RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

10 de novembro de 2009

Sorteio do livro “RAPSÓDIAS” no dia 11/11

GANHE UM EXEMPLAR DO MEU LIVRO
O sítio literário VerdesTrigos está completando 11 anos e, para comemorar, sorteará livros para os seus leitores. A inscrição é aqui. Um dos livros sorteados será RAPSÓDIAS - PRIMEIRAS HISTÓRIAS BREVES, meu livro de contos pela Multifoco Editora (2009). Participe. (Rodrigo Novaes de Almeida)

Rapsódia (do grego rhapsodía) é cada fragmento de um poema épico cantado por um rapsodo. Na música, fantasia que se utiliza de temas e composições improvisados, livremente inspirados em cantos tradicionais ou populares. As narrativas deste livro são rapsódias contemporâneas, que desvelam para o leitor a força e a potência atemporais da criação através da literatura. Mítico, poético, dionisíaco, Rapsódias - Primeiras histórias breves é o livro de estréia do escritor e jornalista Rodrigo Novaes de Almeida.

Rodrigo Novaes de Almeida
Escritor e jornalista. Tem textos publicados em sítios literários e jornalísticos, como Le Monde Diplomatique Brasil, Portal Cronópios, Germina Literatura e Arte, Observatório da Imprensa, entre outros. Publicou, pela editora Mojo Books, a ficção "A saga de Lucifere" (The Trinity Sessions - Cowboy Junkies, e-book, 2009), e, pela editora Multifoco, o livro de contos "Rapsódias - Primeiras histórias breves" (2009).

No dia 11/11, para comemorar, vamos sortear entre os leitores do VerdesTrigos vários livros.
Inscrições para o sorteio a partir do dia 08/11/2009

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/10/2009 09:53:00 PM | | | Voltar

·······

7 de novembro de 2009

No dia 11/11/2009 haverá sorteio de livros, totalmente grátis, aos leitores do Verdes Trigos. Participe

No dia 11/11, em comemoração aos 11 anos do VerdesTrigos, haverá sorteio de livros.

1) " Ira Implacável ", numa gentileza do autor Luis Eduardo Matta

2) " Mistérios em Floripa ", autografado pelo autor Rodrigo Capella, que gentilmente o encaminhará ao ganhador.

3) " De Cuba, com carinho ", numa gentileza da Editora Contexto.

4) "O futebol explica o Brasil ", numa gentileza da Editora Contexto.

5) " Uma gota de Sangue ", numa gentileza da Editora Contexto.

O sorteio ocorrerá dos livros ocorrerá na ordem acima.

Inscrições para o sorteio a partir do dia 08/11/2009

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2009 08:09:00 PM | | | Voltar


Sorteio do livro "Uma Gota de Sangue" no dia 11/11

No dia 11/11, vamos sortear entre os leitores do VerdesTrigos o livro "Uma Gota de Sangue", numa gentileza da Editora Contexto.

Há 100 mil anos, poucas dezenas de seres humanos saíram da África. Seus descendentes, adaptando-se aos diferentes climas, desenvolveram inúmeras tonalidades de cor da pele. Um dia, alguns voltaram. Primeiro, como comerciantes, adquiriram cativos escravizados pelos próprios conterrâneos. Depois, como conquistadores, impuseram o poder de suas nações sobre a África, alegando que os primos que ficaram faziam parte de uma raça distinta. A curiosa ideia pegou. Sobreviveu à proclamação dos direitos humanos e à razão científica, difundindo-se no mundo da política. Pessoas de prestígio de todas as cores (até negros!) fingiram acreditar nela - e começaram a passar-se por líderes raciais. Hoje, a pretexto de fazer o bem, traçam-se fronteiras sociais intransponíveis, delineadas com as tintas de uma memória fabricada. Essa obra conta a história de um engano de 200 anos: o tempo da invenção, desinvenção e reinvenção do mito da raça. O nosso tempo.

Inscrições para o sorteio a partir do dia 08/11/2009

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2009 07:54:00 PM | | | Voltar

·······

5 de novembro de 2009

Sorteio do livro "De Cuba, com carinho" no dia 11/11

No dia 11/11, vamos sortear entre os leitores do VerdesTrigos o livro "De Cuba, com carinho", numa gentileza da Editora Contexto.

Yoani Sánchez escreve um dos blogs mais visitados do mundo, Generación Y, com vários milhões de acessos mensais, mas quase não consegue ser lida em Cuba, onde mora com seu marido Reinaldo Escobar e seu filho adolescente Teo. Quando eleita pela revista Time uma das mulheres mais influentes do mundo, ou quando recebeu o prêmio Ortega y Gasset, seus feitos não foram registrados, muito menos festejados pelo governo cubano. Mas ela não escreve sobre política. "De Cuba, com carinho" é um livro que narra a vida cotidiana de quem vive na ilha, sofre com a decadência da economia cubana, mas ama seu país. Alguém que não deseja que conquistas obtidas nas últimas décadas sejam jogadas fora, mas acha que o regime envelheceu junto com seus dirigentes.

Inscrições para o sorteio a partir do dia 08/11/2009

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/05/2009 11:36:00 PM | | | Voltar

·······

4 de novembro de 2009

Sorteio do livro "Ira Implacável" no dia 11/11

No dia 11/11, vamos sortear entre os leitores do VerdesTrigos o livro "Ira Implacável", numa gentileza do autor Luis Eduardo Matta

"O THRILLER BRASILEIRO QUE PREVIU A CRISE IRANIANA
Quem acompanha o noticiário internacional, deve estar a par da crise envolvendo o Irã e seu programa nuclear, que foi desenvolvido clandestinamente durante anos e descoberto há pouco tempo, gerando um grande debate internacional. O que muita gente não sabe é que toda essa crise foi descrita e antecipada cinco anos atrás pelo escritor brasileiro Luis Eduardo Matta em um de seus romances, o thriller de espionagem IRA IMPLACÁVEL, publicado em 2002 e um grande sucesso de 2003.

Autor do também thriller 120 HORAS, publicado no ano passado pela Editora Planeta e sucesso de público e de crítica, Luis Eduardo Matta escreveu IRA IMPLACÁVEL no final dos anos 90, antes dos atentados de 11 de Setembro de 2001. No livro, que aborda as relações internacionais no Oriente Médio, tendo Israel, Líbano, Irã e as Nações Unidas como cenários numa trama movimentada e tensa de ação e suspense, Matta conta com detalhes os bastidores do programa nuclear iraniano, quando a opinião pública internacional ainda estava longe de tomar conhecimento a respeito. O livro fala também de temas que estão na agenda internacional de hoje, como a guerra civil no Iraque e a guerra ao terrorismo que, em IRA IMPLACÁVEL, é simbolizado por Ali Ahmad, personagem inspirado nos temidos terroristas dos anos 70 como Abu Nidal e Carlos, o Chacal. (Ju Marques)"

Inscrições para o sorteio a partir do dia 08/11/2009

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/04/2009 08:54:00 AM | | | Voltar

·······

2 de novembro de 2009

Dia 11/11/2009, Verdes Trigos completará 11 anos on line

 

"VerdesTrigos foi criada em 11/11/1998, numa noite de rara inspiração. Queria naquela época escrever um livro on line. Naquele tempo não havia ainda os blógues, mas eu imaginava escrever um livro com a participação do leitor, uma inusitada experiência que, tempos depois, Mário Prata realizou. Penso que o processo de criação é algo solitário, sem dar muita explicação, e o que eu pretendia fazer on line era escancarar o processo criativo. Gosto de estudar o processo criativo dos grandes autores, como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos ou Machado de Assis, com todos os seus rabiscos, cortes, correções, trocas de títulos ou subtítulos.

Pretendia, então, também fazê-lo, mas em tempo real, onde os internautas pudessem acompanhar a criação e nela interferir através de comentários, críticas ou sugestões. Surgia, então, um embrião dos propagados blógues. Logo, no início, além de escrever o livro propriamente dito, comecei a comentar os livros e artigos que lia e que davam fundamentação ou serviam de inspiração ao livro. Muito interessante, todavia, o processo criativo ficou totalmente obsceno, escancarado. Preferi continuar o livro na solidão do quarto, na sua penumbra. Entretanto, dei seguimento à publicação de resenhas e ensaios literários.

Assim nasceu Verdes Trigos. Mais do que uma atitude, Verdes Trigos é um conceito filosófico, onde procuro cultivar a esperança num mundo melhor, que se passa pela leitura, pelo estudo e pela dedicação a estes bens imateriais que produzimos e consumimos". (Henrique Chagas)

[NOTA] "Agradeço de coração todos os que nestes 11 anos nos acompanham, nos ajudam e não nos deixam desanimar. Os e-mails recebidos, com mensagens de estímulo e apoio, as críticas e comentários construtivos, nos estimulam a continuar sempre. Meu abraço especial aos fiéis colaboradores, aos amigos que nos ajudam com textos, notas, scripts de programação, layout, design, css e imagens photoshopadas. Por tudo e a todos, meus sinceros agradecimentos. Em especialíssimo, meus agradecimentos àquela que me compreende e me divide com o VerdesTrigos. Alessandra, desde o inicio, me apóia e me ajuda, e à ela minha especial gratidão".

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/02/2009 09:56:00 PM | | | Voltar

·······

30 de outubro de 2009

Abrindo os códigos do Verdes Trigos: 523.308 assinantes do feed

Abrindo os códigos do Verdes Trigos:

URL do feed: http://www.verdestrigos.org/agora/atom.xml

Inscritos: 523.308 Última atualização:00:18 (13 minutos atrás). O último a perguntar-me sobre este número de inscritos foi Alexandre Inagaki, com quem tive o prazer de debater Literatura e web no úlitmo final de semana em São Paulo.

A audiência diária varia de 3000 a 5000 visitantes/dia, sendo que o pico ocorre às quartas ou nas segundas-feira, nunca sábado ou domingo.

Quer anunciar em VerdesTrigos? Entre em contato: hcha@terra.com.br

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2009 12:53:00 AM | | | Voltar

·······

29 de outubro de 2009

O joio do trigo no Kindle, por Noga Sklar

- A senhora tem jornais aí? - escuto vindo lá de fora a voz do pintor que chega, de manhã bem cedo, para retoques na casa, enquanto Alan emerge sonado do quarto, ainda de robe e já rindo dos mais recentes desencontros que a tecnológica humanidade impõe a nosso dia-a-dia cada vez mais empobrecido (haja grana pra manter-se parte, não é?).
- Agora imagine - ele adverte se divertindo - cobrir o chão da sala inteirinho com Kindles pra proteger a pedra verde dos pingos brancos de tinta...
Isso, pra não mencionar que até na feira o jornal impresso já vem perdendo parte importante de seu uso: meu peixeiro de Itaipava, por exemplo, usa um papel finíssimo - de um lado seda, do outro uma versão suavizada de pardo rosado - para embrulhar seu peixe.
Não foi ainda no leitor de ebooks da Amazon.com que li O Globo esta manhã, lá isso é verdade, ansiosa demais pra ver meu nome registrado na fila da frente dos brasileiros publicados no Kindle, eu e Machado, pois é, se andei sumida do blog por um ou dois dias - e do Facebook, e do Twitter, e até do Globo Online -, vocês já sabem por quê: é que eu estava desbravando corajosamente, exilada de tudo o mais na mesa do escritório do andar de cima (e arrancando, desesperada, os longos cabelos brancos, com tantos bugues de linguagem me atacando no preview da tela, sabe-se lá como e vindos de onde), a selva do formato no Amazon Kindle.
Mas estou chegando lá, isto é: entre tantas outras coisas - como, por exemplo, o excitante trabalho novo como editora do VerdesTrigos Digital -, muito em breve completarei meu longo ciclo de amor e ódio como leitora do Globo: fui assinante por anos da edição em papel, depois conformei-me (ui) com as manchetes online, pra terminar com final feliz como assinante no Kindle, taí, muito em breve tudo que vale a pena ler nessa nossa apressada vida conectada estará no Kindle - ao alcance de um clique, e, claro, de um bom débito em dólares no cartão de crédito (vocês sabem, tudo tem seu preço, e enquanto não chega a cesta chinesa de tarifas, todo preço ainda tem sua base em dólares americanos), quem sabe o Kindle salvará a economia? Hein?
Pelo menos a minha espero que salve, já que estou correndo na frente, podem conferir desde já publicadas lá, sob o novíssimo VTD, as obras literárias classe A da familia Sklar.

***

Quer publicar? Vem pro VTD você também. Você não vai querer ficar de fora, né?

Noga Sklar nasceu em Tibérias, Israel, em 1952. Graduou-se em arquitetura no Rio de Janeiro. Desde 2004, dedica-se exclusivamente à literatura e escreve diariamente no Noga Bloga, seu bem-sucedido blog de crônicas. O gozo de Ulysses - As múltiplas línguas de James Joyce é seu terceiro livro publicado.

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2009 10:58:00 PM | | | Voltar


Cheiro de e-book

O Globo - 29/10/2009 - Por André Miranda
Como se empresta um livro virtual? Se o dono de um leitor digital morrer, quem herda sua biblioteca? O que acontece com as editoras regionais se uma grande editora estrangeira traduzir obras para outras línguas e as vender pela internet? Como fica o direito autoral na rede? São muitas as perguntas e poucas as respostas trazidas pelo avanço dos e-books. As alterações se intensificaram com a chegada do Kindle, leitor digital da megastore Amazon, a mais de cem países no último dia 19. Além dele, outros leitores virtuais, como o Sony Reader e o recém-anunciado Nook, este lançado pela livraria americana Barnes & Noble, ajudam a aumentar a sensação de que o livro físico pode ser superado pelo virtual em breve. "Se o contrato com o autor permitir, nada impede que um livro de língua portuguesa seja lançado num país de língua inglesa", diz Marcos Souza, diretor de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura (MinC). Assim como as editoras, o governo brasileiro também vem acompanhando a migração de obras culturais para a internet. O MinC vai enviar, em novembro, um novo projeto de lei do direito autoral para consulta pública. A necessidade de uma revisão é urgente: a lei atual data de 1998, um dos primeiros anos de internet no Brasil. Por isso, há questões nebulosas sobre o ambiente digital.

VTD está nesta matéria do O Globo.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2009 10:56:00 PM | | | Voltar

·······

27 de outubro de 2009

The Kindle experience, por Noga Sklar

Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade
Neil Armstrong, primeiro astronauta [americano, claro] a pisar na Lua

Embora assim pareça, ainda não sou eu pondo as mãos e os olhos gulosos de consumidora no mais novo e cobiçado brinquedinho eletrônico da praça, não, gente. Mesmo assim, já vou cuidando de aprimorar a incrível experiência pra você, leitor afortunado, que já tem o seu: sexta-feira à noite foi celebrada a parceria entre esta autora e o competentíssimo Portal Verdes Trigos para a edição de títulos brasileiros no Kindle, você sabia? Que apesar de estar sendo vendido para o mundo inteiro e o Brasil incluído, o Kindle somente oferece três livros em português? Dois deles de Machado de Assis, e em cópia aparentemente pirata? (ou seria de domínio público? hein? cala-te boca.)
Bom. Quero dizer. Oferecia. Até na última sexta à noite, já que a partir daquele solene momento os quatro títulos desta que vos fala já estão à venda lá, sob o selo VerdesTrigos, marcando território intelectual para as nossas letras: um pequeno passo para Noga Sklar, um salto gigantesco para a literatura brasileira, já pensaram nisso?
Livros em português para o mundo inteiro à distância de um clique? (alô, editores, tradutores, leitores estrangeiros, raros versados na bela e tão vilipendiada língua portuguesa, olhem o Brasil produzindo aqui, ó)
E por falar em quatro, sim, é isso mesmo: timidamente, sem nenhum estardalhaço por enquanto e meio assim, digamos, em formato de testes, dou meu ousado primeiro passo (crucial pra me libertar da ditadura de capa e tinta com seus cheiros e toques e possíveis riscos de degradação física [do livro] e mental [do autor mais ansioso], além de, vocês sabem, depredar por pura ambição de papel a preciosa natureza) e publico, direto ao público no Kindle - sem meios ou fins de dolorido e tortuoso acesso que me impeçam, daqui por diante, o acesso direto a quem quiser me ler -, meu mais novo livro de crônicas, "Luau Americano", pode clicar pra ver.
Sei que, por enquanto, essa coisa de Kindle Editions ainda está engatinhando, em outras línguas, claro, já que em inglês são mais de 350 mil títulos à venda e alguns milhões de Kindles já vendidos, mas me acreditem, estamos chegando lá, escritores, editores e leitores - e eu entre eles em todas as posições possíveis desse excitante jogo literário, ah, tudo bem: somos poucos por enquanto, mas o importante nisso é estar presente desde o início, é ou não é?
Não estou querendo dizer com isso que a criação do Kindle equivale à conquista da Lua nem nada, claro que não, gente: vai ser muito mais importante para a história da humanidade - e põe romance nisso -, como tem sido até hoje a tecnologia da informática. Acredito mesmo que entramos realmente na Nova Era dos Livros, uma mudança tão marcante quanto partir pra prensa mecânica vindo do papiro manuscrito, vocês se lembram: aquele de cujas fibras os egípcios faziam livro e que hoje em dia não passa de planta ornamental doméstica, como no espelho d´água aqui de casa, por exemplo, se é que vocês me entendem. Tenho certeza que sim.

Noga Sklar nasceu em Tibérias, Israel, em 1952. Graduou-se em arquitetura no Rio de Janeiro. Desde 2004, dedica-se exclusivamente à literatura e escreve diariamente no Noga Bloga, seu bem-sucedido blog de crônicas. O gozo de Ulysses - As múltiplas línguas de James Joyce é seu terceiro livro publicado.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/27/2009 09:46:00 PM | | | Voltar

·······

26 de outubro de 2009

Henrique Chagas, do VerdesTrigos, fala na TV sobre Ética; veja os vídeos

Henrique Chagas esteve no Programa Neusa Matos, e foi por ela entrevistado sobre Ética. A entrevista foi instigante e proporcionou enormes reflexões sobre o tema. O programa foi transmitido no dia 26/10/2009 no canal 20 da TV Cabo, retransmitido a cada hora. Enorme sucesso na cidade de Presidente Prudente/SP, de grande retorno.

Veja os vídeos:

Henrique Chagas , da VerdesTrigos, fala na TV sobre Ética - Parte I Henrique Chagas , da VerdesTrigos, fala na TV sobre Ética - Parte II
Dr.Henrique Chagas - parte I e parte II (26/10/2009)

Henrique Chagas*, nas suas palestras, busca desenvolver o espaço da ética ao longo da história filosófica da humanidade, conclamando, ao final, para uma ética da responsabilidade para com o futuro: Ética da Sustentabilidade.
Apresenta a problemática da ética a partir dos principais eixos da crise atual: a) a apartação social alarmante, b) o paradoxo trabalho x avanço tecnológico, c) a crise ecológica (escassez de reservas fósseis e água); e d) o lugar do masculino no mundo atual. Os eixos da crise são analisados com foco em conceitos éticos, que são um conjunto de símbolos e códigos desenvolvidos a partir das crenças e da moral.
Segundo Henrique, "ética e moral, todos acham que tem e a grande maioria das pessoas pensam que os outros não tem!". Então, o que é Ética?
Para a discussão e construção da ética pós-moderna, nas suas palestras, desenvolve o estudo da ética desde Aristóteles, Platão, passando por Maquiavel, Kant, Max Weber, desembocando nos pensadores modernos como Hannah Arendt e Hans Jonas. Ao final, é analisado o pensamento de Zygmunt Bauman, com suas críticas à pós-modernidade e suas consequências éticas.

* Henrique Chagas: estudou Filosofia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil, com MBA em Direito Empresarial pela FGV. É escritor de contos e crônicas, que publica em sites e revistas eletrônicas. Pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos.org, do qual é o criador intelectual e mantenedor.

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/26/2009 02:19:00 PM | | | Voltar

·······

3 de janeiro de 2009

Inove em 2009

Tudo novo em 2009: em breve [acompanhe os trabalhos]
Aceito sugestões, críticas, palpites e especialmente ajuda...

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/03/2009 09:50:00 PM | | | Voltar

·······

1 de janeiro de 2009

Declaração de Proteção de Dados

Prezando a confiança de nossos usuários VERDES TRIGOS CULTURAL esclarece abaixo quais são suas condutas em relação ao armazenamento de dados e confidencialidade de nossos usuários. Lembrem-se: Seus dados somente serão processados e utilizados mediante sua autorização.

1. Armazenamento de dados
Podemos receber informações sobre você quando participa de promoções, cadastra-se para receber informativo do website VerdesTrigos ou quando entra em contato conosco. Em todas elas apenas seu nome, endereço e-mail, data de nascimento e telefone são armazenados.

Além disso, também registramos as informações sobre seus interesses analisando seus cliques no website e no informativo do VerdesTrigos.

2. Utilização dos dados
Os dados armazenados são utilizados para fins de pesquisa de mercado, para criação e envio personalizado de informações selecionadas e amostras de produtos pelo correio, e-mail ou para terminais móveis (por exemplo, mensagens de texto em celulares), quando for o caso.

3. Por quanto tempo os dados ficam armazenados?
Basicamente armazenamos todas as informações que você nos envia durante o tempo em que você tiver interesse em receber informações publicitárias ou não sobre o nosso website.

4. Nós repassamos seus dados para terceiros?
Seus dados não serão repassados para terceiros. Seus dados não são vendidos, alugados ou utilizados como moeda de troca.

No caso de subcontratarmos outras empresas para realizar uma atividade, para enviar amostras de produtos por exemplo, essas empresas evidentemente também serão obrigadas a proteger seus dados e utilizá-los somente para os fins precisamente definidos. Elas também são obrigadas a manusear os dados de acordo com esta “Declaração de Proteção de Dados” e de acordo com a legislação aplicável.

5. Segurança dos dados
Todos os dados são armazenados em servidores que trabalham com um alto nível de segurança e são protegidos contra mau uso e contra acesso por pessoas não-autorizadas.

Se ainda tiver dúvidas ou desejar enviar alguma sugestão, entre em contato conosco através do e-mail vt@verdestrigos.org .

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/01/2009 07:52:00 PM | | | Voltar

·······

25 de novembro de 2008

Câmara Municipal de Presidente Prudente congratula Verdes Trigos

Câmara Municipal de Presidente Prudente congratula Verdes Trigos pelos 10 anos

Por requerimento apresentado pela re-eleita Vereadora Alba Lucena, a Câmara Municipal de Presidente Prudente, em sessão ordinária do dia 10 de novembro de 2008 aprovou votos de congratulações ao site cultural Verdes Trigos, que completou 10 anos de existência. Fica registrado nossos sinceros agradecimentos aos nobres edis, em especial à nobre Vereadora, desejando-lhe um novo e excelente quadriênio.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/25/2008 07:52:00 PM | | | Voltar

·······

11 de novembro de 2008

Verdes Trigos: depoimento de Mário Persona

Mário Persona fala de Verdes Trigos, de livros, de leitura, em homenagem aos 10 anos do Portal Verdes Trigos. Obrigado Mário pelo rico e maravilhoso depoimento que motiva a continuar por mais décadas em prol da cultura, da literatura e do hábito da leitura.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2008 11:24:00 PM | | | Voltar


Verdes Trigos 10 anos, depoimentos de Vicentini Gomez e Nanete Neves

Surpreso, emocionado, feliz e agradecido pelos depoimentos destes feras da cultura brasileira: do cineasta e ator Vicentini Gomez e da jornalista e escritora Nanete Neves.

Obrigado. Meu coração transborda de alegria.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2008 01:43:00 PM | | | Voltar


HOJE, Verdes Trigos completa 10 anos on line

"VerdesTrigos foi criada em 11/11/1998, numa noite de rara inspiração. Queria naquela época escrever um livro on line. Naquele tempo não havia ainda os blógues, mas eu imaginava escrever um livro com a participação do leitor, uma inusitada experiência que, tempos depois, Mário Prata realizou. Penso que o processo de criação é algo solitário, sem dar muita explicação, e o que eu pretendia fazer on line era escancarar o processo criativo. Gosto de estudar o processo criativo dos grandes autores, como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos ou Machado de Assis, com todos os seus rabiscos, cortes, correções, trocas de títulos ou subtítulos.

Pretendia, então, também fazê-lo, mas em tempo real, onde os internautas pudessem acompanhar a criação e nela interferir através de comentários, críticas ou sugestões. Surgia, então, um embrião dos propagados blógues. Logo, no inicio, além de escrever o livro propriamente dito, comecei a comentar os livros e artigos que lia e que davam fundamentação ou serviam de inspiração ao livro. Muito interessante, todavia, o processo criativo ficou totalmente obsceno, escancarado. Preferi continuar o livro na solidão do quarto, na sua penumbra. Entretanto, dei seguimento à publicação de resenhas e ensaios literários.

Assim nasceu Verdes Trigos. Mais do que uma atitude, Verdes Trigos é também uma idéia e um conceito filosófico, onde procuro cultivar a esperança num mundo melhor, que se passa pela leitura, pelo estudo e pela dedicação a estes bens imateriais que produzimos e consumimos". (Henrique Chagas)

[NOTA] "Agradeço de coração todos os que nestes 10 anos nos acompanham, nos ajudam e não nos deixam desanimar. Os e-mails recebidos, com mensagens de estímulo e apoio, as críticas e comentários construtivos, nos estimulam a continuar sempre. Meu abraço especial aos fiéis colaboradores, aos amigos que nos ajudam com textos, notas, scripts de programação, layout, design, css e imagens photoshopadas. Por tudo e a todos, meus sinceros agradecimentos. Em especialíssimo, meus agradecimentos àquela que me compreende e me divide com o VerdesTrigos. Alessandra, desde o inicio, me apóia e me ajuda, e à ela minha especial gratidão".

UPGRADE => "Meus agradecimentos especiais a todos que nesta data me felicitam pelo VerdesTrigos, que hoje completa dez anos. Nenhuma palavra exprimirá o que meu coração sente: alegria, felicidade e satisfação por ver a marca consolidada, ao mesmo tempo, maior é a responsabilidade que se adquire. Obrigado a todos" Henrique Chagas.

Profile no Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=317681696728390331

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=81556

SIGA-ME no Twitter: http://twitter.com/verdestrigos

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2008 10:42:00 AM | | | Voltar

·······

9 de novembro de 2008

Dia 11/11/2008, Verdes Trigos completará 10 anos on line

No próximo dia 11 de novembro, Verdes Trigos, o portal literário mantido pelo escritor Henrique Chagas completará uma década de existência on line. Desde 1998 Verdes Trigos vem conquistando a fidelidade dos apaixonados por livros e por cultura, e, tem tido uma média de 5.000 visitas/dia. Todos os dias, o sítio oferece informações atualizadas sobre literatura e cultura em geral. “Nos verdejantes campos de trigo, o internauta tem acesso a resenhas de livros, críticas literárias e crônicas escritas por diversos autores, além de uma manancial de informações culturais”, explica Henrique.

“Depois de 10 anos na rede, hoje tenho inúmeros amigos escritores ou jornalistas que resenham livros, encaminham crônicas, contos ou ensaios para publicação, poupando-me de um árduo trabalho. Na verdade, faço um jornalismo cultural e de divulgação literária. Todos os dias chegam livros para divulgar no sítio, encaminhado tanto pelas editoras quanto pelos seus autores. Claro que é excelente receber livros, o maior presente que eu poderia receber. Bons livros devem ser divulgados e a leitura incentivada sempre”, conclui Henrique.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2008 05:04:00 PM | | | Voltar


VerdesTrigos na coluna do SINOMAR

CULTURA ON LINE

Neste dia 11 de novembro, Verdes Trigos, o portal literário mantido pelo escritor prudentino Henrique Chagas completa 10 anos de existência. Desde 1998 Verdes Trigos vem conquistando a fidelidade dos apaixonados por livros e por cultura, de todo País. O site oferece informações atualizadas sobre literatura e cultura em geral, resenhas de livros, críticas e crônicas.

Hoje, no Jornal O Imparcial, de Presidente Prudente, o jornalista SINOMAR CARMONA fez referencias elogiosas ao VerdesTrigos e aos 10 anos que comemoramos no próximo dia 11/11. Obrigado SINOMAR; sou lhe muito grato pelo apoio que sempre nos tem dado. Obrigado.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/09/2008 05:01:00 PM | | | Voltar

·······

2 de novembro de 2008

Dia 11/11/2008, Verdes Trigos completará 10 anos on line

No próximo dia 11 de novembro, Verdes Trigos, o portal literário mantido pelo escritor Henrique Chagas completará uma década de existência on line. Desde 1998 Verdes Trigos vem conquistando a fidelidade dos apaixonados por livros e por cultura, e, tem tido uma média de 5.000 visitas/dia. Todos os dias, o sítio oferece informações atualizadas sobre literatura e cultura em geral. “Nos verdejantes campos de trigo, o internauta tem acesso a resenhas de livros, críticas literárias e crônicas escritas por diversos autores, além de uma manancial de informações culturais”, explica Henrique.

“Depois de 10 anos na rede, hoje tenho inúmeros amigos escritores ou jornalistas que resenham livros, encaminham crônicas, contos ou ensaios para publicação, poupando-me de um árduo trabalho. Na verdade, faço um jornalismo cultural e de divulgação literária. Todos os dias chegam livros para divulgar no sítio, encaminhado tanto pelas editoras quanto pelos seus autores. Claro que é excelente receber livros, o maior presente que eu poderia receber. Bons livros devem ser divulgados e a leitura incentivada sempre”, conclui Henrique.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/02/2008 08:59:00 PM | | | Voltar

·······

8 de outubro de 2008

XV Congresso Internacional do Trigo - Brasil

O XV Congresso Internacional do Trigo – Brasil de 2008 será realizado na simpática e acolhedora cidade de Curitiba, onde esperamos contar com a presença de um grande número de participantes deste tradicional evento.
Este ano, o tema do encontro será a “INTEGRAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO TRIGO”, ou seja, uma melhor parceria e entrosamento entre os diferentes elos desta importante cadeia produtiva, de modo a aumentar eficiência na produção e a qualidade dos produtos, em benefício dos produtores e consumidores brasileiros.
Como tradicionalmente acontece, teremos uma “Feira de Negócios”, com a participação de fornecedores industriais e exposição de novos equipamentos, insumos e tecnologia de interesse do setor.
O programa começa no Domingo, dia 19 de outubro de 2008, com o credenciamento dos participantes. Em seguida haverá a cerimônia de abertura, com a palestra do Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Por fim, o jantar de gala contará com o pronunciamento do Governador do Estado do Paraná, Roberto Requião. O encerramento do evento dar-se-á no dia 21 (terça-feira) à tarde, após a Reunião do Conselho Deliberativo da ABITRIGO.
Nos dias 20 e 21 haverá vários painéis com a participação de ministros do Governo Federal, Secretários de Estado, altos funcionários dos ministérios da Agricultura, Indústria e do Comércio, conferencistas internacionais e as mais expressivas lideranças empresarias do setor.
Aos Associados, Colaboradores, Produtores, Cooperativas, Parceiros, Fornecedores, todos enfim que participam da cadeia do trigo, do agricultor até o distribuidor de produtos acabados, os nossos votos de boas vindas.

Atenciosamente.

Associação Brasileira da Indústria do Trigo – ABITRIGO
Informações no site: www.abitrigo.com.br
ou pelo telefone: (11) 3078-9001

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 11:04:00 PM | | | Voltar

·······

28 de setembro de 2008

L´Shana Tovah Umetuka, 5769.

Quando se inicia um novo Rosh Hashaná, transmitimos à comunidade judaica nossa certeza que todos manterão inabaláveis as convicções que herdaram de seus ancestrais. Que a Fé em D'eus e sob sua benção possamos ter um Ano Novo tranqüilo, repleto de amor e especialmente de PAZ.

Que 5769 seja um doce ano novo de paz.

Technorati Marcas: ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/28/2008 05:22:00 PM | | | Voltar

·······

21 de agosto de 2008

Netafim Brasil vence licitação para irrigar frutas no Ceará

Investimento avaliado em R$ 21 milhões será destinado aos projetos de Irrigação Baixo Acaraú e Tabuleiro de Russas. A Netafim Brasil, empresa de tecnologia israelense de irrigação com fábrica no Brasil,venceu uma licitação junto ao DNOCS (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas) para o fornecimento de equipamentos para irrigação de frutas no Estado do Ceará, no nordeste brasileiro. O investimento, avaliado em R$ 21 milhões, será destinado aos projetos de Irrigação Baixo Acaraú (localizado nos municípios de Marco, Bela Cruz e Acaraú) e Tabuleiro de Russas (localizado nos municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova).

Serão irrigados através do sistema de gotejamento mais de 1.000 hectares (divididos em lotes de 4 a 8 hectares). “A iniciativa vai promover o uso racional da água e a alta produtividade, além de proporcionar mais oportunidades de negócios e geração de emprego e renda. É o governo brasileiro utilizando a mais alta tecnologia para transformar o semi-árido brasileiro em um dos maiores pólos exportadores de frutas do mundo”, destaca Marcelo Artel, gerente de vendas da Netafim Brasil. Em seus 40 anos de existência, a Netafim vem mantendo o compromisso com a atualização tecnológica aliada à preservação ambiental. Pioneira na criação e desenvolvimento da tecnologia de irrigação localizada e líder no setor, a multinacional israelense produz e instala sistemas completos de irrigação por gotejamento e aspersão.

Dentre os sistemas de irrigação existentes hoje, o gotejamento é o mais eficiente no uso da água, adaptando-se a diversas culturas e a qualquer condição topográfica. Por estas razões, somado ao ganho de produtividade, é a tecnologia que mais vem crescendo nos últimos anos na agricultura brasileira. Trata-se de um moderno sistema em que a água é aplicada diretamente no solo próximo ao sistema radicular das plantas e que permite a fertirrigação. Sua criação é atribuída ao engenheiro israelense Simcha Blass, que juntamente com seu filho Yeshayahu, criou a Netafim em 1959. Com cerca de 2400 trabalhadores, a empresa opera hoje em mais de 110 países através de 32 subsidiárias e treze fábricas que utilizam a mesma tecnologia e prestam os mesmos serviços. São quatro centros de produção, Kibutz Hatzerim, Magal, Yaftach e Eilat e ainda outras fábricas nos E.U.A., Austrália, África do Sul, Brasil, China e Índia.
No Brasil, a Netafim está presente desde 1994 e vem registrando um crescimento acelerado nos últimos 3 anos.

Seu parque fabril está instalado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A empresa possui atuação nas diversas regiões do país, executando projetos com diferentes graus de complexidade, fornecendo produtos e sistemas de irrigação localizada para as mais diversas culturas, o que mantém sua liderança e referência no mercado. Com profissionais de alta capacidade técnica e uma política contínua de busca de qualidade e aprimoramento, a Netafim produz sempre a solução mais adequada para irrigação,proporcionando mais competitividade à produção agrícola. Os projetos são personalizados e desenvolvidos em software específico, levando-se em consideração as necessidades das culturas, condições topográficas, tipo de solo, qualidade e quantidade disponível de água, entre outras características fundamentais para a obtenção de resultados positivos com o sistema. (CAMBICI)

Via: Pletz

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2008 09:25:00 PM | | | Voltar

·······

4 de agosto de 2008

"Lua na casa três", de Henrique Chagas, também foi publicado na FOLHA DE BLUMENAU

"Lua na casa três", de Henrique Chagas, também foi publicado na FOLHA DE BLUMENAU na edição 188, no dia 23-07-2008. Veja aqui.

OUTROS ESCRITOS DE HENRIQUE CHAGAS
1)  Do vento criador que pairou sobre as águas ao olhar mastigado , por Henrique Chagas. 
2)  De Anselmo a Verdes Trigos , por Henrique Chagas. 
3)  A leitura me dá sorte , por Henrique Chagas. 
4)  Lua na casa três , por Henrique Chagas. 
5)  Hierosgamos: o Cântico dos Cânticos de Noga , por Henrique Chagas. 
6)  Herói do Nosso Tempo , por Henrique Chagas. 
7)  Em Santiago encontrei "La mujer de mi vida" , por Henrique Chagas. 
8)  "O livro é a porta de entrada para um mundo melhor" , por Henrique Chagas. 
9)  Inocente no mundo de Kafka , por Henrique Chagas. 
10)  De volta ao começo: Cruzália/SP , por Henrique Chagas.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/04/2008 08:47:00 PM | | | Voltar

·······

29 de julho de 2008

Do vento criador que pairou sobre as águas ao olhar mastigado, por Henrique Chagas

Acordei cedo, ainda estava na cama quando desejei caminhar pelo deserto, como faz diariamente o escritor Amós Oz, apenas para captar as vozes. Diz ele que as vozes do deserto são pratos regalados para a sua escrita. Gostaria, mas eu não ouço as vozes do deserto, nunca as ouvi, mas procuro ouvir as vozes do vento, aprecio dias de ventania, pois o vento carrega com ele o som do primeiro dia da existência. Procuro ouvir aquele vento que pairou sobre as águas no momento da criação do mundo.
Aquele mesmo vento, após bilhões de anos, ainda ecoa sobre nós. O seu uivo, embora quase inaudível, é captado apenas pelos treinados a identificá-lo. Nem é preciso ter bom ouvido, basta ter capacidade suficiente para separá-lo do barulho infernal produzido pelo ser humano. Desde pequeno aprendi a ouvir a voz do vento, quando criança passava horas admirando o balançar das espigas do trigo e captando o ruach criador. Diz o texto sagrado que, após a criação do mundo, o vento do Senhor pairava sobre as águas; é este o vento que me inspira a escrever.
Não é sempre que a minha lua está na casa três, mas creio que tenha sido predestinado a escrever, ao menos a contar algumas histórias. Quando não posso dizê-las, eu as escrevo; mas também não é fácil escrevê-las na forma que deveriam ser ditas. Primeiro, eu rascunho as idéias, depois, eu mastigo com o olhar cada palavra colocada, seja no papel, no computador ou mesmo na memória.
Sinto que as palavras também mastigam o meu olhar; com o olhar mastigado, extraio das idéias rascunhadas a forma que desejo escrever para contar a minha história, o meu segredo, o meu rastro de existência ou ao menos a sombra do meu olhar sobre o mundo.
Tenho comigo que de uma única palavra dita, por quem quer que seja, poder-se-á movimentar um turbilhão de idéias. Creio que se trata da força do vento criador, aquele mesmo vento, que procuro distinguir nos dias de ventania. Adoro os dias de agosto, pois venta muito. Ouvir o vento é tão importante quanto mastigar as palavras com o olhar.
No leito de um centro cirúrgico, a enfermeira teve dificuldades em apanhar uma determinada veia do Ignácio Loyola Brandão, acometido por um aneurisma cerebral; ela lhe disse que estava diante de uma veia bailarina, pois sua veia dançava sob sua pele fugindo da agulha. Desta simples expressão, fez dela um livro. Mas a veia bailarina tratada no livro não é a veia fugidia, mas aquela que dançava em seu cérebro prestes a explodir feito uma bomba relógio. Bem mastigada a expressão, deu sentido à reflexão que trouxe em seu livro.
Como no exemplo da veia bailarina, cada palavra depois de mastigada traduz a realidade do autor, da sua verdade, do seu mundo. Toda palavra dita é sagrada; merece ser reverenciada, mesmo que por um olhar mastigado, pois por detrás das palavras existe um mundo real, um mundo imaginário, um mundo futuro e um mundo que iniciou há bilhões de anos pela força do vento criador, aquele que pairou sobre as águas e que eu procuro ouvir seu eco para escrever minha história.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/29/2008 10:15:00 PM | | | Voltar

·······

12 de julho de 2008

De Anselmo a Verdes Trigos, por Henrique Chagas.

Nasci numa segunda-feira, alguns dias após a morte de Albert Camus, o existencialista argelino. Eu sequer tinha nome para o batismo. Ainda nascituro, tia Porcina persuadiu por meses para que eu fosse nomeado Anselmo, estava absolutamente certa deste nome para mim. Já havia convencido boa parte da família de que Juscelino ou Brasilino, embora fossem nomes da moda, não seria bom nome para um filho dos Terras.

Para ela e boa parte da família, Anselmo era mais nome, tinha toda uma carga cultural importante, mas enfrentou o veto fatal de minha mãe. Coube a meu pai colocar fim à celeuma, sem qualquer justificativa: "Levará o nome do frei Henrique de Coimbra!" Emudeceram todos. Mamãe assentiu, afinal [confessou-me alguns anos antes de sua morte] tivera um candidato a namorado com este nome. Assim, eu, filho de José Terra, fui batizado Henrique Chagas.

Se com o nome sela-se um destino, levei a sério o traçado por meu pai. Em plena adolescência, com apenas quatorze anos, saí de casa, deixei meus pais e meus irmãos, ingressei num seminário católico; não tinha a intenção de ser padre, rezar missa ou aconselhar quem quer que seja [meu pai sabia disto], queria ser um palestrante, um mensageiro, um profeta, um disseminador de boas novas. Assim, tornei-me, como que predestinado pelo nome, religioso, apenas frei, irmão, cujos votos renunciei aos vinte e dois anos, idade certa para dar novo rumo à vida. Quedou-se o frei, todavia restou em mim o gosto pela difusão de boas novas, de cultura, de arte e literatura, e, enfim, das coisas do espírito.

Não, eu não acredito que o nome predetermina os rumos que vida dá. Sou eu quem dá os rumos à minha própria vida. Mesmo que eu me chamasse Juscelino, Brasilino, Alberto ou Anselmo, talvez até tivesse que pagar algumas promessas [essa foi sutil], mas chegaria aonde cheguei. Bobagem, tudo besteira, eu gosto do meu nome. O que importa mesmo, digo-lhe, é que pertenço à tribo dos Terras.

LEIA O TEXTO COMPLETO

LINKS RELACIONADOS

  1. A leitura me dá sorte 
  2. Lua na casa três
  3. Hierosgamos: o Cântico dos Cânticos de Noga
  4. Herói do Nosso Tempo
  5. Em Santiago encontrei "La mujer de mi vida"

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/12/2008 06:56:00 PM | | | Voltar

·······

4 de julho de 2008

no blog do galeno: 'a leitura me dá sorte'.

A leitura me dá sorte
Henrique Chagas - Verdes Trigos Cultural - 12/6/2008

Carrego comigo a lembrança do meu pai, José Terra, sempre lendo. Foi com ele que aprendi a ler e a escrever. Ficava emocionado com a leitura da poesia de Camões na primeira página do Estadão. Pouco entendia e nem sabia que, por traz daqueles versos decassílabos haviam textos censurados, histórias que a ditadura militar decidira que eu não deveria saber. Li várias vezes a História Sagrada, um livro grosso que meu pai ganhou de um caixeiro viajante; fiquei impressionado com as peripécias do Rei Davi e seus filhos. Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2008 10:03:00 PM | | | Voltar

·······

27 de junho de 2008

A leitura me dá sorte, por Henrique Chagas

Carrego comigo a lembrança do meu pai, José Terra, sempre lendo. Embora nunca tivesse freqüentado uma escola, lia todo e qualquer jornal que caia à sua frente. Um velho livro ou pedaço de jornal, tudo era objeto de leitura. O embrulho do açougue era sempre guardado para que fosse lido e relido.
Toda vez que da roça ia para a cidade, caso tivesse algum trocado, ele comprava o jornal do dia. Quando não tinha, ele não se envergonhava, pedia um exemplar velho, mesmo que fosse de dias anteriores. Sempre trazia um jornal, e passava horas lendo e relendo. Desde criança assistia sempre a esta mesma cena, repetitiva e incansável. Ele não apenas se contentava em ler, comentava com mamãe as notícias e as opiniões dos jornalistas.
Foi com ele que aprendi a ler e a escrever. Ele acompanhou-me no aprendizado através da cartilha “Caminho Suave”. Pequeninho, eu queria ser como meu pai, saber ler, para ler os jornais e entender o que estava acontecendo no mundo, no mundo que eu imaginava existir além do sitio da Onça Pintada [onde nasci e cresci]. Antes mesmo dos meus seis anos, eu já sabia ler e a escrever [meu primeiro dia de aula foi uma decepção: o professor nos ensinou a fazer traços verticais, horizontais e diagonais].
Ficava emocionado com a leitura da poesia de Camões na primeira página do Estadão. Pouco entendia e nem sabia que, por traz daqueles versos decassílabos haviam textos censurados, histórias que a ditadura militar decidira que eu não deveria saber.
Meu pai lia diariamente a Bíblia, conhecia cada livro, cada capítulo e cada versículo. Ai do missionário que ousasse a lhe fazer proselitismo se dava mal, pois tinha que checar cada palavra dita ou mal interpretada. Adorava as histórias contadas por meu pai, eu imaginava cada cena: desde a velhice de Matusalém, dos homens gigantes da Cananéia, do sacrifício de Isaac até a venda de José aos mercadores egípcios.

LEIA O TEXTO COMPLETO

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/27/2008 09:23:00 PM | | | Voltar

·······

23 de junho de 2008

Lua na casa três, por Henrique Chagas

Tinha dezessete anos quando li o livro proibido de Renato Tapajós. Eram dias perigosos aqueles: qualquer movimento, mesmo em câmara lenta, qualquer fala acima do tom, qualquer estranho rabisco poderia ser considerado ato subversivo ou revolucionário, com poderes capazes de derrubar o regime. Renato Tapajós foi preso porque escreveu um livro com técnica, tempo, ritmos e forma cinematográfica, denunciando o emprego brutal da tortura pelos militares.

Li o livro como se fosse um filme, mas sequer pretendia fosse um roteiro. Fiquei impressionado com a narrativa das cenas em câmara lenta. Inúmeras vezes, até hoje, me pego imaginando todos os movimentos de Lúcia, ao parar no sinal, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Bahia. Ah! O romance não se ambienta em Belo Horizonte, apenas minha imaginação insiste em vagar por aquelas ruas.

Ênio Silveira, que recusou a publicar o livro, tinha total razão, o livro mantem uma carga simbólica enorme, não foi por menos que a censura mostrou suas garras, prendeu o autor e os donos da editora. "Câmara lenta" despertou no humilde estudante, que fui, o desejo vulcânico de mudar o mundo, sem armas, apenas com palavras, com letras e rimas, mesmo que tivesse a se submeter às atrozes conseqüências advindas do regime.

LEIA O TEXTO COMPLETO

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/23/2008 11:03:00 PM | | | Voltar

·······

18 de junho de 2008

A leitura me dá sorte

Carrego comigo a lembrança do meu pai, José Terra, sempre lendo. Embora nunca tivesse freqüentado uma escola, lia todo e qualquer jornal que caia à sua frente. Um velho livro ou pedaço de jornal, tudo era objeto de leitura. O embrulho do açougue era sempre guardado para que fosse lido e relido.

Toda vez que da roça ia para a cidade, caso tivesse algum trocado, ele comprava o jornal do dia. Quando não tinha, ele não se envergonhava, pedia um exemplar velho, mesmo que fosse de dias anteriores. Sempre trazia um jornal, e passava horas lendo e relendo. Desde criança assistia sempre a esta mesma cena, repetitiva e incansável. Ele não apenas se contentava em ler, comentava com mamãe as notícias e as opiniões dos jornalistas.

Foi com ele que aprendi a ler e a escrever. Ele acompanhou-me no aprendizado através da cartilha “Caminho Suave”. Pequeninho, eu queria ser como meu pai, saber ler, para ler os jornais e entender o que estava acontecendo no mundo, no mundo que eu imaginava existir além do sitio da Onça Pintada [onde nasci e cresci]. Antes mesmo dos meus seis anos, eu já sabia ler e a escrever [meu primeiro dia de aula foi uma decepção: o professor nos ensinou a fazer traços verticais, horizontais e diagonais]. =>>> LEIA MAIS . A leitura me dá sorte: eu lhe garanto.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2008 02:53:00 PM | | | Voltar

·······

15 de abril de 2008

Hoje, na coluna do SINOMAR

NO SUL

Henrique Chagas, advogado de Presidente Prudente mantenedor do site cultural Verdes Trigos, considerado um dos melhores do País, tomou posse ontem, como membro correspondente da Academia de Letras Blumenauense, em Blumenau, Santa Catarina. Na mesma reunião, foi empossado também o governador do Estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira. (SINOMAR CALMONA)

LINKS RELACIONADOS
Academia de Letras Blumenauense em festa: posse dos novos membros

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 05:16:00 PM | | | Voltar

·······

26 de março de 2008

Entrevista: 'O gosto amargo dos sonhos', com Amós Oz

O escritor Amós Oz fala de Israel e Palestina, o sonho do sionismo e como os políticos ouvem os artistas e depois esquecem tudo o que eles ouviram.

Amós Oz é um escritor israelense de fama internacional cujos trabalhos têm sido traduzidos para mais de 45 línguas. Em maio, com o roteirista Tom Stoppard e com o Vice-Presidente Al Gore, ele receberá o prêmio Dan David, totalizando três milhões de dólares. Oz, 69, que ensina literatura na Universidade Bem Gurion, no sudeste de Israel, foi citado pelos juízes por "retratar os eventos históricos e ao mesmo tempo enfatizar o individuo e a exploração pessoal do trágico conflito entre duas nações". Membro fundador do Movimento Paz Agora, Oz tem sempre estado à frente da dificuldade israelense referente à identidade e defende com fervor uma solução para os dois Estados. Ele recentemente deu uma entrevista à Joana Chen, da NEWSWEEK, na sua casa em Tel Aviv, sobre literatura, política e sobre as vozes dos mortos que não se vão.

NEWSWEEK: O que você acha que faz a sua escrita tão acessível para as pessoas do mundo inteiro?
Amós Oz: Eu acho que há algo universal no provincial. Meus livros são muito locais, mas de um modo estranho, eu acho que o quanto mais local, paroquial e provincial, mais universal a literatura pode ser.

Por que tão poucos livros seus tem sido traduzidos para o Árabe?
A tradução árabe é tão importante para mim quanta outra qualquer. É aquela que eu me envolvo mais. Infelizmente, há uma parede de resistência nos países árabes. Muitos editores árabes não tocam em nada vindo de Israel, não importa se vem dos falcões [radicais] ou das pombas [diplomáticos]

O que você fez para remediar isto?
"De amor e trevas" é agora traduzido para o Árabe pela família de George Khoury, um aluno israelense palestino que levou um tiro na cabeça por terroristas que o confundiram com um judeu enquanto ele estava praticando seu "jogging" em Jerusalém. Eu estou muito tocado por isto e pela nobre decisão da família de tratar esse livro como uma ponte entre as nações.

LEIA A ENTREVISTA COMPLETA (tradução: Henrique Chagas VerdesTrigos / Eliane Nascimento)

Também publicado no Jornal Alef

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/26/2008 12:40:00 AM | | | Voltar

·······

9 de fevereiro de 2008

Rapidinhas do SINOMAR

O portal literário VerdesTrigos oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. É um dos meus preferidos. Recomendo! (sinomar, 27/01/2008)

Obrigado pela recomendação do VerdesTrigos na sua coluna impressa e virtual. Bem sabe que sou leitor diário da sua coluna no IMPARCIAL e tenho o seu site como um dos meus favoritos e também recomendo aos internautas que visitam o VerdesTrigos, especialmente para conhecerem o que se passa na cidade de Presidente Prudente/SP. Sua opinião faz diferença em nossa cidade e em nossa sociedade. Obrigado.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/09/2008 01:17:00 PM | | | Voltar

·······

31 de dezembro de 2007

Que em 2008, você ......

Para desejar-lhe um ano novo doce, desejo-lhe anos sustentáveis. Uno-me ao Mude o Mundo e convido-o a nos ajudar a mudar este mundo, mudar o rumo: dar sustentabilidade à vida neste planeta a partir de atitudes.

1. Que em 2008, você economize Água;
2. Que em 2008, você consuma menos carne;
3. Que em 2008, você apague a luz;
4. Que em 2008, você deixe o carro em casa;
5. Que em 2008, você consuma orgânicos;
6. Que em 2008, você use menos papel;
7. Que em 2008, você utilize menos sacolinhas plásticas;
8. Que em 2008, você prospere de forma sustentável;
9. Que em 2008, você seja voluntário; e
10. Que em 2008, você mude o mundo.

MUDE O MUNDO.

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/31/2007 04:09:00 PM | | | Voltar

·······

5 de dezembro de 2007

MARCELO BIRMAJER: uma entrevista exclusiva para VerdesTrigos.

VerdesTrigos atravessou a fronteira da lingua portuguesa, é muito lido e acessado por visitantes de lingua espanhola: da Argentina, Uruguai, Paraguai ou Bolivia, entre outros. Motivo pelo qual temos recebido emails de visitantes destes paises amigos, que querem nos conhecer e também dar-se a conhecer. Da Argentina, tivemos a grata satisfação de ler "Histórias de Homens Casados", do escritor Marcelo Birmajer, cujo livro inicia com "Um conto de Natal". Absorvido pela prazerosa leitura, adquiri "El Once", em lingua espanhola, as histórias do bairro de Once, em Buenos Aires, onde se criou Marcelo Birmajer e onde se passa quase a totalidade de sua ficção. Em "El Once", o leitor encontra o retrato deste populoso e singular bairro portenho, tanto do ponto de vista afetivo e pessoal do autor.


Assim, através da jornalista argentina ZaiDe Moz, Verdes Trigos entrevista Marcelo Birmajer:

MARCELO BIRMAJER
EL ARTE DE CONTAR HISTORIAS
Escritor, periodista y guionista, Marcelo Birmajer nació en Buenos Aires un 29 de noviembre de 1966. Muy jóven publicò en el periòdico "Nueva Presencia" y fue corresponsal en Argentina de la revista israelí "Nueva Aurora".

LEIA A ENTREVISTA EXCLUSIVA (em espanhol)

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/05/2007 11:24:00 PM | | | Voltar

·······

11 de novembro de 2007

Hoje, 11/11/2007, Verdes Trigos completa nove anos.

"VerdesTrigos foi criada em 11/11/1998, numa noite de rara inspiração. Queria naquela época escrever um livro on line. Naquele tempo não havia ainda os blógues, mas eu imaginava escrever um livro com a participação do leitor, uma inusitada experiência que, tempos depois, Mário Prata realizou. Penso que o processo de criação é algo solitário, sem dar muita explicação, e o que eu pretendia fazer on line era escancarar o processo criativo. Gosto de estudar o processo criativo dos grandes autores, como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos ou Machado de Assis, com todos os seus rabiscos, cortes, correções, trocas de títulos ou subtítulos.

Pretendia, então, também fazê-lo, mas em tempo real, onde os internautas pudessem acompanhar a criação e nela interferir através de comentários, críticas ou sugestões. Surgia, então, um embrião dos propagados blógues. Logo, no inicio, além de escrever o livro propriamente dito, comecei a comentar os livros e artigos que lia e que davam fundamentação ou serviam de inspiração ao livro. Muito interessante, todavia, o processo criativo ficou totalmente obsceno, escancarado. Preferi continuar o livro na solidão do quarto, na sua penumbra. Entretanto, dei seguimento à publicação de resenhas e ensaios literários.

Assim nasceu Verdes Trigos. Mais do que uma atitude, Verdes Trigos é também uma idéia e um conceito filosófico, onde procuro cultivar a esperança num mundo melhor, que se passa pela leitura, pelo estudo e pela dedicação a estes bens imateriais que produzimos e consumimos". (Henrique Chagas)

[NOTA] "Agradeço de coração todos os que nestes 09 anos nos acompanham, nos ajudam e não nos deixam desanimar. Os emails recebidos, com mensagens de estímulo e apoio, as críticas e comentários construtivos, nos estimulam a continuar sempre. Meu abraço especial aos fiéis colaboradores, aos amigos que nos ajudam com textos, notas, scripts de programação, layout, design, css e imagens photoshopadas. Por tudo e a todos, meus sinceros agradecimentos. Em especialíssimo, meus agradecimentos àquela que me compreende e me divide com o VerdesTrigos. Alessandra, desde o ínicio, me apoia e me ajuda, e à ela minha gratidão".

UPGRADE => "Meus agradecimentos especiais a todos que nesta data me felicitam pelo VerdesTrigos, que hoje completa nove anos. Nenhuma palavra exprimirá o que meu coração sente: alegria, felicidade e satisfação por ver a marca consolidada, ao mesmo tempo, maior é a responsabilidade que se adquire. Obrigado a todos" Henrique Chagas.

Profile no Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=317681696728390331

Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=81556

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2007 12:19:00 PM | | | Voltar

·······

31 de outubro de 2007

A CRÔNICA E SEUS TEMAS, por T.M. Castro

O argentino Borges disse certa vez que só escrevemos sobre experiências que imaginamos possíveis de acontecer e que tais fenômenos são mui pouco originais, isto é, o campo que nos é oferecido éexíguo, daí escrevermos sobre poucas coisas, se pretendemos originalidade.
Eis, então, que só escrevemos sobre o que é sempre possível. Para fugir deste rame-rame, deveríamos, penso, buscar material no que existe fora do comezinho sempre. Dentro do sempre há um tudo descrito ou seráque ainda há algo a ser descerrado?

..............

Perdoe-me eventual paciente leitor por esta minha pretensa-pseudo filosofagem em torno do escrever e seus temas. É que, colaborador episódico do sítio literário Verdes Trigos, vi-me, de repente, de mouse em punho e nada desingular no cotidiano me ocorreu para narrar, pois pelejava comigo mesmo em torno de dois episódios distintos, mas concomitantes e interligados, que aconteceram no mundo literário de Brasília, DF.
Um, o conto "Hóspedes do vento", de Chico Lopes, escritor e também colaborador de Verdes Trigos; o outro, o artigo "Escrever para quem?", de Pedro Paulo Rezende, escritor e jornalista da equipe do Correio Braziliense, ambos publicados no encarte literário Pensar, do referido periódico, sábado, dia 27 de outubro. ++++++++

 

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/31/2007 01:53:00 PM | | | Voltar

·······

14 de outubro de 2007

Portal literário Autores & Leitores comemora aniversário com Antologia


Dia 15 de outubro, o portal literário Autores & Leitores (www.autoreseleitores.com ) comemora dois anos no ar, contribuindo para a divulgação de novos autores e autoras.
O portal foi idealizado por Silvino Bastos, a partir da sua experiência pessoal em relação à dificuldade enfrentada pelos novos autores para encontrar espaço para divulgar seus trabalhos e encontrar seu público leitor.
Para registrar este segundo aniversário, o portal Autores & Leitores lançará sua primeira Antologia, intitulada "Antológica Primazia" que contém 18 textos especialmente selecionados, a partir da avaliação do público leitor.
Antológica Primazia" contará com uma dedicatória especial de Henrique Chagas e deverá estar pronta dentro de alguns dias.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2007 10:21:00 PM | | | Voltar

·······

11 de setembro de 2007

Coletânea AMÓS OZ => Lançamento hoje pelo PAZ AGORA | BR 11/9/07




"Na arena israelense-palestina, penso que podemos conter o fanatismo. Não podemos curá-lo, mas podemos contê-lo, fortalecendo a classe média, fortalecendo a sociedade civil, e os segmentos seculares, moderados e pragmáticos de ambas as sociedades, palestina e israelense..."
(Amós Oz)

O PAZ AGORA|BR completa 6 anos de sua rearticulação neste 11 de setembro - dia que, em 1973 e 2001, manchou de tristeza a Humanidade. Às tentativas de minorias fanáticas de se impor, semeando desentendimento e terror, reagimos difundindo uma mensagem de diálogo e de esperança. Também nesta data, há exatos 3 anos, o site www.pazagora.org está no ar. Desde então, já publicou mais de 1000 artigos, a grande maioria inéditos em português. Muitos deles vêm sendo reproduzidos em outros importantes veículos de informação.


Neste 6º aniversário, apresentamos aqui uma compilação atualizada de dezenas de textos de (e sobre) Amós Oz, reunindo palavras que certamente dão voz à grande maioria das pessoas (daqui e dali), que anseiam por um mundo melhor e mais justo. O diálogo e o respeito pelo outro haverão de prevalecer sobre o fanatismo.


Paz, agora e sempre!
http://www.pazagora.org/coletaneaoz




Technorati : , , ,

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/11/2007 10:34:00 PM | | | Voltar

·······

10 de setembro de 2007

Dos duros retornos às ilhas demolidas, por Chico Lopes.


Um amigo, dos vários com quem compartilhei sonhos e exaltações de juventude nos anos 70 e hoje em dia não se encontram mais em Novo Horizonte, interior de SP, me reencontrou aqui pelas páginas do Verdes Trigos e, desde então, temos trocado alguns e-mails.
O tom de nossa correspondência é de inevitável saudosismo misturado a inevitáveis malogros - velhos conhecidos de décadas que não voltam mais, naturalmente, nos comprazemos em lembrar acontecimentos, pessoas, leituras em comum. Ele está em S.Paulo, com uma loja de informática, e eu moro em Poços de Caldas, MG, muito longe da pequena cidade onde nascemos e vivemos por tanto tempo. De lá, saiu antes de mim. Levou de mim a lembrança de uma espécie de guia literário - nossas conversas giravam em torno de livros e idéias que nos levavam para muito longe daqueles velhos horizontes limitados, indo de Carlos Castaneda a Dostoievski e Tolstoi. Eu era mais velho e fazia com que lesse tais e quais livros, para trocarmos opiniões.
O que me impressionou, quando me escreveu dizendo que continuava a me ler aqui pelas páginas deste site, foi o fato de não haver me esquecido. Em geral, como cético que sou, tenho a impressão de nunca ter causado ou deixado impressões mais profundas em ninguém - o problema pode consistir em eu me auto-avaliar, sempre, com sobriedade talvez excessiva. Não me considero um sujeito particularmente afetuoso, mas as pessoas, surpreendentemente, podem ver em nós coisas que nem imaginamos. Podem até gostar de nós, o que é mais surpreendente ainda. ++++++

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/10/2007 11:20:00 PM | | | Voltar


Verdes Trigos tem site com dicas de livros


Incentivar o hábito de leitura, esse é o objetivo do site da ONG cultural "Verdes Trigos". Criada há nove anos em Presidente Prudente, a página recebe em média 3.400 visitas por dia. Lá é possível encontrar dicas de livros e comentários sobre obras que ainda não estão a venda. Tudo isso porque as editoras enviam seus exemplares para o fundador da ONG, Henrique Chagas, fazer a análise dos livros.

Entre as pessoas que cultivam o hábito de leitura, o site está cada vez mais popular. Há 9 anos as visitas diárias não passavam de 100 pessoas.

"Quando comecei, existia um site chamado 'Lemon Yellow' (Limão Amarelo), que era escrito por uma professora universitária e o título principal dizia: 'I link therefore I am' (Eu linco, logo existo). Era uma espécie de diário, no qual ela fazia análises criticas dos livros que lia. Comecei a acompanhar o trabalho e, a partir disso, eu fiz algo parecido. Leio em média 10 livros por mês e a cada 300, 400 livros acumulados, dôo para bibliotecas comunitárias", conta Chagas.

Ele acrescenta que é importante dividir os conteúdos literários com as pessoas que se interessam e não podem comprar. "É um dever social disseminar o gosto pela leitura", garante.

O site Verdes Trigos também conta com colaboradores aleatórios, ou seja, pessoas que visitam a página e mandam conteúdo para Chagas. Ele edita e seleciona as melhores matérias antes de disponibilizá-las na internet. (Daiane Renata Pavarelli, Gabriela Cristiane Rodrigues, Gisele da Silva Ramos e Vagner Pereira da Silva).


[Nota] A matéria acima está publicada no Blog Interlogado. Concedi entrevista para Daiane Pavarelli antes do feriado.


Links relacionados
MARIA CLARA LIVROS => Um blog para quem gosta de livros




Technorati : ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/10/2007 10:35:00 PM | | | Voltar

·······

6 de setembro de 2007

Entrevista para Tv Fronteira/Globo



Henrique Chagas concede entrevista para Tv Fronteira/Globo (reportagem no SPTV) sobre a verdestrigos.org


Veja o vídeo.




Technorati : ,

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2007 02:46:00 PM | | | Voltar

·······

1 de setembro de 2007

Parceiros: os que mais trouxeram visitantes ao VerdesTrigos


Meus agradecimentos aos parceiros que trouxeram visitantes ao VerdesTrigos. Nesta ordem:


http://www.mundodosfilosofos.com.br/
http://www.divulgalivros.org/
http://verdadeabsoluta.net/
http://www.contraditorium.com/
http://www.pletz.com/
http://www.casadacultura.org/
http://www.noga.blog.br/
http://www.distincards.com/
http://brincando-no-parquinho.blogspot.com/
http://www.perisse.com.br/
http://jccbalaperdida.blogspot.com/
http://blogoleone.blogspot.com/
http://www.letraselivros.com.br/
http://www.verbo21.com.br/



Coloque um banner ou link da VerdesTrigos em seu site ou blog.




Technorati : , , ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/01/2007 09:30:00 AM | | | Voltar

·······

1 de agosto de 2007

Documentário ''Matarazzo'' é gravado em Pres Prudente, SP


O cineasta Vicentini Gomez esteve ontem em Presidente Prudente para dar continuidade à gravação do documentário "Matarazzo: uma história", previsto para ser concluído entre abril e maio do próximo ano. No período da tarde, quatro prudentinos - um historiador, uma antropóloga, a filha de um gerente das Indústrias Francisco Matarazzo e um escritor - estiveram presentes nas instalações do Matarazzo, onde foram entrevistados pelo cineasta.
Hoje, Gomez estará no local para filmar o desenvolvimento da obra, que vai transformar o Matarazzo no maior centro cultural do Oeste Paulista. No total, serão realizadas aproximadamente 2 horas de gravação, que vai se somar a um material bruto de 15 horas. Para o cineasta, o material coletado por meio de entrevistas é relevante para o filme, porque coloca o telespectador dentro do contexto histórico e social sobre o qual as indústrias Matarazzo está inserido.
"O Centro Cultural Matarazzo vai permitir o desenvolvimento de uma série de atividades que, talvez, não seria possível sem este local. A revitalização é algo caro, mas que felizmente a Secretaria de Cultura resolveu abraçar. Esse processo é realmente importante, porque vai possibilitar a realização de vários eventos culturais para Presidente Prudente e região em um único espaço", afirma. Além de Kunzli, estiveram presentes no prédio Izaura Victor, filha do gerente das Indústrias Matarazzo, Paulo Victor; o historiador Francisco Maia Neto e o professor, escritor e diretor do Centro Cultural Virtual "Verdes Trigos", Henrique Chagas.
O local irá abrigar a Escola Municipal de Artes Professora Jupyra da Cunha Marcondes, um teatro municipal com capacidade para 700 lugares, quatro salas para ensaios de espetáculos teatrais e de dança, café e praça de alimentação, três galerias de artes plásticas, cinema, museu, laboratório de fotografia, flat para hospedar artistas e convidados e ala para parte administrativa da Secretaria de Cultura, que será transferida para o prédio. >>>>>


Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/01/2007 03:01:00 PM | | | Voltar


Parceiros: os quinze mais listados nas estatísticas do mês de Julho/2007


Meus agradecimentos aos parceiros que trouxeram visitantes ao VerdesTrigos. Nesta ordem:


http://www.overmundo.com.br/
http://www.mundodosfilosofos.com.br
http://verdadeabsoluta.net
http://www.pletz.com
http://brincando-no-parquinho.blogspot.com
http://www.contraditorium.com
http://www.distincards.com
http://ruadajudiaria.com
http://www.glorinhacohen.com.br
http://www.ligia.tomarchio.nom.br
http://www.casadacultura.org/
http://noelnetblog.blogspot.com/
http://www.eraodito.blogspot.com
http://www.germinaliteratura.com.br
http://www.verbo21.com.br
http://www.sedentario.org/



Coloque um banner ou link da VerdesTrigos em seu site ou blog.




Technorati : , , ,

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/01/2007 02:41:00 PM | | | Voltar

·······

18 de julho de 2007

Entrevista com o criador do sítio cultural ''VerdesTrigos''. Acompanhe


Cíntia Corrales entrevistou Henrique Chagas para o OverMundo. A entrevista esteve por vários dias ocupando a primeira página de destaques em razão dos votos recebidos por apreço à matéria elaborada. Confira:
"Desde o ano passado, tendo conhecido o site Verdes Trigos, tornei-me leitora assídua e passei a admirar o trabalho de seu criador, Henrique Chagas. Generoso com todos que o procuram, terminamos estreitando contato. O site tem como principal razão de ser fomentar o hábito da leitura, divulgando conteúdos culturais, especialmente literários. Nesta entrevista no Overmundo vamos conhecer um pouco mais sobre Henrique e seu trabalho. Nascido em Cruzália, interior de São Paulo, ele e os seis irmãos eram conhecidos como os filhos do "Zé Terra", o homem que vendia vassouras. "Meu pai foi vítima da tuberculose e não podia trabalhar na roça, então fabricava vassouras." Assim, eles iam descalços até a escola. Trinta anos depois de ter saído de lá, ele participou da comemoração dos 60 anos da Escola Joaquim Gonçalves de Oliveira, à qual fez uma doação de cerca de 200 livros, mostrando aos jovens um exemplo vivo de perseverança".

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/18/2007 02:48:00 PM | | | Voltar

·······

16 de julho de 2007

Uma entrevista com o criador de Verdes Trigos, no Overmundo


Henrique Chagas, criador do sítio cultural VerdesTrigos, concedeu entrevista para a socióloga Cintia Corrales. A entrevista está publicada no site OverMundo. Veja o resultado no link abaixo:


http://www.overmundo.com.br/overblog/uma-entrevista-com-o-criador-de-verdes-trigos

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/16/2007 02:06:00 PM | | | Voltar

·······

1 de julho de 2007

Os 03 livros mais vendidos através do portal VerdesTrigos


1) Teatro Laboratorio de Jerzy Grotowski, O
O trabalho artístico de Grotowski é um dos mais significativos do teatro contemporâneo. Sua foi a elaboração do training, como exercício continuado, cotidiano e personalizado para o ator; sua a primeira experimentação sistemática e concreta da relação ator-espectador em um espaço cênico unitário. Sua a definição do grupo teatral como lugar de exploração pessoal e pesquisa artística, em um trabalho protegido, só em parte finalizado em cada um dos espetáculos. Sua a proposta de uma ética do ator como sujeito de experiências autênticas, que aperfeiçoa e desenvolve as intuições de Stanislávski. Muito do teatro contemporâneo, mesmo esteticamente distante dele, não teria sido possível sem o trabalho de Grotowski. A evidência deste papel é reconhecida internacionalmente pelos que fazem, assistem e amam a arte do teatro e sua extraordinária expressão contemporânea na criação e reflexão do grande diretor polonês. Este livro traz a tradução dos textos reunidos por Ludwik Flaszen e Carla Pollastrelli para a Fondazione Pontedera Teatro e vertidos para o nosso vernáculo pela professora Berenice Raulino.

2) NA PRAIA
Inglaterra, 1962. As profundas mudanças na moral e no comportamento sexual que abalariam o mundo ao longo daquela década ainda estão em estado de gestação. Edward Mayhew e Florence Ponting, ambos virgens, se instalam num hotel na praia de Chesil, perto do Canal da Mancha, para celebrar sua noite de núpcias. Ele é um rapaz recém-formado em história, de origem provinciana, sua mãe tem problemas mentais e o pai é professor secundário. A noiva é uma violinista promissora, líder de seu próprio quarteto de cordas, filha de um industrial e de uma professora universitária de Oxford. O desajeitado encontro íntimo desses dois jovens ainda marcados pelos resquícios da repressiva moral vitoriana é repleto de lances cômicos e comoventes, configurando uma autêntica tragicomédia de erros. 'Na praia', entretanto, vai além disso. O drama dos recém-casados transcende o registro particular e o retrato de época para alcançar a dimensão de uma obra universal sobre o momento da perda da inocência, essa expulsão do paraíso que é um ponto de inflexão na vida de todo indivíduo. McEwan alterna os pontos de vista de Edward e Florence, radiografando seus pensamentos e motivações mais secretos. O sentimento trágico que fica no leitor vem da percepção dos estragos profundos e duradouros que um pequeno gesto, um único mal-entendido, uma palavra infeliz podem causar na vida dos personagens.

3)
E A HISTORIA COMEÇA
Grandes escritores escreveram e reescreveram a primeira frase de um livro várias vezes. A partir de sua experiência como romancista e crítico literário, Oz desenha neste livro o mapa da genialidade e processa a gênese de uma obra-prima, desconstruindo textos de importantes escritores, analisando os métodos utilizados para cativar os leitores e tecendo comentários sobre as estranhas e sedutoras formas pelas quais tais autores iniciaram suas obras.



Technorati : , , , , , ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 11:04:00 AM | | | Voltar


Facilitando a vida dos spiders


Conheças as palavras mais buscadas os googles da vida e que encontraram VerdesTrigos (ah! a lista facilita o serviço do google para este mês de julho)


www.google.com.br/ig?hl=pt-br, contardo calligaris, van gogh, verdes trigos, cruz missioneira, roberto carlos em detalhes, ruinas de são miguel, o vestido - carlos herculano lopes, telas de van gogh, resenha do filme o nome da rosa, o vestido carlos herculano lopes, vincent van gogh, orkut, verdestrigos, contos eroticos, sinuca, ong, poetas mineiros, homenagem aos pais formatura, resenha o nome da rosa, resenha o caçador de pipas, contardo caligaris, livro o vestido, calligaris, nebulosa helix, cruz de caravaca, o vestido de carlos herculano lopes, guaranis, karl larenz, teoria do big bem, van goh, juliana paz sem calcinha, resenha a moreninha, camila pitanga, homenagem aos pais, resenha de a moreninha, o caçador de pipas resenha, sete povos das missões, piadas do humorista ari toledo , ilha das flores download, vicent van gogh, van gog, o julgamento de sócrates, ken wilber , teoria do universo , o nome da rosa resenha , resenha caçador de pipas, participação politica, amos oz, o caso do martelo, colonia cecilia, biografia de van gogh, contardo, download do livro o que aprendi com bruna surfistinha, ricardo guilherme dicke, modelo de tabela price, biografia de vincent van gogh, ong cultural, resenha oração dos moços, homenagens aos pais, nebulosa de helix, igreja de são miguel arcanjo , o nome da rosa, julgamento de socrates, domingos pellegrini, o vestido carlos herculano, ot list, obras de van gogh, o pobre de deus, são miguel das missões, you tube, mercador de veneza, banco brasil japan, sexo, alakazam, resenha mercador de veneza, hotmail , os caminhos de che, fundamentalismo religioso, van gogh biografia, dramatização, marketing de massa, o ultimo voo do flamingo, editora lingua geral, resenha revolução dos bichos, evangelho de judas, oração aos moços, biografia de vicent van gogh , o senhor é meu pastor, carlos herculano lopes, resenha do livro a moreninha, ruinas de são miguel, fotos de guilherme bentana , no tempo das tangerinas resenha, resenha o mercador de veneza, videos bizarros, contos femininos, protetor de telas , o caçador de pipas download, biografia de lia zatz, trigos, ruinas de san inacio , brasil telecom, luxor, no tempo das tangerinas, resenha no tempo das tangerinas, o mercador de veneza , love orkut , a historia do quadro de girassois de van gogh, caminhos de che , midia training , senhoras do santíssimo feminino , sombras de julho, teoria psicoindividual, everest , roda gigante , resenha a revolução dos bichos , biografia de carlos herculano lopes , moacyr scliar, gmail , quais os metodos da pedagogia libertaria, enron, resenha quincas borba, um amor anarquista, julgamento de socrates, o senhor e o meu pastor, doe livros, resenha do livro a mulher que escreveu a biblia, clube da putaria, resumo do livro a letra escarlate, urda alice klueger, www.arianosuassuna.com.br, contos eróticos, guilherme bentana foto, a vida de van gogh, poesia sobre brasilia, mike potira, resenha dom casmurro , protetor de tela , fotos do reporter guilherme bentana , luisa sato , consulta spc, culturas, comunidades orkut, consulta serasa , engill koliqi, antropologia polí­tica, airport planning, misiones , ong cultura , biografia de lourenço, cazarré, biografia domingos pellegrini, fernando roberto janz, resenha do livro o nome da rosa, agenor soares de moura e muito mais




Technorati : , , , , , , , ,

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 10:36:00 AM | | | Voltar


Parceiros: os 15 mais listados nas estatísticas.


Meus agradecimentos aos parceiros que trouxeram visitantes ao VerdesTrigos. Nesta ordem:
http://www.mundodosfilosofos.com.br/
http://www.cranik.com/
http://verdadeabsoluta.net/
http://www.pletz.com/
http://www.distincards.com/
http://ruadajudiaria.com/
http://www.noga.blog.br/
http://www.casadacultura.org/
http://www.glorinhacohen.com.br/
http://www.educacional.com.br/
http://www.verbo21.com.br/
http://viomundo.globo.com/
http://www.eraodito.blogspot.com/
http://www.portacurtas.com.br/
http://www.edicoes70.pt/



Coloque um banner ou link da VerdesTrigos em seu site ou blog.




Technorati : , , , , , ,

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 09:51:00 AM | | | Voltar


IBOPE: A audiência do VerdesTrigos continua no mesmo patamar do mês anterior, com sinais visíveis de crescimento


Audiência de VerdesTrigos => MAIO/2007·········JUNHO/2007
Número de visitas: 106.220 visitas························108.041 visitas
Páginas visitadas: 278.427 Páginas····················· 276.729 Páginas
Bytes/banda: 23.45 GB·············································27.72 GB

Confira.
Para um sítio cultural, com conteúdo diferenciado, sem patrocício, é certo que temos um público fiel e qualificado, a quem agradeço de coração. Pense nisso.



Technorati : , , , , , ,

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 09:15:00 AM | | | Voltar

·······

29 de junho de 2007

Por isso não provoque



Encerro o post adiantando pra vocês as palavras (surpreendentemente) emocionadas de Henrique Chagas, editor do Verdes Trigos, que escreveu a orelha do Hierosgamos quando ainda mal nos conhecíamos:
"Com despudorada narrativa erótica, da pele à cona, ela brinca com palavras de múltiplos sentidos, e nos desperta para o desejo de também construir uma vida de amor."
Tá certo, Henrique: é esta exatamente a minha desmesurada pretensão. Pelo menos pra mim, funcionou. Funcionou pra você e espero que funcione pra cada leitor que arriscar me ler, ainda que na contramão da crítica, ou da falta eloqüente dela. (leia o post da Noga)



Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/29/2007 02:46:00 PM | | | Voltar

·······

13 de junho de 2007

VerdesTrigos está na Web Doce Web



"Muitas pessoas devem ter se deparado com algum site que oferecem serviços, produtos ou apenas conteúdo mas que em si próprio não inspirava o mínimo de confiança e falando em confiança você talvez já conheça o Verdes Trigos é um blog de conteúdo cultural, o layout dele não é lá estas coisas mas, o conteúdo sim este vale por muitos layouts bem planejados que existem por ai, de alta qualidade". (Web Doce Web)



Obrigadão, John Henrique


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/13/2007 02:55:00 PM | | | Voltar

·······

10 de junho de 2007

CRANIK entrevistou Henrique Chagas, do Portal VerdesTrigos


O administrador do CRANIK "Ademir Pascale Cardoso" entrevista o criador do sitio cultural Verdes Trigos "Henrique Chagas". (23/09/06).


Um apaixonado por livros desde criança, Henrique Chagas faz questão de ressaltar a importância da literatura na vida das pessoas. "Ler é agregar conhecimento. Dessa maneira você consegue compreender melhor o que acontece na sua vida, ao seu redor e na sociedade. Livros são ótimos instrumentos de reflexão", conclui.


Com a proposta de estimular a leitura e saciar a fome de cultura, Henrique criou o sítio cultural Verdes Trigos ( www.verdestrigos.org), que, desde 1998, oferece informações atualizadas sobre literatura e cultura em geral. "Nos verdejantes campos de trigo, o internauta tem acesso a resenhas de livros, críticas literárias e crônicas escritas por diversos autores, além de uma manancial de informações culturais", explica Henrique, seu criador.


Henrique Chagas nasceu em Cruzália, no interior de São Paulo, e seu pai cultivava trigo. "Quando criança tinha o costume de ficar embaixo de árvores lendo livros que eram de meu pai. Gostava de ficar olhando para o horizonte e deixava minha imaginação caminhar. Olhava os trigais, com os seus cachos ainda verdes, formando verdadeiras ondas pelo vento". Hoje, advogado em Presidente Prudente/SP, onde vive e trabalha, Henrique, como o menino de outrora, planta, cultiva e contempla "Verdes Trigos", que lhe é uma fonte de cultura e conhecimento".


Leia a entrevista completa no site do CRANIK


Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/10/2007 11:27:00 AM | | | Voltar

·······

4 de junho de 2007

Sem patrocinador, NoMínimo pode chegar ao fim


Comunique-se.com
A Brasil Telecom, que vinha patrocinando o site desde o fim do no., anunciou que vai retirar o apoio por "motivos de economia". Se os editores do portal não conseguirem um novo patrocinador, o site deixa de ser atualizado a partir de 01/07


O portal NoMínimo pode deixar de ser atualizado em 01/07. A informação foi divulgada pelo próprio site, em texto assinado pelos editores. A Brasil Telecom, que patrocina o portal desde o fim do seu predecessor, o No., em 2002, decidiu retirar o apoio, e não aceita ser sócia com uma participação menor.


O NoMinimo recebeu aviso prévio da rescisão do contrato de patrocínio no fim de abril. Os editores do portal, desde então, já tiveram encontros e reuniões com possíveis novos patrocinadores, mas ainda não fecharam nenhum acordo. Explicar a situação no próprio site foi a forma encontrada de pedir ajuda - e de "dividir a aflição com os leitores".


Com cinco anos completados no domingo (03/06), o NoMínimo conta com 24 colaboradores - com nomes bem conhecidos e prestigiados nas redações do País - e tem uma média mensal de 3 milhões de pageviews e cerca de 150 mil assinantes. O site é herdeiro do No., um dos pioneiros projetos de jornalismo online no Brasil, e o seu nome foi a forma encontrada para explicar a "poda avassaladora" após o estouro da bolha da internet, como definiu o próprio portal (Comunique-se)



[NOTA] Sorte ao NoMínimo!


VerdesTrigos está sem patrocínio desde 1998 e não chegará ao fim tão cedo, mesmo que nunca consiga um patrocinador. Em homenagem aos nossos 100.000 visitantes mensais continuaremos. Entretanto, se eu conseguir um patrocinador será ótimo. Não precisa ser uma Petrobrás, CEF ou BB. Eu aceito a sua empresa.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/04/2007 11:57:00 PM | | | Voltar


Abrindo os códigos....... da Verdes Trigos


Audiência de VerdesTrigos => MAIO/2007
Número de visitas: 106.220 visitas
Páginas visitadas: 278.427 Páginas
Bytes/banda: 23.45 GB


Confira.


Veja a audiência de dois anos atrás (maio/2005): Clique aqui


Para um sítio cultural, com conteúdo diferenciado, sem patrocício, é certo que temos um público fiel e qualificado, a quem agradeço de coração. Pense nisso.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/04/2007 10:05:00 AM | | | Voltar

·······

3 de junho de 2007

OPERAÇÃO GOIABA BICHADA, por Miguel Sanches Neto


Um empresário amigo meu passou por uma experiência que revela bem o modo brasileiro de ser. Homem sério, já no terceiro ou quarto casamento, ele voltou ao escritório num fim de tarde, abriu a porta e acendeu a luz.
Sobre sua mesa, nua e com a tesoura aberta, sua bela e insinuante secretária. Entre as pernas dela, também nu mas em pé, o mais novo estagiário da empresa. A secretária continuou na mesma posição, e disse:
- Não é nada disso que o senhor está pensando. Eu posso explicar tudo.
Meu amigo se virou e antes de sair, ouviu:
- O senhor poderia apagar a luz? >>>>> leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/03/2007 07:29:00 PM | | | Voltar

·······

30 de maio de 2007

Amós Oz participa da FLIP- Festa Literária Internacional de Parati, RJ



Indicado ao Prêmio Nobel de Literatura e consagrado em Israel e no mundo, o autor participará na sexta-feira, dia 06 de julho, às 19 horas, da mesa 10 - Panteras no Porão, dentro da programação da Festa Literária Internacional de Parati, FLIP, que acontecerá de 04 a 08 de julho de 2007 na cidade de Parati, Rio de Janeiro. Para maiores informações, acesse www.flip.org.br


Programação:
sexta-feira, dia 06 de julho de 2007
Local:TENDA DOS AUTORES
Mesa 10 - PANTERAS NO PORÃO
Amós Oz e Nadine Gordimer


"Qualquer escritor que tenha um mínimo de valor espera propiciar um brilho tênue para iluminar o labirinto belo e sangrento da experiência humana," diz a Prêmio Nobel Nadine Gordimer. Mas qual é o significado da literatura num país dividido pela história, embotado pela opressão ou dilacerado pela violência? Gordimer, autora de A Filha de Burger e O Engate, e Amós Oz, o mais importante romancista e militante pela paz em Israel, autor de De Amor e Trevas, falam sobre o papel da literatura no resgate de uma humanidade permeada pela injustiça.


Amós Oz (1939, Jerusalém, Israel), fundador e principal representante do movimento israelense Paz Agora, é o escritor mais influente de seu país. Poucos autores escrevem com tanta compaixão e clareza sobre as agruras presentes e passadas de Israel. Em romances como Meu Michel (2002) e Conhecer uma mulher (1992), Pantera no porão (1999) explora a persistência do amor durante a guerra.


De amor e trevas (2005) é um livro de memórias sobre sua infância em Jerusalém. O autor já recebeu o Prêmio da Paz de Frankfurt, o Prix Femina Étranger, o Prêmio Israel e a Legião da Honra, na França. Seu último romance é Rhyming Life and Death (2007).


Em 1991 foi eleito membro da Academia de Letras Hebraicas; Em 1992, recebeu o Prémio de Frankfurt pela Paz, e ganhou o Prémio Israel de Literatura, o mais prestigioso do país. Em 1998 (50º ano da Independência de Israel), recebeu o Prémio Femina em França e foi indicado para o Prémio Nobel de Literatura em 2002. Em 2004 recebeu o Prémio Internacional Catalunya, junto com o pacifista palestino Sari Nusseibeh, e também Prémio de Literatura do jornal alemão Die Welt, por "Uma História de Amor e Escuridão". Publicou cerca de duas dezenas de livros em hebraico, e mais de 450 artigos e ensaios em revistas e jornais israelitas e internacionais (muitos dos quais para o jornal do Partido Trabalhista "Davar" e, desde o encerramento deste na década de 1990, para o "Yediot Achronot"). Tem livros e artigos seus traduzidos por todo o mundo e quase toda a sua obra se encontra traduzida em Portugal.


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/30/2007 12:25:00 AM | | | Voltar

·······

16 de maio de 2007

Henrique Chagas, da Verdes Trigos, compõe o Júri Inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007


Não sei quem vencerá o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007, mas já sei quem vou indicar até o próximo dia 25 de maio de 2007 para receber o prêmio. È uma enorme honra ter sido convidado pela Curadoria para participar como membro do Júri Inicial. Minha enorme responsabilidade é votar em cinco livros da lista de livros inscritos para compor a relação dos 50 finalistas da primeira fase do Prêmio. Vou votar também em cinco profissionais entre os membros do Júri Inicial para formar o Júri Intermediário, composto por 15 profissionais que irão selecionar os 10 finalistas da segunda fase do Prêmio.


Não vou relevar agora quais os cinco livros dos inscritos estou indicando para compor a relação dos 50 finalistas, mas adianto que os indicados foram comentados na Verdes Trigos, tiveram notas publicadas e divulgadas no portal, com inúmeros elogios dos leitores. E mais, por óbvio, tive o privilégio de lê-los de forma criteriosa. Teria o prazer de indicar os 50 finalistas, mas o regulamento determina a indicação de somente 05 deles. Faço com a consciência tranqüila e espero que pelo menos um delas esteja entre os 10 finalistas.


Conheça a lista dos livros inscritos => clique
Conheça os membros do Júri Inicial => clique


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 11:10:00 PM | | | Voltar


O interior de todos nós, por Vivaldo Lima Trindade.


Não há uma forte tradição na literatura brasileira em produzir autores de livros de suspense. Alguns bons escritores, como Machado de Assis e Ricardo Ramos, praticaram o gênero ocasionalmente em narrativas curtas. Edgar Allan Poe, nos E.U.A. foi um dos grandes mestres dessa arte. Manter uma narrativa que se baseie na suspensão de um segredo primordial para a história é uma formula comum à prosa policial, de terror e, nos tempos da Guerra Fria, de espionagem. Culminou ainda numa expressão de cunho mais popular recheada de muito sexo e morte, o pulp, de que no Brasil são exemplo aqueles livrinhos vendidos em banca, com capas berrantemente coloridas e papel jornal, espécie de entretenimento descartável. O difícil mesmo é encontrar esse suspense puro, desligado do policial e do terror, e que, ainda assim, exiba rigor formal, apuro de linguagem e alguma criatividade. Pois é esse o caso de Nó de Sombras (Instituto Moreira Sales, São Paulo, 2000), de Chico Lopes.


Já no prefácio, Ignácio de Loyola Brandão afirma sua originalidade, incômodo e emoção que a leitura dos dez contos do livro lhe proporcionou. E remete ao cinema como fonte de comparação, talvez pelo fato do autor ser um estudioso da matéria. Fala também de seu caráter de independência por não correr atrás da mídia, mesmo residindo fora dos grandes centros - ele mora em Poços de Caldas - e sabendo da importância desta para se construir uma carreira bem-sucedida, sua oposição à auto-ajuda e à influência opressiva de Rubem Fonseca. Na verdade, o significativo é a literatura de Chico Lopes e está na destreza com que ele utiliza as palavras, na exatidão com que constrói o seu mundo a partir de um cenário de cidade do interior e na investigação que faz da alma humana. >>>> Leia mais


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 10:02:00 PM | | | Voltar


Paiol Literário recebe Miguel Sanches Neto


Hoje (15/05) às 20h, o escritor Miguel Sanches Neto participa da terceira ediçao do Paiol Literário 2007 (Praça Guido Viaro, s/n.o, Prado Velho - Curitiba - PR). Realizado devido a uma parceria entre o jornal literário Rascunho, a Fundaçao Cultural de Curitiba e o Sesi Paraná, o projeto já trouxe a Curitiba (PR), este ano, os escritores Michel Laub e Ana Maria Machado. Até dezembro, estao previstos mais sete encontros mensais (confira no link a programaçao completa para 2007). Miguel Sanches Neto, além de escritor, é doutor em Teoria Literária pela Unicamp, professor de Literatura Brasileira na UEPG e colunista e crítico literário do jornal Gazeta do Povo. O Paiol Literário deste mes será mediado pelo jornalista Paulo Camargo. Informações pelo telefone 41-3213-1340.


Programação do Paiol Literário:
- 15 de maio (terça-feira): Miguel Sanches Neto
- 19 de junho (terça-feira): Flávio Moreira da Costa
- 17 de julho (terça-feira): Bernardo Carvalho
- 14 de agosto (terça-feira): Sérgio Sant`Anna
- 11 de setembro (terça-feira): Alexei Bueno
- 9 de outubro (terça-feira): Roberto Pompeu de Toledo
- 6 de novembro (terça-feira): Luiz Vilela
- 18 de dezembro (terça-feira): Marçal Aquino


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/16/2007 12:16:00 AM | | | Voltar

·······

3 de maio de 2007

Irving Stone - Lust for Life



Vincent van Gogh, Four Cut Sunflowers, 1887. Scan obtained from the wonderful Carol Gerten's Fine Art.


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/03/2007 12:23:00 AM | | | Voltar


Vincent: Paradigma e Mistério, por Chico Lopes


um tributo a Van Gogh


Talvez em razão dessa vulgarização, quem dispara na frente no número de adaptações de sua vida para o cinema é Vincent Van Gogh, claro. Talvez por ser o mais paradigmático dos pintores, ao menos na visão cinematográfica. Ele é tudo isso - um problema para a família, um problema para os amigos, e, acima de tudo, um enorme problema para si mesmo. O imaginário popular o consagrou como o louco que cortou a própria orelha e certos fatos de sua vida parecem importar mais do que sua própria pintura. Alçou-se à condição de lenda, com tudo quanto isso tem de grandioso e equivocado.

Os filmes sobre ele são sempre os mais procurados, e há pelo menos três em VHS e DVDs, sendo o mais lembrado "Sonhos", de Kurosawa, onde é vivido por Martin Scorsese, no episódio do trigal com corvos. É só um episódio, mas a tecnologia permitiu que as imagens das telas mais queridas de Van Gogh comparecessem com a força impressionante que sempre tiveram. Os outros dois filmes são "Van Gogh", de Maurice Pialat, francês, e "Van Gogh - Vida e obra de um gênio", norte-americano, de Robert Altman. Não são grande coisa, o primeiro pelo terrível vício francês de fazer filmes em que a emoção é descarnada pelos discursos, a secura desdramatizante, as racionalizações, o falatório, e o segundo por ser uma redução de uma minissérie realizada para a televisão holandesa. Nos filmes, o pintor é interpretado por Jacques Dutronc e Tim Roth, respectivamente.

Até aqui, porém, não existia em VHS ou DVD brasileiro o maior dos filmes sobre ele, SEDE DE VIVER, dirigido por Vincente Minnelli em 1956. Encontrei-o milagrosamente numa simples banca de revistas, a um preço razoável, e não pisquei para adquiri-lo, temendo que fosse mesmo um milagre fácil de se volatilizar. Traz Kirk Douglas no papel principal, e podem esquecer todos os outros Van Goghs: ele é definitivo, com a barba ruiva, a expressão atormentada e uma dignidade a toda prova. >>>> por Chico Lopes


Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/03/2007 12:18:00 AM | | | Voltar

·······

2 de maio de 2007

Entrevista com Henrique Chagas para o portal "Autores e Leitores"



Henrique Chagas, 47, escritor e advogado, radicado em Presidente Prudente/SP, concedeu entrevista ao portal "", onde destacou a relevância do papel "religioso" na sua obra. Henrique não se vê como um ser fortemente influenciado pela religião no seu sentido comum, mas sente-se religado ao Eterno. "Assim, creio que não sou nada religioso no sentido comum, mas sou extremamente religioso no sentido ontológico da palavra. Desde que me entendo, sempre me vejo religado a uma força transcendente. Busco sempre identificar-me com Aquele cujo nome é impronunciável. Esse religare transparece nas minhas idéias e nos meus textos; e, mais, materializa-se na reflexão do sentido da nossa existência e da nossa identidade humana", disse Henrique.



Henrique revelou que está trabalhando um romance: "Escrevo um romance cuja temática é exatamente esta reflexão sobre o sentido da existência humana, muito mais profundo que nosso mero sentido religioso, ao contrário, projeto nas personagens as nossas dificuldades de compreensão do sagrado e do profano. Penso que não existem coisas sagradas e coisas profanas. Tudo é sagrado, já dizia Djavan. Nessa busca de identidade as personagens se esbarram com a sua inexorável pequenez frente ao universo, ao aquecimento global, à escassez de água que já se avizinha, muito embora neste mundo pós-moderno tudo seja facilitado pela tecnologia de ponta". Falou ainda do seu trabalho como advogado e especialmente de Verdes Trigos.



Leia a entrevista.



Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/02/2007 12:54:00 AM | | | Voltar


Dicionário Sefaradi de Sobrenomes


O Dicionário Sefaradi de Sobrenomes é fruto da persistência, do talento e da erudição de Guilherme Faiguenboim, Paulo Valadares e Anna Rosa Campagnano. Nele muitos brasileiros poderão promover um reencontro com o seu próprio passado, religando o que a intolerância religiosa, os efeitos da Inquisição e o isolamento obliterou.

O livro 'Dicionário Sefaradi de Sobrenomes - Inclusive Cristãos-Novos, Conversos, Marranos, Italianos, Berberes e sua História na Espanha, Portugal e Itália' conta com 12.000 sobrenomes e 17.000 verbetes. O livro também descreve a história dos sefaradis em duas partes - da antiguidade até a expulsão dos judeus; e da dispersão (após a expulsão) dos sefaradis até o século 20, que mostram a extraordinária saga de dezenas de milhares de famílias sefaradis ao longo de seis séculos.

[nota] Preciso dar uma estudada neste livro de sobrenomes, porque minha história familiar é totalmente singular. Meus ancestrais paternos vieram de Portugal. Meu avô aqui no Brasil adotou o sobrenome de Terra. Meu avô era conhecido como Antônio Terra, veio da região de Queluz/RJ para Piraju/SP. Meu pai nasceu em Bernardino de Campos/SP. Vieram, por volta de 1924, para o oeste de São Paulo, pleno sertão. Por ocasião da guerra, meu pai quis de toda maneira lutar nas tropas aliadas. Mas para se inscrever nas Forças Expedicionárias era necessário ter documentos. Num único todos foram ao Cartório de Maracai/SP e tiraram seus novos documentos. Meu avô adotou outro sobrenome: Antonio Leite das Chagas. Deixar de ser um Terra para tornar-se um Chagas. Meu avõ faleceu em 1960; não cheguei a conhecê-lo pessoalmente, mas meu pai sempre dele contava histórias. Ele tinha costumes eminentemente judaicos, apesar do catolicismo nada praticante.Afinal, qual será o meu verdadeiro sobrenome? Nem acredito que seja Terra, muito menos Chagas.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/02/2007 12:51:00 AM | | | Voltar

·······