RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

17 de outubro de 2008

Escritores celebram aniversários na feira de Frankfurt

Um prêmio Nobel de literatura, Günter Grass, e um eterno candidato ao mesmo, Cees Nooteboom, celebraram nesta sexta-feira seus aniversários na Feira do Livro de Frankfurt, em atos organizados por suas respectivas editoras. Günter Grass comemorou 81 anos nesta sexta-feira em Frankfurt

Em uma aparição no célebre sofá azul, o escritor afirmou que após os 75 anos, acostumou-se "a receber cada ano como um presente".

Já Noteeboom foi homenageado pela editora Suhrkamp, que ele próprio definiu como a plataforma para seu reconhecimento mundial.

O escritor holandês aproveitou para reafirmar tudo o que a Suhrkamp significou para ele, mas também para agradecer a fidelidade que outras editoras tiveram com sua obra, em países em que conseguir o êxito comercial não foi tão fácil.

"Alegra-me que aqui estejam também minhas outras editoras, às quais tenho que agradecer por sua fidelidade." Para algumas não foi fácil, "porque em outros países não existe Marcel Reich Rannicki", disse Nooteboom.

Ao falar sobre os planos dos governos contra a crise financeira, Grass disse que "é preciso passar a fatura aos banqueiros. Os cidadãos normais, que pagam seus impostos, não têm por que assumir toda a carga da crise".

"Nunca antes tinha havido uma hipocrisia tão unânime. Durante anos defenderam esse conto do 'neoliberalismo' e hoje as mesmas pessoas o primeiro que fazem é pedir a intervenção do Estado para salvar os bancos", atacou o escritor.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u457497.shtml

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2008 09:21:00 PM | | | Voltar


Paula Toller lança DVD solo em breve

O show da cantora Paula Toller gravado em agosto deste ano no palco do Teatro Oi Casagrande, no Rio de Janeiro, será lançado em DVD no próximo mês. O primeiro DVD solo da cantora do Kid Abelha foi batizado como “Nosso”, um anagrama brincando com o título de seu mais recente trabalho, o álbum solo “SóNós”.
O show registrado em “Nosso” contou com alguns convidados especiais como o ex-guitarrista da Legião Urbana, Dado Villa-Lobos, e Kevin Johanssen, que compôs com Paula a música “Glass - I’m so Brazilian”.
O repertório do show contou com músicas dos dois álbuns solos de Paula e versões para sucessos de Beth Carvalho, Frank Sinatra, Rita Lee e Claudinho e Buchecha.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2008 09:17:00 PM | | | Voltar


Cerveja com Sabino

Livro Falante convida para o evento Cerveja com Sabino
Livro Falante convida para o evento Cerveja com Sabino
Venha tomar cerveja conosco e comemorar o lançamento do audiolivro Seleta de Fernando Sabino, na voz do ator Ivam Cabral.
Dia 19/10, domingo, às 18h30,
Bar do Satyros 1 - Praça Roosevelt, 214 - São Paulo

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2008 08:10:00 PM | | | Voltar


Grupo Leya aproxima-se mais do Brasil

O Estado de São Paulo - 17/10/2008 - por Ubiratan Brasil
O anúncio do escritor brasileiro Murilo Antônio de Carvalho como vencedor do 1º Prêmio Leya (o que lhe garantiu o polpudo cheque de 100 mil) com a obra inédita O rastro do Jaguar pareceu satisfazer mais ao diretor-presidente do grupo organizador do prêmio, o português Isaias Gomes Teixeira, que ao próprio laureado. "Essa será nossa postura quando chegarmos ao Brasil", disse Teixeira ao Estado. CEO do Leya, conglomerado de 15 selos editoriais portugueses, angolanos e moçambicanos, ele não esconde que vem com apetite para o País, decidido a dominar o mercado. Nascido com a intenção de propagar a literatura em língua portuguesa pelo mundo, o Leya só não se estabeleceu no Brasil agora por conta da crise do mercado financeiro. Teixeira ri quando questionado sobre o interesse na Companhia das Letras, como divulgado há alguns meses. "O nome da editora surgiu quando me perguntaram sobre exemplos de boas casas editoriais brasileiras e eu citei a Companhia. Com isso, logo associaram a um interesse. Fiel ao lema "Primeiro fazemos, depois anunciamos", Teixeira não dá pistas de quais editoras estão na sua mira, mas avisa que a presença do Leya no Brasil vai aumentar.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2008 08:01:00 PM | | | Voltar


Professor, seus problemas acabaram…

Se você é professor e, no meio daquela pilha de provas e trabalhos para corrigir, parece cansado e suspeita de que já leu aquilo em outro lugar;

Se você acha que aquele aluno maroto quer dar uma de espertinho pra cima de você;

Se você suspeita que ele usou um Ctrl C-Ctrl V para fazer a pesquisa que você encomendou…

SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!

A solução é o Farejador de Plágios. Clique, veja e use!

Site do professor: Site Farejador
Link para download do programa: Download Farejador
OBS: A instalação é totalmente gratuita. A versão grátis somente aceita arquivos de até 300kb e somente a primeira metade do arquivo é analisada.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2008 02:47:00 PM | | | Voltar


Procura-se Jung

Entender o sentido dos acontecimentos humanos no dia-a-dia e refletir sobre a prática psicoterapêutica foram os aspectos motivadores da autora Flora Bojunga Mattos no novo livro Procura-se Jung. “Em vez de recorrer somente a soluções e explicações solitárias, materializei nesse ensaio um diálogo, primeiro, com quem se diz junguiano/a, a seguir, este se espraiou em diferentes direções procurando novas e variadas parcerias. Assim foi engendrada a metáfora do humano no humano, pontuando Jung como ideário sinalizador do percurso”, explica Flora.

O livro aborda diversos assuntos, como moral e ética, síndrome de poder, psicologia-ciência quântica, ecodesenvolvimento psicológico, e tematiza, à luz da psique humana junguiana, o encontro possível entre o mundo externo com o interno.

Flora Bojunga Mattos convida, nesta obra, quem se importe com a vida sem ser pelo dinheiro. Quem a viva sentindo, humanamente, nos seus mínimos detalhes, os defeitos e as qualidades. Quem, entre tantas outras, se importe em buscar o sucesso e em ter fama, mas se ocupe em ser si mesmo.

Procura-se Jung, não é para se copiar e/ou seguir um caminho, ainda que luminoso, mas com a esperança de encontrar em nossa espécie individualidades assim, que, de certo modo, possam contribuir para o rumo de nossa humanidade. Não se trata, no entanto, de uma tarefa a ser assumida coletivamente. O mais importante é cada pessoa seguir a sua meta de vida e isso, certamente, nos transformará em luzes do caminho humano”, analisa a autora.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2008 09:32:00 AM | | | Voltar


Escrita por Shakespeare em 1613, no A Tempestade no Teatro do SESI São Paulo

O espetáculo, montado pela Cia de Teatro em Quadrinhos, estreará em 15 de outubro. Com encenação da premiada Beth Lopes

Beth LopesEscrita por Shakespeare em 1613, A Tempestade - sua última peça de teatro - conta a história de Próspero, duque de Milão obcecado por conhecimento, e de sua ingênua filha, Miranda, que são obrigados a se exilarem em uma ilha após um golpe de estado engendrado pelo seu inimigo, o rei de Nápoles. Nesta ilha, pai e filha convivem com as figuras absurdas Ariel e Calibã, reflexos oníricos da cidade e de seus habitantes. Até que uma misteriosa tempestade irá confrontar inimigos, provocar paixões e inspirar a vingança ou o perdão.

Nesta versão, adaptada por Luiza Jatobá e montada pela Cia Teatro em Quadrinhos , a montagem é uma criação multimídia que busca, por meio de um texto bem humorado e de vocação popular, reinscrever o texto shakespeariano no contexto da sociedade contemporânea. Para tanto, a peça conta com os vídeos- performance de Jurandir Muller e os figurinos de Teodoro Cochrane.
Para Beth Lopes, seria forçosa a idéia de comparar o poder mágico de Próspero com as possibilidades de interfaces que permitam ao público sentir novas sensações e interações no mundo virtual. “Mas não é tão absurdo supor que o ciberespaço é um não-lugar, em que o poder evocativo de imagens, das sensações, das combinações e das informações não possa conter o poético da realidade ficcional, assim como acreditar que a ampliação da inteligência possa ser dada na conjugação dos diferentes saberes e na pulverização de sentidos, partilhada e coletiva”, explicou.
Ainda de acordo com ela, a montagem se propõe a ser uma experiência teatral que não só ofereça um vislumbre do teatro de vanguarda, mas que, principalmente, envolva a platéia nas palavras e personagens, “trazendo à tona valores como reconciliação, a inutilidade da violência e o poder dos sonhos”.

Espetáculo: A Tempestade
Temporada: de 15 de outubro a 14 de dezembro de 2008 - quartas, quintas-feiras e sábados, às 20 horas, e aos domingos, às 19 horas. Agendamento escolar: sessões às quartas-feiras e às quintas-feiras.
Local: Teatro do SESI São Paulo – Avenida Paulista, 1313 – Metrô Trianon-Masp

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2008 09:29:00 AM | | | Voltar


Quem não cola não sai da escola?

Não é permitido o uso de qualquer tipo de consulta durante a realização da prova”, diz a maioria dos professores antes do início de uma avaliação. Mas o alerta ritual, assim como, outras proibições, muitas vezes não é respeitado. Por meio de uma reflexão sobre a “cola”, compras de monografia e demais práticas recorrentes no universo estudantil, o professor José Abrantes traz subsídios para uma consistente discussão sobre os métodos atuais de avaliação e ensino.

“Quem não cola não sai da escola?” não traz moralismos superficiais sobre o tema. Para reforçar isso, o próprio autor faz uma confissão. “Eu e meus colegas colamos, ou tentamos colar, porque não víamos o menor sentido prático em decorar nomes dos afluentes à margem direita do rio amazonas”.

A publicação pioneira é fundamentada por uma pesquisa feita no Rio de Janeiro em três instituições de ensino, envolvendo 726 estudantes e 76 educadores, revelando um grave problema no sistema educacional: a pedagogia da cola”.

O autor destaca a importância de uma compreensão sistêmica do processo de aprendizado, reforçando o conceito das inteligências múltiplas, criado por Howard Gardner. O renomado psicólogo define que essas inteligências contemplam a capacidade de resolver problemas na vida real, gerar novos problemas a serem resolvidos e fazer algo ou oferecer um serviço que seja valorizado em sua própria cultura.

Por fim, a obra sugere uma maior participação da sociedade para melhoria desse cenário. “É claro que, dessa iniciativa, devem participar pais e professores, mas cabe também ao cidadão fazer parte desse contexto”, afirma Abrantes.

Mais sobre o autor

José Abrantes é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, professor titular do Centro Universitário Augusto Motta e professor adjunto do Centro Universitário da Cidade. Possui formação superior em: Engenharia Mecânica pela UERJ, licenciatura em Desenho na Universidade Cândido Mendes, pós-graduação lato sensu em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Superior de Estudos Pedagógicos, mestrado acadêmico em Tecnologia pelo Centro Federal de Educação Celso Suckow da Fonseca, doutorado em Engenharia de Produção no Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação - COPPE/UFRJ e pós-doutorado na área de Educação pela Universidade de Campinas. Desde 1996, é professor e pesquisador, entre os livros publicados se destacam: “Brasil o país dos desperdícios”, “O Programa 8S” e “Fazer monografia é moleza”.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/17/2008 09:22:00 AM | | | Voltar

·······

16 de outubro de 2008

Marta com McCain, por Contardo Calligaris

McCain e Marta, para desacreditar o candidato oposto, contam com nossos preconceitos
AS CAMPANHAS ELEITORAIS são facilmente sórdidas.
Claro, os candidatos mentem inchando seus feitos, omitindo suas inércias, atribuindo-se realizações que são de outros ou dos predecessores. Mas isso dá para agüentar, é quase normal.
Muito mais humilhante (para a gente) é quando as campanhas fazem apelo ao que há de pior em nós, ou seja, quando, na tentativa de desacreditar o candidato adversário, elas apostam em nossos preconceitos. Nesse caso, as campanhas supõem (com razão) que estejamos sempre prontos a transformar tal candidato em cabide de sentimentos e desejos que são nossos, mas dos quais nos envergonhamos.
Funciona assim. Digamos que eu sou ávido e venal e não gosto disso; prefiro me imaginar desinteressado e generoso. Como tirar vantagem dessa minha contradição?
O jeito ideal de me manipular não é denunciar um candidato porque ele se mostrou, em tal ocasião, interesseiro e cobiçoso. O método direto é o menos eficiente: ele permite, afinal, que a gente se interesse pelos fatos, verifique, concorde ou discorde.

LEIA MAIS

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2008 11:15:00 PM | | | Voltar


Jornalista brasileiro vence Prêmio Leya

Depois de reunir nos dias 13 e 14 de Outubro, em Lisboa, para apreciar as oito obras finalistas, o Júri do Prêmio Leya deliberou conceder a primeira edição do Prêmio Leya ao romance O RASTRO DO JAGUAR, de Murilo António de Carvalho, jornalista e realizador brasileiro.

SOBRE O AUTOR DO ROMANCE VENCEDOR
MURILO ANTÓNIO DE CARVALHO é natural de Carvalhópolis, Minas Gerais, Brasil. Tem 60 anos e é jornalista. Mais recentemente tem-se dedicado à realização de documentários televisivos na área ambiental. No momento em que foi informado do Prêmio Leya encontrava-se na Amazônia a gravar um documentário.
Jornalista, escritor, repórter e realizador de TV, Murilo é o repórter responsável pela realização do programa “Siga Bem Caminhoneiro”, que vai para o ar semanalmente no canal SBT, em rede nacional, há 15 anos no ar. É, igualmente, responsável pelo programa Rádio Caminhoneiro, com Sérgio Reis, transmitido por uma rede de 190 emissoras no Brasil, há 16 anos. É, também, autor do programa Rádio Atitude, com Ana Maria Braga e Louro José.
Foi redator e criador de roteiros de anúncios publicitários para a empresa McCann-Ericson Publicidade, em São Paulo, tendo igualmente sido repórter especial do jornal Movimento, responsável pela secção Cenas Brasileiras, 1975/1980, e editor de Agropecuária da Folha de São Paulo, de 1981 a 1983.
Nos anos 80 foi Diretor dos Programas Agrojornal e Diário Rural, na TV Bandeirantes, em rede nacional de 1986-2004. Foi também Consultor da Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e Editor executivo das publicações rurais e de agroecologia da Editora Abril.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2008 11:02:00 PM | | | Voltar


“Crise mostra que as pessoas caminham sobre abismo” disse Eduardo Giannetti

O mercado financeiro, que parecia seguro, se desequilibrou. Quem se acostumou a ganhar sempre, passou a vender desesperadamente seus ativos. O mundo vinha caminhando em cima de uma tábua estreita, avançando, e todos acreditavam que enriqueciam cada vez mais. De repente, as pessoas se deram conta de que a tábua está suspensa no abismo, e elas se sentiram inseguras, incertas e perderam o equilíbrio.

Giannetti cita Avicena, um filósofo árabe do século 11 que, segundo o professor, traçou um bom cenário que pode servir como exemplo para que se compreenda o momento de crise financeira vivido no planeta.

"Uma pessoa caminha sem dificuldade por uma tábua estreita, enquanto acredita que ela está suspensa no solo. No momento que essa pessoa se dá conta de que esta tábua está sobre o abismo, ela vacila e despenca", exemplifica.

A intervenção do governo por meio dos pacotes de socorro está tentando dar limites à crise. "O que o Estado está fazendo agora é colocar uma espécie de rede de proteção pra impedir que esta queda no abismo leve ao desastre", explica o economista.

Para o professor, este é o momento de refletir sobre a responsabilidade ambiental e que uma certa redução do nível de crescimento econômico no mundo pode ser bem-vinda.

"Até mesmo os países que assinaram o Protocolo de Kyoto não estão cumprindo os termos do acordo. Um mundo um pouco menos agressivo no uso de recursos naturais pode nos dar uma pausa necessária para que as novas tecnologias venham a substituir essa atitude muito inconseqüente que a humanidade vem tendo, desde a Revolução Industrial, de jogar todo o resíduo e toda a poluição de sua atividade econômica na atmosfera", conclui Giannetti.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u456913.shtml

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2008 10:55:00 PM | | | Voltar


Airton Ortiz lança novo livro

Hoje, dia 16/10, Airton Ortiz lança novo livro, CARTAS DO EVEREST, um romance de aventura. É a sua estréia na ficção, depois de publicar nove títulos na coleção Viagens Radicais, da Record. E para comemorar esse décimo, a festa começará ás 19h, no Theatro São Pedro, em Porto Alegre.

SINOPSE
Cansado de ser derrotado pela vida, Cláudio Adônis Montenegro está determinado a vencer. Acompanhado por dois grandes amigos, astros do alpinismo internacional, o montanhista amador parte para o Everest em sua terceira tentativa. A pequena expedição, planejada para ser um rápido e seguro passeio montanha acima, é surpreendida por uma tragédia descomunal. E, diante de uma realidade tão brutal, Cláudio alcança uma grandeza que não imaginava possuir.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2008 10:44:00 PM | | | Voltar


Finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2008

Prêmio São Paulo de Melhor Livro do Ano de 2007
Antonio - Beatriz Bracher - Editora 34
A copista de Kafka - Wilson Bueno - Editora Planeta
O filho eterno - Cristóvão Tezza - Editora Record
A Muralha de Adriano - Menalton Braff - Editora Bertrand Brasil
O sol se põe em São Paulo - Bernardo Carvalho - Editora Companhia das Letras

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2008 10:34:00 PM | | | Voltar


Editora lança anuário sobre Justiça de SP

Folha de São Paulo - 16/10/2008 - por Redação
A Conjur Editorial - empresa especializada na produção de conteúdo sobre direito e Justiça - lançou, no fim de setembro, o 1º Anuário da Justiça Paulista. A publicação busca, em 300 páginas, decifrar o sistema Judiciário do Estado, que, segundo a Conjur, é "o maior tribunal do mundo". A pesquisa reuniu o currículo dos 348 desembargadores e 78 juízes substitutos de segundo grau do TJ (Tribunal de Justiça). É a primeira vez que a Conjur produz um anuário sobre a Justiça estadual. O livro pode ser comprado em bancas ou no site.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/16/2008 10:21:00 PM | | | Voltar

·······

15 de outubro de 2008

Vera Holtz mostra seu "grande livro do pênis"

Dois cãezinhos da raça maltês latem atrás da porta do apartamento na Gávea. Dentro, Vera Holtz está deitada na poltrona de design Egg -em fibra de vidro, tem o formato de um ovo. "Comprei a original. É cadeira para a vida inteira", orgulha-se Vera, que é colecionadora de obras de arte e de móveis de design. Das obras, as de que mais gosta são as de... arte erótica. "Adoro, adoro", diz ela, que se formou em artes plásticas antes de cursar a Escola de Arte Dramática da USP.

Entre suas mais recentes aquisições, está um livro da Taschen, das mais renomadas editoras de títulos cult. É "The Big Penis Book" -traduzindo: o grande livro do pênis ou, numa tradução "esperta", o livro do pênis grande.

A obra é mesmo grande, não há dúvidas: 380 páginas, com imagens dos anos 40 até hoje -de figuras anônimas ao célebre "Long Dong" (45 cm). Importado, custa entre R$ 180 (Fnac) e R$ 230 (Cultura).

Vera levou o livro para passear no Projac num dia de gravação da novela "Três Irmãs", em que interpreta a vilã Violeta. "Foi o maior sucesso", conta a atriz. "Disputadíssimo! Olha a capa! É de uma delicadeza!"

Além de colecionar obras, Vera cria seus próprios objetos. Uma de suas obras é "A Morte do Super-Herói": um boneco de plástico murcho de um integrante do Quarteto Fantástico. "Eu gosto de artes plásticas pelo olhar. Mas meu suporte de criação é o palco", conclui a atriz. (AUDREY FURLANETO) FSP

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1510200807.htm

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 11:49:00 PM | | | Voltar


Gore Vidal fratura coluna em queda

da Associated Press, em Nova York

O escritor Gore Vidal, 83, sofreu uma queda em Los Angeles e fraturou a colunaGore Vidal fraturou a coluna em uma queda há duas semanas e cancelou a palestra que faria nesta quinta-feira (16) na biblioteca pública de Toledo-Lucas em Toledo, no Estado de Ohio.

"Estou tentando fazer crescer uma nova vértebra, o que acho que pode ser possível em girinos, mas não tenho certeza em humanos", brincou o autor de 83 anos em uma entrevista por telefone de sua casa, em Los Angeles, nesta quarta-feira.

Conhecido por livros como "Burr" e '"Palimpsesto", Vidal contou que caiu quando entrava em um restaurante em Los Angeles e foi levado para o hospital.

Ele disse não estar usando protetores nem tomando analgésicos. Perguntado sobre quanto tempo levaria sua recuperação, ele respondeu: "Não penso nessas coisas".

Vidal contou que está trabalhando em um novo romance sobre a guerra entre os EUA e o México na década de 1840.

"Tenho toda intenção de completá-lo", ele afirmou.

"Estou apenas chateado de não poder ir a Ohio durante essa histórica eleição. É muito difícil me manter longe disso", disse, em referência à eleição presidencial nos EUA. Ohio é um dos principais Estados-pêndulos (sem preferência partidária clara).

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 11:30:00 PM | | | Voltar


“42 heróis brasileiros judeus da II Guerra Mundial” será lançado domingo na Academia de História Militar do Brasil

42 heróis brasileiros judeus da II Guerra MundialO livro do Prof.. Israel Blajberg “42 heróis brasileiros judeus da II Guerra Mundial”, será lançado domingo (dia 19 de outubro), às 18h no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (Leme). Editado pela FIERJ e pela Academia de História Militar Terrestre do Brasil, a obra tem prefácio do coronel Germano Seidl Vidal e mensagem do marechal Waldemar Levy Cardoso. Os 42 veteranos permaneceram quase desconhecidos até maio de 2005, quando foram homenageados no Grande Templo Israelita do Rio de Janeiro, por ocasião dos 60 anos do “Dia da Vitória”. Do total, 25 eram da FEB - Força Expedicionária Brasileira (Itália), 4 do Exército Brasileiro (Defesa do Litoral), 4 da Marinha do Brasil, 3 da FAB e 6 da Marinha Mercante.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 11:18:00 PM | | | Voltar


Vinhos israelenses no mapa dos bons vinhos do mundo

No terroir bíblico, uvas modernas renovam um velhíssimo mundo vinícola

NO BRASIL - Anete Ring e seus 17 vinhosNo final do século XIX o Barão Edmond de Rothschild, dono da renomada vinícola Chateau Lafite em Bordeaux, acreditando nas promissoras características do terroir, investiu em algumas regiões do país, plantando vinhas e incentivando a produção do bom vinho. A verdadeira revolução começou em 1972 quando um importante professor da Universidade Davis da Califórnia, Professor Cornelius Ough, visitou Israel e atestou a qualidade do solo e clima de algumas regiões de Israel para a produção de vinhos de alta qualidade.

Aproveitando sua rica experiência na área de tecnologia agrícola, agregada à vinda de técnicos da Califórnia e da Europa e formação de profissionais israelenses no exterior, Israel se insere no mapa dos melhores produtores de vinho do mundo, somando já vários prêmios em competições internacionais.

Alguns israelenses chegam ao país pela Vinhos de Israel (tel. 3494-3607. www.vinhosdeisrael.com.br), da empresária Anete Ring. Por enquanto, só 17 rótulos de três vinícolas. Vale conhecer um consistente Chardonnay da Amphorae Vineyard, com notável toque mineral dos solos vulcânicos da Alta Galiléia, e um festivo e delicado Sauvignon da Tishbi, sem a exuberância tropical dos similares fora da Europa e tampouco a reticência de um Sancerre - mas sim, um acordo entre os dois estilos e uma boa explicação para um lugar tão simbólico. Nem velho, nem novo: um velhíssimo mundo renovado.

Vejam a reportagem da Globo sobre a vinícolaTihsbi do dia 16/05/2008
Reportagem sobre os Vinhos de Israel no caderno
Paladar do Estado de São Paulo
Leia o artigo que foi publicado dia 23/9/08 no jornal Valor Econômico escrito por
Jorge Lucki, considerado um dos enólogos mais importantes do país.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 10:44:00 PM | | | Voltar


Anunciados finalistas do Prêmio SP de Literatura 2008

Publishnews - 15/10/2008 - por Ricardo Costa
Foram apresentados no final desta tarde (15/10), em cerimônia conduzida por André Sturm, diretor executivo do Prêmio, os finalistas da primeira edição do Prêmio São Paulo de Literatura, que contemplará com R$ 200 mil o vencedor de cada categoria – Melhor ficção de 2007 e Melhor Ficção de autor estreante de 2007. Em discurso, o secretário da Cultura, João Sayad, enfatizou que “a idéia deste prêmio é vender livros. Queremos colocar os livros nos jornais, na mídia; fazer o livro conhecido e impulsionar sua venda.” “O prêmio foi inspirado no Man Booker Prize”, completou o secretário. Prêmio este que anunciou seu vencedor na noite de ontem (14/10), em Londres. Embora inicialmente tenha sido divulgado que seriam selecionados dez finalistas em cada categoria, o juri decidiu unanimemente que cinco finalistas para cada categoria seria uma melhor opção. Conheça os finalistas e faça suas apostas – ou fique na torcida.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 10:30:00 PM | | | Voltar


Indiano ganha Man Booker Prize 2008

Em cerimônia realizada na noite desta terça-feira, 14 de outubro, no Guildhall, em Londres, o indiano Aravind Adiga foi anunciado como vencedor do Man Booker Prize de Ficção 2008. O escritor conquistou o prêmio por seu romance de estréia The White Tiger (304 pp., R$ 78), publicado pela Atlantic no Reino Unido e pela Free Press nos Estados Unidos. Adiga leva para casa uma quantia de US$ 87 mil e se tornou o quarto romancista estreante a ganhar o prêmio nestes 40 anos de história do Booker Prize. O romance conta a história de um indiano que deixa sua vida em uma vila no interior do país para se tornar um empreendedor de sucesso e foi descrito por um crítico como um “retrato sem retoques da Índia, olhada de cima para baixo”. Adiga nasceu em Madras e vive atualmente em Mumbai, e tornou-se o quinto autor indiano a vencer o Booker Prize. De acordo com o presidente dos jurados, “foi uma decisão difícil, mas no final, The White Tiger foi escolhido porque os jurados o consideraram reflexivo e divertido em igual medida.”

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 10:24:00 PM | | | Voltar


Dia Internacional da Animação em Pres. Prudente

Presidente Prudente está no amplo mapa de cidades de todo o mundo que celebram o D.I.A - Dia Internacional da Animação 2008. A Mostra Oficial do D.I.A será realizada em 28 de outubro, no Centro Cultural Matarazzo, a partir das 18h30 horas, com entrada gratuita.

O evento apresenta curtas-metragens nacionais e internacionais, simultaneamente, em 128 cidades, distribuídas por todos estados brasileiros, sendo 44 delas do Estado de São Paulo, e em 51 países.

O D.I.A comemora o aniversário de 116 anos da primeira projeção pública mundial de imagens animadas, em 1892. O pioneiro realizador Emile Reynaud promoveu com seu teatro óptico, no Museu Grevin, em Paris, a proeza de exibir desenhos animados três anos antes do cinematógrafo – o pai do cinema moderno - ser apresentado pelos irmãos Lumiere.

Pela primeira vez, a mostra comemorativa do D.I.A será apresentada em Presidente Prudente. O coordenador local, William Riga, tem grande expectativa com o sucesso do evento e adesão do público. Ele informa que o espaço onde serão apresentados os curtas, um amplo centro de cultura e arte, recém inaugurado, é um grande atrativo para o evento.

No Brasil, o D.I.A é realizado desde 2004 pela ABCA – Associação Brasileira do Cinema de Animação, e avança território, conquistando apoio e público, a cada ano. De 2007 para 2008, o número de cidades que vão receber a Mostra Oficial cresceu 200%. Saltou de 50 municípios em 2007 para 150 em 2008.

---
Mostra Oficial do D.I.A – Dia Internacional da Animação
Realização: Popmídia Comunicação e Secretaria Municipal de Cultura
Quando:
28 de outubro de 2008, terça-feira
Onde: Centro Cultural Matarazzo - Rua Quintino Bocaiúva, 749 - Vila Marcondes
Horário: a partir das 18h30
Mais informações: (18) 3916-3237 - contato@popmidia.com.br

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 10:20:00 PM | | | Voltar


A filósofa e apresentadora do programa “Saia Justa”, do GNT, é conversa sobre “Filosofia em Comum – Para ler Junto”, em BELO HORIZONTE

A filósofa e apresentadora do programa “Saia Justa”, do GNT, é a nossa próxima convidada para conversar sobre “Filosofia em Comum – Para ler Junto”, sua mais recente obra. O livro é escrito para quem gosta do tema e quer se aventurar em novas possibilidades, mas também para aqueles que não estão acostumados com o território do pensamento e querem fazer uma descoberta. Dia 20 de outubro, segunda-feira, às 19h30 no Teatro Juvenal Dias do Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1.537, Centro). A entrada é franca e serão aceitas doações de livros para o projeto “Biblioteca Sempre Um Papo”.
O “Sempre Um Papo” é uma realização conjunta da Cemig, Jornal Estado de Minas e Usiminas e com o apoio cultural da Rádio Guarani e Fundação Clóvis Salgado. Mais informações: (31) 3261-1501 e www.sempreumpapo.com.br.
Se depender de Márcia Tiburi, a filosofia esta prestes a conquistar um novo lugar no mundo moderno. No lugar de antidepressivos, ela funciona como uma maneira muito mais interessante de encarar questões corriqueiras como conflitos amorosos, mudanças profissionais e o temor da morte. A obra de Tiburi busca a democratização do saber.
Filosofia em Comum” existe para estabelecer diálogos. Em tempos sombrios, permeados pela desilusão com idéias e projetos, inclusive o humano, a filosofia aparece como uma certa fé repaginada. Um caminho para os prazeres possíveis da vida. Uma solução viável para a crise política e econômica. Mas de maneira lúdica, é um saber inacabado, define a autora. O objetivo é fazer com que o leitor crie suas próprias idéias.
Marcia Tiburi é mestre e doutora em filosofia. É autora de diversos livros na área e professora da faculdade de comunicação, do programa de pós graduação em Arte, Educação e História da Cultura, do curso de formação de escritores da Academia Internacional de Cinema. Também é colunista das revistas Cult e Vida Simples.

Marcia Tiburi 20/10, segunda-feira, às 19h30 | Local: Sala Juvenal Dias do Palácio das Artes. (Av. Afonso Pena, 1537, Centro, BELO HORIZONTE/MG). Entrada gratuita.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 09:50:00 PM | | | Voltar


Tiburi, Noll, sorteio de DVD's e muito mais

Ainda há tempo para a inscrição no sorteio da série de DVD's do "Sempre Um Papo", contendo os 15 melhores programas do ano passado. Entrem em "Promoção", no site www.sempreumpapo.com.br

E vamos lá, muita coisa a realizar, num patrocínio da Usiminas, Cemig e jornal Estado de Minas, com o apoio da Guarani FM. Todos estão convidados:
* MARCIA TIBURI lança, com debate, o livro "Filosofia em Comum: Para Ler Junto". Dia 20/10, 2a-feira, 19h30, Palácio das Artes;
* JOÃO GILBERTO NOLL lança, com leitura de trechos, o livro "Acenos e Afagos". Dia 21/10, 3a-feira, 19h30, Palácio das Artes;
* ANDRÉ LEMOS e EDUARDO DE JESUS falam sobre "Experiência Estética em Redes Sociais". Dia 23/10, 5a-feira, às 19h30, na Casa Fiat de Cultura;
* AFFONSO ROMANO DE SANT'ANNA lança "Impasses da Arte e da Crítica". Dia 30/10, quinta-feira, 19h30, Casa Fiat de Cultura;
* RÚBIA MESQUITA, na palestra "Contar Histórias, Uma Arte Mágica" em Nova Lima (dia 21/10) e Itabirito (dia 22/10);
* ROBERTO DE FREITAS, contador de histórias, participa do programa "Biblioteca Sempre Um Papo - Ler Convivendo" em BH, Esmeraldas, Santa Luzia, Itaúna e Ipatinga, de 27 a 31/10;

Em novembro: Fal Azevedo, Laurentino Gomes e Carla Lobo.
* EDUARDO GIANNETTI é o convidado do "Sempre Um Papo" na TV Câmara.
Sábado, às 19h e domingo, às 16h;
* Leiam a entrevista feita pelo Márcio Vassalo no site da Lúcia Riff.
* A AB Comunicação e Cultura recebeu, pela marca "Sempre Um Papo", o X Prêmio Minas Desempenho Empresarial, na categoria Excelência Empresarial / Institucional, do jornal "Mercado Comum", de Carlos Alberto Teixeira de Oliveira. O Prêmio foi entregue no Automóvel Clube, no dia 14/10;
* Dica de teatro: "Um Certo Van Gogh", com Bruno Gagliasso e Larissa Bracher, de 17 a 19/10, no Teatro Sesiminas. Info: www.rubim.art.br  
* Assistam, na PUC TV, o programa com Bela Masano e Agnes Farkasvolgyi, falando sobre "Artes Plásticas e Gastronomia". Info: www.casafiat.com.br
* Um êxito o "Siempre Una Palabra", em Madrid, com Eric Nepomuceno. O próximo convidado é Fernando Morais, em 26/11;

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/15/2008 09:42:00 PM | | | Voltar

·······

14 de outubro de 2008

Feira de Frankfurt começa nesta quarta

Tem início nesta quarta-feira, 15 de outubro, a Feira do Livro de Frankfurt. Atraindo anualmente mais de 7 mil expositores de 100 países, o evento lançará nesta edição mais de 122 mil novos títulos e outros 280 mil que estão em catálogo. Este ano o país homenageado será a Turquia. O ponto forte da mostra é a comercialização de direitos autorais, segmento de grande importância no evento, como comprova sua última edição. No ano passado a Feira registrou um crescimento de 5% na venda de direitos autorais, enquanto que a mostra como um todo cresceu 1,5%. Até o domingo, dia 19, editoras brasileiras também marcarão presença na mostra através do projeto Brazil Rights. Para comemorar a 60º edição, a Feira de Frankfurt ganhou um novo website, com histórias, fotos, vodcasts e podcasts.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2008 11:10:00 PM | | | Voltar


Murilo Antônio Carvalho ganha Prêmio Leya de Literatura

da Efe, em Lisboa
O escritor brasileiro Murilo Antônio Carvalho venceu hoje a primeira edição do Prêmio Leya com o romance "O Rasto do Jaguar".

O anuncio foi feito pelo presidente do júri, o poeta Manuel Alegre. O prêmio Leya é de 100 mil euros (cerca de R$ 292 mil) e foi criado pela editora de mesmo nome com o objetivo de "apoiar os autores que escrevem em português e contribuir para sua maior difusão nos países lusófonos e no mundo todo", diz o regulamento.

O prêmio foi outorgado por um júri internacional, do qual participaram o escritor angolano Pepetela, o reitor da Universidade Politécnica de Maputo (Moçambique), Lourenço do Rosário; o escritor e jornalista brasileiro Carlos Heitor Cony, e Rita Chaves, crítica literária e professora da Universidade São Paulo (USP).

O júri examinou 422 candidaturas de autores de diferentes países. O Grupo Leya reúne atualmente 11 editoras portuguesas, entre elas Asa, Caminho, Dom Quixote e Escritório do Livro.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2008 08:55:00 PM | | | Voltar


Festival de Cinema de Porto Alegre

O CineEsquemaNovo - Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN) começou neste sábado 11 de outubro. Acesse o site www.cineesquemanovo.org e acompanhe toda a cobertura:
- As primeiras sessões da Mostra de Longas
- Como foram os programas #1 e #2 da Mostra de Curtas e Médias
- A Mostra Mão Dupla no Cine Santander Cultural
- O começo das Sessões da Meia-Noite
Acesse também o Flickr do festival e confira as fotos deste ano. Desde já você acessa imagens sobre como foram os primeiros dias do CEN, durante este final de semana em Porto Alegre. Todas as noites, novidades no ar: www.flickr.com/photos/cineesquemanovo.

SALA P.F.GASTAL - USINA DO GASÔMETRO
CINE SANTANDER CULTURAL
ESPM / PUCRS / ULBRA / UFRGS
www.cineesquemanovo.org

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2008 08:54:00 AM | | | Voltar


Em sua quinta edição, "Móin-Móin" relaciona formas animadas com outras expressões da arte

O lançamento aconteceu durante o 8º Festival de Formas Animadas de Santa Catarina, encerrado no sábado (11), em Jaraguá do Sul. O evento reuniu 13 grupos catarinenses e de outras regiões do País, além de convidados do Peru e da Argentina-Chile.
Nos quatro dias do festival, foram apresentados 20 espetáculos de animação no Centro Cultural da SCAR e espaços alternativos na comunidade, que movimentaram um público de mais de 9 mil pessoas.
Conforme Gilmar Antônio Moretti, vice-presidente de artes cênicas da SCAR, e Valmor Nini Beltrami, professor da UDESC, que coordenam o projeto editorial, a proposta de “Móin-Móin” é divulgar as pesquisas artísticas realizadas pelos grupos de teatro e as reflexões teóricas e práticas produzidas nas universidades.
O material reunido na quinta edição, sob a temática “O teatro de formas animadas e suas relações com as outras artes”, centrou as discussões no 5º Seminário de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, realizado em paralelo ao Festival, em Jaraguá do Sul. Afirmam que os artigos possibilitam perceber, de um lado, as transformações ocorridas no modo de pensar e praticar essa arte nos últimos anos e de outro, a importância do teatro de animação no teatro contemporâneo. Isso se evidencia na incorporação de elementos dessa linguagem tanto em encenações do teatro de atores quanto em outras expressões artísticas.

Os artigos contemplam, inicialmente, aspectos históricos e críticos, e em seguida privilegiam o percurso e a voz de criadores, artistas que falam de seus processos criativos evidenciando a relevância da discussão sobre as relações entre o teatro de formas animadas e as outras artes. “Nossa expectativa é que as discussões aqui apresentadas ampliem e enriqueçam a discussão sobre o tema central da revista e sobre as práticas contemporâneas do teatro e em especial do teatro de animação”, afirmam os editores.
A publicação tem o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte, via Funcultural. A edição é da Design Editora. “Móin-Móin” leva esse nome em homenagem a Margarete Schünzen, que nos anos 50 foi precursora do teatro de bonecos em Jaraguá do Sul e era conhecida pelo apelido. A quinta edição tem 232 páginas e custa R$ 25,00 e pode ser adquirida on-line pelo endereço www.livrariascuritiba.com.br, e nas lojas das Livrarias Curitiba, Livrarias Porto e Livrarias Catarinense.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2008 08:40:00 AM | | | Voltar


CARASSOTAQUE: Lançamento na Livraria da Vila

CARASSOTAQUE, Alfredo Aquino
<br>

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/14/2008 12:10:00 AM | | | Voltar

·······

13 de outubro de 2008

Uma das propostas da Livraria Cultura é fornecer cultura para todos

Uma das propostas da Livraria Cultura é fornecer cultura para todos. E quando digo para todos, logo vem à minha cabeça a idéia de que algo só chega realmente para todos quando não há um limitador. Por isso, realizamos em todas as nossas unidades eventos culturais de alto nível sem cobrar entrada. Palestras, concertos, exposições, contações de história para crianças são algumas das atividades promovidas por nós. Em nosso site, na página de eventos, é possível conferir a programação completa de todas as lojas. Também enviamos por e-mail, quinzenalmente, uma newsletter para quem solicita a programação. Em São Paulo, com este mesmo conceito de cultura para todos, meu amigo Gilberto Dimenstein lançou um site muito bacana, chamado Catraca Livre (www.catracalivre.com.br), no qual é possível conferir eventos importantes com entrada franca ou a preços populares. Vou torcer por iniciativas semelhantes em todos os estados brasileiros (sei que outros já fazem). Aproveitem, participem e lembrem-se do que Monteiro Lobato disse: “Um país se faz com homens e livros”. (Pedro Herz)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2008 10:49:00 PM | | | Voltar


ENTREVISTA-Paulo Coelho se lança como pioneiro nas mídias online

PhotoPARIS (Reuters Life!) - O poder promocional da pirataria e os méritos artísticos dos blogues na Internet serão alguns dos temas a serem comentados pelo escritor Paulo Coelho em seu discurso inaugural na Feira de Livros de Frankfurt esta semana.

O brasileiro de 61 anos, responsável por títulos como "O Alquimista" e "Onze Minutos", está ganhando reputação de pioneiro digital, graças a sua adesão entusiasmada às mídias online.

Além de um blog pessoal, Paulo Coelho tem perfis espalhados por várias redes de relacionamento social. Ele utiliza a ferramenta de blogging móvel "Twitter" e regularmente envia vídeos ao YouTube, sob a rubrica Privacidade Zero. Alguns anos atrás ele começou a distribuir versões digitais de seus livros de graça na Internet.

Veja a entrevista concedida pelo escritor ao correspondente da Reuters Television Matt Cowan em seu apartamento em Paris.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2008 10:16:00 PM | | | Voltar


O seu é o limite, por Noga Lubicz Sklar

"EU TENHO LOÇÃO DE RIDÍCULO", declara em alto e bom som Josirene da Silva - a mulata burra e bunduda do cabelo duro e nariz achatado de Black Music - ao seu interlocutor indeterminado: eu? você? ela mesma segundo alguns?, num clássico fluxo funkado de consciência, derramado e truncado e gritado, belamente intensificado nas letras garrafais que atravessam as 37 páginas finais do livro.

Com a breve exceção de um trecho em minúsculas sussurrado, confirmando com isso uma velha conhecida regra de todo internauta no estilo adotado. Mas ops. Peraí. O sujeito a quem se dirige (falando mais de sexo, mas também de outros encontros) é fatalmente um desnomeado do sexo masculino, como indica um eventual "meu querido" que logo de cara me exclui, pelo menos emocionalmente, da caudalosa parada impressionista. Ou impressionante. Do acalorado conflito musical resultante, em ritmo de um rap louro alucinante, nem Duque Elintão escapa, tá ligado? "Zoou comigo, acaba no microonda".

==>> LEIA MAIS

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2008 09:55:00 PM | | | Voltar


Peça de Samir Yazbek tem leitura hoje

Lígia Cortez está no elenco de "Raízes", sobre imigrantes libaneses; leitura será no auditório da Folha
DA REPORTAGEM LOCAL

A Folha realiza hoje, às 20h, em seu auditório (al. Barão de Limeira, 425, 9º andar, São Paulo), leitura dramática da peça "Raízes", de Samir Yazbek, que foi premiado em 1999 com o Shell de melhor autor por "O Fingidor".
Dirigidos por Maucir Campanholi, os atores Lígia Cortez, Hélio Cicero e Eduardo Semerjian, entre outros, contarão a história de uma imigrante libanesa que viaja ao Norte do Brasil para tentar salvar seu casamento -e sua honra.
O marido, também libanês, largou-a em São Paulo com vários filhos para cuidar e foi trabalhar na construção da Transamazônica.
Ali, envolveu-se com outras mulheres e, sempre obstinado, acreditou até o fim estar ajudando a desenvolver e pavimentar o "país do futuro".
A trama é vista pela ótica da filha do casal, cerca de 30 anos dos acontecimentos narrados. Recém-separada, ela tenta entender como a ausência paterna reverberou em sua vida.
"A personagem vivia psiquicamente presa à figura materna. A jornada dela na peça é a de reconciliar-se com o pai, assimilar o abandono, a mágoa, limpar a barra e seguir adiante", diz Yazbek, que buscou investigar "o preço que o progresso desenfreado cobra em termos de relações humanas".
O autor diz que o tema de "Raízes" o perseguia desde os 20 anos. Ele hoje tem 41. "Estou escrevendo essa história dentro de mim há muito tempo. Ela tem um pouco das minhas memórias, da história da minha família. Era difícil lidar com isso, parecia muita exposição. Mas era necessário. Acho que resultou em uma peça significativa, de virada."

Para participar da leitura desta noite, basta se inscrever pelo telefone 0/xx/11/3224-3473 ou pelo e-mail eventofolha@folhasp.com.br. O cadastro é gratuito.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2008 08:06:00 PM | | | Voltar


Pedro Gutiérrez discute ofício em Porto Alegre

O escritor cubano Pedro Juan Gutiérrez, 58, raramente deixa o bairro em que vive, na região central da capital cubana. Porém, muitas vezes, quando o faz, é para para falar desse mesmo local, que inspirou sua obra mais famosa, a "Trilogia Suja de Havana". O livro completa neste ano seu décimo aniversário, e ganha uma nova edição brasileira, pela Alfaguara.
Hoje, às 19h30, o autor participa da série de palestras "Fronteiras Braskem do Pensamento", na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Amanhã, estará em São Paulo para se apresentar no auditório da Pinacoteca (praça da Luz, 2), às 20h, com vagas limitadas. No evento gaúcho, o autor divide a noite com Fabrício Carpinejar. Em ambos, o tema será o ofício do escritor.
Gutiérrez disse à Folha que não consegue explicar o sucesso de seu livro, hoje traduzido para mais de 20 línguas, e que sua matéria-prima já se esgotou. "Já não consigo mais escrever sobre o lugar em que vivo." Curiosamente, o Brasil pode ser o tema de seu próximo romance. "Quero conhecer Manaus e escrever sobre a idéia de ir até lá."
(SYLVIA COLOMBO)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2008 08:03:00 PM | | | Voltar


O caminho de Abraão, um caminho para o outro

Abrir a mente para novas falas, a alma para abrigar o “outro”, libertar-se de convenções e de formatos preestabelecidos, enfim, tirar os sapatos, que protegem o homem, mas também isolam e evitam o contato com um chão de muitas verdades e possibilidades. Foi traçando a rota seguida por Abraão, patriarca das três religiões monoteístas – cristianismo, judaísmo e islamismo – que o rabino Nilton Bonder, com os pés no chão, aprendeu que mais importante que o destino da viagem é o caminho percorrido. Em 2006, Bonder foi convidado a participar, ao lado de 23 representantes de diferentes países e religiões, de uma peregrinação pelo Oriente Médio: é O Caminho de Abraão, projeto do Departamento de Mediação de Conflitos da Universidade de Harvard, que visa a apoiar a abertura de uma extensa rota de turismo histórico e cultural para refazer a jornada deste importante personagem pela região - que vive em tensão permanente - há cerca de quatro mil anos. Em Tirando os sapatos, o rabino relata suas experiências durante a caminhada.

Também foi por meio desta convivência que Bonder ouviu teorias interessantes como a de que os conflitos religiosos no Oriente Médio teriam uma explicação geológica, segundo uma profissional de Harvard: a área é uma área turbulenta, incluindo o Mar Morto, a região mais baixa do planeta. Ali ocorrem muitas movimentações tectônicas devido à presença de um cinturão sísmico. Curiosamente, todas as regiões do mundo com movimentos tectônicos são áreas de alta espiritualidade: a Califórnia, os Andes, o México, o Himalaia. Áreas geologicamente instáveis ativam, no ser humano, a necessidade espiritual. A estabilidade traz acomodação.

Com 1.200 quilômetros, a rota tem início nas ruínas de Haran, na Turquia, local onde, acredita-se, o patriarca ouviu pela primeira vez o chamado de Deus. E se estende por todo o Oriente Médio, incluindo cidades históricas como Alepo, Damasco, Jericó, Nablus, Belém e Jerusalém, e regiões de grande riqueza natural e cultural como as colinas do Líbano, a região de Ajloun da Jordânia e o deserto de Grajev, em Israel. No trajeto, encontram-se alguns dos locais mais sagrados do mundo. O ponto alto é a cidade de Hebron/ Al Khalil, local do túmulo de Abraão. Futuramente, o caminho será estendido para englobar as idas e vindas de Abraão rumo ao Egito, Iraque e, para os muçulmanos, Meca, na Arábia Saudita. O Caminho de Abraão é um projeto em andamento e mais informações podem ser encontradas em www.abrahampath.org.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2008 02:45:00 PM | | | Voltar


Rabino Nilton Bonder lança livro

Nesta quarta-feira, 15 de outubro, às 19h30, o rabino Nilton Bonder lança, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Rua Afrânio de Melo Franco, 290, Lj. 205. Rio de Janeiro/RJ), Tirando os sapatos, primeiro livro sobre o Caminho de Abraão. Na quinta-feira, dia 16, às 19h, a obra será lançada pelo escritor no Centro da Cultura Judaica, em São Paulo (Rua Oscar Freire, 2.500 - SP).

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2008 02:37:00 PM | | | Voltar


Sem poeira, sebo online atrai novos e velhos leitores

O Estado de São Paulo - 12/10/2008 - por Roberta Pennafort
Amados por colecionadores, os sebos sempre foram vistos pelo leitor comum como lugares empoeirados, com livros fora de ordem, onde só se encontram os títulos desejados depois de muita procura. No Rio, embora sebos tradicionais tenham fechado nos últimos anos, o mercado de livros usados ou raros se mantém quente. A internet, que já reúne bons acervos há alguns anos, ajuda a aquecê-lo ainda mais. Em portais especializados, é possível encontrar as publicações desejadas sem espirrar nem ter trabalho. O Estante Virtual, o pioneiro e mais conhecido deles, disponibiliza informações sobre acervos de mais de mil sebos, distribuídos por 200 e tantos municípios brasileiros. Neste domingo, comemorou seu terceiro aniversário, com marca superior a 3 milhões de livros disponíveis para compra. O Estante fica com 5% do valor do pedido, que pode variar de R$ 5 a cifras altas, pagas por edições raras. Com a venda diária de 3 mil livros, o faturamento do site já chega a R$ 1 milhão por mês. Também é cobrada uma mensalidade de cada estabelecimento cadastrado no portal e todos têm de oferecer pelo menos 40% de desconto sobre o preço de capa. Histórias de sucesso como a do Estante Virtual começam, aos poucos, a surgir na internet. Criado há um ano, o Sebos OnLine anuncia também vinis, CD´s, revistas, gibis e fitas em VHS usados. O Gojaba nasceu em fevereiro na Rússia e na Suécia e, em junho, chegou ao Brasil e à Polônia. O internauta brasileiro pode comprar de sebos desses e de outros países.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2008 02:34:00 PM | | | Voltar


Brasil marca presença na Feira do Livro de Frankfurt

Dezenove empresas brasileiras, através do convênio Brazil Rights, vão participar nesta semana, de 15 a 19 de outubro, daquele que é considerado o maior evento literário do mundo – a Feira do Livro de Frankfurt. A 60ª edição da mostra reunirá mais de 7 mil expositores, oriundos de 100 países. O Brazil Rights foi assinado em julho deste ano, entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e recebeu inscrições de 43 editoras. As editoras brasileiras vão à feira em busca de compra e venda de direitos autorais, principal negócio que o evento origina. O estande do Brasil terá uma área de 108 m², onde estarão expostos mais de 1.800 títulos e 6.400 exemplares. A participação em Frankfurt é a primeira grande ação do convênio para difusão do livro brasileiro no mercado internacional. Outras atividades com este objetivo estão previstas, como a venda de direitos autorais, participação em eventos internacionais e programas de incentivo às exportações. Para a presidente da CBL, Rosely Boschini, a ação representa o primeiro passo para inserção do livro brasileiro no mercado internacional de forma mais profissional. “Historicamente, as editoras brasileiras compram mais direitos autorais do que vendem. Entre outras propostas, o convênio pretende modificar esse cenário”, explica.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/13/2008 02:30:00 PM | | | Voltar

·······