VOLTAR

Feira do Livro recebeu público de 285 mil pessoas em 10 dias


VERDES TRIGOS também se fez presente na 3a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que terminou no último dia 17 de agosto e teve um público recorde de visitação: 285 mil pessoas, ou 5,5% a mais que os 270 mil do ano passado, o que consolida a Feira como uma das quatro principais do País. Durante os dez dias do evento, considerado uma das maiores feiras de livro a céu aberto do mundo, os 150 editores e livreiros presentes – quase o dobro de 2002 – venderam mais de 290 mil livros, 3,6% mais que na segunda edição. Pelo menos 61% dos 145 mil jovens e adultos visitantes compraram, em média, três livros cada.
 

Pessoas de todas as idades estiveram na área de 16 mil m², que compreendeu a Esplanada do Theatro Pedro II e as praças XV de Novembro e Carlos Gomes, na região central de Ribeirão Preto. O público infantil foi de 140 mil visitantes. Foram mais de 1.000 atividades culturais paralelas realizadas na área do evento e em museus, teatros, bibliotecas e auditórios em seu entorno.
 

Entre as dezenas de grandes nomes da literatura, estiveram presentes nas sessões de autógrafos e no Salão de Idéias da Feira escritores como Ziraldo, Ignácio de Loyola Brandão, Thiago de Mello, Fernando Morais, José Mindlin, Ana Maria Machado, Liliana Iacocca, Armando Nogueira, Chico Alencar e Içami Tiba.

 

Entre os estrangeiros, estiveram presentes autores do México, Itália, Inglaterra, Colômbia e Chile, com destaque para o chileno Antônio Skarmeta, autor de “O Carteiro e o Poeta”.
 

Pedro Bandeira precisou fazer dois salões seguidos devido ao enorme público e o encontro com Pasquale Cipro Neto teve que ser transferido para o auditório principal do Pedro II por causa do público três vezes maior. Também participaram dos bate-papos personalidades como os atores Antonio Calloni, Celso Frateschi e Sérgio Mamberti. Nomes da região também marcaram presença, como os autores Isaías Pessotti, Alexandre Azevedo, Annibal Gama, Melhem Adas, Luiz Puntel, a ilustradora Semíramis Paterno e Menalton Braff, patrono da Feira.
 

No Café Filosófico, grandes personalidades do mundo das artes, filosofia e letras tornaram os finais de tarde mais interessantes, como o compositor Rolando Boldrin, os jornalistas Ulisses Tavares e Paulo Markun, o escritor italiano Maurizio Ferrante, o inglês John Lyons, entre outros, que tiveram um contato intimista com o público.
 

Além de palestras, a Feira teve teatro, cinema e música todos os dias no Palco Jorge Amado e na Arena da Cultura Menalton Braff. Leituras dramáticas de autores renomados, shows musicais, teatros em homenagem a Portinari e inspirados em obras da literatura brasileira e filmes do cinema mundial baseados em grandes livros, movimentaram os espaços montados na esplanada do Pedro II e na Praça Carlos Gomes. Esquetes e intervenções teatrais a cada 15 minutos, além de contadores de histórias, fizeram a alegria da garotada que se encantava com as apresentações.
 

Itália e Érico Veríssimo, destaques em 2004

A Itália será o país convidado da 4a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que terá como patrono um descendente de italianos: o escritor ribeirãopretano Isaías Pessotti, vencedor em 1994 do Prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ficção do Ano. O autor homenageado pela feira em 2004 será Érico Veríssimo, o que vai dar início às comemorações do centenário de nascimento do escritor gaúcho, que será festejado em 2005. Junto com ele, o Rio Grande do Sul será o Estado Homenageado.

Entre as novidades da Feira do Livro no próximo ano está a antecipação da data da sua realização: ela vai acontecer de 18 a 27 de junho e integrará o calendário oficial das festividades de aniversário de Ribeirão Preto. A Feira vai acontecer dois meses depois da Bienal Internacional do Livro de São Paulo e em um período de inverno e com um baixo índice pluviométrico, o que é uma condição importante, segundo o presidente da Comissão Organizadora, o secretário municipal da Cultura, Galeno Amorim, para o sucesso de uma feira de livro que é realizada a céu aberto.

O secretário estadual da Cultura do Rio Grande do Sul, Roque Jacob, e a Câmara Riograndense do Livro já anunciaram uma forte participação do estado na Feira de Ribeirão Preto. Essa também é a disposição do comitê formado por editores, autoridades, empresários e o vice-consul da Itália, que prometem um trabalho intenso desde já na organização de uma grande presença italiana em 2004

AGENDA ANOTADA: 18 a 27 de junho de 2004.
 

 

Veja a reportagem da Feira de 2002.