ISAAC BASHEVIS SINGER - A Imagem e outras histórias"

Ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1978, é considerado o maior escritor em língua iídiche do século XX. Testemunho inestimável de uma cultura em desaparecimento e grande contador de histórias.Combinando sensibilidade psicológica sutil, profunda simpatia com as excentricidades do folclore judaico e uma infalível percepção do heroísmo da vida cotidiana, trouxe para o mundo de língua inglesa o ambiente vibrante do judaísmo polonês antes do Holocausto e forneceu uma imagem dessa humanidade e de sua cultura, insuperada até hoje.
A trajetória singular de Singer inicia com uma infância e juventude muito pobres mas estimulantes, intelectualmente, na Polônia, no seio de uma família brilhante. Passa depois pelas lutas e dúvidas do imigrante solitário em Nova York, em meados dos anos 30, até chegar ao ápice da fama literária. Atravessa as contradições deixadas por um pai místico e uma mãe racionalista, a competição com o irmão mais velho, também escritor, e uma infância solitária e negligenciada, fatores que fizeram com que ele encontrasse na ficção refúgio e compensação.
Em 5 de outubro de 1978, Singer foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura. A Academia Sueca citou no anúncio: “... sua melancolia redentora, seu senso de humor, sua clareza de visão livre de ilusão (descreve) o mundo e a vida do judaísmo leste-europeu tal eram vividos em cidades e aldeias, na pobreza e na perseguição, impregnados de uma piedade sincera e ritos que combinam fé cega e superstição – sua língua era iídiche – língua de gente simples”. (by Morashá)
"A Imagem e outras histórias" =>>> Raridades Literárias Cristal
Primeira Página
Link permanente··- publicado por
VerdesTrigos @ 10/07/2006 04:37:00 PM | | | Voltar



Depois de trinta e cinco anos da primeira estréia no "Ateneu de Caracas" o espetáculo "Tu pais esta feliz", escrito pelo poeta brasileiro 


A Secretaria Municipal de Cultura promove um Concurso de Fotografia para escolher os fotógrafos que irão acompanhar as obras de restauração do prédio das Indústrias Matarazzo, que será transformado em Centro de Cultura. As inscrições acontecem no próximo sábado, dia 7, das 8h às 18h, no antigo prédio. 

A 

"Minha iniciação na vida política foi no meu bar-mitzvá" 
Alckmin pode até ser um picolé de chuchu, mas demonstrou um calmo e inabalável apetite pelo poder. Não disse nada até agora. Ao contrário de FHC, Bornhausen, Tasso Jereissati ou Artur Virgílio, soube manter a boca fechada, abrindo-a apenas nos balcões de lanchonete. 





















