RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

3 de março de 2007

FELICIDADE, UMA HISTORIA

Autor: MCMAHON, DARRIN M.
Editora: GLOBO EDITORA
Assunto: FILOSOFIA


Neste livro, a partir dos grandes livros da civilização ocidental, Darrin McMahon empreendeu um estudo de história intelectual e de história das emoções, utilizando os recursos não só da historiografia como também da crítica literária, para dar conta de um acervo de fontes que incluem a filosofia, a poesia, a mitologia, a teologia, a música, a arquitetura, chegando até depoimentos de pessoas comuns. Seu objetivo - dar conta das concepções sobre a felicidade através de quase três mil anos da história da cultura ocidental. O que é a felicidade? É possível alcançá-la? Como agir para isso? Tais indagações marcam o nascimento da própria filosofia, que pode ser definida como 'o estudo da felicidade' e, portanto, caberia a todos filosofar para entender o que é essa meta cujo sentido parece ser tão consensual e, ao mesmo tempo, tão difícil de definir. Na primeira parte do livro, McMahon relata como um conceito clássico e cristão transformou-se em meta terrena e, na segunda metade, discute as ambigüidades dessa 'descida a terra' de um ideal que antes estava apenas no Olimpo grego ou no Paraíso cristão. Cada uma das partes da obra divide-se em quatro densos capítulos que explicam como a felicidade passa a ser considerada como o bem supremo entre os gregos antigos. A conclusão traz questões sobre o uso de drogas psicoativas como um 'método químico' de obtenção da felicidade e de pesquisas sociológicas contemporâneas sobre diferenças entre a avaliação subjetiva do bem-estar, inclusive entre pólos opostos, como, por exemplo, ganhadores de loteria ou ex-prisioneiros de campos de concentração, para mostrar como a compulsão em ser feliz também criou demandas pelo 'direito de ser infeliz'. De um mundo em que a única felicidade estava em Deus passamos para uma época em que a felicidade tornou-se o nosso deus.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2007 07:53:00 PM | | | Voltar


Apocalipse? ou Dilúvio?

Avanço do mar ameaça 42 milhões no Brasil. Estudos avaliam impacto do aquecimento global sobre país e projetam elevação de até 8°C na temperatura da Amazônia

A elevação no nível dos mares decorrente do aquecimento global poderá deslocar, até o final deste século, até 42 milhões de pessoas que habitam cidades litorâneas no Brasil. Por conta do calor, casos de doenças como febre amarela, malária e dengue devem aumentar. A Amazônia pode esquentar até 8°C, com vastas porções de floresta cedendo lugar a uma vegetação semelhante ao cerrado.

A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) defendeu que o governo federal prepare um plano de ação para adaptar o país à nova realidade climática -irreversível, segundo o próprio governo, mas variável em sua intensidade. "O processo que se avizinha é avassalador, é altamente preocupante", disse a ministra Marina Silva. "Defendo que o governo tenha um plano nacional, como foi feito para conter o desmatamento na Amazônia."

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe2802200701.htm

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2007 07:48:00 PM | | | Voltar


Participe das nossas comunidades no Orkut e na NET

VERDES TRIGOS
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=81556

José Mindlin, Imortal
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=28612008

Formador de Opinião
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27439647

Participe!

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2007 07:41:00 PM | | | Voltar


Eclipse lunar será transmitido em tempo real pela internet

O primeiro eclipse lunar total de 2007 poderá ser visto neste sábado em todo o Brasil e pela internet. A Divisão de Astrofísica do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) programou para o início desta noite uma transmissão do eclipse em tempo real pela web, a partir da cidade de São José dos Campos (SP).

Eclipse lunar terá transmissão ao vivo pela intenet e poderá ser visto em todo país

A página observação na internet terá ainda um bate-papo com pesquisadores do Inpe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de São Paulo (USP). A transmissão será feita a partir das 19h30, com término programado para as 22h15 (hora de Brasília). O endereço é telescopium.das.inpe.br. Caso o céu local esteja encoberto, o evento será cancelado.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2007 07:15:00 PM | | | Voltar


II Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas

A II Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas — a ser realizada na Associação Atlética Caldense de 21 a 25 de março de 2007 — já tem alguns escritores confirmados para participar do 1º Festival Literário Nacional de Poços de Caldas. O evento faz parte da programação da Feira para estimular o debate literário na cidade e na região. A programação cultural incluirá palestras dos escritores David Oscar Vaz e Nelson de Oliveira, da antropóloga Betty Mindlin e uma oficina literária a ser ministrada pela poeta e ficcionista Yara Camillo. A psicopedagoga e psicóloga Luiza Elena Ribeiro do Valle fará uma palestra educacional voltada para pais e professores, mantendo a tradição da GSC — a organizadora e realizadora do evento em Poços de Caldas — de promover palestras voltadas para a educação no início do ano, mas desta vez como parte da programação cultural da Feira do Livro. A Associação Atlética Caldense fica na r. Pernambuco, 1145 Poços de Caldas MG tel. 35-3722-1110. >> Leia mais

Programação Cultural. Já prometi ao amigo Chico Lopes que farei todo o esforço para estar em Poços de Caldas na II Feira Nacional do Livro e no Festival Literário, onde ele desempenhará um papel preponderante.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2007 09:39:00 AM | | | Voltar


Acabam de sair do prelo mais dois livros do poeta mineiro-brasiliense Joanyr de Oliveira

Acabam de sair do prelo mais dois livros do poeta mineiro-brasiliense Joanyr de Oliveira, desde 1960 radicado no Distrito Federal e pioneiro na literatura da capital da República: "Antologia Pessoal - 7" e "Raízes do Ser - Poemas para Aimorés". O primeiro integra uma coleção da Thesaurus, de Brasília, que se iniciou com Anderson Braga Horta, e teve seqüência com Antonio Carlos Osorio, Fernando Mendes Vianna, José Augusto Seabra, José Santiago Naud e Rodolgo Alonse. (A Antologia Pessoal - 8" conterá poemas de Astrid Cabral).

"Raízes do Ser - Poemas para Aimores", com apresentação de Alphonsus de Guimaraens Filho e prefácio de Ronaldo Cagiano, reúne poemas sobre ruas, figuras popuilares, personalidades e outros aspectos da cidade onde também nasceram o famoso fotógrafo Sebastião Salgado, o cineasta Paulo Thiago, o cantor popular Altemar Dutra, o filósofo Aquiles Guimarães e a escritora Maria Branca de Paula.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/03/2007 09:25:00 AM | | | Voltar

·······

1 de março de 2007

Livros novos são vendidos para reciclagem

Folha de S. Paulo - 1/3/2007 - por Kamila Fernandes
Duas toneladas de livros didáticos do ensino fundamental — entre eles exemplares novos — foram parar em um depósito para reciclagem em Itaitinga (região metropolitana de Fortaleza). Os livros, fornecidos à Prefeitura de Itaitinga pelo Ministério da Educação, foram comprados por R$ 195 por um reciclador, a R$ 0,10 o quilo. Após receber denúncia, a Justiça impediu que o material fosse revendido e reciclado. O Ministério Público Federal vai investigar o caso. A secretária de Educação do município, Yaponira Chaves, confirmou que mandou uma funcionária se desfazer de alguns livros, mas só dos "imprestáveis" — com mais de três anos de uso. Os livros encontrados na casa do reciclador estão agora no fórum da cidade. Ainda não foi feita contagem para verificar o número de exemplares novos.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/01/2007 10:10:00 PM | | | Voltar


"Pecados Íntimos"

O filme, tocante e verdadeiro, é sobre como nosso desejo encalha e se solta

"PECADOS ÍNTIMOS", de Todd Field, estreou no dia 9 de fevereiro.

Parecia ser mais um filme sobre a vida nos subúrbios americanos de classe média, tipo "Beleza Americana" (vencedor do Oscar em 2000), e fiquei com preguiça. Sempre acho um pouco fácil satirizar uma maneira de viver, como se o jeito da gente fosse o certo: "Aponto o vazio na vida dos outros para me convencer de que a minha é autêntica e plena".

Vários leitores me escreveram estranhando que não comentasse o filme.

Graças a eles, assisti, enfim, a "Pecados Íntimos", que NÃO é um filme sobre a vida nos subúrbios americanos (a não ser que você considere que "Hamlet" é uma peça sobre a vida na corte da Dinamarca durante a Idade Média).

"Pecados Íntimos" é um filme tocante e verdadeiro sobre os caminhos forçados de nosso desejo e sobre como ele encalha (quase sempre) e se solta (aos trancos).
>>>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/01/2007 09:49:00 PM | | | Voltar


Fundacte "Livraria do Campus" convida para a mostra "Plácido":

O Centro Cultural da FUNDACTE Campus da UNESP de Presidente Prudente, SP convida para a mostra:

PLÁCIDO

Abertura dia 02 de março
Exposição até o dia 10 de março de 2007
de segunda a sexta das 08h00 ás 20h00
sábado das 08h00 ás 14h00


Lançamento do livro: "Estudos em Design nas Universidades Estaduais UNESP e USP"
Organizador(es): José Carlos Plácido da silva e Maria Cecília Loschiavo dos Santos. Dia 02 de março de 2007


Rua Roberto Simonsen, 305
Presidente Prudente SP
CEP:19060 900 Tel:(18) 3229-5359

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/01/2007 09:42:00 PM | | | Voltar


Jornal ALEF comemora 1.000 edições produzidas !!!

Edição 1000 | Dia 28 de fevereiro/07 | Quarta-feira | (21) 2509-0434
ALEF cravou hoje a marca das 1.000 edições eletrônicas. O Jornal ALEF se firmou no coração da comunidade judaica brasileira. É ponto de encontro. Parabéns ao Mauro Wainstock, diretor do Jornal ALEF, pela tenacidade, seriedade e pela condução do jornal. Graças a ele, tenho me aproximada da comunidade judaica, onde minhas raízes estão ancoradas.

Clicando na imagem abaixo, você vai assistir uma entrevista em vídeo concedida por Mauro Wainstock, diretor-executivo do ALEF, ao jornalista Charles Myara, da TV Tová.

Mazel Tov!

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/01/2007 12:43:00 AM | | | Voltar


História - todo mundo tem uma prá contar.

Folha de S. Paulo - 28/2/2007 - por Mônica Bergamo
Dona Helena, mãe da dupla Zezé di Camargo & Luciano, gravou um depoimento para a novela "Páginas da Vida", na Globo. Relembrou o seqüestro do filho Wellington, em 1998. Segundo Mônica Bergamo, dona Helena lança, no dia 8, um livro sobre sua vida.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/01/2007 12:29:00 AM | | | Voltar


Memória

Folha de S. Paulo - 28/2/2007 - por Mônica Bergamo
Depois de colocar o ponto final na biografia de Paulo Coelho, Fernando Morais deve escrever a história dos 30 anos do restaurante Piantella - reduto de políticos em Brasília, em especial na Nova República, quando Ulysses Guimarães marcava ponto no lugar. Mônica Bergamo conta que o restaurante foi reaberto ontem, com nova fachada, feita por Athos Bulcão.

[nota] E a biografia do Zé?!!!! Tão dizendo que foi furtado o notebook e todo o material se perdeu.... será que ninguèm vai localizar estes arquivos com a história do Zé. Olha que ele tem muita história prá contar.....

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/01/2007 12:27:00 AM | | | Voltar


Mistério carioca

O Globo - 28/2/2007 - por Joaquim Ferreira dos Santos
A rede de livrarias Travessa está tentando entender um fenômeno particularíssimo. A grande surpresa de vendas da temporada de verão em suas lojas é Meu pescoço é um horror, um retrato cáustico de Norah Ophren sobre o envelhecimento da mulher. O livro não consta na lista de mais vendidos em qualquer outra cidade do país, revela Joaquim Ferreira dos Santos.

[nota] Pode não estar entre os mais vendidos, mas vende bem pela internet.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/01/2007 12:24:00 AM | | | Voltar


"A sexualidade que configura e desfigura o ser humano"

A Editora Vozes e a Universidade Católica de Petrópolis, com a promoção do site e-petropolis, apresentam:

"A sexualidade que configura e desfigura o ser humano"
com frei Antônio Moser

Uma palestra para quem quer entender a sexualidade e a afetividade como integrantes na busca da felicidade.

08 de março (quinta-feira) às 19h
na Universidade Católica de Petrópolis
Rua Benjamin Constant, 213
Centro - Petrópolis - RJ
Informações: (24) 2233-9025/ 2231-9707

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/01/2007 12:01:00 AM | | | Voltar

·······

28 de fevereiro de 2007

O livro da Mariana Brasil agora também em alemão para os paises: Alemanha, Suiça e Austria.

Mariana Brasil: Das Elf - Minuten - Mädchen
Originaltitel: O manuscrito de Sonia.
Übersetzt von Sabine Giersberg, Barbara Mesquita.


Als Paulo Coelho beim Literaturfestival in Mantua auf der Bühne saß, hielt im Publikum die junge Mariana Brasil ein Schild hoch mit der Aufschrift: »Lassen Sie meinen Traum wahr werden und widmen Sie mir eine Minute Ihrer Zeit«:

Diese Begegnung sollte der Beginn werden zu seinem Weltbestseller Elf Minuten …

Jetzt erzählt Mariana Brasil ihre eigene Geschichte, eine wahre Explosion von Emotionen und Erinnerungen. Wie sie als Kind einer achtköpfigen Familie in ärmlichen Verhältnissen aufwächst. Wie sie viel zu jung schwanger wird und ihren Körper verkaufen muss, um ihr Kind zu ernähren. Wie sie in der Schweiz ihr Glück sucht – und schließlich immer tiefer im Netz der Prostitution versinkt.

[nota] "O Manuscrito de Sônia", que tive o privilégio de recebê-lo diretamente da Autora, também foi lançado em espanhol, catalão e italiano: Il manoscritto di Sonia, tra le frontiere

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/28/2007 02:58:00 PM | | | Voltar

·······

27 de fevereiro de 2007

Palavra de Mulher - Histórias de amor e de sexo

A psicóloga Maria Tereza Maldonado e a ginecologista Mariana Maldonado lançam, pela Integrare Editora, o livro Palavra de Mulher - Histórias de amor e de sexo, cujo foco principal é a complexidade da vida feminina. As perdas e os ganhos, as alegrias e as tristezas, os desafios e as conquistas das mulheres ao longo da história humana, são discutidos e analisados sob o ponto de vista de quem se preocupa com a melhoria da condição da mulher no mundo.

Os 43 capítulos do livro foram inspirados em depoimentos de mulheres ouvidas em consultório, nas palestras e nos trabalhos em grupos. Esses desabafos levam aos leitores as dificuldades do universo feminino, da vida familiar, do trabalho, do amor, os sonhos, as fragilidades, o desejo de amar e de ser amada de toda mulher. Cada depoimento é uma síntese das vozes de várias mulheres ouvidas em consultório, nos trabalhos de grupos e nas palestras que as autoras freqüentemente proferem.

O primeiro capítulo, Cuidado Comigo, hein?! , retrata as palavras de pacientes que sofriam de síndrome da Tensão Pré Menstrual (TPM) para analisar como as mulheres, hoje em dia, tem de conciliar a vida estressante do trabalho e da vida familiar com os sintomas da TPM (a irritabilidade, a agressividade, a depressão, oscilações de humor, entre outras reações do organismo).

O capítulo seguinte, Impulso Homicida, discute um tema sempre em pauta nos relacionamentos amorosos: o ciúme. Para se compreender por que esses sentimentos de posse e raiva surgem é necessário saber a causa deles. O ciúme e a raiva descontrolados, de acordo com as autoras, podem vir de uma baixa auto-estima ou da lembrança de experiências dolorosas como a rejeição e o abandono.

A revolução sexual da década de 60 é abordada no capítulo Sex Shop em que o prazer feminino, assim como a liberação sexual, são discutidos com naturalidade.

A mídia tem incutido nas mulheres o desejo pelo corpo perfeito e muitas delas têm se deixado levar por esse quadro, mas em Gordas Felizes, as autoras mostram como essa obsessão pode ser perigosa e causar doenças como a anorexia e a bulimia.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/27/2007 11:30:00 PM | | | Voltar


24 horas

Folha de S. Paulo - 27/2/2007 - por Mônica Bergamo
O escritor americano Mitch Albom virá a SP na semana que vem para lançar Por mais um dia (Sextante), que figura há 20 semanas na lista dos mais vendidos do "The New York Times". Mônica Bergamo conta que a obra vai virar filme, com produção da apresentadora Oprah Winfrey.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/27/2007 11:18:00 PM | | | Voltar


Poema inédito de Pablo Neruda está à venda por US$ 3.700

Folha de S. Paulo - 26/2/2007
Um poema inédito do Nobel de Literatura chileno Pablo Neruda, escrito em 1963, está à venda por US$ 3.700. Neruda escreveu o poema, dedicado a uma amiga, sobre uma tábua de madeira. A mulher, Elvira Morel, comemorava seu aniversário em Limache, 120 quilômetros ao norte de Santiago. Na ocasião, o poeta chegou e reclamou do barulho que os convidados faziam. "É meu aniversário e estou na minha casa. Se não está gostando, pode ir embora", teria dito Morel, segundo relato ao jornal "El Mercúrio". Neruda, amante das festas, não se foi e decidiu pedir desculpas à mulher por meio de um poema de 14 linhas escrito com sua pena de tinta verde. "Perdoe o poeta/Um pouco o que lhe passa/Aos poetas e aos loucos/Dá-lhes tua casa", escreveu Neruda na madeira. O neto da mulher é quem oferece o poema, por US$ 3.700, em anúncio nos classificados do jornal chileno.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/27/2007 11:03:00 PM | | | Voltar


Livro de Bruna Surfistinha é lançado na Itália

Folha de S. Paulo - 26/2/2007
Il dolce veleno dello scorpione (O doce veneno do escorpião - Panda) acaba de chegar às livrarias italianas pela editora Sonzogno. O exemplar custa 15 euros (R$ 41). Depois do sucesso no Brasil, o livro pode conquistar outros leitores pelo mundo, já que o "gesto" desta garota habita o imaginário coletivo. As descrições que ela faz de si mesma, de seus clientes, das posições e da freqüência, por sua vez, têm bem pouco de imaginário. O catálogo de fases e frases duras não deixa nada no campo do subentendido.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/27/2007 09:34:00 PM | | | Voltar


"Por que os homens não voam?" é o livro do mês de março da Capital Nacional da Literatura.

O livro de crônicas "Por que os homens não voam?" , de Pablo Moreno, foi escolhido Livro do Mês de Março da Capital Nacional da Literatura. O Livro do Mês é uma proposta do grupo organizador da Jornada Nacional de Literatura para manter a comunidade universitária e escolar de Passo Fundo- RS motivada e envolvida em leitura o ano todo.

Já foram livros do mês, entre outros:
"O rapaz que não era de Liverpool", de Caio Riter
"O segredo da nuvem", Inácio de Loyola Brandão
"O menino da chuva no cabelo", Márcio Vassalo
"Enquanto a noite não chega" , Josué Guimarães

Para falar de "Por que os homens não voam?" e literaratura , Pablo Moreno participa do programa "OUTRAS PALAVRAS" que vai ao ar pela TV UPF hoje, 27/02, às 20h e na quinta, 01/03, às 19h. Na região de Passo Fundo a TV UPF pode ser sintonizada no canal 04. O programa também passa ON LINE, pela internet, no endereço : www.upf.br\tv.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/27/2007 09:24:00 PM | | | Voltar


Salão do Atelier Livre - 2007 => Abertura, dia 06 de março (até 8/Abr)

O Salão do Atelier Livre, um dos mais tradicionais eventos desta tradicional escola de arte criada em 1961 e atualmente mantida pela Prefeitura de Porto Alegre, terá sua vernissage às 19h do dia 6 de março na Usina do Gasômetro. O objetivo da iniciativa é mostrar a produção das diversas oficinas regulares de artes plásticas, selecionada entre os trabalhos de 16 melhores alunos-artistas por uma comissão de professores entre técnicas como pintura, escultura, objeto, fotografia e cerâmica. A exposição permanecerá até 8 de abril, de terças a domingos, sempre das 10h às 19h.

Selecionados: Amália Dib, Celeste Ghiggi , Ester Sangalli, Fernanda Bastos, Guiomar Gastal, Ilda Appel , Ivone Laurent, Julieta Torres, Luciane Takeda, Maria Luiza Cangeri, Meris Slomp, Neide Pinto, Sandra Breyer, Sílvia Giordani, Susie Prunes, Thereza Cristina Jacob

Usina do Gasômetro: Localizado à beira do Guaíba, o prédio abrigou a antiga Usina Termoelétrica da cidade entre 1928 e 1974. Desde 1991, é um dos mais importantes centros culturais do Rio Grande do Sul. Sua chaminé, de 117 m, que serve de referência geográfica e arquitetônica, foi tombada pelo município em 1982. Já o prédio foi tombado pelo Patrimônio Estadual em 1983.

Endereço: Avenida Presidente João Goulart, 551 - Centro - Porto Alegre/RS- Tel: (51) 227.1383

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/27/2007 09:30:00 AM | | | Voltar


Ficções borgianas no Maria Antonia

O Centro Universitário Maria Antonia recebe Júlio Pimentel Pinto para dar o curso Ficções: imaginação e história em Borges, de 5 a 26 de março, das 16 às 18h.

Originalmente publicado em 1944, Ficções é considerado, por muitos, o livro mais importante do argentino Jorge Luis Borges, contendo contos famosos como O jardim de caminhos que se bifurcam, A biblioteca de Babel e Pierre Menard, autor do Quixote. O curso analisa os principais contos desse livro, explorando os vínculos com o restante da obra de Borges para oferecer uma visão de conjunto de sua produção literária.

Júlio Pimentel Pinto é professor do Depto. de História da FFLCH-USP e autor, entre outros, de Uma memória do mundo: ficção, memória e história em Jorge Luis Borges (Estação Liberdade, 1998) e A leitura e seus lugares (Estação Liberdade, 2004).

Informações
3255-7182 - ramal 32 e 33 – cursosma@usp.br

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/27/2007 09:19:00 AM | | | Voltar

·······

26 de fevereiro de 2007

Clodovil gasta R$ 50 dos R$ 15 mil a que tem direito

Os deputados novatos da Câmara praticamente dispensaram a verba indenizatória no primeiro mês de mandato. Ao contrário de colegas reeleitos, os novatos quase não tocaram nos R$ 15 mil da verba paga para ressarcimento das despesas do mês.

O deputado Clodovil (PTC-SP), por exemplo, pediu de volta R$ 50 para ressarcir gastos com combustível.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/26/2007 11:21:00 PM | | | Voltar


Scorsese e "Os Infiltrados": os vencedores do Oscar 2007

HOLLYWOOD, EUA, 26 fev (AFP) - Martin Scorsese finalmente foi recompensado em uma cerimônia do Oscar, com as estatuetas de Melhor Diretor e Melhor Filme pelo longa-metragem "Os Infiltrados", que levou quatro estatuetas na 79ª edição da premiação da indústria cinematográfica americana, em uma festa democrática.

"Estou emocionado, estou emocionado de receber este prêmio das mãos dos meus velhos amigos. Retrocedemos 37 anos", disse Scorsese, de 64 anos, ao receber o Oscar de melhor diretor das mãos de Steven Spielberg, George Lucas e Francis Ford Coppola.

O thriller "Os Infiltrados" rendeu finalmente o Oscar de Melhor Diretor ao "mestre" Scorsese, que já havia sido indicado em outras cinco oportunidades desde 1981 à estatueta. O filme também levou os prêmios de Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Montagem.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/26/2007 11:08:00 PM | | | Voltar


Machado de Assis ganha edição em russo com prefácio de professor brasileiro

O Centro Lusófono Camões da Universidade Pedagógica Estatal Hertzen, de São Petersburgo, com o apoio da Embaixada do Brasil em Moscou, acaba de lançar em edição bilíngüe russo-português doze contos de Machado de Assis (1839-1908), com prefácio do jornalista, professor e escritor Adelto Gonçalves, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Da edição preparada pelo professor Vadim Kopyl, responsável pelo Centro Lusófono Camões, constam doze contos - "Uns braços", "O caso da vara", "O Espelho", "Uma senhora", "A senhora do Galvão", "A sereníssima República", "A igreja do diabo", "O enfermeiro", "A causa secreta", "D.Paula", "Entre santos" e "Um apólogo" -, todos traduzidos pela primeira vez em russo. >>>> Leia mais

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/26/2007 11:00:00 PM | | | Voltar


Obras Completas de Rui Barbosa são digitalizadas

Um acordo de cooperação entre a Fundação Casa de Rui Barbosa e o Supremo Tribunal Federal possibilitou a digitalização da coleção Obras Completas de Rui Barbosa. Os 137 volumes publicados e as 50 mil páginas em formato digital reúnem os trabalhos de Rui Barbosa tanto na área jurídica como política e jornalística no período de 1865 a 1923. A edição demandou trabalhos de pesquisa, sistematização e normatização e o resultado pode ser conferido nos arquivos digitais Obras completas de Rui Barbosa on line.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/26/2007 09:49:00 PM | | | Voltar


Livros argentinos distribuídos gratuitamente em Cuba

Segundo o Gramma Digital, a 16ª Feira Internacional do Livro de Cuba reuniu cerca de 600 mil pessoas durante os dias 8 e 18 de fevereiro. O evento, agora, sai de Havana e percorre 39 cidades do interior do país. O Gramma destaca que entre os livros mais procurados estavam Tinísima, da mexicana Elena Poniatowska, e Polo Montañez, café amargo con salvia, de Marisol Ramírez. E também informa que “os havaneses receberam gratuitamente cinco antologias de escritores argentinos (250 mil exemplares), preparadas especialmente para a Feira, uma vez que o país austral é o convidado de honra neste ano”.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/26/2007 09:46:00 PM | | | Voltar


Café Filosófico recebe o rabino Henry Sobel para falar sobre Globalização e Direitos Humanos

RIBEIRÃO PRETO/SP. Nesta primeira edição do ano de 2007, o Café Filosófico estará recebendo o Rabino Henry Sobel, presidente do Rabinato Congregação Israelita Paulista, um dos expoentes da comunidade judaica, que falará sobre o tema "A globalização e os Direitos Humanos - Como permanecer humano em um mundo desumano”. O evento, nesta edição realizado em parceria com a SIRP – Sociedade Israelita de Ribeirão Preto - está marcado para o dia 1º de março, às 20h, no auditório Meira Junior do Theatro Pedro II. Contará também com a presença do presidente Executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ricardo Berkiensztat.

O Café Filosófico é uma realização do Instituto do Livro da Secretaria Municipal de Cultura, sempre com a participação especial do jornalista e professor Antonio Cassoni recebendo personalidades de todas as áreas, debatendo os mais diversos assuntos de interesse da sociedade.

A SIRP (Sociedade Israelita de Ribeirão Preto) é uma entidade religiosa, social e cultural sem fins lucrativos e que reúne aproximadamente 40 famílias. Presidido por Elaine Goldstein, a SIRP atua na cidade de Ribeirão Preto há mais de quatro anos em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo com o objetivo de dar suporte às famílias israelitas da região e promover a cultura judaica através de shows, palestras etc. Já atuou em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura em outras oportunidades, como na última edição da Feira do Livro de Ribeirão Preto.

O Café Filosófico é um evento totalmente gratuito, com o apoio cultural do Sistema COC de Ensino e do Araucária Plaza Hotel. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3931-6004.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/26/2007 09:21:00 PM | | | Voltar


Para ler Platão no original

Folha de S. Paulo - 26/2/2007 - por Ernane Guimarães Neto
Com o lançamento do Dicionário Grego-Português, uma demanda trivial do estudante brasileiro está sendo suprida — mas em partes. Planejada em cinco fascículos a serem lançados semestralmente, a obra (Ateliê Editorial, 264 pp., R$ 70 o primeiro fascículo) só deve estar totalmente disponível no segundo semestre de 2008. O dicionário foi organizado por Maria Celeste Dezotti, Maria Helena Neves e Daisi Malhadas, professoras da Universidade Estadual Paulista, em Araraquara (SP), com a contribuição de pesquisadores de outras instituições, como a USP e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Malhadas, professora aposentada da Unesp e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, falou à Folha sobre a empreitada. "Sempre haverá quem tenha vontade de estudar uma língua como o grego e sua literatura mais a fundo."

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/26/2007 09:09:00 PM | | | Voltar


A síntese de Kaváfis

O Globo - 24/2/2007 - por José Castello
Conta-se que, pouco antes de morrer, Konstantinos Kaváfis, o maior poeta grego moderno, pediu que o enfermeiro lhe trouxesse lápis e papel. Era o ano de 1933 e Kaváfis, com um câncer terminal na laringe, agonizava no Hospital Grego de Alexandria. O enfermeiro pensou que o poeta, que já não podia mais falar, quisesse fazer algum pedido simples, que anotaria em duas ou três palavras. Em vez disso, Kaváfis desenhou um círculo na folha em branco. Em seguida, colocou um enfático ponto negro em seu centro. E mais nada. Lenda ou não, o círculo solitário resume a poesia de Kaváfis. O poeta, que nasceu e viveu no Egito, sempre escreveu em grego. Deixou 154 poemas. Setenta e quatro deles reaparecem, em tradução de José Paulo Paes, na coletânea Poemas (238 pp., R$ 33), que volta ao mercado vinte e cinco anos depois de seu lançamento, agora na coleção Sabor Literário, da José Olympio.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/26/2007 09:01:00 PM | | | Voltar


Reflexões irreverentes sobre o amor

O Globo - 24/2/2007 - por Tamara Sender
Em As pernas de Úrsula e outras possibilidades (Agir, 132 pp., R$ 29,90), livro publicado em 2001 pela L&PM e agora reeditado pela Agir, a gaúcha Claudia Tajes se serve de alta dose de humor para narrar os impasses e desconcertos de um homem de classe média que logo vira pai e marido. A autora do best-seller A vida sexual da mulher feia cria um personagem que, uma noite, enquanto procura a chupeta para apaziguar o filho que se esgoela no restaurante, dá de cara com um par de pernas que o enfeitiça.Depois do episódio, ele passa a idealizar uma vida que não tem, e decide correr atrás das "outras possibilidades" a que o título do livro alude.

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 2/26/2007 08:46:00 PM | | | Voltar

·······