VOLTAR

República dos Guaranis -  Co yvy oguereco yara

VEJA A REPERCUSSÃO DA REPORTAGEM

Ao atravessar o pórtico da entrada de São Miguel das Missões/RS e ler o brado heróico de Sepé Tiaraju lá inscrito, já estava certo de que adentrava na chamada República dos Guaranis, um lugar onde o passado e o futuro se cruzam na história dos povos que transformaram os sonhos e o destino da América do Sul.

Neste mês de julho, com frio e chuva, nos aventuramos a conhecer a Região das Missões. Joarez, Eleni, Alessandra e eu começamos nossa saga missioneira por São Miguel das Missões/RS: o portal de entrada da mais importante rota turística histórica cultural do Mercosul.

Conhecer a Região das Missões é desvendar a magia que envolve esta terra há quase 400 anos. Uma viagem no tempo, que nos faz reviver a chegada dos primeiros padres jesuítas da Companhia de Jesus, em 1609, imbuídos da missão de converter os índios guaranis à fé cristã.

A grande experiência evangelística dos jesuítas entrou para a história como uma prematura experiência comunista, muito antes da revolução russa e do próprio Marx. Nos tempos modernos, foi também o mais revolucionário estado teocrático, que deu início à industrialização da América Latina, reunindo, ao mesmo tempo, uma extraordinária arte musical e plástica.

Na chamada República Guarani foram edificadas as reduções (missões), que levaram, para as selvas do Cone-Sul, sob o comando dos padres jesuítas, o esplendor da arte européia e um desenvolvimento urbano que muitas cidades ainda hoje sequer conhecem.

As reduções consistiram em verdadeiras cidades em meio às selvas, com toda a infra-estrutura; além da igreja, que era o centro de tudo, havia hospital, asilo, escolas, casa e comida para todos e em abundância, oficinas e até pequenas indústrias. Sob o comando dos jesuítas, tornaram-se comunidades que alcançaram notável desenvolvimento econômico e cultural para a época.

No atual território do Rio Grande do Sul, as Reduções eram conhecidas como as dos Sete Povos das Missões: São Francisco de Borja, São Nicolau, São Luiz Gonzaga, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista e Santo Ângelo Custódio.

A história de São Miguel das Missões começa a ser contada em 1632, quanto foi fundada a Redução de São Miguel Arcanjo, instalada definitivamente no atual sitio no ano de 1687. Em 1745 foi construído o Antigo Templo, projeto do irmão João Batista Primoli, que ainda guarda a grandiosidade arquitetônica e o simbolismo imaterial da epopéia missioneira.

Em São Miguel, ao anoitecer, toda noite, as ruínas se iluminam e são palcos do espetáculo de som e luz, que conta a glória das Missões e sua trágica destruição. O Museu das Missões, projetado pelo arquiteto Lúcio Costa, cujos traços arquitetônicos imitam as habitações dos índios nas reduções, abriga mais de uma centena de obras, representando o mais rico acervo nacional da estatuária missioneira.

Pela magnitude de seu significado, São Miguel das Missões foi reconhecido pela UNESCO como uma das quatro rotas turísticas culturais mais importantes do mundo. As Ruínas do Antigo Templo de Redução de São Miguel tornaram-se Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade.

Em toda Região das Missões, o turista encontrará os remanescentes deste trajeto histórico marcado pela violência, conflitos e guerras, envolvendo aventureiros, bandeirantes, pajés, nações indígenas e até os exércitos de Espanha e Portugal. Em cada ruína, em cada pedra, exalam os gritos e o clamor daquele povo que foi massacrado pelos exércitos de Portugal e Espanha. Com a destruição total marcou-se o fim da gloriosa República dos Guaranis. Restaram as ruínas e sangue guarani que encharca o chão riograndense.

E agora, no Pórtico da cidade, a ser inaugurado em breve, está lavrado em pedra o brado heróico inglório do lendário guerreiro Sepé Tiaraju, que resistiu heroicamente a guerra guaranítica (desencadeada pelo Tratado de Madri, de 1750): Co yvy oguereco yara, que significa “ESTA TERRA TEM DONO”.
 

Leia Mais

1 - República dos Guaranis - Co yvy oguereco yara , por Henrique Chagas.
2 - São Miguel, Patrimônio da Humanidade , por Henrique Chagas.
3 - Misiones: no lado argentino , por Henrique Chagas.
4 - O CAMINHO DAS MISSÕES , por Henrique Chagas.
5 - CRUZ MISSIONEIRA , por Henrique Chagas.
6 - Serviço - Para saber mais sobre as Missões Jesuíticas , por Henrique Chagas.