Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Pablo Morenno


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

Circunstâncias

por Pablo Morenno *
publicado em 26/02/2007.

Pesquisa da Secretaria Especial de Direitos Humanos - SEDH, com dados referentes a 2002, apurou que 90% dos adolescentes brasileiros internados por crimes graves não completaram a oitava série. A mesma pesquisa identificou que 51% dos jovens estudados sequer freqüentavam a escola, 60% eram negros e 80% tinham renda familiar menor que dois salários mínimos. O estudo torna-se importante neste momento de rediscussão da maioridade penal.

"O Homem é o homem e suas circunstâncias", escreveu Ortega y Gasset. O Homem, com maiúsculas, é 50% homem e 50 % circunstâncias. E isso não é retórica. Por esta razão, diminuir a maioridade penal pode ter a mesma utilidade que destruir os hospitais para acabar as doenças. A criminalidade não tem apenas uma causa, a vingança nem sempre é eficaz.

Qualquer um pode levantar a voz com um exemplo eloqüente. Conheço um jovem que não estudou e é um excelente auxiliar de pedreiro. Conheço um menino de cor que nunca matou. O filho de minha empregada, com renda familiar menor que dois salários mínimos, não é infrator. Mas as exceções, a regra confirmam. Pior. Se precisarmos de um caso para exemplificar o crime resumido a escolhas individuais, seremos simplistas ou protegemos o próprio interesse. Semi-analfabetos têm lá suas utilidades, mesmo podendo virar criminosos. Precisamos de pedreiros, jardineiros e faxineiras. Todos com custo inferior a dois salários mínimos. Todos simples e honestos, e de confiança para adentrar nossas casas.

Para melhorar a sociedade, dizem, é preciso mexer no homem. Limitar sua vontade, punir suas condutas, prender os infratores, matar os assassinos, evitar, a todo custo, a reprodução em proporção geométrica dos marginais. Enforcar em praça pública para que todos vejam e não sigam o exemplo. Bom é esquartejar, como fizeram a Tiradentes, e pendurar os pedaços em postes por toda a cidade. Se alguma criança ou jovem cogitar seguir a senda do crime, haverá de optar pela medicina, engenharia, política, ou direito.

Não vos estranha que o Congresso Nacional se reúna para diminuir a maioridade penal, mas nunca discutiu um projeto de educação para o país? Em cada notícia de horror mudam-se as leis. Mudam-se as leis porque não querem mudar a pátria. Acostumados a mudar sua cara em fotoshop para os santinhos de campanha, os políticos brasileiros acreditam que podem melhorar virtualmente a realidade. Enganam-se a si mesmos, enganam os eleitores. Só não enganam as estatísticas.

A diminuição da maioridade penal é um assunto importante, urgente, imprescindível na pauta da criminalidade juvenil. Mas o Homem é apenas 50% o homem. Não basta a alteração das leis para uma sociedade tranqüila e em paz. A pena só tem eficácia após a conduta, quando "Inês é morta". Sem descartar a lei, antes, seria mais inteligente mudar pouco a pouco as circunstâncias. Entre elas a miséria. Mas, acima de tudo, a mais imprescindível das imprescindíveis, a educação.

***
Carta Maior - A partir de 19/02 passei a colaborar com a Agência Carta Maior, São Paulo, na área de "Arte e Cultura". O endereço é www.cartamaior.com.br.

Livro do Mês - Meu livro de crônicas "Por que os homens não voam?" é livro do mês de março da Capital Nacional da Literatura. Recebo feliz a indicação em nome dos escritores de Passo Fundo.

Sobre o Autor

Pablo Morenno: Pablo Morenno nasceu em 21.05.1969, em Belmonte, SC, e mora em Passo Fundo, RS. É licenciado em Filosofia e bacharel em Direito. Também é professor de Espanhol em cursinhos pré-vestibular, músico e servidor público federal do Tribunal Regional do Trabalho/4ª Região, e pinta nas horas vagas. Escreve uma coluna semanal de crônicas no jornal O Nacional, de Passo Fundo RS, e Nossa Cidade de Marau-RS. Colabora com os jornais Zero Hora, Direito e Avesso, e com sites de leitura e literatura. É Membro da Academia Passofundense de Letras, ocupando a cadeira cujo patrono é Érico Veríssimo. Como animador cultural e escritor, participa de projetos de leitura do IEL- Instituto Estadual do Livro do RS e de eventos literários no Rio grande do Sul e Santa Catarina. Com suas palestras interdisciplinares e descontraídas, utilizando-se de histórias e da música, conversa com crianças, jovens, pais, professores e idosos sobre a importância da leitura e da arte na vida.

Livros publicados: POR QUE OS HOMENS NÃO VOAM? Crônicas, WS Editor e MENINO ESQUISITO, Poesia Infantil, WS Editor. Contato com o Autor: Pablo Morenno

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Na Venezuela, ouvindo as gentes..., por Elaine Tavares.

"Deus e o diabo na terra do sol": carta a alguns amigos _ depois de ver o filme, por Terezinha Pereira.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos