RSS para VerdesTrigos
Seu Email

Blog Verdes Trigos

PÁGINA PRINCIPAL BLOG VERDES TRIGOS TOP 30 POST´s QUEM SOMOS CONTATO

23 de novembro de 2007

Educador do (ser)tão: Tião Rocha, o Empreendedor Social 2007

 

Das veredas de Minas Gerais, Tião Rocha reinventa jeitos de aprender focados no indivíduo e vence a terceira edição do prêmio da Folha e da Fundação Schwab

Marcadores: , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/23/2007 08:31:00 PM | | | Voltar


FESTIVAL DE CURTAS PREMIADOS no Magnólia Villa Bar

O ator e cineasta Vicentini Gomez apresenta seus filmes "Curta Premiados", exibidos em diversos festivais de cinema e vídeo no Brasil e exterior no Bar Magnólia Villa Bar, dia 05 de dezembro, quarta-feira, com início as 21h. O Magnólia patrocinou recentemente a mostra de cinema de São Paulo (mais dados no site www.magnoliabar.com.br)

Sinopse dos filmes:

JUQUERIQUERÊ - 21h - 10m
As lembranças de um Índio Velho em comparação com sua atual condição de "ex-dono da terra". A preservação e a devastação dos rios, mangues e áreas de mananciais. No elenco: Antonio Carlos Gonçalves; Bruno da Silva e Célio Nascimento.
O RIO DA MINHA TERRA - 21h30 - 8m
Um ribeirinho ao ter suas terras invadidas pela água durante a formação do lago da Usina Porto Primavera, do Rio Paraná, mesmo com a partida de sua família, resiste em sair das terras onde nasceu. No elenco: Hilton Ferreira Tinho, Filó Coleto, Tales, Fabiano Gustavo e João Cunha.
PAÚRA - 22h - 10m
Uma senhora branca fica receosa com a presença de um negro na fila do caixa eletrônico. Na saída o homem tenta alcançá-la e ela foge assustada. Filme/denúncia contra o preconceito. No elenco: Gésio Amadeu, Ana Lucia Torre e Luiz Carlos Bahia.
EDSON SOBRAL
Após a exibição de cada filme, o humorista Edson Sobral, que escreveu e atuou em diversos programas de humor da TV Brasileira (A Praça é Nossa SBT, Tom Cavalcanti - Record, etc) e que encerra a tournée 2007 pelo Brasil fará cenas de humor. Edson Sobral é indiscutivelmente um dos maiores humoristas brasileiros, "tem um metro e oitenta e cinco".

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/23/2007 08:02:00 PM | | | Voltar


VerdesTrigos está na TV Livro

 

VerdesTrigos está na TVLivro. Clique aqui e assista ao vídeo.

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/23/2007 07:52:00 PM | | | Voltar


A foto, o banner e a polêmica: será que é o Mario?

O Estado de S. Paulo - 23/11/2007 - por Francisco Quinteiro Pires
O consultor de literatura do Museu AfroBrasil, Oswaldo de Camargo, afirmou que, independentemente da autenticidade da foto do escritor Mario de Andrade (1893-1945), estampada em banner da campanha do Dia da Consciência Negra, promovida desde o começo do mês, pelo governo do Estado, "o que parece estar incomodando é saber que o Mario de Andrade é afrodescendente". A polêmica em torno da veracidade da fotografia usada na campanha veio à tona na última quarta-feira. O retrato controverso foi escolhido, porque 'ressalta os traços negróides' do escritor paulista, explica Oswaldo de Camargo. 'Nunca vi uma fotografia em que a herança africana do Mario ficasse tão evidente', ele diz. Se você tem dados sobre a foto polêmica, informe. >> Leia mais

Marcadores: , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/23/2007 07:39:00 PM | | | Voltar


Cegos e escritores

PublishNews - 23/11/2007
Histórias de literatura e cegueira (Record, 160 pp., R$ 30) de Julián Fuks é um híbrido entre ensaio e ficção. A partir da vida e obra dos escritores Jorge Luis Borges, João Cabral de Melo Neto e James Joyce, Julián Fuks constrói pequenas histórias fragmentadas de momentos da trajetória de cada um desses autores, que possuem em comum a cegueira precoce ou tardia. Cenas da criação de poemas, contos, ensaios, romances são abordados como uma ficção sobre outra ficção. "Acho que o que essas histórias transmitem é que sempre se produz uma relação muito pessoal e particular com a cegueira", diz o autor. O lançamento da obra acontece no dia 27/11, na Feira Moderna (R. Fradique Coutinho, 1246/1248, Vila Madalena - SP - Tel. 11-3032 2253).

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/23/2007 07:32:00 PM | | | Voltar

·······

22 de novembro de 2007

War games, por Noga Lubicz Sklar

No Globo online! Confira!
Extra! Extra! Tem um serial killer assassinando as vacas do Cow Parade, sério, gente. Eu, pelo menos, já vi pelo menos duas com o sangue escorrendo da cabeça e empoçado no chão, e é coisa bem-feita, não se trata de qualquer vandalismo gratuito não. Parece (e garanto que é) obra de artista, mais significativa e bem mais impactante que a vaca em si.
Por sua própria natureza de invasão do espaço público essas vaquinhas de fibra têm, a seu modo, estimulado pequenos crimes urbanos, todos, até agora, resultando em pura aporrinhação dos produtores obrigados a consertá-las: um dia foi o panelão de alumínio roubado, logo substituído por outro fixo ao local por uma massa esverdeada de concreto; no outro, ou em muitos outros, parte das roupas ou acessórios de "moda", afanados só pra aborrecer, porque francamente, ninguém vai usar nem vender óculos escuros, colar de contas ou biquini de vaca, é ou não é? Foi só pra chatear mesmo, impedir o usufruto de quem, afinal de contas, achou boa idéia essa parada das vacas.
Mas desta vez não: quem o fez quis provocar reflexão. E conseguiu. Embora eu, claro, seja contra (por princípio) qualquer impulso destruidor, neste caso não sei, me impressionei.
E isso, é arte? Ou é crime?
É a arte contra o crime ou o crime contra a arte?

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/22/2007 11:05:00 PM | | | Voltar


Lançamento: 'Na minha pele', de Kate Holden

NA MINHA PELE
Autor: HOLDEN, KATE
Editora: NOVO CONCEITO
Assunto: LITERATURA ESTRANGEIRA-ROMANCES

Publicação prevista para: 24/11/2007
Previsão de envio a partir de: 24/11/2007

'Na minha pele' é obra de uma escritora que subverte assunções populares sobre vício e prostituição ao fazer o extraordinário parecer comum, e o comum, profundamente atraente. Kate Holden conta sua história com suficientes detalhes sórdidos para torná-la autêntica; mais importante, sua vívida voz narrativa confere uma poesia áspera a essa jornada de vício em heroína, reabilitação hesitante e prostituição.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/22/2007 09:54:00 PM | | | Voltar


Ver: amor, um livro de David Grossman

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/22/2007 09:44:00 PM | | | Voltar


5º Ciclo Multicultural Centro da Cultura Judaica

 
A literatura terá espaço garantido durante o 5º Ciclo Multicultural, que começa na próxima segunda-feira (26/11) e vai até o dia 02/12. Além dos chás literários comandados por Ilan Brenman, Élida Marques e integrantes do projeto "Ler é uma viagem" , o evento recebe ainda Eunice Lipton e Nilton Bonder, para o lançamento de seus novos livros e bate-papo com a platéia. Para completar, a Livraria da Vila manterá uma unidade especial no Centro da Cultura Judaica (Rua Oscar freire, 2500 - SP). O Ciclo é uma realização do Centro da Cultura Judaica e idealizado por Yael Steiner Marketing Cultural. Informações pelo telefone 11-3065-4333. Programação completa no site do Ciclo.

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/22/2007 09:36:00 PM | | | Voltar


Lançamento do livro: 'El Florista'

El Florista
de Nilza Amaral

Data: 30/11/2007
Horário: 14:30 às 17:00 hrs.
Local: Librería Española e Hispanoamericana
R. Augusta, 1371 - lojas 09, 10, 11 e 14, Consolação, São Paulo/SP

"A imaginação se sobrepõe ao realismo subexistente na base do texto. O espaço contínuo e o tempo linear da narrativa sofrem um duro golpe. Apaixonada por um "discurso insano", Tulipa nos convida a entrar em um mundo virtual e secreto. No universo do desejo, o outro mundo, dos míseros viventes, pouco importa". (Nicodemos Sena, escritor, autor de La espera del Nunca más)

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/22/2007 09:07:00 PM | | | Voltar

·······

21 de novembro de 2007

Quanto custa a calhordice política, por Gilberto Dimenstein

Até pouco tempo, a imagem das ONGs estava associada à generosidade e eficiência. Agora, se associa, graças aos escândalos que aparecem na mídia, à malandragem típica da política. A verdade sobre os escândalos, porém, não está clara.

A imensa maioria das pessoas que apoiou e apóia entidades não-governamentais queria fazer a diferença nas suas comunidades, mas também ficar justamente longe da política, onde corrupção e incompetência são rotina.

O ambiente mudou e o resultado dos escândalos é o surgimento de uma CPI para investigar as entidades não-governamentais. O ambiente mudou exatamente por causa da calhordice política.

É bom que se investigue qualquer entidade com dimensão pública. Quanto mais investigação, melhor. O chamado terceiro setor cresceu muito, misturando os mais diferentes tipos de entidades sem fins lucrativos, que envolvem um templo evangélico, um sindicato patronal ou de trabalhador, até um grupo que cuida de crianças com HIV. Há anos se fala na pilantropia.

Mas o que provocou o escândalo é a forma como os partidos (e aqui se envolvem PT e PSDB) usaram o terceiro setor como recurso para ajudar aliados, a começar dos sindicatos. Basta ver que o que está na mira da CPI são grandes transferências de recursos a entidades suspeitas de alinhamento partidária --e, por isso, beneficiadas não por sua competência.

Não é à toa que dinheiro dado aos sindicatos para formação profissional foi, em muitos casos, desperdício. A junção de incompetência, esperteza e falta de fiscalização só poderia mesmo dar em escândalo.

É uma pena que um movimento generoso e com grandes conquistas de direitos de mulheres, crianças, idosos, negros, trabalhadores, portadores de deficiências, seja contaminado pela malandragem. Tudo isso talvez desestimule a participação dos brasileiros em desafios coletivos, especialmente dos jovens --esse é mais um custo da calhordice política. (Gilberto Dimenstein)

[CONCORDO]

Marcadores: , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/21/2007 09:11:00 PM | | | Voltar

·······

19 de novembro de 2007

O que vem por aí, por Noga Lubicz Sklar.

"Este é um romance de ficção. Com exceção das partes que não são."
Michael Crichton

O que ele faz nem é considerado literatura, mas Michael Crichton não está nem aí. Segue em sua trajetória alarmista de sucesso iniciada com "Parque dos Dinossauros", agitando o cartão vermelho do futuro no nariz de quem discorda de sua visão do mundo. Entre os quais não me incluo, e a prova disso é que até me arrisco, sob o risco de desprezo dos meus pares, a citar seu último romance "Next" na coluna "Estou lendo" do meu blog. A partir dessa decisão me comprometi com algum comentário, e pra ser honesta, me espantei ao encontrar o livro resenhado no NY Times. Metendo o pau, claro.
Michael Crichton discorda do pensamento dominante e por isso - e também por seu trabalho de pesquisa e a ousadia de ir contra a corrente do lucro que permeia hoje em dia o idealismo ambiental -, tem a minha simpatia. Além disso, domina o ritmo frenético da prosa e a política da linguagem, o que garante, pelo menos, uma boa e bem revisada diversão. No original em inglês, pelo menos.
Com sua proposital ambigüidade, Crichton irrita críticos e leitores. Mas provoca a reflexão quando a gente descobre, por exemplo, que o coelho fluorescente de Eduardo Kac, um dos ícones da arte biogenética que ele descreve, é pura realidade, não delírio deslavado de um ficcionista de araque. O Alan, por exemplo, não sabia disso, mas Eduardo Kac, vocês sabem, é daqui do Rio e o coelho verde dele, pra nós, não é novidade nenhuma. ==>>> + + + + +

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/19/2007 11:00:00 PM | | | Voltar


Irã proíbe livro de Gabriel García Márquez

Folha Online - 14/11/2007
Autoridades iranianas proibiram a publicação da segunda edição em farsi do livro Memória de minhas putas tristes, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, informou no dia 14/11 a editora iraniana Nilufar. A obra havia sido publicada pela primeira vez no Irã há três semanas, mas as autoridades não permitiram sua reedição. Uma fonte do Ministério de Orientação Islâmica iraniano disse que o livro foi publicado pela primeira vez por causa da "negligência" de uma pessoa que já foi demitida de seu cargo. Segundo a fonte, a editora também terá que assumir sua responsabilidade pela difusão do livro, classificado como "vergonhoso" pelo governo. Na versão iraniana, a palavra "prostituta" havia sido substituída por "minha bela". >> Leia mais

Marcadores: ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/19/2007 09:49:00 PM | | | Voltar


Leilão de idéias: a última chance!

O Globo - 17/11/2007 - por Miguel Conde
Há algumas semanas, as principais editoras americanas se batem para decidir quem ficará com os direitos de publicação do novo livro de um professor de ciências da computação chamado Randy Pausch. Após vários rounds de pugilato financeiro, continuam na disputa a HarperCollins, do magnata australiano Rupert Murdoch, e a Hyperion, braço editorial da Walt Disney Company. Segundo um editor brasileiro que acompanha a briga, há três dias os lances chegaram à casa dos US$ 5 milhões pelos direitos no mercado americano, e US$ 6,5 milhões para o mercado mundial. O que esse livro tem de tão bom? Difícil saber: ele ainda não foi escrito. Ninguém duvida, porém, que suas vendas vão superar em muito as de Adicionando input e output ao modelo transacional, o primeiro livro do professor. >> Leia mais

Links relacionados:

- Randy Pausch's Web Site
- A Beloved Professor Delivers The Lecture of a Lifetime
- What wisdom would we impart to the world if we knew it was our last chance? For Carnegie Mellon professor Randy Pausch, the question isn't rhetorical -- he's dying of cancer. Jeff Zaslow narrates a video on Prof. Pausch's final lecture.
- To watch the full lecture online *now*, go to Google video here. The first 8 minutes consists of embarassing introductions I don't deserve. The lecture is about an hour, followed by tributes by much more accomplished folks than myself.
- You can get a transcript here. You may use this for non-commercial purposes without asking for permission.

E você, que sabedoria trasmitiria ao mundo se viesse a saber que era a sua última chance?

Marcadores: , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/19/2007 09:45:00 PM | | | Voltar

·······

18 de novembro de 2007

José Celso Martinez Corrêa ministra palestra sobre Tropicalismo e encena monólogo na pele de Antônio Conselheiro

JoséCelsoMartinezCorrea O diretor teatral e ator José Celso Martinez Corrêa ministrará palestra no seminário avançado “O Movimento Tropicalista”, na próxima terça-feira, 20, às 18h30, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108).

Em seguida, no mesmo dia (terça-feira, 20), às 20h, José Celso encenará o monólogo “Antônio Conselheiro”, parte integrante da peça “Os Sertões”, baseado na obra de Euclides da Cunha.

Na quarta-feira, 21, às 17h, o seminário “O Movimento Tropicalista” será encerrado com a palestra do filósofo, escritor, cineasta, diretor teatral, ator, professor, poeta, crítico de cinema e música, gestor e agitador cultural pernambucano Jomard Muniz de Brito.

As três atividades acontecem dentro do Especial Tropicália: o Brasil em Transe, que o CCBNB-Fortaleza realiza desde o último dia 1º até 28 de dezembro deste ano, para homenagear os 40 anos de criação do movimento artístico e comportamental brasileiro.

Marcadores: , , , , , , ,

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/18/2007 04:23:00 PM | | | Voltar


Sinagoga mais antiga das Américas pode ser uma das 'Sete maravilhas de Pernambuco'

O Jornal do Commercio está promovendo um concurso para eleger “As sete maravilhas de Perrnambuco”. A Sinagoga Kahal Zur Israel, a primeira das Américas, é uma das concorrentes. A votação vai até o dia 25 de novembro, e os 15 monumentos mais votados passam para a fase final, que começa no dia 29 de novembro. Para votar, clique aqui.

 

A Sinagoga Kahal Zur Israel (Recife), construída em 1637, foi a primeira das Américas. O seu acervo contém informações sobre a história do povo judeu em Pernambuco no período holandês (1630-1654) e achados arqueológicos.

Marcadores:

Primeira Página
Link permanente··- publicado por VerdesTrigos @ 11/18/2007 04:00:00 PM | | | Voltar

·······