RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

14 de dezembro de 2008

Prêmio Heinrich-Heine de Literatura: Amos Oz

O israelense Amos Oz recebeu ontem (dia 13 de dezembro) o “Prêmio Heinrich-Heine de Literatura” por sua “criatividade literária, sensibilidade política e compromisso humano”. A homenagem, concedida anualmente pela cidade alemã de Düsseldorf, distribui 50 mil euros ao vencedor. Em seu discurso de agradecimento, o escritor destacou a contribuição de judeus "universais", como Heine, Franz Kafka e Albert Einstein, para que a Europa tenha aprendido a exercer a tolerância, a autocrítica e o "relativismo". Ele também destacou o "legado europeu", que teria transformado Israel em uma sociedade moderna, e os valores de tolerância, racionalidade e pragmatismo, os "únicos" com os quais "poderia ser resolvido o conflito entre judeus e árabes", um conflito, acrescentou Oz, que "mantem com vida fanáticos de ambos os lados".

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2008 12:39:00 PM | | | Voltar

·······

8 de dezembro de 2008

Rodrigo Capella sorteia livros

O escritor e poeta Rodrigo Capella está sorteando livros em seu novo site. Para concorrer, basta acessar: http://www.rodrigocapella.com.br/brindes.html Toda semana serão sorteados dez ganhadores. Capella é autor de vários livros, entre eles “Rir ou chorar”, que desvenda os bastidores do cinema; e “Transroca, o navio proibido”, que está sendo adpatado para o cinema pelo diretor Ricardo Zimmer.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/08/2008 10:50:00 PM | | | Voltar


Prêmio São Paulo de Literatura consagra Cristovão Tezza

Cristovão Tezza e Tatiana Levy foram os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura. Tezza, cujo O Filho Eterno  já lhe rendera os prêmios Jabuti e Portugal Telecom, ganhou na categoria Melhor Livro do Ano. Desta vez, O Filho Eterno  concorreu com Antonio , de Beatriz Bracher, O sol se põe em São Paulo, de Bernardo Carvalho, A muralha de Adriano, de Menalton Braff, e A copista de Kafka, de Wilson Bueno. Tatiana, autora de A chave de casa, ficou com o prêmio de Melhor Livro do Ano – Autor Estreante, superando Lugares que não conheço, pessoas que nunca vi, de Cecilia Giannetti, Desamores, de Eduardo Baszczyn, Estado Vegetativo , de Tiago Novaes, e Casa entre vértebras, de Wesley Peres.  

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/08/2008 07:19:00 PM | | | Voltar


Mauro Wainstock é homenageado com a "Moção de Louvor-Embaixador da Paz no Mundo"

O jornalista Mauro Wainstock, diretor do Jornal ALEF (www.jornalalef.com.br), da comunidade judaica, foi homenageado com a "Moção de Louvor-Embaixador da Paz no Mundo" durante sessão solene ocorrida no plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Criado há quase de 15 anos, o Jornal ALEF , direcionado aos leitores interessados em notícias sobre o mundo judaico e sobre o Estado de Israel, possui uma versão impressa, que alcança leitores em 13 estados do Brasil e em 14 países, e uma versão virtual, disponível no site www.jornalalef.com.br e enviada, em forma de newsletter eletrônica, 3 vezes por semana para 28.000 assinantes no Brasil e no exterior já tendo, inclusive, superado as 1.200 edições produzidas.

O Jornal ALEF vem colecionando prêmios dentro e fora da comunidade judaica e é, de acordo com manifestação expressa da ONU, “fonte de referência séria para veículos nacionais e internacionais”. Entre eles está o francês Le Monde, com mais de 2 milhões de leitores/dia, que frequentemente reproduz reportagens publicadas no Jornal ALEF.

PARABÉNS ao Jornal ALEF, ao jornalista Mauro Wainstock, que, incansável, diariamente bem informa a comunidade judaica e a sociedade brasileira. Parabéns pelo merecido reconhecimento da Câmara Legislativa do Distrito Federal ao seu trabalho. Nosso respeito e admiração. (Henrique Chagas).

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/08/2008 05:14:00 PM | | | Voltar

·······

25 de novembro de 2008

Entrega do Prêmio São Paulo de Literatura

Premiação é de 400 mil reais, maior valor para obras de ficção brasileira. Além do Melhor Livro , será eleito pelo júri o Melhor Livro Estreante . O valor é de 200 mil reais para cada categoria. Resultado será divulgado no Museu da Língua Portuguesa no dia 1º de dezembro.

Dia 1º de Dezembro, serão anunciados os dois vencedores agraciados com prêmios no valor de 200 mil reais cada. As categorias são: Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante. O objetivo do Prêmio São Paulo de Literatura é estimular a prática da leitura e a produção literária no Brasil.

Criado em 2008 pela Secretaria de Estado da Cultura, através da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural, o Prêmio São Paulo de Literatura chega ao final de sua primeira edição. Foram inscritos 146 romances de 55 editoras e 19 autores independentes. Dos quais 10 títulos foram selecionados para a fase final:

Finalistas do Prêmio São Paulo de Melhor Livro do Ano:

Antonio  – Beatriz Bracher – Editora 34

O sol se põe em São Paulo  – Bernardo Carvalho – Editora Companhia das Letras

O filho eterno  – Cristovão Tezza – Editora Record

A muralha de Adriano  – Menalton Braff – Editora Bertrand Brasil

A copista de Kafka  – Wilson Bueno – Editora Planeta

Finalistas do Prêmio São Paulo de Melhor Livro - Autor Estreante:

Lugares que não conheço pessoas que nunca vi  – Cecilia Giannetti - Editora Agir 

Desamores  – Eduardo Baszczyn – Editora 7 Letras

A chave da casa  – Tatiana Salem Levy – Editora Record

Estado vegetativo  – Tiago Novaes – Editora Callis

Casa entre vértebras  – Wesley Peres – Editora Record.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/25/2008 09:27:00 PM | | | Voltar

·······

7 de novembro de 2008

Fundação Logosófica divulga vencedores de Concurso Literário

A Fundação Logosófica promoveu um concurso literário com o tema: "A arte de ensinar e a arte de aprender". Os trabalhos foram avaliados em duas categorias: educadores e estudantes universitários.

"Resultado do Concurso Literário "A arte de ensinar e a arte de aprender":

Na categoria Universitários:

O Caminhante Rômulo Monteiro Gimenes "A Tocha e a Luminária" Vila Velha / ES
Zélia Gattai Débora Viana Guimarães "Ensinar e aprender: em busca de uma solução que estimule o progresso da humanidade" Sete Lagoas / MG
Sapientia Allana Mátar de Figueiredo "A pedagogia da superação: a importância da valorização do ensino e aprendizagem efetivos na formação integral do ser humano" Belo Horizonte / MG

Na categoria Educadores:
Patinho Feio Emmanuel Nazareno Costa Lima "A verdadeira essência da vida" Pirapora / MG
Logos Angélica Alves Ruchkys "O saber logosófico: um ensinar-viver-aprender" Belo Horizonte / MG
Sophia Souza Marilsa Aparecida Alberto Assis Souza "Ensinar, aprender e transformar" Uberaba / MG

A relação completa dos vencedores do concurso literário pode ser encontrada neste link

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2008 01:38:00 PM | | | Voltar


Prêmio Cunhambebe de literatura estrangeira 2008

clip_image001[4]Até o momento, não havia no Brasil nenhum prêmio que contemplasse os melhores livros estrangeiros. Eis um grande paradoxo no país da literatura “antropofágica”. Com efeito, da mesma forma que os índios canibais consideravam que devorar alguém – de preferência de outra tribo – lhes permitia incorporar suas qualidades, a cultura brasileira, na definição de Oswald de Andrade, se nutre das influências externas, apropriando-se de seus elementos essenciais. Por esse motivo, resolve-se homenagear Cunhambebe, o poderoso chefe tupinambá, considerado o maior canibal de que se tem notícia no Brasil. Contemporâneo do início da colonização européia, ele deve ter vislumbrado na chegada desses estrangeiros não uma ameaça mas sim uma oportunidade inesperada de experimentar novos “sabores”. Sendo assim, de acordo com a “filosofia” antropofágica, procurou aproveitar o melhor do outro! 
Inscrições até 31 de dezembro de 2008.
Mais informações acesse o site ou escreva para: Stéphane Chao: curadoria@premiocunhambebe.org

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/07/2008 01:25:00 PM | | | Voltar

·······

30 de outubro de 2008

Raquel Robles ganha prêmio Clarín Literatura

Perder”, da argentina Raquel Robles, ganhou o Prêmio Clarín de Romance, organizado pelo grupo jornalístico de mesmo nome. “A obra narra com grande delicadeza o processo de dor de uma mãe que perdeu seu filho de cinco anos num acidente de carro”, disse o júri, que incluiu José Saramago.

O prêmio de quase US$ 30 mil foi entregue anteontem em Buenos Aires.

Al recibir el premio, Raquel lo dedicó a sus hijos, a su ex-compañero, a sus lectores y“por todos aquellos que perdimos, por todos los que encontramos” en clara alusión a los jóvenes apropiados que van recuperando su identidad gracias a la lucha de Abuelas de Plaza de Mayo e H.I.J.O.S. entre otras organizaciones.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2008 10:30:00 PM | | | Voltar


2008, o ano d´O Filho eterno, de Cristóvão Tezza

Cristóvão Tezza sempre associou o ato de escrever como uma forma de dar sentido à realidade. Sua trajetória literária começou muito cedo, quando ainda era adolescente, mas foi-lhe fundamental uma visão mais distanciada do país, sob jugo militar, quando viveu em Portugal logo após a Revolução dos Cravos. Ficcionista e professor universitário no Paraná, já publicou 13 títulos. O romance O filho eterno, onde a matéria biográfica é superiormente apreendida pelo ficcional, já foi traduzido para o italiano e estão no prelo as edições portuguesa, francesa e espanhola. A história começa na sala de espera, entre um cigarro e outro, quando o protagonista está prestes a ter seu primeiro filho. Enquanto ainda tenta se acostumar com a novidade, descobre que seria pai de uma criança com síndrome de Down. O autor expõe nessa obra as dificuldades e as saborosas vitórias de criar um filho com síndrome de Down. Aproveita as questões que apareceram pelo caminho nestes 26 anos de seu filho Felipe para reordenar sua própria vida.

           Cristóvão Tezza nasceu Santa Catarina, em 1952, mas vive em Curitiba. Considerado um dos mais importantes autores da literatura brasileira contemporânea, com mais de uma dezena de livros publicados, leciona na UFPR (Universidade Federal do Paraná).  É autor de Trapo, O fantasma da infância, Aventuras provisórias, Breve espaço entre cor e sombra  e O fotógrafo.

CRISTOVÃO TEZZA também venceu o Prêmio Jabuti 2008.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2008 08:40:00 PM | | | Voltar


CRISTÓVÃO TEZZA FOI O GRANDE VENCEDOR DO PRÊMIO PORTUGAL TELECOM

O autor catarinense Cristóvão Tezza foi o grande vencedor da noite de ontem (29/10) ao vencer o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2008, com o livro "O filho eterno". Dividiram a segunda colocação o escritor português António Lobo Antunes com a obra por "Eu hei de amar uma pedra" e a brasileira  Beatriz Bracher, com a obra "Antônio". Em terceiro lugar ficou o autor carioca Bernardo Carvalho, com o livro "O sol se põe em São Paulo". Os vencedores do Prêmio Portugal Telecom 2008 receberam R$100 mil, R$ 35 mil e R$ 15 mil reais, 1o, 2o e 3o colocados respectivamente, além de um troféu.

"É o livro mais marcante de minha vida, um livro que mostra maturidade e foi, sem dúvida, a obra mais difícil que eu já produzi",  afirmou Cristóvão Tezza ao comemorar a indicação como vencedor do prêmio de Literatura da Portugal Telecom.

Na noite desta quarta-feira, 29 de outubro, a Portugal Telecom reuniu na Casa Fasano, em São Paulo, cerca de 500 convidados para a entrega do prêmio. O espaço foi palco para que a convidada especial da noite, a atriz Fernanda Montenegro, surpreendesse ao abrir o evento com leituras emocionadas de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector.

Antes do anúncio, porém, foram chamados ao palco o presidente da Portugal Telecom Brasil, Shakhaf Wine, e o presidente mundial do Grupo Portugal Telecom, Zeinal Bava, e também o ministro da Cultura de Portugal, José Antonio Pinto Ribeiro, além do representante do ministro da cultura no Brasil, Juca de Oliveira, o secretário da Identidade e Diversidade Cultural, Sérgio Mamberti.

O presidente da Portugal Telecom Brasil, Shakaf Wine, agradeceu a integridade e seriedade de todos que trabalham na concretização do prêmio e reforçou que, para competir em igualdade no mercado, os países falantes da língua portuguesa necessitam se tornar países de leitores.

Já Zeinal Bava, presidente internacional da Portugal Telecom, revelou sua visão sobre aspectos da economia e da cultura que, para ele, apesar de serem vistas como "corpos estranhos" se encontram e se complementam.

Bava levantou ainda a seguinte questão: "Como preparamos então as nossas mentes, a dos nossos filhos e netos para estes tempos que vivemos? Só conheço uma resposta: a aposta na educação. É aqui que tudo começa, é daqui que tudo nasce. Vivemos hoje numa sociedade mais ligada, mais global e mais vibrante. Um conjunto alargado de mudanças conduz, de forma natural, a um novo olhar sobre a aprendizagem e a formação. ", assinalou o presidente da Portugal Telecom.

Finalizando os agradecimentos, o Ministro da Cultura de Portugal, José Antônio Ribeiro, elevou o trabalho dos escritores ao concluir que é a leitura a responsável por "nos tirar do sítio do tempo e do espaço", e que, portanto, é libertado.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2008 08:35:00 PM | | | Voltar

·······

29 de outubro de 2008

Vencedores serão conhecidos nesta quarta-feira

Publishnews - 29/10/2008 - por Redação

Os escritores António Lobo Antunes, de Eu hei-de amar uma pedra (Objetiva) – Portugal, Beatriz Bracher, autora de Antonio (Editora 34) – Brasil, Bernardo Carvalho, de O sol se põe em São Paulo (Companhia das Letras) – Brasil, Cristovão Tezza, de O filho eterno (Record ) – Brasil, Julián Fuks, de Histórias da literatura e cegueira (Record) – Brasil, Marília Garcia, de 20 poemas para o seu walkman (Cosac Naif /7 letras) – Brasil, Nicolas Behr, de Laranja seleta (Língua Geral) – Brasil, Raimundo Carrero, de O amor não tem bons sentimentos (Iluminuras) – Brasil, Ondjaki, de Os da minha rua (Língua Geral) – Angola e Paulo Henriques Britto, de Tarde (Companhia das Letras) – Brasil, são os 10 finalistas da 6º edição do Prêmio Portugal Telecom que terá sua solenidade de entrega nesta quarta-feira, dia 29, em São Paulo. Os dez títulos foram apontados como os melhores de língua portuguesa editados no Brasil em 2007 e foram escolhidos entre 398 livros inscritos por suas editoras para concorrer. Os vencedores serão apresentados pelo presidente do Grupo Portugal Telecom, Zeinal Bava e pelo presidente da Portugal Telecom Brasil, Shakhaf Wine, e receberão premiação de R$ 100 mil, R$ 35 mil e R$ 15 mil.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/29/2008 01:59:00 PM | | | Voltar

·······

16 de outubro de 2008

Jornalista brasileiro vence Prêmio Leya

Depois de reunir nos dias 13 e 14 de Outubro, em Lisboa, para apreciar as oito obras finalistas, o Júri do Prêmio Leya deliberou conceder a primeira edição do Prêmio Leya ao romance O RASTRO DO JAGUAR, de Murilo António de Carvalho, jornalista e realizador brasileiro.

SOBRE O AUTOR DO ROMANCE VENCEDOR
MURILO ANTÓNIO DE CARVALHO é natural de Carvalhópolis, Minas Gerais, Brasil. Tem 60 anos e é jornalista. Mais recentemente tem-se dedicado à realização de documentários televisivos na área ambiental. No momento em que foi informado do Prêmio Leya encontrava-se na Amazônia a gravar um documentário.
Jornalista, escritor, repórter e realizador de TV, Murilo é o repórter responsável pela realização do programa “Siga Bem Caminhoneiro”, que vai para o ar semanalmente no canal SBT, em rede nacional, há 15 anos no ar. É, igualmente, responsável pelo programa Rádio Caminhoneiro, com Sérgio Reis, transmitido por uma rede de 190 emissoras no Brasil, há 16 anos. É, também, autor do programa Rádio Atitude, com Ana Maria Braga e Louro José.
Foi redator e criador de roteiros de anúncios publicitários para a empresa McCann-Ericson Publicidade, em São Paulo, tendo igualmente sido repórter especial do jornal Movimento, responsável pela secção Cenas Brasileiras, 1975/1980, e editor de Agropecuária da Folha de São Paulo, de 1981 a 1983.
Nos anos 80 foi Diretor dos Programas Agrojornal e Diário Rural, na TV Bandeirantes, em rede nacional de 1986-2004. Foi também Consultor da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e Editor executivo das publicações rurais e de agroecologia da Editora Abril.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2008 11:02:00 PM | | | Voltar


Finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2008

Prêmio São Paulo de Melhor Livro do Ano de 2007
Antonio - Beatriz Bracher - Editora 34
A copista de Kafka - Wilson Bueno - Editora Planeta
O filho eterno - Cristóvão Tezza - Editora Record
A Muralha de Adriano - Menalton Braff - Editora Bertrand Brasil
O sol se põe em São Paulo - Bernardo Carvalho - Editora Companhia das Letras

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2008 10:34:00 PM | | | Voltar

·······

15 de outubro de 2008

Anunciados finalistas do Prêmio SP de Literatura 2008

Publishnews - 15/10/2008 - por Ricardo Costa
Foram apresentados no final desta tarde (15/10), em cerimônia conduzida por André Sturm, diretor executivo do Prêmio, os finalistas da primeira edição do Prêmio São Paulo de Literatura, que contemplará com R$ 200 mil o vencedor de cada categoria – Melhor ficção de 2007 e Melhor Ficção de autor estreante de 2007. Em discurso, o secretário da Cultura, João Sayad, enfatizou que “a idéia deste prêmio é vender livros. Queremos colocar os livros nos jornais, na mídia; fazer o livro conhecido e impulsionar sua venda.” “O prêmio foi inspirado no Man Booker Prize”, completou o secretário. Prêmio este que anunciou seu vencedor na noite de ontem (14/10), em Londres. Embora inicialmente tenha sido divulgado que seriam selecionados dez finalistas em cada categoria, o juri decidiu unanimemente que cinco finalistas para cada categoria seria uma melhor opção. Conheça os finalistas e faça suas apostas – ou fique na torcida.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 10:30:00 PM | | | Voltar

·······

14 de outubro de 2008

Murilo Antônio Carvalho ganha Prêmio Leya de Literatura

da Efe, em Lisboa
O escritor brasileiro Murilo Antônio Carvalho venceu hoje a primeira edição do Prêmio Leya com o romance "O Rasto do Jaguar".

O anuncio foi feito pelo presidente do júri, o poeta Manuel Alegre. O prêmio Leya é de 100 mil euros (cerca de R$ 292 mil) e foi criado pela editora de mesmo nome com o objetivo de "apoiar os autores que escrevem em português e contribuir para sua maior difusão nos países lusófonos e no mundo todo", diz o regulamento.

O prêmio foi outorgado por um júri internacional, do qual participaram o escritor angolano Pepetela, o reitor da Universidade Politécnica de Maputo (Moçambique), Lourenço do Rosário; o escritor e jornalista brasileiro Carlos Heitor Cony, e Rita Chaves, crítica literária e professora da Universidade São Paulo (USP).

O júri examinou 422 candidaturas de autores de diferentes países. O Grupo Leya reúne atualmente 11 editoras portuguesas, entre elas Asa, Caminho, Dom Quixote e Escritório do Livro.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2008 08:55:00 PM | | | Voltar

·······

10 de outubro de 2008

J. M. G. LE CLÉZIO É PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA 2008

Ganhador do mais cobiçado prêmio literário mundial, o francês Le Clézio é autor de O africano, editado pela Cosac Naify.

Le Clézio é o primeiro francês a ganhar o Nobel após 23 anos

"Um escritor da ruptura, da aventura poética e do êxtase sensual, explorador de uma humanidade além e acima da civilização dominante" foram as palavras usadas pela Academia sueca para anunciar o Prêmio Nobel de Literatura, o mais respeitável do mundo, para Jean-Marie Gustave Le Clézio, autor de O africano, lançado pela Cosac Naify em 2007. "A ênfase no trabalho de Le Clézio tem se movido, de forma crescente, na direção da exploração do mundo infantil e sua própria história familiar", escreveu a Academia.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 08:41:00 PM | | | Voltar


E o Nobel vai para Le Clézio

Estado de São Paulo - 10/10/2008 - por Ubiratan Brasil
O tom político voltou a nortear o prêmio Nobel de literatura deste ano, anunciado nesta quinta-feira na Suécia - se não veio com a pesada carga que marcou a eleição do turco Orhan Pamuk em 2006, a escolha do francês Jean-Marie Gustave Le Clézio, de 68 anos, não escondeu um viés anti-segregacionista da Academia Sueca, que justificou a decisão por ser Le Clézio um "escritor da ruptura, da aventura poética e do êxtase sensual, explorador de um humanismo que está além da sociedade dominante". Ele estava em Paris, quando foi comunicado da vitória. O telefonema, aliás, dos membros da Academia Sueca foi atendido por sua mulher, pois Le Clézio estava lendo e escrevendo. De fato, os personagens de Le Clézio vivem em meio a preconceitos e intolerâncias, buscando espaço em mundo em que a globalização não é usufruída por todos. Tal opção faz jus à sua própria história - descendente de uma família da Bretanha que emigrou para a Ilha Maurício, no Oceano Índico, no século 19, Le Clézio nasceu em Nice, na França, em abril de 1940, mas viveu em diversos lugares, sempre atrás dos pais.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 08:16:00 PM | | | Voltar


Feira de Frankfurt – Vencedor do Prêmio Leya 2008

Consulte aqui o regulamento do Prémio LEYA 2008O vencedor da 1ª edição do Prêmio Leya, no valor de 100 mil euros – melhor romance inédito escrito em língua portuguesa - será apresentado internacionalmente no dia 15 de outubro na Feira do Livro de Frankfurt 2008.

O Júri encontra-se na fase final da sua análise às obras selecionadas dentre as 422 recebidas pela Leya. Estando marcadas, para os dias 13 e 14 de outubro, em Lisboa, as reuniões que culminarão com a decisão final.

Para o final do dia seguinte, 15 de Outubro, está marcada a apresentação internacional do vencedor, numa recepção no stand do grupo Leya, na Feira do Livro de Frankfurt. O júri também poderá atribuir mais dois prêmios, na categoria finalistas, no valor de 25 mil euros cada, caso a qualidade das obras assim o determine.

Membros do Júri:

Presidindo o júri, o escritor e poeta português Manuel Alegre (vencedor do Prêmio Pessoa 1999). O corpo de jurados é diversificado e inclui representantes de vários países da comunidade lusófona. Fazem parte dele: o escritor português Nuno Júdice, o professor de Letras da Universidade de Coimbra José Carlos Seabra Pereira, o escritor angolano Pepetela (Prêmio Camões 1997), o catedrático moçambicano Lourenço Rosário, o romancista brasileiro Carlos Heitor Cony e a crítica literária Rita Chaves, professora da USP, especialista em literaturas em língua portuguesa e pesquisadora da Universidade Cândido Mendes.

Mais informações sobre o Prêmio Leya:

No site www.leya.com está o regulamento do prêmio promovido pela Leya, empresa holding portuguesa que integra editoras como: a Texto Editores, a Caminho, a Nzila (Angola) ou a Ndjira (Moçambique). O Prêmio Leya reflete a aposta da Leya na promoção da literatura escrita em português. Por isso, é aberto a todos os escritores, independentemente da sua nacionalidade, que apresentaram obras inéditas, gênero romance, escritas em língua portuguesa. A Leya determinou que o júri avaliasse as obras por meio de "prova cega" – sem o conhecimento da identidade dos autores. As candidaturas chegaram do Brasil, dos vários países lusófonos e também de outros pontos do mundo. As obras premiadas serão publicadas pela Leya ou por uma ou várias editoras do grupo, e distribuídas em todos os países de língua portuguesa.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 08:03:00 PM | | | Voltar


Le Clézio, Prêmio Nobel de Literatura 2008

De J.M.G. Le Clézio só li, há muitos anos, Diego & Frida. Tenho uma memória difusa do livro mas sei que não me impressionou especialmente. Entre o rigor biográfico (apoiado em longas transcrições dos diários de Kahlo, da autobiografia de Rivera, de cartas e outros documentos) e a evocação fascinada do amor que uniu e atormentou dois artistas excepcionais, havia pouco espaço para a literatura, embora recorde duas ou três passagens memoráveis.

No universo dos escritores franceses vivos, as minhas preferências vão mais para Pascal Quignard, Olivier Rolin ou Jean Echenoz. Ainda assim, como francófilo assumido, fico bastante satisfeito com a atribuição do Nobel a Le Clézio, porque ele pode sinalizar um regresso da França ao primeiro plano da cultura à escala global.

É bom não esquecer que há menos de um ano (Novembro de 2007), a revistaTime fazia capa com a manchete «The Death of French Culture». Felizmente, parece que a notícia dessa morte foi ligeiramente exagerada.

José Mário Silva - Bibliotecário de Babel

Publicado no blog Bibliotecário de Babel e ardotempo

Le Clézio nasceu em Nice, em 1940, sendo autor de mais de três dezenas de livros. Viveu nas Ilhas Maurícias, de onde mantém o passaporte, e que lhe sugeriram o cenário para o romance O Caçador de Tesouros.

«Je veux écrire une autre parole qui ne maudisse pas, qui n’exècre pas, qui ne vicie pas, qui ne propague pas la maladie.» Prémio Nobel da Literatura de 2008.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 03:00:00 PM | | | Voltar

·······

6 de outubro de 2008

Prêmio Nobel será divulgado nessa semana

O Prêmio Nobel de Literatura será divulgado na quinta-feira, dia 9, às 18h de Brasília. Há grandes especulações sobre o nome que será escolhido, porém a Academia Sueca continua deliberando a portas fechadas. Os principais autores citados como eventuais premiados são Jean-Marie Le Clézio (França), Amos Oz (Israel) e Philip Roth (Estados Unidos). Entretanto, não se descarta a possibilidade da escolha de um poeta. No ano passado, a vencedora foi a britânica Doris Lessing.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/06/2008 10:05:00 PM | | | Voltar


Tezza: o eleito do ano.

O Globo - 04/10/2008 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
A editora portuguesa Gradiva antecipou para novembro a publicação em Lisboa de O filho eterno, de Cristóvão Tezza, lançado aqui pela Record, diz a coluna No Prelo. O livro sairia no ano que vem, mas com os prêmios que vem recebendo tornou-se uma aposta para o Natal. O romance acaba de ganhar o Jabuti, foi considerado o melhor de 2007 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e está entre os finalistas dos prêmios Portugal Telecom e Bravo.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/06/2008 03:02:00 PM | | | Voltar

·······

27 de setembro de 2008

Loterias Caixa prestam homenagem a Machado de Assis

Loterias Caixa prestam homenagem a Machado de AssisCaixa  lançou extração da Loteria Federal para marcar o centenário da morte do escritor Machado de Assis. O evento de lançamento foi realizado na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro.

Durante a homenagem, o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias, Moreira Franco, entregou ao presidente da ABL, Cícero Sandroni, uma cópia do bilhete com a imagem do escritor.

O sorteio da extração comemorativa será no dia 27 de setembro e o prêmio principal é de R$ 100 mil. Jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, e faleceu na capital carioca em 29 de setembro de 1908. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, instituição que presidiu de 1896 a 1908. O escritor é considerado um dos maiores nomes da literatura de língua portuguesa. Entre suas obras-primas, destacam-se Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899).

A homenagem da Caixa a Machado de Assis reforça o papel do banco como incentivador da cultura nacional. Desde 1968, a instituição divulga, nos bilhetes da Federal, festas populares, datas e personagens históricos de nossa cultura.

A primeira personalidade do universo cultural convidada para ilustrar as extrações da loteria foi Djanira, que pintou quatro obras: Inconfidência, Festa Junina, Independência e Natividade.

Outros artistas deram continuidade à ação, e os bilhetes tiveram estampadas obras de Aldemir Martins, Alfredo Volpi, Wellington Virgulino, Francisco Rebolo e muitos outros. Essa iniciativa possibilitou à Caixa formar um respeitável acervo artístico, contribuindo significativamente para a preservação, valorização e divulgação da arte e cultura nacionais.

[Só falta a CAIXA criar o Prêmio Caixa de Literatura, sugestão, idéia e sonhos....]

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 12:16:00 PM | | | Voltar

·······

4 de setembro de 2008

Portugal Telecom e Jabuti têm 5 nomes iguais

Folha de São Paulo - 04/09/2008 - por Eduardo Simões

A organização do Prêmio Portugal Telecom anunciou na noite desta terça-feira os dez finalistas da edição 2008. Cinco deles também são finalistas de três categorias do Prêmio Jabuti: Bernardo Carvalho, Beatriz Bracher e Cristovão Tezza, entre os romances, Julián Fuks, entre os contos e crônicas, e Paulo Henriques Britto, na poesia. Para Selma Caetano, da curadoria do prêmio, as coincidências não são tão expressivas, visto que o Jabuti tem 200 finalistas, em 20 categorias, contra apenas dez finalistas do Portugal Telecom. Os dez nomes - oito brasileiros, um português (António Lobo Antunes) e um angolano (Ondjaki) - foram selecionados de um universo de 51 semifinalistas. O júri final também foi anunciado: Benjamin Abdala Júnior, Carmen Lúcia Tindó Secco, Flora Süssekind, José Castello, Maria Lúcia Dal Farra e Rita Chaves. No dia 29 de outubro, eles se reúnem com os quatro curadores do prêmio para indicar os três vencedores, que receberão R$100 mil, R$ 35 mil e R$ 15 mil (1º, 2º e 3º lugares, respectivamente).

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2008 09:57:00 PM | | | Voltar


Prêmio anuncia finalistas

Na noite desta terça-feira, 2 de setembro, em coquetel realizado no Consulado de Portugal, em São Paulo, o presidente da Portugal Telecom,  anunciou os dez finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2008. A apuração agora entra em sua fase final para escolher os três vencedores que levam os prêmios de R$ 100 mil, R$ 35 mil e R$ 15 mil (respectivamente 1º, 2º e 3º colocados). Foram 398 títulos inscritos. O júri inicial selecionou, então, 51 títulos e indicou 15 membros para comporem o grupo de jurados da segunda fase, que votou nos dez finalistas. O júri final, composto por dez participantes escolhidos pelo júri intermediário, também foi escolhido na noite desta terça.

10 finalistas

  • 20 poemas para o seu walkman – Marília Garcia – Cosac Naif / 7 letras (Brasil)
  • Antonio – Beatriz Bracher – Editora 34 (Brasil)
  • Eu hei-de amar uma pedra – António Lobo Antunes – Objetiva (Portugal)
  • Histórias da literatura e cegueira – Julián Fuks – Record (Brasil)
  • Laranja seleta – Nicolas Behr – Língua Geral (Brasil)
  • O amor não tem bons sentimentos - Raimundo Carreiro – Iluminuras (Brasil)
  • O filho eterno – Cristovão Tezza – Record (Brasil)
  • O sol se põe em São Paulo – Bernardo Carvalho –  Companhia das Letras (Brasil)
  • Os da minha rua – Ondjaki – Língua Geral (Angola)
  • Tarde – Paulo Henriques Britto – Companhia das Letras (Brasil)

Façam suas apostas... Quem vai ser o 1º colocado? Lanço três nomes: Eu hei-de amar uma pedra – António Lobo Antunes – Objetiva (Portugal) , O filho eterno – Cristovão Tezza – Record (Brasil) e Os da minha rua – Ondjaki – Língua Geral (Angola).

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2008 12:41:00 AM | | | Voltar

·······

30 de agosto de 2008

Literatura: António Cândido recebe galardão da União Brasileira de Escritores

São Paulo, Brasil, 20 Ago (Lusa) - O escritor António Cândido receberá hoje o título de "Intelectual do Ano de 2007", concedido pela União Brasileira de Escritores (UBE), em São Paulo, anunciaram os organizadores.

Considerado um dos maiores críticos literários brasileiros, António Cândido receberá o troféu Juca Pato, numa cerimónia que reunirá diversos escritores e "imortais" da Academia Brasileira de Letras (ABL).

Nascido em Julho de 1918, António Candido de Mello e Souza formou-se em Ciências Sociais e Políticas pela Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo, em 1941.

António Cândido, um dos escritores mais influentes da cultura brasileira, é autor de várias obras de análise, interpretação e avaliação crítica da literatura brasileira e da herança europeia.

A sua obra mais recente intitula-se "Um Funcionário da Monarquia - Ensaio Sobre o Segundo Escalão" (2007).

A obra faz uma reflexão sobre a burocracia colonial, ao longo da história do funcionário exemplar Antonio Nicolau Tolentino, que ascendeu por mérito numa sociedade marcada pelo nepotismo.

Criado em 1962, o galardão da UBE, inspirado em Juca Pato, personagem criada pelo brasileiro Benedito Bastos Barreto, o cartunista Belmonte, em 1925, premeia anualmente uma personalidade de destaque no campo das letras.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/30/2008 05:30:00 PM | | | Voltar


VIII Prêmio Literário Livraria Asabeça 2009

A Livraria e Loja Virtual Asabeça organiza anualmente o Prêmio Literário Livraria Asabeça, categorias Poesia, Contos/Crônicas e Infantil, com apoio da Scortecci Editora, para autores brasileiros, maiores de 16 anos, residentes ou não no Brasil. 
O tema é livre. O Prêmio tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura brasileira. O concurso será realizado em duas fases distintas, exceto a Categoria Infantil.

Inscrições somente pela Internet.

Os vencedores, em cada uma das categorias, receberão como prêmio um contrato de edição e publicação de sua obra e terão os seus trabalhos publicados na antologia do VIII Prêmio Literário Asabeça 2009.

INSCRIÇÕES: até 30 de junho de 2009

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/30/2008 05:25:00 PM | | | Voltar

·······

25 de agosto de 2008

Antonio Candido recebe o Juca Pato

Foi entregue no último dia 20 de agosto, pela União Brasileira de Escritores (UBE), o Troféu Juca Pato de Intelectual do Ano de 2007 ao crítico literário e professor universitário Antonio Candido. Segundo o Terra Magazine, durante o evento de premiação, Candido repassou sua trajetória, reafirmando sua ligação com a tradição do humanismo ocidental:  “o que importa não é que os alvos ideais sejam ou não atingíveis concretamente na sua sonhada integridade. O essencial é que nos disponhamos a agir como se pudéssemos alcançá-los, porque isso pode impedir ou ao menos atenuar o afloramento do que há de pior em nós e em nossa sociedade.”

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2008 08:33:00 PM | | | Voltar

·······

20 de agosto de 2008

Aracy Guimarães Rosa recebeu a 'Medalha de Mérito Pedro Ernesto'

Aracy Guimarães Rosa recebeu a “Medalha de Mérito Pedro Ernesto” da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por ter colocado em risco sua vida e carreira para salvar centenas de judeus durante a II Guerra Mundial, atuando junto ao cônsul adjunto de Hamburgo (Alemanha). Em função da avançada idade, e frágil saúde, a comenda foi entregue a seu filho, Eduardo Tess. (Alef)

Aracy e seu marido, o escritor João Guimarães Rosa

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/20/2008 02:22:00 PM | | | Voltar

·······

2 de agosto de 2008

Prêmio Fundação Bunge para Poesia - Mariana Ianelli

Paulo Bonfim, Mariana Ianelli, Nilson Villa Nova e Genei Dalmago são os contemplados com o Prêmio Fundação Bunge 2008

A Fundação Bunge acaba de anunciar os nomes dos contemplados com o Prêmio Fundação Bunge 2008. São eles: Paulo Bonfim e Mariana Ianelli, na área de literatura, nas categorias Vida e Obra e Juventude, respectivamente e Nilson Villa Nova e Genei Dalmago, em Agrometeorologia, também nas categorias Vida e Obra e Juventude.

Mariana Ianelli, jornalista e escritora, nascida em São Paulo em 1979, tem uma produção poética das mais consistentes entre os autores jovens da literatura brasileira. Suas poesias são de alta qualidade e tecnicamente bem trabalhadas. Graduou-se e fez mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. Possui cinco livros publicados: Trajetória de antes (1999), Duas Chagas (2001), Passagens (2003), Fazer Silêncio (2005) e Almádena (2007), todos pela editora Iluminuras. Atua também como mestre em literatura e crítica literária. Como resenhista colabora com os jornais O Globo – Caderno PROSA&VERSO, do Rio de Janeiro e Rascunho, do Paraná. Participou de diversos eventos da área da literatura, com destaque para: Le Printemps des poetes, em Rennes, na França; Projeto Escritor nas Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; 12º Jornada Literária de Passo Fundo (RS); Rumos de Literatura e Crítica Literária, em Pernambuco; Projeto de incentivo à leitura Escritor na Escola, da Academia Paulista de Letras e A poesia no final do século, integrante do ciclo A poética – anos 70, 80 e o final do século, do Centro Cultural FIESP. É autora dos textos Trajetória de um artista, sobre a vida e obra do artista Arcângelo Ianelli, no livro IANELLI (Via Impressa, 2004) e O desgaste, publicado no livro Mutações: o jardim da vida (CMS, 2003) e de poemas publicados no livro Cartas (Iluminuras, 2004).

Via: ardotempo

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 07:03:00 PM | | | Voltar

·······

29 de julho de 2008

Me sinto um BBB, diz João Ubaldo após Prêmio Camões

Estado online - 28/07/2008
No dia seguinte à conquista do Prêmio Camões 2008, o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro manteve o humor e o senso crítico que o tornaram internacionalmente conhecido. De seu apartamento no Leblon, zona sul do Rio, o também colunista se deliciava com a quantidade de telefonemas e e-mails recebidos de amigos e escritores desde a tarde de sábado. "Estou me sentindo uma celebridade. Pareço até um BBB", brincou, referindo-se ao reality show. Oitavo brasileiro a receber a homenagem, criada pelos governos de Portugal e Brasil, em 1988, Ubaldo foi escolhido pelo conjunto de sua obra, que contribui para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. Apesar de se dizer feliz e satisfeito com a premiação, ele lamentou o pouco destaque que o assunto ganha no País.

"Não posso sair por aí como quem sai do Big Brother", diz João Ubaldo Ribeiro

LAURA MATTOS da Folha de S.Paulo
"Gostaria de lembrar que se trata de 100 mil euros. Pode parecer muito, mas não compra as dependências de empregada de um apartamento aqui pertinho na [avenida] Delfim Moreira [Leblon, zona sul do Rio]. Portanto, não posso sair por aí como quem sai do "Big Brother" nem tampouco posar pelado, pois tenho o receio de que o mercado seria reduzido".

Baiano radicado no Rio, o autor de "Sargento Getúlio" (1971), "Viva o Povo Brasileiro" (1984) e "O Sorriso do Lagarto" (1989), entre outros livros, é o oitavo brasileiro a levar o prêmio (veja quadro abaixo). Ele completou a resposta sobre o dinheiro dizendo que irá aplicar no banco, para sua "aposentadoriazinha". "Se fosse aposentado pelo INSS, estaria ganhando R$ 1.200 por mês. Já sou oficialmente velhote."

Sobre o significado do prêmio para sua carreira, afirmou: "É sempre consagrador, é "o" prêmio da língua portuguesa, não deixa de ser especial. Mas não estou tão seduzido assim pela glória. É consolador numa vida de briga, às vezes difícil, porque a vida de quem vive de escrever não é fácil, e nem sempre pude viver de escrever".

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/29/2008 08:59:00 PM | | | Voltar


Prêmio Casa de Rui Barbosa 2008

Até o dia 30 de setembro a Fundação Casa de Rui Barbosa está recebendo inscrições para o concurso "Monografias “Prêmio Casa de Rui Barbosa 2008". O concurso vai oferecer premiações no valor de 9 mil reais e 6 mil reais, aos trabalhos classificados em primeiro e em segundo lugares, respectivamente. A Comissão Julgadora poderá indicar até três menções honrosas, agraciadas com o título de destaque, indicação para publicação – a qual se poderá dar pelas Edições Casa de Rui Barbosa ou por terceiros a critério do autor –, além de kits com livros das Edições Casa de Rui Barbosa. O tema dos trabalhos é de livre escolha do candidato, devendo, contudo, ser relacionada aos acervos bibliográficos e arquivísticos da Fundação. Mais informações pelo telefone 21-3289-4645 ou pesquisa@rb.gov.br. Acesse o edital na íntegra.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/29/2008 08:53:00 PM | | | Voltar

·······

28 de julho de 2008

João Ubaldo ganha Prêmio Camões

O Estado de São Paulo - 27/07/2008 - por A.Saraiva

O escritor João Ubaldo Ribeiro conquistou neste sábado, dia 26, o Prêmio Camões 2008, o mais importante concedido a autores da língua portuguesa. João Ubaldo, de 67 anos, é colunista do Estado e o oitavo brasileiro a receber este prêmio, criado pelos governos de Portugal e Brasil, em 1988, para os autores que, pelo conjunto de sua obra, tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. O escritor recebeu a notícia de sua vitória no Prêmio Camões, anunciada em Lisboa, por um interlocutor não usual: a secretária eletrônica. "Eu estava passando por perto dela, e ouvi a voz do meu amigo, (o escritor) Eduardo Portela, acadêmico (da Academia Brasileira de Letras) e baiano, e era um recado dizendo que eu tinha ganho o prêmio", disse. Sobre o prêmio em dinheiro, de 100 mil, o escritor comentou que a ajuda vai ser boa para complementar sua "aposentadoria de R$1.200". "Mas que ninguém pense que eu fiquei milionário", disse, entre risos.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2008 02:30:00 PM | | | Voltar

·······

18 de junho de 2008

Prêmio anuncia 1º etapa

319 professores, críticos literários e escritores do Brasil votaram em cinco obras entre 400 inscritas no Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2008, concluindo assim a primeira etapa do concurso. A lista tem agora 51 classificados, e este mesmo júri inicial elegeu também 11 nomes entre seus membros para, junto com a curadoria, compor o júri intermediário, que em 02 de setembro escolherá os 10 finalistas. A estrutura do prêmio, assim como a composição de sua curadoria, com representantes da literatura brasileira, portuguesa e africana no Brasil, tem a intenção de evidenciar os benefícios e estimular o intercâmbio entre todas as vozes da língua portuguesa. A lista de 51 finalistas prima pela qualidade das obras, pela diversidade dos gêneros em que se inscrevem, incorpora um número expressivo de poetas contemporâneos (13 títulos) e surpreende pela forte presença da biografia e da autobiografia.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2008 02:50:00 PM | | | Voltar

·······

28 de maio de 2008

Comunidade judaica lota Câmara Municipal durante homenagem ao Jornal ALEF

Emoção foi o ponto alto do evento

Com o salão nobre da Câmara Municipal lotado, o Jornal ALEF recebeu a “Medalha de Mérito Pedro Ernesto”, maior comenda daquela Casa Legislativa. A festiva cerimônia, prestigiada por muitas autoridades e lideranças comunitárias, teve como destaque a forte emoção que caracterizou os discursos, que também enalteceram o caráter "Lovemark" ("marca do coração") do Jornal ALEF. A confraternização se estendeu durante o coquetel que se seguiu à solenidade, quando a “Família ALEF” ofereceu uma lembrança aos convidados como forma de agradecimento pela presença.

A vereadora Patrícia Amorim, autora da iniciativa, entregando o diploma Arnaldo Niskier Família ALEF
a) A vereadora Patrícia Amorim, autora da iniciativa, entregando o diploma e o "Conjunto de Medalhas Pedro Ernesto" a Mauro Wainstock, diretor do Jornal ALEF.
b) Membros da "Mesa de Hora": Arnaldo Niskier, o primeiro judeu presidente da Academia Brasileira de Letras; Anna Bentes Bloch, viúva do empresário Adolpho Bloch; Osias Wurman, vice-presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib); Mauro Wainstock, diretor do Jornal ALEF; Sergio Niskier, presidente da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ); e Lea Lozinsky, vice-presidente da FIERJ.
c) A "Família ALEF": Betty e Mauro Wainstock, Anita e Sergio Wainstock, Tania e Elias Benchimol.

Fotos: Rotenberg Fotografias

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/28/2008 08:17:00 PM | | | Voltar

·······

12 de maio de 2008

ABL abre inscrições para Prêmio Afrânio Coutinho 2008

A Academia Brasileira de Letras e a PETROBRAS se inspiraram no centenário de morte de um dos maiores expoentes da literatura brasileira para realizar a segunda edição do Prêmio Afrânio Coutinho. Este ano, o tema é Machado de Assis: o crítico literário.

De 29 de abril a 29 de setembro, universitários, jornalistas, professores da área de ciências humanas, pesquisadores e usuários que tenham registro na Biblioteca Rodolfo Garcia poderão se inscrever no portal da ABL ou na própria BRG.

Os três melhores trabalhos receberão, respectivamente, R$ 10 mil (dez mil Reais), R$ 6 mil (seis mil Reais) e R$ 3 mil (três mil Reais). A entrega será no dia 30 de outubro de 2008, em Sessão Solene no Petit Trianon.

Saiba mais:

Leia o edital aqui
Inscrições on-line

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 09:19:00 PM | | | Voltar


Prêmio para a literatura estrangeira


O Globo - 11/05/2008
O franco-americano Jonanthan Littell, o inglês Ian McEwan e o argentino Alan Pauls são os favoritos entre os dez finalistas do Prêmio Cunhambebe de ficção estrangeira, o primeiro do gênero no Brasil, cujo vencedor será divulgado em julho. Littell concorre com As benevolentes (Alfaguara); McEwan entrou na disputa com Na praia (Companhia das Letras); e Alan Pauls foi escolhido por O passado (Cosac Naify). O prêmio, em sua primeira edição, foi criado pela agência literária do francês Stéphane Chao, a exemplo de premiações do mesmo tipo que existem no exterior. No Brasil, embora a literatura estrangeira seja sempre destaque na lista dos mais vendidos, ela não era até agora contemplada em nenhuma das muitas premiações existentes no país - à exceção dos livros em língua portuguesa, de Portugal ou da África, que recentemente começaram a concorrer em pé de igualdade com os brasileiros em alguns prêmios, como o Portugal Telecom. Mais informações podem ser obtidas no site.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/12/2008 08:50:00 PM | | | Voltar

·······

26 de abril de 2008

PRÊMIO LITERÁRIO PARA OBRAS INÉDITAS DÁ 100 MIL EUROS AO VENCEDOR

O Grupo editorial português Leya lança prêmio literário que dará €100.000 ao melhor romance inédito escrito em português.
Além do ganhador, o  júri poderá atribuir um ou mais "Prêmios Leya Finalistas"  no valor de €25 mil para cada obra.
Pedimos que o senhor divulgue entre seus pares pois a intenção do Grupo é receber o maior número possível de originais de autores brasileiros, africanos e portugueses.
Os romances agraciados com a premiação serão publicados por uma das editoras do grupo e vão ser distribuídos simultaneamente em todos os países que adotam oficialmente a língua portuguesa. Podem concorrer ao prêmio autores de qualquer nacionalidade. O prazo máximo para o envio dos originais é 15 de junho de 2008.
O vencedor do prêmio será anunciado na Feira do Livro de Frankfurt, em outubro deste ano.
O regulamento do Prêmio Leya pode ser acessado em www.leya.com

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/26/2008 06:15:00 PM | | | Voltar


Castelo Branco promove concurso de crônicas

Até o dia 2 de junho  podem ser feitas as inscrições para o "1° Concurso Crônicas Cariocas", promovido pela Castelo Cultural, centro de cultura da Universidade Castelo Branco, em parceria com o portal Crônicas Cariocas. O objetivo é estimular a produção literária e incentivar a cultura no Estado do Rio de Janeiro. Com uma tiragem inicial de mil volumes, as 20 crônicas finalistas irão integrar a antologia “Crônicas Cariocas”. Entre os critérios de avaliação estão: criatividade na escolha do tema, qualidade técnica empregada, originalidade do texto, bem como análise do português. Cada participante pode concorrer com cinco crônicas inéditas, residir no Rio e ter idade igual ou superior a 15 anos. Os três primeiros colocados recebem prêmio em dinheiro, e todos os 20 autores recebem uma quantia de exemplares, de acordo com a colocação. O regulamento está disponível no site www.cronicascariocas.com. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone da Castelo Cultural: (21) 3216-7808.

Serviço:
1° Concurso Crônicas Cariocas
Inscrições até o dia 2 de junho
Taxa de inscrição para cada texto: R$ 5
Regulamento: www.cronicascariocas.com
Mais informações: (21) 3216-7808

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/26/2008 06:08:00 PM | | | Voltar

·······

15 de abril de 2008

Sai resultado do Prêmio José Mindlin de Literatura

Depois de quase cinco meses de espera, chegou a hora de o Brasil conhecer o ganhador da primeira edição do Prêmio José Mindlin de Literatura. Promovido pela Autêntica, em Belo Horizonte, o concurso recebeu cerca de 500 originais, inclusive de brasileiros que moram fora do País. Com adesão dos quatros cantos do Brasil, foi do interior de Pernambuco, de uma cidade chamada Vitória Santo Antão, a obra selecionada. Advogado por formação, Walther Moreira Santos é o ganhador do concurso apadrihado pelo bibliófilo José Mindlin e marco dos 10 anos de existência da Autêntica Editora, que passa agora a investir em obras de ficção. Em grande estilo, O ciclista, como é chamada a obra vencedora, será lançada pela Autêntica Editora na Bienal do Livro de São Paulo, na segunda quinzena de agosto, quando passará a ser distribuída em todo o território nacional.

A comissão julgadora do concurso foi composta pela editora e escritora Maria Amélia Mello, pela professora e escritora Maria Esther Maciel e pelo escritor Antônio Torres. Dedicados à avaliação das centenas de obras que receberam, o júri reuniu-se no dia 4 de abril para, juntos, na presença da diretora executiva da Autêntica Editora, Rejane Dias, da curadora da Biblioteca de Guita e José Mindlin,Cristina Antunes e do patrono da premiação, José Mindlin, escolherem o vencedor. De acordo com eles, a obra premiada se destacou das demais por “apresentar uma narrativa original, instigante e literariamente bem construída”.

Walther Moreira Santos é dramaturgo e ficcionista, vencedor de diversos prêmios literários e autor de 10 obras nos gêneros memória, teatro, romance e infantil. De acordo com ele, O ciclistaé uma história sobre perdão, apego e perda, que mescla sexualidade, budismo e psicanálise”. Ele conta que geralmente leva uns seis meses escrevendo um romance, mas considera O ciclista uma obra demorada, “construída palavra a palavra ao longo de quatro anos’.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 05:28:00 PM | | | Voltar


Jornal ALEF será condecorado com a ´Medalha de Mérito Pedro Ernesto´, no Rio de Janeiro

Com 14 anos de atuação, e mais de 27 mil assinantes nos quatro cantos do mundo, o Jornal ALEF (www.jornalalef.com.br),  destinado à comunidade judaica, vem tendo suas notícias publicadas no Le Monde Diplomatique - jornal francês de maior prestígio internacional, com mais de 2 milhões de leitores/dia. No dia 26 de maio, às 10h, o Jornal ALEF será condecorado com a ´Medalha de Mérito Pedro Ernesto´, principal homenagem do município do Rio de Janeiro, concedida por unanimidade pela Câmara Municipal por iniciativa da vereadora Patricia Amorim.

PARABÉNS ao Jornal ALEF, ao jornalista Mauro Wainstock, que, incansável, diariamente bem informa a comunidade judaica e a sociedade brasileira. Parabéns pelo merecido reconhecimento da cidade do Rio de Janeiro ao seu trabalho. Nosso respeito e admiração. (Henrique Chagas)

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 05:03:00 PM | | | Voltar


Fundação Logosófica recebe inscrições para concurso literário

A Fundação Logosófica promove um concurso literário com o tema: "A arte de ensinar e a arte de aprender". Os trabalhos serão avaliados em duas categorias: educadores e estudantes universitários. Os participantes deverão escrever o texto com elementos abordados na bibliografia indicada no regulamento. Os prêmios somam a quantia de R$ 34 mil, que serão distribuídos aos três primeiros lugares em cada categoria. Os trabalhos podem ser enviados até 30 de junho. Outras informações sobre o concurso podem ser obtidas no site: www.logosofia.org.br/concurso

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/15/2008 04:19:00 PM | | | Voltar

·······

14 de abril de 2008

Galaxy British Book 2008 anuncia vencedores

PublishNews - 11/04/2008 - por Marla Cardoso
A autora J.K. Rowling, que recebeu seu primeiro Nibbie dez anos atrás por Harry Potter e a Pedra Filosofal, que acabou por receber mais três (Nibbies) no decorrer dos anos, esta semana ganhou seu quinto Nibbie quando conquistou o prêmio Book People Oustandig Achievement, mais uma vez, no London's Grosvenor House Hotel. O sucesso, vindo com o final da saga de Potter, coroou uma década, fornecendo uma harmonia para um período na publicação britânica. Nesta edição do Galaxy British Book 2008 o livro do ano foi considerado o do escritor inglês Ian McEwan, por Chesil Beach (Na Praia). O livro foi escolhido por 12 jurados da Academy of British Book Awards. O autor do best-seller Reparação foi nomeado ainda escritor do ano, à frente de Doris Lessing, ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura do ano passado. Na Praia (136 pp., R$ 33 - trad. Bernardo Carvalho) foi publicado no Brasil pela Companhia das Letras. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/14/2008 01:13:00 PM | | | Voltar

·······

5 de abril de 2008

A blogueira de Cuba ganhou o Premio Ortega y Gasset, na Espanha

A blogueira saúda seus censores...

Reconhecimento e Estímulo
Os Prêmios Ortega y Gasset de Jornalismo (de El País) completam 25 anos, numa comemoração em que se distingüiu a valentia do jornalismo de investigação, a luta em favor da liberdade de expressão e a denúncia aos horrores da guerra.
O blog Generación Y, da cubana Yoani Sánchez ganhou o prêmio na seção de Jornalismo Digital, tendo  assim sido reconhecida a inteligência e a fina habilidade com que a jornalista vem contornado as limitações à liberdade de expressão em Cuba. O prêmio destaca o estilo da informação “viva e direta” que ela oferece a seus numerosos leitores e o “ímpeto com que se incorporou ao espaço global do jornalismo cidadão”. (ARdoTEmpo)

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/05/2008 08:01:00 PM | | | Voltar

·······

2 de abril de 2008

Leitura em destaque

PublishNews - 02/04/2008
Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio Vivaleitura 2008. A iniciativa faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e tem o objetivo de estimular, fomentar e reconhecer as melhores experiências relacionadas à leitura. Podem concorrer trabalhos de instituições, empresas, órgãos públicos e pessoas físicas, divididos nas categorias: Bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; Escolas públicas e privadas; e Sociedade, que abrange empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. Em cada categoria, os vencedores receberão um prêmio de R$ 30 mil. As inscrições seguem até o dia 8 de julho e os finalistas serão anunciados em outubro, com premiação prevista para o mês de novembro. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo site www.premiovivaleitura.org.br ou por carta registrada, com aviso de recebimento, para o Prêmio Vivaleitura - Caixa Postal 71037-7 - Cep: 03410-970 - São Paulo - SP. Outras informações pelo telefone 0800-7700987.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 4/02/2008 08:31:00 PM | | | Voltar

·······

25 de março de 2008

PRÊMIO PORTUGAL TELECOM 2008 => Última semana de inscrições

As inscrições para a 6ª edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2008 encerram-se dia 30 de março.
Até essa data, editores e escritores podem inscrever seus livros para concorrer ao Prêmio pelo site: www.premioportugaltelecom.com.br. Após a inscrição, é necessário enviar quatro exemplares do(s) livro(s) para Portugal Telecom Brasil: Av. Brigadeiro Faria Lima, 2277 - 15o andar - CEP 01452-000, São Paulo, SP. Apenas depois do recebimento dos livros a inscrição será realmente efetivada.
Em abril, inicia-se próxima fase do Prêmio com a votação do júri inicial para eleger os 50 primeiros concorrentes.O Júri Inicial é composto pela Curadoria, professores de literatura - brasileira, portuguesa e africana, críticos literários, escritores e jornalistas especializados das cinco regiões do Brasil. O Júri Inicial também escolhe dentre seus membros onze profissionais para, junto com a curadoria, formar o Júri Intermediário, responsável pela eleição dos 10 finalistas.
Curadoria 2008
Prof. Dr. Jorge Fernandes da Silveira, especialista em literatura portuguesa; Profa. Dra. Tania Celestino de Macêdo, especialista em literaturas africanas;
Prof. Dr. Samuel Titan Jr., especialista em literatura brasileira;
Selma Caetano, curadora-coordenadora.
Premiação
Maior valor oferecido aos escritores no Brasil, o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa é patrocinado pelo Grupo Portugal Telecom e contempla os três vencedores com um troféu criado pelo artista plástico Paulo Von Poser e R$ 100 mil ao primeiro colocado, R$ 35 mil ao segundo e R$ 15 mil ao terceiro.
GRUPO PORTUGAL TELECOM
O Grupo Portugal Telecom é um operador global de telecomunicações líder em Portugal em todos os setores em que atua. A atividade do Grupo abarca todos os segmentos do setor das telecomunicações: negócio fixo, móvel, multimédia, dados e soluções empresariais, disponibilizados em Portugal, no Brasil e em mercados internacionais em crescimento, como por exemplo, Angola, Cabo Verde, Moçambique e Marrocos.
O Brasil constitui o principal mercado internacional da Portugal Telecom. Com investimentos no País de mais de US$ 7 bilhões, a Portugal Telecom detém o co-controle da maior empresa de telecomunicações móveis da América do Sul, a Vivo. No mercado brasileiro a presença estende-se, também, ao controle da Dedic, empresa de contact center que está entre as cinco maiores neste mercado, e à participação na UOL, portal líder de mercado.
A Portugal Telecom é uma das entidades portuguesas com maior projeção nacional e internacional e dispõe de um portfólio de negócios diversificado em que a qualidade e inovação constituem aspectos determinantes. As ações da Portugal Telecom são negociadas na Euronext Lisboa e na bolsa de Nova Iorque.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/25/2008 02:37:00 PM | | | Voltar

·······

8 de março de 2008

Premio LEYA

Quem sabe pode interessar a quem tem romances inéditos, escritos em português...

Dica: Alfredo Aquino

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 07:43:00 PM | | | Voltar

·······

5 de março de 2008

Prêmio José Mindlin de Literatura

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/05/2008 01:27:00 AM | | | Voltar

·······

26 de fevereiro de 2008

VICENTINI GOMEZ é o novo membro da UBE, União Brasileira de Escritores.

Foi indicado pelo jurista e escritor Paulo Oliver e aceito em reunião aprovada em dezembro de 2007 e homologada em janeiro de 2008. Vicentini foi indicado pelo resumo de toda sua obra. Da UBE fazem parte nomes como Ligia Fagundes Teles, Silvio de Abreu, Glória Perez, Alcides Nogueira, entre outros.

Vicentini Gomez é autor de diversos roteiros de filmes documentários e ficção, premiados internacionalmente. Autor e ator de teatro e televisão. Em teatro acaba de escrever "Espelho Meu", comédia que fala da relação de Mãe e Filha. "Tal Pai Tal Filho" foi sucesso no Teatro Sérgio Cardoso em 2006.

Escreveu o roteiro e está em fase de finalização do filme documentário "Minha Cidade - Porto Feliz", que conta a história das monções e da cidade de Porto Feliz, base do povoamento do Oeste Brasileiro. Desse filme fazem parte do elenco nomes como Gesio Amadeu, Maximiliana Reis, Ênio Gonçalves, entre outros.

Em breve estará atuando em nova mini-série brasileira.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/26/2008 11:40:00 PM | | | Voltar


Escritor cubano vence Prêmio Alfaguara de Romance

RTP (Portugal) - 25/02/2008
O escritor cubano Antonio Orlando Rodríguez, residente em Miami, ganhou ontem (25/02) com a obra Chiquita, a XI edição do Prêmio Alfaguara de Romance, que, com um valor de 175.000 dólares, é considerado um dos de maior prestígio atribuídos a um original inédito em espanhol. Concorreram a este prêmio 511 originais procedentes de Espanha e de vários países latino-americanos. O júri, presidido pelo escritor nicaragüense Sergio Ramírez, descreveu Chiquita como "um romance simultaneamente elegante e cheio de vida, com uma notável graça narrativa e uma imaginação sem descanso, que nos revela, como uma imensa partitura de execução precisa, a época e a vida de uma personagem extraordinária". >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/26/2008 11:21:00 PM | | | Voltar

·······

25 de fevereiro de 2008

Veja os vencedores do Oscar 2008

Melhor filme

  • "Conduta de Risco"
  • "Desejo e Reparação"
  • "Juno"
  • "Onde os Fracos Não Têm Vez"
  • "Sangue Negro"

Melhor diretor

  • Ethan e Joel Coen ("Onde os Fracos Não Têm Vez)
  • Jason Reitman ("Juno")
  • Julian Schnabel ("O Escafandro e a Borboleta")
  • Paul Thomas Anderson ("Sangue Negro")
  • Tony Gilroy ("Conduta de Risco")

Melhor ator

  • Daniel Day-Lewis ("Sangue Negro")
  • George Clooney ("Conduta de Risco")
  • Johnny Depp ("Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet")
  • Tommy Lee Jones ("No Vale das Sombras")
  • Viggo Mortensen ("Senhores do Crime")

Melhor roteiro original

  • "Conduta de Risco"
  • "Juno"
  • "Lars and the Real Girl"
  • "Ratatouille"
  • "The Savages"

Melhor documentário

  • "No End in Sight"
  • "Operation Homecoming: Writing the Wartime Experience"
  • "Sicko"
  • "Taxi to the Dark Side"
  • "War/dance"

Melhor filme estrangeiro

  • "Beaufort" (Joseph Cedar - Israel)
  • "Katyn" (Andrzej Wajda - Polônia)
  • "Mongol" (Sergei Bodrov - Cazaquistão)
  • "The Counterfeiters" (Stefan Ruzowitzky - Áustria)
  • "12" (Nikita Mikhalkov - Rússia)

Melhor atriz

  • Cate Blanchet ("Elizabeth: A Era de Ouro")
  • Ellen Page ("Juno")
  • Julie Christie ("Longe Dela")
  • Laura Linney ("The Savages")
  • Marion Cotillard ("Piaf - Um Hino ao Amor")

Melhor ator coadjuvante

  • Casey Affleck ("O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford")
  • Hal Holbrook ("Na Natureza Selvagem")
  • Javier Bardem ("Onde os Fracos Não Têm Vez")
  • Philip Seymour Hoffman ("Jogos do Poder")
  • Tom Wilkinson ("Conduta de Risco")

http://aovivo.folha.uol.com.br/folha/especial/2008/oscar/

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/25/2008 09:45:00 AM | | | Voltar

·······

20 de fevereiro de 2008

Prêmio para o melhor projeto para o desenvolvimento sustentável da Amazônia

O “Prêmio Prof. Samuel Benchimol” vai oferecer até R$ 65.000,00 ao autor do melhor projeto para o desenvolvimento sustentável da Amazônia nas áreas Ambiental, Econômica/Tecnológica, Social. Trata-se de uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior que visa promover o empreendedorismo e a inovação tecnológica (tecnologias sociais, ambientais e da produção). Informações: (61) 2109-7812.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/20/2008 09:29:00 PM | | | Voltar

·······

18 de fevereiro de 2008

Prêmio Minas Gerais

Jornal do Brasil - 16/02/2008
Estão abertas até 29/02 as inscrições para o Prêmio Minas Gerais de Literatura, que vai distribuir R$ 212 mil para quatro categorias: conjunto da obra, em que um escritor brasileiro será agraciado (R$ 120 mil); poesia (R$ 25 mil); ficção (R$ 25 mil); jovem escritor mineiro (R$ 7 mil durante seis meses, totalizando R$ 42 mil). Mais informações no telefone 31-3213-1072. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/18/2008 10:52:00 PM | | | Voltar

·······

13 de fevereiro de 2008

Quem tem medo de Guimarães Rosa?

PublishNews - 13/02/2008 - por Cecília Prada
Comemoraremos, em 27/06 deste ano, o centenário de nascimento de João Guimarães Rosa - o grande escritor brasileiro que, se o destino lhe houvesse permitido viver um pouco mais, traria certamente para o Brasil uma glória há muito sonhada, o Prêmio Nobel de Literatura. Para falar da importância de Guimarães Rosa, entrevistamos uma especialista em sua obra, Suzi Frankl Sperber, professora titular de teoria literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenadora do Lume - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, da mesma instituição, e autora dos livros Caos e cosmos e Guimarães Rosa: signo e sentimento. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 07:49:00 PM | | | Voltar

·······

30 de janeiro de 2008

Prêmio espanhol inicia processo de 2008

Folha de S. Paulo - 29/01/2008 - por EFE, em Oviedo (Espanha)
A Fundação Príncipe de Astúrias iniciou ontem (29/01) a divulgação pela internet e a distribuição por todo o mundo da convocação e do regulamento do prêmio internacional, que leva o nome do herdeiro da coroa espanhola. As candidaturas têm de ser apresentadas até o dia 14/03, exceto para os prêmios de Concórdia e Esportes, que terminam em 25/07. Os oito prêmios Príncipe de Astúrias - comunicação e humanidades, ciências sociais, artes, letras, pesquisa científica e técnica, cooperação internacional, concórdia e esportes - reconhecem o trabalho científico, técnico, cultural, social e humano realizado por pessoas, equipes ou instituições no âmbito internacional. Cada um dos vencedores ganhará cerca de US$ 73,5 mil (R$ 130,7 mil) e uma escultura do artista Joan Miró. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/30/2008 01:30:00 PM | | | Voltar

·······

21 de janeiro de 2008

Começa a corrida pelo prêmio

PublishNews - 21/01/2008 - por Renata Sturm
Escritores de todo o País e de qualquer nacionalidade que escrevem em português já podem começar a esfregar as mãos. A partir de hoje (21/01) estão abertas as inscrições para o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2008. O prêmio é considerado uma das maiores recompensas literárias do Brasil - há quem o chame até de uma versão 'lusófona do britânico Booker Prize'. A comparação não é à toa, principalmente quando o assunto é o valor do prêmio em dinheiro: são R$ 100 mil para o primeiro colocado, R$ 35 mil para o segundo e R$ 15 mil para o terceiro. Podem concorrer quaisquer romance, conto, poesia, crônica, dramaturgia, biografia e autobiografia escritos originalmente em língua portuguesa e publicados em primeira edição entre janeiro e dezembro de 2007. Mas os interessados em participar do Portugal Telecom de Literatura terão que ter um pouco de paciência com o site do prêmio, que pelo menos até esta manhã não estava atualizado.

LINKS RELACIONADOS:
Acertei na mosca: Festa lusitana na entrega do Portugal Telecom
Conheça os 10 finalistas e o Júri Final do Prêmio Portugal Telecom 2007
Henrique Chagas, da Verdes Trigos, compõe o Júri Inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/21/2008 06:54:00 PM | | | Voltar

·······

17 de dezembro de 2007

Um milhão

Folha de S. Paulo - 15/12/2007 - por Mônica Bergamo
O Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, calcula que nesta terça-feira (18/12), entre 10h30 e 11h30, passe pela roleta o visitante número um milhão. Como prêmio, ele ganhará entrada grátis vitalícia na instituição e títulos de Gilberto Freyre. Informação da coluna de Mônica Bergamo. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/17/2007 07:52:00 PM | | | Voltar

·······

1 de dezembro de 2007

Poeta argentino Juan Gelman ganha Cervantes

Folha Online - 29/11/2007 - por Ansa
O poeta argentino Juan Gelman ganhou ontem (29/11) o Prêmio Cervantes, considerado o mais importante prêmio literário concedido a autores de língua espanhola. O anúncio foi feito pelo ministro da Cultura espanhol César Antonio Molina. Junto com o prêmio, Gelman vai receber 90.450 euros (cerca de R$ 236 mil). Gelman, de 77 anos, recebeu durante sua carreira o Prêmio Nacional de Poesia, na Argentina, o Prêmio de Literatura Latino-Americana e do Caribe Juan Rulfo, o Prêmio Ibero-Americano de Poesia Pablo Neruda e o Prêmio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americano. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/01/2007 05:47:00 PM | | | Voltar

·······

12 de novembro de 2007

Anúncio dos vencedores encerra Feira gaúcha

Zero Hora - 12/11/2007
Como já virou tradição em Porto Alegre, a 53ª Feira do Livro de Porto Alegre encerrou-se neste domingo (11/11) com o anúncio dos vencedores de mais uma edição do prêmio Fato Literário, em solenidade no Clube do Comércio. O título de vencedor da categoria voto popular, cujo prêmio era de R$ 10 mil, coube a um projeto de apenas um ano de execução, o Ler em Casa, iniciativa realizada no município de Picada Café, no qual sacolas com livros passam por diferentes ruas da cidade, de casa em casa, levando obras para serem lidas pela população. Já na votação do júri oficial, foi para o Literatura Infantil e Medicina Pediátrica, programa de contação de Histórias desenvolvido pela PUCRS no setor de pediatria do Hospital São Lucas. A personalidade eleita pelo júri oficial foi o escritor Sergio Faraco. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/12/2007 10:03:00 PM | | | Voltar

·······

3 de novembro de 2007

Ferreira Gullar e enciclopédia são os melhores do ano


PublishNews - 01/11/2007 - por Renata Sturm
"Para alguma coisa serve vivermos um pouco mais." Foi com esse bom humor que o escritor Ferreira Gullar, com seus cabelos brancos, recebeu o prêmio Livro do Ano na categoria Ficção ontem (31/10) no Prêmio Jabuti, pelo livro de crônicas Resmungos (Imprensa Oficial, 208 pp., R$65). Gullar também não esqueceu de agradecer a parceria com o ilustrador Antônio Henrique Amaral, que o acompanha há anos nas crônicas publicadas na Folha de S.Paulo. A segunda surpresa da noite, que aconteceu na Sala São Paulo, foi a entrega do Livro do Ano Não-Ficção para a enciclopédia Latinoamericana, publicada pela Boitempo Editorial (1.344 pp., R$190). Os organizadodes da obra, Ivana Jinkings, Emir Sader, Carlos Eduardo Martins e Rodrigo Nobile, fizeram a festa no palco do evento. "Esse prêmio revela a capacidade editorial desta pequena grande editora", disse emocionado um dos organizadores. A presidente da organizadora do prêmio, a Câmara Brasileira do Livro, Roseli Boschini, recomendou: "Aproveitem a festa, nobres cavalheiros e damas do livro. A noite é de vocês."
Na foto, da esq. para dir.: Antonio Henrique Amaral, Muniz Sodré (presidente da Biblioteca Nacional) e Ferreira Gullar.

Technorati Marcas: , ,

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2007 11:13:00 AM | | | Voltar


A festa

PublishNews - 01/11/2007 - por Renata Sturm
Assistir o público presente no Prêmio Jabuti, organizado pela Câmara Brasileira do Livro, é algo interessante. Isto porquê, mesmo que contenha a badalação de qualquer grande evento, seja do cinema ou do futebol, pouca gente sabe qual é o rosto dos escritores e profissionais premiados nas 20 categorias. É por isso mesmo que eventos como esses são importantes para dar visibilidade para o escritor que, na maior parte do ano, fica recluso em frente ao computador. "Espero pelo dia em que o livro ganhe a mesma atenção que um campeonato mundial de futebol", disse o esperançoso vice-governador de São Paulo, Alberto Goldman. O desejo é geral. O curador do Jabuti, José Luis Goldfarb, afirmou ontem (31/10) à noite que a realidade da literatura no Brasil está longe do ideal. "Mas estamos na estrada correta." Para Goldfarb, o Jabuti - diferente de prêmios como o Portugal Telecom - deve continuar premiando exclusivamente escritores no Brasil. "Afinal, o Jabuti é um símbolo brasileiro."

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/03/2007 10:05:00 AM | | | Voltar

·······

30 de outubro de 2007

A mulher na Janela, discurso de Amós Oz ao receber o Prêmio Príncipe das Astúrias 2007

Discurso de AMÓS OZ ao receber o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras em 26/10/2007. Traduzido por Moisés Storch para o PAZ AGORA|BR

"Senhoras e senhores,
Vim de Jerusalém para lhes falar de paz. Permitam que lhes fale no idioma da Bíblia.
Se adquirir uma passagem e viajar a outro país, é possível que você veja as montanhas, os palácios e as praças, os museus, as paisagens e os locais históricos. Se a fortuna lhe sorrir, talvez tenha a oportunidade de conversar com alguns habitantes do lugar. E voltará para casa carregado com um monte de fotografias e postais.
Mas, se lê um romance, adquire uma entrada para os recantos mais secretos de outro país e de outro povo. A leitura de um romance é um convite a visitar as casas de outras pessoas e a conhecer seus cantos mais íntimos.
Se não for mais do que um turista, talvez tenha a oportunidade de se deter em uma rua, observar uma velha casa do bairro antigo da cidade e ver uma mulher debruçada à janela. E, então, dará a volta e seguirá o seu caminho.
Mas, como leitor, observa não só a mulher que olha pela janela. Está com ela dentro da sua casa, e até dentro da sua cabeça.
Quando lê um romance de outro país, você é convidado a passar à sala de outras pessoas, ao quarto das crianças, à cozinha, e mesmo ao dormitório. É convidado a entrar em suas dores secretas, em suas alegrias familiares, em seus sonhos. ++++++ "

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2007 09:10:00 PM | | | Voltar


A Mulher da Janela - AMÓS OZ

Reunido en Oviedo el Jurado del Premio Príncipe de Asturias de las Letras 2007 acuerda conceder el Premio Príncipe de Asturias de las Letras 2007 al escritor israelí Amos Oz, narrador, ensayista y periodista que ha contribuido a hacer de la lengua hebrea un brillante instrumento para el arte literario y para la revelación certera de las realidades más acuciantes y universales de nuestro tiempo, con especial atención tanto a la defensa de la paz entre los pueblos como a la denuncia de todas las expresiones del fanatismo".

El príncipe Felipe de España y su esposa la princesa Letizia Ortiz, al centro de la primera fila, posan entre ganadores del Premio Príncipe de Asturias, Al Gore, ex vicepresidente estadounidenese y ganador del Premio Nobel de la Paz 2007 y del premio a la Cooperación Internacional (izquierda) y del escritor israelí Amos Oz, ganador del premio a las Letras 2007 (derecha).

Oviedo, 26/10/2007

Príncipe Felipe e Princesa Letizia da Espanha, ladeados por AMÓS OZ, Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras (leia abaixo o texto completo do discurso) e AL GORE, Prêmio de Cooperação Internacional e Prêmio Nobel da Paz.  AVNER SHALEV, diretor do Instituto Yad Vashem, Museu do Holocausto de Jerusalém recebeu o Prêmio da Concórdia e  BOB DYLAN recebeu o Prêmio das Artes.

Leia o Discurso de AMÓS OZ ao receber o Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras em 26/10/2007. Traduzido por Moisés Storch para o PAZ AGORA|BR

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2007 08:30:00 AM | | | Voltar

·······

22 de outubro de 2007

PRÊMIO NOBEL DE ECONOMIA 2007: teoria sobre a eficácia das transações


Leonid Hurwicz e senhora e seus colegas Erick Maskin e Roger Myerson

Foram três judeus-americanos os laureados pelo Premio Nobel de Economia de 2007. Criadores da “teoria sobre a eficácia das transações”, Leonid Hurwicz, Eric Maskin e Roger Myerson vão dividir o premio de US$ 1,57 milhão. Hurwicz, com 90 anos, é o mais idoso laureado na história do Nobel. Nasceu na Rússia, mas teve de fugir para a Polônia quando estourou a Primeira Guerra Mundial. Chegou aos EUA em 1940 como bacharel em direito da Universidade de Varsóvia, tornando-se professor emérito da Universidade de Minnesota. Erick Maskin nasceu em Nova Iorque, em 1950, onde se formou em economia. Roger Myerson nasceu em Boston, em 1951, e é professor de economia da Universidade de Chicago.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/22/2007 06:51:00 PM | | | Voltar

·······

17 de outubro de 2007

Gonçalo M. Tavares avalia o mal


O Estado de S. Paulo - 17/10/2007
Um dos nomes mais representativos da moderna literatura portuguesa, Gonçalo M. Tavares é um fenômeno das letras - autor de mais de uma dezena de livros, consegue sempre despertar a curiosidade de críticos e leitores. Dois deles, Jerusalém (232 pp., R$ 41) e Um Homem: Klaus Klump (120 pp., R$ 30,50) (ambos editados pela Companhia das Letras), serão autografados por ele hoje (17/10), às 19h30, na Livraria da Vila da Vila Madalena (Rua Fradique Coutinho, 915 -SP - Tel. 11-3814-5811), justamente os que figuram em sua série mais sombria. Embora jovem (37 anos), Gonçalves consegue catalogar seus títulos de formas distintas, criando séries.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 07:46:00 PM | | | Voltar


Para Gonçalo, América Latina tem a melhor literatura do mundo


PublishNews - 17/10/2007 - por Ricardo Costa
O 5º Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon, no valor de R$ 100 mil, foi parar nas mãos (ou no bolso) de Mia Couto ainda em Agosto deste ano. Ontem, o português Gonçalo M. Tavares faturou os R$ 100 mil do Prêmio Portugal Telecom, e, assim, os dois maiores prêmios literários brasileiros do ano são concedidos a autores lusitanos. Durante a festa de entrega do Portugal Telecom, um repórter pediu que Gonçalo comentasse este fato e comparasse o a literatura portuguesa e brasileira no momento atual. A resposta saiu diplomática. "O importante é que são autores de língua portuguesa; não sou a favor de poses nacionalistas. A literatura brasileira é muito forte; a portuguesa é mais formal. O livro pode ser o que quisermos. Considero os brasileiros muito mais criativos e acho que na América Latina se faz hoje a melhor literatura do mundo." Ao comentar como gastaria o prêmio, Gonçalo lembrou que tem 3 filhos e que, por isso, o dinheiro iria embora bem rápido.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 07:41:00 PM | | | Voltar


Acertei na mosca: Festa lusitana na entrega do Portugal Telecom


Em evento de gala realizado na Casa Fasano, em São Paulo, ontem, 16/10, aconteceu a entrega do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007. Depois de uma agradável mesa redonda com 6 dos 10 finalistas, foi anunciado o vencedor da noite: o escritor português Gonçalo M. Tavares, autor de Jerusalém (Companhia das Letras, 232 pp., R$ 41). Ele levou o prêmio de R$ 100 mil que, junto com o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon, é o maior prêmio literário no Brasil. O favorito "nas apostas", Dalton Trevisan, ficou em segundo lugar com o livro Macho não ganha flor (Record, 128 pp., R$ 26), seguido de Teixeira Coelho, autor de História natural da ditadura (Iluminuras, 302 pp., R$ 44). Trevisan levou para casa um cheque de R$ 35 mil, enquanto Teixeira Coelho faturou R$ 25 mil. Segundo João Pedro Baptista, presidente da PT Investimentos Internacionais e anfitrião da noite, "mais do que premiar uma excelente obra, o prêmio pretende celebrar o talento literário e a língua portuguesa na sua riqueza".


Lembra que, em agosto, eu apostei no GONÇALO? "Agora, como minha lista do Juri Inicial se esvaziou: Gonçalo na cabeça, mas pode ser que o moçambicano fature mais um prêmio". ACERTEI NA MOSCA.... O livro é excelente. Ganhou merecidamente.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2007 03:05:00 PM | | | Voltar

·······

15 de outubro de 2007

Vencedores de prêmio literário serão anunciados


Na noite desta terça-feira (16/10), serão anunciados os 3 vencedores da 5ª edição do Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Entre os concorrentes estão os escritores brasileiros André Sant´Anna, Affonso Ávila, Cintia Moscovich, Dalton Trevisan, Marcos Siscar, Michel Laub e Teixeira Coelho; o angolano Ondjaki; o moçambicano Mia Couto; e o português Gonçalo Tavares. Os primeiro, segundo e terceiro colocados receberão, respectivamente, os prêmios de 100 mil, 35 mil e 15 mil reais, além de um troféu criado pelo artista plástico Paulo Von Poser. Criado em 2003, o Prêmio visa prestigiar e divulgar a produção literária do Brasil, buscando construir um intercâmbio literário entre os países de língua portuguesa. No evento desta terça, editores, escritores e jornalistas brasileiros e de outros países estarão prestigiando a festa de entrega na Casa Fasano, em São Paulo/SP.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2007 10:50:00 PM | | | Voltar


Nobel de Literatura vai para Doris Lessing


Com 88 anos (a serem completados em 22 de outubro), a romancista britânica (nascida na Pérsia, atual Irã) Doris Lessing é a vencedora do Nobel de Literatura 2007, a pessoa mais velha e a 11ª mulher a receber o prêmio. Para a academia sueca, Lessig transmite em seus escritos a "experiência épica feminina", descrevendo "com ceticismo, paixão e força visionária" a divisão da civilização. A escritora, conforme registra o jornal The New York Times, disse que já tinha se esquecido desse assunto, referindo-se ao fato de seu nome constantemente freqüentar a lista do Nobel nos últimos 40 anos. Entre os títulos de sua vasta obra estão Debaixo de Minha Pele, As Experiências de Sirius, Shikasta, O Sonho mais Doce, The Golden Notebook, The Summer Before Dark, e The Fifth Child. O Nobel de Literatura será entregue em Estocolmo no dia 10 de dezembro. Clique aqui para conferir a lista completa dos laureados com o Nobel de Literatura e aqui para saber mais sobre Doris Lessing.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2007 10:45:00 PM | | | Voltar

·······

14 de outubro de 2007

Doris Lessing recebe o Nobel de Literatura


Foi anunciado na manhã desta quinta-feira (11/10) pela Academia Sueca o nome da escritora Doris Lessing, de 87 anos, como vencedora do Nobel de Literatura 2007. Britânica, mas nascida na Pérsia, atual Irã, Doris é a 11ª mulher a receber o prêmio desde que ele foi instituído, em 1901. Ao divulgar o resultado, o diretor da Academia, Horace Engdahl disse que ela foi escolhida por transmitir a experiência épica feminina, referindo-se ao trabalho da autora voltado para as questões feministas. Violência contra crianças, divisão entre brancos e negros e conflitos sociais também norteiam o trabalho da escritora. Autora de mais de 20 romances, incluindo ficção e não-ficção, Doris tem editado no Brasil livros como O sonho mais doce (Companhia das Letras, 448 pp., R$ 62,50) (2005), Andando na sombra (Companhia das Letras, 414 pp., R$ 62,50) (1998), Debaixo da minha pele (Companhia das Letras, 456 pp., R$ 67) (1997) e Os agentes sentimentais (Nova Fronteira, 176 pp. R$ 28) (1998), A autora, que atualmente vive em Londres, receberá o prêmio no dia 10 de dezembro em Estocolmo num valor equivalente a US$ 1,5 milhão.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2007 10:11:00 PM | | | Voltar

·······

10 de outubro de 2007

Nobel de Medicina é sobrevivente do Holocausto


O italiano naturalizado americano Mario R. Capecchi, de 70 anos, um dos vencedores do Nobel de medicina deste ano, coroa uma vida marcada pela superação. Com apenas quatro anos, ele foi separado de sua mãe - levada pelos nazistas para o campo de concentração de Dachau. A partir daí, ele teve de viver em orfanatos ou como menino de rua, "a maior parte do tempo passando fome".
A desnutrição acabou fazendo com que ele fosse parar num hospital, onde sua mãe finalmente o reencontrou quando ele tinha nove anos. Duas semanas depois, os dois partiram para os EUA, onde ele freqüentou a escola pela primeira vez. Entrou direto na terceira série, embora não soubesse inglês.
Capecchi dividiu o prêmio deste ano com o britânico naturalizado americano Oliver Smithies, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, e com Martin J. Evans, britânico da Universidade de Cardiff. O trabalho do trio possibilitou o surgimento da técnica de "nocaute" de genes, que permite monitorar sua função no organismo de cobaias. O sistema ajuda a simular doenças humanas em camundongos e, assim, aprender exatamente quais as mudanças que elas causam no organismo. (Alef)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2007 11:28:00 PM | | | Voltar

·······

9 de outubro de 2007

Os segredos da eleição do Prêmio Nobel de Literatura


La Nación (Argentina) - 07/10/2007 - por Luisa Corradini
É praticamente certo que o Prêmio Nobel de Literatura 2007 foi escolhido na reunião do comitê na última quinta-feira (04/10). Mas conforme a tradição, o anúncio oficial do autor que receberá um diploma, uma medalha de ouro com o perfil de Alfred Nobel e um cheque de 1,5 milhões de dólares acontecerá no próximo dia 11/10. O processo de escolha se prolonga por oito meses: começa em 31/01, com uma pré-seleção entre cerca de 2 mil cartas. Saem 200 candidatos iniciais e iniciam-se as avaliações a cargo do comitê; em maio restam cinco ou dez aspirantes ao prêmio. "Nesse momento começa a verdadeira seleção porque entre junho e agosto os acadêmicos lêem a obra dos candidatos. Ao final desta etapa restam 3 finalistas e em setembro iniciam-se os debates, que geralmente se estendem até a semana anterior ao anúncio", completa Lars Rydquist, diretor da biblioteca da Academia Sueca. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2007 09:08:00 PM | | | Voltar

·······

8 de outubro de 2007

Nobel de Literatura sai no dia 11


Folha Online - 05/10/2007 - por France Presse, em Estocolmo
O vencedor do prêmio Nobel de Literatura 2007 será anunciado no dia 11/10 (próxima quinta-feira), em Estocolmo (Suécia), às 8h (horário de Brasília). Os autores americanos Philip Roth e Don DeLillo, o israelense Amos Oz, o peruano Mario Vargas Llosa e o mexicano Carlos Fuentes são citados como possíveis candidatos no meio literário na Suécia. Já o portal de apostas pela internet Ladbrokes - que no ano passado apostou corretamente no turco Orhan Pamuk - o romancista e ensaísta italiano Claudio Magris está na frente, seguido pelo poeta australiano Les Murray e por Roth. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 07:47:00 PM | | | Voltar

·······

10 de setembro de 2007

Seis escritores na reta final


A lista dos seis livros de ficção finalistas do Man Booker Prize foi divulgada na última quinta-feira (06/09). Confira os autores e suas obras: Darkmans (4th Estate) de Nicola Barker The gathering (Jonathan Cape) de Anne Enright Mister Pip (John Murray) de Lloyd Jones The reluctant fundamentalist (Hamish Hamilton) de Mohsin Hamid On chesil beach (Jonathan Cape) de Ian McEwan Animal´s people (Simon & Schuster) de Indra Sinha. Entre os candidatos, o escritor paquistanês Mohsin Hamid, o mais jovem finalista do Man Booker Prize, com apenas 35 anos. O nome do grande vencedor - que receberá um prêmio de cerca de R$ 242 mil - será revelado no dia 16/10. As apostas já podem ser feitas.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/10/2007 03:09:00 PM | | | Voltar

·······

3 de setembro de 2007

Prêmio Literário José Mindlin de Literatura


Estão abertas até o dia 30 de novembro as inscrições para o Prêmio José Mindlin de Literatura. Os autores, brasileiros ou naturalizados, podem participar tanto com obras inéditas quanto com as que já foram publicadas. O vencedor receberá R$ 10 mil e terá seu livro publicado e distribuído em junho de 2008. O resultado será anunciado em março do próximo ano.


[ERRAMOS]: Segundo o regulamento do Prêmio, só obras "inéditas" podem participar. Veja:
4.1. As obras devem ser, obrigatoriamente, inéditas e escritas em idioma português, ficando automaticamente eliminadas, em qualquer etapa do Concurso, aquelas já publicadas e/ou divulgadas por qualquer suporte - seja eletrônico ou impresso -, no todo ou em parte.


Meus agradecimentos à Fátima Ricci, Mineira do Sul, por ter alertado sobre o erro na informação (originária do site PNLL)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 10:42:00 PM | | | Voltar


Prêmio Portugal Telecom


O outro pé da sereia já rendeu a Mia Couto um prêmio esta semana (veja a nota sobre a Jornada de Passo Fundo) e o colocou entre os finalistas de outro. Ele está entre os dez escritores, anunciados na semana passada, que disputam o 5º Prêmio Portugal Telecom de Literatura. Também foram escolhidos pelo júri os livros Bom Dia Camaradas, do angolano Ondjaki; Cantigas do Falso Alfonso el Sábio, de Affonso Ávila; História Natural da Ditadura, de Teixeira Coelho; Jerusalém, de Gonçalo M. Tavares; Macho não Ganha Flor, de Dalton Trevisan; O Paraíso é Bem Bacana, de André Sant'Anna; O Roubo do Silêncio, de Marcos Siscar; O Segundo Tempo, de Michel Laub; e Por que Sou Gorda, Mamãe?, de Cíntia Moscovich.


Já fiz as minhas apostas.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 10:40:00 PM | | | Voltar


Na casa de Gabo


Folha de S. Paulo - 2/9/2007 - por Sylvia Colombo


Quarenta anos depois do lançamento do livro "Cem Anos de Solidão" e 80 anos do nascimento de Gabriel García Márquez, a cidade colombiana de Aracataca entra em debate sobre o legado do escritor


Na praça principal da pequena Aracataca, um estabelecimento de esquina, paredes de madeira pintadas de vermelho, exibe os dizeres: "Bar Liberal: Aqui esteve o coronel Aureliano Buendía". A referência a um dos personagens centrais de Cem anos de solidão (1967), o militar solitário que "promoveu trinta e duas revoluções armadas e perdeu todas", é apenas uma entre as tantas que saltam aos olhos quando se caminha hoje pela cidade natal de Gabriel García Márquez, 80. Aracataca, localizada ao norte da Colômbia, na província caribenha de Magdalena, foi fonte de inspiração para quase tudo que o escritor criou para construir Macondo, aldeia imaginária onde se passa o clássico que lhe garantiu o Nobel de Literatura em 1982. >> Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/03/2007 02:56:00 PM | | | Voltar

·······

28 de agosto de 2007

Conheça os 10 finalistas e o Júri Final do Prêmio Portugal Telecom 2007


Na tarde de ontem (27/08), foram escolhidos entre 51 obras semi-finalistas - que foram eleitas por um Júri Inicial de 300 críticos literários e professores de literatura de todo o Brasil - os dez livros finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa. Foram 382 obras inscritas. O Júri Intermediário elegeu também, entre seus membros, seis jurados que, ao lado da Curadoria integrarão o Júri Final que escolherá os três vencedores: Cristóvão Tezza, Flora Sussekind, José Castello, Marcos Frederico Kruger, Paulo Henrriques Britto e Tania Celestino de Macedo. Abaixo a lista dos dez livros finalistas:


Bom dia camaradas, Ondjaki (Agir)
Cantigas do falso Alfonso el Sábio, Affonso Ávila (Ateliê Editorial)
História natural da ditadura, Teixeira Coelho (Iluminuras)
Jerusalém, Gonçalo M. Tavares (Companhia das Letras)
Macho não ganha flor, Dalton Trevisan (Record)
O outro pé da sereia, Mia Couto (Companhia das Letras)
O paraíso é bem bacana, André Sant´Anna (Companhia das Letras)
O roubo do silêncio, Marcos Siscar (7letras Editora)
O segundo tempo, Michel Laub (Companhia das Letras)
Por que sou gorda, mamãe? , Cintia Moscovich (Record)


Aposto dois nomes: primeiro, Mia Couto, o vitorioso de Passo Fundo, ou Gonçalo Tavares, com Jerusalém. Será um português, Gonçalo, merecidamente com Jerusalém! Apostava no Luiz Ruffato, que ficou em segundo no Jabuti, na Maria Valéria Rezende ou no Moacyr Scliar. Agora, como minha lista do Juri Inicial se esvaziou: Gonçalo na cabeça, mas pode ser que o moçambicano fature mais um prêmio.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/28/2007 11:40:00 PM | | | Voltar


Mia Couto vence o Zaffari & Bourbon


PublishNews - 28/8/2007 - por Renata Sturm
O autor do melhor romance escrito em língua portuguesa publicado entre junho de 2005 e 30 de maio de 2007 foi anunciado ontem (27/08) à noite na abertura da 12ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo (RS). Ao receber o prêmio do 5º Zaffari & Bourbon de Literatura, pelo livro O outro pé da sereia, o escritor moçambicano contou que estava em Passo Fundo, em 1997, quando o prêmio foi criado. "Sou tomado por um sentimento de estranheza ao receber o prêmio. O Brasil me deu mais do que merecia", declarou o tímido escritor que recebeu um cheque no valor R$ 100 mil. Concorreram com Couto outros 215 autores. (Foto: Tiago Lermen/divulgação UPF)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/28/2007 11:15:00 PM | | | Voltar

·······

27 de agosto de 2007

Vencedores do Jabuti 2007


O escritor Carlos Nascimento Silva venceu o Prêmio Jabuti na categoria romance com o livro "Desengano" (Ed. Agir), deixando em segundo lugar Luiz Ruffato, com "Vista parcial da noite" (Record), e Antonio Torres, com "Pelo fundo da agulha" (Record). O Jabuti é o mais popular prêmio literário do país. A lista completa dos vencedores, em 20 categorias, pode ser lida aqui.


Na categoria contos e crônicas, o vencedor foi "Resmungos" (Imprensa Oficial de SP), de Ferreira Gullar. Já o melhor livro de poesia eleito foi "Cantigas do falso Afonso el Sabio" (Ateliê Editorial), de Affono Ávila. A melhor biografia, segundo o Jabuti, é "Anita Malfati" (Ed. 34), de Marta Rossetti Batista. E, em teoria e crítica literária, o vencedor foi Luiz Costa Lima, por "História, ficção e literatura" (Companhia das Letras).


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/27/2007 08:42:00 PM | | | Voltar

·······

24 de agosto de 2007

Dez finalistas e Júri Final serão escolhidos na segunda


Na manhã da próxima segunda-feira (27/08) serão escolhidos os dez finalistas do Prêmio Portugal Telecom de 2007. O Júri Intermediário - formado por: Benjamin Abdala Junior, Cristovão Tezza, Flora Sussekind, Fábio Lucas, José Castello, Manuel da Costa Pinto, Marcos Frederico Kruger, Maria Lucia Dal Farra, Paulo Henriques Britto, Rita Chaves, Selma Caetano, Sérgio de Sá, Tania Celestino de Macêdo, Vilma Áreas e Wander Melo Miranda - irá decidir quais serão as publicações finalistas e quem formará o Júri Final. Vale lembrar que é a primeira vez que livros de Língua Portuguesa de outros países concorrem aos prêmios de R$ 100 mil, R$ 50 mil e R$ 35 mil reais. O resultado deve ser divulgado até o final do dia na segunda-feira.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 09:51:00 PM | | | Voltar


Desengano recebe Jabuti de romance


O Estado de S. Paulo - 22/8/2007 - por Ubiratan Brasil
A precisa descrição das transformações sofridas pela família brasileira garantiu ao escritor mineiro Carlos Nascimento Silva mais um Prêmio Jabuti em sua coleção. A Câmara Brasileira do Livro anunciou ontem os vencedores da 49ª edição do prêmio, ainda um dos mais tradicionais da literatura nacional, e Silva teve seu Desengano (Agir) escolhido como melhor romance - em 1999, ele foi também contemplado na mesma categoria, com Cabra cega (Relume Dumará), além de eleito o melhor livro de ficção do ano. Ele terá a oportunidade de repetir a honraria no dia 31/10, quando os prêmios serão entregues e os livros de melhor ficção e melhor não-ficção serão anunciados.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2007 12:30:00 AM | | | Voltar

·······

21 de agosto de 2007

Saem os vencedores do Prêmio Jabuti


A Câmara Brasileira do Livro anunciou em 21/8/2007 os vencedores do 49º Prêmio Jabuti 2007. A apuração ocorreu em audiência pública na sede da entidade, em São Paulo. A entrega da premiação será na Sala São Paulo, na capital paulista, em 31/10, quando também serão revelados os vencedores dos prêmios especiais Livro do Ano - Ficção e Livro do Ano - Não-Ficção.


Conheça os vencedores do 49º Prêmio Jabuti 2007


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2007 09:27:00 PM | | | Voltar

·······

11 de agosto de 2007

Os finalistas do prêmio de R$ 100 mil


PublishNews - 10/8/2007
O 5º Prêmio Zaffari & Bourbon de Literatura entra na reta final. Foram anunciados na manhã de ontem (09/08), em Porto Alegre (RS), os onze romances finalistas que concorrem ao prêmio de R$100 mil. O anúncio do vencedor será na abertura da 12ª Jornada Nacional de Literatura, no dia 27/08, em Passo Fundo (RS). O vencedor receberá um prêmio de R$ 100 mil. Dos 215 autores inscritos, continuam na disputa: Adriana Lunardi (Corpo estranho), Ana Maria Gonçalves (Um defeito de cor), Antônio Torres (Pelo fundo da agulha), Daniel Galera (Mãos de cavalo), Flávio Carneiro (A confissão), Helder Macedo (Sem nome), José Saramago (As intermitências da morte), Luiz Ruffato (Vista parcial da noite), Maria Valéria Rezende (O vôo da guará vermelha), Mia Couto (O outro pé da sereia) e Milton Hatoum (Cinzas do norte). >> Leia mais


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/11/2007 09:08:00 PM | | | Voltar

·······

9 de agosto de 2007

Livro sobre núpcias fracassadas é favorito em premiação britânica


Folha Online - 9/8/2007
On chesil beach, o novo romance de Ian McEwan, 59, está entre os principais candidatos ao próximo prêmio Booker do Reino Unido. Casas de apostas já apontam o livro como favorito. A obra conta, em menos de 200 páginas, a história da desastrosa noite de núpcias de um casal, num hotel, durante os anos 60. McEwan ganhou o prêmio em 1998 com Amsterdam. Ele também foi finalista em 1981, com Ao deus dará, em 1992, com Cães negros, e em 2001, com Reparação. Outro veterano entre os propostos para o prêmio é A.N. Wilson com Winnie and Wolf, um romance sobre a amizade entre a inglesa Winifried Wagner, nora do compositor alemão Richard Wagner, e o ditador Adolf Hitler. Também está na lista The reluctant fundamentalist, de Mohsin Hamid, sobre as experiências de um paquistanês que vive nos Estados Unidos após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/09/2007 10:19:00 PM | | | Voltar

·······

13 de julho de 2007

ABL divulga vencedores do Prêmio Afrânio Coutinho


ABL - 13/7/2007
O advogado e escritor mineiro Márcio da Rocha Galdino e a professora paranaense Bernadete Michelato são os vencedores do Prêmio Afrânio Coutinho 2007 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Primeiro colocado no concurso, Galdino irá receber R$ 8 mil e Bernadete, R$ 5 mil. Dia 19 de julho, às 16h30, ocorrerá a entrega dos prêmios na sede da ABL com a presença do presidente da instituição, Marcos Vinicios Vilaça. Nesta edição, o prêmio teve como tema "Diálogos com a Coleção Franklin de Oliveira". Essa coleção, oferecida pela família de Franklin de Oliveira à Biblioteca Rodolfo Garcia (BRG), é formada por obras que pertenceram ao acervo pessoal do jornalista e crítico literário, falecido em 2000. Com patrocínio da Petrobras, o concurso foi lançado em 2005 em comemoração ao 1º aniversário de fundação da BRG. >> Leia mais


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/13/2007 10:45:00 PM | | | Voltar

·······

11 de julho de 2007

Vivaleitura tem inscrições prorrogadas até dia 23


A demanda por informações de interessados de todo o País fez com que Ministério da Educação (MEC), Ministério da Cultura (MinC) e Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) prorrogassem até o dia 23 de julho as inscrições para o Prêmio Vivaleitura. A iniciativa visa revelar trabalhos de estímulo ao desenvolvimento do hábito de leitura entre crianças, jovens e adultos, que promoveram transformações em comunidades. Como premiação serão distribuídos R$ 75 mil, R$ 25 mil por cada categoria: bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; escolas públicas e privadas e sociedade; empresas, organizações não-governamentais, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site ou através de carta registrada, com aviso de recebimento, endereçada para Caixa Postal 710377. São Paulo - SP. Cep: 03410-970. Mais informações pelo telefone 0800-770-0987.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/11/2007 09:38:00 PM | | | Voltar

·······

9 de julho de 2007

Nuevo premio en España para Guillermo Pilía


El escritor platense Guillermo Pilía acaba de recibir un nuevo reconocimiento en España. Se trata del segundo premio del Certamen Internacional de Cuento Taurino "Félix Rodríguez" de Santander. El jurado estuvo integrado por escritores e intelectuales españoles y el resto de los premios y menciones recayeron sobre narradores peninsulares. El cuento lleva por título "Como todos los muertos de la tierra" y se trata del monólogo interior de Ignacio Sánchez Mejía, torero y escritor amigo de García Lorca, en las horas previas a su muerte.


Guillermo Pilía, profesor en Letras y director de la Cátedra Libre de Literatura Platense de la Universidad de La Plata, ya había obtenido en 2002 el primer premio del Concurso Internacional de Cuento Taurino "El Albero" en Quito, Ecuador. En lo que va del año 2007 es el segundo reconocimiento que recibe en España por sus trabajos narrativos. El anterior fue en segundo premio del concurso "La Revelación" en Madrid. Asimismo, ha alcanzado en otras oportunidades importantes premios en la Argentina, otras ciudades de España, EE.UU y Francia, entre otros países.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/09/2007 08:11:00 PM | | | Voltar

·······

2 de julho de 2007

David Grossman Ganha Prêmio Espanhol


Folha de S. Paulo - 30/6/2007
O escritor israelense David Grossman, cuja obra foi traduzida em 26 idiomas, recebeu ontem, na Espanha, o Prêmio Cristóbal Gabarrón por sua "linguagem inovadora" e seu "papel como defensor da paz". Trinta artistas concorreram à premiação. O Cristóbal Gabarrón também contempla destaques em artes plásticas, artes cênicas, esportes, economia, entre outras áreas.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/02/2007 09:06:00 PM | | | Voltar


Liberdade pela escrita


Semanalmente, o projeto Liberdade pela escrita promove sessões de leitura junto a detentas que vivem com seus filhos de até três anos no Presídio Feminino Madre Pelettier, em Porto Alegre (RS). Nos encontros, acontecem também oficinas de narração de histórias e de confecção de fantoches e bonecos. Entre os objetivos estão: favorecer, por meio da leitura, a mobilização e construção do imaginário; promover um espaço de liberdade de expressão como forma de resgate da identidade e da auto-estima; e desenvolver, através das oficinas, a habilidade de contar e ler histórias para os próprios filhos. A ação, que faz parte do Eixo 2 (Projetos sociais de leitura) do PNLL e beneficia cerca de 30 presidiárias, foi a vencedora da categoria 3 (ONGs, pessoas físicas, universidades/faculdades e instituições sociais) do Prêmio VivaLeitura, edição de 2006.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/02/2007 08:45:00 PM | | | Voltar

·······

1 de julho de 2007

Flip consagra o escritor-celebridade


Festa literária de Paraty, que começa na quarta, segue tendência de festivais em que autores "globetrotters" dão "show'. Escritores comentam atual necessidade de freqüentar eventos literários em diversos países para promover seus livros


Não é à toa que o encontro literário de Paraty, que começa na próxima quarta-feira na cidade fluminense, tem nome e status de festa. A Flip chega à sua quinta edição seguindo uma transformação internacional no modo como a literatura é consumida no planeta.
Em sua natureza tido como atividade solitária, o ofício de escritor cada vez menos tem a ver com a idéia de um sujeito entretido em seu mundo particular, sentado numa escrivaninha ou à sombra de uma árvore, estudando ou refletindo em busca de inspiração. Tampouco os leitores têm tido no hábito de ler, como antigamente, uma experiência íntima e reflexiva.
A literatura virou show. Cada vez mais as editoras pedem aos escritores que façam parte de um jogo em que têm de vender seus livros em eventos internacionais, com palestras, entrevistas e atividades interativas com o público. Os leitores, por sua vez, já aceitaram a idéia de serem fãs de escritores-celebridade, reconhecidos não só por sua literatura, mas por sua capacidade de subir num palco e entreter uma platéia. (EDUARDO SIMÕES, MARCOS STRECKER, SYLVIA COLOMBO - DA REPORTAGEM LOCAL)


Noga Lubicz Sklar, que me deu o privilégio de escrever a orelha do seu inédito romance "Hierosgamos", a ser lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, também estará em Paraty fazendo parte do show. Veja o que escreveu em seu Noga Bloga.



O resto é uma grande incógnita, let the sunshine in. Talvez o livro esteja na Livraria da Vila, talvez não. Talvez eu consiga falar com a Liz, talvez não. Talvez possa abordar o Amós Oz com um simpático e solidário shalom chaver talvez não, mas sim, espero que sim, que a FLIP seja um grande, GIGANTESCO SIM, e que de volta de lá eu possa usar um slogan novo para o Hierosgamos: Você será o único que ainda não leu. Brincadeirinha, viu, gente? Coisas de falta de assunto, e por falar nisso ninguém se espante se eu ficar ausente aqui no blog com alguma freqüência nos próximos dez dias, ao cabo dos quais estarei de volta sendo sempre a mesma, ou nunca mais sendo a mesma, personagem-autora ou autora-personagem, quem sabe o que na verdade se passa na mente de um autor de sucesso? Em breve, aqui no Noga Bloga, ou você quer ser o único que ainda não me lê?



"Hierosgamos - Diário de uma Sedução" tem uma capa excelente, linda e viva Rodin. Tem comunidade no orkut, blog Noga Bloga, vídeo no YouTube, orelha na VerdesTrigos e Giz Editorial se encarregou da edição impressa. Sucesso e sorte à Noga, autora e personagem, pois o show ainda nem começou! E tudo já está sendo um astronômico SIM, yes, yes.....




Technorati : , , , , , , , , , , ,

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/01/2007 04:23:00 PM | | | Voltar

·······

29 de junho de 2007

Prêmio Portugal Telecom divulga selecionados de 2007


O Prêmio Portugal Telecom apresentou anteontem os 51 classificados para a premiação deste ano. Eles foram escolhidos por críticos e acadêmicos entre 382 inscritos. O prêmio é dado aos três melhores livros escritos originalmente em língua portuguesa. O primeiro lugar recebe R$ 100 mil; o segundo, R$ 35 mil e o terceiro, R$ 15 mil. Um novo júri definirá os dez finalistas, que serão divulgados no dia 27 de agosto.
Na lista dos 51 títulos, estão 15 romances brasileiros. "A Altura e a Largura do Nada", de Ignácio de Loyola Brandão; "Bóris e Dóris", de Luiz Vilela; "Corpo Estranho", de Adriana Lunardi; "Espinosa sem Saída", de Luiz Alfredo Garcia-Roza; "História Natural da Ditadura", de Teixeira Coelho; "Mãos de Cavalo", de Daniel Galera; "Mastigando Humanos - Um Romance Psicodélico", de Santiago Nazarian; "Meu Marido", de Livia Garcia-Roza; "O Paraíso É Bem Bacana", de André Sant'Anna; "O Segundo Tempo", de Michel Laub; "Os Vendilhões do Templo", de Moacyr Scliar; "Pelo Fundo da Agulha", de Antônio Torres; "Por que Sou Gorda, Mamãe?", de Cintia Moscovich; "Um Defeito de Cor", de Ana Maria Gonçalves"; e "Vista Parcial da Noite", de Luiz Ruffato.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/29/2007 12:27:00 AM | | | Voltar

·······

27 de junho de 2007

Amos Oz vence o prêmio Príncipe das Astúrias de Letras


da France Presse, em Madri
da Folha on line, em São Paulo

O escritor israelense Amos Oz é o vencedor prêmio Príncipe das Astúrias de Letras 2007, por ser um dos mestres da prosa hebraica moderna. O resultado foi anunciado nesta quarta-feira, em Oviedo, na Espanha.
Ele é mundialmente reconhecido pelo comprometimento na busca da paz entre israelenses e palestinos.
Oz já era favorito ao lado do albanês Ismail Kadaré. Também estavam na disputa a romancista canadense Margaret Atwood, o poeta coreano Ko Un e o escritor italiano Antonio Tabucchi.
Narrador, ensaísta e jornalista, Amos Oz "tem contribuído para fazer da língua hebraica um brilhante instrumento para a arte literária e para a revelação certeira das realidades mais diligentes e universais de nosso tempo". A declaração foi divulgada pelo júri, presidido por Víctor García de la Concha, principal nome da Real Academia Espanhola da Língua.
"Amos Oz é um dos intelectuais israelenses mais comprometidos com a busca de uma saída pacífica ao conflito entre Israel e Palestina, ao qual tem dedicado grande parte de sua produção de romances e ensaios", destaca o júri.
Em 2006, Oz participou da disputa do mesmo concurso, mas perdeu prêmio para o americano Paul Auster.
O israelense é autor de romances publicados no Brasil, como "A Caixa Preta", "O Mesmo Mar", "Meu Michel", "Não Diga Noite" e "Contra o Fanatismo".

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/27/2007 02:15:00 PM | | | Voltar

·······

20 de junho de 2007

Prêmio Jabuti anuncia finalistas em 20 categorias


Folha de S. Paulo - 20/6/2007
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou ontem (20/06) à tarde a lista de finalistas do 49º Prêmio Jabuti. São dez títulos em cada uma das 20 categorias. Os romances Mãos de cavalo, de Daniel Galera, Os vendilhões do templo, de Moacyr Scliar, e Vista parcial da noite, de Luiz Ruffato, estão entre os concorrentes na categoria "romance". Neste ano, os vencedores das 20 categorias receberão R$ 3 mil cada um. Os ganhadores dos prêmios maiores - Livro do Ano (ficção) e Livro do Ano (não-ficção) - serão premiados com R$ 30 mil cada um. Esses vencedores serão anunciados somente durante a cerimônia de premiação, que acontecerá novamente na Sala São Paulo da Estação Júlio Prestes em São Paulo, no dia 31/10. Ao todo, foram inscritos neste ano 2.052 livros, publicados no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2006. O número foi um pouco menor do que no ano passado (2.074).

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/20/2007 08:09:00 PM | | | Voltar

·······

18 de junho de 2007

CCBB apresenta ''Projeto Seleção Brasil em Cena – Concurso de Dramaturgia 2007''


Inscrições serão encerradas bem 28 de junho!
Por causa da greve no Ministério da Cultura, organização dispensa registro do texto no ato da inscrição


Por conta da greve dos funcionários do Ministério da Cultura (MinC), o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro dispensa o registro dos textos a serem apresentados para o Projeto Seleção Brasil em Cena - Concurso de Dramaturgia de 2007, de âmbito nacional. Realizado pelo segundo ano consecutivo, o concurso tem inscrições estão abertas até 28 de junho. O regulamento do concurso bem como fichas de inscrição estão disponíveis no site da instituição (www.bb.com.br/cultura). O objetivo principal do projeto é fomentar a literatura dramática bem como o surgimento de novos dramaturgos, através de leituras dramatizadas de textos inéditos de autores brasileiros, em qualquer categoria. Podem concorrer textos de brasileiros natos ou estrangeiros naturalizados. O primeiro lugar ganha R$ 5 mil e a encenação de seu texto pelo CCBB; o segundo R$ 3 mil e o terceiro R$ 1 mil. O êxito do projeto pode ser mensurado pelos números da edição inaugural. O Projeto Seleção Brasil em Cena - Concurso de Dramaturgia recebeu, em um mês, nada menos que 311 textos de todo o país. Destes, 12 foram eleitos e apresentados a um público de 960 pessoas.
Além do prêmio em dinheiro, Pedro de Senna terá a montagem de seu texto realizada pelo CCBB-RJ em novembro de 2007, sob a direção do premiado Moacir Chaves. Foi o mesmo Moacir que dirigiu a leitura dramatizada desse texto no período de seleção e por isso, obedecendo à mecânica do concurso, será o responsável pela montagem. Esse ano, o nome dos jurados será conhecido apenas após a divulgação do resultado no site do www.bb.com.br/cultura , até 120 dias após o término das inscrições.
O regulamento completo consta do site www.bb.com.br/cultura . Outros esclarecimentos podem ser obtidos com a coordenação da mostra pelos telefones 21 2547-3315, 21 2547-3221, 21 2547-2145 ou no Centro Cultural Banco do Brasil, telefone 21 3808-2100.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 08:58:00 PM | | | Voltar


Inscrições abertas para Concurso Literário na 2ª Bienal de Santa Catarina


A partir de 20 de junho abrem-se vagas para o 7º Concurso Literário da Câmara Catarinense do Livro. As inscrições devem ser feitas no local da 2ª Bienal de Santa Catarina, que ocorre de 20 a 24 de junho, no Centro de Eventos Centroserra, ao lado do Ginásio Jonas Minosso, em Lages (SC). O concurso tem três categorias: "Mini-conto" para alunos do 5º ano (ou 4ª série), "Poesia" para o 9º ano (ou 8ª série) e "Crônica", para o 3º ano do ensino médio. O tema é livre para as categorias "Mini-conto" e "Poesia". Para a categoria "Crônica", o aluno deve utilizar a temática de um ou mais livros do Vestibular UFSC 2008. Os interessados devem solicitar um formulário de inscrição e o regulamento e-mail comunica@cclivro.org.br . Informações pelos telefones (48) 3224 5135 e (48) 9961 7579.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 08:26:00 PM | | | Voltar


Nelson Rodrigues


O Globo - 16/6/2007
O autor homenageado na quinta edição da Festa Literária Internacional de Paraty inspira também uma oficina online promovida pelo site Autoria, coordenado pela escritora Sônia Rodrigues, filha de Nelson, e pela editora Nova Fronteira. Para participar, os interessados devem ter lido uma das obras do autor. A inscrição pode ser feita entre até o dia 23/06 pelo site www.nelsonrodrigues.com.br e www.novafronteira.com.br . Além das oficinas, a editora também patrocina, de 10 a 30/07, um concurso de contos inspirados nas tragédias cariocas de Nelson Rodrigues. Segundo a coluna Rodapé, o regulamento está na página www.nelsonrodrigues.com.br.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 08:05:00 PM | | | Voltar


Dia 19 de junho serão conhecidos os finalistas do 49º Prêmio Jabuti 2007


Dia 19 de junho serão conhecidos os finalistas do 49º Prêmio Jabuti 2007. A partir das 10 horas, acontece na CBL a apuração das 20 categorias, onde serão anunciados os dez mais votados em cada uma delas. Estão convidados todos os associados, autores, jornalistas e demais interessados em acompanhar, em sessão pública, a abertura dos envelopes.


Para cada grupo de obras, dos 2052 livros inscritos foram selecionados três jurados, escolhidos de acordo com o Guia de Orientação 2007. Nesta 49ª edição os títulos com maior número de inscritos são: Capa (180); Infantil (149); Projeto/Produção Editorial (145); Ilustração de Livro Infantil e Juvenil (131); Romance (131) e Poesia (122).


Os resultados serão publicados no site exclusivo do Prêmio Jabuti (www.premiojabuti.org.br) ao término da apuração e também serão divulgados por e-mail para a imprensa e associados. A apuração da segunda fase, que apontará os vencedores do Prêmio Jabuti 2007, está confirmada para o dia 15 de agosto, às 10h, também em sessão aberta, na sede da entidade.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/18/2007 02:45:00 PM | | | Voltar

·······

16 de junho de 2007

Autêntica lança Prêmio José Mindlin de Literatura


O lançamento oficial do Prêmio José Mindlin de Literatura será no dia 22 de junho, às 17 horas, no Salão do Livro e Encontro de Literatura de Belo Horizonte. A iniciativa é da Autêntica Editora em parceria com a Câmara Mineira do Livro. Patrono do concurso, o bibliófilo e imortal da Academia Brasileira de Letras José Mindlin é presença confirmada.
A finalidade do Prêmio José Mindlin de Literatura é distinguir obras inéditas, no idioma português, de autores brasileiros ou naturalizados, independentemente de se tratar de autor estreante, na categoria Narrativas de Ficção (toda obra em prosa cuja forma possa ser classificada nos gêneros romance, novela, memórias, livro de contos e livro de crônicas). O autor da obra vencedora receberá um prêmio no valor de R$10.000,00 e terá seu livro publicado e distribuído pela Autêntica em todo o território nacional. O Prêmio celebra o 10º aniversário da Editora, que em 2008 passará a investir mais na publicação de obras de ficção.
O Regulamento estará disponível no site da Autêntica a partir do dia 22 de junho, quando serão abertas as inscrições.


Mindlin no Salão do Livro de Belo Horizonte


Ninguém melhor do que ele para falar do amor pela literatura. Sua coleção é de mais de 30 mil títulos, sendo a maioria delas raríssimas, em quase 80 anos de dedicação e amor pela literatura. Dono da maior coleção de livros da América Latina, o imortal da Academia Brasileira de Letras, José Mindlin, participará do Salão de Idéias Especial, promovido pela Autêntica Editora.


Agende-se:
Salão de Idéias Especial "José Mindlin um caso de amor com os livros"
Dia 22 de junho às 17 horas.
Local: Serraria Souza Pinto - Av. Assis Chateaubriand, 809 - Bairro Floresta - Belo Horizonte/MG.


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/16/2007 12:14:00 PM | | | Voltar

·······

15 de junho de 2007

Norueguês leva o Dublin Literary Award


PublishNews - 15/6/2007 - por Renata Sturm
Um norueguês recebeu ontem o prêmio mais alto (em valor) para uma única obra. O felizardo é o romancista Per Petterson, que venceu o prêmio de 100 mil libras esterlinas dado pelo International IMPAC Dublin Literary Award. Ele concorria com o livro Out stealing horses, na mesma lista que constava nomes como do sul-africano J.M. Coetzee, ganhador do Nobel, e os autores britânicos Salman Rushdie e Julian Barnes. Petterson irá dividir com a tradutora do livro, Anne Born, 25 mil do prêmio. A seleção do vencedor é feita a partir de livros traduzidos para o inglês e que são escolhidos por 169 bibliotecas espalhadas por 49 países. Este ano 138 romances fizeram parte da primeira seleção internacional.


SINOPSE
In 1948, when he is fifteen, Trond spends a summer in the country with his father. The events - the accidental death of a child, his best friend's feelings of guilt and eventual disappearance, his father's decision to leave the family for another woman - will change his life forever. An early morning adventure out stealing horses leaves Trond bruised and puzzled by his friend Jon's sudden breakdown. The tragedy which lies behind this scene becomes the catalyst for the two boys' families gradually to fall apart. As a 67-year-old man, and following the death of his wife, Trond has moved to an isolated part of Norway to live in solitude. But a chance encounter with a character from the fateful summer of 1948 brings the painful memories of that year flooding back, and will leave Trond even more convinced of his decision to end his days alone.


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 09:13:00 PM | | | Voltar


Historiador do Holocausto ganha ''Prémio da Paz dos Livreiros Alemães''


Diário de Notícias (Portugal) - 14/6/2007
O Prémio da Paz dos Livreiros Alemães foi atribuído ontem (14/06) ao historiador israelita Saul Friedlander, pelos seus trabalhos sobre o Holocausto, entre cujas vítimas se contam os seus pais. Em comunicado, a Associação dos Livreiros Alemães sublinha que Friedlander, 74 anos, é um dos últimos historiadores que testemunharam a "perseguição e a destruição dos judeus na época do terror nazi na Europa". O historiador "permitiu a homens e mulheres reduzidos a cinzas fazerem ouvir uma queixa, um grito. Deu-lhes uma memória e os seus nomes" - acrescenta. Existente desde 1950, o Prémio da Paz dos Livreiros Alemães foi atribuído em 2006 ao ensaista e sociólogo alemão Wolf Lepenies, e em 2005 ao escritor turco Orhan Pamuk, que um ano mais tarde ganhou o Prémio Nobel da Literatura. >> Leia mais

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 09:06:00 PM | | | Voltar

·······