RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

6 de julho de 2007

A divertida rabugice de Will Self


O Globo - 5/7/2007 - por André Miranda
Will Self gosta de fazer jus à fama que tem. Polêmico, fez questão de criticar Fup, livro de Jim Dodge (lançado pela José Olympio). Irônico, ameaçou publicar uma foto do repórter do Globo no "New York Times". Ranzinza, lamentou bastante quando descobriu que sua viagem a Paraty foi financiada pelo British Council, instituto parcialmente bancado pelo governo britânico, fato irritante para um autor que se considera independente e dono de uma visão anárquica do mundo. O escritor inglês, autor de Grandes símios e Como vivem os mortos (Alfaguara), passeou ontem à tarde a pé pelas ruas de Paraty, depois de se recusar a conhecer o Caminho do Ouro, trilha histórica famosa na cidade. Self não quis entrar num jipe sem ser o dono de seu destino.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2007 09:02:00 PM | | | Voltar


Estupidez ilimitada


"Uma classe média insegura é o reservatório em que os fascismos sempre procuraram seus canalhas. Aos inseguros em seu desejo sexual, aos mais apavorados com a idéia de sua impotência ou de sua 'bichice', é proposto um remédio análogo. Você provará ser 'macho' batendo em 'veados' e prostitutas. A inteligência humana tem limites, a estupidez não tem" (trecho de "Quadrilha de canalhas", texto de Contardo Calligaris publicado na Folha de S.Paulo. Leia +.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2007 08:53:00 PM | | | Voltar


Inglês Will Self ganha público com performance irônica


Folha de S. Paulo - 6/7/2007 - por Eduardo Simões, Marcos Strecker e Sylvia Colombo
Lentamente, o grandalhão Will Self levantou-se da cadeira em que estava sentado, no meio do palco da Festa Literária Internacional de Paraty, e ajeitou o microfone até que alcançasse sua altura. Começou, então, a declamar os resmungos da sra. Bloom, a idosa moribunda que protagoniza seu romance "Como Vivem os Mortos", lançado agora no Brasil pela Alfaguara/Objetiva. O estilo performático e ao mesmo tempo sério do escritor britânico foi o destaque do primeiro encontro de autores internacionais na FLIP. Self arrancou aplausos e ofuscou o parceiro de debate, o californiano Jim Dodge. Evocou Kafka, dizendo que usa algumas de suas estratégias, como chocar o leitor logo de cara (a exemplo de "A Metamorfose") ou ir aos poucos construindo uma situação absurda, mas que pode acontecer a qualquer um.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2007 08:49:00 PM | | | Voltar


Morais abre o baú de Paulo Coelho


O Globo - 6/7/2007
O jornalista Fernando Morais já dava por terminada sua biografia de Paulo Coelho quando se deparou, ano passado, com um detalhe curioso no testamento do escritor: a ordem para que, após sua morte, um baú que ficava escondido e trancado a cadeado no seu apartamento do Rio fosse incinerado, sem ser aberto. - Ele nunca tinha me falado disso. Insisti muito até que disse que me deixaria abrir o baú, desde que eu descobrisse o paradeiro do militar que o prendera em 1979, no interior do Paraná. Eu descobri, diz o jornalista, que participa nesta sexta-feira (06/7) de um debate com Paulo César Araújo e Ruy Castro na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).


Depois da biografia proibida do Roberto Carlos, da biografia propalada do Edir Macedo, vem aí a biografia do PAULO COELHO.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2007 08:46:00 PM | | | Voltar


CAMILLE PAGLIA vê um Hitchcock aterrorizado por mulheres em sua leitura de ''Os Pássaros''


Uma boa coleção para cinéfilos que rola pelas livrarias, a preços acessíveis, é a de livros curtos sobre filmes clássicos, chamada "ArteMídia", da editora Rocco. Vários títulos atraentes estão por aí, e escritos por gente que ora é estudiosa específica de cinema ora é apenas militantes de outras áreas do conhecimento, mas com boa dose de cinefilia. Caso este de Camille Paglia, feminista já meio fora de moda que escreveu bastante bem sobre diversas coisas, e se esmerou em criar algumas polêmicas. Ela escreveu um volume bastante interessante sobre "Os pássaros", que nenhum apreciador de Hitchcock ou do melhor cinema que já foi feito no mundo pode perder.


O livrinho chama-se apenas "Os pássaros" e nem precisava mais, trazendo na capa o cartaz original do filme, com os pássaros ameaçadores esvoaçando sobre uma mulher que grita histericamente. Pensou-se - porque se trata de uma loura - que fosse a atriz principal do filme, Tippi Hedren, mas era outra, a venerada Jessica Tandy, na verdade já madura, intérprete da mãe possessiva do herói da produção, vivido por Rod Taylor. Essa ambigüidade, presente já no cartaz, é só uma das dezenas que Paglia descobre. >>> leia mais este texto de Chico Lopes.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2007 08:14:00 PM | | | Voltar


Hoje em Paraty, Amós Oz: ''uma foto vale mais que mil palavras''


Indicado ao "Prêmio Nobel de Literatura", o escritor israelense Amós Oz acaba de lançar o livro "E a história começa". Hoje (dia 06 de julho), às 19h, ele participará da "Festa Literária Internacional de Parati-FLIP", onde vai proferir a palestra "O papel da literatura no resgate de uma humanidade permeada pela injustiça". No Verdes Trigos, uma entrevista em que ele comenta seus livros e o processo de paz em Israel. Entrevista à Folha.



Amós Oz na piscina da Pousada do Ouro, Parati/RJ, em foto exclusiva para Verdes Trigos, por Noga Lubicz Sklar.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2007 02:57:00 PM | | | Voltar


Com a Palavra... Lima Trindade



Escrevo porque não sei desenhar (Lima Trindade).


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2007 02:33:00 PM | | | Voltar

·······

5 de julho de 2007

Livro infantil em árabe e hebraico planta "sementes de paz"


"Sementes de Paz" é o título do livro infantil em árabe e hebraico que pretende ensinar crianças israelenses e palestinas a viver com tolerância. A obra de Yael Dar apresenta desenhos e textos destinados tanto a crianças palestinas quanto a israelenses. Seu protagonista, Tom, tenta entender a origem do mal e da violência no mundo. Após falar sobre o tema com seus pais, decide plantar as sementes da paz e da reconciliação. O livro de 31 páginas, publicado em Israel, tem textos em hebraico e em árabe. Além disso, para se contrapor às referências abstratas e distantes do conflito palestino-israelense da maioria dos textos infantis, o autor representou graficamente os dois lados, de um ponto de vista positivo. Com isso, pretende gerar padrões de aceitação na mente da criança antes que ela seja envolvida pelo estereótipo de ódio. A editora Tzivonim decidiu distribuir gratuitamente 700 exemplares entre estudantes de língua árabe.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/05/2007 01:14:00 AM | | | Voltar


De Paraty: Do mimeógrafo ao digital


NOGA em Paraty na FLIP




Só pra vocês babarem estou aqui, à beira de uma piscina com Vênus no alto à esquerda, dois coqueiros altos carregados de côco, e tudo bem, alguns morcegos ariscos riscando o entardecer, meia dúzia de mosquitos, e uma conexão wireless leeenta, lenta. A viagem foi longa, gente, nossa, como Paraty é longe, mal dá pra imaginar 200 km assim tão longos, mais o estresse, o radar, as câmeras, as multas, os quebra-molas e a falta de sinalização, tudo bem. Chegamos. Almoçamos no centro, conferimos o espaço exíguo do Hierosgamos que chega amanhã na Livraria da Vila, resgatamos os ingressos na Ingresso Rápido e pasmem, sem problema nenhum. Cidade ainda vazia, figuras estranhas de terno (as moças de preto) Boal numa mesa dobrável de rua atrás de uma, bem, não prestei muita atenção mas acho que uma cerveja, muitos curiosos e dois ou três com cara de escritor não-identificado (por mim, pelo menos), uma poeta se aproxima da mesa e oferece:

- Deixo aqui meu livro de poemas aqui pra você dar uma olhada e passo daqui a pouco - ui, ainda bem que não sou ela, estou no celular, discuto com a editora os últimos detalhes, rebato a enxaqueca com um chope (desculpe, querida, ocupada, afrontada).

Pelo menos desde os textos mimeografados por poetas de bar do meu tempo, é um adianto essa impressão digital, sério. Muda a mídia, mas a carência continua a mesma.



Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/05/2007 12:52:00 AM | | | Voltar

·······

4 de julho de 2007

Do "faça amor, não faça guerra". Eu digo paz, não amor"


"Sempre tento imaginar: "E se eu fosse o outro?", e isso inclui o inimigo. Para mim, imaginar o outro é uma forma de vida. [...] Eu penso diferente dos movimentos de paz sentimentalistas. Do "faça amor, não faça guerra". Eu digo paz, não amor" (AMÓS OZ, escritor israelense)




"Eu não sou um chauvinista do país, mas sou um chauvinista da língua. O hebraico é um maravilhoso instrumento musical. É um vulcão em erupção. Eu já criei palavras que estão no dicionário. É o mais próximo da imortalidade a que se pode chegar" (AMÓS OZ, escritor israelense )


Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2007 02:52:00 PM | | | Voltar


"Meu contrato com o leitor é o de sorrir junto" , Amós Oz, na Folha


Defensor da paz em Israel, autor diz que busca "janela para o quintal de nossas vidas" em seus livros e que "imaginar o outro" é o remédio contra o fanatismo


Folha de S. Paulo - 4/7/2007 - por Noemi Jaffe
Amós Oz, 68, escritor israelense que participará nesta sexta da 5ª FLIP, em debate com a escritora Nadime Gordimer sobre o papel da literatura no resgate da humanidade, alia o olhar do kibutz ao olhar do deserto. O pragmatismo da vida coletiva e o mistério do deserto. Sua literatura também se define por essa estranha aliança entre realismo e enigma. O que é conhecido se reveste de espanto e soa subitamente desconhecido: ir ao mercado, cozinhar um frango. Como diz o autor à Folha, a trivialidade pode ser mais interessante do que grandes acontecimentos, e podemos nos apaixonar "pelo jeito como uma pessoa coça a cabeça". >> Leia mais


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2007 02:47:00 PM | | | Voltar


Lançamento: HIEROSGAMOS - DIÁRIO DE UMA SEDUÇÃO


HIEROSGAMOS - DIÁRIO DE UMA SEDUÇÃO
Autor: SKLAR, NOGA LUBICZ


"Com despudorada narrativa erótica, da pele à cona, ela brinca com palavras de múltiplos sentidos, e nos desperta para o desejo de também construir uma vida de amor.

De uma personagem de Almodóvar transforma-se na morena do Cântico dos Cânticos, mostra-nos o seu lado brilhante, numa disposição surpreendente para se apaixonar. Como é tímida, faz amor em inglês, e prova da doçura do leite e mel, eretz zavat halav como Semadar, na cama com Salomão. Como não se contentou em viver apenas um amor platônico e virtual, por suas trilhas secas, com a cona pingando de úmida, lançou-se sobre o mar, dividindo-o; e voou milhas para compreender o dinamismo e a essência do amor, que se perpetua de frente para o Cristo Redentor, no Alto Leblon" (Henrique Chagas)


Lançado na FLIP 2007, em Paraty. Já à venda




Technorati : , , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2007 10:20:00 AM | | | Voltar

·······

3 de julho de 2007

Minha feira, meus livros


Valor Econômico - 2/7/2007 - por Tainã Bispo
Com um arrastão de mais de dez escritores convidados na Festa Literária Internacional de Parati (FLIP), a Companhia das Letras refez sua programação de lançamentos para aproveitar a vinda de escritores consagrados ao Brasil. Um dos autores celebridades da festa, o israelense Amós Oz, terá seu livro mais vendido no Brasil, o denso A Caixa Preta, lançado em formato de bolso por R$ 20 - com uma tiragem inicial de 5 mil exemplares. Lançado em 1993, a obra já vendeu mais de 12 mil exemplares, conta a coluna Blue Chip. Segundo Maria Emília Bender, editoria da Companhia das Letras, Coronado, de Dennis Lehane, e De volta à vida, de Nadine Gordimer, também entraram na gráfica antes do tempo.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/03/2007 11:48:00 PM | | | Voltar


"Deus e o diabo na terra do sol": carta a alguns amigos _ depois de ver o filme


Despois de ler texto sobre o livro de Régis Frota Araújo, sobre o "Terra em Transe", filme de Glauber Rocha, que também a impressionou, Terezinha Pereira lembrou-se de haver escrito uma carta a alguns amigos (não são fictícios, mas representam um público para "Deus e o diabo na terra do sol"), então, enviou-nos cópia desta carta, que fala das emoções que "Deus e o Diabo..." a despertaram. Pede ao Régis que a leia também.


Leia você também a Carta da Terezinha Pereira.


"Deus e o diabo na terra do sol": carta a alguns amigos _ depois de ver o filme




Technorati : ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/03/2007 11:30:00 PM | | | Voltar


Livros mais vendidos. Confira a llista.


Ficção



  1. "A Menina que Roubava Livros" - Markus Zusak - ed. Intrínseca - R$ 39,90 (500 págs.)

  2. "O Caçador de Pipas" - Khaled Hosseini - ed. Nova Fronteira - R$ 34,90 (368 págs.)

  3. "Guardião de Memórias" - Kim Edwards - ed. Sextante - R$ 39,90 (368 págs.)

  4. "Travessuras da Menina Má" - Mario Vargas Llosa - ed. Alfaguara - R$ 39,90 (304 págs.)

  5. "A Sombra do Vento" - Carlos Ruiz Zafón - ed. Suma de Letras - R$ 39,90 (400 págs.)

  6. "Quando Nietzsche Chorou" - Irvin D. Yalom - ed. Ediouro - R$ 49,90 (407 págs.)

  7. "O Código Da Vinci" - Dan Brown - ed. Sextante - R$ 39,90 (480 págs.)

  8. "Purgatório" - Mario Prata - ed. Planeta - R$ 39,90 (272 págs.)

  9. "Memórias de Minhas Putas Tristes" - Gabriel García Marquez - ed. Record - R$ 26 (132 págs.)

  10. "A Distância Entre Nós" - Thrity Umrigar - ed. Nova Fronteira - R$ 34,90 (336 págs.)


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/03/2007 12:31:00 AM | | | Voltar


"Zodíaco" entra para a lista de livros mais vendidos


Livro "Zodíaco", de Robert Graysmith, deu origem a filmeda Folha Online
O filme "Zodíaco", que estreou no mês passado no Brasil, trouxe frutos para o livro em que é baseado. A obra de Robert Graysmith aparece na lista de não-ficção, na décima posição.
O lançamento da editora Novo Conceito traz a história do seria killer Zodíaco, que desde 1968 enviava cartas a jornalistas com mensagens cifradas e desafiadoras --boa parte delas repleta de sarcasmo.
Agências de inteligência como a CIA e o FBI envolveram-se no trabalho de decifrar os códigos presentes nessas cartas.
Nessa época, Graysmith era cartunista de política do "San Francisco Chronicle", o maior jornal do norte da Califórnia (costa oeste dos EUA), e acompanhou o caso de perto.
No filme, o autor do livro é vivido pelo ator Jake Gyllenhaal ("O Segredo de Brokeback Mountain", "Soldado Anônimo").


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/03/2007 12:21:00 AM | | | Voltar

·······

2 de julho de 2007

David Grossman Ganha Prêmio Espanhol


Folha de S. Paulo - 30/6/2007
O escritor israelense David Grossman, cuja obra foi traduzida em 26 idiomas, recebeu ontem, na Espanha, o Prêmio Cristóbal Gabarrón por sua "linguagem inovadora" e seu "papel como defensor da paz". Trinta artistas concorreram à premiação. O Cristóbal Gabarrón também contempla destaques em artes plásticas, artes cênicas, esportes, economia, entre outras áreas.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/02/2007 09:06:00 PM | | | Voltar


O prazer quase sensual de contar histórias


O Globo - 30/6/2007 - por Cristina Zarur
Poesia, política e sonhos são como uma impressão digital que singulariza a obra de Mia Couto. Sua escrita incide sobre a terra natal e assinala um olhar crítico. Não por acaso, o autor moçambicano estará na Festa Literária Internacional de Paraty, conversando com o baiano Antônio Torres sobre territórios habitados por personagens peregrinos. Couto também está relançando seu romance de estréia na ficção. Escrito em 1993, Terra sonâmbula (Companhia das Letras) foi considerado um dos 12 melhores livros africanos do século XX. Em entrevista por e-mail, Couto afirma que precisa da transgressão poética para ver o mundo, e que escreve deixando-se possuir pela lógica encantatória das palavras.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/02/2007 08:57:00 PM | | | Voltar


Sai o tom político de 2006, entra o bom humor


O Globo - 30/6/2007 - por André Miranda
O fundamental, para Cassiano Elek Machado, diretor de programação da Festa Literária Internacional de Paraty, é que na próxima quarta-feira (04/07), quando a Flip for aberta, o evento será o que seu nome sugere: uma festa. Nada do tom sisudo e das discussões políticas que predominaram no ano passado. O diretor de programação conta que buscou convidados e temas que garantissem, sobretudo, o bom humor. Daí, inclusive, os divertidos nomes das mesas - a de biografias, por exemplo, vai se chamar "A vida como ela foi", num ano em que se homenageia Nelson Rodrigues. "Tentei fugir do lado político dos outros anos. Haverá discussões políticas, como na mesa de Robert Fisk (autor de obras sobre os conflitos no Oriente Médio) e Lawrence Wright (autor de um livro sobre a al-Qaeda), mas não quero que a Flip seja dominada por essas discussões. A Flip é uma festa, não um festival", diferencia.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/02/2007 08:52:00 PM | | | Voltar


Liberdade pela escrita


Semanalmente, o projeto Liberdade pela escrita promove sessões de leitura junto a detentas que vivem com seus filhos de até três anos no Presídio Feminino Madre Pelettier, em Porto Alegre (RS). Nos encontros, acontecem também oficinas de narração de histórias e de confecção de fantoches e bonecos. Entre os objetivos estão: favorecer, por meio da leitura, a mobilização e construção do imaginário; promover um espaço de liberdade de expressão como forma de resgate da identidade e da auto-estima; e desenvolver, através das oficinas, a habilidade de contar e ler histórias para os próprios filhos. A ação, que faz parte do Eixo 2 (Projetos sociais de leitura) do PNLL e beneficia cerca de 30 presidiárias, foi a vencedora da categoria 3 (ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais) do Prêmio VivaLeitura, edição de 2006.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/02/2007 08:45:00 PM | | | Voltar


"Não por acaso" é o nome do filme



"não por acaso",
do diretor Philippe Barcinski é um filme sobre o controle. trata de três personagens obsessivos: um jogador de sinuca que busca o domínio absoluto das bolas em uma mesa de bilhar; o engenheiro de trânsito de que procura manipular o fluxo de automóveis de uma metrópole e o funcionário de uma luxuosa casa de bingo que se revolta com a aleatoriedade de tudo que lhe cerca. isolando-se em seus mundos de pensamentos eles terão de aprender a conviver com a perda para recuperar quem eles amam. o filme, comercial e experimental ao mesmo tempo alternam os registros objetivos e subjetivos em um jogo cinematográfico instigante.


O longa de Philippe Barcinski está em cartaz há duas semanas nos cinemas, em cerca de 60 salas em São Paulo e outras capitais e faz uma bela campanha. Até o momento o filme foi visto por quase 70 mil pessoas. Na próxima semana "Não Por Acaso" entra em cartaz em Bauru, Ribeirão Preto, Uberlândia, Cuiabá e João Pessoa.




Technorati : ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/02/2007 08:37:00 PM | | | Voltar


'A trajetória de Octavio Frias de Oliveira'


'A trajetória de Octavio Frias de Oliveira' traz a história do publisher da Folha de S. Paulo, um dos mais importantes personagens da imprensa brasileira da segunda metade do século 20 e do início do 21, desde o nascimento, em 1912, aos dias de hoje. Frias é visto desde a sua conturbada infância e, a partir daí, pelos fracassos e sucessos que marcaram a sua trajetória de vida. Em paralelo, o livro conta a história da Folha de S. Paulo e, como pano de fundo, traça um panorama do Brasil em todo esse período, além de dar uma idéia de acontecimentos mundiais com repercussão no país. Desfilam por suas páginas personalidades, artistas e políticos com os quais Frias conviveu, entre eles - Di Cavalcanti, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Gilberto Freyre, Getúlio Vargas, Jânio Quadros, Carlos Lacerda, Juscelino Kubitschek, João Goulart, Oscar Niemeyer e Luiz Inácio Lula da Silva. A obra é enriquecida com depoimentos de amigos e admiradores, como Alberto Dines, Antonio Delfim Netto, Antonio Ermínio de Moraes, Boris Casoy, Clóvis Rossi, Elio Gaspari, Fernando Henrique Cardoso, Ives Gandra Martins, Janio de Freitas, Jorge Paulo Lemann, José Sarney, José Serra, Lázaro de Mello Brandão, Olavo Egydio Setubal e Ricardo Kotscho, entre outros. A maior preocupação do autor é mostrar como, aos cinqüenta anos de idade, Frias reinventou sua carreira ao ingressar, quase que por acaso, no setor da comunicação, quando adquire, em agosto de 1962, em sociedade com Carlos Caldeira Filho, o jornal Folha de S. Paulo.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/02/2007 08:32:00 PM | | | Voltar

·······

1 de julho de 2007

''Terra em Transe'', ensaio sobre o filme de Glauber Rocha


Através do cineasta, diretor e ator Vicentini Gomez, recebo o livro "Terra em Transe", de autoria de Régis Frota Araújo, um ensaio sobre o clássico de Glauber Rocha. O poeta e jornalista Paulo Martins (Jardel Filho) irrita-se com o discurso incoerente de um líder sindical, tapa sua boca e pergunta em direção à câmera: "Está vendo o povo? Um imbecil, um analfabeto. Já pensaram o povo no poder?". Seria fácil elogiar Glauber por seu dom premonitório. Mas isso poderia reduzir a complexidade de Terra em Transe a uma única interpretação. A partir da figura trágica de Martins - que, na fictícia Eldorado, recusa tanto o reacionarismo messiânico de Porfírio Diaz (Paulo Autran) quanto o populismo demagógico de Felipe Vieira (José Lewgoy) -, o cineasta define o papel do artista/intelectual: questionar as verdades estabelecidas sem desistir de tomar parte na luta.
Terra em Transe, o filme (Brasil, 1967). Drama. Direção e roteiro de Glauber Rocha. Com Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Paulo Gracindo, Glauce Rocha, Danuza Leão, Jofre Soares e Paulo César Peréio. DVD


Saiba mais sobre o livro Terra em Transe




Technorati : , , , , , , ,
Del.icio.us : , , , , , , ,
43 Things : , , , , , , ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 11:07:00 PM | | | Voltar


Discípulas-amantes ajudaram a criar teoria


Enquanto Sigmund Freud viveu cercado por uma confraria de discípulos vienenses, a maioria de ascendência judaica, Carl Gustav Jung encontrou nas mulheres companhia para sua viagem abissal ao inconsciente. Sabina Spielrein, Toni Wolff, Barbara Hannah, Aniela Jaffé, Yolanda Jaccobi, Marie-Louise von Franz e Emma Jung, sua esposa, perfilam-se na linha de frente da corte junguiana.
Sabina e Toni foram primeiro pacientes, depois amantes e, simultaneamente, discípulas. Por quase 30 anos, Jung manteve um declarado triângulo amoroso envolvendo Emma e Toni, que inspirou o escritor Morris West no best-seller "Um Mundo Transparente"
Qualquer apressado julgamento moralista desses "affaires" deve considerar que, àquela altura, a psique ainda era ainda um território imensamente desconhecido para os próprios pioneiros da psicanálise. Tipo atlético, dotado de energética inteligência, Jung, exercia um fascínio sedutor sobre as mulheres - vaidoso, fez questão que seus biógrafos notassem essa qualidade.
A questão da transferência e da contratransferência, que ainda hoje rende polêmicas, só começava a ser arranhada.
Aldo Carotenuto, analista italiano que esteve em São Paulo participando de um congresso promovido para assinalar os 30 anos da morte de Jung, escreveu um obra crucial ("Diário de uma secreta simetria") sobre asa relações de Freud-Jung a partir de um maço de cartas de Sabina endereçadas aos dois gênios da psicanálise. Essa correspondência, segundo conta, foi encontrada acidentalmente num velho porão.
Foi graças ao relacionamento com as discípulas-amantes que Jung pôde tecer os fios do conceito de anima, o enigmático arquétipo que, se não for reconhecido, pode conduzir um homem de neuroses à perdição da loucura.
Como tudo está em oposição no universo da psicologia analítica, o mesmo ocorre com a anima, que evolui da Lilith selvagem à Sophia, rainha da sabedoria.
Entre as discípulas... brilha o nome de Marie-Louise von Franz. Seu legado aos alunos do Instituo C. G. Jung, de Zurique são palestras numinosas sobre temas que, nas mãos de outro qualquer, poderiam se transformar em soníferos: alquimia, mitologia grega, sonhos, contos de fadas.
Von Franz trabalhou com o simbolismo junguiano dos contos de fadas como Bruno Bettelheim o fez sob a ótica freudiana. São temas sobre os quais ela sempre foi capaz de discorrer por mais de duas horas sem um texto à mão, como atesta o seu ex-aluno, o analista Roberto Gambini. Tanto que as palestras, com raras modificações, foram transcritas em livros.... traduzidos pela Editora Cultrix, trazendo interpretações fundamentais para a compreensão da obra do mestre suíço (Nelson Blecher = Fonte: Jornal "Folha de São Paulo", 08 de junho de 1991)




Technorati : , , , , ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 05:53:00 PM | | | Voltar


James, grávida de 2 meses, precisa provar que é mulher


Noticia: Na certidão de nascimento foi anotado sexo masculino; ela não consegue fazer pré-natal. Jovem de 16 anos, moradora do Jardim Ângela que nasceu no interior da Bahia, também não pode se casar nem registrar o bebê.


Desatenção
O erro que hoje complica o dia-a-dia dela ocorreu, segundo a família, por desatenção do funcionário do cartório que, seduzido pelo nome masculino, trocou o sexo da menina. James estudou até a oitava série sem que, segundo parentes, ninguém se desse conta ou criasse algum empecilho por conta do sexo trocado.
A família só percebeu o erro quando James tinha 15 anos e decidiu tirar a carteira de identidade. A emissão do documento foi negada. Com a gravidez, vieram as complicações. Os pais de James dizem saber ler "mais ou menos". Outra coisa: James e os irmãos foram registrados de uma só vez, num só dia, o que pode ter contribuído para a falta de atenção.


FALTA INFORMAÇÃO: Basta requerer ao Juiz Corregedor dos Cartórios a retificação do registro. Coisa simples.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 05:15:00 PM | | | Voltar


Somos quatro entre mil


Nesta semana, o diário britânico "The Guardian" publicou sua lista dos "mil filmes para ver antes de morrer". Segundo o jornal, são obras essenciais, que melhor atestam as mais variadas formas de fazer cinema. Quantos brasileiros? Apenas quatro produções rodadas no Brasil estão entre as mil escolhidas _para os críticos do "Guardian", o cinema nacional só passa a valer a pena em 1981, com "Pixote - a Lei do Mais Fraco", de Hector Babenco. O diretor também emplaca na lista "O Beijo da Mulher Aranha" (1985). Os outros dois lembrados pelo jornal são "Central do Brasil" (1998) e "Cidade de Deus" (2001), que cada vez mais se firmam no exterior como sinônimo de cinema brasileiro. E acabou. São só esses quatro. Nada de Glauber, de Nelson Pereira, de Tata Amaral ou de Beto Brant. Mas "Karatê Kid" está lá.


Assisti aos quatro. E agora?


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 04:49:00 PM | | | Voltar


Flip consagra o escritor-celebridade


Festa literária de Paraty, que começa na quarta, segue tendência de festivais em que autores "globetrotters" dão "show'. Escritores comentam atual necessidade de freqüentar eventos literários em diversos países para promover seus livros


Não é à toa que o encontro literário de Paraty, que começa na próxima quarta-feira na cidade fluminense, tem nome e status de festa. A Flip chega à sua quinta edição seguindo uma transformação internacional no modo como a literatura é consumida no planeta.
Em sua natureza tido como atividade solitária, o ofício de escritor cada vez menos tem a ver com a idéia de um sujeito entretido em seu mundo particular, sentado numa escrivaninha ou à sombra de uma árvore, estudando ou refletindo em busca de inspiração. Tampouco os leitores têm tido no hábito de ler, como antigamente, uma experiência íntima e reflexiva.
A literatura virou show. Cada vez mais as editoras pedem aos escritores que façam parte de um jogo em que têm de vender seus livros em eventos internacionais, com palestras, entrevistas e atividades interativas com o público. Os leitores, por sua vez, já aceitaram a idéia de serem fãs de escritores-celebridade, reconhecidos não só por sua literatura, mas por sua capacidade de subir num palco e entreter uma platéia. (EDUARDO SIMÕES, MARCOS STRECKER, SYLVIA COLOMBO - DA REPORTAGEM LOCAL)


Noga Lubicz Sklar, que me deu o privilégio de escrever a orelha do seu inédito romance "Hierosgamos", a ser lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, também estará em Paraty fazendo parte do show. Veja o que escreveu em seu Noga Bloga.



O resto é uma grande incógnita, let the sunshine in. Talvez o livro esteja na Livraria da Vila, talvez não. Talvez eu consiga falar com a Liz, talvez não. Talvez possa abordar o Amós Oz com um simpático e solidário shalom chaver talvez não, mas sim, espero que sim, que a FLIP seja um grande, GIGANTESCO SIM, e que de volta de lá eu possa usar um slogan novo para o Hierosgamos: Você será o único que ainda não leu. Brincadeirinha, viu, gente? Coisas de falta de assunto, e por falar nisso ninguém se espante se eu ficar ausente aqui no blog com alguma freqüência nos próximos dez dias, ao cabo dos quais estarei de volta sendo sempre a mesma, ou nunca mais sendo a mesma, personagem-autora ou autora-personagem, quem sabe o que na verdade se passa na mente de um autor de sucesso? Em breve, aqui no Noga Bloga, ou você quer ser o único que ainda não me lê?



"Hierosgamos - Diário de uma Sedução" tem uma capa excelente, linda e viva Rodin. Tem comunidade no orkut, blog Noga Bloga, vídeo no YouTube, orelha na VerdesTrigos e Giz Editorial se encarregou da edição impressa. Sucesso e sorte à Noga, autora e personagem, pois o show ainda nem começou! E tudo já está sendo um astronômico SIM, yes, yes.....




Technorati : , , , , , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 04:23:00 PM | | | Voltar


Camila versus Bebel, no saneamento básico


Às voltas com o sucesso da prostituta que interpreta na novela das oito, com a mudança de casa e com o lançamento do longa "Saneamento Básico", de Jorge Furtado, atriz fica "exausta" e "melancólica" - mas está feliz (Mônica Bergamo - FSP)


O porquê deste post! Para dizer que sou fã da filha do Antonio e da Benedita da Silva. E para falar do filme do Jorge Furtado, "Saneamento Básico", que estréia dia 20 de julho de 2007. "Saneamento Básico, o Filme" tem dois elementos fundamentais para se tornar um sucesso de público neste ano: é uma das mais engraçadas comédias nacionais recentes, protagonizada por um elenco global, com ótimos atores de intensa exposição na TV. Ao mesmo tempo, é uma bela homenagem ao cinema, especialmente o italiano, e uma sátira ao seu modo de produção, especialmente o brasileiro.


À trama: os moradores de uma pequena comunidade da serra gaúcha se unem para solicitar à prefeitura local verba para a construção de uma fossa para tratamento de esgoto. O casal Marina (Fernanda Torres) e Joaquim (Wagner Moura) leva o pedido ao município e ouve que não há dinheiro para saneamento básico. Mas há para um vídeo de dez minutos, R$ 10 mil que haviam sido liberados pelo governo federal para um projeto agora abandonado. Se a verba não for usada, terá de ser devolvida.


Com a ajuda de sua irmã, Silene (Camila Pitanga), e do namorado dela, Fabrício (Bruno Garcia), Marina e Joaquim encampam o projeto do vídeo. Farão um filme sobre a fossa, na crença que conseguirão usar a maior parte do dinheiro para a obra em si e não para o curta. Quando a trupe começa a fazer a ficção "O Monstro da Fossa", os personagens de Furtado são apresentados aos desafios de todas as etapas de realização de um filme: escrever um roteiro, negociar patrocínio, escolher o elenco, produzir cenário, figurino e efeitos visuais, filmar e finalmente montar (blog "Ilustrada no Cinema"). Veja o trailer de "Saneamento Básico".




Technorati : , , , , , , ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 03:35:00 PM | | | Voltar


São Paulo está muito bem na fita


São Paulo seduz cineastas, exibe o lado fotogênico na atual safra de filmes nacionais e atrai produções de fora


SILVANA ARANTES - DA REPORTAGEM LOCAL
O Rio de Janeiro continua lindo, mas é a acinzentada São Paulo, com seus 5,8 milhões de carros, o engarrafamento como sinônimo de rotina do cidadão e a marca da "deselegância discreta" que fica cada vez mais atraente aos olhos e às lentes dos cineastas, daqui e de fora.
Na safra de filmes em cartaz, como "Não por Acaso", de Philippe Barcinski, e entre os que serão rodados nos próximos meses no país, não faltam exemplos dos que tratam a cidade como personagem, e não apenas como cenário.
"Meu grande desafio era fazer com que São Paulo fosse mais do que uma locação [ambiente de cenas], porque o filme lida com a relação do homem com o meio, que é algo meio intangível", diz Barcinski.
O cineasta Walter Salles, que ao lado de Daniela Thomas começará a filmar seu "Linha de Passe" em São Paulo na semana que vem, acha que Barcinski "capturou de forma ao mesmo tempo sensível e contundente" o aspecto mais particular de São Paulo: "O fato de estar em constante movimento". >>> leia mais




Technorati : , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 02:22:00 PM | | | Voltar


Frias e a busca modesta da verdade, um pouco da história do Brasil


Jornalista Mario Sergio Conti escreve sobre a obra de Engel Paschoal. Biografia, reeditada agora, apresenta um retrato desmistificador ao combinar realismo e franqueza.



Entre os méritos de "A Trajetória de Octavio Frias de Oliveira", e eles são vários, o que se impõe logo de início é a combinação de objetividade e modéstia. Objetividade porque o livro pretende ser tão-somente, como diz seu autor, Engel Paschoal, um perfil - o retrato de um empresário que, já cinqüentão, comprou e reformulou a Folha de S.Paulo. E modéstia porque o perfilado nunca foi homem de fazer praça de seus feitos.




Technorati : , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 01:41:00 PM | | | Voltar


Internautas elegem as ''Sete Maravilhas'' da cultura mundial; vote


da Folha de S.Paulo
O caderno Mais!, da Folha, realiza até quarta-feira, 4 de julho, a enquete "Sete Maravilhas". Foram escolhidas sete áreas: arte, cidades, ciência, cinema, filosofia, internet e literatura. As indicações foram dadas por especialistas convidados pelo caderno. O resultado será anunciado na edição de 8 de julho.


Vote nas "Sete Maravilhas":


Cidades => Votei no Centro Habana, Havana, o Rio de Janeiro vai ganhar.
Cinema => Votei em "Um Corpo que Cai" (Alfred Hitchcock)
Web => Votei na Inteligência coletiva
Literatura => Fiquei entre Shakespeare e a Biblia, mas votei na obra coletiva
Filosofia => Votei em "Passagens", de Walter Benjamin (sou fã)
Ciência=> Votei na "A revolução da física do século 19" (nada teria acontecido sem ela)
Arte => Votei "Quinta do Surdo", de Francisco de Goya.


Minhas indicações que não constaram da lista da Folha: Jerusalém, Atenas e Brasília (cidades); "The green wheat fields", de Vincent Van Gogh; Blogs, VerdesTrigos (Internet).




Technorati : , , , , , , ,

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 01:27:00 PM | | | Voltar


Carlos, o goleiro trágico da Caldense, por Luis Nassif


Carlos foi o ídolo da Caldense de Poços de Caldas, lá pela segunda metade dos anos 50. Era um goleiro clássico, que se vestia de negro, andava quase parado no gol, e tinha senso de colocação e um carisma que, tenho a impressão, nenhum goleiro da cidade conseguiu igualar. Nem mesmo o histórico Miné, goleiro tão carismático que só depois que viu que não tinha chances com ele, dona Maria Rodrigues Alves decidiu se casar com um filho de presidente da República.
Algumas décadas antes, lá pelos anos 30 a cidade não tinha cirurgião, o que era motivo de imensa inveja da vizinha São João da Boa Vista, que tinha um cirurgião que, freqüentemente, precisava ser emprestado a Poços. >>>> leia mais



Technorati : , ,

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 01:01:00 PM | | | Voltar


Os 03 livros mais vendidos através do portal VerdesTrigos


1) Teatro Laboratorio de Jerzy Grotowski, O
O trabalho artístico de Grotowski é um dos mais significativos do teatro contemporâneo. Sua foi a elaboração do training, como exercício continuado, cotidiano e personalizado para o ator; sua a primeira experimentação sistemática e concreta da relação ator-espectador em um espaço cênico unitário. Sua a definição do grupo teatral como lugar de exploração pessoal e pesquisa artística, em um trabalho protegido, só em parte finalizado em cada um dos espetáculos. Sua a proposta de uma ética do ator como sujeito de experiências autênticas, que aperfeiçoa e desenvolve as intuições de Stanislávski. Muito do teatro contemporâneo, mesmo esteticamente distante dele, não teria sido possível sem o trabalho de Grotowski. A evidência deste papel é reconhecida internacionalmente pelos que fazem, assistem e amam a arte do teatro e sua extraordinária expressão contemporânea na criação e reflexão do grande diretor polonês. Este livro traz a tradução dos textos reunidos por Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli para a Fondazione Pontedera Teatro e vertidos para o nosso vernáculo pela professora Berenice Raulino.

2) NA PRAIA
Inglaterra, 1962. As profundas mudanças na moral e no comportamento sexual que abalariam o mundo ao longo daquela década ainda estão em estado de gestação. Edward Mayhew e Florence Ponting, ambos virgens, se instalam num hotel na praia de Chesil, perto do Canal da Mancha, para celebrar sua noite de núpcias. Ele é um rapaz recém-formado em história, de origem provinciana, sua mãe tem problemas mentais e o pai é professor secundário. A noiva é uma violinista promissora, líder de seu próprio quarteto de cordas, filha de um industrial e de uma professora universitária de Oxford. O desajeitado encontro íntimo desses dois jovens ainda marcados pelos resquícios da repressiva moral vitoriana é repleto de lances cômicos e comoventes, configurando uma autêntica tragicomédia de erros. 'Na praia', entretanto, vai além disso. O drama dos recém-casados transcende o registro particular e o retrato de época para alcançar a dimensão de uma obra universal sobre o momento da perda da inocência, essa expulsão do paraíso que é um ponto de inflexão na vida de todo indivíduo. McEwan alterna os pontos de vista de Edward e Florence, radiografando seus pensamentos e motivações mais secretos. O sentimento trágico que fica no leitor vem da percepção dos estragos profundos e duradouros que um pequeno gesto, um único mal-entendido, uma palavra infeliz podem causar na vida dos personagens.

3)
E A HISTORIA COMEÇA
Grandes escritores escreveram e reescreveram a primeira frase de um livro várias vezes. A partir de sua experiência como romancista e crítico literário, Oz desenha neste livro o mapa da genialidade e processa a gênese de uma obra-prima, desconstruindo textos de importantes escritores, analisando os métodos utilizados para cativar os leitores e tecendo comentários sobre as estranhas e sedutoras formas pelas quais tais autores iniciaram suas obras.



Technorati : , , , , , ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 11:04:00 AM | | | Voltar


Facilitando a vida dos spiders


Conheças as palavras mais buscadas os googles da vida e que encontraram VerdesTrigos (ah! a lista facilita o serviço do google para este mês de julho)


www.google.com.br/ig?hl=pt-br, contardo calligaris, van gogh, verdes trigos, cruz missioneira, roberto carlos em detalhes, ruinas de são miguel, o vestido - carlos herculano lopes, telas de van gogh, resenha do filme o nome da rosa, o vestido carlos herculano lopes, vincent van gogh, orkut, verdestrigos, contos eroticos, sinuca, ong, poetas mineiros, homenagem aos pais formatura, resenha o nome da rosa, resenha o caçador de pipas, contardo caligaris, livro o vestido, calligaris, nebulosa helix, cruz de caravaca, o vestido de carlos herculano lopes, guaranis, karl larenz, teoria do big bem, van goh, juliana paz sem calcinha, resenha a moreninha, camila pitanga, homenagem aos pais, resenha de a moreninha, o caçador de pipas resenha, sete povos das missões, piadas do humorista ari toledo , ilha das flores download, vicent van gogh, van gog, o julgamento de sócrates, ken wilber , teoria do universo , o nome da rosa resenha , resenha caçador de pipas, participação politica, amos oz, o caso do martelo, colonia cecilia, biografia de van gogh, contardo, download do livro o que aprendi com bruna surfistinha, ricardo guilherme dicke, modelo de tabela price, biografia de vincent van gogh, ong cultural, resenha oração dos moços, homenagens aos pais, nebulosa de helix, igreja de são miguel arcanjo , o nome da rosa, julgamento de socrates, domingos pellegrini, o vestido carlos herculano, ot list, obras de van gogh, o pobre de deus, são miguel das missões, you tube, mercador de veneza, banco brasil japan, sexo, alakazam, resenha mercador de veneza, hotmail , os caminhos de che, fundamentalismo religioso, van gogh biografia, dramatização, marketing de massa, o ultimo voo do flamingo, editora lingua geral, resenha revolução dos bichos, evangelho de judas, oração aos moços, biografia de vicent van gogh , o senhor é meu pastor, carlos herculano lopes, resenha do livro a moreninha, ruinas de são miguel, fotos de guilherme bentana , no tempo das tangerinas resenha, resenha o mercador de veneza, videos bizarros, contos femininos, protetor de telas , o caçador de pipas download, biografia de lia zatz, trigos, ruinas de san inacio , brasil telecom, luxor, no tempo das tangerinas, resenha no tempo das tangerinas, o mercador de veneza , love orkut , a historia do quadro de girassois de van gogh, caminhos de che , midia training , senhoras do santíssimo feminino , sombras de julho, teoria psicoindividual, everest , roda gigante , resenha a revolução dos bichos , biografia de carlos herculano lopes , moacyr scliar, gmail , quais os metodos da pedagogia libertaria, enron, resenha quincas borba, um amor anarquista, julgamento de socrates, o senhor e o meu pastor, doe livros, resenha do livro a mulher que escreveu a biblia, clube da putaria, resumo do livro a letra escarlate, urda alice klueger, www.arianosuassuna.com.br, contos eróticos, guilherme bentana foto, a vida de van gogh, poesia sobre brasilia, mike potira, resenha dom casmurro , protetor de tela , fotos do reporter guilherme bentana , luisa sato , consulta spc, culturas, comunidades orkut, consulta serasa , engill koliqi, antropologia polí­tica, airport planning, misiones , ong cultura , biografia de lourenço, cazarré, biografia domingos pellegrini, fernando roberto janz, resenha do livro o nome da rosa, agenor soares de moura e muito mais




Technorati : , , , , , , , ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 10:36:00 AM | | | Voltar


Parceiros: os 15 mais listados nas estatísticas.


Meus agradecimentos aos parceiros que trouxeram visitantes ao VerdesTrigos. Nesta ordem:
http://www.mundodosfilosofos.com.br/
http://www.cranik.com/
http://verdadeabsoluta.net/
http://www.pletz.com/
http://www.distincards.com/
http://ruadajudiaria.com/
http://www.noga.blog.br/
http://www.casadacultura.org/
http://www.glorinhacohen.com.br/
http://www.educacional.com.br/
http://www.verbo21.com.br/
http://viomundo.globo.com/
http://www.eraodito.blogspot.com/
http://www.portacurtas.com.br/
http://www.edicoes70.pt/



Coloque um banner ou link da VerdesTrigos em seu site ou blog.




Technorati : , , , , , ,

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 09:51:00 AM | | | Voltar


IBOPE: A audiência do VerdesTrigos continua no mesmo patamar do mês anterior, com sinais visíveis de crescimento


Audiência de VerdesTrigos => MAIO/2007·········JUNHO/2007
Número de visitas: 106.220 visitas························108.041 visitas
Páginas visitadas: 278.427 Páginas····················· 276.729 Páginas
Bytes/banda: 23.45 GB·············································27.72 GB

Confira.
Para um sítio cultural, com conteúdo diferenciado, sem patrocício, é certo que temos um público fiel e qualificado, a quem agradeço de coração. Pense nisso.



Technorati : , , , , , ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 09:15:00 AM | | | Voltar

·······