RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

4 de julho de 2008

Pepetela na Flip

O livro Predadores (Língua Geral, 552 pp.,R$ 45 Editora), de Pepetela, que faz parte da Coleção ponta-de-lança, chega ao Brasil e será lançado na 6º Festa Literária Internacional de Paraty. No evento, o autor ainda se apresentará ao lado da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, na mesa "Guerra e Paz", no dia 5 de julho, às 10h, com mediação de José Eduardo Agualusa. No romance, Pepetela (pseudônimo de Artur Pestana) recorreu não só à apurada técnica narrativa que lhe valeu o prêmio Camões 1997 pelo conjunto da obra, mas também às suas experiências como guerrilheiro, representante do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) e membro do governo de Agostinho Neto. Ele conta a história da Angola de 1974, ano que antecede à independência, a 2004. É uma narrativa simples e direta, mas rica em personagens, história e temas como paixão, assassinato, dinheiro, traição, poder e família.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2008 10:36:00 PM | | | Voltar


TV Cultura com canal de televisão em Paraty


PublishNews - 03/07/2008
Nesta edição da Flip, pelo fato do sinal da TV Cultura não pegar na cidade de Paraty, pela primeira vez, durante todo o evento, a emissora disponibilizará sua programação, 24 horas, no Canal 51 - UHF. Moradores e turistas na cidade podem assim assistir, em primeira-mão, as gravações ao vivo dos programas Roda Viva, que entrevistará Tom Stoppard e Inês Pedrosa, e Letra Livre, que receberá Caco Barcellos e Contardo Calligaris. Haverá ainda edições diárias, ao vivo, do Metrópolis, e a "História Colaborativa", promovida pelo site do Entrelinhas, em que internautas podem dar continuidade a histórias literárias, que serão selecionadas e mostradas pelo programa. A emissora também fará uma cobertura completa do evento e tem tenda montada no Centro Histórico de Paraty, para gravação de programas. Durante os cinco dias, Roda Viva, Metrópolis, Entrelinhas, Letra Livre, Vitrine, Zoom e Jornal da Cultura marcarão presença e produzirão reportagens e edições especiais a serem exibidas nas semanas seguintes. Equipes da TV Cultura em Paraty estarão disponíveis no www.tvcultura.com.br/flip. Confira! >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2008 10:32:00 PM | | | Voltar


Literário Ipiranga


PublishNews - 04/07/2008
De 14 a 24 de agosto, quando ocorrerá em São Paulo a 20º Bienal Internacional do Livro, os visitantes poderão conferir uma programação pra lá de cultural no Espaço Literário Ipiranga. Três centenários serão destaque nesta edição, a morte de Machado de Assis, o nascimento de Guimarães Rosa e a imigração japonesa, através da exposição de historiadores, cientistas sociais e antropólogos. Mediadas pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto e pelo jornalista Alexandre Agabiti Fernandez, as duas sessões diárias - com capacidade para 100 pessoas cada - vão discutir questões que passam da literatura a aspectos históricos e comportamentais. Palestrantes como Laurentino Gomes, Mary Del Priore, Lília Schwarcz, Isabel Lustosa, Nádia Batella Gotlib, João Roberto Faria, Rogério Dezem e Cláudio Murilo Leal já garantiram sua presença. Confira a programação completa da Bienal.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2008 10:22:00 PM | | | Voltar


Histórias sem nadinha de sexo...

O Globo - 04/07/2008 - por André Miranda
A julgar pelo jeito bem-humorado com que o americano David Sedaris, de 51 anos, concede entrevista, sua mesa desta sexta-feira na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), às 19h, promete muito. Além de escritor, Sedaris é humorista e radialista, casado com o pintor Hugh Hamrick. Na Flip, lança Eu falar bonito um dia (Companhia das letras), que, assim como De veludo cotelê e jeans, lançado aqui há dois anos, reúne histórias autobiográficas. Confira entrevista com o autor. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2008 10:12:00 PM | | | Voltar


...em dia de taras, vícios e desvios

O Globo - 04/07/2008 - por André Miranda e Suzana Velasco
Taras e perversões marcaram presença em dois momentos nesta quinta-feira na Flip. Na mesa "O espelho", a psicanalista francesa Elisabeth Roudinesco tratou do assunto, tema de seu livro A parte obscura de nós mesmos. Elisabeth traçou um painel da perversão, em mesa apresentada pela professora Eliane Robert Moraes, que definiu a francesa como "amiga do Brasil". "O estímulo para escrever este livro veio de uma conferência de que eu participei em Belo Horizonte, quando me colocaram uma questão sobre a perversão", contou Elisabeth. Já na mesa "Conversa de botequim" só faltou a bebida. De resto, foi como um típico papo de bar. Mediada pelo jornalista e editor Paulo Roberto Pires, foi mais conversa entre dois homens assumidamente mais boêmios do que intelectuais: Xico Sá e Jayme Ovalle, representado pela fala de Humberto Werneck, que lançou O santo sujo, biografia do poeta e compositor paraense. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2008 10:09:00 PM | | | Voltar


no blog do galeno: 'a leitura me dá sorte'.

A leitura me dá sorte
Henrique Chagas - Verdes Trigos Cultural - 12/6/2008

Carrego comigo a lembrança do meu pai, José Terra, sempre lendo. Foi com ele que aprendi a ler e a escrever. Ficava emocionado com a leitura da poesia de Camões na primeira página do Estadão. Pouco entendia e nem sabia que, por traz daqueles versos decassílabos haviam textos censurados, histórias que a ditadura militar decidira que eu não deveria saber. Li várias vezes a História Sagrada, um livro grosso que meu pai ganhou de um caixeiro viajante; fiquei impressionado com as peripécias do Rei Davi e seus filhos. Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2008 10:03:00 PM | | | Voltar


Poeta itajaiense lança novo livro neste sábado

Solenidade agendada para às 19 horas deste sábado, no Espaço Cultural do Supermercado Angeloni, vai marcar o lançamento do livro “Uma Flor Chamada Margarida”, de autoria do poeta itajaiense Samuel Congo da Costa. O livro estará sendo comercializado a R$ 10,00 o exemplar e o público que quiser prestigiar o lançamento tem entrada franca.

Apaixonado pela literatura e, em especial, pela poesia, Samuel iniciou sua trajetória como escritor divulgando sua poesia através de páginas especializadas na Internet, conquistando leitores e amantes da poesia em todo o território nacional.

Com uma literatura engajada na luta contra o preconceito racial, Samuel da Costa desenvolve um trabalho onde mescla protesto e aconchego, romantismo e idealismo, paz e confronto. Esses princípios já apareceram em sua primeira obra, “Horizonte Vermelho”, publicado em 2006.

Amadurecido com o nascimento de seu primeiro filho, nesta nova obra Samuel expõe toda a sua preocupação com um futuro mais justo e humanitário, onde seus descendentes possam viver num mundo sem segregação racial. Também não descuida o poeta de, mais uma vez, reafirmar seu espírito sensível, mas crítico; amoroso, mas questionador.

Certamente, em “Uma Flor Chamada Margarida”, Samuel da Costa se firma como um dos poetas mais intrigantes da atualidade o que, por si só, credencia a presente obra ser recomendada aos leitores mais exigentes. O livro foi publicado através do benefício da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Itajaí/SC, com apoio financeiro do Porto de Itajaí. Com um total de 144 páginas, o livro tem o selo da Alternativa Editora, com impressão nas oficinas gráficas da Nova Letra.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/04/2008 09:57:00 PM | | | Voltar

·······

30 de junho de 2008

Ingmar Bergman disseca o amor em Cenas de um casamento sueco

O roteiro do filme estrelado por Liv Ullmann e Erland Josephson em 1974 chega à 27ª edição com novo projeto gráfico da Letras Brasileiras e apresentação do crítico de cinema Luiz Carlos Merten. Originalmente editado no Brasil pela Nórdica, teve a tradução totalmente revisada pelo jornalista Jaime Bernardes. Em Cenas de um casamento sueco, Ingmar Bergman faz uma autópsia da vida a dois e das relações de aparência. Nas livrarias a partir de junho.

Num casamento, até que ponto o marido conhece a esposa, a mulher conhece o homem? O que os une, e o que os separa? Por que alguns dão certo, e outros não? Que medos, tensões, desculpas e justificativas cercam os rompimentos ou fortalecem a união a dois? Não será o casal ideal uma ilusão da instituição casamento? É possível ser feliz convivendo durante anos sob o mesmo teto? A vida estável, amigável, equilibrada, embora morna, às vezes sem sexo, é a receita correta para relacionamentos duradouros? Não somos todos cegos e carentes quando se trata de amor? Afinal, existe amor eterno?

CLARO, já estou lendo.....

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2008 08:43:00 PM | | | Voltar


Uma Buenos Aires sem asas


Jornal do Brasil - 28/06/2008 - por Juliana Krapp
Ele é cabeludo e tagarela. Adora literatura latino-americana, mas confunde um pouco as bolas (cita Cortázar no mesmo rol que Jorge Amado). Explica que planejou escrever sobre Buenos Aires como uma metáfora de Jerusalém. Fez de tudo para fugir dos papagaios mágicos, e acabou dando à luz uma obra preciosa sobre a ditadura na Argentina. O Ministério de casos especiais é o segundo livro de Nathan Englander, o judeu boa-praça que se apresenta na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), na sexta-feira. Ao lado do argentino Martín Kohan e do gaúcho Vitor Ramil, está na mesa Estética do frio. O romance - seu primeiro, que demorou quase 10 anos para ficar pronto - gira em torno da família de Kaddish Poznan, judeu que ganha a vida apagando lápides de prostitutas e cafetões em um cemitério, a pedido de suas famílias. O americano conversou por telefone com o JB, de sua casa em Nova York. Confira! >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2008 08:35:00 PM | | | Voltar


Por uma história bem contada

O Estado de S. Paulo - 29/06/2008 - por Matías M. Molina
Empresas extremamente prósperas do mundo da comunicação, como a Google e a Yahoo!, não empregam repórteres nem têm correspondentes e nunca apuraram uma única notícia. Mas ganham muito dinheiro distribuindo as informações obtidas, com altos custos, por outras empresas, como os jornais - sem pagar nada por elas. Este é um dos paradoxos da atual revolução tecnológica. Alguns observadores se apressaram a vaticinar o fim dos jornais. Realmente, a internet afeta não apenas as empresas jornalísticas. O que se profetiza precipitadamente como um futuro sem diários escritos em papel é, na verdade, uma profunda revolução que está mudando todo o panorama global da informação e do entretenimento. Lourival Sant'Anna, repórter especial d'O Estado de S. Paulo, recolhe este tema no livro O destino do jornal (Record, 277 pp., R$ 40), que será debatido nesta segunda-feira, dia 30, às 19h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073) por Otavio Frias Filho, diretor editorial da Folha de S. Paulo, Rodolfo Fernandes, diretor de Redação de O Globo, e Ricardo Gandour, diretor de Conteúdo de O Estado de S. Paulo. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2008 08:22:00 PM | | | Voltar


Cia. das Letras faz recall de livro de Borges


Folha de S. Paulo - 30/06/2008 - por Laura Mattos
A Companhia das Letras anunciou um recall (chamada para realização de trocas) do livro O Fazedor, do argentino Jorge Luis Borges (1899-1986). A decisão foi tomada pela editora em razão de 12 erros de grafia encontrados em poemas publicados em espanhol - a edição traz também tradução dos textos em português. O procedimento de recall, cada vez mais comum em outras áreas, especialmente no mercado automobilístico, ainda é raro no meio literário. O mais comum é que as editoras, após descobrirem os erros, coloquem adesivos com uma "errata" nos exemplares à venda. O livro custa R$ 29. A convocação aos leitores foi divulgada no último sábado, em anúncio publicado na Folha. O comunicado fala na troca da edição "impressa em março de 2008". Na verdade, qualquer exemplar de O Fazedor da Companhia das Letras contém os erros e pode ser trocado. Os livros devem ser trocados nas livrarias nas quais foram adquiridos. O telefone da editora é 11-3707-3500 e o site. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/30/2008 07:43:00 PM | | | Voltar

·······