RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

15 de dezembro de 2007

O Roteiro de Guimarães Rosa, Mestre em Prosa.

Em comemoração aos 50 anos de "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa, completados em 2006, a Nova Fronteira lançou uma nova edição da obra. Junto com o livro, numa caixa, vem também o catálogo da instalação de Bia Lessa que esteve em cartaz no Museu da Língua Portuguesa na Estação da Luz, em São Paulo. Guimarães Rosa é mestre em reconstituição-construção de uma linguagem romanceada, para qual contribuíram seu conhecimento de várias línguas ( ele imaginava a fala numa determinada língua, e transpunha a ordem sintática para o português, por exemplo), e também o português dos poetas escolásticos da Idade Média, tal como falado, por exemplo, em Coimbra. Obra brasileira máxima entre os romances de todos os tempos, na minha opinião.

Para completar o entendimento e apreciação de obra tão rica, sugiro o belíssimo livro [esgotado] "O Roteiro de Deus" de Heloísa Vilhena de Araújo, que compara a obra de Guimarães a Dante Alighieri e a grandes escritores místicos da Cristandade (Alberto Magno, São João Boaventura), a partir dos livros e anotações a esses livros presentes na biblioteca do próprio Guimarães Rosa.Heloísa, como Guimarães Rosa, também é diplomata, e conhecedora de várias línguas, tendo servido em Moscou, Paris, Londres, Lima e Santiago. Ela escreve um livro à altura de Guimarães, sendo tão precisa e minuciosa em suas observações e análises, que nos sugere alguém "espiando por cima do ombro" do autor de Grande Sertão, para nos mostrar como ele escreveu obra tão portentosa.Absolutamente minucioso, convincente e literariamente bem escrito.Em termos de análise e comentário a Guimarães, não vi nada tão bem feito, em nenhum dos muitos críticos literários que o fizeram. O caminho da autora é próprio, e o Ministério das Relações Exteriores encomendou-lhe um ensaio sobre Guimarães, em 1987, lembrando o 20° ano da morte do autor, entitulado "Guimarães Rosa: Diplomata".Bom até a medula dos ossos, de doer , de tão bom. (O lugar que importa, de Marcelo Novaes)

Indico o blog do Marcelo Novaes. Já está nos meus favoritos.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 06:10:00 PM | | | Voltar


"Auto-ajuda é uma pizza", Nilton Bonder

Depois de confrontar tradição e traição no livro A alma imoral, lançado pela Rocco em 1998 e cujas vendas foram catapultadas pelo sucesso do monólogo homônimo adaptado para os palcos pela atriz Clarice Niskier, em 2006, o rabino Nilton Bonder, 49 anos, escolheu brincar com o título do maior sucesso editorial de auto-ajuda deste ano, O segredo, de Rhonda Byrne. Em O sagrado, seu 17º livro, que será lançado no dia 1º de dezembro, o rabino da Congregação Judaica do Brasil, graduado em engenharia mecânica pela Universidade de Columbia e doutor em literatura hebraica pelo Jewish Theological Seminary, coloca o sagrado como a terceira via milenar entre o racionalismo e o esoterismo, capaz de resgatar a auto-estima do ser humano numa era de competição e incertezas. Bonder critica a auto-ajuda - que, segundo ele, é como uma pizza, gostosa ao paladar, mas vazia de nutrientes - e admite enxergar poesia em horóscopos de jornal. "Leio e acho bonito. Não interpreto aquele parágrafo como oráculo, mas como poesia".

E por que escrever este livro?
- A vontade surgiu depois de perceber que as pessoas não vêem a verdadeira proposta espiritual, a terceira via, que chamo de sagrado. Não é a via do racionalismo nem a desse ocultismo mágico que promete que um dia você pode encontrar a pedra da felicidade, a maneira de transformar metais vis em ouro. O filme gerou para mim, naquela viagem - uma viagem nos dois sentidos da palavra - a sensação de que as pessoas estão num descaminho nesta busca por coisas bonitas. Meu livro não tem intenção de desqualificar esta procura por coisas mais sutis, numa tentativa de sair deste mundo que funciona 24 horas por dia. Mas, sim, mostrar que as pessoas são tentadas por produtos cada vez mais refinados, com linguagem interessante, que as conduzem a desvios e enganos.
Teme que seu livro pegue carona no sucesso de 'O segredo'?
- Fiquei muito em dúvida se o escreveria ou não. Demorei por falta de tempo, e, quando o fiz, O segredo tinha se tornado best-seller. Meu grande temor é que este livro seja um antiproduto de O segredo, também se tornando, portanto, um produto. Isso o esvaziaria em muito sentidos. Quis escrever O sagrado para que as pessoas que tiverem sido tocadas por O segredo façam uma distinção importante.


LEIA A ENTREVISTA COMPLETA: http://www.cjb.org.br/iessod/palavra/07_11_jb_domingo.htm

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 06:01:00 PM | | | Voltar


Z Rodrix estará no Programa do Jô na proxima terça-feira.

No dia 18 de Dezembro, terça-feira próxima, vai ao ar a entrevista que Zé Rodrix deu ao Jô Soares. São dois blocos com muito assunto, falando do livro novo, da Maçonaria, lembrando canções ( e suas historias) e de quebra, no final do programa, uma musica nova ( BOA NOITE CINDERELA, de Z. Rodrix e de Elder Braga) que vai estar no seu próximo CD/DVD solo. Nao percam.

 

Terceiro e último volume da saga, ESQUIN DE FLOYRAC: O FIM DOS TEMPLOS mantém a linguagem simbólica dos seus predecessores e fecha a série com um assunto polêmico: a ligação entre os templários e a maçonaria. A partir de um dos momentos mais terríveis da história da Humanidade — a destruição da ordem do Templo pelo Reinado de França e pela Igreja de Roma —, Z. Rodrix apresenta o principal personagem desse volume.
O violento conflito só se torna possível por haver um traidor na Ordem. Esquin de Floyrac, que se aliou ao maquiavélico e arruinado rei da França, Felipe IV, “o Belo”, empenhado numa campanha para destruir os Templários e, assim, se apoderar de suas riquezas. É deste homem a narrativa de ESQUIN DE FLOYRAC: O FIM DOS TEMPLOS. Aqui, ele nos conta como se tornou sapateiro, pedreiro, Cavaleiro do Templo, espião, mendigo e finalmente traidor de seus Irmãos, revelando-nos os verdadeiros motivos por trás de seus atos.
Ambientado entre os séculos XIII e XIV, este romance fala sobre a forte relação entre os Templários e a Maçonaria, além de revelar a verdade histórica sobre os Templários, desmentindo, assim, grande parte da recente e abundante literatura dedicada ao tema. A Trilogia do Templo constitui, ainda, um marco na nossa literatura, uma obra única no Brasil que pode, sem exagero, ser comparada aos grandes romances épicos da literatura universal.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 05:32:00 PM | | | Voltar


Resultados desanimadores

Muita gente reclama, e com razão, que faltam no Brasil prêmios literários e outras formas de reconhecimento e incentivo ao escritor. Mas acho que o problema não é tanto a falta de prêmios e bolsas em si, mas a forma como eles são realizados, sobretudo os que envolvem dinheiro público.
Saíram ontem no Diário Oficial da União os resultados dos prêmios literários da Biblioteca Nacional e da bolsa de incentivo à criação literária da Funarte - neste caso, os resultados saíram com uma rapidez impressionante, já que as inscrições terminaram no dia 10 de dezembro... (Luciano Trigo) + + + + +

Aqui também: http://colunas.g1.com.br/maquinadeescrever

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 05:04:00 PM | | | Voltar


Bolsa para quem?

Saiu no Diário Oficial de ontem e foi divulgado com pouco estardalhaço o resultado da cobiçada Bolsa Funarte de Incentivo à Criação Literária. Para finalizar em seis meses o projeto de um livro, os contemplados faturarão R$ 30 mil, descontados os impostos devidos, após assinar contrato com o órgão. Até aí, nada. (Paralelos, por Ana Beatriz Guerra) =>>> LEIA MAIS

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 05:00:00 PM | | | Voltar


Trem da Cultura

Para meu espanto e decepção dos envolvidos, o Mecenato Moderno foi indeferido pelo MinC na 148ª CNIC. Nosso MeMo foi um entre os oitocentos projetos analisados em dois dias de reunião. Sim, pasmem, oitocentos: descontando o almoço da galera, dá em média um projeto por minuto. E considerando a complexidade requerida para submeter as propostas, com todas as planilhas, justificativas, orçamentos e organogramas envolvidos — eta eficiência, sô —, sobram menos de dois segundos para cada página entupida de dados técnicos.
Sorry, folks, mas nosso futuro brilhante acaba de ficar incerto. (Noga Bloga)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 04:53:00 PM | | | Voltar


Centenário, por Noga Lubicz Sklar.

Esta crônica, publicada originalmente em 15 de janeiro de 2007 no Noga Bloga, foi responsável por minha seleção para a Oficina de Crônicas da Flip, e é com ela que homenageio, hoje, o centenário ilustre do dia. Obrigada por sua inspiração, Mestre Oscar. Nisso e em tudo o mais.


Hey, Óscar
Em minhas mais íntimas fantasias, me sinto igualzinha a qualquer celebridade (celebridade verdadeira, digo, como Picasso, Fellini, Caetano. Pina Bausch e outros do nível, nada de Ilha de Caras, por favor, que dessas não chego nem perto. Haha. Vocês notaram. Deixei o Philip Roth de fora, porque aí já seria pretensão demais). Não vejo diferença nenhuma entre o talento deles e o meu, mas como personalidade, é óbvio que o buraco é mais embaixo. Não sei o que me falta, gente: talvez um pouco mais de loucura, de ousadia, de um não-ligar-pro-que- alguém-pensa-de-mim. Ainda não cheguei lá mas vou me arrastando, penosamente, nessa direção. =>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 04:50:00 PM | | | Voltar


100 anos de Oscar Niemeyer

 

Teatro Oscar Niemeyer , conhecido como Teatro Popular, em Niterói, (RJ). A inauguração marca o início das comemorações do centenário do arquiteto

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 04:28:00 PM | | | Voltar


Livro de Ricardo Ohtake conta a trajetória dos 100 anos de história de Niemeyer

Não há quem duvide que o arquiteto Oscar Niemeyer será um dos únicos, senão o único brasileiro ainda lembrado no século 30. Folha Explica Oscar Niemeyer segue os 100 anos de vida deste grande arquiteto. Começa por trabalhos anteriores ao do conjunto da Pampulha - projeto pioneiro de novas faces da arquitetura no mundo -, passando por várias obras emblemáticas, como o Edifício Copan e o conjunto do Parque Ibirapuera, até a criação de Brasília em 1960 e chegando a projetos mais recentes como o Sambódromo, o Memorial da América Latina e o Museu de Niterói.

 

PARABÉNS OSCAR NIEMEYER.

Saúde e sorte é o que desejamos neste dia único. 100 ANOS não é para qual um, mas quem tem as linhas desenhadas pelo Criador, mesmo sendo comunista, tem o direito de viver mais de 100 anos. Viva Oscar Niemeyer.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 04:13:00 PM | | | Voltar


Oscar Niemeyer completa cem anos hoje no Rio

O arquiteto Oscar Niemeyer completa cem anos neste sábado no Rio de Janeiro e faz uma festa na Casa das Canoas, projetada por ele e recentemente tombada pelo Iphan (Instituto Nacional do Patrimônio Histórico Nacional).

Niemeyer se tornou um símbolo da arquitetura moderna brasileira e deixou suas marcas nas principais cidades do país: São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro e arredores.

Brasília abriga, talvez, o conjunto de obras projetadas pelo arquiteto de maior expressão na mídia. Segundo a urbanista Raquel Rolnik, que morou na cidade, Niemeyer foi bem sucedido lá ao trabalhar com a linha do horizonte e estabelecer uma comunicação efetiva com a paisagem natural do Brasil central. Rolnik levanta tal característica como uma das grandes vantagens da arquitetura de Niemeyer, independentemente do local.

Comprometido com suas idéia, Niemeyer possui uma linha política de esquerda anunciada e bem definida há diversas décadas. Ele chegou a ter de se exilar nos anos 60, devido a ascensão dos militares ao poder no Brasil. Conheça a cronologia do arquiteto.

No final de novembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou ao arquiteto a Ordem do Mérito.

O edifício Copan, no centro de São Paulo, há alguns dias exibe um 100 em sua conhecida fachada, também em homenagem ao arquiteto.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 04:02:00 PM | | | Voltar


Os Sertões em Quixeramobim e Canudos

Durante o mês de novembro e início de dezembro, o grupo do Teatro Oficina esteve em turnê com o espetáculo Os Sertões no Ceará e na Bahia. A turnê, que em si já seria um grande acontecimento cultural, ganhou muito em mais em significado pelos os locais da encenação: Quixeramobim e Canudos, respectivamente a terra natal de Antônio Conselheiro... > mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 03:39:00 PM | | | Voltar


Israel e Mercosul fecham acordo de livre-comércio em Montevidéu

BRASÍLIA (Reuters) - Israel e Mercosul vão assinar na segunda-feira um acordo de livre-comércio, o primeiro do bloco com um país de fora da América Latina.
O acordo será assinado em Montevidéu por ministros de Israel e da Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai -os membros do Mercosul-, informou nesta sexta-feira a Embaixada do Estado judaico em Brasília. "Israel considera o acordo um importante passo para a criação de uma base de comércio com economias emergentes conhecidas como Bric (Brasil, Rússia, Índia e China)", acrescentou.
O acerto chega em um momento em que a Venezuela espera que os Congressos do Brasil e Paraguai ratifiquem sua adesão ao Mercosul como membro pleno. O convênio Israel-Mercosul, que envolverá quase todo o comércio bilateral, acontecerá na reunião semestral do Mercosul, que começa na segunda-feira em Montevidéu.
O comércio atual entre Israel e Mercosul é de 1,1 bilhão de dólares anuais. A Embaixada de Israel no Brasil indicou que os produtos industrializados, agrícolas e alimentos produzidos no Mercosul vão ingressar no mercado israelense sem pagar taxas alfandegárias. O Mercosul e Israel haviam fechado acordo há dois anos para dar início às negociações.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 03:35:00 PM | | | Voltar


Documentários da Ecofalante na 21ª Mostra do Audiovisual Paulista

A Ecofalante tem o prazer de convidar a todos para assistir a exibição dos documentários "O Pontal do Paranapanema" e "Os Japoneses no Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista", produzidos pela Ecofalante e dirigidos por Chico Guariba, estão na programação da 21ª Mostra do Audiovisual Paulista. As sessões são gratuitas e acontecerão no fim de semana. No sábado (15) será apresentado "O Pontal do Paranapanema" no Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto, às 18:00h. No domingo (16), será apresentado "Os Japoneses no Vale do Ribeira e Sudoeste Paulista", na Cinemateca - Sala Petrobras as 16:00h.

Maiores Informações sobre os documentários e a mostra acesse: aqui

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/15/2007 12:24:00 PM | | | Voltar

·······

14 de dezembro de 2007

Primeira graduação virtual em direito do autor terá início a partir de 2008

CBL Informa - 13/12/2007
O Centro Regional para el Fomento del Libro en América Latina y el Caribe (Cerlalc) e a Universidad Eafit (Colômbia) abrirão o primeiro curso virtual de Direito do Autor e Direitos Conexos em fevereiro de 2008. A graduação, que começa no dia 4 do referido mês, objetiva contribuir para a geração de uma cultura de respeito pelo direito do autor e para seu fortalecimento nos países Iberoamericanos.

O curso terá duração de 120 horas, distribuídas em três meses, e é dirigido a advogados, estudantes de direito, funcionário administrativos e judiciais que trabalhem com o tema ou a quaisquer outras pessoas que tenham interesse no assunto. O programa acadêmico, que conta com a participação de especialistas no tema, tem disciplinas que discutem a negociação de direitos, a gestão coletiva e novas tecnologias.

As inscrições podem ser feitas pela página na internet da “Escuela en línea sobre Derecho de Autor”. Se feitas até o próximo dia 20, elas contarão com 20% de desconto.

Maiores informações podem ser conseguidas através do e-mail derechodeautor@cerlalc.org.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2007 06:51:00 PM | | | Voltar


Para cada mal, um livro ideal

Blog do Galeno - 13/12/2007 - por Galeno Amorim
Você já pensou, alguma vez, em trocar o divã, a farmácia ou o consultório por uma biblioteca? E, em vez de buscar ajuda num frasco de comprimido ou numa sessão de terapia para resolver os seus problemas, cair de boca num bom livro? Pois não é que isso existe de verdade e dá bons resultados?! Segundo Galeno Amorim, a experiência vem sendo testada numa biblioteca pública de Santiago, no Chile, com resultados interessantes tanto para a saúde dos consulentes como para a própria instituição, que viu multiplicar o número de leitores e de livros emprestados. Os leitores chegam a receber uma receita de verdade, com a indicação do livro mais apropriado para o caso, prescrita por uma doutora, que conversa com o paciente para fazer um diagnóstico sobre o seu mal e recomendar sua leitura ideal. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/14/2007 06:49:00 PM | | | Voltar

·······

13 de dezembro de 2007

Os inovadores que tiram água do deserto

Quem quiser entender como a humanidade poderá vencer a escassez de água deve olhar para um exemplo no planeta – o minúsculo Estado de Israel.

O engenheiro Diego Berger, da empresa nacional de abastecimento de Israel, a Mekorot, começa de forma bem-humorada uma apresentação de slides que mostra os feitos de seu país no gerenciamento de recursos hídricos. “O povo de Israel historicamente apresenta soluções inovadoras para os problemas da água”, afirma. Ele então exibe na tela uma ilustração da passagem bíblica em que Moisés tira água da pedra com um cajado. Na cena seguinte, outra imagem do Antigo Testamento: Moisés abre o Mar Vermelho. “Nas últimas décadas, porém, nossa tecnologia foi bastante aprimorada”, diz Berger. A platéia ri.

A empresa de Berger é um exemplo de boa gestão da água. O sistema de abastecimento da Mekorot no país tem duas redes distintas. A primeira leva água potável para o consumo das casas, dos escritórios e indústrias. A outra rede irriga as plantações com a água recolhida de esgotos e tratada. Cerca de 72% da água tem segundo uso. Trata-se de um índice de reúso sem par no mundo. O país mais próximo disso, a Espanha, recicla apenas 12% da água. ==>>> LEIA MAIS

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/13/2007 09:04:00 PM | | | Voltar


Israelenses e palestinos: juntos pela Copa 2018?

ONG quer Pelé como padrinho da campanha que ajudaria a unir os dois povos

O projeto de levar a Copa do Mundo para uma das regiões mais conturbadas do planeta partiu da Dandylion Group, que tem por objetivo dar voz aos grupos mais moderados dos dois países, que normalmente não são ouvidos, tamanho o barulho que os radicais provocam. A intenção é tirar a discussão em torno da paz entre os dois povos da esfera política e passar para o esporte, um meio mais agregador. Eytan Heller, criador da campanha, conta que a idéia de tentar a paz através do futebol surgiu por causa do Brasil. Em 2006, durante a Copa da Alemanha, ele reparou que palestinos e israelenses torciam muito pela seleção brasileira. "Viajei para o Ramallah e todo mundo torcia pela seleção brasileira. Em Israel estava acontecendo a mesma coisa! Foi a primeira vez que eu testemunhei israelenses e palestinos dividindo uma mesma paixão". Depois disso, viu que África do Sul e Brasil – países com problemas de segurança - vão receber as duas próximas Copas do Mundo com todo o apoio da Fifa. Foi o começo de seu sonho.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/13/2007 08:23:00 PM | | | Voltar


UMA REFLEXÃO SOBRE 'NOTAS SOBRE UM ESCÂNDALO'

Depois que aprendi a teoria de Edgar Allan Poe, lendo "A Filosofia da Composição", comecei a notar com excelência os efeitos e causas de uma obra literária ou filme. "Notas Sobre Um Escândalo" foi um dos filmes mais surpreendentes e prazerosos o qual assisti em 2007.
Estarrecedor? Não, não acho estarrecedor. O filme retrata o real, mas não deixa de ser marcante, pois foge da ideologia predominante. Muitos diretores, autores e roteiristas, não tiveram a coragem de Richard Eyre (diretor), Patrick Marber (roteirista) e Zoe Heller (autor do livro Anotações sobre um escândalo) [...]
Leia mais em: http://www.cranik.com/notassobreumescandalo_reflexao.html

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/13/2007 08:17:00 PM | | | Voltar


Debate discute poesia e Internet

Os poetas Rodrigo Capella, Marco Vasques, Maura Soares e Ricardo Rayol participam, no dia 15 de dezembro, ás 15 horas, do debate "Internet e Poesia: isso combina?", na Feira do Livro de Florianópolis, no Largo da Alfândega.

O evento vai discutir sobre a qualidade das poesias publicadas em blogs, os critérios que o segmento editorial utiliza para publicar livros de poesias, a relação entre poesia e Internet e também  quais os métodos que podem ser utilizados para se escrever uma boa poesia. Mais informações no blog oficial do debate: http://internetepoesia.blogspot.com

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/13/2007 08:13:00 PM | | | Voltar


100 anos da Lei do Depósito Legal

Boletim PNLL - 10/12/2007
A Lei do Depósito Legal completa 100 anos de existência no próximo dia 20/12. A lei, reformulada em 2004, exige que a Biblioteca Nacional receba um exemplar de todas as publicações produzidas em território nacional, para assegurar a coleta, guarda e difusão da produção intelectual brasileira. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/13/2007 08:08:00 PM | | | Voltar


Lançamento em Florianópolis: Por causa do Papai Noel, Crônicas de Natal e Histórias de Minha Avó

Nesta sexta-feira, dia 14/12, a escritora Urda Alice Klueger e a cineasta Mara Salla fazem dos lançamentos em Florianópolis.
Urda vem à cidade lançar uma edição revista e ampliada do livro Crônicas de Natal e Histórias de Minha Avó. Neste livro está publicada a crônica Por Causa do Papai Noel, que deu origem ao primeiro curta-metragem da cineasta Mara Salla, que também tem o título de Por Causa do Papai Noel. A novidade é que esta nova edição do livro traz na capa fotos do filme e texto de abertura escrito por Mara Salla especialmente para a reedição.
Urda também escreveu duas novas crônicas que falam da experiência de ter participado das filmagens de Por Causa do Papai Noel e do que sentiu quando viu pela primeira vez o filme na telona.
Na mesma ocasião, Mara Salla lançará a edição em DVD do curta-metragem. O DVD conta com extras como making of, trailer, fotos dos bastidores, entrevistas com Mara e Urda, além de oferecer quatro legendas para o filme: inglês, espanhol, alemão e francês.
O filme foi lançado no final de 2006 e passou um ano sendo exibido em mostras e festivais de cinema em todo o mundo, tendo agora sua versão em DVD acessível ao público. O livro e o DVD são ótimas dicas para presentes nesta época em que o Natal se aproxima.

O quê: Lançamento do livro Crônicas de Natal e Histórias de Minha Avó, de Urda Alice Klueger, e do DVD do filme Por Causa do Papai Noel, de Mara Salla.
Quando: Sexta-feira, 14/12, às 19h.
Onde: Na Megastore das Livrarias Saraiva - Shopping Iguatemi. Florianópolis.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/13/2007 07:59:00 PM | | | Voltar


Só 26% dos brasileiros entre 15 e 64 entendem 1 texto longo

Blue Bus - 10/12/2007 - por Luiz Alberto Marinho
Eu adoro livros, livrarias e bibliotecas. No colégio, era um dos poucos frequentadores assíduos daquela sala ampla, cheia de livros e perfumada pelos odores do papel e das capas, onde eu encontrava refúgio em histórias fantásticas. Talvez por isso eu desconfie tanto das pessoas que nao lêem livros, jornais, revistas ou o Blue Bus. Porém, infelizmente, em nosso país os livros são caros, há poucas livrarias e muitos municípios nem bibliotecas têm. Para piorar ainda mais a situação, só 26% dos brasileiros entre 15 e 64 anos encontram-se no nível pleno de alfabetização, ou seja, tem hoje condição de ler e compreender integralmente um texto longo. Esse dado é de uma pesquisa feita em 2005 pelo Instituto Paulo Montenegro, mantido pelo Ibope. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/13/2007 07:46:00 PM | | | Voltar


Dona da 'Cult' diz que não trabalha com Lei Rouanet

Globo Online - 07/12/2007 - por Rachel Bertol
Daysi Bregantini também considera "alarmante" o fim da revista "Entrelivros". Ela ligou esta tarde para a redação do Globo para avisar que não trabalha com a Lei Rouanet, diferentemente do que foi dito no post publicado no blog Prosa On Line no dia 03/12, sobre o fim da "Entrelivros". Segundo Daysi, a tiragem da "Cult", que ela comprou há seis anos da Lemos Editorial, é de 25 mil, com 30% desse total vendidos para o mercado paulista. O restante vai sobretudo para o sul do país (a vendagem lá "é uma loucura", diz). No Rio, admite Daysi, a revista de fato não tem muita circulação. "A vendagem no Rio sempre foi um fracasso. Eu pessoalmente acho que é um mercado muito difícil", contou Daysi para o Prosa Online. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/13/2007 07:43:00 PM | | | Voltar


Festival Internacional de Londrina 2008 – FILO 40 ANOS abre seleção de espetáculos

O Festival Internacional de Londrina 2008 – FILO 40 ANOS abre o processo de inscrição de trabalhos de grupos e companhias de teatro, teatro infantil, teatro de rua, dança, e de circo nacionais e internacionais interessados em participar da seleção para a Mostra Artística que acontecerá de 04 a 22 de junho de 2008.
Para participar é necessário preencher a ficha de inscrição que permanecerá disponível no site www.filo.art.br, até o dia 15 de fevereiro de 2008, bem como enviar via postal o material complementar solicitado, impreterivelmente, até o dia 16 de fevereiro próximo, conforme indicado no regulamento.
Considerado um Patrimônio Cultural da Cidade, do Estado e do teatro brasileiro, o Festival Internacional de Londrina é uma realização da AMEN – Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná e da UEL - Universidade Estadual de Londrina.

Mais informações pelo e-mail faleconosco@filo.art.br ou pelo fone (43) 3322.1787

SERVIÇO:
Festival Internacional de Londrina 2008 – FILO 40 ANOS
Data – de 04 a 22 de junho de 2008.
Inscrição – de 06 de dezembro 2007 a 15 de fevereiro de 2008
site - www.filo.art.br

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/13/2007 07:33:00 PM | | | Voltar

·······

10 de dezembro de 2007

YouTube leva novata a Sundance

Clarice, 18, protagoniza curta vencedor de concurso na internet, que será exibido em festival de cinema

RAQUEL COZER - DA REPORTAGEM LOCAL
É Clarice, sem complemento, o nome "artístico" da menina que estrela a única produção nacional a ser exibida em janeiro próximo no Festival Sundance (EUA), o maior do cinema independente no mundo.
Ela está em "Laços", de Flávia Lacerda, que venceu o concurso internacional de curtas do YouTube, na última quarta, após passar por seleção da equipe do cineasta Jason Reitman ("Obrigado por Fumar") e pelo crivo de internautas do mundo todo. A exibição em Sundance faz parte do prêmio.
O sobrenome que omite é conhecido. Clarice é filha do diretor João Falcão e da roteirista Adriana Falcão, ambos de "A Máquina" -Adriana fez também o roteiro de "Laços". "É que "Clarice" é forte sozinho. Como penso em fazer algo em música, funciona assim", diz a moça de 18 anos, pele branquinha e sotaque entre o sulista e o paulistano, embora seja de Recife e more no Rio desde pequena ("É, todos acham que falo estranho...", conforma-se).
A história da menina que conhece um rapaz bizarro após a morte do pai ganhou de não se sabe quantos concorrentes (o Google não divulga) nem com quantos votos (idem). Mas superou ao menos 19 produções de outros cinco países que estavam na final, mais dezenas que não chegaram perto.
O vídeo custou pouco mais de R$ 2.000, rendeu US$ 5.000 (cerca de R$ 9.000) e deu a Clarice aquela espécie de reconhecimento imediato que a internet permite - não de ser parada nas ruas, mas de receber e-mails e scraps de congratulações. Até a noite da última quinta-feira, sua atuação tinha sido vista 145 mil vezes.

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/10/2007 01:35:00 PM | | | Voltar


Laços: poesia pura

 

Laços, filme brasileiro vencedor de um certame internacional do YouTube disputado por 3,5 mil vídeos, é poesia, beleza e inteligência. O filme foi produzido pela carioca Adriana Falcão e estrelado por sua filha Clarice (18 anos), com Célio Porto (17 anos). 'Laços' dura só seis minutos e é surpreendente. Visto de novo, adoça a emoção.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/10/2007 12:53:00 PM | | | Voltar


'Dois menos dois', um jogo de montagem que a lógica não explica.

"Laços", o curta vencedor do concurso internacional promovido pelo YouTube, não foi o trabalho de estréia de Clarice Falcão, 18. A filha da roteirista Adriana Falcão e do diretor João Falcão esteve na trilha de "Lisbela e o Prisioneiro" (2003) e no elenco de "Fica Comigo" (2006), para ficar em alguns exemplos. Junto com o colega na faculdade de cinema da PUC-RJ Célio Porto, 17, ela também protagonizou (e ajudou a roteirizar e a montar) outros curtas que estão no YouTube, como "Dois Menos Dois". Aqui, sem a ajuda das veteranas Adriana e Flávia Lacerda (roteirista e diretora de "Laços", respectivamente), os aspirantes a atores e cineastas já mostravam a predileção por temas que, bem, a lógica não explica. "Dois Menos Dois" foi filmado num fim de semana no começo deste ano, num banco de praça no Jardim Botânico, e mostra dois namorados que não conseguem ver um ao outro, ao som da bela "Sprout and the Bean", de Joanna Newsom. É um simpático jogo de montagem, bem mais interessante do que o premiado "Laços". Confira.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 12/10/2007 12:47:00 PM | | | Voltar

·······