início da navegação

RESENHAS

(para fazer uma pesquisa, utilize o sistema de buscas no site) VOLTAR IMPRIMIR FAZER COMENTÁRIO ENVIAR POR E-MAIL

Cuardeno Carmin de Poesia

Henrique Chagas*

O poeta argentino Eduardo Dalter me presenteou com vários números do Cuaderno Carmin de Poesia. O de número 13 é surpreendente. Apresenta uma pequena mostra da poesia de Brasília: de Anderson Braga Horta, Wilson Pereira, Aldo Pellegrini, Joanyr de Oliveira, Cassiano Nunes e do meu especial amigo Ronaldo Cagiano.

Ronaldo Cagiano teve uma poesia sua versada para o espanhol:

CONFESION.

En mi pecho
habitaron dioses soñolientos
que fundaron extrañas galerías
por donde corrían vientos
para extender las carcomas
de mi alma.

Un dios sin soberbia
sepultó las falsas divinidades,
clones de totems livianos
que disimilaban la natumuerta fe.

El Señor que ahora
tiene morada conmemora
lo que vive en mi.

Cuaderno Carmin é uma mostra da poesia latino americana: poesia em viento caribe, Carlos Drummond, los blues de la historia do Harlem. Uma abrangência que nos aproxima.

Dalter encaminhou-me também dois outros livros de poesia de sua autoria: BOCAS BALDIAS e N.Y. Postales para enviar a los amigos. Eduardo Dalter nasceu em Buenos Aires em 1947. Poeta e investigador cultural. Autor, entre outros, de Silbos (1986), Aguas Vivas (1993), Mareas (1997). Editor do Cuaderno Carmin de Poesia, tem sua poesia divulgada por toda a Argentina.

Conheça mais EDUARDO DALTER. clique aqui.

ANDÉN

Un hueco, un vacío
    de tormenta
     en las miradas,
en la voz, las voces,
    y un desierto
precario
   en la espera.

-x-x-x-x-x-x-x-x-

contatos: Eduardo Dalter ->>> cuardcarmin@hotmail.com


Sobre o Autor

Henrique Chagas: Henrique Chagas, 49, nasceu em Cruzália/SP, reside em Presidente Prudente, onde exerce a advocacia e participa de inúmeros eventos literários, especialmente no sentido de divulgar a nossa cultura brasileira. Ingressou na Caixa Econômica Federal em 1984. Estudou Filosofia, Psicologia e Direito, com pós-graduação em Direito Civil e Processo Civil e com MBA em Direito Empresarial pela FGV. Como advogado é procurador concursado da CAIXA desde 1992, onde exerce a função de Coordenador Jurídico Regional em Presidente Prudente (desde 1996). Habilitado pela Universidade Corporativa Caixa como Palestrante desde 2007 e ministra palestras na área temática Responsabilidade Sócio Empresarial, entre outras.

É professor de Filosofia no Seminário Diocesano de Presidente Prudente/SP, onde leciona o módulo de Formação da Consciência Crítica; e foi professor universitário de Direito Internacional Público e Privado de 1998 a 2002 na Faculdade de Direito da UNOESTE, Presidente Prudente/SP. No setor educacional, foi professor e diretor de escola de ensino de 1º e 2º graus de 1980 a 1984.

Além das suas atividades profissionais ligadas ao direito, Henrique Chagas é escritor e pratica jornalismo cultural no portal cultural VerdesTrigos (www.verdestrigos.org), do qual é o criador intelectual e mantenedor desde 1998. É jurado de vários prêmios nacionais e internacionais de literatura, entre eles o Prêmio Portugal Telecom de Literatura.

No BLOG Verdes Trigos, Henrique anota as principais novidades editoriais, literárias e culturais, praticando verdadeiro jornalismo cultural. Totalmente atualizado: 7 dias por semana.

 

< ÚLTIMA RESENHA PUBLICADA | TODAS | PRÓXIMA RESENHA >

LEIA MAIS

Ciranda de Pedras,  por Rubens Shirassu Júnior.
Quem quiser saber o que pensa a mulher submissa da década passada e do começo do século 21, encontrará, talvez, uma resposta melhor em Rio das Pedras, de Rosângela Vieira Rocha, do que nos estudos de psicólogos e sociólogos.  Leia mais
Do Outro Lado do Céu,  por Lairce Vasconcelos.
Cada conto revela um universo de histórias reais ou não, mas todas cheias de sabedoria. Um livro especial e companheiro, um mundo de imaginação para um mundo de leitores.  Leia mais

Faça uma pesquisa no sítio

Utilizando-se uma palavra no formulário, pesquisa-se conteúdo no Sítio VerdesTrigos.

Ir ao início da página