Crônicas,contos e outros textos

PÁGINA PRINCIPAL LISTA DE TEXTOS Noga Lubicz Sklar


COMPARTILHAR FAVORITOS ver profile do autor fazer comentário Recomende para um amigo Assinar RSS salvar item em delicious relacionar no technorati participe de nossa comunidade no orkut galeria relacionar link VerdesTrigos no YouTube fazer uma busca no VerdesTrigos Imprimir

São Miguel das Missões Verdes Trigos em São Miguel das Missões/RS - Uma viagem cultural

VerdesTrigos está hospedado no Rede2

Leia mais

 




 

Link para VerdesTrigos

Se acha este sítio útil, linka-o no seu blog ou site.

Anuncie no VerdesTrigos

Anuncie seu livro, sua editora, sua arte ou seu blog no VerdesTrigos. Saiba como aqui

O que vem por aí

por Noga Lubicz Sklar *
publicado em 19/11/2007.

"Este é um romance de ficção. Com exceção das partes que não são."
Michael Crichton


O que ele faz nem é considerado literatura, mas Michael Crichton não está nem aí. Segue em sua trajetória alarmista de sucesso iniciada com "Parque dos Dinossauros", agitando o cartão vermelho do futuro no nariz de quem discorda de sua visão do mundo. Entre os quais não me incluo, e a prova disso é que até me arrisco, sob o risco de desprezo dos meus pares, a citar seu último romance "Next" na coluna "Estou lendo" do meu blog. A partir dessa decisão me comprometi com algum comentário, e pra ser honesta, me espantei ao encontrar o livro resenhado no NY Times. Metendo o pau, claro.

Michael Crichton discorda do pensamento dominante e por isso - e também por seu trabalho de pesquisa e a ousadia de ir contra a corrente do lucro que permeia hoje em dia o idealismo ambiental -, tem a minha simpatia. Além disso, domina o ritmo frenético da prosa e a política da linguagem, o que garante, pelo menos, uma boa e bem revisada diversão. No original em inglês, pelo menos.

Com sua proposital ambigüidade, Crichton irrita críticos e leitores. Mas provoca a reflexão quando a gente descobre, por exemplo, que o coelho fluorescente de Eduardo Kac, um dos ícones da arte biogenética que ele descreve, é pura realidade, não delírio deslavado de um ficcionista de araque. O Alan, por exemplo, não sabia disso, mas Eduardo Kac, vocês sabem, é daqui do Rio e o coelho verde dele, pra nós, não é novidade nenhuma.

Outras idéias do livro, como o humacaco e o papagaio que não somente fala, mas também pensa, soam sim, absurdas, exageradas, o que atenua a sensação futurista de pesadelo (ou seriam, por outro lado, uma boa metáfora para o conhecimento contemporâneo?). Algumas a gente encontra no google, outras não, estas últimas, geralmente, tratadas por Crichton como falsas na própria trama. Afinal de contas, o clima de segredo e competição industrial que ronda a pesquisa científica acaba sempre de fora das reportagens sensacionalistas, que funcionam como um tipo de névoa que nos impede de ver os verdadeiros interesses envolvidos.

Não me entendam mal: adoro ciência, e costumo acreditar que a tecnologia é totalmente do bem, mas bem, hum... Nem terminei de ler o livro e dou de cara com o conhecimento genético explorado comercialmente como se fosse nada, por um laboratório da Califórnia. Dá ou não dá arrepio? E uma tremenda sensação de poder, claro. O que não dá é pra classificar como ridículas as preocupações de Crichton, tratadas seriamente como nota do autor nas últimas páginas do livro: sem os fogos de artifício da ficção, ao lado de extensa bibliografia. O cara se dedica, gente.

Além do mais, não falta humor ao texto. Nele são desbancados alguns mitos antigos como o da lôraburra, mais ultrapassado que as próprias leis de Mendel. Crichton afirma que ser loura legítima é sinal não só de inteligência superior, mas também de sensualidade, com altos teores comprovados de estrogênio no sangue. Nossos machos, porém... tsk tsk: preferem as falsas.

O problema é que neste livro, em particular, há um excesso de situações, de personagens e de sub-enredos entrecortados que, a partir de certo ponto, se traduzem em tédio e resultam num fim apressado, decepcionantemente mal-cuidado. O NY Times acredita que é por Crichton ter completado em "Next" sua transição de simples hipócrita para demagogo profissional. Mas eu duvido. Quando li em seu site que o autor fez pós-doutorado no Salk Institute for Biological Studies em La Jolla, e que o romance resultou de sua indignação com os rumos da ciência genética, minha conclusão foi outra: Michael Crichton perdeu a paciência com os meandros da fantasia e resolveu partir pra militância a sério contra os abusos e a desinformação da tecnologia científica. Prova disso é a petição aberta no site para proibir a patente de genes.

Ou será tudo isso nada mais que uma bela jogada de marketing? E Crichton estaria se divertindo com a nossa ingenuidade, colecionando em caixinha própria os milhões que ele tanto critica? Fica em aberto a questão, mas sinceramente, de minha parte, acreditei nas boas intenções do escritor. Novidade nenhuma: tendo a ser meio ingênua mesmo. Falha minha. Não consigo viver vendo risco e maldade em tudo, fazer o quê.

Sobre o Autor

Noga Lubicz Sklar: Noga Lubicz Sklar é escritora. Graduou-se como arquiteta e foi designer de jóias, móveis e objetos; desde 2004 se dedica exclusivamente à literatura. Hierosgamos - Diário de uma Sedução, lançado na FLIP 2007 pela Giz Editorial, é seu segundo livro publicado e seu primeiro romance. Tem vários artigos publicados nas áreas de culinária e comportamento. Atualmente Noga se dedica à crônica do cotidiano escrevendo diariamente em seu blog.

Para falar com Noga senda-lhe um e-mail ou add-lha no orkut.

< ÚLTIMA PUBLICAÇÃO | TODAS | PRÓXIMA>

LEIA MAIS


Jornadas de novo autor: falando no escuro, por Chico Lopes.

Inocente no mundo de Kafka, por Henrique Chagas.

Últimos post´s no Blog Verdes Trigos


Busca no VerdesTrigos