RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

26 de outubro de 2009

Henrique Chagas, do VerdesTrigos, fala na TV sobre Ética; veja os vídeos

Henrique Chagas esteve no Programa Neusa Matos, e foi por ela entrevistado sobre Ética. A entrevista foi instigante e proporcionou enormes reflexões sobre o tema. O programa foi transmitido no dia 26/10/2009 no canal 20 da TV Cabo, retransmitido a cada hora. Enorme sucesso na cidade de Presidente Prudente/SP, de grande retorno.

Veja os vídeos:

Henrique Chagas , da VerdesTrigos, fala na TV sobre Ética - Parte I Henrique Chagas , da VerdesTrigos, fala na TV sobre Ética - Parte II
Dr.Henrique Chagas - parte I e parte II (26/10/2009)

Henrique Chagas*, nas suas palestras, busca desenvolver o espaço da ética ao longo da história filosófica da humanidade, conclamando, ao final, para uma ética da responsabilidade para com o futuro: Ética da Sustentabilidade.
Apresenta a problemática da ética a partir dos principais eixos da crise atual: a) a apartação social alarmante, b) o paradoxo trabalho x avanço tecnológico, c) a crise ecológica (escassez de reservas fósseis e água); e d) o lugar do masculino no mundo atual. Os eixos da crise são analisados com foco em conceitos éticos, que são um conjunto de símbolos e códigos desenvolvidos a partir das crenças e da moral.
Segundo Henrique, "ética e moral, todos acham que tem e a grande maioria das pessoas pensam que os outros não tem!". Então, o que é Ética?
Para a discussão e construção da ética pós-moderna, nas suas palestras, desenvolve o estudo da ética desde Aristóteles, Platão, passando por Maquiavel, Kant, Max Weber, desembocando nos pensadores modernos como Hannah Arendt e Hans Jonas. Ao final, é analisado o pensamento de Zygmunt Bauman, com suas críticas à pós-modernidade e suas consequências éticas.

* Henrique Chagas: estudou Filosofia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil, com MBA em Direito Empresarial pela FGV. É escritor de contos e crônicas, que publica em sites e revistas eletrônicas. Pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos.org, do qual é o criador intelectual e mantenedor.

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2009 02:19:00 PM | | | Voltar

·······

22 de dezembro de 2008

Lançado em Presidente Prudente uma obra histórica: “Afluentes: 3.000 Km de expedições a remo”

Afluentes: 3.000 Km de expedições a remo” é o livro do jornalista Luís Augusto Pires Batista, lançado hoje (22/12/2008), no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. O livro é um documentário baseado na série de viagens feitas pelo grupo de amigos conhecido como “O River” (cuja sonoridade horríver, em caipirês, corresponde à grafia em inglês: River). Desde 1993, o grupo percorreu a remo 11 rios do Rio Paraná, entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

De acordo com o jornalista, no final de março de 1993, foi realizada a primeira viagem, com duração de três dias, sendo percorridos 250 quilômetros pelos rios do Peixe e Paraná, no extremo oeste paulista, saindo de Santo Expedito passando por Presidente Venceslau, Foz do Rio do Peixe até Presidente Epitácio.
A aventura resultou em uma série de reportagens publicadas por O Imparcial. Os textos eram escritos por Batista e Mário Nogueira. “Nogueira comprou uma canoa canadense e convidou a gente para fazer uma viagem a remo. A partir daí, começamos a organizar o grupo, inicialmente composto por seis integrantes. Fizemos um treinamento de um dia no trecho do Rio do Peixe entre a usina de Quatiara (hoje desativada) até Ameliópolis”, lembra o jornalista.
Ele acrescenta que o grupo despertou para as mudanças e os impactos da formação do lago da usina de Primavera e passaram a fazer expedições nos afluentes do Rio Paraná: rios Aguapeí, Santo Anastácio, Anhumas, Laranja Doce – em São Paulo; rios Verde, Taquaruçu, Inhanduí, Pardo, Paranapanema e toda bacia do Rio Paraná. “Nossa idéia era fazer um trabalho de pesquisa e documentação. Fotografamos e filmamos todos os lugares até o final da década, quando foram fechadas as comportas da usina de Primavera, e ocorreram transformações nesses locais”. As expedições feitas até 2001 são retratadas na obra. O livro também aborda a evolução do grupo O River.
Munhoz diz que a região foi totalmente afetada pela construção da usina Sérgio Motta, em Primavera. “O clima da região mudou, a regularidade das chuvas foi modificada. Ilhas, paisagens e áreas que abrigavam povoados desapareceram, as regiões onde foi formado o lago da usina hoje não existem mais” (Jornal O IMPARCIAL).


Autor: Luis Augusto Pires Batista é jornalista, natural de Presidente Prudente, filho de Aristóteles Batista e Zuleika Pires Batista, nasceu no dia 14 de setembro de 1962, data de aniversário da sua cidade natal. Ingressou em 1981, no curso de comunicação social da Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, concluindo o bacharelado no ano de 1983. Começou na televisão em maio de 1987, atuando como produtor na sucursal de Presidente Prudente, da Rede Globo Oeste Paulista, emissora sediada em Bauru, interior de São Paulo. A partir de 1990 respondeu pela chefia de reportagem, até que em 1994, a emissora cede seu sinal em Presidente Prudente, para a implantação da TV Fronteira Paulista, também afiliada à Globo. Desde dezembro de 2005, a convite da Rede Globo, assumiu a editoria regional de jornalismo da Rede Amazônica de Rádio e Televisão, com o compromisso de ampliar a integração entre as cinco emissoras afiliadas: TV Amazonas, TV Rondônia, TV Acre, TV Roraima, TV Amapá, a sucursal de Brasília e as mini-geradoras do interior da Amazônia.

Por enquanto, o livro pode encontrado nas livrarias de Presidente Prudente. Entretanto fica registrado que se trata de uma obra histórica para a região, seja no seu aspecto cultural quanto e especialmente no registro para as futuras gerações das alterações ecológicas geradas pelo descaso humano, econômico e político e pela necessidade imediata de produção de energia elétrica a partir de obras faraônicas como a usina de Primavera [batizada com o nome de Sérgio Mota].

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/22/2008 11:23:00 PM | | | Voltar

·······

12 de novembro de 2008

Jornada cultural começa nesta quinta no Matarazzo

Thiago Ferri

Começa nessa quinta-feira (13) e segue até domingo (16) a Jornada Cultural, organizada pelo Clube do Meio Artístico de Presidente Prudente, no Centro Cultural Matarazzo. O evento contará com apresentações de diversos artistas, entre teatro, shows musicais, artes circenses, workshops, sessões de cinema, entre outros. O objetivo é divulgar os trabalhos e formar um público amante da arte a região.

Criado em 1977, o Clube do Meio Artístico traz esse ano mais de 220 artistas para participar do festival, entre eles Circo Teatro Rosa dos Ventos, Miriam Samorano, Cláudio Dolcimáscolo, Cia. Teatro do Alfinete, Silvio Moreira, Cia. Prudenpax de Teatro, Mênades & Sátiros Cia. de Teatro, Garimparisos Cia. De teatro, Jotacê Cardoso & Nelma Mélo, Vinicius Morais, Carcará (Poeta – Araçatuba – SP), Ricardo Martins (S.J. dos Campos), Anderson Magalhães (Regente Feijó), Banda Tryade, Laura (Indiana-SP), Bill Duque e Simone Jacqueline (Pres. Epitácio), Marcelo Valio (São Paulo-SP), José Rubens Shirassu e Grupo de Folia de Reis de Flora Rica.

O evento irá contar com espaços para exposições de artes, local para apresentação de espetáculos e intervenções entre o público e poetas, atores e performances diversas.

A novidade nesse ano será o funcionamento do Bar Cultural, o "Bar dos Artistas", que estará sob a responsabilidade da Federação Prudentina de Teatro e ficará instalado no Centro Boulevard, com organização própria e a temática "Vida boêmia", inspirada no beco das garrafas do antigo Rio de Janeiro. O local funcionará das 13h às 24h.

A Jornada Cultural conta com o apoio da Federação Prudentina de Teatro e da Secretaria Municipal de Cultura, além dos projetos "Encontro de Instrumentistas" e "Encontro com a Poesia", das escolas de música, dos projetos culturais da cidade e região a da Delegacia Regional da Ordem dos Músicos do Brasil. (Publicado no item Cultura do site: www.portaldoruas.com.br)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2008 10:29:00 PM | | | Voltar

·······

11 de novembro de 2008

Verdes Trigos 10 anos, depoimentos de Vicentini Gomez e Nanete Neves

Surpreso, emocionado, feliz e agradecido pelos depoimentos destes feras da cultura brasileira: do cineasta e ator Vicentini Gomez e da jornalista e escritora Nanete Neves.

Obrigado. Meu coração transborda de alegria.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2008 01:43:00 PM | | | Voltar

·······

29 de outubro de 2008

Exposição fotojornalística mostra imagens da Eleição 2008

Foto: Jorge Flash, Legenda: Foram expostas 104 fotos com os bastidores das eleições, seguindo o passo-a-passo dos candidatosEvento faz parte do Trabalho de Conclusão de Curso de quatro alunas do 8º termo da Faculdade de Comunicação Social da Unoeste.

Como resultado da peça prática do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), quatro alunas do 8° termo de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social “Jornalista Roberto Marinho” (Facopp) da Unoeste, expõem, no Shopping Americanas, até domingo (2), 104 fotos com os bastidores das Eleições 2008 de Presidente Prudente.

As alunas Ana Flávia Matez, Daiane Pavaneli, Juliana Almeida e Laisa Grasieli, que são orientadas pelo professor da disciplina de Fotografia, Paulo Miguel, acompanharam durante o processo eleitoral, o dia-a-dia dos candidatos Tupã, Ed Thomas, Adriana Rodrigues e Dodô.

A aluna Daiane Pavaneli, explica que a proposta do trabalho é informar para a população, através de um trabalho fotojornalístico, o passo-a-passo dos candidatos à Prefeitura de Presidente Prudente, durante a eleição deste ano. Ana Flávia Matez acrescenta que o trabalho é inédito na região. “Não existe nenhum registro fotográfico que aborde o tema eleições, e nossa pesquisa, posteriormente, será arquivada no museu da cidade, como patrimônio municipal”.

A mostra de fotografias permanece, no Shopping Americanas, no espaço reservado a eventos. Os horários são: de terça a sexta-feira, das 13h às 22h, no sábado das 10h às 22h e no domingo das 14h às 20h.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2008 08:52:00 AM | | | Voltar

·······

15 de outubro de 2008

Dia Internacional da Animação em Pres. Prudente

Presidente Prudente está no amplo mapa de cidades de todo o mundo que celebram o D.I.A - Dia Internacional da Animação 2008. A Mostra Oficial do D.I.A será realizada em 28 de outubro, no Centro Cultural Matarazzo, a partir das 18h30 horas, com entrada gratuita.

O evento apresenta curtas-metragens nacionais e internacionais, simultaneamente, em 128 cidades, distribuídas por todos estados brasileiros, sendo 44 delas do Estado de São Paulo, e em 51 países.

O D.I.A comemora o aniversário de 116 anos da primeira projeção pública mundial de imagens animadas, em 1892. O pioneiro realizador Emile Reynaud promoveu com seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, a proeza de exibir desenhos animados três anos antes do cinematógrafo – o pai do cinema moderno - ser apresentado pelos irmãos Lumiere.

Pela primeira vez, a mostra comemorativa do D.I.A será apresentada em Presidente Prudente. O coordenador local, William Riga, tem grande expectativa com o sucesso do evento e adesão do público. Ele informa que o espaço onde serão apresentados os curtas, um amplo centro de cultura e arte, recém inaugurado, é um grande atrativo para o evento.

No Brasil, o D.I.A é realizado desde 2004 pela ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação, e avança território, conquistando apoio e público, a cada ano. De 2007 para 2008, o número de cidades que vão receber a Mostra Oficial cresceu 200%. Saltou de 50 municípios em 2007 para 150 em 2008.

---
Mostra Oficial do D.I.A – Dia Internacional da Animação
Realização: Popmídia Comunicação e Secretaria Municipal de Cultura
Quando:
28 de outubro de 2008, terça-feira
Onde: Centro Cultural Matarazzo - Rua Quintino Bocaiúva, 749 - Vila Marcondes
Horário: a partir das 18h30
Mais informações: (18) 3916-3237 - contato@popmidia.com.br

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 10:20:00 PM | | | Voltar

·······

7 de outubro de 2008

A ARTE DE RUFFINO NO MATARAZZO

Rubens Shirassu Jr.
No próximo dia 10 até 28 de outubro haverá a exposição de arte de Antônio Roberto Ruffino, que se chama Abstrahere, no Centro Cultural Matarazzo, na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, zona leste de Presidente Prudente. Uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente, sendo aberta a visitação pública de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas.

Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, Ruffino pós-graduou-se em Arte Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de Presidente Prudente. Em seus trabalhos, utiliza como técnicas principais a pintura em acrílica e óleo sobre tela, aquarela e gravura em metal. Sua arte esteve exposta em diversas exposições individuais e coletivas na cidade, região e em Londrina no Paraná. Antônio Roberto Ruffino recebeu os prêmios de "Melhor Gravura" e "Aquisição" e, por duas vezes, os prêmios de "Menção Honrosa" nos salões de arte de Presidente Prudente. Haverá um Coquetel de Abertura da exposição em 9 de outubro próximo, às 20h30 em Presidente Epitácio, São Paulo. Maiores informações: (***18) 3906.3339 e Cel. 9789.6630.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 10:06:00 PM | | | Voltar

·······

6 de setembro de 2008

[Presidente Prudente] Evento homenageia 50 anos da Bossa Nova

O 4º Encontro de Corais Athia reúne, na noite do dia 14, 157 vozes de oito corais de Presidente Prudente e região, em apresentação única e gratuita. O evento será no auditório da Unesp, às 19h. Sob o tema "Passeio pela Bossa Nova" e patrocinado pelo coral do Centro de Convivência do Idoso Athia, o evento parabeniza Presidente Prudente pelos seus 91 anos, através do estilo músical tipicamente brasileiro – a Bossa Nova – que completa 50 anos em 2008.

O objetivo da Organização Athia é dar oportunidade para que os grupos de canto da região mostrem o seu trabalho. A música passou a fazer parte da vida da empresa com a fundação, em 1997, do grupo de coral da Terceira Idade, como uma das atividades que o Centro de Convivência do Idoso Athia oferece. Hoje o Coral Athia tem 30 integrantes, sob regência de Sônia Maria Jorge.

A programação deste ano inclui quatro corais de Presidente Prudente. Assis e Dracena estão representadas por um coral de cada cidade. O repertório é composto de clássicos da Bossa Nova, como "Eu sei que vou te amar", de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, num total de 17 sucessos nacionais que ganharam o mundo, fazendo da Bossa Nova um dos mais importantes movimentos musicais de todos os tempos . (Assessoria de Imprensa Organização Athia)

"Passeio Pela Bossa Nova" que terá a participação especial da cantora Miriam Samorano.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2008 05:05:00 PM | | | Voltar

·······

7 de agosto de 2008

Miriam Zamorano dá show de Bossa Nova na Casa das Rosas

TALENTO: : A cantora prudentina Miriam Zamorano dá show de Bossa Nova na Casa das Rosas, em São Paulo

Via: SINOMAR

LINKS RELACIONADOS
Miriam Samorano faz pocket show em SP em lançamento de livro sobre a Bossa Nova
Um banquinho, um violão
Miriam Samorano se apresenta em Presidente Prudente
Miriam Samorano canta na Casa das Rosas em São Paulo
Miriam Samorano no Sarau Chama Poética em São Paulo

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/07/2008 10:52:00 PM | | | Voltar

·······

6 de julho de 2008

Novo mapa mostra aqüífero Guarani mais limitado

RAFAEL GARCIA - da Folha de S.Paulo
Quanto mais os geólogos estudam o aqüífero Guarani --a maior reserva hídrica subterrânea das Américas-- mais fica claro que ele não é o mar inesgotável de água doce que se imaginava existir há algumas décadas. Um novo mapeamento realizado pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) constata que o fluxo de água na camada geológica que compõe o aqüífero é mais lenta do que se imaginava anteriormente.

O novo mapa hidrogeológico realizado pelo Laboratório de Estudo de Bacias, da Unesp, está em fase de finalização e deve ficar pronto até o fim do ano. Mas já está claro para os cientistas que o panorama revelado no trabalho sugere cautela.

O fluxo mais lento significa que, se o ritmo de extração das águas é muito intenso em um local, a água acaba ali e demora para reaparecer. É um risco, portanto, apostar no Guarani para suprir a crescente demanda de água no interior paulista.

"No caso de necessidade de extração de grandes volumes, a alternativa de se concentrar um elevado número de poços em pequenas áreas pode não ser a mais correta", diz Didier Gastmans, da Unesp. Segundo o geólogo, é preciso cuidar para que os lugares mais favoráveis --onde o aqüífero fica perto da superfície, como Ribeirão Preto-- sejam superexplorados.

"Os técnicos responsáveis pela elaboração de políticas públicas de recursos hídricos terão de considerar que a água subterrânea terá que ser aduzida até os pontos de consumo."

Um provável resultado do novo mapa da Unesp será a "diminuição" do Guarani em 10%, em razão da adoção de novos critérios geológicos. O padrão está sendo adotado para o projeto internacional de proteção do reservatório, do qual a Unesp participa. "Hoje se conhece a real extensão do aqüífero em território argentino e uruguaio, o que no início do projeto era mera suposição."

Segundo Gastmans, porém, a extensão total do aqüífero é uma "questão menor" comparada à perspectiva de problemas regionais. Um deles é o da poluição da agricultura, sobretudo a de cana-de-açúcar. "Com a prática da fertirrigação com vinhaça [resíduo da fabricação de álcool], podemos em longo prazo ter problemas com concentrações elevadas de nitrato nas águas", diz.

Outra preocupação é a entrada de contaminantes no aqüífero por meio de poços escavados sem precaução. Em algumas áreas de Santa Catarina a água já é inadequada para consumo humano por excesso de sulfatos e cloretos. Regiões mais "azaradas", como Presidente Prudente, estão sobre águas não potáveis do aqüífero, com excesso natural de flúor.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2008 07:59:00 PM | | | Voltar

·······

28 de junho de 2008

Começam as atividades no Centro Cultural Matarazzo

A Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente realiza hoje, a partir das 13h, uma ampla programação cultural, dando largada para as atividades – incluindo teatro, dança, música, artes visuais e artesanato - do Centro Cultural Matarazzo. Conforme explica o produtor cultural, Denílson Biguete, “não se trata de uma inauguração, mas sim da abertura dos espaços físicos para os artistas realizarem atividades culturais e a população assim conhecer o complexo cultural”. A entrada é franca.

[Antes do inicio da restauração dos prédios das antigas indústrias Matarazzo, fiz várias fotos, marcando o ínicio do projeto do Centro Cultural Matarazzo. Parabéns ao Fábio Nougueira, grande idealizador. Parabéns Presidente Prudente.  Veja as fotos]

Serviço - Para quem for visitar o Centro Cultural Matarazzo o endereço é Rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes, Presidente Prudente (SP)

LINKS RELACIONADOS
O maior complexo cultural da América Latina
Após 30 anos de abandono Matarazzo volta à atividade
Suplicy visita centro cultural em Prudente
SENADOR SUPLICY VEIO CONHECER O NOVO CENTRO CULTURAL MATARAZZO
Neste sábado (28/06) o Centro Cultural Matarazzo abre as portas à comunidade para uma pré-estréia
[FOTOS] Indústrias Matarazzo / Matarazzo Industries
[PDF] O prédio Matarazzo como patrimônio cultural
O império muda de ares

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 03:27:00 PM | | | Voltar

·······

27 de junho de 2008

A leitura me dá sorte, por Henrique Chagas

Carrego comigo a lembrança do meu pai, José Terra, sempre lendo. Embora nunca tivesse freqüentado uma escola, lia todo e qualquer jornal que caia à sua frente. Um velho livro ou pedaço de jornal, tudo era objeto de leitura. O embrulho do açougue era sempre guardado para que fosse lido e relido.
Toda vez que da roça ia para a cidade, caso tivesse algum trocado, ele comprava o jornal do dia. Quando não tinha, ele não se envergonhava, pedia um exemplar velho, mesmo que fosse de dias anteriores. Sempre trazia um jornal, e passava horas lendo e relendo. Desde criança assistia sempre a esta mesma cena, repetitiva e incansável. Ele não apenas se contentava em ler, comentava com mamãe as notícias e as opiniões dos jornalistas.
Foi com ele que aprendi a ler e a escrever. Ele acompanhou-me no aprendizado através da cartilha “Caminho Suave”. Pequeninho, eu queria ser como meu pai, saber ler, para ler os jornais e entender o que estava acontecendo no mundo, no mundo que eu imaginava existir além do sitio da Onça Pintada [onde nasci e cresci]. Antes mesmo dos meus seis anos, eu já sabia ler e a escrever [meu primeiro dia de aula foi uma decepção: o professor nos ensinou a fazer traços verticais, horizontais e diagonais].
Ficava emocionado com a leitura da poesia de Camões na primeira página do Estadão. Pouco entendia e nem sabia que, por traz daqueles versos decassílabos haviam textos censurados, histórias que a ditadura militar decidira que eu não deveria saber.
Meu pai lia diariamente a Bíblia, conhecia cada livro, cada capítulo e cada versículo. Ai do missionário que ousasse a lhe fazer proselitismo se dava mal, pois tinha que checar cada palavra dita ou mal interpretada. Adorava as histórias contadas por meu pai, eu imaginava cada cena: desde a velhice de Matusalém, dos homens gigantes da Cananéia, do sacrifício de Isaac até a venda de José aos mercadores egípcios.

LEIA O TEXTO COMPLETO

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/27/2008 09:23:00 PM | | | Voltar

·······

18 de junho de 2008

A leitura me dá sorte

Carrego comigo a lembrança do meu pai, José Terra, sempre lendo. Embora nunca tivesse freqüentado uma escola, lia todo e qualquer jornal que caia à sua frente. Um velho livro ou pedaço de jornal, tudo era objeto de leitura. O embrulho do açougue era sempre guardado para que fosse lido e relido.

Toda vez que da roça ia para a cidade, caso tivesse algum trocado, ele comprava o jornal do dia. Quando não tinha, ele não se envergonhava, pedia um exemplar velho, mesmo que fosse de dias anteriores. Sempre trazia um jornal, e passava horas lendo e relendo. Desde criança assistia sempre a esta mesma cena, repetitiva e incansável. Ele não apenas se contentava em ler, comentava com mamãe as notícias e as opiniões dos jornalistas.

Foi com ele que aprendi a ler e a escrever. Ele acompanhou-me no aprendizado através da cartilha “Caminho Suave”. Pequeninho, eu queria ser como meu pai, saber ler, para ler os jornais e entender o que estava acontecendo no mundo, no mundo que eu imaginava existir além do sitio da Onça Pintada [onde nasci e cresci]. Antes mesmo dos meus seis anos, eu já sabia ler e a escrever [meu primeiro dia de aula foi uma decepção: o professor nos ensinou a fazer traços verticais, horizontais e diagonais]. =>>> LEIA MAIS . A leitura me dá sorte: eu lhe garanto.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2008 02:53:00 PM | | | Voltar

·······

17 de maio de 2008

2ª Virada Cultural Paulista começa neste sábado

Da praia ao campo. Cultura para todos os gostos. O fim de semana promete ser agitado em 19 cidades do interior de São Paulo, onde acontece a 2ª Virada Cultural, que começa neste sábado (17). Serão 24 horas seguidas de atrações para a população, assim como aconteceu na maratona de shows na capital paulista.
A novidade na edição deste ano é o encerramento do evento, no domingo (18), marcado no Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste da cidade de São Paulo. Os organizadores da 2ª Virada Cultural prometem apresentações com grandes nomes da música brasileira.

Veja programação completa no site do governo

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/17/2008 01:34:00 PM | | | Voltar

·······

16 de maio de 2008

Miriam Samorano se apresenta em Presidente Prudente

Quem não teve a oportunidade de ouvir o violão e a doce voz de Miriam Samorano, em seu último show na Zeca, pode conferir neste sábado (17/05/2008), a partir das 21h, na Bliss Petiscaria. Além de resgatar a verdadeira Bossa Nova, Miriam apresenta canções contemporâneas, modas de viola e a clássica MPB.

Serviço:
Miriam Samorano
Bliss Petiscaria - A partir das 21h
Av 14 de setembro,1320 - Pres. Prudente - SP

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2008 02:58:00 PM | | | Voltar

·······

6 de maio de 2008

Virada Cultural vai agitar 19 cidades do interior

O Estado de S. Paulo - 06/05/2008 - por José Maria Tomazela
Depois da capital, é a vez do interior receber a Virada Cultural Paulista. A segunda edição do evento, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado, promete agitar as platéias durante 24 horas de atrações, entre os dias 17 e 18 de maio. Foram escolhidas 19 cidades para sediar os eventos. De acordo com a secretaria, as atrações também praticamente dobraram neste ano e incluem artistas internacionais. Além de música, a Virada Paulista apresentará teatro, danças, intervenções urbanas, circo e cinema. Sediam os eventos Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/06/2008 08:24:00 PM | | | Voltar

·······

24 de abril de 2008

Miriam Samorano dá um show de bossa

A bossa nova está completando 50 anos de uma existência brilhante e glamurosa. O jeito de fazer música com charme, intimismo e muita poesia chega a cinco décadas com uma vitalidade incrível.
O estilo brasileiríssimo de tocar música (muitos afirmam que não é um ritmo), começou em meados dos anos 50, com marcantes atividades mais especificamente no ano de 1958 com João Gilberto e Roberto Menescal, entretanto, embora eles tenham se destacado naquele início do movimento, não são considerados os criadores da bossa nova, pois inúmeros artistas criaram obras com este estilo na mesma época.
Esta maravilhosa história da arte brasileira será revivida neste sábado, a partir das 20 horas, na Zeca - A Casa da Cultura, através da artista prudentina Miriam Samorano, no espetáculo musical "Show de Bossa".
Na agradável voz de Miriam Samorano, muitas das obras primas do cancioneiro verde-amarelo estarão enaltecendo os corações presentes. Estarão presente as composições de Vinícius de Morais, Carlos Lyra, Ronaldo Boscoli e, é claro Tom Jobim - o mestre dos mestres, entre tantos outros, inclusive a composição de Miriam, "A voz".
A jornalista Adriane Lopes, acompanha a carreira de Miriam e expressa sua opinião: “Conheci o trabalho da Miriam anos atrás, no cumprimento do dever - sou jornalista - e venho acompanhando sua evolução como cantora desde então. Confesso ter ficado encantada de imediato com a sua voz suave e afinadíssima, mas hoje, mais do que nunca, minha admiração estende-se a intérprete que ela se tornou. Miriam não é, como alguns pensam, uma intérprete de bossa nova. Ela canta bossa porque gosta, porque sua alma encontra sentido nessas canções, mas pode cantar qualquer coisa que queira. Sua evolução como artista me enche de alegria, tanto quanto me entusiasma o seu canto delicado e o seu timbre único, tão seu..."
Miriam é assim: canta e encanta. Possui um forte formação técnica e um excelente bom gosto de repertório, além do charme e da graça. Tudo isso somado, pode ter certeza, é show de bossa. Vale a pena conferir.

SERVIÇO:
Miriam Samorano - "Show de Bossa"
Local: Zeca - A Casa da Cultura, Rua Paulo Marques, 600 - Jardim Aviação, (18) 3222-0454 - Presidente Prudente - SP
Data: 26 de abril (sábado)
Horário: 20 horas
Fonte / Autor: Assessoria de Imprensa da Artista

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/24/2008 06:55:00 PM | | | Voltar

·······

15 de abril de 2008

Hoje, na coluna do SINOMAR

NO SUL

Henrique Chagas, advogado de Presidente Prudente mantenedor do site cultural Verdes Trigos, considerado um dos melhores do País, tomou posse ontem, como membro correspondente da Academia de Letras Blumenauense, em Blumenau, Santa Catarina. Na mesma reunião, foi empossado também o governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira. (SINOMAR CALMONA)

LINKS RELACIONADOS
Academia de Letras Blumenauense em festa: posse dos novos membros

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 05:16:00 PM | | | Voltar


Grupo Bloody Bastards apresenta-se sábado com musical 'ON THE LINE'

Evento: Grupo Bloody Bastards apresenta-se sábado com musical em inglês que reúne canções de peças da Broadway, West End e Hollywood. Ingressos já podem ser obtidos na secretaria da Cultura Inglesa de Presidente Prudente - patrocinadora do evento - em troca de dois quilos de alimentos não perecíveis que serão doados ao Núcleo Tthre.

Dia/ horário/ local: 19 de abril, às 20h, no Teatro César Cava - única apresentação.
Presidente Prudente/SP

Histórico: Encenado pelo grupo paulistano de teatro Bloody Bastards, o espetáculo é falado e cantado em inglês e mostra as audições para uma companhia teatral de Nova York, desde o primeiro teste até a decisão final do diretor. No decorrer da história é inserido um pout-porri de canções extraídas de diversos musicais da Broadway, do West End e de Hollywood, como "Chorus Line", "Wicked", "Chicago", "Hairspray", "Monty Python´s Spamalot", "Music & Lyrics", entre outros. Apresentado em 2007 com sucesso no Teatro Cultura Inglesa, em São Paulo sob o nome "The Company", o espetáculo foi reformulado e está mais ágil e dinâmico. Com 90 minutos de duração, o musical tem texto e a direção de Rodrigo Haddad, direção musical de Thiago Sampaio e coreografias de Juliana Rumple. Este é o terceiro ano consecutivo que a Cultura Inglesa patrocina musicais em inglês em Prudente, com ingressos em troca de alimentos doados a entidades da cidade.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 12:39:00 PM | | | Voltar

·······

15 de março de 2008

Teatro: As Mal Dormidas

AS MAL DORMIDAS:: “Hortência”, “Margarida” e “Dalva”, as solteironas defensoras da moral e bons costumes, garantia de muito riso, hoje, no Teatro Municipal

Via: SINOMAR

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/15/2008 07:15:00 PM | | | Voltar


Mara Peixoto Assis-Rister defendeu tese em educação na Unesp de Marília.

Orientada pelo Prof. Dr. Sadao Omote, Mara Peixoto defendeu tese para obtenção do título de doutora em educação, no dia 28 de fevereiro de 2008, no anfiteatro I,da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília

Título da Tese: INCLUSÃO ESCOLAR E GÊNERO: O AMBIENTE ESCOLAR COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NO CURRÍCULO SOCIAL E ACADÊMICO DOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

RESUMO
Nesta tese, verificamos o desempenho escolar dos alunos nas séries iniciais do Ensino Fundamental, as ocorrências de episódios escolares registrados no Livro Negro, a percepção e concepção dos atores da escola sobre o desenvolvimento, comportamento e desempenho escolar dos alunos. Também observamos a atuação do professor em sala de aula e, separadamente, o aluno durante as aulas e no recreio. Iniciamos a elaboração dos protocolos de coleta de dados com uma filmagem do ambiente escolar. Filmamos nos períodos manhã e tarde as diversas situações dos alunos, professores, funcionários e direção de uma escola estadual e outra particular. Dessa filmagem retiramos categorias de eventos significativos. Essas constituíram o instrumento de observação do professor e do aluno. Para conhecer a concepção dos profissionais a respeito dos alunos, buscamos a visão de BOM ALUNO e MAU ALUNO entre profissionais atuantes na região de Marília. O resultado ofereceu os itens do check-list, nas formas masculino e feminino, aplicado aos profissionais participantes da pesquisa. Para verificar o desempenho escolar dos alunos da rede municipal, realizamos uma pesquisa documental. As provas do SARESP/2005 nos forneceram o desempenho dos alunos da rede estadual. Obtivemos os dados do Livro Negro por transcrição integral dos registros das escolas. Analisamos os dados coletados em busca de subsídios para verificarmos a possibilidade da influência de questões de gênero no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Apuramos que o gênero masculino está em defasagem, comparado ao gênero feminino. Embora a distribuição dos alunos sem registro no Livro Negro tenha revelado que tanto meninos quanto meninas possuem valores percentuais semelhantes (49% e 51%, respectivamente), a análise da distribuição segundo o gênero revelou um percentual maior de alunos do gênero masculino com registro no Livro Negro (71%) do que o de meninas (29%). A aplicação do X² indicou-nos que de fato houve diferença quanto ao gênero (p < 0,0001). Durante a observação do professor, o número de meninos e meninas aproximou-se de 50% para cada gênero. Embora as ações do professor devessem ser semelhantes para ambos, isso não ocorreu na realidade investigada. Apuramos uma ligeira tendência do professor de direcionar aos meninos ações mais restritivas do que às meninas. Na observação do aluno, apuramos que as ações apresentadas pelos meninos apontavam que eles são mais ativos, agitados mostram mais iniciativa que as meninas. Constatamos a tendência dos profissionais da escola para avaliar negativamente os meninos e positivamente as meninas. Apuramos uma diferença nos estereótipos apontados pelos profissionais das escolas estaduais e municipais. A tendência para estereotipar ou não os alunos de acordo com o gênero mostrou a influência exercida por esse comportamento no ambiente escolar. Concluímos que para melhorar o desempenho social e acadêmico dos alunos, a escola carece de olhar mais acuradamente as questões de concepção de gênero. Por meio de comportamentos oriundos das idéias preconcebidas sobre os fatores de gênero no ambiente escolar, a escola perde a oportunidade de cumprir com seu papel de incentivar a prática da inclusão de meninos e meninas na escola e entre si mesmos.
PALAVRAS-CHAVE: Ambiente Escolar - Ensino Fundamental - Gênero - Inclusão Escolar - Políticas Públicas.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/15/2008 09:50:00 AM | | | Voltar

·······

8 de março de 2008

Miriam Samorano no Sarau Chama Poética em São Paulo

O Sarau Chama Poética, que acontece mensalmente na Casa das Rosas busca promover o encontro entre pessoas interessadas em Literatura e Música fará uma homenagem às mulheres.

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher escolhemos composições de Chico Buarque, Tom Jobim e Vinicius de Moraes e as palavras poéticas de: Antônio Lázaro de Almeida Prado, Adélia Prado, Alice Ruiz, Cássio Junqueira, Cecília Meireles, Dora Ferreira da Silva, Eunice Arruda, Hilda Hilst e Rosangela Aliberti e também  uma crônica de  Sonia Manski nas vozes de músicos, atores e poetas.

Organização e direção – Fernanda Almeida Prado
Concepção e design – Débora Bertoncelo

Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822
Área de convivência - entrada gratuíta
Dia 8 de março de 2008
Sábado às 17,45 horas


Dia 9 de março de 2008
Horário: início- 17 horas
Casa das Rosas
Av. Paulista, 37
(próximo estação metrô Brigadeiro)

 

A cantora MIRIAM SAMORANO participará destes dois saraus. Todos estão convidados.

Em Presidente Prudente, no dia 22 de março (20h), Miriam Samorano cantará na Zeca - A Casa da Cultura, Rua Paulo Marques, 600 (esquina com a 07 de setembro) [pertinho da minha casa]. Além de Tom Jobim e a Bossa Nova apresentará toadas, modas de violas e serestas.

Um show onde apresentará canções da décadas de 20 à 50 da MPB como a toada paulista “Tristezas do Jeca” de Angelino de Oliveira (1918), a singela “Chequerê” de Sinhô (1929), “Saudade mata a gente” de João de Barro e Antonio Almeida (1948) e sambas de Zé Keti, João Gilberto, Tom Jobim e Chico Buarque. Um dos destaques do show é a interpretação da moda de viola “Coração de violeiro” de Zequinha Torres (1954) imortalizada nas vozes dos milionários do riso: Alvarenga e Ranchinho (1959).

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 06:43:00 PM | | | Voltar

·······

24 de janeiro de 2008

Miriam Samorano canta na Casa das Rosas em São Paulo


A cantora Miriam Samorano, no sábado, dia 26 às 18h, volta a se apresentar em São Paulo. Desta vez na Casa das Rosas,  em mais um Sarau Lítero-Musical "Chama Poética". O Sarau, que acontece também no Sesc Ipiranga, busca promover o encontro entre pessoas interessadas em poesia, música e literatura em geral e conta com a participação de convidados que declamam poemas e interpretam canções de sua autoria ou aquelas que trazem referências literárias.
Este de Janeiro tem como tema a cidade de São Paulo e será uma homenagem aos compositores paulistas, Interpreta quatro canções: O samba "Feitiço da Vila" de Vadico e Noel Rosa, a moda de viola "Tristezas do Jeca" de Angelino de Oliveira, "Lamento Sertanejo" de Dominguinhos e "Boca da Noite" de Ceumar, Tata Fernandes e Chico César.  Aos amigos de São Paulo, sintam-se intimados, rsrs

Serviço:
Sarau Lítero-Musical "Chama Poética"
Data: 26/01/08 às 18h
Local: Casa das Rosas - Avenida Paulista, 37 - Paraíso - São Paulo -SP
Tel: 11 3285-6986/ 3288-9447
Entrada Franca.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2008 09:45:00 PM | | | Voltar

·······

19 de dezembro de 2007

Fiesp e Ciesp homenageiam empresas em Presidente Prudente

Presidente Prudente, 19/12/2007 – A Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, através de seus representantes regionais em Presidente Prudente realizam o último encontro de 2007 durante homenagem para as quatro empresas que se destacaram na região em 2007. 

O evento será realizado no dia 21 de dezembro, a partir das 19h30, na Escola de Curtimento de Couro e Alimentos com a entrega de troféus para os empresários e deve atrair representantes e funcionários das respectivas.

O diretor do Departamento de Ação Regional da Fiesp em Presidente Prudente, Pérsio Isaac explica que este evento pretende dar visibilidade aos empreendedores da região, motivando outros profissionais que desejam trilhar este caminho. “As homenagens servirão de motivação para outros profissionais, que no próximo ano poderão também estar sendo homenageados”, diz.

Para o diretor regional do Ciesp, Fernando Carballal, esta ação funcionará como uma forma de gratificação pelo esforço e trabalho realizado pelo empresário durante todo o ano letivo. “É uma forma de recompensa-los pelas obras, iniciativas ou realizações”, conclui.

Além disso, será feita a entrega dos certificados aos formandos 2007 do Senai,  onde o evento é aberto ao público e os interessados devem confirmar a presença mandando e-mail com os dados pessoais para o endereço escolacouros@terra.com.br ou entrando em contato através do telefone (18) 3909-5589.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/19/2007 01:07:00 PM | | | Voltar

·······

30 de outubro de 2007

História: Presidente Prudente, Capital Regional

PresidentePrudente Por ocasião das comemorações dos 90 anos da cidade de Presidente Prudente, neste último mês de setembro, foi lançado o livro "Presidente Prudente, Capital Regional", pela Letras a Margem, organizado por Maria Angela D´Incao.

"O livro reúne textos sobre Presidente Prudente nos seus noventa anos. São crônicas, artigos, estudos e narrações escritas por professores, advogados, cronistas, jornalistas, escritores e pesquisadores - alunos e novos escritores também fazem parte dessa homenagem. Este volume reúne também um conjunto fotográfico ilustrativo dos textos o que o torna o primeiro livro pictórico sobre Presidente Prudente", diz a organizadora Maria Angela.

Li o livro numa "pegada". São fragmentos históricos não somente da cidade de Presidente Prudente, mas da região, da sua colonização, que remonta aos idos da abertura e ocupação da região Oeste do Estado de São Paulo. Segundo o Prof. Diores Abreu, inúmeras vezes citado no livro, por vários autores, os primeiros brancos a penetrarem na região foram os mineiros, entre eles, José Teodoro de Souza, um desbravador que, antes, registrou na igreja de Botucatu a posse de uma enorme gleba de terras, numa região "imaginária" do Rio Paranapanema, de um lado, até o espigão divisor do Rio do Peixe. A história vai por aí adiante. Leio no livro histórias que guardo na minha memória, histórias contadas por meu avô materno, que era nada mais nada menos do que sobrinho de José Teodoro de Souza. Minha mãe, Mariana Teodora, teve o seu nome em homenagem ao desbravador.

Toda a história do Pontal do Paranapanema, com seus conflitos e contrastes, decorre da ousadia destes desbravadores e colonizadores do oeste, cujos documentos históricos são esparsos. Vale a pena o registro histórico organizado pela Maria Angela, especialmente o material fotográfico.

O livro está disponível nas livrarias, bancas de revistas de Presidente Prudente e região, ou pelo email: letrasamargem@uol.com.br

Technorati Marcas: Presidente Prudente , história , Henrique Chagas , Maria Angela D´Incao

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2007 09:54:00 PM | | | Voltar

·······

28 de outubro de 2007

[Presidente Prudente] ANTIGO ARMAZÉM DO IBC VIRA CENTRO DE EVENTOS

ibc Depois de ser utilizado durante muitos anos pelo Instituto Brasileiro do Café - IBC - para receber em depósito café contrabandeado ou desencaminhado, um antigo Armazém situado na Vila Furquim se transforma em Centro de Eventos.

Trata-se de um grande galpão de 115 m. x 30 m. de largura e 16 m. de altura, único na região de Presidente Prudente. O mais curioso é que a grande edificação dos anos 50 foi classificada como uma das maiores do país.

Com madeiras encaixadas e uma técnica cravilhada, não utiliza pregos, nem parafusos. A estrutura é composta de madeiras, com paredes de zinco holandês com arquitetura predominantemente inglesa.

O prédio está sendo restaurado pela Prefeitura e já serviu para sediar inúmeros espetáculos do último Festival Nacional de Teatro. Em torno do grande galpão existe uma extensa área ocupada por árvores frutíferas, especialmente mangueiras (Altino Correia)

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/28/2007 05:23:00 PM | | | Voltar

·······

27 de setembro de 2007

'O VIOLINO', filme de Vicentini Gomez, é classificado para o Festival de Cinema na Argentina


'O VIOLINO', filme de Vicentini Gomez, é classificado para o Festival de Cinema na Argentina, na XVII Muestra Nacional de Cine y Video Documental Antropológico y Social - Buenos Aires, 3 a 6 de outubro de 2007.


"O VIOLINO" é um filme social que conta o "nascimento" do "Projeto Aquarela" e a história vivida por seus Professores e Alunos. Sua apresentação será dia 06 de outubro, às 14h30. no auditório del CePIA, Córdoba , Argentina.


O "Projeto Aquarela" é uma Escola voltada para crianças e adolescentes da periferia da cidade (Presidente Prudente - SP) com problemas familiares e de comportamento e que através das atividades artísticas, culturais e esportivas lhes permitem reciclar os padrões de comportamento estabelecidos em suas comunidades e na família, afastando-os do possível vício e marginalidade gerados pela falta de opção e de oportunidades de crescimento individual e respeito coletivo. Vicentini Gómez focou o filme nas transformações vivenciadas por Professores e Alunos, especialmente os primeiros, ao longo do primeiro ano de atividade.


O Festival, organizado pelo Instituto Nacional de Antropologia e pensamento Latino Americano, órgão da Secretaria de Cultura da Presidência da Argentina tem como objetivo discutir a construção social e a identidade Latino-americana, abrindo um espaço de reflexão e intercâmbio da produção audiovisual no continente. Cerca de 900 filmes participaram da seletiva. E o já premiado Vicentini Gomez é classificado com "O Violino".


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2007 10:17:00 PM | | | Voltar

·······

10 de setembro de 2007

Verdes Trigos tem site com dicas de livros


Incentivar o hábito de leitura, esse é o objetivo do site da ONG cultural "Verdes Trigos". Criada há nove anos em Presidente Prudente, a página recebe em média 3.400 visitas por dia. Lá é possível encontrar dicas de livros e comentários sobre obras que ainda não estão a venda. Tudo isso porque as editoras enviam seus exemplares para o fundador da ONG, Henrique Chagas, fazer a análise dos livros.

Entre as pessoas que cultivam o hábito de leitura, o site está cada vez mais popular. Há 9 anos as visitas diárias não passavam de 100 pessoas.

"Quando comecei, existia um site chamado 'Lemon Yellow' (Limão Amarelo), que era escrito por uma professora universitária e o título principal dizia: 'I link therefore I am' (Eu linco, logo existo). Era uma espécie de diário, no qual ela fazia análises criticas dos livros que lia. Comecei a acompanhar o trabalho e, a partir disso, eu fiz algo parecido. Leio em média 10 livros por mês e a cada 300, 400 livros acumulados, dôo para bibliotecas comunitárias", conta Chagas.

Ele acrescenta que é importante dividir os conteúdos literários com as pessoas que se interessam e não podem comprar. "É um dever social disseminar o gosto pela leitura", garante.

O site Verdes Trigos também conta com colaboradores aleatórios, ou seja, pessoas que visitam a página e mandam conteúdo para Chagas. Ele edita e seleciona as melhores matérias antes de disponibilizá-las na internet. (Daiane Renata Pavarelli, Gabriela Cristiane Rodrigues, Gisele da Silva Ramos e Vagner Pereira da Silva).


[Nota] A matéria acima está publicada no Blog Interlogado. Concedi entrevista para Daiane Pavarelli antes do feriado.


Links relacionados
MARIA CLARA LIVROS => Um blog para quem gosta de livros




Technorati : ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/10/2007 10:35:00 PM | | | Voltar

·······

6 de setembro de 2007

Entrevista para Tv Fronteira/Globo



Henrique Chagas concede entrevista para Tv Fronteira/Globo (reportagem no SPTV) sobre a verdestrigos.org


Veja o vídeo.




Technorati : ,

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2007 02:46:00 PM | | | Voltar

·······

26 de agosto de 2007

Verdes Trigos esta em Presidente Prudente

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/26/2007 02:04:00 PM | | | Voltar

·······

21 de agosto de 2007

18 a 25 de agosto de 2007: FENTEPP - Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente


O XIV FENTEPP - Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente-Edição 2007, permanece com o compromisso de acolher a produção teatral nacional, primando pela qualidade e diversidade.

Inseridos no contexto de fomento das artes cênicas e na democratização do acesso à cultura, a Secretaria Municipal de Cultura, a Unoeste - Universidade do Oeste Paulista, o SESC SP e a Secretaria de Estado da Cultura com o apoio da Caixa Econômica Federal reafirmam sua parceria na realização do XIV FENTEPP.

A programação mantém a característica das mostras: adulto palco, ruas e praças, para crianças, alternativa e prudentina.

O debate da cena contemporânea e as atividades formativas estão presentes no festival compondo os exercícios processuais como instrumentos de pesquisa para o desenvolvimento profissional.

Neste período, Presidente Prudente estará festiva, recebendo importantes companhias, artistas e profissionais de diversas áreas que, junto à população participarão deste momento dedicado ao encontro, à reflexão e ao debate desta arte que pensa e encena o humano.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2007 10:37:00 PM | | | Voltar

·······

10 de agosto de 2007

Alunos de Presidente Prudente apresentam seus inventos no Anhembi, em São Paulo


Presidente Prudente, 10/08/07 => Palitos de chocolate enriquecidos com ômega-3, curtimento ecológico da pele de tilápia, extração de corante urucum para tingimento de pele de tilápia, revestimento autolimpante com aplicação em couro acabado, análises químicas industriais de curtimento e couro, sistema de independência para entrada e saída de veículos aplicado a motoristas PNEs com paraplegia e software de cadastro de currículos de alunos e divulgação online no site da escola.
Essas são as invenções que os alunos e professores do SENAI de Presidente Prudente apresentarão no Inova SENAI, que será realizado de 16 a 18 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, simultaneamente à Olimpíada do Conhecimento. A premiação será realizada dia 19 (domingo), às 10 horas.
Ao todo serão apresentados 100 trabalhos inéditos - 21 de docentes e 79 de alunos -, em forma de equipamentos, materiais ou pesquisa em processos, desenvolvidos por alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial, Técnico e Tecnólogo e docentes de 50 escolas da instituição instaladas no Estado de São Paulo.
A exposição ocupará 3 mil metros quadrados e apresentará projetos para as áreas de tecnológicas de alimentação; automação industrial; automotiva; borracha; cerâmica; construção civil; couro e calçados; energia; eletroeletrônica; informática; instrumentação; mecânica; metalurgia; meio ambiente; mobiliário; plásticos; produção gráfica; química; telecomunicações; têxtil; e vestuário.
O Inova SENAI será realizado simultaneamente à Olimpíada do Conhecimento. Seu objetivo é incentivar e disseminar a produção tecnológica desenvolvida por estudantes da instituição no País.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/10/2007 01:45:00 PM | | | Voltar

·······

1 de agosto de 2007

Documentário ''Matarazzo'' é gravado em Pres Prudente, SP


O cineasta Vicentini Gomez esteve ontem em Presidente Prudente para dar continuidade à gravação do documentário "Matarazzo: uma história", previsto para ser concluído entre abril e maio do próximo ano. No período da tarde, quatro prudentinos - um historiador, uma antropóloga, a filha de um gerente das Indústrias Francisco Matarazzo e um escritor - estiveram presentes nas instalações do Matarazzo, onde foram entrevistados pelo cineasta.
Hoje, Gomez estará no local para filmar o desenvolvimento da obra, que vai transformar o Matarazzo no maior centro cultural do Oeste Paulista. No total, serão realizadas aproximadamente 2 horas de gravação, que vai se somar a um material bruto de 15 horas. Para o cineasta, o material coletado por meio de entrevistas é relevante para o filme, porque coloca o telespectador dentro do contexto histórico e social sobre o qual as indústrias Matarazzo está inserido.
"O Centro Cultural Matarazzo vai permitir o desenvolvimento de uma série de atividades que, talvez, não seria possível sem este local. A revitalização é algo caro, mas que felizmente a Secretaria de Cultura resolveu abraçar. Esse processo é realmente importante, porque vai possibilitar a realização de vários eventos culturais para Presidente Prudente e região em um único espaço", afirma. Além de Kunzli, estiveram presentes no prédio Izaura Victor, filha do gerente das Indústrias Matarazzo, Paulo Victor; o historiador Francisco Maia Neto e o professor, escritor e diretor do Centro Cultural Virtual "Verdes Trigos", Henrique Chagas.
O local irá abrigar a Escola Municipal de Artes Professora Jupyra da Cunha Marcondes, um teatro municipal com capacidade para 700 lugares, quatro salas para ensaios de espetáculos teatrais e de dança, café e praça de alimentação, três galerias de artes plásticas, cinema, museu, laboratório de fotografia, flat para hospedar artistas e convidados e ala para parte administrativa da Secretaria de Cultura, que será transferida para o prédio. >>>>>


Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/01/2007 03:01:00 PM | | | Voltar

·······

25 de julho de 2007

Vicentini Gomez inicia filmagens em Presidente Prudente


Entendendo que um ponto de ônibus é sempre uma referência entre as pessoas: Ponto de chegada. Ponto de partida. Ponto de observação. Ponto de lamento, de reflexões e baseado em fatos e anedotas vividas pelo ator Henrique Taubaté Lisboa, o cineasta Vicentini Gomez fantasiou o roteiro de seu novo filme Curta metragem "Cadê o Meu ônibus?" que será filmado, a partir de sexta-feira (27 de julho), na cidade de Presidente Prudente, interior de São Paulo.
Henrique está no ponto para tomar o ônibus com destino à sua casa, mas as deficiências (visão e audição) o impedem de tomar a rota certa. Pessoas, situações e dificuldades vão se somando à impaciência e ao desinteresse dos que passam pelo ponto que nem notam a luta do nosso herói contra a rotina da cidade. O humor e a crítica social estão presentes em todas as situações, do absurdo ao patético; da rejeição à solidariedade. As horas e o dia passam, até que Henrique é reconhecido por um amigo e juntos caminham aos seus destinos.


Roteiro, produção e direção de Vicentini Gomez
Produção Local: Patrícia Motta
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente
Patrocínio: Audibel - Aparelhos auditivos.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/25/2007 02:46:00 PM | | | Voltar

·······

20 de julho de 2007

Telefônica leva orquestra para concerto em Presidente Prudente


Concerto regido por João Carlos Martins fará apresentação no Teatro César Cava


A Telefônica leva para Presidente Prudente a Bachiana Chamber Orchestra, orquestra de renome internacional regida pelo maestro João Carlos Martins. A apresentação será gratuita no próximo sábado, 21/07, no Teatro César Cava, em Presidente Prudente, às 21h00. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro.
O repertório da apresentação inclui composições de Bach, Beethoven, Mozart, Brahms e Strauss, escolhidas criteriosamente pelo maestro João Carlos Martins, fundador da orquestra. No decorrer do concerto haverá comentários do maestro sobre a origem dos temas apresentados. A idéia é resgatar a história dos grandes compositores eruditos, aproximando o público da música clássica. O nome Bachiana é uma homenagem ao maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, autor das famosas Bachianas Brasileiras, e a Johann Sebastian Bach.
Presidente Prudente é uma das onze cidades paulistas em que a Telefônica patrocinará a apresentação da Bachiana em 2007. A Telefônica proporcionará a mais de 100 mil pessoas este ano mais de 260 concertos em 30 cidades do interior paulista. O objetivo da operadora é levar a música erudita ao maior número possível de pessoas.


Serviço
Data: 21 de julho. Horário: 21h00
Local: Teatro César Cava - Rua José Bongiovani, 700 - Cidade Universitária
Ingressos: Sábado, dia 21/07 - após 17h00 (distribuição limitada à capacidade do local)


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/20/2007 02:20:00 PM | | | Voltar

·······

16 de julho de 2007

Uma entrevista com o criador de Verdes Trigos, no Overmundo


Henrique Chagas, criador do sítio cultural VerdesTrigos, concedeu entrevista para a socióloga Cintia Corrales. A entrevista está publicada no site OverMundo. Veja o resultado no link abaixo:


http://www.overmundo.com.br/overblog/uma-entrevista-com-o-criador-de-verdes-trigos

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/16/2007 02:06:00 PM | | | Voltar

·······

17 de junho de 2007

Instituto Bioma apresenta resultados de projetos educacionais em Presidente Prudente


Foi realizado neste sábado (16) no auditório do Sesi (Serviço Social da Indústria) a conclusão do PJCAN (Projeto Jovem Cidadão Amigo da Natureza) em Presidente Prudente. Durante 18 meses foram realizadas pesquisas, relatórios, vivências, estudos e realizações de ações com alunos do Ensino Fundamental da região com o objetivo de atingir resultados positivos para a sociedade.


Entre as iniciativas, criação de hortas comunitárias para a complementação da alimentação na merenda escolar, conscientização da população para extinção da dengue, implantação de parques ecológicos em áreas com falta de árvores, realização de trabalhos manuais utilizando materiais recicláveis como forma de complementação de renda, reestruturação comportamental e familiar, entre outros fizeram parte da apresentação dos projetos desenvolvidos.


Para Luis Carlos Palomar Fernandes, gerente e membro do Instituto BioMa, o objetivo de criar ações humanitárias foi alcançado na região. Para ele, esta não é a conclusão deste projeto, mas sim o primeiro passo para que novas atitudes sejam tomadas a partir de agora. "Queremos que a sociedade herde novos costumes em benefício de nossos filhos e netos. Afinal, precisamos plantar hoje para poder colher bons frutos amanhã e com certeza nossa semente foi plantada hoje na região de Presidente Prudente", conclui. O Projeto Jovem Cidadão Amigo da Natureza é uma elaboração do Instituto Bioma em parceria com o MEC/FNDE.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/17/2007 07:27:00 PM | | | Voltar

·······

15 de junho de 2007

Projeto Jovem Cidadão divulga ações regionais em Presidente Prudente


Será realizada no dia 16 de Junho de 2007, das 9h às 12h no anfiteatro do Sesi (Serviço Social da Indústria) a Apresentação e Finalização do Projeto Jovem Cidadão Amigo da Natureza na região do Pontal do Paranapanema, Vale do Paranapanema e Alta Paulista. Elaborado e implantado pelo Instituto BioMa - em parceria com o FNDE/MEC (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/Ministério da Educação), o projeto visa à promoção e conscientização dos direitos universais da humanidade aliados à preservação e conservação do meio ambiente.


Na região de Presidente Prudente são 32 escolas participantes, envolvendo cerca de 10 mil alunos e 300 profissionais preocupados com a integração social e promoção da inclusão do cidadão na sociedade. Segundo Luiz Carlos Palomar Fernandez , gerente do projeto e membro do Instituto BioMa, o objetivo do projeto é incentivar o desenvolvimento do espírito de participação cidadã na defesa do meio ambiente local e global, com enfoque na melhoria da qualidade de vida humana.


Além da divulgação dos resultados positivos obtidos para as autoridades regionais, alunos e profissionais da educação participantes e público presente, serão divulgados os projetos que cada escola preparou e formatou , para secretários de educação das escolas de Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Caiuá, Presidente Bernardes, Salmourão, Dracena, Pirapozinho, Sandovalina, Mirante do Paranapanema, Platina, Regente Feijó e Álvares Machado.


Serviço:
Apresentação e Finalização do Projeto Jovem Cidadão Amigo da Natureza em Presidente Prudente
Data e horário: 16 de Junho, das 8h às 12h
Local: Anfiteatro do Sesi (Serviço Social da Indústria)
Endereço: Avenida Ibraim Nobre, 585 - Parque Furquim - Presidente Prudente - SP


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 09:32:00 AM | | | Voltar

·······

20 de maio de 2007

Prêmio Portugal Telecom é notícia na coluna do SINOMAR


SINOMAR, colunista do jornal O IMPARCIAL, noticia o Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2007, do qual fazemos parte do JÙRI INICIAL


O advogado e crítico cultural Henrique Chagas, de Presidente Prudente,mantenedor do site Verdes Trigos, compõe o Júri Inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007. Sua responsabilidade é votar em cinco livros da lista de livros inscritos para compor a relação dos 50 finalistas da primeira fase do Prêmio. Votará também em cinco profissionais entre os membros do Júri Inicial para formar o Júri Intermediário, composto por 15 profissionais que irão selecionar os 10 finalistas da segunda fase do Prêmio. (SINOMAR)


PS: a) Mais uma vez apresentamos os nossos agradecimentos especiais ao SINOMAR, que sempre dá destaque às atividades culturais que desenvolvemos através do VerdesTrigos. Lhe seremos sempre grato.
b) Já encaminhamos o nosso voto à Curadoria do Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Claro, torço e espero que aqueles em quem votei estejam entre os 10 finalistas.


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/20/2007 10:50:00 PM | | | Voltar

·······

19 de maio de 2007

Virada Cultural deve reunir 15 mil em Presidente Prudente


Durante 24 horas de apresentações artísticas simultâneas e gratuitas, público poderá assistir a 28 shows entre hoje e amanhã


Presidente Prudente está preparada para receber um dos maiores eventos culturais do Estado de São Paulo. A 3ª Virada Cultural Paulista, que acontece pela primeira vez na cidade, vai reunir 28 grupos artísticos locais, regionais e de projeção nacional que vão se apresentar durante 24 horas simultaneamente, entre hoje e amanhã, a partir das 18h. São esperadas cerca de 15 mil pessoas no Parque do Povo - entre a Avenida da Saudade e a Celestino Figueiredo - e no Teatro Cesar Cava, locais de apresentação. O evento é gratuito.


Dentre as atrações do evento, destacam-se as apresentações de artistas reconhecidos nacionalmente e internacionalmente como Chico Cesar, Geraldo Azevedo, Vânia Bastos e Marcel Powel. Duas atrações artísticas de Presidente Prudente integrarão virada, a Orquestra Prudentina Celebration e o Projeto Guri da cidade.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/19/2007 09:36:00 AM | | | Voltar

·······