RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

26 de janeiro de 2008

Paradigmas, por Noga Lubicz Sklar

"A arte" - afirma A.E., o poeta George Russell, no nono episódio (dialética) de "Ulisses" - "deve nos revelar idéias, essências espirituais informes. A questão suprema sobre uma obra de arte é a profundidade da vida que brota dela."
"O resto" - conclui - "é especulação de um colegial para outros."
Bons tempos. O que é que escapa hoje em dia ao rótulo maldito de pura especulação? Hein? Pelas mãos de quem faz tempo já passou de seus tempos de colegial? Não a arte. Certamente que não. E o espírito? Ainda menos.

Ah. O espírito. Que perda de tempo. A vida esotérica não é pra qualquer um, diagnostica Joyce - pela irônica boca idealista de Stephen Dedalus, seu alter-ego jovem quando artista - antes que a dor da vida o transforme num Bloom traído qualquer. Entre ovos áuricos cintilantes e um corpo de carne que muda, completamente, a cada seis meses - ops. exagero. hoje em dia, todo mundo sabe: a cada seis anos - J.J. oscila hilário entre crente e sarcástico, entre o ridículo e o radical. ==>> LEIA MAIS

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/26/2008 06:33:00 PM | | | Voltar


Leia da $elva!

PS.: Via sítio BrazilCartoon.

PS.2: O flagelo amazônico, como sói, ecoou no exterior. Mas, a despeito da má fama, os desmatadores não parecem nem um pouco intimidados com a cara feia do governo. Até porque há evidências de que é o próprio governo quem financia a mão que opera a motosserrra. (Josias de Souza)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/26/2008 06:14:00 PM | | | Voltar


'Ver: Amor', de David Grossman

Mesmo quando ansiamos pelos maiores e mais puros ideais humanos(…), não podemos nunca, nem só por um instante, deixar de ter compaixão pelo homem, ainda que seja um só, porque nesse caso não seríamos melhores do que “eles”, malditos sejam.” (pag. 512)

No livro "Ver: Amor", David Grossman recria, numa visão literária muito pessoal, a enormidade que foi a shoah (o holocausto). "Escrevi "Ver: Amor" porque não podia compreender a minha vida hoje em Israel, nesta terra, como ser humano, como israelita, como judeu, como pai, como escritor e como homem, sem tentar colocar-me a mim mesmo dentro desse cenário louco que foi a shoah.", diz Grossman, " Tentei viver a shoah sob todos os pontos de vista, o da vítima e o do assassino. Foi uma experiência complicada; é difícil conseguir compreender como é que uma pessoa normal se pode transformar num assassino de massas."

"Ver: Amor" é um romance aliciante, longo e complexo. Divide-se em quatro capítulos que se interligam como um puzzle e que correspondem a quatro visões inéditas do holocausto:

1) a de uma criança , Momik que quer salvar a família do monstro Nazi.
2) uma fantasia lírica sobre o escritor polaco Bruno Schultz, assassinado pelos Nazis;
3) a história de Wasserman , o tio-avô de Momik, e de Neigel, um oficial Nazi;
4) uma enciclopédia sobre a vida de Kazik, um dos personagens criados por Wasserman.

O título em inglês é "See under: Love" parece mais de acordo com o seu significado - uma entrada para a palavra "Amor" na enciclopédia. Em português talvez fosse mais exato chamá-lo "Vide: Amor" ou "Veja: Amor", mas isto é um pormenor sem importância.
Neste livro fantástico, o poder da criatividade e da imaginação, desafia a rigidez do pensamento Nazi e de todos os sistemas que tentam abolir a liberdade e a individualidade humanas. (in fragmentos luminosos)

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/26/2008 05:50:00 PM | | | Voltar

·······

24 de janeiro de 2008

Ribeirão Preto lança feira deste ano

PublishNews - 24/01/2008
Será lançado oficialmente neste sábado (26/01) a 8ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, organizada pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto (SP), a Fundação Feira do Livro e a Secretaria da Cultura - Fundação Instituto do Livro. Este ano a feira terá como patrono o jurista, poeta, escritor e jornalista Saulo Ramos. Ele aceitou o convite no ano passado mesmo com a saúde debilitada. "Estou com idade avançada, insuficiência cardíaca, insuficiência renal e tenho medo de em 2008 estar com insuficiência mental", disse sempre bem-humorado. No encontro deste sábado no Auditório Meira Júnior (Theatro Pedro II) às 10h, também será feita a apresentação do projeto "Encontro com os livros" que levará para a cidade escritores de nome nacional para um bate-papo com o público e intervenções com artistas locais. Para o primeiro encontro, está confirmada a presença do jornalista e escritor Ricardo Kotscho

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2008 10:29:00 PM | | | Voltar


Revista Idéias nº 75: Em queda livre

Confira na revista Idéias nº75 análise de Fábio Campana sobre a queda da popularidade de Requião, beirando a baixíssima aprovação pública que o ex-governador Haroldo Leon Peres atingiu. Ainda na mesma edição, conheça a situação precária do Hospital de Clínicas, por Denise Mello; o que os políticos planejam para o incentivo ao uso da bicicleta, por Paola de Orte; as boas notícias da economia segundo Mirian Gasparin; e ainda as notícias da Câmara dos Vereadores e da Assembléia Legislativa.

Acompanhem na última edição matéria sobre a relação entre religião e alimento por Adolfo Wendpap, texto do escritor Wilson Bueno e a alta sociedade fotografada e comentada na coluna social de Marcia Toccafondo.

Travessa dos Editores
www.travessadoseditores.com.br
(41) 33 38 99 94
Rua Cézar Augusto Scandelari nº 111 Curitiba - Paraná

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2008 10:18:00 PM | | | Voltar


[CARNAVAL 2008] Nana Gouvêa é destaque da São Clemente

Nana Gouvêa sairá como destaque da GRES São Clemente, no Rio de Janeiro, que sai no domingo, dia 03 de fevereiro e é a primeira escola a se apresentar na Sapucaí. Nana virá maravilhosa, como destaque do 6º carro (Missão Francesa).
O tema da São Clemente para 2008 é: 200 anos da vinda da Família Real.
Nana estará sexta-feira (25/1) e dia 29 de janeiro (terça-feira) no ensaio na quadra da Agremiação que fica na Av. Presidente Vargas, 3102, Centro, Rio de Janeiro/RJ.

Technorati Marcas: Nana Gouvêa,Carnanval,Carnaval 2008

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2008 10:07:00 PM | | | Voltar


Miriam Samorano canta na Casa das Rosas em São Paulo


A cantora Miriam Samorano, no sábado, dia 26 às 18h, volta a se apresentar em São Paulo. Desta vez na Casa das Rosas,  em mais um Sarau Lítero-Musical "Chama Poética". O Sarau, que acontece também no Sesc Ipiranga, busca promover o encontro entre pessoas interessadas em poesia, música e literatura em geral e conta com a participação de convidados que declamam poemas e interpretam canções de sua autoria ou aquelas que trazem referências literárias.
Este de Janeiro tem como tema a cidade de São Paulo e será uma homenagem aos compositores paulistas, Interpreta quatro canções: O samba "Feitiço da Vila" de Vadico e Noel Rosa, a moda de viola "Tristezas do Jeca" de Angelino de Oliveira, "Lamento Sertanejo" de Dominguinhos e "Boca da Noite" de Ceumar, Tata Fernandes e Chico César.  Aos amigos de São Paulo, sintam-se intimados, rsrs

Serviço:
Sarau Lítero-Musical "Chama Poética"
Data: 26/01/08 às 18h
Local: Casa das Rosas - Avenida Paulista, 37 - Paraíso - São Paulo -SP
Tel: 11 3285-6986/ 3288-9447
Entrada Franca.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2008 09:45:00 PM | | | Voltar


Vicentini Gomez apresenta o elenco e inicia filmagens da história de Porto Feliz

Na quinta-feira, dia 24, no início da tarde, o diretor/ator e cineasta Vicentini Gomez começará a gravar as primeiras cenas do filme-documentário "Minha Cidade - Porto Feliz". As cenas 101, serão as primeiras a receber o grito de "Ação" do diretor. Na sexta-feira, Vicentini ainda verificará os últimos detalhes da "Direção de Arte" como objetos de cena e roupas da época para as gravações no final de semana.

No dia 25, sexta-feira, às 19horas, no salão de atos do Colégio Esmédio, na Rua Ademar de Barros s/n, haverá uma apresentação formal do elenco. Estarão presentes no evento o Prefeito de Porto Feliz, o Secretário de Turismo, autoridades da cidade e todo o elenco.

Para realizar o trabalho, Vicentini - que é detentor de diversos prêmios no cinema e no teatro brasileiro - trouxe para Porto Feliz o projeto "Minha Cidade", que a partir de documentos pesquisados nos arquivos públicos, na Biblioteca Nacional e até mesmo no exterior, escreveu o roteiro que contará a saga dos desbravadores do oeste brasileiro.==>> LEIA MAIS

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/24/2008 09:29:00 PM | | | Voltar

·······

22 de janeiro de 2008

Da morte de Suzanne Pleshette e outras conversas entre sobreviventes, por Chico Lopes.

Uma amiga, freqüentadora das sessões de filmes clássicos e nostálgicos que são promovidas pelo Instituto Moreira Salles - Casa da Cultura de Poços de Caldas, aos domingos, me manda e-mail com notícia da morte da atriz americana Suzanne Pleshette, aos 70 anos.
Não tivesse ela participado no papel da professora que morre atacada pelas aves, sacrificando-se pela vida da irmãzinha do homem que ama em "Os Pássaros", de Hitchcock, creio que a notícia ficaria ainda mais restrita a alguma nota de fundo de jornal. Foi também a bibliotecária que é mal vista numa cidadezinha do interior careta dos EUA e, enfastiada, vai para Roma, onde conhece Troy Donahue, no lembradíssimo (mas menos cultuado pela crítica) "O candelabro italiano", de Delmer Daves.
Seu nome era Prudence, uma piada com sua imprudência ao ler algum livro proibido naquela biblioteca de cidade do interior, que sujara a sua reputação. O filme fez todo mundo amar e chorar naqueles inícios de anos 1960, ao som de "Al-di-lá", com Emilio Perícoli. Suzanne foi casada com Donahue, idolatrado por todas as jovens de então. Ela na garupa da lambreta de Donahue é ícone nostálgico infalível na memória de muita gente.
A notícia me chegou, e a repassei a um amigo cinéfilo que, também do interior de São Paulo, na certa se lembraria de Suzanne. Tomara ele tenha lembrado, e sentido o impacto que eu senti. Foi me dando um certo calafrio pensar que há pouca, pouca gente de meu círculo - geralmente os que estão na minha faixa de cinquentão - capaz de saber quem foi Suzanne.  ===>>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/22/2008 09:54:00 PM | | | Voltar


Olha Machado ai gente

PublishNews - 22/01/2008 - por Renata Sturm
Um fator, pelo menos, um evento literário e um desfile de carnaval têm em comum: um homenageado. Enquanto as escolas de samba de São Paulo celebram os 100 anos da imigração japonesa e falam de Ariano Suassuna, e no Rio ouve-se samba enredos sobre o frevo e Dona Maria, a Louca; a VI Edição da Festa Literária Internacional de Parati lembra de um dos mais populares escritores brasileiros: Machado de Assis. A festa em Paraty também tem data marcada este ano: de 02 a 06/07. Tudo começará com um abre-alas, uma conferência sobre a obra do autor, e a evolução oficial incluirá uma mesa inteiramente dedicada a ele, além de outras atividades em processo de elaboração. Enfim, um enredo completo quando se comemora o "Ano Nacional Machado de Assis". Ó abre alas que a Flip vai passar em breve.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/22/2008 08:57:00 PM | | | Voltar


Propriedade intelectual

PublishNews - 22/01/2008
O livro Propriedade intelectual: Legislação e tratados internacionais (Atlas, 642 pp., R$ 99), de Maristela Basso, Fabrício Polido e Edson Beas Rodrigues Junior, reúne textos que procuram conferir novas bases para a prática educacional e de pesquisa sobre temas do amplo domínio dos direitos de propriedade intelectual. A intenção dos autores é que com essa publicação o leitor possa refletir sobre a variedade das fontes normativas, num contexto que vai além das estritas fronteiras nacionais e que se sobrepõe à visão do legislador nacional. A obra oferece ainda exemplos de regulamentação das disciplinas dos direitos de propriedade intelectual no direito comparado, especialmente na sistemática do Direito da União Européia e da Comunidade Andina.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/22/2008 08:50:00 PM | | | Voltar

·······

21 de janeiro de 2008

DAVID LEVISKY: entrevista com o autor de 'O monge e o divã..', por Ângelo Caio Mendes Correa Jr.

David Levisky, médico psiquiatra, psicanalista e professor, com quase quatro décadas de trabalho voltado para a psicanálise da adolescência e doutor em História Social pela USP, acaba de publicar um livro de originalidade ímpar - "Um monge no divã: a trajetória de um adolescer na Idade Média Central", no qual, a partir da autobiografia do monge beneditino Guibert de Nogent,(1055-1125), faz com ele um trabalho psicanalítico, transcorridos oito séculos das anotações deixadas pelo religioso.
Nesta entrevista, o também ex-vice-presidente do Instituto São Paulo Contra a Violência, além de falar sobre o processo de elaboração de seu novo livro, faz uma retrospectiva de sua trajetória profissional e intelectual e da situação do jovem em nossa sociedade.

===>> LEIA A ENTREVISTA

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/21/2008 10:49:00 PM | | | Voltar


Kansas City Downtown Library Book Bindings

This project, located in the heart of Kansas City, represents one of the pioneer projects behind the revitalization of downtown. Favorably promoting the Central Library and representing Kansas City were the main purposes in this project. The people of Kansas City were asked to help pick highly influential books that represent Kansas City. Those titles were included as “bookbindings” in the innovative design of the parking garage exterior, to inspire people to utilize the downtown Central Library.

A população participou sugerindo títulos de obras literárias que representassem verdadeiramente a cidade. Os títulos selecionados tiveram suas encadernações reproduzidas em tamanho gigante e passaram a revestir o exterior do estacionamento, servindo de inspiração para que mais pessoas passem a utilizar a biblioteca, promovendo os livros, a leitura e a cidade de uma maneira bastante criativa.

O escritor Alfredo Aquino disse-me que esta fachada "parece coisa de desenho animado, algo meio kistch, meio dadaísta, meio anedota... Coisa de Walt Disney..." (Dica do Alfredo Aquino)

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/21/2008 10:10:00 PM | | | Voltar


Tirando as dúvidas dos leitores, por Rodrigo Capella.

No texto de hoje, vou fazer algo diferente. Em vez de discorrer sobre o mundo literário, vou, com muito prazer, responder as perguntas de alguns leitores. Escolhi três delas, que me foram enviadas por e-mail. Então, meu caro leitor, acompanhe a seguir algumas questões, que, com certeza, também vão ajudá-lo a escrever mais e mais.
Robson Serradilha me enviou a seguinte questão: "olá, acredito que devas receber esse tipo de e-mail todos os dias, mas presciso de dois minutos de sua atenção. Há muito tempo, venho construindo uma história em minha cabeça e sonho em escrevê-la, mas ainda me falta técnica. Gostaria de uma ajuda para começar a história. Tenho a dificuldade de escrever o tal do esqueleto do livro, que alias é do gênero romance aventura, com contos do tipo senhor dos anéis. Espero uma resposta positiva e obrigado".
Caro Robson, vou dar algumas dicas, mas antes proponho um exercício: comece a descrever uma cena qualquer em detalhes, algo de seu cotidiano. Um exemplo: o que a sua casa tem de diferente? O que você gosta de fazer nela? Você tem animais de estimação, costuma brincar com eles em casa? Escreva sobre isso. Depois, repita esse exercício descrevendo uma cena que está ocorrendo na rua. Para isso, converse com as pessoas, faça pequenas entrevistas e vá em frente: coloque tudo no papel. Pronto, agora você já pode começar a escrever o livro. ==>>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/21/2008 09:38:00 PM | | | Voltar


Selo achado em Israel confirmaria Bíblia como fonte histórica

Arqueólogos israelenses encontraram em Jerusalém um selo de cerca de 2.500 anos, que poderia confirmar a teoria que indica que a Bíblia pode ser tomada como fonte de documentação histórica. Em caracteres hebreus arcaicos, o selo estampa o nome da família Tema que, de acordo com o “Livro de Neemias”, estava entre os exilados que retornaram a Judéia no ano 537 a.C. após o fim do cativeiro na Babilônia, atual Iraque. Segundo a arqueóloga que dirige as escavações que acharam o objeto, Eilat Mazar, o selo poderia ser "um nexo entre as provas arqueológicas e o relato bíblico, ao evidenciar a existência de uma família mencionada na Bíblia". A peça é feita de pedra escura, com forma elíptica e dimensões de 2,1 centímetros por 1,8 centímetros. A arqueóloga destacou ainda a influência mesopotâmica mostrada pelo selo, que numa de suas faces possui gravada a cena de um ritual em que dois sacerdotes dispostos em ambos os lados de um altar oferecem sacrifícios à deusa babilônica Sin, representada por uma lua crescente. Seu culto poderia ser considerado herético para qualquer judeu. A especialista disse que o detalhe chamou atenção, e especulou-se a possibilidade do selo ter sido feito na Babilônia, com um espaço vazio para o nome de um possível cliente, e que pode ter sido comprado por seus proprietários em algum bazar. Hoje (dia 20 de janeiro), Eilat apresentará sua descoberta na “Conferência de Herzliya”, principal fórum de debate interdisciplinar de Israel onde exporá suas conclusões sobre o selo.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/21/2008 09:03:00 PM | | | Voltar


UMA HEROÍNA AOS 100 ANOS

A revista ISTO É de hoje(no.1994) traz uma importante matéria referente a Aracy Guimarães Rosa, a brasileira que salvou dezenas de judeus do nazismo, cujo nome consta no “Jardim dos Justos” em Jerusalém. Os dois autores da matéria, jornalistas Cláudio Camargo e Hugo Studart, localizaram Aracy em São Paulo, hoje com 100 anos, na casa de seu filho Eduardo. Para executar a matéria, foram acionados diversos membros da comunidade judaica, que colaboraram com os jornalistas: José Luiz Goldfarb, Prof. Fábio Koifman, Prof. Maria Luiza Tucci Carneiro, Charles Steiman e Osias Wurman. Clique aqui para ler a reportagem (arquivo.doc).

* Aracy Guimarães Rosa hoje, aos 100 anos, em São Paulo. (http://www.owurman.com/blog/)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/21/2008 08:20:00 PM | | | Voltar


Em média, professor da rede pública ganha mais que da particular

Folha de S. Paulo - 19/01/2008 - por Antônio Gois e Fábio Takahashi
Os professores da educação fundamental das escolas públicas (estadual e municipal) do País ganham, em média, mais do que os da rede particular. Os docentes de 1ª a 4ª série (o antigo primário) das escolas estaduais têm um rendimento mensal médio de R$ 1.398, ante R$ 1.051 das municipais e R$ 1.048 das particulares. A constatação está presente em tabulações da Pnad 2006 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE) feitas por Simon Schwartzman, ex-presidente do IBGE e atual presidente do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade. Dados do Ministério do Trabalho confirmam o panorama. A rede pública paga mais também na 5ª a 8ª (antigo ginásio) e da educação superior. Uma das explicações para que a média na rede particular seja mais baixa é sua heterogeneidade. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/21/2008 06:56:00 PM | | | Voltar


Começa a corrida pelo prêmio

PublishNews - 21/01/2008 - por Renata Sturm
Escritores de todo o País e de qualquer nacionalidade que escrevem em português já podem começar a esfregar as mãos. A partir de hoje (21/01) estão abertas as inscrições para o Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2008. O prêmio é considerado uma das maiores recompensas literárias do Brasil - há quem o chame até de uma versão 'lusófona do britânico Booker Prize'. A comparação não é à toa, principalmente quando o assunto é o valor do prêmio em dinheiro: são R$ 100 mil para o primeiro colocado, R$ 35 mil para o segundo e R$ 15 mil para o terceiro. Podem concorrer quaisquer romance, conto, poesia, crônica, dramaturgia, biografia e autobiografia escritos originalmente em língua portuguesa e publicados em primeira edição entre janeiro e dezembro de 2007. Mas os interessados em participar do Portugal Telecom de Literatura terão que ter um pouco de paciência com o site do prêmio, que pelo menos até esta manhã não estava atualizado.

LINKS RELACIONADOS:
Acertei na mosca: Festa lusitana na entrega do Portugal Telecom
Conheça os 10 finalistas e o Júri Final do Prêmio Portugal Telecom 2007
Henrique Chagas, da Verdes Trigos, compõe o Júri Inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa 2007

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/21/2008 06:54:00 PM | | | Voltar

·······

20 de janeiro de 2008

Estudando Hebraico. Pode acreditar, estou aprendendo

INICIAÇAO AO HEBRAICO, V.1
Rifka Berezin

Trata-se de um curso básico em dois volumes: um dirigido para o primeiro semestre e outro para o segundo. Iniciação ao Hebraico visa à alfabetização (leitura e conversação) através de uma abordagem das estruturas básicas da língua, enfatizando os aspectos gramaticais mais importantes, principalmente o sistema verbal, tratado no volume II.

Ficha técnica: ISBN 8575060074 | 204 p. | 15,5 x 21cm

Aprender a falar, escrever e ler a língua hebraica é meta para 2008. Este manual de iniciação é excelente, estou conseguindo aprender com facilidade - talvez já esteja no DNA. Vai saber! Recomendo.

ps: acompanhe on line o meu estudo de hebraico e do Gênesis (Bereshit).

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/20/2008 09:15:00 PM | | | Voltar


Liberdade para o quê?, por Contardo Calligaris

Liberdade não consiste em escolher nas prateleiras do supermercado


QUANDO JANTO fora, prefiro os restaurantes onde sou um cliente conhecido, porque, em princípio, eles aceitam com um sorriso meu comportamento, que é um pouco atípico: não gosto de ler o cardápio, peço o prato do qual estou a fim naquela noite, que ele esteja ou não no menu. Caso a cozinha não disponha dos ingredientes necessários, o maître e eu imaginamos um compromisso próximo de meus desejos.
Nota: às vezes os que lêem o cardápio do começo ao fim, à força de hesitar entre massas, risoto, carne ou peixe, acabam se entupindo de pão e couvert -e assim perdem o apetite.
Pensei nisso ao reler "O Paradoxo da Escolha, Por que Mais é Menos", de Barry Schwartz, recentemente traduzido em português (ed. Girafa).Schwartz constata, com razão, que a multiplicação das possibilidades de escolha (que é própria da sociedade de consumo) constitui, de fato, um fardo.

===>>> LEIA MAIS

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/20/2008 05:05:00 PM | | | Voltar


EDITH MODESTO: uma voz contra o preconceito, por Ângelo Caio Mendes Correa Jr.

Professora universitária, doutora em Semiótica pela Universidade de São Paulo, além de autora de vários livros que se tornaram campeões de vendas entre o público jovem, Edith Modesto nos mostra que sempre vale a pena a luta contra o preconceito.
Fundadora da ONG GPH - Grupo de Pais de Homossexuais lançou, recentemente Vidas em arco-íris, pela editora Record, uma coletânea organizada a partir de 89 depoimentos de homossexuais, trabalho pioneiro na área, um verdadeiro mapeamento da condição homossexual no Brasil.
Abaixo um pouco do pensamento e da trajetória dessa intelectual ,cuja fibra e seriedade parecem inesgotáveis, em entrevista a Angelo Mendes Corrêa.
ACMC: De onde a idéia de fundar o GPH - Grupo de Pais de Homossexuais?
Edith Modesto: Quando eu soube da homossexualidade do Marcello, meu filho caçula, eu me desesperei. Eu não tinha conhecimento dessa possibilidade natural e espontânea do ser humano. A idéia de conversar com outras mães me veio por acreditar que, assim, eu me sentiria melhor. Era a estratégia da identificação com os iguais. Funcionou e continuei com o grupo, agora uma ONG, para ajudar também outros pais. Apesar de os pais saírem do grupo quando já se sentem bem, temos atualmente em torno de 200 pais e mães associados ao grupo, do Brasil todo.

LEIA A ENTREVISTA

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/20/2008 04:20:00 PM | | | Voltar


São Paulo recebe a 20ª Bienal do Livro em agosto

Globo Online - 07/01/2008 - por Donizeti Costa/Diário de S. Paulo
De 14 a 24 de agosto ocorrerá, no Pavilhão de Exposições do Parque Anhembi, a 20ª edição da Bienal do Livro. Uma das novidades deste ano - quando se celebram 200 anos da indústria gráfica no Brasil e da fundação da Biblioteca Nacional - é a Bienal Criança, para a qual foi reservada uma área de 11 mil metros quadrados dos 80 mil metros que terá a feira. Participarão cerca de 900 selos editoriais do mundo nesta Bienal do Livro, a segunda no gênero no mercado livreiro internacional e que teve 80% de seus estandes vendidos com um ano de antecedência. A previsão é de que 800 mil pessoas visitem o espaço.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/20/2008 04:08:00 PM | | | Voltar


Volume completa série com tradução direta do árabe

PublishNews - 09/01/2008
O volume de número III do Livro das mil e uma noites (Globo, 376 pp., R$ 49) dá continuidade à nova tradução, diretamente do árabe, do clássico universal, realizada pelo professor Mamede Mustafa Jarouche. Na obra, o leitor conhecerá o que se chama de "ramo egípcio" das histórias, sua parte mais tardia. O livro conta, ainda, com nota introdutória e posfácio a cargo do tradutor, com indicações das fontes. Histórias e personagens como Ali Babá e sua caverna, Simbad, o marujo, Aladim e o gênio da lâmpada e a própria Sherazade aparecem como parte da história. Considerada uma obra de diversas origens, o Livro das Mil e uma noites é uma vasta compilação de histórias de várias tradições: além de árabes, também persas e hindus; além de islâmicas, também cristãs.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/20/2008 04:06:00 PM | | | Voltar


Saramago está internado nas Canárias

O escritor português José Saramago, 85, está internado em um hospital particular na ilha de Lanzarote, nas Ilhas Canárias, onde mora. Ele está recuperando-se de problemas respiratórios.
O hospital confirmou a internação, mas não passou mais detalhes sobre o estado de saúde e a data em que o escritor foi internado.
De acordo com a imprensa espanhola, o escritor foi para o hospital em meados de dezembro com insuficiência respiratória. Segundo as fontes consultadas, seu quadro de saúde é estável.
Nobel de Literatura em 1998, Saramago mora desde 1993 nas Ilhas Canárias, ao lado de sua mulher, a jornalista Pilar del Río. Saramago é autor de "Ensaio sobre a Cegueira" e "A Jangada de Pedra", entre outros livros.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/20/2008 03:31:00 PM | | | Voltar


'O coração, se pudesse pensar, pararia'

Agora no blog: http://lxsp.blogspot.com/

Turismo Infinito, peça com a obra de Pessoa, os seus heterónimos e as cartas de amor de Ofélia Queirós.

"O coração, se pudesse pensar, pararia."

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/20/2008 03:27:00 PM | | | Voltar


'Reparação' tem bênção de seu autor

Ian McEwan acompanhou "cada rascunho" do roteiro adaptado do romance; filme concorre a sete Globos de Ouro

Baseado em "Reparação" (Companhia das Letras, 2002), romance do escritor inglês Ian McEwan finalista do Booker Prize 2001, o mais prestigioso prêmio literário britânico, o filme "Desejo e Reparação" é o campeão de indicações ao Globo de Ouro (sete), feito que pode repetir no Oscar, que anuncia os concorrentes no dia 22.
Segundo longa de Joe Wright ("Orgulho e Preconceito"), o longa, que estréia amanhã no Brasil, custou US$ 30 milhões (R$ 53 milhões) e é a narrativa de como uma sucessão de mal-entendidos, seguidos de mentiras, podem ser tão devastadores quanto a guerra, pano de fundo desta história de amor.
No verão de 1935, a aristocrática Briony Tallis (Saoirse Ronan), de 13 anos, acusa o filho da governanta Robbie Turner (James McAvoy), amante da irmã mais velha, Cecilia (Keira Knightley), de um crime que não cometeu. A reparação, tardia, é pretendida por meio da arte -um livro que Briony escreve ao longo de seis décadas.

* foto: Cecilia (Keira Knightley) e Robbie (James McAvoy) em cena do filme "Desejo e Reparação', do diretor inglês Joe Wright

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/20/2008 03:26:00 PM | | | Voltar


Reparação, por Contardo Calligaris.

--------------------------------------------------------------------------------
A brutalidade de nosso desejo sempre nos deixa a tarefa de reparar o objeto desejado
--------------------------------------------------------------------------------
ESTREOU NA sexta passada "Desejo e Reparação", de Joe Wright -uma adaptação, essencialmente fiel, da obra-prima de Ian McEwan, "Reparação" (ed. Companhia das Letras).
O filme recebeu o Globo de Ouro para melhor drama e será certamente um sucesso de público. O livro de Ian McEwan é já um clássico e um best-seller. Por quê?
Certo, Joe Wright fez um filme maravilhoso, e McEwan é um dos melhores escritores do momento. Mas não é só isso.
Acontece que, na tela ou nas páginas, a história contada revela e ilustra um canto ao mesmo tempo escuro e familiar da subjetividade de todos nós, ou melhor, como se diz em psicologia, um mecanismo psíquico que governa nossa vida muito além do que a gente pensa.
Resumindo: uma menina, dotada de uma certa predisposição artística e inspirada por uma paixão amorosa e pelo ciúme inconfessável que essa paixão produz, faz uma sacanagem que estraga radicalmente a vida da irmã assim como a do jovem que ama essa irmã e é amado por ela.

===>>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/20/2008 03:19:00 PM | | | Voltar

·······