Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Henrique Chagas


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

"O livro é a porta de entrada para um mundo melhor"

por Henrique Chagas *
publicado em 28/08/2005.

"O livro é a porta de entrada para um mundo melhor". Moacyr Scliar

Estive em Belo Horizonte/MG nos últimos dias 11 a 14/08/2005. Além das atividades profissionais, tive a grata satisfação da coincidência da realização do 6º Salão do Livro de Minas Gerais, oportunidade em que conheci pessoalmente vários amigos escritores de BH e frequentadores da Verdes Trigos. Evidentemente, fui preparado para frequentar por várias vezes a Serraria Souza Pinto. No dia 12/08, fui ver Moacyr Scliar, que palestrou no Salão do Livro. Na mesma data, também pude conversar com José Aloise Bahia, que muito colabora conosco.

A palestra de Moacyr Scliar começou a apresentação do escritor Francisco Moraes Mendes lembrando alguns pontos em comum do escritor e o Estado de Minas Gerais (Scliar conquistou o prêmio Guimarães Rosa). Destacou as principais características do escritor: seu texto simples e fluente. Iniciou-se falando do conto "A Orelha de Van Gogh". Ressaltou que seus contos geralmente são escritos de uma só vez, talvez por isso sejam sempre contos curtos. Falou que muitas das possibilidades de interpretação dos seus textos não são propositais, surgem após a construção do conto. Muitas delas sequer imaginou no ato da escrita, surgiu com a leitura ou bem depois.

O conto "A Orelha de Van Gogh" inicia com a interrogação sobre o que foi feito da orelha cortada do famoso pintor Van Gogh, mas fala realmente da relação entre pai e filho. Como um médico que é, disse que hoje existe uma grande preocupação em se pesquisar o cérebro humano, não acredita que um dia possam desvendar a fórmula para construção de uma idéia, a área do inconsciente, dos sonhos e devaneios.

"O Centauro no Jardim" , que também, segundo o escritor, primeiro foi escrito e somente depois ele percebeu a questão da dualidade dos imigrantes. Moacyr Scliar lembrou-se de sua própria vida como imigrante. Como judeu, ele falou do peso que o livro tem sobre seu povo. Os judeus deixaram um grande livro, a Bíblia, que, embora agnóstico, ele lê com prazer e dedicação. Moacyr Scliar, particulamente, me emocionou com o relato de sua infância pobre em Porto Alegre, seus pais anualmente o levavam à feira de livros da livraria do Globo, exclusivamente para comprar livros. Mesmo com todas as dificuldades a ordem na casa era não deixar faltar livros, pois "o livro é a porta de entrada para um mundo melhor". Desde criança eu também guardo esta certeza, e, esta comunhão me emociona e faz continuar sempre acreditando no poder do livro.

Logo após a palestra, tive o prazer de encontrar pessoalmente com Moacyr Scliar e lhe entregar um cartão da VerdesTrigos. Maior emoção foi ser surpreendido com as carinhosas palavras de Moacyr Scliar de que já conhecia a VerdesTrigos; disse-me que é um assíduo visitante. Pediu: "não pare". Simplesmente emocionante e gratificante.

Sobre o Autor

Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.

É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.

Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Loucuras de um escritor, por Rodrigo Capella.

O palco é político, mas o drama é individual, por Moacyr Scliar.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos