Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Noga Lubicz Sklar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O seu é o limite

por Noga Lubicz Sklar *
publicado em 13/10/2008.

"EU TENHO LOÇÃO DE RIDÍCULO", declara em alto e bom som Josirene da Silva - a mulata burra e bunduda do cabelo duro e nariz achatado de Black Music - ao seu interlocutor indeterminado: eu? você? ela mesma segundo alguns?, num clássico fluxo funkado de consciência, derramado e truncado e gritado, belamente intensificado nas letras garrafais que atravessam as 37 páginas finais do livro. Com a breve exceção de um trecho em minúsculas sussurrado, confirmando com isso uma velha conhecida regra de todo internauta no estilo adotado. Mas ops. Peraí. O sujeito a quem se dirige (falando mais de sexo, mas também de outros encontros) é fatalmente um desnomeado do sexo masculino, como indica um eventual "meu querido" que logo de cara me exclui, pelo menos emocionalmente, da caudalosa parada impressionista. Ou impressionante. Do acalorado conflito musical resultante, em ritmo de um rap louro alucinante, nem Duque Elintão escapa, tá ligado? "Zoou comigo, acaba no microonda".

O maltrato intencional da língua - que embora bastante intenso me tenha soado assim, ainda um pouco hesitante - não é nem de longe a coisa mais marcante do novo romance de Arthur Dapieve, que a bem da complexidade da trama e do número reduzido de páginas eu diria melhor: uma novela sem polícia, sim, é na ausência infecciosa, cotidiana e contagiosa da própria nos bairros decadentes da nossa cidade, no espaço deixado vago, desproporcional ao amor esperado dos pais pelo precoce garoto jazzista deles, seqüestrado no início do texto (o assustado neto de 13 anos de uma nega chamada Tereza) - e envolvendo, sendo a vítima no caso um americano, até mesmo o (in)falível FBI - que a história do livro toma corpo, ritmo e probabilidade.

No mais, é uma boa e inesperada distorção da já observada trama por três triviais e variados estilos de ação, reflexão, pontos de vista e pretensões de artista, só que aqui de uma forma incomum no tempo decorrido para construir, em três capítulos de vida quase própria, a curta cronologia de um drama favelado com toques de Síndrome de Estocolmo.

Sim. Há vida vibrante de uma ponta à outra deste recém-publicado romance carioca cujo tom frenético te arrebata logo às primeiras páginas de nem tanto disso nem tanto daquilo chamando a atenção de quase ninguém, numa longa frase ininterrupta onde um pequeno detalhe solto (entre parênteses) é o que conecta o rabo à cabeça, isto é, o detalhe à investigação que esclarece o crime e com isso precipita a sangrenta intervenção fatal, diz aí: é tudo máscara? Ou mera invenção?

O que nos falta à rotina em terrorismo nacionalista certamente nos sobra no gosto assumido por este noticiário extremista, pleno de diário terror. Triste cidade. De um jeito ou de outro, ninguém é mais avesso do que eu à onda de violência que infelizmente não só permeia, mas a bem da verdade tem dominado a nossa mais recente literatura. E se a escrita é da boa como aqui é o caso, dói na poltrona quase tanto quanto dói na rua.

O que me leva a optar, na leitura, pela mais corrompida apreciação intelectiva da linguagem registrada do povo, não-revisada em tradução criativa, e me pergunto: terá sido esta prática da arte de escrever, já tão regular entre nós, incluída de alguma forma na nova reforma ortográfica? Duvido.

***


E mudando um pouco de assunto enquanto me limito, por simples apego e franca desinformação, admito, a deplorar na composição de um texto o enterro definitivo da trema e de outros compromissos, confesso um imenso estranhamento com certas ousadias coloquiais do idioma impresso, como na crônica do Globo Digital: cerumano, Cora Rónai? O que foi isso? Estranho. Tudo muito estranho.

Sobre o Autor

Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.

Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


A mediocridade televisiva, por Carol Westphalen.

Para não dizer que não falei de Curitiba, por Silas Corrêa Leite.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos