RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

30 de outubro de 2009

[abismo poente] a verdade é você, helena, farejando as divisas de um presságio inexplorado ......

Abismo poente é uma narrativa ou um conjunto de contos sobre a imigração libanesa para uma pequena cidade do interior mineiro. É por meio de impressões e lembranças do narrador, mediadas pela personificação do exótico, do estrangeiro, do diferente, representados por Helena e Afif, que o leitor começa a compreender uma história de preconceitos e de incompreensões. A obra está dividida em nove partes, construídas de maneira que podem ser lidas em seu conjunto, como um romance ou individualmente, como um livro de contos. Algumas narrativas foram premiadas em importantes concursos literários e, a priori, não são inéditas, pois figuraram em antologias oriundas destes certames. Entretanto, estes textos, agora reapresentados em "Abismo poente", aparecem revisados e profundamente modificados. As nove histórias aqui reunidas foram agraciadas com um prêmio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e é graças a este incentivo que o livro chega ao leitor. O autor da obra não é nenhum iniciante em literatura e neste seu sexto livro insere definitivamente seu nome entre os bons escritores contemporâneos de nosso país.

Whisner Fraga
nasceu em Ituiutaba, no interior mineiro, em 1971. É engenheiro e escritor. Participou de inúmeras antologias literárias, frutos de premiações em concursos literários. Tem contos publicados na Revista E, do SESC, na Cult, e no jornal Correio Braziliense. Seu livro A cidade devolvida foi destaque da revista Bravo! Escreveu resenhas literárias para o Jornal do Brasil, Estado de Minas e Rascunho. Foi resenhista do site Leia Livro, apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.
Seu romance As espirais de outubro foi finalista do I Prêmio SESC de Literatura e premiado pela União Brasileira de Escritores - RJ em 2004. Venceu também o concurso PAC, da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, e foi editado pela Nankin Editorial, em 2007. Abismo poente foi vencedor do PAC 2008 - as narrativas i, iv e vi foram premiadas, respectivamente, nas edições de 2006, 2007 e 2008 do Concurso Luiz Vilela, um dos prêmios literários mais importantes e disputados do país

"Li há pouco tempo o Abismo poente e me impressionei com o vigor da linguagem. Ou melhor, com o efeito da linguagem, que me pareceu uma prosa muito poética, dilacerante e, ao mesmo tempo, com um grande poder de convencimento. Influências não são maléficas, e sim necessárias, sobretudo quando um autor encontra uma voz própria, como é o seu caso. No conto que me enviou, bem como nesse relato, percebi algo da prosa de Raduan, mas num tom que é seu, como deve ser o estilo de cada narrador de ficção. Parabéns pelo livro". (Milton Hatoum, escritor)

[livro encaminhado pela Ficções Editora]

Um livro para ser lido, estudado e saboreado em cada palavra. Concordo com a Carla Dias, a prosa de Whisner Fraga, já conhecida dos leitores do VerdesTrigos, também me "prende pelo ritmo a ela inserido e pela capacidade do escritor de dizer a realidade crua, e muitas vezes dolente, sem comprometer a vontade do leitor em continuar a jornada que está sendo contada. A destreza com que ele aborda a realidade com metáforas ora cândidas e ora pungentes, é o que o torna um contador de histórias que não teme o desconhecido, nem da trama, tampouco da linguagem que lhe serve de ferramenta".

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/30/2009 12:57:00 AM | | | Voltar

·······

30 de agosto de 2008

[estou lendo] aristóteles, de Otfried Höffe

Aristóteles tem um lugar especial no pequeno círculo dos grandes pensadores. Durante muitos séculos, ele foi tido, pura e simplesmente, como “O Filósofo”.

Otfried Höffe, professor de Filosofia na Universidade Eberhard-Kerl, Alemanha, considerado um dos maiores conhecedores de Aristóteles, apresenta nesta obra, de modo consistente e claro, sua vida e obra, evidenciando a repercussão de suas contribuições até a atualidade.

Diferenciais

  • Escrito por um dos maiores conhecedores da vida e da obra de Aristóteles;

  • Adotado como livro-texto em universidades de diferentes países;

  • Apresenta um melhor entendimento da natureza do ser humano e da capacidade de compreender o pensamento de Aristóteles;

  • Livro que abre a série Introdução no catálogo de Filosofia da Artmed.

Público-alvo
Estudantes, professores, pesquisadores de Filosofia, Sociologia, Ciências Humanas em geral.

Sobre o autor
Otfried Höffe - Professor de Filosofia na Universidade Eberhard-Karl, em Tübingen, Alemanha.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/30/2008 06:01:00 PM | | | Voltar


[estou lendo] O HOMEM INSUFICIENTE, de Luiz Felipe Pondé

Uma das dificuldades ao se tratar da antropologia pascaliana é a tendência contemporânea em reduzi-la sempre a uma de suas extremidades temáticas; ou Pascal é um teólogo jansenista, portanto datado, ou é um moralista cético, assombrado pela religião. Para Luiz Felipe Pondé, Pascal é essencialmente um pensador do mistério da existência humana, em termos teológicos, embora participe da rica tradição moralista francesa, praticando uma fenomenologia empírica das fraquezas e misérias humanas. Não faz 'psicologia', mas espiritualidade. Como se o filósofo abandonasse a diferença entre homem interior e exterior, assumindo, aliás, que a acentuação exagerada dessa diferença é uma razão segura para perder de vista um projeto consistente de antropologia.

PONDE, LUIZ FELIPE
Luiz Felipe Pondé é filósofo, doutor pela Universidade de São Paulo e Université de Paris VIII e professor do Programa de Estudos Pós-graduados em Ciências da Religião da PUC-SP.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/30/2008 05:51:00 PM | | | Voltar

·······

24 de agosto de 2008

O santo de Mulundus

Um jovem vaqueiro da fazenda Santa Maria, onde se localiza o povoado de Mulundus, a 30 km da sede do município de Vargem Grande, quebrou o pescoço quando campeava o gado e o cavalo chocou-se com uma palmeira de babaçu. Três dias depois, o corpo de Raimundo Nonato foi encontrado intacto e um inexplicável perfume recendia no ar.

O peão foi transformado em santo e venerado pelos escravos e moradores, após o milagre que salvou a vida do dono da fazenda. Mas o corpo desapareceu, surgindo hipóteses apontadas pelo escritor vargem-grandense Jether Joran Martins: “a Igreja o teria levado para Roma; subiu ao Céu; o povo o carregou etc.” (Histórias & Estórias da Minha Cidade, 2002).

A imagem do vaqueiro doada pela sinhazinha para a capela erguida no local “também desapareceu”, diz o escritor. Porém, D. Luiza Nina Rodrigues (mãe do etnólogo maranhense Nina Rodrigues) mandou vir outra de Portugal. Mas, “para a surpresa dela e do povo, veio a de São Raimundo Nonato da Espanha, libertador dos escravos da Ordem dos Mercedários”.

Via Guesa Errante

Histórias & Estórias da Minha Cidade, 2002, do escritor vargem-grandense Jether Joran Martins, é muito interessante, com histórias maravilhosas. Estou lendo.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2008 10:23:00 PM | | | Voltar

·······

23 de agosto de 2008

ERGÁSTULO ETERNO, de D'anton Medrado

ERGÁSTULO ETERNO, livro com poemas escritos entre 2005 e 2007 com as mesmas características dos poemas anteriores do autor, ou seja: livre, romântico, ufano, iconoclasta e anárquico.
O poeta descreve de maneira simples seu mundo, amigos, musas, sonhos, conflitos e ideais de forma despretensiosa como acredita que deva ser a poesia.

Mergulho a alma no café
Que me abastece e aquece
Ao mesmo tempo que arrefece
Indícios de qualquer fé.
Já que a truculência diária
Me atinge, é sempre assim
Quem sabe eu possa enfim
Torná-la a minha proprietária.
Não tenho mais amigos por perto
A distância tornou-se paradeiro
E eu que me achava aventureiro
Recriei o meu inferno decerto.
Preocupar-me por quê, se tudo é moderno?
Eu só não posso é aceitar
Que isso venha a postular
Tornar meu sonho ergástulo eterno.

Danton Medrado é poeta nas noites mal dormidas, anarquista nas horas decisivas, “orkutano” nos fins de semana e Designer Gráfico no restante do tempo... Sua incursão pelo universo das letras começou quando ainda criança, época em que passava as tardes lendo literatura de cordel para seu avô materno. Nasceu em C. Dantas, no sertão nordestino e radicou-se em São Paulo no final da década de 80, onde vive até hoje. Com esta entrevista, cedida pelo autor via internet, os internautas terão a oportunidade de conhecer um pouco do universo dantoniano.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2008 06:50:00 PM | | | Voltar


Mansão Klaus, de Edson Rossatto

Autor: Edson Rossatto
Editora: Andross

Sinopse: Uma garota atraente, um homem sedutor, uma fascinante mansão... Uma história romântica? Amigos que se reencontram depois de alguns anos... Um momento memorável que mudaria inexoravelmente as suas vidas. Aquele contato virtual foi um despertar, um renascer para Güinevere. Teria a doce menina finalmente encontrado a verdadeira felicidade? As tramas originais e versáteis de Mansão Klaus e outras histórias vão prender sua atenção a cada página. Comece a ler e tente parar. Vai ser difícil conseguir...

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2008 06:36:00 PM | | | Voltar


COMPROMISSO

Quadris em vai-e-vem, urros, suor, lençóis amarrotados. Aquela havia sido a melhor transa de ambos. Só não continuaram porque ele precisava rezar a missa das oito.

Edson Rossatto - editor (Andross) - é autor do livro de microcontos Curta-metragem (amostra acima) e Mansão Klaus e outras histórias.

Ao passar pela Bienal de São Paulo, encontrei Edson Rossato, da Andross, no seu estande; movimentadíssimo, diga-se de passagem, não deu tempo para conversar muito, apenas para trocar algumas impressões. Cobrou-me a leitura do seu livro MANSÃO KLAUS, que já recebera pelo correio, e, de quebra me presenteou, com autógrado e tudo, com seu Curta-Metragem. Simples e fantástico, acima de tudo inteligente, além de uma fina ironia, que curto muito.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2008 06:17:00 PM | | | Voltar


Extratos e Pegadas, de Mauro Madeira

Extratos e PegadasExtratos e Pegadas perambula pela Bahia da década de 1950, Paraíba dos anos 70/80, Rio, Amazonas, Piauí, Brasília e planalto central, enfim, é uma trajetória de Brasil rural e urbano, com toques bucólicos e crítica social.
O cerrado, a floresta, a praia, o mar, o sertão, a cidade se alternam nas vivências do personagem principal, apaixonado por livros e pela natureza, ciências humanas e ecologia. São cismas de vida, sonhos telúricos de rebeldia, tudo embebido de tropicalidade brasileira.
É a história de alguém simples que gosta de ler, viajar, velejar, pensar criticamente o país e o mundo, encantar-se com as netas, obter extratos de vida, pegadas no caminho, da infância à maturidade, dos diálogos às lembranças introspectivas, numa alternância de lugares e tempos, temas e histórias, em doses moderadas para não cansar o leitor.

Editado por Thesaurus, 1a edição, 2007, 200 páginas.

[O livro de Mauro Madeira é muito interessante. Recebi e estou lendo]

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2008 11:12:00 AM | | | Voltar

·······

8 de agosto de 2008

Autêntica participa da Bienal do Livro de São Paulo com diversos lançamentos

Capa do livroCapa do livroEntre os dias 14 e 24 de agosto a Autêntica Editora participa da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Na ocasião, vai lançar a obra vencedora da primeira edição do Prêmio José Mindlin de Literatura, o livro O Ciclista, do pernambucano Walther Moreira Santos. Além da premiação simbólica, no valor de R$ 10 mil reais, haverá a presença do patrono do concurso, o bibliófilo José Mindlin. Assim como esse título, outros chegam ao mercado pela Autêntica e ganham destaque no estande da Editora (Avenida 5, esquina com a Rua L).

http://www.autenticaeditora.com.br/

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/08/2008 03:01:00 PM | | | Voltar

·······

1 de agosto de 2008

Dicta&Contradicta: nasceu uma nova revista de ensaios culturais

Publicação busca incentivar a discussão de idéias sobre literatura, artes, filosofia e humanidades em geral.

Dirigida ao público intelectualmente desperto, desejoso de conteúdos mais profundos, com a finalidade de fornecer uma revista semestral de cultura, acadêmica sem academicismo, com excelente apresentação gráfica, a revista discute temas de pensamento, comportamento, filosofia, literatura e arte, além de analisar situações e fatos que mantenham interesse a longo prazo. Mais do que apresentar e comentar a programação cultural em cartaz, fornece leituras interessantes e bases para a formação cultural. O artista plástico Paulo von Poser assina as ilustrações e o acabamento gráfico da edição nº 1 da revista. Além disso, entre os colaboradores estão - Bruno Tolentino, Luiz Felipe Pondé, Mendo Castro Henriques e Roger Kimball.

Criada pelo IFE - Instituto de Formação e Educação, a revista Dicta&Contradicta é a mais recente novidade no panorama cultural brasileiro. Uma de suas inspirações é a revista norte-americana The New Criterion, reconhecida como uma das mais consistentes publicações culturais do mundo.

Como explica o Editorial de seu primeiro número, "Dicta compõe-se de ensaios relativamente longos sobre temas humanos de sempre - pensamento, comportamento, filosofia, literatura e arte, além da análise de situações e fatos que têm interesse a longo prazo. Não oferece soluções pré-fabricadas para problemas concretos, políticos ou (muito menos) partidários, sociais ou econômicos, morais ou de qualquer outra ordem. Não pretende ensinar ao leitor o que deve pensar, mas oferecer-lhe estímulo para pensar".

E o conteúdo do número 1 certamente oferece estímulo para pensar, a começar pelos três ensaios principais. O primeiro deles, "Do enigma ao mistério", é uma edição, inédita, das três últimas aulas dadas pelo poeta e ensaísta Bruno Tolentino, em maio de 2007. O segundo, de autoria do professor Luiz Felipe Pondé, é uma análise renovadora do livro do Eclesiastes. Como uma das metas da revista é trazer em todos os números a contribuição de uma das grandes figuras intelectuais portuguesas da atualidade, o terceiro dos ensaios principais é assinado pelo professor Mendo Castro Henriques, que apresenta o pensamento do filósofo Bernard Lonergan, ainda pouco conhecido do grande público.

Patrocinada pelo Banco Fator e Instituto Bovespa, a revista começa como semestral, com intenção de, com o tempo, tornar-se trimestral. A primeira tiragem é de 2.000 exemplares, a serem vendidos em livrarias ao preço de R$ 22,50.

[Estou lendo e gostando muito. Trata-se de uma revista para ser lida, estudada, relida, lida bem devagar, refletida. É o que estou fazendo. Uma revista simplesmente fantástica]

Marcadores: , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/01/2008 12:59:00 AM | | | Voltar

·······

30 de junho de 2008

Ingmar Bergman disseca o amor em Cenas de um casamento sueco

O roteiro do filme estrelado por Liv Ullmann e Erland Josephson em 1974 chega à 27ª edição com novo projeto gráfico da Letras Brasileiras e apresentação do crítico de cinema Luiz Carlos Merten. Originalmente editado no Brasil pela Nórdica, teve a tradução totalmente revisada pelo jornalista Jaime Bernardes. Em Cenas de um casamento sueco, Ingmar Bergman faz uma autópsia da vida a dois e das relações de aparência. Nas livrarias a partir de junho.

Num casamento, até que ponto o marido conhece a esposa, a mulher conhece o homem? O que os une, e o que os separa? Por que alguns dão certo, e outros não? Que medos, tensões, desculpas e justificativas cercam os rompimentos ou fortalecem a união a dois? Não será o casal ideal uma ilusão da instituição casamento? É possível ser feliz convivendo durante anos sob o mesmo teto? A vida estável, amigável, equilibrada, embora morna, às vezes sem sexo, é a receita correta para relacionamentos duradouros? Não somos todos cegos e carentes quando se trata de amor? Afinal, existe amor eterno?

CLARO, já estou lendo.....

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2008 08:43:00 PM | | | Voltar

·······