RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

21 de julho de 2007

Roberto Pio Borges lança ''Museu Imaginário''


Primeira novela do escritor carioca aborda os conflitos vividos por um jovem que se divide entre as suas fantasias e o dia-a-dia em um banco de investimentos.
Comparado a Katherine Mansfield e J. D. Salinger pelo falecido escritor José J. Veiga, o carioca Roberto Pio Borges lança, pela Musa Editora, sua primeira novela, o "Museu Imaginário". Já disponível nas principais livrarias do Rio de Janeiro e de São Paulo, o livro promove uma viagem pelo mundo real e imaginário do protagonista Philippe - uma referência do autor ao fundador da Psiquiatria, Philippe Pinel.
Responsável pelo mural e jornal interno de um banco de investimentos, o personagem principal da trama construída por Roberto recorre a uma imaginação sem rédeas e, por vezes, a comprimidos para dormir e ao álcool, para passear entre a fantasia e a realidade. - Uso a fantasia não para escapar, mas para fazer pouco da realidade - diz o escritor estreante, que foge de rótulos e evita definições sobre seu estilo.
Para o historiador e escritor Rui Sá Silva Barros, o estilo de Pio Borges lembra o do filósofo e ensaísta francês Gaston Bachelard, que defendia a imaginação como exercício ousado de criação de novas imagens que possam poetizar a existência. As descrições de sensações visuais e táteis nos textos de Pio Borges também impressionaram Barros, que prevê para o escritor a conquista de um círculo fiel de eleitores.


Sobre o autor - Aos 36 anos, Roberto Pio Borges já foi advogado, redator em agência de publicidade, promotor de eventos ligados ao meio-ambiente e professor de matemática para crianças. Cursou três anos de jornalismo, gosta de velejar e hoje é sócio de uma corretora de seguros. Roberto começou a escrever aos 23 anos e confessa que o fez "pelos piores motivos": tinha a intenção de produzir um best-seller em dois meses, ganhar dinheiro e, a partir daí, não trabalhar mais até que o dinheiro acabasse e fosse hora de escrever o segundo livro. Mas logo se deu conta de duas coisas: que não levava jeito para a "literatura comercial" e que não conseguia mais parar de escrever. Com "Museu Imaginário", Roberto explora uma narrativa baseada em diferentes padrões mentais e busca "se vingar ou dar o troco na realidade por meio da fantasia".


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/21/2007 03:45:00 PM | | | Voltar


Folha de Rosto, um espaço poético


http://www.folhaderosto.com/


Vale a pena conferir.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/21/2007 02:36:00 PM | | | Voltar


LANÇAMENTO: A FENDA, de Alfredo Aquino, na Livraria da Vila, dia 28/07.


A ILUMINURAS convida para o lançamento do livro


A FENDA, de Alfredo Aquino


28 de julho de 2007, sábado, 11h30
Na LIVRARIA DA VILA - Rua Fradique Coutinho, 915


Alfredo Aquino é um artista plástico. Neste seu primeiro livro de ficção, procura o que chama de "texto pictural". Usa o texto como tela para retratar personagens que vivem situações entre o imaginado e o real. Personagens solitários, em histórias sem um aparente fio condutor, mas de grande poder narrativo - e expressividade visual. Um pesquisador que julga encontrar nas margens do velho mapa de um almirante francês em viagem pelo Brasil do século XVIII as origens da sua cidade natal. Uma mulher que não consegue controlar a própria intolerância e desenvolve uma língua de serpente. Um homem que recebe a visita noturna de uma vizinha misteriosa, que se torna sua amante sem nunca revelar seu nome. Um bancário obcecado pelo comportamento das baratas, que não recebe a atenção que pensa merecer das autoridades e da ciência para suas observações. A narrativa, concisa e direta, serve de moldura e contraste para as descobertas e fantasias de cada um, num clima insólito e fascinante. Não há dúvida, Alfredo Aquino também é um artista da palavra. (Luis Fernando Veríssimo, na apresentação)
Não bastasse a apresentação, ainda tem o Prefácio de Ignácio de Loyola Brandão, desenhos de Alfredo Aquino e capa de Pierre Yves Refalo


LIVRARIA DA VILA
Rua Fradique Coutinho, 915 - Vila Madalena - São Paulo
Telefone (11) 38 14 58 11


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/21/2007 01:00:00 AM | | | Voltar


Depois do Pan, a Olimpíada da Leitura


Blog do Galeno - 19/7/2007 - por Galeno Amorim
Ao receber, pouco antes da sua reeleição, o Manifesto do Povo do Livro das mãos do escritor indígena Daniel Munduruku, o presidente Lula fez rasgados elogios à Olimpíada de Matemática. Mas disse não entender porque não acontecia o mesmo com os livros. O secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim, presente à cerimônia, anotou a cobrança. Agora, deu a resposta: o ministério assinou protocolo de intenções com a Fundação Itaú Social para juntos promoverem, a partir de 2008, a Olimpíada Brasileira da Língua Portuguesa, cujo objetivo central será, como reclamou o presidente, estimular os alunos das escolas públicas a ler mais e a escrever melhor. A informação é de Galeno Amorim. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/21/2007 12:23:00 AM | | | Voltar


País proíbe venda de Harry Potter


JB Online - 18/7/2007
O ultra-ortodoxo ministro de Comércio e Indústria de Israel ameaçou processar e multar todas as lojas que aderirem ao lançamento global e sincronizado do novo livro de Harry Potter e abrirem as portas no Shabbat, o dia do descanso judaico, o sábado (21/7). "Precisamos colocar limite no desejo de imitar outros países", enfatizou o ministro, Eli Yishai. "É inconcebível que diversos empregados sejam obrigados a participar deste evento e ferir o espírito do Shabbat. Planejo processar e multar qualquer pessoa que viole a Lei do Descanso e as Horas de Trabalho". Apesar da ira da poderosa comunidade religiosa, a maioria dos livreiros pretende seguir com a promoção de Harry Potter and the Deathly Hallows, que promete mobilizar milhares de crianças e pais. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/21/2007 12:21:00 AM | | | Voltar


A última bruxaria



Folha de S. Paulo - 20/7/2007 - por Eduardo Simões
Ao longo dos últimos dez anos, o vimos entrar para a escola, adolescer, dar seu primeiro beijo, enfrentar demônios internos ou bem palpáveis, a uma varinha de condão de distância. Agora, o destino de Harry Potter está selado, em caixas contendo impressionantes 24 milhões de exemplares de Harry Potter e as Relíquias da Morte, sétimo e último livro da série de J.K. Rowling, que será oficialmente lançado à 0h01 deste sábado (21/7), horário de Londres. Em São Paulo, o título original, em inglês, também estará à venda, a partir das 20h desta Sexta (20/7). Depois da avalanche de supostas reproduções do livro, que circularam desde terça-feira (17/7) na internet, resta aos fãs da saga confirmarem se são verdadeiros ou não os "spoilers" (estraga-prazeres). A principal dúvida é: o bruxo morre?


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/21/2007 12:18:00 AM | | | Voltar

·······

20 de julho de 2007

Telefônica leva orquestra para concerto em Presidente Prudente


Concerto regido por João Carlos Martins fará apresentação no Teatro César Cava


A Telefônica leva para Presidente Prudente a Bachiana Chamber Orchestra, orquestra de renome internacional regida pelo maestro João Carlos Martins. A apresentação será gratuita no próximo sábado, 21/07, no Teatro César Cava, em Presidente Prudente, às 21h00. Os ingressos devem ser retirados antecipadamente na bilheteria do teatro.
O repertório da apresentação inclui composições de Bach, Beethoven, Mozart, Brahms e Strauss, escolhidas criteriosamente pelo maestro João Carlos Martins, fundador da orquestra. No decorrer do concerto haverá comentários do maestro sobre a origem dos temas apresentados. A idéia é resgatar a história dos grandes compositores eruditos, aproximando o público da música clássica. O nome Bachiana é uma homenagem ao maestro e compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos, autor das famosas Bachianas Brasileiras, e a Johann Sebastian Bach.
Presidente Prudente é uma das onze cidades paulistas em que a Telefônica patrocinará a apresentação da Bachiana em 2007. A Telefônica proporcionará a mais de 100 mil pessoas este ano mais de 260 concertos em 30 cidades do interior paulista. O objetivo da operadora é levar a música erudita ao maior número possível de pessoas.


Serviço
Data: 21 de julho. Horário: 21h00
Local: Teatro César Cava - Rua José Bongiovani, 700 - Cidade Universitária
Ingressos: Sábado, dia 21/07 - após 17h00 (distribuição limitada à capacidade do local)


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/20/2007 02:20:00 PM | | | Voltar


Encontro nacional de contadores proporciona intercâmbio


A cultura e história de Mato Grosso ultrapassam fronteiras. No último final de semana, a coordenadora da Biblioteca Estadual Estevão de Mendonça, Salime Marques, e a pedagoga da biblioteca, Edith Gonçalves, contaram a lenda do Minhocão do Pari, do livro Roteiro de Lendas da saudosa Dunga Rodrigues, aos participantes e visitantes do 1º Encontro Nacional de Contadores de História de Santa Bárbara d'Oeste, em São Paulo.
O encontro reuniu professores, artistas e outras pessoas envolvidas com a literatura no país. Salime e Edith contam que testemunharam momentos únicos nos três dias do evento em Santa Bárbara d'Oeste, "a cidade viveu e respirou literatura, história, através das várias estratégias e ferramentas de incentivo à leitura, com o uso do livro, teatro, cenário de contos, exposição de livros em árvores, bonecos e até a utilização de elementos de sombra".
Os cursos de Organização, do Sistema de Estado de Bibliotecas Públicas, descentralizam a qualificação dos agentes de biblioteca nos municípios, levando técnica e registro, com incentivo à leitura. Os municípios do pólo de Sinop acediado por Colider foram os primeiros a serem beneficiados pelo Sistema. E recentemente estará capacitando o pólo da Baixada Cuiabana.
A forma de incentivar uma criança à leitura está entre as principais preocupações dos gestores culturais e educacionais brasileiros. A contação de história é citada por Salime como um dos passos para fomentar esse incentivo, além da preparação do contador. "Quem é envolvido com livro precisa ler. É essa pessoa quem vai passar o mundo da imaginação, de forma criativa, e com recursos estratégicos, que levam a criança a conhecer prazerosamente o livro", explicou.
Em outubro, a Coordenação da Biblioteca Estevão de Mendonça deverá fazer um cadastro de todos os contadores de história, grupos ou companhias que utilizam o livro como instrumento de trabalho em Mato Grosso para que, em parceria com o Estado, desenvolvam ações de intercambio. "Queremos propor a construção de idéias e uma viagem com o tempo, fazer as pessoas enxergarem o mundo de uma forma mais clara", justificou a coordenadora.
A sugestão de Salime é que a iniciativa ocorra em ocasião ao Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, com a intenção de disseminar a compreensão do ler e valorizar a classe artística regional. "Quem sabe, também não organizamos um encontro de contadores de história. Queremos em outubro toda cidade juntamente com os municípios respirando literatura através de contos e histórias", opinou. (SÍLVIA DEVAUX - Assessoria SEC-MT)


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/20/2007 12:05:00 AM | | | Voltar

·······

18 de julho de 2007

O amor zumbi, por Miguel Sanches Neto


A obsessão doentia de uma mulher por seu ex impulsiona o belo romance do argentino Alan Pauls


Saudado por gente de peso, como Ricardo Piglia e Roberto Bolaño, como um dos maiores escritores latino-americanos vivos, o argentino Alan Pauls, de 48 anos, demorou a se decidir pelo título de seu quarto romance. Pensou em chamá-lo de A Mulher Zumbi, por causa da natureza fantasmagórica de Sofía, cujo amor doentio pelo tradutor Rímini, seu ex-namorado, impulsiona a narrativa. Considerou um título curto, Ex, até chegar ao simples e definitivo O Passado (tradução de Josely Vianna Baptista; Cosac Naify; 478 páginas). "O amor é uma torrente contínua", diz um dos personagens, e este também seria um bom título: Torrente Contínua. Trata-se, afinal, de um romanção que se lê compulsivamente. O Passado é cheio de lacunas, descontinuidades e mudanças de trajetória - mas, a essa força desagregadora, Alan Pauls opõe o poder da memória, que garante alguma constância onde tudo se desfaz rapidamente. >>> leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 11:16:00 PM | | | Voltar


Filme sobre Bruna Surfistinha poderá captar R$ 4 milhões


O Ministério da Cultura liberou esta semana o filme "O doce veneno do escorpião", baseado no livro autobiográfico da ex-garota de programa Bruna Surfistinha, para captar R$ 3.998.621,65 por meio de mecanismo de renúncia fiscal.A decisão foi publicada no Diário Oficial de segunda-feira (16).
O longa-metragem será dirigido por Marcus Baldini, produzido pela TV Zero e terá roteiro de Karim Aïnouz (diretor de "Madame Satã" e "Céu de Suely") e da escritora Antonia Pellegrino.
Em seu blog, Bruna Surfistinha, cujo nome verdadeiro é Rachel Pacheco, deixou o seguinte comentário sobre a liberação: "Fui surpreendida pela notícia. Show de bola, hein?". (G1)



Comentário do Jacaré Banguela: Já consigo imaginar a chamada na Sessão da Tarde: "moça de classe média resolve se prostituir para garantir seus vícios. Com dinheiro público, ela mostra como aprontou altas confusões com uma galera da pesada, vivendo aventuras eletrizante, detonando tudo em busca de um grande amor". Quem não tem Oscar, vai de Venus.



Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 10:25:00 PM | | | Voltar


Colecionador de pedras, nas livrarias


O livro "COLECIONADOR DE PEDRAS", 20 de poesia, que faz parte da coleção Literatura periférica (Global editora), já está à venda nas livrarias de SP e outros estados. Se estiver afim...
Caso na sua cidade não tenha livraria, não esquenta, receba-o pelo correio ou pela internet. É fácil, e o frete é grátis.
Mande seu pedido para: vendas@globaleditora.com.br C/Leandro.
O valor é o mesmo de livraria R$ 29,00.
Agora é com você, literatura das ruas direto na sua casa.


ps: Livro recebido da GLOBAL Editora.




Technorati : , , , , , ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 09:46:00 PM | | | Voltar


Permissão para amar e ser amado, por Carla Coelho


Escrito pelo casal de psicólogos, Catarina Augusta de Lacerda e Milton Paulo de Lacerda o livro Permissão para Amar e ser Amado é um compilação de ensinamentos quotidianos adicionados a um toque da postura da psicologia moderna e de doutrina religiosa.


Dividido em onze partes a obra tenta permear todas as relações afetivas que o humano pode vir a se deparar. Desde o fato de viver, passando pelo sonho do amor, divagando sobre as questões relacionadas à auto-imagem, caindo sobre o campo minado das relações interpessoais, tentando se encontrar através dos encontros e desencontros diários, passando pelo território dos gestos e demonstrações desse sentimento e terminado com a premissa de que o amor não acontece por acaso. >>> leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 09:14:00 PM | | | Voltar


O editor e o engraxate


Folha de S. Paulo - 18/7/2007 - por Sérgio Dávila
Como tantos outros brasileiros em Nova York, Aguilar Benicio trabalha como engraxate para os bacanas de Wall Street. Não numa engraxataria, que ele não é mané. Os brasucas descolados, como Gil, arrumam emprego de engraxate particular para os que Tom Wolfe chamava de "mestres do universo" em seu "A Fogueira das Vaidades". São os proprietários das corretoras de valores do distrito financeiro de Nova York e seus funcionários. Sendo bom, a chance de o profissional em questão ser brasileiro é grande. Sendo ótimo, é provável que você esteja falando de Gil. "Gil" existe no livro Confession$ of a Wall Street Shoeshine Boy (Harper Collins), que o jornalista Doug Stumpf lança nesta semana nos EUA. >> Leia mais


Brazilian - born Gil is trying to find the American Dream. In the meantime, he polishes the shoes of the super - rich and powerful on Wall Street - high rolling traders as uninhibited as they are ruthless. Gil sees things as few other people do - from the ground up! - and his perspective on the day-to-day insanity of the trading floor is priceless. But this fly-on-the - wall overhears one or two things that maybe he shouldn't. And when a glossy magazine journalist desperate for a big break persuades him to be an undercover source for what may be the biggest insider trading scam in Wall Street history, Gil is catapulted into a danger zone darker than anything he or the journalist could have imagined. Part comedy-of-manners and social satire, part hard-boiled business expose, Confessions of a Wall Street Shoeshine Boy, like Bonfire of the Vanities, Liar's Poker, and Blood on the Street, pulls back the curtain on the professional habits and private lifestyles of Manhattan's money mandarins. The story, while entirely fictional, is infused with the ring of truth, and in Gil, fresh and captivating, we meet a true original, a sort of latter - day Huckleberry Finn. After you share his hilarious but wise world-view, you may never look at Wall Street - and America - in quite the same way.


* foto acima (Gilberto Tadday/Folha Imagem): O carioca Murilo Junior (esq.), conhecido como "Flamenguista", que inspirou o principal personagem de livro do editor Doug Stumpf (dir.), que é lançado nos Estados Unidos nesta semana


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 08:54:00 PM | | | Voltar


Paulo Coelho convida fãs para produzir filme


JB Online - 17/7/2007 - por Efe
O escritor Paulo Coelho convidou cineastas amadores e fãs a participar de um concurso para escolher os produtores de um filme coletivo baseado em seu último romance, A Bruxa de Portobello. Os interessados, explica Coelho em seu blog na internet, terão que publicar os vídeos no site YouTube e, caso sejam selecionados para o filme experimental conjunto, receberão 3 mil cada. Coelho explica que a realização do filme coletivo é facilitada porque o livro é baseado nas versões de 15 narradores diferentes. O concurso aceita inscrições até 19 de março de 2008 no blog do autor e os resultados serão divulgados no dia 25 de julho do ano que vem. >> Leia mais


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 08:40:00 PM | | | Voltar


Palestra aborda vida e obra de Dostoievski


O projeto Ciclo de Literatura da Livrarias Curitiba chega a sua quinta edição nesta quarta-feira (18/7) realizando a palestra "Dostoievski: Vida e Obra". O evento que tem entrada franca começa às 19h na loja do Shopping Estação (Av. Sete de Setembro, 2775, Rebouças. Curitiba-PR) e terá como palestrante o escritor Erol Anar. Durante a conversa, o convidado vai abordar as obras de maior importância de Dostoievski como Crime e Castigo (1866), O Idiota (1868) e Os Irmãos Karamazov (1879). Anar é turco e estudou em cursos de antropologia, história da arte e pintura em universidades de Istambul. Foi membro da Associação dos Escritores Turcos, trabalhou no Centro de Arte Contemporânea de Ankara onde foi orientador de leitura da obra de Dostoievski e da literatura universal durante dez anos.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 08:36:00 PM | | | Voltar


Amós Oz: a integridade



Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 03:05:00 PM | | | Voltar


Entrevista com o criador do sítio cultural ''VerdesTrigos''. Acompanhe


Cíntia Corrales entrevistou Henrique Chagas para o OverMundo. A entrevista esteve por vários dias ocupando a primeira página de destaques em razão dos votos recebidos por apreço à matéria elaborada. Confira:
"Desde o ano passado, tendo conhecido o site Verdes Trigos, tornei-me leitora assídua e passei a admirar o trabalho de seu criador, Henrique Chagas. Generoso com todos que o procuram, terminamos estreitando contato. O site tem como principal razão de ser fomentar o hábito da leitura, divulgando conteúdos culturais, especialmente literários. Nesta entrevista no Overmundo vamos conhecer um pouco mais sobre Henrique e seu trabalho. Nascido em Cruzália, interior de São Paulo, ele e os seis irmãos eram conhecidos como os filhos do "Zé Terra", o homem que vendia vassouras. "Meu pai foi vítima da tuberculose e não podia trabalhar na roça, então fabricava vassouras." Assim, eles iam descalços até a escola. Trinta anos depois de ter saído de lá, ele participou da comemoração dos 60 anos da Escola Joaquim Gonçalves de Oliveira, à qual fez uma doação de cerca de 200 livros, mostrando aos jovens um exemplo vivo de perseverança".

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 02:48:00 PM | | | Voltar


Escritores debatem as fronteiras entre o erotismo e a pornografia


Jornal do Brasil - 14/7/2007 - por Mariana Filgueiras e Vivian Rangel
"Detesto cenas eróticas, essa quase psicanálise do amor. Para mim, é pornografia ou nada. O sexo tem de ser hardcore, explícito, triplex". Com esta frase, o argentino Alan Pauls acendeu a libido das mulheres que o viram na última Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). E reacendeu uma velha discussão literária: os limites entre o sensual e a mera pornografia, a necessidade de descrever cenas de sexo e a difícil arte de sugerir por elipses e metáforas o que pode ser facilmente expresso por uma única palavra chula. Apimentando a polêmica, o inglês Ian McEwan, autor do recém-lançado Na praia, acha que não há escolha para os grandes escritores: "Devem mostrar que podem escrever uma cena de sexo ou procurar outro emprego". >> Leia mais

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 10:20:00 AM | | | Voltar


AGORA CHEGA !


Porto Alegre - Primeira de uma série de manifestações, o Movimento Contra a Impunidade e a Corrupção foi lançado ontem por 70 entidades, convidadas pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio Grande do Sul, que colocaram centenas de manifestantes nas ruas de Porto Alegre. O presidente da OAB gaúcha, Cláudio Lamachia, disse que a grande lista de adesões mostrou que a sociedade civil estava carente de uma ação que aglutinasse o desejo de dar um basta à corrupção e à impunidade e de construir relações éticas na política.


Movimento Contra a Impunidade e a Corrupção começou sob a iniciativa da OAB/RS



Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 09:43:00 AM | | | Voltar

·······

17 de julho de 2007

Curso: Criação Literária na AIC


Voltado para a formação de escritores nos gêneros poesia, ficção (conto, romance, novela) e não-ficção (biografia, reportagem, crítica). Com aulas práticas e apoio teórico, o aluno cria seus próprios textos com acompanhamento semana a semana por escritores de reconhecido prestígio, além de desenvolver suas habilidades e conhecimentos de forma, estilo e análise crítica.
O curso tem um forte traço contemporâneo - os temas e escritores estudados são referenciais para a literatura atual brasileira e internacional. Além das aulas, são oferecidos horários de consultoria e workshops opcionais nas áreas de roteiro cinematográfico e tradução.
No primeiro semestre, o aluno tem aulas nos três gêneros. No segundo semestre, opta por uma área de especialização.
Ao final de cada semestre, os alunos participam de uma leitura pública de seus textos. Como projeto de conclusão de curso, cada um apresenta um manuscrito que é o embrião de uma obra literária de sua autoria.


INICIO: 06/08/2007 => saiba mais : http://www.aicinema.com.br/


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/17/2007 09:07:00 PM | | | Voltar

·······

16 de julho de 2007

Holocausto, de Gerald Green, editado pela Livraria Bertrand, em 1979 é por certo uma preciosidade


Holocausto, de Gerald Green, editado pela Livraria Bertrand, em 1979 é por certo uma preciosidade, que se encontra na minha biblioteca e o qual recomendo a sua leitura a todos aqueles, que nada sabem sobre o Nazismo e o Holocausto.
«Da noite de cristal aos campos de concentração de Auschwitz e Buchenwald, a trágica saga de uma família judia, símbolo da perseguição metódica que culminou na exterminação fria e organizada de seis milhões de seres humanos na Europa de Hitler.»
É um livro apaixonante, duro, violento, real e triste… E para aqueles que duvidam que o Holocausto nunca aconteceu e que a solução final não existiu recomenda-se este verão, umas férias em Auschwitz-Birkinau, Bergen-Belsen e Buchenwald.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/16/2007 09:01:00 PM | | | Voltar


Deboche e delicadeza


Folha de S. Paulo - 15/7/2007 - por Beatriz Resende
Dois livros escritos por autoras ibéricas contemporâneas acabam de chegar ao Brasil. A Filha do Canibal (Ediouro, 336 pp., R$ 44,90, trad. Joana Angélica d"Ávila Melo), de Rosa Montero, espanhola nascida em Madri em 1951, e Fica Comigo Esta Noite (Planeta, 160 pp., R$ 35) de Inês Pedrosa, portuguesa nascida em 1962. Ambas são bem conhecidas no Brasil, ambas nos conhecem bem. Duas mulheres basicamente da mesma geração, provavelmente com vivências nos mundos da literatura, da arte, dos mundos de intelectuais e de jornalistas não muito diferentes. Temas bastante semelhantes aparecem nos textos: amores, solidão, violência entre amantes, temor do envelhecimento e, o que merece nota especial, o rescaldo das longas ditaduras que ocuparam seus países.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/16/2007 08:07:00 PM | | | Voltar


ABL comemora 110 anos


O Globo - 14/7/2007 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
"O vosso desejo", afirmou Machado de Assis no discurso de posse na presidência da Academia Brasileira de Letras (ABL), "é consertar, no meio da federação política, a unidade literária. Tal obra exige, não só a compreensão pública, mas ainda e principalmente a vossa constância". O discurso, brevíssimo, com poucas e incisivas linhas, foi proferido em 20 de julho de 1897, dia em que se fundou a ABL, e a cada ano vem sendo repetido pelo presidente da casa na mesma data. De acordo com a coluna No Prelo, na próxima sexta-feira (20/7), nos 110 anos da instituição, o presidente Marcos Vinicius Vilaça o lerá na sessão solene que terá como orador o acadêmico José Sarney e promete contar com a presença de Luiz Inácio Lula da Silva.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/16/2007 07:56:00 PM | | | Voltar


Uma entrevista com o criador de Verdes Trigos, no Overmundo


Henrique Chagas, criador do sítio cultural VerdesTrigos, concedeu entrevista para a socióloga Cintia Corrales. A entrevista está publicada no site OverMundo. Veja o resultado no link abaixo:


http://www.overmundo.com.br/overblog/uma-entrevista-com-o-criador-de-verdes-trigos

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/16/2007 02:06:00 PM | | | Voltar


Destaque da FLIP 2007: Amós Oz, com ''De amor e trevas''


O escritor Amós Oz foi uma das estrelas da festa literária de Parati neste julho de 2007; nas entrevistas que concedeu, em especial aquela do Roda Viva, da TV Cultura, destacou a sua autobiografia romanceada "De amor e trevas". O livro é fantástico e recomendo.


Sinopse - Entre a autobiografia e o romance, "De amor e trevas" é a extraordinária recriação dos caminhos percorridos por Israel no século XX, da diáspora à fundação de uma nação e de uma língua - o hebraico moderno. É também uma reflexão sobre a história do sionismo e a criação de Israel como necessidade histórica de um povo confrontado com a ameaça de extinção. Ganhador do Prêmio France Culture de 2004 e do Prêmio Goethe do mesmo ano, "De amor e trevas" extrai sua grandeza da simplicidade de um gesto narrativo que faz do olhar de um menino o fio condutor de uma história vigorosa e bela da constituição da identidade de dois sujeitos, um garoto e uma nação. Para comprar, clique aqui.


Leia também o capítulo 1 livro "De Amor e Trevas", de Amós Oz


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/16/2007 01:48:00 PM | | | Voltar


Shimon Peres é o novo presidente de Israel pelos próximos 07 anos


O Papa Bento XVI enviou uma carta a Shimon Peres expressando sua convicção de que ele "influenciará e dará coragem a outros líderes para que lidem com os desafios do futuro e avancem em direção à paz. Sua reputação e conquistas são excepcionais, claras e absolutas, tanto no campo da paz como na luta pela justiça". Na mensagem, o pontífice diz estar convencido de que obter a paz entre israelenses e palestinos "será a melhor maneira de vencer o terror que causa a morte e a violência", ressaltando que "os terroristas são traidores da humanidade".

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/16/2007 01:35:00 PM | | | Voltar


Empréstimos Comerciais nos EUA


Existe uma organização americana que empresta até 25 mil dólares aos empresários, inclusive imigrantes, para que invistam em seus negócios e que não é exigido crédito bancário ou social security. Informe-se!

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/16/2007 01:32:00 PM | | | Voltar

·······