RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

28 de junho de 2008

O pensamento de si como criação do presente

Módulo de conferências realizado no Espaço Cultural CPFL em 2007 sob curadoria de André Martins, inspirou quatro programas da série Café Filosófico da Tv Cultura, aos domingos, às 22h

Segue a data de exibição e a conferência-referência de cada programa:
        29/06/08     Viviane Mosé - Por que repensar a linguagem pode ser a maior das revoluções? Nietzsche e a grande política da linguagem; 
        06/07/08     Nahman Armony - Uma outra concepção de saúde psíquica para a contemporaneidade: Winnicott e a positivação do boderline;
        13/07/08     Roberto Machado - A alegria e o trágico em Nietzsche;
        20/07/08     André Martins - Quando pode a razão ajudar a potência de nossos afetos? Spinoza, Nietzsche e Winnicott.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 08:38:00 PM | | | Voltar


Centro da Cultura Judaica recebe Nathan Englander

Um dos autores mais aguardados da FLIP estará acompanhado de Gilberto Dimenstein, Bernardo Ajzenberg, Ilan Brenman e Nilton Bonder no projeto Chá Com Letras deste mês.

No mês de julho, o projeto Chá Com Letras do Centro da Cultura Judaica receberá convidados muito especiais para discutir temas relacionados a literatura, educação, comunicação e identidade religiosa. Um deles é o escritor nova-iorquino Nathan Englander, um dos autores mais aguardados na Feira Literária de Paraty deste ano. O jornalista Gilberto Dimenstein também participa da programação, que contará ainda com Bernardo Ajzenberg, Ilan Brenman e Nilton Bonder. Confira abaixo os detalhes:

Dia 7 | Segunda-feira | 20h30
Os escritores Nathan Englander (indicado pela revista “New Yorker” como um dos nomes mais promissores da literatura norte-americana), Bernardo Ajzenberg e o rabino Nilton Bonder, todos editados pela Rocco, conversam sobre questões que envolvem religião e identidade. De formação religiosa ortodoxa, Englander cria em seus contos situações humorísticas e muito humanas sobre os diversos aspectos da vida judaica. Bernardo Ajzenberg é um dos principais ficcionistas brasileiros da atualidade e o rabino Nilton Bonder tornou-se conhecido por suas obras a respeito do judaísmo e os tempos atuais, destacando-se pela força criativa com que revitaliza antigos temas.

O Centro da Cultura Judaica está localizado à Rua Oscar Freire, 2500, ao lado do metrô Sumaré. Informações pelo telefone (11) 3065.4333 ou no site www.culturajudaica.org.br . Retirar ingresso a partir das 14 horas na Bilheteria. Para o Sipurim e Oficinas de Criação Infantil, os ingressos devem ser retirados com 1 hora de antecedência. Ingressos limitados.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 08:36:00 PM | | | Voltar


LANÇAMENTO: Histórias Impublicáveis sobre trabalhos acadêmicos e seus autores

Autor: Efraim Rodrigues, Ph.D. (efraim@efraim.com.br) é doutor pela Universidade de Harvard, Professor Adjunto de Recursos Naturais na Universidade Estadual de Londrina, Consultor do Programa Fodepal da FAO-ONU e Editor da Editora Planta, sem fins lucrativos.

SINOPSE: As histórias que muitos se recusaram a contar - por motivos óbvios - estão reunidas aqui com dinamismo e bom humor.
As mais de duas décadas do autor em várias instituições, incluindo Harvard, trouxeram não só a experiência mas também coragem e irreverência para compartilhá-la, divertindo e orientando. Este livro contém segredos inconfessáveis, vexames, fraudes e principalmente dicas essenciais para não cairmos em ciladas que sempre se repetem quando reúnem-se orientados, orientadores e seus trabalhos acadêmicos.

Valor: R$ 28,00
Remessa: R$ 3,40

folhear

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 08:11:00 PM | | | Voltar


VERTIGO faz apresentações em Belo Horizonte e São Paulo

A Companhia de Dança Israelense Vertigo, reconhecida mundialmente pela beleza e qualidade de seus espetáculos, com o apoio da Embaixada de Israel, estará no Brasil para quatro apresentações. Nos dias 01 e 02 de julho, a Companhia se apresenta dentro da programação do FIT- Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, e nos dias 05 e 06 de julho realiza apresentações no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. A Vertigo Dance Company é composta por sete dançarinos e cinco músicos que, na performance "O Poder do Amor Humano", mostram uma dança sobre vida, amor, brigas, ciúmes, privações e abandono - experiências de relações íntimas e comunicação humana em geral. Um acontecimento de teatro com rituais que condizem com sociedades de todos os lugares. Vertigo é uma companhia de dança contemporânea que desenvolve trabalhos em conjunto com artistas convidados de diferentes lugares do mundo. Formado em 1992, pelas israelenses Noa Wertheim e Adi Sha'al, a Companhia se dedica a montagem de espetáculos, realização de oficinas e master classes abertas a um público de diversas comunidades. Por acreditar que a linguagem da dança é universal e que, por isso, pode ultrapassar os limites do corpo, as atividades do Vertigo são inclusivas,destinadas também a deficientes físicos.

Site oficial do Vertigo Dance Company: http://www.vertigo.org.il

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 07:20:00 PM | | | Voltar


Começam as atividades no Centro Cultural Matarazzo

A Secretaria Municipal de Cultura de Presidente Prudente realiza hoje, a partir das 13h, uma ampla programação cultural, dando largada para as atividades – incluindo teatro, dança, música, artes visuais e artesanato - do Centro Cultural Matarazzo. Conforme explica o produtor cultural, Denílson Biguete, “não se trata de uma inauguração, mas sim da abertura dos espaços físicos para os artistas realizarem atividades culturais e a população assim conhecer o complexo cultural”. A entrada é franca.

[Antes do inicio da restauração dos prédios das antigas indústrias Matarazzo, fiz várias fotos, marcando o ínicio do projeto do Centro Cultural Matarazzo. Parabéns ao Fábio Nougueira, grande idealizador. Parabéns Presidente Prudente.  Veja as fotos]

Serviço - Para quem for visitar o Centro Cultural Matarazzo o endereço é Rua Quintino Bocaiúva, 749, na Vila Marcondes, Presidente Prudente (SP)

LINKS RELACIONADOS
O maior complexo cultural da América Latina
Após 30 anos de abandono Matarazzo volta à atividade
Suplicy visita centro cultural em Prudente
SENADOR SUPLICY VEIO CONHECER O NOVO CENTRO CULTURAL MATARAZZO
Neste sábado (28/06) o Centro Cultural Matarazzo abre as portas à comunidade para uma pré-estréia
[FOTOS] Indústrias Matarazzo / Matarazzo Industries
[PDF] O prédio Matarazzo como patrimônio cultural
O império muda de ares

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 03:27:00 PM | | | Voltar


Pelé imortal


Folha de S. Paulo - 27/06/2008 - por Mônica Bergamo
Pelé e Fernando Morais conversaram em Brasília, anteontem, sobre a possibilidade de o autor de O mago, biografia de Paulo Coelho, escrever agora um livro sobre o rei, conta Mônica Bergamo. >> Leia mais

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 03:09:00 PM | | | Voltar


Vinum Animi Speculum - Um papo sobre vinhos

Guilherme Lopes Mair, enófilo, autor da coluna "Vinum Animi Speculum - Um papo sobre vinhos" inaugurou seu blog. Sobre vinhos, claro! Sou apreciador de vinhos [cerveja somente em circunstâncias inevitáveis], por estou atento aos papos sobre vinhos, mas detesto conversa fiada, sem sentido, coisas do tipo "aroma de carvalho envelhecido em tonel de qualquer coisa", entretanto, se foi envelhecido em tonel de carvalho, a coisa melhou bem. Quer saber mais sobre vinhos, taí o blog do Mair, gente boa, que aprecia bons vinhos, pagáveis [ao nosso bolso].

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 03:03:00 PM | | | Voltar


Conversa de fantasmas no museu

Na penumbra noturna do museu de Nova York, apenas as luzes pontuais de segurança testemunham o encontro das duas fantasmagorias. Silenciosamente alheias ao anterior rumor diurno dos sussurros e ao, agora inexistente ecoar dos passos estalados pelos saltos de sapatos dos visitantes nas salas expositivas, antes generosamente iluminadas e apinhadas de gente. No momento existe apenas o silêncio dos túmulos e o frescor da climatização do ambiente controlado.

No cenário sombrio estão frente a frente, a escultura articulada em dobraduras metálicas, superfícies anguladas, refletindo em chapa nua de aço a pouca luminosidade, ocultando sombras profundas, sem nenhuma camada de pintura; e a pintura de grande formato, povoada de inscrições em dialetos urbanos, intensa estética da figuração das ruas dos guetos, em óleo de excelente qualidade de fatura sobre o tecido espesso da tela.

Frente a frente, igualmente, os fantasmas de L. e de B.

Uma reunião no não-tempo dos dois artistas de gerações, pensamentos e continentes diversos, que nunca tinham se encontrado antes. =>>>

LEIA MAIS

TEXTO: Alfredo Aquino

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/28/2008 02:45:00 PM | | | Voltar

·······

27 de junho de 2008

A leitura me dá sorte, por Henrique Chagas

Carrego comigo a lembrança do meu pai, José Terra, sempre lendo. Embora nunca tivesse freqüentado uma escola, lia todo e qualquer jornal que caia à sua frente. Um velho livro ou pedaço de jornal, tudo era objeto de leitura. O embrulho do açougue era sempre guardado para que fosse lido e relido.
Toda vez que da roça ia para a cidade, caso tivesse algum trocado, ele comprava o jornal do dia. Quando não tinha, ele não se envergonhava, pedia um exemplar velho, mesmo que fosse de dias anteriores. Sempre trazia um jornal, e passava horas lendo e relendo. Desde criança assistia sempre a esta mesma cena, repetitiva e incansável. Ele não apenas se contentava em ler, comentava com mamãe as notícias e as opiniões dos jornalistas.
Foi com ele que aprendi a ler e a escrever. Ele acompanhou-me no aprendizado através da cartilha “Caminho Suave”. Pequeninho, eu queria ser como meu pai, saber ler, para ler os jornais e entender o que estava acontecendo no mundo, no mundo que eu imaginava existir além do sitio da Onça Pintada [onde nasci e cresci]. Antes mesmo dos meus seis anos, eu já sabia ler e a escrever [meu primeiro dia de aula foi uma decepção: o professor nos ensinou a fazer traços verticais, horizontais e diagonais].
Ficava emocionado com a leitura da poesia de Camões na primeira página do Estadão. Pouco entendia e nem sabia que, por traz daqueles versos decassílabos haviam textos censurados, histórias que a ditadura militar decidira que eu não deveria saber.
Meu pai lia diariamente a Bíblia, conhecia cada livro, cada capítulo e cada versículo. Ai do missionário que ousasse a lhe fazer proselitismo se dava mal, pois tinha que checar cada palavra dita ou mal interpretada. Adorava as histórias contadas por meu pai, eu imaginava cada cena: desde a velhice de Matusalém, dos homens gigantes da Cananéia, do sacrifício de Isaac até a venda de José aos mercadores egípcios.

LEIA O TEXTO COMPLETO

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/27/2008 09:23:00 PM | | | Voltar

·······

23 de junho de 2008

Lua na casa três, por Henrique Chagas

Tinha dezessete anos quando li o livro proibido de Renato Tapajós. Eram dias perigosos aqueles: qualquer movimento, mesmo em câmara lenta, qualquer fala acima do tom, qualquer estranho rabisco poderia ser considerado ato subversivo ou revolucionário, com poderes capazes de derrubar o regime. Renato Tapajós foi preso porque escreveu um livro com técnica, tempo, ritmos e forma cinematográfica, denunciando o emprego brutal da tortura pelos militares.

Li o livro como se fosse um filme, mas sequer pretendia fosse um roteiro. Fiquei impressionado com a narrativa das cenas em câmara lenta. Inúmeras vezes, até hoje, me pego imaginando todos os movimentos de Lúcia, ao parar no sinal, no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua Bahia. Ah! O romance não se ambienta em Belo Horizonte, apenas minha imaginação insiste em vagar por aquelas ruas.

Ênio Silveira, que recusou a publicar o livro, tinha total razão, o livro mantem uma carga simbólica enorme, não foi por menos que a censura mostrou suas garras, prendeu o autor e os donos da editora. "Câmara lenta" despertou no humilde estudante, que fui, o desejo vulcânico de mudar o mundo, sem armas, apenas com palavras, com letras e rimas, mesmo que tivesse a se submeter às atrozes conseqüências advindas do regime.

LEIA O TEXTO COMPLETO

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/23/2008 11:03:00 PM | | | Voltar


Ambigüidades de um delegado de polícia

PublishNews - 23/06/2008
A escritora paulista Jeanette Rozsas lança o livro As sete sombras do gato (Idea, 240 pp., R$ 19,90), um romance de mistério e suspense que lida com as ambigüidades de um delegado de polícia, que se transforma com a aparição de um gato preto. A autora define o livro como "uma passagem da contista para romancista" e fala que algumas passagens são extremamente factuais: cárcere privado, agressões policiais, o sobrenatural em cenas de crime. O romance foi o primeiro audiolivro dramatizado editado do Brasil, que agora vira livro. O título será lançado nesta terça-feira, dia 24 de junho, na Livraria da Vila da Casa do Saber (Rua Dr. Mário Ferraz, 414 - Itaim - SP. Tel:11- 3073-0513).


Mistério, crueldade, amor, machismo, sedução são os ingredientes perfeitos para este romance no qual um delegado de polícia, ao investigar um suposto suicídio, vê sua vida pessoal e profissional completamente transtornadas graças a um novo comparsa, um gato de nome Lúcifer. Entre crimes, mulheres, músicas de Bach e vários acontecimentos inexplicáveis, o delegado acaba se tornando outra pessoa. O embate entre o bem e o mal se faz sentir através das aparições de Lúcifer, pontuado pelas suas sombras que nomeiam os capítulos. Há no livro fantasia com pitadas de ironia e referências literárias e uma maldição envolta por um estranho círculo vicioso.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/23/2008 08:48:00 PM | | | Voltar


Machado na frente de Guimarães Rosa

Folha de S. Paulo - 23/06/2008
Uma enquete realizada pela Folha de SP, com importantes nomes da literatura aponta que Machado de Assis supera Guimarães Rosa, na opinião destes profissionais. Ao todo, participaram 30 personalidades, entre críticos e escritores brasileiros. Em 2008, se comemoram o centenário de morte de Machado de Assis e o centenário de Nascimento de Guimarães Rosa. Entre os avaliadores, participaram críticos como Antonio Candido e Kathrin Rosenfield, escritores como Manoel Carlos e Milton Hatoum, além do dramaturgo José Celso Martinez Corrêa. O autor de Dom Casmurro derrotou o mineiro Guimarães Rosa por 11 votos a 2. Os leitores também podem votar pela Internet. Eles poderão escolher entre os dois autores e entre as duas obras mais citadas, Dom Casmurro e Grande Sertão: Veredas, nos seguintes endereços eletrônicos: http://polls.folha.com.br/poll/0817101 e http://polls.folha.com.br/poll/0817102. O resultado da enquete on-line será divulgado na edição do próximo domingo do caderno. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/23/2008 02:31:00 PM | | | Voltar


FLIP - FESTA LITERÁRIA INTERNACIONAL DE PARATY 2008


VITOR RAMIL | Satolep
Uma cidade misteriosa e um fotógrafo em busca de respostas. O escritor gaúcho funde em grande estilo os limites entre o regional e o universal. Leia entrevista.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/23/2008 02:24:00 PM | | | Voltar

·······

22 de junho de 2008

Miguel Sanches Neto lança novo romance em Ponta Grossa e em Curitiba

Miguel Sanches Neto lança novo romance – A primeira mulher – em Ponta Grossa e em Curitiba.

Ponta Grossa
Dia: 24 de junho, terça-feira, às 19 horas.
Local: Verbo Livraria
Endereço: Av. Vicente Machado, 779, esquina com a rua Visconde de Nácar
Telefone: 42 3098-0990.

CURITIBA
Dia: 25 de junho, quarta-feira, às 19:30 horas.
Local: Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação
Endereço: Av. Sete de setembro, 2.775, loja 1108 – Centro
Telefone: 41 3330-5119.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 6/22/2008 04:51:00 PM | | | Voltar

·······