RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

19 de agosto de 2006

O SENHOR ESTA BRINCANDO, SR. FEYNMAN?

Richard Feynman (1918-1988), ganhador do Prêmio Nobel de Física, foi não somente um físico genial, mas também uma fonte de incríveis histórias, suas próprias histórias. Diante delas, o trabalho que o levou a ganhar o Prêmio Nobel - uma pesquisa da transformação de um fóton em um elétron e um pósitron, e descoberta de um método de mensuração das mudanças nas cargas e na massa - passa a ser apenas mais um caso a ser contado, um capítulo de uma história repleta de episódios que são, no mínimo, curiosos. Esses episódios vão desde a quebra do 'inquebrável' cofre que guardava os maiores segredos nucleares até o inusitado encontro com o químico chefe de uma importante pesquisa, além de outras coisas um tanto incomuns. Esse livro contém a vida do excêntrico gênio dividida em pequenos fragmentos que revelam uma grande inteligência, uma curiosidade ilimitada e uma tremenda 'cara-de-pau'.

Richard Feynman trabalhou nos primórdios do Projeto Manhattan (1942), ensinou Física na Universidade de Cornell (1945-1950) e recebeu o Prêmio Nobel de Física (1965).

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2006 01:03:00 PM | | | Voltar


"Anjos do Sol"

"Os nossos" apenas chegam no cinema de Hollywood. É só um truque de marqueteiro?

ESTRÉIA AMANHÃ "Anjos do Sol", de Rudi Lagemann. O filme conta a história de Maria, uma menina do sol que se torna menina da noite.

A cada ano, centenas de meninas, mal chegadas à adolescência, são vendidas pelos pais, leiloadas a notáveis famintos de carne virgem (carne do sol, não é?) e entregues a cafetões que as escravizam pelas zonas rurais e pelos garimpos do país.

A existência desse pequeno exército foi denunciada pelo dossiê "Crianças da Amazônia" e, logo, em 1991-92, pelas reportagens de Gilberto Dimenstein nesta Folha, que confluíram no livro "Meninas da Noite". >>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2006 11:22:00 AM | | | Voltar


Personagem indigesto

Antonio Calloni fala de seu desafio em "Anjos do Sol", que acaba de estrear nos cinemas. Em Anjos do Sol, Caloni interpreta Saraiva, dono de uma "casa de tolerância" que usa o serviço de meninas menores de idade no meio da selva amazônica.

Como você se envolveu com o projeto de Anjos do Sol?
O Foguinho (apelido de Rudi Lagemann, diretor do filme) me chamou. Logo ele me mandou o roteiro e fiquei fascinado com o tema e com o lado do entretenimento que o roteiro fornecia. A história tem um toque de aventura, o espectador quer saber se a Maria vai conseguir fugir, o que vai acontecer com essa gente... Não é um documentário. Nada contra esse tipo de produção, adoro essa linguagem, mas é um filme de ficção. Então ele tem esse tratamento fantástico no sentido do entretenimento aliado ao cunho social muito forte. Inclusive, temos de falar bastante sobre isso até que as coisas passem a caminhar melhor.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2006 10:52:00 AM | | | Voltar


Guerra de nervos

Eliane Cantanhêde - Pensata - FSP
Há duas guerras correndo soltas em São Paulo: entre o PCC e as autoridades constituídas e entre o governo estadual e o federal. Nas duas, a maior vítima é a população. O PCC é um sucesso, de crítica e de público, na bandidagem. Assim, continua recrutando um exército particular para barbarizar nas ruas, surpreendendo as polícias, matando seus agentes e depredando e explodindo o patrimônio público.

Enquanto isso, o governador Cláudio Lembo, de um lado, e o ministro da Justiça, de outro, continuam guerreando entre eles ao invés de guerrear contra o inimigo comum, aparentemente muito mais esperto.>>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2006 10:05:00 AM | | | Voltar


O escritor David Grossman perde filho no sul do Líbano

Uri, filho do escritor israelense David Grossman, morreu no último dia 13 de agosto no sul do Líbano enquanto servia como sargento do Exército de Israel. Ele tinha 20 anos e foi atingido quando o carro de combate em que estava foi acertado por um míssil anti-tanque. Na quinta-feira (dia 10 de agosto), David participou com dois outros autores, Amos Oz e A.B. Yehoshua, de uma entrevista coletiva durante a qual pediu um cessar-fogo. "O argumento de que a presença israelense no rio Litani impedirá o disparo de mísseis contra Israel é enganoso", afirmou o intelectual. (Da Europa)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/19/2006 01:03:00 AM | | | Voltar

·······

18 de agosto de 2006

Entre amigos

PublishNews - 18/8/2006
Escrito em 44 a.C., Sobre a amizade (Nova Alexandria, 120 pp., R$ 28) é um pequeno tratado no qual Cícero diz estar reproduzindo uma conversa entre Caio Fânio, Quinto Múcio Cévola e Caio Lélio, em que este último, entristecido com o falecimento de seu amigo Cipião, fala sobre a amizade. O diálogo só existe, efetivamente, em poucas passagens do texto, prevalecendo, na verdade, uma envolvente exposição de teses sobre o tema. Com apresentação, tradução e notas do prof. João Teodoro d'Olim Marote, da USP, o livro amplia a linha da editora que, desde a sua fundação, vem se dedicando à publicação, com enorme sucesso, de grandes clássicos da Antigüidade greco-latina, sempre em edições bilíngües.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/18/2006 08:53:00 PM | | | Voltar


Livro é caro e varejo não é treinado para vender

Valor Econômico - 18/8/2006 - por Tainã Bispo
O economista Eduardo Giannetti da Fonseca disse, ontem, que preço alto e atendimento deficiente nas livrarias limitam o acesso da população ao mercado editorial. Suas críticas animaram os debates iniciais do 34º Encontro Nacional de Editores e Livreiros, realizado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) em Fortaleza. Giannetti da Fonseca, em sua palestra, lembrou que a baixa tiragem do mercado editorial - uma média de 4 mil exemplares por título - encarece o produto. "O preço do livro no Brasil é proibitivamente caro", afirmou o economista. E, além de o produto estar longe do alcance do consumidor, continuou, o serviço prestado pelas livrarias não é bom. Para Giannetti da Fonseca, o livro é um produto sofisticado e, em um país como o Brasil, onde a população lê apenas 1,8 livro por ano, o vendedor precisa ter uma "função quase educativa". Citou o livro de bolso (ou "pocket book"), fabricado com material mais simples e de tamanho menor, como uma opção mais barata. "A experiência do 'pocket' mostra que há demanda por isso (livros)". >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/18/2006 08:49:00 PM | | | Voltar


Hans Küng analisa Freud e a questão da religião

Hans Küng, teólogo suíço que sofreu a imposição do silêncio obsequioso no papado de João Paulo II e, hoje, grande opositor do papa Bento XVI lança seu olhar crítico sobre Freud e suas concepções sobre a religião. O livro Freud e a questão da religião (Verus, 152 pp., R$ 24,90) propõe um diálogo saudável e necessário entre a psicanálise e a religião. Cento e cinqüenta anos após seu nascimento, Freud continua alimentando filmes, livros e discussões dobre repressão, inconsciente, convívio social e familiar. O médico, filho de pais judeus, inovou escolhendo como foco de sua pesquisa uma área, até então, inexplorada da mente humana, o inconsciente. O autor estabelece um fio condutor de colaboração mútua entre a psicanálise de Freud, um ateu, apesar de ter sido criado dentro das leis judaicas, e a religião. No livro, Küng compara as teorias do pai da psicanálise com as de outros teóricos, como Jung e Adler. O teólogo destrincha os argumentos que Freud utiliza contra a religião, mostrando que eles são teologicamente infundado e se coloca contra a repressão à espiritualidade, enfatizando que a fé deve ser abordada no processo de psicoterapia, já que é parte da vida das pessoas. Explica que não quer uma psicoterapia religiosa e sim que o fenômeno da religião seja levado a sério.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/18/2006 02:57:00 PM | | | Voltar


Revista Piauí é lançada na Flip e circula em outubro

O Estado de S. Paulo - 15/8/2006 - por Antonio Gonçalves Filho
Uma revista sem editorial ou colunistas, em que a informação vem antes do comentário e preserve a independência ideológica de seus autores parece algo utópico como um quartel sem hierarquia. Mas é justamente o projeto da revista Piauí, lançada na Flip pelo cineasta João Moreira Salles e o editor Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras. O primeiro número deve sair em outubro, mas já provoca curiosidade pelo time envolvido, escritores estrangeiros como o argentino Tomás Eloy Martinez e o inglês Martin Amis, cineastas como Eduardo Escorel e Eduardo Coutinho, médico e ex-detetive autores (Oliver Sacks e Rubem Fonseca, respectivamente), além de jornalistas veteranos como Ivan Lessa, ao lado de críticos da novíssima geração, entre eles Cassiano Machado. Todos comandados anarquicamente por Marcos Sá Corrêa. Apesar dos nomes envolvidos, Piauí não será uma revista de cultura, mas de reportagem, gênero que parece marcar cada vez menos presença na grande imprensa. Para Marcos Sá Corrêa, o cruzamento entre narrativa ficcional e jornalismo deve enriquecer ainda mais Piauí. "O que define a história é a articulação de todos os elementos dentro de um texto", observa o editor, reforçando a frase de Wilde. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/18/2006 02:47:00 PM | | | Voltar


Nilto Maciel: A dor e o humor das almas penadas, por Chico Lopes

A gente nunca sabe quem é de fato o Brasil literário. Temos um elenco de bons nomes na cabeça, pronto para ser repetido quando alguém nos pergunta a respeito de autores brasileiros novos ou mais ou menos novos, mas a quantidade de escritores brasileiros de qualidade que todos, mesmo nós, escritores, desconhecemos, chega a ser um assombro. De modo que é preciso ter muito boa vontade (e isto é coisa de poucos) com as coisas do Brasil para se descobrir escritores longe, muito longe do Sudeste - supostamente o centro de todas as coisas - que escrevem bem, que publicam muito, têm uma longa vida literária e permanecem desconhecidos.

Caso de Nilto Maciel. Cearense de Baturité, nascido num 1945, Nilto tem muitos livros de romance, ensaio, conto, publicados desde os anos 70, mas, só vim a saber de sua existência quando ele se dispôs, por ter lido a respeito de meus livros em algum lugar, a me mandar um exemplar de "A leste da morte", seu último livro de contos. E há um pecado de indiferença ou desleixo meu nisso, porque nos roçamos até, estivemos juntos numa antologia de contos de escritores brasilienses, de 2004, na qual entrei por deferência especial de Ronaldo Cagiano, pois brasiliense não sou. Nilto sim, viveu em Brasília, tinha um conto na antologia por lógica e mérito e eu não descobri. >>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/18/2006 12:33:00 AM | | | Voltar

·······

14 de agosto de 2006

Fernanda Magalhães fala sobre Evgen Bavcar no Selisigno

A fotógrafa Fernanda Magalhães participa da programação do V Seminário de Estudos Sobre Linguagem e Significação (Selisigno), promovido pelo Departamento de Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina, que será realizado de 16 a 18 de agosto de 2006, no Centro de Ciência Humanas (CCH).

Na quarta feira, (16/08), na sala 105 do CCH, a partir da 16h30, ela irá falar sobre o trabalho do fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, que esteve em Londrina, em 2003, a convite de Fernanda. O trabalho intitulado “BAVCAR: O TEMPO EM SUAS NARRATIVAS”, que será apresentado na Sessão de Comunicações do evento, aborda a forma como Bavcar relaciona-se com o tempo.

Fernanda também irá participar da programação cultural. Ela autografa, ao lado da escritora Karen Debértolis, o livro “A estalagem das almas” (Promic/Travessa dos Editores, 2006), na quinta feira (17/08), às 21 horas, sala 104 do CCH.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/14/2006 11:03:00 PM | | | Voltar


Nova Razão Cultural

O Globo - 12/8/2006 - por Manya Millen e Rachel Berthol
A coluna No prelo informa também que depois de cinco anos afastada do mercado editorial por motivos de saúde, a escritora Clair de Mattos retorna com o lançamento de O terrorista, thriller urbano que retrata a caça no Rio a um terrorista procurado pela al-Qaeda. O livro inaugura a Nova Razão Cultural, editora que Clair lança com diferentes frentes de atuação. Além da área voltada à literatura, haverá livros para o público feminino, a publicação de clássicos e de obras documentais. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/14/2006 10:39:00 PM | | | Voltar


Rabino lança livro sobre a sabedoria do consumo

PublishNews - 14/8/2006
"Ter é fundamental, essencial e imprescindível. Mergulhados em um mundo de consumo e materialismo, nos vemos diante da perplexidade do que nos aconteceu. Como foi que construímos esse mundo? De onde vem essa realidade?". Em cima destas e de outras perguntas, o rabino Nilton Bonder desenhou Ter ou não ter, eis a questão: a sabedoria do consumo (Campus/Elsevier. 152 pp., R$ 29,90). A obra trata também da economia do desejo, que relaciona itens e desejo e revela valores capazes de permitir a posse. "O ter é, e sempre será, questão essencial da existência. Ser é, e sempre será, questão relativa à matéria. A tarefa desta reflexão é mergulhar no emaranhado de experiências e manifestações humanas que tornou a relação com a posse tão complexa, ou melhor, a tornou uma ´questão`", diz o autor. No Rio de Janeiro, Ter ou não ter, eis a questão, será lançado nas livrarias Saraiva Mega Store do Shopping Rio Sul (terça-feira 15/08, av. Lauro Muller, 116 - 3º piso - Botafogo - RJ - tel: 21- 2543-7002), e do New York City Center (quarta-feira, 16/08, av. das Américas, 5.000 - Nível Térreo - Barra da Tijuca - RJ - tel.: 21-2431-6494).

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/14/2006 10:37:00 PM | | | Voltar


Tariq Ali critica Israel e é vaiado na Flip

Folha de S. Paulo - 12/8/2006 - por Eduardo Simões, Marcos Strecker, Sylvia Colombo
Aplaudido ao ser apresentado pela organizadora do evento, a britânica Liz Calder, como o "principal intelectual de esquerda do Reino Unido", Ali disse que falaria de literatura, mas que era impossível separá-la da política e foi vaiado mais de uma vez em sua apresentação, na Festa Literária Internacional de Parati. Uma delas foi quando leu o manifesto, preparado por ele, Toni Morrison, Alonso Cueto e Mourid Barghouti, contra a ação de Israel no Líbano; a outra, quando sugeriu que Israel acabaria sendo implodido a partir de dentro. O manifesto apresentado contém três itens. Pede, em primeiro lugar, "a retirada imediata das tropas israelenses do Líbano, a libertação de todos os prisioneiros palestinos e árabes das prisões israelenses, incluindo os representantes eleitos do povo palestino, assim como a libertação dos três soldados israelenses, e o fim da ocupação do Iraque e dos territórios palestinos ocupados". Além do manifesto, Ali falou sobre o governo Lula e sobre a necessidade de haver mais traduções em todos os mercados editoriais do mundo. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/14/2006 10:34:00 PM | | | Voltar


Bienal De Petrópolis

O Globo - 12/8/2006 - por Manya Millen e Rachel Berthol
Começa na próxima quinta-feira, dia 17, a III Bienal do Livro de Petrópolis e Região Serrana, que acontecerá até 27 de agosto no Palácio Quitandinha. O evento deste ano vai homenagear Santos Dumont, no ano do centenário do primeiro vôo do 14 Bis. A programação é ampla, com eventos no Salão de Idéias, no Café Literário, atividades para crianças. Entre os autores convidados, estão Alberto Dines, o angolano Ondjaki, convidado da Flip e do próximo Prosa nas Livrarias, Luiz Alfredo Garcia Roza, Affonso Romano de Sant'Anna, Marina Colasanti, entre outros. >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/14/2006 10:34:00 PM | | | Voltar


Lançada a biografia de Fidel Castro

PublishNews - 14/8/2006
Poucas pessoas podem, em vida, saber-se parte da história. Mais rara ainda é a chance de um personagem histórico refletir sobre sua trajetória política de mais de meio século e projetar suas idéias para o futuro, às vésperas de completar 80 anos. Fidel Castro: biografia a duas vozes (Boitempo, 624 pp., R$ 66, trad. Emir Sader), do jornalista franco-espanhol Ignacio Ramonet, diretor do Le Monde Diplomatique, é o resultado de cem horas de entrevista com Fidel Castro, a mais longa já concedida por ele a um jornalista. No livro, Fidel conta sua trajetória desde sua educação jesuíta de filho de latifundiário até sua transformação em guerrilheiro. A tentativa de tomada do quartel Moncada, quando é preso e exilado de Cuba, o encontro com Che Guevara no México e a longa relação entre os dois, os anos de combate na guerrilha e o início da revolução. Com apresentação de Fernando Morais, tradução e texto de orelha de Emir Sader, fotos inéditas que cobrem os principais momentos da vida do dirigente, uma cronologia e um execelente índice remissivo, /Fidel Castro: biografia a duas vozes/ é uma obra fundamental para conhecer o pensamento do principal protagonista da Revolução Cubana. A biografia será lançada com as presenças de Emir Sader, do Cônsul de Cuba em São Paulo, e do Embaixador de Cuba, Pedro Núñez Mosquera, terça-feira, 15/08, às 19 horas, no Restaurante Soteropolitano. (Rua: Fidalga, 340 - Vila Madalena tel: 11-3875-7285)

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/14/2006 10:33:00 PM | | | Voltar


Oficina do conto - Inscrições Abertas

A oficina “O conto na contemporaneidade: sua teoria e prática" dará ênfase aos contistas do século XX. A proposta deverá ter em vista a leitura e o estudo sistemático de diversos contistas, juntamente com o exame de importantes teóricos da literatura que abriram o caminho para o que, como nos diz Foucault, se constituiu como a cisão entre palavra e coisa, proporcionando um novo modo de encarar a literatura, ou seja, a linguagem como personae, sustentada por meio de sua dimensão autônoma. Com relação aos textos teóricos, serão analisados e discutidos trechos ou ensaios de importantes pensadores que trataram da literatura: Hölderlin, Ralph Waldo Emerson, David Henry Thoreau, Nietzsche, Maurice Blanchot, Roland Barthes, Jacques Derrida, Antonin Artaud, Michel Foucault, Emanuel Levinas, Georges Bataille e outros. Como exemplos de alguns dos vários contistas a serem estudados: Carlo Emilio Gadda, Isak Dinesen, Salvador Elizondo, Lídia Jorge, Miguel Torga, Carlos Fuentes, José Lezama Lima, Virgilio Piñera, Murilo Rubião, etc. Por meio dessas leituras e análises, os alunos irão adquirir uma gama de conhecimentos fundamentais para a execução das tarefas práticas. Os temas dos contos serão livres, de preferência executados todas as semanas, e discutidos em aula.

O professor, Leonardo Vieira de Almeida, é Mestre em Literatura Brasileira e Doutorando em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Autor do livro de contos Os que estão aí, Ibis Libris, 2002, e de contos publicados no suplemento literário Rascunho, do jornal do estado do Paraná, no jornal Panorama e nos sites literários Paralelos, Bestiário e Cronópios. Traduziu contos de Virginia Woolf, Katherine Mansfield, Ernest Hemingway, Paola Suárez Galicia e Mauricio Montiel Figueiras.

Local: Centro de Formação Freudiana, Rua Conde de Irajá, 370 – 3º andar - Botafogo.
Horário: às segundas-feiras, das 16:00 às 18:00h.
Duração: 07 de agosto de 2006 a 05 de março de 2007
Informações pelo telefone: 2266-3300 - 3273-7175. Ou pelo e-mail: leonardo33vieira@yahoo.com.br
Mensalidade: R$100,00 (incluindo o material de leitura).

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/14/2006 10:19:00 PM | | | Voltar

·······