RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

10 de outubro de 2007

Nobel de Medicina é sobrevivente do Holocausto


O italiano naturalizado americano Mario R. Capecchi, de 70 anos, um dos vencedores do Nobel de medicina deste ano, coroa uma vida marcada pela superação. Com apenas quatro anos, ele foi separado de sua mãe - levada pelos nazistas para o campo de concentração de Dachau. A partir daí, ele teve de viver em orfanatos ou como menino de rua, "a maior parte do tempo passando fome".
A desnutrição acabou fazendo com que ele fosse parar num hospital, onde sua mãe finalmente o reencontrou quando ele tinha nove anos. Duas semanas depois, os dois partiram para os EUA, onde ele freqüentou a escola pela primeira vez. Entrou direto na terceira série, embora não soubesse inglês.
Capecchi dividiu o prêmio deste ano com o britânico naturalizado americano Oliver Smithies, da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, e com Martin J. Evans, britânico da Universidade de Cardiff. O trabalho do trio possibilitou o surgimento da técnica de "nocaute" de genes, que permite monitorar sua função no organismo de cobaias. O sistema ajuda a simular doenças humanas em camundongos e, assim, aprender exatamente quais as mudanças que elas causam no organismo. (Alef)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/10/2007 11:28:00 PM | | | Voltar

·······

9 de outubro de 2007

O fim do mundo sob a ótica filosófica


Pois bem, dizem que o mundo vai acabar! Culpa de Prometeu, que roubou fogo divino e entregou-o nas mãos dos homens (e ainda querem culpar Pandora). Apolo e as Musas inspiraram-me a escrever esta série (que Minerva vos auxilie). Além disso, Plutão (Hades) liberou as sombras mais ilustres que vivem no Érebos, a fim de que pudessem falar um pouco acerca disto.......


Sócrates
Tudo que sei é que nada sei sobre o fim do mundo. Você, que é a personificação da própria inteligência, poderia me dizer como o mundo acabará?


Kierkegaard
Para quem está morrendo hoje, não interessa o fim do mundo, e, para quem está vivo, do que adianta saber sobre o fim do mundo, se um dia todo homem vai morrer mesmo?


Sartre
Se o mundo vai acabar ou não, não faz sentido. Tudo é absurdo.


Inteligência Artificial Intelectual (Filosófo do futuro)
Você tem alguns minutos para fazer um backup, antes que o mundo acabe.
Ops! Tem um erro aqui, nunca estive no Hades, nunca estive no Hades, nunca estive no Hades ...


Leia mais +++++++ (Roberta Brossard)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2007 10:00:00 PM | | | Voltar


Os segredos da eleição do Prêmio Nobel de Literatura


La Nación (Argentina) - 07/10/2007 - por Luisa Corradini
É praticamente certo que o Prêmio Nobel de Literatura 2007 foi escolhido na reunião do comitê na última quinta-feira (04/10). Mas conforme a tradição, o anúncio oficial do autor que receberá um diploma, uma medalha de ouro com o perfil de Alfred Nobel e um cheque de 1,5 milhões de dólares acontecerá no próximo dia 11/10. O processo de escolha se prolonga por oito meses: começa em 31/01, com uma pré-seleção entre cerca de 2 mil cartas. Saem 200 candidatos iniciais e iniciam-se as avaliações a cargo do comitê; em maio restam cinco ou dez aspirantes ao prêmio. "Nesse momento começa a verdadeira seleção porque entre junho e agosto os acadêmicos lêem a obra dos candidatos. Ao final desta etapa restam 3 finalistas e em setembro iniciam-se os debates, que geralmente se estendem até a semana anterior ao anúncio", completa Lars Rydquist, diretor da biblioteca da Academia Sueca. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2007 09:08:00 PM | | | Voltar


Aquecendo os motores para a Feira de Frankfurt


Começa amanhã (10/10) na Alemanha a maior concentração de negócios de direitos autorais do mundo. A 59ª Feira do Livro de Frankfurt movimenta mais de um bilhão de euros em negócios. Neste ano reuniu 37 editoras brasileiras que enviaram 1.269 títulos e 2.439 exemplares que serão expostos no estande do Brasil durante os quatro dias do evento. Com 120 metros quadrados, o estande é organizado pela Câmara Brasileira do Livro em parceria com o Sindicato Nacional de Editores de Livros (SNEL) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN). No entanto, o evento pretende ser muito mais do que uma feira de negócios. São mais de 2.500 atividades realizadas, incluindo cerimônias de premiações, debates e discussões políticas e sociais. Clique aqui e confira a programação completa.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/09/2007 09:06:00 PM | | | Voltar

·······

8 de outubro de 2007

Palestra Gratuita - Como Ter Seu Livro Publicado - dia 10/10


Alessandra Pires convido para a palestra "Como ter seu livro publicado e as exigências do mercado" que estará ministrando no evento "3º Corredor Literário na Paulista".


Dia: 10 de outubro, quarta-feira.
Horário: 19 horas.
Local: Espaço Cultural da Caixa Econômica Federal
Endereço: Avenida Paulista, 2.073 (entrada pela galeria da Caixa Econômica).


Aproveitem e consultem toda a programação do " 3º Corredor Literário" pelo site www.corredorliterario.com.br


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 08:06:00 PM | | | Voltar


Andross Editora está recebendo, até o final do mês, contos de novos autores para três antologias


A Andross Editora está recebendo, até o final do mês, contos de novos autores para três antologias: O Livro Negro dos Vampiros, Entrelinhas (microcontos com até 600 caracteres) e Crônicas. Autores com obras já publicadas também podem participar. O regulamento e instruções para envio das obras estão disponíveis no website da editora: http://www.andross.com.br/


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 07:56:00 PM | | | Voltar


Brasil, convidado de honra na 27ª Feira Internacional do Livro de Santiago


A 27ª edição da Feira Internacional do Livro de Santiago começa no próximo dia 23 de outubro e reunirá mais de 700 selos editoriais e, aproximadamente, 130 expositores. Nos dias 24 e 25, acontecem as 12ª Jornada Profissional, 10ª Jornada de Educação e o 4º Encontro de Bibliotecários. O Brasil, país convidado de honra, contará com uma diversificada mostra cultural que incluirá trabalhos de autores e manifestações artísticas e musicais brasileiras.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 07:51:00 PM | | | Voltar


Nobel de Literatura sai no dia 11


Folha Online - 05/10/2007 - por France Presse, em Estocolmo
O vencedor do prêmio Nobel de Literatura 2007 será anunciado no dia 11/10 (próxima quinta-feira), em Estocolmo (Suécia), às 8h (horário de Brasília). Os autores americanos Philip Roth e Don DeLillo, o israelense Amos Oz, o peruano Mario Vargas Llosa e o mexicano Carlos Fuentes são citados como possíveis candidatos no meio literário na Suécia. Já o portal de apostas pela internet Ladbrokes - que no ano passado apostou corretamente no turco Orhan Pamuk - o romancista e ensaísta italiano Claudio Magris está na frente, seguido pelo poeta australiano Les Murray e por Roth. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 07:47:00 PM | | | Voltar


Avenida Paulista forrada de livros


Começa hoje (08/10) e vai até domingo (14/10), na Avenida Paulista, a 3º edição da Semana do Corredor Literário. O projeto tem como objetivo incentivar a cultura, bem como promover a leitura. Durante a ação serão realizadas cerca de 150 atividades culturais gratuitas, entre elas: debates, apresentações teatrais, exibição de filmes e rodas de poesia. A expectativa é atrair aproximadamente 100 mil visitantes.A iniciativa é promovida pela Telefônica com realização da Secretária de Estado da Cultura em parceria com a Associação Paulista Viva. A ação conta ainda com o apoio da Prefeitura de São Paulo. A lista com os endereços está disponível em http://www.cultura.sp.gov.br/. Mais informações obre a programação podem ser obtidas no site do Corredor Literário

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 07:43:00 PM | | | Voltar


Bispo Macedo ataca Globo e revela sucessor


RICARDO FELTRIN editor-chefe da Folha Online
Edir Macedo Bezerra, 62, líder da Igreja Universal e dono da TV Record, diz que dois motivos o levaram a autorizar a publicação de sua biografia (ed. Larousse), que chega às livrarias no dia 15: medo de que alguém publicasse uma versão não-autorizada e se defender do que chama de "execração" e da acusação de explorar a fé.
O bispo também usa o livro para apontar publicamente -pela primeira vez- quem será seu herdeiro espiritual, o nome de seu sucessor em caso de morte.
"Doze anos depois de ter sido preso na rua, levado para a cela de uma delegacia e ter sido execrado nos noticiários dos jornais, do rádio e da televisão, resolvi contar minha versão dos fatos", declara Macedo em entrevista exclusiva.
O livro contém vários ataques diretos à Globo, que é acusada de ser manipuladora, desonesta e até imoral no trato das notícias, especialmente as que colocaram a ele e sua igreja no centro de escândalos. +++++


Após 15 anos sem falar com a imprensa, o bispo Edir Macedo rompe o silêncio e revela tudo sobre sua vida neste livro - uma reportagem biográfica completa. Ele trata de assuntos polêmicos, abre sua intimidade e responde sobre todos os episódios marcantes vividos por ele nos últimos anos, além de contar detalhes do funcionamento de sua organização religiosa e como comprou a TV Record e a transformou na segunda rede de televisão do país.


BISPO, O - A HISTORIA REVELADA DE EDIR MACEDO
Publicação prevista para: 21/10/2007
Previsão de envio a partir de: 21/10/2007


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 02:47:00 PM | | | Voltar


Lançamento: INFIEL, de Ayaan Hirsi Ali - A História de uma Mulher Que Desafiou o Islã


Infiel- A História de uma Mulher Que Desafiou o Islã
Ali, Ayaan Hirsi
Em novembro de 2004, o cineasta Theo van Gogh foi morto a tiros em Amsterdã por um marroquino, que em seguida o degolou e lhe cravou no peito uma carta em que anunciava sua próxima vítima - Ayaan Hirsi Ali, que fizera ao lado de Theo o filme Submissão, sobre a situação da mulher muçulmana. E assim essa jovem exilada somali, eleita deputada do Parlamento holandês e conhecida na Holanda por sua luta pelos direitos da mulher muçulmana e suas críticas ao fundamentalismo islâmico, tornou-se famosa mundialmente. No ano seguinte, a revista Time a incluiu entre as cem pessoas mais influentes do mundo. Como foi possível para uma mulher nascida em um dos países mais miseráveis e dilacerados da África chegar a essa notoriedade no Ocidente? Em 'Infiel', sua autobiografia precoce, Ayaan narra a impressionante trajetória de sua vida, desde a infância tradicional muçulmana na Somália até o despertar intelectual na Holanda e a existência cercada de guarda-costas no Ocidente. É uma vida de horrores, marcada pela circuncisão feminina aos cinco anos de idade, surras freqüentes e brutais da mãe, e um espancamento por um pregador do Alcorão que lhe causou uma fratura no crânio. É também uma vida de exílios, pois seu pai, quase sempre ausente, era um importante opositor da ditadura de Siad Barré - a família fugiu para a Arábia Saudita, depois para a Etiópia, e finalmente se fixou no Quênia. Obrigada a freqüentar escolas em muitas línguas diferentes e conviver com costumes que iam do rigor muçulmano da Arábia à mistura cultural do Quênia, a adolescente Ayaan chegou a aderir ao fundamentalismo islâmico como forma de manter sua identidade. Mas a guerra fratricida entre os clãs da Somália e a perspectiva de ser obrigada a se casar com um desconhecido escolhido por seu pai, conforme uma tradição que ela questionava, mudaram sua vida, e ela acabou fugindo e se exilando na Holanda. Ela descobre então os valores ocidentais iluministas de liberdade, igualdade e democracia liberal, e passa a adotar uma visão cada vez mais crítica do islamismo ortodoxo, concentrando-se especialmente na situação de opressão e violência contra a mulher na sociedade muçulmana.


Sábado, 20 de outubro às 19:00
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 09:45:00 AM | | | Voltar


LANÇAMENTO: 60 meses que mudaram o Oriente Médio, de David Tabacof



Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/08/2007 09:38:00 AM | | | Voltar

·······

7 de outubro de 2007

Confrontar-se

A Ferreira Gullar e Fernando Pessoa

Uma parte de mim
diz que sim,
que vale a pena se a alma
ainda não é pequena;

Uma parte de mim
diz que não,
que a alma é pequena,
e o que valia a pena
morreu de inanição;

Uma parte de mim
fala, a plenos pulmões,
que minha lágrima não é sacrifício,
e que mesmo sozinho,
navegar é preciso.

Uma parte de mim
grita que minha nau naufragou
e minha lágrima aguada,
há eras, secou.

Uma parte de mim
diz que a vida é um rio,
um Tejo, de uma aldeia qualquer,
fugindo do mal-me-quer.

Uma parte de mim
diz que o Tejo é maior
que o rio a correr pela minha aldeia;
rio, há muito, em lama e areia.

Uma parte de mim
é esperançosa visão,
concluindo que viver
é a única conclusão.

Uma parte de mim
é má e não cansa de dizer
que a única conclusão
é morrer.

Uma parte de mim
pede coroa de rosas,
para que seu cheiro amoleça
a maldade que nos acossa.

Uma parte de mim
diz, aos que me afagam,
que coroem-me de rosas –
rosas que se apagam.

Confrontar uma parte
com a outra parte
– o que me lavaria
à vida ou à morte –
valeria em prol da arte?

In: LIAL, William. O Mundo de Vidro. Fortaleza: Imprece, 2005.

William Lial iniciou sua vida literária aos oito anos de idade quando venceu um concurso colegial de poesia, em homenagem ao dia das mães. Depois ingressou na faculdade de Letras da Universidade Estadual do Ceará, e logo veio a publicar o seu primeiro livro, "Sombras", produzido de forma independente; contando com a ajuda financeira de um amigo, Luiz Augusto Sobral, das empresas Sobral & Palácio. Posteriormente, enquanto ainda se encontrava na universidade, publicou "Noturno", que teve mais uma vez a ajuda de Luiz Augusto e de um outro amigo, o advogado tributarista, Francisco Cavalcante. Esse segundo livro foi alvo de elogios e reconhecimento de autores e intelectuais brasileiros; além de abrir espaço para que o autor começasse a escrever crônicas, artigos e ensaios para jornais e sites de Literatura. Depois de pouco mais de dois anos, lançou um novo livro, O "Mundo de Vidro", com a mesma característica dos livros anteriores, ou seja, uma poesia voltada para a descrição do homem como aquele que sente e sofre o mundo a sua volta. Porém, mais sutil na elaboração metafórica da realidade, na representação dos sentimentos humanos.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2007 10:45:00 PM | | | Voltar


Seja um MEMO* você também, por Noga Lubicz Sklar


A gente cria. Escreve. Publica. Livros. Blogs. Comunidades. Mas no vamos ver, vamos viver de quê? A coisa, entre outras coisas, tem me encucado. Andei buscando uma solução. E a encontrei.
Fiquei devendo pra Martha Medeiros no outro dia mas me redimo hoje, com citação e tudo. (Morde e assopra é comigo mesmo. Mas não é por ser puxa-saco, ou por insegurança, ou por pena. Nada disso. É que digo o que penso, e se for de amigo e não for o melhor, o mais elogioso, logo me arrependo. Não de dizer a minha verdade, hum, mas de pensar e sentir aquilo, fazer o quê.) Na Revista deste Domingo, Martha mostra porque é mesmo uma deusa, vai lá. Concordo com ela em conceito, exemplo e atitude, vejam só: "Não se sinta culpado por pensar em si próprio. Cuide do seu espírito, do seu humor. Arrume seu cotidiano. Agora sim, vá em frente e mostre aos outros como se faz."
Detto e fatto, bem, não é tão fácil. Arrumar como? Diz o Globo que existe escassez de 20 mil engenheiros no país, em todas as áreas. Bem. Nem todo mundo quer (ou pode) ser engenheiro. E a vida de artista, como é que fica? De escritor? De blogueiro? Vender livro, já se viu, dificilmente é solução pra bolso. Emprego em jornal, nem pensar, como disse uma amiga no outro dia: "nem dando pro Xexéo", ah, tá bom. Melhor deixar pra lá. A gente tem o que dizer, vai e diz: escreve no blog, e não é coisa pouca. Exige pesquisa, criação, revisão e edição, fotos, links, cuidado. Ou vocês pensam que só leva um segundo? Não, gente. É trabalho, trabalho sério. Do bom. Vai daí que eu já tinha pensado: com essa audiência toda, imagine se cada um que te curte resolve te patrocinar, hum, digamos, com cinco reais por mês. Nem falo daquelas visitas todas que o contador mostra, não mesmo, falo dos 10 por cento que te lêem mesmo, ficam mais de uma hora contigo todo dia, sacou? Hum... um, dois, cinco reais, mas só quando a gente quiser, se der vontade de apreciar um texto bom, sem vínculo ou compromisso. Gostou? Patrocine. De NY, comenta aqui no blog a Simone K. : "Como sabe o doar aqui, ou a falta dele, pode até ser um motivo de vergonha. Trabalho voluntário é a forma mais popular, não? Se a gente não faz, o vizinho reclama."
Ah, sim. Brasileiro não dá nada de graça pra ninguém, mas bem que a gente podia mudar um pouco isso. Um amigo meu, artista como eu, achava humilhante um link que eu tinha aqui no blog, pra doações no PayPal: acabei apagando. Mas continuei pensando: uai, gente, humilhante por quê? É humilhante ser apreciado? Ser pago por seu trabalho? Já faz um bom tempo que me debato com a questão; como "trabalhadora da luz", o dilema era o mesmo: trabalhar pode; cobrar não. E nesses tempos de ascensão, quem é esotérico sabe bem do que estou falando: fala-se muito em mudanças radicais, em um novo ambiente de altíssima energia onde cada um só faz o que lhe dá prazer. Muito belo. Muito bom. Mas a pergunta persiste: se o nosso mundinho tresdê ainda funciona à base de dinheiro, como é que se vai sobreviver? Novas formas de viver? E quais seriam? Hein?
A web é uma resposta, com certeza. Uma mente coletiva: troca de idéias e ideais, um celeiro criativo de tudo. Dos engenheiros (a troco de salário, gente, pra eles não falta emprego!) vêm as ferramentas. Dos artistas, o conteúdo: todo mundo usa e abusa, e online, se doa de graça, não tem o menor problema. A web já está no futuro, no admirável mundo novo onde a gente só faz o que quer, e não precisa de dinheiro: é muito maior do que o Second Life. It's the One and Only Life.
Eu penso, gente, e penso muito. Vai daí que surgiu essa idéia de patrocínio voluntário de blogs. Gostou? Patrocine. Não espere o governo, o bolsa-família, o Ministério da Cultura, o prêmio, a lei, a corrupção. Nem precisa de projetos complexos, de concorrência ou aprovação. Gostou? Patrocine. Simples assim.
Pode ser que funcione. Pode ser que não. Mas é, certamente, uma opção. Faço como a Martha diz: penso em mim, começo por mim, ensino como se faz, e... bem. Espero que façam o que eu digo. E faço. Bom domingo pra vocês, e pra mudar de vida hoje mesmo, seja um MEMO* você também.

* MEMO: mecenatomoderno.org, um jeito web de mudar sua vida, e a vida de quem você curte. Visite o site. Participe da Comunidade.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 10/07/2007 05:45:00 PM | | | Voltar

·······