RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

19 de janeiro de 2008

Holocausto da Viradouro incomoda judeus

Rio - Uma montanha de corpos que mais parecem esqueletos, nus e empilhados. A representação do Holocausto, o extermínio de 6 milhões de judeus pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, vai contrastar com a alegria dos foliões no desfile da Viradouro.

A boa intenção do carnavalesco Paulo Barros, autor do enredo "É de arrepiar", é protestar contra uma das maiores atrocidades cometidas pelo Homem. O contexto em que o manifesto se insere, porém, é visto como inadequado pela Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj).
Há cerca de dois meses, Paulo e o presidente da agremiação Marco Lira, procuraram o presidente da Fierj, Sergio Niskier, para conversar sobre a alegoria. Na reunião, definida por Niskier como saudável e positiva, ficou claro para a entidade que a obra não carrega traços de preconceito. Mas Niskier teme que o público não entenda tão bem a mensagem.

"Percebemos a intenção correta de utilizar o espaço fantástico de divulgação do Carnaval para fazer uma denúncia da violência. Mas julgamos inadequada a mistura do Holocausto no contexto do desfile. Não seria percebido pela população da forma que o Holocausto precisa ser", afirma Niskier. (Flavia Duarte)

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/19/2008 03:34:00 PM | | | Voltar


Mais novidades na rede

PublishNews - 17/01/2008
Escritores costumam ser personagens desconhecidos, até mesmo pelos seus maiores fãs. Mas se depender do site criado em Madri (Espanha) www.conoceralautor.com, essa situação logo irá mudar. O site, um tipo de "Youtube literário", oferece aos internautas gravações com os escritores falando sobre seus livros. O site tem até uma presença brasileira entre os 60 atuais depoimentos, o escritor Paulo Coelho. Falando em Brasil, a editora Mundo Cristão realizou uma experiência com um vídeo de depoimento de um de seus editores sobre um dos maiores sucessos da editora, o livro As quatro estações do casamento, escrito por Gary Chapman. A experiência, infelizmente, não teve continuidade.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/19/2008 03:24:00 PM | | | Voltar


Livraria Lello foi considerada uma das mais belas do mundo

 

Diário de Notícias (Portugal) - 17/01/2008 - por Francisco Mangas
A centenária Livraria Lello, no Porto, é considerada a terceira mais bela do mundo pelo The Guardian. O jornal inglês chama a livraria de "divina". "É um motivo de orgulho para os portugueses, e aumenta as nossas responsabilidades", diz Antero Braga, proprietário da Lello, depois de saber que a sua livraria é uma referência a nível mundial. Fundada em 1906, com a presença no dia de abertura de, entre outros, Guerra Junqueiro, José Leite de Vasconcelos e Afonso Costa, a Livraria Lello, que se estende por dois andares, mantém as características originais. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/19/2008 03:16:00 PM | | | Voltar


Prateleiras de primeira

The Guardian - 11/01/2008
Todo amante dos livros tem sua loja favorita. No entanto, algumas dessas lojas têm saído do mercado pela concorrência com as vendas online e bestsellers vendidos em supermercados. Mas a internet também tornou possível o acesso a algumas dessas livrarias incríveis sem sair de casa. Com a intenção de provar essa teoria, o jornalista do jornal inglês The Guardian, especialista quando o assunto é internet, Sean Dodson, escolheu dez livrarias que ele considera as mais interessantes do mundo. São elas: Boekhandel Selexyz Dominicanen em Maastricht, Holanda; El Ateneo em Buenos Aires, Argentina; Livraria Lello na cidade do Porto em Portugal; a loja de revista em quadrinhos Secret Headquarters em Los Angeles, EUA; a Borders de Glasgow na Escócia; Scarthin's na cidade inglesa de Peak District; Posada na capital da Bélgica, Bruxelas;! El lugar de la Mancha no México; Keibunsya em Kyoto, Japão); e finalmente, Hatchards na capital, Londres. >> Leia mais

[A minha livraria favorita é a LIVRARIA CULTURA, do Conjunto Nacional, em São Paulo]

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/19/2008 03:14:00 PM | | | Voltar


"Para Abadia, Justiça brasileira tem seu preço', diz analista

Wálter Maierovitch: "Abadia ofereceu-se a delatar comparsas que estariam fora do país (...) E colocou à disposição dinheiro, para conseguir ficar livre da punição que merece. Em outras palavras, para Abadia, a Justiça brasileira tem seu preço"
Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/19/2008 03:07:00 PM | | | Voltar


Um livro que ninguém lê, por Noga Lubicz Sklar

"não se preocupe, não sou tão intelectual quanto pareço. nunca li Nietzsche nem Hegel,
e o Ulisses de Joyce dorme há anos na minha cabeceira, esperando eu ter coragem de atacar.
no entanto, já vi muita coisa... os filmes velhos todos, de Aurora a Caligari. e Fred Astaire e Boggie...
depois Fellini, Almodóvar..."

Noga Lubicz Sklar em "Hierosgamos"

"Eu nunca li "Ulisses" de Joyce e provavelmente nunca o lerei", afirma com uma espécie besta de orgulho o francês Pierre Bayard, autor de um volume fininho e baratinho intitulado "Como falar de livros que não lemos?". Mesmo assim ele se considera apto a fazer referência a Joyce em suas aulas, já que está por dentro do assunto e da "situação" do épico romance. Azar o dele.
Não dá pra negar que uma breve sinopse de Ulisses tem lá sua breve utilidade, o que não substitui em hipótese alguma o prazer de mergulhar plenamente nele. Digamos assim: o enredo é um roteiro de viagem, um bem-bolado folheto de propaganda da agência com uma ou duas páginas e uma bela imagem na capa. Mas quem imagina que só isso basta, que já provoca o tesão - pessoal e insubstituível - da descoberta de um mundo novo, uma outra cultura, paisagens exóticas e o clima excitante do desconhecido, tsk tsk: se ilude. É como, mal comparando, visitar o Louvre pela internet e acreditar-se um connoisseur de história da arte. Ou se contentar com a Monalisa em foto de celular.
Vou contar pra vocês como é que estou lendo Ulisses. Sim, no presente: estou lendo.

Convite da NOGA: Acompanhe online a criação do meu próximo livro: Crônicas irônicas de Ulisses.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/19/2008 02:54:00 PM | | | Voltar

·······

18 de janeiro de 2008

O novo sucesso da literatura portuguesa: 'O Guardião da Noite' do escritor Henrique J.R. Padeiro

1ª Edição esgotada em 3 semanas

O Guardião da Noite é um figura mística que nos transporta para os sentidos possíveis da linguagem. O leitor encontrará neste conjunto de contos indícios, pistas enubladas, distorcidas, embaciadas de um discorrer de experiências que para além de serem vividas são alvo de reflexão apaixonada, teórica, melancólica... Nunca o autor tenta descrever um momento de uma forma directa, não tenta chegar à meta por uma direcção a direito, antes procura os caminhos que nos levam ao mesmo tempo pelo campo, pela cidade, pelo amor ou pelo mar, para assim entusiasmar o leitor, para assim desafiar o leitor. O Guardião da Noite é uma figura mística, mas este misticismo está explícito na forma como o autor esconde cada palavra atrás de uma cortina que tenuamente mostra como cada conto nasce de cada vez que é lido.

Á venda na Fnac, Livraria Bulhosa, Livraria Ler Devagar, Livraria Barata e, online em Livraria Apolo 70

Blog do Autor: http://www.henriquepadeiro.blogspot.com/

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/18/2008 08:33:00 PM | | | Voltar


A Câmara Brasileira do Livro apóia a 3ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas

A 3ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas, que vai acontecer de 01 a 06 de abril de 2008, no Palace Casino, tem apoio institucional da CBL – Câmara Brasileira do Livro. A organização do evento recebeu um e-mail no 16 de janeiro, quarta-feira, expedido pela gerente de marketing e eventos da CBL, Cristina Lima, firmando o apoio e a parceria da entidade ao evento.

Maiores informações acesse o site: www.feiradolivropocosdecaldas.com.br ou pelo fone (35) 3713-9901, A 3ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, Secretaria de Educação e Cultura, Turismo, Cia. Bella de Artes, SESC e SENAC.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/18/2008 08:21:00 PM | | | Voltar


Argentina comemora segundo lugar entre livrarias

PublishNews - 17/01/2008 - por Renata Sturm
O jornal argentino La Nacion comemorou ontem (17/01) o segundo lugar da livraria argentina El Ateneo Grand Splendid na lista das dez livrarias mais importantes do mundo por seu esplendor arquitetônico, segundo o diário britâncio The Guardian. Na lista, assinada pelo jornalista Sean Dodson, o primeiro lugar ficou com a Boekhandel Selexyz Dominicanen, da cidade holandesa de Maastricht, que foi implantada num templo de 800 anos. Abaixo da Argentina, seguem livrarias em Porto (Portugal), Los Angeles (EUA), Glasgow (Escócia), Cromford (Inglaterra), Bruxelas (Bélgica), México e Londres. O Brasil nem foi citado. Mas fica o gostinho do segundo lugar dos nos hermanos argentinos. Será? Clique nos links para ver as fotos: fachada, interior.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/18/2008 08:10:00 PM | | | Voltar


Primeiro romance de Ana Rüsche é 'distribuído por contrabando'

O Estado de S. Paulo - 18/01/2008 - por Livia Deodato
A São Paulo da jovem escritora Ana Rüsche não só virou personagem em seu primeiro romance, como é palco de uma ação tão inusitada quanto democrática. Seiscentos exemplares de Acordados - Fragmentos (Selo Demônio Negro. 187 pp., R$ 20 - hoje, R$ 5) foram distribuídos para 60 colaboradores gratuitamente. Cada um deles presenteou dez leitores que normalmente não têm acesso à literatura. Acordados, que será vendido por R$ 20, terá um preço promocional excepcionalmente hoje (18/01), para quem for confraternizar junto aos 'contrabandistas', leitores e atores da Cia. Os Satyros (Praça Roosevelt, 124 - SP), que vão realizar uma leitura dramática de um trecho da obra que muito tem de poesia às 20h. Ele será vendido a R$ 5, preço de custo. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/18/2008 08:03:00 PM | | | Voltar


Sucessão nas mãos de analfabetos

Gazeta Mercantil - 17/01/2008 - por Luiz Orlando Carneiro
Dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, relativos à população apta a votar, até o fim do ano passado, revelam que 51,5% dos 127,4 milhões de portadores de títulos eleitorais não completaram o primeiro grau ou sabem apenas ler e escrever. O percentual de eleitores analfabetos - para os quais o voto é facultativo, embora sejam inelegíveis, de acordo com a Constituição - é de 6,61% nas cinco regiões do País. A pesquisa feita pelo TSE adverte que os dados podem apresentar defasagens, já que a escolaridade foi declarada no ato do alistamento. Mas as estatísticas confirmam o quadro de desigualdade regional já conhecido. O Nordeste tem 4,2 milhões de eleitores analfabetos - número maior do que o total de 4 milhões nessa condição nas demais regiões do País. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/18/2008 08:01:00 PM | | | Voltar

·······

16 de janeiro de 2008

Eu sou a lenda

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/16/2008 09:40:00 PM | | | Voltar


Faça uma apresentação na Casa das Rosas

Você gosta de poesia, pintura, cinema, teatro e música? Então, faça uma apresentação no Art Night São Paulo, evento que será realizado dia 22 de fevereiro, a partir das 18 horas, na Casa das Rosas, em São Paulo.

O endereço é Av. Paulista 37. Participe você também! Envie, até dia 10 de fevereiro, um e-mail para paulomarcondesneto@gmail.com e contato@rodrigocapella.com.br contanto, em no máximo dez linhas, qual apresentação artística você quer fazer.

Os organizadores desse evento são Rodrigo Capella, Paulo Marcondes Neto e Francisco Boggio. O Art Night São Paulo conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Mais informações no blog oficial do evento: http://artnightsp.blogspot.com

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/16/2008 09:34:00 PM | | | Voltar

·······

15 de janeiro de 2008

Por um rastro de paz

Jornal do Brasil - 12/01/2008 - por Marcelo Migliaccio
O jornalista Guilherme Fiuza está de parabéns. Autor da biografia do músico e produtor João Guilherme Estrella, ele conseguiu escrever um texto em terceira pessoa que parece ter saído da boca do biografado. A interação dos dois - que são primos - faz com que o livro Meu nome não é Johnny (Record, 336 pp., R$ 44) não tenha uma palavra fora do lugar, um termo mal empregado, uma gordura a cortar. A leitura é frenética, como as festas regadas a cocaína pura promovidas por Estrella em seus tempos de barão do pó. O final do livro, como o amanhecer nas noites de muita doideira, chega antes do esperado. Mas, ao contrário da ressaca depressiva provocada pela droga, a sensação ao cabo da última página é de paz, e não de angústia. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/15/2008 10:43:00 PM | | | Voltar


Biajoni

O Globo - 12/01/2008 - por Mànya Millen e Rachel Bertol
Com o slogan "Um livro para levar na bunda", está à venda a versão de bolso de Sexo anal, de Luiz Biajoni, uma edição comemorativa dos 10 mil downloads da obra. Informações no endereço http://biaj.notlong.com, avisa a coluna No Prelo. >> Leia mais

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/15/2008 10:39:00 PM | | | Voltar


A última chance de Anita: o incontornável desejo e a infalível velhice, por Chico Lopes.

Entre os filmes que mais me deixaram satisfeito como espectador nos últimos anos, há uma tendência a predominar títulos do cinema espanhol. Com orçamentos pequenos, é um cinema que, desde a aparição redentora e libertária dos filmes de Almodóvar - que ganharam merecida ressonância mundial -, errando e acertando, tem sempre uma elevada dose de humanismo e uma simpatia contagiante, lembrando as melhores misturas do cinema italiano dos anos 50 e 60 (aquele delicioso calor humano, do qual a lucidez e mesmo a crueldade, não estavam excluídos, em comédias fabulosas). A gente percebe a pobreza das produções, locações limitadas, certos descuidos de figurino, cenografia, roteiro, mas isso é substituído, com talento, por uma verdade documental muito grande e por atores que se entregam aos papéis com vontade visceral de acertar.
Exemplo disso é o pequeno filme, que se vê por aí, despretensioso, nas locadoras (e muita gente nem tem maiores referências a seu respeito) chamado "Anita não perde a chance", de Ventura Pons.
"Anita não perde a chance" ("Anita no perde el tren") é de 2000 e não marcou maior presença, mas vale ser visto e descoberto, especialmente por quem se interessa por um cinema verdadeiramente humano, em que o melodrama e a comédia se fundem. Não é um grande filme, longe disso. Tampouco são grandes filmes "Fred e Elza", "Crime Perfeito" e outros petiscos espanhóis das locadoras. Mas, tal como os outros, a sua imperfeição é cheia de uma humanidade vital. ==>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/15/2008 10:18:00 PM | | | Voltar


Intelectual demais

PublishNews - 15/01/2008 - por Renata Sturm
Nas minhas férias não resisti e dei um pulo na pequena Paraty (RJ). Aproveitei para conhecer a cidade tão famosa pela beleza natural e histórica, além de sede da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Donos de pousadas adoram a festa, pois ela significa lotação total dos quartos. O sentimento, no entanto, não é compartilhado por um dos instrutores de uma empresa de mergulho local, que contratei para fazer o tal "batismo" (primeiro mergulho para inexperientes como eu). Quando perguntei se os participantes da Flip procuravam seus serviços, a resposta veio de pronto: "o pessoal da Flip é intelectual demais para mergulhar". Já as lojas de água que o passarinho não bebe (tradicionais em Paraty), dizem os caiçaras, ficam cheias por aqueles dias.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/15/2008 09:54:00 PM | | | Voltar


Correspondência de dois célebres amantes

PublishNews - 15/01/2008
Publicada originalmente em 1938, Heloísa e Abelardo (Edusp, 224 pp., R$ 47,15 - Trad. Henrique Ré) é uma análise da correspondência dos dois célebres amantes do século XII: Abelardo, teólogo e o maior filósofo da Europa em seu tempo, professor, monge, abade; e Heloísa, sua mulher e discípula, abadesa do convento fundado por eles. Segundo o autor, Étienne Gilson, a análise da correspondência é fundamental para nossa compreensão de todo o século XII. Neste livro, que reúne as aulas que ministrou no Collège de France com o título de As Origens Medievais do Humanismo, o foco de Gilson são as idéias filosóficas e teológicas que transparecem nas cartas, e a estrutura das convicções doutrinais de ambos.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/15/2008 09:52:00 PM | | | Voltar


O Nikkei no Brasil, a alma japonesa desses brasileiros

O Estado de S. Paulo - 14/01/2008 - por Jorge J. Okubaro
Um 'registro da mobilidade social dos imigrantes japoneses e seus descendentes, e de sua contribuição para a formação cultural da sociedade brasileira'. É assim que o professor emérito da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e presidente da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, Kokei Uehara, resume o significado do livro O Nikkei no Brasil (Atlas. 630 pp., R$ 80). Trata-se de uma obra coletiva coordenada por Kiyoshi Harada e que será lançada hoje (15/01), a partir das 19h, no hall da Assembléia Legislativa (Av. Pedro Álvares Cabral, 201), no Ibirapuera em São Paulo. O livro abre uma lista de lançamentos de títulos que tratam da imigração japonesa e que certamente virão a público ao longo de 2008. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/15/2008 09:47:00 PM | | | Voltar

·······

14 de janeiro de 2008

The Body of 2008 - Bar Refaeli - Arena Magazine (February 2008)

A supermodelo israelense Bar Rafaeli foi eleita como "O Corpo de 2008" pela revista masculina inglesa Arena. Recentemente, Rafaeli ficou enfurecida com as criticas da imprensa de seu país após conturbada visita a Israel de seu namorado Leonardo di Caprio, quando seus seguranças agrediram fotógrafos que acompanhavam a visita do casal. Recentemente o jornal israelense Yedioth Aharonot publicou entrevista polemica da modelo em que perguntava: "porque é bom morrer pelo nosso país? Não é melhor viver em Nova Iorque?". A resposta foi uma onda de repulsa da população e dos meios de comunicação.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/14/2008 10:19:00 PM | | | Voltar

·······

13 de janeiro de 2008

'Reparação' tem bênção de seu autor

Folha de S. Paulo - 10/01/2008 - por Eduardo Simões
Baseado em Reparação (Companhia das Letras, 2002), romance do escritor inglês Ian McEwan finalista do Booker Prize 2001, o mais prestigioso prêmio literário britânico, o filme "Desejo e Reparação" é o campeão de indicações ao Globo de Ouro (sete), feito que pode repetir no Oscar, que anuncia os concorrentes no dia 22. Segundo longa de Joe Wright ("Orgulho e Preconceito"), o longa, que estréia amanhã (11/01) no Brasil, custou US$ 30 milhões (R$ 53 milhões) e é a narrativa de como uma sucessão de mal-entendidos, seguidos de mentiras, podem ser tão devastadores quanto a guerra, pano de fundo desta história de amor. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/13/2008 09:05:00 PM | | | Voltar


A América contra a caretice, por Noga Lubicz Sklar.

"Não existe uma América negra. Não existe uma América branca. Não existe uma América latina ou uma América asiática. O que existe são os Estados Unidos da América", prega o mantra comunitário de Barack Obama a favor de um mundo civilizado.
"Maravilhoso, não?", comenta Ali Kamel em seu artigo "Obama" no Globo. "Tudo isso escrito e publicado por um político negro nos EUA. Que os Estados Unidos tenham um candidato negro, viável, e que pense assim, é em si um sinal de que se está mais perto do sonho de Martin Luther King", continua o Ali. E de alguns outros sonhos também. Um sonho ameaçado, no entanto, pelo conservadorismo americano, que embora dê sinais de algum desejo de mudança, ainda persiste na caretice. E persiste apesar de atitudes progressistas, que plantaram sua semente de modernidade há muito tempo atrás.
Não sei vocês, mas eu não sabia disso: o Ulisses de James Joyce, banido nos Estados Unidos sob a acusação de obscenidade, só foi publicado, em 1933, graças à sensibilidade do juiz federal John M. Woolsey.

==>>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/13/2008 09:01:00 PM | | | Voltar


Os livros do futuro


Folha de S. Paulo - 11/01/2008 - por Nelson Motta
É um livro? É um site? É um livro virtual! Talvez por sua origem gutemberguiana, a indústria do livro está demorando a descobrir e a usar os recursos digitais que estão à sua disposição. E que são o complemento ideal para vários gêneros literários. Melhor do que ler uma boa biografia é ler a história de um Picasso - e ver num site todos os seus quadros, esculturas e fotos de seus modelos e cenários. Se tudo isso fosse impresso, seria inacessível, em volume e preço. Com o site, é acessível e grátis para todos, um complemento da edição impressa. Como fazem as revistas e jornais. Melhor do que ler a biografia de um Cole Porter é também ouvir as suas músicas, ver suas fotos e vídeos. Ou a vida de Orson Welles, com seus roteiros e trechos de seus filmes. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/13/2008 08:37:00 PM | | | Voltar


Bilac, um jornalista bom de briga, por Adelto Gonçalves.

O poeta Olavo Bilac (1865-1918), a exemplo de outros parnasianos, foi condenado ao ostracismo depois que as idéias que redundaram na Semana de Arte Moderna de 1922, realizada no Teatro Municipal de São Paulo, insufladas pelos ventos que vinham da Europa, afirmaram-se na sociedade brasileira. Seu nome passou mesmo por sinônimo de passadismo, formalismo, oficialismo e alienação. E seus versos tornaram-se alvo de chacotas, tal como a produção de outros poetas que, ao seu tempo, o tiveram como paradigma. De fato, os versos bilaqueanos, hoje, são velharias que só atraem estudiosos e um ou outro leitor interessado em conhecer a história da Literatura Brasileira.
Mas o que, geralmente, não se sabe é que, além de autor de versos grandiloqüentes e enxundiosos, o "príncipe dos poetas brasileiros" foi cronista de excepcionais qualidades. Basta ver que, a partir de março de 1897, foi quem teve a responsabilidade de substituir o genial Machado de Assis (1839-1908) nas páginas da Gazeta de Notícias, do Rio de Janeiro. E o fez com igual brilho, a tal ponto que muitas de suas crônicas parecem mesmo saídas da pena do bruxo do Cosme Velho.
Quem tiver dúvidas já pode compará-las sem ter de remexer papéis velhos nos arquivos, pois o professor Antonio Dimas, da Universidade de São Paulo, acaba de lançar Bilac, o jornalista em que reuniu em dois extensos volumes a maior parte das crônicas bilaqueanas saídas em jornais e revistas do final do século 19 e início do 20. Num terceiro volume, o de menor extensão, com prefácio do professor Alfredo Bosi, o organizador reuniu dez excepcionais ensaios em que mostra que o Bilac cronista pouco tinha do poeta indiferente às necessidades cotidianas, imagem que ficou por conta da revisão histórica comandada pelos modernistas. ==>> LEIA MAIS

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/13/2008 08:21:00 PM | | | Voltar


Filmes dignos de espera: as promessas cinematográficas do ano de 2008, por Chico Lopes.

O começo de 2008 está já com ares de celebração nos cinemas. Muita coisa boa e elogiada pela crítica americana deve chegar neste janeiro e nos próximos meses. Não esquecer que o Oscar é já em fevereiro, e que "Desejo e reparação", de Joe Wright (que estreou de maneira incerta, com "Orgulho e preconceito", no cinema), está valendo todas as apostas, desde o desempenho no Globo de Ouro. Não vi o filme e espero vê-lo para, dentro em breve, comentá-lo aqui, junto aos leitores do Verdes Trigos.
Por tudo que ando lendo nos sites de cinema americanos, desde Roger Ebert e Emmanuel Levy ao painel de "reviews" no "Rotten Tomatoes", passei a ficar à espera de algumas promessas que parecem bem substanciosas.
O diretor inglês, Ridley Scott, realizador de grande talento que já nos deu "Blade Runner", "Alien - O oitavo passageiro" e "Thelma e Louise" - mas que, infelizmente, também faz filmes bem fracos e comerciais, deixando seus admiradores indecisos entre apreciá-lo e ignorá-lo - está de volta com "O gângster", que vem recebendo enormes elogios e tem dois atores de primeira nos papéis principais, Denzel Washington e Russell Crowe.
Fala-se muito também de "There will be blood" ("Sangue negro") de Paul Thomas Anderson, o mesmo autor do excelente "Magnólia", e de "No country for old men" ("Onde os fracos não têm vez") dos irmãos Coen. No primeiro, os elogios são nunca menos que rasgados para a atuação de Daniel Day Lewis na pele de um homem solitário que enriquece com o petróleo, mas cuja ambição e dureza o impede até mesmo de amar o único filho que tem. Do filme dos irmãos Coen também se fala maravilhas, especialmente do desempenho do ator espanhol Javier Bardem, que está se consagrando na América com a interpretação de um matador implacável cuja maldade intensa é coisa poucas vezes vista no cinema - já estão comparando a atuação e o personagem de Bardem com a de Anthony Hopkins para Hannibal Lecter em "O silêncio dos inocentes". ==>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 1/13/2008 08:05:00 PM | | | Voltar

·······