RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

2 de agosto de 2008

Oficina de Poesia com Carlito Azevedo

O Instituto Cultural Germânico - ICG - foi fundado em 12 de fevereiro de 1995 em Icaraí, Niterói, com múltiplos objetivos: não somente o de ensinar uma das línguas mais importantes, tanto do ponto de vista econômico quanto do cultural, como também o de promover um intercâmbio entre o Brasil e os países de língua alemã.  Através de uma busca constante procuramos a cada dia aprimorar o nosso método, tornando o aprendizado da língua mais simplificado e eficaz. A partir de 19 de agosto, novas atividades estarão sendo oferecidas ao público que aprecia cultura, literatura e arte. O Instituto Cultural Germânico - ICG - apresenta suas Oficinas Culturais, cuja programação é a seguinte:

Início das atividades: 19 de agosto - 20h
"Drummond, o criador de palavras"

Palestrante:
Prof. Elis de Almeida Cardoso: Doutora em Letras e professora de Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo. Em sua tese de doutorado fez um estudo das criações lexicais de Carlos Drummond de Andrade.

Proposta:
Demonstrar por que Drummond é um poeta valorizado por sua habilidade de lidar com as palavras e expor seus pensamentos, seus amores, suas (des)ilusões. Trata-se, sobretudo, de um poeta-criador, que dá ao texto originalidade, fixando-se no tempo e no espaço como um dos maiores poetas do modernismo brasileiro.

Programação das Oficinas Culturais
"Oficina de Poesia"
Prof. Carlito Azevedo
13/09 a 13/12 - Sábados - 10 às 12h

INSCRIÇÃO
secretaria@icgermanico.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 09:28:00 PM | | | Voltar


A magia do marketing

Coelho junto a placa com seu nome em Santiago de Compostela, na EspanhaPersonagem de suas ações promocionais pelo mundo, Paulo Coelho usa a internet para se aproximar do leitor, vira nome de rua na Espanha e lança seu 12º romance, "O Vencedor Está Só'

Os livros de Paulo Coelho podem até não ser tão mundialmente famosos quanto os da série "Harry Potter". Mas a figura do escritor é de longe mais notória que a de sua colega de encantamentos, a escocesa J.K. Rowling. Por quê? Simplesmente porque é quase impossível dissociar a figura do mago de sua própria obra. Coelho é personagem principal das ações de marketing que empreende mundo afora.

O corpo-a-corpo com leitores em livrarias, feito em aparições-relâmpago, tem dado lugar a encontros virtuais. Em seu blog, o escritor pediu aos fãs que postassem fotos com seus livros favoritos. Também foi na internet que promoveu um concurso para um filme colaborativo, a partir de seu romance "A Bruxa de Portobello".

Há um mês, Coelho virou nome de rua em Santiago de Compostela, fruto de sua peregrinação pelo famoso caminho da cidade. Hoje, chega às livrarias, com 200 mil cópias (e propaganda em jornais, revistas, cinemas, rádios, ônibus e internet), seu 12º romance, "O Vencedor Está Só", que se passa no Festival de Cannes -onde ele esteve em maio para leiloar um manuscrito, com direito a dancinha com a atriz Natalie Portman.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 08:31:00 PM | | | Voltar


'Bruxa de Barcelona' orienta Paulo Coelho

As bem-sucedidas ações de promoção que cercam Paulo Coelho valeram uma menção na recém-lançada biografia "O Mago", do jornalista Fernando Morais. O livro trouxe à tona um personagem pouco conhecido da trajetória de Coelho, a carioca Mônica Antunes, 39, sua agente desde 1990, e que representa o escritor --e somente ele-- em 160 países. Segundo Morais, em entrevista acerca de marketing, Mônica teria dito que "nove entre dez idéias geniais do Paulo dão errado". O jornalista pediu um exemplo.

"Ela contou o que me parece um 'case' eloqüente, que é a história de mandar 'envelopar' os ônibus de Paris com a capa de 'Veronika Decide Morrer'. De todos os livros dele, 'Veronika" foi o que teve o pior desempenho na França. Um desastre atribuído à 'sabonetização' do livro, para a qual os franceses torceram o nariz", diz Morais. "Sem nenhuma dúvida, a grande maga da carreira do Paulo é a Mônica. Não por acaso, ela, com aquele ar angelical, é conhecida no mundo editorial como 'a bruxa de Barcelona'."

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u428819.shtml

* Escritor brasileiro Paulo Coelho se tornou nome de rua na Espanha; ele agora lança seu décimo segundo livro, "O Vencedor Está Só"

Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 08:12:00 PM | | | Voltar


:.Feira do Livro de Brasília 2008


Um deles será o Patrono da 27ª Feira do Livro de Brasília. E é você quem dirá qual será o escolhido. Clique aqui e vote no seu favorito.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 07:53:00 PM | | | Voltar


Aula de Gravura

O lançamento do livro AULA DE GRAVURA (um romace) de Maria Inês Rodrigues acontecerá com um simpático e acolhedor coquetel no dia 05 de agosto na Livraria Cultura, de Porto Alegre. Será impossível perder esse notável evento e especialmente, essa aula de gravura.

O romance da Maria Inês é originalíssimo – mas não é surpreendente. É original porque ela consegue contar uma história fluida, evanescente, feita de coisas mais sugeridas do que ditas, e a história se passa num curso de gravura onde tudo é sólido, cortante e definitivo – metal, buril, ácido – e os efeitos são previsíveis, ou nunca menos do que claros. Mas a originalidade do romance só surpreende quem não conhece a Maria Inês artista, que nas suas pinturas, esculturas  – e gravuras – transmite esta mesma, paradoxal,  combinação de expressionismo e mistério. (Luis Fernando Verissimo)

Terça-feira, 05 de agosto de 2008
Horário: a partir das 18 horas
Livraria Cultura
Bourbon Shopping Country - 2º piso
Av. Túlio de Rose, 80 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3028 4033

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 07:17:00 PM | | | Voltar


Prêmio Fundação Bunge para Poesia - Mariana Ianelli

Paulo Bonfim, Mariana Ianelli, Nilson Villa Nova e Genei Dalmago são os contemplados com o Prêmio Fundação Bunge 2008

A Fundação Bunge acaba de anunciar os nomes dos contemplados com o Prêmio Fundação Bunge 2008. São eles: Paulo Bonfim e Mariana Ianelli, na área de literatura, nas categorias Vida e Obra e Juventude, respectivamente e Nilson Villa Nova e Genei Dalmago, em Agrometeorologia, também nas categorias Vida e Obra e Juventude.

Mariana Ianelli, jornalista e escritora, nascida em São Paulo em 1979, tem uma produção poética das mais consistentes entre os autores jovens da literatura brasileira. Suas poesias são de alta qualidade e tecnicamente bem trabalhadas. Graduou-se e fez mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica – PUC/SP. Possui cinco livros publicados: Trajetória de antes (1999), Duas Chagas (2001), Passagens (2003), Fazer Silêncio (2005) e Almádena (2007), todos pela editora Iluminuras. Atua também como mestre em literatura e crítica literária. Como resenhista colabora com os jornais O Globo – Caderno PROSA&VERSO, do Rio de Janeiro e Rascunho, do Paraná. Participou de diversos eventos da área da literatura, com destaque para: Le Printemps des poetes, em Rennes, na França; Projeto Escritor nas Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo; 12º Jornada Literária de Passo Fundo (RS); Rumos de Literatura e Crítica Literária, em Pernambuco; Projeto de incentivo à leitura Escritor na Escola, da Academia Paulista de Letras e A poesia no final do século, integrante do ciclo A poética – anos 70, 80 e o final do século, do Centro Cultural FIESP. É autora dos textos Trajetória de um artista, sobre a vida e obra do artista Arcângelo Ianelli, no livro IANELLI (Via Impressa, 2004) e O desgaste, publicado no livro Mutações: o jardim da vida (CMS, 2003) e de poemas publicados no livro Cartas (Iluminuras, 2004).

Via: ardotempo

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 07:03:00 PM | | | Voltar


David Lynch/Em Águas Profundas

Embora o anonimato do tradutor acabe criando uma espécie de timidez patológica, desta vez não me contive: traduzi o livro do David Lynch!!!

  O livro, Em Águas Profundas, é de extrema delicadeza, um primor de pensamento, doce que nem doce de leite. Me faz feliz pensar que de alguma maneira, por mais escondidinha que seja, participei desta obra tão delicada. Gisela Zingoni, minha doce amiga e baita editora da Gryphus, deu-me o mais precioso presente quando me deu o livro para traduzir. 

  Agora espero ansiosamente, tietemente, que David autografe um exemplar só para mim. Ufa! Estou emocionada, o livro é uma obra definitiva, irreversível, de delicadeza e humanismo.

mil luas - Marcia Frazão

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 06:51:00 PM | | | Voltar


Cursos da Escola do Escritor durante a Bienal do Livro de SP

A Escola do Escritor oferece uma programação especial de cursos, sobre a arte de escrever, publicar e comercializar livros, que ocorrerão durante a 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, entre 14 e 22 de agosto de 2008.

Serão 7 (sete) cursos ministrados na Rua Mourato Coelho, 393 - conj. 1, no Bairro de Pinheiros, em São Paulo, por profissionais experientes e ícones do mercado editorial brasileiro. Inclusive o curso "A Divulgação de Livros e o Escritor - O Marketing Editorial", ministrado pela agente literária Alessandra Pires.

No pacote estão incluídos os serviços de almoço, translado de ida para a Bienal do Livro e ingresso individual para o evento. Há também promoções especiais de hotéis para quem vem de outras cidades.

Não deixe sua inscrição para a última hora. São apenas 30 vagas por curso.
Mais informações: escoladoescritor@escoladoescritor.com.br 
Telefone: (11) 3034-2981- www.escoladoescritor.com.br

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 06:45:00 PM | | | Voltar


Tradição Planalto Editora promoverá seu primeiro concurso literário

A Tradição Planalto Editora promoverá seu primeiro concurso literário, com o intuito de incentivar a produção literária e abrir espaço para a divulgação de novos valores nessa área. A primeira edição abrirá espaço para a categoria poesia, na qual poderão ser inscritos poemas inéditos escritos em língua portuguesa. As inscrições estarão abertas entre os dias 01 a 31 de agosto, e poderão ser feitas através de e-mail ou pelos correios, havendo premiação para os 10 primeiros colocados.

Maiores informações disponíveis no site da Editora: www.tradicaoplanalto.com.br ou pelo e-mail lilla@tradicaoplanalto.com.br.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/02/2008 04:22:00 PM | | | Voltar

·······

1 de agosto de 2008

Novo 'Houaiss' adianta reforma ortográfica

Folha de São Paulo - 01/08/2008 - por Jonas Lopes
Ideia? Cinquenta? Alguem? As grafias não estão erradas. Pelo menos não de acordo com a reforma ortográfica da língua portuguesa, que passa a vigorar em janeiro de 2009. Os leitores terão uma noção mais clara do que muda com a nova edição do Minidicionário Houaiss da Língua Portuguesa (Objetiva, 976 pp., R$ 34), de Antônio Houaiss e Mauro de Salles Villar, o primeiro dicionário brasileiro a contemplar integralmente a nova lexicografia. Os portugueses, que passarão por uma reforma mais ampla do que os brasileiros, tiveram primeiro um dicionário atualizado, o Novo Dicionário da Língua Portuguesa (Texto Editores). Mauro Villar, diretor do Instituto Houaiss e co-autor da nova edição ao lado do próprio Antônio Houaiss (lingüista morto em 1999 e um dos idealizadores da reforma), ressalta a importância de o dicionário ser lançado antes mesmo de a mudança entrar em vigor. "A partir do ano que vem, os livros didáticos já passam a conter as mudanças, e tanto as pessoas que preparam esses livros quanto os alunos que vão utilizá-los terão dúvidas sobre elas. Os dicionários têm que estar prontos para resolvê-las".

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/01/2008 07:54:00 PM | | | Voltar


Dicta&Contradicta: nasceu uma nova revista de ensaios culturais

Publicação busca incentivar a discussão de idéias sobre literatura, artes, filosofia e humanidades em geral.

Dirigida ao público intelectualmente desperto, desejoso de conteúdos mais profundos, com a finalidade de fornecer uma revista semestral de cultura, acadêmica sem academicismo, com excelente apresentação gráfica, a revista discute temas de pensamento, comportamento, filosofia, literatura e arte, além de analisar situações e fatos que mantenham interesse a longo prazo. Mais do que apresentar e comentar a programação cultural em cartaz, fornece leituras interessantes e bases para a formação cultural. O artista plástico Paulo von Poser assina as ilustrações e o acabamento gráfico da edição nº 1 da revista. Além disso, entre os colaboradores estão - Bruno Tolentino, Luiz Felipe Pondé, Mendo Castro Henriques e Roger Kimball.

Criada pelo IFE - Instituto de Formação e Educação, a revista Dicta&Contradicta é a mais recente novidade no panorama cultural brasileiro. Uma de suas inspirações é a revista norte-americana The New Criterion, reconhecida como uma das mais consistentes publicações culturais do mundo.

Como explica o Editorial de seu primeiro número, "Dicta compõe-se de ensaios relativamente longos sobre temas humanos de sempre - pensamento, comportamento, filosofia, literatura e arte, além da análise de situações e fatos que têm interesse a longo prazo. Não oferece soluções pré-fabricadas para problemas concretos, políticos ou (muito menos) partidários, sociais ou econômicos, morais ou de qualquer outra ordem. Não pretende ensinar ao leitor o que deve pensar, mas oferecer-lhe estímulo para pensar".

E o conteúdo do número 1 certamente oferece estímulo para pensar, a começar pelos três ensaios principais. O primeiro deles, "Do enigma ao mistério", é uma edição, inédita, das três últimas aulas dadas pelo poeta e ensaísta Bruno Tolentino, em maio de 2007. O segundo, de autoria do professor Luiz Felipe Pondé, é uma análise renovadora do livro do Eclesiastes. Como uma das metas da revista é trazer em todos os números a contribuição de uma das grandes figuras intelectuais portuguesas da atualidade, o terceiro dos ensaios principais é assinado pelo professor Mendo Castro Henriques, que apresenta o pensamento do filósofo Bernard Lonergan, ainda pouco conhecido do grande público.

Patrocinada pelo Banco Fator e Instituto Bovespa, a revista começa como semestral, com intenção de, com o tempo, tornar-se trimestral. A primeira tiragem é de 2.000 exemplares, a serem vendidos em livrarias ao preço de R$ 22,50.

[Estou lendo e gostando muito. Trata-se de uma revista para ser lida, estudada, relida, lida bem devagar, refletida. É o que estou fazendo. Uma revista simplesmente fantástica]

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/01/2008 12:59:00 AM | | | Voltar


Prefácio de Paisagem vista do trem, por Moacyr Scliar

do livro Paisagem vista do trem
de Antonio Calloni

Concentração de renda é uma coisa da qual ninguém gosta. Mas concentração de talentos é outro papo, é uma surpresa sempre agradável e, mais que agradável, entusiasmante: dá testemunho das múltiplas possibilidades do ser humano. Antonio Calloni é, como todos sabem, um belo exemplo de talento multifacético. É o ator que todos nós admiramos, na tevê, no cinema, no teatro. A partir da minissérie Anos dourados (Globo, 1986), foram numerosos os seus trabalhos na tevê, incluindo Os Maias, Terra nostra, Chiquinha Gonzaga e Amazônia, de Gálvez a Chico Mendes. No cinema, atuou em Policarpo Quaresma, herói do Brasil, de Paulo Thiago. Mas Calloni é também escritor e poeta, o autor de Os infantes de dezembro (1999), A ilha de sagitário (2000), Amanhã eu vou dançar - Novela de amor (2002), O sorriso de Serapião e outras gargalhadas (2005). Um trabalho recebido com aplausos. "Fino prosador, alçando a nossa miséria à marca exemplar da fábula", diz João Gilberto Noll na orelha de O sorriso de Serapião e outras gargalhadas. "Isto que tem às mãos, leitor, é literatura transcendente", garante Pedro Bial ao analisar Amanhã eu vou dançar - Novela de amor. E ninguém menos do que o grande Manoel de Barros afirma, a propósito de Os infantes de dezembro: "Sua poesia vem de uma aguda percepção da nossa mais vulgar vivência. Gosto de tudo".

Com Paisagem vista do trem, Antonio Calloni nos dá mais uma demonstração de seu enorme talento poético, um talento que resulta de um notável domínio da forma associado a uma profunda sensibilidade. ===>>> LEIA MAIS

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/01/2008 12:11:00 AM | | | Voltar

·······

31 de julho de 2008

EM AGUAS PROFUNDAS: CRIATIVIDADE E MEDITAÇAO

Neste livro, uma mistura de autobiografia, história do cinema, ensaio espiritual e manual de meditação, o célebre diretor David Lynch conta como a prática da Meditação Transcendental mudou a sua vida, além de revelar como ela o ajuda a concentrar energias, estimulando sua criatividade e consciência. Um relato de experiências entremeado de histórias jamais reveladas sobre a produção de suas obras-primas cinematográficas. 'Em Águas Profundas' é uma leitura não só para fãs do cinema de David Lynch, mas também para todos que desejam melhorar a sua própria condição mental, através do desenvolvimento da criatividade e da capacidade de concentração.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/31/2008 11:54:00 PM | | | Voltar


Galeno Amorim é patrono da leitura

Publishnews - 30/07/2008
Matéria publicada pela Revista Revide destaca o trabalho de Galeno Amorim, que, em junho, foi escolhido patrono da próxima edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. Desde então o escritor decidiu que começaria a colocar em prática um calendário de atividades para os próximos 12 meses. A programação inclui visitas às 80 bibliotecas que ele próprio abriu na cidade entre 2001 e 2004, quando foi secretário municipal de Cultura. Além disso, ele vai realizar uma peregrinação por escolas, clubes de serviço e bairros para proferir palestras sobre o papel da leitura na vida das pessoas. A revista salienta que, apesar de ser uma bela forma de retribuir à homenagem recebida, o trabalho de semear livros está longe de ser uma novidade na carreira de Galeno, e que há muitos anos sua voz tem se destacado nos debates sobre o tema e se traduzido em ações, no país e no exterior.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/31/2008 11:47:00 PM | | | Voltar


Documentário: 'Os judeus esquecidos da América do Sul'

Trata-se de um polêmico retrato de descendentes de judeus da Península Ibérica que foram convertidos à força pela Inquisição e, passadas várias gerações, redescobrem sua origem e desejam se “reconverter” ao judaísmo. Rechaçados pelas comunidades judaicas das cidades onde moram, na Colômbia e no Equador, encontram pela Internet um rabino de São Paulo, Jacques Cukierkorn, hoje radicado nos EUA, que os auxilia na conversão. As pesquisas históricas que lastrearam o documentário tiveram a participação de vários estudiosos do tema, entre eles Anita Novinsky, professora associada do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP); Mário Cohen, professor e diretor do Centro de Cultura Sefaradita de Buenos Aires, e Ellis Rivkin, professor emérito do Jewish History Union College, em Ohio, Cincinati.
O documentário foi premiado no Festival de Cinema Judaico de Nova York (2007) e no Festival de Santa Fé (Novo México/2007). Foi exibido em diversos festivais de cinema judaico, entre eles os de São Francisco, Los Angeles, Toronto e Vancouver e também no Cine Las Americas, em Austin, Texas. Será exibido no dia 24 de agosto, no "IV Festival de Cinema Judaico do Rio de Janeiro", e nos dias 07 e 08 de agosto durante o “Festival de Cinema Judaico” de São Paulo.

Para assistir ao trailler, clique aqui.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/31/2008 11:30:00 PM | | | Voltar


Lirinha (Cordel do Fogo Encantado) lança livro pela Ateliê

José Paes de Lira, vocalista  do Cordel do Fogo Encantado, lança seu primeiro livro, Mercadorias e Futuro, pela Ateliê Editorial na coleção LêProsa. O lançamento está programado para a próxima terça-feira, dia 5, logo após a reestréia do espetáculo montado e representado por ele, que deu origem ao livro.

Sou Lirovsky da Interlândia. Trabalho procurando profetas — o trabalho é um processo entre a natureza e os homens. Caço identifico interpreto vendo costuro — corto emendo sobra e dou, pinto em cima renomeio trafico enfeito compartilho confeito vivo disso. Ganho dinheiro com poesia sobre o futuro e os seus derivados e aqui apresento o meu produto. Mercadorias e futuro”.

Assim se apresenta o protagonista de Mercadorias e Futuro, sétimo volume da série Leprosa, da Ateliê Editorial, livro de estréia de José Paes de Lira, o Lirinha, integrante do grupo Cordel do Fogo Encantado, em que atua como vocalista e compositor. A obra, que faz parte de um projeto paralelo do autor com outras linguagens além da música, será lançada no próximo dia 5, em São Paulo, logo após reestréia da peça homônima, um espetáculo solo representado por ele mesmo.

A narrativa explora a trajetória místico-comercial de um vendedor ambulante de registros proféticos. Dono da chave da decifração, não só interpreta as profecias e adivinhações que lhe chegam dos profetas, como as transforma em mercadoria: objetos de venda/revenda, um deles, o próprio livro em questão. Para isso, apóia-se na oralidade da narrativa, lança mão de criativa verborragia poética para capturar a clientela, apregoando o “indizível”.

Em seu caminho, toma conhecimento de três profetas, cujas histórias se entrecruzam como a de João Pedra Maior, habitante de uma árvore e mestre nas artes divinatórias, que “pintava pequenos pedaços de futuro em pedras”. E também a de Teresa Purpurina, cartomante que se apaixonou pelo valete de paus e a ele sucumbiu, e a de Benedito Heráclito, comandante de “uma infinita tropa de sonhadores armados até os dentes”.

A literatura de cordel perpassa todo o livro de cunho metalingüístico, seja no ritmo da narrativa, na estética do improviso ou em referências explícitas:

Finalizo o primeiro estudo sobre Teresa Purpurina e o segundo registro profético do Mercadorias e Futuro, destacando e transcrevendo na seqüência a passagem inicial — três estrofes — onde ela é apresentada. No poema em folheto chamado: A Triste História de Teresa Purpurina. Ou A Santa Esquecida da Ponte de Ferro, autor anônimo ou poeta desconhecido. Composto de mil e trinta e três estrofes. Exposto à venda. Pendurado num cordão”.

Da atmosfera arcaizante das feiras livres ao mercado de valores da atualidade, entrevê-se a ousada reflexão do autor sobre as relações, na maior parte das vezes conflituosas, por vezes impossíveis, entre arte e mercado.

Lançamento do livro:
Dia 5 de agosto, às 21hs, após o espetáculo Mercadorias e Futuro (em cartaz de 5 a 26 de agosto, às terças e quartas, R$30,00)
Sala Crisantempo
Rua Fidalga, 521, Vila Madalena - São Paulo - SP - Tel: 11 3819-2287

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/31/2008 11:12:00 PM | | | Voltar


Miriam Samorano faz pocket show em SP em lançamento de livro sobre a Bossa Nova

Miriam Samorano interpreta clássicos da bossa nova nas versões em inglês no lançamento do livro de Guca Domenico "Breve História da Bossa Nova" e trás para o evento a dimensão que o gênero proporcionou na internacionalização da música brasileira.

Para o lançamento do livro, Guca Domenico que é músico, compositor, poeta, cronista e conhecido do movimento musical Lira Paulistana e principalmente por sua participação no grupo Língua de Trapo, faz pocket show com os clássicos da Bossa Nova e aproveita para apresentar canções de seu último CD "Vislumbres". Haverá também pocket show de convidados como o cantor e violonista Renato Matsukura, que será acompanhado de um coral de 40 vozes cantando os clássicos da Bossa Nova.

Serviço:
Lançamento do livro "Breve História Da Bossa Nova"de Guca Domenico
Participação de Miriam Samorano e Renato Matsukura
Local: Casa das Rosas - Av Paulista, 37 - São Paulo - SP
Data: 01/08/2008 às 19:30h
Informações: (11) 3288-9447 e 3285-6986

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/31/2008 10:43:00 PM | | | Voltar


Um banquinho, um violão

Não se pode negar a importância que a Bossa Nova teve na música popular brasileira. Em evidência pela comemoração dos seus 50 anos, o movimento é retratado em relato conciso sobre este ritmo musical, assinado pelo músico e escritor Guca Domenico. Breve história da bossa nova está incluído na Coleção Saber de Tudo, da Editora Claridade, e será lançada nesta sexta-feira, dia 1º de agosto, das 19h30 às 21h30, na Casa das Rosas (Av. Paulista, 37, Bela Vista. São Paulo - SP.; Tel.: 11 3285-6986/3288-9447). O evento terá pocket show de Guca Domenico e convidados, com músicas do novo CD do autor e clássicos da bossa nova. No livro, o autor descreve os precursores da bossa nova, traça um painel cultural dos anos 1940 e 1950, e explica como o movimento surgido no Rio de Janeiro mudou os rumos da música no Brasil.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/31/2008 10:23:00 PM | | | Voltar

·······

29 de julho de 2008

Do vento criador que pairou sobre as águas ao olhar mastigado, por Henrique Chagas

Acordei cedo, ainda estava na cama quando desejei caminhar pelo deserto, como faz diariamente o escritor Amós Oz, apenas para captar as vozes. Diz ele que as vozes do deserto são pratos regalados para a sua escrita. Gostaria, mas eu não ouço as vozes do deserto, nunca as ouvi, mas procuro ouvir as vozes do vento, aprecio dias de ventania, pois o vento carrega com ele o som do primeiro dia da existência. Procuro ouvir aquele vento que pairou sobre as águas no momento da criação do mundo.
Aquele mesmo vento, após bilhões de anos, ainda ecoa sobre nós. O seu uivo, embora quase inaudível, é captado apenas pelos treinados a identificá-lo. Nem é preciso ter bom ouvido, basta ter capacidade suficiente para separá-lo do barulho infernal produzido pelo ser humano. Desde pequeno aprendi a ouvir a voz do vento, quando criança passava horas admirando o balançar das espigas do trigo e captando o ruach criador. Diz o texto sagrado que, após a criação do mundo, o vento do Senhor pairava sobre as águas; é este o vento que me inspira a escrever.
Não é sempre que a minha lua está na casa três, mas creio que tenha sido predestinado a escrever, ao menos a contar algumas histórias. Quando não posso dizê-las, eu as escrevo; mas também não é fácil escrevê-las na forma que deveriam ser ditas. Primeiro, eu rascunho as idéias, depois, eu mastigo com o olhar cada palavra colocada, seja no papel, no computador ou mesmo na memória.
Sinto que as palavras também mastigam o meu olhar; com o olhar mastigado, extraio das idéias rascunhadas a forma que desejo escrever para contar a minha história, o meu segredo, o meu rastro de existência ou ao menos a sombra do meu olhar sobre o mundo.
Tenho comigo que de uma única palavra dita, por quem quer que seja, poder-se-á movimentar um turbilhão de idéias. Creio que se trata da força do vento criador, aquele mesmo vento, que procuro distinguir nos dias de ventania. Adoro os dias de agosto, pois venta muito. Ouvir o vento é tão importante quanto mastigar as palavras com o olhar.
No leito de um centro cirúrgico, a enfermeira teve dificuldades em apanhar uma determinada veia do Ignácio Loyola Brandão, acometido por um aneurisma cerebral; ela lhe disse que estava diante de uma veia bailarina, pois sua veia dançava sob sua pele fugindo da agulha. Desta simples expressão, fez dela um livro. Mas a veia bailarina tratada no livro não é a veia fugidia, mas aquela que dançava em seu cérebro prestes a explodir feito uma bomba relógio. Bem mastigada a expressão, deu sentido à reflexão que trouxe em seu livro.
Como no exemplo da veia bailarina, cada palavra depois de mastigada traduz a realidade do autor, da sua verdade, do seu mundo. Toda palavra dita é sagrada; merece ser reverenciada, mesmo que por um olhar mastigado, pois por detrás das palavras existe um mundo real, um mundo imaginário, um mundo futuro e um mundo que iniciou há bilhões de anos pela força do vento criador, aquele que pairou sobre as águas e que eu procuro ouvir seu eco para escrever minha história.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/29/2008 10:15:00 PM | | | Voltar


“Afinal, o essencial é isso: sobreviver e manter a paixão.” Pedro Almodóvar

Não há freqüentador de sala de cinema no mundo que não conheça Pedro Almodóvar. Desde a escrita do roteiro até a escolha dos menores detalhes, ele é autor completo de seus filmes e trouxe para a sétima arte um estilo inconfundível, marcado por temas polêmicos e uma estética kitsch. Neste livro, construído a partir de uma série de entrevistas que o crítico de cinema Frédéric Strauss fez com o cineasta ao longo de mais de vinte anos, Almodóvar nos revela como compõe cenários e figurinos e tira proveito de músicas para realçar situações dramáticas. O leitor vai descobrir o que há de autobiográfico em sua obra, quais seus filmes e livros preferidos, a razão de privilegiar as personagens femininas e transformar radicalmente valores ligados a família, fé e sexualidade. Tocantes, impetuosas, irônicas, imprevistas, inteligentes – todos esses adjetivos se aplicam às palavras de Pedro Almodóvar nestas conversas.

• Edição atualizada com o último filme do cineasta: Volver.
• Inclui textos de Almodóvar, uma bela seleção de fotos e filmografia completa.

FRÉDÉRIC STRAUSS, ex-redator e chefe adjunto na revista Cahiers du Cinema, é roteirista e crítico de cinema da Télérama.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/29/2008 09:56:00 PM | | | Voltar


Almodóvar mais reflexivo surge em livro de entrevistas

Livro funciona como uma biografia alinhavada com a filmografia do cineasta; para autor, sexualidade nos filmes tem algo de filosófico
EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL
"Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos" (1988) foi o primeiro grande sucesso comercial e de crítica do diretor espanhol Pedro Almodóvar. O mundo do cinema era então apresentado a um cineasta cujas marcas registradas eram a imaginação, a originalidade e as tintas barrocas, na trama, nas atuações, na direção de arte e até no mesmo figurino.
Aparentemente tão espontâneo, o diretor se revela bem mais reflexivo no recém-lançado "Conversas com Almodóvar", livro do francês Frédéric Strauss. Jornalista, crítico de cinema, ex-chefe de Redação da conceituada revista francesa "Cahiers du Cinéma", Strauss é dono de um feito: ter conseguido, ao longo de cerca de 15 anos, convencer Almodóvar a dar extensas entrevistas, algo a que é normalmente avesso.
Strauss, que dividiu seu livro por filmes e temas, disse que inicialmente não esperava do diretor uma reflexão mais profunda sobre o cinema ou sobre sua obra. "Então me surpreendeu ver o nível de reflexão que ele tem sobre seu próprio trabalho. Almodóvar realmente sabe o que quer fazer; seu trabalho é muito pensado, refletido. O que não o impede de ser muito espontâneo. Seus filmes não são intelectuais ou cerebrais, mas vivos e generosos, há um equilíbrio nele entre a inteligência e o instintivo, o espírito e o corpo", diz Strauss.

Publicação prevista para: 31/7/2008
Previsão de envio a partir de: 31/7/2008

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/29/2008 09:07:00 PM | | | Voltar


Me sinto um BBB, diz João Ubaldo após Prêmio Camões

Estado online - 28/07/2008
No dia seguinte à conquista do Prêmio Camões 2008, o escritor baiano João Ubaldo Ribeiro manteve o humor e o senso crítico que o tornaram internacionalmente conhecido. De seu apartamento no Leblon, zona sul do Rio, o também colunista se deliciava com a quantidade de telefonemas e e-mails recebidos de amigos e escritores desde a tarde de sábado. "Estou me sentindo uma celebridade. Pareço até um BBB", brincou, referindo-se ao reality show. Oitavo brasileiro a receber a homenagem, criada pelos governos de Portugal e Brasil, em 1988, Ubaldo foi escolhido pelo conjunto de sua obra, que contribui para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. Apesar de se dizer feliz e satisfeito com a premiação, ele lamentou o pouco destaque que o assunto ganha no País.

"Não posso sair por aí como quem sai do Big Brother", diz João Ubaldo Ribeiro

LAURA MATTOS da Folha de S.Paulo
"Gostaria de lembrar que se trata de 100 mil euros. Pode parecer muito, mas não compra as dependências de empregada de um apartamento aqui pertinho na [avenida] Delfim Moreira [Leblon, zona sul do Rio]. Portanto, não posso sair por aí como quem sai do "Big Brother" nem tampouco posar pelado, pois tenho o receio de que o mercado seria reduzido".

Baiano radicado no Rio, o autor de "Sargento Getúlio" (1971), "Viva o Povo Brasileiro" (1984) e "O Sorriso do Lagarto" (1989), entre outros livros, é o oitavo brasileiro a levar o prêmio (veja quadro abaixo). Ele completou a resposta sobre o dinheiro dizendo que irá aplicar no banco, para sua "aposentadoriazinha". "Se fosse aposentado pelo INSS, estaria ganhando R$ 1.200 por mês. Já sou oficialmente velhote."

Sobre o significado do prêmio para sua carreira, afirmou: "É sempre consagrador, é "o" prêmio da língua portuguesa, não deixa de ser especial. Mas não estou tão seduzido assim pela glória. É consolador numa vida de briga, às vezes difícil, porque a vida de quem vive de escrever não é fácil, e nem sempre pude viver de escrever".

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/29/2008 08:59:00 PM | | | Voltar


Prêmio Casa de Rui Barbosa 2008

Até o dia 30 de setembro a Fundação Casa de Rui Barbosa está recebendo inscrições para o concurso "Monografias “Prêmio Casa de Rui Barbosa 2008". O concurso vai oferecer premiações no valor de 9 mil reais e 6 mil reais, aos trabalhos classificados em primeiro e em segundo lugares, respectivamente. A Comissão Julgadora poderá indicar até três menções honrosas, agraciadas com o título de destaque, indicação para publicação – a qual se poderá dar pelas Edições Casa de Rui Barbosa ou por terceiros a critério do autor –, além de kits com livros das Edições Casa de Rui Barbosa. O tema dos trabalhos é de livre escolha do candidato, devendo, contudo, ser relacionada aos acervos bibliográficos e arquivísticos da Fundação. Mais informações pelo telefone 21-3289-4645 ou pesquisa@rb.gov.br. Acesse o edital na íntegra.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/29/2008 08:53:00 PM | | | Voltar

·······

28 de julho de 2008

Arte Contemporânea Italiana no MASP de 08 de agosto a 21 de setembro

O Istituto Italiano di Cultura realizará uma mostra com obras de 100 artistas contemporâneos italianos, de 08 de agosto à 21 de setembro, no MASP.
A exposição reunirá pinturas, esculturas, mosaicos e instalações que marcaram a produção artística italiana da segunda metade do século 20.
As obras fazem parte do acervo do Ministério das Relações Exteriores de Roma, localizado em um prédio conhecido como La Farnesina.

SANDRO CHIA
Florença, 1946. Vive entre Nova York e Montalcino (província de Siena).
Senza titolo [Sem título], 1980
óleo sobre tela, 105x70 cm
Rovereto, MART. Deposito Alessandro Grassi

De 8 de agosto a 21 de setembro
Vernissage para convidados: 8 de agosto, às 19h.

MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
Av. Paulista, 1.578 - Cerqueira César - São Paulo SP.
Horário: terça-feira a domingo e feriados, das 11h às 18h; quinta até 20h.
A bilheteria fecha uma hora antes.
Ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7 (estudante), gratuito às terças-feiras e diariamente para menores de 10 anos e maiores de 60 anos.
Informações ao público: 11 3251 5644. www.masp.art.br

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2008 03:04:00 PM | | | Voltar


Andanças de Barack Obama pelo Oriente Médio

O candidato democrata à presidência dos EUA, Barack Obama, prometeu, se eleito, um sólido apoio a Israel, cuja existência qualificou como "milagre". A visita a Israel tem um alvo claro: o eleitorado judeu dos EUA. "Estou nesta viagem para reafirmar a relação especial entre Israel e os EUA, ao manter o compromisso com sua segurança. Minha esperança é a de que eu possa servir como um parceiro efetivo, seja como senador ou presidente, para trazer uma paz mais duradoura à região", afirmou. Mais tarde, usando uma quipá, ele esteve no Muro das Lamentações e depositou flores brancas no Yad Vashem. "Que nossos filhos venham aqui e conheçam esta história, para que possam somar suas vozes aos que proclamam 'nunca mais'", escreveu ele no livro de visitantes do Museu do Holocausto.

O jornal israelense Maariv publicou um bilhete, que afirma ser aquele que Barack Obama colocou no Muro das Lamentações [recusamo-nos a republicar o teor do pedido que Obama colocou no Muro, por se tratar de quebra do seu sigilo religioso]

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2008 02:52:00 PM | | | Voltar


As damas de 69 no calendário

A revista norte-americana "Heeb", voltada à comunidade judaica, lançou um calendário para o ano judaico de 5769 com garotas judias de biquíni - chamado de "As damas de 69". São cinco modelos israelenses e uma norte-americana de origem judaica, entre elas Bar Rafaeli, namorada do ator Leonardo DiCaprio, e parte do elenco da grife de lingerie Victoria's Secret. As fotos incluíram objetos relacionados à cultura judaica.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2008 02:46:00 PM | | | Voltar


Orquestra Sinfônica de Israel vai se apresentar no Brasil

Turnê terá caráter beneficente

A Orquestra Sinfônica de Israel chegará ao país no dia 03 de agosto e vai se apresentar nas cidades de Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Ribeirão Preto e São Paulo. A apresentação única no Theatro Municipal do Rio de Janeiro encerrará com "chave de ouro" a turnê brasileira, que tem caráter beneficente. O concerto será realizado em prol das obras assistenciais da Associação Beit Lubavitch e do Lar de Esperança.

Dia 04 de agosto – Porto Alegre, Teatro Sesi
Dia 05 de agosto – Curitiba, Teatro Positivo
Dia 06 de agosto – Campinas, Teatro do Centro de Convivência
Dia 07 de agosto – Ribeirão Preto, Teatro Pedro II
Dias 10,11,12 de agosto – São Paulo, Sala São Paulo
Dia 14 de agosto – Rio de Janeiro, Theatro Municipal

A Orquestra Sinfônica de Israel - Rishon LeZion foi fundada em 1988 e tem Dan Ettinger como diretor musical e seu maestro principal. O grupo de 90 músicos, entre israelenses e imigrantes, é reconhecido internacionalmente por sua qualidade técnica e musical. Dispõe de um repertório que abrange uma variedade de sinfonias, entre óperas e peças, com obras de todos os tempos; possui um projeto educacional que contempla crianças em idade escolar, e também se dedica à terceira idade.

A orquestra, que foi a primeira orquestra a executar obras de Richard Strauss e Alexander Zemlisky em Israel, tem realizado diversos tours pela Europa, abrilhantados por performances em festivais de prestígio. Recentemente, o grupo se apresentou na Finlândia e na Alemanha. Dispõe de uma série de CDs gravados ao vivo em suas apresentações, com obras de Stravinski, R. Strauss, Berlioz, Mahler e List.

Informações: (21) 2294-3138

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2008 02:42:00 PM | | | Voltar


Cinema Italiano grátis em agosto

O Instituto Italiano de Cultura de São Paulo oferece uma programação com os melhores filmes produzidos na Itália. As sessões acontecem todas as quartas-feiras às 19h, com entrada franca, na sede do ICIB na Rua Frei Caneca, onde são ministrados os cursos de idioma, palestras e outros eventos.

A programação reúne os clássicos e a vanguarda do cinema italiano, passando por documentários e curta-metragens. Todos os filmes são apresentados com legendas no idioma original, mas apesar de serem oferecidos como ferramenta de treinamento aos alunos, não deixa de ser uma boa opção para os apaixonados por cinema.

Uma vez por ano o IIC promove o evento “Veneza cinema italiano” com filmes premiados ou que participaram do último Festival de Veneza, oferecendo para o público o que há de mais novo na produção cinematográfica italiana.

Dia 06

Uccellacci e Uccellini 1966

Totò e seu filho Ninetto estão a caminho de um sítio nos arredores de Roma, com a intenção de desalojar um grupo de necessitados que não pagam aluguel há meses e se alimentam apenas com ninhos de andorinhas. Durante o trajeto, encontram um corvo falante que se revela um sábio intelectual marxista de antiga estirpe. O pássaro convence Totò e o filho a se disfarçarem como frades e repetir para todos os pássaros o sermão de São Francisco. Totò, vestido como Frei Cicillo, consegue ser ouvido pelos falcões e pelos passarinhos…

Direção: Pier Paolo Pasolini

 

Local:Istituto Italiano di Cultura / ICIB - Auditório Sala Torino
Endereço: Rua Frei Caneca, 1071 - São Paulo
Horário: 19h
Informações: 3285 6933
Capacidade: 60 lugares
Legenda: em italiano
Entrada franca: Ingressos disponíveis até a lotação dos lugares.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2008 02:37:00 PM | | | Voltar


João Ubaldo ganha Prêmio Camões

O Estado de São Paulo - 27/07/2008 - por A.Saraiva

O escritor João Ubaldo Ribeiro conquistou neste sábado, dia 26, o Prêmio Camões 2008, o mais importante concedido a autores da língua portuguesa. João Ubaldo, de 67 anos, é colunista do Estado e o oitavo brasileiro a receber este prêmio, criado pelos governos de Portugal e Brasil, em 1988, para os autores que, pelo conjunto de sua obra, tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa. O escritor recebeu a notícia de sua vitória no Prêmio Camões, anunciada em Lisboa, por um interlocutor não usual: a secretária eletrônica. "Eu estava passando por perto dela, e ouvi a voz do meu amigo, (o escritor) Eduardo Portela, acadêmico (da Academia Brasileira de Letras) e baiano, e era um recado dizendo que eu tinha ganho o prêmio", disse. Sobre o prêmio em dinheiro, de 100 mil, o escritor comentou que a ajuda vai ser boa para complementar sua "aposentadoria de R$1.200". "Mas que ninguém pense que eu fiquei milionário", disse, entre risos.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/28/2008 02:30:00 PM | | | Voltar

·······