RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

21 de novembro de 2008

Barack Obama Forced to Kick BlackBerry Addiction

President-elect Barack Obama will have to give up the BlackBerry that he's had literally by his side (clipped to his belt, a surprising fashion faux pas by the normally quite fashionable candidate). Because of security concerns, the chief executive is not allowed to send emails. President George W. Bush has gone without email for eight years, and was reported to be looking forward to sending them again a few months ago. Obama does plan to bring a laptop to the Oval Office, and there's some talk of setting up a read-only email account. How would you cope with living without email? Photo by AP/Jae C. Hong

http://lifehacker.com/5091327/barack-obama-forced-to-kick-blackberry-addiction

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/21/2008 01:38:00 PM | | | Voltar


NOVO BLOG TRAZ NOTÍCIAS SOBRE QUADRINHOS

Está no ar o Papo de Quadrinho (http://papodequadrinho.blogspot.com/), novo blog de notícias mantido pelo jornalista Jota Silvestre, colaborador da revista Mundo dos Super-Heróis, publicação da Editora Europa vencedora de dois prêmios HQMix. O blog terá publicação diária de notícias sobre o mercado de quadrinhos e um espaço para opiniões e troca de idéias com os leitores.

Jota Silvestre é formado pela Universidade Metodista, tem contos publicados pela Andross Editora  e escreveu o roteiro de uma história em quadrinhos a ser lançada pela Editora Europa ainda este mês.

clip_image001

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/21/2008 01:31:00 PM | | | Voltar


A Temple of Rock Culture

A Temple of Rock Culture

A Temple of Rock Culture

Hundred of artifacts of rock music are being prepared for the opening of the Rock and Roll Hall of Fame Annex NYC in SoHo.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/21/2008 01:22:00 PM | | | Voltar


Charles Kiefer Sempre um Papo

Charles Kiefer Sempre um Papo

Charles Kiefer www.charleskiefer.com.br

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/21/2008 12:39:00 PM | | | Voltar

·······

19 de novembro de 2008

Vicentini Gomez encerra temporada de Malhação

Vicentini Gomez entra na novela Malhação da TV Globo, no final da temporada de 2008. Será DON CORNÉLIO, avô da personagem Domingas, um italiano da Sicília. O personagem chega para fazer investimento financeiro, já que a escola passa por problemas e é confundido com um mafioso. Don Cornélio, com seu jeito brusco e espalhafatoso, gera pânico entre professores e alunos. Vicentini Gomez já começou a gravar e os capítulos estarão no ar na semana do Natal, de 22 a 26 de dezembro.

Veja também: Vicentini Gomez gravou depoimento pelos 10 anos de Verdes Trigos, a quem somos extremamente agradecidos.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/19/2008 10:37:00 PM | | | Voltar


86 anos, 2008 by José Saramago

Dizem-me que as entrevistas valeram a pena. Eu, como de costume, duvido, talvez porque já esteja cansado de me ouvir. O que para outros ainda lhes poderá parecer novidade, tornou-se para mim, com o decorrer do tempo, em caldo requentado. Ou pior, amarga-me a boca a certeza de que umas quantas coisas sensatas que tenha dito durante a vida não terão, no fim de contas, nenhuma importância. E porque haveriam de tê-la? Que significado terá o zumbido das abelhas no interior da colmeia? Serve-lhes para se comunicarem umas com as outras? Ou é um simples efeito da natureza, a mera consequência de estar vivo, sem prévia consciência nem intenção, como uma macieira dá maçãs sem ter que preocupar-se se alguém virá ou não comê-las? E nós? Falamos pela mesma razão que transpiramos? Apenas porque sim? O suor evapora-se, lava-se, desaparece, mais tarde ou mais cedo chegará às nuvens. E as palavras? Aonde vão? Quantas permanecem? Por quanto tempo? E, finalmente, para quê? São perguntas ociosas, bem o sei, próprias de quem cumpre 86 anos. Ou talvez não tão ociosas assim se penso que meu avô Jerónimo, nas suas últimas horas, se foi despedir das árvores que havia plantado, abraçando-as e chorando porque sabia que não voltaria a vê-las. A lição é boa. Abraço-me pois às palavras que escrevi, desejo-lhes longa vida e recomeço a escrita no ponto em que tinha parado. Não há outra resposta.

Publicado em O Caderno de Saramago | http://caderno.josesaramago.org/

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/19/2008 10:28:00 PM | | | Voltar


Holofotes para Saramago

São Paulo será palco do lançamento mundial de A viagem do elefante (Companhia das Letras, 264 pp., R$42), nova obra de José Saramago, escritor que também receberá uma homenagem, no Rio de Janeiro, em parceria com a Academia Brasileira de Letras (ABL). Os cariocas recebem Saramago na quarta-feira, 26 de novembro, às 17h30, no Salão Nobre do Petit Trianon, na ABL   (Av. Presidente Wilson, 203 – Castelo. Tel.: 21-3974-2500). Serão distribuídas senhas no dia 25, a partir das 12h. Haverá retransmissão simultânea do evento no Teatro R. Magalhães Jr. e pelo portal da ABL. Em São Paulo, o lançamento ocorre na quinta-feira, dia 27, às 20h30, no Sesc Pinheiros  - Teatro Paulo Autran (Rua Paes Leme, 195. Tel.:11-3095-9400). Haverá leitura de Sandra Corveloni. A retirada de ingressos é gratuita (até dois por pessoa), a partir das 10h do dia 21 de novembro.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/19/2008 10:25:00 PM | | | Voltar


Festa da Literatura em SP inicia neste dia 20

Publishnews - 19/11/2008 - por Marla Cardoso e Litiane Klein

São Paulo receberá, a partir desta quinta-feira, dia 20, até o domingo, 23 de novembro, uma intensa programação, totalmente voltada para a cultura, com foco na literatura. É que neste período ocorre a 3ª edição da Balada Literária, evento que existe desde 2006 e festeja o mundo das letras na capital da garoa. A festa é uma iniciativa do escritor Marcelino Freire, que teve a idéia de reunir no bairro paulistano da Vila Madalena artistas e público, e colocar em pauta temas como literatura, teatro, música e outras expressões artísticas. Freire, ao lado da também escritora Maria Alzira Brum Lemos, é curador da iniciativa. Em entrevista ao PublishNews, ele recorda que a idéia de criar a Balada amadureceu durante uma edição da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), da qual participava como convidado. “A proposta foi criar um evento mais informal, com a cara da Vila, sem o caráter solene, com bate-papos com temas livres”, acrescenta. O barato, ainda anuncia o escritor, é que o público pode participar de todos os eventos, já que eles não acontecem simultaneamente e os locais de realização são próximos. A Balada conta com a Livraria da Vila, a Biblioteca Alceu Amoroso Lima e o Centro Cultural b_arco como parceiros realizadores. Neste ano, o SESC Pinheiros, o Centro da Cultura Judaica e o Teatro Brincante também vão apoiar a festa, além da Mercearia São Pedro. A escritora russa radicada no Brasil Tatiana Belinky é a homenageada da Balada Literária 2008, e a programação inclui evento na qual Tatiana conversa com outros autores da literatura infantil. Clique no “Leia Mais” e saiba outras informações sobre a Balada no site do PublishNews.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/19/2008 10:21:00 PM | | | Voltar


Personalidade Literária Brasileira de 2008

Ajude o Portal Amigos do Livro a escolher a Personalidade Literária Brasileira de 2008.

Estão concorrendo:

Machado de Assis (Centenário de Morte);
Guimarães Rosa (Centenário de Nascimento);
Lygia Fagundes Telles (A Dama da Literatura Brasileira);
Paulo Coelho (100 milhões de Livros Vendidos); 
João Ubaldo Ribeiro (Prêmio Camões); 
José Mindlin (Bibliófilo Brasileiro);
Laurentino Gomes (Autor do Livro 1808).

A ENQUETE termina no dia 31.12.2008.
O resultado final será enviado por e-mail para todos os cadastrados do Portal Amigos do Livro.
Para votar clique AQUI e acesse o Portal.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/19/2008 09:51:00 PM | | | Voltar


IRMAOS KARAMAZOV, OS - 2 VOLUMES

IRMAOS KARAMAZOV, OS - 2 VOLUMES

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/19/2008 08:34:00 PM | | | Voltar

·······

17 de novembro de 2008

Rohter mostra seu lado crioulo doido

Folha de São Paulo - 15/11/2008 - por Plínio Fraga

Em uma das cenas do filme "Correspondente estrangeiro" (1940), de Alfred Hitchcock, o editor poderoso em Nova York explica por que prefere um repórter no exterior a um correspondente estrangeiro. "Eu não quero correspondência, eu quero notícia", define. Muitos dos jornalistas que atuam no exterior são mais correspondentes do que repórteres, no sentido que retalham e colam informações e as enviam para suas sedes sem se preocupar com uma apuração própria. Não é o caso de Larry Rohter, 58, que está lançando Deu no New York Times (Objetiva, 416 pp., R$ 39,90 – Trad.: Otacílio Nunes, Daniel Estill, Saulo Adriano e Antonio Machado), com reportagens e reflexões sobre sua atuação como repórter do jornal americano no Brasil entre 1999 e 2007. Rohter, casado com uma brasileira, relata no livro suas experiências no país desde o momento em que aqui chegou pela primeira vez a trabalho, em 1972. Muitas das reportagens se enfraqueceram com o tempo, mas, agora, reunidas, ainda permitem reconhecer que havia por trás delas um bom repórter.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2008 10:19:00 PM | | | Voltar


'O homem mais esperto que já existiu' não existe mais (John Leonard)

O Estado de São Paulo - 15/11/2008 - por Sérgio Augusto

Magro, cara de teólogo, o menino prodígio de Washington, parcialmente criado na Califórnia e amadurecido em Nova York, preferiu ser militante sindical, organizador comunitário (que nem Obama) e colher maçãs (que nem um personagem de Steinbeck deslocado dos vinhedos californianos para as macieiras da Nova Inglaterra) a concluir os estudos em Harvard, onde, aliás, só se matriculara por "conveniência geográfica". Por que perder tempo com uma educação formal se o autodidatismo era tudo quanto bastava para um rapaz absurdamente inteligente e culto, que sonhava com uma carreira literária e acabou se tornando o mais brilhante e admirado jornalista cultural dos EUA de sua geração? Estou tentando mimetizar, muito toscamente, o estilo de John Leonard, mas prometo desistir logo. Pronto: já desisti. O semancol falou mais alto. O inimitável John (Dillon) Leonard - crítico, editor, romancista bissexto, "o homem mais esperto que já existiu" (Kurt Vonnegut Jr. dixit) - morreu no dia 5, aos 69 anos, e é bastante provável que você não tenha sido informado dessa perda lamentável e, sem hipérbole, irreparável, para o jornalismo e a despoluição intelectual do planeta.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2008 10:15:00 PM | | | Voltar


Comida israelense é tema de festival gastronômico em SP

A segunda edição do Festival Gastronômico de Israel, entre os dias 25 e 29 deste mês, no restaurante Tarsila, do InterContinental, terá a participação de dois chefs israelenses: Lior Hovav, do Crowne Plaza City Center, em Tel Aviv, e Anat Lev Ari, membro da associação Chefs for Peace (chefs pela paz). Os chefs vão preparar bufês askenazi e sefaradi e estações de falafel e shawarna. O evento vai das 19h às 23h, e o bufê custa R$ 89. Reservas: 0/ xx/11/3179-2555.
Site: www.ichotelsgroup.com.

[EU FUI]

[FOI ÓTIMO - confira]

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/17/2008 09:50:00 PM | | | Voltar

·······

16 de novembro de 2008

Luís Augusto Fischer: Fato Literário 2008

Merecido!

O professor universitário e escritor Luís Augusto Fischer foi o grande vencedor do Prêmio Fato Literário 2008 na categoria Personalidade. Obtendo 44 dos 78 votos válidos do Júri Oficial, Fischer foi econômico nas palavras de agradecimento.

Dizendo-se emocionado pela premiação, o autor da obra Machado e Borges - e Outros Ensaios sobre Machado de Assis agradeceu a alguns de seus mestres ali presentes, como Sérgius Gonzaga e Zilá Benrd, por terem lhe ensinado um pouco do que ele hoje “tenta fazer”. Fischer foi amplamente aplaudido pela platéia que lotou uma das salas do Clube do Comércio, onde o prêmio foi anunciado.

Via Alfredo Aquino. Parabéns Luís A. Fischer!

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 09:29:00 PM | | | Voltar


Os 80 blogs indicados pela revista Época - Confira a lista

Confira a lista dos nacionais:

http://ahtrine.com.br/ / http://interney.net/blogs/aomirante / http://barbaragancia.com.br/ / http://www.bichinhosdejardim.com/ / http://bichoamigo.blig.ig.com.br/ / http://blogdadieta.com.br/ / http://blogdoalon.com.br/ / http://oglobo.globo.com/pais/noblat / http://blogdosakamoto.blig.ig.com.br/ / http://www.brainstorm9.com.br/ / http://www.brogui.com/ / http://lablogatorios.com.br/brontossauros / http://continue.com.br/ / http://blog.diabetes.org.br/ / http://www.drpepper.com.br/ / http://www.efetividade.net/ / http://www.eucapricho.com/ / http://www.verbeat.org/blogs/facaasuaparte / http://uolpolitica.blog.uol.com.br/ / http://gizmodo.com.br/ / http://tolicesdoorkut.com/ / http://hipopotamozine.blogspot.com/ / http://www.irmaosbrain.com/ / http://www.jacarebanguela.com.br/ / http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/ / http://blogdojuca.blog.uol.com.br/ / http://www.kibeloco.com.br/ / http://bloglaemcasa.com.br/ / http://www.lilianpacce.com.br/ / http://www.luisnassif.com.br/ / http://www.manualdocafajeste.com// http://marcelotas.blog.uol.com.br/ / http://meiobit.pop.com.br/ / http://oglobo.globo.com/economia/miriam / http://mulheresguerreiras.blog.terra.com.br/ / http://oficinadeestilo.com.br/ / http://www.papelpop.com/ / http://papodehomem.com.br/ / http://colunas.g1.com.br/paulocoelho / http://pedrodoria.com.br/ / http://www.pensarenlouquece.com/ / http://queridoleitor.zip.net/ / http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo / http://viajeaqui.abril.com.br/indices/conteudo/blog/viaje-na-viagem.shtml / http://www.sedentario.org/ / http://blogsexpedia.com.br/colunasexpedia / http://tecnozilla.info/ / http://tedouumdado.virgula.com.br/ / http://www.updateordie.com/

VerdesTrigos não está na lista da revista Época.

http://blog.verdestrigos.org

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 09:00:00 PM | | | Voltar


"Não há Freud em Bush", diz ator que interpreta presidente em filme

Ao encarnar um dos mais impopulares personagens da política mundial, o ator Josh Brolin virou queridinho da América. Desde que estreou, no mês passado, nos EUA, como George W. Bush no filme sobre o presidente norte-americano "W.", de Oliver Stone, Brolin passou a ver elogios colados ao seu nome em jornais e revistas. Leia mais (16/11/2008 - 09h06)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 06:16:00 PM | | | Voltar


O local da criação

por Ronoc (Cultura Pompéia) em 16 de Novembro de 2008 às 9:46 am

Se você ainda não experimentou a sensação, tarda mas não falha: um dia vai experimentar. Ao terminar uma frase, página, capítulo ou o livro todo, sobrevém o assombro. Admirado, você se pergunta: “como é possível escrever tão bem?”, “como é que alguém consegue pensar nisso?”, “de onde vem a inspiração para criar algo assim?”.

Como já se disse tantas vezes, os caminhos da criação são quase sempre insondáveis. Mas uma das peças desse infinito quebra-cabeças é o espaço em que o escritor dá vazão às torrentes de idéias e sentimentos que lhe agitam a mente. Para alguns autores, as idéias vêm enquanto tomam banho, conversam com amigos, quando estão no cinema, ou sentados no parque, observando pombos. Outros já são mais metódicos, e afirmam categoricamente e sem qualquer romantismo que as idéias surgem quando a pessoa se senta à mesa e põe-se a escrever. Não importa o estilo, o fato é que uns e outros elegem um espaço rotineiro de trabalho, onde se sentem confortáveis para transportar para o papel ou o computador as peripécias de seus personagens. Sobretudo para os fãs, esses locais praticamente adquirem o status de sagrados, envoltos em uma aura que combina mistério e adoração.

Com o intuito de saciar (ou seria de aguçar?) a curiosidade acerca dos espaços em que os escritores trabalham, desde o começo de 2007, o jornal inglês The Guardian publica uma série de ensaios fotográficos intitulada Writer’s rooms. A cada semana, um quarto, escritório ou biblioteca de um escritor ou de uma escritora é retirado do campo da especulação e revelado aos nossos olhos. Figuram na coleção, entre tantos outros, os quartos de Virginia Woolf, John Banville, Colm Tóibín, Charles Darwin, Antony Beevor e Eric Hobsbawm. No Brasil, uma das mais interessantes iniciativas que procuram preservar esses espaços é o projeto Acervo de Escritores Mineiros, mantido e desenvolvido pela UFMG. Os escritórios de Henriqueta Lisboa, Oswaldo França Júnior, Murilo Rubião e Cyro dos Anjos foram remontados nas dependências da Federal e estão abertos para visitação pública. Mas você também pode fazer um tour virtual por eles na página do projeto.

Via Blog da Cultura

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 06:10:00 PM | | | Voltar


Saramago em São Paulo: sempre se chega aonde se tem de chegar

por Adriana Salles Gomes em 16 de Novembro de 2008 às 10:24 am

2638937.jpgA partir das 10 horas da manhã do próximo dia 21, vocês podem retirar ingressos para o lançamento mundial do novo livro de José Saramago, “A Viagem do Elefante”, no Sesc Pinheiros, em São Paulo (limite de dois ingressos por pessoa).  O evento será no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h30, e acho que, mais que um lançamento, será uma celebração pelos fãs da vida de Saramago –ele sobreviveu este ano a uma doença respiratória grave– e uma apoteose. Será Saramago revelando Salomão (o elefante que é personagem principal do novo livro) e Salomão revelando Saramago.
A história do livro é real e absurda: no século 16,  um elefante asiático foi enviado de Lisboa a Viena como presente do rei português Dom João III ao arquiduque austríaco Maximiliano. O livro recria o que teria acontecido no meio da jornada. O autor o definiu como um “livro coral”, o que eu achei encantador –”onde as personagens (as vozes?) entram, saem e se renovam de acordo com as peculiares exigências narrativas que o autor se impôs e lhes impôs….”
A história do autor também é real e absurda: ainda que não fosse o monstro da literatura que é, Saramago ousou, num país como Portugal e na geração super-sênior que é a dele, questionar publicamente Deus (com seu ateísmo) e o grande tabu sexual (a virgindade de Maria). São “os” dois tabus da civilização ocidental. Tabus tão mega, que até eu, no Brasil nada salazarista do século 21 e num círculo social dos mais liberais, me pego “a evitá-los” (discutir Deus é sempre roubada e o que seria a versão atual desse nó sexual, fidelidade/monogamia, vira conversa de faz-de-conta, porque as pessoas mentem, para si mesmas inclusive).
Em suma, assim como a viagem do Salomão não deve ter sido fácil, não foi nada fácil a viagem de Saramago. Para mim, um sujeito assim merece toda a reverência que existe no mundo e mais um pouco. (A gente já falou aqui no UoD da crônica falta de reverência dos brasileiros numa discussão sobre os atletas e a Olimpíada, mas desconfio que não sentiremos essa falta no caso do Saramago –o teatro do Sesc deve lotar.)
Ah, a apoteose: sabem por que Salomão vai revelar Saramago? Porque Salomão, em sua jornada, se envolve com o passado, o presente, o futuro e a humanidade que nos distingue a todos, e chega a seu destino. Mesmo que com um plof aqui e outro ali (plof é a “onomatopéia providencial” representante do sumiço, que aparece no texto). Salomão é prova de que sempre se chega aonde se tem de chegar, diz o autor. Saramago é prova disso também.

Via: http://updateordie.com/

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 03:42:00 PM | | | Voltar


Obama faz primeiro discurso no YouTube

Barack Obama publicou seu primeiro discurso como presidente eleito dos Estados Unidos no YouTube.

O senador, que se elegeu presidente com a ajuda das mídias sociais na internet, fez seu primeiro update semanal para os eleitores no canal de vídeos mais popular da web no último sábado (15/11).

    No discurso, Obama falou sobre a crise que afeta os Estados Unidos e, mais uma vez, apelou para palavras de inspiração, em frases de efeito como “a América vai se levantar de novo”.

    Obama conclamou o Senado a aprovar um plano para criar empregos e ajudar a economia crescer. Na manhã de domingo (16/11), o vídeo já tinha sido visto mais de 503 mil vezes.

    O discurso online marca a continuidade da postura cibernética do Partido Democrata desde a campanha eleitoral. Foram mais de 1.800 vídeos postados no canal oficial do substituto de George Bush, vistos mais de 110 milhões de vezes.

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 01:42:00 PM | | | Voltar


    Lucas Arantes pré-anunciando o lançamento de seu primeiro romance no YouTube

    O jornalista e escritor Lucas Arantes pré-anunciando o lançamento de seu primeiro romance, intitulado "O Outro Estranho". O romance será lançado em breve em formato ebook (em PDF). A meta de é conseguir 100 mil leitores em 6 meses!!

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 01:38:00 PM | | | Voltar


    Ensaio fotográfico de pet custa para dono até R$ 700

    Serviço de "pet book" inclui relógios e outros objetos estampados com fotos do bicho
    Fotógrafo faz as imagens na casa do dono do animal de estimação e entrega o ensaio em até 48 horas; público é sempre classe A e B

    Christian Agabati fotografa o golden retriever de Liliane Luongo; segundo ele, muitos donos querem seus bichos em propagandas

    WILLIAN VIEIRA - DA REPORTAGEM LOCAL

    Melanie e Sininho são os cães da artista plástica Liliane Luongo, 43. "Eu queria um livro de recordações que fosse legal de mostrar para as pessoas", diz ela, que pensa em encomendar um caderno e uma agenda com a foto dos animais -um golden retriever e um poodle.
    Lionel Falcon, o auto-intitulado "pioneiro e maior especialista em fotografia de pets do Brasil", chega a fazer sete books por semana, a maioria delivery, a R$ 700. "Mas os donos nunca ficam só com as fotos", diz.
    Falcon, além das fotos, dá um workshop para ensinar a fotografar animais. Custa R$ 210 e é composto por um dia de aulas teóricas (com tópicos de adestramento, técnicas para distrair o bicho, dicas de como montar cenários etc) e um dia de prática (que ensina a "personalizar suas fotos em produtos diversos", de acordo com o fotógrafo).
    O último workshop foi há sete dias. O yorkshire da artista plástica Luciane Rojas, 35, roubou a cena e virou modelo para os alunos. "Pensei que seria impossível deixar ele parado, porque o Barney é muito espevitado", diz Rojas. Mas a "psicologia" de Falcon fez milagre -Barney passou horas fazendo pose.
    "É só fazer sons com a boca, barulhinhos, para despertar a atenção do cão. Quando ele olha, é a hora certa do clique", ensina o fotógrafo Agabiti.

    Marcadores: , , , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 12:17:00 PM | | | Voltar


    As feridas imprescritíveis: quem sofreu na pele as consequências da ditadura entende

    SÃO PAULO - No aparente afã de contraditar a ministra Dilma Rousseff, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, acabou é reforçando a argumentação de Dilma, para quem tortura é crime imprescritível.

    Teorias e interpretações à parte, há fatos concretos ultra-conhecidos: se é terrorismo -e é- matar um soldado (Mário Kozel Filho) que estava de guarda à porta do então 2º Exército, também é terrorismo matar um preso sob guarda do Estado (caso do jornalista Vladimir Herzog, um entre muitíssimos).
    Portanto, se crime de terrorismo é imprescritível, cabe punir os casos de terrorismo de Estado, até porque há uma nítida diferença entre um terrorismo e outro: boa parte dos que praticaram terrorismo contra o regime já foi punida -às vezes dentro da lei, não raro à margem dela (caso Herzog, para citar de novo apenas um deles).
    Já os que praticaram terrorismo de Estado não tiveram punição. Pode-se até discutir a conveniência político-institucional de salgar feridas a esta altura. O que não se pode é insinuar reabrir algumas, sem reabrir também as outras. (Clóvis Rossi)

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 12:08:00 PM | | | Voltar


    Surgiria um outro mulato inteligente, carismático para vencer as eleições de 2008? Dificilmente

    Um lance de dados, por Ferreira Gullar, na Folha

    QUANDO DIGO que a vida não é newtoniana e, sim, quântica, sei que não estou fazendo uma afirmação científica, mas, como poeta que às vezes sou, valho-me de uma metáfora para baratinar a cabecinha do próximo e fazê-lo se dar conta de que, muitas vezes, dois mais dois são cinco.
    Por exemplo, a eleição de Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos. Isso tem lógica? Está dentro do previsível? Agora, depois que aconteceu, parece ter lógica e deve ter, já que aconteceu, mas não a lógica do dois-mais-dois quatro.
    Assim que ele se lançou candidato e lhe vi o rosto, achei que não ia dar. Não apenas porque ele fosse mulato mas porque me parecia frágil, sem aquele maxilar de macho: uma aparência de intelectual recém-saído da adolescência. E disse a mim mesmo: "Os americanos não vão entregar o país a esse rapaz".
    Isso sem contar que ele se chamava Barack Hussein Obama. No entanto, ele derrotou Hillary Clinton e, finalmente, John McCain. Vai governar a maior potência econômica e política do planeta.
    A impressão que se tem é de que o mundo está contente com a vitória dele. E otimista. Todos esperamos que algum milagre aconteça, que esse jovem mulato, inteligente, informado, brilhante e objetivo faça o mundo mudar para melhor. É esperar muito? Certamente, mas sem esperança não se suporta viver.
    Tudo bem, aconteceu, o improvável aconteceu. Mas, se aconteceu, foi porque era possível acontecer, e quem, como eu, temia não ser possível equivocou-se. É que a vida é quântica: a simples lógica não dá conta dela.
    Será possível, agora, saber quando tudo começou? Foi com os discursos de Martin Luther King, a afirmar que tinha um sonho e que esse sonho era de uma pátria fraterna, sem discriminação racial? Foi durante a luta dos anos 60 pelo Poder Negro? Esses fatos, certamente, influíram, mas é impossível determinar, na natureza e na história, quando exatamente as coisas começam, mesmo porque o curso da existência, por serem tantos os fatores que sobre ele atuam, resulta produto tanto da necessidade quanto do acaso.
    A verdade, porém, é que, se Barack Obama não tivesse nascido, isso não teria acontecido. Surgiria um outro mulato inteligente, orador brilhante, carismático para vencer as eleições norte-americanas de 2008? Dificilmente. E o próprio Obama teria ganhado esse pleito, se ele não tivesse ocorrido depois dos dois desastrosos governos de George W. Bush?
    Há quem diga que não, não teria, e, se isso for verdade, devemos concluir que Bush, com suas guerras e mentiras, também concorreu para a vitória de Obama. E a crise financeira que se deflagrou no planeta em plena campanha eleitoral não contribui para a vitória do democrata?
    Como se vê, a história não está predeterminada. A não ser para aqueles que acreditam no destino -como os gregos acreditavam-, o fortuito também influi nos acontecimentos mais relevantes. Por isso, vale a hipótese de que, se Obama não tivesse nascido, a história que o mundo iria viver daqui para a frente seria outra. Isso não significa que ele seja um predestinado, que nasceu para salvar o mundo.
    Nem sei se o governo dele vai ser tão bom quanto todos nós desejamos. Pode ser, pode não ser. Mas, se ele não tivesse nascido de um negro queniano e uma branca norte-americana do Kansas, com esse charme todo, não teríamos agora um presidente mulato na Casa Branca. Isso significa que nenhum outro negro chegaria a governar os Estados Unidos? Não, mas talvez não acontecesse tão cedo.
    Porque assim é a história humana: o que acontece poderia não acontecer. Não pretendo dizer que tudo seja mero produto do acaso, e, sim, que a necessidade tem incontáveis modos de realizar-se.
    E que, por isso mesmo, as pessoas, por sua capacidade de ação e inteligência, podem influir decisivamente no destino da humanidade.
    O certo é que, durante décadas e décadas, naquele fervilhar de gente que é seu país -pessoas que se amam e se odeiam, ambições e traições, filhos que nascem e viram bandidos ou artistas de cinema, poetas ou campeões de golfe-, essa vitória surpreendente era gestada, sem que ninguém se desse conta.
    E assim como numa mesa de sinuca, onde se movessem milhões de bolas (desde a queda das Torres Gêmeas, o escândalo Clinton, as mentiras de Bush e a guerra do Iraque), preparava-se a ascensão de um jovem mulato ao mais alto posto a que um norte-americano pode chegar. E chegou. Agora, les jeux sont faits, os dados foram lançados.

    Marcadores: , , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 11:53:00 AM | | | Voltar


    Essência escapa em "O Gosto da Cereja"

    INÁCIO ARAUJO - CRÍTICO DA FOLHA

    O despiste é uma parte essencial da arte de Abbas Kiarostami e é a essência mesmo de "O Gosto da Cereja" (Futura, 22h; classificação indicativa não informada). O filme nos mostra a trajetória de Badii, homem de meia-idade disposto a se suicidar, que busca alguém para se ocupar de seu corpo após a morte.
    Badii viaja por uma região desértica, com seu carro vai encontrando as pessoas a quem dá carona, e a cada uma com quem conversa expõe seu plano. Encontra resistências, é óbvio, mas, mais do que tudo, escuta conselhos sobre a vida, seu caráter sagrado etc.
    Escutamos os argumentos de ambos os lados, mas sempre mantemos a convicção de que o essencial escapa. Ou seja, nunca nos é dito por que esse homem deseja se suicidar. Correu, na época do lançamento do filme, que esse homem seria homossexual, o que configuraria um duplo crime diante da lei islâmica (o primeiro sendo o suicídio).
    A explicação está longe de ser convincente, ao menos à luz do que se vê no filme: Badii surge apenas como um sujeito com um carro em busca de alguém que preste um serviço. Não é do feitio de Kiarostami agitar questões polêmicas, e não porque fuja delas. É que seu cinema funciona como um espelho. Ele nos dá exatamente o que dele recebemos. Como num espelho, o que vemos é o que expomos. O que retiramos da imagem é o que lhe damos.

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 11:50:00 AM | | | Voltar


    Sabatinas e livro celebram caderno Folha Ilustrada 50 anos

    Saramago e Bob Wilson serão sabatinados em eventos que fazem parte da comemoração do cinqüentenário da Ilustrada
    Livro sobre a história do caderno, de autoria do jornalista Marcos Augusto Gonçalves, será lançado no dia 24, com mostra na Fiesp

    DA REPORTAGEM LOCAL

    A Folha promove na próxima semana duas sabatinas especiais em comemoração dos 50 anos da Ilustrada: no dia 25, terça-feira, às 18h, será entrevistado o dramaturgo norte-americano Bob Wilson; no dia 28, sexta, das 15h às 16h30, o sabatinado será o escritor português José Saramago.
    Na segunda, 24, será lançado no foyer da sede da Fiesp (av. Paulista 1.313) o livro "Pós-Tudo - 50 anos de Cultura na Ilustrada" (Publifolha), de autoria do jornalista Marcos Augusto Gonçalves. Saramago, 86, primeiro escritor de língua portuguesa a receber o Prêmio Nobel de Literatura (1998), será sabatinado no Teatro Folha (av. Higienópolis, 618, 2º piso). O autor vem ao país para lançar o romance "A Viagem do Elefante" (Companhia das Letras).
    Os sabatinados responderão a perguntas de quatro entrevistadores e dos assinantes do jornal, que podem encaminhar suas questões até o dia do evento ao e-mail perguntada sabatina@grupofolha.com.br.  Algumas delas serão selecionadas e apresentadas no evento.

    Textos, fotos, tiras, cartuns
    O livro "Pós-Tudo - 50 Anos de Cultura na Ilustrada" foi realizado pelo editor do caderno, Marcos Augusto Gonçalves, entre março e setembro deste ano. O jornalista foi indicado para um programa interno da Folha, intitulado Semestre Acadêmico, que oferece a profissionais a possibilidade de se dedicarem por um período a atividades acadêmicas e a uma pesquisa relativa a algum veículo do grupo.
    Além de uma reportagem que serve de fio condutor da história, o livro, com 368 páginas, traz uma antologia de textos publicados pela Ilustrada durante cinco décadas, linhas do tempo, fotografias, tiras, cartuns, ilustrações e entrevistas com jornalistas que participaram da trajetória do caderno.

    Marcadores: , ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 11:44:00 AM | | | Voltar


    Nilton Bonder lançou o livro “Tirando os sapatos” sobre o caminho de Abraão

    Nilton Bonder lançou o livro “Tirando os sapatos” (editora Rocco) na Livraria da Travessa. O livro relata uma viagem que o rabino fez por três semanas, em 2006, pelo chamado "caminho de Abraão", no Oriente Médio. A experiência foi contada em forma de diário, apresentado por meio de uma entrevista realizada pela jornalista Tania Menai e de textos filosóficos de autoria do próprio rabino. Bonder aborda a importância dos caminhos, como o de Santiago de Compostela, como um resgate de uma prática milenar de peregrinação. E isso significa mais do que se deslocar de um lugar para outro - significa sair da própria cultura. O peregrino inicia a jornada com uma visão de mundo, com uma perspectiva, e aos poucos vai se desfazendo de sua bagagem, sendo profundamente transformado.

    Acesse aqui para assistir a entrevista concedida pelo rabino Nilton Bonder à jornalista Sandra Moreyra para o programa “Espaço aberto”, da Globonews.

    Marcadores: ,

    Primeira Página
    Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/16/2008 09:29:00 AM | | | Voltar

    ·······