RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

6 de setembro de 2008

Sutilezas unem histórias de difícil beleza de Grossman

Israelense opta por narrativa sinuosa para juntar tramas de relações conturbadas


MICHEL LAUB
ESPECIAL PARA A FOLHA
Numa época em que ação, velocidade e clareza são vistas como qualidades literárias, não deixa de ser arriscada a aposta do escritor israelense David Grossman em "Desvario". O romance é o oposto disso: duas histórias independentes, narradas de maneira sinuosa, com personagens que demoram para ser identificados e situações que só ficam claras quando o leitor já ameaça se perder entre suas ambigüidades e sutilezas. A primeira delas é sobre um homem que, sabendo do caso extraconjugal da mulher, resolve contar tudo para a cunhada durante uma viagem de carro. A segunda fala de uma professora de ioga e de suas relações conturbadas com a filha e um aluno de 16 anos. Felizmente, o esforço para juntar as pontas de ambas compensa. E, num certo sentido, é até essencial para a compreensão da proposta do livro. Porque Grossman não parece tê-lo escrito apenas para reafirmar o velho tema da complexidade das relações afetivas -no caso, entre homem e mulher, mulher e mulher, mãe e filha, pai e filho. Mais que isso, e forçando um pouco a barra crítica, talvez se possa dizer que a sua intenção seja dar ao leitor uma experiência de subjetividade radical, fazendo-o mergulhar na mesma espécie de incompreensão do mundo que marca os personagens durante boa parte de suas vidas.

Narradores
"Desvario" usa narradores em primeira e terceira pessoa, com pouca diferença entre as duas formas, porque o ponto de vista é sempre estrito, filtrado e distorcido pela intensidade dos desejos, das emoções, dos traumas, da proximidade da morte. É só fragmentariamente, portanto, num processo lento e doloroso como o de um "insight", que começamos a enxergar os abismos que rondam essas criaturas. Na maioria das vezes, eles aparecem em frases dúbias, que disfarçam sua tristeza, por exemplo, sob uma camada aparente de salvação: "Não importa homem, não importa mulher, não importa o que lhe disseram, do que riram ou zombaram, não importa como seu pai o chama, com que nomes, e por que ele bate em você, e por que afastaram o Kôbi de você, eles não entendem nada, eles estão só do lado de fora, no meio do barulho, não podem ouvir o que você ouve, e você ouve maravilhosamente bem." Em outros trechos, é uma estocada precisa, em meio à camada de indícios insinuados em gestos e falas, que revela toda uma dimensão trágica individual: "Tentei mexer um pouco com cinema, e jornalismo, e minhas limitações ficaram claras", diz a filha da professora de ioga. "E ficou claro sobretudo que aquela infância teve um preço (não existe nem fome grátis), e que nesse meio-tempo o mundo se enchera de outras crianças que não haviam desperdiçado suas energias apenas para sobreviver." Grossman escreve com uma consciência notável de seu ofício, dando ao livro um sentido de totalidade e sabedoria que, embora o tom inevitavelmente melancólico do desfecho, não pode ser confundido com pessimismo ou desolação. De certa maneira, essa é mais uma de suas surpresas. E mais uma das razões para enfrentar a beleza difícil de suas 322 páginas.

MICHEL LAUB é autor de "Longe da Água" e "O Segundo Tempo"


DESVARIO
Autor: David Grossman
Tradução: George Schlesinger
Editora: Companhia das Letras
Quanto: R$ 51 (322 págs.)
Avaliação: bom

COMUNIDADE NO ORKUT: http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=67663181

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2008 08:32:00 PM | | | Voltar


Com delicadeza, 'Linha de Passe' mostra família da periferia de SP

MAIARA CAMARGO
Colaboração para a Folha Online

A vida de uma família na periferia de São Paulo (SP) e sua luta para sobreviver e realizar sonhos são os itens centrais do filme "Linha de Passe" (Brasil, 2008), de Walter Salles e Daniela Thomas, que chega às telonas nesta sexta-feira (5).

O longa --exibido no Festival de Cannes em maio deste ano-- rendeu a Sandra Corveloni o prêmio de melhor atriz, pela interpretação de Cleuza. A personagem é a chefe dessa família, formada por ela e seus quatro filhos, Dênis (João Baldasserini), Dinho (José Geraldo Rodrigues), Dario (Vinícius de Oliveira) e Reginaldo (Kaique de Jesus Santos).

Cleuza tem 42 anos, é empregada doméstica e está grávida do quinto filho. Aparentemente, criou os outros quatro sozinha, sem a ajuda dos pais, e é assim que criará o que está a caminho. Essa falta da figura paterna é um dos temas do filme, e tal aspecto se intensifica na figura de Reginaldo --único filho negro, o caçula da família. O rapaz tem como fixação encontrar o pai, que é ou foi motorista de ônibus. Em sua busca, acaba rodando pelos circulares da capital, fazendo com que a mãe passe por momentos de muita aflição.

Dênis, o filho mais velho, é motoboy, tem um filho e trabalha para pagar sua moto e a pensão da criança. Dinho se tornou religioso após um passado obscuro e tenta sobreviver trabalhando como frentista de um posto de gasolina.

Já Dario, prestes a completar 18 anos, luta para passar pelas peneiras de clubes de futebol. Mas como a idade conta muito para o início da carreira de um jogador, o jovem parece estar tendo as últimas chances para se tornar um atleta profissional. No papel, está Vinícius de Oliveira, conhecido pela atuação como o menino Josué, no premiado filme "Central do Brasil" (1998).

O filme não mostra somente como cada um dos familiares leva sua vida ou como eles buscam atingir seus sonhos, mas também apresenta, de forma delicada e direta, como é difícil se manter dentro da lei e levar uma vida equilibrada quando o dinheiro falta e a vida parece, em determinados momento, sofrida demais.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2008 05:21:00 PM | | | Voltar


[Presidente Prudente] Evento homenageia 50 anos da Bossa Nova

O 4º Encontro de Corais Athia reúne, na noite do dia 14, 157 vozes de oito corais de Presidente Prudente e região, em apresentação única e gratuita. O evento será no auditório da Unesp, às 19h. Sob o tema "Passeio pela Bossa Nova" e patrocinado pelo coral do Centro de Convivência do Idoso Athia, o evento parabeniza Presidente Prudente pelos seus 91 anos, através do estilo músical tipicamente brasileiro – a Bossa Nova – que completa 50 anos em 2008.

O objetivo da Organização Athia é dar oportunidade para que os grupos de canto da região mostrem o seu trabalho. A música passou a fazer parte da vida da empresa com a fundação, em 1997, do grupo de coral da Terceira Idade, como uma das atividades que o Centro de Convivência do Idoso Athia oferece. Hoje o Coral Athia tem 30 integrantes, sob regência de Sônia Maria Jorge.

A programação deste ano inclui quatro corais de Presidente Prudente. Assis e Dracena estão representadas por um coral de cada cidade. O repertório é composto de clássicos da Bossa Nova, como "Eu sei que vou te amar", de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, num total de 17 sucessos nacionais que ganharam o mundo, fazendo da Bossa Nova um dos mais importantes movimentos musicais de todos os tempos . (Assessoria de Imprensa Organização Athia)

"Passeio Pela Bossa Nova" que terá a participação especial da cantora Miriam Samorano.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2008 05:05:00 PM | | | Voltar


TerrorZine - Minicontos de Terror 1

Terrorzine - Minicontos de Terror, é uma revista eletrônica independente, idealizada por Ademir Pascale e Elenir Alves. Nosso principal intuito é o de difundir gratuitamente o trabalho de veteranos e jovens autores dos gêneros fantasia, ficção/terror. A distribuição será gratuita por meio de e-mails e downloads e cada autor terá direito a 01 página com um miniconto com no máximo 15 linhas e minibiografia com no máximo 5 linhas.

Os interessados devem baixar o arquivo abaixo, preenchê-lo (com os dados solicitados e miniconto) e enviá-lo para o e-mail ademir@cranik.com no máximo até o dia 30 de setembro, mas quanto antes melhor. A publicação e distribuição no TerrorZine nº 02 está prevista para 05/10/08.

Contamos com a participação especial dos autores Nelson Magrini, J.Modesto, Martha Argel, Giulia Moon, Helena Gomes, Adriano Siqueira, Waldick Garrett e Nazarethe Fonseca.

CLIQUE AQUI para fazer o download do arquivo para participação no Terrorzine - Minicontos de Terror (não esqueça de ler todos os procedimentos).

Faça o download do TerrorZine - Minicontos de Terror nº 01. CLIQUE AQUI.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2008 03:26:00 PM | | | Voltar


Convite para palestra sobre 'A Arte e o Ofício de Escrever'

Palestra: "Escrever: Arte ou Ofício?"
Local: Feira do Livro de Brasília, no auditório Filho da Floresta
Data: Dia 07/09 (este domingo) às 15h30

Descrição: Palestra onde o autor discute os limites da técnica e da arte na produção de livros: O que é uma leitura crítica? O que ela avalia, e qual seu real valor? O quanto é possível utilizar de técnica em um livro sem perder a espontaneidade ou comprometer a arte? É possível escrever um livro apenas com arte e inspiração, sem utilizar técnica? Quais as técnicas mais comuns para deixar a narrativa mais interessante? Estas e outras perguntas serão apresentadas e discutidas na palestra.

Palestrante: Alexandre Santos Lobão (http://www.AlexandreLobao.com), escritor e roteirista, autor do romance "O Nome da Águia" (www.ONomeDaAguia.com)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/06/2008 03:21:00 PM | | | Voltar

·······

4 de setembro de 2008

Nova Estação das Letras completa a cadeia produtiva em torno da literatura

Pode apostar: a menor livraria do Rio será também a mais completa no quesito literatura.  A partir de setembro, a Estação das Letras, que lançou as bases para a criação de um pólo irradiador de discussão e conhecimento do fazer literário no Rio de Janeiro, contará com uma charmosa livraria no Flamengo, além da ampliação de suas instalações e mais salas de aula. Será a primeira livraria temática em literatura da cidade. É a primeira livraria do bairro.

À frente desta iniciativa está Suzana Vargas, professora e escritora, que há doze anos teve a idéia de popularizar a literatura, criando eventos, curso e oficinas acessíveis a todos. Vargas trouxe ao Brasil nomes como Ricardo Piglia e Maria Kodama; marcou época com as Rodas de Leitura, no Centro Cultural Banco do Brasil, e realiza todos os anos na Bienal a Arena Jovem.

Literárea, um pequeno grande espaço.
Vai se chamar Literárea a nova livraria da Estação das Letras, que tem a curadoria de Lilian Dias, ex-selo Al-Farabi. Temática, não conta só com best sellesr nas prateleiras, mas a essência da literatura e da crítica literária. Caçadores de livros raros e esgotados também podem contar com a experiência de Lilian, que suprirá o estoque com um setor de encomendas pelo site da Estação das Letras (www.estacaodasletras.com.br).

Pequenina e charmosa, a Literárea atende um antigo desejo dos alunos da Estação das Letras e do bairro do Flamengo. Terá um café, estantes recheadas só de bons livros, e atendimento com livreiro que sabe o que está falando. E a garantia de reunir para um bate-papo boa parte dos interessados em literatura, pois fica ao lado das salas de aula, onde acontecem os cursos e oficinas que normalmente viam suas prazerosas aulas serem esticadas até o bar mais próximo.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2008 10:56:00 PM | | | Voltar


Melhor que Beatles e Stones: Porto Alegre sedia o show do ano dos Efervescentes

No mesmo dia em que o Porão do Beco vai estrear a festa Porão Rock Clube, seis de setembro, Os Efervescentes estarão comemorando os lançamentos do primeiro site e single oficiais com show às 23h.

É como se consideram os guris dos Efervescentes, uma das mais sintonizadas bandas de rock do sul do País. Com influências sessentistas, pelas baquetas de Beto Stone, na voz e na guitarra de Daniel Tessler e com o grave de Fábio Grehs ecoa o som que faz o público dançar. O estilo lembra muito a Swingin' London e toda a cena Mod, tanto no visual de cada um quanto no formato de suas canções.

Depois de dois anos produzindo e trabalhando intensamente as músicas a fim de atingir a perfeição, no próximo sábado, seis de setembro, Os Efervescentes vai estourar as caixas de som do Porão do Beco (Av. Independência, 936 em Porto Alegre) pontualmente às 23h e mostrar a ebulição da efervescência.

As más línguas, e também as boas, andam gritando por aí que vai ser a noite mais rock'n'roll que Porto Alegre já viu! É para chegar cedo e garantir um lugar na pista - e não perder o coquetel especial de retorno da banda antes do show!

O quê: Show dos Efervescentes
Onde: Porão do Beco (Independência, 936. Porto Alegre.)
Quando: Sábado, 6 de setembro
Quanto: R$10
Horário do show: 23h pontualmente
Mais informações:
Site oficial: http://www.osefervescentes.com  
Fotolog: http://www.fotolog.com/os_efervescentes  
Myspace: http://www.myspace.com/efervescentes  
Orkut: http://www.orkut.com.br/Profile.aspx?uid=13301216640872965095 

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2008 10:33:00 PM | | | Voltar


Portugal Telecom e Jabuti têm 5 nomes iguais

Folha de São Paulo - 04/09/2008 - por Eduardo Simões

A organização do Prêmio Portugal Telecom anunciou na noite desta terça-feira os dez finalistas da edição 2008. Cinco deles também são finalistas de três categorias do Prêmio Jabuti: Bernardo Carvalho, Beatriz Bracher e Cristovão Tezza, entre os romances, Julián Fuks, entre os contos e crônicas, e Paulo Henriques Britto, na poesia. Para Selma Caetano, da curadoria do prêmio, as coincidências não são tão expressivas, visto que o Jabuti tem 200 finalistas, em 20 categorias, contra apenas dez finalistas do Portugal Telecom. Os dez nomes - oito brasileiros, um português (António Lobo Antunes) e um angolano (Ondjaki) - foram selecionados de um universo de 51 semifinalistas. O júri final também foi anunciado: Benjamin Abdala Júnior, Carmen Lúcia Tindó Secco, Flora Süssekind, José Castello, Maria Lúcia Dal Farra e Rita Chaves. No dia 29 de outubro, eles se reúnem com os quatro curadores do prêmio para indicar os três vencedores, que receberão R$100 mil, R$ 35 mil e R$ 15 mil (1º, 2º e 3º lugares, respectivamente).

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2008 09:57:00 PM | | | Voltar


Galeria Experimenta é um sucesso!

A inauguração da Galeria Experimenta, dia 02 de setembro, foi um sucesso!  O artista plástico e multimidia Rettamozo foi o primeiro a expor na Galeria com o tema "Jardim do Sorrisso Interior" e contou com a presença de Guto Lacaz que admirou as telas de Retta, pintadas com terra paranaense misturada às tintas. A exposição fica em cartaz até dia 13 de setembro

EXPOSIÇÃO: Jardim do Sorriso Interior, projeto de Retta Rettamozo
PERÍODO: de 03 a 13 de setembro
LOCAL: Galeria Experimenta - Rua Gumercindo Saraiva, 54- Jd. Europa-
Fone (11) 3086-0141
HORÁRIO: segunda a sexta das 10h às 19h; sábados das 10h às 13h
ESTACIONAMENTO: para poucos carros, sugestão estacionamentos na região

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2008 09:53:00 PM | | | Voltar


Israel prepara exibição online dos Manuscritos do Mar Morto

Usando fotografia digital, cientistas também estão desvendando setores antes ilegíveis dos pergaminhos

Ethan Bronner - The New York Times

JERUSALÉM - Em um laboratório lotado e pintado de cinza, frio como uma caverna, meia dúzia de especialistas embarcaram, nesta semana, em um ato histórico: fotografar digitalmente cada um dos milhares de fragmentos dos Manuscritos do Mar Morto com o objetivo de tornar o arquivo completo - um dos documentos mais examinados do mundo - disponível para download na internet.

Equipados com poderosas câmeras que produzem imagens de grande resolução e lâmpadas que não emitem nem calor nem raios ultravioleta, os cientistas e técnicos estão desvendando setores antes ilegíveis, descobertas que podem ter um impacto significativo.

Os manuscritos de dois mil anos, encontrados na década de 1940 nas cavernas próximas ao Mar Morto em Jerusalém, contêm as cópias mais antigas já encontradas de todos os livros da Torá (exceto do Livro de Esther), assim como textos apócrifos e descrições de rituais dos judeus na época de Jesus Cristo. Os textos, a maior parte em peles mas alguns, em papiros, datam do terceiro século antes de Cristo ao primeiro século depois de Cristo.

Apenas uma pequena parte dos manuscritos existe em pedaços grandes, diversos deles em exibição permanente no Museus de Israel. A maior parte deles foi encontrada em 15 mil pedaços que totalizam 900 documentos, gerando diversas discussões sobre como ordenar as partes de maneira correta, assim como sobre a origem e significado do que está escrito neles.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2008 09:35:00 PM | | | Voltar


Escritor de Ribeirão Preto é finalista do Jabuti

Na Bodas de Ouro do mais importante prêmio da literatura brasileira, o Jabuti, a região de Ribeirão terá seu representante entre os finalistas. O escritor Menalton Braff, que adotou a região como local de trabalho e moradia, concorre aos prêmios de melhor romance e melhor livro de ficção do ano com A Muralha de Adriano.

Esta é a terceira vez que ele fica entre os dez melhores de uma categoria no Jabuti. Em 2000, ele ganhou como melhor obra de ficção do ano com o livro de contos A Sombra do Cipreste.

A Muralha de Adriano concorre a outro prêmio, o Portugal Telecom de Literatura, cujo resultado será divulgado dia 2 de setembro. Braff justifica o sucesso do livro à temática e ao trabalho com a linguagem. (cosmo - Gazeta de Ribeirão)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2008 09:02:00 PM | | | Voltar


DOIS HITCHCOCKS MENORES: MAESTRIA, A DESPEITO DE TUDO, por Chico Lopes.

Os espectadores de novas gerações, que têm hoje em dia o privilégio de poder descobrir a obra toda de Alfred Hitchcock em caixas de DVDs que são um dos maiores petiscos do consumismo cinéfilo atual, vão na certa se encantar com as obras-primas e descobrir nelas coisas que nem imaginavam, mas, se tiverem cuidado e não forem desprezando os filmes de Hitchcock tidos por menores, descobrirão prazeres menos óbvios.
Porque há uma lista de filmes de Hitchcock para os quais alguns fazem cara feia e outros simplesmente evitam ou deixam para ver quando não tiverem coisa melhor a fazer: "Topázio", "Cortina rasgada", "Disque M para matar", "Pavor nos bastidores", "A tortura do silêncio", "O terceiro tiro", "Trama macabra", "Um barco e nove destinos", "Quando fala o coração", "Agonia de amor", "Suspeita" etc.
Não nego que alguns desses filmes sejam mal-sucedidos (o caso mais óbvio para mim é o de "Topázio", uma produção quase injustificável). Mas, conhecendo alguns desses títulos primeiro pela má fama que os precede, surpreendi-me quando decidi vê-los a despeito dela. "Pavor nos bastidores", às vezes colocado na triste categoria do pior filme norte-americano de Hitch, não é de modo algum um filme desprezível. E haveria o que dizer de cada um dos outros, mas decidi escolher apenas dois porque os revi recentemente e me deleitei com redescobertas e confirmações. ==>>> LEIA TEXTO COMPLETO

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2008 08:55:00 PM | | | Voltar


Prêmio anuncia finalistas

Na noite desta terça-feira, 2 de setembro, em coquetel realizado no Consulado de Portugal, em São Paulo, o presidente da Portugal Telecom,  anunciou os dez finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura 2008. A apuração agora entra em sua fase final para escolher os três vencedores que levam os prêmios de R$ 100 mil, R$ 35 mil e R$ 15 mil (respectivamente 1º, 2º e 3º colocados). Foram 398 títulos inscritos. O júri inicial selecionou, então, 51 títulos e indicou 15 membros para comporem o grupo de jurados da segunda fase, que votou nos dez finalistas. O júri final, composto por dez participantes escolhidos pelo júri intermediário, também foi escolhido na noite desta terça.

10 finalistas

  • 20 poemas para o seu walkman – Marília Garcia – Cosac Naif / 7 letras (Brasil)
  • Antonio – Beatriz Bracher – Editora 34 (Brasil)
  • Eu hei-de amar uma pedra – António Lobo Antunes – Objetiva (Portugal)
  • Histórias da literatura e cegueira – Julián Fuks – Record (Brasil)
  • Laranja seleta – Nicolas Behr – Língua Geral (Brasil)
  • O amor não tem bons sentimentos - Raimundo Carreiro – Iluminuras (Brasil)
  • O filho eterno – Cristovão Tezza – Record (Brasil)
  • O sol se põe em São Paulo – Bernardo Carvalho –  Companhia das Letras (Brasil)
  • Os da minha rua – Ondjaki – Língua Geral (Angola)
  • Tarde – Paulo Henriques Britto – Companhia das Letras (Brasil)

Façam suas apostas... Quem vai ser o 1º colocado? Lanço três nomes: Eu hei-de amar uma pedra – António Lobo Antunes – Objetiva (Portugal) , O filho eterno – Cristovão Tezza – Record (Brasil) e Os da minha rua – Ondjaki – Língua Geral (Angola).

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/04/2008 12:41:00 AM | | | Voltar

·······

2 de setembro de 2008

O Estado não é policial, é frouxo

SÃO PAULO - Dois presidentes, Gilmar Mendes, do STF, e Garibaldi Alves, do Senado, viram nos "grampos" em seus telefones um "estado policialesco".
É precisamente o contrário. Estado policialesco pressupõe um Estado forte, onipresente, hiperativo.
O que existe no Brasil é um Estado frouxo, inerme, ausente exatamente onde a sua presença é mais necessária.
Episódios como o dos "grampos" contra duas das mais altas autoridades da República, para não mencionar Gilberto Carvalho, o mais próximo assessor do presidente Lula, só demonstram o quanto o atual governo é omisso. Prova-o a seguinte frase do ministro da Justiça, Tarso Genro, falando precisamente sobre interceptações telefônicas: "Estamos chegando a um ponto em que temos de nos acostumar com o seguinte: falar no telefone com a presunção de que alguém está escutando".
Traduzindo: o chefe da Polícia Federal, em vez de se indignar -e agir em conseqüência, o que seria ainda mais relevante-, prefere conformar-se com a sua incompetência, impotência, inapetência ou tudo isso ao mesmo tempo para controlar atividades que desrespeitam o Estado de Direito. Fosse menos relapso, o ministro diria que tomaria todas as providências para que a arapongagem deixasse de ser tão disseminada e que os inocentes poderiam ter a "presunção" de que só são ouvidos pelos seus interlocutores.
Se seu chefe, o presidente da República, também fosse menos relapso, teria afastado o ministro no ato, para demonstrar que não compactuava com a omissão do subordinado. Como não o fez, é forçado a agir tardiamente, punindo o policial, Paulo Lacerda, que foi o símbolo de uma elogiada PF. Não há símbolo que resista no governo Lula. Cai um após o outro sempre que qualquer labareda chega perto do presidente.

CLÓVIS ROSSI  Folha de São Paulo)

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/02/2008 11:02:00 PM | | | Voltar


Caetano volta a atacar crítica e diz que não está contra SP

da Folha Online

O cantor e compositor Caetano Veloso voltou a atacar a crítica paulistana, que avaliou como ruim seu show ao lado de Roberto Carlos, em homenagem a Tom Jobim, apresentado no Auditório Ibirapuera na semana passada.

No seu blog, Obra em Progresso, o músico afirmou que não está magoado com São Paulo, cidade onde foi revelado nos festivais da década de 60.

"Alguém pensou que era contra São Paulo? Jamais: estou muito no Rio mas gosto muito mais de São Paulo sob vários pontos de vista", escreveu o cantor.

Caetano já havia dito que a crítica era provinciana , citando os textos dos jornalistas Sylvia Colombo, publicado pela Folha, e de Jotabê Medeiros, publicado pelo "O Estado de S. Paulo". Agora, ele usou seu blog para criticar, parágrafo por parágrafo, o texto de Medeiros.

"Vai aí abaixo uma leitura/piada do artigo do cara do Estadão. É só para divertimento. Eu mesmo, antes de reler o que escrevi, vi que tinha grafado 'trexo' em vez de 'trecho' numa das veses [sic] em que usei a palavra", disse.

O compositor implicou até com a quantidade de vírgulas da crítica feita a seu show. "Trata-se de uma mania de usar vírgulas em excesso, coisa que tem prejudicado tantos textos jornalísticos (e mesmo literários) entre nós", afirmou.

Sobre a comparação de suas sambadinhas com o dançar de Rubens Barrichello, Caetano escreveu: "Nunca soube que Rubens Barrichello sambasse. Tenho horror a corridas de automóveis".

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/02/2008 02:57:00 PM | | | Voltar


Pergaminhos do Mar Morto serão veiculados na internet

 

Cientistas de Israel estão digitalizando a coleção de documentos, encontrados em covas próximas ao mar Morto em 1947, de textos em hebraico, aramaico e grego escritos entre o século II a.C e o século d.C. Com isso, será possível disponibilizá-los na Web para pesquisadores e o público em geral. De acordo com a Reuters, “uma equipe de especialistas tirou 4 mil fotografias de algo como 9 mil fragmentos que compõem os documentos, que chegam ao total de 900 rolos”.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/02/2008 09:51:00 AM | | | Voltar


Prêmio Jabuti tem comunidade no orkut

Meio século de história, centenas de grandes autores contemplados e uma obstinada busca pelo aperfeiçoamento conferem ao Jabuti o status de maior e mais prestigiado prêmio literário brasileiro.
Anualmente, editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil inscrevem milhares de obras em busca da tão cobiçada estatueta e do reconhecimento que ela proporciona.
Receber o Jabuti é um desejo acalentado por todos aqueles que têm o livro como seu ideal de vida. É uma distinção que dá ao seu ganhador muito mais do que uma recompensa financeira. Ganhar o Jabuti representa dar à obra vencedora o lastro da comunidade intelectual brasileira, significa ser admitido em uma seleção de notáveis da literatura nacional.

Participe da comunidade no orkut: Prêmio Jabuti

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/02/2008 09:43:00 AM | | | Voltar

·······

1 de setembro de 2008

Existe um Homero em cada autor

O Estado de São Paulo - 31/08/2008 - por Rodrigo Lacerda

A Ilíada e a Odisséia são duas obras que certamente se encaixam numa coleção chamada Livros que mudaram o mundo. Escritas por volta de 800 anos antes de Cristo, desde então fazem parte do chamado cânone ocidental. Mas nem sempre este pertencimento ao cânone foi visto com tanta naturalidade. É exatamente do processo de consolidação dessas obras, e de seu autor, na lista dos clássicos de todos os tempos, que trata o novo livro do escritor, tradutor e antologista Alberto Manguel, Ilíada e Odisséia - Uma biografia (Jorge Zahar, Trad. Pedro Maia Soares, 272 pp., R$ 39,90). Os capítulos de abertura abrem espaço para um pequeno resumo dos poemas e para a indefectível discussão sobre a existência ou não de Homero. Mas não são eles que importam. Fazer a "biografia" dos dois livros primordiais da literatura grega, como propõe o título, significa recuperar as diversas leituras que já inspiraram.

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080831/not_imp233584,0.php

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/01/2008 03:05:00 PM | | | Voltar

·······

31 de agosto de 2008

O palco é político, mas o drama é individual, por Moacyr Scliar.

Os escritores A.B. Yehoshua e David Grossman
têm posições controversas na cena pública de Israel,
mas não fazem literatura engajada. Na ficção deles,
o que interessa é o conflito humano

David Grossman, A.B. Yehoshua e Amós Oz [sou fã declarado] formam a tríade de escritores israelenses que, como profetas bíblicos, têm funcionado como a consciência viva do país. Os três nasceram naquela que é talvez a mais dramática cidade do mundo, Jerusalém, fato que já os diferencia de escritores israelenses de gerações anteriores, muitos deles imigrantes. Intelectuais de renome internacional, multipremiados e multitraduzidos, mostram-se sempre atuantes na política de Israel. Na última guerra do Líbano, por exemplo, inicialmente apoiaram Israel, mas, em agosto de 2006, convocaram uma conferência de imprensa na qual apelaram ao governo para que aceitasse um cessar-fogo. Apesar de suas conhecidas e às vezes controversas posições políticas, nenhum deles faz ficção engajada, como o leitor poderá verificar em obras de dois desses autores recém-lançadas pela Companhia das Letras – A Mulher de Jerusalém (tradução de Nancy Rozenchan; 278 páginas; 47 reais), de Yehoshua, e Desvario (tradução de George Schlesinger; 328 páginas; 51 reais), de Grossman. A situação conflituosa de Israel aparece de forma somente indireta nesses livros, nos quais interessa mais o drama individual dos personagens.

LEIA MAIS

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2008 06:42:00 PM | | | Voltar


Londres lança moeda comemorativa dos Jogos de 2012

Moeda marca o início da contagem regressiva para as Olimpíadas

Prefeito de Londres, Boris Johnson mostra a primeira moeda comemorativa dos Jogos Olímpicos de 2012. A moeda tem valor de face de duas libras e marca o início da conta regressiva para as Olimpíadas de Londres. Ela pode ser encontrada para compra em ouro e prata. Ela é o primeiro símbolo a ser lançado pelos ingleses com a bandeira olímpica e o logo oficial dos Jogos. (Agência News Free, com informações do site G1)

[Sonhei, nesta noite, com uma moeda, no meu sonho, era um "nikita" (nem existe!), toda em japonês, que recebi de troco num restaurante em Sampa]

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2008 06:13:00 PM | | | Voltar


O Rei e os Desafinados

Rodrigo Santoro, Jair Oliveira e André Moraes - que junto com Ângelo Paes Leme formam a banda que dá título ao filme ‘Os Desafinados’ - aproveitaram uma folga na agenda de lançamento do longa e foram ao show que Roberto Carlos e Caetano Veloso fizeram esta semana em São Paulo dentro da série Itaúbrasil. No final, os três atores foram ao camarim reverenciar o ‘rei’. Roberto surpreendeu Rodrigo ao se declarar seu fã e prometeu vê-lo no cinema.

‘Os Desafinados’ entrou em cartaz este fim de semana em cinco cidades (Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Recife) e deverá chegar a outras capitais nas próximas semanas.(Agência News Free)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2008 06:06:00 PM | | | Voltar


Prêmio Nobel Orham Pamuk lança livro novo na Turquia

ANCARA (Reuters) - O escritor turco premiado com o Nobel Orhan Pamuk lançou um livro novo na Turquia nesta sexta-feira, seu primeiro desde que recebeu o prêmio.

"Museum of Innocence" é uma história de amor sobre um homem rico e seu parente distante e pobre. O editor de Pamuk, Nihat Tuna, disse à Reuters que a história é ambientada em Istambul, cidade natal do escritor, nos dias de hoje.

Pamuk, que recebeu o Nobel de Literatura em 2006, ainda é visto em seu país como escritor polêmico, apesar de sua popularidade e das grandes vendas de seus livros.

Ele foi julgado por suas declarações sobre o massacre de armênios pelos turcos otomanos durante a 1a. Guerra Mundial -- questão extremamente delicada na Turquia -- e sobre os combates, que se arrastam há décadas, entre separatistas curdos e o Exército turco no sudeste da Turquia. O julgamento foi arquivado, mas restou um sentimento de ira gerado por suas observações.

A segurança de Pamuk entrou em pauta após o assassinato, em janeiro de 2007, do destacado jornalista turco de origem armênia Hrant Dink, em Istambul. Quando era escoltado pela polícia para dentro de um tribunal, um suspeito-chave do crime avisou Pamuk para que tomasse cuidado.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2008 06:02:00 PM | | | Voltar


'Os Desafinados' traz música e política

Filme de Walter Lima Jr., com Rodrigo Santoro e Cláudia Abreu, usa perído da bossa nova para falar de amizade

Luiz Carlos Merten, de O Estado de S. Pualo - Agencia Estado

SÃO PAULO - Rodrigo Santoro e Cláudia Abreu formam dois catetos do triângulo amoroso de Os Desafinados, que se completa com o personagem de Ângelo Paes Leme. Cláudia foi melhor atriz e Paes Leme, melhor coadjuvante no recente Festival de Paulínia. A relação a três é o melhor - além da trilha, claro - do filme de Walter Lima Jr. que estréia nesta sexta-feira, 29, nos cinemas do País. Como o cinema brasileiro não se encontra em fase de boa relação com o público - já teve momentos bem melhores, mesmo no período da Retomada que começou com Carlota Joaquina, de Carla Camurati, em 1995 -, a dúvida que fica no ar é: como será recebido o filme sobre o histórico show que lançou a bossa nova internacionalmente, em 1964?  

Veja também:

Trailer de 'Os Desafinados' trailer
Na verdade, Os Desafinados não é ''sobre'' a gênese da bossa nova nem sobre o show, propriamente dito, embora ambos sejam decisivos no relato. É muito mais um filme sobre a amizade, sobre o companheirismo, sobre a ponte que o diretor de Menino de Engenho e A Lira do Delírio faz entre o íntimo e o público, entre a música e a política para falar sobre um período muito rico da vida brasileira.

[Quero ver]

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2008 05:56:00 PM | | | Voltar


'Shortbus' tem sexo explícito e muita provocação

Luiz Carlos Merten, de O Estado de S. Paulo

SÃO PAULO - Exibido fora de concurso no Festival de Cannes, há dois anos, Shortbus teve direito a sessão de gala, com tapete vermelho. E terminou sendo um dos filmes mais comentados do maior festival de cinema do mundo, naquele ano. Na coletiva, após a projeção para a imprensa, o diretor John Cameron Mitchell admitiu que fez Shortbus "com um grau de provocação em mente". Na verdade, muita provocação. Além de os personagens falarem em sexo o tempo todo, eles partem da oralidade para a prática. Shortbus tem sexo explícito, o que é sempre motivo de escândalo.

Veja também:

Trailer de 'Shortbus' trailer

Exatamente 30 anos antes de Mitchell, o japonês Nagisa Oshima também havia feito Cannes tremer com as cenas de penetração e felação de O Império dos Sentidos. Em anos recentes, o estupro da personagem de Monica Bellucci em Irreversível, de Gaspar Noë, e a provocação sexual de Chloë Sevigny em Brown Bunny, de Vincent Gallo, também fizeram sensação na Croisette. Em ambos os filmes, o sexo era praticado a dois e, no caso de Irreversível, contra a vontade da deslumbrante Monica. No caso de Shortbus, o sexo é grupal e isso talvez tenha aumentado o mal-estar. Embora em ambientes fechados, as imagens de casais, homo e heteros, carregam sugestões do sexo em plena era de ‘paz e amor’ de Woodstock, no documentátrio de Michael Wadleigh.

[Ainda não assisti]

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2008 05:52:00 PM | | | Voltar


Último filme de Adam Sandler é proibido em países árabes

Líbano, Egito e Emirados Árabes vetam exibição de 'Zohan - O Agente Bom de Corte', que satiriza os dois lados

SÃO PAULO - O último filme do ator Adam Sandler, Zohan - O Agente Bom de Corte, apesar de ter sido bem recebido em Israel, teve a exibição proibida no Líbano, Egito e Emirados Árabes, segundo informou nesta terça-feira, 19, o jornal El País. A comédia estreou nos cinemas brasileiros na última sexta, 15.

Veja também:

link Trailer de Zohan - Agente Bom de Corte video

No filme, Sandler vive o Zohan Dvir, um militar israelense especializado em contraterrorismo, aparentemente indestrutível. Seu único inimigo é Phantom, - interpretado por John Turturro -, um terrorista palestino. Embora ame Israel, Zohan abandona o exército para virar cabeleireiro no subúrbio de Nova York, no salão da árabe Dália (Emmanuelle Chriqui). Além das inúmeras piadas referentes a israelenses e palestinos, o filme mostra um caso de amor entre um agente do Mossad e a irmã de um terrorista palestino.

Querer exibir um filme israelense ou que tenha Israel como tema em um país árabe é procurar confusão com o público, segundo o jornal britânico The Guardian. Os produtores de Zohan se defendem em um comunicado dizendo que o filme é uma comédia que ofende e defende tanto um lado como o outro. Mas o porta-voz da distribuidora Circuit Empire Bassan Eid, diz acreditar em "99% de chances de que o filme seja proibido em todos os países árabes".

Em Israel, Zohan foi um dos maiores sucessos de bilheteria do ano, com 200 mil ingressos vendidos na semana de estréia. "Não houve nenhuma controvérsia sobre o tema do filme. "Nós israelenses gostamos de rir de nós mesmos", disse Amnon Matalon, da distribuidora israelense Matalon.

[Muito bom, assisti ao filme ontem, gostei muito. Recomendo]

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/31/2008 05:46:00 PM | | | Voltar

·······