RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

16 de fevereiro de 2008

Mapas para todos os caminhos da Biblia

Ainda no mundo dos livros, para saber onde se passam as histórias da Bíblia, há o BibleMap. Dá para navegar por livro e capítulo.

Via: Gabriela Zago em janeiro 26, 2008 9:04 PM | Permalink

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/16/2008 09:02:00 PM | | | Voltar


Futuro 2.0: um mundo sem advogados?

Richard Susskind, professor e consultor britânico na área de tecnologia da informação, autor do livro "The future of Law", lançou a hipótese polêmica de que, em um prazo de 100 anos, a profissão de advogado já não existirá mais. A idéia é a de que a mercantilização da função, aliada à popularização das tecnologias de informação e aprimoramento das redes colaborativas online, estariam fazendo com que a profissão caminhe rumo à obsolescência e à desnecessidade.

Muitos advogados têm criticado a previsão de Susskind de que a advocacia está com seus dias contados. Entretanto, como aponta Suzana Cohen, no Bricolagem High Tech, "O que grande parte das pessoas não leva em conta, no entanto, é que essa previsão a respeito do "fim do advogado" deve ser vista como a profissão em seus MOLDES ATUAIS". Ou seja: o advogado não vai desaparecer, sumir do mapa. Mas sua atuação tem grandes chances de sofrer transformações drásticas por conta do potencial de colaboração advindo da Web 2.0.

O questionamento de Richard Susskind sobre o fim dos advogados virá na obra "The End of Lawyers?", prevista para ser lançada ainda este ano. Enquanto o livro não fica pronto, é possível acompanhar um suplemento especial do Times Online para discussão do tema. Sínteses de trechos da obra podem ser conferidos no espaço, além da opinião de outros profissionais - advogados ou não. (Gabriela Zago em fevereiro 14, 2008 9:42 PM | Permalink)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/16/2008 08:56:00 PM | | | Voltar


Gosta de escrever?

Dez universidades americanas oferecem cursos gratuitos online para aqueles que querem aprender a escrever. Cursos de prosa acadêmica, Shakespeare, ficção, poesia, leitura, roteiro, e até escrever para a web. A maior limitação é que esses cursos são em inglês. Mas se você já sabe inglês e tem vontade, aproveite. Veja a lista.

10 Universities Offering Free Writing Courses Online

Whether you are currently writing professionally or are looking to break into the field, formal writing courses can help you to hone your skills. If you don't have the money or the time for campus-based courses, there are plenty of universities offering free writing courses online.

Via: Omedi

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/16/2008 08:11:00 PM | | | Voltar


MEDO LIQUIDO, lançamento de Bauman

O ser humano vive hoje em meio a uma ansiedade constante. Temos medo de perder o emprego, medo da violência urbana, do terrorismo, medo de ficar sem o amor do parceiro, da exclusão. O resultado? Temos que nos atualizar sempre e acumular conhecimentos, circulamos dentro de shopping centers, dirigimos carros blindados, vivemos em condomínios fechados. O medo é uma das marcas do nosso tempo. Em seu novo livro, Bauman faz mais um estudo singular sobre a vida contemporânea e revela um inventário dos medos atuais.
O autor mapeia as origens comuns das ansiedades na modernidade líquida e examina mecanismos que possam deter a influência do medo sobre as nossas vidas.
Segundo Bauman, as certezas da modernidade sólida se foram, e, com isso, a utopia do controle sobre os mundos social, econômico e natural desmoronou. Em mais um estudo singular sobre a vida contemporânea, Bauman divide com o leitor suas análises sobre o tema.

LINKS RELACIONADOS

  1. Tempo Social: entrevista com Zygmunt Bauman
  2. Metáfora da fluidez
  3. "Auto-ajuda é uma pizza", Nilton Bonder
  4. O "capitão" vende cerveja: 'MATA QUEM?'
  5. O Conceito de “Pós-Moderno” ainda é atual?
  6. O fim do mundo sob a ótica filosófica

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/16/2008 06:41:00 PM | | | Voltar


CARTA A D. - HISTORIA DE UM AMOR

Este é o último livro do filósofo francês André Gorz, escrito para homenagear sua mulher, Dorine, com quem partilhou a vida por quase sessenta anos. O casal cometeu suicIdio em 22 de setembro de 2007; os corpos foram encontrados um ao lado do outro, e um cartaz, na porta de sua casa, pedindo que a polícia fosse avisada. Gorz, discípulo de Sartre e co-fundador do 'Le Nouvel Observateur', era um crítico radical da mercantilização das relações sociais, contrário à crença no trabalho assalariado, além de ser autor de vários livros sobre ecologia. Desde o início da década de 90 vivia em retiro com a mulher, que sofria, há anos, de uma doença degenerativa. Os dois viveram uma grande história de amor e companheirismo, após terem se conhecido em Lausanne, numa noite de neve, em outubro de 1947. Desde então, nunca mais se separaram.

Eis como começa o livro, escrito em 2006.

Você está para fazer oitenta e dois anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que quarenta e cinco quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz cinqüenta e dois anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca. De novo, carrego no fundo do meu peito um vazio devorador que somente o calor do seu corpo contra o meu é capaz de preencher.

O parágrafo foi bastante lembrado no fim do ano passado, quando veio a notícia de André Gorz e sua mulher, Dorine, suicidaram-se. Ela sofria de uma doença degenerativa há muitos anos. Eles se conheceram em 1947.

Eu despi o seu corpo com cautela. Descobri, miraculosa coincidência do real com o imaginário, a Vênus de Milo tornada carne. O brilho nacarado do pescoço iluminava o seu rosto. Mudo, contemplei longamente esse milagre de vigor e de doçura.

Entra em discussão o tema do casamento.

Eu tinha objeções de princípio, ideológicas. Para mim o casamento era uma instituição burguesa; eu considerava que ele codificava juridicamente e socializava uma relação que, sendo de amor, ligava duas pessoas no que elas tinham de menos social [...] Eu dizia: “O que nos prova que, em dez ou vinte anos, nosso pacto para a vida inteira corresponderá ao desejo do que teremos nos tornado?”

A sua reposta era incontornável: “Se você se une a alguém para a vida inteira, os dois estão pondo em comum sua vida e deixarão de fazer o que divide ou contraria a união. A construção do casal é um projeto comum aos dois, e vocês nunca terminarão de confirmá-lo, de adaptá-lo e de reorientá-lo em função das situações que forem mudando. Nós seremos o que fizermos juntos”. Era quase Sartre.

Naturalmente, o segredo está no sentido que se atribui ao termo “adaptá-lo”. Sartre e Simone de Beauvoir construíram uma vida em comum que se “adaptou” aos inúmeros casos que ambos tiveram fora da relação. O problema começa quando há desacordo a respeito das formas com que cada um dos cônjuges concebe a “adaptação”. É muito provável que um dos lados “se adapte” mais do que o outro... (MARCELO COELHO)

CARTA A D. - HISTORIA DE UM AMOR

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/16/2008 05:37:00 PM | | | Voltar


Amos Oz: The Bitter Taste of Dreams Come True

Author Amos Oz speaks on Israel and Palestine, the dream of Zionism and how politicians listen to artists and then forget everything they're told.

Amos Oz is an Israeli author of international acclaim whose works have been translated into more than 45 languages. In May, along with playwright Tom Stoppard and former U.S. vice president Al Gore, he will receive the Dan David Award, totaling $3 million. Oz, 69, who teaches literature at Ben Gurion University in southern Israel, was cited by the judges for "portraying historical events while emphasizing the individual and for personal exploration of the tragic conflict between two nations." A founding member of the Peace Now Movement, Oz has always been at the forefront of the Israeli struggle for identity and a staunch advocate of a two-state solution. He recently spoke to NEWSWEEK's Joanna Chen at his home in Tel Aviv about literature, politics and voices of the dead that won't go away.

* image: Israeli author Amos Oz in Arad in southern Israel last year

By Joanna Chen | Newsweek Web Exclusive
Feb 14, 2008 | Updated: 5:49 p.m. ET Feb 14, 2008

http://www.newsweek.com/id/111803/page/1

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/16/2008 05:12:00 PM | | | Voltar


AOS MEUS AMIGOS

'Aos meus amigos' tem como tema central um dos principais da literatura de todos os tempos - a amizade. A amizade, porém, se aqui rima com 'fraternidade e solidariedade', não rima necessariamente com felicidade. A história do romance, baseada em fatos reais da vida da autora, se articula em torno de um leito de morte. Na verdade, de um leito de suicídio, o do escritor e publicitário Leo (inspirado em Décio Bar, amigo da escritora, a quem o romance é dedicado). É o seu suicídio que, no agitado ano de 1989, mobilizará a retomada da 'velha turma', que vivera intensamente os ideais da esquerda nos anos da ditadura militar brasileira (1964-1985). Um reencontro feito também de desencontros, inclusive políticos. Após o suicídio de Leo, seus amigos reúnem-se para velar o corpo e tentar manter viva sua memória, enquanto procuram os originais de um livro que teria deixado. Romance ágil, grandemente baseado em diálogos, mais do que em descrições, os fatos e personagens são, então, construídos e reconstruídos por referências e reminiscências, como nas conversas reais. É a palavra falada, enfim, que reina no romance, assim como na vida.

Não perca da entrevista da autora na JOVEM PAN

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/16/2008 04:58:00 PM | | | Voltar


Maria Adelaide Amaral fala na Jovem Pan

O jornalista José Armando Vannucci entrevista na Rádio Jovem Pan, segunda-feira, 18 de fevereiro, ao vivo, a escritora e autora Maria Adelaide Amaral, de "Queridos Amigos", minissérie que estréia no mesmo dia na TV Globo.

A minissérie é uma adaptação do romance “Aos Meus Amigos”, publicado em 1992 de sua própria autoria e dedicado ao jornalista Décio Bar. Maria Adelaide o escreveu a partir da enorme necessidade que sentiu de contar as vivências dos amigos e da própria geração.

A entrevista será às 10h10, no "Jornal de Serviço" da Rádio Jovem Pan.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/16/2008 04:53:00 PM | | | Voltar


Lançamentos: Histórias de Onça

Lançamentos A obra será lançada em dois dias: o primeiro será na Biblioteca Municipal Vicente Paulo Guimarães (São Paulo-SP), em 21 de fevereiro, a partir das 14 horas, quando haverá um encontro de contadores de histórias, além da tarde de autógrafos com Ruth Guimarães. O segundo será no Zoológico Municipal de Guarulhos (SP), no dia 22 de fevereiro, às 12 horas: esta será uma parte de um grande evento que acontecerá durante todo o dia, o I Encontro de Contadores de Histórias - Guarulhos tem Biodiversidade.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/16/2008 04:47:00 PM | | | Voltar


Coleção resgata a figura do contador de histórias

Assinada por Ruth Guimarães, série de contos ligados à cultura brasileira terá o lançamento de sua primeira obra nos dias 21 e 22 de fevereiro, em eventos na Biblioteca Municipal Vicente Paulo Guimarães e no Zoológico de Guarulhos

Um dos maiores animais da fauna brasileira agora é também nome de livro destinado aos públicos infantil e infanto-juvenil. Histórias de Onça é a primeira obra da coleção Projeto Macunaíma, que está sendo elaborada pela Usina de Idéias Editora, com a autoria de Ruth Guimarães, um dos nomes mais importantes da literatura regional brasileira.

Em uma era dominada pelos meios eletrônicos de massa, esta coleção procura resgatar a figura do contador de histórias, do adulto que fala com a criança e que a coloca em contato com a nossa raiz cultural. “É fundamental contar, ler e narrar contos folclóricos universais, mas é mais importante ainda que saibamos as histórias brasileiras que integram a nossa cultura, o nosso pensar, agir, sentir e fazer de brasileiros. São lições profundas, verdadeiras e indispensáveis de brasilidade”, destaca a autora.

Depois de Histórias de Onça, outras oito obras serão lançadas até 2009, e comercializadas pela internet, através do site www.bazardaspalavras.com.br . Toda a coleção trata da fauna do Brasil, como uma maneira de já despertar nas crianças não só aspectos ligados ao folclore e à cultura nacional, mas também à valorização de outros assuntos bastante discutidos atualmente, como biodiversidade, ecologia e meio ambiente.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/16/2008 04:45:00 PM | | | Voltar

·······

15 de fevereiro de 2008

Chega ao mercado brasileiro a ProLíbera Editora

Chega ao mercado brasileiro a ProLíbera Editora que apoiada no tripé: pensar, sentir e agir, pretende atuar de maneira diferenciada, levando ao público não apenas novas obras literárias de ficção e não ficção, mas provocar o questionamento e a articulação de novas idéias. Destina-se a criar também um canal de expressão por onde o leitor poderá vivenciar e ampliar as reflexões propostas pelo conteúdo de suas publicações, de forma atuante, através de encontros, debates, seminários e eventos. Para sua estréia foi escolhida uma obra que já vendeu mais de 100 mil cópias e foi publicada em vários países, como Itália, Grécia, Turquia, Inglaterra, Alemanha e Romênia, A Escola dos Deuses, do italiano Stefano Elio D´Anna, economista, sociólogo e empresário.

Com o respaldo de 20 anos de experiência profissional de sua publisher/editora, Júlia Bárány Yaari, ex sócia-fundadora da Editora Mercuryo, a ProLíbera nasce como uma ação do Instituto ProLíbera, organização não-governamental, que tem como proposta reunir pessoas, livre de ideologias, doutrinas, sectarismos ou partidarismos, para debater e incentivar as diversas possibilidades do crescimento humano, no âmbito científico e comportamental.

Mais informações sobre a editora poderão ser encontradas nos sites www.proliberaeditora.com.br.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 07:55:00 PM | | | Voltar


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 07:47:00 PM | | | Voltar


'Anti-semitismo nas universidades' é o tema da palestra da Prof. Anita Novinsky

A profa. Anita Novinsky vai realizar a palestra "Anti-semitismo nas universidades” durante o “Fórum mundial sobre anti-semitismo”, que acontecerá nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Israel, sob os auspícios do Ministerio de Relações Exteriores, com a participação de especialistas europeus e norte-americanos.

Anita Novinsky lançou o livro "Gabinete de investigação: uma "caça" aos judeus sem precedentes" (editora Humanitas) no último dia 11 de fevereiro, na Livraria da Cultura (São Paulo).

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 07:32:00 PM | | | Voltar


'A Idiossincrasia Hilstiana', tema da palestra com Fernanda Massebeuf

Hilda Hilst sempre alimentou o desejo de tornar-se escritora, de ser alguém na literatura para mostrar a seu pai o quanto ela era deslumbrante, como ela mesma dizia. Mulher de personalidade forte, culta, rebelde, transgressora de normas sociais e irreverente que escreveu uma poesia que arde de desejo e tem sede de conhecimento, de engajamento dos sentidos, do corpo, e a busca de sua transcendência. A poeta está em busca de si mesma, busca de cunho feminino para tentar encontrar Deus e respostas para a inquietude do ser, a finitude.

Terça-feira, 19 de fevereiro, de 19:30
"A Idiossincrasia Hilstiana"
com a pesquisadora Fernanda Massebeuf

Fernanda Massebeuf é graduada em LLCE (Língua, Literatura e Civilização Estrangeira) pela Universidade Sorbonne - Paris IV. Realiza atualmente um mestrado a fim de se especializar em literatura brasileira, desenvolvendo estudo sobre a poesia de Hilda Hilst.

QUIXOTE LIVRARIA
RUA FERNANDES TOURINHO, 274.
SAVASSI - BELO HORIZONTE

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 07:19:00 PM | | | Voltar


Espinhos e Escorpiões, por Amós Oz.

Raiva, frustração e impaciência estão cada vez mais tomando os israelenses. Não podemos cair na armadilha que o Hamas nos está preparando - de que deveríamos enviar nossos soldados a Gaza.
Porque o número de baixas numa invasão terrestre de Gaza seria muito maior do que o causado pelos mísseis Qassam nos últimos sete anos. Porque durante cinco, entre esses sete anos em que eles foram disparados, nós controlávamos toda a Faixa de Gaza. E centenas de foguetes foram lançados em Sderot do mesmo jeito, somados a repetidos ataques sangrentos contra os colonos israelenses que viviam ali. Parece que nos esquecemos disso...  +++++

(*) AMÓS OZ é um premiado escritor israelense e um dos fundadores do Movimento PAZ AGORA. Original publicado no Globe & Mail/AFP em 14|02|2008 e traduzido pelo PAZ AGORA|BR

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 07:04:00 PM | | | Voltar


Sebo ao ar livre é (o) do Catete

O Globo - 15/02/2008 - por João Sette Camara
Às vezes, as coisas estão bem diante de nosso nariz e demoramos séculos para percebê-las. Este é o caso de meu assunto de hoje, um lugar do qual sou freguês há tempo, mas só agora me dei conta de que é um perfeito programa durango: a feira de livros e discos do Catete, no Rio. Durante toda a semana, as calçadas da Rua do Catete, do Largo do Machado até o Museu da República, ficam tomadas por camelôs que vendem de um tudo. Sexta-feira e sábado, as calçadas ficam tomadas por vendedores de livros e discos usados, como num enorme e informal sebo a céu aberto. O acervo à venda, de primeira qualidade, torna-se ainda mais atraente por causa dos preços: tudo custa entre R$ 2 e R$ 10, com exceção de discos muito raros, ou grandes coleções de livros com capa dura.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 02:23:00 PM | | | Voltar


Vozes, Cultura e filosofia para todos os níveis

PublishNews - 15/02/2008
No próximo dia 25/02, às 19h30, a Livraria Cultura (Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2.073 - SP - Tel: 11-3170-4033) e a Editora Vozes promovem noite de lançamento, autógrafo e palestra, no estilo do programa "Café Filosófico", com o escritor Mario Sergio Cortella. A palestra será totalmente aberta à participação do público e o autor se propõe a debater filosofia com a platéia seguindo a temática de seu livro Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre ética e gestão, obra recém chegada ao mercado e que tem agora seu lançamento oficial em São Paulo.


Mario Sergio Cortella
Duração: 03:30

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 02:21:00 PM | | | Voltar


Pouso

Folha de S. Paulo - 15/02/2008 - por Mônica Bergamo
A editora Cosac Naify contratou Cassiano Elek Machado para o cargo de diretor editorial. Segundo Mônica Bergamo, ele deixa a revista "Piauí", no Rio, e volta a morar em São Paulo. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 02:15:00 PM | | | Voltar


A corrida começa neste sábado

Editores e escritores poderão fazer a inscrição de suas obras a partir de amanhã (16/02), quando site do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa será atualizado para a edição 2008. Os interessados terão até o dia 30/03 para preencher a ficha de requerimento de inscrição no site e enviar quatro exemplares do(s) livro(s) para Portugal Telecom Brasil (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2277 - 15o andar - CEP 01452-000 - SP). A primeira etapa será formadado por um Júri Inicial, que elege entre 22/04 e 30/05, os 50 primeiros concorrentes - sendo que, no máximo, 90% das obras devem ser originalmente editadas no Brasil e, no mínimo, 10% das obras devem ser originalmente editadas no exterior.

Desde 2007, o Prêmio Portugal Telecom estendeu-se a todos os livros escritos em língua portuguesa editados no Brasil, garantindo maior intercâmbio literário entre os países lusófonos. Podem concorrer:

1.    romance, conto, poesia, crônica, dramaturgia, biografia ou autobiografia;
2.    escritos originalmente em língua portuguesa;
3.    em primeira edição no Brasil de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2007;
4.    em primeira edição no exterior entre 1º de janeiro de 2004 e 31 de dezembro de 2007, desde que tenham sido editados no Brasil em 2007.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 02:08:00 PM | | | Voltar


PALESTRA INÉDITA SOBRE SOCIEDADES SECRETAS

A Oficina de Produção e Estudos de Literatura Fantástica (OPELF) foi inaugurada em janeiro de 2008 com dois eventos incríveis que ocorreram nas livrarias Martins Fontes e Saraiva Megastore do Shopping Pátio Paulista. A partir de fevereiro, todos os meses, a oficina estará na Saraiva Megastore mostrando em palestras exclusivas um pouco do mundo da literatura fantástica nacional e internacional.
E para este primeiro encontro o jornalista e escritor Sérgio Pereira Couto o convida a adentrar o mundo de conspirações e segredos que cercam as sociedades secretas. A partir das sociedades mais conhecidas, citadas em seu best-seller Sociedades Secretas (Universo dos Livros), com mais de 70 mil exemplares vendidos, Sérgio levará o público a uma visita pelos meandros desses e de outros grupos.

Na palestra você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre Illuminati, Priorado de Sião, Maçonaria, Teosofia, Templários e Rosacruz. Todas sociedades secretas bem conhecidas. Mas e quanto à Skull and Bones, à sufistas, ao culto do pavão, ao culto da serpente? Quem conhece a P2, a loja maçônica mais perigosa do mundo? Venha conhecer o misterioso mundo das sociedades secretas numa super-palestra e se prepare para segredos que nem O Código da Vinci ousou revelar! Com exibição de vídeos e palestra simultânea. (Sérgio Pereira Couto)

Anote na sua agenda:
24/02/2008, Domingo
Horário: a partir das 16h00
Local: Livraria Saraiva Megastore - Espaço Mário de Andrade
Endereço: Shopping Pátio Paulista - Rua Treze de Maio, 1947
Com exibição de documentário inédito sobre maçonaria.
Maiores informações no site www.opelf.org

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 01:57:00 PM | | | Voltar


Lançamento literário desperta pensamento crítico no leitor

Obra da Editora Novo Conceito mostra que a reflexão é relevante no processo de desenvolvimento intelectual, embora pouco estimulada na educação tradicional

São Paulo – Desde a fase inicial de aprendizagem escolar até a juventude, as pessoas são culturalmente motivadas a aprender sobre tudo que lhes cerca – história, cultura, geografia, matemática. Tudo é lecionado para preparar o aluno no ingresso ao competitivo mercado de trabalho. Mas algo muito importante costuma ser deixado de lado. O exercício do pensamento crítico é matéria ausente nas grades escolares e faz com que o aluno e futuro cidadão tenha como verdade todas as leis, teorias e informações disponibilizadas pelos seus professores.

É esta a crítica que Alec Fisher faz em “A Lógica dos Verdadeiros Argumentos”, que traz uma maneira alternativa de raciocinar sobre as informações recebidas a todo instante e avaliar as evidências teóricas e clássicas já existentes sobre filosofia, política, mundo, cultura e até sobre a existência de Deus. Como afirma Fisher: “Aprendemos quase tudo o que sabemos de professores e especialistas. [...] no entanto, há a possibilidade de se confiar excessivamente nos especialistas, e essa abordagem ao ensino e ao conhecimento tende a encorajar uma postura de passividade e receptividade, ao invés de uma postura de inventividade e imaginação”.

Em suas 332 páginas, são feitas revisões de diversas reportagens publicadas na mídia sobre assuntos verídicos e marcantes de diferentes épocas, além de uma reconsideração pessoal do autor sobre citações de importantes pensadores como Thomas Malthus, Caspar Weinberger e Karl Marx.

O leitor vai encontrar ainda muitos testes e exercícios que o levam a praticar uma reflexão crítica, pois o autor garante que toda informação recebida posteriormente a esta leitura passará por uma seleção refinada antes de ser tomada como verdade.

A Lógica dos Verdadeiros Argumentos” é indicado para professores que desejam praticar um método de ensino alternativo aos seus aprendizes, fazendo com que eles tenham percepções críticas sobre as matérias estudadas ao longo de seu campo de estudo. É indicado também para os estudantes que não apenas desejam incorporar as mensagens transmitidas pelos seus docentes diariamente, mas que pretendem ir mais além destes ensinamentos.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/15/2008 01:49:00 PM | | | Voltar

·······

13 de fevereiro de 2008

Homem é preso após assaltar rabino com arma de brinquedo em SP

Na segunda-feira (dia 11 de fevereiro), o rabino Adam Abraham Iliovits, de 67 anos foi vítima de assalto em São Paulo. Morador da Rua Haddock Lobo, nos Jardins, ele foi rendido por volta de 21h por três homens armados. Em hebraico, pelo celular, ele pediu "socorro". O amigo então chamou a polícia. A Polícia Militar cercou a casa minutos depois, mas os bandidos haviam fugido com eletroeletrônicos, relógios, R$ 3 mil, US$ 200 e talões de cheque. Um dos criminosos foi preso nas imediações da casa com uma arma de brinquedo. O rabino chegou a ter as mãos amarradas e foi ferido com uma coronhada.
Reinaldo Rodrigues aproveitou o chapéu do rabino e, fingindo ser judeu, tentou escapar. Depois de caminhar cerca de 300 metros, o sargento da Polícia Militar, André Mario Destro, que é espírita, e tinha conhecimentos de judaísmo, reconheceu a farsa e prendeu o bandido. De acordo com ele, alguns detalhes "entregaram" o bandido: além do chapéu, que estava largo, o criminoso usava um terno claro e os ortodoxos usam vestimentas escuras. Não tinha barba nem peiót. E ainda, nervoso, transpirava muito.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u371542.shtml

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 08:46:00 PM | | | Voltar


Livros por toda a ilha

PublishNews - 13/02/2008
A festa cubana do livro começa hoje (13/02) e vai até 24/02. Para quem não conhece a dimensão do evento, é bom lembrar que no ano passado a XVII Feira Internacional do Livro de Havana foi visitada por nada menos que 5 milhões de pessoas que adquiriram cerca de 5 milhões de livros em toda a ilha. Organizada na capital de Cuba e em mais 39 cidades, a feira este ano terá como tema: "Ler é crescer". Contará com a presença dos autores homenageados Graziella Pogolotti e Antón Arrufat, vencedores de prêmios cubanos de literatura. Já a nação convidada é a Galícia. Informações pelos e-mails feria e promocion. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 08:19:00 PM | | | Voltar


Projeto quer livros no IR

Blog do Galeno - 13/02/2008 - por Galeno Amorim
No rastro da proposta do ex-senador Roberto Saturnino (PT-RJ), que quer que doações de livros a bibliotecas públicas sejam abatidas do Imposto de Renda, o deputado Fábio Souto (PFL-BA) está tentando criar uma lei para que o dinheiro gasto com a aquisição de livros didáticos seja deduzido do IR. A proposta está sendo analisada pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados, onde será relatada pelo deputado Mussa Dermes (DEM-PI). Segundo Galeno Amorim, também foi parar lá, esta semana, o projeto de Saturnino. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 08:17:00 PM | | | Voltar


Editora vai disponibilizar livros inteiros na internet

O Globo - 13/02/2008 - por André Miranda
A partir da próxima segunda-feira (18/02), a editora HarperCollins vai disponibilizar gratuitamente, em seu site, livros inteiros para serem lidos pelos internautas, como forma de incentivar as vendas. As edições virtuais dos livros vão ficar disponíveis por apenas um mês para que sejam lidas no site. Não serão permitidos downloads, nem a impressão das páginas. Um dos primeiros títulos disponibilizados será A bruxa de Portobello, do brasileiro Paulo Coelho. A editora anunciou que planeja, ainda, permitir que os internautas tenham acesso on line a um livro diferente de Coelho a cada mês, até o fim do ano. A HarperCollins não acredita que a iniciativa vá atrair usuários dispostos a ler o conteúdo inteiro de um livro na internet. Pelo contrário. A meta é que, ao "dar o gostinho" aos leitores, eles se sintam impelidos a comprar uma obra. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 08:15:00 PM | | | Voltar


Guimarães Rosa na roda

PublishNews - 13/02/2008
O Café Literário Bravo e o Centro da Cultura Judaica propõe o debate de um tema pautado pela revista. Neste primeiro encontro, a professora Walnice Nogueira Galvão e o jornalista René Daniel Decol conversam sobre o diário de Guimarães Rosa. O debate, que acontece no dia 14/02 às 20h30, terá a participação especial de Élida Marques e o grupo Ler é Uma Viagem. No encontro os participantes poderão ainda se deliciar com um buffet de chá elaborado pela chef Simone Chevis a partir das 19h30 (R$12 por pessoa). O Centro de Cultura Judaica fica na Rua Oscar Freire, 2.500, no Sumaré em São Paulo. Informações pelo telefone 11-3065-4333. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 08:12:00 PM | | | Voltar


A hora do espanto

Folha de S. Paulo - 13/02/2008 - por Mônica Bergamo
Paulo Coelho guarda, em sua caixa de e-mails, mais de 10 mil mensagens que recebeu quando apoiou a candidatura de Lula à Presidência, em 2006. Destas, 9 mil são de protestos. A história estará na biografia que Fernando Morais está fazendo sobre o mago. Morais colocou um ponto final no livro, de 663 páginas, há poucos dias e já enviou os originais à editora Planeta e à Sant Jordi. Segundo Mônica Bergamo, a obra será lançada em 25 países. >> Leia mais

Pode-se questionar a qualidade literária do escritor, mago, bruxo e etecétera PAULO COELHO, mas louve-se que é corajoso e senhor de suas próprias idéias. Pessoalmente não gosto da literatura mística de PC, mas este artigo publicado na Folha (02/05/2007) o redime. Passei de gostar de Paulo Coelho, talvez sequer venha a ler algum dos seus livros, mas já posso dizer que gosto do Paulo Coelho. Leia o seu corajoso artigo, que está aqui linkado:

LINKS RELACIONADOS

  1. O que é "contexto desfavorável"?
  2. "Pirate Coelho".
  3. Paulo Coelho convida fãs para produzir filme
  4. O jogral de Nossa Senhora, por Paulo Coelho
  5. O estilo não-literário, por Manuel da Costa Pinto
  6. Pancadaria em Paulo Coelho
[nota] Admiro a postura do Paulo Coelho, apesar de não gostar dos seus livros. Ele teve a coragem de se posicionar num momento crítico da história do Brasil. Até então, a última eleição difícil foi a de Collor, era todo mundo contra o Lula, aquele torneiro mecânico inculto e ignorante. A turma do Collor não mediu as conseqüencias para vencer aquelas eleições, a mídia naquela época não estava do lado do metalúrgico. Nestas útlimas eleiçoes, as paixões afloraram como se pudesse haver um day after tenebroso. Paulo Coelho teve coragem, que Roberto Carlos não teve, preferiu não se posicionar, afinal existe um reinado a preservar perante a classe pobre (que não compra cds) que votou no Lula. Realmente acredito que Paulo Coelho tenha levado uma enorme pancadaria, o mago não previu a repercussão do seu depoimento. Aqui no blog, nas poucas manifestações quase imparciais, também leveu muita pancada e xingamento (foi necessário acionar o sistema de moderação dos comentários), imagina quem se manifestou em pleno horário eleitoral. [6/11/2006]

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 08:10:00 PM | | | Voltar


Quem tem medo de Guimarães Rosa?

PublishNews - 13/02/2008 - por Cecília Prada
Comemoraremos, em 27/06 deste ano, o centenário de nascimento de João Guimarães Rosa - o grande escritor brasileiro que, se o destino lhe houvesse permitido viver um pouco mais, traria certamente para o Brasil uma glória há muito sonhada, o Prêmio Nobel de Literatura. Para falar da importância de Guimarães Rosa, entrevistamos uma especialista em sua obra, Suzi Frankl Sperber, professora titular de teoria literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), coordenadora do Lume - Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Teatrais, da mesma instituição, e autora dos livros Caos e cosmos e Guimarães Rosa: signo e sentimento. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 07:49:00 PM | | | Voltar


Distribuição de livros para penitenciárias completa dois meses

Agência Brasil - 12/02/2008 - por Felipe Linhares
A campanha nacional de doação de livros às bibliotecas dos presídios, que completou dois meses ontem (12/02), já recebeu 35 mil exemplares. O projeto da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Movimento Nacional dos Direitos Humanos e o Centro de Produção da Justiça Federal tem o objetivo de auxiliar o sistema carcerário na reeducação de presos e prevenir o crime. Dezoito estados e o Distrito Federal aderiram à campanha. A campanha vai até março, mas pode ser prorrogada. Para saber mais onde doar os livros acesse o site da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/13/2008 07:47:00 PM | | | Voltar

·······

12 de fevereiro de 2008

Salão de Paris convida editores brasileiros

CBL Informa - 12/02/2008
Numa iniciativa da Fundação Biblioteca Nacional, com os apoios da Câmara Brasileira do Livro e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, o Brasil terá representação na edição deste ano do Salão Internacional do Livro de Paris. Marcado para acontecer entre os dias 14 e 19/03, o evento abre espaço para a divulgação de nossos livros em um encontro entre o público e os principais editores franceses. Sendo assim, as editoras interessadas devem mandar, até o dia 15/02, obras de literatura brasileira, dicionários de língua portuguesa e literatura, catálogos e ensaios para a Fundação Biblioteca Nacional, que irá custear o transporte dos livros do Rio de Janeiro para Paris. Devem ser encaminhados três exemplares de cada título, ou catálogo, e até dez títulos por editora. Mais informações pelo telefone 21-2220-1987 ou pelo e-mail cgll@bn.br. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/12/2008 07:34:00 PM | | | Voltar

·······

10 de fevereiro de 2008

Modelos e outros contos, ebook de Leandro Andrade

Modelos e outros contos , como o próprio tíulo anuncia, é o fruto literário do fetiche (por que no dizer tara?) do autor, o cineasta (ele detesta essa palavra, mas...) Leandro Andrade, que espera ficar rico com literatura (diz ele, que dessa vez vai), pelos habitantes do universo fashion (a ala feminina, bem entendido).
O gaúcho, radicado em Santa Catarina, escreve há muito tempo, mas coragem mesmo para mostrar seu talento para o mundo só juntou em 2007, quando, incentivado por caras tão ou mais irresponsáveis que ele, se convenceu de que sabia escrever.
Os 12 contos que integram o livro eletrônico (ebook, em bom português) foram escritos entre 2003 e 2007 e são pequenos pedaços da realidade vistos pela ótica (ligeiramente astigmática) bastante peculiar desse escritor (palavra que ele também evita, porque ofender não vale!).
Alguns dos contos foram publicados anteriormente no site OVERMUNDO e no seu blog literário Contos do Leandróide (leandroide.blogspot.com). O livro tem 30 páginas, design e ilustrações de Tiago Spina, prefácio de Rei I. Mundo e vem no formato paisagem 17x23.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/10/2008 04:12:00 PM | | | Voltar


Gabinete de investigação, lançamento na Livraria Cultura, dia 11/02

A profa. Anita Novinsky vai lançar o livro "Gabinete de investigação: uma "caça" aos judeus sem precedentes" (editora Humanitas) amanhã (dia 11 de fevereiro), às 19:30h, na Livraria da Cultura (São Paulo). Durante o evento, haverá um debate acerca do tema "Reflexões sobre Inquisição e Intolerância", com Boris Fausto (USP) e Renato Mezan (PUC). Informações: (11) 3170-4033.

 


Portugueses e brasileiros, por terem judeus entre seus antepassados, foram durante dois séculos legalmente 'excluídos' de participarem na sociedade e sofreram uma ininterrupta perseguição pelo Santo Oficio da Inquisição.

Para adquirir: clique aqui

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/10/2008 03:13:00 PM | | | Voltar


Ah, se eu soubesse, por Noga Lubicz Sklar

Frase enigmática que por muito tempo intrigou os intérpretes do Ulisses de Joyce, "Women won´t pick up pins. Say it cuts lo." - Mulher não apanha alfinete. Diz que corta o am. (ou em outra opção de tradução, espanta o aman) - esse espanta o aman, ou corta o am, não passa de uma boa mandinga: mulher não apanha alfinete no chão porque espanta o amor, cuts lo(ve), deu pra entender? Bom. Desculpe aí se o mistério acabou de perder a graça.
Ah. Pena que eu não soubesse disso. Já fiz a mandinga contrária, gente, é: me acreditem. E me dei muito mal. Funcionava assim, envolvendo pétalas de três rosas vermelhas - e vela de sete dias, sem fita amarela, e bilhetinhos cortados com o nome do amado - fervidas em água com mel, você besuntada com aquela mistura melada antes do primeiro encontro e o bilhetinho nomeado debaixo da vela acesa de sete dias. Podia até ser que não resultasse em fogo na casa, mas no coração de alguém, jamais falhava. E comigo tampouco falhou: fiquei com o sujeito insistindo na minha cola, bem depois de ter decidido, de ter tentado ardentemente, me afastar para sempre dele, ah! se eu soubesse o macete do alfinete. Apanhava do chão quantos fossem preciso.

==>>>> LEIA MAIS

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/10/2008 03:03:00 PM | | | Voltar


DIAS & DIAS

"Estamos diante de um livro que não se consegue parar de ler", escreve José Mindlin na orelha deste romance de Ana Miranda. A história reúne três personagens centrais: Feliciana, uma jovem sonhadora e obstinada; o poeta romântico Antonio Gonçalves Dias, por quem ela nutre uma longa e intensa paixão, e o sabiá - não um sabiá específico, mas a espécie inteira, que na "Canção do exílio" simboliza a pátria distante.
A narrativa de Ana Miranda combina história e ficção para contar uma história sobre o amor, os costumes provincianos no interior do Brasil durante o século XIX, a descoberta da cultura indígena, a beleza da poesia e os mistérios da sensibilidade.
No romance, Feliciana toma conhecimento da vida íntima de Gonçalves Dias por meio das cartas enviadas pelo poeta a seu grande amigo Alexandre Teófilo de Carvalho Leal. Mostradas a Feliciana por Maria Luíza, esposa de Teófilo, as cartas registram muitas das questões existenciais do poeta. Feliciana descreve de forma emocionante a paixão que as cartas alimentam, e seu relato revela refinamentos da alma feminina. A trama tecida pela autora faz com que o leitor se identifique com Feliciana, uma mulher que desvenda o que sente por meio da escrita e da memória.
Os personagens menores - o pai de Feliciana, colecionador de sabiás; Adelino, um tímido professor apaixonado por Feliciana, e Natalícia, a doce e severa preceptora - conferem ao livro uma grande riqueza humana.
Antonio Gonçalves Dias (1823-1864) é o principal nome da poesia romântica brasileira. Além de "Canção do exílio", compôs os principais poemas da vertente indigenista do romantismo, entre eles "I-Juca-Pirama" e "Leito de folhas verdes". Com uma narrativa clara e simples, reproduzindo a linguagem do romantismo, Ana Miranda recorda mais uma vez a vida de um de nossos poetas - como fez também com Gregório de Matos em Boca do Inferno -, levando o leitor a uma viagem de encantamento lingüístico e conhecimento histórico. Dias & Dias recebeu o Jabuti na categoria romance, em 2003, e o premio da Academia Brasileira de Letras para romance brasileiro, no mesmo ano.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/10/2008 09:30:00 AM | | | Voltar

·······