RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

14 de novembro de 2009

Fernanda Young em romance "O Pau"

PublishNews - 13/11/2009 - Por Redação
Chega as livrarias de todo o Brasil neste sábado, dia 14, o romance da roteirista e apresentadora de TV, Fernanda Young. O pau (Rocco, 184 pp., Preço a definir) conta a hiatória de Adriana, uma bela designer de joias que descobre sinais da traição do namorado, 14 anos mais novo. Ao longo das páginas, a escritora usa o humor que a consagrou como redatora de sucessos como Os normais para derrubar a teoria freudiana da inveja do pênis. Diante dos sinais de traição, deixados em uma mensagem no celular recebida pelo namorado de uma jovem modelo de 21 anos, a designer monta um elaborado plano de vingança, com o objetivo de destruir o que acredita ser a única coisa com a qual seu namorado se importa: o próprio pênis. Fernanda Young é escritora, atriz, roteirista e apresentadora de televisão.Entre seus sucessos estão o programa "Irritando Fernanda Young", no qual entrevista celebridades, e os seriados "Os normais", adaptado para o cinema, e "Minha nada mole vida", que mostram sua faceta de roteirista.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/14/2009 08:31:00 PM | | | Voltar


Kindle de graça

Gente, estou tão animada que não caibo em mim (ui!). Desde que amanheceu o dia estou propagando aos mil ventos (quatro agora parece tão pouco...) que o Kindle para PC já está disponível, de graça, para todo mundo ter: nem precisa mais possuir um Kindle, já pensaram nisso?
Nem precisa (pensar, quero dizer, ou hesitar). Vai lá, baixa e usa. É a revolução digital do livro completamente disponível, isso é que é democracia, hein?
Agora. Claro. Seu livro precisa estar disponível na Kindle Store, e quanto a isso eu e o Verdes Trigos estamos dando uma boa mãozinha, confere .
E, cá entre nós (que ninguém, etc., etc.), se aparecer no seu "kindle" alguma restrição para a América Latina, não se aborreça: basta adicionar à sua conta um endereço qualquer nos Estados Unidos, daquele seu amigo, da sua prima, do seu contato de Facebook que quiser facilitar a sua vidinha terceiromundista, se é que você me entende.
E eu, que não sou hacker nem nada, sou pela honestidade transparente em todas as circunstâncias - quem me lê, sabe -, já configurei o meu... Pois quando bate a impaciência, sabem como é, os espertinhos da informática não custam nadinha a encontrar uma saída, por que não eu? Por que não você aí, que quer fazer parte imediata deste admirável mundo novo dos livros*? Hein?
Vai lá. Aproveita, porque eu... já estou aproveitando.
Divirtam-se. E comprem meus livros, claro, basta clicar nos links aí do lado, obrigada! É bem barato, e não tem correio, nem demora, nem nada!

*insisto de novo pra que fique bem claro: para comprar livros em inglês não precisa de nada disso, basta instalar o software no seu PC que eles estão disponíveis para o mundo inteiro, você vai ver.

Via Noga Bloga

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/14/2009 08:24:00 PM | | | Voltar

·······

31 de outubro de 2009

Editora dinamiza na web

PublishNews - 30/10/2009 - Por Redação
O endereço é o mesmo, mas o conteúdo, quanta diferença! A famosa frase publicitária criada para divulgar um produto para os cabelos também pode ser aplicada ao novo portal da Cosac Naify, inaugurado nesta semana. Isso porque o conteúdo segue sendo disponibilizado no endereço www.cosacnaify.com.br , mas com seu conteúdo totalmente reformulado. Entre as novidades, a editora passou a disponibilizar livros para download. O primeiro livro escolhido é Flores, do mexicano Mario Bellatin, que consentiu que a obra recém-lançada ficasse a disposição de todos. A editora também aposta na maior interatividade oferecendo canais de diálogo com o seu público. Twitter (@cosacnaify), com mais de 2600 seguidores espontâneos, Facebook, com mais de 800 membros e Orkut. No site reformulado, destaca-se ainda a estreia do Blog da Cosac Naify, com um capítulo inédito do livro Guerra e paz, de Tolstói, traduzido por Rubens Figueiredo, disponível para os leitores com um ano de antecedência ao seu lançamento, previsto para novembro de 2010. O blog continuará adiantando trechos de livros selecionados pelos editores, curiosidades sobre a escolha das capas e mais informações quentes sobre os próximos lançamentos da editora. Além disso, a Loja Virtual ganha nova seção voltada para bibliófilos onde são disponibilizados em primeira mão, somente para aquisição online, livros com diferenciais gráficos que se tornaram raridade no mercado.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2009 05:55:00 PM | | | Voltar


Lançamento de Borges e outros rabinos, de Lyslei Nascimento, Editora UFMG, em Belo Horizonte

Lançamento de A Bíblia e suas traduções, organizado por Carlos Gohn e Lyslei Nascimento, Editora Humanitas/USP.
Lançamento de Borges e outros rabinos, de Lyslei Nascimento, Editora UFMG.
Local: Café com Letras, Rua Antonio de Albuquerque, 781 - Savassi - BH/MG.
Dia: 21 de novembro de 2009 - de 11 às 14 horas.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2009 05:54:00 PM | | | Voltar

·······

29 de outubro de 2009

O joio do trigo no Kindle, por Noga Sklar

- A senhora tem jornais aí? - escuto vindo lá de fora a voz do pintor que chega, de manhã bem cedo, para retoques na casa, enquanto Alan emerge sonado do quarto, ainda de robe e já rindo dos mais recentes desencontros que a tecnológica humanidade impõe a nosso dia-a-dia cada vez mais empobrecido (haja grana pra manter-se parte, não é?).
- Agora imagine - ele adverte se divertindo - cobrir o chão da sala inteirinho com Kindles pra proteger a pedra verde dos pingos brancos de tinta...
Isso, pra não mencionar que até na feira o jornal impresso já vem perdendo parte importante de seu uso: meu peixeiro de Itaipava, por exemplo, usa um papel finíssimo - de um lado seda, do outro uma versão suavizada de pardo rosado - para embrulhar seu peixe.
Não foi ainda no leitor de ebooks da Amazon.com que li O Globo esta manhã, lá isso é verdade, ansiosa demais pra ver meu nome registrado na fila da frente dos brasileiros publicados no Kindle, eu e Machado, pois é, se andei sumida do blog por um ou dois dias - e do Facebook, e do Twitter, e até do Globo Online -, vocês já sabem por quê: é que eu estava desbravando corajosamente, exilada de tudo o mais na mesa do escritório do andar de cima (e arrancando, desesperada, os longos cabelos brancos, com tantos bugues de linguagem me atacando no preview da tela, sabe-se lá como e vindos de onde), a selva do formato no Amazon Kindle.
Mas estou chegando lá, isto é: entre tantas outras coisas - como, por exemplo, o excitante trabalho novo como editora do VerdesTrigos Digital -, muito em breve completarei meu longo ciclo de amor e ódio como leitora do Globo: fui assinante por anos da edição em papel, depois conformei-me (ui) com as manchetes online, pra terminar com final feliz como assinante no Kindle, taí, muito em breve tudo que vale a pena ler nessa nossa apressada vida conectada estará no Kindle - ao alcance de um clique, e, claro, de um bom débito em dólares no cartão de crédito (vocês sabem, tudo tem seu preço, e enquanto não chega a cesta chinesa de tarifas, todo preço ainda tem sua base em dólares americanos), quem sabe o Kindle salvará a economia? Hein?
Pelo menos a minha espero que salve, já que estou correndo na frente, podem conferir desde já publicadas lá, sob o novíssimo VTD, as obras literárias classe A da familia Sklar.

***

Quer publicar? Vem pro VTD você também. Você não vai querer ficar de fora, né?

Noga Sklar nasceu em Tibérias, Israel, em 1952. Graduou-se em arquitetura no Rio de Janeiro. Desde 2004, dedica-se exclusivamente à literatura e escreve diariamente no Noga Bloga, seu bem-sucedido blog de crônicas. O gozo de Ulysses - As múltiplas línguas de James Joyce é seu terceiro livro publicado.

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2009 10:58:00 PM | | | Voltar

·······

26 de outubro de 2009

Guido Viaro colocou seis dos seus livros para download gratuito, entre eles o "No Zoológico de Berlim"

O modus operandi de Viaro distribuir seus livros é mais do que peculiar. De cada romance publicado, com tiragem de mil exemplares, incluindo o mais recente, ele envia 800 cópias para bibliotecas públicas de vários pontos brasileiros. Os bibliotecários, de Pirapora a Xapuri, agradecem. Inclusive, passam a recomendar as obras para eventuais leitores indecisos. E os frutos já amadurecem.

Em 2006, recebeu apenas um e-mail. No ano seguinte, foi um e-mail por mês. Ano passado, um toda semana. "São leitores, de todo o Brasil, de 18 a 80 anos." A batalha rumo a maior interlocução possível tem no site http://www.guidoviaro.com.br mais uma arma: é possível fazer download gratuito de todos os seis romances.

Todos os livros dele estão à disposição no site, download gratuito. Estou destacando No Zoológico de Berlim porque é o trabalho mais recente dele, mas peço desde já que todos aqui do Meia deem uma conferida no trabalho dele e ajudem a divulgar (meia palavra)

Dowload de obras: http://www.guidoviaro.com.br/livros.htm

Recebemos o livro "No zoológico de Berlim" de Guido Viaro, com uma agradável e simpática carta, onde ele agradece a acolhida pelos dois livros anteriores, cuja repercussão foi ótima, rendendo ao seu site inúmeras visitas. Eu é que me sinto agradecido por proporcionar-lhe algo bom. Compartilho dos seus ideais e recomendo aos leitores visita, download e leitura dos seus livros.

"Não vejo a literatura como um fim. Sou uma pessoa que acredita em suas idéias e acha importante contá-las ao mundo , mesmo que apenas uma em cada milhão de pessoas esteja disposta a ouvi-las. Escrevo histórias de ficção que estão repletas das coisas em que acredito. Não quero ser um doutrinador e nem ter seguidores , essas idéias não são minhas e já foram ditas por muitas pessoas ao longo dos séculos de diversas maneiras. Quero ajudar , ser um instrumento de mudança que não espera e nem acredita em recompensas.

Coloco à disposição seis dos meus livros para download gratuito. Também disponho-me a enviar gratuitamente para qualquer biblioteca que tiver interesse e ainda não possuir , uma cópia dos livros "Glória", A mulher que cai", "A praça do diabo divino", " Embaixo das velhas estrelas", "No zoológico de Berlim" e "Flores coloridas". (Guido Viaro)

"No zoológico de Berlim":

• Sinopse do livro:
M´ ba Nkumrah é um africano que foi capturado em sua tribo para ser exposto ao público que visita o zoológico de Berlim. No cativeiro decide escrever um diário que descreve o que viu e sentiu durante seu período de confinamento.
A história é uma ficção baseada em fatos reais, no final do século 19 e começo do 20, era muito comum a exposição de seres humanos em zoológicos europeus. Capturados na África, América do sul e até no Pólo norte, muitos deles morriam na viagem, outros durante o cativeiro, somente alguns poucos sobreviviam para conhecer a liberdade.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2009 09:40:00 PM | | | Voltar

·······

23 de outubro de 2009

Verdes Trigos é selo de edição digital para kindle e outros e-readers

Verdes Trigos e Noga Sklar celebram parceria para a edição e publicação de livros digitais para o Kindle, da Amazon.Com e outros e-readers.

O selo da edição levará a marca VerdesTrigos.

Os livros da escritora Noga Sklar já estão publicados e disponiveis na AMAZON. Confira.


© Copyright 1998 VERDES TRIGOS - Todos os direitos reservados
VERDES TRIGOS é marca registrada - INPI nº 822244152/822244160

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/23/2009 05:03:00 PM | | | Voltar

·······

20 de outubro de 2009

Entrevistando celebridade: Sebastiana Gouvêa Moraes, a Nana Gouvêa

Os rumos de Sebastiana, a Nana Gouvêa.
Uma atriz cuja alma se enche de coragem, sem culpa e sem medo, inclusive para mudar os rumos da sua personagem.

Com uma voz macia e meiga, Sebastiana responde a todas as perguntas com o maior interesse, sem quaisquer embaraços ou hesitações. Sente calor. Veste roupas leves como sempre. Quem não a conhece? Sua imagem é como outdoor à margem da estrada; todos a conhecem; inclusive aquela tatuagem no púbis é pública. Ah, bela fada, use a sua mágica varinha e abra os ouvidos de quem a rodeia. Por que ninguém a ouve ou presta atenção no que ela sente ou diz?
Consolada, solícita, ela me diz que a maioria das pessoas "olha para mim e não escuta o que estou falando". "Já estou acostumada". Calmamente explica-me que tem plena consciência que a sua imagem grita e abafa o som da sua voz.
Do celular pede para que ligue direito ao aparelho fixo. Enquanto com ela falo - esqueço o que aprendi na psicanálise -, dou uma gugada no seu nome e aparecem na tela mais de duzentos e oitenta mil páginas e mais de trinta e cinco mil imagens disponíveis na internet. Fazer o quê se os paparazzos, os fotógrafos de plantão, estão sempre atentos a todo e qualquer movimento seu. É obvio que vai ter alguma foto sua "pagando calcinha" ou "pagando peitinho".
Contudo, ela é desinibida - não cobre mais do que vinte por cento do corpo - e nem poupa de quem quer que seja o privilégio da visão do paraíso. Pelas teias da web, dá-nos a entender que estaremos sempre diante da personagem por ela vivida; contudo, embora neste mundo pós-moderno também contracene com a personagem, quero mesmo é saber o que pensa a atriz. As nuances da sua persona já estão todas presas nas teias da web pela grande aranha. O que diz e sente a atriz Nana Gouvêa? "É óbvio que quero ser conhecida pelo talento e pela inteligência".
Em pleno vigor dos seus trinta e poucos anos, ela está feliz com o seu corpo, permitindo-se ser fotografada e vista com orgulho e prazer. "Sou feliz comigo, adoro ser assim, adoro ser fotografada, me adoro, estou cada dia mais gostosa". Ela não deixa de viver em razão do que os outros pensam. "Vivo o que me dá prazer".
No seu último ensaio fotográfico - estou online - ela declarou que não consegue "viver sem meditação, sem livros, sem praia, sem família e sem um chamego". Eu sequer imaginava que ela gostasse de ler. "Estou sempre com um livro na mão, seja quando viajo ou na praia. E as pessoas me dizem, você é tão triste. Não, ao contrário, este é o mais alto grau de felicidade para mim". E Ela continua, "em casa tem livros para todo lado".
Vou à veia. Ela tem veia bailarina, aquela que dança. "Nana, o que você está lendo?" De pronto, "dez livros, tudo ao mesmo tempo". "Mas, quais? Eu quero saber". Ela relaciona vários. "Onde existe luz" é o primeiro deles. Com serenidade, explica-me que é baseado no pensamento de Paramahansa Yogananda e que ensina como enfrentar as adversidades. Outro é "O amor venceu", um romance mediúnico psicografado por Zibia Gasparetto a partir do espírito Lucius. Lê "tudo ao mesmo tempo", um sobre ioga, "A vida no planeta Marte e os Discos Voadores", do espírito Ramatis, e outro do Godinho.
Dá um descanso às sinapses do meu cérebro quanto traz à baila " A Cabana ". Um livro que enquanto "você lê, você faz uma oração, é uma conversa com Deus, você não precisa fazer o Pai Nosso, porque você já leu A Cabana". Sebastiana não quer convencer-me de nada, como fazem outros, apenas fala-me como vive sua espiritualidade. Sua fala sobre A Cabana faz-me lembrar do papa alemão em Auschivitz, quando fez aquela inevitável pergunta - semelhante ao bilhete encontrado na cabana - "Se Deus é tão poderoso, por que não faz nada para amenizar nosso sofrimento"? Silenciosamente, pensei comigo, "será que o papa leu A Cabana?".
Ela também lê a Bíblia, "o mais fantástico de todos, mas sem o pieguismo da religiosidade". Como se fosse preciso, ela se apressa em dizer-me: "Não sou uma beata".
Indica-me o clássico espírita "A vida no mundo espiritual", psicografado por Chico Xavier. Fui delicado, "talvez leia". Pergunto-lhe se leu algum livro do Paulo Coelho. "Todos", abruptamente. Eu queria indicar-lhe "Onze minutos", o único do Paulo Coelho que consegui atravessar as vinte primeiras páginas.
Indago sobre seu hábito de leitura; ela é transparente e verdadeira, "a leitura é uma ligação para um amigo querido; quando canso, fecho o livro. Quando leio vivo intensamente uma história com um amigo querido, sem invadir minha vida. Livros são amigos, são vários amigos... tudo ao mesmo tempo".
Então, fala-me que "passa o dia em silêncio, sem tv, sem rádio, e ouve apenas uma trilha sonora para meditação". Ela curte meditação. É verdade, ela não vive sem meditação. "Só me faz bem, curou minha dor de cabeça", fala com sentimento de gratidão aos exercícios de meditação. "Pratico-os diariamente, aprendi faz quatro anos. Eu frequento a Casa Padre Pio, um lugar eclético, com muita diversidade, tem origami, tem cabala". Mas ela é kardecista, "batizada no kardecismo", ela fala confirmando.
No meu computador, leio a notícia de que " Nana Gouvêa se vestiu de caipirinha sexy e vendeu beijos na festa julina da Casa de Padre Pio, no Jardim Botânico, Zona Sul do Rio". Sim, "todas às segundas-feiras medito e assisto às palestras no Padre Pio".
Fala-me ainda que é da roça - eu sei bem o que é isto. "Nasci em Jataí, vivi minha adolescência em Uberlândia". Aos onze anos começou a fazer comerciais e fotos publicitárias. Diz-me que nas férias sempre ia para Goiás. "Minhas férias em Jataí eram prazerosas, meus maiores prazeres eram buscar ovo no galinheiro, subir em árvores, cavalgar e tomar banho nas cachoeiras até o escurecer". Quem fala deste passado é Sebastiana, que é atriz, "doa a quem doer", e que interpreta muitíssimo bem a sua personagem, seja na televisão ou desfilando no carnaval, posando nua para revistas ou fazendo fotos para o paparazzo.
Diz-me logo que o trabalho feito pela Autumn Sonnichsen - fotógrafa americana - não representa a sua pessoa - a Sebastiana - , é um trabalho totalmente profissional, um trabalho de representação, onde interpreta uma mulher com hábitos noturnos, o que ela garante não ter. "Não tenho hábito noturno, saio à noite apenas para compromissos profissionais".
Concluo que as fotos da Autumm também não destacam as características da sua persona " Nana Gouvêa ". Parece-me representar algo além da pessoa e da persona, interpreta outra personagem. Agora, as fotos do último ensaio "retratam o meu momento atual", uma mulher que "curte a praia" - um dos seus maiores prazeres - e com habilidades de interpretação suficientes para caminhar sobre o fio da navalha, o limiar da nudez artística. Na sequência, fala-me sobre cinema, ouço a atriz falando com desejo, "fiz pouco, mas tenho muita vontade de fazer mais", "por que gosto da estrutura" do cinema.
Já o teatro não lhe apetece tanto assim, porque "é como casamento, ele prende muito. Já estou me desligando de tudo aquilo que me prende". Sempre foi rainha de bateria de escola de samba. Ela fala que "por mais de dez anos sempre vivi esta personagem, esta grande peça de teatro". Filosofa sobre sua relação com as escolas, "hoje tenho uma relação livre com a escola de samba". E completa: "vou ser sempre rainha". Não foi preciso perguntar sobre sua relação com a televisão, ela emendou "gosto de tv, sem tabus, acho delicioso fazer tv, adoro chegar ao Projac para gravar".
Fosse possível, ficaríamos horas e horas conversando; mas, enfim, termino com uma pergunta simples, "qual é o seu segredo?" Ela responde, sem nada esconder: "não como carne vermelha".
Óbvio, parece-me que o segredo daquela menina que deixou Minas e Goiás - talvez temesse o mundo - foi construir uma persona. Contudo inteligente como sempre foi, com sua persona, Nana Gouvêa abriu espaços neste enorme teatro e nele se mantém representando, desde o tempo das tardes domingueiras, divertindo-se numa banheira em rede nacional, até o tempo presente nas praias, no carnaval ou nas ruas do Rio de Janeiro, sempre driblando os fotógrafos, que com ela contracenam. Sebastiana parece-me viver imune a tudo isso; enquanto o coração é invadido por uma felicidade pela interpretação, a alma se enche de coragem, sem culpa e sem medo, inclusive para mudar os rumos da sua personagem.

por Henrique Chagas

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/20/2009 10:09:00 PM | | | Voltar

·······

28 de dezembro de 2008

Entrevista: Tânia Rösing

Tânia Rösing - Professora, Doutora em Teoria Literária, idealizadora e organizadora das Jornadas Literárias de Passo Fundo RS - Brasil

 ARdoTEmpo: Tânia, você é a idealizadora e a Coordenadora do mais significativo e importante Encontro de Literatura em Língua Portuguesa, que ocorre no Brasil - como será agora em 2009? O que sua equipe está programando?

Tânia Rösing:  Todos nós, os integrantes da equipe organizadora, estamos trabalhando em função da seleção do tema geral, programando os subtemas dos palcos de debates e das conferências. É a fase dos contatos com as editoras e da seleção dos nomes dos autores, tanto da Jornada quanto da Jornadinha em função do tema que abrigará os debates.

Estamos formatando o 8º Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural, o 3º Encontro Nacional da Academia Brasileira de Letras, o 2º Encontro Estadual de Escritores e o Seminário Internacional de Contadores de histórias, ao lado da programação de 13 cursos. 

ARdoTEmpo: Poderemos contar novamente com o brilho e o entusiasmo dos "três tenores" - os brilhantes Ignácio de Loyola Brandão, Alcione Araújo e Júlio Dinis na coordenação dos debates no Circo da Cultura - o grande palco da Literatura no País? E o Luís Augusto Fischer, que tão bem coordenou o Encontro de Escritores Gaúchos, repetirá o seu projeto?

Tânia Rösing: As ações das Jornadas, no âmbito da movimentação cultural em que se constituem, têm a mesma importância e os coordenadores dos debates, dos seminários e encontros de escritores nacionais e estaduais, dos palcos de debates, das conferências, dos cursos, todos fazem parte da programação complexa que elas representam.

Contaremos sim, com a participação já tradicional de Alcione Araújo, Ignácio de Loyola Brandão, de Júlio Dinis; convidamos Luís Augusto Fischer para continuar coordenando o Encontro Estadual de Escritores; Miguel Rettenmaier coordenará o Seminário Internacional de Pesquisa em Leitura e Patrimônio Cultural juntamente com Fabiane Verardi Burlamaque; Eliana Teixeira e Paulo Becker coordenarão a Jornadinha; Celso Sisto e Eladio Weschenfelder, o Seminário Internacional de Contadores de histórias, a Pré-Jornada e a Pré-Jornadinha serão desenvolvidas por Solange Lopes Brezolin, Eliana Teixeira, Liana Lângaro Branco e as demais atividades, cada uma terá o seu coordenador cuja responsabilidade exigem talento, liderança, comprometimento. Sempre tivemos o apoio ímpar de profissionais sintonizados com os grandes objetivos que sustentam nosso movimento.

ENTREVISTA COMPLETA em ARdoTEmpo

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/28/2008 04:38:00 PM | | | Voltar

·······

20 de dezembro de 2008

MÚSICA PARA OLHOS DE RESSACA

Com 'Capitu' no ar, todos querem saber quem são os caras que cantam a canção que a todo instante embala a microssérie. O nome da banda é Beirut, e a canção é do ano passado e se chama 'Elephant Gun'. No caldeirão de misturas do grupo, há referências como as fanfarras ciganas dos Bálcãs, música folk e pop independente, e influências de nomes como Jacques Brel, The Magnetic Fields, Smiths, Kocani Orkestar e Serge Gainsbourg. O americano Zach Condon é a voz. Ele é cantor e multi-instrumentista. Deixando de lado os bla-bla-blás, a música que eles fazem é sensorial, parece percorrer o limite entre sonho e realidade, como um desses sonhos bons que nos tomam de assalto e cuja sensação permanece o dia inteiro. O som do leste europeu já está no topo do hype há algum tempo e veio mesmo para ficar. (FONTE: André Gomes)

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/20/2008 08:34:00 PM | | | Voltar

·······

14 de dezembro de 2008

A vida era uma festa

Para poder escrever sobre a vida, primeiro você deve vivê-la”, pontifica Ernest Hemingway numa das frases compiladas no livro A boa vida segundo Hemingway, do jornalista A.E.Hotchner. De fato, tanto quanto pela sua literatura, o escritor americano ficou famoso por enfrentar feras selvagens em safáris, pescar em mares raivosos, envolver-no mundo viril das touradas, tomar porres homéricos, lutar heroicamente na Primeira Guerra, destruir corações na Paris dos anos 20 etc. (Dizem também que foi um grande mentiroso… Huahuahua!). O fato é que, por tudo isso, sua “persona” pública se tornou até mais interessante que os angustiados protagonistas de seus romances e contos.

Leia e comente o texto completo na coluna Máquina de Escrever, do Portal G1
http://colunas.g1.com.br/maquinadeescrever/

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2008 03:50:00 PM | | | Voltar

·······

8 de dezembro de 2008

A mulher de 50 anos

No livro Coroas, a antropóloga Mirian Goldenberg analisa o insustentável peso da idade entre as mulheres brasileiras

Estudiosa dos gêneros e do corpo em nossa cultura, a antropóloga e professora da UFRJ Mirian Goldenberg saiu a campo para investigar como a mulher brasileira de 50 anos está se enxergando. Autora de outros ensaios sobre a condição feminina na sociedade contemporânea, como A outra, Infiel e O corpo como capital, Mirian apresenta os resultados de sua pesquisa em Coroas – Corpo, envelhecimento, casamento e infidelidade. Ela mostra, basicamente, que a situação anda difícil para as mulheres maduras: numa cultura que condiciona os afetos a aparências e valores de mercado, e onde a juventude e a beleza são fatores determinantes da realização pessoal, elas se sentem cada vez mais excluídas e pressionadas.

Leia e comente uma entrevista com a autora na Máquina de Escrever, do Portal G1
http://colunas.g1.com.br/maquinadeescrever/

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/08/2008 04:46:00 PM | | | Voltar

·······

16 de novembro de 2008

Luís Augusto Fischer: Fato Literário 2008

Merecido!

O professor universitário e escritor Luís Augusto Fischer foi o grande vencedor do Prêmio Fato Literário 2008 na categoria Personalidade. Obtendo 44 dos 78 votos válidos do Júri Oficial, Fischer foi econômico nas palavras de agradecimento.

Dizendo-se emocionado pela premiação, o autor da obra Machado e Borges - e Outros Ensaios sobre Machado de Assis agradeceu a alguns de seus mestres ali presentes, como Sérgius Gonzaga e Zilá Benrd, por terem lhe ensinado um pouco do que ele hoje “tenta fazer”. Fischer foi amplamente aplaudido pela platéia que lotou uma das salas do Clube do Comércio, onde o prêmio foi anunciado.

Via Alfredo Aquino. Parabéns Luís A. Fischer!

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 09:29:00 PM | | | Voltar


Os 80 blogs indicados pela revista Época - Confira a lista

Confira a lista dos nacionais:

http://ahtrine.com.br/ / http://interney.net/blogs/aomirante / http://barbaragancia.com.br/ / http://www.bichinhosdejardim.com/ / http://bichoamigo.blig.ig.com.br/ / http://blogdadieta.com.br/ / http://blogdoalon.com.br/ / http://oglobo.globo.com/pais/noblat / http://blogdosakamoto.blig.ig.com.br/ / http://www.brainstorm9.com.br/ / http://www.brogui.com/ / http://lablogatorios.com.br/brontossauros / http://continue.com.br/ / http://blog.diabetes.org.br/ / http://www.drpepper.com.br/ / http://www.efetividade.net/ / http://www.eucapricho.com/ / http://www.verbeat.org/blogs/facaasuaparte / http://uolpolitica.blog.uol.com.br/ / http://gizmodo.com.br/ / http://tolicesdoorkut.com/ / http://hipopotamozine.blogspot.com/ / http://www.irmaosbrain.com/ / http://www.jacarebanguela.com.br/ / http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/ / http://blogdojuca.blog.uol.com.br/ / http://www.kibeloco.com.br/ / http://bloglaemcasa.com.br/ / http://www.lilianpacce.com.br/ / http://www.luisnassif.com.br/ / http://www.manualdocafajeste.com// http://marcelotas.blog.uol.com.br/ / http://meiobit.pop.com.br/ / http://oglobo.globo.com/economia/miriam / http://mulheresguerreiras.blog.terra.com.br/ / http://oficinadeestilo.com.br/ / http://www.papelpop.com/ / http://papodehomem.com.br/ / http://colunas.g1.com.br/paulocoelho / http://pedrodoria.com.br/ / http://www.pensarenlouquece.com/ / http://queridoleitor.zip.net/ / http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo / http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/viaje-na-viagem.shtml / http://www.sedentario.org/ / http://blogsexpedia.com.br/colunasexpedia / http://tecnozilla.info/ / http://tedouumdado.virgula.com.br/ / http://www.updateordie.com/

VerdesTrigos não está na lista da revista Época.

http://blog.verdestrigos.org

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 09:00:00 PM | | | Voltar


O local da criação

por Ronoc (Cultura Pompéia) em 16 de Novembro de 2008 às 9:46 am

Se você ainda não experimentou a sensação, tarda mas não falha: um dia vai experimentar. Ao terminar uma frase, página, capítulo ou o livro todo, sobrevém o assombro. Admirado, você se pergunta: “como é possível escrever tão bem?”, “como é que alguém consegue pensar nisso?”, “de onde vem a inspiração para criar algo assim?”.

Como já se disse tantas vezes, os caminhos da criação são quase sempre insondáveis. Mas uma das peças desse infinito quebra-cabeças é o espaço em que o escritor dá vazão às torrentes de idéias e sentimentos que lhe agitam a mente. Para alguns autores, as idéias vêm enquanto tomam banho, conversam com amigos, quando estão no cinema, ou sentados no parque, observando pombos. Outros já são mais metódicos, e afirmam categoricamente e sem qualquer romantismo que as idéias surgem quando a pessoa se senta à mesa e põe-se a escrever. Não importa o estilo, o fato é que uns e outros elegem um espaço rotineiro de trabalho, onde se sentem confortáveis para transportar para o papel ou o computador as peripécias de seus personagens. Sobretudo para os fãs, esses locais praticamente adquirem o status de sagrados, envoltos em uma aura que combina mistério e adoração.

Com o intuito de saciar (ou seria de aguçar?) a curiosidade acerca dos espaços em que os escritores trabalham, desde o começo de 2007, o jornal inglês The Guardian publica uma série de ensaios fotográficos intitulada Writer’s rooms. A cada semana, um quarto, escritório ou biblioteca de um escritor ou de uma escritora é retirado do campo da especulação e revelado aos nossos olhos. Figuram na coleção, entre tantos outros, os quartos de Virginia Woolf, John Banville, Colm Tóibín, Charles Darwin, Antony Beevor e Eric Hobsbawm. No Brasil, uma das mais interessantes iniciativas que procuram preservar esses espaços é o projeto Acervo de Escritores Mineiros, mantido e desenvolvido pela UFMG. Os escritórios de Henriqueta Lisboa, Oswaldo França Júnior, Murilo Rubião e Cyro dos Anjos foram remontados nas dependências da Federal e estão abertos para visitação pública. Mas você também pode fazer um tour virtual por eles na página do projeto.

Via Blog da Cultura

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 06:10:00 PM | | | Voltar


Lucas Arantes pré-anunciando o lançamento de seu primeiro romance no YouTube

O jornalista e escritor Lucas Arantes pré-anunciando o lançamento de seu primeiro romance, intitulado "O Outro Estranho". O romance será lançado em breve em formato ebook (em PDF). A meta de é conseguir 100 mil leitores em 6 meses!!

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 01:38:00 PM | | | Voltar

·······

13 de novembro de 2008

Coluna do Vinicius Jatobá no Terra Magazine

Saiu o segundo texto da coluna do Vinicius Jatobá no Terra Magazine. Com o passar das semanas, escreverá sobre cinema e HQs. Ocasionalmente, publicará crônicas e reportagem. Estão convidados. Toda quinta-feira, um texto novo. A resenha de hoje é sobre a excepcional reportagem "O segredo de Joe Gould", do mestre da arte da prosa estadunidense Joseph Mitchell. Nas próximas semanas: "The Umbrella Academy", "Desonra", "RocknRolla", "Caos Calmo" e muito mais. E se gostarem do texto, divulguem para colegas e amigos e voltem sempre.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/13/2008 09:25:00 PM | | | Voltar

·······

12 de novembro de 2008

Três Perguntas a Alfredo Aquino

Daniel Feix - Zero Hora

A experiência do artista plástico Alfredo Aquino como autor de livros vem de longe – além de escrever e editar títulos de arte, seus desenhos já ilustraram por exemplo o volume de contos Cartas (2004), de Ignácio Loyola Brandão. Mas sua estréia como ficcionista se deu apenas em 2007, com A Fenda, também este um livro de contos. Carassotaque (2008), que ele autografa hoje, às 18h30min, na Praça de Autógrafos - 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, é seu primeiro romance.

ZH – Você é um artista visual, escreve sistematicamente em blog, já publicou contos... O que o levou ao romance? Foi a complexidade do tema – as identidades culturais?

Alfredo Aquino – O livro fala muito do medo, tema universal que toca a todos, que faz parte do nosso cotidiano. Ele tem a haver com a arte contemporânea em geral. Essa questão da identidade é crucial também: ser percebido, ser reconhecido e harmonizar seus valores democraticamente, saber ouvir e também conseguir ser ouvido. Mas, se isso vale para uma pintura, também vale para a literatura.

Escrever é apenas outro modo de expressão, de inventar um mundo de fantasia em que nos identifiquemos, autor e leitor, numa espécie de vertigem. A interpretação que quem lê o livro faz, as identificações multiplicadas, isso é muito rico. Mas acontece também na pintura, nos desenhos...

ZH – Carassotaque tem como protagonista um fotógrafo, ou seja, um artista visual, que vive longe de suas origens. O quanto ele tem da sua experiência e da sua visão de mundo?

Aquino – Alguma coisa. Na verdade, o protagonista é o outro, o que nos chama atenção, o que nos ensina a ver com seu olhar diferente do nosso – diferente do meu próprio olhar. O estrangeiro faz perguntas porque tenta entender o que para ele não faz sentido – aquilo a que nós já estamos acostumados ou até resignados.

Existem situações imaginárias que são de um coletivo, fazem parte do imaginário de muitos de nós. Ocorreu uma publicação de um pequeno trecho de Carassotaque em Portugal, e lá os portugueses se identificaram, então isso mostra a dimensão dessa fantasia coletiva que não é localizada. Nesse universo sugerido, que é um tanto visual também, fica proposto um olhar de imagens, que é onírico, é o dos nossos sonhos, podemos nós mesmos imaginar os cenários, acompanhar os diálogos, nos posicionarmos. Esse livro se escreveu quase sozinho, em muitos momentos eu escrevia como se estivesse lendo, para saber o que iria acontecer. Eu também queria saber para que lado aquela história se conduzia.

ZH – Em que medida as artes visuais influenciam sua literatura?

Aquino – As linguagens são diferentes, mas acontece a mesma coisa, os procedimentos são semelhantes: tento sempre experimentar, inventar um jeito novo de expressar, busco correr riscos, fugir da fórmula conhecida e confortável. É isso o que vale na Arte verdadeira, seja ela a visual ou a literária. Porque fazer o que outros já fizeram? Não faz sentido ser cubista hoje, não faz sentido fazer pastiches de Marcel Duchamp hoje – um grande artista que teve seu apogeu em 1920, 1930, no século passado, quase cem anos atrás... É importante buscar caminhos, ver o que os outros estão fazendo, não para fazer igual, mas justamente tentar um vôo diferente. Sempre existem jeitos e motivações para isso. A literatura é um desafio assombroso...

Publicado em Zero Hora - RS e no ArdoTempo

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2008 10:53:00 PM | | | Voltar

·······

11 de novembro de 2008

Verdes Trigos: depoimento de Mário Persona

Mário Persona fala de Verdes Trigos, de livros, de leitura, em homenagem aos 10 anos do Portal Verdes Trigos. Obrigado Mário pelo rico e maravilhoso depoimento que motiva a continuar por mais décadas em prol da cultura, da literatura e do hábito da leitura.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2008 11:24:00 PM | | | Voltar


Simon Schama é o primeiro autor confirmado na FLIP 2009

Está confirmada a presença do historiador Simon Schama na FLIP 2009. O autor já havia sido convidado para a edição de 2008, e desta vez aceitou o convite após encontro com Flávio Moura, na Feira do Livro de Frankfurt. De origem lituana, tem três livros publicados no Brasil: “Cidadãos” (1989); “O Desconforto da Riqueza” (1992) e “Paisagem e Memória” (1996). Saiba mais.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2008 08:37:00 PM | | | Voltar


Direção de programação ganha blog no site da Flip

Flávio Moura, jornalista e diretor de programação da FLIP, acaba de lançar um blog. O objetivo do blog é debater conteúdos atuais relacionados à literatura e criar um canal para divulgação das novidades da programação da FLIP 2009. Confira aqui o Blog.

  • Blog da FLIP
  • Canal da FLIP no YouTube
  • Site da FLIP

  • Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2008 08:32:00 PM | | | Voltar


    Site reúne sugestões para encontrar livros online

    Boletim PNLL - 10/11/2008 - por Redação

    O site EduChoices reúne 25 sugestões de bibliotecas online, onde o usuário encontra livros que podem ser consultados gratuitamente. Na classificação de seus idealizadores, o melhor acervo pode ser encontrado na The Online Books Page. Além dela, destaque também para o Projeto Gutenberg, a Read Print, voltada para estudantes e professores, a Chest of Books, especializada em livros de não-ficção e a Lookybook, especializada em livros infantis.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2008 08:21:00 PM | | | Voltar

    ·······

    9 de novembro de 2008

    Livros perdidos, nunca mais!

    por Ronoc (Cultura Pompéia) em 09 de Novembro de 2008 às 10:57 am

    Na casa em que Ernest Hemingway viveu em San Francisco de Paula, Cuba, a quantidade de livros é tão grande, que eles estão presentes até mesmo no banheiro. Certa vez, o escritor australiano Peter Carey revelou que sempre que comprava um livro novo se via obrigado a um torturante exercício: de qual volume teria de se desfazer para abrir espaço em seu apartamento para a nova aquisição? Com Sérgio Buarque de Holanda, a situação não era muito melhor: tinha tantas obras em sua biblioteca pessoal, que sua esposa em determinado momento passou a proibi-lo de comprar qualquer livro. O sociólogo não pestanejou: desenvolveu um astucioso sistema para contrabandear os volumes para dentro de casa. (Fica a dica do documentário Raízes do Brasil, de Nelson Pereira dos Santos, em que, se não estou muito enganado, o próprio Sérgio Buarque conta essa e muitas outras histórias impagáveis.)

    É um drama bastante comum para quem sofre do delicioso mal da bibliofilia. Além de ler (muito) e falar (muito) sobre livros, ainda sentimos a necessidade incontrolável de tê-los por perto. Só que um belo dia, eles sorrateiramente já ocuparam todas as estantes e prateleiras disponíveis, deitados, em pé, às vezes socados, coitados. Espalham-se pelo quarto, em pilhas ao lado da cama, em cima da mesa; ocupam os móveis da sala, arriscam-se pela cozinha, ensaiam um avanço por todos os cantos livres da casa. A não ser que você possua uma memória prodigiosa, nesse momento será muito difícil dizer: onde está aquele romance russo que eu nunca consegui terminar? Ou: quantos livros de literatura latino-americana eu tenho mesmo? Para não falar na constrangedora situação de chegar em casa feliz da vida com aquela obra que você sempre quis adquirir e alguns dias depois, no meio de uma faxina, descobrir que você já a havia comprado fazia um bom tempo…

    Se você está lendo este post com um sorriso no canto da boca, meneando a cabeça em sinal afirmativo, como quem diz “sei muito bem do que você está falando”, talvez sua coleção também tenha saído do controle. Antes de entrar num embate derradeiro do tipo “ou eles ou eu” e decidir que os livros ficam e você sai, experimente o LibraryThing.

    O LT é um programa on-line de catalogação e organização de livros, que permite ainda estabelecer contato com todos os usuários que possuem obras em comum com você. Finquei bandeira por lá faz mais ou menos um mês, e posso garantir: além de bastante útil, o LT pode ser também muito divertido. Quanto aos livros, você pode cadastrar todos os dados (autor, editora, ano, edição, páginas, capa, ISBN etc.), bem como os assuntos de que trata. Depois, você pode organizar sua coleção como quiser e fazer qualquer tipo de busca — tudo depende do volume de dados que você inserir. Quer saber quais os livros da Clarice Lispector você tem? Um clique. O mais interessante vai ser quando você procurar saber quem mais possui A hora da estrela. Você vai encontrar italianos fanáticos por L’ora della stella, franceses encantados com L’heure de l’étoile, e até suecos apaixonados por Stjärnans ögonblick

    Além de dar ordem na sua coleção, você ainda pode cadastrar suas livrarias e bibliotecas prediletas (e permitir que qualquer usuário localize-as com o Google Maps), escrever resenhas, montar grupos de discussão, acompanhar o desenvolvimento das bibliotecas de seus amigos. Enfim, o que o LibraryThing acaba oferecendo é um ponto de encontro global para todos aqueles que vêem no livro nada menos que um objeto de devoção.

    Excelente informação do Blog da Cultura. Anotado.

    http://www.librarything.com/profile/VerdesTrigos (profile)
    http://www.librarything.com/catalog/VerdesTrigos (library)

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2008 02:10:00 PM | | | Voltar

    ·······

    5 de novembro de 2008

    Febre de Novembro

    Vem novembro, começa o frio, as chuvas. E vem a febre de novembro: por um lado, atos políticos e da população em memória ao assassinato do ex-premiê Yitzhak Rabin, que aconteceu no começo de novembro de 13 anos atrás. Por outro, discussões sem fim sobre o assassino, Yigal Amir. Reduzir a pena? Tirá-lo da cadeia? Pode se casar? Pode ter filho?

    Blá-blá-blá.

    No ano passado eu estava na mesma praça de anos antes, cobrindo o ato pela RFI e acompanhando os discursos. O filho de Yigal Amir tinha nascido uma semana antes. O dia do ato, então, caiu com o brit milá (circuncisão ritual) da criança - coincidência que chocou os que estiveram no ato em comemoração à paz que acabou com três tiros no premiê.

    O filho do Rabin, no discurso diante de milhares de pessoas, disse então que se sentia chocado ao perceber que já se admite, na sociedade de uma década mais tarde, falar sobre a liberdade do Amir, apesar de ele ter sido condenado a prisão perpétua e de o caso ter, na época, movido e comovido os israelenses - quem não tem alguma lembrança das centenas de pessoas chorando sobre velas?

    Mesmo assim, o tema segue vivo no cotidiano daqui, e é relembrado quando chega novembro. Em um exercício de “e se…?”, os israelenses tentam adivinhar o que seria hoje do país e dos vizinhos se o premiê que assinou o primeiro acordo de paz com os palestinos não tivesse sido morto. (Carteiro sem Poeta)

    Marcadores:

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2008 10:19:00 PM | | | Voltar


    Presidents who write well, lead well

    Obama's facility as a writer indicates talents that will serve him well in the White House

    Barack Obama signs a copy of The Audacity of Hope

    Given what I do for a living, I suppose it's only natural that I have a high degree of respect for those who write well. Good writing very often signals a strong intellect and in many cases a deep vision. It also shows its author to be a person of some discipline, in that even those who are born with a great deal of talent in this area still usually have to work hard and make sacrifices to develop their abilities. All of which is making me giddy at the prospect of Barack Obama's coming presidency.

    Like many politicians Barack Obama is also an author. What makes him different is he's also a good writer. Most books by today's policies are glossy, self-serving, sometimes ghost-written puffery, which are designed to be sold as throwaway literature. Obama has written a couple of these books, and the best that can be said about them is that they're a cut above the usual tripe politicians slap between two covers. Earlier, however, way back in 1995, Barack Obama penned another book, Dreams from My Father: A Story of Race and Inheritance, which is easily the most honest, daring, and ambitious volume put out by a major US politician in the last 50 years.

    http://www.guardian.co.uk/books/booksblog

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2008 09:19:00 PM | | | Voltar


    O blog de Pedro Almodóvar

    blog pedro almodóvar

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2008 01:25:00 PM | | | Voltar

    ·······

    3 de novembro de 2008

    Livraria Cultura lançou um blog

    A Livraria Cultura lançou um blog (www.blogdacultura.com.br) com o objetivo de propor discussões culturais através de textos postados por seus colaboradores. No espaço, os internautas poderão conferir novidades e reflexões sobre literatura, cinema, música, arte, moda, gastronomia, entre outros assuntos.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2008 01:16:00 PM | | | Voltar

    ·······

    31 de outubro de 2008

    Escritores de língua portuguesa discutem a violência na literatura

    Violência e literaturaAs múltiplas expressões da violência na literatura serão discutidas em um encontro internacional, no CCSP, entre os dias 4 e 6 de novembro

    PROGRAMAÇÃO
    4/11
    10h00: Apresentação - Rubens Ricupero
    10h30 às 13h00: Mesa 1 - Violência e Poéticas, com Márcia Denser (BR) e Cristina Norton (PO). Mediação: Fernando Segolin
    19h00 às 21h30: Mesa 2 - Escritores em tempos de violência, com Antônio Torres (BR) e Ignácio de Loyola Brandão (BR). Mediação: Susana Ventura
    5/11
    10h30 às 13h00: Mesa 3 - O primado da violência sobre a linguagem: poder e grotesco na literatura, com Jorge Melícias (PO) e Ana Paula Maia (BR). Mediação: Fernando Segolin
    15h00 às 16h30: Mesa 4 - Literatura para crianças e jovens, com Cristina Norton (PO) e Ondjaki (AN). Mediação: Susana Ventura
    17h00: Lançamento dos livros: As Processionárias, de Luis Serguilha, publicado pela Demônio Negro, de São Paulo; e Livro de Releituras e Poiética Contemporânea, de E.M. de Melo e Castro, publicado pela editora Veredas & Cenários, de Belo Horizonte.
    19h00 às 21h30: Mesa 5 - Moçambique e Angola: violência textual e violência política, com Ondjaki (AN) e Paulina Chiziane (MO). Mediação: Susana Ventura
    6/11
    16h00 às 19h00: Mesa 6 - Contemporaneidade e violência na obra de três autores de língua portuguesa com Fernando Bonassi (BR), Luis Serguilha (PO) e Nelson Saúte (MO). Mediação: Fernando Segolin
    20h00 às 21h30: Mesa 7 - Poesia, ruptura e violência: E. M. de Melo e Castro (PO). Mediação: Fernando Segolin
    Para as mesas: retirar ingresso com 1 h de antecedência.
    Para as oficinas: inscrição prévia no site do Centro Cultural São Paulo
    LOCAL: Centro Cultural São Paulo

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2008 07:31:00 PM | | | Voltar

    ·······

    29 de outubro de 2008

    Setenta anos de solidão

    Em "Os sete chefes", o historiador russo Dmitri Volkogonov analisa a missão impossível dos líderes soviéticos, de Lenin a Gorbachev: construir um mundo melhor suprimindo liberdades. A solidão do poder é um tema que atravessa o livro. Na única menção ao Brasil, Brejnev descreve Prestes como "um chato"

    SINOPSE
    Dmitri Volkogonov,autor desta biografia, chegou a chefe de doutrinação, guerra psicológica e história do Exército Vermelho. Trabalhou com os chefes da União Soviética, Lênin, Stalin, Khruschev, Brejnev, Andropov, Chernenko e Gorbachev. Dmitri Volkogonov guardou impressões pessoais sobre seus grupos e métodos e neste livro ele retrata a história do próprio império soviético, ditatorial, concentrado e pessoal, que durou setenta anos.

    Leia e comente o texto completo em:
    http://colunas.g1.com.br/maquinadeescrever/

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2008 07:44:00 AM | | | Voltar

    ·······

    25 de outubro de 2008

    Como diz Leila Diniz…

    A quebradora de tabus está de volta. Leila Diniz é personagem de dois perfis biográficos que chegam simultaneamente às livrarias: Leila Diniz - Uma revolução na praia, de Joaquim Ferreira dos Santos (Companhia das Letras,312 pgs, R$39) e a edição revista e aumentada de Toda mulher é meio Leila Diniz, de Mirian Goldenberg (BestBolso, 280 pgs. R$ 14,90).

    Está de volta? Na verdade ela nunca partiu. Morreu precocemente, aos 27 anos, num acidente aéreo, mas continuou viva em geração após geração de meninas que adotaram, mesmo sem saber, as mensagens e os exemplos de Leila Diniz. O fato de hoje a sua rebeldia parecer bem comportada - falar sem pudores sobre sexualidade ou posar grávida de biquíni na praia não escandaliza mais ninguém - é a maior prova de que Leila triunfou. Viver intensamente e gozar da liberdade sexual virou rotina. Separar sexo do amor também. Mais que isso, a felicidade e o prazer viraram quase uma obrigação.

    Até mesmo na deselegância discreta das adolescentes que rimam desafiar convenções com falar palavrões ela continua presente. Ou na moda de escancarar a vida íntima em público. O que era impactante é hoje banal. Em mais de um sentido, a profecia da letra de Rita Lee se concretizou: hoje qualquer mulher é mesmo Leila Diniz.

    http://colunas.g1.com.br/maquinadeescrever/2008/10/24/201/

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/25/2008 10:02:00 AM | | | Voltar

    ·······

    24 de outubro de 2008

    Uma passeata pelos livros

    Postado por Galeno Amorim - 23/10/2008
    A Livrarias Curitiba, do Paraná, encontrou uma maneira politicamente correta e cidadã para comemorar, no próximo dia 29/10, o Dia Nacional do Livro. Vai promover uma caminhada cultural pelas ruas da capital paranaense como forma de chamar a atenção para a questão do livro e da leitura. Vários escritores já confirmaram a participação. A livraria vai dar camisetas para os 200 primeiros que confirmarem presença.
    Também deixará alguns livros em vias públicas da cidade para que sejam passados adiante.

    Marcadores:

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/24/2008 08:25:00 AM | | | Voltar

    ·······

    22 de outubro de 2008

    Lei das Biografias: outro passo

    Blog do Galeno - 19/10/2008 - por Galeno Amorim
    Conforme Galeno Amorim, o projeto de Lei que muda o Código Civil para tentar por um fim à onda de proibição de biografias deu um passo importante na quinta-feira, dia 16, no Congresso. Terminou na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara o prazo para a apresentação de emendas sem que ninguém o fizesse. O que é bom. Agora, texto do substitutivo do relator José Eduardo Cardoso (PT-SP), que deu voto favorável à proposta apresentada pelo deputado Antônio Palocci (PT-SP), segue – a menos que haja um abaixo-assinado de 20% da casa, o que não é nada provável – para uma tramitação semelhante no Senado. Ou seja, resolve na própria comissão, sem ir a plenário. O projeto foi proposto em maio. Se o trâmite continuar assim, há chance de, em pouco tempo, a modificação – motivada por um movimento iniciado pelo blog – ser sacramentada.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/22/2008 06:34:00 PM | | | Voltar

    ·······

    21 de outubro de 2008

    Marcos Ana, el Quijote viviente

    Almodóvar filmará la vida del hombre que más tiempo estuvo en la cárcel por la Guerra Civil española. Sin sueños de venganza, Marcos Ana sigue luchando contra el fascismo. Su historia es testimonio de los pájaros sin alas de aquella barbarie; y también una juerga de ternura que iza la Bondad por encima de todo horror.

    imgp1100a.jpgMarcos Ana, poeta y Quijote. Emblema universal de la lucha por la libertad —88 años, hoy— estuvo en las cárceles del franquismo entre 1939 y 1961. Conoció el espanto en su piel, en su corazón, y a través de los ojos de sus compañeros; descubrió el oprobio en las manos de los torturadores: manos extranjeras a la vida que sólo los domingos cesaban de masacrar, pues entonces los verdugos rezaban en la Iglesia y con el capellán. Pero también supo de deleites: en las mazmorras del fascismo español, Marcos Ana «adoptó» —como se adopta un bebé— una flor inocente, nacida en la grieta tenebrosa del muro más cruel. Así como, aunque trepado a los barrotes y castigado duramente por ello, se extasió con cada plenilunio que —gracias a su obstinación— pudo gozar. Igual que contrabandeó, reja a reja, la poesía de Neruda y sus propios versos, como una letanía que invocaba la libertad. Tenía sólo 19 años cuando cayó en aquel infierno del Régimen, y veintitrés más cuando —como una salva de pájaros contentos— pudo dejar la jaula para abrazar la nitidez de la luz.

    Luz cegadora para él, que no conocía más que las tinieblas. Pero la vida, que sólo le había ofrecido su mano mezquina, le llegaba por fin con la mano que da. Entre todos sus dones, le dio los viajes, el reconocimiento mundial —el abrazo de la humanidad— y la posibilidad de luchar. Le dio la poesía, y le descubrió el amor y el sexo... recién a sus 42. Ella era joven y morena, delgada, bella y sutil. Se llamaba Isabel Peñalba y tenía la mirada azul.

    ¿Serán los ojos de Penélope Cruz, la actriz fetiche de Almodóvar, los que lo mirarán desde aquel azul de Isabel? Quién sabe. Primero terminará la filmación de «Los abrazos rotos» y, quizás, rodará «La piel que habito». Y entonces se dedicará a «Decidme cómo es un árbol», el último libro de Marcos Ana; obra que recorre el mundo con sus memorias de la prisión y de la vida, flameantes de humor, de la poesía de su prosa y del sentido de la existencia como un hecho trascendente.

    ¿Cuántos filmes podrían hacerse con cada latido de este Quijote? En cualquier caso, Almodóvar eligió tomar la historia de Marcos, «un superviviente», cuando era ya un pájaro en vuelo libre que surcaba cielos a la salida del infierno. Al cineasta le impresiona que, después de haber respirado tanta muerte, el poeta sepa de justicia y paz, de fraternidad y siembra, de imaginación y esperanza, y no de rencor. Le sorprende su pasión por la vida del prójimo. Se emociona porque en «Decidme cómo es un árbol», nuestro autor cuenta que —a causa de un compañero que lo denunció— recibió una de sus dos condenas a muerte; y, aun así, no da su nombre para evitar un daño a la posible familia del traidor.

    Curiosa audacia la de Almodóvar, artista de un lenguaje cinematográfico barroco y brillante, cuyos temas habían sido hasta ahora el amor por su madre y por las mujeres, la sexualidad, el maridaje entre el amor y la muerte, y la transmutación del alma. Y si bien algunos hechos de la historia que filmará justifican a primera vista su elección —ya se verá— hay algo central, más novedoso que todo. «Marcos Ana es lo más parecido a un ángel —explicó el director—, no he conocido a nadie tan bueno». A partir de esta experiencia, ¿podremos sumar entre sus razones para elegir un guión el valor infinito de la Bondad? (Cristina Castello)

    Artículo publicado en «Lyrsa editores» - México, octubre 2008

    Marcadores: , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/21/2008 10:47:00 PM | | | Voltar

    ·······

    15 de outubro de 2008

    Tiburi, Noll, sorteio de DVD's e muito mais

    Ainda há tempo para a inscrição no sorteio da série de DVD's do "Sempre Um Papo", contendo os 15 melhores programas do ano passado. Entrem em "Promoção", no site www.sempreumpapo.com.br

    E vamos lá, muita coisa a realizar, num patrocínio da Usiminas, Cemig e jornal Estado de Minas, com o apoio da Guarani FM. Todos estão convidados:
    * MARCIA TIBURI lança, com debate, o livro "Filosofia em Comum: Para Ler Junto". Dia 20/10, 2a-feira, 19h30, Palácio das Artes;
    * JOÃO GILBERTO NOLL lança, com leitura de trechos, o livro "Acenos e Afagos". Dia 21/10, 3a-feira, 19h30, Palácio das Artes;
    * ANDRÉ LEMOS e EDUARDO DE JESUS falam sobre "Experiência Estética em Redes Sociais". Dia 23/10, 5a-feira, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura;
    * AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA lança "Impasses da Arte e da Crítica". Dia 30/10, quinta-feira, 19h30, Casa Fiat de Cultura;
    * RÚBIA MESQUITA, na palestra "Contar Histórias, Uma Arte Mágica" em Nova Lima (dia 21/10) e Itabirito (dia 22/10);
    * ROBERTO DE FREITAS, contador de histórias, participa do programa "Biblioteca Sempre Um Papo - Ler Convivendo" em BH, Esmeraldas, Santa Luzia, Itaúna e Ipatinga, de 27 a 31/10;

    Em novembro: Fal Azevedo, Laurentino Gomes e Carla Lobo.
    * EDUARDO GIANNETTI é o convidado do "Sempre Um Papo" na TV Câmara.
    Sábado, às 19h e domingo, às 16h;
    * Leiam a entrevista feita pelo Márcio Vassalo no site da Lúcia Riff.
    * A AB Comunicação e Cultura recebeu, pela marca "Sempre Um Papo", o X Prêmio Minas Desempenho Empresarial, na categoria Excelência Empresarial / Institucional, do jornal "Mercado Comum", de Carlos Alberto Teixeira de Oliveira. O Prêmio foi entregue no Automóvel Clube, no dia 14/10;
    * Dica de teatro: "Um Certo Van Gogh", com Bruno Gagliasso e Larissa Bracher, de 17 a 19/10, no Teatro Sesiminas. Info: www.rubim.art.br  
    * Assistam, na PUC TV, o programa com Bela Masano e Agnes Farkasvolgyi, falando sobre "Artes Plásticas e Gastronomia". Info: www.casafiat.com.br
    * Um êxito o "Siempre Una Palabra", em Madrid, com Eric Nepomuceno. O próximo convidado é Fernando Morais, em 26/11;

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 09:42:00 PM | | | Voltar

    ·······

    13 de outubro de 2008

    ENTREVISTA-Paulo Coelho se lança como pioneiro nas mídias online

    PhotoPARIS (Reuters Life!) - O poder promocional da pirataria e os méritos artísticos dos blogues na Internet serão alguns dos temas a serem comentados pelo escritor Paulo Coelho em seu discurso inaugural na Feira de Livros de Frankfurt esta semana.

    O brasileiro de 61 anos, responsável por títulos como "O Alquimista" e "Onze Minutos", está ganhando reputação de pioneiro digital, graças a sua adesão entusiasmada às mídias online.

    Além de um blog pessoal, Paulo Coelho tem perfis espalhados por várias redes de relacionamento social. Ele utiliza a ferramenta de blogging móvel "Twitter" e regularmente envia vídeos ao YouTube, sob a rubrica Privacidade Zero. Alguns anos atrás ele começou a distribuir versões digitais de seus livros de graça na Internet.

    Veja a entrevista concedida pelo escritor ao correspondente da Reuters Television Matt Cowan em seu apartamento em Paris.

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2008 10:16:00 PM | | | Voltar

    ·······

    10 de outubro de 2008

    Le Clézio, Prêmio Nobel de Literatura 2008

    De J.M.G. Le Clézio só li, há muitos anos, Diego & Frida. Tenho uma memória difusa do livro mas sei que não me impressionou especialmente. Entre o rigor biográfico (apoiado em longas transcrições dos diários de Kahlo, da autobiografia de Rivera, de cartas e outros documentos) e a evocação fascinada do amor que uniu e atormentou dois artistas excepcionais, havia pouco espaço para a literatura, embora recorde duas ou três passagens memoráveis.

    No universo dos escritores franceses vivos, as minhas preferências vão mais para Pascal Quignard, Olivier Rolin ou Jean Echenoz. Ainda assim, como francófilo assumido, fico bastante satisfeito com a atribuição do Nobel a Le Clézio, porque ele pode sinalizar um regresso da França ao primeiro plano da cultura à escala global.

    É bom não esquecer que há menos de um ano (Novembro de 2007), a revistaTime fazia capa com a manchete «The Death of French Culture». Felizmente, parece que a notícia dessa morte foi ligeiramente exagerada.

    José Mário Silva - Bibliotecário de Babel

    Publicado no blog Bibliotecário de Babel e ardotempo

    Le Clézio nasceu em Nice, em 1940, sendo autor de mais de três dezenas de livros. Viveu nas Ilhas Maurícias, de onde mantém o passaporte, e que lhe sugeriram o cenário para o romance O Caçador de Tesouros.

    «Je veux écrire une autre parole qui ne maudisse pas, qui n’exècre pas, qui ne vicie pas, qui ne propague pas la maladie.» Prémio Nobel da Literatura de 2008.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 03:00:00 PM | | | Voltar

    ·······

    8 de outubro de 2008

    GUIA ILUSTRADO ZAHAR DE FILOSOFIA, de Stephen Law

    GUIA ILUSTRADO ZAHAR DE FILOSOFIA, de Stephen LawDe onde vem o Universo? A existência de Deus pode ser provada? Viajar no tempo é possível? Qual o modelo ideal para a sociedade? No Guia ilustrado Zahar de filosofia você vai descobrir como os maiores filósofos da história criaram teorias para explicar grandes mistérios como esses. O leitor vai entender como a filosofia funciona e de que forma seus conceitos podem ser aplicados no dia-a-dia. Vai conhecer os principais pensadores da história e as idéias e saberes que fizeram diferença ao longo dos séculos, da Grécia Antiga aos dias de hoje.

    Ricamente ilustrado, o guia apresenta ainda um capítulo com o kit de "ferramentas" básicas de todo pensador, explicando como elaborar e transmitir raciocínios filosóficos. E, além da história do pensamento ocidental, explora as tradições da filosofia oriental.

    Sobre o autor: Stephen Law leciona no Heythrop College da Universidade de Londres. É autor de vários livros sobre filosofia, alguns escritos para adultos e outros para crianças. É também editor de Think, o periódico do Royal Institute of Philosophy destinado ao público geral.

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 10:56:00 PM | | | Voltar


    A guerra das palavras

    Poeta e professor de literatura, Oswaldo Martins Teixeira, 47, foi demitido no dia 11 de setembro da Escola Parque do Rio de Janeiro, onde lecionava para turmas de 7º e 8º anos do ensino fundamental. Pais de alunos descobriram que Teixeira escreve poemas eróticos; ele os publicou em livros e em um blog. Pediram a cabeça do professor.
    A escola moderna, construtivista, mensalidade de R$ 1.161, unidades na Barra da Tijuca e no aristocrático bairro da Gávea, que funciona sob o lema "Uma escola que estimula a expansão cultural", demitiu.

    Autor de quatro livros publicados pela 7 Letras -"Desestudos" (2000), "Minimalhas do Alheio" (2002), "Lucidez do Oco" (2004) e "Cosmologia do Impreciso" (2008)-, Teixeira mantém um blog (http:// osmarti.blogspot.com).
    "a alice no país das baboseiras/ é uma garota esperta// prefere foder com a coleguinha/ usar celular/ batom// cortar as cabeças/ dos mendigos." O poema figura na "Cosmologia do Impreciso".

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 09:16:00 AM | | | Voltar

    ·······

    7 de outubro de 2008

    Projeto PraLer - Dia da Leitura

    O Projeto PraLer é um dos novos projetos do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores, voltado a iniciativas de divulgação do livro e da leitura. O Projeto visa eliminar barreiras sociais e geográficas entre pólos de cultura e a população, levando atividades literárias para todas as áreas do Estado de São Paulo, trazendo atividades e pessoas das diversas áreas para o centro de São Paulo e fomentando o interesse pela leitura e pela criação artística entre crianças e jovens. O projeto se dividirá em três frentes: PraLer - Ampliando Horizontes da Cidadania, PraLer no Centro e PraLer no Parque .

    O dia 12 de outubro foi escolhido para início do projeto Praler, pois, além de ser a data comemorativa do Dia da Criança, passa a ser, a partir de 2008, o Dia Oficial da Leitura em todo o Estado de São Paulo.

    12h – Cerimônia Oficial do Dia da Leitura

    · Abertura e Apresentação do Evento: Cláudio Daniel (Poeta e Diretor Adjunto da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura)

    · Depoimentos de: José Luiz Goldfarb (Coordenador do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores), Daniel Feffer e Christine Fontelles (Instituto Ecofuturo), Cláudia Costin (Ex-Secretária de Cultura do Estado de São Paulo), Kiko Smitas (Diretor da Sul Americana Fantasias), Deputado Estadual José Augusto (Criador da Lei que institui o dia 12/10 como Dia da Leitura no Estado de São Paulo), André Sturm (Cineasta e Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria da Cultura de SP) e de Frederico Barbosa (Diretor Executivo da Poiesis – Associação dos Amigos da Casa das Rosas, da Língua e da Literatura)

    • Durante todo o dia serão realizadas oficinas de produção de brinquedos artesanais.
    • A Biblioteca da Casa das Rosas realizará a oficina “Percebendo a poesia, descobrindo o poema.”

    (A programação dos próximos eventos poderá ser conferida no site da Poiesis – Organização Social de Cultura: http://www.poiesis.org.br/)
    Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e LiteraturaAv. Paulista, 37 - Bela Vista - SP
    Informações: 3331-5549 (Programa "São Paulo: Um Estado de Leitores")

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 11:09:00 PM | | | Voltar

    ·······

    30 de setembro de 2008

    No ar, as notícias sobre o mundo do livro no Brasil

    Blog do Galeno - 25/09/2008 - por Galeno Amorim

    Conforme Galeno Amorim, em sua primeira semana, a Brasil Que Lê distribuiu à imprensa diversos textos que tratam sobre a questão do livro e da leitura no Brasil. Na estréia, na segunda-feira, 22 de setembro, por exemplo, ela distribuiu uma entrevista com o ex-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Enrique Iglesias, atual secretário-geral ibero-americano, que fala sobre o papel do livro e da leitura no desenvolvimento dos países emergentes e da América Latina. A Brasil Que Lê e o Observatório do Livro e da Leitura não possuem nenhum vínculo com governos, entidades do livro ou empresas privadas. Um exemplo de parceiros da agência: em São Paulo, o PublishNews, dirigido por Ricardo Costa, e, no Rio, a Máquina de Escrever, do jornalista Luciano Trigo.

    Marcadores:

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2008 08:54:00 PM | | | Voltar


    Acompanhe a programação do Sempre Um Papo, em Belo Horizonte/MG

    1) Antonio Gilberto Costa lança o livro "Roteiro Prático de Cartografia...", prêmio Jabuti de Literatura (melhor projeto gráfico, por Ângela Dourado e Bernardo Lessa). Dia 30/09, na Casa Fiat de Cultura.

    2) Fabrício Carpinejar lança o livro de crônicas "Canalha!". Dia 01/10, Palácio das Artes.

    3) Dad Squarisi e Márcio Cotrim falam sobre língua portuguesa na TV Câmara. O presidente Lula assinou o Decreto da Reforma Ortográfica. Sábado, 19h e domingo, 16h.

    4) Moacyr Scliar fala sobre o tema "Os Mistérios da Criação Literária", na 3a. Feira do Livro de Ipatinga. Dia 03/10, Centro Cultural Usicultura, 20h30.

    5) Eric Nepomuceno participa da segunda edição do "Siempre Una Palabra", em Madrid, Espanha. Dia 09/10, na Casa de América, 17h. www.siempreunapalabra.es

    6) Tania Zagury lança "O Professor Refém" em Porto Velho (dia 01/10, Fac. São Lucas, 19h30) e Rio Branco (dia 02/10, Secretaria de Educação, 19h30). Realização: Fred Perillo Comunicação.

    7) Luiz Ruffato (dia 08/10) e João Gilberto Noll (dia 22/10), em São Paulo, no SESC Vila Mariana.

    8) Em breve, a Patrimar inaugura mais um empreendimento com biblioteca. Veja em www.espacodoslivros.com.br

    9) Ouçam, na Guarani FM, às 9h10 e 18h30, o "Mondolivro - o blog sonoro da literatura". Esta semana, dicas sobre as mudanças da reforma ortográfica. No ícone "Rádio", do site, todos os programas.

    10) Fabrício Carpinejar, em BH, e Moacyr Scliar, em Ipatinga, dão continuidade ao projeto "Ler Convivendo", visitando bibliotecas comunitárias.

    11) A Casamerica, em Madrid, disponibilizou em seu site a íntegra da palestra do "Siempre Una Palabra", com Milton Hatoum, ocorrida em 24/09. Acesse www.casamerica.es

    12) Dica de teatro: "A Ratoeira", com Rogério Fróes. De 03 a 05/10, Teatro Semininas. www.rubim.art.br

    13) Eduardo de Jesus e André Lemos falam sobre "Experiência Estética em Redes Sociais" no Seminário "Artes Plásticas e Comunicação na Contemporaneidade". Dia 23/10, Casa Fiat de Cultura, 19h30.

    Acompanhe as novidades no  www.sempreumpapo.com.br

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/30/2008 09:36:00 AM | | | Voltar

    ·······

    29 de setembro de 2008

    Obra completa de Machado de Assis está na rede de computadores

    A obra completa de Machado de Assis está disponível ao público na Internet. Composta de 246 arquivos, a coleção está organizada de forma cronológica e contém desde os mais famosos romances do escritor até as poesias, peças de teatro, traduções, crônicas e contos. O projeto conta ainda com depoimentos de estudiosos e especialistas, além da biografia e de vídeos relacionados ao autor. Fruto de uma parceria do site Domínio Público com o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística, da Universidade Federal de Santa Catarina, o projeto apresenta os textos nos formatos para leitura na tela (HTML) e download (PDF).

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2008 10:22:00 PM | | | Voltar


    Machado de Assis inspira escritor premiado

    O jornalista e escritor Délcio Teobaldo, vencedor do Prêmio Barco a Vapor de Literatura Infanto-Juvenil com a obra Pivetin, relata, em entrevista veiculada no site Plurale, como uma pesquisa sobre Machado de Assis inspirou sua criação. “Gostar de ler e portar livros, naquela época equivalia, numa correlação direta, a portar uma arma, como a infância desassistida faz hoje. Neste aspecto, Machadinho é contemporâneo e se impõe como um ícone de superação social, ao sair da invisibilidade e se tornar o que é. Assim como Machadinho, Pivetin enfrenta e sobrevive a situações adversas”. Na entrevista, Teobaldo também fala que Machado de Assis é exemplo de superação social, além de explanar a origem do seu trabalho, seu processo de criação literária e o papel mobilizador da literatura.

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2008 10:20:00 PM | | | Voltar


    Terapia pelos livros

    Folha de São Paulo - 28/09/2008 - por Pedro Dias Leite

    Talvez você fique duas horas no trânsito para ir a um trabalho que odeia. Talvez você tenha filhos pequenos e só sobrem cinco minutos de vez em quando para ler. Talvez você esteja para embarcar em uma viagem de três semanas para a Amazônia e busque um livro que fale de tudo sobre o destino. Tudo o que o aflige e tudo o que o encanta. Nós vamos encontrar a receita de leitura certa para você. É assim que a School of Life (literalmente, Escola da Vida) define a "biblioterapia", projeto lançado no início deste mês em Londres. A idéia é a seguinte: o cliente preenche uma ficha com informações sobre sua história, suas aspirações e seus hábitos e, a partir de uma consulta com um especialista, recebe indicações de leitura que o ajudem a enfrentar uma nova fase, encarar uma etapa importante ou simplesmente aproveitar um momento da vida. Uma sessão custa 35 (R$ 120), mas pode-se escolher um contrato de cinco meses, em que o biblioanalista acompanha suas leituras e troca informações por e-mail, por 50 (R$ 170).

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/29/2008 10:01:00 PM | | | Voltar

    ·······

    28 de setembro de 2008

    L´Shana Tovah Umetuka, 5769.

    Quando se inicia um novo Rosh Hashaná, transmitimos à comunidade judaica nossa certeza que todos manterão inabaláveis as convicções que herdaram de seus ancestrais. Que a Fé em D'eus e sob sua benção possamos ter um Ano Novo tranqüilo, repleto de amor e especialmente de PAZ.

    Que 5769 seja um doce ano novo de paz.

    Technorati Marcas: ,

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/28/2008 05:22:00 PM | | | Voltar

    ·······

    27 de setembro de 2008

    Entrevista: Rolando Boldrin

    Rolando Boldrin é o Sr. Brasil, criador, apresentador e animador cultural do mais importante programa de cultura popular em TV no Brasil.

    TV Cultura – Prêmio ABCA Melhor Programa de TV

    O Plantador de Mangueira

    ARdoTempo: Rolando Boldrin, você é a própria imagem da brasilidade na TV, Fale um pouco desse Brasil de raiz que você criou, ou revelou a todos…

    Rolando Boldrin: Bom,… eu nem costumo usar a palavra raiz porque se usar a palavra raiz, tudo é raiz – quando eu vejo um programa de televisão que enfoca a música sertaneja… ali eles falam em raiz, eu percebo que eles sempre dizem isso – não é o meu caso,– eu trabalho com o Brasil… não a raiz – eu trabalho o Brasil, o Brasil moderno, o Brasil de hoje, o Brasil de ontem, o Brasil de anteontem, eu misturo tudo…

    Os meus programas não usam datas – eu não costumo me apegar a datas, não faço um especial para alguma data comemorativa, não faço programa de Natal, nem de Dia das Mães…

    E não faço porque? Porque o programa é atemporal…

    A mesma coisa é a idéia – Brasil é muita coisa, a música, a literatura, eu não vou ficar só pensando no Guimarães Rosa, eu vou pensar no cara que escreve hoje, que faz um livro, que conta histórias… a palavra raiz eu não falo; e eu gosto da palavra mas eu gosto de usar a palavra como raiz de planta… como raiz de pé no chão… (entrevista completa)

    Entrevista concedida por Rolando Boldrin ao blog ARdoTEmpo

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 09:24:00 AM | | | Voltar

    ·······

    23 de setembro de 2008

    GOOGLE: PASSADO E FUTURO

    Meu primeiro Google
    tinyurl.com/6aexft

    Neste blog, um historiador convida os leitores a participarem do livro que está escrevendo, falando sobre a primeira vez que viram o Google

    Os próximos dez anos
    tinyurl.com/6y6swo

    Celebrando dez anos, o Google convidou seus especialistas -como Chad Hurley, um dos fundadores do YouTube- para fazerem prognósticos

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/23/2008 09:54:00 AM | | | Voltar

    ·······

    22 de setembro de 2008

    PAC do Livro: o que foi anunciado e o que foi feito

    Vale a pena anotar as metas anunciadas pelo Ministério da Cultura em 4/10/2007 para a área do livro e leitura. Ei-las:
    1. Zerar o número de cidades sem bibliotecas.
    O que foi feito: faltavam bibliotecas em 613 municípios; restam, agora, 350 e tudo indica que a meta será cumprida antes do prazo.
    2. Criar 4 mil pontos de leitura (de um total de 20 mil pontos de cultura).
    O que foi feito: a idéia é entregar 600 kits ainda em 2008. Só que o edital ainda não saiu.
    3. Revitalizar 4.500 bibliotecas.
    O que foi feito: a idéia é apoiar 400 bibliotecas ainda em 2008 (R$ 55 mil cada). Mas o edital ainda não saiu.
    4. Abrir 100 bibliotecas multiuso em áreas pobres e violentas das maiores cidades.
    O que foi feito: assinados termos para abrir e/ou ampliar em duas cidades, mas ainda não saiu do papel.
    5. Publicar 9 milhões de livros a preços populares.
    O que foi feito: nada.
    Sem meta numérica, também foi anunciada a criação do vale-cultura (que funcionaria na área como o vale-livro, para ser trocado em livrarias) e a implantação de programas de formação de bibliotecários e agentes de leitura com recursos do Ministério do Trabalho. O primeiro continua em estudos e o segundo aguarda a publicação de edital para dar início  a um projeto ainda modesto.
    Embora não divulgado oficialmente, a idéia do MinC é investir R$ 300 milhões (de um total de R$ 4,7 bilhões) até 2010 em políticas do livro e leitura.
    Se correr, ainda dá tempo!

    http://blogdogaleno.blog.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/22/2008 08:24:00 PM | | | Voltar

    ·······

    18 de setembro de 2008

    Natalie Portman, diretora

    Atriz Natalie Portman apresentou seu curta-metragem no Festival de VenezaNatalie Portman se prepara para sua estréia por trás das câmeras. Ela vai dirigir a adaptação "De Amor e Trevas", livro de memórias do israelense Amós Oz ambientado em Jerusalém durante as décadas de 1950 e 1960. O filme deve ser falado em hebraico.

    Natalie Portman, nome artístico de Natalie Hershlag, (Jerusalém, 9 de junho de 1981) é uma atriz estadunidense nascida em Israel. Tornou-se famosa pelo filme Star Wars - A Ameaça Fantasma.

    Ainda criança, sua família transferiu-se para os Estados Unidos da América. Aos doze anos, iniciou a carreira de atriz no filme O Profissional, de Luc Besson. É judia, vegetariana desde os oito anos e formada em Psicologia na Universidade Harvard.

    Natalie Portman raspou a cabeça para filmar o longa V de Vingança, mostrou um lado mais frio e interpretou uma stripper em Closer e ficou nua para Fantasmas de Goya, ações que a deixaram famosa e fizeram muita gente levar a atriz mais a sério.

    Seus filmes abordam, no geral, temas interessantes e variados e roteiros inteligentes, indo da ficção científica Star Wars, de George Lucas, ao musical Todos Dizem Eu Te Amo, de Woody Allen, passando pelo excêntrico Marte Ataca!, do ainda mais excêntrico Tim Burton, e por doces comédias românticas, como Em Qualquer Outro Lugar e Onde Mora o Coração, até os mais encantadores, como o consagrado Paris, Te Amo.

    Marcadores: , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/18/2008 12:28:00 AM | | | Voltar

    ·······

    17 de setembro de 2008

    CARASSOTAQUE

    O livro CARASSOTAQUE será lançado no Brasil no dia 16 de outubro em São Paulo, na Livraria da Vila (Lorena)

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/17/2008 11:47:00 PM | | | Voltar


    Palavras para uma cidade

    Mexendo nuns quantos papéis que já perderam a frescura da novidade, encontrei um artigo sobre Lisboa escrito há uns quantos anos, e, não me envergonho de confessá-lo, emocionei-me. Talvez porque não se trate realmente de um artigo, mas de uma carta de amor, de amor a Lisboa. Decidi então partilhá-la com os meus leitores e amigos tornando-a outra vez pública, agora na página infinita de internet e com ela inaugurar o meu espaço pessoal neste blog. (José Saramago)

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/17/2008 10:49:00 PM | | | Voltar


    José Saramago estréia blog na internet

    BBC Brasil - 16/09/2008

    image O escritor português José Saramago lançou, nesta semana, um blog na internet para estabelecer uma nova forma de comunicação com seus leitores. Segundo o autor, o espaço irá trazer "comentários, reflexões, simples opiniões e aquilo, enfim, o que vier a talhe de foice". Intitulado O Caderno de Saramago, o blog está disponível dentro do site da Fundação Saramago e já conta com dois textos publicados pelo Prêmio Nobel de Literatura. Saramago terminou um novo livro, chamado A viagem do elefante, que será lançado em breve em espanhol, português e catalão. Um trecho da obra está disponível no blog da Fundação José Saramago, onde também está hospedado o blog do escritor.

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/17/2008 10:39:00 PM | | | Voltar

    ·······

    15 de setembro de 2008

    O Livro das Impossibilidades

    image Em O Livro das Impossibilidades, o quarto livro da saga sobre a formação do proletariado no Brasil, Luiz Ruffato retorna à velha Cataguases.

    No quarto volume da série Inferno Provisório, Ruffato dá continuidade às histórias de seus livros anteriores, Mamma, son tanto felice, O mundo inimigo e Vista parcial da noite.

    Por meio das existências mesquinhas e miseráveis de seus personagens, ele constrói um quadro pungente da realidade brasileira. O cenário das narrativas que compõem o romance é a mesma cidade de Cataguases feita de palavras, tendo o Beco do Zé Pintocomo eixo aglutinador de fatos e de personagens.

    Em O Livro das Impossibilidades intensifica-se o processo de degradação dos personagens; o Inferno Provisório parece tornar-se mais explícito para seus ocupantes. O livro acaba de sair da gráfica da Editora Record e chega às livrarias no dia 12 de setembro.

    O Livro das Impossibilidades
    Inferno provisório - Volume 4
    Luiz Ruffato
    Editora Record
    160 páginas

    Dica: Alfredo Aquino

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/15/2008 10:50:00 PM | | | Voltar

    ·······

    8 de setembro de 2008

    Diários de Orwell são publicados na internet

     

    Os diários de George Orwell, autor do livro 1984, serão publicados em tempo real. O blog, iniciativa do instituto Orwell Prize que marca o 70º aniversário dos diários do autor, terá os textos publicados na íntegra e será alimentado durante quatro anos, período similar ao que o autor os escreveu (de 1938 a 1942).

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/08/2008 07:34:00 PM | | | Voltar

    ·······

    6 de setembro de 2008

    TerrorZine - Minicontos de Terror 1

    Terrorzine - Minicontos de Terror, é uma revista eletrônica independente, idealizada por Ademir Pascale e Elenir Alves. Nosso principal intuito é o de difundir gratuitamente o trabalho de veteranos e jovens autores dos gêneros fantasia, ficção/terror. A distribuição será gratuita por meio de e-mails e downloads e cada autor terá direito a 01 página com um miniconto com no máximo 15 linhas e minibiografia com no máximo 5 linhas.

    Os interessados devem baixar o arquivo abaixo, preenchê-lo (com os dados solicitados e miniconto) e enviá-lo para o e-mail ademir@cranik.com no máximo até o dia 30 de setembro, mas quanto antes melhor. A publicação e distribuição no TerrorZine nº 02 está prevista para 05/10/08.

    Contamos com a participação especial dos autores Nelson Magrini, J.Modesto, Martha Argel, Giulia Moon, Helena Gomes, Adriano Siqueira, Waldick Garrett e Nazarethe Fonseca.

    CLIQUE AQUI para fazer o download do arquivo para participação no Terrorzine - Minicontos de Terror (não esqueça de ler todos os procedimentos).

    Faça o download do TerrorZine - Minicontos de Terror nº 01. CLIQUE AQUI.

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2008 03:26:00 PM | | | Voltar

    ·······

    4 de setembro de 2008

    Nova Estação das Letras completa a cadeia produtiva em torno da literatura

    Pode apostar: a menor livraria do Rio será também a mais completa no quesito literatura.  A partir de setembro, a Estação das Letras, que lançou as bases para a criação de um pólo irradiador de discussão e conhecimento do fazer literário no Rio de Janeiro, contará com uma charmosa livraria no Flamengo, além da ampliação de suas instalações e mais salas de aula. Será a primeira livraria temática em literatura da cidade. É a primeira livraria do bairro.

    À frente desta iniciativa está Suzana Vargas, professora e escritora, que há doze anos teve a idéia de popularizar a literatura, criando eventos, curso e oficinas acessíveis a todos. Vargas trouxe ao Brasil nomes como Ricardo Piglia e Maria Kodama; marcou época com as Rodas de Leitura, no Centro Cultural Banco do Brasil, e realiza todos os anos na Bienal a Arena Jovem.

    Literárea, um pequeno grande espaço.
    Vai se chamar Literárea a nova livraria da Estação das Letras, que tem a curadoria de Lilian Dias, ex-selo Al-Farabi. Temática, não conta só com best sellesr nas prateleiras, mas a essência da literatura e da crítica literária. Caçadores de livros raros e esgotados também podem contar com a experiência de Lilian, que suprirá o estoque com um setor de encomendas pelo site da Estação das Letras (www.estacaodasletras.com.br).

    Pequenina e charmosa, a Literárea atende um antigo desejo dos alunos da Estação das Letras e do bairro do Flamengo. Terá um café, estantes recheadas só de bons livros, e atendimento com livreiro que sabe o que está falando. E a garantia de reunir para um bate-papo boa parte dos interessados em literatura, pois fica ao lado das salas de aula, onde acontecem os cursos e oficinas que normalmente viam suas prazerosas aulas serem esticadas até o bar mais próximo.

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2008 10:56:00 PM | | | Voltar

    ·······

    31 de agosto de 2008

    O palco é político, mas o drama é individual, por Moacyr Scliar.

    Os escritores A.B. Yehoshua e David Grossman
    têm posições controversas na cena pública de Israel,
    mas não fazem literatura engajada. Na ficção deles,
    o que interessa é o conflito humano

    David Grossman, A.B. Yehoshua e Amós Oz [sou fã declarado] formam a tríade de escritores israelenses que, como profetas bíblicos, têm funcionado como a consciência viva do país. Os três nasceram naquela que é talvez a mais dramática cidade do mundo, Jerusalém, fato que já os diferencia de escritores israelenses de gerações anteriores, muitos deles imigrantes. Intelectuais de renome internacional, multipremiados e multitraduzidos, mostram-se sempre atuantes na política de Israel. Na última guerra do Líbano, por exemplo, inicialmente apoiaram Israel, mas, em agosto de 2006, convocaram uma conferência de imprensa na qual apelaram ao governo para que aceitasse um cessar-fogo. Apesar de suas conhecidas e às vezes controversas posições políticas, nenhum deles faz ficção engajada, como o leitor poderá verificar em obras de dois desses autores recém-lançadas pela Companhia das Letras – A Mulher de Jerusalém (tradução de Nancy Rozenchan; 278 páginas; 47 reais), de Yehoshua, e Desvario (tradução de George Schlesinger; 328 páginas; 51 reais), de Grossman. A situação conflituosa de Israel aparece de forma somente indireta nesses livros, nos quais interessa mais o drama individual dos personagens.

    LEIA MAIS

    Marcadores: , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2008 06:42:00 PM | | | Voltar

    ·······

    28 de agosto de 2008

    Livro sobre bares cariocas foi lançado primeiro em São Paulo

    Botequim de bêbado tem dono” reúne 25 crônicas sobre bares cariocas, dos famosos Lamas, Capela e Bar Luiz, aos menos votados, porém mais curiosos cantinhos freqüentados pelo sambista – lugares como o Adonis, em Benfica, onde a fartura é tanta que oferece meia porção de bife a milanesa, ou o Momo, na Tijuca, que serve o melhor jiló no alho da cidade, ou ainda o A Paulistinha (ou será O Paulistinha?, pergunta o sambista), bar na rua Gomes Freire, cujo segredo da cozinha, entrega, é a cinza do cigarro que o cozinheiro fuma enquanto prepara um delicioso bolinho de bacalhau.

    Lançamento da Desiderata, a mesma editora que lançou a antologia de textos do “Pasquim” e, no ano passado foi comprada pela Ediouro, o livro de Moacyr Luz é fartamente ilustrado por Chico Caruso e foi fruto de uma árdua pesquisa, in loco, da dupla, ao longo de seis meses. “A cada visita um encantamento rodeava nossas mesas, e a temporada de pinturas e biroscas durou quase um semestre”, escreve o sambista.

    por: Mauricio Stycer - Categoria(s): Blog

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/28/2008 10:53:00 PM | | | Voltar

    ·······

    26 de agosto de 2008

    Livro: PRINCIPAIS CONTROVÉRSIAS NA NOVA LEI DE FALÊNCIAS

    Elenise Peruzzo, do blog (...), que outro dia aqui recomendamos, está autografando o livro PRINCIPAIS CONTROVÉRSIAS NA NOVA LEI DE FALÊNCIAS na Livraria Cultura de Porto Alegre. Se estiver em Porto Alegre não deixe de comparecer.


    Com o advento da nova Lei de Falências, alterou-se profundamente o paradigma no tratamento jurídico dispensado às empresas em dificuldade financeira ou em crise econômica. Como efeito desta mudança e da necessária adaptação da sociedade ao novo instituto, temos tido inúmeras controvérsias e serem debatidas, compreendidas e pacificadas pela doutrina e jurisprudência. Nesta quinta-feira, a Livraria Cultura promove a sessão de autógrafos do livro 'Principais controvérsias na nova lei de falências', coletânea que busca destacar os principais pontos atualmente em discussão, apresentando sugestões e alternativas.

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/26/2008 10:52:00 PM | | | Voltar

    ·······

    25 de agosto de 2008

    Frankfurt 2010: argentinos querem Borges, não Maradona

    Em 2010, a Argentina será o país homenageado na Feira do Livro de Frankfurt. Mas setores do mercado editorial do país vizinho estão descontentes. Não pela  homenagem, claro, mas com os quatro personagens escolhidos para representar a “agentinidade”: Eva Perón, Carlos Gardel, Diego Armando Maradona e Ernesto "Che" Guevara. A falta de uma figura literária foi salientada pelos editores do país de Borges, Cortazar e Martín Fierro. Segundo o site Dossier Cultural, discute-se também a idéia de montar em terras alemãs um pavilhão em forma de círculo ou labirinto, alusão a um dos símbolos presentes na obra de Borges.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2008 08:35:00 PM | | | Voltar


    Antonio Candido recebe o Juca Pato

    Foi entregue no último dia 20 de agosto, pela União Brasileira de Escritores (UBE), o Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano de 2007 ao crítico literário e professor universitário Antonio Candido. Segundo o Terra Magazine, durante o evento de premiação, Candido repassou sua trajetória, reafirmando sua ligação com a tradição do humanismo ocidental:  “o que importa não é que os alvos ideais sejam ou não atingíveis concretamente na sua sonhada integridade. O essencial é que nos disponhamos a agir como se pudéssemos alcançá-los, porque isso pode impedir ou ao menos atenuar o afloramento do que há de pior em nós e em nossa sociedade.”

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2008 08:33:00 PM | | | Voltar


    Secretaria Nacional do Livro

    Um manifesto foi entregue na abertura da Bienal do Livro de São Paulo ao ministro da Cultura, Juca Ferreira, pedindo a recriação da Secretaria Nacional do Livro. Segundo o Blog do Galeno, personalidades do mundo do livro, como os escritores  Moacyr Scliar e Nélida Piñon, também já deram seu apoio à idéia.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2008 08:32:00 PM | | | Voltar


    O Valor da Sabedoria

    “Uma vez aliviado, respirei à larga, e deitei-me a fio comprido, enquanto os pés, e todo eu atrás deles, entrávamos numa relativa bem-aventurança. Então considerei que as botas apertadas são uma das maiores venturas da terra, porque, fazendo doer os pés, dão azo ao prazer de as descalçar. Mortifica os pés, desgraçado, desmortifica-os depois, e aí tens a felicidade barata, ao sabor dos sapateiros e de Epicuro. Enquanto esta idéia me trabalhava no faoso trapézio, lançava eu os olhos para a Tijuca, e via a aleijadinha perder-se no horizonte do pretérito, e sentia que o meu coração não tardaria também a descalçar as suas botas. E descalçou-as o lascivo. Quatro ou cinco dias depois, saboreava esse rápido, inefável e incoercível momento de gozo, que sucede a uma dor pungente, a uma preocupação, a um incômodo… Daqui inferi eu que a vida é o mais engenhoso dos fenômenos, porque só aguça a fome, com o fim de deparar a ocasião de comer, e não inventou os calos, senão porque eles aperfeiçoam a felicidade terrestre. Em verdade vos digo que toda a sabedoria humana não vale um par de botas curtas.” [Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas]

    Via: V i a M o d e r n a

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2008 02:52:00 PM | | | Voltar

    ·······

    24 de agosto de 2008

    Gustavo Bernardo lança seu novo romance na Argumento, na próxima segunda.

    Gustavo Bernardo lança seu novo romance na Argumento, na próxima segunda.

    Recomendo não apenas a leitura deste livro, mas um passeio pelo site que Gustavo edita, Dubito ergo sum, recheado de coisas boas.

    Via Caquis Caídos, da escritora Adriana Lisboa

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2008 06:22:00 PM | | | Voltar

    ·······

    21 de agosto de 2008

    blogs de literatura em inglês

    blogs de literatura em inglês

    http://www.complete-review.com/links/bloglink.htm#1source

    No link, uma lista de blogs em que crítica e resenhas são a preocupação central. (Marcelo Coelho)

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2008 11:48:00 PM | | | Voltar


    Caymmi e a Bossa Nova: O portador inesperado

    O que Stellinha Caymmi não sabe de Dorival Caymmi, você não precisa aprender. Caymmi e a Bossa Nova: O portador inesperado é um minucioso relato sobre a trajetória desse compositor tão amplamente brasileiro e que a mídia e a crítica tentaram - em vão - aprisionar no folclore e na temática baiana. A prova de que Caymmi não comporta reduções é que seus sambas-canções urbanos, "cariocas", também estão entre os melhores do nosso cancioneiro. E que, dos grandes compositores do período clássico, ninguém como ele atravessou tão incólume a Bossa Nova, passando por ela e saindo do outro lado ainda maior do que quando entrou. Pudera: a Bossa Nova sempre o teve, admitidamente, como uma de suas influências. Depois de esmiuçar a vida do compositor em Dorival Caymmi: O mar e o tempo há alguns anos, Stellinha - por acaso, neta do homem - se debruça agora sobre sua obra e nos oferece mais um livro definitivo.  Ruy Castro

    Em breve nas melhores livrarias!

    Publicação prevista para: 9/9/2008
    Previsão de envio a partir de: 9/9/2008

    Ibis Libris

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2008 11:33:00 PM | | | Voltar


    Mia Couto, por Mariana Ianelli

    O Guardador de Sonhos

    Nasce mulata a poesia moçambicana, em meados do séc. XIX, no casamento do poeta Tomás Antônio Gonzaga, de sangue luso-brasileiro, com Juliana de Sousa Mascarenhas, da Ilha de Moçambique. A respeito desse rico intercâmbio de culturas falava o escritor Mia Couto, quatro anos atrás, em uma comunicação na Academia Brasileira de Letras. Foi assim que, estreitando laços de vizinhança, entre 1950 e 1970, as vozes de Manuel Bandeira, Drummond, Graciliano Ramos, Jorge Amado e tantos outros aportaram em Moçambique, para semear ali a gênese de uma identidade lingüística ainda carente de matizes que pudessem distingui-la do português colonial.

    Dessa partilha que transcende a dimensão da língua e toca o fundo de um parentesco mágico, deriva o encontro de alma especialíssimo de Mia Couto com Guimarães Rosa. Em um sertão que desemboca em savana, levanta-se agora, mais uma vez, a flor mestiça, re-encantada em cores de beleza universal. Tudo o que Mia Couto reconhece marcar a experiência de recriação da escrita em Guimarães, podemos também reconhecer em seu trabalho, bem entranhado nos sais da terra moçambicana: o uso de "neologismos, da desarticulação da frase feita, da reinvenção dos provérbios, do resgatar dos materiais da oralidade". Poetas por excelência, ambos são feiticeiros da linguagem, desbravadores de uma pátria mítica em que nos descobrimos antes unidos por um sonho que separados por diferenças de raça. >>> continue lendo: © Mariana Ianelli - Publicado no Rascunho

    Via: Blog ARdoTEmpo

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2008 02:24:00 PM | | | Voltar


    CARASSOTAQUE - Lançamento em outubro/2008

    Trecho de CARASSOTAQUE:

    "Quando a ditadura expirou, num suspiro imperceptível, caindo suavemente como uma flor de paina que desce, na ausência de ventos, em seu vôo quase sem gravidade, talvez um ingênuo tenha pensado: agora os rostos vão voltar. Mas nada aconteceu, porque, na realidade, nada mudara naquele lugar. Tudo se manteve intacto, o poder nas mesmas mãos, os mesmos sobrenomes, os mesmos métodos sem transparência, a idêntica geratriz econômica, a mesma rede de influências, o mesmo tráfico."

    © Alfredo Aquino - CARASSOTAQUE, Iluminuras 2008

    [Verdade verdadeira: tudo continua igual, somente mudaram as roupas, continuamos vítimas da ditadura - HC]

    [A capa está expressiva. Que boca fantástica! Pena que os olhos estejam vendados! - HC]

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2008 12:02:00 AM | | | Voltar

    ·······

    19 de agosto de 2008

    (...), um blog de Elenise Peruzzo

    Depois de alguns dias fora, trabalhando, é claro, voltei. Estive em Brasília, onde revi amigos, conheci novas pessoas, fiz novos amigos. Entre estas pessoas maravilhosas que trabalham na mesma empresa, conheci Elenise Peruzzo, gaúcha, que, além de competente advogada, professora universitária, ainda encontra tempo para o seu blog, onde escreve muitas coisas interessantes. Recomendo.

    Marcadores:

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2008 11:58:00 PM | | | Voltar

    ·······

    15 de agosto de 2008

    Lançamento do livro "São Jorge e o Dragão", de Galeno Amorim

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/15/2008 11:24:00 PM | | | Voltar

    ·······

    11 de agosto de 2008

    O Mago, nova pedra no sapato da Planeta

    O Globo - 09/08/2008 - por André Miranda, Mànya Millen e Rachel Bertol

    Menos de dois anos depois de a Editora Planeta ter tido problemas com a biografia que publicou - Roberto Carlos em detalhes —, é a vez de O Mago, sobre Paulo Coelho, escrita pelo jornalista Fernando Morais, estar na berlinda. Na semana passada, o acadêmico Celso Lafer, citado na biografia, começou a repassar a pessoas próximas um e-mail com cópia do documento de notificação extrajudicial que enviou à editora em julho, pedindo uma retratação pública e a correção do livro. A notificação se refere ao trecho em que Morais diz que o gabinete de Lafer no Itamaraty, então ministro de Relações Exteriores, virou um “bunker” para cabalar votos a favor de Helio Jaguaribe, que disputava com Paulo Coelho vaga na Academia Brasileira de Letras. “Eu não retiro nada do que está no livro”, diz Morais Segundo o livro, Lafer - que ainda não tinha sido eleito imortal - chegou a oferecer “viagens, convites e medalhas” a acadêmicos em troca de votos.

    Marcadores: , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/11/2008 02:32:00 PM | | | Voltar

    ·······

    8 de agosto de 2008

    Lançamento: Filosofia do Judaísmo em Abraham Joshua Heschel

    Nesta segunda-feira, dia 18/08, Glória Hazan estará na Livraria Cultura para autografar o livro ‘Filosofia do judaísmo em Abraham Joshua Heschelem que conduz o leitor ao cerne do pensamento religioso de Abraham Joshua Heschel, um dos mais importantes e criativos filósofos do judaísmo do século XX. Glória Hazan também inspira o leitor à reaproximação com o sublime, o maravilhoso e o prodígio, algumas das categorias usadas pelo filósofo para referir-se ao sagrado. (via Pletz)

    Neste ensaio, a autora Glória Hazan conduz o leitor ao pensamento religioso de Abraham Joshua Heschel (1907 - 1972), filósofo do judaísmo do século XX. Um aspecto do pensamento de Heschel é ser uma fonte de inspiração para o reencontro com Deus e com o sagrado através da religiosidade judaica. Como estudo acadêmico do pensamento religioso, 'Filosofia do Judaísmo em Abraham Joshua Heschel', que a editora Perspectiva publica em sua coleção Estudos, poderá servir não apenas ao leitor interessado no encontro com o pensamento judaico contemporâneo, mas também a todos aqueles que estão interessados no reencontro com a reflexão e a experiência do sagrado em meio à crise da modernidade.

    Glória Hazan é psicóloga e mestre em Ciências da Religião pela PUC–SP. Atualmente realiza seu doutorado junto ao Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião da PUC–SP. É também colaboradora/ pesquisadora do Núcleo de Estudos em Mística e Santidade – Nemes, integra o Grupo Vagas Estrelas de psicodrama, teatro e multimídia e coordena os Grupos de Estudos sobre a Mística Judaica (ta´amei Torá) e sua relação com a psicologia e a filosofia da religião.

    Segunda-feira, 18 de agosto às 18h30
    Livro: FILOSOFIA DO JUDAÍSMO EM ABRAHAM JOSHUA HESCHEL
    Autor: Glória Hazan - Editora: Perspectiva
    Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP
    Tel: (11) 3170-4033 - O evento acontecerá no piso térreo da loja.

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/08/2008 02:49:00 PM | | | Voltar

    ·······

    4 de agosto de 2008

    "Lua na casa três", de Henrique Chagas, também foi publicado na FOLHA DE BLUMENAU

    "Lua na casa três", de Henrique Chagas, também foi publicado na FOLHA DE BLUMENAU na edição 188, no dia 23-07-2008. Veja aqui.

    OUTROS ESCRITOS DE HENRIQUE CHAGAS
    1)  Do vento criador que pairou sobre as águas ao olhar mastigado , por Henrique Chagas. 
    2)  De Anselmo a Verdes Trigos , por Henrique Chagas. 
    3)  A leitura me dá sorte , por Henrique Chagas. 
    4)  Lua na casa três , por Henrique Chagas. 
    5)  Hierosgamos: o Cântico dos Cânticos de Noga , por Henrique Chagas. 
    6)  Herói do Nosso Tempo , por Henrique Chagas. 
    7)  Em Santiago encontrei "La mujer de mi vida" , por Henrique Chagas. 
    8)  "O livro é a porta de entrada para um mundo melhor" , por Henrique Chagas. 
    9)  Inocente no mundo de Kafka , por Henrique Chagas. 
    10)  De volta ao começo: Cruzália/SP , por Henrique Chagas.

    Marcadores: , , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/04/2008 08:47:00 PM | | | Voltar


    A saga de um homem odioso, um monstro simpático e outras visões, por Chico Lopes

    NEGROR POR TODA PARTE - Negror no subsolo, negror na alma. O filme "Sangue negro", de Paul Thomas Anderson, grande sucesso de crítica em 2007, com várias indicações ao Oscar 2008, chegou às locadoras e não creio que todo mundo terá prazer em conhecê-lo em DVD. Porque é a saga de um homem odioso e, ao fim, é quase inevitável concluir que um filme que tenha em seu centro um personagem tão difícil de gostar pode ter grandes méritos, mas é, de qualquer modo, sombrio demais para cair no gosto do público.
    A saga de Daniel Plainview, magnata do petróleo, é cheia de coisas bem feitas - a fotografia de Jack Fisk, a música de Jonny Greenwood e, acima de tudo, a interpretação verdadeiramente antológica de Daniel Day-Lewis (não havia concorrente para ele como melhor ator do Oscar 2008, realmente).
    Plainview é só ambição, tensão, desconfiança, determinação - seu único respiradouro de afeto é o menino que adota, e que um acidente de prospecção de petróleo levará à surdez. Mas, mesmo este, tentando emancipar-se como homem e profissional, parecerá a ele um concorrente - Plainview é daqueles prepotentes que só entendem o mundo em dois pólos: hostilidade ou submissão (lembra o Paulo Honório de "São Bernardo", de Graciliano Ramos, neste aspecto). Ele não quer que o Outro exista e tenha opiniões próprias - tenta suprimir toda e qualquer vida autônoma ao seu redor.
    Para entender quem ele é, é só prestar atenção ao rosto de Lewis - o personagem sorri só com a boca, os olhos vão para outros lados e são só esperteza, desconfiança e ódio - e, num raro momento de fraqueza confessional diz: "Odeio todo mundo. Vou ficar rico para me isolar de todos." Solidão mais dura e trágica, impossível.
    "Sangue negro" não é a obra-prima que os críticos apregoaram, mas é um belo filme, muito superior a "Onde os fracos não têm vez" e outros do Oscar 2008, mas não superior àquele que, a meu ver, foi o melhor dos filmes entre todos os concorrentes - "Desejo e reparação", do inglês Joe Wright.

    LEIA TEXTO COMPLETO

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/04/2008 02:46:00 PM | | | Voltar

    ·······

    3 de agosto de 2008

    O que há de novo está no ovo, por Noga Lubicz Sklar

    "Faz parte da natureza humana quando está diante de uma coisa nova, dizer: "É uma merda".", afirma Paulo Coelho, meu herói desta e de todas as outras semanas, entrevistado em Paris por João Paulo Cuenca, ah, bom: não se trata aqui de nenhuma ampla, geral e irrestrita anistia intelectual tardia concedida ao Mago, gente, não, apenas de uma autêntica conveniência marqueteira, estando o Cuenca em Paris e, nem faz tanto tempo assim, dividindo sala com Coelho na mesma editora, a tradicional porém moderníssima Agir.

    Outras duas sacadas geniais de Coelho o Noga Bloga já pratica faz tempo: disponibilizar por princípio suas obras na internet ["Só tenho a ganhar com a pirataria. As pessoas lêem o início no computador, depois acabam comprando o livro"] e a política inovadora de "privacidade zero" no blog. Bem. Hum. Eu entendo. Compartilhar da privacidade do Paulo é uma coisa. Da minha é outra muito diferente. Não? Bem. A gente nunca sabe. Quem sabe em breve Coelho e eu poderemos também compartilhar a sala, hein? Porque o segredo da prosperidade, vocês sabem, não é a olímpica e já clássica data mágica chinesa - oito de agosto de dois mil e oito às oito horas e oito minutos - mas sim, vamos combinar: apostar na baixa. Pra realizar o lucro na alta, é claro. ==>>> LEIA MAIS

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/03/2008 08:41:00 PM | | | Voltar

    ·······

    2 de agosto de 2008

    A magia do marketing

    Coelho junto a placa com seu nome em Santiago de Compostela, na EspanhaPersonagem de suas ações promocionais pelo mundo, Paulo Coelho usa a internet para se aproximar do leitor, vira nome de rua na Espanha e lança seu 12º romance, "O Vencedor Está Só'

    Os livros de Paulo Coelho podem até não ser tão mundialmente famosos quanto os da série "Harry Potter". Mas a figura do escritor é de longe mais notória que a de sua colega de encantamentos, a escocesa J.K. Rowling. Por quê? Simplesmente porque é quase impossível dissociar a figura do mago de sua própria obra. Coelho é personagem principal das ações de marketing que empreende mundo afora.

    O corpo-a-corpo com leitores em livrarias, feito em aparições-relâmpago, tem dado lugar a encontros virtuais. Em seu blog, o escritor pediu aos fãs que postassem fotos com seus livros favoritos. Também foi na internet que promoveu um concurso para um filme colaborativo, a partir de seu romance "A Bruxa de Portobello".

    Há um mês, Coelho virou nome de rua em Santiago de Compostela, fruto de sua peregrinação pelo famoso caminho da cidade. Hoje, chega às livrarias, com 200 mil cópias (e propaganda em jornais, revistas, cinemas, rádios, ônibus e internet), seu 12º romance, "O Vencedor Está Só", que se passa no Festival de Cannes -onde ele esteve em maio para leiloar um manuscrito, com direito a dancinha com a atriz Natalie Portman.

    Marcadores: , , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 08:31:00 PM | | | Voltar


    'Bruxa de Barcelona' orienta Paulo Coelho

    As bem-sucedidas ações de promoção que cercam Paulo Coelho valeram uma menção na recém-lançada biografia "O Mago", do jornalista Fernando Morais. O livro trouxe à tona um personagem pouco conhecido da trajetória de Coelho, a carioca Mônica Antunes, 39, sua agente desde 1990, e que representa o escritor --e somente ele-- em 160 países. Segundo Morais, em entrevista acerca de marketing, Mônica teria dito que "nove entre dez idéias geniais do Paulo dão errado". O jornalista pediu um exemplo.

    "Ela contou o que me parece um 'case' eloqüente, que é a história de mandar 'envelopar' os ônibus de Paris com a capa de 'Veronika Decide Morrer'. De todos os livros dele, 'Veronika" foi o que teve o pior desempenho na França. Um desastre atribuído à 'sabonetização' do livro, para a qual os franceses torceram o nariz", diz Morais. "Sem nenhuma dúvida, a grande maga da carreira do Paulo é a Mônica. Não por acaso, ela, com aquele ar angelical, é conhecida no mundo editorial como 'a bruxa de Barcelona'."

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u428819.shtml

    * Escritor brasileiro Paulo Coelho se tornou nome de rua na Espanha; ele agora lança seu décimo segundo livro, "O Vencedor Está Só"

    Leia mais

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 08:12:00 PM | | | Voltar

    ·······

    29 de julho de 2008

    Me sinto um BBB, diz João Ubaldo após Prêmio Camões

    Estado online - 28/07/2008
    No dia seguinte à conquista do Prêmio Camões 2008, o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro manteve o humor e o senso crítico que o tornaram internacionalmente conhecido. De seu apartamento no Leblon, zona sul do Rio, o também colunista se deliciava com a quantidade de telefonemas e e-mails recebidos de amigos e escritores desde a tarde de sábado. "Estou me sentindo uma celebridade. Pareço até um BBB", brincou, referindo-se ao reality show. Oitavo brasileiro a receber a homenagem, criada pelos governos de Portugal e Brasil, em 1988, Ubaldo foi escolhido pelo conjunto de sua obra, que contribui para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. Apesar de se dizer feliz e satisfeito com a premiação, ele lamentou o pouco destaque que o assunto ganha no País.

    "Não posso sair por aí como quem sai do Big Brother", diz João Ubaldo Ribeiro

    LAURA MATTOS da Folha de S.Paulo
    "Gostaria de lembrar que se trata de 100 mil euros. Pode parecer muito, mas não compra as dependências de empregada de um apartamento aqui pertinho na [avenida] Delfim Moreira [Leblon, zona sul do Rio]. Portanto, não posso sair por aí como quem sai do "Big Brother" nem tampouco posar pelado, pois tenho o receio de que o mercado seria reduzido".

    Baiano radicado no Rio, o autor de "Sargento Getúlio" (1971), "Viva o Povo Brasileiro" (1984) e "O Sorriso do Lagarto" (1989), entre outros livros, é o oitavo brasileiro a levar o prêmio (veja quadro abaixo). Ele completou a resposta sobre o dinheiro dizendo que irá aplicar no banco, para sua "aposentadoriazinha". "Se fosse aposentado pelo INSS, estaria ganhando R$ 1.200 por mês. Já sou oficialmente velhote."

    Sobre o significado do prêmio para sua carreira, afirmou: "É sempre consagrador, é "o" prêmio da língua portuguesa, não deixa de ser especial. Mas não estou tão seduzido assim pela glória. É consolador numa vida de briga, às vezes difícil, porque a vida de quem vive de escrever não é fácil, e nem sempre pude viver de escrever".

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/29/2008 08:59:00 PM | | | Voltar

    ·······

    13 de julho de 2008

    Israel é o único país do mundo onde...

    O jornalista israelense nascido na Hungria, Efraim Kishon (Z’L), demonstrava o bom humor que prevalece apesar das dificuldades do país. Algumas de suas frases são hilárias…

    Israel é o único país do mundo onde estouraram projéteis iraquianos, Katiyushas libaneses, suicidas de Gaza e mísseis sírios e, apesar disso, um apartamento de 3 dormitórios custa mais do que em Paris.
    Israel é o único país do mundo onde os aposentados fazem greve.
    Israel é o único país do mundo onde o cantor mais popular continua morando com os pais.
    Israel é o único país do mundo onde jogadores de futebol trazem o pai ao treino, para que brigue com o treinador.
    Israel é o único país do mundo onde, logo na primeira visita, o visitante pergunta “posso me servir na geladeira”?
    Israel é o único país do mundo onde o fulano de camisa manchada e com colarinho aberto é sua Excelência, o Ministro. E o moço ao lado, de terno e gravata, é seu motorista.
    Israel é o único país do mundo onde os acima de 60 anos ainda guardam rancor dos sargentos, da época em que serviram no Exército.
    Israel é o único país do mundo onde aposentado de 101 anos funda um partido.
    Israel é o único país do mundo onde os parlamentares que optaram por permanecer calados não param de falar.
    Israel é o único país do mundo onde a mãe do chefe do EMFA sabe o número do seu telefone privado. É bom ele tomar cuidado…
    Israel é o único país do mundo onde uma refeição israelense consiste em salada árabe, kabab romeno, pita iraniana e creme da Bavária. É que eles gostam de comida anti-semita.
    Israel é o único país do mundo onde “nao te incomodei” significa “quero te incomodar”.
    Israel é o único país do mundo onde muçulmanos vendem aos católicos lembranças santificadas, em troca de dinheiro com imagem de rabino.
    Israel é o único país do mundo onde nenhuma mulher se dá com a sua mãe, mas mesmo assim se falam 3 vezes ao dia… 2 vezes sobre você.
    Israel é o único país do mundo onde os ricos são socialistas extremados, os pobres, capitalistas incondicionais, e a classe média paga por tudo.
    Israel é o único país do mundo onde, logo no primeiro encontro, pergunta-se à moça onde ela serviu no Exército.
    Israel é o único país do mundo onde se descobre que ela era mais combativa que você.
    Israel é o único país do mundo onde a maior parte das pessoas é incapaz de explicar porque mora lá, mas tem um monte de motivos porque não pode morar em outro lugar.
    Israel é o único país do mundo onde, caso voce odeie os políticos, os funcionários públicos, a situação, os impostos, a qualidade dos serviços e o clima… é sinal de que você gosta do país.

    (fonte: PLETZ)

    Marcadores: , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/13/2008 05:13:00 PM | | | Voltar

    ·······

    7 de julho de 2008

    Tradição judaica guia autor dos EUA

    Folha de S. Paulo - 05/07/2008 - por Marcos Strecker
    "Queria lidar com a história e com os fatos inevitáveis", disse à Folha o americano Nathan Englander, apontado pela crítica americana como uma das grandes promessas da literatura americana. O autor está lançando O mistério de casos especiais (Rocco, 55 pp., R$55 - Trad. Paulo Reis) em que usa a ditadura argentina nos anos 70 como uma metáfora para a luta pela liberdade. Nascido nos EUA em 1970, o autor mudou-se para Jerusalém aos 19 anos. "Achei que ia para participar de um processo de paz histórico e descobri que isso era uma grande ilusão. Desse choque veio a idéia para o livro". Uma espécie de seguidor de Isaac Bashevis Singer, Englander, que mora em Nova York, lida com a tradição judaica em núcleos familiares, matéria de seu livro Para alívio dos impulsos insuportáveis, que fez sua fama. Englander participou no dia 4 da mesa "A Estética do Frio" com o argentino Martín Kohan, e com o gaúcho Vitor Ramil.

     

    A ditadura universal, por Moacyr Scliar.

    Marcadores: , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/07/2008 02:35:00 PM | | | Voltar

    ·······

    6 de julho de 2008

    Cineasta Sílvio Tendler debate o tema '1968: Cenas da Rebeldia'

    FORTALEZA – O renomado cineasta carioca Sílvio Tendler será a figura central de debate sobre o tema “1968: Cenas da Rebeldia”, dentro do programa Papo XXI, a realizar-se na próxima terça-feira, 8, às 19 horas, no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – 2º andar – Centro – fone: (85) 3464.3108). A entrada é franca.

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2008 02:20:00 PM | | | Voltar


    O mundo horrível a que o cinema nos acostumou, por Chico Lopes

    A violência no Cinema tem uma longa história que não poderei rastrear neste simples artigo, no qual quero apenas apontar algumas coisas, registrar algumas impressões que me ficam de ter visto, em dois dias sucessivos, dois filmes muito diferentes, mas basicamente dominados por um tema: a violência. Foram eles "No silêncio da noite", thriller "noir" de Nicholas Ray realizado em 1950, e "O gângster", produção norte-americana de 2007, dirigida por Ridley Scott, que foi um grande sucesso do ano passado e concorreu com trombetas favoráveis da crítica neste 2008.
    Começando pelo segundo, começo por dizer que tanto o espectador comum quanto o crítico especializado estão sujeitos a uma coisa rotineira, hoje em dia: o ataque maciço da publicidade, que prepara todos para determinadas produções com toneladas de informações e seduções de todos os tipos. Somos preparados para gostar de certos filmes, queiramos ou não, e só depois de tê-los visto é que percebemos que, a despeito de todas as firulas e confeitos novos que eles apresentaram na forma, o que nos contavam era mais do mesmo, refletindo a velha moral cínica dos comerciantes que sabem reciclar o já faturado e seguir faturando. Mas, como gostamos de cinema e isso é provavelmente mais vicioso do que parece, seguimos como consumidores ávidos de alguma coisa que não sabemos bem o que é e que queremos que seja extraordinária. Portanto, o círculo vicioso é incurável.
    O caso de "O gângster" é bem assim: a crítica teceu grandes loas ao filme (na capinha do DVD, diz-se que é "o maior filme do ano"), as indicações ao Oscar impressionaram, e lá estão dois atores de que o público não poderá deixar de gostar: Denzel Washington e Russell Crowe. Ridley Scott, diretor capaz de grandes coisas, é irregular, e faz filmes bem esquecíveis também. Mas tem o senso do espetacular e sabe fazer produções imponentes, e em "O gângster" voltou a acertar: o filme é muito bem feito, absorvente e não há reparos técnicos a fazer: a coisa nos enche os olhos, vai num crescendo de interesse, e não é um filme curto.

    LEIA MAIS

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2008 10:25:00 AM | | | Voltar

    ·······

    4 de julho de 2008

    no blog do galeno: 'a leitura me dá sorte'.

    A leitura me dá sorte
    Henrique Chagas - Verdes Trigos Cultural - 12/6/2008

    Carrego comigo a lembrança do meu pai, José Terra, sempre lendo. Foi com ele que aprendi a ler e a escrever. Ficava emocionado com a leitura da poesia de Camões na primeira página do Estadão. Pouco entendia e nem sabia que, por traz daqueles versos decassílabos haviam textos censurados, histórias que a ditadura militar decidira que eu não deveria saber. Li várias vezes a História Sagrada, um livro grosso que meu pai ganhou de um caixeiro viajante; fiquei impressionado com as peripécias do Rei Davi e seus filhos. Leia mais

    Marcadores: , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2008 10:03:00 PM | | | Voltar

    ·······

    28 de junho de 2008

    Pelé imortal


    Folha de S. Paulo - 27/06/2008 - por Mônica Bergamo
    Pelé e Fernando Morais conversaram em Brasília, anteontem, sobre a possibilidade de o autor de O mago, biografia de Paulo Coelho, escrever agora um livro sobre o rei, conta Mônica Bergamo. >> Leia mais

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 03:09:00 PM | | | Voltar


    Conversa de fantasmas no museu

    Na penumbra noturna do museu de Nova York, apenas as luzes pontuais de segurança testemunham o encontro das duas fantasmagorias. Silenciosamente alheias ao anterior rumor diurno dos sussurros e ao, agora inexistente ecoar dos passos estalados pelos saltos de sapatos dos visitantes nas salas expositivas, antes generosamente iluminadas e apinhadas de gente. No momento existe apenas o silêncio dos túmulos e o frescor da climatização do ambiente controlado.

    No cenário sombrio estão frente a frente, a escultura articulada em dobraduras metálicas, superfícies anguladas, refletindo em chapa nua de aço a pouca luminosidade, ocultando sombras profundas, sem nenhuma camada de pintura; e a pintura de grande formato, povoada de inscrições em dialetos urbanos, intensa estética da figuração das ruas dos guetos, em óleo de excelente qualidade de fatura sobre o tecido espesso da tela.

    Frente a frente, igualmente, os fantasmas de L. e de B.

    Uma reunião no não-tempo dos dois artistas de gerações, pensamentos e continentes diversos, que nunca tinham se encontrado antes. =>>>

    LEIA MAIS

    TEXTO: Alfredo Aquino

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 02:45:00 PM | | | Voltar

    ·······

    9 de junho de 2008

    Fernando Morais: 'Preciso me penitenciar publicamente'

    Jornal do Brasil - 08/06/2008
    O escritor e jornalista Fernando Morais já "assassinou" ao menos duas pessoas. Sua primeira vítima foi o político Último de Carvalho. Em 1975, ao escrever para a revista Veja uma capa sobre o Estado de Minas Gerais, informou a morte do deputado mineiro, na época vivíssimo. O segundo "crime" ocorreu durante o extenuante processo de escrita da recém-lançada biografia de Paulo Coelho. Na página 565, Morais afirma que Celso Lafer viria a ocupar, em 2003, a cadeira de Alberto Venâncio na Academia Brasileira de Letras. O que não seria um problema se a cadeira ainda não estivesse ocupada pelo próprio Venâncio, que felizmente ainda não interrompeu sua passagem pelo nosso mundo. Consultado pelo JB, Morais admite os dois erros e garante que já enviou errata à editora, que fará a correção nas possíveis edições seguintes da biografia. >> Leia mais

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/09/2008 02:56:00 PM | | | Voltar

    ·······

    6 de junho de 2008

    Três dias para Bloom

    Anualmente a obra do escritor irlandês James Joyce é celebrada em São Paulo no Bloomsday. Neste ano, a 21º edição do evento ocorrerá de 14 a 16 de junho na Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura (Av. Paulista, 37 - Bela Vista) e no Finnegan´s Pub (Rua Cristiano Viana, 358), com entrada franca. Organizada por Marcelo Tápia e Ivan de Campos, a comemoração oferecerá aos presentes uma edição comemorativa do Bloomsday 2008, publicada pela Editora Olavobrás e doses de degustação de Jameson Irish Whiskey. Além disso, terá a entrega do "Prêmio Jameson Irish Whiskey" a três personalidades que têm colaborado para a difusão da cultura irlandesa no Brasil. Os três dias concentrarão diversas palestras sobre as obras do autor, apresentações musicais, leitura dramática e exibição de filmes. Para conferir a programação completa acesse. >> Leia mais

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2008 08:58:00 PM | | | Voltar

    ·······

    20 de maio de 2008

    Entrevista: Emmanuel Tugny

    Emmanuel Tugny –  Escritor e músico: Autor de literatura contemporânea francesa e músico nascido em 1968, atualmente editado por Éditions Léo Scheer, de Paris, publicou entre outros livros (sobretudo romances) Rheu, Les Trente, La Vie Scolaire, Choro, Mademoiselle de Biche e mais recentemente, Corbiére Le Crevant, além de vários CDs de música como autor, compositor e intérprete. Recentemente traduziu para as Éditions Léo Scheer, de Paris, o romance Panamerica, do paulista José Agrippino de Paula. Vive e trabalha em Porto Alegre, Brasil, depois de ter morado por alguns anos em Paris, São Paulo e Veneza.

    http://ardotempo.blogs.sapo.pt/66610.html

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/20/2008 08:06:00 PM | | | Voltar

    ·······

    12 de maio de 2008

    A partir de hoje, no Pontolit, bate-papo com o poeta Márcio-André

    O poeta "multimeios" Márcio-André fala a Pontolit sobre poesia, tecnologia e suas leituras reais e imaginárias. Fala sobre a revista Confraria que completa três anos e sobre a Confraria do Vento, editora fundada por poetas, cuja proposta é fomentar, produzir e comercializar literatura acessível e de qualidade: aqui.

    http://blog.pontolit.com.br

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 09:43:00 PM | | | Voltar

    ·······

    6 de maio de 2008

    Cuba bloqueia a viagem da blogueira

    A cubana Yoani Sánchez --criadora do blog "Generación Y" (www.desdecuba.com/generaciony/)-- não poderá ir a Madri para receber amanhã o prêmio Ortega e Gasset de Jornalismo, disse ontem o "El País", que há 25 anos promove a premiação.

    Todos os esforços para conseguir autorização de viagem para Sánchez foram recebidos com "silêncio administrativo das autoridades", afirma o diário espanhol. A blogueira, vencedora na categoria jornalismo digital e citada neste mês pela revista "Time" na lista das cem pessoas mais influentes do mundo, escreve textos bem-humorados e críticos sobre o regime cubano.

    Em fevereiro, Sanchéz disse à Folha que não tinha sido vítima de intimidações: "Vamos ver até quando dura isso."

    Em março, quando a página ultrapassou 4 milhões de visitas mensais, ela denunciou a censura velada, com instalação de filtros que retardavam o acesso. A mais recente atualização do blog criticou no sábado a "infância cívica" dos cubanos e as dificuldades para conseguir viajar.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u398994.shtml

     

    Ver ainda o Blog ARdoTEmpo
    http://ardotempo.blogs.sapo.pt/59025.html

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/06/2008 08:35:00 PM | | | Voltar

    ·······

    25 de abril de 2008

    Entrevista: LAURE LIMONGI

    A escritora francesa Laure Limongi está no Brasil e fala a ARdoTEmpo sobre o  cenário atual da literatura francesa, enfocando as relações da arte literária com as novas mídias. Poeta, crítica literária, editora, música e cantora, Laure Limongi participa ativamente da atual cena cultural francesa.
    Ela tem vários livros publicados e atua como editora de uma das coleções de literatura contemporânea da Éditions Léo Scheer, Paris.

    AT : No cenário histórico e cultural de seu país, que sempre influenciou com intensidade a cultura ocidental há mais de 250 anos, aparentemente pela primeira vez está ali colocado um presidente que não se importa tanto com isso, que faz questão de não falar de cultura e de passar ao largo dos assuntos culturais, muito mais voltado a um imediatismo mediático, a uma frivolidade de modelo mais "norte-americano"; como você analisa essa novidade junto ao cenário cultural no qual você está imersa, em suas múltiplas atividades?
    LL : Analiso essa situação como uma catástrofe total para a cultura e is me deixa muito entristecida, até mesmo ferida. Com uma nuance de revolta, inclusive. Um sentimento de desconforto pelo fato das forças da esquerda francesa não terem demonstrado ânimo e unidade para defender os valores de nosso país.
    A política atual articula uma simplificação demolidora da cultura com potentes discursos demagógicos. É necessário não deixar subsistir que ações impostas ao público venham a resultar no desaparecimento da diversidade da criação. Mas estou convencida que a França ainda possui um povo obstinado, exaltado, que terminará por confrontar e fazer cessar essa inclinação deletéria. Eu tenho confiança na esquerda, nos franceses, em respeitar a nossa herança cultural e reverter essa situação, por uma revalorização. Jamais deixaremos de resistir. ===>>> LEIA MAIS

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/25/2008 03:10:00 PM | | | Voltar


    Literatura na Web


    PublishNews - 25/04/2008
    A poeta e blogueira francesa Laure Limongi vai falar sobre "A importância e a diversidade da produção literária pela WEB", na Livraria Martins Fontes Paulista (Avenida Paulista 509 - loja 17 - SP. Tel: 11-2167-9900). O evento é realizado pelo Bureau do Livro da Embaixada da França e pela Livraria, e ocorre na terça-feira, 29 de abril, às 19h30. Participam também o poeta Edson Cruz e seu parceiro webpoeta Pipol, criadores e editores do portal Cronópios, o poeta Cláudio Willer, criador e animador da revista literária eletrônica Agulha, o escritor e blogueiro Marcelino Freire e a poeta carioca Solange Rebuzzi, coordenadora do Café Letrado da Maison de France, no Rio de Janeiro.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/25/2008 02:53:00 PM | | | Voltar

    ·······

    24 de abril de 2008

    Lei das Biografias: dê o seu pitaco!

    Postado por Galeno Amorim - 17/4/2008 - 19h46
    Repercutiu bastante, esta semana, a notícia dada aqui no blog sobre o projeto de lei que o deputado Palocci (PT-SP) apresenta nos próximos dias no Congresso para facilitar a vida de quem publica (ou, pelo menos, gostaria de...) biografias no Brasil. Escritores, editores, livreiros, jornalistas, dirigentes de entidades do livro e leitores em geral deram sua opinião. Numa reação à proibição, no ano passado, da biografia sobre o cantor e compositor Roberto Carlos, o debate esquentou e deu origem à proposta encampada pelo parlamentar. Conheça aqui o projeto de lei e mande sua opinião. Leia, abaixo, algumas delas. Veja mais no Fórum de Debates em Uma Lei pelas Biografias. =>>>> Leia Mais

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/24/2008 12:56:00 PM | | | Voltar

    ·······

    15 de abril de 2008

    'Minha Cidade - Porto Feliz' entra na última fase

    O cineasta e diretor Vicentini Gómez inicia a terceira e última fase do filme/documentário. “Minha Cidade – Porto Feliz”, agora com depoimentos de especialistas sobre a história da cidade. Começa com o Prof. Jonas Soares de Souza, da USP, pesquisador do Museu Paulista, um dos mais conceituados historiadores sobre a região de Porto Feliz.

    Registrará depoimento do italiano Bruno de Giusti, artista plástico e especialista em arte-sacra, que retratou em azulejos a história de Porto Feliz na igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens. Giusti deu um depoimento emocionado sobre a história da cidade e disse ter ficado sensibilizado com a capela construída no Parque das Monções, para a realização do filme.

    Vicentini Gómez diz que a finalização do filme tem previsão para maio.

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 04:14:00 PM | | | Voltar


    Blogueiros lançam revista eletrônica

    O Estado de S. Paulo - 14/04/2008
    Já está no ar a primeira revista totalmente feita por blogueiros no País, a Feed-se. De acordo com o jornal o Estado de S. Paulo, o conteúdo pode ser visualizado no endereço www.feed-se.com.br.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 04:06:00 PM | | | Voltar


    Editora aposta em talentos surgidos na web

    O Estado de S. Paulo - 14/04/2008 - por Bruno Galo
    Em 1999, foi a vez de o multimídia Marcelo Duarte fundar a editora Panda Books, que, desde o seu início, se especializou em obras de consulta, como seu O Guia dos Curiosos. Entre os livros mais bem sucedidos da editora, destacam-se alguns que tiveram a sua origem na web. O mais famoso deles, com 260 mil exemplares vendidos, foi O Doce Veneno do Escorpião, de 2005, escrito pela blogueira e ex-garota de programa Bruna Surfistinha. Em 2004, houve ainda o lançamento do livro do saudoso Homem Chavão, baseado em um finado e famoso blog de mesmo nome. >> Leia mais

    Marcadores:

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 04:01:00 PM | | | Voltar


    O corrido dia-a-dia de um curioso jornalista

    O Estado de S. Paulo - 14/04/2008 - por Bruno Galo
    "Não conseguiria fazer tudo o que faço sem uma mãozinha da tecnologia. Não dá mais para viver sem ela." A frase soaria exagerada não estivesse na boca de um notório colecionador de fatos insólitos, extensamente acumulados na rede: o jornalista Marcelo Duarte. Ele é autor de 20 livros - oito deles da popular série O Guia dos Curiosos. O público adora: iniciada em 1995, a série vendeu mais de 500 mil exemplares. Fora o sucesso, o Guia virou marca, dando origem a diversos filhotes. A "cria" principal foi o site, lançado em 1995. No final de 2007, foi a vez do TV Curioso, no canal de vídeos do portal iG. Na terça-feira passada, foi a vez do blog iniciar suas atividades. >> Leia mais

    Marcadores: , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 03:59:00 PM | | | Voltar


    Os Bons Tempos Voltaram...

    Magnólia Villa Bar
    "Os Bons Tempos Voltaram..."

    e começa com um evento de confraternização e beneficente em prol da Associação Comunitária Monte Azul (www.monteazul.org.br) a se realizar Magnólia Villa Bar a partir das 19hs desta 3ª-feira dia 15 de abril de 2008.

    Mas, mais do que uma confraternização trata-se de um evento que celebra o início da parceria entre o Magnólia Villa Bar e a Accenture em ações voltadas ao terceiro setor. Trata-se  de um movimento intitulado de “Conexões - Uma parceria CDI e Rede Cidadã” (www.conexaocdirc.org.br). Em poucas palavras, trata-se de uma iniciativa que visa melhorar a performances de ONGs promovendo nesta fase do movimento uma espécie de "joint-venture" entre ONGs e explorando e potencializando o que cada empresa, ONG e voluntário pode prover de melhor.

    "Magnólia Villa Bar", um espaço alojado em uma casa restaurada no coração da Lapa, onde, desde os anos 50, funcionava uma padaria tradicional, que agora abriga um ambiente acolhedor com música ao vivo e que nos remete a uma agradável viagem saudosista aos botequins, empórios e residências de 1930 e 40.

    Rua Marco Aurélio, 884 Lapa - Vila Romana
    (altura do numero 1400 da Rua Aurélia, continuação da Heitor Penteado - entrar antes do 1o. Farol à direita, na Pça. Armando Brussolo)
    Horário - 3a a 6a-feira a partir das 18h até o último cliente  -  sábados a partir das 12:30h  -  domingo a partir das 17h30
    Mapa - www.magnoliabar.com.br
    Reservas - reservas@magnoliabar.com.br ou 3463 4994 (24h) / 3863 9296
    Orkut - Magnolia Villa Bar

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 12:48:00 PM | | | Voltar

    ·······

    14 de abril de 2008

    Corrente literária

    Folha de S. Paulo - 12/04/2008 - por Cyrus Afshar
    Aquele livro bacana que você nem lembra mais que tem, perdido no fundo de uma gaveta ou juntando pó em uma estante, poderia estar solto no mundo, satisfazendo a sede de outros leitores. E outra obra interessante, já devorada por algum leitor, poderia estar na cabeceira de sua cama. Novas formas de consumo começam a mudar a relação que as pessoas têm com as coisas, inclusive com os livros. Criado em 2001 nos EUA, o site de trocas de livros Bookcrossing ganha cada vez mais adeptos no mundo todo e também no Brasil. Os membros do site filiam-se de graça e registram na internet os livros que querem "libertar", escolhendo quando e onde vão deixá-los. Antes, devem escrever, na folha de rosto de cada obra, uma "dedicatória" com uma breve explicação pessoal, o endereço do Bookcrossing e um código de identificação gerado no site (BCID). Depois, deixam os livros em um lugar qualquer ou em "crossing zones" ("zonas de cruzamento") oficiais. >> Leia mais

    Marcadores: , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 07:36:00 PM | | | Voltar


    OS ALEMÃO, de Aldyr SCHLEE

    Leia o texto OS ALEMÃO de Aldyr SCHLEE no Blog ARdoTEmpo. Ele tem uma seqüência de quatro capitulos que estão linkados e numerados no pé do texto.

    Vale a pena.

    http://ardotempo.blogs.sapo.pt/35437.html

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 01:33:00 PM | | | Voltar

    ·······