RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

9 de junho de 2007

ILHA DAS FLORES (35 mm, 12 min, cor, 1989)


Um tomate é plantado, colhido, transportado e vendido num supermercado, mas apodrece e acaba no lixo. Acaba? Não. ILHA DAS FLORES segue-o até seu verdadeiro final, entre animais, lixo, mulheres e crianças. E então fica clara a diferença que existe entre tomates, porcos e seres humanos.


Um ácido e divertido retrato da mecânica da sociedade de consumo. Acompanhando a trajetória de um simples tomate, desde a plantação até ser jogado fora, o curta escancara o processo de geração de riqueza e as desigualdades que surgem no meio do caminho.


Direção: Jorge Furtado
Produção Executiva: Monica Schmiedt, Giba Assis Brasil e Nora Goulart
Roteiro: Jorge Furtado
Direção de Fotografia: Roberto Henkin e Sérgio Amon
Direção de Arte: Fiapo Barth
Música: Geraldo Flach
Direção de Produção: Nora Goulart
Montagem: Giba Assis Brasil
Assistente de Direção: Ana Luiza Azevedo


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/09/2007 03:04:00 PM | | | Voltar


O verdadeiro pai de Frankenstein


Poderemos comparar o Dr. Victor Frankenstein ao titã grego, Prometeu. - Prometeu apoderou-se do fogo divino de Zeus, outorgando aos homens comuns a evolução perante aos outros animais e, assim como o ser supremo, também gozava da criação humana. - Furioso, devido ao roubo do fogo divino, Zeus castigou Prometeu e o acorrentou ao cume do monte Cáucaso, dando livre arbítrio para um terrível abutre dilacerar o seu fígado que, sempre se regenerava, devido a sua imortalidade. Zeus pronunciou o castigo a Prometeu por 30.000 anos, mas, o condenado foi libertado por Hércules que, deixou em seu lugar, o deus da medicina, o centauro Quíron, pois este já estava condenado devido a uma ferida eterna causada por uma flecha terrivelmente envenenada.
Em uma atitude nobre, Quíron transfere sua imortalidade pela libertação de Prometeu, com a intenção de acabar com o seu sofrimento devido a dor da ferida eterna que possuía. >>>> Leia mais no Cranik

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/09/2007 02:50:00 PM | | | Voltar


Educação Bancária, Pedagogia Libertária e a famosa World Wide Web


Ademir Pascale Cardoso - Portal Cranik
Antigamente me questionava referente à escolha sobre a Educação Bancária ou Pedagogia Libertária nas escolas e, imensuráveis pontos de interrogação surgiam perante meus olhos. - Porém, um certo dia, acabei me decidindo por pedagogia libertária, pois os educandos teriam maior liberdade de expressão em sala de aula e, poderiam fazer os alunos enxergarem o mundo com mais liberdade. O mestre apenas abriria as portas para a sabedoria e "viva a liberdade e igualdade" mas, será que hoje estes que professam a arte da educação e o desenvolvimento das faculdades intelectuais, não estariam distorcendo o conceito de "Educação Libertária?".

Tomei a liberdade das reticências soltas para uma pequena divagação. >>>> Leia mais


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/09/2007 02:41:00 PM | | | Voltar


AriAno 80


A uma semana de Ariano Suassuna completar 80 anos, no próximo 16 de junho, o Prosa e Verso oferece a seus leitores uma edição especial de 10 páginas sobre os múltiplos aspectos de sua obra. O caderno tem artigos, matérias e uma entrevista concedida pelo próprio, na sua casa de Recife, à correspondente Leticia Lins. O autor do "Romance d''A Pedra do Reino", que amanhã inagura no Rio, no Theatro Municipal, uma semana de eventos inspirados em sua obra, conta quais são os sonhos literários que animam a sua vida. Para ilustrar o caderno, a diagramadora Cristina Flegner escolheu motivos do Movimento Armorial, lançado em 1970 pelo escritor para valorizar a cultura brasileira - um movimento que fincou raízes não apenas na literatura, mas na música, na dança, nas artes plásticas, no teatro.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/09/2007 02:01:00 PM | | | Voltar


Antônio, o santo do amor


Dia 13 de junho é dia de Antônio, o santo casamenteiro. Mas quem foi este homem humilde que se tornou um dos ícones mais populares da cristandade latina? Fernando Nuno nos revela nesta biografia como Antônio descobriu sua vocação e superou tentações e dificuldades para segui-la. Também conhecido como 'santo do povo', dedicou-se, sobretudo, a promover o amor em seu sentido mais amplo - entre homem e mulher, entre Deus e suas criaturas, além da paz entre os inimigos. Nascido Fernando Martins de Bulhões, há oitocentos anos, mudou seu nome para Antônio em homenagem ao eremita Santo Antão - fundador do movimento monástico -, quando entrou para a ordem dos franciscanos. Viveu num período rico em acontecimentos, no auge das Cruzadas - época de violência e intolerância, mas na qual também estavam sendo criadas as primeiras universidades e as catedrais. Em meio a um cenário de grandes conflitos, surgia alguém que combatia a violência e a ignorância apenas com a palavra, o debate. Um homem que dedicou sua vida ao auxílio ao próximo e que ficou famoso por seus sermões e milagres. Quase à margem da História oficial, Antônio se dedicava ao povo mais humilde, levando consolo e tranqüilidade aos ambientes perturbados e pobres da época.


Autógrafos
Quinta-feira, 28 de junho às 18:30
Local: Livraria Cultura Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/09/2007 09:37:00 AM | | | Voltar


DIREITOS E DEVERES NA REPUBLICA


Este livro apresenta um diálogo entre dois estudiosos italianos, com idades e formações distintas, mas unidos pela mesma paixão por história, política e filosofia e com a mesma preocupação com o futuro da República na Itália. Norberto Bobbio e Maurizio Viroli debatem grandes temas políticos - o amor pela pátria, a liberdade, a corrupção, os direitos e deveres - e propõem-se a tratar de questões difíceis relacionadas à fé religiosa, ao significado da vida e da história, e às razões e limites da ética laica. O objetivo é levantar dúvidas e analisar divergências de opinião sobre temas importantes, como o significado da existência do homem e a experiência religiosa, e refletir sobre temas políticos centrais, como o republicanismo, a virtude civil, o patriotismo, os direitos e os deveres do Estado e do cidadão.


Lançamento: 10/06/2007


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/09/2007 09:17:00 AM | | | Voltar

·······

8 de junho de 2007

Projeto prevê pagamento em dinheiro aos proprietários que preservarem mata nativa


Carlos Minc, secretário estadual de Meio Ambiente, prepara um projeto para garantir o pagamento em dinheiro vivo a proprietários de terras no Estado do Rio que não derrubarem mata nativa. A motivação também é econômica: sai mais barato pagar para não derrubar que para reflorestar.


[NOTA] Sugestão: cobrar pelo uso da água, com a destinação específica dos recursos aos produtores de água, proprietários de nascentes de rios e riachos, calculados pela vazão (produção). Cobrar de quem? da Coca-Cola, cervejarias e etc que se utilizam gratuitamente da água e a vendem a preço de refrigerantes, cerveja e "água mineral". Veja que os "produtores de água" tem a obrigação legal de preservar a nascente, a mata ciliar, a reserva legal, sob pena de pesadas multas e nada recebem pela água que produzem, enquanto grandes empresas exploram o precioso líquido gratuitamente, sem por ele nada pagar. Digam ao Partido Verde que a ele me filio se adotarem posturas viáveis e econômicas como estas sugeridas por mim e pelo Carlos Minc.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/08/2007 08:22:00 PM | | | Voltar


Vala com 5 mil corpos de judeus executados pelos nazistas é descoberta na Ucrânia


Foi encontrada na Ucrânia uma vala comum com os corpos de quase 5.000 judeus executados pelos nazistas durante a II Guerra Mundial. O cemitério coletivo fica na localidade de Gvozdavka-2, na região de Odessa. A vala foi descoberta durante obras para instalações de gás do povoado, onde, durante a guerra, houve dois guetos de judeus ucranianos e moldávios. O grande rabino de Odessa, Shlomo Baksht, anunciou imediatamente sua intenção de instalar um monumento no local da vala comum e incluí-la na lista de cemitérios e lugares de enterro de judeus mantida pelos rabinos de 40 países europeus. Uma comissão criada pelas autoridades ucranianas entrou em contato com o Arquivo Militar da Rússia, que já confirmou que, no local, os ocupantes alemães e romenos criaram em 1941 um campo de concentração onde foram exterminados 4.772 judeus. Odessa, um porto ucraniano no Mar Negro, onde historicamente houve uma grande comunidade judaica, foi ocupada pelas tropas nazistas em 16 de outubro de 1941, após uma heróica defesa de 73 dias, e permaneceu sob ocupação até 10 de abril de 1944. (Alef)

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/08/2007 08:11:00 PM | | | Voltar


Putin colobora com o primeiro museu judaico da Rússia


O presidente russo, Vladimir Putin, prometeu ceder um mês de seu salário para a construção do primeiro museu judaico da Rússia. Em um encontro com o grande rabino da Rússia, Berl Lazar, Putin prometeu à iniciativa todo seu apoio moral, além de uma doação direta. Ele acredita que seu exemplo seja seguido por empresários: "muitos vão querer apoiar este projeto, que contribui para a paz e a concórdia entre todas as religiões, que é a pedra angular de nosso país multinacional e multi-religioso".
Durante o encontro, o rabino Lazar destacou: "Há vários anos vimos falando de criar o museu judaico da Rússia, o "Museu da Tolerância", e é algo que agora urge como nunca". O museu vai relatar a longa história dos judeus na Rússia e sua contribuição à sociedade do país, bem como "educar a geração jovem no espírito da tolerância", em alusão ao crescimento da xenofobia nos últimos anos. O museu será útil para o povo russo e servirá de argumento contra aqueles que querem "reescrever a História", afirmou o rabino.(Alef)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/08/2007 08:08:00 PM | | | Voltar

·······

7 de junho de 2007

''Amor é o excesso que nos completa''


"No meio do caos,
Vem o amor
Quando nada parece estar acontecendo
Vem o amor
Complicado com o amor que não era amor
Vem o amor
No meio da vida
Vem o amor
E muda tudo o que veio dantes
E muda tudo o que veio depois"
trecho do livro - "O Amor que Move o Sol e as Estrelas"


Em forma de poema, prosa, verso e na visão dos pensadores. Ao todo são 100 páginas com mensagens e citações que renovam uma das mais extraordinárias experiências humana - o amor. "O Amor que Move o Sol e as Estrelas" , da Publifolha, traz frases de Pascal, Shakespeare, Montefiore, Camões, Duncan, entre outros. Alice Yates, autora do livro, escreve uma frase que poderia servir de epígrafe não só do livro, mas na vida de cada um de nós. "Amor é o excesso que nos completa."


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/07/2007 01:14:00 PM | | | Voltar


Cartazes de livro de Paulo Coelho são censurados na Polônia


Os cartazes de propaganda do último romance de Paulo Coelho, "A Bruxa de Portobello", foram censurados em Varsóvia, na Polônia. Tarjas pretas foram coladas sobre os cartazes de divulgação do livro, que mostram o dedo de um bebê acariciando um mamilo feminino. São cerca de 200 cartazes de vários tamanhos que estão espalhados pelas ruas, estações de metrô e prédios públicos de Varsóvia. De acordo com o jornal Gazeta Wyborcza, a publicidade foi censurada por iniciativa da própria editora do livro de Coelho, a Drzewo Babel.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u302640.shtml


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/07/2007 12:57:00 PM | | | Voltar


Dercy Gonçalves completa cem anos com festa de gala e mostra na TV Cultura


A atriz Dercy Gonçalves comemora 83 anos de carreira e 100 anos de idade no dia 23 de junho. Sua festa ocorrerá no dia 6 de junho na Casa Petra, no Brooklin, em São Paulo. Os números não são nada modestos: ela pretende reunir 800 convidados. A atriz pretende dar uma ar "hollywoodiano" à festa com convidados em black-tie e vestido de gala. Na esteira das comemorações, a TV Cultura vai exibir durante o mês de junho filmes estrelados pela atriz no programa Cine Brasil, exibido aos sábados, às 22h30.


http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u300606.shtml


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/07/2007 12:53:00 PM | | | Voltar


Era uma vez um grão de café...


Sérgio Tútlio Caldas também está com um novo livro: "Café - Um Grão de História" / Editora Dialeto, que descreve a trajetória do café desde sua descoberta na Etiópia até chegar - e ganhar força - no Brasil. A publicação é bilíngüe em português e inglês, e representa uma nova referência para o ambiente editorial brasileiro.


O livro é luxuoso e conta a história de um dos melhores e mais queridos produtos brasileiros. Café - Um Grão de História, editado pela Dialeto, chega às livrarias do país com um destaque notável. Com ineditismo, a publicação revela histórias saborosas sobre esse grão que se espalhou pelo mundo, levando riquezas; provocando conflitos e admiração; promovendo mudanças econômicas e culturais por onde passou. O livro traz fotos produzidas especialmente para este trabalho e imagens históricas até então nunca publicadas. O texto é de Sérgio Túlio Caldas e as fotografias são de Vito D'Aléssio.


Também está disponível para venda na Livraria Cutlura e aqui.


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/07/2007 12:40:00 PM | | | Voltar


''Os Caminhos de Che: um Diário de Motocicleta''


Os Caminhos de Che: um Diário de Motocicleta
Estréia neste domingo, 10 de junho, às 23h, no National Geographic Channel, a série "Os Caminhos de Che: um Diário de Motocicleta". O documentário tem 10 episódios (os roteiros são da autoria de Sérgio Túlio Caldas) e conta a aventura de dois jovens latinos redescobrindo a América do Sul através dos caminhos percorridos por Che Guevara e Alberto Granado, em 1952. O NatGeo faz várias reprises, em diversos horários, ao longo do mês.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/07/2007 12:31:00 PM | | | Voltar


Lêda Nova desponta no mercado literário como uma das raras escritoras de romance policial no Brasil


A sensibilidade da autora Lêda Nova mais uma vez pode ser apreciada pelos amantes da Literatura. Dessa vez, a autora presenteia seus leitores com o romance policial "A Escada de Madeira em L", que tem inicio com a morte de uma doméstica da casa dos Braun Alburquerque, ocorrida na Rua São Francisco de Paula, no bairro de Nossa Senhora dos Aflitos, em Porto Alegre. A obra foi lançada na 8ª Bienal do Livro da Bahia, que aconteceu em abril em Salvador, e está sendo lançada agora em todo Brasil.
"Este meu primeiro romance tem um significado peculiar para mim. Além do próprio desafio de adentrar em outro gênero (pouco usual, inclusive, principalmente no Brasil), o crime em si me soa apenas como um pano de fundo para eu falar sobre as dificuldades, dualidades, encontros e desencontros humanos, a dualidade premente, além da relação das pessoas com o profundo e o desconhecido, e de situações suscetíveis de aflorar o bem o mal, o bom e o mau, anjos e demônios, deuses de fé e de cristal", destaca a autora.
Lêda Nova explica que o livro, escrito em dois meses e meio, na verdade, dos conflitos e confusões que assolam a alma humana. "O livro trata também da maldição, numa tentativa de desmistificar essa tão falada desdita, mostrando as diversas modalidades em que ela se materializa na vida das pessoas comuns, em padrões negativos repetitivos e auto-perpetuadores, de gerações a gerações, conduzida principalmente pelo medo e culpa que enevoam e aprisionam a alma humana", completou.
A obra apresenta uma linguagem espontânea e desperta ansiedade, curiosidade e traz muitas revelações. Uma morte misteriosa, um investigador esperto, pistas falsas e revelações surpreendentes.


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/07/2007 12:06:00 PM | | | Voltar


Persona: Bergman, Jung e Kierkegaard


Escolher um filme como sendo o melhor da história do cinema é algo impossível, mas eu colocaria Persona como uma das melhores realizações da história do cinema. O filme de Bergman vai além do simples deleite: ele desperta a reflexão e questionamentos sobre o cinema, seu papel, a representação, o teatro e o próprio homem. Persona não apresenta apenas uma história, instiga o espectador a decifrar suas imagens e seus significados implícitos. Mais do que um filme que trabalha a metalinguagem, Persona é um questionamento sobre o ser humano e sua psique.
Bergman sofreu ao longo de seus trabalhos explorou a influência de diversas obras, mas em Persona dois autores devem ser destacados: Carl Jung e Sören Kierkegaard. Não pretendo aqui fazer uma análise das teorias dos dois autores, mas abordar como o filme trabalha a reflexão de alguns aspectos dessas teorias.
Persona é um filme muito representativo na obra de Bergman, retomando temas e refletindo seu momento. Assim, não há como falar sobre a película sem relatar algumas questões sobre o próprio Bergman. (Bianca Bueno - cinematografo)


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/07/2007 11:14:00 AM | | | Voltar

·······

6 de junho de 2007

Inscrições para o Prêmio Vivaleitura 2007 terminam em 9 de julho


Falta pouco mais de um mês para o encerramento das inscrições para a edição 2007 do Prêmio Vivaleitura, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Cultura (MinC) e Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI). As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de julho de 2007. A iniciativa é a maior premiação do país no reconhecimento às ações em prol da leitura. São R$ 75 mil para os vencedores, que serão conhecidos em outubro deste ano.
Dividido em três categorias de abrangência nacional, poderão concorrer ao prêmio instituições, órgãos e pessoas físicas. Os trabalhos podem ser inscritos em três categorias: (1) bibliotecas públicas, privadas e comunitárias; (2) escolas públicas e privadas; e (3) sociedade: empresas, ONGs, pessoas físicas, universidades e instituições sociais. Na categoria "Sociedade", uma menção honrosa será atribuída a projetos de empresas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela Internet (www.premiovivaleitura.org.br) ou via postal. Informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-7700987. Em sua primeira edição, em 2006, o Prêmio Vivaleitura recebeu 3.031 inscrições de todo o Brasil.


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2007 09:05:00 PM | | | Voltar


21 contos escolhidos a dedo


Organizada pela escritora sul-africana Nadine Gordimer,a coletânea Contando histórias (Companhia das Letras, 320 pp., R$ 49, trad, Moacir Amâncio, Laura Barreto, José Rubens Siqueira) traz 21 contos escolhidos pelos próprios autores, que abriram mão de seus direitos autorais, revertendo-os para a TAC (Treatment Action Campaign), campanha em prol do tratamento e da prevenção da AIDS. Trata-se de uma amostra representativa do que de melhor se produziu na literatura das últimas décadas. Se a morte ronda boa parte das narrativas, como as de García Márquez, Margaret Atwood, Amós Oz, Njabulo Ndebele, Kenzaburo Oe e John Updike, os descaminhos da sexualidade fazem a graça dos contos de Arthur Miller e Hanif Kureishi. Se alguns autores, como Nadine Gordimer e Chinua Achebe, optam por um realismo implacável para relatar os horrores da guerra e da fome, há outros que preferem o viés do mitológico ou do fantástico para se expressar. É o caso de José Saramago, Salman Rushdie e Paul Theroux. Da sátira exacerbada de Woody Allen à curiosa fábula de Michel Tournier, o volume ainda traz - Es'kia Mphahlele, Ingo Schulze, Susan Sontag, Claudio Magris e Christa Wolf. Trágicos ou cômicos, os textos tão díspares do volume têm em comum, além da excelência literária, um profundo empenho em compreender a humanidade de seus personagens. Basta lembrar que cinco dos autores reunidos aqui ganharam o Nobel de literatura: José Saramago, Gabriel García Márquez, Günter Grass, Kenzaburo Oe e a própria Nadine Gordimer, que estará na Flip deste ano.


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2007 08:58:00 PM | | | Voltar


Biógrafo de Roberto seduz com 'aula-show'


O Estado de S. Paulo - 6/6/2007 - por Jotabê Medeiros
Te cuida, Ariano Suassuna! Outro autor brasileiro, dessa feita um baiano de Vitória da Conquista, está fazendo escola na seara das 'aulas-show' que celebrizaram o paraibano de A pedra do reino. O fato deu-se na Livraria da Vila da Alameda Lorena, na noite de segunda-feira (04/06). O astro era Paulo César Araújo, autor da biografia não-autorizada Roberto Carlos em detalhes. Privado de sua obra, que levou 15 anos para escrever, restou a Paulo César um único trunfo, o de recontar a história, e ele faz isso com habilidade, ironia e presença de espírito. É hilariante sua teatralização dos encontros entre Roberto Carlos e seus advogados. "Estou indo aos Estados Unidos para um debate. Lá, todo dia sai uma biografia não-autorizada, e ninguém censura", disse Paulo César, que também é estrela da Feira Literária de Paraty, a Flip.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2007 08:47:00 PM | | | Voltar


Oficina de Crônica anuncia selecionados


A comissão julgadora da FLIP anunciou os 30 nomes escolhidos para participar da Oficina de Crônica, que acontecerá de 05/07 a 07/07, na Pousada do Ouro, em Parati. Promovida pela Festa Literária Internacional de Parati, a quarta Oficina Literária da FLIP tem por objetivo revelar novos talentos, estimular a redação de textos literários e promover o encontro de novos autores com escritores consagrados durante os dias do evento. Nesta edição, será privilegiada a crônica, gênero literário bastante cultivado no Brasil e praticado com maestria por Nelson Rodrigues, autor homenageado deste ano. Os participantes terão três encontros com os cronistas Arthur Dapieve e Joaquim Ferreira dos Santos, e estudarão técnicas e exemplos práticos. >>> Leia mais


Entre os nomes escolhidos está Noga Lubicz Sklar, que se revela excelente cronista. Leia seus textos publicados aqui e no seu blog.


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2007 08:25:00 PM | | | Voltar


A orelha de Van Gogh, por Pablo Moreno


Holanda em postais: um tapete de tulipas vermelhas, moinhos-de-vento como gigantes quixotescos sob o sol. Se imagino um holandês, é Van Gogh quem aparece. Com a ansiedade dos famintos, desesperadamente, despeja tintas em telas, densas e turvas camadas. E a espátula pare corvos negros, campos de trigos, girassóis, ciprestes fantasmas. Tristes quadros. Tudo extremamente vivo. Van Gogh é o holandês mais famoso do mundo. E sua orelha ausente - mais do que todas as de Pitangui - é a mais enigmática do mundo


Sobre a orelha que não aparece no "Auto-retrato com orelha enfaixada e cachimbo", 1889, há várias histórias. A versão que ganhou maior notoriedade relata a punição do pintor perturbado. Após uma das muitas brigas com Gauguin, com quem dividia o ateliê, como punição e pedido de desculpas, teria cortado a própria orelha e entregue ao colega. Outros contam que a orelha teria sido ofertada a Rachel, uma prostituta. O certo é que Van Gogh, além de sua arte, deixou-nos esse despojamento e coragem. >>> Leia mais


Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2007 02:23:00 PM | | | Voltar


Autor de biografia de Roberto Carlos diz que foi coagido


Autor da biografia não-autorizada de Roberto Carlos, Paulo César de Araújo, afirmou, durante o evento Prosa na Vila, promovido nessa segunda-feira à noite pela Livraria da Vila, em São Paulo, que ele e a editora Planeta, que publicou o livro Roberto Carlos em Detalhes, foram coagidos a fazer um acordo com o cantor sob pena de a editora ser fechada.


O autor afirma que está consultando juristas e que tem esperança de que seu livro volte a circular. "Se eu passei 15 anos escrevendo esse livro, não tenho medo de passar mais 15 lutando para que ele volte a circular. Nada disso me desanima. Ao contrário, se teve uma coisa que aprendi com a história do Roberto Carlos foi não desanimar." Questionado sobre o fato de seu livro estar disponível na Internet e ser vendido a R$ 2 na Praça da República, Araújo responde que essa é uma "grande demonstração de desobediência civil" e que isso mostra a Roberto Carlos que "sua obra continua viva". (Terra)


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2007 02:17:00 PM | | | Voltar


Tel-Aviv inaugura ''Rua Oswaldo Aranha''


Foi inaugurada em Tel-Aviv uma rua denominada "Rechov Oswaldo Aranha" em homenagem ao chanceler brasileiro que presidiu a Assembléia da ONU que aprovou a criação do Estado de Israel. A solenidade contou com a presença de familiares, como Luiz Oswaldo Aranha; de autoridades, como o embaixador do Brasil em Israel, Pedro Motta; a vice-prefeita de Tel-Aviv, Yael Dayan; e do adido militar do Brasil em Israel, coronel Ramos; além de brasileiros, como o apresentador Cid Moreira e Assíria do Nascimento, esposa do ex-jogador Pelé. Após a cerimônia, houve apresentação do Coral da Prefeitura de Tel-Aviv. (Alef)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2007 02:05:00 PM | | | Voltar


Israelense é submetida a "câmara de gás" no aeroporto de San Francisco


A médica israelense Dorit Zylberman apresentou uma queixa por ter sido submetida a uma inspeção de segurança em uma "câmara de gás" no aeroporto internacional de San Francisco. "Parte da minha família morreu nas câmaras de gás durante a II Guerra Mundial... não achei que 65 anos depois seria submetida a um isolamento em uma câmara de gás", desabafou ao jornal "Yedioth Ahronoth". De acordo com ela, "um agente de segurança no aeroporto me colocou vestida em uma câmara de vidro e hermeticamente fechada. Quando lhe perguntei se isso acontecia em razão de suspeitas por meu passaporte ser israelense, respondeu que não sabia, e me advertiu que dentro da câmara sentiria algumas correntes como em uma ducha".


Ao apresentar seu passaporte para pegar um vôo da companhia Delta com destino a Nova York, de onde deveria seguir para Tel-Aviv, o agente a indicou que teria de esperar em uma fila diferente da dos outros passageiros. "Ao entrar nessa câmara de vidro transparente dispararam correntes de um gás comprimido, quase seguramente ar, e como sou magra, isso me causou muita dor", assinalou a médica, destacada oncologista do Hospital Cheeba, de Tel-Aviv, que participou de um simpósio médico de sua especialidade em San Francisco.


Um especialista em assuntos de segurança da companhia aérea israelense El-Al explicou que este é um novo método para inspecionar os passageiros, e que esses jatos de ar informados pela médica têm por objeto liberar partículas de explosivos em suas roupas. As partículas que se desprendem são analisadas rapidamente por um sensor especial dentro dessa câmara de vidro. Este método foi aprovado pelas autoridades americanas, e pode ser adotado também em aeroportos europeus. Funcionários do Ministério de Exteriores israelense informaram que Zylberman não é a primeira cidadã do país a se queixar sobre este tratamento, e as autoridades do Estado judeu realizarão consultas com os EUA. (Alef)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/06/2007 02:03:00 PM | | | Voltar

·······

5 de junho de 2007

Yara Camillo estará em Santos, na Livraria Realejo


Na sexta-feira dia 08/06, Yara Camillo estará em Santos, na Livraria Realejo, lançando seu segundo livro, "Volições".


Às 18:30h, o evento é aberto com uma apresentação de chorinho, no lado de fora da livraria. Às 19:30h, um bate-papo com a autora. A Livraria Realejo, no mercado santista há três anos estimulando o hábito da leitura, segundo dizem os santistas, não é apenas uma livraria, é um espaço aconchegante e de bom astral. Um local para procurar boa literatura, um papo amigo e, a partir das quatro da tarde, um cafezinho. Uma de suas principais características é a realização de eventos - lançamentos de obras, noites de autógrafos, cafés filosóficos, debates com autores, apresentações musicais, palestras, reuniões literárias, leituras dramatizadas, entre outras atividades.


LIVRARIA REALEJO
Rua Marechal Deodoro, 2, praticamente na Praça Independência, o coração do Bairro do Gonzaga, no térreo do Edifício Galeria Quinta Avenida Santos - SP
Fone (13) 3289-4935


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/05/2007 08:44:00 PM | | | Voltar

·······

4 de junho de 2007

Sem patrocinador, NoMínimo pode chegar ao fim


Comunique-se.com
A Brasil Telecom, que vinha patrocinando o site desde o fim do no., anunciou que vai retirar o apoio por "motivos de economia". Se os editores do portal não conseguirem um novo patrocinador, o site deixa de ser atualizado a partir de 01/07


O portal NoMínimo pode deixar de ser atualizado em 01/07. A informação foi divulgada pelo próprio site, em texto assinado pelos editores. A Brasil Telecom, que patrocina o portal desde o fim do seu predecessor, o No., em 2002, decidiu retirar o apoio, e não aceita ser sócia com uma participação menor.


O NoMinimo recebeu aviso prévio da rescisão do contrato de patrocínio no fim de abril. Os editores do portal, desde então, já tiveram encontros e reuniões com possíveis novos patrocinadores, mas ainda não fecharam nenhum acordo. Explicar a situação no próprio site foi a forma encontrada de pedir ajuda - e de "dividir a aflição com os leitores".


Com cinco anos completados no domingo (03/06), o NoMínimo conta com 24 colaboradores - com nomes bem conhecidos e prestigiados nas redações do País - e tem uma média mensal de 3 milhões de pageviews e cerca de 150 mil assinantes. O site é herdeiro do No., um dos pioneiros projetos de jornalismo online no Brasil, e o seu nome foi a forma encontrada para explicar a "poda avassaladora" após o estouro da bolha da internet, como definiu o próprio portal (Comunique-se)



[NOTA] Sorte ao NoMínimo!


VerdesTrigos está sem patrocínio desde 1998 e não chegará ao fim tão cedo, mesmo que nunca consiga um patrocinador. Em homenagem aos nossos 100.000 visitantes mensais continuaremos. Entretanto, se eu conseguir um patrocinador será ótimo. Não precisa ser uma Petrobrás, CEF ou BB. Eu aceito a sua empresa.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/04/2007 11:57:00 PM | | | Voltar


MALIGNA: Gregory Maguire vira o reino de Oz pelo avesso, por Chico Lopes


Está chegando às livrarias um best-seller que abalou a América: MALIGNA (no original, "Wicked"), de Gregory Maguire. O livro vendeu milhões de exemplares, despertou os maiores elogios da crítica e arrancou de John Updike, no New Yorker, a seguinte expressão: "Romance assombroso". Outros críticos de renome disseram que era possível colocar a história em algum lugar entre Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, e O Hobbit, de Tolkien. Colocado nesse nível altíssimo, não faltou nem quem notasse na prosa fantástica e paródica de Maguire ecos de Jonathan Swift (As viagens de Gulliver) e até de Gabriel Garcia Márquez (Cem anos de solidão).


Tive a honra de traduzi-lo para o português. E me deparei com um mundo fremente, divertido, bizarro, revelador, poético. O romance é de fato grandioso, de uma maneira que não se vê habitualmente, e faz com o que o leitor sinta a sua imponência, ainda que derive de outro clássico, O mágico de Oz, de L. Frank Baum. Não se pode entender MALIGNA sem ter tido alguma informação, ou mesmo lido por inteiro, o romance do qual é uma paródia brilhante, inventiva e...libertadora. Muitos talvez só conheçam o filme, a que o romance de Baum deu origem, com Judy Garland clássica e eterna no papel de Dorothy. Mesmo esses, porém, correrão o risco de nunca mais encarar Dorothy com tanta inocência.


É preciso conhecer MALIGNA, livro de uma força peculiar, capaz de seduzir gerações de leitores, que a Ediouro coloca em bom momento no mercado.>>>>> LEIA MAIS


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/04/2007 11:36:00 PM | | | Voltar


Frei Betto lava mágoas e cobra Lula em livro


O Estado de S. Paulo - 3/6/2007 - por Gabriel Manzano Filho
Exaltado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em todos os palcos do mundo, como a grande marca de seu governo, o programa Fome Zero não passou, dentro do Palácio do Planalto, de um patinho feio e enjeitado para o qual ninguém ligava. Seu comandante, o ministro José Graziano, era incompetente, não se entendia com os auxiliares - Frei Betto e Oded Grajew - e nunca liberava dinheiro. Tanta indiferença teve um preço para o governo. Ele é cobrado, com mágoa e rigor, nas 519 páginas de Calendário do poder, o livro-diário de Carlos Alberto Libânio Cristo, o Frei Betto, que a Editora Rocco lança esta semana.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/04/2007 10:47:00 PM | | | Voltar


Um auto de esperança


O Globo - 3/6/2007 - por André Miranda
Em pouco mais de uma hora de entrevista, Fernanda Montenegro conseguiu arrancar lágrimas de Ariano Suassuna. Mas não foi só. Arrancou também palavras sobre o Brasil, sobre a cultura, sobre as mudanças da idade e, principalmente, palavras sobre esperança. A pedido do Globo, a atriz entrevistou o escritor no Teatro Municipal do Rio. Motivo, local e data não poderiam ser mais apropriados. Entre os dias 10 e 17 de junho, a cidade vai receber o evento "Ariano Suassuna - 80 anos", com exposições, mesas-redondas, mostra de filmes, lançamento de livro, espetáculos e uma vasta programação sobre o dramaturgo (as atividades estão listadas em http://www.arianosuassuna.com.br).


Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/04/2007 10:39:00 PM | | | Voltar


Abrindo os códigos....... da Verdes Trigos


Audiência de VerdesTrigos => MAIO/2007
Número de visitas: 106.220 visitas
Páginas visitadas: 278.427 Páginas
Bytes/banda: 23.45 GB


Confira.


Veja a audiência de dois anos atrás (maio/2005): Clique aqui


Para um sítio cultural, com conteúdo diferenciado, sem patrocício, é certo que temos um público fiel e qualificado, a quem agradeço de coração. Pense nisso.


Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/04/2007 10:05:00 AM | | | Voltar


A Mente da Mulher


Deborah Vigo Santiago tornou-se um sucesso na Internet: em pouco mais de um ano, seu blog, "A Mente da Mulher" superou a marca das 110.000 visitas e tem recebido 1.400 leitores por semana. O site é recomendado pelo site do canal GNT e pelo especializado Blogstars. Ela explica o conceito do blog: "apresento assuntos atuais ou minha visão sobre a vida e relacionamentos, sempre mesclando análise crítica, bom humor e muita sinceridade". E destaca: "o blog interessa inclusive aos homens que querem entender e conhecer a tão complexa mente das mulheres". Ficou curioso ? Clique aqui.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/04/2007 09:55:00 AM | | | Voltar

·······

3 de junho de 2007

'O caçador de pipas' conta a história de Amir, um afegão



Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/03/2007 09:59:00 PM | | | Voltar


'O Espelho', de Chaia Zisman, conta a saga da família Oliveira


O livro "O Espelho", de Chaia Zisman, atravessa séculos de história dos judeus portugueses para contar a saga da família Oliveira, desde o século XV até os dias de hoje, a perseguição pela Inquisição, o desterro para o Brasil, a colonização, a miscigenação e o estabelecimento em Pernambuco no negócio da cana-de-açúcar. Um espelho é o fio condutor da história, presente dado pelo artesão Emanuel Oliveira a suas filhas, passando de geração em geração, refletindo a construção do povo brasileiro.


A moldura de metal, em ouro, não era perecível. Quanto ao espelho propriamente dito, este poderia ser substituído por um novo, sem as manchas que apareceriam com o passar dos anos. O espelho, tal qual a pele de suas donas, ficaria manchado com o avanço do tempo. Enquanto que as manchas da idade de suas filhas não poderiam ser retiradas, as dos espelhados, conservando-se a mesma moldura, teriam vida infinita, como se cada substituição fosse uma nova vida a surgir, um renascimento perpétuo, como a alma que não morre e que renasce em outro ser.


Leia: O espelho que une uma família, por Cadorno Teles


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/03/2007 09:45:00 PM | | | Voltar


Angolano traça um panorama complexo de África nômade e onírica


NOEMI JAFFE - COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
No último livro de José Eduardo Agualusa, "As Mulheres do Meu Pai", em que se narra uma viagem supostamente verídica em busca do passado de um pai já falecido, ambas, a verdade e a imaginação superam-se na potência de espanto. A própria África, território dessa viagem para dentro e para o fundo do mundo, surge como um continente absurdo e onírico, onde a realidade é mais assombrosa que o sonho.
Uma menina anã que vive com uma galinha que pensa que é um cachorro, em Luanda; uma saxofonista feminista, em Durban; o cantor de uma banda de rock chamada Os Inesquecíveis, em Benguela; um funcionário público de 84 anos que come sereias, em Quelimane; uma bailarina que dança solitária e nua na ilha de Moçambique. É uma África, ou melhor, são muitas Áfricas, e todas bem diferentes daquela que estamos habituados a imaginar. Nada de festas, batuques, sujeira e miséria. Personagens complexas e idiossincráticas errando (nos dois sentidos da palavra) e vivendo em lugares igualmente misteriosos. E a idéia que vai se formando de que a África é um lugar completamente externo e ao mesmo tempo interno a nós, brasileiros, e certamente muito mais aos portugueses. É um território de exílio -que não queremos conhecer, mas que está profundamente arraigado em nossas vidas. Um lugar tão outro que chega a ser estrangeiro até para um dos protagonistas do romance, um português negro que se recusa a aceitar sua origem africana.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/03/2007 09:16:00 PM | | | Voltar


Mulheres de Cabul


Novo livro de Khaled Hosseini, "Mil Sóis Esplêndidos" repete a fórmula do best-seller "O Caçador de Pipas"


Não é tão difícil entender por que o primeiro romance de Khaled Hosseini, "O Caçador de Pipas" (2003, Nova Fronteira), se transformou num grande best-seller. O romance parece uma variação moderna de "Lord Jim", de Joseph Conrad, em que o herói passa a vida lamentando um ato de covardia e traição cometido na juventude.


Ele não só deu aos leitores uma visão íntima do Afeganistão e das dificuldades da vida lá como demonstrou os talentos narrativos acessíveis e muito antiquados do autor: o gosto por tramas melodramáticas, personagens de contorno definido e o destaque para emoções elementares.


Enquanto "O Caçador de Pipas" se concentrava em pais e filhos e amizades entre homens, o novo romance se atém a mães e filhas e amizades entre mulheres. Enquanto "O Caçador" tinha um começo intrigante e tropeçava em artifícios e sentimentalismo, "A Thousand Splendid Suns" [Mil Sóis Esplêndidos, Riverhead, 384 págs., US$ 25,95, R$ 51] começa de modo esquemático e ganha velocidade e força emocional enquanto se desenrola lentamente.(MICHIKO KAKUTANI - FSP, Caderno Mais)


Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/03/2007 08:47:00 PM | | | Voltar


Chávez volta a mirar Congresso brasileiro e Lulla rebate



Foto 1) => Funcionárias da RCTV participam de manifestação em Caracas contra a decisão de Chávez de não renovar a concessão da emissora.
Foto 2) => Manifestação a favor do presidente Hugo Chávez, que enfrenta onda de protestos na Venezuela.


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/03/2007 08:35:00 PM | | | Voltar


Lima Trindade : mitos, desencantos e os mortos muito vivos, por Chico Lopes


Conheço Lima Trindade (Vivaldo, ou, para mim, apenas Valdo) desde alguns anos, quando comecei a publicar alguns ensaios sobre filmes e livros no seu site, Verbo 21, por onde muita gente nova, que está escrevendo, já passou. Lá, publiquei um conto, "Debaixo de praga", que depois iria se juntar a outros tantos na antologia "Cenas da favela", organizada por Nelson de Oliveira e recentemente lançada pela Geração Eitorial/Ediouro. Ele escreveu com perspicácia e brilho sobre meu livro "Nó de sombras" e me entrevistou quando do lançamento de "Dobras da noite". Também esteve aqui em Poços de Caldas e se revelou de uma grande simpatia, de um calor humano especial, um calor que poderia ser classificado de baiano se ele não fosse brasiliense residente em Salvador e se, felizmente, essa questão de calor e simpatia não transcendesse geografias e tribos.


Vivaldo faz resenhas literárias muito bem, é bom leitor, atento às nuances das obras, meticuloso na análise e nas leituras (sei que nunca emite opiniões sem ter um quadro bem definido de influências, referências e informações em sua cabeça; faz parte de sua honestidade intelectual patente). Demorou um tanto para estrear em livros publicados, o que lhe dava certa angústia. De modo que li "Todo Sol mais o Espírito Santo", livro da Ateliê Editorial (coleção LêProsa, de Marcelino Freire) antes que tivesse a forma atual. E percebi um talento que tateava, que procurava a melhor direção para desabrochar. O livro, quando me chegou, foi lido meio às pressas e acabou por sair de minhas mãos, em circunstâncias que acho, em retrospecto, até bem poéticas. Mas, insisti junto a Valdo que me mandasse outro exemplar, o que ele fez recentemente. E aí, a releitura me deu uma dimensão mais precisa desses contos e de sua organização.>>> Leia mais


Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/03/2007 08:25:00 PM | | | Voltar


'Nos bastidores da tela', por Noga Lubicz Sklar


Se eu fosse criticar o já mais que criticado livro do ministro Eros Grau, certamente o demoliria, como tantos já fizeram antes de mim (e a unanimidade? é burra?). Mas não sei porque, gente, tenho um certo pudor com esse cara. O livro dele não li, e nem pretendo, ainda mais agora que foi agraciado com o troféu Bruna Surfistinha de pior livro do ano. De Surfistinha, pra mim, basta a própria. (....)Pelo menos uma vantagem sobre o Eros tenho: estou caprichando na revisão e meu vocabulário é bem maior do que o das letras de pagode, às vezes requer até dicionário. Outras diferenças: meu livro é autobiográfico; minha vagina não peida; e embora meus mamilos sejam intumescidos e o pau do amante, eventualmente, uma vara... embora minhas ancas ondulem no coito... a maravilha no Hierosgamos não está no mar, na ave, nem na ilha... mas na prosaica tela de um computador velho. >>>> Leia a crônica completa

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/03/2007 08:01:00 PM | | | Voltar


OPERAÇÃO GOIABA BICHADA, por Miguel Sanches Neto


Um empresário amigo meu passou por uma experiência que revela bem o modo brasileiro de ser. Homem sério, já no terceiro ou quarto casamento, ele voltou ao escritório num fim de tarde, abriu a porta e acendeu a luz.
Sobre sua mesa, nua e com a tesoura aberta, sua bela e insinuante secretária. Entre as pernas dela, também nu mas em pé, o mais novo estagiário da empresa. A secretária continuou na mesma posição, e disse:
- Não é nada disso que o senhor está pensando. Eu posso explicar tudo.
Meu amigo se virou e antes de sair, ouviu:
- O senhor poderia apagar a luz? >>>>> leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/03/2007 07:29:00 PM | | | Voltar


O outro LADO da Terra Santa.


Abaixo o link do excelente blog sobre Israel feito pela jornalista Renata Malkes.
O Oriente Médio que você nunca viu


http://oglobo.globo.com/blogs/terra_santa/


Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/03/2007 07:17:00 PM | | | Voltar


Concurso de Contos: inscrições até dia 15 de julho


As inscrições para o 14º Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho estão abertas até o dia 15 de julho, na Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, para todos os escritores brasileiros e estrangeiros, desde que radicados no Brasil por mais de dois anos. O concurso realizado pela Prefeitura de Campos vai premiar os cinco primeiros colocados com uma quantia total de R$ 15 mil; e cada autor poderá inscrever no máximo três contos. Segundo o diretor de projetos especiais da fundação, Artur Gomes, os textos devem ser assinados com pseudônimo, em cinco vias (digitados em espaço 2, com corpo 12, qualquer fonte e impresso em papel A 4), contendo em um outro envelope, a ficha de identificação do autor. As inscrições podem ser feitas pelo Correios ou na própria sede da fundação. O tema é livre e cada conto deve ser inédito, contendo no mínimo, 30 linhas. As inscrições feitas fora da cidade terão como data válida, o dia de postagem no correio e devem ser endereçadas ao projeto "O Coronel e o Lobisomem", 14º Concurso Nacional de Contos José Cândido de Carvalho, Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Praça da Bandeira, s/n, Campos (RJ), CEP: 28030-550. As fichas de inscrição e o regulamento do concurso podem ser retirados na portaria da fundação ou pelo site www.fulinaima.com.br.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/03/2007 06:39:00 PM | | | Voltar

·······