RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

15 de abril de 2008

Sai resultado do Prêmio José Mindlin de Literatura

Depois de quase cinco meses de espera, chegou a hora de o Brasil conhecer o ganhador da primeira edição do Prêmio José Mindlin de Literatura. Promovido pela Autêntica, em Belo Horizonte, o concurso recebeu cerca de 500 originais, inclusive de brasileiros que moram fora do País. Com adesão dos quatros cantos do Brasil, foi do interior de Pernambuco, de uma cidade chamada Vitória Santo Antão, a obra selecionada. Advogado por formação, Walther Moreira Santos é o ganhador do concurso apadrihado pelo bibliófilo José Mindlin e marco dos 10 anos de existência da Autêntica Editora, que passa agora a investir em obras de ficção. Em grande estilo, O ciclista, como é chamada a obra vencedora, será lançada pela Autêntica Editora na Bienal do Livro de São Paulo, na segunda quinzena de agosto, quando passará a ser distribuída em todo o território nacional.

A comissão julgadora do concurso foi composta pela editora e escritora Maria Amélia Mello, pela professora e escritora Maria Esther Maciel e pelo escritor Antônio Torres. Dedicados à avaliação das centenas de obras que receberam, o júri reuniu-se no dia 4 de abril para, juntos, na presença da diretora executiva da Autêntica Editora, Rejane Dias, da curadora da Biblioteca de Guita e José Mindlin,Cristina Antunes e do patrono da premiação, José Mindlin, escolherem o vencedor. De acordo com eles, a obra premiada se destacou das demais por “apresentar uma narrativa original, instigante e literariamente bem construída”.

Walther Moreira Santos é dramaturgo e ficcionista, vencedor de diversos prêmios literários e autor de 10 obras nos gêneros memória, teatro, romance e infantil. De acordo com ele, O ciclistaé uma história sobre perdão, apego e perda, que mescla sexualidade, budismo e psicanálise”. Ele conta que geralmente leva uns seis meses escrevendo um romance, mas considera O ciclista uma obra demorada, “construída palavra a palavra ao longo de quatro anos’.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 05:28:00 PM | | | Voltar


Hoje, na coluna do SINOMAR

NO SUL

Henrique Chagas, advogado de Presidente Prudente mantenedor do site cultural Verdes Trigos, considerado um dos melhores do País, tomou posse ontem, como membro correspondente da Academia de Letras Blumenauense, em Blumenau, Santa Catarina. Na mesma reunião, foi empossado também o governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira. (SINOMAR CALMONA)

LINKS RELACIONADOS
Academia de Letras Blumenauense em festa: posse dos novos membros

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 05:16:00 PM | | | Voltar


Jornal ALEF será condecorado com a ´Medalha de Mérito Pedro Ernesto´, no Rio de Janeiro

Com 14 anos de atuação, e mais de 27 mil assinantes nos quatro cantos do mundo, o Jornal ALEF (www.jornalalef.com.br),  destinado à comunidade judaica, vem tendo suas notícias publicadas no Le Monde Diplomatique - jornal francês de maior prestígio internacional, com mais de 2 milhões de leitores/dia. No dia 26 de maio, às 10h, o Jornal ALEF será condecorado com a ´Medalha de Mérito Pedro Ernesto´, principal homenagem do município do Rio de Janeiro, concedida por unanimidade pela Câmara Municipal por iniciativa da vereadora Patricia Amorim.

PARABÉNS ao Jornal ALEF, ao jornalista Mauro Wainstock, que, incansável, diariamente bem informa a comunidade judaica e a sociedade brasileira. Parabéns pelo merecido reconhecimento da cidade do Rio de Janeiro ao seu trabalho. Nosso respeito e admiração. (Henrique Chagas)

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 05:03:00 PM | | | Voltar


Lançamento 'A Boa, a Má e a Vilã' - novo livro da portuguesa Adelina Velho da Palma, em LISBOA

O lançamento do novo livro de Adelina Velho da Palma, A BOA, A MÁ E A VILÃ, terá lugar no dia 19 de Abril às 18 horas na First Gallery, na Rua Conceição da Glória, nº 8 em Lisboa (Metro Avenida ou Restauradores).

No mesmo dia/local é inaugurada a exposição de pintura de Filipe Amaral, SINFONIA DE EXPRESSÕES, pelo que este convite se destina não só aos amantes da literatura mas também das artes plásticas.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 04:24:00 PM | | | Voltar


Fundação Logosófica recebe inscrições para concurso literário

A Fundação Logosófica promove um concurso literário com o tema: "A arte de ensinar e a arte de aprender". Os trabalhos serão avaliados em duas categorias: educadores e estudantes universitários. Os participantes deverão escrever o texto com elementos abordados na bibliografia indicada no regulamento. Os prêmios somam a quantia de R$ 34 mil, que serão distribuídos aos três primeiros lugares em cada categoria. Os trabalhos podem ser enviados até 30 de junho. Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas no site: www.logosofia.org.br/concurso

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 04:19:00 PM | | | Voltar


'Minha Cidade - Porto Feliz' entra na última fase

O cineasta e diretor Vicentini Gómez inicia a terceira e última fase do filme/documentário. “Minha Cidade – Porto Feliz”, agora com depoimentos de especialistas sobre a história da cidade. Começa com o Prof. Jonas Soares de Souza, da USP, pesquisador do Museu Paulista, um dos mais conceituados historiadores sobre a região de Porto Feliz.

Registrará depoimento do italiano Bruno de Giusti, artista plástico e especialista em arte-sacra, que retratou em azulejos a história de Porto Feliz na igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens. Giusti deu um depoimento emocionado sobre a história da cidade e disse ter ficado sensibilizado com a capela construída no Parque das Monções, para a realização do filme.

Vicentini Gómez diz que a finalização do filme tem previsão para maio.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 04:14:00 PM | | | Voltar


Livro sobre Romário 'bate na trave' da lei

Folha de S. Paulo - 14/04/2008 - por Silvana Arantes
O projeto do livro Romário mais de mil bateu na trave da Lei Rouanet. A comissão que o analisou devolveu a proposta à editora T+8, com o pedido de comprovação de seu "mérito cultural". Com aproximadamente 200 páginas e tiragem de 3.000 exemplares, o livro promete trazer planilha com todas as partidas da carreira do jogador, fotos dele em campo e depoimentos de outros atletas e comentaristas a seu respeito. "É um livro completo, para o fã guardar para sempre. Estamos fazendo um trabalho de planilha ilustrado, para ficar um livro de arte", diz Tatiana Berlim, editora da T+8. O orçamento que aguarda aprovação é de R$ 250 mil. >> Leia mais

[NOTA] Fala sério, Romário! E nós pagamos a conta da sua auto-promoção!?!

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 04:08:00 PM | | | Voltar


Blogueiros lançam revista eletrônica

O Estado de S. Paulo - 14/04/2008
Já está no ar a primeira revista totalmente feita por blogueiros no País, a Feed-se. De acordo com o jornal o Estado de S. Paulo, o conteúdo pode ser visualizado no endereço www.feed-se.com.br.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 04:06:00 PM | | | Voltar


Editora aposta em talentos surgidos na web

O Estado de S. Paulo - 14/04/2008 - por Bruno Galo
Em 1999, foi a vez de o multimídia Marcelo Duarte fundar a editora Panda Books, que, desde o seu início, se especializou em obras de consulta, como seu O Guia dos Curiosos. Entre os livros mais bem sucedidos da editora, destacam-se alguns que tiveram a sua origem na web. O mais famoso deles, com 260 mil exemplares vendidos, foi O Doce Veneno do Escorpião, de 2005, escrito pela blogueira e ex-garota de programa Bruna Surfistinha. Em 2004, houve ainda o lançamento do livro do saudoso Homem Chavão, baseado em um finado e famoso blog de mesmo nome. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 04:01:00 PM | | | Voltar


O corrido dia-a-dia de um curioso jornalista

O Estado de S. Paulo - 14/04/2008 - por Bruno Galo
"Não conseguiria fazer tudo o que faço sem uma mãozinha da tecnologia. Não dá mais para viver sem ela." A frase soaria exagerada não estivesse na boca de um notório colecionador de fatos insólitos, extensamente acumulados na rede: o jornalista Marcelo Duarte. Ele é autor de 20 livros - oito deles da popular série O Guia dos Curiosos. O público adora: iniciada em 1995, a série vendeu mais de 500 mil exemplares. Fora o sucesso, o Guia virou marca, dando origem a diversos filhotes. A "cria" principal foi o site, lançado em 1995. No final de 2007, foi a vez do TV Curioso, no canal de vídeos do portal iG. Na terça-feira passada, foi a vez do blog iniciar suas atividades. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 03:59:00 PM | | | Voltar


LANÇAMENTO: A oficina do escritor - Sobre Ler, Escrever e Publicar, de Nelson de Oliveira

O lançamento do livro A oficina do escritor - Sobre Ler, Escrever e Publicar, do premiado escritor Nelson de Oliveira, acontecerá amanhã, dia 16, na livraria da Vila (rua Fradique Coutinho, 915, Pinheiros, São Paulo, SP), a partir das 19hs.

O livro reúne ensaios escritos a partir de sua experiência em oficinas de criação literária para escritores com obras em formação, as quais vem coordenando desde 2002. Segundo ele:

"Este manual, pequena caixa de ferramentas para a mecânica poética, nasceu de minha necessidade de organizar as constantes teóricas que, entra ano, sai ano, continuam inalteradas. Ele traz a minha resposta para cada pergunta insistentemente formulada nas oficinas: O que é prosa, o que é poesia, o que é proesia? O que é conto, o que é crônica, o que é novela, o que é romance? Pra que servem as oficinas, os clássicos, a crítica? Como ingressar no mercado editorial, como fazer uma resenha, literatura tem sexo?"

CONVITE

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 03:54:00 PM | | | Voltar


ÁLVARO ALVES DE FARIA recebe prêmio na Quinta-feira, 17, na APL

O poeta Álvaro Alves de Faria receberá nesta quinta-feira (17), às 17 horas, o Prêmio conferido pela Academia Paulista de Letras ao seu livro “Babel – 50 poemas inspirados na escultura Torre de Babel, de Valdir Rocha”, publicado pela Escrituras Editora em 2007.

O Prêmio será entregue pelo presidente da APL, José Renato Nalini. Na oportunidade será lido o parecer da comissão julgadora, formada pelos acadêmicos Fábio Lucas, Gabriel Chalita e Ada Pellegrini Grinover.

O poeta diz ser, em termos de poesia, um estrangeiro em seu próprio país. Afirma que hoje se considera um poeta português, ou um ex-poeta brasileiro, que acha mais apropriado.

Tanto que, fora “Babel”, seus seis últimos livros de poesia foram publicados em Portugal, obras que serão reunidas em “Alma Gentil: Raízes”, a ser publicado pela Escrituras ainda este ano.

Outro livro de Álvaro Alves de Faria a sair pela editora, também em 2008, é “Pastores de Virgílio”, entrevistas literárias com mais de 30 escritores e poetas brasileiros.

Jornalista profissional, sempre se dedicou à área cultural em vários veículos de comunicação, incluindo jornais, revistas, rádio e TV. Por esse trabalho em favor do livro recebeu, por duas vezes, o Prêmio Jabuti de Imprensa, da Câmara Brasileira do Livro, em 1976 e 1983, e ainda dois prêmios da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA - em 1988 e 1989.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 03:47:00 PM | | | Voltar


Os Bons Tempos Voltaram...

Magnólia Villa Bar
"Os Bons Tempos Voltaram..."

e começa com um evento de confraternização e beneficente em prol da Associação Comunitária Monte Azul (www.monteazul.org.br) a se realizar Magnólia Villa Bar a partir das 19hs desta 3ª-feira dia 15 de abril de 2008.

Mas, mais do que uma confraternização trata-se de um evento que celebra o início da parceria entre o Magnólia Villa Bar e a Accenture em ações voltadas ao terceiro setor. Trata-se  de um movimento intitulado de “Conexões - Uma parceria CDI e Rede Cidadã” (www.conexaocdirc.org.br). Em poucas palavras, trata-se de uma iniciativa que visa melhorar a performances de ONGs promovendo nesta fase do movimento uma espécie de "joint-venture" entre ONGs e explorando e potencializando o que cada empresa, ONG e voluntário pode prover de melhor.

"Magnólia Villa Bar", um espaço alojado em uma casa restaurada no coração da Lapa, onde, desde os anos 50, funcionava uma padaria tradicional, que agora abriga um ambiente acolhedor com música ao vivo e que nos remete a uma agradável viagem saudosista aos botequins, empórios e residências de 1930 e 40.

Rua Marco Aurélio, 884 Lapa - Vila Romana
(altura do numero 1400 da Rua Aurélia, continuação da Heitor Penteado - entrar antes do 1o. Farol à direita, na Pça. Armando Brussolo)
Horário - 3a a 6a-feira a partir das 18h até o último cliente  -  sábados a partir das 12:30h  -  domingo a partir das 17h30
Mapa - www.magnoliabar.com.br
Reservas - reservas@magnoliabar.com.br ou 3463 4994 (24h) / 3863 9296
Orkut - Magnolia Villa Bar

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 12:48:00 PM | | | Voltar


Grupo Bloody Bastards apresenta-se sábado com musical 'ON THE LINE'

Evento: Grupo Bloody Bastards apresenta-se sábado com musical em inglês que reúne canções de peças da Broadway, West End e Hollywood. Ingressos já podem ser obtidos na secretaria da Cultura Inglesa de Presidente Prudente - patrocinadora do evento - em troca de dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao Núcleo Tthre.

Dia/ horário/ local: 19 de abril, às 20h, no Teatro César Cava - única apresentação.
Presidente Prudente/SP

Histórico: Encenado pelo grupo paulistano de teatro Bloody Bastards, o espetáculo é falado e cantado em inglês e mostra as audições para uma companhia teatral de Nova York, desde o primeiro teste até a decisão final do diretor. No decorrer da história é inserido um pout-porri de canções extraídas de diversos musicais da Broadway, do West End e de Hollywood, como "Chorus Line", "Wicked", "Chicago", "Hairspray", "Monty Python´s Spamalot", "Music & Lyrics", entre outros. Apresentado em 2007 com sucesso no Teatro Cultura Inglesa, em São Paulo sob o nome "The Company", o espetáculo foi reformulado e está mais ágil e dinâmico. Com 90 minutos de duração, o musical tem texto e a direção de Rodrigo Haddad, direção musical de Thiago Sampaio e coreografias de Juliana Rumple. Este é o terceiro ano consecutivo que a Cultura Inglesa patrocina musicais em inglês em Prudente, com ingressos em troca de alimentos doados a entidades da cidade.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 12:39:00 PM | | | Voltar

·······

14 de abril de 2008

Corrente literária

Folha de S. Paulo - 12/04/2008 - por Cyrus Afshar
Aquele livro bacana que você nem lembra mais que tem, perdido no fundo de uma gaveta ou juntando pó em uma estante, poderia estar solto no mundo, satisfazendo a sede de outros leitores. E outra obra interessante, já devorada por algum leitor, poderia estar na cabeceira de sua cama. Novas formas de consumo começam a mudar a relação que as pessoas têm com as coisas, inclusive com os livros. Criado em 2001 nos EUA, o site de trocas de livros Bookcrossing ganha cada vez mais adeptos no mundo todo e também no Brasil. Os membros do site filiam-se de graça e registram na internet os livros que querem "libertar", escolhendo quando e onde vão deixá-los. Antes, devem escrever, na folha de rosto de cada obra, uma "dedicatória" com uma breve explicação pessoal, o endereço do Bookcrossing e um código de identificação gerado no site (BCID). Depois, deixam os livros em um lugar qualquer ou em "crossing zones" ("zonas de cruzamento") oficiais. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 07:36:00 PM | | | Voltar


Flip

Folha de S. Paulo - 12/04/2008 - por Álvaro Costa e Silva
A Rocco anunciou a vinda de dois autores para a Flip: o dramaturgo inglês Tom Stoppard e o americano Nathan Englander. Se confirmados pela organização da festa, será uma bola dentro, opina a coluna Informe Idéias. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 07:33:00 PM | | | Voltar


150 municípios paulistas adotam apostilas em escolas públicas

O Estado de S. Paulo - 13/04/2008 - por Renata Cafardo e Simone Iwasso
Pelo menos 150 municípios de São Paulo contratam sistemas apostilados privados para as escolas públicas de suas redes, o que representa 23% das 645 cidades paulistas. Há ainda outros 150 municípios no País com esse tipo de contrato, totalizando 300. O levantamento foi feito pelo Estado com informações fornecidas por sete das maiores empresas que atuam na área, entre elas Objetivo, COC e Positivo. No Brasil, são 690 mil alunos da educação infantil e fundamental de escolas públicas usando materiais de grupos particulares. A entrada dos chamados sistemas de ensino no setor público é recente. Eles têm crescido nos últimos anos, chegando a triplicar o total de cidades atendidas. As cidades gastam juntas, no mínimo, R$ 100 milhões por ano para receberem material didático e uma assessoria, que inclui capacitação de professores, portais interativos, avaliações e ajuda na gestão escolar. >> Leia mais

[NOTA] Bom mesmo é se, em nome da famosa, propalada e salve-salve "responsabilidade social", estes sistemas de ensino fornecessem gratuitamente aos alunos da rede pública o material e o treinamento de professores. Afinal, eles são, inclusive, já são imunes de impostos. Notícia mesmo será quando o Objetivo, COC e Positivo, entre outros, elegerem uma escola pública para o fornecimento de seus materiais e treinamento de professores. Desnecessário uma grande quantidade, basta cada escola privada colaborar outra pública. Entretanto, despejar 100 milhões por ano nos sistemas de ensino, sabe-se-lá-a-qual-controle, é a privatização [ou terceirização] do ensino público. Prefiro que os 100 milhões sejam utilizados, por exemplo, para equipar as escolas.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 07:32:00 PM | | | Voltar


Contardo redescobre Itália em ficção

No romance "O Conto do Amor", psicanalista e colunista da Folha apresenta histórias misteriosas na região da Toscana

Livro foi inspirado nos diários deixados por seu pai, escritos entre 1933 e 1994, e que hoje estão na biblioteca do seu consultório em SP

Uma queixa sempre acompanhou as despedidas do psicanalista Contardo Calligaris, 59, colunista da Folha, de seu pai, Giuseppe, morto em 1995: "Pena, não tivemos tempo para falar", repetia o pai. Em sua primeira investida na ficção em livro, o romance "O Conto do Amor", o escritor reencontra seu pai e dedica todo o primeiro capítulo a uma passagem de suas biografias, um raro encontro em que Giuseppe, avesso a falar de si, falou. Um enigma.
Perto de morrer, Giuseppe -ou Pino Antonini, seu "duplo" no romance- faz ao filho Carlo -alter ego do autor- uma revelação com tintas místicas, que não encontravam paralelo no histórico agnóstico daquele homem, um médico. Numa visita a um convento no Monte Oliveto Maggiore, na Toscana, na sua juventude, o pai teria intuído que fora, numa outra vida, ajudante dos pintores Luca Signorelli e Giovanni Antonio Bazzi, o Sodoma, autores dos afrescos que narram a vida de são Bento nas paredes do claustro. =>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 04:40:00 PM | | | Voltar


Romance de estréia segue tradição de 'O Nome da Rosa' e 'O Código Da Vinci"

ADRIANO SCHWARTZ - ESPECIAL PARA A FOLHA
O título, "O Conto do Amor", sugere à primeira vista que se trata da história de uma paixão. Essa é, de fato, uma das formas de amor abordadas no livro de Contardo Calligaris, mas há outras, que, misturadas, criam a teia de afetos presentes no enredo: há o amor entre pai e filho, há o amor interrompido no passado que deixa marcas na história dos envolvidos, há o amor aparentemente simples que, para ser levado adiante, irá requerer desprendimento e coragem.
Carlo Antonini, o protagonista da obra, é um italiano que mora em Nova York, onde ensina psicopatologia, e volta para seu país em busca do sentido de uma conversa que tivera com o pai pouco antes de ele morrer, 12 anos antes. Nela, o homem que passara a vida toda imerso em seus estudos sobre a Renascença conta para o filho uma experiência estranha que vivenciara na juventude no convento do Monte Oliveto Maggiore, próximo a Siena: "Ao entrar no claustro, tive a sensação imediata, distinta, nítida de que conhecia os afrescos perfeitamente, cada cena, cada figura, cada pincelada".
O ponto de partida é interessante, e a complexidade das relações amorosas é abordada com delicadeza. O problema de "O Conto do Amor" é que ele se filia a uma tradição narrativa já bastante desgastada e diluída, que tem seu marco de origem genial, nessa formulação, em "O Nome da Rosa", de Umberto Eco, e seu maior best-seller em "O Código Da Vinci", de Dan Brown.
Entre seus mais comuns ingredientes, estão o uso de questões da história da igreja e da arte didaticamente expostas, as constantes referências eruditas ou supostamente eruditas, os toques autobiográficos, a assimilação no texto de roteiros turísticos e a investigação detetivesca que se vale de coincidências e das intuições brilhantes (e às vezes altamente improváveis) do herói. No Brasil, o esquema já fora adaptado, por exemplo, por Isaías Pessotti, em romances como "O Manuscrito de Mediavilla" e "Aqueles Cães Malditos de Arquelau".
Infelizmente, em sua estréia na ficção, Contardo Calligaris não consegue escapar do peso dessa linhagem.


ADRIANO SCHWARTZ é professor de literatura da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP.
O CONTO DO AMOR
Autor:
Contardo Calligaris
Editora: Companhia das Letras
Quanto: R$ 34 (128 págs.)
Avaliação: regular
Lançamento: sábado (26/4), na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2.073), às 11h

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 04:35:00 PM | | | Voltar


'Eu tô querendo namorar um cara': Ana Carolina

A cantora Ana Carolina, que inicia turnê e lança o DVD "Dois Quartos", em entrevista no Rio: "Eu sei o que eu faço nas minhas quatro paredes", diz

Quase sempre de preto, a cantora Ana Carolina, ícone gay, recém-separada de uma mulher, diz que vai inaugurar uma fase mais "colorida", anuncia que está em busca de um namorado e revela: "Eu adoro o homem pra transar"

Ana Carolina costuma erguer o queixo quando conta uma história. Faz longas pausas entre uma frase e outra e, quando conclui o assunto, desata a gargalhar. "Eu toco desde os 16 anos na noite... é... sabe como é que é.... pra rolar uma grana, né? Fiquei tocando até os 24. E... você toca pra dois casais, pra dez pessoas, 15... Se desse muita sorte, eu fazia show até pra cem pessoas... Hahahaha!"  [Mônica Bergamo]

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 04:15:00 PM | | | Voltar


Vanguarda Pedagógica: legados de uma memória escolar

No último dia 30/03, ocorreu o lançamento do Vanguarda Pedagógica: o Legado do Ginásio Israelita Brasileiro Scholem Aleichem. Com textos emocionantes de alunos, professores e diretores do Scholem. Tem gente como Fanny Abramovich, Antonio Dimas, Gisela Wajskop, tem depoimento da Tatiana Belinky e da Dona Ilina, realmente emocionante. Lilian Starobinas fez a introdução, e, junto com outros dedicados seis companheiros, batalhou para o lançamento deste livro.

Motivados por um sentimento ainda quente de pertinência ao Ginásio Israelita Brasileiro Scholem Aleichem, 25 anos após o seu fechamento, um grupo de amigos e ex-alunos da turma do final dos anos 70 tomou a iniciativa de promover uma "restituição ou retribuição" pública à escola, através de uma ampla reflexão sobre o diferencial das idéias e práticas pedagógicas que balizaram a instituição ao longo das suas três décadas de atividade, no bairro do Bom Retiro. Como resultado deste esforço, foi realizado, em outubro de 2006, no Centro de Cultura Judaica, o seminário Vanguarda pedagógica: o legado do Ginásio Israelita Brasileiro Scholem Aleichem.

Fundada em 1949, a escola Scholem Aleichem, ligada ao Instituto Cultural Israelita Brasileiro, mais conhecido como Casa do Povo, tinha como princípio basilar a disseminação de valores progressistas e anti-fascistas no cenário social brasileiro, por meio de uma educação pluralista e inovadora. Buscando continuamente o estabelecimento de pontes entre judaísmo e brasilidade, o "Scholem" cultivava a formação de jovens judeus universalistas, tendo como premissas o exercício do pensamento crítico e a liberdade de criação e experimentação. Segundo a escritora Tatiana Belinky, em depoimento concedido especialmente para o seminário Vanguarda pedagógica: o legado do Ginásio Israelita Brasileiro Scholem Aleichem : " Ética, cultura e humor são os principais legados da escola". =>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 03:21:00 PM | | | Voltar


OS ALEMÃO, de Aldyr SCHLEE

Leia o texto OS ALEMÃO de Aldyr SCHLEE no Blog ARdoTEmpo. Ele tem uma seqüência de quatro capitulos que estão linkados e numerados no pé do texto.

Vale a pena.

http://ardotempo.blogs.sapo.pt/35437.html

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 01:33:00 PM | | | Voltar


Questionamentos sobre o anti-semitismo

PublishNews - 11/04/2008
A prática anti-semita na América é tema de análise em Anti-semitismo nas Américas (Edusp/FAPESP, 744 pp., R$ 98), com organização de Maria Luiza Tucci Carneiro, que foi lançado neste domingo, 13 de abril. A coletânea reúne contribuições recentes de diversos autores que pesquisam este assunto, com o objetivo de questionar a intolerância em diferentes tempos, espaços e aspectos. As manifestações do anti-semitismo nas Américas não apresentaram o aspecto radical como o da Alemanha nazista, o que não quer dizer que deva ser subestimado como fenômeno social. Assim, é possível identificar correntes distintas do anti-semitismo moderno que, coexistindo num mesmo momento histórico, variam em seus fundamentos e em intensidade. O lançamento da obra ocorreu na Hebraica São Paulo (Rua Hungria, 1000 - SP - Tel: 11-3818.8888). Outra informações pelo e-mail:leer@usp.br.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 01:18:00 PM | | | Voltar


Galaxy British Book 2008 anuncia vencedores

PublishNews - 11/04/2008 - por Marla Cardoso
A autora J.K. Rowling, que recebeu seu primeiro Nibbie dez anos atrás por Harry Potter e a Pedra Filosofal, que acabou por receber mais três (Nibbies) no decorrer dos anos, esta semana ganhou seu quinto Nibbie quando conquistou o prêmio Book People Oustandig Achievement, mais uma vez, no London's Grosvenor House Hotel. O sucesso, vindo com o final da saga de Potter, coroou uma década, fornecendo uma harmonia para um período na publicação britânica. Nesta edição do Galaxy British Book 2008 o livro do ano foi considerado o do escritor inglês Ian McEwan, por Chesil Beach (Na Praia). O livro foi escolhido por 12 jurados da Academy of British Book Awards. O autor do best-seller Reparação foi nomeado ainda escritor do ano, à frente de Doris Lessing, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura do ano passado. Na Praia (136 pp., R$ 33 - trad. Bernardo Carvalho) foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 01:13:00 PM | | | Voltar


Proposta quer mudar o Código Civil

Blog do Galeno - 10/04/2008 - por Galeno Amorim
Ainda segundo Galeno Amorin, o projeto de lei que chegará nos próximos dias, pelas mãos do ex-ministro Palocci, à Câmara dos Deputados, é curto e grosso: quer modificar o artigo 20 da Lei 10.406, sancionada em janeiro de 2002 pelo presidente FHC, que tem servido de brecha para que a Justiça considere que esses livros fazem uso indevido, e para fins comerciais, dos direitos de imagem dos biografados. A idéia de modificar o Código Civil surgiu por ocasião da proibição da biografia do cantor e compositor Roberto Carlos. Conheça aqui a íntegra do projeto de lei. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 01:12:00 PM | | | Voltar


Academia de Letras Blumenauense em festa: posse dos novos membros

O governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, toma posse HOJE na Academia de Letras Blumenauense. Irá ocupar a cadeira em homenagem ao jornalista Crispim Mira.
Na mesma solenidade, marcada para às 19h30 no Auditório Carlos Jardim, da Fundação Cultural de Blumenau, assumirão suas funções como acadêmicos também: Alfredo Scottini, Djalma Patrício, Dorothy de Brito Steil, Paulo Roberto Bornhofen, Rodrigo Rogério Ramos e Suzana Sedrez.
Ainda haverá a posse dos seguintes membros correspondentes: Rosani Abou Adal, Cláudio Salvador Lembo, Geraldo Alckmin, Heródoto Barbeiro, José Paulo de Andrade, Salomão Esper, José Nello Marques, Arnaldo Niskier, Henrique Chagas e José Renato Nalini. O paulista Nelson Valente é o presidente da ALB.

CONVITE.

Academia de Letras Blumenauense (ALB) foi fundada em 01 de novembro de 1999 com a finalidade de cultivar as relações entre os escritores em sentido amplo, estimulando o intercâmbio de informações nas Letras e nas Artes Literárias. ler mais

"As academias são constituídas geralmente de 40 vagas (cadeiras) cujos ocupantes ad perpetuem são eleitos. Na posse solene, o novo ocupante discursa aos acadêmicos e em memória do antecessor, razão da imortalidade dos acadêmicos das letras. Sua memória estará ad eternum lembrada na Academia." ler mais

[NOTA] Muito me honra estar entre personalidades como Rosani Abou Adal, Cláudio Salvador Lembo, Geraldo Alckmin, Heródoto Barbeiro, José Paulo de Andrade, Salomão Esper, José Nello Marques, Arnaldo Niskier e José Renato Nalini como membro correspondente da ALB. Uma honraria concedida em razão do trabalho que desenvolvo em prol da literatura brasileira através do VerdesTrigos, nem tanto por minha produção literária, mais pelo conjunto da obra. É uma honra estar junto aos acadêmicos que, hoje, tomam posse. Parabéns e felicitações a todos. Infelizmente a distância não me permite estar presente à solenidade, mas farei uma prece em prol das atividades culturais que são desenvolvidas na bela Blumenau. Levanto a minha taça pela saúde de todos. Parabéns ao Nelson Valente, o valente e combativo presidente, pelo brilhante trabalho em prol da literatura brasileira. [Henrique Chagas]

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 12:18:00 PM | | | Voltar


Patrícia Kogut no O Globo on line

A jornalista de O Globo, Patrícia Kogut, especializada no mundo televisivo, lançou neste final de semana o seu site www.oglobo.com.br/kogut. Segundo publicidade veiculada, o novo site terá tudo que rola na TV, criticas dos programas, entrevistas, bate-papos e noticias exclusivas sobre artistas, alem de muita interatividade com os leitores, que poderão comentar as noticias, mandar vídeos e fotos. Os leitores também poderão votar dando nota 0 ou 10 para os programas. Patrícia é casada com o jornalista Ali Kamel e é filha do ativista comunitário e cirurgião plástico Dr. José Kogut.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 11:30:00 AM | | | Voltar

·······