início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Manual de Análise do Discurso em Ciências Sociais

Editora Vozes Ltda*

Autor(es): Lupicinio Iñiquez (coord.)
Assunto: Letras e Literatura


Este livro tem a intenção de oferecer aos leitores e leitoras que se queiram familiarizar com o debate sobre o papel da linguagem nas ciências sociais uma introdução à Análise do Discurso como perspectiva teórico-metodológica e como ferramenta de investigação.

É interessante apontar sumariamente o contexto histórico e disciplinar no qual este livro foi escrito: a interface (ou lugar de encontro) da filosofia, da psicologia social, da ciência social crítica, dos estudos do discurso e da lingüística, da etnologia e da análise da conservação. Com tal enfoque, este manual representa uma relevante contribuição para uma visão crítica e discursiva da psicologia social e para uma análise aprofundada da sociedade com seus problemas fundamentais sociais, políticos e econômicos, permeados muitas vezes, pela reconstrução ideológica da realidade cotidiana com conseqüentes práticas de dominação e exclusão.

Os sete capítulos do manual aprofundam os temas centrais pertinentes à relação entre Análise do Discurso e ciências sociais: o primeiro capítulo elucida, teórica e epistemilogicamente, o papel da linguagem nas ciências sociais. O segundo apresenta os fundamentos que legitimam o papel da linguagem nas ciências, sobretudo, através dos conceitos de linguisticidade e linguístico. O terceiro analisa o discurso como método e como perspectivas nas ciências sociais, abordando práticas como sociolinguística internacional, a etnografia da comunicação, a análise crítica etc. os quatro últimos capítulos abordam, através de exemplos, a delicadeza, a importância e as conseqüências que a prática da Análise do Discurso pode ter na vida cotidiana, e a revolução que é possível fazer quando a conceitualização teórica é abordada de um ponto de vista discursivo.

Qual o alcance - e quais os limites - da incorporação da linguagem, seu papel, seus fundamentos teóricos, suas dimensões epistemológicas, metodológicas e políticas nas Ciências Sociais? Se, por um lado, é notório o interesse despertado pela linguagem e suas implicações nas ciências, por outro lado, falta estabelecer um consenso sobre questões. A abordagem deste livro descortina ao leitor as perspectivas do debate e as críticas que importa fazer à Análise do Discurso. Para formas uma opinião bem fundamentada é preciso não somente conhecer os procedimentos básicos desse tipo de análise, mas também evitar os jargões, as imposições ou os dogmatismos, respeitando a pluralidade de perspectivas e de pontos de vista, de modo que a reflexão sobre o papel das ciências sociais mantenha-se significativo no processo de construção da realidade.

Sumário

Prefácio – O giro discursivo (Teun A. van Dijk), 7
Introdução, 15

1. O “giro lingüístico” (Tomás Ibáñez Gracia), 19

2. Os fundamentos da Análise do Discurso (Lupicinio Iñiguez), 50

3. Prática da Análise do Discurso (Lupicinio Iñiguez), 105

4. A Análise da Conversação e o Estudo da Interação Social (Charles Antaki e Félix Díaz), 161

5. Psicologia Discursiva: Teoria da Ligação e método com um exemplo (Derek Edwards), 181

6. A fronteira interior – Análise crítica do discurso: um exemplo sobre racismo (Luisa Martín Rojo), 206

7. Práticas discursivas (Mary Jane P. Spink e Vera Mincoff Menegon), 258

--------------------------------------------------------------------------------

Sobre o Autor

Editora Vozes Ltda: Carla Coelho
imprensa@vozes.com.br
Telefone: (0**24) 2233-9000, ramal 9028
Fax: (0**24) 2231-4676
Celular: (0**24) 9955-2730

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

O ZODIACO 12 signos >> 12 histórias,  por .::. Verdes Trigos Cultural .::..
"O Zodíaco - Doze signos, doze histórias" da coleção Prosa Presente traz alguns dos maiores contistas da atualidade, escrevendo textos inéditos sobre os signos do zodíaco. Como resultado deste desafio, a obra também pode ser considerada um retrato do momento que vive a produção do conto brasileiro nos dias de hoje.
 Leia mais
Considerações sobre a nostalgia,  por .::. Verdes Trigos Cultural .::..
Considerações sobre a nostalgia, tese que Joaquim Manoel de Macedo defendeu na faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1844, tem a natureza dos textos inaugurais: entre os pioneiros da psiquiatria no Brasil, é ainda o primeiro entre nós a abordar o tema da nostalgia  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página