por iniciativa da vereadora Patricia Amorim.

PARABÉNS ao Jornal ALEF, ao jornalista Mauro Wainstock, que, incansável, diariamente bem informa a comunidade judaica e a sociedade brasileira. Parabéns pelo merecido reconhecimento da cidade do Rio de Janeiro ao seu trabalho. Nosso respeito e admiração. (Henrique Chagas)

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 05:03:00 PM | | | Voltar

·······

2 de abril de 2008

Projeto 'Casa Adoniran Barbosa', no Kibutz Bror Chail

O Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores do Brasil acaba de aprovar o projeto "Casa Adoniran Barbosa", no Kibutz Bror Chail, como parte das festividades que serão apoiadas pelo governo brasileiro em homenagem aos 60 anos da Fundação do Estado de Israel. (ALEF)

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/02/2008 08:36:00 PM | | | Voltar

·······

18 de fevereiro de 2008

Jeanne Moreau brilha em filme sobre lembranças do Holocausto

A atriz francesa Jeanne Moreau, de 80 anos, afirmou que trabalhar em seu novo filme sobre a luta de uma família para falar do Holocausto trouxe de volta memórias de sua própria infância durante a ocupação nazista. “Plus Tard Tu Comprendras” ("Mais tarde você entenderá"), do diretor israelense Amos Gitai, conta a história de Victor, um homem de meia idade que tenta convencer sua mãe (Moreau) a falar sobre sua infância e a morte de seus pais em Auschwitz.

“Foi muito intenso. Eu nasci em 1928. Vivi a ocupação. Na escola, eu tinha amigas que usavam a estrela amarela na roupa e que desapareceram. Isso fazia parte do cotidiano”. O escritor Jerome Clement, cujo romance autobiográfico serviu de base para o filme, explicou que a película mostra como gerações diferentes se esforçam para encarar determinados capítulos do passado. “Não é uma história da guerra, é uma história de hoje. Uma história do silêncio, sobre como, após a guerra, os pais não quiseram falar sobre certas coisas, e sobre como falamos com nossos próprios filhos, hoje”.

O ex-presidente francês Jacques Chirac reconheceu oficialmente, em 1995, pela primeira vez, a cumplicidade francesa na deportação de judeus durante a guerra. Mas foi apenas após uma decisão judicial de 2001 que se tornou possível processar as autoridades francesas, pedindo indenização. Amos Gitai comentou que a questão da colaboração de franceses com os nazistas não foi muito tratada no cinema francês até hoje. “Se este filme puder contribuir para que esse assunto seja aberto, será bom. Seria tarde, mas nunca é tarde demais”.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/18/2008 02:43:00 PM | | | Voltar


Amy Winehouse planeja a gravação de um álbum de canções judaicas

De acordo com a edição norte-americana da revista Rolling Stones, a cantora judia britânica Amy Winehouse planeja a gravação de um álbum de canções judaicas. "Devemos fazer um disco especial, com canções de Natal de um lado e de Chanuká de outro". Há poucos dias, ela comprovou o favoritismo na cerimônia de entrega dos prêmios "Grammy" e, indicada em seis categorias, levou cinco delas: a de melhor disco pop, a melhor gravação do ano, a melhor canção do ano, a melhor performance pop feminina por Rehab e a melhor artista revelação.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/18/2008 02:36:00 PM | | | Voltar

·······

15 de fevereiro de 2008

'Anti-semitismo nas universidades' é o tema da palestra da Prof. Anita Novinsky

A profa. Anita Novinsky vai realizar a palestra "Anti-semitismo nas universidades” durante o “Fórum mundial sobre anti-semitismo”, que acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Israel, sob os auspícios do Ministerio de Relações Exteriores, com a participação de especialistas europeus e norte-americanos.

Anita Novinsky lançou o livro "Gabinete de investigação: uma "caça" aos judeus sem precedentes" (editora Humanitas) no último dia 11 de fevereiro, na Livraria da Cultura (São Paulo).

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 07:32:00 PM | | | Voltar

·······

13 de fevereiro de 2008

Homem é preso após assaltar rabino com arma de brinquedo em SP

Na segunda-feira (dia 11 de fevereiro), o rabino Adam Abraham Iliovits, de 67 anos foi vítima de assalto em São Paulo. Morador da Rua Haddock Lobo, nos Jardins, ele foi rendido por volta de 21h por três homens armados. Em hebraico, pelo celular, ele pediu "socorro". O amigo então chamou a polícia. A Polícia Militar cercou a casa minutos depois, mas os bandidos haviam fugido com eletroeletrônicos, relógios, R$ 3 mil, US$ 200 e talões de cheque. Um dos criminosos foi preso nas imediações da casa com uma arma de brinquedo. O rabino chegou a ter as mãos amarradas e foi ferido com uma coronhada.
Reinaldo Rodrigues aproveitou o chapéu do rabino e, fingindo ser judeu, tentou escapar. Depois de caminhar cerca de 300 metros, o sargento da Polícia Militar, André Mario Destro, que é espírita, e tinha conhecimentos de judaísmo, reconheceu a farsa e prendeu o bandido. De acordo com ele, alguns detalhes "entregaram" o bandido: além do chapéu, que estava largo, o criminoso usava um terno claro e os ortodoxos usam vestimentas escuras. Não tinha barba nem peiót. E ainda, nervoso, transpirava muito.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u371542.shtml

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 08:46:00 PM | | | Voltar

·······

10 de fevereiro de 2008

Gabinete de investigação, lançamento na Livraria Cultura, dia 11/02

A profa. Anita Novinsky vai lançar o livro "Gabinete de investigação: uma "caça" aos judeus sem precedentes" (editora Humanitas) amanhã (dia 11 de fevereiro), às 19:30h, na Livraria da Cultura (São Paulo). Durante o evento, haverá um debate acerca do tema "Reflexões sobre Inquisição e Intolerância", com Boris Fausto (USP) e Renato Mezan (PUC). Informações: (11) 3170-4033.

 


Portugueses e brasileiros, por terem judeus entre seus antepassados, foram durante dois séculos legalmente 'excluídos' de participarem na sociedade e sofreram uma ininterrupta perseguição pelo Santo Oficio da Inquisição.

Para adquirir: clique aqui

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/10/2008 03:13:00 PM | | | Voltar

·······

9 de fevereiro de 2008

Na coluna do SINOMAR

HEBRAICO

Após descobrir sua ascendência judaica, o advogado Henrique Chagas, Procurador da Caixa em Presidente Prudente, visitou Israel e passou a estudar tudo que diz respeito ao povo hebreu. Recentemente iniciou um curso de iniciação ao idioma hebrico. Aprender a falar, escrever e ler a língua hebraica é sua meta para 2008. Diz que está aprendendo com facilidade. Talvez já esteja no DNA. (sinomar)

A nota acima saiu no Jornal O IMPARCIAL, na coluna do SINOMAR CARMONA. Não é que estou aprendendo mesmo. Já estou na 5ª unidade do livro da Rifka Berezin. Estou me alefbeitizando. Agora, como me diz a minha amiga israelense Noga, ler um jornal no hebraico moderno é parada das grandes, pois não usam mais os sinais massoréticos, que nos dão os sons vogálicos. Sem eles, como vou saber?

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/09/2008 01:01:00 PM | | | Voltar

·······

8 de fevereiro de 2008

Lição de Cidadania

"A FIERJ, Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro acaba de mostrar ao mundo como deve agir um grupo organizado num país democrático para garantir seus direitos através da utilização da justiça.

Num primeiro momento, insatisfeita com o procedimento da Escola de Samba “Unidos do Viradouro”, a FIERJ conversou até a exaustão, através de seu presidente. Em todos os diálogos, nenhuma informação geral sobre o tal carro alegórico da discórdia foi oferecida pelo carnavalesco ao representante dos judeus. Escondeu-se nas conversas, a existência de um “Hitler” fantasiado que sambaria sobre o tal carro da discórdia.

A FIERJ foi parar na justiça e obteve a liminar que impediu tal absurdo. Muita gente vai dizer que os judeus mandam na justiça. Mentira. Direito atacado deve ser defendido. E, garantido pelo judiciário. Seja quem for o reclamante. Essa é a única fórmula de igualdade que existe na democracia. A organização de grupos de pressão social, a competência para exigir direitos e a coragem para exercer com plenitude a cidadania.

Que esse exemplo sirva de norte para todos que se sentem esbulhados naquilo que para si, são direitos inalienáveis e que para a justiça, devem ser garantidos. Um Brasil melhor para nossos filhos depende da nossa coragem para agir pela garantia da tranqüilidade que ninguém tem o direito de lesionar.

Parabéns a Sérgio Niskier e aos seus diretores que acabam de dar um belo show mundial, no carnaval do Rio de Janeiro". (Ronaldo Gomlevsky)

LINKS RELACIONADOS

  1. Judge bans Holocaust float, 'Hitler' in Rio's carnival
  2. ''Caso Viradouro'': liminar concedida
  3. Holocaust-themed Rio Carnival float causes strain
  4. O samba e o Holocausto

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/08/2008 08:49:00 PM | | | Voltar


Dois povos no Brasil

PublishNews - 08/02/2008
Um conto judaico e um conto japonês. Dois povos que imigraram para o Brasil e aprenderam a ser brasileiros. Cada um trouxe sua cultura, suas histórias. O Centro de Cultura Judaica (CCJ) organiza neste domingo (10/02) um encontro em que os participantes irão conhecer algumas fábulas, histórias de animais de cada um desses povos. A narração, com Ana Luísa Lacombe e Ana Luisa Anker, será apoiada na animação das ilustrações, aquarelas de Lucia Hiratsuka. O evento começa às 11h no Auditório do Centro de Cultura Judaica (Rua Oscar Freire, 2.500, Sumaré - SP). Informações pelo telefone 11-3065-4333. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/08/2008 08:26:00 PM | | | Voltar

·······

31 de janeiro de 2008

''Caso Viradouro'': liminar concedida


O Departamento Jurídico da FIERJ, dirigido pelo Dr. Jackhson Grossman, conseguiu liminar que proíbe, durante o desfile da Viradouro no Sambódromo, a exibição de fantasias de Hitler e de corpos representando vítimas do Holocausto. De acordo o advogado Ricardo Brajterman, do escritório do Dr.Sergio Bermudes, responsável pela causa, o Holocausto é uma tragédia de toda a Humanidade: "É preciso lembrar que o genocídio promovido pelos nazistas matou ciganos, negros e deficientes, além de judeus. Assim, é um fato histórico que interessa a todos".
De acordo com o advogado Ricardo Brajterman, a Federação Israelita do Rio entrou com o pedido de liminar, na madrugada desta quinta-feira, no plantão judiciário, depois de ler a sinopse do desfile da Viradouro, no site da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), na noite de quarta-feira (30). Os representantes da federação ficaram indignados quando constataram que um destaque representando Hitler viria num carro com esculturas de pessoas mortas, nuas, empilhadas.
A decisão da juíza também prevê multa de mais R$ 50 mil se algum membro da escola entrar na avenida vestido de Hitler.
O desfile da Viradouro, "É de arrepiar", estava previsto para levar à avenida oito carros, segundo a sinopse dos desfiles divulgada pela Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba do Rio). Além do Holocausto, os carros trariam temas supostamente ligados ao arrepio, como o frio, o nascimento e o Kama Sutra --tema de um carro que viria antes do carro sobre a matança de judeus--, e baratas, que viria depois.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u368623.shtml

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/31/2008 09:55:00 PM | | | Voltar

·······

30 de janeiro de 2008

O Brasil e o Holocausto


Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva,
na cerimônia alusiva ao "
Dia Internacional em Memória das
Vítimas do Holocausto
", ocorrida no Palácio do Itamaraty (RJ).

“Penso que só seremos capazes de rejeitar, combater
e aplacar todo tipo de intolerância se formos sábios
o suficiente para semear nos corações e mentes a
repulsa ao ódio, à violência e à desumanidade”

“Mais do que reverenciar os heróis, é preciso
incorporar à nossa atuação cotidiana as lições que
eles nos legaram. Só assim será possível impedir que
se repitam os horrores da II Guerra Mundial”


LINKS RELACIONADOS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/30/2008 10:16:00 PM | | | Voltar


O samba e o Holocausto

Ao decidir abordar o tema Holocausto no Carnaval, através de um carro alegórico com uma pilha de corpos de judeus vitimados nos campos nazistas, a Escola de Samba Viradouro suscitou polêmica sobre a liberdade de criação artística. A celeuma foi amplificada com o artigo do jornalista Adriano Silva, publicado esta semana na revista Época, que assim se manifestou: "Quem tem de decidir se o Holocausto é ou não é um tema afeito ao Carnaval são as escolas e os carnavalescos - não a Federação Israelita ou qualquer outra instituição. Os judeus não são os donos do Holocausto".
O assunto mereceu imediata e veemente reação de Sergio Niskier, presidente da FIERJ: "Não tem nenhum sentido tratar desse assunto com baterias e mulatas, quando ainda existem sobreviventes daquele horror que trazem na pele a marca dessa tragédia".

"Dissemos claramente que a forma encontrada
agrediria pessoas ainda vivas, que passaram pelo inferno
nazista, muitas delas vivendo aqui no Brasil. Chamamos a
atenção que lembrar do Holocausto de uma maneira

Já na sexta-feira (dia 04 de fevereiro), a partir do meio-dia, o programa "Vibração", veiculado na Rádio Haroldo de Andrade (1060 AM), levará ao ar entrevistas com o carnavalesco Paulo Barros, da Viradouro, e com o presidente da FIERJ, Sérgio Niskier, a respeito deste episódio. Para ouvir pela Internet, basta clicar aqui no horário marcado.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/30/2008 09:56:00 PM | | | Voltar


Bruna Lombardi na Cultura

O roteiro de O signo da cidade (200 pp., R$ 15), de Bruna Lombardi, que a Imprensa Oficial do Estado publica na Coleção Aplauso, deixa clara a predileção da autora por histórias que transcorrem na megalópole, principalmente aquelas que dizem respeito à vida privada de cidadãos anônimos. O livro será lançado hoje (30/01), às 19h na Livraria Cultura do Shopping Villa-Lobos (Av. Nações Unidas, 4777 - Tel. 11-3024-3599). A história reúne um mosaico de personagens que se cruzam no programa noturno de rádio da astróloga Teca, espécie de conselheira sentimental que acaba se envolvendo com as histórias alheias, enquanto ela mesma vive um período de vácuo amoroso e de revisão da própria história familiar.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/30/2008 01:27:00 PM | | | Voltar

·······

27 de janeiro de 2008

Arrebentando a boca do balão

A Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, leia-se Sérgio Niskier, acaba de marcar um golaço político, de bicicleta. Na presença do Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, de vários ministros, embaixadores e cônsules, do Governador Jacques Wagner da Bahia e do Governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, fez celebrar a data da ONU, em lembrança das vítimas do Holocausto, na sede do Ministério das Relações Exteriores, no centro velho da cidade do Rio de Janeiro. Intensa atividade político-cultural emoldurou a data. Em destaque, a inauguração da exposição HOLOCAUSTO NUNCA MAIS, produzida pelo Museu Judaico do Rio de Janeiro. (Menorah)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/27/2008 04:28:00 PM | | | Voltar


Holocausto, o imperativo de lembrar

A Resolução da ONU definindo a data de 27 de janeiro como “Dia Mundial de Lembrança das Vítimas do Holocausto” é a resposta tardia do silêncio que tomou conta dos líderes das nações perante a tentativa de aniquilamento do povo judeu pelas hordas nazistas, durante a II Guerra Mundial. É o grito de protesto contra a insanidade daqueles que, por se julgarem donos de poderes ilimitados, outorgam-se o direito de degradar seres humanos, extirpá-los do convívio comum, explorá-los até o limite de suas forças e assassiná-los fria e cruamente.
A decisão histórica da ONU reitera a especificidade do Holocausto ao recomendar explicitamente aos Estados Membros da Organização que punam exemplarmente aqueles que tentarem negar ou banalizar a Shoá e que elaborem programas educacionais a fim de gravar na mente das gerações futuras as lições emanadas do Holocausto.
A especificidade da Shoá precisa ser reconhecida de forma incontestável pelo seu caráter único – a decisão política de extermínio físico do povo judeu, eliminando até a quarta geração de descendentes, mesmo oriundos de casamentos mistos ou convertidos a outras religiões; a montagem de toda uma engrenagem para buscar os judeus aonde estivessem e levá-los aos campos de extermínio; a construção de aparatos especiais, rápidos e eficientes, para a execução em massa dos condenados à morte pelo nazismo. (...) A recomendação já vem de longa data. Já em janeiro de 2000, 47 países - sendo 22 representados por seus chefes de Estado -, reuniram-se na cidade de Estocolmo para a primeira reunião do 3º Milênio: "Fórum Internacional sobre o Holocausto". O então Secretário Nacional de Direitos Humanos, José Gregori, chefiou a delegação brasileira e subscreveu a recomendação de ensinar o Holocausto em todos os níveis do processo educacional. Nesses oito anos, muito pouco foi feito no Brasil, país pioneiro na legislação de combate ao racismo e anti-semitismo. (Profa.Diane Kuperman, no ALEF)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/27/2008 02:42:00 PM | | | Voltar

·······

21 de janeiro de 2008

Selo achado em Israel confirmaria Bíblia como fonte histórica

Arqueólogos israelenses encontraram em Jerusalém um selo de cerca de 2.500 anos, que poderia confirmar a teoria que indica que a Bíblia pode ser tomada como fonte de documentação histórica. Em caracteres hebreus arcaicos, o selo estampa o nome da família Tema que, de acordo com o “Livro de Neemias”, estava entre os exilados que retornaram a Judéia no ano 537 a.C. após o fim do cativeiro na Babilônia, atual Iraque. Segundo a arqueóloga que dirige as escavações que acharam o objeto, Eilat Mazar, o selo poderia ser "um nexo entre as provas arqueológicas e o relato bíblico, ao evidenciar a existência de uma família mencionada na Bíblia". A peça é feita de pedra escura, com forma elíptica e dimensões de 2,1 centímetros por 1,8 centímetros. A arqueóloga destacou ainda a influência mesopotâmica mostrada pelo selo, que numa de suas faces possui gravada a cena de um ritual em que dois sacerdotes dispostos em ambos os lados de um altar oferecem sacrifícios à deusa babilônica Sin, representada por uma lua crescente. Seu culto poderia ser considerado herético para qualquer judeu. A especialista disse que o detalhe chamou atenção, e especulou-se a possibilidade do selo ter sido feito na Babilônia, com um espaço vazio para o nome de um possível cliente, e que pode ter sido comprado por seus proprietários em algum bazar. Hoje (dia 20 de janeiro), Eilat apresentará sua descoberta na “Conferência de Herzliya”, principal fórum de debate interdisciplinar de Israel onde exporá suas conclusões sobre o selo.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/21/2008 09:03:00 PM | | | Voltar

·······

13 de dezembro de 2007

Israelenses e palestinos: juntos pela Copa 2018?

ONG quer Pelé como padrinho da campanha que ajudaria a unir os dois povos

O projeto de levar a Copa do Mundo para uma das regiões mais conturbadas do planeta partiu da Dandylion Group, que tem por objetivo dar voz aos grupos mais moderados dos dois países, que normalmente não são ouvidos, tamanho o barulho que os radicais provocam. A intenção é tirar a discussão em torno da paz entre os dois povos da esfera política e passar para o esporte, um meio mais agregador. Eytan Heller, criador da campanha, conta que a idéia de tentar a paz através do futebol surgiu por causa do Brasil. Em 2006, durante a Copa da Alemanha, ele reparou que palestinos e israelenses torciam muito pela seleção brasileira. "Viajei para o Ramallah e todo mundo torcia pela seleção brasileira. Em Israel estava acontecendo a mesma coisa! Foi a primeira vez que eu testemunhei israelenses e palestinos dividindo uma mesma paixão". Depois disso, viu que África do Sul e Brasil – países com problemas de segurança - vão receber as duas próximas Copas do Mundo com todo o apoio da Fifa. Foi o começo de seu sonho.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/13/2007 08:23:00 PM | | | Voltar

·······

9 de novembro de 2007

Natalie Portman vai estrear na direção com o filme 'A Tale of Love and Darkness'

A atriz israelense Natalie Portman vai estrear na direção com o filme "A Tale of Love and Darkness" – baseado em um best-seller do escritor Amos Oz. Segundo descrição do próprio livro: "A história mostra um adolescente crescendo no meio da guerra na cidade de Jerusalém, Israel, nos anos 40 e 50, em um apartamento. Sua única companhia, mesmo num lotado ambiente povoado por diversos povos, era o livro. Sua história muda com suicídio de sua mãe, quando tinha apenas 12 anos. Mudou seu nome, se casou, teve filhos e se tornou um importante político de sua nação".

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2007 01:24:00 PM | | | Voltar

·······

21 de outubro de 2007

Monique Gardenberg é capa da revista "Veja-Rio", que está nas bancas

Diretora de teatro e cinema e dona de uma produtora de shows e festivais, Monique Gardenberg está por trás de alguns dos principais eventos e espetáculos realizados no Rio de Janeiro. Ela é a capa da revista "Veja-Rio", que está nas bancas.

Monique é responsável pelo "Tim Festival" que, em sua quinta edição, terá shows no Rio de Janeiro na sexta-feira e no sábado (dias 26 e 27 de outubro), em São Paulo, em Curitiba e em Vitória.(alef)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2007 03:19:00 PM | | | Voltar

·······

10 de outubro de 2007

Nobel de Medicina é sobrevivente do Holocausto


O italiano naturalizado americano Mario R. Capecchi, de 70 anos, um dos vencedores do Nobel de medicina deste ano, coroa uma vida marcada pela superação. Com apenas quatro anos, ele foi separado de sua mãe - levada pelos nazistas para o campo de concentração de Dachau. A partir daí, ele teve de viver em orfanatos ou como menino de rua, "a maior parte do tempo passando fome".
A desnutrição acabou fazendo com que ele fosse parar num hospital, onde sua mãe finalmente o reencontrou quando ele tinha nove anos. Duas semanas depois, os dois partiram para os EUA, onde ele freqüentou a escola pela primeira vez. Entrou direto na terceira série, embora não soubesse inglês.
Capecchi dividiu o prêmio deste ano com o britânico naturalizado americano Oliver Smithies, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, e com Martin J. Evans, britânico da Universidade de Cardiff. O trabalho do trio possibilitou o surgimento da técnica de "nocaute" de genes, que permite monitorar sua função no organismo de cobaias. O sistema ajuda a simular doenças humanas em camundongos e, assim, aprender exatamente quais as mudanças que elas causam no organismo. (Alef)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2007 11:28:00 PM | | | Voltar

·······

3 de outubro de 2007

Descoberto a pedreira da qual foram extraídos os blocos usados no 'Templo de Jeursalém'


Arqueólogos israelenses asseguram ter descoberto a pedreira da qual, há 2 mil anos, foram extraídos os blocos de pedras usados na construção das muralhas do Templo de Jerusalém. De acordo com o diretor de Antiguidades de Jerusalém, o arqueólogo Yuval Baruch, "os vestígios encontrados, como cerâmicas e moedas, testemunham que esta pedreira foi explorada na época do rei Herodes, o Grande". Herodes, de origem iduméia, reinou na Judéia e, para ser aceito pelos judeus, expandiu e reformou o Templo de Jerusalém até dimensões sem precedentes na região, entre outros projetos de engenharia que importou de Roma. Do templo resta hoje apenas o Muro das Lamentações e, em seus alicerces, em áreas escavadas sob o nível do solo, ainda podem ser vistos os imensos blocos de pedra. "Estes grandes blocos, na maioria com mais de sete, oito e nove metros, e que pesavam mais de 5 toneladas, não foram usados em nenhuma outra construção, por isso deduzimos que seu destino era o templo", afirmou o arqueólogo Ehud Nesher. Além disso, para sua mudança era necessária uma infra-estrutura que só estava ao alcance de alguém como o rei, ou os romanos que governavam a Judéia.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/03/2007 02:47:00 PM | | | Voltar


'Nariz artificial' permitirá encontrar tumores malignos


Cientistas israelenses criaram um "nariz artificial" parecido com um telefone celular que permitirá descobrir, em 30 segundos, tumores relacionados ao câncer e onde eles estariam localizados no organismo. Este processo seria feito por meio da respiração e do cheiro, através de um sensor do tamanho da cabeça de um alfinete. Uma equipe de 17 pesquisadores do Instituto Politécnico da cidade de Haifa (Technion) desenvolveu o novo dispositivo, que poderá começar a ser usado dentro de dois anos. O projeto, testado com sucesso em pessoas durante sua fase experimental de laboratório, está sendo patenteado e conta com a ajuda de US$ 2,4 milhões do Fundo de Pesquisas da União Européia (UE).
A atuação do "nariz que cheira o câncer" é simples: o paciente deve respirar em uma espécie de canudo ligado ao dispositivo que contém um sensor e uma tela e, 30 segundos depois, poderá saber o resultado do exame. Segundo os especialistas, isso evitará, no futuro, exames como as biópsias e radiografias para detectar o câncer.
Na próxima semana, será iniciada em Israel a primeira pesquisa, em colaboração com o Departamento de Oncologia do Centro Médico Rambam de Haifa, na qual o sensor será testado em centenas de pessoas que sofrem de câncer e em indivíduos saudáveis. Os métodos atuais só conseguem detectar a doença quando o câncer já está em via de desenvolvimento ou desenvolvido. Com a descoberta, o percentual de pacientes que podem sobreviver poderá aumentar até 90%.(Alef)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/03/2007 02:42:00 PM | | | Voltar

·······

27 de setembro de 2007

Peres critica universidade que convidou Ahmadinejad


O presidente israelense, Shimon Peres, criticou a Universidade de Columbia (EUA) por causa da palestra que o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, proferiu na segunda-feira passada (dia 24 de setembro) na instituição de ensino superior. "Apóio a liberdade de expressão, mas a universidade serviu de palco para mentiras que afetam o mundo. Todos sabem que o Irã desenvolve uma bomba atômica, é celeiro do terror, e seu desejo é impor a hegemonia radical e religiosa em toda a terra", afirmou Peres, que prosseguiu: "até Hitler se reuniu com Chamberlain (primeiro-ministro do Reino Unido) para ter conversas diplomáticas e, por trás de suas palavras bonitas, estiveram o genocídio e as maiores atrocidades cometidas contra a humanidade. Todos os países livres do mundo devem se unir contra Ahmadinejad. Lembrem que os ditadores andam de mãos dadas com as mentiras, o assassinato e o terror, assim como está ocorrendo no Irã com o líder mais perigoso e radical". (alef)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2007 09:51:00 AM | | | Voltar

·······

6 de agosto de 2007

Paira uma dúvida...


Cronistas julgam possível disseminar na mídia uma única versão correta do conflito israelo-palestino. Desconhecem o paradoxo que Amós Oz expõe com nitidez: para cada lado (mesmo entre os não extremados) sua versão é a verdadeira. No fundo trata-se de um confronto entre o certo e o certo, citação impensável para certos "hasbarateiros de plantão". Aqueles interessados em abrir janelas e sendas para um futuro mais pacífico usam o bordão de um musical da Metro, Lili: o que passou, passou, o mundo gira depressa. Ficar discutindo uma justiça histórica tem seu lugar, mas não no cerne da discussão política. Temos a la Jobim que olhar para frente.
O curioso é o seguinte: enquanto todas as nefastas e traidoras sugestões dos moderados de que o mundo árabe e islâmico não é uma unidade ideológica e política e que existem parcerias possíveis são agora sugestões incrivelmente implementadas pelo Olmert, vice do Sharon, o investimento dos cronistas citados é na impossibilidade de qualquer coisa, farejando a próxima guerra. "O mundo gira e a Lusitana roda". Futuras guerras são possíveis e o Falcão dizia que o futuro a Deus pertence. Mas a tarefas dos homens é ajudar o divino, aquele que inspirou o Isaías I a divisar um mundo mais pacato sem ser bobo. E o pior da história é que coincidentemente os catastrofistas, anti-islâmicos vicerais, os que presumem uma onda Jihad cósmica são geralmente os mesmos que defenderam a Grande Israel e agora a Média. Paira no ar então a dúvida se o terrorismo além de constatação não seria pretexto para fronteiras impostas.(Henrique Samet, no Alef)

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/06/2007 10:03:00 AM | | | Voltar


Ernesto ''Che'' Guevara e Ariel Sharon eram primos ?


O jornal israelense Maariv divulgou reportagem em que afirma que o argentino Ernesto "Che" Guevara e o ex-premier israelense Ariel Sharon eram primos e se encontravam em segredo. De acordo com a publicação, a mãe de Guevara, Célia de la Serna, era "na realidade uma judia russa fugitiva dos pogroms, tinha o sobrenome Sheinerman e era irmã menor de Shmuel Scheinerman, o pai de Sharon emigrado para a Palestina no começo do século XX para trabalhar como agricultor". O jornal destaca ainda que apenas em 1965, antes de morrer, Celia, revelou a "Che" seu parentesco com Sharon. Segundo o texto, Guevara foi então para Israel com uma falsa identidade, reuniu-se com Sharon e iniciou aulas em um colégio rabínico de Jerusalém. A conclusão implícita do texto é que Guevara, enquanto "filho de judia", deveria ser considerado judeu.
No entanto, o pesquisador israelense Efraim Davidi, autor de uma biografia de "Che" Guevara, descartou que o texto tenha fundamento. Para ele, a mãe do revolucionário não tinha raízes russas e era espanhola católica. Nos anos 1960, acrescentou o pesquisador, Guevara visitou os campos de refugiados palestinos de Gaza, mas não entrou em Israel. Nem tampouco fez parte das delegações oficiais cubanas que nos anos seguintes visitaram o país. O biógrafo considerou possível que o texto tenha sido divulgado por ambientes nacionalistas russos, determinados em demonstrar vínculos entre o "judaísmo internacional" e os movimentos revolucionários. (Alef)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/06/2007 09:54:00 AM | | | Voltar

·······

3 de agosto de 2007

''O adolescente por ele mesmo'', livro de Tania Zagury


Pesquisadora e mestre em educação, com 28 anos de experiência profissional, Tania Zagury entrevistou 943 jovens em todo o Brasil, traçando um retrato de corpo inteiro dos adolescentes brasileiros que se tornou referência para pais e educadores. Drogas, sexo, virgindade, estudo, religião, política, felicidade, relações familiares, todos esses assuntos são discutidos no livro a partir daquilo que o adolescente pensa, pede e propõe. Fundamental para pais sufocados pelas exigências do trabalho e a falta de tempo, que os transforma em "culpados" e os filhos em chantagistas emocionais, e para educadores que muitas vezes aplicação sem refletir os modelos pedagógicos da moda importados de países com outras realidades sociais, econômicas e culturais, O adolescente por ele mesmo é um apelo ao diálogo construtivo, à busca conjunta de saídas baseadas no respeito mútuo e na fixação de regras justas


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/03/2007 10:32:00 PM | | | Voltar

·······

28 de julho de 2007

Lligação telefônica via e-mail


Pedir para que uma pessoa ligue para seu e-mail parece ser um convite sem sentido, mas é o que a empresa israelense Yoomba está viabilizando aos internautas. Por meio de um serviço on-line, qualquer pessoa com um e-mail poderá usar mensagens instantâneas e telefonia via web. O processo de ligação via Internet é tão simples quanto o envio de e-mails, sem necessidade de registrar nem de lembrar números de telefone. Basta um clique em um convite enviado pelo amigo na forma de link e será possível conversar gratuitamente.
A base do serviço é uma tecnologia P2P que transforma cada máquina individual em uma colaboradora, gerando uma rede telefônica. Os usuários precisam apenas do computador e de um aparelho de telefone. As ligações entre computadores funcionam pelo compartilhamento de banda disponível entre os usuários, de forma semelhante à que já acontece em serviços como o Skype. De acordo com Elad Hemar, presidente-executivo da Yoomba, "até o momento, diversos serviços de mensagens instantâneas eram sistemas fechados. Nós permitimos que o usuário converse com todos os seus contatos de e-mail, reunindo-os em um só lugar".
O software da Yoomba permite que os usuários liguem para qualquer pessoa que disponha de um endereço de e-mail que funcione com Outlook, Outlook Express, Microsoft Hotmail, Yahoo Mail ou Google Gmail. "Essa é a nova internet. Não é mais a internet separada e dividida dos portais. Tomamos a única rede universal - a do e-mail - e criamos nosso serviço com base nela. Se você tiver meu e-mail, pode me ligar. Pode ligar até para quem não faça parte do sistema Yoomba". A empresa tem 20 funcionários e foi criada em Hertzlia (Israel), mas agora está sediada em Menlo Park (Califórnia-EUA), no escritório de um dos seus investidores.



Technorati : ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2007 12:52:00 PM | | | Voltar

·······

9 de julho de 2007

Amós Oz e Nadine Gordimer emocionam público na FLIP


Foto: Tuca VieiraA sul-africana Nadine Gordimer, "Prêmio Nobel de Literatura" e filha de judeu; e Amós Oz, um dos mais consagrados escritores de Israel, emocionaram o público durante a "Festa Literária Internacional de Parati-FLIP".


Alguns depoimentos de Amós Oz:


"Israel tem uma situação muito estranha com Gaza. Fornece todos os dias eletricidade de graça; água, alimentos e remédios quase de graça. E Gaza envia bombas, também de graça. Mas temos que fazer isto porque não queremos uma crise humanitária"


"Espero que a população de Gaza compreenda que o Hamas não é a resposta para o problema. Quanto tempo vai levar, não sei. Neste tempo é possível fazer um acordo com Abbas por um Estado Palestino na Cisjordânia e esperar por Gaza. O que vai acontecer em Gaza depende da população. Se quiserem criar um Estado Palestino, vão ter que derrubar o Hamas. Caso contrário, vão permanecer como uma ferida aberta na área" (Alef)




Technorati : , , , ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/09/2007 08:25:00 PM | | | Voltar

·······

5 de julho de 2007

Livro infantil em árabe e hebraico planta "sementes de paz"


"Sementes de Paz" é o título do livro infantil em árabe e hebraico que pretende ensinar crianças israelenses e palestinas a viver com tolerância. A obra de Yael Dar apresenta desenhos e textos destinados tanto a crianças palestinas quanto a israelenses. Seu protagonista, Tom, tenta entender a origem do mal e da violência no mundo. Após falar sobre o tema com seus pais, decide plantar as sementes da paz e da reconciliação. O livro de 31 páginas, publicado em Israel, tem textos em hebraico e em árabe. Além disso, para se contrapor às referências abstratas e distantes do conflito palestino-israelense da maioria dos textos infantis, o autor representou graficamente os dois lados, de um ponto de vista positivo. Com isso, pretende gerar padrões de aceitação na mente da criança antes que ela seja envolvida pelo estereótipo de ódio. A editora Tzivonim decidiu distribuir gratuitamente 700 exemplares entre estudantes de língua árabe.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/05/2007 01:14:00 AM | | | Voltar

·······

22 de junho de 2007

Ana Paula Padrão conta detalhes sobre sua primeira visita a Israel


A convite do Cembri (Centro de Mídia Brasil Israel), do Ministério do Turismo de Israel e da Revista Aliança Cultural, a jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão visitou o país pela primeira vez.


Quais eram as suas expectativas sobre Israel antes de sua viagem?
Sempre tive uma imensa curiosidade sobre Israel, e, principalmente, muita vontade de conhecer Jerusalém. Esperava uma cidade linda, mas ainda assim me surpreendi com a incrível beleza do lugar: a luz, as pedras, a cidade murada, a mistura de povos e culturas, tudo isso faz da cidade uma das mais especiais do mundo !


O que descobriu de mais interessante sobre o país ?
Que um país razoavelmente jovem, mas com uma cultura milenar, é um lugar único - fascinante justamente pelos contrastes.


Encontrou alguma semelhança entre Israel e Brasil ?
Isso eu realmente não esperava mas... o fato é que há muito de comum entre Israel e o Brasil. Os israelenses são calorosos como os brasileiros, e adoram nossa música, nossa dança, nosso jeito de viver a vida. Me senti em casa. Em todos os lugares onde estive, fui sempre recebida com um sorriso quando dizia que sou brasileira. Eles gostam muito de nós !


Trouxe na bagagem alguma souvenir para se lembrar da viagem ?
Trouxe vários cosméticos do Mar Morto, e alguns tecidos comprados em Jerusalém. Adoro tecidos, e sempre procuro trazer um dos lugares que visito.


Israel é um destino para se voltar mais vezes ?
Espero voltar para Israel logo ! Desta vez em férias, com meu marido, Walter. Tenho certeza de que, como eu, ele vai se emocionar com o país (Alef)


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2007 10:11:00 PM | | | Voltar

·······

20 de junho de 2007

Real Madrid: o ''campeão da paz''


O campeão espanhol Real Madrid derrotou ontem (dia 19 de junho) por 8 x 0 um combinado formado por palestinos e israelenses, denominado "Equipe da Paz", em amistoso em prol da paz no Oriente Médio. A partida teve um público de cerca de 30.000 espectadores e a presença, em campo, do volante brasileiro Emerson. A realização coube ao Centro Peres para a Paz, uma organização criada pelo presidente eleito de Israel, Shimon Peres, para promover atividades educativas e esportivas conjuntas entre palestinos e israelenses. "O Real Madri se sagrou campeão da Espanha e agora também é o campeão da paz", afirmou Peres, que deu o pontapé inicial do jogo. (Alef)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 10:08:00 AM | | | Voltar

·······

11 de junho de 2007

Diário de garota judia vem à tona após 60 anos


Uma polonesa que há 60 anos guardava o diário de uma adolescente judia morta pelos nazistas em 1943 entregou o diário ao Memorial do Holocausto, em Israel. "Tenho a impressão de que estou escrevendo pela última vez", escreveu Rutka Laskier, de 14 anos, enquanto vivia no gueto judaico de Bedzin, na Polônia, em 20 de fevereiro de 1943. "Estão arrebanhando as pessoas na cidade. Não posso sair de casa, e estou ficando maluca presa na minha casa". Laskier escondeu o diário sob o piso de sua casa antes de sua família ser deportada para o campo de concentração de Auschwitz. O caderno foi encontrado mais tarde por Stanislawa Sapinska, que viveu na casa antes da ocupação alemã e ficou amiga de Rutka Laskier. "Ela queria que o diário sobrevivesse, mesmo que ela não, para que o mundo soubesse como os judeus sofreram", disse Sapinska, 82 anos, no Memorial Yad Vashem ao Holocausto, em Jerusalém.


As duas garotas combinaram que Laskier esconderia o diário sob a madeira do piso da escada de sua casa e que, depois da guerra, Sapinska cuidaria dele. Uma porta-voz do Yad Vashem disse que acredita-se que Laskier foi morta imediatamente depois de chegar a Auschwitz, em agosto de 1943. No manuscrito de 60 páginas, Laskier fala de amor, morte e do cotidiano do gueto. Ela começa um parágrafo falando do "tormento" de antever sua própria morte, mas termina falando em tom adolescente sobre o garoto que ama. O Yad Vashem recolheu centenas de diários e poemas escritos por judeus durante o Holocausto, mas o de Laskier se diferencia de outros, incluindo o muito conhecido "Diário de Anne Frank", devido à história de como foi descoberto. Sapinska disse que não se arrependeu de guardar o diário escondido. "Era uma lembrança preciosa que eu reli muitas vezes", explicou. (Alef)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/11/2007 09:20:00 AM | | | Voltar

·······

8 de junho de 2007

Vala com 5 mil corpos de judeus executados pelos nazistas é descoberta na Ucrânia


Foi encontrada na Ucrânia uma vala comum com os corpos de quase 5.000 judeus executados pelos nazistas durante a II Guerra Mundial. O cemitério coletivo fica na localidade de Gvozdavka-2, na região de Odessa. A vala foi descoberta durante obras para instalações de gás do povoado, onde, durante a guerra, houve dois guetos de judeus ucranianos e moldávios. O grande rabino de Odessa, Shlomo Baksht, anunciou imediatamente sua intenção de instalar um monumento no local da vala comum e incluí-la na lista de cemitérios e lugares de enterro de judeus mantida pelos rabinos de 40 países europeus. Uma comissão criada pelas autoridades ucranianas entrou em contato com o Arquivo Militar da Rússia, que já confirmou que, no local, os ocupantes alemães e romenos criaram em 1941 um campo de concentração onde foram exterminados 4.772 judeus. Odessa, um porto ucraniano no Mar Negro, onde historicamente houve uma grande comunidade judaica, foi ocupada pelas tropas nazistas em 16 de outubro de 1941, após uma heróica defesa de 73 dias, e permaneceu sob ocupação até 10 de abril de 1944. (Alef)

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/08/2007 08:11:00 PM | | | Voltar


Putin colobora com o primeiro museu judaico da Rússia


O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu ceder um mês de seu salário para a construção do primeiro museu judaico da Rússia. Em um encontro com o grande rabino da Rússia, Berl Lazar, Putin prometeu à iniciativa todo seu apoio moral, além de uma doação direta. Ele acredita que seu exemplo seja seguido por empresários: "muitos vão querer apoiar este projeto, que contribui para a paz e a concórdia entre todas as religiões, que é a pedra angular de nosso país multinacional e multi-religioso".
Durante o encontro, o rabino Lazar destacou: "Há vários anos vimos falando de criar o museu judaico da Rússia, o "Museu da Tolerância", e é algo que agora urge como nunca". O museu vai relatar a longa história dos judeus na Rússia e sua contribuição à sociedade do país, bem como "educar a geração jovem no espírito da tolerância", em alusão ao crescimento da xenofobia nos últimos anos. O museu será útil para o povo russo e servirá de argumento contra aqueles que querem "reescrever a História", afirmou o rabino.(Alef)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/08/2007 08:08:00 PM | | | Voltar

·······

6 de junho de 2007

Tel-Aviv inaugura ''Rua Oswaldo Aranha''


Foi inaugurada em Tel-Aviv uma rua denominada "Rechov Oswaldo Aranha" em homenagem ao chanceler brasileiro que presidiu a Assembléia da ONU que aprovou a criação do Estado de Israel. A solenidade contou com a presença de familiares, como Luiz Oswaldo Aranha; de autoridades, como o embaixador do Brasil em Israel, Pedro Motta; a vice-prefeita de Tel-Aviv, Yael Dayan; e do adido militar do Brasil em Israel, coronel Ramos; além de brasileiros, como o apresentador Cid Moreira e Assíria do Nascimento, esposa do ex-jogador Pelé. Após a cerimônia, houve apresentação do Coral da Prefeitura de Tel-Aviv. (Alef)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2007 02:05:00 PM | | | Voltar


Israelense é submetida a "câmara de gás" no aeroporto de San Francisco


A médica israelense Dorit Zylberman apresentou uma queixa por ter sido submetida a uma inspeção de segurança em uma "câmara de gás" no aeroporto internacional de San Francisco. "Parte da minha família morreu nas câmaras de gás durante a II Guerra Mundial... não achei que 65 anos depois seria submetida a um isolamento em uma câmara de gás", desabafou ao jornal "Yedioth Ahronoth". De acordo com ela, "um agente de segurança no aeroporto me colocou vestida em uma câmara de vidro e hermeticamente fechada. Quando lhe perguntei se isso acontecia em razão de suspeitas por meu passaporte ser israelense, respondeu que não sabia, e me advertiu que dentro da câmara sentiria algumas correntes como em uma ducha".


Ao apresentar seu passaporte para pegar um vôo da companhia Delta com destino a Nova York, de onde deveria seguir para Tel-Aviv, o agente a indicou que teria de esperar em uma fila diferente da dos outros passageiros. "Ao entrar nessa câmara de vidro transparente dispararam correntes de um gás comprimido, quase seguramente ar, e como sou magra, isso me causou muita dor", assinalou a médica, destacada oncologista do Hospital Cheeba, de Tel-Aviv, que participou de um simpósio médico de sua especialidade em San Francisco.


Um especialista em assuntos de segurança da companhia aérea israelense El-Al explicou que este é um novo método para inspecionar os passageiros, e que esses jatos de ar informados pela médica têm por objeto liberar partículas de explosivos em suas roupas. As partículas que se desprendem são analisadas rapidamente por um sensor especial dentro dessa câmara de vidro. Este método foi aprovado pelas autoridades americanas, e pode ser adotado também em aeroportos europeus. Funcionários do Ministério de Exteriores israelense informaram que Zylberman não é a primeira cidadã do país a se queixar sobre este tratamento, e as autoridades do Estado judeu realizarão consultas com os EUA. (Alef)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2007 02:03:00 PM | | | Voltar

·······

4 de junho de 2007

A Mente da Mulher


Deborah Vigo Santiago tornou-se um sucesso na Internet: em pouco mais de um ano, seu blog, "A Mente da Mulher" superou a marca das 110.000 visitas e tem recebido 1.400 leitores por semana. O site é recomendado pelo site do canal GNT e pelo especializado Blogstars. Ela explica o conceito do blog: "apresento assuntos atuais ou minha visão sobre a vida e relacionamentos, sempre mesclando análise crítica, bom humor e muita sinceridade". E destaca: "o blog interessa inclusive aos homens que querem entender e conhecer a tão complexa mente das mulheres". Ficou curioso ? Clique aqui.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/04/2007 09:55:00 AM | | | Voltar

·······

16 de maio de 2007

Iom Ierushalaim > mais que uma cidade


Ierushalaim não é apenas uma cidade. Seu nome produz um efeito muito particular em cada um de nós. Há quem possa explicar muito detalhadamente as sensações que esta cidade produz em si e as vivências especiais que tiveram durante sua estadia ou passagem por ela. Outros não conseguem encontrar uma explicação para os sentimentos particulares que a cidade produz. Tanto uns quanto outros concordam que este fenômeno se produz única e exclusivamente na cidade de Ierushalaim. (Koleinu on line)Henrique Chagas em Jerusalém


"Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que se resseque a minha mão direita. Apegue-se-me a língua ao paladar, se não me lembrar de ti, se não preferir eu Jerusalém à minha maior alegria." (Salmos 137:5-6)

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 09:57:00 AM | | | Voltar


Os 40 anos da reunificação de Jerusalém - Iom Ierushalaim


Hoje, dia 16 de maio de 2007 (28 Iyar 5767), Dia de Jerusalém, começarão as celebrações oficiais marcando o 40º aniversário da Reunificação de Jerusalém. O Rei Davi transformou Jerusalém na capital de seu reino, e no centro religioso do povo judeu, em 1003 A.C. Desde então, a não ser pelos 19 anos entre 1948 e 1967, sempre houve uma presença judaica na Cidade Velha de Jerusalém. Após o fim do mandato britânico, no dia 14 de maio de 1948, e de acordo com a Resolução das Nações Unidas, do dia 29 de novembro de 1947, Israel proclamou sua independência, tendo Jerusalém como capital. Jerusalém, dividida durante a Guerra de Independência de 1948, foi reunificada na Guerra dos Seis Dias, em junho de 1967. Esse ano marca o 40º aniversário da libertação da cidade, a volta dos judeus ao Muro das Lamentações, e outros locais sagrados. A reunificação da cidade foi um momento fundamental na história da tolerância religiosa, abrindo a cidade de Jerusalém para praticantes de todas as religiões. As celebrações e eventos marcando o Dia de Jerusalém e os 40 anos de Reunificação, acontecerão durante todo o ano em todo o país e em todo o mundo. Que nós possamos nos unir às celebrações de Jerusalém, a eterna capital do povo judeu. (Tzipora Rimon)


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 09:45:00 AM | | | Voltar

·······

11 de maio de 2007

CJB homenageia judeus-brasileiros que lutaram contra a ditadura


A CJB realizou um Kabalat Shabat em homenagem aos judeus-brasileiros que lutaram contra a ditadura no Brasil. O evento foi filmado para ser utilizado em um documentário produzido pelo cineasta Silvio Tendler. Entre as autoridades que participaram da cerimônia, estavam Clara Ant (assessora especial do presidente Lula), os deputados Marcelo Itagiba, Carlos Minc e Chico Alencar, o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman; o presidente do Viva-Rio, Rubens César Fernandes; o vice-presidente da Conib, Osias Wurman; o presidente da FIERJ, Sergio Niskier, além de vários dirigentes de instituições judaicas. Após a homenagem, foi realizada uma apresentação do Coral do Ciep Mané Garrincha de Magé e em seguida servido kidush (Alef).


A lista.....
Adão Voloch, Alberto Dines, Alberto Spregcher, Alfredo Sirkis, Ana Burstin, Ana Maria Nacinovic Corrêa, Ana Rosa Kucinski Silva, André Grabois, Ari Roitman, Beth Adler, Boris Schnaiderman, Carlos Minc, Carlos Wainer, Chael Charles Schreier, Chico Alencar, Clara Ant, Clara Charf, Clara Goldfarb, David Somberg, Dora Kaufman, Eduardo Faerstein, Eliane Faerstein, Ester Jablonski, Estrela Boadana, Eva Doris Rosental, Eva Kaufman, Fernando Goldfarb, Flora Strozemberg, Gelson Reicher, Gerson Kelman, Helena Besserman Vianna, Henri Acselrad, Hersch Schechter, Horácio Itkis Schechter, Iara Iavelberg, Isaac Akcelrud, Ita Acselrad, Jacob Gorender, Jacob Guinsburg, Jacques Gruman, Jacques Wagner, Jorge Mautner, José Goldemberg, José Gradel, Leon Hirszman, Louise Safker, Luis Carlos Fridman, Luiz Burstyn, Luiz Israel Felbrot, Luiz Kaufman, Luiz Stein, Marcos Jaymovich, Mario Schemberg, Maurício Grabois, Mauricio Rosental Vianna, Mauro Band, Max Altman, Moyses Genes, Moyses Kuperman, Noé Gertel, Paul Singer, Pauline Philipe Reichstul, Henry Sobel, Roberto Adler, Roberto Ainbinder, Roberto Spigner, Rosane Jablonsky, Rubens César Fernandes, Salomão Malina, Sandra Bondarovsky, Sergio Besserman Vianna, Sheila Kaplan, Sidney Waismann, Silvio Tendler, Sonia Faerstein, Szmul Jakob Goldberg, Tânia Mittelman, Wladimir Herzog.


[ERRAMOS] Retificamos a lista de homenagens divulgada pela CJB, com a exclusão do nome da historiadora Tânia Mittelman, atual diretora da Associação Scholem Aleichem (ASA), pois seria totalmente impossvel ter ela participado de qualquer resistência à ditadura militar, visto que nasceu muito tempo depois.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/11/2007 11:40:00 PM | | | Voltar

·······

4 de maio de 2007

Vilém Flusser no Centro da Cultura Judaica


No dia 17 de maio, quinta-feira, às 20h30, Martin Grossmann é o convidado especial do Centro da Cultura Judaica para o Café Filosófico Sipur sobre o filosofo Vilém Flusser, um dos intelectuais judeus que fugiram em direção ao Brasil durante a 2° Guerra Mundial. O ator Beto Matos ilustra a noite com textos de Flusser. Nascido em Praga, em 1920, Vilém Flusser imigrou para o país em 1940, onde viveu por 32 anos. Sua permanência no Brasil determinou sua linha de pensamento e fez com que o filósofo marcasse seu lugar na filosofia nacional. Teórico das novas médias e colaborador de pensamentos anti-racistas, sua experiência concreta de transcendência de pátrias ficou sendo seu trabalho cotidiano e o tema intrínseco de suas reflexões.


O Café Filosófico Sipur tem entrada franca e ocorre quinzenalmente, sempre às quintas-feiras, no Auditório do Centro da Cultura Judaica, rua Oscar Freire, 2500, ao lado da estação Sumaré do metrô, em São Paulo. Informações pelo telefone (11) 3065.4344 ou no site www.culturajudaica.org.br. Duração: 1h30. Idade mínima: 14 anos. Auditório: 80 lugares. A área de Artes Cênicas do Centro da Cultura Judaica tem Silvana Garcia como consultora de programação, Paulo Rogério Lopes como Diretor literário, Débora Dubois na direção geral do Cabaré Sipur, e Ana Luísa Lacombe na coordenação geral de contação de histórias do Café Filosófico Sipur e Sipurim.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/04/2007 10:37:00 PM | | | Voltar


Sefaradis desvendam seus segredos


O ciclo de palestras "A história, a língua, a música e a culinária dos judeus de origem ibérica" vai acontecer nos dias 07, 14, 21 e 28 de maio, às 20h, na ASA (Botafogo), com estacionamento no local.


Convite de Nelson Menda, presidente do Conselho Sefaradi


"O programa, além de estar sendo apresentado pela primeira vez, é de primeiríssima ordem. Vamos contar que os judeus habitavam a Península Ibérica muito antes da chegada dos romanos e da própria introdução do cristianismo. Iremos esclarecer a razão pela qual a Turquia, um país de maioria muçulmana (98% da população) faz questão de preservar a independência entre o estado e a religião, além de manter relações extremamente cordiais com Israel. Vamos abordar a origem e evolução do ladino, tanto através da linguística quanto do rico cancioneiro judaico-ibérico. Iremos apresentar uma belíssima e praticamente desconhecida Dança Flamenca Judaica, de origem andaluz. Vamos revelar receitas de quitutes que nos deixam com água na boca, entre as quais o exótico dulce de rosas e as deliciosas burrecas, com direito a degustação. Por fim, uma seleção de provérbios, os chamados dichos, para todos os momentos e ocasiões, especialmente as infalíveis mandingas que tem o poder mágico de neutralizar os perigos do "olho grande" ou "mau-olhado".

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/04/2007 09:33:00 PM | | | Voltar


Unicef cria o Dia da Criança Palestina


criancas_armas_ok.jpgA Unicef instituiu o dia 05 de abril como o "Dia da Criança Palestina". O objetivo seria o de "promover, junto aos governos e aos cidadãos, uma reflexão sobre a vida e o futuro cada vez mais incerto das crianças que vivem em meio a esses conflitos. Crianças que têm seus direitos básicos desrespeitados e que muitas vezes correm riscos de vida e acabam vítimas dos conflitos, do fanatismo religioso e do terrorismo".


E o dia das crianças que são vítimas do terror ?!?


Crianças palestinas: armas, ao invés de educação. Balas ao invés de livros. Por que não criar também o "Dia das Crianças Vítimas do Terror" ?


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/04/2007 02:43:00 PM | | | Voltar

·······