Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS .::. Verdes Trigos Cultural .::.


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Machado de Assis ganha edição em russo com prefácio de professor brasileiro

por .::. Verdes Trigos Cultural .::. *
publicado em 26/02/2007.

O Centro Lusófono Camões da Universidade Pedagógica Estatal Hertzen, de São Petersburgo, com o apoio da Embaixada do Brasil em Moscou, acaba de lançar em edição bilíngüe russo-português doze contos de Machado de Assis (1839-1908), com prefácio do jornalista, professor e escritor Adelto Gonçalves, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo. Da edição preparada pelo professor Vadim Kopyl, responsável pelo Centro Lusófono Camões, constam doze contos - "Uns braços", "O caso da vara", "O Espelho", "Uma senhora", "A senhora do Galvão", "A sereníssima República", "A igreja do diabo", "O enfermeiro", "A causa secreta", "D.Paula", "Entre santos" e "Um apólogo" -, todos traduzidos pela primeira vez em russo.

Segundo o professor Kopyl, Machado de Assis é o melhor contista do mundo lusófono e não podia continuar desconhecido do povo russo. "Por isso, este trabalho é considerado por nós de suma importância", disse, lembrando que o Centro Lusófono Camões se sente muito honrado com a participação do professor Adelto Gonçalves. Ainda neste ano, o Centro Lusófono Camões, com o apoio da Embaixada brasileira, pretende lançar outra edição com mais 13 contos de Machado de Assis, igualmente com prefácio do professor Adelto Gonçalves.

Kopyl disse ainda que a edição, embora bem produzida, não tem fins comerciais. "Mas tenho certeza de que estes livros encontrarão leitores entre aqueles que estão aprendendo português e serão importantíssimos para autodidatas", disse. "Espero que estes tesouros da cultura luso-brasileira sejam conhecidos por um círculo de leitores mais amplo", acrescentou.

Adelto Gonçalves é mestre em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana e doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de São Paulo e autor de Fernando Pessoa: a Voz de Deus (Santos, Editora Universidade Santa Cecília, 1997), Gonzaga, um Poeta do Iluminismo (Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1999), Barcelona Brasileira (Lisboa, Nova Arrancada, 1999; São Paulo, Publisher Brasil, 2002) e Bocage: o Perfil Perdido (Lisboa, Caminho, 2003), entre outros.

É colunista do suplemento semanal Das Artes Das Letras do jornal O Primeiro de Janeiro, do Porto, do Diário dos Açores, de Ponta Delgada, de O Liberal, de Cabo Verde, e colaborador das revistas Vértice, Colóquio/Letras e Metacrítica, de Lisboa, Forma Breve, da Universidade de Aveiro, Cultura Revista de História e Teoria das Idéias, da Universidade Nova de Lisboa, e Letteratura-Tradizione, da Universidade de Perugia, Itália.

No Brasil, escreve em publicações acadêmicas como Metamorfoses, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Revista do Centro de Estudos Portugueses, da Universidade Federal de Minas Gerais, e nos jornais A Tribuna, de Santos, A Tarde, de Salvador, Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, Gazeta Mercantil, de São Paulo, e Jornal Opção, de Goiânia, entre outros. Foi redator e editor durante dez anos de O Estado de S.Paulo, tendo trabalhado ainda na Editora Abril, Empresa Folha da Manhã e A Tribuna, de Santos.

É sócio-correspondente da Academia Brasileira de Filologia e professor titular de Jornalismo da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte), de Santos, São Paulo.
_______________
Com: Connect Assessoria de Imprensa & Criação
Tel. 13 3591-8096

Sobre o Autor

.::. Verdes Trigos Cultural .::.: .

Da Redação de VERDESTRIGOS.ORG
VerdesTrigos.ORG lhe oferece conteúdo interativo, inteligente, culto e de indiscutível bom gosto. Um sítio cultural do escritor Henrique Chagas. Simplesmente fazendo diferença. Depende de nós

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Democracia é o c@#*&$%! Queremos um mundo justo de verdade!, por Carol Westphalen.

MARCELO BIRMAJER: uma entrevista exclusiva para VerdesTrigos., por .::. Verdes Trigos Cultural .::..

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos