RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

27 de setembro de 2008

THE TALES OF BEEDLE THE BARD, novo livro de J. K. Rowling

The 'Tales of Beedle the Bard' is an addition to the Harry Potter. They reveal the versatility of the author, as she tackles the structure and varying tones of a classic fairy tale. There are five tales included in the book - 'The Tale of the Three Brothers', which is recounted in 'Harry Potter and the Deathly Hallows'; plus four more - 'The Fountain of Fair Fortune', 'The Warlock’s Hairy Heart', 'The Wizard and the Hopping Pot', and 'Babbitty Rabbitty and her Cackling Stump'. Each tale has its own magical character and will bring laughter and the thrill of mortal peril. 'The Tales of Beedle the Bard', translated from the original runes by Hermione Granger, is introduced and illustrated by J. K. Rowling. Also included are notes on the stories by Professor Albus Dumbledore, which appear by generous permission of the Hogwarts Headmasters’ Archive. Containing clues that were to prove crucial to Harry Potter’s final mission to destroy Lord Voldemort’s Horcruxes.

Publicação prevista para: 4/12/2008
Previsão de envio a partir de: 4/12/2008

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 03:42:00 PM | | | Voltar


Entrevista: Lyslei Nascimento fala da literatura de Borges, de Jorge Amado, da tradição judaica e muito mais

O lançamento do livro de ensaios Estudos Judaicos:Brasil (FALE/UFMG/WIZO) e os preparativos para o lançamento da próxima publicação, Estudos Judaicos: Shoah, vêm completar uma extensa lista de trabalhos organizados pelo NEJ, Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG. Desde sua criação, em 2004, uma série de seminários e reuniões quinzenais, intercâmbios, cursos e publicações, entre elas a revista digital (Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, www.ufmg.br/nej/am), comprovam o fôlego da pesquisa dedicada à contribuição judaica nas ciências e nas artes. Tudo começou com professores e alunos reunidos por Lyslei Nascimento, professora da Faculdade de Letras da UFMG, para formar o grupo Interdisciplinar de Estudos Judaicos, referendado por sua aprovação no CNPq. As pesquisas do grupo tiveram como desdobramento a criação do Núcleo de Estudos Judaicos, coordenado por Lyslei e por Luiz Nazario, professor da Escola de Belas Artes (EBA/UFMG). Mas o que explica tanto interesse pela cultura judaica? Para Lyslei Nascimento, que a partir nesta edição será colaboradora do jornal Letras, o interesse pelo judaísmo entre os pesquisadores do NEJ não está ligado a nenhuma idéia de profissão de fé ou defesa de quaisquer credos religiosos.
"Nosso ponto de partida é o judaísmo e tudo o que esse 'ismo' comporta de cultura, filosofia, arte, religião, mas num espaço aberto de estudo que promova reflexões nos pesquisadores e não sectários de nenhuma linha religiosa". Na entrevista a seguir, Lyslei Nascimento comenta a agenda de trabalhos e projetos do Núcleo de Estudos Judaicos, apresenta seus principais pesquisadores, fala da tradição judaica, da literatura de Borges, de Jorge Amado, de Vinicius de Moraes, do permanente estado de guerra no Oriente Médio e da especificidade da cultura judaica em relação ao humor, que ela define como "uma capacidade de rir de si mesmo e de transformar, pelo riso, uma situação adversa em favorável".

José Antônio: As pesquisas do Núcleo estão centradas na Bíblia e na profissão de fé no monoteísmo? Na memória de um Deus único, justo e santo, a quem não se pode dar nome?
Lyslei: É preciso deixar claro que o NEJ não é um grupo religioso ou com uma orientação proselitista. Nossa condição acadêmica, ao contrário, possibilita que tenhamos estratégias para abordar temas religiosos sem sermos religiosas. Somos um grupo de estudos e pesquisa. Portanto, não há, no NEJ, nenhuma idéia de profissão de fé ou defesa de quaisquer credos religiosos. Nosso ponto de partida é o judaísmo e tudo o que esse "ismo" comporta de cultura, filosofia, arte, religião, mas num espaço aberto de estudo que promova reflexões nos pesquisadores e não sectários de nenhuma linha religiosa.

Leia a entrevista completa no Letras. Clique aqui para download do fanzine

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 02:51:00 PM | | | Voltar


CAFÉ COM LETRAS

A história do CAFÉ COM LETRAS começa no ano de 1996. Até então, a idéia de montar um café onde a degustação de livros pudesse conviver em harmonia com um cardápio requintado, um espaço para encontros culturais era apenas um sonho dos amigos de faculdade, Bruno, Cilza e Beto.

A realidade foi se configurando a partir do momento em que Beto passou em frente a uma casa na Rua Antônio de Albuquerque, no coração da Savassi, que oferecia o espaço perfeito para o empreendimento. Chegando em casa, convenceu Bruno e Cilza de que aquele era o lugar. Depois de algumas contas, os três decidiram alugar a casa. Nascia ali o CAFÉ COM LETRAS.

Hoje, dos três sócios, apenas Bruno Golgher continua à frente do negócio e o CAFÉ COM LETRAS não só é uma realidade, como mudou para sempre a vida cultural da cidade. Neste período, foram inúmeras as pessoas que ali passaram, os shows de jazz, as apresentações de djs, os lançamentos de livros, as mostras especiais de fotografia, design, as exposições de arte e os projetos especiais, que surgiram de uma forma despretensiosa, mas hoje ocupam lugar de destaque no dia-a-dia dos freqüentadores (Savassi Festival, Jazz Com Todas as Letras, Salão do Livro, Casa Ototoi e Sunset Djs, dentre outros), fazendo com que o CAFÉ inclusive criasse um braço de eventos, a Ototoi, que também atua como agência de djs.

Já há algum tempo que o Café com Letras deixou de ser simplesmente o ponto mais charmoso da Savassi e onde o bem-estar e o bom gosto convivem harmonicamente com comida, bebida, música, literatura e gente interessante. Na verdade, hoje e desde sempre, o Café primou pela cultura, promovendo encontros em torno de temas relacionados a ela, incentivando a produção dentro e fora de seus domínios e contribuindo para uma maior integração com a vida cultural da região e da cidade.

CAFÉ COM LETRAS publica LETRAS

CAFÉ COM LETRAS: Rua Antônio de Albuquerque, 781 - Savassi - Belo Horizonte - MG tel:(31)3225-9973

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 02:36:00 PM | | | Voltar


MAGICAL MYSTERY TOUR: MINHA VIDA COM OS BEATLES

Imagine ser amigo de infância de George Harrison, Paul McCartney e John Lennon e, além de crescer com eles, ser convidado para trabalhar junto com a banda mais famosa do mundo, os Beatles! Isso aconteceu com Tony Bramwell, que encontrou com George no segundo andar de um ônibus em Liverpool, em 27 de dezembro de 1960, a caminho de um show dos 'Beatles - Direto de Hamburgo'. Desse momento em diante, ele se tornou parte da história do grupo e acompanhou a ascensão meteórica dos quatro rapazes que se tornaram astros do rock and roll. Tony compartilha suas memórias e conta novos fatos sobre a infância, a família e o dia-a-dia da banda. Os passeios de bicicleta e trocas de discos com George Harrison, os shows, as primeiras gravações e composições, as bebedeiras e farras com mulheres, a crescente influência de Yoko Ono sobre John Lennon e como ela afetou o grupo - Tony Bramwell não deixou nenhum detalhe de fora.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 12:24:00 PM | | | Voltar


Loterias Caixa prestam homenagem a Machado de Assis

Loterias Caixa prestam homenagem a Machado de AssisCaixa  lançou extração da Loteria Federal para marcar o centenário da morte do escritor Machado de Assis. O evento de lançamento foi realizado na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro.

Durante a homenagem, o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias, Moreira Franco, entregou ao presidente da ABL, Cícero Sandroni, uma cópia do bilhete com a imagem do escritor.

O sorteio da extração comemorativa será no dia 27 de setembro e o prêmio principal é de R$ 100 mil. Jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de junho de 1839, e faleceu na capital carioca em 29 de setembro de 1908. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, instituição que presidiu de 1896 a 1908. O escritor é considerado um dos maiores nomes da literatura de língua portuguesa. Entre suas obras-primas, destacam-se Memórias póstumas de Brás Cubas (1881), Quincas Borba (1891) e Dom Casmurro (1899).

A homenagem da Caixa a Machado de Assis reforça o papel do banco como incentivador da cultura nacional. Desde 1968, a instituição divulga, nos bilhetes da Federal, festas populares, datas e personagens históricos de nossa cultura.

A primeira personalidade do universo cultural convidada para ilustrar as extrações da loteria foi Djanira, que pintou quatro obras: Inconfidência, Festa Junina, Independência e Natividade.

Outros artistas deram continuidade à ação, e os bilhetes tiveram estampadas obras de Aldemir Martins, Alfredo Volpi, Wellington Virgulino, Francisco Rebolo e muitos outros. Essa iniciativa possibilitou à Caixa formar um respeitável acervo artístico, contribuindo significativamente para a preservação, valorização e divulgação da arte e cultura nacionais.

[Só falta a CAIXA criar o Prêmio Caixa de Literatura, sugestão, idéia e sonhos....]

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 12:16:00 PM | | | Voltar


Judeus celebram Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico

Jewish Myspace StuffNa noite de 29 de setembro, cerca de 110 mil judeus de todo o país iniciam as comemorações de duas das datas mais significativas e importantes do calendário judaico: o Rosh Hashaná, Ano Novo Judaico, e o Iom Kipur, o Dia do Perdão. Durante esse período, comemora-se a criação do homem e todos são convidados a refletir sobre seus relacionamentos com os demais seres humanos, questionando tudo o que foi feito de errado e como pode ser corrigido.

O Ano Novo Judaico começa com uma celebração solene e também festiva da chegada do ano 5769. Vários alimentos simbólicos são ingeridos na refeição da primeira noite de Rosh Hashaná, entre eles, maçã com mel, para que se tenha um ano doce, chalá (pronuncia-se ralá), um pão em formato redondo, que simboliza a continuidade e o desejo de um ano sem conflitos e romã, para que os méritos sejam numerosos como suas sementes. O peixe é uma tradição: sempre nada para frente e sua cabeça pode ser oferecida ao decano da mesa como deferência especial. Ingredientes como vinagre ou raiz forte devem ser evitados, para que o ano não seja amargo.

Nas sinagogas, as orações incluem o toque do Shofar, instrumento feito de chifre de carneiro e que nos avisa da chegada dos “Dez dias de Arrependimento”, que começam com Rosh Hashaná e culminam com Iom Kipur. Ao anoitecer de 08 de outubro tem início o Iom Kipur. Esta é considerada a data mais sagrada do calendário judaico, em que se faz jejum para atingir uma introspecção completa e pede-se o perdão dos pecados cometidos.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 11:59:00 AM | | | Voltar


Centro da Cultura Judaica apresenta 2 eventos teatrais

Celso Cruz e William Pereira assinam a direção dos eventos teatrais de outubro. No mês dedicado a Cultura de Paz, o Centro da Cultura Judaica dá lugar a peça “O Anjo da História” e a Leitura Dramática “Exílio em Jerusalém”.

O teatro tem espaço garantido na programação de outubro no Centro da Cultura Judaica. Neste mês, em que a instituição promove a segunda edição do projeto “Cultura de Paz: a ética da convivência”, cuja proposta é difundir o conceito da COEXISTÊNCIA, eleito como uma das prioridades em sua linha curatorial - oferecendo ao público atividades culturais que enfatizam a importância de se viver em um mundo harmônico, o público paulistano poderá conferir a peça “O Anjo da História”, com direção de Celso Cruz, e a Leitura Dramática “Exílio em Jerusalém”, dirigida por William Pereira. Confira abaixo os detalhes:

Peça Teatral “O Anjo da História”
Dia 2 | Quinta-feira | às 20h30 e Dia 4 | Sábado | às 20h30
Com texto e direção de Celso Cruz, trilha sonora, cenografia, iluminação de “A Companhia” e produção de Dayane Thyesen (Companhia do Cão), a montagem foi vencedora do 2º Concurso de Montagens Teatrais do Centro da Cultura Judaica. “O Anjo da História” retrata o ano de 1940, na fronteira entre França e Espanha, onde, num quarto de hotel barato, o filósofo Walter Benjamin pondera suas chances enquanto joga xadrez sozinho. Detido pela polícia, considera pouco provável seguir até Portugal e, de lá, rumo à liberdade em outro continente. Pode ser, a qualquer momento, mandado de volta à França e, de lá, para algum campo de concentração. Uma estranha visita bate à porta. Será o Anjo da História, encarnação da famosa gravura de Paul Klee que Benjamin possui e adora? O encontro dos dois seres virará uma guerra mental, como no xadrez. Um jogo onde o que interessa é a compreensão, ainda que seja aquela que antecede o mergulho no abismo.

Leitura Dramática “Exílios em Jerusalém” (1990)
Dia 27 | Segunda-feira | às 20 horas
Seguindo o “Ciclo de Dramaturgos Israelenses”, o texto de Motti Lerner, traduzido por Beatriz Viégas-Faria, é baseado nos últimos anos de vida da grande poeta judia alemã Else Lasker Schuller, que fugiu da Alemanha nazista em 1933 e encontrou refúgio em Jerusalém onde, apesar de sua importância, morreu isolada e esquecida. Em contraste com a vida excêntrica que levava em Berlim, a provinciana e entediante Jerusalém de 1930 tinha pouco a oferecer à artista e, mais do que isso, rejeitou-a por sua poesia, considerada “decadente”, e por sua ascendência alemã. Na peça, Else encontra-se com o jovem Werner, e por meio desse relacionamento revelam-se os episódios de humilhação e desprezo que marcaram os anos de exílio, até sua morte em 1945. A peça foi encenada originalmente pelo Teatro Habima, em Tel Aviv, em 1990, e depois disso apresentada com sucesso em diversos teatros na Europa e nos Estados Unidos. Marici Salomão faz comentários e participa de bate-papo com o público após a Leitura Dramática, que tem curadoria de Silvana Garcia. A direção desta Leitura Dramática é assinada por William Pereira.

As atividades do projeto “Cultura de Paz: a ética da convivência” estende-se por diversos campos das artes e têm entrada franca. E neste mês, quem quiser contribuir com o programa “São Paulo: Um Estado de Leitores”, da Secretária Estadual da Cultura, pode trocar um livro em bom estado por um ingresso. O Centro da Cultura Judaica está localizado à Rua Oscar Freire, 2500, ao lado da estação Sumaré do metrô. Informações pelo telefone 3065.4333.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 11:39:00 AM | | | Voltar


Dr. José Mindlin doa acervo para a USP

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, encontrou-se com o Dr. José Mindlin, na última sexta-feira, para parabenizar o bibliófilo pela doação de grande parte do seu acervo (aproximadamente 45 mil volumes) para o projeto Brasiliana USP. A iniciativa, realizada pela Universidade de São Paulo através de suas unidades – Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) e a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) –, prevê a construção de uma biblioteca no coração do campus da USP em edifício de 20.000m2 em abril de 2009. Além do acesso direto ao acervo dividido entre coleções e folhetos que Mindlin guarda desde seus 13 anos, o projeto permitirá o acesso universal e irrestrito, via internet, de todo conteúdo relativo ao Brasil, uma vez que toda a coleção será digitalizada. Com isso, esta será a mais importante biblioteca digital dos países de língua portuguesa. (pletz)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 11:34:00 AM | | | Voltar


Dicionário Jurídico / Legal Dictionary Inglês-Português/Português-Inglês

clip_image001

Autor: Durval de Noronha Goyos Jr.
Editora: Observador Legal
Edição: 6
N° de páginas: 660

 

O Dicionário Noronha é dedicado aos advogados interessados em seguir uma carreira no fascinante mundo do direito internacional. Os verbetes têm sentido prático e reproduzem palavras normalmente utilizadas pelo advogado neste enorme universo em que ele está atualmente envolvido, prestando um indispensável serviço à sociedade. Assim, o dicionário inclui termos de negócios bancários, financeiros, fiscais, de seguros, de contabilidade, comércio internacional, diplomacia, de meio ambiente, bem como a mais tradicional e escrita terminologia jurídica.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 11:27:00 AM | | | Voltar


Entrevista: Rolando Boldrin

Rolando Boldrin é o Sr. Brasil, criador, apresentador e animador cultural do mais importante programa de cultura popular em TV no Brasil.

TV Cultura – Prêmio ABCA Melhor Programa de TV

O Plantador de Mangueira

ARdoTempo: Rolando Boldrin, você é a própria imagem da brasilidade na TV, Fale um pouco desse Brasil de raiz que você criou, ou revelou a todos…

Rolando Boldrin: Bom,… eu nem costumo usar a palavra raiz porque se usar a palavra raiz, tudo é raiz – quando eu vejo um programa de televisão que enfoca a música sertaneja… ali eles falam em raiz, eu percebo que eles sempre dizem isso – não é o meu caso,– eu trabalho com o Brasil… não a raiz – eu trabalho o Brasil, o Brasil moderno, o Brasil de hoje, o Brasil de ontem, o Brasil de anteontem, eu misturo tudo…

Os meus programas não usam datas – eu não costumo me apegar a datas, não faço um especial para alguma data comemorativa, não faço programa de Natal, nem de Dia das Mães…

E não faço porque? Porque o programa é atemporal…

A mesma coisa é a idéia – Brasil é muita coisa, a música, a literatura, eu não vou ficar só pensando no Guimarães Rosa, eu vou pensar no cara que escreve hoje, que faz um livro, que conta histórias… a palavra raiz eu não falo; e eu gosto da palavra mas eu gosto de usar a palavra como raiz de planta… como raiz de pé no chão… (entrevista completa)

Entrevista concedida por Rolando Boldrin ao blog ARdoTEmpo

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 09:24:00 AM | | | Voltar


Achiles Luciano abre agenda de novos artistas

Achiles Luciano abre agenda de novos artistasEm 15 anos de carreira, foram raras às vezes que o artista plástico Achiles Luciano produziu sozinho. Seus trabalhos, sempre conceituados na idéia do coletivo, exploram várias vertentes artísticas: música, circo, cinema, teatro, dança. Agora é a fotografia.

A proposta é compor um novo trabalho, desenvolver o fazer coletivo juntamente com cinco fotógrafos de linguagens distintas. Manifestando Oswald de Andrade, celebrando a antropofagia que nos une. Canibalisticamente não, antropofagicamente.

Como propositor de encontros, Achiles Luciano coloca-se constantemente diante do desafio de “estar com”. Seus trabalhos acontecem, muitas vezes, em processos compartilhados de criação – obras que surgem a partir de outras imagens, pinturas que nascem, em tempo real, do encontro inesperado com produções musicais de outros, convidados a compor um território comum.

Na exposição 1 + 1, ou mais..., seu principal material de trabalho é a manipulação de imagens capturadas pelo olhar de alguns fotógrafos. Imagens que, antes de se transformarem em um novo trabalho, já são registros de corpos coletivos.

Seus contornos se espelham, se somam e, mutuamente, se transformam. O trabalho “em encontro” de Achiles Luciano tem como principal característica a possibilidade da troca. E o enlace de cada um dos fragmentos, as relações tecidas, as imagens criadas, compõe uma experiência sensível, o surgimento de uma materialidade compartilhada.

Os fotógrafos convidados que participam são: Sheila Farah, Tatiana Sacomano, Rosana Conti, Edson Luciano, Jorge Lepesteur, Anderson Zaca.

Textos: Cibele Lucena e Magali Matucci e apoio: Sérgio Campos da Arte Mobília Galeria e Artphoto Produtos.

Estarão expostas 15 obras, sendo 13 telas com técnica mista e duas poltronas. As obras estarão à venda.

SERVIÇO
EXPOSIÇÃO: 1 + 1, ou mais...
ARTISTA: obra coletiva por Achiles Luciano-Pintura + Fotografia + Vídeo + Mobiliário
PERÍODO: de 02 a 30 de outubro
LOCAL: Galeria Experimenta - Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jd. Europa - fone 3086-0141
HORÁRIO: segunda a sexta das 10h às 19h; sábados das 10h às 14h
PATROCÍNIO : Farah Service

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 08:29:00 AM | | | Voltar


Novo conceito em espaço cultural - Galeria Experimenta apresenta obras de Achiles Luciano

São Paulo ganha um novo espaço para as artes experimentais e eventos culturais, a Galeria Experimenta, com a curadoria e direção da artista plástica e empresária Sheila Farah.

Localizada em uma das áreas mais nobres da cidade, a galeria tem como proposta a liberdade na utilização do espaço. A fusão de mídias, técnicas e temas, da o tom à agenda de exposições de fotografia, pintura, desenho, escultura, cinema, vídeo, música, poesia - todas as expressões artísticas reunidas em um só lugar.

À área de exposições, com cerca de 350 m2 e luz natural, está acoplado o Experimenta Café, que oferece a linha Nespresso e opções de doces e salgados no cardápio. Em breve, na Loja Experimenta, os visitantes poderão comprar livros e souveniers assinados pelos artistas, ao som comandado pelos DJs mais balados da noite paulistana, que marcarão sua presença na galeria, fazendo a trilha dos eventos e disponibilizando seus sets para download in loco.

Proposta

Serão apresentadas durante o ano, onze exposições individuais e uma coletiva, com a participação de todos os artistas, e o lançamento do Anuário Experimenta, com obras expostas no período.

A galeria oferece aos artistas toda a infra-estrutura e assessoramento, ajuda de custo para produção das obras, assessoria de imprensa, folder para divulgação. Ainda promove a venda das obras durante o período da exposição, através de embaixadores nomeados pela Experimenta. Organiza workshop com os artistas para expor seu processo criativo e referências, para convidados e uma bem cuida da festa na abertura da exposição.

Além da exposição, a Experimenta poderá desenvolver com o artista um projeto apoiado nas leis de incentivo à cultura, que se encaixe na linha de comunicação de grandes empresas, ficando responsável pela captação dos recursos e viabilização.

As obras expostas terão preços acessíveis, entre R$ 300,00 e R$ 3.000,00.

O novo espaço está aberto também para eventos de diferentes formatos, que poderão acontecer durante, e conjuntamente, às das exposições.

Equipe

A equipe Experimenta é comandada por Sheila Farah, fotógrafa com mais de 30 exposições realizadas no Brasil, Europa e Estados Unidos e três livros publicados, o último Amazônica- Floresta em Arte, que foi lançado em julho deste ano. Como empresária, é sócia fundadora da Neat – Construção de Marcas, da Amazon Secrets e da OSCIP - Instituto Sou + Brasil. No campo da produção artística especializou-se nas Leis de Incentivo a Cultura e produziu outros artistas além de diversos projetos culturais.

Na coordenação e recepção em eventos, os visitantes serão recebidos pelo host Elton Bergamo, agitador social, requisitado para eventos como São Paulo Fashion Week e as badaladas festas do Club Vegas, onde é residente. Na coordenação artística está Eik Rossas, artista multimídia, seu trabalho em aerografia em madeira é um capítulo a parte. Com ele Eik dá vida a Pinups e ícones da sua geração; renomado tatuador; DJ e VJ do Club Vegas e será um dos artistas a expor na casa.

A Galeria Experimenta conta com o patrocínio da Farah Service, pioneira em marketing de responsabilidade sócio-cultural.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 08:21:00 AM | | | Voltar


Odette Ernest Dias lança livro com Sarau Musical

Pulsões: Poemas Coletados 2004-2007Odette Ernest Dias, Thesaurus Editora e a Livraria MusiMed, têm o prazer de convidar para o sarau musical e lançamento do livro: Pulsões - poemas coletados de 2004-2007, de Luís Fernando Borges Coelho de Sá.

O livro acompanha um CD com as poesias recitadas por Fernando Borges e acompanhamento musical de Odette.

Quando o evento acontece:
Dia: 27/09 (sábado),
Horário: A partir das 16 horas
Local: Livraria MusiMed, na SCRS 505 Bloco A, loja 65 - Brasília - DF.
Preço de lançamento: R$ 30,00
Entrada franca.

O sarau musical contará com a musicista Odette Ernest Dias, na flauta, Elza Kazuo Gushiken, no piano e Jaime Ernest Dias, no violão.

O livro:
Pulsões
é um livro de poesia. Como o próprio título diz, ele é a explosão de uma mente criativa ao extremo, inteligente, sensível e complexa, o que dá aos poemas uma beleza que foge ao comum.

O que se lê nele são as alegrias, tristezas, reflexões de alguém que sentia muito mais do que vivia. Odette, ao reunir os poemas de Luís Fernando, ainda fundiu com o seu toque musicista as duas artes, poesia e música, em um livro só. Pulsões é tanto um prazer para a leitura quanto para audição.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/27/2008 08:15:00 AM | | | Voltar

·······

26 de setembro de 2008

Biblioteca: precisa-se de livros

Joimara Lima Santos, bibliotecária da Unidade de Ensino Descentralizada de Teresina (UNED Teresina), anexa ao CEFET-PI, está montando a biblioteca e gostaria de saber se há possiblidade de receber doação de obras para o acervo. Diz que "trabalha com ensino médio e com cursos técnicos nas áreas de gastronomia, moda, edificações, estradas e saneamento ambiental e somos carentes tanto de livros didáticos quanto paradidáticos".

"Qualquer doação ficaremos extremamente agradecidos".

Joimara Lima Santos - Bibliotecária Uned Teresina

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/26/2008 11:04:00 PM | | | Voltar

·······

23 de setembro de 2008

'Três Mulheres', com Consuelo de Paula, Etel Frota e Luhli, no Teatro do Paiol

O Teatro do Paiol será o palco de um raro encontro musical nos dias 26 e 27 de setembro, às 21 horas. Três mulheres estarão somando seus trabalhos e emoções, mostrando em um espetáculo suas diferentes vivências e o que possuem em comum: a paixão pela música e pela poesia, e uma consolidada parceria artística. Consuelo de Paula trará a tradição da música mineira, de tambores e do samba; Etel Frota a poesia precisa e envolvente; Luhli, os tambores que constrói, e a contundente poesia de sua música, que vem também influenciada pelo blues e produziu sucessos que fizeram a cabeça de toda uma geração. Os espetáculos serão gravados profissionalmente, para um futuro projeto de DVD.

O roteiro do espetáculo, costurado por Etel Frota, foi construído a partir de uma intensa interlocução com Consuelo e Luhli, e faz a trama entre música e poesia, o som do violão e dos tambores com a força das idéias e das palavras. Acompanhadas do violonista João Egashira e do percussionista Leandro Teixeira, as três artistas fundirão seus trabalhos neste show.

"Três Mulheres" traz músicas do repertório de Consuelo de Paula, como "Sete Trovas", "Pássaro encantado" e "Dança para um poema" e as que integram o último CD de Luhli, como o sucesso "Fala", conhecido de todos pela interpretação dos Secos & Molhados, (atualmente na trilha sonora da novela "A Favorita"),"Bandolero", "Antiga" e "Chore-me um rio", sua versão para "Cry me a river", de Arthur Hamilton .

SERVIÇO

O show "Três Mulheres", com Consuelo de Paula, Etel Frota e Luhli, acompanhadas de João Egashira e Leandro Teixeira acontece no Teatro do Paiol, nos dias 26 e 27 de setembro, às 21 horas. Foi possível graças ao edital Música no Teatro do Paiol/ 2008, da Fundação Cultural de Curitiba. A produção executiva é de Alvaro Collaço. Ingressos à venda na bilheteria do Teatro a R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50. Informações pelo fone 3213-1340.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/23/2008 11:11:00 PM | | | Voltar


Ele quer seu livro

O Globo - 22/09/2008 - por Andre Miranda

Está na ponta da língua a resposta do produtor Rodrigo Teixeira para a pergunta que todo mundo se faz ao imaginar como alguém - neste Brasil em que, dizem, pouco se lê - consegue ganhar dinheiro com projetos de literatura. "Direito autoral. Ganha-se dinheiro com cultura com direito autoral”, diz. E não é nada complicado, não, garante Teixeira. Seu trabalho consiste em vender os direitos de livros para outras mídias, como cinema ou quadrinhos - livros que podem ser tanto obras cujos direitos ele comprou quanto coleções que ele próprio criou. Mas tampouco se resume a uma prática meramente mercantilista o sucesso desse produtor carioca de apenas 31 anos, só que já conhecidíssimo nos meios culturais brasileiros. Apesar de não se considerar capaz de escrever um romance - “Acho que não teria o comprometimento necessário”, diz —, seu trabalho passa por um processo de criação digno dos bons escritores. O direito de um livro para o cinema, no Brasil, pode ser vendido por uma quantia entre R$ 15 mil e cerca de R$ 400 mil. Um dos autores brasileiros mais caros para adaptação sempre foi o Jorge Amado. Um livro dele deve estar custando uns R$ 300 mil.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/23/2008 10:03:00 PM | | | Voltar


Cristovão Tezza ganha Jabuti de romance

da Folha Online

Cristovão Tezza ganha Jabuti de romanceO prêmio Jabuti acaba de anunciar os vencedores deste ano de suas principais categorias. "O Filho Eterno", de Cristovão Tezza, foi o ganhador na categoria romance; "O Outro Lado", de Ivan Junqueira, em poesia; e "1808", de Laurentino Gomes, em reportagem.

O prêmio de melhor livro de contos foi para "Histórias do Rio Negro", de Vera do Val, e o de biografia ficou com "Rubem Braga: um Cigano Fazendeiro do Ar", de Marco Antonio de Carvalho.

Veja a seguir os três primeiros colocados nas cinco categorias.

Romance

1º "O Filho Eterno", de Cristovão Tezza, editora Record

2º "O Sol se Põe em São Paulo", de Bernardo Carvalho, Cia. das Letras

3º "Antonio", de Beatriz Bracher, Editora 34

Poesia

1º "O Outro Lado", de Ivan Junqueira, editora Record

2º "O Xadrez e as Palavras", Marcus Vinicius Quiroga, editora Marcus Vinicius Quiroga

3º "Tarde", de Paulo Henriques Britto, Cia. das Letras

Contos

"Histórias do Rio Negro", de Vera do Val, editora Martins Fontes

2º "A Prenda de Seu Damaso e Outros Contos", de Jorge Eduardo Pinto Hausen, editora Jorge Eduardo Pinto Hausen

3º "Fichas de Vitrola", de Jaime Prado Gouvêa, editora Record

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/23/2008 08:12:00 PM | | | Voltar


GOOGLE: PASSADO E FUTURO

Meu primeiro Google
tinyurl.com/6aexft

Neste blog, um historiador convida os leitores a participarem do livro que está escrevendo, falando sobre a primeira vez que viram o Google

Os próximos dez anos
tinyurl.com/6y6swo

Celebrando dez anos, o Google convidou seus especialistas -como Chad Hurley, um dos fundadores do YouTube- para fazerem prognósticos

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/23/2008 09:54:00 AM | | | Voltar


MINHA INTERNET: Deborah Colker, dançarina e coreógrafa

www.cirquedusoleil.com
O site permite acompanhar as apresentações de todos os espetáculos do Cirque, que são muitos

www.barbican.org.uk
Este site tem informações culturais de Londres, mas também do mundo, em dança, teatro, e música

gisellefranca.blogspot.com
As principais dicas culturais do Rio e de São Paulo, apresentando todas as informações importantes e links adicionais

Deborah Colker

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/23/2008 09:51:00 AM | | | Voltar


'Ensaio sobre a Cegueira'

"Ensaio sobre a Cegueira"

por Contardo Calligaris *
publicado em 18/9/2008.

Somos capazes de tudo: o apocalipse nos testa e nos revela a nós mesmos e ao mundo
GOSTO DOS romances e dos filmes apocalípticos, ou seja, das histórias em que algum tipo de fim do mundo (guerra nuclear, invasão extraterrestre, epidemia etc.) nos força a encarar uma versão laica e íntima do Juízo Final. Nessa versão, Deus não avalia nosso passado, mas, enquanto o mundo desaba, nosso desempenho mostra quem somos realmente. No desamparo, quando o tecido social se esfarela e as normas perdem força e valor, conhecemos, enfim, nosso estofo "verdadeiro". Somos capazes do melhor ou do pior: o apocalipse nos testa e nos revela.
O primeiro romance apocalíptico (de 1826) talvez tenha sido "O Último Homem" (ed. Landmark), de Mary Shelley, que é também a autora de "Frankenstein". De fato, as duas obras são animadas pelo mesmo sonho: uma criatura radicalmente nova pode ser fabricada no bricabraque de um necrotério ou nascer das cinzas da civilização. Em ambos os casos, ela será sem história, sem ascendência, sem comunidade e, portanto, penosamente livre - para o bem ou para o mal.

LEIA MAIS

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/23/2008 09:25:00 AM | | | Voltar

·······

22 de setembro de 2008

Teatro: Os Monólogos Da Vagina

Os Monólogos da Vagina é um espetáculo teatral escrito pela autora norte-americana Eve Ensler. A produção já recebeu diversas adaptações para outros países, e uma versão para televisão com a presença de Ensler já foi produzida pela rede HBO.

A peça foi trazida para o Brasil em 2001 pelos atores e produtores Cássio de Souza e Vera Setta e tendo sido adaptada e dirigida por Miguel Falabella. No elenco de estréia estão presentes Zezé Polessa, Cláudia Rodrigues e Vera Setta. Como na versão norte-americana, várias atrizes renomadas já passaram por seu elenco, como Totia Meirelles, Cissa Guimarães, Lúcia Veríssimo, Bia Nunnes, Betina Vianny e Mara Manzan. Atualmente, o elenco é formado por Tânia Alves, Cacau Melo, Maximiliana Reis (substituta de todos as atrizes e assistente de direção da peça) e Vera Setta - única remanescente da formação original.

1.300 APRESENTAÇÕES
“Quem assiste a esta peça nunca mais olha para o corpo de uma mulher como antes”

Assim definiu a autora Eve Ensler em meados de 96 ao estrear no circuito Off-Broadway de Nova York “Os Monólogos da Vagina”, desde então causando furor em platéias por onde passa.

ELENCO: Tânia Alves, Cacau Melo, Vera Setta e Maximiliana Reis - Em cartaz no Novo Teatro Gazeta - São Paulo
Horários: SEXTA- FEIRA - 21h30 / SÁBADO - 21h30 / DOMINGO - 19h
50% estudantes, aposentados e idosos
Vendas: Av. Paulista, 900 - Térreo ( próx. metrô Trianon)
Fone: (11) 3253.4102
Bilheteria: de terça à domingo a partir das 14 horas
Venda antecipada: www.teatrogazeta.com.br

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/22/2008 11:17:00 PM | | | Voltar


QUERIDO MUNDO: 'Dejà-vu' com gosto de 'quero mais'

QUERIDO MUNDO - COMÉDIA
de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa !!!
Com:
Maximiliana Reis, Jarbas Homem de Mello e Antonio Rocha Filho Direção: Rubens Ewald Filho

Enquanto milhares de pessoas festejam a chegada do ano novo na praia de Copacabana, Elza e seu vizinho Osvaldo enfrentam hilariantes situações, presos em uma kitchenette de um prédio abandonado após um estranho acidente.

"Espetáculo cheio de humanidade levado a cabo com profissionalismo e prazer".
Como pode uma trama batida e ingênua dessas resultar tão atraente no palco?
Por uma série de fatores.
O Primeiríssimo, a meu ver, é a fantástica dupla de atores. Maximiliana Reis encarna a mineiríssima Elza de forma brilhante, com tanta segurança, carisma e simpatia que torna a personagem irresistível.
O gaúcho Jarbas Homem de Mello, transforma um Oswaldo antipático e cheio de não-me-toques num cara multifacetado, com fragilidades, medos e idiossincrasias que só um ator de recursos consegue passar com suavidade.
Outro ponto alto é o texto, que mistura os talentos de Miguel Falabella e Maria Carmem Barbosa de maneira inextricável. Destaque, ainda, para a estréia na direção teatral de Rubens Ewald Filho que soube valorizar o humor negro sem perder a leveza ou a mão.
O resultado é cômico como raramente se vê nos palcos cariocas. Ou seja, de uma comicidade inteligente, sem apelações desnecessárias. Resumindo, um espetáculo humano levado a cabo por um time de profissionais que sabem exatamente o que estão fazendo e cumprem suas tarefas com aparente prazer. Coisa rara de se ver, né ? (Jefferson Lessa - O GLOBO 19/08/2007)

 

Em Cartaz

Teatro Gazeta www.teatrogazeta.com.br
Av. Paulista, 900 -Térreo próximo ao
metrô Trianon -Masp (São Paulo)
Quintas feiras 21 horas - R$ 40,00
Sábados 18 horas - R$ 50,00
50% de desconto para estudantes,
aposentados e cliente Porto Seguro.
Maiores informações: Tel (11) 3253.4102 / 3251.2327

No Guia da Folha
Com texto de Falabella, "Querido Mundo" cumpre nova temporada

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/22/2008 10:30:00 PM | | | Voltar


Maria Rita lança DVD no Vivo Rio

No próximo dia 27 de setembro, Maria Rita faz o show de lançamento do DVD de “Samba Meu”, filmado ao vivo, no Vivo Rio, no dia 10 de junho. Produzido por Maria Rita, o DVD tem direção de Hugo Prata (Zulu Filmes) e traz a íntegra do show e, como extras, os clipes de “Num corpo só” e “Não deixe o samba morrer” (ambos dirigidos por Hugo Prata), um slideshow de fotos de Marcos Hermes e o making of da gravação.

Depois de se apresentar nas principais cidades do país, Maria Rita está de volta ao Rio com o show “Samba Meu”. No repertório, canções de seu novo CD, como “Tá perdoado” (Franco/Arlindo Cruz), “Num Corpo Só” (Arlindo Cruz/Picolé) e “Maria do Socorro” (Edu Krieger), entre outras. Além de seus novos sucessos, não vão faltar os clássicos dos discos anteriores, como “Cara Valente” (Marcelo Camelo), “A Festa” (Milton Nascimento) e “Caminho das Águas” (Rodrigo Maranhão). Lançado em setembro de 2007, pela Warner Music, “Samba Meu” já atingiu a marca de 125 mil CDs vendidos (Disco de Platina).

É a própria Maria Rita quem assina a direção geral de seu show. Com co-direção de Hugo Prata, cenografia de Zé Carratu e design de luz de Marcos Olívio, a cantora se apresenta ao lado dos músicos Jota Moraes (piano), Sylvinho Mazzucca (baixo acústico), Tuca Alves (violão), Camilo Mariano (bateria), Márcio Almeida (cavaquinho), Neni Brown e Miudinho (percussão).

www.maria-rita.com

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/22/2008 10:14:00 PM | | | Voltar


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/22/2008 09:48:00 PM | | | Voltar


Delicadeza e esperança em Ensaio sobre a Cegueira

Fernando Meirelles é, dos novos diretores, o mais promissor. Apesar de quererem encaixar seu último belo filme, Ensaio sobre a Cegueira, em uma trilogia - idéia completamente sem pé nem cabeça -, suas três obras serviram para consolidar uma identidade narrativa e uma linguagem visual únicas.

Saramago enrolou Meirelles por cerca de dez anos até entregar os direitos de seu livro. O maior medo do escritor era que Meirelles transformasse Ensaio em um filme sentimentalóide ou pior ainda, em mais um dentro do gênero "o-mundo-está-acabando-por-uma-epidemia-biológica". Assim que assistiu à primeira cópia, Saramago deixou bem claro - estava tudo na medida certa.

O trunfo de Meirelles como excelente diretor é retirar das adaptações dos livros (Cidade de Deus, O Jardineiro Fiel e Ensaio foram, antes de tudo, obras literárias) o sumo narrativo e transportar perfeitamente para a linguagem cinematográfica. O romance de Paulo Lins é mais uma obra histórica que uma análise pop/violenta/arquitetônica das favelas do Rio. Jardineiro, originalmente, é um livro policial. Já Ensaio é uma obra cruel, nojenta e implacável - cegos, somos animais.

Apesar do que possa parecer no trailer, o que sobressai, ao fim de duas horas de filme, é uma enorme delicadeza. Esperança. A solidariedade e o companheirismo que Saramago tanto trata em suas obras transborda aqui. Meirelles não deixa de filmar a maldade do ser humano quando reduzido aos instintos mais primários, mas há luz. Uma luz ao final do hospício onde os cegos foram internados. (Letícia Simões)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/22/2008 09:20:00 PM | | | Voltar


PAC do Livro: o que foi anunciado e o que foi feito

Vale a pena anotar as metas anunciadas pelo Ministério da Cultura em 4/10/2007 para a área do livro e leitura. Ei-las:
1. Zerar o número de cidades sem bibliotecas.
O que foi feito: faltavam bibliotecas em 613 municípios; restam, agora, 350 e tudo indica que a meta será cumprida antes do prazo.
2. Criar 4 mil pontos de leitura (de um total de 20 mil pontos de cultura).
O que foi feito: a idéia é entregar 600 kits ainda em 2008. Só que o edital ainda não saiu.
3. Revitalizar 4.500 bibliotecas.
O que foi feito: a idéia é apoiar 400 bibliotecas ainda em 2008 (R$ 55 mil cada). Mas o edital ainda não saiu.
4. Abrir 100 bibliotecas multiuso em áreas pobres e violentas das maiores cidades.
O que foi feito: assinados termos para abrir e/ou ampliar em duas cidades, mas ainda não saiu do papel.
5. Publicar 9 milhões de livros a preços populares.
O que foi feito: nada.
Sem meta numérica, também foi anunciada a criação do vale-cultura (que funcionaria na área como o vale-livro, para ser trocado em livrarias) e a implantação de programas de formação de bibliotecários e agentes de leitura com recursos do Ministério do Trabalho. O primeiro continua em estudos e o segundo aguarda a publicação de edital para dar início  a um projeto ainda modesto.
Embora não divulgado oficialmente, a idéia do MinC é investir R$ 300 milhões (de um total de R$ 4,7 bilhões) até 2010 em políticas do livro e leitura.
Se correr, ainda dá tempo!

http://blogdogaleno.blog.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/22/2008 08:24:00 PM | | | Voltar

·······

21 de setembro de 2008

Estátua de Davi pode rachar

A estátua de Davi, de Michelangelo, pode ser destruída por causa de sua exposição ao turismo de massa. O perigo é devido ao tamanho, forma e à fragilidade do mármore em que foi esculpida. Mas o maior risco vem dos passos dos muitos visitantes que passam pela obra todos os dias na Galleria dell'Accademia de Florença.
Os especialistas da Universidade de Perugia querem proteger a escultura criando uma maneira de isolá-la das vibrações, o que custaria cerca de um milhão de euros, o equivalente a R$ 2,6 milhões. A idéia surgiu depois que um detalhado estudo revelou que rachaduras restauradas há quatro anos - na época do aniversário de 500 anos da obra de Michelangelo - já haviam reaparecido. A própria restauração gerou polêmica porque envolvia o uso de água destilada para a limpeza da estátua, o que, segundo os críticos, podia danificá-la.
A escultura de Davi é vista como um ícone praticamente desde que foi terminada, no auge do Renascimento. Na época, ela era vista como um poderoso símbolo dos ideais políticos republicanos de Florença. Quando foi exposta pela primeira vez, a estátua foi atacada pela multidão e, em 1991, ela foi danificada por um pintor com problemas mentais.

Publicado na BBC News

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 9/21/2008 03:55:00 PM | | | Voltar

·······