RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

21 de março de 2008

Um pouco da memória do pai por Elisabeth Di Cavalcanti, por Ângelo Caio Mendes Correa Jr..

Elisabeth di Cavalcanti, cujo sobrenome nos leva de imediato à lembrança de um dos maiores gênios artísticos de nosso país em todos os tempos, o pintor Emiliano di Cavalcanti, é hoje uma das maiores responsáveis pela preservação da memória do pai e não tem medido esforços para mantê-la viva, assim como levá-la para além de nossas fronteiras.
Em entrevista que me concedeu, discorreu sobre sua experiência como filha do grande pintor, sobre a obra do pai e sobre seus projetos futuros envolvendo o trabalho por ele deixado:
A.C.M.C.J: Em que momento da vida você percebeu a importância que era ser filha do Di Cavalcanti?
Elisabeth : Quando menina, adolescente, somente sentia Di Cavalcanti como meu pai. Sempre o vi cercado de pessoas comuns e intelectuais os quais, com a convivência, se tornaram meus tios tortos. A profissão de meu pai era pintor e eu sabia disto, mas como ele era diferente dos outros pais! Tive a conscientização que ele era uma pessoa especial, extraordinária, muito tarde; especificamente em 1971, na exposição retrospectiva de seus cinqüenta anos de pintura no MAM - SP. Após percorrer todas as salas com tantos trabalhos reunidos, fiquei tão impactada que, aos prantos, compreendi que meu pai era, ou melhor, é um gênio.
A.C.M.C.J : Quais as memórias mais remotas que carrega em relação a seu pai?
Elisabeth: É claro que existem as memórias pontuais, mas o que mais me comove é o seu ser vulcânico: temperamento forte e força de braços e cabeça, como eu lhe dizia: "- Papai, você tem cabeça de imperador romano!". E como eu ficava furiosa quando ele cortava seus brancos cachos no barbeiro, o Petrônio! E os petelecos com seus dedos curtos e possantes assim tornados pelo ofício de pintor.

Um pouco da memória do pai por Elisabeth Di Cavalcanti, por Ângelo Caio Mendes Correa Jr..

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/21/2008 10:06:00 AM | | | Voltar


O moralizador, por Contardo Calligaris.

Moralizador é quem impõe ferozmente aos outros os padrões que ele não consegue respeitar.
ELIOT SPITZER era governador do Estado de Nova York até sua resignação na semana passada. Sua fortuna política e sua popularidade eram ligadas à sua atuação prévia como procurador agressivo e inflexível contra os crimes financeiros e contra as redes de prostituição e seus clientes.
Ora, descobriu-se que ele era freguês de uma rede de prostituição de luxo e que também recorria a artimanhas financeiras para que seus pagamentos - substanciais: US$ 80 mil (R$ 140 mil) - não fossem identificados.
Esse fato de crônica (no fundo, trivial) foi para a primeira página dos jornais do mundo inteiro - aparentemente, pela surpresa que causou: quem podia imaginar tamanha hipocrisia? Esse "espanto" geral foi, para mim, a verdadeira notícia da semana.
Começou no dia em que Spitzer deu sua primeira declaração pública, reconhecendo os fatos e a culpa, ao lado de sua mulher, impávida.

+++++++

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/21/2008 12:06:00 AM | | | Voltar


Teses e Dissertações defendidas na USP (para Download)

Teses e Dissertações defendidas na USP (para Download)
http://www.fflch.usp.br/df/site/posgraduacao/teses.php

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/21/2008 12:00:00 AM | | | Voltar

·······

20 de março de 2008

Agentes do serviço secreto israelense contam (quase) tudo em blog lançado pelo Shin Bet

Em uma iniciativa ousada, o Shin Bet, serviço secreto israelense, lançou um blog escrito por quatro de seus agentes. No diário, os agentes relatam como foram recrutados, o trabalho que fazem e ainda respondem a perguntas enviadas pelo público. Seus nomes foram substituídos por apelidos, letras do alfabeto hebraico e suas fotos foram substituídas por silhuetas. A agente Chet é a única mulher do grupo e trabalha no setor de alta tecnologia. O objetivo do blog é atrair o público para outras áreas do site da agência, em particular a de recrutamento. Acesse www.shin-tech.org.il e conheça o blog.

http://www.shin-tech.org.il/

 

[NOTA] Os blogs dos agentes secretos, para nós, são secretos: estão escritos em hebraico.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/20/2008 11:55:00 PM | | | Voltar


Israelense se passa por palestina em Tel-Aviv

A israelense Liad Kantorowicz vestiu trajes tradicionais muçulmanos e se passou por uma árabe-israelense, circulando por um mês nas ruas, lojas e estabelecimentos públicos de Tel-Aviv. O objetivo, declaradamente alcançado por ela, foi realizar um experimento sociológico onde pudesse sentir na pele a discriminação dos israelenses pelos cidadãos muçulmanos. Será que um palestino, com trajes ortodoxos judaicos, poderia reproduzir essa mesma experiência em Rafah, na Faixa de Gaza, e voltar inteiro para contar a história?

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/20/2008 11:51:00 PM | | | Voltar


Sul ganha evento literário em março

PublishNews - 20/03/2008
A capital gaúcha vai respirar literatura a partir da quarta-feira, 26 de março. Isso porque a cidade será invadida pela programação da Festa Literária de Porto Alegre (FestiPoa), um encontro que reunirá em torno dos livros escritores, músicos, atores, cantores, jornalistas, espectadores e leitores. Realizado pelo jornal Vaia o encontro, que acontece até o dia 29, terá a presença de mais de 50 artistas em lançamentos, sessões de autógrafos, bate-papos, exposições, shows e performances. Nomes como de Donaldo Schüler, Luís Augusto Fischer, Luiz Antonio de Assis Brasil, Moacyr Scliar e Fabrício Carpinejar devem participar do evento. Diversas livrarias da cidade e teatros sediarão as atividades gratuitas. Para conferir a programação acesse o site.

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/20/2008 11:45:00 PM | | | Voltar


Um ano de Blog do Galeno

Postado por Galeno Amorim - 20/3/2008 - 18h40
O blog completa, esta semana, seu primeiro aniversário. De março do 2007 até aqui foram milhares de notícias sobre o mundo do livro e da leitura. Outros milhares de comentários postados - feitos por leitores de todas as regiões do país e do Exterior, de meros leitores de livros (a quem também interessa que ler mais seja uma mania nacional) até as principais autoridades na área. Sempre de forma respeitosa, o blog procurou trazer para o centro das atenções as questões de relevância - uma forma de cooperar para o fortalecimento das políticas públicas setoriais. Difundir notícias de interesse de quem atua na área (gestores, bibliotecários, editores, escritores, educadores, livreiros e militantes em geral dessa causa) e tornar públicas informações importantes - ou privilegiadas, em alguns casos, como queiram - dos bastidores.
Estes foram, desde o início, objetivos do blog, como forma de difundir e democratizar o acesso a informações úteis. E, ainda, provocar o bom debate. E, quem sabe, mobilizar a sociedade em torno de determinadas questões imprescindíveis para fazer deste um país de cidadãos leitores.
Parece que, aos poucos, vai dando certo!

{NOTA] Firmeza, Galeno! Parabéns. VerdesTrigos completará 10 anos em novembro deste ano.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/20/2008 11:44:00 PM | | | Voltar


O homem que virou santo, por DRAUZIO VARELLA

Enfrentara rebeliões, caíra refém, mas era tudo brincadeira perto das crises de ciúme da mulher

JURANDIR JURA que a culpa foi da vizinha. Diz que tinha virado santo com a finalidade de aplacar os ciúmes da mulher, Zélia, convencida de que todas as outras mulheres da vila davam em cima dele, cafajeste, derretido por qualquer rabo-de-saia.
O comportamento exemplar dos últimos meses era conseqüência de uma briga provocada por uma ida à padaria, depois da qual Zélia acusou-o de haver admirado as pernas de uma loira alta e lhe atirou o liquidificador nas costas. Ao fazer as pazes, assinaram um armistício com diversas cláusulas, a mais importante das quais exigia que ele não ousasse olhar para a tal vizinha, recém-instalada no andar de cima.
Jurandir explicou que a exigência era absurda, mal reparara na moça. No dia da mudança, tinha segurado a porta do elevador para que ela entrasse com os pacotes, apenas por cortesia. A esposa respondeu, possessa, que o problema não havia sido o cavalheirismo, mas o sorriso calhorda que ele colocara nos lábios.
Decidido a preservar o casamento e o convívio diário com os filhos, ele fez de tudo para andar na linha. Tinha boas razões para desejar a paz: a esposa era mulher de bons princípios, mãe exemplar, dona-de-casa prestimosa; seu problema era um só: o gênio forte.
-Quando o ciúme atacava, parece que incorporava o Coisa Ruim. Não via hora nem lugar; fazia escândalo na frente de quem fosse.
Ele trabalhava como carcereiro havia 20 anos. Tinha enfrentado rebeliões, caído refém de presos amotinados, participado de negociações em galerias apinhadas de homens e facas, mas considerava as peripécias brincadeira de criança comparadas às crises da mulher enciumada.
Quis o destino, no entanto, que numa segunda-feira de chuva ele chegasse em casa mais cedo e que não houvesse ninguém. Tomou banho, vestiu a bermuda, colocou um CD, abriu a primeira lata de cerveja e foi atender ao telefone interno.
Era a vizinha. Perguntou se não poderia ajudá-la a instalar o aparelho de DVD. Tão cheio de fios!
Ele jura que subiu a escada na ingenuidade, preocupado com a volta da esposa, e que só se deu conta da armadilha quando viu o umbigo de fora, o decote diabólico e a calça agarrada que a moça usava.
-Uma roupa daquelas mulher nenhuma veste apenas para instalar um DVD.
Quando os lábios dela se aproximaram perigosamente, ele recuou.
-Minha mulher vai chegar, você está de batom vermelho.
No dia seguinte, ela ligou para a cadeia. Disse que existia uma atração fatal entre os dois, instalada desde a gentileza na porta do elevador. Insistiu que resistir a essa força seria ir contra a natureza humana.
Não precisou de retórica para convencê-lo.
-Eu estava totalmente de acordo. Perder uma chance como aquela seria até pecado. O problema era como escapar da marcação cerrada lá em casa. Meus horários eram controlados com precisão de minuto.
A imagem dos lábios vermelhos, entretanto, não lhe dava trégua.
Uma semana depois da instalação do DVD, concebeu um plano para passar a noite com a vizinha. No dia fatídico, telefonou para casa avisando que estava escalado para o plantão noturno, porque iriam realizar uma blitz que só terminaria quando localizassem dois revólveres em mãos dos detentos.
O plano foi executado com perfeição. Às seis da tarde, o telefonema para casa com voz grave, o encontro na estação do metrô, a pizza e a noite com a vizinha num hotel da rua Jaguaribe.
Na manhã seguinte, ao virar a esquina da cadeia, Jurandir viu que um colega corria em sua direção.
-Nem chega perto do portão. Tua mulher está lá fazendo um escândalo. Diz que ligou a noite inteira atrás de você, e ninguém te achou. Ela se recusa a ir embora enquanto você não aparecer. Pediu para falar com o diretor. Quer saber se você ficou mesmo de plantão por causa de dois revólveres.
Jurandir voltou na direção do metrô, sem idéia do que fazer. Parou no meio-fio desamparado, quando alguém gritou seu nome. Era o motorista de um camburão que chegava para buscar os presos com audiência no Fórum.
Nesse instante, teve uma idéia.
-Me leva pra dentro da cadeia, fechado no camburão. Depois explico.
Minutos mais tarde, o portão principal da cadeia se abria para que Jurandir saísse ao encontro da esposa, desconcertada.
-Oi, meu amor, disseram que você estava nervosa à minha espera. Eu fiquei preocupado. Algum problema?

[NOTA] Postei esta crônica do médio Drauzio Varella, depois que li, na FSP de hoje, a crônica do Contardo Calligaris. Creio que as duas crônicas se complementam e se completam. Pessoalmente, não gosto de santos, muito menos de moralistas. Aliás, eu não confio naqueles que se dizem santos, prefiro aqueles que se confessam pecadores e de seus pecados se arrependem ou se arrependem dos pecados que não cometeram.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/20/2008 11:39:00 PM | | | Voltar

·······

19 de março de 2008

Intrigas políticas e amorosas

Autor de best-sellers sobre a condição humana, como O físico e Xamã, o norte-americano Noah Gordon retorna à ficção depois de oito anos de silêncio com uma verdadeira declaração de amor à Espanha. Ambientado na região da Catalunha no século XIX, La bodega (Rocco, 328 pp., R$ 39,50 - Trad. Pinheiro de Lemos) relata o caminho iniciático percorrido por um jovem vinicultor durante as guerras carlistas. O livro contém todos os ingredientes que fizeram de Gordon um escritor de sucesso internacional: personagens fortes, ampla pesquisa histórica e retratos fidedignos da época abordada. Dessa vez, ele adiciona ainda intrigas políticas e amorosas, acompanhadas por um bom vinho e da descrição de paisagens deslumbrantes.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/19/2008 03:01:00 PM | | | Voltar

·······

17 de março de 2008

Wynna abre o show da banda californiana Rufio

Wynna, a  banda de pop rock carioca que desponta nas paradas de sucesso de todo o Brasil, abre o show da californiana Rufio, dia 4 de abril na Lona Cultural Gilberto Gil, no Realengo, Rio de Janeiro.

WYNNA, lançou seu primeiro cd no final de 2007e já ganhou espaço significativo nas principais rádios. A banda é formada por Winna L. Vasconcellos, vocal; Mac Willian, bateria; Bruno Morpheo, guitarra; Felipe Fox, guitarra; Marllon Feitosa,teclado e Sandro Gonet, baixo.

No repertório músicas do cd; como: Nossa Razão; Minha Opinião; Eu Sou assim, entre outras.

www.myspace.com/wynna

Rufio, é a banda americana de hardcore que mais vende cds pela internet

http://www.myspace.com/rufio

Serviço:
Onde:LONA CULTURAL GILBERTO GIL - RIOARTE (350 lugares)
Quando: 04 de abril
End: Av. Mal. Fontenelle, 5000 - Realengo
Horário: 19h30/ portões abrem às 17:00
Preço: R$25,00

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/17/2008 11:37:00 PM | | | Voltar


É sempre interessante recordar que o Brasil sempre recebeu de braços abertos a todos

Para Todos

Neste momento em que a Espanha barra a entrada de brasileiros, deportando-os com vileza, lastreada em estatística e discriminação - turistas, estudantes, doutorandos dirigindo-se a congressos científicos, clérigos de passagem e, inclusive, alguns que para lá vão tentando alcançar alguma dignidade na existência, fugindo da pobreza ou da perseguição política - é sempre interessante recordar que o Brasil desde 1824, recebeu de braços abertos a todos e, na medida do possível, deu guarida a portugueses, alemães, italianos, franceses, espanhóis, ciganos, poloneses, ingleses, húngaros, romenos, iugoslavos, argentinos, chilenos, uruguaios, bolivianos, paraguaios, libaneses, israelenses, palestinos, armênios, turcos, japoneses, coreanos e chineses (isso sem falar de todas as nações e etnias africanas mas essa é uma outra história diferente, bem mais radical, que merece abordagem diversa noutro artigo - nesta história da herança afro existe culpa e débitos ainda a acertar).

Levas de imigrantes, sem posses ou que tinham perdido tudo, vieram para cá (e continuam vindo) refazer suas vidas por variados motivos (pobreza, sobrevivência, carência de oportunidades, guerras, genocídios, perseguições políticas, injustica social, desejo de crescimento cultural), que são, curiosamente, quase idênticos aos que estimulam legitimamente alguns brasileiros a tentar alguma chance de vida, algumas oportunidades para sobreviver, as mesmas que outros imigrantes encontraram aqui, generosamente, em anteriores momentos profundamente ásperos.

Alfredo Aquino - http://ardotempo.blogs.sapo.pt

CONCORDO com todas as letras da opinião do amigo Alfredo Aquino.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/17/2008 11:14:00 PM | | | Voltar


Responsabilidade social

O Estado de S. Paulo - 17/03/2008 - por Sonia Racy
Ignácio de Loyola Brandão será um dos convidados a participar da campanha The Power to Write. Realizada pela Montblanc e Unicef, pretende arrecadar US$ 1 milhão para programas de combate ao analfabetismo infantil. Informações da coluna Direto da Fonte. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/17/2008 10:50:00 PM | | | Voltar


O milagre dos peixes, azeitado pelos euros

Jornal do Brasil - 15/03/2008 - por Mariana Filgueiras
Hoje, o português é a quinta língua mais falada no mundo, logo atrás do inglês, e à frente do japonês, alemão e francês. Fruto dessa miscigenação, a literatura lusófona já foi mais longe do que a família real. Traduzida em centenas de países, vende mais do que bacalhau na Semana Santa. No Brasil, o reflexo desta expansão é o próprio milagre da multiplicação: em 2002, foram lançados seis livros de países lusófonos; em 2004, 48 títulos; em 2007, foram 57. Para este ano, as editoras já divulgam novos títulos. A nau à frente desta invasão já aporta por aqui: o grupo editorial Leya, composto por oito editoras portuguesas, uma moçambicana e uma angolana, articula a compra de editoras no Brasil - a primeira seria a gigante paulista Companhia das Letras - e a transferência da sede para cá. >> Leia mais

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/17/2008 10:48:00 PM | | | Voltar

·······

16 de março de 2008

Literatura Fantástica resgata uma conspiração renascentista em aventura inédita

O que você faria se tivesse um negócio na Internet e quisesse que crescesse?

Esse foi o pensamento de Roger Briggs, filho de uma família de judeus, quando colocou um anúncio num jornal em busca de investidores para sua loja virtual. Quando o misterioso pesquisador dos sonhos, conhecido como dr. Varshae, apareceu oferecendo mais do que Roger precisava, a desconfiança foi imediata. Mas o dinheiro estava garantido por seu advogado, que disse estar tudo de acordo. A única condição de Varshae era que o novo sócio fosse com ele para Roma, a cidade eterna, para comemorar a nova fase do empreendimento. E que a simpática noiva de Roger, Liz, fosse junto.

Roger informa Liz e a irmã dela, Emile, de que passarão um fim de semana na bela Itália. Liz está fascinada com as perspectiva de passar alguns dias na Europa, de onde saiu após a morte de seus pais no atentado de 2004 em Madri. Emile, recém-convertida ao kardecismo, não vê tal viagem com bons olhos. Mesmo assim resolve acompanhar o casal.

Em Roma um frade franciscano, que Emile conheceu em São Paulo, aparece, sempre de olho. Há uma certa atração entre o religioso e Emile, algo que ela explorará como se fosse uma curiosidade, mas que amedronta ele. Afinal, o frade não pode decepcionar seu mestre nem deixar de fazer o quem ele manda.

Apesar da amizade entre Roger e Varshae ainda estar tomando forma, Emile se convence de que forças sobrenaturais podem estar em ação. Em contato constante com seu orientador espírita, ela usa seus conhecimentos sobre a doutrina do espiritismo para identificar melhor a ameaça que paira sobre suas cabeças.

Até que o grupo vai assistir uma palestra numa pensão próxima ao Vaticano ministrada pelo frei Edgar, o “gatinho” de Emile. O assunto não poderia ser mais estranho: a lenda do judeu errante, o homem que foi amaldiçoado por Cristo por recusar-lhe descanso. No intervalo do evento Liz é seqüestrada e um bilhete incita Roger para que vá até Florença, onde ele poderá resgatar sua noiva e conhecerá mais sobre o passado de seus pais.

Apenas Varshae sabe o que o perigoso frei Francis Cello, o mestre de Edgar, está planejando. Algo que poderá levar a um confronto entre as almas de pai e filho que, um dia, foram inimigos mortais na Florença dos Médici. E desse encontro a verdade sobre as atuais encarnações de cada personagem, bem como seus papéis nas atuais reencarnações, será revelado. Com conseqüências desastrosas e um desfecho totalmente inesperado.

Numa narrativa que mistura elementos da história do Renascimento italiano com conspirações religiosas, os personagens embarcam numa viagem que mostrará o que sua fé poderá fazer para salvar suas almas e saldar os débitos de vidas passadas. Espiritismo, reencarnação e grandes nomes do Renascimento de Florença aparecem neste romance de mistério do mesmo autor do best-seller SOCIEDADES SECRETAS (que já vendeu mais de 70 mil exemplares) e INVESTIGAÇÃO CRIMINAL.

Sobre o Escritor:

Sérgio Pereira Couto é jornalista, escritor e especialista em esoterismo, história antiga e medieval e ciência criminal. Foi editor e repórter de revistas como Ciência Criminal, Discovery Magazine, PC Brasil e Geek! Possui textos e artigos publicados em diversos veículos dentre eles Galileu e Planeta. É autor de 17 livros, com mais de cem mil exemplares vendidos somente no país, entre eles os best-sellers Sociedades Secretas e Investigação Criminal.

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2008 05:45:00 PM | | | Voltar


Biblioteca Comunitária, no interior de Alagoas, precisa de ajuda

São Sebastião é um município muito carente, com educação de má qualidade. Havendo somente uma pequena biblioteca que é municipal, com um pequeno acervo de livros impossibilitando os estudantes e a população em geral a fazer pesquisas mais amplas e eficientes. Havendo inúmeras dificuldades em toda região, impossibilitando o acesso a informações, esclarecimentos e duvidas constantes a população carente da região.
Por isso a Organização não governamental de Olho em São Sebastião solicita participar de algum projeto ou programa que a Editora possua ou que a mesma possa nos ajudar de alguma forma na aquisição dos livros ou de equipamentos necessários para a aquisição da Biblioteca Comunitária de São Sebastião/AL. Com o objetivo da aquisição dos livros, iremos estabelecer uma estrutura adequada para o atendimento a consulta e estudos com espaço físico, mobiliário e equipamentos necessários. Implantar a Biblioteca Comunitária e promover o acesso democrático a leitura e ao conhecimento. A ONG de Olho em São Sebastião ira divulgar constantemente na Radio Comunitária Salomé FM, 105,9 e na execução do projeto os nomes dos contribuintes que ajudaram para a aquisição da Biblioteca Comunitária.

ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL DE OLHO EM SÃO SEBASTIÃO
Fundada em 19 de maio de 1999 - Estatuto registrado no Livro de Pessoas Jurídicas nº 36-A
Rua São Paulo, 150-b, Centro, CEP 57.275-000, São Sebastião, Alagoas, Brasil
CNPJ nº 03.299.083/0001-50 - Fone (82) 542-1570 - Fax (82) 542-1446 (favor)
E-mail:ongdeolhoss@bol.com.br

VERDES TRIGOS apoia iniciativas para o fomento da leitura, por isso divulga e solicita ajuda aos estudantes de São Sebastião/AL

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2008 04:47:00 PM | | | Voltar


Pé Preto no Barro Branco

- a Língua dos Negros da Tabatinga

Sônia Queiroz - e-mail: queiroz@lcc.ufmg.br
Área: Lingüística
1998. 149p. 15,5 x 22,5cm. ISBN:85-7041-147-2

A autora registra a fala de uma comunidade negra que vive hoje nos subúrbios de Bom Despacho/MG. Trata-se de uma língua peculiar, pois seus falantes a adquirem depois de adultos em rodas de amigos e a utilizam quase que unicamente nos momentos de lazer.

Para chegar a essa estrutura lingüística, Sônia Queiroz mostra ao leitor bem mais que o falar inusitado de uma comunidade. A autora recupera a história da chegada do negro ao Brasil e, mais especificamente, a Minas Gerais. Para contar a história da língua dos negros da Tabatinga, o livro fala da importância da influência negra na constituição da cultura brasileira. E deixa claro que os legados culturais dos negros não se restringem a influências. Constituem parte fundamental da cultura estabelecida no país.

Sônia Queiroz conclui que a Língua do Negro da Costa, como também é conhecida, parece fadada a desaparecer em poucas décadas. Por isso "deixá-la morrer sem um registro seria desconhecer ou pelo menos subestimar a importância que tem o estudo de falares como esse para um melhor conhecimento de nossa realidade lingüística e sócio-cultural". 

LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2008 04:39:00 PM | | | Voltar


No gueto de Bedzin

O diário de Rutka
Autora: Rutka Laskier
Título original: Pamienik, Rutki Laskier
Tradução: Maria Milewska Rodrigues
Editora: Sextante
N.º de páginas: 74
ISBN: 978-989-8093-38-7
Ano de publicação: 2007

A primeira coisa a fazer diante deste voluminho é não o reduzir a mais uma variação do Diário de Anne Frank, por muito semelhantes que sejam as vidas de Rutka Laskier e da judia alemã que vivia escondida num anexo secreto, em Amsterdão. Se ambas escreveram sobre o terror do nazismo — nunca deixando de registar os típicos dilemas psicológicos das adolescentes — e se ambas morreram em campos de concentração (Anne Frank em Bergen-Belsen, aos 15 anos; Rutka em Auschwitz, aos 14), o certo é que também há grandes diferenças entre as duas.
Para começar, o diário de Frank cobre quase dois anos de vida na clandestinidade (1942-44), enquanto as entradas no caderno de Laskier vão apenas de Janeiro a Abril de 1943. Depois, o testemunho da alemã foi publicado em 1947, logo após o fim da guerra, tornando-se um dos mais populares livros sobre o Holocausto, traduzido em 67 línguas. Já o diário da rapariga polaca ficou escondido debaixo do soalho duplo de umas escadas, num prédio do antigo gueto judeu da cidade de Bedzin, durante mais de 60 anos, sendo apenas descoberto, lido e publicado em 2006.
Desengane-se, porém, quem pensar que o livrinho de Rutka é uma espécie de amostra do que se encontra, mais desenvolvido, nos escritos da outra mártir. Se as preocupações são as mesmas, o estilo diverge. Não há aqui nada que se pareça com o “Querida Kitty” e o tom é muito mais seco, objectivo, pouco dado a arroubos sentimentais. Rutka tem noção de que está no inferno, de que o cerco se vai apertando e de que dificilmente sobreviverá a uma guerra cuja evolução militar mostra conhecer bem. Se escreve, é para deixar um registo — como quando narra com grande detalhe, seis meses após os factos, uma Aktion de deportação feita pelos nazis sobre os judeus de Bedzin, em Agosto de 1942.
O mais arrepiante neste notável documento humano é a forma como Rutka alterna entre o relato dos pesadelos do gueto e as coscuvilhices do seu círculo de amigos, que reflectem o brusco desabrochar da puberdade. A 6 de Fevereiro, por exemplo, escreve estas linhas terríveis: “Algo em mim se destruiu. Quando passo ao pé de um alemão, tudo em mim se contrai. Não sei se é por medo ou por ódio. Queria poder torturá-los, e às suas mulheres e aos seus filhos, (…) estrangulá-los vigorosamente, mais e mais ainda.” Logo depois, ainda no mesmo parágrafo: “Acho que a minha feminilidade acordou dentro de mim.” E descreve como sentiu pela primeira vez, durante o banho, a força do impulso sexual.

Avaliação: 7/10 - [Texto publicado na revista Time Out Lisboa]

Via: Bibliotecário de Babel , + uma dica do sempre atento Alfredo Aquino.

LINK RELACIONADO
Diário de garota judia vem à tona após 60 anos

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2008 04:28:00 PM | | | Voltar


Na cama com Bruna Surfistinha - Receitas de prazer e sedução, por Carla Coelho

"Você vai descobrir por que toda mulher tem o sonho de ser garota de programa por um dia e por que os homens são tão loucos pelo sexo anal. Você vai saber como tirar proveito da masturbação (sozinho ou acompanhado), aprender a explorar o corpo dele ou dela e encontrar prazer onde você jamais imaginava sentir".
Bruna Surfistinha não escreveu o terceiro livro simplesmente para ter mais um título no currículo, para ganhar ainda mais dinheiro ou para criar uma trilogia digna dos grandes nomes da literatura nacional. A autora afirma, várias vezes, que o livro é quase que uma obra de caridade para as pessoas que não são plenas em suas vidas sexuais.
"Garota de programa por um dia", "Aquecendo os motores", "Massagem para acender o tesão" e "O sexo começa pelo beijo", são apenas alguns dos capítulos do livro de 296 páginas que vai deixar muito "marmanjo" sentado por horas e horas praticando um hábito não muito comum para a população brasileira, ler.

LEIA MAIS

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2008 04:05:00 PM | | | Voltar


O curso de pós : Formação de Escritores começa dia 18/03 com palestra

A abertura oficial do período de inscrições do curso será no dia 18/03 (3ª feira) - das 19 às 21 h., com a palestra: "Formação Profissional de Escritores: introdução à Criação de Textos", a ser proferida pelo Prof. Gabriel Perissé  -  Doutor em Filosofia da Educação (USP); Mestre em Literatura Brasileira (USP); Diretor do Núcleo Pensamento e Criatividade (ESDC); Professor do Ensino Superior.

Nesta palestra, serão apresentadas algumas características fundamentais da formação do escritor, pensando nele como um profissional que produz textos de qualidade nos diferentes âmbitos da cultura: textos ficcionais, textos informativos, textos acadêmicos, sempre com a marca da criatividade.

Inscrições on-line

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2008 02:59:00 PM | | | Voltar


Uichiquibeijmaijpuunapuuhuc!, por Noga Lubicz Sklar

Este episódio Circe do Ulysses é tão complexo que dá pra ver nele como Joyce se enrolou. É muito interessante: a dimensão do impacto criativo do artista retém o seu frescor nas loucuras do texto.
Tenho aqui em casa, vocês sabem, quatro versões principais do livro (fora capítulos esparsos na web e milhares de anotações): duas em inglês (uma impressa e uma em pdf) e duas em português, sendo a do Houaiss impressa e em pdf, o que facilita as idas e vindas, a busca de palavras através do livro, ocorrências repetidas e, agora em Circe, discrepâncias entre elas, ou vocês pensavam que eu guardava tudo isso na cuca? Ho ho ho, gente, assim nem Joyce. O curioso é que Houaiss seguiu a versão que tenho impressa e Bernardina seguiu a versão que tenho em pdf, o que dá uma visão quase completa da coisa.
Joyce, a gente nota, acha às vezes que exagerou na radicalidade. E volta atrás. São palavras inventadas, frases, falas inteiras cortadas ou acrescentadas, porque embora a minha mente lógica queira acreditar que a mais complicada veio primeiro não dá pra garantir nada, já que em Joyce, todo mundo sabe, a complexidade tendeu a se agravar até desembocar no quase incompreensível Finnegans Wake. Há momentos no Ulysses que são a prévia perfeita disso - é Burgess quem aponta -, como num dos paragráfos finais de Nausicaa que resume em meia dúzia de frases todo o pensamento do personagem até ali. Ou ainda no inglês recém-parido do Gado misturando sons de não sei onde pra resultar num idioma pra não sei quem muito joyciano mesmo, fecha essa matrafalaca. Ops. Falamatraca. ===>>> LEIA MAIS

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2008 02:27:00 PM | | | Voltar


Um Obscuro Encanto: Gnose, Gnosticismo e a Poesia Moderna é a tese de Claudio Willer

Claudio Willer convida para a sessão de argüição e defesa da sua tese de doutorado, intitulada Um Obscuro Encanto: Gnose, Gnosticismo e a Poesia Moderna.

Será dia 28 de março, sexta-feira, às 14 h, no prédio da Administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Cidade Universitária. A banca examinadora será composta por Eliane Robert Moraes, Maria Lúcia Dal Farra, Olgaria Matos, Moacir Amancio, e Benjamin Abdala Junior, orientador.

Congratulações e demais expressões da felicidade, somente após o veredito da banca, é o que pede. Entretanto, estaremos torcendo pelo seu sucesso.

Marcadores: , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2008 02:02:00 PM | | | Voltar


EM 2010, LIVROS DIDÁTICOS SEGUIRÃO ACORDO ORTOGRÁFICO

Os livros didáticos inscritos para o Programa Nacional do Livro Didático de 2010 terão que estar em conformidade com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, firmado em 1990. Conforme reportagem publicada neste sábado no jornal O Globo, o aviso foi publicado na sexta-feira no Diário Oficial da União, um dia depois de o Conselho de Ministros de Portugal aprovar a aplicação do acordo. O processo de inscrição e entrega das obras será feito já nos próximos meses, de 26 de maio a 4 de junho.

O objetivo do acordo é acabar com as diferenças entre a grafia do Brasil e a dos demais países que têm o português como língua oficial. A cisão se originou em 1911, quando o governo português fez, à revelia do Brasil, a primeira normatização oficial da língua portuguesa. Desde então, os dois países tentam reaproximar suas grafias, reduzindo progressivamente as diferenças entre elas, em especial nas regras de acentuação.

Quando aplicado, o acordo de 1990 acabará com 98% das pendências ainda existentes. Com a reforma, o alfabeto passará a ter 26 letras. Hoje admitidas apenas em casos especiais, o "k", o "w" e "y" serão integrados definitivamente. As principais modificações nas regras brasileiras serão a eliminação do trema; do acento nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas (idéia, heróica); no hiato "oo" (enjôo, vôo) e nas formas verbais crêem, lêem, dêem, vêem e seus derivados $(descrêem, relêem, desdêem, revêem etc). No português utilizado nos demais países, serão suprimidas as consoantes mudas ("acção"; "director") e o h inicial de palavras como húmido.

Na edição de ontem (15 de março de 2008) do jornal O Globo (Caderno Prosa & Verso) saiu uma reportagem de duas páginas do jornalista Chico Otávio sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

http://oglobo.globo.com/rio/mat/2008/03/07/em_2010_livros_didaticos_seguirao_acordo_ortografico-426145997.asp

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2008 01:57:00 PM | | | Voltar


Pós-graduação lato sensu: Formação de escritores

Ser escritor é criar textos. Textos de todos os tipos, sobretudo contos, crônicas, romances, novelas, poemas, ensaios, memórias, biografias, letras de música, peças de teatro, roteiros de cinema, resenhas...
Mas não só.

  • É também escritor quem produz artigos para divulgar suas idéias e convicções nos diversos campos do saber: filosofia, ciência, pedagogia, tecnologia, psicologia, religião, arte.

  • É escritor quem redige textos acadêmicos, textos jurídicos, textos jornalísticos, pareceres, relatórios, ou deseja organizar num livro sua experiência profissional.

  • É escritor quem quer transformar as histórias que inventa em obras paradidáticas para crianças e adolescentes.

  • É escritor quem quer expressar numa carta, num site ou num blog suas opiniões, intuições e sentimentos.

Contudo, escritores não nascem prontos. E não existem fórmulas que substituam a descoberta pessoal. Além de dedicar-se constantemente à “luta” com as palavras, um escritor se desenvolve:

· Ao identificar seu estilo, suas preferências intelectuais e potenciar seus talentos.

· Ao definir, atingir e ampliar seu “leitorado”.

· Ao conhecer exemplos literários clássicos e atuais.

· Ao descobrir procedimentos de escrita criativa para construir técnicas e métodos pessoais.

· Ao conhecer melhor o idioma como instrumento para interpretação da realidade, expressão de idéias e recriação da linguagem como experiência pensante.

· Ao aprender como abrir caminhos de divulgação, publicação e atuação, no campo artístico, no mundo editorial, nos diversos ambientes da mídia contemporânea.

O objetivo principal do curso de Formação de escritores é justamente este: suscitar descobertas estilísticas, aprendizado literário, intimidade com a linguagem, orientando os alunos para que se tornem escritores profissionais.

Coordenação

Coordenador Geral: Prof. Gabriel Perissé
Coordenadora das atividades à distância: Profª Márcia Olivieri
Coordenadora de avaliação: Profª Ana Lasevicius

Corpo docente

Prof. Gabriel Perissé; Profª Márcia Oliveiri; Profª Simone Paulino; Prof. João Jonas; Prof. Luiz Costa Pereira Jr.; Prof. Luiz Egipto; Profª Márcia Lígia Guidin; Prof. Alex Gennari; Prof. Luiz Roberto Dias de Melo; Prof. Nelson Oliveira; Prof. Aldo Bizzocchi

MAIS INFORMAÇÕES : Pós-graduação lato sensu: Formação de escritores

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 3/16/2008 10:30:00 AM | | | Voltar

·······