VerdesTrigos foi criada em 11/11/1998, numa noite de rara inspiração. Queria naquela época escrever um livro on line. Naquele tempo não havia ainda os blógues, mas eu imaginava escrever um livro com a participação do leitor, uma inusitada experiência que, tempos depois, Mário Prata realizou. Penso que o processo de criação é algo solitário, sem dar muita explicação, e o que eu pretendia fazer on line era escancarar o processo criativo. Gosto de estudar o processo criativo dos grandes autores, como Guimarães Rosa, Graciliano Ramos ou Machado de Assis, com todos os seus rabiscos, cortes, correções, trocas de títulos ou subtítulos.

Pretendia, então, também fazê-lo, mas em tempo real, onde os internautas pudessem acompanhar a criação e nela interferir através de comentários, críticas ou sugestões. Surgia, então, um embrião dos propagados blógues. Logo, no início, além de escrever o livro propriamente dito, comecei a comentar os livros e artigos que lia e que davam fundamentação ou serviam de inspiração ao livro. Muito interessante, todavia, o processo criativo ficou totalmente obsceno, escancarado. Preferi continuar o livro na solidão do quarto, na sua penumbra. Entretanto, dei seguimento à publicação de resenhas e ensaios literários.

Assim nasceu Verdes Trigos. Mais do que uma atitude, Verdes Trigos é um conceito filosófico, onde procuro cultivar a esperança num mundo melhor, que se passa pela leitura, pelo estudo e pela dedicação a estes bens imateriais que produzimos e consumimos”. (Henrique Chagas)

[NOTA]Agradeço de coração todos os que nestes 11 anos nos acompanham, nos ajudam e não nos deixam desanimar. Os e-mails recebidos, com mensagens de estímulo e apoio, as críticas e comentários construtivos, nos estimulam a continuar sempre. Meu abraço especial aos fiéis colaboradores, aos amigos que nos ajudam com textos, notas, scripts de programação, layout, design, css e imagens photoshopadas. Por tudo e a todos, meus sinceros agradecimentos. Em especialíssimo, meus agradecimentos àquela que me compreende e me divide com o VerdesTrigos. Alessandra, desde o inicio, me apóia e me ajuda, e à ela minha especial gratidão”.

No dia 11/11, para comemorar, sorteou entre os leitores do VerdesTrigos 11 livros. Agradeço a gentileza e a colaboração dos autores e editoras.

Conheça os ganhadores. Parabéns.

Blog Widget by LinkWithin

Tags: ,

12 Comentários on Hoje, 11/11/2009, Verdes Trigos completa 11 anos on line

  1. danilo kamarov disse:

    Queria ganhar “uma gota de Sangue”. Trabalho com a temática, dou aula de historia e creio será muito interessante e proveitosa a leitura.

    Mas sei que tem uma ordem e não duvido que os demais também valham a pena.

    Estarei aqui!! Abraços

    Danilo.
    Sergipe!!

  2. danilo kamarov disse:

    Nã gostei disso de moderar os comentários. liberdade ainda que corramos o risco de conhecer pessoas que fazem mau uso delas.

    =)
    abraços

  3. tito monteiro disse:

    God blees you.
    sincerily Aldo o Tito from Brasília.

  4. manoel tadeu nunes disse:

    Que o GADU nos auxilie e ampare nesse começo da Nova Era.

Deixe uma resposta

Twitter Users
Enter your personal information in the form or sign in with your Twitter account by clicking the button below.