RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

16 de junho de 2007

Sérgio Sesili lançou seus ''OLHARES DESATENTOS''


O cotidiano é a matéria-prima de Sérgio Sesiki em seu primeiro livro de contos, crônicas e poesias. Nos diversos gêneros literários que escolhe como suporte de sua escrita, opta pelo registro das impressões. Ironia e sensibilidade iluminam fatos aparentemente prosaicos e delineiam o foco do autor para os objetos do mundo e o universo afetivo, como atestam sobretudo seus poemas.
As fobias e obsessões, a solidão e depressão que assolam o homem contemporâneo invadem a cena sob a forma de jargões neurocientíficos e psicológicos, um quê de sarcasmo que Sesiki recorrentemente lança mão em sua escrita leve e informal, especialmente nos contos.


Nas crônicas, as impressões se voltam para a humanidade, suas paixões e mazelas, bem como para o eu interior, sob a forma de insights. Citações bíblicas, mitologia e artes plásticas constituem os principais instrumentos de reflexão, a partir dos quais Sesiki traça considerações sobre sexualidade, religião, política, noções de moral e ética, entre outros temas. Mas sem perder o ritmo ágil e bem-humorado, característico de sua poesia e prosa breves, inicialmente posts de seu blog, do qual o livro leva o nome.


Dentro da estética blogueira, os textos são acompanhados de reproduções coloridas de obras de arte (como de Klee, Caravaggio, Salvador Dalí, entre outros), fotografias e ilustrações (estas de autoria de Stefan Umhauser).
Sérgio Sesiki é administrador formado pela Faculdade de Economia e Administração da USP, diretor do Grupo Melhoramentos e blogueiro de crônicas e poesias do cotidiano. (Livro recebido da Ateliê Editorial)


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/16/2007 07:20:00 PM | | | Voltar


Camila Pitanga desfila como Cleópatra na São Paulo Fashion Week


CAMILA PITANGA na SPFWCamila Pitanga participou do desfile de Fábia Bercsek; em dia de celebridades, evento teve também Ivete Sangalo na passarela
Foi o dia mais quente da São Paulo Fashion Week. Duas das principais celebridades do país roubaram as atenções, e as cores e estampas finalmente se impuseram nas passarelas - até agora marcadas por um verão um tanto sombrio. A cantora Ivete Sangalo fechou o desfile da Neon, e a atriz Camila Pitanga encarnou Cleópatra na passarela de Fábia Bercsek. Na última entrada de Camila, ops, o vestido deslizou deixando ver uma parte de seu seio. O público adorou.
No terceiro dia do evento, Fábia mostrou uma versão pop-étnica da rainha egípcia, abrindo com Camila em look Elizabeth Taylor, que fez a célebre interpretação de Cleópatra. Na seqüência vieram vestidos azuis estampados em camadas, que foram diminuindo até se transformarem em lenços.
O toque pop extra ficou por conta dos macacões e pantalonas inspirados na série "Cleópatra Jones", da década de 70. Rica em detalhes e ousada nas misturas de padrões, a coleção mostrou que Fábia entrou mesmo para o time dos melhores criadores do evento.
Camila também desfilou para a Cori, que mostrou ótimos jeans, em bermudões volumosos, vestidos e saias, com lavagem clara e manchada em tons terrosos -referência ao cangaço. A atriz fechou a apresentação com um vestido dourado, inspirado em Maria Bonita.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/16/2007 04:59:00 PM | | | Voltar


Gil faz campanha para liberação de arquivos na net


Gilberto Gil tira férias do Ministério da Cultura em julho para fazer na Europa a turnê "Banda Larga", na qual incentivará que áudios e vídeos registrados pelo público sejam postos na internet. Para ele, "falta informação" aos artistas contrários à sua visão. "À medida que se tornem mais esclarecidos e participem mais das discussões, vão fazer posicionamentos mais tranqüilos. (...) O que significa esse gesto meu? É para provocar a discussão", diz ele, que quer ser "porta-voz da nova geração".

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/16/2007 04:22:00 PM | | | Voltar


Pensamento apátrida, por por Manuel da Costa Pinto


"Bodenlos" traz autobiografia de Vilém Flusser, filósofo tcheco que viveu no Brasil e escrevia em português


O NOME de Vilém Flusser vem sendo redescoberto internacionalmente com a realização de congressos e a reedição de seus livros. Mas é justamente no Brasil que não poderia ser esquecido -pois este filósofo nascido na Tchecoslováquia desenvolveu seu pensamento em São Paulo e em "língua brasileira", como mostra "Bodenlos: Uma Autobiografia Filosófica". >>> Leia mais


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/16/2007 04:19:00 PM | | | Voltar


Autêntica lança Prêmio José Mindlin de Literatura


O lançamento oficial do Prêmio José Mindlin de Literatura será no dia 22 de junho, às 17 horas, no Salão do Livro e Encontro de Literatura de Belo Horizonte. A iniciativa é da Autêntica Editora em parceria com a Câmara Mineira do Livro. Patrono do concurso, o bibliófilo e imortal da Academia Brasileira de Letras José Mindlin é presença confirmada.
A finalidade do Prêmio José Mindlin de Literatura é distinguir obras inéditas, no idioma português, de autores brasileiros ou naturalizados, independentemente de se tratar de autor estreante, na categoria Narrativas de Ficção (toda obra em prosa cuja forma possa ser classificada nos gêneros romance, novela, memórias, livro de contos e livro de crônicas). O autor da obra vencedora receberá um prêmio no valor de R$10.000,00 e terá seu livro publicado e distribuído pela Autêntica em todo o território nacional. O Prêmio celebra o 10º aniversário da Editora, que em 2008 passará a investir mais na publicação de obras de ficção.
O Regulamento estará disponível no site da Autêntica a partir do dia 22 de junho, quando serão abertas as inscrições.


Mindlin no Salão do Livro de Belo Horizonte


Ninguém melhor do que ele para falar do amor pela literatura. Sua coleção é de mais de 30 mil títulos, sendo a maioria delas raríssimas, em quase 80 anos de dedicação e amor pela literatura. Dono da maior coleção de livros da América Latina, o imortal da Academia Brasileira de Letras, José Mindlin, participará do Salão de Idéias Especial, promovido pela Autêntica Editora.


Agende-se:
Salão de Idéias Especial "José Mindlin um caso de amor com os livros"
Dia 22 de junho às 17 horas.
Local: Serraria Souza Pinto - Av. Assis Chateaubriand, 809 - Bairro Floresta - Belo Horizonte/MG.


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/16/2007 12:14:00 PM | | | Voltar


Acordo Ortográfico de Língua Portuguesa


O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, foi assinado em 1990, por todos os Estados actualmente membros da CPLP (à excepção de Timor-Leste). Portugal assumiu neste Acordo a condição de Depositário. O Acordo original foi seguido por dois Protocolos Modificativos (1998 e 2004). Os signatários que ratificaram o Acordo Original foram Portugal (1991), Brasil (1996), Cabo Verde (Fev. 2006) e S. Tomé e Principe (Dezembro 2006).
Assim, e sendo que o Segundo Protocolo Modificativo foi ratificado, e os competentes documentos depositados por: Brasil (2004); Cabo Verde (Fev. 2006); e S. Tomé e Príncipe (Dezembro 2006), nada impede que o Acordo, por força da alteração pelo 2º Protocolo, entre em vigor para os três Estados (Brasil, Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe) que já procederam ao depósito dos instrumentos de ratificação dos dois textos indicados.
Do entendimento expresso nos parágrafos anteriores resulta que, em bom rigor, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa está em vigor, na ordem jurídica internacional e nos ordenamentos jurídicos dos três Estados acima indicados, desde 1 de Janeiro de 2007, na sequência do depósito junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, das Cartas de Ratificação da República Democrática de S. Tomé e Príncipe, promovida em Dezembro de 2006, via Secretariado Executivo da CPLP.


Resumo da ópera:
O Acordo Ortográfico encontra-se em vigor para Brasil, Cabo Verde e S.Tomé e Príncipe;
Os restantes signatários só lograrão ver o Acordo como parte dos seus ordenamentos internos, por uma de duas formas:
a) Ratificação do Acordo e do 2º Protocolo Modificativo, e entrada em vigor com o depósitodos mesmos, ou;
b) Ratificação do Acordo na sua forma original, e entrada em vigor com o depósito do último dos signatários.


João Ubaldo fala ..
O filme "Língua - Vidas em português", um documentário de Victor Lopes, teve algumas cenas filmadas no Rio de Janeiro no ano de 2001. Uma delas mostra a nossa turma do boteco "Flor do Leblon". Na imagem vemos, à direita, João Ubaldo e Clóvis. Clique nas imagens, faça download do Acordo e veja o filme no YouTube


Marcadores: , , , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/16/2007 11:30:00 AM | | | Voltar


Senador quer Lei Rouanet para igrejas


Folha de São Paulo publica hoje matéria sobre o Projeto Crivella, que já tinhamos antecipado aqui. Já não bastam projetos de Livro-Agenda, Cirque du Soleil e "Chatô"e a total ausência de recursos do MinC para os escritores, agora se fala na destinação de recursos da cultura para as igrejas, que sequer fazem prestação de contas, nenhuma delas faz. Aliás, preferem dinheiro vivo. O Estado não tem que bancar projetos religiosos. o Estado é laico, o Papa Bento XVI ouviu isso quando veio fazer lobby para a sua igreja.


"Marcelo Crivella propõe usar recursos da cultura para manutenção de templos; MinC teme que verba seja usada para evangelização Projeto do político, que é ligado à Igreja Universal, não especifica de que forma o dinheiro captado com a lei poderia ser empregado.
O Ministério da Cultura é contra o projeto, porque afirma que ele tem brechas que permitiriam o financiamento da construção de templos e de campanhas de evangelização, por exemplo, não se restringindo a projetos culturais.
Segundo o secretário de Incentivo e Fomento à Cultura do ministério, Marco Acco, atualmente a Lei Rouanet já financia expressões artísticas e culturais de igrejas, como gravação de CDs, edições de livros e encontros de corais.
De acordo com o senador, só seriam beneficiados os templos religiosos tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e aqueles cujos prédios sejam centenários. O texto do projeto não especifica, porém, de que forma o dinheiro da Lei Rouanet poderia ser empregado.
A única emenda ao texto original foi feita pelo senador Sibá Machado (PT-AC), para deixar claro que os beneficiários são templos de todos os credos, e não apenas os cristãos.
Crivella nega que esteja legislando em causa própria. "Entre as igrejas evangélicas são centenárias a Batista, Metodista, Presbiteriana e Congregacional. A minha [Universal] tem 30 anos", afirmou ele.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/16/2007 11:04:00 AM | | | Voltar

·······

15 de junho de 2007

''E a história começa'' .....


E A HISTORIA COMEÇAGrandes escritores escreveram e reescreveram a primeira frase de um livro várias vezes. A partir de sua experiência como romancista e crítico literário, Oz desenha neste livro o mapa da genialidade e processa a gênese de uma obra-prima, desconstruindo textos de importantes escritores, analisando os métodos utilizados para cativar os leitores e tecendo comentários sobre as estranhas e sedutoras formas pelas quais tais autores iniciaram suas obras.


OZ, AMOS
Nasceu em Jerusalém, em 1939. Considerado um dos melhores escritores israelenses da atualidade, já foi traduzido para mais de 22 línguas. Atualmente mora em Arad, no deserto de Neguev, dedicando-se à militância em favor da paz entre árabes e israelenses e ao curso de literatura hebraica que leciona na Universidade Ben-Gurion.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 10:53:00 PM | | | Voltar


Norueguês leva o Dublin Literary Award


PublishNews - 15/6/2007 - por Renata Sturm
Um norueguês recebeu ontem o prêmio mais alto (em valor) para uma única obra. O felizardo é o romancista Per Petterson, que venceu o prêmio de 100 mil libras esterlinas dado pelo International IMPAC Dublin Literary Award. Ele concorria com o livro Out stealing horses, na mesma lista que constava nomes como do sul-africano J.M. Coetzee, ganhador do Nobel, e os autores britânicos Salman Rushdie e Julian Barnes. Petterson irá dividir com a tradutora do livro, Anne Born, 25 mil do prêmio. A seleção do vencedor é feita a partir de livros traduzidos para o inglês e que são escolhidos por 169 bibliotecas espalhadas por 49 países. Este ano 138 romances fizeram parte da primeira seleção internacional.


SINOPSE
In 1948, when he is fifteen, Trond spends a summer in the country with his father. The events - the accidental death of a child, his best friend's feelings of guilt and eventual disappearance, his father's decision to leave the family for another woman - will change his life forever. An early morning adventure out stealing horses leaves Trond bruised and puzzled by his friend Jon's sudden breakdown. The tragedy which lies behind this scene becomes the catalyst for the two boys' families gradually to fall apart. As a 67-year-old man, and following the death of his wife, Trond has moved to an isolated part of Norway to live in solitude. But a chance encounter with a character from the fateful summer of 1948 brings the painful memories of that year flooding back, and will leave Trond even more convinced of his decision to end his days alone.


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 09:13:00 PM | | | Voltar


Historiador do Holocausto ganha ''Prémio da Paz dos Livreiros Alemães''


Diário de Notícias (Portugal) - 14/6/2007
O Prémio da Paz dos Livreiros Alemães foi atribuído ontem (14/06) ao historiador israelita Saul Friedlander, pelos seus trabalhos sobre o Holocausto, entre cujas vítimas se contam os seus pais. Em comunicado, a Associação dos Livreiros Alemães sublinha que Friedlander, 74 anos, é um dos últimos historiadores que testemunharam a "perseguição e a destruição dos judeus na época do terror nazi na Europa". O historiador "permitiu a homens e mulheres reduzidos a cinzas fazerem ouvir uma queixa, um grito. Deu-lhes uma memória e os seus nomes" - acrescenta. Existente desde 1950, o Prémio da Paz dos Livreiros Alemães foi atribuído em 2006 ao ensaista e sociólogo alemão Wolf Lepenies, e em 2005 ao escritor turco Orhan Pamuk, que um ano mais tarde ganhou o Prémio Nobel da Literatura. >> Leia mais

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 09:06:00 PM | | | Voltar


Uma biografia afetiva para o vulcão Sandra Bréa


O Globo - 15/6/2007 - por Rodrigo Fonseca
Assim que autografar o primeiro exemplar de Sandra Bréa - Estrelas nascem para brilhar (Litteris), durante o lançamento do livro, terça-feira (19/06) que vem, às 18h30m, na Casa de Cultura Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176, Ipanema - Rio de Janeiro), o artista plástico Juarez Santos estará realizando um dos derradeiros desejos da ex-namorada e amiga que, na década 70, foi sinônimo de sensualidade no Brasil. Assim que começou sua batalha contra a Aids, a atriz, morta em maio de 2000, aos 47 anos, declarou o desejo de preservar suas memórias e histórias dos bastidores dos programas, filmes, shows e novelas que estrelou. Em uma entrevista de 1996, um ano antes da última aparição na TV, Sandra chegou a anunciar que havia escrito suas recordações em uma coletânea de crônicas e que estava empenhada em registrá-las em CD-ROM. Tentou, mas não conseguiu.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 08:58:00 PM | | | Voltar


Mais "Escritores em Israel" na imprensa


Saiu no site dos ESCRITORES EM ISRAEL



"O excelente site cultural Verdes Trigos também está apoiando e registrando a viagem dos escritores brasileiros a Israel. Veja aqui, aqui e aqui as notas publicadas no blog do Verdes Trigos. Outro importante apoio que recebemos foi o da Câmara Brasileira do Livro - CBL - que também publicou uma nota sobre a viagem em seu site. Veja aqui. "



Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 02:45:00 PM | | | Voltar


Escritores brasileiros contam sobre viagem a Israel


No próximo dia 25 de junho, Marina Colasanti, Affonso Romano Sant'Anna, Ana Maria Moretzsohn, Daniel Galera estarão reunidos na Livraria Armazém Digital, do Shopping Rio Design, para compartilhar com o público, suas impressões sobre Israel na viagem que fizeram ao país, junto com Walcyr Carrasco, Rubem Fonseca, Luis Fernando Veríssimo, Ignácio de Loyola Brandão, Pedro Bandeira entre outros, para participarem como representantes do Brasil, no Projeto 'Autores do Mundo Escrevem a Bíblia', ocorrido em Jerusalém, durante a 23ª Feira Internacional do Livro. Antes do relato, será exibido um DVD com alguns dos melhores momentos da visita a Israel, feita a convite da Confederação Israelita do Brasil- CONIB (www.conib.org.br/escritores ) e da Embaixada de Israel no Brasil, e depois, aberta a exposição de fotos. O evento que tem a organização da Confederação Israelita do Brasil e apoio da Federação Israelita do Rio de Janeiro (FIERJ) e da Livraria Armazém Digital (www.armazemdigital.art.br ), com entrada franca (Pletz)


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 02:31:00 PM | | | Voltar


''Dois Córregos' abriga 1º Festival de Poesia


A cidade paulista de Dois Córregos (288 km a noroeste de São Paulo) recebe hoje o 1º Encontro Internacional de Poesia, com saraus, oficinas e seminários com poetas, contistas, repentistas e novelistas. O mexicano Alfredo Espinosa abre o evento hoje, às 20h, e amanhã participa da palestra "As Novas Formas de Expressão Poética". Mais informações e a programação completa estão em http://www.usinadesonhos.org.br/. O evento é gratuito.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 01:56:00 PM | | | Voltar


Em Israel,técnico Luiz Felipe Scolari deseja sorte a Shimon Peres


Em visita a Israel, o técnico da seleção portuguesa de futebol, o brasileiro Luiz Felipe Scolari, afirmou que os momentos de seu encontro com o presidente eleito de Israel, Shimon Peres, foram muito marcantes em sua vida. O treinador revelou que foi uma visita "diferente, um momento muito importante e espetacular" e que Shimon Peres "tem um carisma muito grande".
Sobre sua participação no Instituto Shimon Peres para a Paz, "Felipão" destacou que "é um projeto em que todos ajudam para que haja paz e integração de todos os povos. Participar me deixa muito feliz porque nunca imaginei que isto pudesse acontecer".
Na viagem, Scolari proferiu palestra a alguns treinadores israelenses e palestinos, em que se falou sobre "tudo o que rodeia o futebol" e as formas de trabalho. Também acompanhou o trabalho desenvolvido com as crianças na escola de futebol, em que os professores "ensinam os fundamentos básicos, mas fundamentalmente alertando-os para que haja no futuro uma situação de tolerância".

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 10:03:00 AM | | | Voltar


Projeto Jovem Cidadão divulga ações regionais em Presidente Prudente


Será realizada no dia 16 de Junho de 2007, das 9h às 12h no anfiteatro do Sesi (Serviço Social da Indústria) a Apresentação e Finalização do Projeto Jovem Cidadão Amigo da Natureza na região do Pontal do Paranapanema, Vale do Paranapanema e Alta Paulista. Elaborado e implantado pelo Instituto BioMa - em parceria com o FNDE/MEC (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/Ministério da Educação), o projeto visa à promoção e conscientização dos direitos universais da humanidade aliados à preservação e conservação do meio ambiente.


Na região de Presidente Prudente são 32 escolas participantes, envolvendo cerca de 10 mil alunos e 300 profissionais preocupados com a integração social e promoção da inclusão do cidadão na sociedade. Segundo Luiz Carlos Palomar Fernandez , gerente do projeto e membro do Instituto BioMa, o objetivo do projeto é incentivar o desenvolvimento do espírito de participação cidadã na defesa do meio ambiente local e global, com enfoque na melhoria da qualidade de vida humana.


Além da divulgação dos resultados positivos obtidos para as autoridades regionais, alunos e profissionais da educação participantes e público presente, serão divulgados os projetos que cada escola preparou e formatou , para secretários de educação das escolas de Presidente Epitácio, Presidente Venceslau, Caiuá, Presidente Bernardes, Salmourão, Dracena, Pirapozinho, Sandovalina, Mirante do Paranapanema, Platina, Regente Feijó e Álvares Machado.


Serviço:
Apresentação e Finalização do Projeto Jovem Cidadão Amigo da Natureza em Presidente Prudente
Data e horário: 16 de Junho, das 8h às 12h
Local: Anfiteatro do Sesi (Serviço Social da Indústria)
Endereço: Avenida Ibraim Nobre, 585 - Parque Furquim - Presidente Prudente - SP


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 09:32:00 AM | | | Voltar


''O Heterônimo'', um conto de Ademir Pascale Cardoso


Dentro do elevador, cabisbaixo e com o olhar serrado, dentro de um deselegante paletó bege, Paulo Nogueira se preparava para mais um dia de labuta. - O 12º andar era o seu segundo lar.
Paulo toca o interfone e, logo em seguida, a grande porta de vidro se abre. Abaixo dos negros mocassins, o lindo e limpo tapete vermelho. A altura dos olhos, fixada na parede, a logomarca, o brasão da empresa, o orgulho do velho careca: "TecNolog Corporation". Abaixo do xodó do velho, a velha rabugenta atendia aos telefonemas dos que não tinham o que fazer, afinal, eram 7h 50 da manhã. - A velha, quatro olhos, Maria Inês, dizia roboticamente: "Tecnolog Corporation,bom dia. Um momento por favor" - apertava outro botão e repetia: "Tecnolog Corporation, bom dia. Um momento por favor". Naquela cena, Paulo se sentira um fantasma, um Zé ninguém, apenas um número na folha de pagamento da empresa. Como gostaria de adentrar-se na empresa todas as manhãs e vislumbrar uma bela musa como telefonista, ou, pelo menos uma velha simpática. Um bom dia seria verdadeiramente o começo de um "bom dia", mas, de início, as trevas prevaleciam. morreu para a empresa. >>>> Leia mais


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 09:21:00 AM | | | Voltar


''Quem não sabe falar de sexo não deve escrever'' (Ian McEwan)


Escritor inglês Ian McEwan lança no Brasil o romance "Na Praia", em que descreve a noite de núpcias fracassada de jovem casal. Romance retrata ambiente moral da Inglaterra no começo dos anos 60, antes do turbilhão de transformações que aconteceria até o final da década.


"Na Praia" narra um episódio de poucas horas, no ano de 1962. Começa com o jantar de núpcias entre os recém-casados Edward e Florence, ambos virgens e de 22 anos. Os jovens estão num hotel de uma praia inóspita, iniciando sua lua-de-mel. O romance evolui durante a longa e trágica tentativa de ambos de, finalmente, fazerem sexo pela primeira vez. "Ser jovem naquele tempo ainda era um problema, e não algo abençoado como é hoje. Todo mundo queria ser mais velho, ser levado a sério. Assim, casar e atravessar a noite de núpcias era um sinal de que, enfim, a maturidade chegara." A Inglaterra vivia os últimos momentos antes de ver homens com cabelos compridos e meninas de minissaias nas ruas. "Edward e Florence teriam inveja do que iriam assistir nos anos seguintes, mas, infelizmente, estavam para trás no relógio da história."


Descrever um ato sexual no papel não é fácil, e fazê-lo ao longo de 130 páginas torna a tarefa ainda mais espinhosa. "Todo escritor deve em algum momento tentar mostrar que pode escrever uma cena de sexo. É difícil. Mas se ele não puder fazer isso, deve simplesmente procurar outro emprego." Para McEwan, o sexo é um tema tão incontornável que desconfia de um romance que não o tenha como chave. "É algo tão central na existência humana que, se não falarmos desse assunto, vamos falar do quê? Podemos optar se o sexo será trágico, cômico, bonito, louco, mas não se ele deve estar presente ou não. Assim como é o sexo que define uma pessoa na vida real, é também o que dá legitimidade a um personagem." (SYLVIA COLOMBO - FSP - 14/06/2007)


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/15/2007 12:21:00 AM | | | Voltar

·······

14 de junho de 2007

''Ao pé do ouvido,'' do Blog da Noga


Já noticiei que escrevi a "orelha" do livro da Noga, que será lançado na Flip 2007, pela Giz Editorial. Do blog da Noga:



Depois apareceu o Henrique Chagas, gente, outra coisa que não lembro como foi, não sei se fui eu, se foi ele, um espiando o outro no orkut. Achei que ele estava ligado à Giz, e era interessante, porque do site cultural dele, o Verdes Trigos, eu já tinha ouvido falar. O cara tem reputação excelente, e já que ele estava rondando, atirei: quer publicar minhas crônicas? O Henrique topou, e o resto... é história. Resolvi convidá-lo pra escrever a orelha do livro, ele topou também, bem, depois se arrependeu um pouco, não é, Henrique? Afinal de contas o livro é assim, digamos, meio volumoso, bem mais que as 98 páginas regulamentares. O caso é que depois do susto o Henrique mergulhou no livro... e se deixou levar... leiam o texto dele e vocês vão ver.
Pra mim já estava de bom tamanho, a orelha pronta e linda - nenhum Pitanguy necessário -, quando a noite passada recebi este presente. Ó, gente, ó: melhor parar por aqui, senão a emoção vai transbordar pra vocês aí. Só me resta um recurso, é, aquele que vocês já conhecem: um trecho do Hierosgamos.


COMUNIDADE NO ORKUT: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=33978493



Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/14/2007 11:59:00 PM | | | Voltar


Relato de escritor vê Shakespeare and Company como refúgio


"Shakespeare and Company" store, Paris, 2004Folha de S. Paulo - 12/6/2007 - por Adriano Schwartz
A Shakespeare and Company, em Paris, é uma das livrarias mais famosas do mundo. O sucesso se deve a uma série de peculiaridades e, acima de tudo, à criadora da loja, Sylvia Beach (1887-1962), e a seu sucessor, George Whitman (1913). Este, com suas manias e sua sabedoria, gera boa parte da força de Um livro por dia - minha temporada parisiense na shakespeare and company (Casa da Palavra, R$ 39,90, trad.: Alexandre Martins - nas livrarias a partir de 10/07), as memórias dos meses em que o jornalista e escritor Jeremy Mercer morou no lugar. Inaugurada em 1919, para ser um local em que se encontrassem livros em inglês em Paris, a loja logo se tornou ponto de encontro de autores como F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein e Ezra Pond. >> Leia mais


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/14/2007 11:04:00 PM | | | Voltar


O poeta kosavaro Engjëll Koliqi está em Belo Horizonte



Está em Belo Horizonte pela segunda vez o poeta kosovaro Engjëll Koliqi, premiado na Itália com seu livro IL MIO SECOLO SI CHIAMA AMORE.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/14/2007 10:34:00 PM | | | Voltar


Finalistas do 49º Prêmio Jabuti serão conhecidos dia 19


CBL Informa - 14/6/2007
Dia 19/06 serão conhecidos os finalistas do 49º Prêmio Jabuti 2007. A partir das 10h, acontece na CBL a apuração das 20 categorias, onde serão anunciados os dez mais votados em cada uma delas. Os resultados finais dessa primeira etapa serão publicados no site exclusivo do Prêmio Jabuti ao término da apuração e também serão divulgados por e-mail para a imprensa e associados. Já a apuração da segunda fase, na qual serão conhecidos os vencedores deste ano, está confirmada para o dia 15/08, às 10h, também em sessão aberta, na sede da entidade. A cerimônia de premiação do 49º Prêmio Jabuti será na Sala São Paulo da Estação Júlio Prestes (SP), no dia 31/10. Mais informações pelo telefone 11-3069-1300 ou pelo e-mail jabuti@cbl.org.br. >> Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/14/2007 10:18:00 PM | | | Voltar


BH recebe nova edição do Salão do Livro


A Itália e sua literatura serão as homenageadas do 8º Salão do Livro de Belo Horizonte. O evento começa hoje (14/06) e vai até o dia 24/06, na Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateaubriand, 809, Centro), na capital mineira, e terá uma programação diversificada, que inclui bate-papo com autores, mesas-redondas, oficinas, recitais e atrações voltadas para o público infantil. Realizado desde 2000, o Salão do Livro e Encontro de Literatura é promovido pela Câmara Mineira do Livro e Prefeitura de Belo Horizonte, através da Fundação Municipal de Cultura. Em 2007, o evento reunirá 55 expositores, que representarão em torno de 650 editoras nacionais e estrangeiras. A expectativa é de receber cerca de 140 mil pessoas. Informações pelo telefone 31-3241-4484.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/14/2007 10:07:00 PM | | | Voltar


''Relaxa e goza'', por Newton Emediato Filho


Este termo vulgar e de total descompromisso com o público - nessas horas choca e deixa indignada boa parcela da população pensante - no ponto de vista crítico -, nesse Brasil.
Caso fosse uma mulher de uma casa de tolerância da Rua Guaicurus no centro da cidade de Belo Horizonte - zona boêmia - nada surtiria tanto efeito quando esse termo for dito por uma mulher que representa o Estado Brasileiro.
Tal fato demonstra muito bem como as pessoas públicas que fazem política nesse país são capazes de tornar ainda mais vulnerável e até ridículo os fatos vergonhosos que já retratam bem a situação em que os cidadãos de bem, que pagam elevados tributos, são colocados a mercê desse sistema centralizador e autoritário de fazer política. >>> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/14/2007 09:26:00 PM | | | Voltar


Iacyr A. Freitas comemora 25 anos de poesia e lança dois novos livros


Tendo publicado dezessete livros de poesia, além de três de ensaio literário e um de contos, o mineiro Iacyr Anderson Freitas está comemorando o 25º aniversário de publicação da sua obra de estréia, Verso e palavra, vinda a lume em 1982. Como parte da comemoração, o poeta estará lançando, em Juiz de Fora, na livraria e cafeteria A Terceira Margem (situada na Galeria Pio X, 2º Piso, Centro), no dia 20 de junho (quarta-feira), a partir das 19h00min, os dois volumes restantes de sua obra poética reunida, intitulados Quaradouro (Nankin/Funalfa, 224 p.) e Primeiras Letras (Nankin/Funalfa, 216 p.). Frutos de um longo trabalho de revisão, editados neste ano com o apoio da Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, esses dois volumes dão seqüência ao premiado A soleira e o século, publicado em 2002 e considerado o primeiro estágio do conjunto tripartite destinado a reunir toda a obra poética do autor de Trinca dos traídos.


Tanto Quaradouro quanto Primeiras letras possuem capas realizadas a partir de fotografias de Ozias Filho, brasileiro radicado em Portugal, tendo sido responsável pela organização da antologia poética de Iacyr naquele país, intitulada Terra além mar. Iacyr é hoje, por sinal, um dos escritores mais premiados do país. Seu livro de contos Trinca dos traídos, indicado para o vestibular da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (SP) no ano passado, obteve também a Menção Especial do Prêmio Literário "Casa de las Américas", realizado anualmente em Cuba. Seus livros chegaram a ser destacados por críticos e escritores da categoria de Carlos Nejar, Alexei Bueno, Fábio Lucas, Ruy Espinheira Filho, Wilson Martins, Olga Savary, Ivo Barroso, Assis Brasil, Fernando Py, Miguel Sanches Neto e Fabrício Carpinejar, entre muitos outros.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/14/2007 09:38:00 AM | | | Voltar


Iacyr Anderson Freitas e o consolo dos demônios mudos


Grandes poetas são figuras não muito fáceis de encontrar, embora o mundo esteja repleto de poetas menores, medíocres e muito enfáticos na propaganda de sua própria poesia. Acredito que se deva a estes a má vontade com que a poesia anda sendo recebida, nos últimos anos, entre os leitores. Certas facções tornaram o poeta talvez desfrutável, gaiato e folclórico demais, e, no Brasil, qualquer coisa séria pode virar besteirinha ou ser tida como tal, devido ao espírito frívolo-perverso que parece presidir nossa indústria cultural, afoita em fazer e desfazer reputações cintilantes e ocas. Portanto, torce-se o nariz para a palavra "poeta", como se ela abrigasse coisas mais para levianas e desprezíveis.E certos poetas não fazem senão achar que isso é ótimo para eles, que os brilharecos e poses é que são quentes e valem a pena - portanto, merecem a irrisão a que são relegados.
Nunca me deixei impressionar nem abalar por modas poéticas nem nunca deixei de crer que o verdadeiro poeta sabe ser digno de si mesmo, de sua própria voz, mantendo-se fiel a uma verdade de que é portador mais para fatal que para eufórico. Sempre fui, para bem ou mal, muito fiel às leituras de poetas que me marcaram fundo, como se devesse àqueles livros (de Drummond, Cabral, Pessoa, Rilke) uma lealdade que, cumprida, sóme fez bem. E sempre tive dificuldades com novos nomes do panteão poético brasileiro por isso não queria me arriscar, queria mais tempo para conhecê-los, e, atropelado pela necessidade de fazer minha prosa, de seguir meu caminho literário, muitas vezes não empreendi viagens sérias a livros de nomes novos que, por uma outra razão, me agradaram aqui e ali. Não foi o caso de Iacyr Anderson Freitas. >>>>> por Chico Lopes

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/14/2007 12:41:00 AM | | | Voltar


Livro-agenda obriga o MinC a mudar


O Estado de S. Paulo - 13/6/2007 - por Jotabê Medeiros
O livro-agenda de R$ 8,3 milhões (cuja captação de recursos ainda não se efetivou) incorpora-se aos mais ruidosos casos da política cultural federal dos últimos anos. Os exemplos são o patrocínio de quantia quase igual à da turnê do canadense Cirque du Soleil (cerca de R$ 8 milhões), revelada pelo Estado em 24 de abril de 2006; a utilização da Lei Rouanet para cobrir despesas de turnês e gravação de CDs e DVDs por recordistas de vendas de discos no País, também revelada pelo jornal; além de casos mais remotos, como os financiamentos aos filmes O Guarani, de Norma Bengell, e Chatô, o Rei do Brasil, de Guilherme Fontes.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/14/2007 12:07:00 AM | | | Voltar


Shimon Peres será o nono presidente de Israel


O vice-premiê israelense, Shimon Peres, 84, foi eleito o nono Presidente de Israel nesta quarta-feira, conquistando 86 votos em um segundo turno, depois que seus dois rivais na disputa anunciaram apoio a sua candidatura.


- Shimon Peres nasceu Szymon Perski no dia 02 de agosto de 1923.
- Oriundo de Vishneva (Polônia), emigrou aos 11 anos com a família para Israel, na época Palestina sob Mandato Britânico.
- Viveu alguns anos em um kibutz próximo ao lago Tiberíades, onde fez o bacharelado, antes de aderir às juventudes operárias socialistas.
- É casado com Sonia, com a qual tem três filhos.
- Na década de 1950 se tornou "pupilo" de David Ben Gurion, um dos fundadores do Estado Judeu.
- Em 1959 foi eleito pela primeira vez deputado no Knesset (Parlamento israelense), cargo renovado sucessivamente. Hoje, ele é o membro mais antigo daquela casa legislativa.
- Shimon Peres foi primeiro-ministro de Israel nos períodos de 1984-1986 e 1995-1996 e co-fundador do Partido Trabalhista israelense (1968).
- A nomeação de Peres como chefe do Estado representa o ápice de sua carreira política, que inclui um período como primeiro-ministro e a obtenção do "Prêmio Nobel da Paz".
- É presidente de um Centro que leva seu nome e que, entre outras atividades, promove a cooperação entre jovens israelenses e palestinos pelo esporte. Dentro de alguns dias o Real Madrid visitará Israel para participar de uma "partida pela paz" no Centro Peres.
- Ele assumirá o cargo dentro de duas semanas.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/14/2007 12:01:00 AM | | | Voltar

·······

13 de junho de 2007

O livro mais caro (R$ 8.323.170,00)


O Estado de S. Paulo - 13/6/2007 - por Jotabê Medeiros
A editora está inativa, os telefones da empresa são "para contato", o endereço é fictício, a idéia parece mais adequada a um programa pedagógico. Mas, ainda assim, o projeto Livro-Agenda Cultural Brasileira recebeu sinal verde da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) para captar R$ 8.323.170,00, por meio de renúncia fiscal (tinha requisitado R$ 9.223.820,00, quase duas vezes mais do que foi destinado para a lei de incentivo do município de São Paulo no ano de 2006, R$ 5.980.280,51). O projeto, que é o mais caro da área de Humanidades - Edição de Livros do Ministério da Cultura, até agora não captou nada para se realizar. Seus proponentes, os produtores Elio Maccaferri e Denei Lima e o artista gráfico Luiz Gouveia, não cometeram qualquer irregularidade, mas chama a atenção a desproporção de critérios utilizados para habilitar um projeto dessa natureza a utilizar um volume tão grande de recursos públicos. >> Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/13/2007 10:14:00 PM | | | Voltar


CINZA DA SOLIDAO - UMA HISTORIA ROMANTICA


Com o relançamento do livro Cinza da Solidão marcado para o dia 19/06 (terça-feira), a partir das 20h, no projeto Terças Literárias que acontece a cada terceira terça-feira do mês no Bar Raízes na SCLN 110, Bloco D, Loja 28, BRASILIA/DF, o escritor M.P.Haickel fala em entrevista concedida ao poeta João Carlos Taveira para a Revista Nós Fora dos Eixos sobre literatura, amor, política, juventude e vida profissional.


O livro - Brasília cada vez mais desponta no cenário nacional. Após o rock do final de 80 e início da década de 90, agora é a vez da Literatura despontar com a força de toda uma geração. 'Cinza da Solidão' é uma história romântica. Nela são feitos protestos, são dadas visões filosóficas, mostrando fragmentos de política, poesia e narrados intrigantes casos de amor. Está mais próximo de um grito, ou melhor, de uma declamação feita por um poeta de uma geração que viu o Brasil sair de uma trágica ditadura militar, para logo em seguida cair nas mãos de civis que foram cúmplices e parceiros dessa mesma ditadura. 'Reprodutores de escravidão!', brada o poeta Zeto, um dos personagens centrais do romance. Na estrutura da narrativa, a realidade e os sonhos se interpenetram, a ponto de um roteiro de um filme idealizado por um dos personagens se misturar com a ação narrativa, de forma a tirar o fôlego do leitor, com diálogos eletrizantes e gerar um clima de suspense e tensão, que percorre toda a trama. O livro conduz a uma reflexão necessária do momento brasileiro, com seus ingredientes de Realismo ou Expressionismo, passando, no fundo, acontecimentos políticos (como da eleição em que a dupla Lula/Brizola concorreu, ao impedimento de Collor) por entre o painel impressionista dos institutos/instantes que vão compondo, num belo acabamento literário, a cosmovisão do que somos.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/13/2007 08:19:00 PM | | | Voltar


''A história mudou a meu favor'', diz Llosa


Folha de S. Paulo - 12/6/2007 - por Sylvia Colombo
Mario Vargas Llosa, 71, não esconde a vaidade ao concluir que venceu o debate político com os intelectuais de sua geração. "A história mudou a meu favor", disse o peruano, em entrevista à Folha, no Rio, onde conversa hoje (12/06) com seus leitores em evento no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB - Rua Primeiro de Março, 66) - amanhã Llosa fala no CCBB em São Paulo (Rua Alvares Penteado, 112). Llosa terá sua obra relançada pela Objetiva/Alfaguara. Os dois primeiros títulos, A cidade e os cachorros e Pantaleão e as visitadoras, são o tema das palestras. Informações sobre ambos os eventos pelos telefones 21-3808-2020 ou 11-3113-3651.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/13/2007 03:08:00 PM | | | Voltar


VerdesTrigos está na Web Doce Web



"Muitas pessoas devem ter se deparado com algum site que oferecem serviços, produtos ou apenas conteúdo mas que em si próprio não inspirava o mínimo de confiança e falando em confiança você talvez já conheça o Verdes Trigos é um blog de conteúdo cultural, o layout dele não é lá estas coisas mas, o conteúdo sim este vale por muitos layouts bem planejados que existem por ai, de alta qualidade". (Web Doce Web)



Obrigadão, John Henrique


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/13/2007 02:55:00 PM | | | Voltar

·······

11 de junho de 2007

Novo filme ''O Dia em Que eu Morri'' de Vicentini Gomez, está no YouTube:



Sufocado pelas cobranças dos telemarketing, Pedro Otávio resolve dizer que morreu. Se você é um desses, veja a lei que proibe este ato insano dos cobradores!!! Mais informações sobre o diretor "Vicentini Gomez" no site: http://vicentinigomez.sites.uol.com.br/


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/11/2007 11:53:00 PM | | | Voltar


Hierosgamos: o Cântico dos Cânticos de Noga


Noga Sklar deu-me o privilégio de escrever a orelha do seu inédito romance "Hierosgamos", a ser lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial. Foi uma leitura prazerosa e lúdica, que renovou em mim o ardente desejo de sempre viver um grande amor. A orelha está pronta, o livro está sendo levado à prensa: Sucesso e sorte à Noga, autora e personagem.



Noga Sklar confessa que não é o virtual a linha de força de sua ficção, mas o real, escrito de forma rápida e sem preconceitos. Do naipe de escritores que mesclam, de uma forma desvelada, vida e literatura, nos adianta que o seu romance é também autobiográfico. Penso que se desnudou em demasia, todavia, nos faz cúmplices na catarse vivida pelo gratificante encontro virtual, que se findou real. E o real vivido nos é entregue na forma lírica, sedutora e erótica de "Hierosgamos".
Depois de dois maridos, nenhum filho, anos de um "luto infindável", no limbo, ela sonha com a sorte de um amor tranqüilo, e ele está on line: um americano formado em literatura inglesa, que fez mestrado no Neguev, um filósofo romântico, que fala francês, hebraico e mestre em inglês, com alma de artista e sutilmente irônico. >>> Leia mais



Lançado na FLIP 2007, em Paraty. Já à venda

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/11/2007 09:07:00 PM | | | Voltar


Uma pedra no sapato de Putin


O Estado de S. Paulo - 10/6/2007 - por Gabriella Dorlhiac e Pedro Doria
Na tarde do primeiro dia de novembro do ano passado, o ex-agente da KGB Alexander Litvinenko passou mal. Ele, sua mulher Marina e o filho viviam em Londres desde 2000, quando conseguiu asilo político. Sua saúde piorou, piorou - até que, após três semanas agonizando, morreu. Segundo a Scotland Yard, Sasha Litvinenko foi envenenado com polônio-210, uma substância altamente radioativa, por seu amigo Andrei Lugovoi, um milionário russo que também pertenceu à KGB. "Foi Vladimir Putin", diz Marina Litvinenko, em uma entrevista ao Aliás. Ela é autora, junto com Alex Goldfarb, amigo do casal, de Morte de um dissidente, livro que será lançado mundialmente no próximo dia 14/06 (a edição brasileira é da Companhia das Letras).

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/11/2007 03:11:00 PM | | | Voltar


Escritores cobram incentivo do MinC


O Estado de S. Paulo - 9/6/2007 - por Patrícia Villalba
Há muita urgência quando se fala em disseminar o hábito da leitura - é preciso baratear o livro, criar mais bibliotecas, reequipar as que já existem. Para os escritores, o mais urgente é acrescentar o termo 'literatura' ao nome do plano de metas que os Ministérios da Educação e Cultura fundamentam para democratizar o acesso aos livros. Mais do que uma simples questão semântica, o Movimento Literatura Urgente chama atenção para a idéia de que a criação literária merece destaque nas discussões em torno do tema 'leitura para todos'. No dia 07/06, o grupo informal que tenta alguma organização da classe em busca de melhores condições de trabalho se reuniu com o secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, José Castilho Marques Neto, no Itaú Cultural.

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/11/2007 03:04:00 PM | | | Voltar


Um pesadelo no coração das trevas


Jornal do Brasil - 9/6/2007 - por Mariana Filgueiras
150 anos, o ambiente não podia ser melhor para o nascimento de um escritor que também romperia as amarras de seu tempo. Na distante Podolia, uma província ucraniana, em 1857, nasceu Józef Teodor Konrad Korzeniowski, naturalizado britânico e mais tarde consagrado como Joseph Conrad. O aniversário de nascimento do escritor será celebrado na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) com uma mesa de debate sobre um de seus maiores clássicos, O coração das trevas, capitaneada pelo historiador Luiz Felipe de Alencastro.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/11/2007 02:45:00 PM | | | Voltar


Midiático Poder - O Caso Venezuela e a Guerrilha Informativa



Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/11/2007 09:25:00 AM | | | Voltar


Diário de garota judia vem à tona após 60 anos


Uma polonesa que há 60 anos guardava o diário de uma adolescente judia morta pelos nazistas em 1943 entregou o diário ao Memorial do Holocausto, em Israel. "Tenho a impressão de que estou escrevendo pela última vez", escreveu Rutka Laskier, de 14 anos, enquanto vivia no gueto judaico de Bedzin, na Polônia, em 20 de fevereiro de 1943. "Estão arrebanhando as pessoas na cidade. Não posso sair de casa, e estou ficando maluca presa na minha casa". Laskier escondeu o diário sob o piso de sua casa antes de sua família ser deportada para o campo de concentração de Auschwitz. O caderno foi encontrado mais tarde por Stanislawa Sapinska, que viveu na casa antes da ocupação alemã e ficou amiga de Rutka Laskier. "Ela queria que o diário sobrevivesse, mesmo que ela não, para que o mundo soubesse como os judeus sofreram", disse Sapinska, 82 anos, no Memorial Yad Vashem ao Holocausto, em Jerusalém.


As duas garotas combinaram que Laskier esconderia o diário sob a madeira do piso da escada de sua casa e que, depois da guerra, Sapinska cuidaria dele. Uma porta-voz do Yad Vashem disse que acredita-se que Laskier foi morta imediatamente depois de chegar a Auschwitz, em agosto de 1943. No manuscrito de 60 páginas, Laskier fala de amor, morte e do cotidiano do gueto. Ela começa um parágrafo falando do "tormento" de antever sua própria morte, mas termina falando em tom adolescente sobre o garoto que ama. O Yad Vashem recolheu centenas de diários e poemas escritos por judeus durante o Holocausto, mas o de Laskier se diferencia de outros, incluindo o muito conhecido "Diário de Anne Frank", devido à história de como foi descoberto. Sapinska disse que não se arrependeu de guardar o diário escondido. "Era uma lembrança preciosa que eu reli muitas vezes", explicou. (Alef)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/11/2007 09:20:00 AM | | | Voltar

·······

10 de junho de 2007

Depois de Napoleão, por Manoel Hygino dos Santos.


Sai um mineiro, Napoleão Valadares, de Arinos, que cumpriu o segundo mandato como presidente da Associação Nacional de Escritores; entra um mineiro, Joanyr de Oliveira, de Aimorés, que assumiu o cargo no final de abril passado. O secretário-geral é Affonso Heliodoro dos Santos, este incansável batalhador por tantas e tão belas iniciativas na capital federal. Ele, mineiro de Diamantina.


Brasília é fruto da inspiração e da capacidade de empreender da gente de Minas, a começar pelos mais importantes no escalão de construtores: Juscelino e Israel. Mas muitos, numerosos, são os que lhes seguiram os passos, para que a capital não ficasse só como um alicerce ou uma ponte abandonada no meio do caminho. >>>> Leia mais


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/10/2007 03:35:00 PM | | | Voltar


Fotos parecem editorial



Na semana passada, reproduzi as duas fotografias publicadas pela Folha. Hoje constato que o ombudsman da Folha, Mário Magalhães, criticou a postura opinitiva da Folha utilizada através das fotos publicadas no jornal. Realmente está evidente a opinião da Folha a partir das fotos. Fiz questão de colocá-las no blog, embora naquele dia, não tivesse essa mesma clareza. Também é evidente que a midia brasileira não informa corretamente o que se passa na Venezuela, prefere divulgar as falas da turma do DEM no Senado, escondendo os reais motivos da querela Chávez e RCTV, a turma dos golpistas. (E para evitar os males entendidos, digo que sou totalmente contra o cerceamento da liberdade de expressão, ao contrário, sou totalmente a favor, inclusive nos termos colocados hoje na Veja pelo Diogo Mainardi, embora seja dele um enorme discordante)



A Folha tem posição editorial contrária a Chávez. É legítimo formular opinião. Mas o jornal não deveria permitir que ela contaminasse o noticiário. Foi o que pareceu ocorrer no fim de semana passado. No sábado, a primeira página exibiu fotografia de três comportadas funcionárias da RCTV. No domingo, mostrou duas chavistas, indo e vindo, com biquínis sumários. Soou como editorial oposicionista. A Folha escapou até agora do clima de campanha contra Chávez. Erra quando não cita os motivos alegados pelo governo contra a RCTV, mas mantém o pluralismo. Será uma pena se transformar o espaço noticioso em opinativo.



Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/10/2007 01:51:00 PM | | | Voltar


CRANIK entrevistou Henrique Chagas, do Portal VerdesTrigos


O administrador do CRANIK "Ademir Pascale Cardoso" entrevista o criador do sitio cultural Verdes Trigos "Henrique Chagas". (23/09/06).


Um apaixonado por livros desde criança, Henrique Chagas faz questão de ressaltar a importância da literatura na vida das pessoas. "Ler é agregar conhecimento. Dessa maneira você consegue compreender melhor o que acontece na sua vida, ao seu redor e na sociedade. Livros são ótimos instrumentos de reflexão", conclui.


Com a proposta de estimular a leitura e saciar a fome de cultura, Henrique criou o sítio cultural Verdes Trigos ( www.verdestrigos.org), que, desde 1998, oferece informações atualizadas sobre literatura e cultura em geral. "Nos verdejantes campos de trigo, o internauta tem acesso a resenhas de livros, críticas literárias e crônicas escritas por diversos autores, além de uma manancial de informações culturais", explica Henrique, seu criador.


Henrique Chagas nasceu em Cruzália, no interior de São Paulo, e seu pai cultivava trigo. "Quando criança tinha o costume de ficar embaixo de árvores lendo livros que eram de meu pai. Gostava de ficar olhando para o horizonte e deixava minha imaginação caminhar. Olhava os trigais, com os seus cachos ainda verdes, formando verdadeiras ondas pelo vento". Hoje, advogado em Presidente Prudente/SP, onde vive e trabalha, Henrique, como o menino de outrora, planta, cultiva e contempla "Verdes Trigos", que lhe é uma fonte de cultura e conhecimento".


Leia a entrevista completa no site do CRANIK


Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/10/2007 11:27:00 AM | | | Voltar

·······