RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

7 de outubro de 2008

UNIVERSO PAULISTANO - Textos sobre São Paulo

UNIVERSO PAULISTANO - Textos sobre São PauloAndross Editora, receberá até 15/11/2008 textos para uma série de três livros a fim de homenagear a cidade de São Paulo por conta de seus 455 anos de fundação. O título da série é UNIVERSO PAULISTANO. A temática é simples: São Paulo!

Cada livro será de um gênero diferente: contos, crônicas e poemas. As capas serão parecidas, mas, para cada gênero, um detalhe será mudado: no livro de contos, o prédio refletido na lente do fotógrafo é o Martinelli; no de poemas, o MASP; no de crônicas, o Monumento às Bandeiras.

Qualquer pessoa pode escrever e enviar uma história com pretensão de publica-la em nosso livro. 

Para participar da comunidade do livro no Orkut, clique em http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=71755761
Para maiores informações, acesse www.andross.com.br e leia o regulamento de envio de obras.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2008 09:03:00 PM | | | Voltar

·······

18 de setembro de 2008

FLAP! Rio chega em sua 3ª edição com Heloísa Buarque de Hollanda e Olga Savary

Heloísa Buarque de Hollanda, Viviane Mosé, Eucanaã Ferraz, Olga Savary e Paulo Henriques Britto estão entre os participantes desta edição carioca da FLAP!

Percorrerá a FLAP! 2008 o tema Interferências. A proposta é debater a (re) leitura que as novas tecnologias de comunicação, informação e mídia propõem à literatura hoje. Serão abordados temas polêmicos desde a urgência de ativismos vanguardistas até a renovação da eterna indagação sobre o que é arte trazida pelas revoluções do mercado independente.

Abertura: no primeiro dia a abertura fica a cargo do poeta Mano Melo. No domingo, o ator José Mauro Brant fará uma leitura de poemas de Garcia Lorca.

Saraus: Nos intervalos entre as mesas haverá saraus organizados por dois grupos de poesia do Rio de Janeiro: Movimento InVerso e Castelo de Palavras.

Filmes: A novidade desse ano é a exibição de curtas no fechamento de cada dia. "Por Acaso Gullar", de Maria Rezende e Rodrigo Bittencourt e "Procurando Drummond", de Rodrigo Bittencourt.

Realizada pela primeira vez em 2005, em São Paulo, a FLAP! chega neste ano à sua quarta edição – terceira carioca. O evento, que é gratuito e aberto ao público, propõe uma abordagem mais acessível e direcionada sobre polêmicas e tabus que envolvem a literatura contemporânea. São organizadas mesas de debate com poetas, escritores, acadêmicos, editores e jornalistas.

Desde sua concepção, num clima que associa descontração e compromisso, a FLAP! se propõe a encarar sem reverencialismos a obra literária e seu processo de criação. É nesse sentido que a organização fala num contraponto com a muito celebrada Festa Literária Internacional de Parati (FLIP), onde o acesso às palestras é restrito aos que podem viajar até a cidade e pagar ingressos.

>>Veja a programação completa em http://flaprj.wordpress.com/programacao-2008/ 

Comunidade no Orkut

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/18/2008 12:04:00 AM | | | Voltar

·······

24 de agosto de 2008

CRIADORES DE MANTRAS - ENSAIOS E CONFERENCIAS, de Anderson Braga Horta

Criadores de MantrasA exemplo do belo De Poetas e de Poesia, do grande Manuel Bandeira, é de bons versos e inspirados artistas que se compõe a matéria deste Criadores de Mantras, com que o poeta Anderson Braga Horta continua a dar mostras de sua outra face de comentarista perspicaz no vasto campo de sua predileção. E é com crescente prazer, para ele como para nós, que o autor nos leva a percorrer ao longo de quase 400 páginas, um panorama crítico-amoroso de nossa poesia mais representativa, desde o Romantismo até os nossos dias, no qual estão presentes nomes como os de Álvares de Azevedo, Cruz e Sousa e Alphonsus, Augusto dos Anjos e Schmidt, Bandeira e Drummond, entre outros de mérito comparável. São poetas e poemas não só da afeição de Anderson como da nossa, que honram qualquer literatura e que devem ser sempre lembrados.

Anderson Braga Horta – Carangola, MG, 17.11.1934. Ginásio em Goiânia, GO, e Manhumirim, MG; Clássico em Leopoldina, MG; Faculdade Nacional de Direito, Universidade do Brasil, Rio de Janeiro, 1959. Em Brasília desde 1960, fez o primeiro vestibular da UnB, onde iniciou o Curso de Letras Brasileiras. Diretor Legislativo da Câmara dos Deputados, aposentado — Professor de Português – Co-fundador da Associação Nacional de Escritores, de que foi secretário-geral, do Clube de Poesia de Brasília e de seu sucessor, o Clube de Poesia e Crítica, de que foi presidente, e da Associação Profissional, depois Sindicato dos Escritores do Distrito Federal — Membro da Academia Brasiliense de Letras, de que foi 1.º-secretário, e da Academia de Letras do Brasil, de que foi 2.º-secretário.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2008 07:53:00 PM | | | Voltar

·······

21 de agosto de 2008

Grupo Editorial Scortecci na 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo 2008

Dia 24 de agosto de 2008 das 18h30 às 21h00
Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Estandes: Scortecci / UBE / Canon / Fábrica de Livros
Avenida 1, Ruas C/D

ENCONTRO DE CONFRATERNIZAÇÃO =>>> PROGRAMAÇÃO:

* Lançamento das Antologias: Elo de Palavras e Uma História no seu Tempo (em comemoração aos 25 anos da Scortecci Editora).

* Lançamento da obra Discurso Urbano, Prêmio da Academia Brasileira de Letras - Melhor Livro de Poesias 2008 - com a presença do autor Izacyl Guimarães Ferreira.

* Lançamento da obra O Tempo Físico Prêmio da Fundação da Biblioteca Nacional - Melhor Livro de Romance 2007 - Idalina Azevedo da Silva.

* Divulgação do resultado da Primeira Fase do VII Prêmio Literário Livraria Asabeça 2008, nas categorias Poesia e Conto/Crônica e Lançamento da Antologia dos Vencedores de 2007.

Obs. O resultado da Categoria Infantil do VII Prêmio Literário Livraria Asabeça – 2008 dar-se-á junto com o resultado da Segunda Fase em Dezembro de 2008.

* Divulgação do resultado do I Prêmio Canon de Poesia e Lançamento da Antologia Canon de Poesia com os textos premiados (evento programado para o estande da Fábrica de Livros, ao lado).

* Lançamento dos livros vencedores do VI Prêmio Literário Livraria Asabeça 2007.

- Espólio de Rubervam Du Nascimento.

- Para ler no engarrafamento de Aluizio Alves Filho.

* Lançamento dos livros vencedores do II Prêmio de Literatura UBE / Scortecci - 2007.

- Bichos de Conchas de Gláucia Lemos.

- Figurações da leitura: um estudo sobre o papel do narratário em Grande Sertão: Veredas de Lisa Carvalho Vasconcelos.

- O cativeiro de Ivan Camargo.

www.scortecci.com.br

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/21/2008 02:28:00 PM | | | Voltar

·······

11 de agosto de 2008

O baú proibido

Excavating KafkaFolha de São Paulo - 11/08/2008 - por Pedro Dias Leite
Um segredo literalmente do fundo do baú, conhecido há quase um século por alguns poucos acadêmicos, veio à tona na quinta-feira passada, com a publicação, no Reino Unido, de um livro que revela a coleção de revistas eróticas de Franz Kafka (1883-1924) - um dos mais importantes escritores do século 20. Com o objetivo declarado de desmistificar o escritor tcheco de língua alemã, a obra do pesquisador James Hawes, Excavating Kafka (Quercus, 272 pp., 14,99, R$ 46), também traz imagens daquelas publicações. Segundo o autor, Kafka guardava a coleção em um baú na casa dos pais, onde vivia (e cuja chave levava quando ia viajar). Ela permaneceu durante décadas guardada na British Library (Biblioteca Britânica), em Londres, e na tradicionalíssima Bodleian, na Universidade de Oxford. Para Hawes, é bom esquecer de vez a figura solitária, a alma torturada oprimida pelo pai e praticamente ignorada por seus contemporâneos, que anteviu o horror do Holocausto e dos gulags soviéticos.

Link para assinantes: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1008200806.htm

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/11/2008 02:49:00 PM | | | Voltar

·······

17 de julho de 2008

ANNO DOMINI => MANUSCRITOS MEDIEVAIS

Anno Domini reúne contos que mergulham na Idade Média em seu conceito mais amplo. História e fantasia se misturam, mesclam o real ao imaginário, evocam magia, aventura, luz e escuridão. Reis, bruxas, magos, guerreiros, dragões, simples camponeses... Todos enfrentam as próprias batalhas numa atmosfera sombria e irrespirável, por vezes lírica e cativante. Estes manuscritos medievais apresentam o trabalho de jovens autores, pouco ou mais conhecidos, e também de autores veteranos, como Raphael Draccon, Claudio Villa, Nazarethe Fonseca e Madô Martins. Uma viagem a um passado muito mais presente em nossas vidas do que imaginamos.

Publicação prevista para: 18/7/2008
Previsão de envio a partir de: 18/7/2008

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/17/2008 10:05:00 PM | | | Voltar

·······

12 de julho de 2008

Lançamento: Anno Domini - Manuscritos Medievais

Ademir Pascale e Andross Editora convidam para o lançamento do livro Anno Domini - Manuscritos Medievais. Uma antologia de contos épicos. O lançamento será no dia 19/07/08 na Casa das Rosas da Avenida Paulista. Saiba mais... (12/07/08)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/12/2008 05:20:00 PM | | | Voltar

·······

6 de julho de 2008

Capitu mandou flores

No centenário da morte de Machado de Assis, com organização do premiado contista, doutor em Letras pela Unicamp e professor universitário Rinaldo de Fernandes, a Geração Editorial lança a antologia Capitu mandou flores: contos para Machado de Assis nos cem anos de sua morte, que, além de incluir os dez melhores contos de Machado, traz um conjunto de narrativas recriando esses dez melhores contos e passagens/situações do romance Dom Casmurro. São autores renomados, emergentes e jovens promessas da literatura brasileira atual que reescrevem Machado de Assis na antologia: Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar, Hélio Pólvora, Cecília Prada, Nelson de Oliveira, André Sant'Anna, Fernando Bonassi, Glauco Mattoso, Ivana Arruda Leite, Andréa del Fuego, Marcelo Coelho, Deonísio da Silva, Daniel Piza, Godofredo de Oliveira Neto, Bernardo Ajzenberg, João Anzanello Carrascoza, Antonio Carlos Secchin, Leila Guenther, Marilia Arnaud, Rinaldo de Fernandes, Raimundo Carrero, Mário Chamie, Aleilton Fonseca, Tércia Montenegro, Maria Valéria Rezende, Maria Alzira Brum Lemos, W. J. Solha, Amador Ribeiro Neto, Carlos Gildemar Pontes, Nilto Maciel, Aldo Lopes de Araújo, Suênio Campos de Lucena, Carlos Ribeiro, Ronaldo Cagiano e Sérgio Fantini.

Enquanto, no presente, para prestar homenagem aos cem anos de morte do autor, alguns lançamentos acumulam-se buscando cobrir as tantas facetas da produção de Machado, este Capitu mandou flores consegue abarcar várias delas de uma só vez: traz narrativas insuperáveis do célebre escritor, as recriações dessas narrativas e ainda ensaios bastante esclarecedores de aspectos fundamentais da obra do autor de Brás Cubas. Com certeza, este livro ficará entre as obras mais importantes da literatura brasileira contemporânea. Um exercício de reescritura de Machado de Assis até aqui nunca proposto em nossas letras, abrangendo tantos autores e textos de qualidade. Pode-se afirmar sem medo: um livro ímpar, para ser lido por gerações. Um livro imperdível!

Data: 10/07/2008 - Hora: 19h30
Local: Livraria da Vila: Fradique Coutinho, 915 - São Paulo.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 7/06/2008 10:54:00 AM | | | Voltar

·······

8 de março de 2008

EDITORA ANDROSS recebe poemas para SENTIDO INVERSO

EDITORA ANDROSS está recebendo poemas para uma antologia a ser lançada em junho de 2008. Seu título: SENTIDO INVERSO. A pretensão é que esse livro seja destaque no estande da Andross na 20º Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontecerá de 14 a 24 de agosto de 2008.

Organizada pelo Professor Carlos Francisco de Morais, Doutor em Literatura Portuguesa pela USP, SENTIDO INVERSO pretende reunir autores de diversas partes do Brasil para escreverem e publicarem poesias. Se você tem obras desse gênero, acesse o website www.andross.com.br e leia o regulamento de envio de textos..

a participar da comunidade do livro no orkut, clique em http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45925821
Para submeter um POEMA para avaliação, clique em www.andross.com.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/08/2008 06:22:00 PM | | | Voltar

·······