RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

9 de maio de 2008

Israel – 60 anos

Ao comemorarmos os 60 anos do Estado de Israel, temos a obrigação, e o desafio, de transmitir às novas gerações os conceitos e ensinamentos que adquirimos com as principais lideranças judaicas através dos séculos. Devemos lembrar, por exemplo, a fé e o otimismo de Moisés, que por 40 anos atravessou o Mar Vermelho sem saber o que ia encontrar. Devemos lembrar a obstinação e o empenho de Theodor Herzl, que queria porque queria criar o Estado Judeu, talvez não em cinco anos, mas em 50, com certeza. Devemos recordar a capacidade empreendedora de David Ben Gurion, que ajudou a transformar o deserto em verde, o sonho em realidade e, certa vez, afirmou: “o difícil nós fazemos agora, o impossível leva um pouco mais de tempo“. Demonstrações como estas comprovam que podemos realizar. Que podemos fazer acontecer ! É só sonhar. E dar o primeiro passo. Mazal tov povo judeu, mazal tov Estado de Israel ! [Mauro Wainstock, diretor do Jornal ALEF]

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/09/2008 10:37:00 PM | | | Voltar


Inscrições para o Prêmio Jabuti vão até 30 de maio


CBL Informa - 09/05/2008
Atendendo a várias solicitações, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) decidiu estender o prazo de inscrições para o Prêmio Jabuti até o dia 30 de maio. As inscrições podem ser feitas no site www.premiojabuti.org.br. Podem participar obras inéditas de autores brasileiros, publicadas no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2007. A festa de entrega das estatuetas aos vencedores acontecerá na Sala São Paulo, no dia 31 de outubro. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/09/2008 10:26:00 PM | | | Voltar

·······

7 de maio de 2008

Palestra 'Blog, poesia e dicas para se publicar um livro'

O escritor e poeta Rodrigo Capella vai ministrar a palestra “Blog, poesia e dicas para se publicar um livro”, no próximo sábado, dia 10 de maio, ás 15 horas, durante o 2° Salão do Livro Sul Mineiro, em Pouso Alegre.

De acordo com Capella, muitos jovens sonham em publicar o primeiro livro, mas não têm o conhecimento necessário e acabam desistindo da idéia. “Durante a palestra, eu vou dar algumas dicas e mostrar que ter o livro publicado não é uma tarefa tão difícil quanto parece. Primeiramente, o autor precisa ser persistente, gostar de ler poesia e ter um blog direcionado ao seu público-alvo. Esse é o princípio básico!”, defende o autor.

A palestra “Blog, poesia e dicas para se publicar um livro” terá jogos, brincadeiras, distribuição de doces e exercícios práticos. “Os participantes vão escrever pequenos textos e vão fazer desenhos poéticos. Os melhores serão premiados com livros. Esse tipo de interatividade com o público é fundamental para motivar e entusiasmar os futuros escritores e leitores, já que o cenário literário no Brasil é alarmente. A média anual de leitura por aqui, por exemplo, é de 1,8 livros por pessoa. É uma vergonha! Já na Argentina, esse número chega a 4; e na França é de 7”, finaliza Capella.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/07/2008 11:07:00 PM | | | Voltar


Ingmar Bergman disseca o amor em Cenas de um casamento sueco

Cenas_de_um_casamento_sueco_1.png

O roteiro do filme estrelado por Liv Ullmann e Erland Josephson em 1974 chega à 27ª edição com novo projeto gráfico da Letras Brasileiras e apresentação do crítico de cinema Luiz Carlos Merten. Originalmente editado no Brasil pela Nórdica, teve a tradução totalmente revisada pelo jornalista Jaime Bernardes. Em Cenas de um casamento sueco, Ingmar Bergman faz uma autópsia da vida a dois e das relações de aparência. Nas livrarias a partir de junho. Saiba mais

 

 

Letras Brasileiras

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/07/2008 10:44:00 PM | | | Voltar


'As brumas dançam sobre o espelho do rio', lançamento em Blumenau/SC

A Editora Hemisfério Sul Ltda., comunica que já está nas melhores casas do ramo a 5ª edição do livro “As brumas dançam sobre o espelho do rio”, de autoria da escritora Urda Alice Klueger.

O livro é a reedição do mesmo romance de 1981, conservando, inclusive, a apresentação do saudoso escritor e jornalista Norberto Cândido Silveira Júnior, e com orelha do escritor Maicon Tenfen. Teve cuidadosa revisão gramatical de Daise Fabiana Ribeiro e saiu com primorosa capa de Johnny H. Kamigashima.

Diz Maicon Tenfen a respeito do romance:

“Século XIX, praia do Itajaí, província de Santa Catarina.

Às vésperas da Guerra do Paraguai, um misterioso barqueiro da ilha de Nossa Senhora do Desterro aporta na casa e na vida de Elisa, jovem que vivia às voltas com seus afazeres à beira-mar. A convivência do forasteiro com a família de Mestre Bele, pai de Elisa, há de transformar a rotina local. Diante do estranho, o desconforto e os rubores da moça aos poucos vão cedendo a sensações e sentimentos até então desconhecidos por ela.

É assim que se inicia “As brumas dançam sobre o espelho do rio”, romance publicado no principio dos anos 1980 e que agora, sob nova roupagem editorial, retorna às livrarias do Estado e de todo o Brasil.

Depois do sucesso de Verde Vale, obra em que focaliza a colonização germânica no Vale do Itajaí, Urda A. Klueger volta seus olhos de ficcionista para as comunidades e a cultura do litoral catarinense. Com uma linguagem fluente e objetiva, acessível ao comum dos leitores, a autora utiliza um fato histórico pouco difundido nos manuais – o isolamento de colonos e pescadores no interior de Santa Catarina para escapar à carnificina que foi a desventura brasileira no Paraguai – para dar vida a uma gente simples que luta por dignidade e, a sua maneira, por um mundo melhor.

Graças a suas qualidades de narradora, Urda se desvencilha de todas as armadilhas comuns aos romancistas que trabalham com motes históricos. O tratamento “descritivo” do período nunca se sobrepõe ao vigor do enredo e dos personagens, que crescem e se agigantam conforme avançamos romance adentro. Em Urda e seus livros, encontramos o sabor e a leveza das boas narrativas, daí a permanência da autora e a constante reedição dos seus livros. É leitura que sempre vale a pena.”

Noite de autógrafos:

O livro terá noite de autógrafos nesta quinta-feira, dia 08 de maio de 2008, a partir das 20:00 horas no Bar e Restaurante Farol, à Praça do Estudante, final da Rua Antônio da Veiga (Rua da FURB) em Blumenau/SC.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/07/2008 10:32:00 PM | | | Voltar

·······

6 de maio de 2008

Cuba bloqueia a viagem da blogueira

A cubana Yoani Sánchez --criadora do blog "Generación Y" (www.desdecuba.com/generaciony/)-- não poderá ir a Madri para receber amanhã o prêmio Ortega e Gasset de Jornalismo, disse ontem o "El País", que há 25 anos promove a premiação.

Todos os esforços para conseguir autorização de viagem para Sánchez foram recebidos com "silêncio administrativo das autoridades", afirma o diário espanhol. A blogueira, vencedora na categoria jornalismo digital e citada neste mês pela revista "Time" na lista das cem pessoas mais influentes do mundo, escreve textos bem-humorados e críticos sobre o regime cubano.

Em fevereiro, Sanchéz disse à Folha que não tinha sido vítima de intimidações: "Vamos ver até quando dura isso."

Em março, quando a página ultrapassou 4 milhões de visitas mensais, ela denunciou a censura velada, com instalação de filtros que retardavam o acesso. A mais recente atualização do blog criticou no sábado a "infância cívica" dos cubanos e as dificuldades para conseguir viajar.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u398994.shtml

 

Ver ainda o Blog ARdoTEmpo
http://ardotempo.blogs.sapo.pt/59025.html

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/06/2008 08:35:00 PM | | | Voltar


Virada Cultural vai agitar 19 cidades do interior

O Estado de S. Paulo - 06/05/2008 - por José Maria Tomazela
Depois da capital, é a vez do interior receber a Virada Cultural Paulista. A segunda edição do evento, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado, promete agitar as platéias durante 24 horas de atrações, entre os dias 17 e 18 de maio. Foram escolhidas 19 cidades para sediar os eventos. De acordo com a secretaria, as atrações também praticamente dobraram neste ano e incluem artistas internacionais. Além de música, a Virada Paulista apresentará teatro, danças, intervenções urbanas, circo e cinema. Sediam os eventos Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Campinas, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/06/2008 08:24:00 PM | | | Voltar


Volta a funcionar a Biblioteca de la AMIA em Buenos Aires


Boletim PNLL - 05/05/2008
Destruída no atentado que, em julho de 1994, matou 85 pessoas e deixou centenas de feridos, foi reaberta em abril deste ano, em Buenos Aires, a biblioteca da AMIA (Associação Mutual Israelense Argentina). Como lembra o Dossier Cultural, após 14 anos, volta a ficar disponível para consultas o acervo. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/06/2008 08:22:00 PM | | | Voltar


Críticos ingleses elegem melhores livros cult

Boletim PNLL - 06/05/2008
O jornal britânico Daily Telegraph publicou uma lista elaborada por seus críticos literários que traz uma seleção das melhores obras consideradas cult da história. Segundo a publicação, a seleção inclui "alguns livros clássicos e alguns catastróficos, mas todos com o poder de inspirar". Entre os livros escolhidos, obras de Sylvia Plath, J. D. Sallinger, Aldous Huxley, Tom Wolfe e Ítalo Calvino. No começo de abril, o mesmo jornal elaborou uma lista de livros que formariam, segundo seus editores, a biblioteca perfeita. Além dos clássicos, fazem parte da seleção poesia, ficção científica, infantis, biografias e livros de história. >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 5/06/2008 08:20:00 PM | | | Voltar

·······