RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

17 de novembro de 2007

Apaixonado pela gastronomia conta sua receita de sucesso para conquistar diversos empreendimentos no ramo

Seja qual for o ramo de atuação profissional escolhido, não basta apenas investir na qualidade do produto final ou na aplicação de estratégias que deram certo para outros empresários: é preciso criar uma cadeia de hospitalidade. Essas e outras particularidades da batalha profissional são abordadas por Danny Meyer no livro Setting the Table, que no Brasil será lançado com o título “Hospitalidade e Negócios – O Rei da Gastronomia de Nova York Conta o Segredo do Sucesso”, pela Editora Novo Conceito.

Meyer insere o leitor no contexto de sua história, revelando sua paixão pela gastronomia desde a infância por meio da descoberta de novos paladares. Quando jovem, lançou-se no mercado de trabalho exercendo diversas funções que viabilizassem sua permanência durante algum tempo nos mais diferentes lugares do mundo. Essas viagens permitiram-lhe um vasto conhecimento sobre a cultura alimentar de cada região, resgatando então os melhores sabores que cada localidade poderia lhe oferecer. “Culturas que se importam profundamente com a comida quase sempre se importam com a vida, a história e a tradição”, afirma.

Em 13 capítulos, o aspirante a chefe de cozinha que agora é administrador de onze restaurantes relacionados nas listas dos melhores de Nova York leva o leitor ao universo de sua atuação profissional, fazendo com que os profissionais não sejam apenas fornecedores de boas mercadorias ou serviços, mas acolhedores de seus clientes e contatos, dando o respaldo e a atenção que essas pessoas não encontrarão em outro lugar.

Hospitalidade e Negócios” não traz apenas uma história bem-sucedida de um empresário no ramo de restaurantes, mas sim uma lição de vida a ser adaptada e aplicada no dia-a-dia do leitor, onde o tempero principal ensinado por Danny Meyer é constituído por uma pitada de inovação combinada com altas doses de hospitalidade, até que o sucesso bata à sua porta.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 04:38:00 PM | | | Voltar


A história e a influência cultural da África no Brasil

O livro História e cultura afro-brasileira, da Editora Contexto, traz os paradoxos históricos e a grande influência da cultura africana no nosso País. A autora Regiane Augusto de Mattos afirma que “ao contrário de outros imigrantes, os africanos não chegaram ao Brasil. Foram trazidos. Isso leva muitos a conceber a idéia de que africano e escravo são sinônimos, o que não é verdade”. Eles foram levados a trabalhar como cativos em várias atividades e sofreram a violência e a opressão inerentes ao sistema escravista. No entanto, apesar dos obstáculos impostos pela escravidão no Brasil, os africanos e seus descendentes, convivendo com brancos, pardos, indígenas, crioulos e africanos de diferentes regiões, encontraram meios para se organizar e manifestar suas culturas e, dessa forma, influenciaram profundamente a sociedade brasileira.

Nesse livro a autora aborda a história da África e dos africanos, o comércio europeu de escravos nesse continente, a luta dos negros no Brasil (revoltas e movimento abolicionista), o negro na formação da sociedade nacional e a cultura negra brasileira daí advinda. Ao mesmo tempo em que os negros uniam-se contra a discriminação e a segregação racial, preservavam manifestações como as congadas, os maracatus e a capoeira, influenciavam a língua e criavam novas expressões culturais, como os afoxés e blocos afros, os gêneros musicais maxixe e samba e o atual movimento hip-hop, formando, assim, o que chamamos hoje de cultura afro-brasileira. Parte integrante da cultura brasileira.

A lei nº 10.639 tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas. Esse fato foi considerado um importante passo pelos movimentos de luta dos negros em todo o país. Esclarecedor e abrangente, pensado e elaborado de forma didática tanto para professores quanto para alunos, este livro vem preencher justamente essa lacuna.

Na próxima terça-feira é o Dia Nacional da Consciência Negra, homenagem a Zumbi, líder do Quilombo de Palmares e o símbolo da resistência negra, que foi assassinado em 20 de novembro de 1695.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 04:02:00 PM | | | Voltar


Revista de Filosofia lançada pela Pós-Graduação em Filosofia da PUC-PR.

O dossiê sobre Filosofia do Renascimento traz, inicialmente, à reflexão os nexos intrínsecos entre imagem e conceito ilustrados pela metáfora da caça no artigo “Imagem e conceito: a metáfora da caça na Filosofia da Renascença”, de Luiz Carlos Bombassaro. Em seguida, a ironia, os ditos espirituosos e os ensinamentos de Epicuro são abordados no artigo “O Epicurismo de Erasmo”, de Luiz Paulo Rouanet. Ainda do mesmo filósofo, Sidnei Francisco do Nascimento analisa as propostas de educação do príncipe cristão e das crianças, sob o título de “Erasmo de Roterdam e a educação humanista cristã”. Por fim, Antonio Valverde, em “Mitologia, alegoria e ateísmo prático”, discute a convergência e a separação entre mito e história, e apresenta a interpretação alegórica baconiana de alguns mitos gregos.
O artigo “Práxis de Jesus e práxis da libertação à luz do Anticristo, de Nietzsche”, de Edelcio Ottaviani, apresentado originalmente em videoconferência realizada sob os auspícios dos Programas de Estudos Pós- Graduados em Filosofia da PUCPR e da PUC-SP, considera as concepções em oposição e desliza a argumentação para o universo da práxis da Libertação concreta como autoformação do sujeito. De autoria de Vincenzo di Matteo, “Metafísica e metapsicologia em confronto: Aristóteles e Lacan no Seminário VII opera a retomada crítica da metafísica em vista da metapsicologia psicanalítica, pelo viés ético. Se um dos temas centrais da filosofia contemporânea segue sendo o transcendental, Alberto M. Onate debate-o sob Husserl e Heidegger, em “O lugar do transcendental”. Oportuno, o problema político-filosófico da igualdade é objeto de análise do artigo “Igualdade – trajetórias de uma noção no pensamento e no imaginário político”, de José D’Assunção Barros. E Jaqueline C. Rossi completa o quadro com “A terceira forma de si espiritual hegeliana ilustrada com personagens de Goethe”, ao apresentar e discutir pontos convergentes entre a Fenomenologia do Espírito, de Hegel, e Os anos de aprendizagem de Wilhelm Meister, de Goethe.
A edição encerra-se com as resenhas de Nietzsche e Freud: eterno retorno e compulsão à repetição, de Rogério Miranda de Almeida, editado pela Loyola, em 2005, escrita por Valéria Ghisi e Crítica da religião e sistema em Kant: um modelo de reconstrução racional do Cristianismo, de Jair Antônio Krassuski. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2005, escrita por Daniel Omar Perez e Jorge Vanderlei Costa da Conceição. (Editorial)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 03:28:00 PM | | | Voltar


Intelectuais comentam perda de espaço da literatura perante o jornalismo

Presentes ao I Salão Nacional do Jornalista Escritor, promovido pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) de 15 a 18/11 no Memorial da América Latina, em São Paulo, os escritores com carreira no jornalismo Moacyr Scliar e Luis Fernando Verissimo e o cartunista Jaguar conversaram na tarde desta sexta-feira (16/11) com a reportagem do Comunique-se.

Scliar afirma que, a partir de meados do século XIX, a imprensa ocupou o lugar da literatura como forma primordial de as pessoas se informarem e influenciar em seu estilo foi “natural”. “No jornalismo, o leitor está sempre em primeiro lugar, o que não acontece necessariamente na literatura. De repente a ficção passou para segundo plano”, disse o colunista dos jornais Zero Hora e Folha de S. Paulo.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 03:05:00 PM | | | Voltar


TV LIVRO, o YouTube do livro

O Grupo Scortecci e seus parceiros estão inaugurando a TV LIVRO.
A proposta é postar e produzir vídeos na Internet sobre autores, livros, leitura e literatura.
Uma equipe de estagiários da USP, Mackenzie (Jornalismo) e Cásper Líbero (Rádio e TV) está à frente do projeto sob a coordenação do portal AMIGOS DO LIVRO.
"O grupo foi selecionado entre 152 candidatos", explica João Scortecci, idealizador do projeto, editor do portal e Diretor-Presidente do grupo. "Estamos também montando um pequeno estúdio para produção dos vídeos. A idéia é "convocar o autor, a leitura e o mercado editorial para o debate sobre livro e cultura." Conclui.
O espaço é livre e democrático desde que o assunto seja "o livro".
Aberta para autores, editoras, livrarias, academias de letras, grupos literários e entidades culturais, a TV LIVRO espera a sua visita.
Acesse o portal ou escreva para: tvlivro@tvlivro.com.br .

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 02:47:00 PM | | | Voltar


Saiba como aprovar seu projeto no FAC (Fundo de Apoio à Cultura)

A equipe do Jornal Livros & Cultura e do Blog (www.nosrevista.com.br) entrevistou o conselheiro do FAC Marbo Giannaccini. Professor universitário, militante do teatro e da dança há mais de 40 anos, originário de São Paulo, trabalhou na Universidade do Pará, foi diretor de teatro, de escola de dança e de música da universidade, que revela e dá dicas de como aprovar seu projeto no FAC (Fundo de Apoio à Cultura) que se encontra com as inscrições de projetos culturais abertas até o final do mês de novembro de 2007.

Para mais detalhes acesse já.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 02:33:00 PM | | | Voltar


Café filosófico com viés terapêutico, em Uberlândia/MG

Tema:  Bibliografia filosófica com viés terapêutico:

Um Café para Sócrates: como a filosofia pode ajudar a compreender o mundo de hoje, Marc Sautet

Local: Av. Afonso Pena, 547, sala 122 - centro - Uberlândia
data: 22/11/07 (5ª feira)
horário: 19:00 h.
reserve seu lugar: 9661-2691

'Levar a filosofia ao grande público'. 'Colocar a filosofia na rua, mesclada à vida de cada um'. Estes poderiam ser os motes deste livro do francês Marc Sautet, que, na qualidade de filósofo político, não é especialista em filosofia moral, assegurando uma leitura agradável e acessível a todos. Seus méritos estão não só em trazer as questões filosóficas ao debate aberto e público, ao ar livre, como na 'ágora' socrática - ele inaugurou , em 1992, no Café des Phares, em Paris, o primeiro destes locais - como o de ter sido o pioneiro em criar um consultório para atendimento de pessoas angustiadas com os problemas do final de milênio. Sautet consegue reinvestir na filosofia numa época em que esta parecia destinada aos limites da pesquisa acadêmica, resgatando a origem grega da palavra e libertando-a dos limites da universidade.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 12:07:00 PM | | | Voltar


Eladia Blázquez, pasión porteña; por Zaide Moz *

Eladia Blazquez (1931-2005) Argentina. Pianista, guitarrista, compositora, autora, cantante. Apodada “la Discépolo con faldas”. Un ser humano con sensibilidad exquisita, comprometida con la vida y la gente. Una grande de verdad que supo honrar la vida.
Nació un 24 de febrero de 1931 en Avellaneda - zona sur de la provincia de Buenos Aires. Hija de inmigrantes españoles, creciò en una casa modesta de un barrio humilde. Debutò profesionalmente en radio Argentina, a los ocho años, con un repertorio popular español. A los 11 escribió su primera composición, el bolero "Amor Imposible". En 1957, publico la canciòn melòdica "Humo y Alcohol.". A los 20 realizò la obra "Mi vinito de jerez" en homenaje a Federico García Lorca.
Compuso canciones en variados estilos y sus intèrpretes tambièn lo fueron…pero en un momento…"sin darse cuenta, empezó a hablar de Buenos Aires"… En 1968, la balada "No es un juego el amor" ganó el Festival Buenos Aires de la Canción. En 1970 presenta su primer disco de tango donde interpreta algunos de sus mejores temas: "Contame una Historia", "Sin Piel"; ""Mi ciudad y mi gente" con el que vuelve a ser premiada en el Festival de la Canción, "Sueño de Barrilete"…. =>>> + + + +

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 11:54:00 AM | | | Voltar


Brasilidade é o que mais emana de cada compasso de Canto Negro

Praticamente desconhecida pela maioria do público brasileiro, a cantora, compositora e violonista Ana Paula da Silva divide sua intensa agenda de shows entre palcos do nordeste catarinense e de Viena, onde já foi, inclusive, objeto de monografia acadêmica, além de ter se apresentar junto ao ícone jazzístico dos anos 70 Joe Zawinul (mentor do lendário Weather Report) em tournée e em seu clube Birdland.

Brasilidade é o que mais emana de cada compasso de Canto Negro, um primeiro disco solo que pouco tem de individual, posto que, nele, Ana Paula (voz, violão, percussão, guitarras, bandolim, sitar elétrico, teclados e efeitos) interpreta, com o apoio de um verdadeiro elenco de bambas constituído por Edson Santana (teclado e arranjos), Alegre Correa (violão, cavaquinho e arranjos), Beto Lopes (violão, guitarra, baixo e arranjos), Arnou de Melo (baixo), Paulo Paulelli (baixo acústico), Fábio Hess (violão de 7 cordas), Michael Ruzitscka (violão), Wilsinho (cavaquinho e banjo), Serginho do Trombone (trombone), Evandro Hasse (trompete), Rubens Azevedo (sax tenor), Alessandro Kramer (acordeon ), Bertl Mayer (harmônica), Endrigo Bettega e Toicinho (bateria), Giana Servi, Luciana Weiss, Karla Freitas, Caroline Pinto (vocais), Robertinho Silva (percussão), Judith Reiter (violino), Bernardette Köbelle (violoncelo) e Martin Reiter (arranjo de cordas e harmônica), canções próprias (Canto Negro, Vinheta – Vamo trabaiá, Vinheta – Nega véia) e antológicas de Sérgio Santos e Paulo César Pinheiro (Sincretismo), Alegre Correa (Gávea), Beto Lopes (Serra do AO e Nem Nada), Nelson Cavaquinho (Quando eu me chamar saudade), Tavinho Moura, Murilo Antunes, Guinga e Sérgio Natureza.

A Antares Música é um site especializado em música instrumental.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 11:06:00 AM | | | Voltar


Renato Borghetti lança CD e DVD em Brasília

Um dos mais importantes representantes da música instrumental gaúcha chega à Brasília no próximo fim de semana com novo trabalho. Renato Borghetti lança na Caixa Cultural o CD e DVD "Fandango". As apresentações acontecem no sábado às 21h, e no domingo às 20h.

"Fandango" é um reconhecimento de Borghetti à principal fonte inspiradora de seu trabalho. Ao invés de estúdios de grandes gravadoras, ele optou por captar e gravar no campo, onde a tecnologia convive em harmonia com a simplicidade do meio rural gaúcho.

Renato Borghetti adaptou sua sala de estar, em Barra do Ribeiro, às margens do rio Guaíba, em um estúdio de gravação, equipando com o que há de mais moderno em aparelhagem. Para o local, onde tradicionalmente se reúne com a família e amigos, levou músicos, diretores, cinegrafistas, fotógrafos e técnicos. O registro ocorreu no calor do verão gaúcho. Os relinchos e mugidos, os grilos e os sapos, o barulho da chuva... está tudo lá.

Para o lançamento do trabalho em Brasília, o músico mantém a mesma base musical de Fandango. Renato Borghetti subirá ao palco do Teatro da Caixa acompanhado de sax, flauta, violão e piano. 

Serviço:

Show Renato Borghetti lança o CD/DVD "Fandango"
Quando: 17 e 18 de novembro de 2007
Horário: dia 17 (sábado) às 21h e dia 18 (domingo) às 20h
Onde: Caixa Cultural - SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da Caixa
Ingressos: R$ 20,00 e 10,00 (meia-entrada para estudantes, pessoas com 60 anos ou mais, funcionários da Caixa e professores).

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2007 10:57:00 AM | | | Voltar

·······

16 de novembro de 2007

DEZ FILMES para se levar para uma ilha deserta, por Chico Lopes.

Para quem aprecia Cinema, foi lançado pela Publifolha há alguns anos, um livrinho chamado "Ilha deserta - Filmes". Proposta curiosa: sete autores famosos, entre críticos cinematográficos, cineastas e escritores, falam dos dez filmes preferidos que levariam para uma ilha deserta. Os autores são o teledramaturgo Agnaldo Farias, os críticos de cinema Amir Labaki e Inácio de Araújo, o escritor Bernardo Carvalho, a socióloga Isa Grinspum Ferraz, o documentarista João Moreira Salles e o cineasta Ugo Giorgetti.
Essas listas dos "dez filmes preferidos", em geral solicitada a cineastas, críticos e personalidades da cultura, foram uma mania em outras épocas, quando a cinefilia parecia mais vigorosa; hoje, parecem impressionar e influir menos, porque o peso da crítica cinematográfica sobre o público é consideravelmente menor. Os gostos mudam depressa demais hoje em dia e quase não há tempo para a dedicação contínua e sistemática a uma obra cinematográfica a ponto de torná-la objeto de um culto recorrente e, sem esse tempo, sem essa disposição de espírito, não há apego ao que se vê (a descartabilidade é endêmica e frenética), não havendo, portanto, um mecanismo sólido de eleições. + + + +

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2007 12:34:00 PM | | | Voltar

·······

15 de novembro de 2007

ME GUSTAS CUANDO CALLAS, Pablo Neruda

Me gustas cuando callas porque estás como ausente,
y me oyes desde lejos y mi voz no te toca.
Parece que los ojos se te hubieran volado
y parece que um beso te cerrara la boca.

Como todas las cosas están llenas de mi alma
emerges de las cosas, llena del alma mía.
Mariposa de sueño, te pareces a mi alma,
y te pareces a la palabra melancolía.

Me gustas cuando callas y estás como distante.
Y estás como quejándote, mariposa em arrullo.
Y me oyes desde lejos, y mi voz no te alcanza:
déjame que me calle  com el silencio tuyo.

Déjame que te hable también com tu silencio
claro como uma lámpara, simple como um anillo.
Eres como la noche, callada y constelada.
Tu silencio es de estrella, tan lejano y sencillo.

Me gustas cuando callas porque estás como ausente.
Distante y dolorosa como si hubieras muerto.
Una palabra entonces, uma sonrisa bastan.
Y estoy alegre, alegre de que no sea cierto. (Pablo Neruda)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/15/2007 07:50:00 PM | | | Voltar


Depois do 'pede prá sair' do Cap. Nascimento, o real 'Por que não te calas?'

É a velha história: quem fala o que quer ouve o que não quer. O nosso peculiar Hugo Chávez desandou a chamar de "fascista" o ex-premiê da Espanha José María Aznar, quando o sucessor de Aznar, José Luiz Zapatero, e o rei Juan Carlos tomaram as dores. Pronto, foi um fuzuê!

"Por que não te calas?", rosnou o rei, apesar de ter sido sempre tão afável, numa imagem e numa fala que rodaram o mundo e dividiram opiniões. Não sem muitas gargalhadas, cá entre nós.

A primeira reação foi contra Chávez, que fala demais e não tem papas na língua. Chama George W. Bush de "Diabo" em plena Nova York, classifica Aznar de "fascista" diante do rei e agora acusa o próprio rei de "prepotente e desrespeitoso". Sem contar os impropérios que já despejou contra o Congresso brasileiro, que está votando justamente se apóia ou não a entrada da Venezuela no Mercosul. Ousado, esse Chávez. ++++

O cala-boca do rei da Espanha pode não ter sido lá muito diplomático, nem adequado à solenidade intrínseca à realeza, mas traduz uma advertência que vem de dentro da Venezuela para fora, no mundo. Chávez deveria refletir sobre ela, se é que ele é mesmo capaz de refletir além do seu próprio umbigo.  (Eliane Cantanhêde) + + + +

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/15/2007 11:12:00 AM | | | Voltar

·······

14 de novembro de 2007

Jô Soares ataca com poemas de Pessoa

Folha de S. Paulo - 14/11/2007 - por Eduardo Simões
Dado a atacar de bongô e trompete em seu programa de entrevistas, Jô Soares agora vai se lançar numa seara musical, digamos, experimental. A partir de hoje à noite (14/11), 21h30, o "Gordo" inaugura a programação adulta do Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073 - SP - Tel. 11-3170-4059), com "Remix em Pessoa", espetáculo insólito em que recita, com direito a sotaque lusitano, poemas de Fernando Pessoa (1888-1935). Acompanhado de uma trilha sonora igualmente insólita, que inclui o compositor alemão Johann Sebastian Bach, rock, hip hop e drum "n" bass, entre outros. >> Leia mais

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/14/2007 09:35:00 PM | | | Voltar


Muita Balada no feriadão

PublishNews - 14/11/2007 - por Renata Sturm
São Paulo é conhecida pela vida noturna agitada. Mas, como fica difícil para algumas pessoas lerem à meia luz, a Balada Literária começa amanhã (15/11) em horários em que a luz natural é mais abundante. Serão mais de 50 convidados, brasileiros e estrangeiros, que se encontrarão em pontos conhecidos pela boemia paulistana. Entre os participantes está o crítico Antonio Candido e o escritor angolano José Luandino Vieira. Quase tudo no evento tem entrada franca. Somente em uma roda de samba, com a cantora Fabiana Cozza, será cobrada entrada. A dupla de organizadores, os escritores Marcelino Freire e Maria Alzira Brum Lemos, começaram o evento em 2006. O sucesso foi tanto que 2007 ganha agora sua própria festa, que termina no domingo (18/11). A programação pode ser consultada nos sites www.livrariadavila.com.br, www.obarco.com.br e www.baladaliteraria.org. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/14/2007 09:32:00 PM | | | Voltar


Instituto de Israel recebe fragmento da Bíblia com mais de 1.000 anos

A família que usou um fragmento da Bíblia com mais de 1.000 anos como amuleto durante seis décadas vai entregar o pedaço de pergaminho a uma instituição de pesquisa de Jerusalém. Acredita-se que o manuscrito, do tamanho de um cartão de crédito, seja parte da versão mais importante da Bíblia hebraica, o códice de Alepo, também conhecido como texto massorético. De acordo com Michael Glatzer, secretário acadêmico do Instituto Yad Ben Zvi, o fragmento contém versículos do livro do Êxodo, que descrevem as pragas do Egito e uma conversa entre Moisés e o Faraó com a famosa frase "Deixa ir o meu povo".
A história do pergaminho começa quando Sam Sabbagh, na época um judeu sírio de 17 anos, pegou um pedaço do manuscrito do chão de uma sinagoga em Alepo, na Síria, em 1947. A sinagoga tinha sido incendiada durante tumultos que se seguiram à decisão da ONU de dividir a Palestina e criar um Estado judeu na região. Sabbagh, que mais tarde imigrou para os EUA, carregou o pergaminho dentro de sua carteira por anos e o usou como amuleto até quando teve de passar por uma cirurgia do coração. O Instituto Yad Ben Zvi, que guarda o que resta do códice de Alepo, ficou sabendo do fragmento há 20 anos, mas não conseguiu convencer Sabbagh a entregá-lo. Com a morte do imigrante há dois anos, sua família decidiu fazer a doação.
“É importante recuperar o fragmento porque estamos tendo a chance de unificar as partes que faltavam e colocá-las em seu lugar original", afirmou Michael Maggen, chefe de conservação de manuscritos do Museu de Israel e responsável pela restauração do documento. Segundo Maggen, o códice é importante porque traz dados sobre aspectos-chave da gramática e da pronúncia do hebraico bíblico. O manuscrito foi produzido em Tiberíades, cidade da Galiléia (norte de Israel), no século X. Depois, foi levado para Jerusalém, depois para o Cairo e finalmente para a Síria.

lINKS RELACIONADOS:

  • » Pesquisadora identifica carimbo de Jezebel, rainha vilã da Bíblia
  • » Egito realizará estudo para proteger Esfinge de infiltrações subterrâneas
  • » Rosto de múmia de Tutancâmon é revelado no Egito
  • » Esqueletos de 3.000 anos podem decifrar enigma sobre colonização da Polinésia
  • » Sol ilumina estátua de Ramsés II em fenômeno visto duas vezes ao ano
  • » Tutancâmon morreu de tombo durante caçada no deserto, diz documentário
  • Marcadores: , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/14/2007 01:22:00 PM | | | Voltar


    Oh, Yoko! , por Noga

    "Our life, together, is so precious, together, we have grown, we have grown."
    John Lennon

    É tão fácil para fãs dos Beatles, entre os quais me incluo, que já virou clichê há muito tempo: culpar Yoko Ono pelo fim do sonho. De todos os nossos sonhos. Me admira é Daniela Thomas e Arnaldo Jabor caírem nessa. Yoko como artista não chega aos pés de Lennon, tá certo, mas vai saber o que John viu naquele dia, naquela galeria de Londres, nos pés da mulher baixinha trepada na escada com um martelo na mão. Alguma coisa muito bela foi, bela a ponto de durar, inspirar, capitular. Transformar um homem revolucionário, mais famoso que Jesus Cristo, em amoroso househusband, já pensou? Não é pouca coisa. Deste encontro veio a mensagem de paz que o Jabor menospreza, algumas das mais belas canções de amor que a gente conhece, um belo filho e um trágico desfecho. Ou a gente acha que o John era gênio ou que o John era ingênuo a ponto de se entregar à "víbora", pobre Yoko. Imagino o assédio assassino dos fãs se até eu, que não sou ninguém, já fui vítima disso. Yoko, garanto, pouco liga: foi amada, idolatrada, salve salve, por um dos homens mais cobiçados da história. Bom pra ela que até hoje ainda se alimenta deste grande amor. Ela merece. Já o veneno de quem a detesta sem nenhum motivo nem sai da língua gordurosa de quem o destila. Cuidado aí pra não mordê-la. (Noga Bloga)

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/14/2007 08:05:00 AM | | | Voltar

    ·······

    13 de novembro de 2007

    Todos os segredos

    Folha de S. Paulo - 12/11/2007 - por Mônica Bergamo
    O rabino Henry Sobel vai dedicar um capítulo de seu livro a Lula e Fernando Henrique Cardoso. E outro ao que chama de "dinâmica da política da comunidade judaica no Brasil". "Vou contar todos os segredos", diz Sobel para a coluna de Mônica Bergamo. "Não sei se vai vender. Mas garanto que a leitura será muito interessante". >> Leia mais

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/13/2007 07:15:00 PM | | | Voltar


    Alemanha quer difundir sua nova literatura no Brasil

    O Globo - 12/11/2007 - por Júlia Dias Carneiro
    Quando a equipe do Litrix começou a pesquisar o mercado editorial brasileiro, viu que clássicos como Goethe e Kafka estavam bem representados. O mesmo não se podia dizer da literatura contemporânea alemã: a falta de títulos dos últimos dez anos levou o projeto alemão a estabelecer o Brasil como país-alvo para o Biênio 2007/2008. A missão: apresentar a produção literária alemã atual a editoras brasileiras e promover a publicação de lançamentos no Brasil, fomentando - na verdade bancando - a tradução das obras compradas. O Litrix foi fundado em 2003 para divulgar a literatura contemporânea alemã no mundo. Um dos frutos já surgiu: a Record vai traduzir Sobre o que riem as pessoas inteligentes, de Manfred Geier, com lançamento previsto para 2009. >> Leia mais

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/13/2007 07:11:00 PM | | | Voltar

    ·······

    12 de novembro de 2007

    Göran Therborn estará na UERJ nos dias 21 e 22 de novembro

    A UERJ vai receber, nos dias 21 e 22 de novembro, o sociólogo Göran Therborn, professor da Universidade de Cambridge e da Universidade de Uppsala na Suécia, autor de "Sexo e Poder". O sociólogo sueco Göran Therborn é responsável pela mais ousada análise da instituição familiar, em termos mundiais, das últimas décadas. Therborn fará uma conferência no auditório 91 da UERJ e uma palestra no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Na ocasião será lançado "Novas Conciliações e Antigas Tensões?", das professoras Clara Araújo (UERJ),
    Felícia Picanço (UERJ) e Celi Scalon (UFRJ).

    O sociólogo sueco Göran Therborn é responsável pela mais ousada análise da instituição familiar em termos mundiais das últimas décadas. Sua proposta é comparar as mudanças ocorridas entre 1900 e 2000 nos principais sistemas familiares mundiais. Para a análise, Therborn destaca três grandes temas. Em todos, o leitor é confrontado com uma imensa massa de informações, de natureza diversa - jurídico-política, histórica, antropológica, demográfica -, por meio de um diálogo constante com a literatura especializada e com múltiplas fontes de dados. O primeiro tema é o patriarcado e os direitos relativos de pais e filhos, homens e mulheres. O segundo assunto investigado é o papel do casamento e do não-casamento na regulação do comportamento sexual e, em particular, dos vínculos sexuais. O último bloco aborda a fecundidade e seu controle. Trata-se de entender como um padrão de família pequena e nuclear, restrito à França e aos Estados Unidos no início do século XIX, dissemina-se por todo o mundo no século XX, em duas ondas sucessivas.

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 11:02:00 PM | | | Voltar


    Fanny Ardant e Gerard Depardieu filmam cena do kadish no Monte das Oliveiras

    Os artistas franceses Fanny Ardant e Gerard Depardieu, que chegaram a Israel no final de semana, iniciaram as filmagens da película “Hello-Goodbye”, uma co-produção franco-israelense. As primeiras cenas foram gravadas em Nabi Musa, situada perto da cidade de Jericó, e posteriormente visitaram o Monte das Oliveiras em Jerusalém. O filme trata de um casal de franceses que fizeram a Aliah, imigração para Israel. Os artistas receberam aulas de judaísmo e aprenderam a recitar o kadish, a oração pelos mortos, para uma cena no cemitério de Jerusalém. Todos os integrantes da produção estão impressionados com o bom humor demonstrado pela dupla de astros franceses. (Ynetnews)

    Marcadores:

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 10:37:00 PM | | | Voltar


    60 livros para ler antes de morrer

    Zero Hora - 10/11/2007
    O Caderno da Feira publicou no sábado (10/11) a lista completa de livros imperdíveis que foi apresentada dia a dia no suplemento, com cinco títulos de diferentes gêneros a cada edição. O exercício foi inspirado no guia 1001 Livros para ler antes de morrer, do inglês Peter Boxall. Confira a lista no link a seguir. >> Leia mais

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 10:10:00 PM | | | Voltar


    Aos 84 anos, Mailer morre em Nova York

    O Estado de S. Paulo - 11/11/2007
    O escritor norte-americano Norman Mailer morreu na madrugada de sábado (10/11), aos 84 anos, no Hospital Monte Sinai, em Nova York, Estados Unidos. A causa da morte foi insuficiência renal. Mailer estava sob terapia intensiva desde o mês passado, quando foi hospitalizado pela segunda vez por problemas respiratórios. No mesmo mês, ele havia se submetido também a uma cirurgia de pulmão. Um dos principais autores da corrente literária dos anos 60 conhecida como "new journalism", ou jornalismo literário, Mailer escreveu mais de 40 livros, ensaios e peças para o teatro. Vencedor de dois prêmios Pulitzer, colaborou durante anos com a revista Esquire, uma das principais referências do romance de não-ficção. >> Leia mais

    Marcadores:

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 10:05:00 PM | | | Voltar


    Anúncio dos vencedores encerra Feira gaúcha

    Zero Hora - 12/11/2007
    Como já virou tradição em Porto Alegre, a 53ª Feira do Livro de Porto Alegre encerrou-se neste domingo (11/11) com o anúncio dos vencedores de mais uma edição do prêmio Fato Literário, em solenidade no Clube do Comércio. O título de vencedor da categoria voto popular, cujo prêmio era de R$ 10 mil, coube a um projeto de apenas um ano de execução, o Ler em Casa, iniciativa realizada no município de Picada Café, no qual sacolas com livros passam por diferentes ruas da cidade, de casa em casa, levando obras para serem lidas pela população. Já na votação do júri oficial, foi para o Literatura Infantil e Medicina Pediátrica, programa de contação de Histórias desenvolvido pela PUCRS no setor de pediatria do Hospital São Lucas. A personalidade eleita pelo júri oficial foi o escritor Sergio Faraco. >> Leia mais

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 10:03:00 PM | | | Voltar


    O "capitão" vende cerveja: 'MATA QUEM?'

    Ontem, minutos antes de Corinthians e Goiás, entrou Wagner Moura com a camiseta do Capitão Nascimento, no meio do bar, "peraí! pára tudo!". Questiona o "barulho". Chega cerveja e ele sorri. Da "boa" do bar, "agora, mata!". E dele, "mata quem?".
    Já a "Caros Amigos" entrevistou "o legista da ditadura", Harry Shibata, que fala a certa altura: "Você assistiu ao "Tropa de Elite"? O sistema de combater a subversão era o mesmo, era guerra do mesmo modo. Falta, na verdade, uma tropa com mais gente. Pra diminuir a criminalidade, acho que o que a "tropa de elite" fez e faz é uma solução". (Toda Mídia)

    Marcadores: , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 08:54:00 PM | | | Voltar


    Jessica e Rogéria

    SÃO PAULO - A semana foi do petróleo, mas duas fotos chamaram atenção: 1. A do travesti Rogéria seminu (ou seminua, como queiram), o que provocou o cancelamento da exposição do fotógrafo Luiz Garrido no Salão Negro da Câmara; 2. A da garota Jessica, presa com outros oito jovens da zona Sul carioca, acusados de formar uma quadrilha de "elite" de traficantes de ecstasy.
    São imagens distintas e histórias de relevância desigual, mas juntas dizem algo sobre o "zeitgeist" (o espírito do tempo) do Brasil atual.
    Invocou-se na Câmara, para censurar o retrato de Rogéria, o dever de preservar a criança e o adolescente de "tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor". Ora, aplicada a lei, a maioria dos ilustres congressistas estaria vetada para visitação, de crianças ou de marmanjos.
    A foto de Rogéria sugere uma irreverência quase "naïve", nada tem de chocante ou vexatório e exibe de modo discreto parte daqueles pêlos que, como canta Chico Buarque, só a bailarina que não tem.
    O excesso de moralismo ocupa o lugar da falta de moralidade. É o caso de parafrasear Theodor Adorno: o Congresso é permissivo no trato da verba pública e pudico com os costumes; o contrário seria melhor.
    O estatuto do adolescente não vale mais para Jessica, 18 anos. Todos os grandes jornais a estamparam algemada, inclusive a Folha. "A bela do tráfico", carimbou um deles.
    A mídia alimenta e satisfaz as perversões consentidas pela "sociedade do espetáculo". E, ao expor -aí sim- a garota a abusos de tratamento violento e desumano, ainda ajuda a criar a ilusão de que a lei é igual para todos. Não é. Pobre ou preta, Jessica teria direito às algemas, não à foto na capa: estaria no porão, sob os cuidados de praxe da polícia. O caso e sua cobertura pela mídia são sintoma de regressão social, nunca de avanço democrático.
    A proibição de uma imagem e a hiperexposição da outra traduzem um momento do país. E vem referendar as taras conservadoras dos "homens de bem". (Fernando de Barros e Silva na FSP)

    Marcadores: , , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 08:35:00 PM | | | Voltar


    Autoridades brasileiras em peregrinação na Terra Santa

    No último dia 29 de Outubro, o Prof. Menachem Magidor, pres. da Universidade Hebraica de Jerusalém, recebeu o ex-pres. do Brasil, Fernando Henrique Cardoso, que também é Dr. Honorário da Universidade Hebraica. FHC foi a Israel para ministrar uma palestra sobre cenário político e econômico brasileiro na Universidade de Tel Aviv, acompanhado de sua mulher, Ruth Cardoso. Além das palestras, FHC teve um encontro com o pres. de Israel, Shimon Peres, com quem tomou café da manhã em Jerusalém.

    Outra personalidade brasileira, o prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, de origem árabe, também esteve em Israel entre os dias 28 e 31 de outubro, onde manteve agenda diplomática e de negócios com líderes políticos de Israel e entidades públicas e privadas para futuras parcerias bilaterais. (Osias Wurman)

    Dentre as entidades está o hospital Hadassah, em Jerusalém, que já demonstrou interesse em iniciar cooperação bilateral com a Prefeitura da Cidade de São Paulo, mais especificamente com o hospital M´Boi Mirim, que será inaugurado no próximo ano. O prefeito também foi se encontrar com o vice-chanceler da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Ahmed Sobeh. Na próxima semana será a vez do Governador de Minas Gerais, Aécio Neves, visitar a Terra Santa.

    Foto: FHC como o pres. da Universidade Hebraica e Kassab no Muro das Lamentações

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 01:54:00 PM | | | Voltar


    DELÍRIO NO MAUSOLÉU

    Foi inaugurado ontem em Ramallah o milionário mausoléu de Yasser Arafat, que custou ao pobre povo palestino a bagatela de 2 milhões de dólares. Com arquitetura moderna, revestido com pedras ao estilo de Jerusalém e painéis de vidro, o monumento tem uma característica altamente política: é cercado de água em três lados e tem trilhos imitando um caminho de uma ferrovia, partindo do tumulo. O significado destes componentes, segundo lideres da ANP-Autoridade Nacional Palestina, é mostrar o caráter temporário do tumulo. Em seu inflamado discurso de inauguração, Mahmud Abbas explicou que Arafat será transladado para “Jerusalém, a futura capital do Estado palestino, que Arafat tanto amava”. As dimensões do Mausoléu, 11metros de comprimento por 11 metros de largura , é para lembrar a data do falecimento de Arafat no ano de 2004. (Osias Wurman)

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 01:48:00 PM | | | Voltar


    Evangelho segundo O FILHO, de Norman Mailer

    "Porquanto não diria que as palavras de Marcos sejam falsas, elas contêm muito exagero. E mais ainda as de Mateus, e Lucas, e João, que me atribuíram frases que nunca proferi, descrevendo-me como amável, quando eu estava pálido de ira. (...) Portanto, farei meu próprio relato."

    A história de Jesus contada com as palavras do próprio Filho de Deus, um ser ao mesmo tempo divino e humano. Este é o Jesus que Norman Mailer desnuda em O Evangelho Segundo O Filho, lançamento da Editora Record, um romance arrojado, belo, ambicioso e, é claro, polêmico. Norman Mailer é um dos maiores escritores americanos e, também, um dos mais controvertidos. Em uma entrevista durante o lançamento do livro nos Estados Unidos, ele declarou que se sentiu à altura da ousadia de servir de canal para Jesus porque sua fama literária dotou-o de "uma ligeira compreensão do que é ser metade um homem e metade alguma outra coisa, alguma coisa maior".

    O Jesus de Mailer é um trabalhador judeu que conversa com o Criador e debate com o diabo; que foi crucificado pelos seus ensinamentos e que, três dias depois, renasceu da morte. Um homem que, ao descobrir sua sina, sente-se confuso e orgulhoso; um homem que amava os pecadores e odiava os devotados; um homem aterrorizado pela fé e que, acima de tudo, lutava contra os limites de seu poder.

    Em O Evangelho Segundo O Filho, Mailer recria, com grande força literária, as memórias de Jesus durante as horas nas quais esteve preso na cruz e os pensamentos que passavam pela sua mente quando era tentado pelo diabo. Para contar a história, Mailer vale-se do estilo narrativo bíblico e convence, mais do que qualquer escritor antes dele, de que o homem Jesus poderia ter sido exatamente assim.

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 01:40:00 PM | | | Voltar


    NORMAN MAILER Z’L

    O escritor Norman Mailer morreu em Nova Iorque, aos 84 anos de idade. Nascido em New Jersey com o nome hebraico de Nachem Malek, em 31 de janeiro de 1923, tornou-se um dos mais importantes autores de sua geração. Seu pai, Isaac Barnett, foi um imigrante sul-africano que usava bengala e caracterizava-se pela falta de sorte nos negócios. A figura dominante na família era sua mãe, Fanny Schneider, descendente de uma dinâmica família de Long Branch, onde seu pai tinha uma mercearia e era o rabino, não oficial, da cidade. Mailer foi um dos escritores mais influentes do jornalismo literário. Com dois prêmios Pulitzers na estante por reportagens ficcionalizadas, Mailer também escreveu ensaios, contos, peças de teatro e roteiros de cinema. "Os Nus e os Mortos", sobre a 2º Guerra Mundial, foi seu primeiro best-seller.

    Sua biografia tomou este rumo após a participação no exército durante a Segunda Guerra Mundial, quando deixou a carreira de engenheiro industrial para dedicar-se ao jornalismo. Autor controverso por abordar temas como a violência, sexo e famosos crimes, Norman Mailer é conhecido pelas ácidas críticas à sociedade americana. Seu trabalho também pode ser visto no cinema, com o filme "A Marca do Passado", escrito e dirigido pelo jornalista.

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 01:34:00 PM | | | Voltar

    ·······

    11 de novembro de 2007

    Lançamento: 'Sentimento de Luz', de Engjëll Koliqi, o poeta kosovar

    Verushka Jurgielewicz e o poeta dos Bálcãs são amigos de longa data o que torna a correlação  tradução baseada não só numa simples paridade de palavras, mas na descoberta da essência de sua poesia.
    Nascida em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, descendente de poloneses, estudou também Literatura e Gramática tendo concluído seu curso de Letras e imediatamente começado a trabalhar com Gramática, Revisão de Textos e Traduções. Assim, lecionou por muito tempo  depois passando a dedicar-se a Projetos de Arte. Estudou violoncelo e ópera tendo sido musicista por vários anos.
    Seu espírito artístico é que a faz captar o sentido poético de suas traduções.
    É também escritora premiada , tendo recebido o Prêmio de Mulher Literata em 2002. Sua caixa de cartas  32 Cartas envelopadas e guardadas em uma caixa como faziam nossas avós deverá vir a público ainda este ano. Para guardar e sonhar...
    Apaixonada pela Kosova e por sua luta pelo reconhecimento de independência tem participado junto a Engjëll Koliqi de várias Conferências e Palestras ajudando a mostrar ao mundo esse povo forte e corajoso, que não se deixa abater e que confia no sol da liberdade.
    Esse profundo desejo de efetivamente fazer alguma coisa por esse país é que a faz elevar a voz no seu discurso de resgate da identidade do povo kosovar.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2007 09:47:00 PM | | | Voltar


    Pedro Almodóvar no European Film Festival

    Ontem, fui assistir a palestra de Pedro Almodovar, no auditório do Casino do Estoril, no European Film Festival. Foi um encontro com um autêntico showman, com humor, presença marcante e espontaneidade, falando em espanhol, sem tradução, Almodovar conduziu a plateia portuguesa, jovem na sua maioria, deixando todos muito a vontade para fazer perguntas com intimidade e descontração.
    Pedro Almodovar, que veio ao Estoril acompanhar a retrospectiva do seu trabalho e receber um premio especial do European Film Festival, aproveitou a sua estadia em Portugal para também ter esse encontro com seu público.
    Como ele estava muito solto, as perguntas vieram de todo o lado, ele disse que não falaria de seu novo filme que será rodado em Janeiro, devido aos problemas de direitos autorais, disse ter enfrentado problemas com o nome do filme “Volver”, pois alguém depois dele ter contado sobre o filme, registrou o nome e lhe causou problemas.
    Pediram para que ele falasse sobre seus filmes e Almodovar disse:«É muito difícil falar de cada um dos meus filmes. Cada um é uma etapa da minha vida. Não tenho um favorito mas assumo toda a minha trajetória». [Vera Barbosa]

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2007 09:31:00 PM | | | Voltar


    GEORGE CLOONEY, em entrevista, manifesta contra o genocídio em Danfur

    "As pessoas olham para nós, americanos, como se fôssemos brutos. E é verdade. Mas somos inteligentes o suficiente para corrigir os erros". (George Clooney)

    George Clooney é um caso especial entre as celebridades de Hollywood. O astro de 46 anos do recém-lançado "Michael Clayton" (que chega ao Brasil em 30 de novembro) e diretor do ainda inédito "Leatherheads", comédia de época sobre o futebol americano, diz que teria preferido trabalhar nos anos 70, quando as posições políticas dos atores precediam suas carreiras.
    Clooney pode não viver nessa era, mas sua influência, tanto artística quanto política, é inegável. O advogado que ele representa em "Michael Clayton" -um agente que combate uma multinacional que atua por métodos escusos- ilustra bem suas paixões políticas.
    O astro de "Syriana" e "Onze Homens e um Segredo" optou por criticar o presidente George W. Bush e a guerra no Iraque e manifestar-se contra o genocídio em Darfur. "Sou inspirado pela urgência e importância e não quero me proteger -isso seria o pior de tudo", afirma. Leia entrevista na Folha de São Paulo, só para assinantes.

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2007 09:16:00 PM | | | Voltar


    O judeu é mais inteligente?, por Gilberto Dimenstein

    Em entrevista à Folha de São Paulo, o cientista político norte-americano Charles Murray disse que a genética seria uma das explicações para a suposta inteligência superior dos judeus. Será?

    Na condição de judeu, não acredito nessa influência genética. Não é só porque, para mim, superioridade genética e barbárie se confundem na história. Mas, como alguém que trabalha com educação, acredito que exista uma cultura específica que ajude na projeção de um povo que, apesar de ter apenas 12 milhões de pessoas, tem 25% dos ganhadores do “Prêmio Nobel”.

    O que existe entre judeus (e não só entre eles) é uma reverência obsessiva pelo conhecimento, que vem de gerações. É o chamado “Povo do livro”. O rabino, a pessoa mais importante da comunidade religiosa, não tem força por ser um intermediário com Deus, mas por ser um intérprete das leis, ou seja, um intelectual. Livros sagrados são feitos de perguntas.

    O ritual iniciatório do judeu não é matar um guerreiro ou passar por privações. Mas é ler um livro (a Torá). Ou seja, se quiser virar adulto terá de saber ler em pelo menos uma língua. O analfabetismo sempre foi muito baixo entre os judeus, o que assegurou uma rede de escolas.

    A educação não é vista como uma responsabilidade apenas da escola. Mas, em primeiro lugar, da família e, depois, da comunidade. Educa-se em casa, na sinagoga e também na escola. Aprende-se, portanto, todo o tempo e em todos os lugares.

    Como o judeu é o povo por mais tempo perseguido da história da humanidade, desenvolveu-se a sensação do desafio permanente. Isso se traduz na idéia de que o estudo é a melhor defesa - e também a coisa mais segura para ser carregada [Tenho esta certeza].

    Nessa junção dos capitais humano e social, tem-se a receita não do desempenho intelectual de um povo, mas da força divina da educação, replicável por qualquer agrupamento humano. [Publicado na Folha de São Paulo]

    Gilberto Dimenstein membro do Conselho Editorial da
    Folha de São Paulo e criador da ONG “Cidade Escola Aprendiz”

    Marcadores: , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2007 08:23:00 PM | | | Voltar


    Dupla Personalidade para um Roteiro, de Felipe Moreno

    Livro que explica e cria a metodologia da “dupla personalidade para um roteiro”—montagem da personalidade do personagem e da personalidade da ficção-  demonstrando-a através da elaboração de um roteiro completo de telefilme. A obra também inclui técnicas de criação de estórias para  cinema,  infantil, telenovela, jornalístico e publicidade. Também fala dos tipos de personalidade para a criação de personagens bem estruturados.

    Autor: Felipe  Moreno  é  pesquisador  atuante  da  área  de  comunicação  artística.  Vem  estudando  literatura, dramaturgia,  roteiro  e  psicanálise  fazendo  desses  conhecimentos suas fontes para escrever e lecionar criatividade e escrita dramática e  narrativa.   Estudou  roteiros  de  televisão  e  cinema,  respectivamente,  com  Doc  Comparato  (SBT) e Syd Field  (MIS) e dramaturgia com  Murilo  Dias  César  (Instituto  Hebraico  de  TV).  Participou  ainda  de  cursos  de literatura  com  autores  brasileiros  renomados  como  Caio  Fernando  Abreu,  Marçal Aquino, Lourenço Diaféria e Renato Modernell. Além disso, estudou engenharia e  análise  do  caráter.  Foi  também funcionário  da  carreira  administrativa  do Banco do Brasil.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2007 08:03:00 PM | | | Voltar


    Na Livraria El Ateneo, BsAs, Argentina

    Henrique, da VerdesTrigos, na Livraria El Ateneo, Avenida Santa fé, Buenos Aires.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2007 07:44:00 PM | | | Voltar


    'MEU VELHO CENTRO', histórias do coração de São Paulo

    O jornalista Heródoto Barbeiro nasceu, cresceu e ainda hoje vive no Centro de São Paulo. As características e as mudanças pelas quais passaram esse lugar agitado são contadas com emoção em 'Meu velho Centro', que mescla a história da cidade com a vida do autor. Neste livro, Heródoto conta da fundação de São Paulo por jesuítas perto da praça da Sé, ao renascimento do autor que, criança, sobreviveu a um atropelamento de bonde. Das transformações com o ciclo do café, as indústrias e levas de imigrantes, que fizeram da província uma metrópole, às suas aventuras de garoto com carrinhos de rolimã. As manifestações políticas na Sé, o carnaval paulistano, a convivência de japoneses, afro-descendentes, italianos, nordestinos e das 'polacas' que fizeram a diversidade de São Paulo. O livro traz ainda curiosidades do presente, como as missas em italiano e espanhol rezadas na igreja Nossa Senhora da Paz. E do passado, como o parque de diversões Shangai, campos de várzea, cinemas e mesmo rios que desapareceram, enterrados pelo crescimento desenfreado da cidade. Tudo ilustrado com fotos pessoais de Heródoto Barbeiro, e imagens do atual centro de São Paulo, do fotógrafo Ricardo Hara. O lado íntimo e humano de São Paulo, tão esquecidos e negligenciados, são o grande charme e mérito de 'Meu velho Centro'. O livro promove um reencontro dos paulistanos com sua identidade. Conheçamos o Centro, convida-nos Heródoto Barbeiro, e talvez descubramos que ele está mais vivo do que nunca.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2007 01:03:00 PM | | | Voltar


    Hoje, 11/11/2007, Verdes Trigos completa nove anos.

    "VerdesTrigos foi criada em 11/11/1998, numa noite de rara inspiração. Queria naquela época escrever um livro on line. Naquele tempo não havia ainda os blógues, mas eu imaginava escrever um livro com a participação do leitor, uma inusitada experiência que, tempos depois, Mário Prata realizou. Penso que o processo de criação é algo solitário, sem dar muita explicação, e o que eu pretendia fazer on line era escancarar o processo criativo. Gosto de estudar o processo criativo dos grandes autores, como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos ou Machado de Assis, com todos os seus rabiscos, cortes, correções, trocas de títulos ou subtítulos.

    Pretendia, então, também fazê-lo, mas em tempo real, onde os internautas pudessem acompanhar a criação e nela interferir através de comentários, críticas ou sugestões. Surgia, então, um embrião dos propagados blógues. Logo, no inicio, além de escrever o livro propriamente dito, comecei a comentar os livros e artigos que lia e que davam fundamentação ou serviam de inspiração ao livro. Muito interessante, todavia, o processo criativo ficou totalmente obsceno, escancarado. Preferi continuar o livro na solidão do quarto, na sua penumbra. Entretanto, dei seguimento à publicação de resenhas e ensaios literários.

    Assim nasceu Verdes Trigos. Mais do que uma atitude, Verdes Trigos é também uma idéia e um conceito filosófico, onde procuro cultivar a esperança num mundo melhor, que se passa pela leitura, pelo estudo e pela dedicação a estes bens imateriais que produzimos e consumimos". (Henrique Chagas)

    [NOTA] "Agradeço de coração todos os que nestes 09 anos nos acompanham, nos ajudam e não nos deixam desanimar. Os emails recebidos, com mensagens de estímulo e apoio, as críticas e comentários construtivos, nos estimulam a continuar sempre. Meu abraço especial aos fiéis colaboradores, aos amigos que nos ajudam com textos, notas, scripts de programação, layout, design, css e imagens photoshopadas. Por tudo e a todos, meus sinceros agradecimentos. Em especialíssimo, meus agradecimentos àquela que me compreende e me divide com o VerdesTrigos. Alessandra, desde o ínicio, me apoia e me ajuda, e à ela minha gratidão".

    UPGRADE => "Meus agradecimentos especiais a todos que nesta data me felicitam pelo VerdesTrigos, que hoje completa nove anos. Nenhuma palavra exprimirá o que meu coração sente: alegria, felicidade e satisfação por ver a marca consolidada, ao mesmo tempo, maior é a responsabilidade que se adquire. Obrigado a todos" Henrique Chagas.

    Profile no Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=317681696728390331

    Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=81556

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2007 12:19:00 PM | | | Voltar


    Terças Poéticas em Belo Horizonte/MG

    O projeto de leitura, vivência e memória coletiva de poesia Terças Poéticas - realização pública da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, parceria entre o Suplemento Literário de Minas Gerais, Fundação Clóvis Salgado, apoios culturais Rádio Inconfidência, Rede Minas de Televisão, poetas, artistas e escritores de Minas Gerais e do Brasil -, apresenta na próxima terça-feira, 13 de novembro de 2007, às 18h30, nos jardins internos do Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG, entrada franca, a poeta Guiomar de Grammont, e homenagem a Carlos Drummond de Andrade, na voz de Rosa Helena e violão de Philippe Lobo.

    O projeto Terças Poéticas receberá em novembro de 2007, dia 20: poetas Anelito de Oliveira e Aníbal Freire, e homenagem a Amílcar de Castro; e dia 27: poeta Nicolas Behr, e homenagem Mário Quintana.

    Marcadores:

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/11/2007 11:59:00 AM | | | Voltar

    ·······