RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

26 de agosto de 2004

Depende de nós

Carta para Henrique


“Para você ganhar belíssimo Ano Novo/ cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,/ Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido”.

Assim escreveu Carlos Drummond de Andrade na poesia “Receita de Ano Novo” que reproduzo aqui, ilustrando o gesto solidário, de cidadania e humanismo de você, Henrique Chagas, advogado e escritor, para mim, um divulgador cultural da boa literatura de nosso país. É isso aí, seu Henrique, deu uma lição, que neste momento, muitos ilustres anônimos, entre os nomes de João, José ou Maria, estão contribuindo com sua parcela para a educação das novas gerações. O que importa é a sua consciência sobre a responsabilidade social, dando um alento para aqueles que sofrem com o pior tipo de tortura psicológica e mental: a miséria e a fome. Que corrói a alma do ser humano e lhe tira a auto-estima, a esperança e perspectiva de vida e, principalmente, a essência da fé. Você sabe que amanhã, vai exercer o seu papel de pai, como uma das poucas certezas ofertadas na vida.

[hipertexto]

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/26/2004 02:55:00 PM | | | Voltar

·······

25 de agosto de 2004

CULT - A mais inteligente revista brasileira de cultura

Feira das vaidades
O encontro internacional de escritores na cidade de Parati é um sintoma da crise de identidade do atual mercado editorial ou uma grande oportunidade para o leitor brasileiro?

Oficina Literária
O poeta Cláudio Willer revela a nova produção nacional



Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2004 10:14:00 PM | | | Voltar


Educar DPaschoal já distribuiu 20 milhões de livros

A Fundação EDUCAR DPaschoal chegou à marca de 20 milhões de livros distribuídos em quase todo o Brasil ao longo de 15 anos de atuação. A meta, estipulada no ano passado, já foi conquistada. Crianças de baixa renda, escolas, instituições e bibliotecas receberam gratuitamente mais de 80 títulos editados pela editora EDUCAR. Os livros podem ser solicitados pelo site www.educar.com.br. Os títulos tratam sobre os mais variados temas; entre eles amizade, cidadania, ética, meio ambiente e voluntariado. Os livros são trabalhados em sala de aula utilizando os sistemas transversais de ensino, isto é, abordando temas importantes, mas que não constam no currículo escolar.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/25/2004 02:42:00 PM | | | Voltar

·······

24 de agosto de 2004

Mapa das Culturas Vivas Guaranis

"Museu de Arte e Origens: mapa das culturas vivas guaranis"
Organização: Dinah Guimaraens*
Editora: Contra Capa
320 páginas

Este livro decorre da colaboração técnica estabelecida entre o Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), órgão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Ministério da Cultura (MinC) e o Solar Grandjean de Montigny, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-Rio), durante o período 1997-2002, com patrocínio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Mapa das Culturas Vivas Guaranis, por Dinah Guimaraens.
Perguntas como "Tem índio no Rio de Janeiro?" parecem ecoar ainda hoje, sem obter resposta adequada, razão pela qual "Museu de Arte e Origens: mapa das culturas vivas guaranis" tem como principal objetivo informar ao público e aos estudiosos da cultura e da história brasileiras alguns aspectos pouco explorados de nossa realidade indígena. Leia Mais

Resgate da Cultura Guarani, por Dinah Guimaraens.
A obra foi organizada pela pesquisadora Dinah Papi de Guimaraens e traz textos de cientistas e de indígenas que atuam como educadores nas quatro aldeias da etnia na região da Costa Verde, interior do Rio de Janeiro. Leia Mais

** Dinah Guimaraens: Pós-Doutora e Professora Adjunta de Antropologia, Department of Anthropology, University of New Mexico Doutora em Antropologia, Museu Nacional/UFRJ e New York University (Fulbright Scholar) Certificado em Museum Studies (Museologia), New York University Mestre em Antropologia (PPGAS-UFRJ) e História Medieval(IFCS-UFRJ)


Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2004 11:08:00 PM | | | Voltar


III Congresso Brasileiro de Direito Constitucional Aplicado

O Congresso Brasileiro de Direito Constitucional Aplicado, realizado em conjunto pela MÚLTIPLA - Difusão do Conhecimento, ANPR - Associação Nacional dos Procuradores da República, Faculdades Jorge Amado e JusPODIVM - Centro Preparatório Para Carreira Jurídica, chega a sua terceira edição sendo considerado um dos principais eventos brasileiros na área de Direito Público, já tendo reunido, nas suas edições anteriores, mais de 4.000 pessoas.

Contando com a presidência de honra do Excelentíssimo Senhor Procurador Geral da República, Dr. Cláudio Fonteles, o evento, de natureza multidisciplinar e com uma avançada programação, abordará os principais temas de Direito Público, tendo como foco os Direitos Fundamentais. Em três dias de exposições e debates, serão discutidos temas relacionados aos Direitos Humanos, Direitos Sociais, Processo Civil Constitucional, Cotas e Ensino Superior, Direitos Sociais, Direito Administrativo Econômico, Jurisdição Constitucional, Poder Investigatório, Recepção Constitucional, entre outros.

Para tanto, foram reunidos, na bela cidade de Salvador, renomados juristas brasileiros, tais como: José Afonso da Silva (SP), Dalmo de Abreu Dallari (SP), Nelson Nery Jr. (SP), Maria Sylvia Zanella Di Pietro (SP), Luís Roberto Barroso (RJ), Alexandre de Moraes (SP), Flávia Piovesan (SP), Antônio Hermann Benjamin (SP), Aristides Junqueira (DF), André Ramos Tavares (SP), Carlos Roberto Siqueira Castro (RJ), Carmen Lúcia Antunes Rocha (MG), José dos Santos Carvalho Filho(RJ), José Adércio Leite Sampaio (MG), Daniel Sarmento(RJ), Moacir Antônio Machado da Silva (DF), Naomar Monteiro de Almeida Filho (BA), Robério Nunes dos Anjos Filho (BA), Geisa Rodrigues (RJ), Celso Castro(BA), Manoel Jorge e Silva Neto(BA), Fredie Didier Júnior(BA), Dirley da Cunha Júnior(BA), Adroaldo Leão(BA), Graça Belov(BA) e Regina Quaresma (RJ).

Local: Centro de Convenções da Bahia - 3. Andar - Auditório Iemanjá
Informações: (71) 341-1774 / 461-4353
E-mail: contato@portalmultipla.com.br
Site: www.portalmultipla.com.br ou www.juspodivm.com.br
Data de Início: 16 de setembro de 2004
Data de Término: 18 de setembro de 2004

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2004 10:12:00 PM | | | Voltar


TEMPO DE VIVER

"Tempo de Viver" é mais que um livro de poesias. É a oportunidade oferecida para refletir sobre o valor dos sentimentos tão esquecidos por todos. Com simplicidade, Silvia Coutinho faz da palavra o instrumento ideal para mostrar ao leitor a beleza da vida, sua importância e diversidade, na tentativa de fazer renascer com urgência o bom sentir em meio às turbulências dos tempos modernos.

[HIPERTEXTO]

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2004 08:52:00 PM | | | Voltar


Buena-dicha...

Neide Maganhas nos encaminha seu livro "Buena-dicha..", a saga de uma família andaluza, dos Blas, que possui inúmeros descendentes no Brasil. De Tabernas, uma região extremamente seca e árida, um lugarejo no meio do deserto, de ruelas estreitas, casas brancas com forte influência islâmica, inicia-se a saga de Milagros e José, que lá permanecem em noites de lua cheia para alimentar os gatos abandonados.

[hipertexto]

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2004 08:08:00 PM | | | Voltar


Evento cultural movimenta os Correios de Blumenau

Noite do Talento blumenauense inaugura calendário de atividades da semana de Blumenau

Uma iniciativa inédita da Agência dos Correios de Blumenau agita a agenda cultural da cidade, inaugurando o calendário de eventos do aniversário de Blumenau: A Noite do Talento Blumenauense. Reunindo diversas linguagens artísticas, o evento acontece no dia 31 de agosto, a partir das 19h00 na sede dos Correios de Blumenau.

Na ocasião haverá noite de autógrafos de três autores da região de Blumenau, contemplando as três principais vertentes culturais: poesia, conto e romance. A escritora blumenauense Christina Baumgarten comparece com o seu “Geografia da Esperança”, romance histórico sobre os pioneiros que colonizaram a cidade de Blumenau. A escritora já possui doze títulos publicados e é especializada em resgate memorial, sendo a atual Presidente da Academia de Letras Blumenauense.

Local: Agência dos Correios de Blumenau
Rua: Ângelo Dias, 79 - Blumenau/SC
Data: 31 de agosto de 2004, a partir das 19h00

Maiores informações: Cybele Marcondes de Mattos/Correios - Fone: 322 4680 / 322 7749

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2004 03:01:00 PM | | | Voltar


Ciências Sociais - manuais de estudo

Acabamos de receber dois últimos lançamentos da Editora Vozes relacionados ao estudo das ciências sociais:

MANUAL DE ANÁLISE DO DISCURSO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
Lupicinio Iñiguez (coord.)

O livro discute sobre o alcance e os limites da incorporação da linguagem, seu papel, seus fundamentos teóricos e suas dimensões epistemológicas, metodológicas e políticas nas Ciências Sociais.

MANUAL DE PESQUISA SOCIAL
Raúl Rojas Soriano

O autor apresenta os diferentes temas da pesquisa social de forma clara e singela, preservando o nível de profundidade da obra. O leitor encontra no texto idéias que permitem refletir a respeito dos critérios para a escolha do problema, sua correta proposição e estruturação do marco teórico e conceitual, bem como para a apresentação das hipóteses, projeto da amostra, coleta, tabulação e análise da informação, interpretação dos dados e apresentação dos resultados.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2004 09:51:00 AM | | | Voltar


“Melanie, o sonho”

“Melanie, o sonho” é mais que um nickname; é um personagem altamente sedutor, cambaleando na estrada virtual, vivendo no real o que ela acredita ser um sonho. Ou sua epígrafe é para lembrar-lhe de que não passa de uma criação dentro dos bytes?

Melanie fulgura: moreno-asiática-ruiva, misto de Carolina Ferraz e Luíza Thomé, incrustada numa cidade do interior mineiro que se denomina metrópole: Uberlândia, ponto de divergências entre pão-de-queijo e modernidade.

Nostalgia e mistério. Enquanto nascida a partir de “chat rooms”, pretende-se ser um salpicar, com surrealismo e criatividade, de um pouco de sentimento - seja em folhas frias, seja em aparelhos onde se ouve, na solidão, o ruído dos HD’s e a ansiedade nas teclas.

[download] Melanie, o sonho, de Vânia Dantas ==>arquivo em PDF.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/24/2004 12:47:00 AM | | | Voltar

·······

23 de agosto de 2004

Il manoscritto di Sonia, tra le frontiere

"Entre as Fronteiras - O Manuscrito de Sônia", de Mariana Brasil acabou de ser lançado na Itália, é o que nos informa a autora.

Na Itália, o seu manuscrito - que serviu de gênese para o livro "Onze Minutos" de Paulo Coelho- , foi publicado pela Italia Nuova Editori.

O relato de Mariana Brasil (pseudônimo de Sônia e personagem central do romance) mereceu um prefácio “raro” do criador de O Alquimista, no qual ele conta um pouco de seu encontro com a autora de Entre as Fronteiras, nome este alusivo ‘as situações limite, “territoriais e emocionais”, vividas por “Mariana” nos países em que trabalhou (Itália e Suíça).

O Livro definido por sua autora como um misto de realidade e ficção – é baseado em fatos reais – vividos em parte pela protagonista e, também, nas experiências verdadeiras de centenas de mulheres, homens, transexuais, amigos e amigas – a quem conheceu, ouviu, “amou” e entrevistou.

A partir dessa base, Sonia criou “Mariana” e suas companheiras de viagem*, como costuma dizer – uma galeria de mais de 15 personagens que representam um pouco de tudo o que viveu, viu e ouviu.

[hipertexto]

[update] O livro da Mariana Brasil também foi lançado em alemão.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2004 10:38:00 PM | | | Voltar


Festa do Livro da Editora da Unicamp

Nos dias 25 e 26 de agosto se realiza, pelo terceiro ano consecutivo, a Festa do Livro da Editora da Unicamp. Todo o acervo da Editora vai estar à venda com descontos de 50% e 80%, num total de mais de 300 títulos nas áreas de artes e literatura, biomédicas, ciência e tecnologia e humanas.

Já tradicional no campus, este ano a Festa do Livro traz novidades. A começar pela realização em agosto, já que as duas edições anteriores ocorreram no mês de junho. A mudança deve-se à greve dos funcionários e docentes da Universidade. Outra diferença importante em relação aos anos anteriores é que agora a Festa dura dois dias, o que vai trazer mais tranqüilidade na hora das compras.

Além das obras do catálogo da Editora da Unicamp, estarão à venda publicações que acabaram de ser lançadas, como Os argonautas do mangue, ensaio textual-fotográfico sobre os caranguejeiros de Vitória/ES, e Culturas de classe, coletânea sobre a história da cultura operária vinculada ao Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult/Unicamp).

A Festa do Livro vem sendo promovida desde 2002, sempre com grande sucesso de público, chegando a vender mais de mil exemplares num único dia. A 3a Festa do Livro da Editora da Unicamp será realizada no Ciclo Básico 2, das 10 às 20 horas, no campus da Unicamp. O evento está sendo divulgado, através de panfletos, cartazes e por via eletrônica, nas universidades da região e também para a comunidade em geral.

Informações à imprensa:
Ana Paula Gomes
paula@editora.unicamp.br
(19) 3788-7783

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2004 09:15:00 PM | | | Voltar


VOCABULÁRIO DE FILOSOFIA (ou quase...)

LEXICON

VOCABULÁRIO DE FILOSOFIA (ou quase...)
Coordenação de A.R.Gomes

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2004 07:40:00 PM | | | Voltar


Loucos por livros

Quando termina de ler um livro, o jornalista Carlos Andreazza, 24 anos, agradece a viagem ao centro da literatura e dá um beijo na publicação. O afago faz parte do ritual que acontece invariavelmente na mesma poltrona por onde já passou boa parte dos 2 mil títulos que pertencem à sua coleção. Metódico, ele não permite que ninguém toque nos livros. E é capaz de passar três horas divagando sobre a mania, como fez para esta reportagem: "A paixão por qualquer coisa faz a gente enlouquecer. Passo por arrogante quando falo de livros, porque fico transtornado, mudo completamente. Mas não sou nenhum intelectual." Carlos tem o perfil dos novos - e cada vez mais jovens - bibliófilos. Avessos à sisudez comum à espécie, eles não se encastelam; compram livros para ler, e não para somar; encaram a atividade como um hobby; e levam uma vida absolutamente normal. Os amigos Júlio Silveira e Martha Ribas, ambos de 32 anos, começaram bem cedo. A dupla compartilha o gosto pela literatura desde o primário. Há oito anos a brincadeira virou ofício quando montaram a editora Casa da Palavra. (Jornal do Brasil - 22/8/2004 - por Andréa Thompson) >> Leia mais

ps: compartilho da mesma loucura.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2004 02:45:00 PM | | | Voltar


Aposta na livraria virtual

Perde tempo quem tenta achar a biografia de Gonçalves Dias escrita por Manuel Bandeira. Publicada em 1952, está esgotada. Também vai ter que bater perna em sebo quem quiser a coleção - oito livros - de Otto Maria Carpeaux sobre a história da literatura ocidental. Dá igualmente trabalho encontrar Brandão entre o mar e o amor, um romance coletivo escrito em parceria por Rachel de Queiroz, Aníbal Machado, Graciliano Ramos e José Lins do Rego, publicado pela revista Diretrizes e editado pela Marins em 1942. São muitos os títulos fora de mercado no Brasil. Nos últimos dois meses, a jornalista Sheila Kaplan se enfurnou na Biblioteca Nacional para catalogar títulos publicados no Brasil entre os anos 40 e 80. Ela está fazendo uma primeira seleção de mil livros que estejam fora de circulação no país. A meta é chegar a dez mil. "São livros essenciais à cultura brasileira que não estão mais em circulação, obras de grandes autores, preciosidades ou até textos esquecidos", explica. A tarefa é para o Armazém Digital Embratel, criado pelo empresário Jack London, que abre quarta-feira no Rio Plaza Shopping, em Botafogo. Nos 920 metros quadrados da loja, haverá 50 mil títulos, mas a maior atração é a Livraria Digital. Fisicamente, ela ocupa dois pequenos espaços, onde estão terminais de computador e três poderosas máquinas copiadoras. Ali, na gráfica, o cliente poderá fazer na hora o próprio livro, selecionado da lista de mil obras fora de mercado. Ou seja, as obras serão reeditadas a pedido dos interessados, que saem da loja com um exemplar novo nas mãos. (O Globo - 21/8/2004 - por Mauro Ventura) >> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/23/2004 02:42:00 PM | | | Voltar

·······

22 de agosto de 2004

PARA ADQUIRIR RODA MUNDO, Roda Gigante

na Livraria Cultura - São Paulo

Para adquirir o seu exemplar autografado, deposite R$ 35,00 na conta CEF - 2000.013.00007070-7, e mande e-mail para henrique@verdestrigos.org, informando o seu endereço para envio do livro.

Em Presidente Prudente/SP, você pode adquirir RODA MUNDO na Livraria Diocesana, Rua Ribeiro de Barros, 1771, atrás da Catedral (Cúria).

==>>> Henrique Chagas, da Verdes Trigos, está no livro RODA MUNDO, Roda Gigante - Antologia Internacional 2004, com um ensaio de antropologia política.

Painel multicultural de estilos e propostas literárias, o livro reúne autores residentes em Porto Rico, Portugal, Holanda, EUA, Uruguai, Peru, Chile e México, além do Brasil. Douglas Lara, organizador da bem sucedida antologia ‘Onze autores da web’ (Ottoni, 2003), conseguiu reunir autores de 23 a 70 anos, muitos deles com livros publicados e participação em outras antologias. O caráter internacional da obra está refletido nos textos, mantidos em seus idiomas originais(português e espanhol).

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/22/2004 11:38:00 PM | | | Voltar


RESPONSABILIDADE SOCIAL

Na última semana, Verdes Trigos no cumprimento de sua responsabilidade social firmou junto à Fundação Gabriel de Campos, em Presidente Prudente/SP, o compromisso de contribuir e auxiliar na instalação da sua biblioteca, e, para tanto, promoveu a doação inicial de aproximadamente 250 exemplares de diversos livros: romances, poesias, contos e livros didáticos.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/22/2004 11:09:00 PM | | | Voltar


"DIONISO, O DEUS DO ÊXTASE"

"A vontade de um deus tem muitas formas e muitas vezes ele surpreende-nos na realização de seus desígnios. Não acontece o que era de esperar e vemos, no momento culminante, o inesperado." (Eurípides, "As Bacantes")

PÚBLICO ALVO:Todos aqueles interessados no Mito de Dioniso.

OBJETIVO: Conhecer o Mito de Dioniso e a sua articulação com a Filosofia, a Psicologia de C.G. Jung e as Expressões Artísticas.

TÓPICOS: * Definições de Mito* Mitologia e Filosofia *Mitologia e Psicologia Junguiana *O Mito de Dioniso *Dioniso e sua mensagem oracular.

LOCAIS E DATAS:

EM SÃO PAULO: Sábado, dia 18/Setembro/2004, das 14 às 18hs. Clínica Reiclar: Rua Bertioga, 46 - Vila Mariana (a 150m do Metrô Pça daÁrvore).

NO RIO DE JANEIRO: Sábado, dia 25/Setembro/2004, das 14hs às 18hs. Espaço Saúde: Rua Mário Portela, nº 49 - Laranjeiras, Rio de Janeiro/RJ

INVESTIMENTO: R$ 30,00 (Inclui Apostila, Cofee-Break e Certificado)

INFORMAÇÕES GERAIS:
Sabina Vanderlei - sabinavanderlei@terra.com.br - (21) 8187-0273
Camila Sampaio - camilasampaio@yahoo.com.br - (11) 3032-8894

FACILITADORA:
Sabina Vanderlei. Psicóloga Junguiana CRP 05/29830, Psicoterapeuta de adolescentes e adultos no Rio de Janeiro. Mantém grupos de estudos particulares sobre Teoria de C.G. Jung. Ministra Cursos e Palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo. Professora de Cursos para Comunidade da Universidade Estácio de Sá

INSCRIÇÕES:
Somente por depósito bancário:
BANCO REAL
AGÊNCIA 0462
CONTA 9716624-01
PARA CRÉDITO DE: SABINA VANDERLEI
(OBS: guarde o seu comprovante para entregar no dia do curso e envie um e-mail confirmando o dia extato do depósito para que a sua matrícula possa ser efetivada. Qualquer dúvida, entre em contato).

VAGAS LIMITADAS!!!!

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/22/2004 09:14:00 PM | | | Voltar


"A HISTÓRIA DAS PALAVRAS CRUZADAS"

"A HISTÓRIA DAS PALAVRAS CRUZADAS"
http://www.palavrascruzadas.com/

Mais de 370 páginas e 3900 imagens sobre a história do jogo.

Algumas sessões do site:
Antigo Egito: Conheça as estelas que continham jogos de cruzamento de hieróglifos, datadas desde 1350 a.C.
Inglaterra: Veja a imagem do primeiro jogo de cruzamento de palavras da era moderna, criado em 1762 na Inglaterra.
Brasil: O primeiro jogo publicado no Brasil, em 22 de abril de 1925, pelo jornal carioca A Noite.
E muito mais....

Taí uma dica de site "curioso" e "cultural" que recebi de Sabina Vanderlei.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/22/2004 08:52:00 PM | | | Voltar


Achegas.net – Revista de Ciência Política

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/22/2004 08:47:00 PM | | | Voltar


Livro de Zenóbia

O relançamento do Livro de Zenóbia (Lamparina Editora) na Feira do Livro de Belo Horizonte, de autoria de Maria Esther Maciel, com ilustrações florais de Elvira Vigna e apresentação em três atos de Nelson de Oliveira, foram coroação da voz humanista que existe dentro de cada um de nós. No panteão dos deuses e deusas, uma Ninfa criativa ordenando o caos em suas breves listas. Embalada por Zéfiro, em suas estórias e memória prodigiosa, transportam os leitores para o reino da imaginação, digno de um embate sem igual contra qualquer tipo de Quimera.

[hipertexto] por J. Aloise Bahia.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 8/22/2004 08:34:00 PM | | | Voltar

·······