RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

10 de outubro de 2008

Lúcido Sonho:::: Antônio Lázaro de Almeida Prado::

Em comemoração aos 50 anos da instalação da Faculdade de Ciências e Letras (FCL) da UNESP, campus de Assis, foi realizado dia 25 de setembro o Sarau Lítero Musical Chama Poética, às 20h, no auditório do prédio de Letras. O poeta Antônio Lázaro de Almeida Prado, um dos fundadores da faculdade e hoje professor emérito, recebeu uma homenagem pelo seu trabalho e contribuição à FCL. Almeida Prado promoveu ainda o lançamento de seu livro 'Lúcido Sonho'.

ARTISTAS PARTICIPANTES: - Guca Domenico (compositor, poeta, ator e músico paulistano) - Miriam Samorano (psicóloga formada pela UNESP de Assis e cantora de Presidente Prudente) - André Mello (poeta, compositor e músico de Assis) - Alex Dias (poeta e ator paulistano) - Rodolfo Hansted Neto (músico, tecladista e publicitário assisense) - Fernanda M. Bueno de Almeida Prado (psicóloga formada pela UNESP de Assis, psicanalista e produtora cultural, conselheira da poesis - Casa das Rosas e Museu da Língua Portuguesa em São Paulo) - Prof. Dr. Antônio Lázaro de Almeida Prado (professor emérito da UNESP de Assis, poeta, jornalista e ensaísta)

"Antônio Lázaro de Almeida Prado é um poeta erudito, porém capaz de destilar seus conhecimentos, transformando-os em matéria de poesia. Nos seus versos de ritmo variado – sempre em busca do modo adequado à matéria – o leitor encontrará correspondências com os clássicos de todos os tempos trazidos para o presente da poesia: as idéias encerradas nas bibliotecas afloram e se tornam emoção. Estamos falando de um poeta sábio. Para a descoberta e o encantamento. " (Moacir Amâncio)

"No amanhecer do dia em que será repartida com todos a esmeralda da poesia de Antônio Lázaro, os pássaros da floresta cantarão o nome do poeta pelo que bem que a sua arte faz à beleza da vida." (Thiago de Mello)

Lúcido Sonho:::: Antônio Lázaro de Almeida Prado::

Casa das Rosas => DIA 11/10/2008 às 17:00
Diretor
: Frederico Barbosa
Av. Paulista, 37 - Bela Vista
Fone: 11 3285-6986 / 3288-9447

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 09:11:00 PM | | | Voltar


O africano, último livro do NOBEL 2008 publicado no Brasil

O africano, último livro do NOBEL 2008 publicado no BrasilNeste livro, o escritor francês Le Clézio (1940) nos leva para uma longa viagem à África, de 1928 até muito além do final da Segunda Grande Guerra. A história é narrada por um homem que, pelas lembranças, refaz o caminho de seu pai durante as mais de duas décadas em que este trabalhou como médico militar nas colônias inglesas do continente africano. O livro também é uma tentativa do narrador de compreender sua infância dividida entre a Europa e a África e o difícil primeiro encontro com o pai aos oito anos de idade.
A narrativa que, como outras do autor, mescla traços autobiográficos e ficcionais, une as emoções desse pai e desse filho num curto e profundo relato sobre a herança que invariavelmente nos é transmitida, como afirma o próprio autor na primeira frase do livro: "todo ser humano é resultado de pai e mãe".
A edição é ilustrada com fotos do acervo pessoal de Le Clézio. Em 1963, aos 23 anos, o escritor ganhou o prêmio literário Renaudot pelo seu livro Le procès-verbal. No Brasil, foram publicados O deserto (Brasiliense, 1987), A quarentena (Companhia das Letras, 1997) e Peixe dourado (Companhia das Letras, 2001).

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 08:49:00 PM | | | Voltar


J. M. G. LE CLÉZIO É PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA 2008

Ganhador do mais cobiçado prêmio literário mundial, o francês Le Clézio é autor de O africano, editado pela Cosac Naify.

Le Clézio é o primeiro francês a ganhar o Nobel após 23 anos

"Um escritor da ruptura, da aventura poética e do êxtase sensual, explorador de uma humanidade além e acima da civilização dominante" foram as palavras usadas pela Academia sueca para anunciar o Prêmio Nobel de Literatura, o mais respeitável do mundo, para Jean-Marie Gustave Le Clézio, autor de O africano, lançado pela Cosac Naify em 2007. "A ênfase no trabalho de Le Clézio tem se movido, de forma crescente, na direção da exploração do mundo infantil e sua própria história familiar", escreveu a Academia.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 08:41:00 PM | | | Voltar


Edição especial de Mutações chega ao Brasil

Mutações, Liv UllmannLiv Ullmann participará de tarde de autógrafos nesta quinta-feira, dia 9, a partir das 17h30, na Saraiva Mega Store do Shopping Ibirapuera (Av. Ibirapuera, 3.103 - Moema - Piso Moema - São Paulo/SP - Tel: 11-5561-7290/6053), de seu primeiro livro Mutações (CosacNaify, 224 pp., R$ 45 - Trad. Sonia Coutinho). O título da atriz norueguesa foi lançado em 1976 e conta a importância do teatro em sua trajetória e sua ligação com grandes autores como o alemão Bertolt Brecht e a escritora dinamarquesa Karen Blixen. Nesta nova edição que chega ao Brasil, o título traz dez fotografias de Liv e um relato forte e sincero sobre seus dramas e alegrias, sobre seus relacionamentos com a família, a maternidade, os amores e seu desenvolvimento como atriz. Foi Mutações que transformou a estrela dos cinemas em escritora.

Tarde de autógrafos com Liv Ullmann
9 de outubro, 17h30
Livraria Saraiva do Shopping Ibirapuera
Av. Ibirapuera, 3.103 – São Paulo [SP]

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 08:34:00 PM | | | Voltar


Kadaré tira poesia das pedras

Valor Econômico - 10/10/2008 - por Luíza Mendes Fúria
Poético, melancólico, mas com toques bem-humorados, e francamente autobiográfico é este romance do escritor albanês Ismail Kadaré, Crônica na pedra (Companhia das Letras, 280 pp., R$ 44 - Trad.: Bernardo Joffily). Publicado pela primeira vez em 1970, ele agora ganha tradução caprichada, diretamente do albanês, de Bernardo Joffily. A entrada da Albânia na modernidade coincide aqui com a pré-adolescência do narrador, um menino fantasioso e inteligente, que, durante a Segunda Guerra Mundial, vê suceder várias vezes a ocupação de sua cidade natal, Gjirokastra - não por acaso a mesma de Kadaré -, pelos fascistas italianos, depois pelos gregos e, finalmente, pelos nazistas. Resistente como a pedra usada na construção das casas e no calçamento, presa a antigas tradições e superstições, que reluta em abandonar, fechada sobre si mesma, a população é obrigada a entrar em contato com novidades - como os aviões - e a sair da vidinha provinciana quando começam os bombardeios. O leitor é situado nos fatos reais que cercam a vida do garoto por meio de pequenas "crônicas" - recortes de notícias do jornal municipal da época e também das anotações de uma misteriosa velha.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 08:23:00 PM | | | Voltar


E o Nobel vai para Le Clézio

Estado de São Paulo - 10/10/2008 - por Ubiratan Brasil
O tom político voltou a nortear o prêmio Nobel de literatura deste ano, anunciado nesta quinta-feira na Suécia - se não veio com a pesada carga que marcou a eleição do turco Orhan Pamuk em 2006, a escolha do francês Jean-Marie Gustave Le Clézio, de 68 anos, não escondeu um viés anti-segregacionista da Academia Sueca, que justificou a decisão por ser Le Clézio um "escritor da ruptura, da aventura poética e do êxtase sensual, explorador de um humanismo que está além da sociedade dominante". Ele estava em Paris, quando foi comunicado da vitória. O telefonema, aliás, dos membros da Academia Sueca foi atendido por sua mulher, pois Le Clézio estava lendo e escrevendo. De fato, os personagens de Le Clézio vivem em meio a preconceitos e intolerâncias, buscando espaço em mundo em que a globalização não é usufruída por todos. Tal opção faz jus à sua própria história - descendente de uma família da Bretanha que emigrou para a Ilha Maurício, no Oceano Índico, no século 19, Le Clézio nasceu em Nice, na França, em abril de 1940, mas viveu em diversos lugares, sempre atrás dos pais.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 08:16:00 PM | | | Voltar


Dicionário de semiótica de Greimas e Courtés

Capa do LivroClássico. Obrigatório. Atual. O Dicionário de semiótica de Greimas e Courtés desperta adjetivos como esses por parte dos mais importantes especialistas em semiótica e linguística de todo o mundo. Pois aí está ele, em excelente tradução, edição bem cuidada e prefácio de José Luiz Fiorin. A obra permite três percursos de leitura: 1) a leitura alfabética, que é utilizada para consultar o significado de um termo em semiótica ou a maneira como ela vê uma noção de outra teoria; 2) a leitura do verbete e daqueles que têm como entrada os termos indicados ao final, que formam um conjunto de imbricações conceituais e são, assim, verdadeiros artigos; 3) a leitura do verbete e daqueles que se referem a vocábulos indicados com asterisco, o que permite situar o termo no interior de um componente da teoria, dando a ele um lugar epistemológico. Cabe ao leitor percorrer o dicionário como quiser. É um verdadeiro hipertexto, indispensável para todos os interessados nas ciências da linguagem.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 08:14:00 PM | | | Voltar


Feira de Frankfurt – Vencedor do Prêmio Leya 2008

Consulte aqui o regulamento do Prémio LEYA 2008O vencedor da 1ª edição do Prêmio Leya, no valor de 100 mil euros – melhor romance inédito escrito em língua portuguesa - será apresentado internacionalmente no dia 15 de outubro na Feira do Livro de Frankfurt 2008.

O Júri encontra-se na fase final da sua análise às obras selecionadas dentre as 422 recebidas pela Leya. Estando marcadas, para os dias 13 e 14 de outubro, em Lisboa, as reuniões que culminarão com a decisão final.

Para o final do dia seguinte, 15 de Outubro, está marcada a apresentação internacional do vencedor, numa recepção no stand do grupo Leya, na Feira do Livro de Frankfurt. O júri também poderá atribuir mais dois prêmios, na categoria finalistas, no valor de 25 mil euros cada, caso a qualidade das obras assim o determine.

Membros do Júri:

Presidindo o júri, o escritor e poeta português Manuel Alegre (vencedor do Prêmio Pessoa 1999). O corpo de jurados é diversificado e inclui representantes de vários países da comunidade lusófona. Fazem parte dele: o escritor português Nuno Júdice, o professor de Letras da Universidade de Coimbra José Carlos Seabra Pereira, o escritor angolano Pepetela (Prêmio Camões 1997), o catedrático moçambicano Lourenço Rosário, o romancista brasileiro Carlos Heitor Cony e a crítica literária Rita Chaves, professora da USP, especialista em literaturas em língua portuguesa e pesquisadora da Universidade Cândido Mendes.

Mais informações sobre o Prêmio Leya:

No site www.leya.com está o regulamento do prêmio promovido pela Leya, empresa holding portuguesa que integra editoras como: a Texto Editores, a Caminho, a Nzila (Angola) ou a Ndjira (Moçambique). O Prêmio Leya reflete a aposta da Leya na promoção da literatura escrita em português. Por isso, é aberto a todos os escritores, independentemente da sua nacionalidade, que apresentaram obras inéditas, gênero romance, escritas em língua portuguesa. A Leya determinou que o júri avaliasse as obras por meio de "prova cega" – sem o conhecimento da identidade dos autores. As candidaturas chegaram do Brasil, dos vários países lusófonos e também de outros pontos do mundo. As obras premiadas serão publicadas pela Leya ou por uma ou várias editoras do grupo, e distribuídas em todos os países de língua portuguesa.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 08:03:00 PM | | | Voltar


Cuma?

Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal.

Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação.

Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos, disse-lhe:

- Ó, bucéfalo anácrono! Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa.. Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopéia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à qüinquagésima potência que o vulgo denomina nada..

E o ladrão, confuso, diz:

- Dotô, eu levo ou deixo os pato?

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 07:51:00 PM | | | Voltar


Le Clézio, Prêmio Nobel de Literatura 2008

De J.M.G. Le Clézio só li, há muitos anos, Diego & Frida. Tenho uma memória difusa do livro mas sei que não me impressionou especialmente. Entre o rigor biográfico (apoiado em longas transcrições dos diários de Kahlo, da autobiografia de Rivera, de cartas e outros documentos) e a evocação fascinada do amor que uniu e atormentou dois artistas excepcionais, havia pouco espaço para a literatura, embora recorde duas ou três passagens memoráveis.

No universo dos escritores franceses vivos, as minhas preferências vão mais para Pascal Quignard, Olivier Rolin ou Jean Echenoz. Ainda assim, como francófilo assumido, fico bastante satisfeito com a atribuição do Nobel a Le Clézio, porque ele pode sinalizar um regresso da França ao primeiro plano da cultura à escala global.

É bom não esquecer que há menos de um ano (Novembro de 2007), a revistaTime fazia capa com a manchete «The Death of French Culture». Felizmente, parece que a notícia dessa morte foi ligeiramente exagerada.

José Mário Silva - Bibliotecário de Babel

Publicado no blog Bibliotecário de Babel e ardotempo

Le Clézio nasceu em Nice, em 1940, sendo autor de mais de três dezenas de livros. Viveu nas Ilhas Maurícias, de onde mantém o passaporte, e que lhe sugeriram o cenário para o romance O Caçador de Tesouros.

«Je veux écrire une autre parole qui ne maudisse pas, qui n’exècre pas, qui ne vicie pas, qui ne propague pas la maladie.» Prémio Nobel da Literatura de 2008.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2008 03:00:00 PM | | | Voltar

·······

8 de outubro de 2008

XV Congresso Internacional do Trigo - Brasil

O XV Congresso Internacional do Trigo – Brasil de 2008 será realizado na simpática e acolhedora cidade de Curitiba, onde esperamos contar com a presença de um grande número de participantes deste tradicional evento.
Este ano, o tema do encontro será a “INTEGRAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO TRIGO”, ou seja, uma melhor parceria e entrosamento entre os diferentes elos desta importante cadeia produtiva, de modo a aumentar eficiência na produção e a qualidade dos produtos, em benefício dos produtores e consumidores brasileiros.
Como tradicionalmente acontece, teremos uma “Feira de Negócios”, com a participação de fornecedores industriais e exposição de novos equipamentos, insumos e tecnologia de interesse do setor.
O programa começa no Domingo, dia 19 de outubro de 2008, com o credenciamento dos participantes. Em seguida haverá a cerimônia de abertura, com a palestra do Ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes. Por fim, o jantar de gala contará com o pronunciamento do Governador do Estado do Paraná, Roberto Requião. O encerramento do evento dar-se-á no dia 21 (terça-feira) à tarde, após a Reunião do Conselho Deliberativo da ABITRIGO.
Nos dias 20 e 21 haverá vários painéis com a participação de ministros do Governo Federal, Secretários de Estado, altos funcionários dos ministérios da Agricultura, Indústria e do Comércio, conferencistas internacionais e as mais expressivas lideranças empresarias do setor.
Aos Associados, Colaboradores, Produtores, Cooperativas, Parceiros, Fornecedores, todos enfim que participam da cadeia do trigo, do agricultor até o distribuidor de produtos acabados, os nossos votos de boas vindas.

Atenciosamente.

Associação Brasileira da Indústria do Trigo – ABITRIGO
Informações no site: www.abitrigo.com.br
ou pelo telefone: (11) 3078-9001

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 11:04:00 PM | | | Voltar


GUIA ILUSTRADO ZAHAR DE FILOSOFIA, de Stephen Law

GUIA ILUSTRADO ZAHAR DE FILOSOFIA, de Stephen LawDe onde vem o Universo? A existência de Deus pode ser provada? Viajar no tempo é possível? Qual o modelo ideal para a sociedade? No Guia ilustrado Zahar de filosofia você vai descobrir como os maiores filósofos da história criaram teorias para explicar grandes mistérios como esses. O leitor vai entender como a filosofia funciona e de que forma seus conceitos podem ser aplicados no dia-a-dia. Vai conhecer os principais pensadores da história e as idéias e saberes que fizeram diferença ao longo dos séculos, da Grécia Antiga aos dias de hoje.

Ricamente ilustrado, o guia apresenta ainda um capítulo com o kit de "ferramentas" básicas de todo pensador, explicando como elaborar e transmitir raciocínios filosóficos. E, além da história do pensamento ocidental, explora as tradições da filosofia oriental.

Sobre o autor: Stephen Law leciona no Heythrop College da Universidade de Londres. É autor de vários livros sobre filosofia, alguns escritos para adultos e outros para crianças. É também editor de Think, o periódico do Royal Institute of Philosophy destinado ao público geral.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 10:56:00 PM | | | Voltar


Uma maçã por dia: Mitos e verdades sobre os alimentos que comemos

Uma maçã por dia:  Mitos e verdades sobre os alimentos que comemos
Verdade ou mito - uma maçã por dia mantém o médico afastado? Chá verde emagrece? Produtos orgânicos são mais saudáveis que os tradicionais? O professor e especialista em nutrição Joe Schwarcz chega para esclarecer e abordar questões que envolvem a alimentação moderna. Examina as substâncias presentes na comida e explica que efeitos podem ter sobre nosso corpo.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 10:34:00 PM | | | Voltar


Sonhos de Akira Kurosawa

Sonhos de Akira KurosawaPara Freud, os sonhos expressam a realização de desejos inconscientes. Para Jung, os sonhos não apenas revelam desejos reprimidos, mas também são uma ferramenta da psiquê para buscar equilíbrio por meio de compensação. No entanto, consideradas as diferenças, os dois autores concordam num ponto: os sonhos são a estrada através da qual o conhecimento do inconsciente se torna possível. Seja qual for a metodologia, nada seria mais proveitoso do que a pura entrega ao espetáculo do sonho, reino de imagens poéticas e sons cuja mensagem sempre se mostra misteriosa e cativante. Assim são os sonhos apresentados em Sonhos de Akira Kurosawa. O filme, baseado em sonhos verdadeiros do diretor japonês, é constituído de oito sonhos independentes. A coesão dos vários sonhos é a experiência de seu personagem principal, desde a infância até a fase adulta e os desafios que cada fase encerra.

Relato o quinto conto, “Corvos”, um jovem pintor, ao observar as pinturas de Van Gogh, entra dentro dos quadros e se encontra com o pintor, que indaga por qual razão ele não está pintando se a paisagem é incrível, pois isto o motiva a pintar de forma frenética. (fonte: monomito)

Corvos
Uma vinheta brilhantemente colorida com a participação do diretor e cineasta Martin Scorsese como Vincent Van Gogh. Um estudante de artes descobre-se dentro do vibrante e por vezes caótico mundo dentro dos trabalhos de arte de Vincent Van Gogh durante uma visita a um museu de artes. Nas telas do artista, ele encontra o próprio Van Gogh em um campo aberto e conversa com ele. O estudante perde a trilha do artista (o qual está sem uma orelha, em referência ao episódio da auto-dilaceração cometida por Van Gogh, e já próximo do fim de sua vida) e viaja através de outros trabalhos tentando encontrá-lo. A pintura Campo de trigo com corvos é um elemento importante neste sonho.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 10:12:00 PM | | | Voltar


A doce vida de Misha

O segundo romance do aclamado e premiado escritor Gary Shteyngart, considerado uma das revelações da literatura americana pela prestigiada revista Granta, conta a história de Misha Borisovitch Vainberg, um judeu russo na faixa dos 30 anos, e filho do 1238º homem mais rico da Rússia. Ele mora nos Estados Unidos, onde foi cursar Estudos Multiculturais. Lá vive uma existência supérflua, hedonista e deprimente entre banquetes sedativos e mulheres de todos os tipos que topam exercer as mais variadas modalidades sexuais. Este é o ponto de partida de Absurdistão (Rocco, 336 pp., R$ 45. Trad. Daniel Frazão e Maira Parula). É na capital do país que intitula o livro que o personagem principal se vê obrigado a se refugiar em seu luxuoso hotel, e esbarra com diversos tipos, do líder ditador popular ao líder ditador elitista, com mulheres que oferecem as próprias filhas para “serviços sexuais”. Shteyngart reúne em seu segundo romance todos os estereótipos nesta típica repupliqueta ditatorial. E não poupa ninguém em seu humor politicamente incorreto: judeus, russos, americanos, alemães e muçulmanos.

Absurdistão apresenta ao leitor o judeu Misha Borisovitch Vainberg. Sua doce vida à sombra do World Trade Center muda quando volta ao país natal para visitar o pai. Ao tentar retornar para os EUA, Misha descobre que não pode entrar, já que o patriarca da família matou um norte-americano. Apavorado com a possibilidade de nunca mais poder curtir as benesses ianques, ele fará de tudo para conseguir um visto, incluindo um falso, de cidadão belga. Para tanto, Misha precisa fazer uma parada estratégica na república de Absurdsvanï, mais conhecida como Absurdistão, para conseguir a documentação. O que ele não poderia imaginar, porém, é que acabaria mais tempo do que gostaria nesse pequenino país à beira do mar Cáspio.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 09:29:00 PM | | | Voltar


Feira do Livro começa a tomar forma

Zero Hora - 08/10/2008 - por Redação
Feira do Livro de Porto AlegreFaltando 24 dias para o início da 54ª Feira do Livro de Porto Alegre, a estrutura para as bancas dos livreiros começa a tomar forma na Praça da Alfândega. Na manhã desta terça-feira, as lonas que envolvem as estruturas metálicas estavam sendo montadas e uma noção das barracas dos livreiros já podiam ser vistas. A edição deste ano vai de 31 de outubro a 16 de novembro. Como no ano passado, as atividades da programação geral da Feira estarão distribuídas em torno da Praça da Alfândega. O Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, o Memorial do Rio Grande do Sul e o Santander Cultural estarão entre os locais alternativos da Feira. A Área Infantil e Juvenil continuará funcionando no Cais do Porto. O patrono da Feira já foi anunciado pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL). É o escritor Charles Kiefer, que substitui Antonio Carlos Hohlfeldt.

Charles Kiefer nasceu em Três de Maio (RS), em 1958. Formado em Letras, é mestre e doutor em Literatura pela PUC-RS, tendo trabalhado como editor junto à Editora Mercado Aberto, de Porto Alegre. Estreou na ficção em 1982, com a novela Caminhando na Chuva, de temática adolescente. É poeta e ensaísta, mas é mais conhecido por sua produção ficcional de romances como Valsa para Bruno Stein (1986) e A face do abismo (1988), além de livros de contos como Dedos de pianista (1989). Em 1985, Kiefer ganhou projeção nacional com a novela O pêndulo do relógio, agraciada com o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 09:17:00 PM | | | Voltar


Lua nova, um livro de Stephenie Meyer

LUA NOVA

StephenieMeyer.com -- The Official Website of Stephenie Meyer
Each attendee is allowed to bring ONE Stephenie Meyer novel from home (Twilight, New Moon, Eclipse, Breaking Dawn or The Host).
www.stepheniemeyer.com/   - 74k

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 09:03:00 PM | | | Voltar


A guerra das palavras

Poeta e professor de literatura, Oswaldo Martins Teixeira, 47, foi demitido no dia 11 de setembro da Escola Parque do Rio de Janeiro, onde lecionava para turmas de 7º e 8º anos do ensino fundamental. Pais de alunos descobriram que Teixeira escreve poemas eróticos; ele os publicou em livros e em um blog. Pediram a cabeça do professor.
A escola moderna, construtivista, mensalidade de R$ 1.161, unidades na Barra da Tijuca e no aristocrático bairro da Gávea, que funciona sob o lema "Uma escola que estimula a expansão cultural", demitiu.

Autor de quatro livros publicados pela 7 Letras -"Desestudos" (2000), "Minimalhas do Alheio" (2002), "Lucidez do Oco" (2004) e "Cosmologia do Impreciso" (2008)-, Teixeira mantém um blog (http:// osmarti.blogspot.com).
"a alice no país das baboseiras/ é uma garota esperta// prefere foder com a coleguinha/ usar celular/ batom// cortar as cabeças/ dos mendigos." O poema figura na "Cosmologia do Impreciso".

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 09:16:00 AM | | | Voltar


Grandes descobertas sobre si mesmo e sobre a vida são comuns nos relatos dessas caminhadas. Uma teologia forte nasce aí: na pobreza do pó.

Às vezes, na insônia, como diria Elias Canetti, ouvimos os ruídos do corpo e sentimos a fragilidade da vida que nos escapa. Certa feita, o escritor israelense Amós Oz me disse, numa entrevista para a Folha, que tem o hábito de caminhar pelo deserto todas as manhãs. Esse hábito o ajuda a compreender melhor a condição humana.
Por quê? Amós Oz tem em mente a antiga tradição religiosa de caminhar pelo deserto a fim de percebermos do que somos feitos: pó e cinzas. Grandes descobertas sobre si mesmo e sobre a vida são comuns nos relatos dessas caminhadas. Uma teologia forte nasce aí: na pobreza do pó.

O Gosto do Pó, por Luís Felipe Pondé.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 09:09:00 AM | | | Voltar


O Gosto do Pó

por Luis Felipe Pondé *
publicado em 8/10/2008.

NÃO TENHO VOCAÇÃO para idealizar as coisas. Idealizar é pensar que o mundo é melhor do que parece. A idealização aumenta o já inevitável risco de fracassar na vida. Reconheço, caro leitor, que a incapacidade de idealizar pode se transformar numa doença mortal. O ceticismo, o cinismo, o niilismo, a melancolia, são formas possíveis dessa doença.
Muitos acreditam que sem utopias ou ideais a vida perde o sentido. Talvez tenham razão. Acho que não. Eu, desprovido de qualquer órgão para idealização, prefiro sempre a realidade à fantasia. Nunca tive qualquer esperança metafísica. Não acho que minha vida seja necessariamente melhor por isso. Uma das banalidades da sociedade moderna é confundir conhecimento com felicidade e sucesso. "A vida para a felicidade" é irmã gêmea da mediocridade.
Mas a mediocridade pode ser uma forma de sobreviver. Muitas vezes, não há muito mais do que isso como opção no cotidiano. Não acho que o conhecimento salve ninguém, mas ele nos ensina outras formas de olhar o mundo. Nós pensamos enquanto as aranhas tecem suas teias.

===>>> LEIA MAIS

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 09:06:00 AM | | | Voltar


Nilton Bonder lança novo livro, “Tirando os sapatos”

O rabino Nilton Bonder vai lançar o livro “Tirando os sapatos” (editora Rocco) no dia 15 de outubro, às 19h, na Livraria da Travessa (Shopping Leblon-RJ) e, no dia seguinte, às 19h, no Centro de Cultura Judaica (SP). A obra relata uma viagem que o rabino fez por duas semanas, em 2006, pelo chamado "Caminho de Abraão", no Oriente Médio. A experiência foi contada em forma de diário, apresentado por meio de uma entrevista realizada pela jornalista Tania Menai, e de textos filosóficos de autoria do próprio rabino. Ele aborda a importância dos caminhos, como o de Santiago de Compostela, como sendo um resgate de uma prática milenar de peregrinação. E isso, segundo ele, significa mais do que se deslocar de um lugar para outro - significa sair da própria cultura. O peregrino inicia a jornada com uma visão de mundo, com uma perspectiva, e aos poucos vai se desfazendo de sua bagagem, sendo profundamente transformado.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2008 08:53:00 AM | | | Voltar

·······

7 de outubro de 2008

Projeto PraLer - Dia da Leitura

O Projeto PraLer é um dos novos projetos do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores, voltado a iniciativas de divulgação do livro e da leitura. O Projeto visa eliminar barreiras sociais e geográficas entre pólos de cultura e a população, levando atividades literárias para todas as áreas do Estado de São Paulo, trazendo atividades e pessoas das diversas áreas para o centro de São Paulo e fomentando o interesse pela leitura e pela criação artística entre crianças e jovens. O projeto se dividirá em três frentes: PraLer - Ampliando Horizontes da Cidadania, PraLer no Centro e PraLer no Parque .

O dia 12 de outubro foi escolhido para início do projeto Praler, pois, além de ser a data comemorativa do Dia da Criança, passa a ser, a partir de 2008, o Dia Oficial da Leitura em todo o Estado de São Paulo.

12h – Cerimônia Oficial do Dia da Leitura

· Abertura e Apresentação do Evento: Cláudio Daniel (Poeta e Diretor Adjunto da Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura)

· Depoimentos de: José Luiz Goldfarb (Coordenador do Programa São Paulo: Um Estado de Leitores), Daniel Feffer e Christine Fontelles (Instituto Ecofuturo), Cláudia Costin (Ex-Secretária de Cultura do Estado de São Paulo), Kiko Smitas (Diretor da Sul Americana Fantasias), Deputado Estadual José Augusto (Criador da Lei que institui o dia 12/10 como Dia da Leitura no Estado de São Paulo), André Sturm (Cineasta e Coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural da Secretaria da Cultura de SP) e de Frederico Barbosa (Diretor Executivo da Poiesis – Associação dos Amigos da Casa das Rosas, da Língua e da Literatura)

  • Durante todo o dia serão realizadas oficinas de produção de brinquedos artesanais.
  • A Biblioteca da Casa das Rosas realizará a oficina “Percebendo a poesia, descobrindo o poema.”

(A programação dos próximos eventos poderá ser conferida no site da Poiesis – Organização Social de Cultura: http://www.poiesis.org.br/)
Casa das Rosas - Espaço Haroldo de Campos de Poesia e LiteraturaAv. Paulista, 37 - Bela Vista - SP
Informações: 3331-5549 (Programa "São Paulo: Um Estado de Leitores")

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 11:09:00 PM | | | Voltar


A ARTE DE RUFFINO NO MATARAZZO

Rubens Shirassu Jr.
No próximo dia 10 até 28 de outubro haverá a exposição de arte de Antônio Roberto Ruffino, que se chama Abstrahere, no Centro Cultural Matarazzo, na Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes, zona leste de Presidente Prudente. Uma promoção da Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente, sendo aberta a visitação pública de segunda à sexta-feira das 8 às 18 horas.

Formado em Engenharia Mecânica pela Escola Federal de Engenharia de Itajubá, Ruffino pós-graduou-se em Arte Educação pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), de Presidente Prudente. Em seus trabalhos, utiliza como técnicas principais a pintura em acrílica e óleo sobre tela, aquarela e gravura em metal. Sua arte esteve exposta em diversas exposições individuais e coletivas na cidade, região e em Londrina no Paraná. Antônio Roberto Ruffino recebeu os prêmios de "Melhor Gravura" e "Aquisição" e, por duas vezes, os prêmios de "Menção Honrosa" nos salões de arte de Presidente Prudente. Haverá um Coquetel de Abertura da exposição em 9 de outubro próximo, às 20h30 em Presidente Epitácio, São Paulo. Maiores informações: (***18) 3906.3339 e Cel. 9789.6630.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 10:06:00 PM | | | Voltar


Infected Mushroom toca música eletrônica em SP

Nove anos depois do lançamento de seu primeiro álbum, The Gathering, a dupla israelense Infected Mushroom continua onipresente na cena eletrônica mundial. Rave que se preze tem de contar com o explosivo psytrance feito por Amit Duvdev Duvdevani e Erez Eizen. Ao vivo, eles levam multidões ao delírio à base de batidas rápidas, progressivas e pesadas. Não deve ser diferente no show que apresentam na Pacha, calcado em Vicious Delicious, o mais recente CD, no qual mesclam habilmente o som dos clubes com hip hop, rock e nu-metal. (fonte: Veja SP)

Show da dupla israelense Infected mushroom
Pacha - Rua Mergenthaler, 829, Vila Leopoldina
Sexta (10), a partir das 23h.
Info: 11-2189-3700 e www.pachasp.com.br

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 09:58:00 PM | | | Voltar


Professor demitido diz que não recorrerá à Justiça

O Globo - 07/10/2008 - por Ediane Merola
O professor e escritor Oswaldo Martins Teixeira disse nesta segunda-feira que não pretende entrar na Justiça contra a Escola Parque, pois o mais importante agora é a discussão política iniciada depois que a história de sua demissão veio a público. O colégio teria dispensado o professor a pedido de alguns pais, insatisfeitos com a produção literária de Teixeira, autor de poemas eróticos. Os textos teriam chegado ao conhecimento de alunos numa pesquisa na internet. O escritor, no entanto, afirma que não usava sua obra em sala de aula. A escola manteve nesta segunda-feira sua posição de não comentar assuntos internos em público. Mas, de acordo com estudantes da instituição, na Gávea, que preferem não se identificar, a reportagem sobre a demissão de Teixeira foi o tema do dia no colégio.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 09:49:00 PM | | | Voltar


Sucesso de Hugo Kovadloff em livro

Publishnews - 07/10/2008 - por Redação
A participação do designer Hugo Kovadloff na criação de marcas conhecidas como as dos bancos Itaú e Real, Lojas Renner e Claro, pode agora ser conferida através do lançamento Roteiro de uma vida no design (Rosari, 764 pp., R$ 37). É o próprio Kovadloff que conta sua trajetória de 40 anos como diretor de criação do GAD, escritório de branding e design brasileiro. Em seis capítulos, o título é ilustrado com imagens das fases de diversos projetos acompanhados pelo designer. “Essa obra retrata a história de uma vida incondicionalmente dedicada ao design. Quanto iniciei esse projeto decidi que reuniria todas as passagens da minha trajetória, desde minha chegada ao Brasil, meus estudos nas áreas de fotografia e pintura, culminando com a minha atuação profissional, com a construção das marcas que poucos viram e trabalhos importantes que são conhecidos pela maioria dos brasileiros”, explica Kovadloff. Nesta quarta-feira, dia 8 de outubro, o título será lançado às 19h30 na Livraria Cultura – Loja de Artes do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – Loja: 153 – São Paulo. Tel.: 11-3170-4033).

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 09:44:00 PM | | | Voltar


Família proíbe livro sobre Guimarães Rosa

O Globo - 07/10/2008 - por Marina Gonçalves
Desde esta segunda-feira, a LGE Editora não pode mais vender nenhuma das cópias de Sinfonia de Minas Gerais — A vida e a literatura de João Guimarães Rosa, biografia não-autorizada, do escritor goiano Alaor Barbosa. A decisão é do juiz Marcelo Almeida de Moraes Marinho, da 24ª Vara Cível do Rio, que entendeu que a venda do livro causará lesão aos direitos de Agnes e Vilma Guimarães Rosa, herdeiras do escritor. Na sexta-feira passada, Daniel Campello Queiroz e Ian Santos, advogados da LGE Editora e do autor, recorreram. Um dos argumentos é de que, conforme a Lei de Direitos Autorais, não constitui ofensa a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação. Eles entraram com um recurso contra a decisão preliminar do juiz, ainda não analisado. A filha do escritor, Vilma, alegou ainda que, além de conter diversos erros a respeito da vida de Guimarães Rosa, a biografia seria uma cópia de um livro seu, Meu pai, de 1983. Os advogados de Barbosa defendem que a aprovação prévia de uma biografia seria cerceamento de liberdade de expressão, e que as cópias de algumas cartas do livro da herdeira representam apenas 8% da obra.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 09:37:00 PM | | | Voltar


Vannucci conversa com Ana Hickman e Lauro César Muniz

José Armando VannucciO jornalista José Armando Vannucci recebe segunda-feira, dia 13 de outubro, a partir das 15 horas, a apresentadora da TV Record, Ana Hickman, na Jovem PAn Online.
Ana Hickman falará das novidades para 2009 do seu programa "Hoje em dia" e fará uma retrospectiva da época em que era modelo. Dia 14, às 17 horas, Vannucci entrevistará o dramaturgo Lauro César Muniz que falará do seu próximo trabalho na TV Record, a novela "Vendetta", com estréia prevista para janeiro de 2009, também na Jovem PAn Online.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 09:27:00 PM | | | Voltar


UNIVERSO PAULISTANO - Textos sobre São Paulo

UNIVERSO PAULISTANO - Textos sobre São PauloAndross Editora, receberá até 15/11/2008 textos para uma série de três livros a fim de homenagear a cidade de São Paulo por conta de seus 455 anos de fundação. O título da série é UNIVERSO PAULISTANO. A temática é simples: São Paulo!

Cada livro será de um gênero diferente: contos, crônicas e poemas. As capas serão parecidas, mas, para cada gênero, um detalhe será mudado: no livro de contos, o prédio refletido na lente do fotógrafo é o Martinelli; no de poemas, o MASP; no de crônicas, o Monumento às Bandeiras.

Qualquer pessoa pode escrever e enviar uma história com pretensão de publica-la em nosso livro. 

Para participar da comunidade do livro no Orkut, clique em http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71755761
Para maiores informações, acesse www.andross.com.br e leia o regulamento de envio de obras.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 09:03:00 PM | | | Voltar

·······

6 de outubro de 2008

Vicentini Gomez faz lançamento de filme em Porto Feliz

Porto das Monções - Minha Cidade - Porto Feliz"Porto das Monções - Minha Cidade - Porto Feliz", de produção e direção de Vicentini Gomez terá lançamento dia 13 de outubro, segunda-feira, às 19h00, dia do aniversário da cidade, no SEMEC, local de eventos em Porto Feliz. Atores, autoridades e toda cidade está convidada para o evento.

Porto Feliz tem uma das histórias mais significativas no processo de desenvolvimento do oeste brasileiro. Quando se descobriu ouro em Cuiabá, as expedições comerciais e militares partiam de Porto Feliz, lugar de onde o Rio Tietê possibilitava navegabilidade. Os batelões -barcos feitos de uma tora única, com até 15 metros de comprimento- era o meio de navegação. Era uma grande aventura essa viagem. O ouro era o objeto de desejo.

O cenário do filme foi, sobretudo, o Rio Tietê, simulando uma viagem de Araritaguaba -nome primitivo de Porto Feliz- até Cuiabá. Ainda, os casarios, fazendas vizinhas, o Parque das Monções, onde inclusive construímos uma capela, réplica da primeira da cidade, em homenagem a Nossa Senhora da Penha, primeira padroeira da cidade, o pico do Jaraguá em São Paulo, e diversas cidades da vizinhança.

No elenco, Gésio Amadeu; Henrique Taubaté Lisboa; Claudimir Causin; Enio Gonçalves; Maximiliana Reis; Kátia Campos; Toni Gonçalves; Rosana Diniz; Gilson Geraldo; Pedro Paulo Vicentini; Edison Sobral e ainda cerca de 150 atores com pequenos papeis e figurantes.Os índios da tribo guarani do Jaraguá tiveram participação especial e contribuíram com o seu vigor para as cenas de ataque aos Bandeirantes e depois aos monçoeiros.

"Porto das Monções - Minha Cidade - Porto Feliz" estará à disposição para pesquisa aos estudantes do ensino médio, universidades, festivais e será enviado para faculdades de história, bibliotecas e museus de todo o Brasil.

Uma gama considerável de historiadores das principais universidades de São Paulo participaram com seu conhecimento e saber para a realização do filme: Jonas Soares de Souza; Monsenhor Jamil Abib; Paulo Miceli; Valderez Antonio da Silva; Adolfo Frioli; Claudete de Souza Nogueira; Julio Abe; Hernani Donato; Almirante Max Justo Guedes; Milton Ottoni; Juliana Gutierrez.

Contou, principalmente, com o apoio pessoal do Prefeito de Porto Feliz, Cláudio Maffei que é historiador, e o patrocínio da Prefeitura Municipal e das empresas: Lanxess; Schadeck; Recanto das Araras; Rodovia das Colinas. Syspro telemetria; Audibel - aparelhos auditivos; RCD Faróis; Colégio Porto dos Bandeirantes; Cachaça Bandeirantes; Associação Comercial: Guerini Empreendimentos e Bolos Sueli.

Equipe Técnica da Finalização: A finalização do filme está por conta de Hugo Caserta, que utiliza recursos 2e 3D para efeitos especiais em cenas do filme, para transformação e textura de imagens antigas, assim como recuperação de filmes e fotografias. A trilha sonora de Renato Pires e Arthur Denincasa dão vida à epopéia da viagem monçoeira. Como assistentes de edição e finalização Carolina Martins e Bianca Verrone vivem a contradição do aprendizado da universidade e a prática de transformar imagem em sonho.

Projetos de Vicentini Gomez
Vicentini Gómez acaba de escrever o roteiro do filme "Os Caminhos de Sorocaba" que contará a história da cidade de Sorocaba, voltada ao público infantil. Esse trabalho contará com atores mirins e desenho animado. É um projeto que está ganhando asas e terá, em breve, sua seqüência em série televisiva. Também não está descartada a volta de Vicentini nas telenovelas.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/06/2008 11:02:00 PM | | | Voltar


Lançamento do Livro "Nise - Arqueóloga dos Mares"

Lançamento do Livro Nise - Arqueóloga dos Mares

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/06/2008 10:37:00 PM | | | Voltar


Livro sobre Nise da Silveira será lançado com relatos inéditos de vida e obra da fundadora do Museu de Imagens do Inconsciente

Na próxima terça-feira, dia 14 de outubro, será lançado o livro Nise – Arqueóloga dos Mares, de autoria do jornalista Bernardo Carneiro Horta. O evento acontecerá no Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro (Cinelândia), a partir das 18h.

Uma das mais expressivas e fascinantes personalidades brasileiras, a psiquiatra Nise da Silveira viveu 94 anos de existência intensa e repleta de reviravoltas. Em Arqueóloga dos Mares, o autor – que conviveu com a Dra. durante 12 anos – apresenta um painel de acontecimentos marcantes de sua vida. A infância nas Alagoas do início do século XX. A chegada ao Rio de Janeiro em 1927. A prisão durante o governo Vargas, quando Nise esteve na mesma cela de Olga Benário. O encontro com o analista suíço Carl Gustav Jung, discípulo predileto e rompido de Sigmund Freud. Enfim, a consagração internacional do trabalho desta psiquiatra que mudou os rumos da medicina, no Brasil. Estes são alguns temas que fazem do livro de Horta instigante leitura, com revelações inéditas.

Nise Arqueóloga dos Mares não pretende ser uma biografia convencional, até porque a própria Dra. se negava a escrever sua autobiografia, por considerar que a linearidade cronológica do gênero não consegue revelar o que há profundo na existência. Sendo assim, a obra foi elaborada conforme sugestão da própria psiquiatra. “Diferente da biografia, com início-meio-e-fim, o livro versa sobre a vida de Nise, mas de forma fragmentada, criativa, vital. São unidades de texto que reúnem episódios, pessoas, animais, objetos, atitudes e situações espalhados livremente. Enfim, uma narrativa livre, predispondo o leitor a criar, juntamente com o autor, a sua Nise da Silveira”, afirma Horta.

Segundo Martha Pires Ferreira – artista plástica e amiga da Dra., que colaborou com ela durante 30 anos –, “este livro nos faz percorrer preciosos caminhos, com um sabor único ao relatar o que realmente marcou e se deixou revelar da existência de Nise. Com singular habilidade literária, são registrados fatos, acontecimentos e vivências impensadas. Confirmo e testemunho tais mapeamentos sobre a Dra., por ter convivido com esta brasileira humaníssima, requintada, eterna e sábia”.

Sobre esta personalidade, Frei Betto escreveu: “A Dra. Nise da Silveira é a mulher do século XX no Brasil, por ter dado uma visão mais humana e inovadora da loucura como expressão da riqueza subjetiva de pessoas que são consideradas deficientes mentais ou portadoras de distúrbios psíquicos. A Dra. Nise nos ensina a descobrir por trás de cada louco, um artista; por trás de cada artista, um ser humano com fome de beleza, sede de transcendência.”

Título do livro: Nise - Arqueóloga dos Mares
Autor: Bernardo Carneiro Horta
Editora: Edições do Autor
Número de páginas: 400
Preço: R$ 50,00
Data do lançamento: 14 de outubro de 2008
Local: Centro Cultural Justiça Federal - Sala de Leitura 
Endereço: Avenida Rio Branco, n° 241 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Hora: das 18h às 21h

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/06/2008 10:32:00 PM | | | Voltar


Prêmio Nobel será divulgado nessa semana

O Prêmio Nobel de Literatura será divulgado na quinta-feira, dia 9, às 18h de Brasília. Há grandes especulações sobre o nome que será escolhido, porém a Academia Sueca continua deliberando a portas fechadas. Os principais autores citados como eventuais premiados são Jean-Marie Le Clézio (França), Amos Oz (Israel) e Philip Roth (Estados Unidos). Entretanto, não se descarta a possibilidade da escolha de um poeta. No ano passado, a vencedora foi a britânica Doris Lessing.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/06/2008 10:05:00 PM | | | Voltar


José Saramago rebate críticas a Ensaio

O Estado de São Paulo - 04/10/2008 - por Redação
O escritor português José Saramago defendeu a adaptação cinematográfica de Ensaio sobre a cegueira, do diretor Fernando Meirelles. Para Saramago, as críticas de uma associação americana de cegos são infundadas. "A estupidez não discrimina os cegos dos que enxergam", disse a uma emissora portuguesa de rádio. A associação acusa o filme de retratar cegos como monstros e ameaçou protestar nos cinemas onde a obra estiver em exibição.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/06/2008 03:04:00 PM | | | Voltar


Tezza: o eleito do ano.

O Globo - 04/10/2008 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
A editora portuguesa Gradiva antecipou para novembro a publicação em Lisboa de O filho eterno, de Cristóvão Tezza, lançado aqui pela Record, diz a coluna No Prelo. O livro sairia no ano que vem, mas com os prêmios que vem recebendo tornou-se uma aposta para o Natal. O romance acaba de ganhar o Jabuti, foi considerado o melhor de 2007 pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e está entre os finalistas dos prêmios Portugal Telecom e Bravo.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/06/2008 03:02:00 PM | | | Voltar

·······