início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Português Prático

Ivo Korytowski*

É extremamente comum que se tenha dúvidas sobre crase, acentuação e pontuação. Há regras claras sobre como fazer tais operações. Porém, para muitos que não lidam com as regras propriamente ditas em seus cotidianos, utilizar o português como instrumento funcional não é uma tarefa tão fácil. Muitos que estudam a língua têm dúvidas por um lapso de aprendizado ou por simples incompreensões metodológicas.
Esta obra traz para o leitor um verdadeiro curso de Língua Portuguesa sem que se tenha a necessidade de guardar regras a princípio ilógicas e nem que se tenha a preocupação de se buscar uma utilidade em todas as normas que compõem nosso idioma. Com um método verdadeiramente moderno, Português Prático fornece aos interessados armas para a melhora do Português falado e escrito, aperfeiçoando, e muito, a sua utilização.

Entretanto, as regras fazem sentido e, muitas vezes, é útil entendê-las. A partir de um apuro e de certo carinho com a Língua Portuguesa, Ivo Korytowski escreveu um livro de fácil compreensão, com um método moderno, dinâmico e, principalmente, consistente. Contando com exemplos de músicas, trechos de livros clássicos e de autores de renome, o autor une o útil ao agradável. Incluindo ainda uma lista de hilários erros reais que suavizam o aprendizado, a obra aproxima as regras de sua aplicação.

Como se não bastasse a competência do autor, as canções da MPB e as peças literárias utilizadas, Português Prático conta ainda com charges do cartunista Jaguar, que facilitam o entendimento e dão a dose ideal de humor. O autor diferencia o português do Brasil do português de Portugal para completar seu trabalho.

De modo a poder ser lido por curiosos – como um romance –, por quem busca referências técnicas e por quem tem dúvidas apenas pontuais – funcionando como um livro técnico, tal uma enciclopédia ou um manual –, Português Prático revoluciona o ensino de Língua Portuguesa, sendo ótima leitura para quem opera com a necessidade do uso correto da língua escrita e oral.

Sobre o Autor

Ivo Korytowski: Ivo Korytowski nasceu no Rio de Janeiro em meados do século passado. Graduou-se e licenciou-se em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou dois livros: Édipo (Editora Ciência Moderna), primeiro lugar do Prêmio Orígenes Lessa da União Brasileira de Escritores de 2003, e Português Prático (Editora Campus), livro de dúvidas e curiosidades da língua portuguesa ilustrado pelo Jaguar.

É tradutor profissional, tendo traduzido quase cem livros de variados assuntos e autores, entre eles Stephen Hawking, Richard Bach e Paul Auster. Mantém uma coluna sobre a língua portuguesa, Português Divertido, em www.mayte.us/portugues.htm.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Memórias de um padre subversivo,  por Lourenço Cazarré.
O jornalista Carlos Moraes conta, neste divertido livro de memórias narrado como um romance, os seus anos como seminarista no interior do Rio Grande do Sul, quando foi perseguido e preso pela ditadura militar. Uma abordagem absolutamente original dos anos de chumbo, revelando como foi a repressão no interior do país.
 Leia mais
CARASSOTAQUE,  por Luís Augusto Fischer.
CARASSOTAQUE é um romance cujo tema central é o medo; o medo generalizado, silencioso e coletivo de toda a população de um local (imaginário), um país chamado Austral-Fênix, no qual os habitantes nativos perderam suas faces e suas cabeças. Ali apenas os estrangeiros mantém suas cabeças e vêem a todos os circunstantes com elas. E são vistos pelos habitantes locais também com suas próprias cabeças, daí serem apontados como os carassotaques. O livro é uma metáfora sobre o poder, sobre o autoritarismo demagógico, sobre a atmosfera opressiva e secreta que envolve e domina a todos, sobre a xenofobia, sobre o racismo e a discriminação contra os estrangeiros (ou todos os indivíduos que sejam considerados diferentes).  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página